28

Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?

Imagem: Ilustração em Página dupla. Vista aérea do continente do Brasil destacando os monumentos turísticos de cada região por desenho, sendo eles. Localização de povos indígenas, destacados por ocas espalhados pelo território. Estátua do Laçador, Rio Grande Sul, escultura de um homem segurando uma corda com a mão esquerda. Cataratas do Iguaçu, pedaço de terra elevado e queda d’água. Jardim Botânico de Curitiba, uma cúpula de vidro. MASP em São Paulo, construção retangular suspensa por quatro colunas vermelhas. Cristo Redentor no Rio de Janeiro, uma escultura do Cristo com os braços abertos. Conjunto Moderno da Pampulha, Minas Gerais, construção em forma de montanha. Ponte em Vitória, uma grande ponte cortando a cidade. Congresso Nacional em Brasília, um prédio retangular vertical no centro, nas laterais duas cúpulas, uma arredondada e a outra chapada. Monumento as três raças, em Goiás, escultura composta por três pessoas segurando um prédio que está inclinado. Monumento Indígena Zarabatana, construção em forma de vaso, com janelas na parte superior e portas na parte inferior. Elevador Lacerda, na Bahia, um elevador conectado a um prédio de frente para a praia. Teatro Municipal de Manaus, construção em forma de casarão em tons rosados. Obelisco, no Acre, um monumento pontudo, ao lado, há uma construção. Monumento histórico, em Rondônia, área verde com três caixas d’águas de ferro. Monumento ao Garimpeiro, em Roraima, fonte com escultura de um homem, segurando uma peneira com as mãos, inclinado na direção da água. Marco Zero, no Macapá. Monumento retangular com um círculo no topo. Mercado Ver-o-Peso, no Pará, construção azul com quatro torres. Monumentos históricos do Tocantins, construção arquitetônica com forma de arco branca, no centro, há um corredor. Centro Histórico do Maranhão, casas antigas com muros ao redor. Ponte Estaiada, Teresina, uma ponte sobre o rio, com um mirante no centro. Fortaleza dos Reis, em Natal, construção em forma de estrela próximo ao mar. À esquerda, apresentação da rosa dos ventos. À direita, o oceano com barcos e navios.  Fim da imagem.

29

Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
  1. Que lugar do mundo está representado no mapa?
  1. Qual é o tema deste mapa temático?
  1. Você identifica o significado de alguma das figuras presentes no mapa?

30

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé segurando com a mão esquerda um mapa e carregando uma mochila nas costas. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, prazer em conhecê-lo(a)! Meu nome é Lucas e vou ser o seu guia turístico, em uma viagem para conhecer lugares incríveis do Brasil! Nosso país tem muitas riquezas culturais e naturais e tenho certeza de que, mesmo morando aqui, você ainda tem muita coisa para conhecer. Conhecendo essas riquezas, aprendemos também a preservá-las. Está ansioso(a)? Antes de começar a viagem, precisamos planejar muito bem como ela será feita, conforme o lugar que vamos explorar. Por isso, gostaria de propor um desafio para pensarmos juntos: O que você levaria em uma mochila de viagem? Até mais! 
Lucas. Fim da imagem.

Objetivos da missão

Justificativa

Você gosta de viajar? Tem vontade de viajar para algum lugar?

Viajar faz parte dos planos de muitas pessoas que desejam relaxar e se divertir.

31

Apesar disso, fazer uma viagem não é somente um momento de lazer, mas também de aprendizado, pois a partir dela podemos conhecer diferentes paisagens e culturas do mundo. Isso nos permite trabalhar o tema contemporâneo Diversidade cultural.

O Brasil, por ser muito extenso e de grande beleza, possui uma série de pontos turísticos que interessam aos viajantes.

Dentre eles, estão os nossos patrimônios culturais e naturais, que assim são classificados por serem lugares de grande valor para a humanidade, que devem ser preservados. Nosso país tem vários deles!

Você terá a oportunidade de conhecê-los e escolher um deles para explorar melhor em uma incrível viagem.

