28
Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?
29
- Que lugar do mundo está representado no mapa?
- Qual é o tema deste mapa temático?
- Você identifica o significado de alguma das figuras presentes no mapa?
30
Objetivos da missão
- Conhecer os patrimônios culturais e naturais do Brasil.
- Analisar características de diferentes lugares do país, seus costumes e tradições.
- Valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais brasileiras.
- Planejar e organizar uma mochila de viagem a um patrimônio cultural ou natural brasileiro.
- Experimentar e relatar uma “viagem” a um patrimônio cultural ou natural brasileiro.
Justificativa
Você gosta de viajar? Tem vontade de viajar para algum lugar?
Viajar faz parte dos planos de muitas pessoas que desejam relaxar e se divertir.
31
Apesar disso, fazer uma viagem não é somente um momento de lazer, mas também de aprendizado, pois a partir dela podemos conhecer diferentes paisagens e culturas do mundo. Isso nos permite trabalhar o tema contemporâneo Diversidade cultural.
O Brasil, por ser muito extenso e de grande beleza, possui uma série de pontos turísticos que interessam aos viajantes.
Dentre eles, estão os nossos patrimônios culturais e naturais, que assim são classificados por serem lugares de grande valor para a humanidade, que devem ser preservados. Nosso país tem vários deles!
Você terá a oportunidade de conhecê-los e escolher um deles para explorar melhor em uma incrível viagem.
Materiais necessários
Para ajudar Lucas em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:
Cronograma da missão
Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Etapa 1 – Ponto de partida |
_____ /_____/_____ |
Etapa 2 – Vamos pesquisar? |
_____ /_____/_____ |
Etapa 3 – Experimentando |
_____ /_____/_____ |
Etapa 4 – Hora de produzir! |
_____ /_____/_____ |
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas |
_____ /_____/_____ |
Etapa 6 – O que aprendemos? |
_____ /_____/_____ |
32
Competências e habilidades
Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.
Competências gerais: 1, 3, 4, 6.
Competências específicas de Linguagens: 1, 2, 5.
Competências específicas de Ciências Humanas: 1, 7.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP24)
Habilidades de Arte: (EF15AR24), (EF15AR25)
Habilidades de Geografia: (EF05GE08), (EF05GE09)
Habilidades de História: (EF05HI10)
- Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote a seguir os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.
_____
33
Etapa 1 Ponto de partida
Antes da leitura, discuta com o professor e seus colegas:
- Que lugares do Brasil você já conheceu?
- Que lugares do Brasil você gostaria de conhecer?
- Quais lugares do Brasil você acha que são patrimônios culturais e naturais?
Junto com o professor e seus colegas, leia o texto informativo sobre os patrimônios mundiais presentes no Brasil, escrito e publicado pela Unesco.
Patrimônio Mundial no Brasil
A UNESCO se propõe a promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. As relações com a salvaguarda do patrimônio cultural tangível e intangível no Brasil podem ser as principais referências para as políticas nesse campo.
34
Patrimônio Cultural e Natural no Brasil
O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.
O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
O Patrimônio Natural Mundial significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional [...].
Nesse sentido, a UNESCO trabalha impulsionada pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), que reconhece que alguns lugares na Terra são de “valor universal excepcional”, e devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.
O trabalho do Patrimônio Mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações com os governos em âmbito federal, estaduais e municipais e também com a sociedade civil. Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.
[...]
Sítios do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil
LEGENDA: 1980 – A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais (foto de 2015). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1982 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
35
LEGENDA: 1983 – As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e Argentina (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1985 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1985 – O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1987 – O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1991 – O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1997 – O Centro Histórico de São Luís, Maranhão (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
36
LEGENDA: 1999 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2001 – Centro Histórico da Cidade de Goiás (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2010 – Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2012 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2016 – Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2017 – Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2019 – Paraty e Ilha Grande – Cultura e Diversidade, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
FONTE: UNESCO. Patrimônio Mundial no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eBa. Acesso em: 13 fev. 2021.
37
- O que você entende por patrimônio?
- A definição de patrimônio da Unesco envolve a expressão “valor universal excepcional”. O que isso significa? Que outras palavras podem substituir “excepcional”?
_____
- Qual é a diferença entre patrimônio cultural e natural?
_____
- Os patrimônios listados no texto são culturais ou naturais?
_____
- Descreva no diário de bordo a paisagem que você vê em cada uma das fotos, tomando como base as construções ou as alterações promovidas pelo ser humano na natureza.
- O que podem ser as datas ao lado de cada título?
- Alguns desses patrimônios são chamados de “cidade histórica” ou “centro histórico”.
- O que você acha que isso significa?
