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Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto 2 — O que você levaria em uma mochila de viagem?
Introdução
O projeto integrador é uma das formas de desenvolver competências e habilidades específicas nos estudantes e, ao mesmo tempo, garantir que a curiosidade e a ludicidade infantis sejam incentivadas. Por esse motivo, ele é composto por atividades conectadas à realidade, tornando o mundo um laboratório aberto para pesquisar e resolver problemas. Alguns desses parecem, a princípio, distantes dos estudantes. Entretanto, uma das formas de driblar a realidade e alinhar conhecimento e imaginação é propor aos estudantes que imaginem o que podem conhecer.
A pergunta investigativa O que você levaria em uma mochila de viagem? convida os estudantes a jogar “E se...?”. Este tipo de jogo permite a eles entrar em contato com uma possibilidade futura e complexa, mas cheia de oportunidades e de possibilidades. Essa proposta permite aos estudantes compartilhar o que eles já sabem e, também, o que eles querem saber, descobrir e conhecer, vislumbrando possibilidades futuras, transformando sonhos em metas.
Trata-se, portanto, de uma proposta que favorece aprendizagens dentro e fora da escola, em busca de conhecimentos sobre a cultura, a sociedade e a história brasileira. O objetivo é que os estudantes possam pesquisar, refletir e participar, de forma lúdica, compreendendo-se de maneira mais concreta enquanto potenciais viajantes e pesquisadores ativos.
Abertura
Reúna os estudantes em uma roda de conversa coletiva e questione-os sobre a pergunta investigativa e norteadora do projeto. Amplie a discussão com outras perguntas, como:
- Por que temos que organizar uma mochila para viajar?
- O que é necessário termos em uma mochila, independentemente do lugar para onde formos viajar?
- O que muda em uma mochila se formos para lugares com mar, rio ou cachoeira? E se formos para a cidade? E para um lugar cercado de mata?
- E se ganhássemos uma viagem para qualquer lugar do Brasil, para onde iríamos?
Ao serem apresentados a esta oportunidade de se tornarem viajantes, o projeto abre a oportunidade de conhecer e, também, de imaginar. Ressalte que, para aproveitá-la, eles devem atuar de forma colaborativa e imaginar essa viagem coletiva. Para valorizar a troca, anote algumas das respostas para que sejam discutidas e/ou retomadas ao longo do projeto.
- Os estudantes devem perceber que se trata do nosso país.
- Espera-se que os estudantes reconheçam o tema pelo tipo de figura exibida no mapa, que se refere a pontos turísticos do Brasil.
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PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Que lugar do mundo está representado no mapa?
PROFESSOR
Resposta: O Brasil.- Qual é o tema deste mapa temático?
PROFESSOR
Resposta: O turismo.- Você identifica o significado de alguma das figuras presentes no mapa?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Alguns estudantes com conhecimentos prévios sobre os pontos turísticos do Brasil podem identificar alguns deles, por exemplo, Cataratas do Iguaçu, Jardim Botânico de Curitiba, MASP, Cristo Redentor, Conjunto Moderno da Pampulha,
Congresso
Nacional, Elevador Lacerda, Teatro Municipal de Manaus, entre outros.
Peça aos estudantes que observem individualmente a imagem por um tempo e depois convide-os a compartilhar suas percepções a respeito. Em seguida, faça a leitura da imagem coletivamente, retomando algumas das percepções apresentadas. Chame a atenção dos estudantes para os elementos que compõem a ilustração. Verifique se eles conseguem identificar a representação do Brasil por seu formato. Se necessário, mostre um mapa com o contorno do país. Em seguida, questione-os sobre os demais elementos visuais que compõem a ilustração. Confira se eles entendem que as representações desses elementos estão fora de escala, para chamar a atenção para alguns dos principais pontos turísticos das diferentes regiões brasileiras.
Verifique o que eles entendem como sendo um ponto turístico e, se necessário, explique brevemente que é um lugar de interesse turístico, aos quais os turistas viajam para conhecer. Para que os estudantes possam compreender melhor, comece a discussão pela região onde vivem, validando com eles se a imagem escolhida representa um importante ponto turístico da região ou não.
Peça a eles que observem os demais pontos turísticos ilustrados no mapa e pergunte:
- Quais pontos turísticos podemos identificar no mapa?
- De onde esses pontos turísticos são?
- Quais desses lugares nós não conhecemos?
-
E como podemos fazer para conhecer mais sobre esses pontos turísticos?
Deixe que os alunos levantem hipóteses livremente. Por fim, liste os pontos turísticos identificados, indicando ao lado seu estado e sua região. Peça aos estudantes que sinalizem quais pontos turísticos não conhecem e organize uma breve investigação sobre eles. Para isso, eles podem consultar pessoas que vivem ou que já viajaram para essas regiões, procurar em guias de viagem pelo Brasil ou acessar o site de alguma agência de turismo, com a supervisão das equipes pedagógica e equipe técnica da escola. Após a pesquisa, volte com os estudantes, para que eles tragam, comparem e validem os resultados de suas pesquisas.
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Objetivos da missão
- Conhecer os patrimônios culturais e naturais do Brasil.
- Analisar características de diferentes lugares do país, seus costumes e tradições.
- Valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais brasileiras.
- Planejar e organizar uma mochila de viagem a um patrimônio cultural ou natural brasileiro.
- Experimentar e relatar uma “viagem” a um patrimônio cultural ou natural brasileiro.
Justificativa
Você gosta de viajar? Tem vontade de viajar para algum lugar?
Viajar faz parte dos planos de muitas pessoas que desejam relaxar e se divertir.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da missão
Tendo em vista a diversidade sociocultural e ambiental do Brasil, o projeto integrador incentiva a viagem por diferentes locais, promovendo o interesse dos estudantes pelos lugares e patrimônios do nosso país. O objetivo é que eles possam identificar as regiões brasileiras, conhecer seus costumes, características, e tradições, valorizar as relações entre as pessoas e o lugar e reconhecer essa diversidade por meio de patrimônios culturais e naturais.