Materiais necessários

Para ajudar Lucas em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:

Imagem: Ilustração. Uma mochila azul, ao lado, um mapa, um lápis, um caderno verde, na capa o texto: DIÁRIO DE BORDO. Atrás, um livro vermelho com o desenho de um mapa na capa. Ao lado, uma máquina fotográfica. Fim da imagem.

Cronograma da missão

Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

32

Competências e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competências gerais: 1, 3, 4, 6.

Competências específicas de Linguagens: 1, 2, 5.

Competências específicas de Ciências Humanas: 1, 7.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP24)

Habilidades de Arte: (EF15AR24), (EF15AR25)

Habilidades de Geografia: (EF05GE08), (EF05GE09)

Habilidades de História: (EF05HI10)

  1. Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote a seguir os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

_____

33

Etapa 1 Ponto de partida

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé com as mãos estendidas para cima e sorrindo. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, viajante! Para ajudar você a escolher qual lugar do Brasil deseja visitar, quero apresentar as riquezas brasileiras que comentei antes. Elas são chamadas de patrimônios culturais e naturais, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em nosso país, temos vários deles! Você quer conhecer quais são? Separei dois textos para você descobrir mais sobre nosso país e decidir seu destino de viagem. Até mais! Lucas. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

Antes da leitura, discuta com o professor e seus colegas:

  1. Que lugares do Brasil você já conheceu?
  1. Que lugares do Brasil você gostaria de conhecer?
  1. Quais lugares do Brasil você acha que são patrimônios culturais e naturais?

Junto com o professor e seus colegas, leia o texto informativo sobre os patrimônios mundiais presentes no Brasil, escrito e publicado pela Unesco.

Patrimônio Mundial no Brasil

A UNESCO se propõe a promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. As relações com a salvaguarda do patrimônio cultural tangível e intangível no Brasil podem ser as principais referências para as políticas nesse campo.

34

Patrimônio Cultural e Natural no Brasil

O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

O Patrimônio Natural Mundial significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional [...].

Nesse sentido, a UNESCO trabalha impulsionada pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), que reconhece que alguns lugares na Terra são de “valor universal excepcional”, e devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.

O trabalho do Patrimônio Mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações com os governos em âmbito federal, estaduais e municipais e também com a sociedade civil. Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

[...]

Sítios do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil

Imagem: Fotografia em tons de sépia. Cidades composta por casas sobrepostas no fundo e no topo, uma igreja com duas torres.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1980 – A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais (foto de 2015). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Casas pequenas, ao redor, há vegetação. Atrás, o mar. No fundo, silhueta de uma cidade com grandes prédios Fim da imagem.

LEGENDA: 1982 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.

35

Imagem: Fotografia. Pátio gramado, atrás ruínas de uma fachada com uma torre à esquerda e uma porta no centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1983 – As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e Argentina (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rua de paralelepípedo com casas de dois andares coloridas com muitas portas e janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1985 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada de um santuário, composto por duas janelas e duas torres. Na frente, um muro com esculturas.das.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1985 – O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rodoanel ao redor há prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1987 – O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pintura rupestre. Fim da imagem.

LEGENDA: 1991 – O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rua com prédio de três andares com muitas portas e janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1997 – O Centro Histórico de São Luís, Maranhão (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.

36

Imagem: Fotografia. Casas de dois andares com portas e janelas e telhado padrões.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1999 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma igreja, ao lado casas, palmeiras e vegetação. Na frente, o oceano. Atrás, montanhas com vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: 2001 – Centro Histórico da Cidade de Goiás (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prédio branco com detalhes dourados, com muitas portas e janelas. No centro no topo, uma cruz. À esquerda, no pátio, uma escultura de uma cruz.  Fim da imagem.

LEGENDA: 2010 – Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma montanha e um morro cercado pelo mar. À direita, uma orla com diversos prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: 2012 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Escultura em forma de montanha em tons azuis. Fim da imagem.

