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Comentários para o professor:

Referências bibliográficas

Parte introdutória

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018.

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que norteia a criação de currículos, livros didáticos e atividades pedagógicas para todos os estudantes da Educação Básica.

COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Tradução: Luis Fernando M. Dorvillé, Mila M. Carneiro, Paula M. S. F. Rozin. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

As duas pesquisadoras da Universidade de Stanford apresentam neste livro a aplicação de uma aprendizagem cooperativa por meio de estratégias para o trabalho em grupo voltadas para a equidade.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). Multiliteracies: Literacies learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2000.

O livro traz diferentes propostas relacionadas à pedagogia dos multiletramentos. Essa concepção foi pensada pela primeira vez em 1996 pelo Grupo de Nova Londres, com o objetivo de promover um ensino voltado à valorização da diversidade cultural e da multiplicidade de linguagens. Dentre as propostas, está a ideia de entender o aluno como designer, isto é, como um analista crítico e transformador de sentidos.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologias. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2011.

Neste livro, a autora Ivani Fazenda dá continuidade a um diálogo promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (Gepi) da PUC-SP com Hilton Japiassú, o precursor dos estudos sobre a interdisciplinaridade no Brasil. O texto de Fazenda (2011) tem sua relevância ao trazer à tona a gênese e a formação do conceito de interdisciplinaridade.

GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

Neste livro, o autor apresenta discussões sobre a relação entre educação, letramentos e games , por meio da proposição de 36 princípios de aprendizagem que podem ser mobilizados pelos jogos.

HERNÁNDEZ, F. Pasión en el proceso de conocer. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona, n. 332, p. 46-51, fev. 2004. [em espanhol]. Disponível em: http://fdnc.io/gvC. Acesso em: 8 jul. 2021.

Este artigo, escrito em espanhol, apresenta de forma resumida a metodologia de projetos defendida pelo professor Fernando Hernández, da Universidade de Barcelona, na Espanha. O texto traz uma revisão de seus estudos sobre o tema.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2000.

Neste estudo, são elencadas algumas das perspectivas pelas quais a concepção de avaliação formativa pode ser trabalhada e funcionar como polo de referência para um ponto de vista sobre a expressão “avaliação formativa”.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-32.

Este capítulo do livro apresenta e conceitua a pedagogia dos multiletramentos, trazendo importantes reflexões sobre a sociedade atual, marcada pelo uso de tecnologias digitais. Trata-se de uma referência em português para entender os pressupostos do Grupo de Nova Londres.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

Neste livro, Santaella discute as características das linguagens na cultural digital, muitas vezes marcada pela fluidez e hibridização. Dentre essas linguagens, a autora faz reflexões sobre as práticas relacionadas aos games e como estes funcionam na sociedade atual.

Parte específica – Orientações didáticas referentes ao Livro do Estudante

AGÊNCIA LUPA. Disponível em: http://fdnc.io/6sP. Acesso em: 26 jun. 2021.

Site da agência de verificação e checagem de informações e notícias que identificam fake news.

AOS FATOS. Disponível em: http://fdnc.io/g1F. Acesso em: 26 jun. 2021.

Site de verificação e checagem da veracidade de informações e notícias .

BASUALDO, Carlos Canavez. Alimentos ricos em fibras ajudam a normalizar função intestinal. Hospital Sírio-Libanês, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/gwn. Acesso em: 25 de jun. 2021.

BONE, Emily. Fique por dentro: de onde vêm os alimentos, Londres: Usborne, 2018.

Livro com cenas que mostram de onde vem a comida. As páginas têm abas informativas que indicam a trajetória de produtos do chocolate até a azeitona.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://fdnc.io/fhp. Acesso em: 28 jun. 2021.

Texto integral da lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Estatuto da criança e do adolescente em tirinhas. Disponível em: http://fdnc.io/M. Acesso em 28 jun. 2021.