O projeto O que você levaria em uma mochila de viagem? permite aos estudantes realizarem uma viagem, ainda que por meio de um jogo de “E se...?”, a diferentes cidades do país, para explorar suas características e conhecer seus patrimônios culturais e naturais. A intenção é que os estudantes reconheçam características de determinadas regiões, percebam e passem a valorizar a diversidade cultural do país.
Justificativa
A escola tem como responsabilidade incentivar os estudantes ao exercício da cidadania, cuja base tem como fundamento, entre outros elementos, a diversidade sociocultural e ambiental. Neste contexto, a valorização da sociodiversidade e da biodiversidade contribui para a educação e construção de um sujeito ativo e comprometido com a pluralidade, a igualdade, a preservação e a conservação das culturas e do meio ambiente.
Os patrimônios culturais e naturais brasileiros têm sofrido com a negligência dos responsáveis e com a falta de recursos para sua preservação e sua conservação. Por isso, é importante conhecer não apenas esses patrimônios, mas discutir a importância de preservá-los, bem como a propagação de seus valores, compreendendo que eles são lugares de difusão de conhecimentos e heranças que devem ser preservadas com a intencionalidade de serem passadas para futuras gerações pelo seu valor histórico, social, cultural, econômico, político e/ ou natural.
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Apesar disso, fazer uma viagem não é somente um momento de lazer, mas também de aprendizado, pois a partir dela podemos conhecer diferentes paisagens e culturas do mundo. Isso nos permite trabalhar o tema contemporâneo Diversidade cultural.
O Brasil, por ser muito extenso e de grande beleza, possui uma série de pontos turísticos que interessam aos viajantes.
Dentre eles, estão os nossos patrimônios culturais e naturais, que assim são classificados por serem lugares de grande valor para a humanidade, que devem ser preservados. Nosso país tem vários deles!
Você terá a oportunidade de conhecê-los e escolher um deles para explorar melhor em uma incrível viagem.
Materiais necessários
Para ajudar Lucas em sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar:
Cronograma da missão
Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Etapa 1 – Ponto de partida |
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Etapa 2 – Vamos pesquisar? |
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Etapa 3 – Experimentando |
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Etapa 4 – Hora de produzir! |
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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas |
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Etapa 6 – O que aprendemos? |
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MANUAL DO PROFESSOR
O projeto integrador permite ampla discussão sobre a diversidade de cultura material e imaterial, documentação histórica e sítios naturais, de modo a possibilitar a exploração dos conhecimentos que essa diversidade envolve, aprofundando seus conhecimentos com base na proposta investigativa com atividades imersivas e significativas, que incentivem a imaginação, ao mesmo tempo que propiciam a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e valores, como o cuidado com a comunidade, com as culturas e com o meio ambiente.
Materiais necessários
Oriente os estudantes a selecionar os itens de que eles vão precisar para cumprir essa missão. Cada estudante deve escolher o que quer levar e justificar suas escolhas a partir da utilidade dos objetos para a missão.
Neste projeto, como a mochila faz parte da proposta, ela deve ser obrigatória. Ao longo das etapas, os estudantes também podem retomar e propor outros itens, mesmo que não constem nos materiais necessários. Ao final de cada etapa, pergunte o que eles colocariam e/ ou tirariam das respectivas mochilas. Oriente-os a fazer uma lista com os itens (e, caso tirem algum, riscar da lista). Essa lista deve ser retomada na etapa de avaliação para que todos possam contar o que, afinal, levaram na mochila durante o projeto.
Outro item importante e obrigatório é o diário de bordo. Explique aos estudantes que este item é fundamental para a missão, pois é nele que eles devem fazer anotações, inserir informações que julgarem importantes e realizar análises das atividades e das etapas do projeto.
Cronograma da missão
Convide os estudantes para conhecer o cronograma do projeto, tornando o percurso seguro. Para que eles se sintam corresponsáveis pelo cumprimento da missão e, também, engajados em suas trajetórias, é importante conhecerem melhor a proposta e as atividades que serão realizadas. Antes de apresentar as etapas, leia as atividades propostas, identificando em quais será necessária maior intervenção e em quais eles devem ter maior autonomia.
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Competências e habilidades
Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.
Competências gerais: 1, 3, 4, 6.
Competências específicas de Linguagens: 1, 2, 5.
Competências específicas de Ciências Humanas: 1, 7.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP24)
Habilidades de Arte: (EF15AR24), (EF15AR25)
Habilidades de Geografia: (EF05GE08), (EF05GE09)
Habilidades de História: (EF05HI10)
- Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote a seguir os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.
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MANUAL DO PROFESSOR
Competências e habilidades
Este projeto permitirá ao estudante mobilizar as competências, habilidades e componentes essenciais da PNA listados a seguir. A descrição encontra-se na página 90 do Livro do Estudante.
Boxe complementar:
Competências gerais
1, 3, 4 e 6.
Competências Específicas de Linguagens
1, 2 e 5.
Competências Específicas de Ciências Humanas
1 e 7.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP01), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF35LP17), (EF05LP15), (EF05LP24).
Habilidades de Arte
(EF15AR24), (EF15AR25).
Habilidades de Geografia
(EF05GE08) e (EF05GE09).
Habilidade de História
(EF05HI10).
Fim do complemento.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.
Este projeto possibilita o trabalho a partir da integração de diferentes áreas, componentes curriculares e conteúdos, transpondo as tradicionais fronteiras e os métodos disciplinares. Durante as etapas do projeto, os estudantes vão ler e elaborar gêneros relacionados a textos informativos e relatos de viagem (Língua Portuguesa); compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes regiões, e reconhecer a importância dos patrimônios culturais (Artes); experimentar jogos, danças e lutas populares, principalmente de matriz indígena e africana (Educação Física); listar e analisar patrimônios materiais e imateriais, identificando a importância de sua preservação para a história de um lugar (História); conhecer e identificar as transformações dos lugares a partir de um patrimônio e valorizar as relações entre as pessoas da comunidade e o lugar (Geografia).
MP47
Etapa 1 Ponto de partida
Antes da leitura, discuta com o professor e seus colegas:
- Que lugares do Brasil você já conheceu?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Que lugares do Brasil você gostaria de conhecer?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Quais lugares do Brasil você acha que são patrimônios culturais e naturais?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Junto com o professor e seus colegas, leia o texto informativo sobre os patrimônios mundiais presentes no Brasil, escrito e publicado pela Unesco.