LEGENDA: 2016 – Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma escada de pedras longas. Atrás, uma fonte. No fundo, silhueta de casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: 2017 – Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rua estreita com casas térreas coloridas. Atrás, uma casa com uma torre pontuda. No fundo, há vegetação;  Fim da imagem.

LEGENDA: 2019 – Paraty e Ilha Grande – Cultura e Diversidade, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.

FONTE: UNESCO. Patrimônio Mundial no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eBa. Acesso em: 13 fev. 2021.

37

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que você entende por patrimônio?
  1. A definição de patrimônio da Unesco envolve a expressão “valor universal excepcional”. O que isso significa? Que outras palavras podem substituir “excepcional”?

_____

  1. Qual é a diferença entre patrimônio cultural e natural?

_____

  1. Os patrimônios listados no texto são culturais ou naturais?

_____

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Descreva no diário de bordo a paisagem que você vê em cada uma das fotos, tomando como base as construções ou as alterações promovidas pelo ser humano na natureza.
  1. O que podem ser as datas ao lado de cada título?
  1. Alguns desses patrimônios são chamados de “cidade histórica” ou “centro histórico”.
  1. O que você acha que isso significa?

_____

38

  1. Qual é a importância de preservar construções históricas?

_____

_____

  1. Identifique no mapa do Brasil os estados em que estão localizados os patrimônios mencionados no texto.
Imagem: Mapa. Brasil - Grandes Regiões. O mapa mostra o território brasileiro dividido em regiões. Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima,Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins. Nordeste: Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Bahia. Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul. Sudeste: Minas Gerais. Conjunto Moderna da Pampulha (em Minas Gerais). Espírito Santo. Rio de Janeiro. Sítio Arqueológico Cais do Valongo (no Rio de Janeiro) Paraty e Ilha Grande - Cultura e Diversidade (no Rio de Janeiro). São Paulo. Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Fim da imagem.

FONTE: IBGE, 2019.

  1. Quais patrimônios são mais próximos de onde você mora?
  1. Escolha o patrimônio que está mais perto de você e pesquise a distância da sua cidade em relação a ele.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você conhece algum dos patrimônios mencionados no texto? Como?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você tem vontade de viajar para algum deles? Por quê?
  1. Além dos patrimônios culturais, o Brasil também tem patrimônios naturais.

Pesquise em livros e sites quais são eles e compartilhe com os colegas.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Em grupo, escolham um patrimônio cultural ou natural que vocês tenham vontade de conhecer melhor. Agora, vocês serão um grupo de viajantes planejando uma viagem para esse local.

39

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé com os braços dobrados e o rosto inclinado. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, viajantes! Que legal, vejo que vocês já decidiram o destino de viagem. Ótima escolha! Agora é hora de pesquisar mais sobre ele, para saber o que levar em uma mochila de viagem para esse local. Para isso, vocês podem ler mapas, guias de viagem, relatos de viagem, reportagens e avaliações de viajantes na internet. Selecionem também fotos do local de diferentes autores e épocas. Anotem o que encontrarem no diário de bordo e, depois, discutam em grupo. Boa pesquisa! Lucas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Qual é a localização do patrimônio cultural ou natural escolhido?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Quais são as cidades mais próximas dele? Aponte a distância em quilômetros (km).

40

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Compare as diferentes fotos selecionadas do local e responda:
  1. O que mudou na paisagem?
  1. De que maneira o ser humano interferiu nas mudanças?
  1. Em sua opinião, essas mudanças são positivas ou negativas? Por quê?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Assinale o tipo de clima predominante e a temperatura média em cada estação do ano:

( ) Equatorial

( ) Tropical

( ) Temperado

Outono: _____ °C

Inverno: _____ °C

Primavera: _____ °C

Verão: _____ ºC

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Quais são as manifestações culturais típicas do local? Anote em seu diário de bordo.
  1. Festas populares:

    _____

  1. Danças:

    _____

  1. Estilos musicais:

    _____

  1. Lutas:

    _____

  1. Jogos e brincadeiras:
  1. _____
  1. Outros:

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina usando blusa e saias azuis. Ela salta com os joelhos flexionados, segurando um guarda-chuva colorido. Ao lado, um menino negro, com blusa e branca e short azul. Ele está com a perna esquerda estendida e a direita flexionada, os braços estendidos para cima com a mão esquerda segurando um guarda-chuva colorido.   Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Quais são os atrativos turísticos do local?
  1. Restaurantes: _____
  1. Passeios: _____

41

  1. Atividades:
  1. _____
  1. Pontos turísticos:

    _____

  1. Museus, teatros, casas de show:

    _____

  1. Outros:

    _____

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.   Fim da imagem.