Versão ilustrada do Estatuto da Criança e do Adolescente

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Turma da Mônica: O estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: http://fdnc.io/gwo. Acesso em 28 jun. 2021.

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BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores brasileiros para os objetivos de desenvolvimento sustentável . Disponível em: http://fdnc.io/gwr. Acesso em: 28 jun. 2021.

No site, há dados e informações sobre a posição do Brasil em relação a cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 26 jun. 2021.

Publicação do Ministério da Saúde de 2006 e revisada em 2014, indica as diretrizes de escolhas alimentares com o objetivo de promover a saúde e a boa alimentação da população, combatendo a desnutrição e prevenindo enfermidades que atualmente se encontram em ascensão, como a obesidade e o diabetes. Além disso, a publicação fala sobre “comida de verdade” para combater o consumo de ultraprocessados.

CONONA, Jane; CORONA, Nara. Faz bem pra quê? A ciência por trás dos alimentos. Rio de Janeiro: Senac, 2016.

Livro que procura responder perguntas como “Qual é a função de cada alimento que ingerimos?”, “Qual é o papel das vitaminas no nosso organismo?”, entre muitas outras, que relacionam a importância de um alimento para o corpo humano.

DAYNES, Katie. O livro dos porquês: alimentos, Londres: Usborne, 2017.

Livro com respostas para perguntas curiosas, explicando como um alimento chega até nós, de onde ele vem, como ele é feito.

FUNDO DE EMERGÊNCIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Disponível em: http://fdnc.io/gvX. Acesso em: 27 jun. 2021.

No site, há as ações desenvolvidas em favor do público-alvo da instituição, que atua no Brasil desde 1950, visando especialmente à população mais vulnerável e vítima de violência.

JORNAL JOCA. Disponível em: http://fdnc.io/dNb. Acesso em: 25 jun. 2021.

O Jornal Joca é impresso e digital, voltado para jovens e crianças e traz notícias da atualidade, abordado diferentes assuntos e temas, como o meio ambiente.

MARIA FARINHA FILMES. Muito Além do Peso, 25 jan. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/gwp. Acesso em: 26 jun. 2021.

Documentário que aborda em um contexto amplo e complexo a qualidade da alimentação de crianças. O filme é fruto da parceria entre a produtora Maria Farinha e o Instituto Alana. Discute a necessidade de promover sensibilização e mobilização social para este problema, considerando, inclusive, o impacto da publicidade infantil neste tema que é de saúde pública.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Disponível em: http://fdnc.io/g3V. Acesso em: 28 jun. 2021.

Página das Nações Unidas Brasil dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

NOVA ESCOLA. “Projeto Mentira na Educação, não!”. Disponível em: http://fdnc.io/gvM. Acesso em: 26 jun. 2021.

Trata-se de uma parceria entre a Revista Nova Escola e organizações públicas e empresas privadas com a finalidade de se opor à desinformação e à disseminação de notícias sensacionalistas sobre Educação.

REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. São Paulo: Instituto Ciência Hoje. Disponível em: http://fdnc.io/s. Acesso em: 25 jun. 2021.

Publicação brasileira de divulgação científica criada para os públicos infantil e juvenil. Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, instigar a curiosidade e promover o pensamento científico, a publicação tem versão impressa e digital.

SEBRAE – Centro Sebrae de Sustentabilidade. Disponível em: http://fdnc.io/gwb. Acesso em: 28 jun. 2021.

Na página, há inúmeras informações a respeito de sustentabilidade voltada ao empreendedor, inclusive com recursos audiovisuais.

WIKHOW. Como fazer uma história em quadrinhos . Disponível em: http://fdnc.io/gwq. Acesso em: 28 jun. 2021.

Na página, há indicações a respeito de como elaborar uma HQ, em todas as suas etapas.

WWF. Disponível em: http://fdnc.io/2mk. Acesso em: 28 jun. 2021.

No site, há inúmeras informações a respeito do trabalho desenvolvido pela instituição em prol da preservação ambiental no Brasil e no mundo.