Patrimônio Mundial no Brasil
A UNESCO se propõe a promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. As relações com a salvaguarda do patrimônio cultural tangível e intangível no Brasil podem ser as principais referências para as políticas nesse campo.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1 – Ponto de partida
Para iniciar a primeira etapa do projeto, convide os estudantes para uma roda de conversa. Organize-os de modo que todos consigam se ver e ouvir.
Leia as perguntas sobre os lugares que eles conhecem, reforçando que “conhecer” pode significar tanto ter viajado até o lugar e conhecê-lo pessoalmente, como, também, ter pesquisado sobre ele por meio de fotos, revistas, sites e relatos de pessoas que já viajaram para lá.
Amplie a conversa com mais perguntas, como:
- Como vocês conheceram esse lugar?
- Como vocês gostariam de viajar? De trem? Avião?
- Por que vocês gostariam de conhecer esse lugar?
- Quais as diferenças entre patrimônio cultural e natural?
Faça anotações das respostas em um espaço da lousa ou em uma cartolina ou papel kraft. Utilize essas respostas em outros momentos, como após as leituras, para que os conhecimentos possam ser checados pelos próprios estudantes. Explore o que eles sabem sobre patrimônio cultural e patrimônio natural e peça a eles que indiquem onde podemos encontrá-los.
Os objetivos são:
- Discutir os conceitos de patrimônio cultural e patrimônio natural.
- Incentivar a investigação e a pesquisa de informações sobre meios para preservar e conservar tanto lugares e manifestações culturais como recursos naturais em benefício das gerações futuras.
- Conhecer as possibilidades de ações e atividades que contribuam para o reconhecimento da diversidade e sua valorização.
- Pensar e experimentar uma viagem, ainda que lúdica, por meio da imersão em uma proposta que tem como objetivo investigar e conhecer os patrimônios e os diferentes lugares onde estes patrimônios estão localizados.
MP48
Patrimônio Cultural e Natural no Brasil
O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.
O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
O Patrimônio Natural Mundial significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional [...].
Nesse sentido, a UNESCO trabalha impulsionada pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), que reconhece que alguns lugares na Terra são de “valor universal excepcional”, e devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.
O trabalho do Patrimônio Mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações com os governos em âmbito federal, estaduais e municipais e também com a sociedade civil. Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.
[...]
Sítios do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil
LEGENDA: 1980 – A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais (foto de 2015). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1982 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Proponha que sejam realizadas duas leituras: uma do texto completo, a ser realizada em voz alta, de forma compartilhada, e outra a ser realizada por eles individualmente e em silêncio. Aproveite para esclarecer as eventuais dúvidas de vocabulário.
Para a primeira leitura, oriente que cada parágrafo seja lido por um estudantes e em voz alta. É importante chamar todos os tipos de leitores, do mais iniciante ao mais fluente, dando a cada um deles um tempo para a realização da leitura para não gerar ansiedade e respeitar os ritmos de leitura. Convide os demais a prestar atenção e colaborar com o colega.
Após a leitura compartilhada, peça aos estudantes que realizem as leituras individuais e silenciosas, destacando em cada parágrafo as informações que identificarem como sendo as mais importantes do trecho.
Patrimônio Mundial no Brasil
Explore com os estudantes as imagens do texto, verificando se eles identificam as principais informações sobre os patrimônios culturais mundiais do Brasil, segundo a Unesco. Ressalte que esta objetiva promover a identificação e a preservação de patrimônios culturais de todo o mundo, por considerá-los valiosos para a humanidade.
Em seguida, verifique os conhecimentos dos estudantes sobre esses patrimônios. Peça a eles que identifiquem e indiquem onde eles estão localizados geograficamente. Liste os patrimônios que eles não conhecem, para que possam fazer uma rápida pesquisa individual.
MP49
LEGENDA: 1983 – As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e Argentina (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1985 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1985 – O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais (foto de 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1987 – O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1991 – O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 1997 – O Centro Histórico de São Luís, Maranhão (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Os patrimônios culturais materiais são móveis, imóveis, monumentos e tudo o que é palpável. Já os patrimônios culturais imateriais são manifestações, expressões, conhecimentos, técnicas etc., ou seja, tudo o que não é concreto, mas que, assim como os bens materiais, precisa de preservação, pois tem grande importância para a formação cultural de um povo e/ou da humanidade.
Ressalte que todos os patrimônios que aparecem no texto são patrimônios culturais materiais. Para que eles possam identificar patrimônios culturais imateriais, promova a organização de um varal com imagens com ficha descritiva de alguns dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo Iphan (http://fdnc.io/gvS), como o samba de roda do Recôncavo Baiano, o frevo, a arte Kusiwa, o Círio de Nazaré e a capoeira, que, inclusive foram inscritos pela Unesco como patrimônios culturais imateriais da humanidade. Em seguida, oriente a leitura silenciosa do texto, identificando os trechos mais importantes.
Por meio das informações do texto, convide-os a localizar os estados onde eles se encontram, utilizando o mapa com as demarcações estaduais e regionais. Chame alguns dos alunos para identificar cada patrimônio no mapa. Se for possível, coloque uma marcação para cada um (tachinha, alfinete ou outro). Para ampliar, eles podem investigar o porquê de cada um desses lugares terem sido escolhidos como patrimônios culturais mundiais.
Amplie o conhecimento dos alunos sobre patrimônio cultural. Ressalte que o Brasil possui uma autarquia governamental que tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural brasileiro. Criado em 1937, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divide os patrimônios culturais em material e imaterial.
MP50
LEGENDA: 1999 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2001 – Centro Histórico da Cidade de Goiás (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2010 – Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe (foto de 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2012 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2016 – Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais (foto de 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2017 – Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2019 – Paraty e Ilha Grande – Cultura e Diversidade, Rio de Janeiro (foto de 2017). FIM DA LEGENDA.
FONTE: UNESCO. Patrimônio Mundial no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eBa. Acesso em: 13 fev. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Sítios do Patrimônio Mundial Cultural e Natural no Brasil
O texto apresenta informações sobre os patrimônios naturais mundiais do Brasil. Retome as informações do texto que indicam quais são e onde eles estão localizados.