Em grupo, escrevam um guia de viagem sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido.

O objetivo é apresentar informações desse local para possíveis viajantes interessados em conhecê-lo.

Utilizem os textos lidos na pesquisa como modelo.

Confiram algumas dicas para a escrita:

  1. Planejem o que gostariam de escrever.
  1. Escrevam o texto, organizando-o a partir de alguns títulos que podem ser úteis para o viajante. Por exemplo:
    • Como chegar.
    • Quando ir.
    • Gastronomia.
    • Passeios.
    • Dicas.
    1. Nesse texto, é permitido colocar a opinião do grupo, de modo a fazer o leitor sentir vontade de conhecer o lugar.
    1. Insiram imagens sobre o local. Escrevam legendas explicativas para cada uma delas.
    1. Troquem os guias de viagem com outros grupos para sugerirem e receberem sugestões de melhorias no texto. Respondam:
      1. O texto apresenta bem o local?
      1. O texto traz as principais atrações que o viajante pode encontrar?
      1. O texto faz o leitor ter vontade de viajar?
      1. A pontuação e a ortografia do texto estão adequadas?
    1. Façam a revisão do guia de viagem, de acordo com as sugestões dadas pelos outros grupos.
    1. Reúnam os guias de viagem de todos os grupos em um livro ou blog , que tem como objetivo apresentar aos viajantes os patrimônios culturais e naturais do Brasil.

Fim do complemento.

42

Etapa 3 Experimentando

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé, segurando com a mão esquerda uma folha com texto. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, viajantes! Vocês conseguiram recolher ótimas informações sobre o patrimônio cultural ou natural do Brasil que escolheram. Mas já decidiram o que levar na mochila de viagem? Cada lugar precisará de uma mochila diferente, de acordo com as condições do local e do que há para ser feito lá. Além disso, vocês precisam pensar em que tipo de viagem gostariam de fazer e o que acham que o viajante deve explorar. Preparei um roteiro de perguntas para ajudá-los. Até mais, Lucas. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Retomem os dados da pesquisa sobre o patrimônio cultural ou natural e o texto do guia de viagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que para vocês é uma viagem inesquecível?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que o viajante deve fazer quando vai para algum lugar? Quais são as experiências que ele não pode deixar de ter?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. De que maneira o viajante deve agir em relação aos moradores locais?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Como o viajante pode fazer para se lembrar das experiências que viveu?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Que manifestações culturais do local escolhido vocês gostariam de experimentar na viagem?
    • Escolham uma delas e façam uma experimentação em sala de aula, com a ajuda do professor.

43

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo o que vocês levariam na mochila de viagem, de acordo com as características e os atrativos do local. No diário de bordo, façam uma lista de itens obrigatórios e opcionais, para não se esquecerem de nada.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Itens obrigatórios

Itens opcionais

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em relatos de viagens desses locais o que as pessoas costumam levar e anotem no diário de bordo outra lista de itens de acordo com a opinião dos viajantes.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Itens obrigatórios de acordo com viajantes

Itens opcionais de acordo

com viajantes

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo.
  1. Façam uma lista final de quais itens podem ser levados na mochila do grupo.
  1. Apresentem a lista para o professor e os demais grupos de colegas.
  1. Escolham as possibilidades e justifiquem por que elas são as mais interessantes de ser levadas.

44

Etapa 4 Hora de produzir!

