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Carta ao aluno

Caro estudante,

Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas, para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.

A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.

Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecerá ferramentas e criará estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.

Esperamos que você tenha uma ótima jornada!

A autora

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Conheça seu livro

Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.

Em cada projeto, você passará por seis etapas:

1) Ponto de partida

Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.

2) Vamos pesquisar?

Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.

3) Experimentando

Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.

4) Hora de produzir!

Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.

5) Compartilhando as descobertas

Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.

6) O que aprendemos?

Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.

Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:

Ampliando a investigação

Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.

Pensamento computacional

Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.

Ícones

Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas observando a silhueta de uma pessoa atrás de um púlpito. Acima dela há um balão de fala. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo, composto pela ilustração de um livro aberto dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade no diário de bordo

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e riscos dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Desenho

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Sumário

O que eu vou aprender?, p. 6

Projeto 1 É fato ou fake?, p. 8

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 12

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19

Etapa 3 – Experimentando, p. 22

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26

Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?, p. 28

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 39

Etapa 3 – Experimentando, p. 42

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46

Projeto 3 E se uma criança governasse o mundo?, p. 48

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 59

Etapa 3 – Experimentando, p. 62

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 64

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 65

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 66

Projeto 4 Quais serão os negócios do futuro?, p. 68

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 73

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 80

Etapa 3 – Experimentando, p. 82

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88

Competências e habilidades, p. 90

Referências bibliográficas, p. 95

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O que eu vou aprender?

  1. Responda às questões e discuta-as com seus colegas.

Projeto 1 – É fato ou fake ?

  1. O que são fake news?

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  1. Qual é a importância dos alimentos na nutrição humana?

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  1. Como funciona o sistema digestório?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Como podemos saber se notícias sobre alimentos são verdadeiras ou falsas?
Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com os braços cruzados na frente do corpo e sorrindo.  Fim da imagem.

Projeto 2 – O que você levaria em uma mochila de viagem?

  1. O que são patrimônios culturais?

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  1. O que são patrimônios naturais?

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  1. De quais características, costumes e tradições de diferentes lugares do Brasil você já ouviu falar?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Quais manifestações artísticas e culturais brasileiras você conhece?
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé segurando com a mão esquerda um mapa e carregando uma mochila nas costas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

O que eu vou aprender? – Avaliação diagnóstica

Avaliações diagnósticas são ferramentas pedagógicas fundamentais para orientar a condução do trabalho desenvolvido com os estudantes, uma vez que fornecem informações que permitem planejar ações com maior assertividade, ao indicarem, por exemplo, com quais tópicos do conteúdo os estudantes têm maior ou menor familiaridade ou o que pensam a respeito deles.

Além disso, tais avaliações têm por objetivo despertar o interesse da turma para os assuntos que serão abordados nos quatro projetos integradores que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo. Cada um deles explora diferentes áreas do conhecimento, estimulando a percepção dos estudantes para a interligação de saberes quando se busca respostas para questões investigativas, elementos disparadores de cada projeto propostos neste material.

A seção O que eu vou aprender? pode ser desenvolvida de maneiras distintas, dependendo de seus interesses e da forma como você julgar mais adequada encaminhá-la. A sugestão é que as questões propostas sejam apresentadas aos alunos gradualmente, antes do início do projeto ao qual se referem, já que o nível de conhecimento dos estudantes ao longo do ano a respeito de determinado assunto pode se alterar. É possível também explorar essa seção de uma só vez, o que permitirá a você conhecer os estudantes mais profundamente; e a eles, o que ocorrerá durante o ano escolar.

Antes de iniciá-la, é fundamental esclarecer aos estudantes que uma avaliação diagnóstica não é um instrumento avaliativo cujas respostas são vistas como certas ou erradas e transformadas em notas. Ressalte os objetivos de uma avaliação diagnóstica e a importância de todos apresentarem respostas pessoais, sem receio de dizer que não conhecem ou que conhecem parcialmente um assunto ou que não entenderam a questão.

Em seguida, peça que eles leiam as questões individualmente e que respondam a elas. Com isso, você poderá ter uma noção do grau de autonomia para a leitura e a escrita dos estudantes. Enquanto realizam a tarefa, circule pela classe e verifique como desenvolvem a atividade. Não deixe de anotar suas observações a respeito da atuação de cada estudante e também da turma nessa fase de avaliação. Tais registros, somados aos que serão feitos durante as discussões das respostas, serão úteis para o encaminhamento dos projetos.

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Projeto 3 – E se uma criança governasse o mundo?

  1. Você sabe o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? Explique.

_____

  1. Como funcionam as leis?

_____

  1. Quais são os direitos da criança e do adolescente?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que devemos fazer quando há desrespeito aos direitos da criança e do adolescente?
Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda na cintura e a mão direita estendida para o lado.  Fim da imagem.
  1. Projeto 4 – Quais serão os negócios do futuro?
  1. O que é desenvolvimento sustentável?

_____

  1. Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

_____

  1. Quais podem ser as tendências de negócios do futuro?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que é ser um empreendedor?
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos lisos e olhos puxados, usando uma camiseta azul, calça marrom e sapatos. Ele está em pé e segura com as mãos um lápis e um caderno.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Registre no diário de bordo:
  1. O que eu já sei?
  1. O que eu quero aprender?
  1. Em que estou mais curioso?
MANUAL DO PROFESSOR

Durante as discussões sobre as questões referentes ao Projeto 1 – É fato ou fake?, verifique se o fato de a expressão fake news estar em inglês foi um obstáculo para os estudantes formularem a resposta para o item a. Verifique também, em b e c, se os termos nutrição e sistema digestório foram obstáculos para a compreensão das perguntas.

O compartilhamento das respostas formuladas pelos estudantes para as questões a e b, relacionadas ao Projeto 2 – O que você levaria em uma mochila de viagem?, possibilitará que você verifique se os estudantes compreendem a diferença entre cultura e natureza, conceitos fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Antes de iniciar as discussões sobre as questões apresentadas para o Projeto 3 – E se uma crian ça governasse o mundo?, indague qual dos sentidos do verbo governar consideram o mais adequado ao contexto em que se encontra: administrar ou dominar? Embora essa não seja uma das perguntas da avaliação diagnóstica, conhecer o significado que os estudantes atribuem ao verbo será importante para a condução das atividades do projeto. Em seguida, verifique qual a faixa etária eles creem que o Estatuto da Criança e do Adolescente abarca: desde a vida intrauterina até 18 anos. Destaque que o prefixo des acrescenta o sentido de negação à palavra respeito, no item d.

Durante o compartilhamento de respostas relativas ao Projeto 4 – Quais serão os negócios do futuro?, verifique se, nos itens a, c e d houve problemas por desconhecimento do significado dos termos sustentável, negócios e empreendedor.

Considere todos os registros de todas as descobertas feitas por você, seja durante a fase de observação da realização das atividades, seja durante as discussões, como informações valiosas que vão orientar seu trabalho.