Retome a discussão inicial sobre patrimônios culturais e naturais e ressalte que os patrimônios naturais são registrados na Unesco como sendo de interesse mundial. Os patrimônios naturais também são protegidos por leis, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, cujas pinturas rupestres são identificadas como patrimônio cultural material. O parque em si é um patrimônio natural, porque é uma área de preservação ambiental, por possuir sítios arqueológicos importantes para a humanidade.
Ressalte que patrimônios culturais e naturais contam com a participação da sociedade para terem cuidado e preservação, mesmo quando não são preservados por lei. A comunidade também pode indicar um bem para que ele seja reconhecido como patrimônio a ser preservado por lei, garantindo os direitos e os deveres de preservação dos órgãos públicos. Em seguida, ajude os alunos a iniciar suas pesquisas do lugar que gostariam de visitar, contemplando patrimônios culturais e naturais.
MP51
- O que você entende por patrimônio?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: A ideia de patrimônio remete a algo que tem valor. Nesse sentido, pode ser entendido como um conjunto de bens materiais ou imateriais. Fim da observação- A definição de patrimônio da Unesco envolve a expressão “valor universal excepcional”. O que isso significa? Que outras palavras podem substituir “excepcional”?
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PROFESSOR
Atenção professor: A palavra “excepcional” significa algo que está acima do que é considerado corriqueiro. Alguns sinônimos são: fenomenal, excelente, extraordinário, fabuloso, magnífico, notável, sensacional, incomum, inusitado, raro etc. Para chegar a essa resposta, os estudantes podem inferir o significado da palavra ou consultar um dicionário. Nesse sentido, a expressão “valor universal excepcional” pode ser entendida como algo de importância extraordinária para o planeta Terra. Fim da observação.- Qual é a diferença entre patrimônio cultural e natural?
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PROFESSOR
Resposta: De acordo com a Unesco, o patrimônio cultural é composto por construções feitas pelos seres humanos (monumentos, edifícios, sítios), que têm excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Já o patrimônio natural é composto de criações da natureza (formações físicas, biológicas e geológicas) que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional. Portanto, a diferença é que o primeiro é algo criado pelo ser humano e o segundo é algo já disponível na natureza.- Os patrimônios listados no texto são culturais ou naturais?
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PROFESSOR
Resposta: Neste texto, são apresentados patrimônios culturais do Brasil.- Descreva no diário de bordo a paisagem que você vê em cada uma das fotos, tomando como base as construções ou as alterações promovidas pelo ser humano na natureza.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- O que podem ser as datas ao lado de cada título?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Alguns desses patrimônios são chamados de “cidade histórica” ou “centro histórico”.
- O que você acha que isso significa?
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PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Espera-se que eles comecem suas escolhas em grupos por meio do jogo do “E se...?”. Para orientar a organização do trabalho em grupo, considere o método da professora da Universidade de Stanford, Rachel Lotan, especialista em ensino para a equidade. Ela considera que os estudantes possuem conhecimentos e habilidades distintos que se complementam no trabalho em grupo.
Organize as atribuições dos integrantes do grupo e comente que eles devem participar de todas as etapas e se corresponsabilizarem pela investigação e seus procedimentos. Além disso, cada integrante terá um papel atribuído por sorteio:
a) facilitador: responsável pela leitura e compreensão;
b) monitor de recursos: responsável por solicitar ou mediar a atuação do grupo com ferramenta ou material;
c) repórter: responsável por registrar as atividades e compartilhá-las;
d) harmonizador: responsável por assegurar que todos realizem as atividades e que sejam ouvidos;
e) controlador do tempo: responsável por mensurar e monitorar o tempo estipulado para a realização das atividades.
Observe como eles são distribuídos ao longo das atividades e, se necessário, sugira a troca de papéis, evitando um reforço das habilidades já desenvolvidas. Atue como mediador e organizador, contribuindo com a autonomia do grupo. Após a escolha de seus destinos, os integrantes devem, individualmente, escolher outros itens para serem levados em suas mochilas nesta viagem.
MP52
- Qual é a importância de preservar construções históricas?
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PROFESSOR
Resposta: Os locais históricos ajudam a preservar a memória sobre importantes acontecimentos e períodos pelos quais o Brasil passou. Revelam estéticas artísticas, costumes e tradições de épocas passadas._____
- Identifique no mapa do Brasil os estados em que estão localizados os patrimônios mencionados no texto.
PROFESSOR
Resposta: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe.FONTE: IBGE, 2019.
- Quais patrimônios são mais próximos de onde você mora?
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Escolha o patrimônio que está mais perto de você e pesquise a distância da sua cidade em relação a ele.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Você conhece algum dos patrimônios mencionados no texto? Como?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem sobre seus conhecimentos prévios a respeito desses lugares. Fim da observação.- Você tem vontade de viajar para algum deles? Por quê?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Além dos patrimônios culturais, o Brasil também tem patrimônios naturais.
Pesquise em livros e sites quais são eles e compartilhe com os colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Em grupo, escolham um patrimônio cultural ou natural que vocês tenham vontade de conhecer melhor. Agora, vocês serão um grupo de viajantes planejando uma viagem para esse local.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
No mapa da atividade 8 é possível localizar a Cidade Histórica de Ouro Preto – Minas Gerais; O Centro Histórico de Olinda – Pernambuco; As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul; O Centro Histórico de Salvador – Bahia; O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas – Minas Gerais; O Plano Piloto de Brasília – Distrito Federal; O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato – Piauí; O Centro Histórico de São Luís do Maranhão – Maranhão; Centro Histórico da Cidade de Diamantina – Minas Gerais; Centro Histórico da Cidade de Goiás – Goiás; Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão – Sergipe; Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar – Rio de Janeiro; Conjunto Moderno da Pampulha, Sítio Arqueológico Cais do Valongo e Paraty e Ilha Grande – Cultura e Diversidade.
a) Os estudantes devem identificar o estado em que moram e localizar se há algum patrimônio cultural no estado. Caso não tenha, devem verificar qual é o estado mais próximo que apresenta um patrimônio cultural.
b) Os estudantes devem pesquisar a distância do patrimônio cultural mais próximo até a cidade em que moram, com o auxílio de mapas interativos on-line. Outra alternativa, sem o uso de ferramentas digitais, é fornecer um mapa mais detalhado, que permita calcular a distância entre cidades a partir da escala cartográfica. Por exemplo, se 1 cm no mapa corresponde a 3 km, basta medir a distância em cm e depois multiplicar por 3 para encontrar a distância real em km.