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está sentado com as pernas cruzadas e a mão direita estendida para cima. Ao lado, uma mochila e uma garrafa. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Olá, viajantes! Hora de produzir a mochila de viagem. 
Estou enviando um planejamento para que vocês possam se lembrar do que definiram anteriormente e colocar em prática. Boa viagem! Lucas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como montar a mochila de viagem definida anteriormente.

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

DESENVOLVIMENTO

RESULTADOS ESPERADOS

Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação e boa viagem!

45

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé com as mãos na alça da mochila. Ao redor,  borda azul com espiral amarela à esquerda. Acima fita rosa, amarela e verde. À direita, fita rosa, amarela e laranja. Ao meio, o texto: Uau, que viagem incrível! Tenho certeza de que vocês tiveram uma ótima jornada viajando pelo Brasil e conhecendo seus patrimônios culturais e naturais. Que tal agora compartilhar com outros viajantes a experiência que tiveram? Façam um relato de viagem sobre o que vivenciaram e aprenderam sobre o local escolhido. Até a próxima! Lucas. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a viagem do grupo.
  1. Planejem o que gostariam de dizer sobre a viagem.
  1. Escrevam o relato de viagem, comentando para os viajantes o que mais gostaram do local, as descobertas que fizeram, as experiências que tiveram, entre outras impressões pessoais.
  1. Caso vocês tenham tirado fotos, adicionem as escolhidas ao relato de viagem, com legendas explicativas.
  1. Revisem o relato de viagem, para verificar se não há nenhuma inadequação na pontuação e na ortografia do texto.
  1. Compartilhem os relatos de viagem em um livro ou blog da turma.
  1. Leiam os relatos dos demais colegas e descubram como foi a viagem deles. Com essa leitura, vocês podem descobrir coisas muito interessantes sobre os locais escolhidos pela turma.

46

Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Respondi à questão “O que eu levaria em uma mochila de viagem?”?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão organizando itens para a viagem que escolhi?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo Lucas?

Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido?

Trocamos ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto contribuiu para vocês conhecerem mais sobre os patrimônios culturais e naturais do Brasil?

O projeto contribuiu para vocês analisarem características de diferentes lugares do país, seus costumes e tradições?

O projeto contribuiu para vocês valorizarem e experimentarem manifestações artísticas e culturais brasileiras?

O projeto contribuiu para vocês planejarem e organizarem uma mochila de viagens a um patrimônio cultural ou natural brasileiro?

O projeto contribuiu para vocês experimentarem uma “viagem” a um patrimônio cultural ou natural brasileiro?

47

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio Mundial Cultural e Natural.

    Disponível em: http://fdnc.io/2gu. Acesso em: 11 fev. 2021.

    A página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lista os patrimônios culturais e naturais brasileiros classificados pela Unesco, com maiores detalhes sobre cada um deles para serem explorados.

  • BRASIL. Ministério do Turismo.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvT. Acesso em: 11 fev. 2021.

    A página oficial do Ministério do Turismo, pertencente ao Governo Federal, traz as principais atualizações sobre o turismo brasileiro, como notícias, campanhas e publicações oficiais.

  • NOSSO território. IBGE educa.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvU. Acesso em: 11 fev. 2021.

    Na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltada para crianças, são apresentados alguns conteúdos sobre o território brasileiro, como divisão territorial, relevo e clima, flora, fauna e biomas.

  • TODOS os patrimônios mundiais e o Brasil tem. 2019. Vídeo (10min34s). Publicado pelo canal Diogo Elzinga.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvV. Acesso em: 13 jun. 2021.

    Este vídeo mostra 22 patrimônios culturais mundiais localizados no Brasil reconhecidos pela Unesco, contextualizando-os historicamente.

  • TURMA da Mônica ‒ Defesa do Patrimônio Cultural. 2020. Vídeo (1min8s). Publicado pelo canal Controladoria-Geral da União ‒ CGU.

    Disponível em: http://fdnc.io/gvW. Acesso em: 13 jun. 2021.

    Vídeo apresentado pela Turma da Mônica sobre o patrimônio cultural brasileiro e a importância da sua preservação.