_____
38
- Qual é a importância de preservar construções históricas?
_____
_____
- Identifique no mapa do Brasil os estados em que estão localizados os patrimônios mencionados no texto.
FONTE: IBGE, 2019.
- Quais patrimônios são mais próximos de onde você mora?
- Escolha o patrimônio que está mais perto de você e pesquise a distância da sua cidade em relação a ele.
- Você conhece algum dos patrimônios mencionados no texto? Como?
- Você tem vontade de viajar para algum deles? Por quê?
- Além dos patrimônios culturais, o Brasil também tem patrimônios naturais.
Pesquise em livros e sites quais são eles e compartilhe com os colegas.
- Em grupo, escolham um patrimônio cultural ou natural que vocês tenham vontade de conhecer melhor. Agora, vocês serão um grupo de viajantes planejando uma viagem para esse local.
39
Etapa 2 Vamos pesquisar?
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.
Fim do complemento.
- Qual é a localização do patrimônio cultural ou natural escolhido?
- Quais são as cidades mais próximas dele? Aponte a distância em quilômetros (km).
40
- Compare as diferentes fotos selecionadas do local e responda:
- O que mudou na paisagem?
- De que maneira o ser humano interferiu nas mudanças?
- Em sua opinião, essas mudanças são positivas ou negativas? Por quê?
- Assinale o tipo de clima predominante e a temperatura média em cada estação do ano:
( ) Equatorial
( ) Tropical
( ) Temperado
Outono: _____ °C
Inverno: _____ °C
Primavera: _____ °C
Verão: _____ ºC
- Quais são as manifestações culturais típicas do local? Anote em seu diário de bordo.
- Festas populares:
_____
- Danças:
_____
- Estilos musicais:
_____
- Lutas:
_____
- Jogos e brincadeiras:
- _____
- Outros:
_____
- Quais são os atrativos turísticos do local?
- Restaurantes: _____
- Passeios: _____
41
- Atividades:
- _____
- Pontos turísticos:
_____
- Museus, teatros, casas de show:
_____
- Outros:
_____
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Hora de escrever
Em grupo, escrevam um guia de viagem sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido.
O objetivo é apresentar informações desse local para possíveis viajantes interessados em conhecê-lo.
Utilizem os textos lidos na pesquisa como modelo.
Confiram algumas dicas para a escrita:
- Planejem o que gostariam de escrever.
- Escrevam o texto, organizando-o a partir de alguns títulos que podem ser úteis para o viajante. Por exemplo:
- Como chegar.
- Quando ir.
- Gastronomia.
- Passeios.
- Dicas.
- Nesse texto, é permitido colocar a opinião do grupo, de modo a fazer o leitor sentir vontade de conhecer o lugar.
- Insiram imagens sobre o local. Escrevam legendas explicativas para cada uma delas.
- Troquem os
guias
de viagem com outros grupos para sugerirem e receberem sugestões de melhorias no texto. Respondam:
- O texto apresenta bem o local?
- O texto traz as principais atrações que o viajante pode encontrar?
- O texto faz o leitor ter vontade de viajar?
- A pontuação e a ortografia do texto estão adequadas?
- Façam a revisão do guia de viagem, de acordo com as sugestões dadas pelos outros grupos.
- Reúnam os guias de viagem de todos os grupos em um livro ou blog , que tem como objetivo apresentar aos viajantes os patrimônios culturais e naturais do Brasil.
Fim do complemento.
42
Etapa 3 Experimentando
- Retomem os dados da pesquisa sobre o patrimônio cultural ou natural e o texto do guia de viagem.
- O que para vocês é uma viagem inesquecível?
- O que o viajante deve fazer quando vai para algum lugar? Quais são as experiências que ele não pode deixar de ter?
- De que maneira o viajante deve agir em relação aos moradores locais?
- Como o viajante pode fazer para se lembrar das experiências que viveu?
- Que manifestações culturais do local escolhido vocês gostariam de experimentar na viagem?
- Escolham uma delas e façam uma experimentação em sala de aula, com a ajuda do professor.
43
- Discutam em grupo o que vocês levariam na mochila de viagem, de acordo com as características e os atrativos do local. No diário de bordo, façam uma lista de itens obrigatórios e opcionais, para não se esquecerem de nada.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Itens obrigatórios |
Itens opcionais |
---|---|
_____ |
_____ |
- Pesquisem em relatos de viagens desses locais o que as pessoas costumam levar e anotem no diário de bordo outra lista de itens de acordo com a opinião dos viajantes.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Itens obrigatórios de acordo com viajantes |
Itens opcionais de acordo com viajantes |
---|---|
_____ |
_____ |
- Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo.