MP53
Etapa 2 Vamos pesquisar?
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.
Fim do complemento.
- Qual é a localização do patrimônio cultural ou natural escolhido?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Espera-se que os estudantes descrevam o estado e/ou a cidade em que está localizado o patrimônio. Alguns podem estar localizados em mais de um estado e/ou cidade. Fim da observação.- Quais são as cidades mais próximas dele? Aponte a distância em quilômetros (km).
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Para responder a essa questão, os estudantes deverão pesquisar mapas locais que mostrem em maiores detalhes a malha de cidades próximas. Com sua ajuda e supervisão, podem calcular a distância em quilômetros (km) utilizando rotas em mapas interativos on-line ou com o cálculo a partir da escala geográfica. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2 – Vamos pesquisar?
Oriente os estudantes a se organizarem nos grupos da etapa anterior e que, a partir de agora, eles trocarão de papéis quando necessário. Relembre-os de que todos devem participar do processo de investigação. As atividades propostas buscam estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, ao fazer com que os estudantes dividam o problema proposto em partes menores e analisem seus detalhes em busca da solução.
Para a atividade, oriente os grupos a fazer as indicações com base em uma discussão inicial entre eles. Depois, eles devem buscar informações em textos informativos e relatos de viagem, verificando como organizar suas mochilas. Os grupos devem ter acesso a textos escritos impressos e digitais, audiovisuais, jornais, revistas, sites, enciclopédias, entre outras.
Peça aos grupos que realizem as atividades indicadas. Oriente-os a realizar pesquisas sobre seus destinos, anotando as informações e discutindo em grupo os aspectos históricos, geográficos, sociais, naturais e culturais do local.
Para a realização das atividades, retome ou explore algumas condições de geografia física das regiões. Peça aos grupos que indiquem seus destinos e, em seguida, proponha uma análise coletiva sobre esses lugares por meio da exploração do mapa, relacionando as diferentes características naturais do mapa físico: hidrografia, relevo, clima e vegetação.
Para ampliar
Para contribuir com a busca de informações, é importante oferecer aos estudantes fontes confiáveis e materiais que os orientem em seus processos de estudo e pesquisa.
Sites oficiais, a serem acessados com a supervisão do professor:
- Patrimônio Mundial no Brasil pela Unesco. Disponível em: http://fdnc.io/eBa.
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Disponível em: http://fdnc.io/gvS.
-
Site do Ministério do Turismo. Disponível em:
http://fdnc.io/gvT.
Revistas e jornais para o público infantil:
- Revista Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://fdnc.io/s.
-
Jornal Joca. Disponível em:
http://fdnc.io/dNb. Acessos em: 13
abr.
2021.
Livros:
- Atlas Infantil da Cultura do Brasil, de Gustavo Mendes, Pé da Letra.
- Viagem pelo Brasil em 52 histórias, de Silvana Salerno, Companhia das Letrinhas.
MP54
- Compare as diferentes fotos selecionadas do local e responda:
PROFESSOR
Resposta pessoal.- O que mudou na paisagem?
- De que maneira o ser humano interferiu nas mudanças?
- Em sua opinião, essas mudanças são positivas ou negativas? Por quê?
- Assinale o tipo de clima predominante e a temperatura média em cada estação do ano:
PROFESSOR
Resposta pessoal. Atenção professor: Relembre com os estudantes os principais climas do Brasil. As temperaturas médias de cada local podem ser encontradas em serviços meteorológicos on-line ou textos turísticos, que exploram o clima em cada época do ano. Fim da observação.( ) Equatorial
( ) Tropical
( ) Temperado
Outono: _____ °C
Inverno: _____ °C
Primavera: _____ °C
Verão: _____ ºC
- Quais são as manifestações culturais típicas do local? Anote em seu diário de bordo.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Festas populares:
_____
- Danças:
_____
- Estilos musicais:
_____
- Lutas:
_____
- Jogos e brincadeiras:
- _____
- Outros:
_____
- Quais são os atrativos turísticos do local?
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Restaurantes: _____
- Passeios: _____
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações
- a. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifiquem mudanças na paisagem, como aumento de edifícios contemporâneos, degradação de construções históricas, diminuição da vegetação natural, construção de novos pontos turísticos, consequências de fenômenos naturais etc.
- b. Espera-se que os estudantes reflitam sobre as ações do ser humano na natureza, identificando que boa parte das mudanças na paisagem é causada por ele, como devastação da natureza e construção de edifícios.
- c. Algumas mudanças podem ser entendidas como positivas, do ponto de vista da ampliação de acesso aos viajantes, maior comércio, avanço econômico, geração de empregos etc. No entanto, algumas mudanças podem ser entendidas como negativas, do ponto de vista dos impactos que podem causar na natureza, como modificação da vegetação, espécies de animais em ameaça de extinção, entre outros.
MP55
- Atividades:
- _____
- Pontos turísticos:
_____
- Museus, teatros, casas de show:
_____
- Outros:
_____
Boxe complementar:
Pensamento computacional
Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Hora de escrever
Em grupo, escrevam um guia de viagem sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido.
O objetivo é apresentar informações desse local para possíveis viajantes interessados em conhecê-lo.
Utilizem os textos lidos na pesquisa como modelo.
Confiram algumas dicas para a escrita:
- Planejem o que gostariam de escrever.
- Escrevam o texto, organizando-o a partir de alguns títulos que podem ser úteis para o viajante. Por exemplo:
- Como chegar.
- Quando ir.
- Gastronomia.
- Passeios.
- Dicas.
- Nesse texto, é permitido colocar a opinião do grupo, de modo a fazer o leitor sentir vontade de conhecer o lugar.
- Insiram imagens sobre o local. Escrevam legendas explicativas para cada uma delas.
- Troquem os
guias
de viagem com outros grupos para sugerirem e receberem sugestões de melhorias no texto. Respondam:
- O texto apresenta bem o local?
- O texto traz as principais atrações que o viajante pode encontrar?
- O texto faz o leitor ter vontade de viajar?
- A pontuação e a ortografia do texto estão adequadas?
- Façam a revisão do guia de viagem, de acordo com as sugestões dadas pelos outros grupos.
- Reúnam os guias de viagem de todos os grupos em um livro ou blog , que tem como objetivo apresentar aos viajantes os patrimônios culturais e naturais do Brasil.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Hora de escrever!
Proponha aos grupos que elaborem um guia turístico de seus respectivos destinos a fim de conhecer melhor seus destinos e os principais pontos turísticos do lugar e os patrimônios culturais e/ou naturais. Oriente-os a buscar por imagens em livros, revistas, guias de viagem ou sites.
Durante o processo, os grupos devem levantar informações para legendar as fotos e/ou os desenhos, elaborar trechos de curiosidades (instrua-os a usar “você sabia que...” e produzir textos descritivos sobre o destino e seus respectivos patrimônios e demais pontos turísticos, além de incluir a elaboração de uma ficha descritiva do destino e dos trechos de dois tipos de relatos: um sobre como é viver no lugar e outro um relato de viagem. Ao organizar as informações e os dados levantados, selecionando os mais relevantes, os estudantes exercitam habilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Após levantarem os dados, distribua guias de viagem da cidade onde vivem, para que eles tenham uma referência sobre a organização e composição de texto. Essas produções podem ser impressas, com divulgação na escola, ou podem ser divulgadas no blog da escola. Ajude-os a criar e a editar o guia turístico em formato de folder. Para finalizar, os grupos devem organizar uma exposição com os guias e disponibilizá-los pela escola e em meio digital.
- Antes de finalizar a etapa, peça aos integrantes de cada grupo que revejam e ampliem, se desejarem, os itens que levariam em suas mochilas para a viagem do destino escolhido.
MP56
Etapa 3 Experimentando
PROFESSOR
Respostas pessoais. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Retomem os dados da pesquisa sobre o patrimônio cultural ou natural e o texto do guia de viagem.
- O que para vocês é uma viagem inesquecível?
- O que o viajante deve fazer quando vai para algum lugar? Quais são as experiências que ele não pode deixar de ter?
- De que maneira o viajante deve agir em relação aos moradores locais?
- Como o viajante pode fazer para se lembrar das experiências que viveu?
- Que manifestações culturais do local escolhido vocês gostariam de experimentar na viagem?
- Escolham uma delas e façam uma experimentação em sala de aula, com a ajuda do professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3 – Experimentando
Oriente os grupos a retomar às informações pesquisadas e ao guia de viagem. Eles devem pensar na viagem e no que vão levar na mochila mais como viajantes e menos como turistas. Para isso, oriente-os a pesquisar sobre essa diferença. Espera-se que eles encontrem informações, como:
- Turistas estão preocupados em descansar em um lugar confortável, como um hotel, conhecer os principais pontos turísticos, fazer selfies nos lugares, manterem-se em um roteiro predefinido, fazer compras etc., e suas malas de viagem têm sempre espaço para equipamentos e alguma lembrança material do lugar, por exemplo.
- Viajantes registram o destino e gostam de imergir na viagem e se aventurar a explorar o lugar a pé, de bicicleta ou de transporte público. Também gostam de explorar o destino de diferentes formas, mudando o roteiro e estabelecendo novas
rotas
para aproveitar a experiência. Estão disponíveis para dormir em hotel, hostel, acampamentos etc. Suas bagagens
consideram
diferentes circunstâncias, como mudanças de temperaturas, mas são leves, pois o importante é a relação com o destino e com as pessoas que lá vivem.
Após identificarem as principais características de uma viagem turística e de uma viagem como viajantes, é hora de os grupos se organizarem para rever suas mochilas pensando nessa distinção. A mochila deve considerar as mudanças de roteiros e as experiências que se deseja ter, levando o essencial.
Orientações
- Auxilie os estudantes a encontrarem os dados, se for necessário.
- Os estudantes devem pensar em atividades essenciais para uma boa viagem. Viagens são importantes momentos de troca cultural, aprendizagem e respeito à diversidade.
- Para algumas pessoas, o viajante deve conhecer ao máximo os pontos turísticos do local. Já para outras pessoas, o viajante deve viver como um morador local.
- Espera-se que os estudantes reconheçam a necessidade de respeitar e valorizar a diversidade cultural presente nos locais conhecidos durante as viagens.
- Espera-se que os estudantes discutam sobre formas de registro de memórias de viagens, como relatos, fotografias, vídeos, souvenirs etc.
- Espera-se que os estudantes escolham uma linguagem artística ou corporal para fazerem uma experimentação de uma dança típica, uma festa popular, um estilo musical, uma forma de produzir artesanato etc.
MP57
- Discutam em grupo o que vocês levariam na mochila de viagem, de acordo com as características e os atrativos do local. No diário de bordo, façam uma lista de itens obrigatórios e opcionais, para não se esquecerem de nada.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Itens obrigatórios |
Itens opcionais |
---|---|
_____ |
_____ |
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes pensem em itens que são adequados para o local. Fim da observação.- Pesquisem em relatos de viagens desses locais o que as pessoas costumam levar e anotem no diário de bordo outra lista de itens de acordo com a opinião dos viajantes.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Itens obrigatórios de acordo com viajantes |
Itens opcionais de acordo com viajantes |
---|---|
_____ |
_____ |
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes consultem o que pessoas que já foram até o local recomendam que se leve na mochila de viagem. Fim da observação.- Com base nas informações encontradas na pesquisa, revejam as possibilidades pensadas pelo grupo.
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes devem registrar o que pretendem produzir para a solução da pergunta investigativa: O que você levaria em uma mochila de viagem? Fim da observação.- Façam uma lista final de quais itens podem ser levados na mochila do grupo.
- Apresentem a lista para o professor e os demais grupos de colegas.
- Escolham as possibilidades e justifiquem por que elas são as mais interessantes de ser levadas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Por exemplo, caso o local seja frio, é preciso levar casacos. Se há mar, é preciso levar roupa de praia. Alguns itens podem aparecer em qualquer opção, como máquinas fotográficas, sapatos confortáveis, roupas íntimas, produtos de higiene pessoal etc.