- Façam uma lista final de quais itens podem ser levados na mochila do grupo.
- Apresentem a lista para o professor e os demais grupos de colegas.
- Escolham as possibilidades e justifiquem por que elas são as mais interessantes de ser levadas.
44
Etapa 4 Hora de produzir!
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.
Fim do complemento.
- Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como montar a mochila de viagem definida anteriormente.
OBJETIVO
- Escrevam o que pretendem vivenciar no local escolhido para viagem.
JUSTIFICATIVA
- Argumentem por que os itens escolhidos pelo grupo são eficientes para a viagem.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Retomem a lista de materiais que deverão ser providenciados para a mochila.
DESENVOLVIMENTO
- Coloquem o passo a passo necessário para montar a mochila. Vocês podem listar cada uma das ações.
RESULTADOS ESPERADOS
- Registrem como esperam utilizar cada um dos itens durante a viagem.
Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação e boa viagem!
45
Etapa 5 Compartilhando as descobertas
- Retomem as anotações do diário de bordo sobre a viagem do grupo.
- Planejem o que gostariam de dizer sobre a viagem.
- Escrevam o relato de viagem, comentando para os viajantes o que mais gostaram do local, as descobertas que fizeram, as experiências que tiveram, entre outras impressões pessoais.
- Caso vocês tenham tirado fotos, adicionem as escolhidas ao relato de viagem, com legendas explicativas.
- Revisem o relato de viagem, para verificar se não há nenhuma inadequação na pontuação e na ortografia do texto.
- Compartilhem os relatos de viagem em um livro ou blog da turma.
- Leiam os relatos dos demais colegas e descubram como foi a viagem deles. Com essa leitura, vocês podem descobrir coisas muito interessantes sobre os locais escolhidos pela turma.
46
Etapa 6 O que aprendemos?
Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Mais ou menos |
||
---|---|---|---|---|
Autoavaliação |
Respondi à questão “O que eu levaria em uma mochila de viagem?”? |
|||
Contribuí para o trabalho em grupo? |
||||
Agi com respeito com todos os integrantes do grupo? |
||||
Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto? |
||||
Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação? |
||||
Resolvi a missão organizando itens para a viagem que escolhi? |
||||
Avaliação do grupo |
Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo Lucas? |
|||
Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido? |
||||
Trocamos ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas? |
||||
Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo? |
||||
Avaliação coletiva do projeto |
O projeto contribuiu para vocês conhecerem mais sobre os patrimônios culturais e naturais do Brasil? |
|||
O projeto contribuiu para vocês analisarem características de diferentes lugares do país, seus costumes e tradições? |
||||
O projeto contribuiu para vocês valorizarem e experimentarem manifestações artísticas e culturais brasileiras? |
||||
O projeto contribuiu para vocês planejarem e organizarem uma mochila de viagens a um patrimônio cultural ou natural brasileiro? |
||||
O projeto contribuiu para vocês experimentarem uma “viagem” a um patrimônio cultural ou natural brasileiro? |
47
Para continuar a investigação
-
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
Disponível em: http://fdnc.io/2gu. Acesso em: 11 fev. 2021.
A página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lista os patrimônios culturais e naturais brasileiros classificados pela Unesco, com maiores detalhes sobre cada um deles para serem explorados.
-
BRASIL. Ministério do Turismo.
Disponível em: http://fdnc.io/gvT. Acesso em: 11 fev. 2021.
A página oficial do Ministério do Turismo, pertencente ao Governo Federal, traz as principais atualizações sobre o turismo brasileiro, como notícias, campanhas e publicações oficiais.
-
NOSSO território. IBGE educa.
Disponível em: http://fdnc.io/gvU. Acesso em: 11 fev. 2021.
Na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltada para crianças, são apresentados alguns conteúdos sobre o território brasileiro, como divisão territorial, relevo e clima, flora, fauna e biomas.
-
TODOS os patrimônios mundiais e o Brasil tem. 2019. Vídeo (10min34s). Publicado pelo canal Diogo Elzinga.
Disponível em: http://fdnc.io/gvV. Acesso em: 13 jun. 2021.
Este vídeo mostra 22 patrimônios culturais mundiais localizados no Brasil reconhecidos pela Unesco, contextualizando-os historicamente.
-
TURMA da Mônica ‒ Defesa do Patrimônio Cultural. 2020. Vídeo (1min8s). Publicado pelo canal Controladoria-Geral da União ‒ CGU.
Disponível em: http://fdnc.io/gvW. Acesso em: 13 jun. 2021.
Vídeo apresentado pela Turma da Mônica sobre o patrimônio cultural brasileiro e a importância da sua preservação.