- Alguns itens podem não ter sido pensados pelos estudantes, como repelentes de insetos, calças compridas, roupas térmicas para lugares muito frios, entre outras possibilidades.
- A lista de sugestões favorece a troca de ideias entre os grupos, ampliando o repertório de possíveis itens a serem levados. Rever os itens pensados anteriormente, com base no relato de outros viajantes e nas listas de outros colegas, é fundamental para verificarem o que podem ter esquecido e seria necessário.
MP58
Etapa 4 Hora de produzir!
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.Boxe complementar:
Pensamento computacional
Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.
Fim do complemento.
- Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento de como montar a mochila de viagem definida anteriormente.
OBJETIVO
- Escrevam o que pretendem vivenciar no local escolhido para viagem.
JUSTIFICATIVA
- Argumentem por que os itens escolhidos pelo grupo são eficientes para a viagem.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Retomem a lista de materiais que deverão ser providenciados para a mochila.
DESENVOLVIMENTO
- Coloquem o passo a passo necessário para montar a mochila. Vocês podem listar cada uma das ações.
RESULTADOS ESPERADOS
- Registrem como esperam utilizar cada um dos itens durante a viagem.
Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação e boa viagem!
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4 – Hora de produzir!
Oriente os grupos para que assumam produções reais, organizando as etapas de produção. Ao organizarem a sequência de passos para a solução do problema proposto, eles estarão mobilizando habilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Verifique com os grupos quais são os seus objetivos, as etapas que devem seguir para realizar a produção, a importância do envolvimento de todos e a responsabilidade de cada um nesta elaboração. Ao término desta etapa, a produção deve ser concluída. Para isso, é preciso que os grupos planejem e elaborem suas respectivas produções.
Proponha a organização de uma experiência imersiva e lúdica para todos os grupos. Organize na sala de aula as estações temáticas. Cada estação deve ser elaborada por um grupo, que deve apresentar a viagem que fizeram com fotos, mapas, imagens de satélite, cartazes, maquetes, vídeos etc.
Proponha que eles organizem uma experimentação de alguma manifestação reconhecida como patrimônio imaterial no lugar de destino. Eles podem promover a representação de uma festa ou a experimentação de jogos, danças e lutas, dependendo do lugar. Isso pode ser feito com o auxílio de imagens, figurinos e/ou representações, convidando os colegas a participarem. Durante a apresentação dos grupos, eles devem relacionar as informações da manifestação com a experiência.
Para finalizar, os grupos devem apresentar suas mochilas prontas com os respectivos itens em suas estações e suas justificativas. Elas podem ser apresentadas com o auxílio de itens reais ou como fotos e/ou desenhos. Para tal, oriente aos grupos para retomarem suas anotações e seus registros sobre o que levariam na mochila, para verificar se os itens indicados individualmente estão ou não contemplados na lista coletiva. Eles devem discutir e rever as listas individuais, criando uma versão final da lista coletiva.
O objetivo dessa atividade por estações é que, quando todos os grupos passarem por todas as estações, eles terão “viajado pelo Brasil”.
Para a sistematização, oriente os estudantes a observar o funcionamento da produção e anotar no diário de bordo tudo o que acontecer durante esta etapa de produção. Peça aos grupos que discutam e registrem em seus diários de bordo:
- Alguma coisa inesperada aconteceu?
- O que poderia ter sido mais bem planejado?
- É possível ajustar a solução para que ela seja melhorada? Como?
Essas anotações devem ser utilizadas para auxiliar os grupos no momento da avaliação.
MP59
Etapa 5 Compartilhando as descobertas
PROFESSOR
Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.- Retomem as anotações do diário de bordo sobre a viagem do grupo.
- Planejem o que gostariam de dizer sobre a viagem.
- Escrevam o relato de viagem, comentando para os viajantes o que mais gostaram do local, as descobertas que fizeram, as experiências que tiveram, entre outras impressões pessoais.
- Caso vocês tenham tirado fotos, adicionem as escolhidas ao relato de viagem, com legendas explicativas.
- Revisem o relato de viagem, para verificar se não há nenhuma inadequação na pontuação e na ortografia do texto.
- Compartilhem os relatos de viagem em um livro ou blog da turma.
- Leiam os relatos dos demais colegas e descubram como foi a viagem deles. Com essa leitura, vocês podem descobrir coisas muito interessantes sobre os locais escolhidos pela turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas
Oriente os grupos a planejar e a escrever um relato de viagem a partir da experiência que tiveram durante as pesquisas e a organização e experimentação da estação temática. Eles devem evidenciar o caráter imersivo e lúdico da experiência, como se tivessem viajado e conhecido os lugares, apresentando as descobertas e os aprendizados sobre os patrimônios do destino escolhido.
Inicie a atividade verificando o conhecimento dos estudantes sobre o gênero relato de viagem. Liste com eles sua finalidade e suas principais características. Em seguida, oriente a pesquisa dos grupos por experiências reais de viagens. Cada grupo deve trazer dois relatos de viagens, que podem ser de livros e/ou da internet. É interessante escolher um verídico e outro ficcional para que compreendam que, em ambos os casos, a estrutura do relato é a mesma. A partir da leitura em voz alta e compartilhada desses relatos (ou de trechos deles), retome a lista de características do gênero, de modo que eles confirmem ou reformulem o que haviam indicado.
Espera-se que os estudantes indiquem que a finalidade de um relato é a de narrar experiências vividas durante uma viagem e, como é relatado a partir do ponto de vista do viajante, o texto tem como características a escrita no pretérito, linguagem informal e enredo pessoal com opiniões pessoais sobre os lugares, as pessoas, a cultura etc.
Verifique se eles identificam a diferença entre um guia de viagem com roteiro e um relato de viagem. Enquanto o guia apresenta um texto informativo, o roteiro é uma proposta de experiência predeterminada, sendo mais voltado para turistas. Já o relato é um texto pessoal de uma experiência vivida por viajantes que querem compartilhar seus olhares sobre os lugares visitados.
Em seguida, convide-os a produzir um relato de viagem. Eles devem escrever os relatos individualmente, entregando-os para a leitura e a revisão dos demais colegas do grupo. A ideia é que os relatos sejam diferentes. Para finalizar, o grupo deve juntar as melhores partes dos relatos individuais e construir um relato de viagem do grupo.
Com os relatos finalizados, combine a elaboração de um livro de viagens da turma e leia, com todos, as histórias vividas nas respectivas viagens fictícias, estimulando a imaginação e a criatividade e mostrando que também é possível “viajar sem sair do lugar”. Essa compilação pode ser digitalizada para ser compartilhada com outras pessoas no blog da turma ou da escola.
MP60
Etapa 6 O que aprendemos?
Preencha no diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim |
Não |
Mais ou menos |
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Autoavaliação |
Respondi à questão “O que eu levaria em uma mochila de viagem?”? |
|||
Contribuí para o trabalho em grupo? |
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Agi com respeito com todos os integrantes do grupo? |
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Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto? |
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Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação? |
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Resolvi a missão organizando itens para a viagem que escolhi? |
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Avaliação do grupo |
Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo Lucas? |
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Pesquisamos em fontes confiáveis e coletamos dados e informações sobre o patrimônio cultural ou natural escolhido? |
||||
Trocamos ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas? |
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Seguimos todos os combinados entre os integrantes do grupo? |
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Avaliação coletiva do projeto |
O projeto contribuiu para vocês conhecerem mais sobre os patrimônios culturais e naturais do Brasil? |
|||
O projeto contribuiu para vocês analisarem características de diferentes lugares do país, seus costumes e tradições? |
||||
O projeto contribuiu para vocês valorizarem e experimentarem manifestações artísticas e culturais brasileiras? |
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O projeto contribuiu para vocês planejarem e organizarem uma mochila de viagens a um patrimônio cultural ou natural brasileiro? |
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O projeto contribuiu para vocês experimentarem uma “viagem” a um patrimônio cultural ou natural brasileiro? |
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 6 – O que aprendemos?
Nesta última etapa do projeto, convide os estudantes para uma conversa coletiva sobre o processo de investigação que vivenciaram. Promova uma discussão que considere tanto os momentos coletivos como os momentos em grupo.
Peça aos alunos que compartilhem suas listas de itens que levaram na mochila e o que foi sendo acrescentado. Em seguida, oriente-os a realizar a autoavaliação. Ela é um importante instrumento para desenvolver a autonomia e a autocritica. Leia as perguntas em voz alta e ressalte que essas perguntas envolvem, principalmente, comportamento e procedimentos. Oriente-os a indicar os próprios desempenhos e, se necessário, questione-os sobre algum item.
Na sequência, oriente-os a avaliar a atuação do grupo. Leia as perguntas em voz alta e, em seguida, peça a eles que respondam individualmente, para depois discutirem-na com seus respectivos grupos. Por fim, os estudantes devem avaliar o projeto. Instrua-os a, novamente, realizarem a avaliação de forma individual para, em seguida, a trocarem com a turma. Ao final da discussão, relembre-os de que a avaliação é importante para que todos possam tomar consciência das trajetórias percorridas e se corresponsabilizarem pelo empenho em avançar em suas aprendizagens. Destaque que, ao longo do processo, você preencheu seu diário de bordo a fim de acompanhar o desenvolvimento de todos e do trabalho.
Ao final do projeto, realize uma autoavaliação tendo como itens a serem avaliados seu papel de mediador e o projeto. Para avaliar sua atuação como professor-mediador, faça uma reflexão sobre a qualidade de suas contribuições e intervenções para a investigação e para o trabalho em grupo. Reflita também sobre o uso do diário de bordo como instrumento para auxiliar nas avaliações formativas realizadas ao longo do processo e analise as formas de aprimorar o uso desse tipo de ferramenta em outros projetos. Em seguida, realize uma avaliação do projeto junto com a equipe pedagógica, discutindo a proposta e os encaminhamentos. Diagnostique de que modo o projeto contribuiu com as aprendizagens dos alunos e com o desenvolvimento das habilidades indicadas no início do projeto. Tanto a autoavaliação docente como a avaliação do projeto são importantes para registrar, investigar e refletir sobre as práticas pedagógicas, de modo que elas possam ser cada vez mais intencionais e significativas tanto para os alunos como para o professor.
MP61
Para continuar a investigação
-
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
Disponível em: http://fdnc.io/2gu. Acesso em: 11 fev. 2021.
A página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lista os patrimônios culturais e naturais brasileiros classificados pela Unesco, com maiores detalhes sobre cada um deles para serem explorados.
-
BRASIL. Ministério do Turismo.
Disponível em: http://fdnc.io/gvT. Acesso em: 11 fev. 2021.
A página oficial do Ministério do Turismo, pertencente ao Governo Federal, traz as principais atualizações sobre o turismo brasileiro, como notícias, campanhas e publicações oficiais.
-
NOSSO território. IBGE educa.
Disponível em: http://fdnc.io/gvU. Acesso em: 11 fev. 2021.
Na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltada para crianças, são apresentados alguns conteúdos sobre o território brasileiro, como divisão territorial, relevo e clima, flora, fauna e biomas.
-
TODOS os patrimônios mundiais e o Brasil tem. 2019. Vídeo (10min34s). Publicado pelo canal Diogo Elzinga.
Disponível em: http://fdnc.io/gvV. Acesso em: 13 jun. 2021.
Este vídeo mostra 22 patrimônios culturais mundiais localizados no Brasil reconhecidos pela Unesco, contextualizando-os historicamente.
-
TURMA da Mônica ‒ Defesa do Patrimônio Cultural. 2020. Vídeo (1min8s). Publicado pelo canal Controladoria-Geral da União ‒ CGU.
Disponível em: http://fdnc.io/gvW. Acesso em: 13 jun. 2021.
Vídeo apresentado pela Turma da Mônica sobre o patrimônio cultural brasileiro e a importância da sua preservação.
MANUAL DO PROFESSOR
Leia com os estudantes as sugestões de leitura apresentadas e pergunte por qual se interessaram. Você poderá aproveitar para fazer uma visita com eles à biblioteca da escola ou da região e buscar livros que abordem esses temas.