CAPÍTULO 3 Teias alimentares

Fotografia. Uma colônia de cogumelos brancos, em formato que lembra um guarda-chuva fechado, está sobre um tronco de árvore no solo.
Os seres vivos decompositores, como os cogumelos da foto, são importantíssimos para o planeta Terra. Neste capítulo, você saberá por quê. Cogumelos , com aproximadamente 7 centímetros de altura, crescendo sôbre tronco de árvore caído no chão de uma floresta situada no norte da Itália.

Motivação

A critério do professor, esta atividade poderá ser realizada em grupos.

Ícone. Vidraria de laboratório.

Objetivo

Acompanhar o crescimento de seres vivos decom­po­sitores sôbre o pão e a laranja.

Você vai precisar de:

  • uma fatia de pão de
  • fita adesiva
  • uma laranja bem madura
  • conta-gotas
  • dois sacos plásticos trans­­parentes (eles não devem estar furados)
  • água

Procedimento

  1. Coloque a fatia de pão dentro de um dos sacos plásticos e a laranja dentro do outro.
  2. Pingue vinte gotas de água dentro de cada saco.
  3. Feche bem os sacos com a fita adesiva e mantenha-os em local que não seja frio e onde não bata luz do Sol diretamente.
  4. Sem abrir, observe os sacos todos os dias. Faça isso durante mais ou menos dez dias. Anote em seu caderno, a cada dia, o aspecto da laranja e do pão.
  5. Que mudanças você observou? Procure explicar o que aconteceu.
  6. Após esse período, jogue os sacos no lixo sem abri-los.
Fotografia. Uma fatia de pão de forma em um saco plástico fechado com fita adesiva vermelha. Um rolo de fita adesiva vermelha. Um copo com água até a metade. Um conta-gotas. Uma laranja dentro de um saco plástico fechado com fita adesiva vermelha.

Desenvolvimento do tema

1. O que são seres decompositores?

Os seres vivos que se reproduzem sôbre o pão e a laranja provocam o apodrecimento dêsses alimentos. Em outras palavras, eles provocam a decomposição do pão e da laranja.

Existem inúmeros outros seres vivos que, como esses, se nutrem de frutas, folhas, carnes, enfim, das diversas partes de que são formados animais e plantas. Enquanto se alimentam dêsses materiais, eles provocam sua decomposição.

Tais organismos são seres vivos denominados decompo­sitores. Muitos deles são microscópicos, isto é, não são visíveis a ôlho nu. Mas nem todos. Há alguns que são visíveis a ôlho nu, como é o caso dos cogumelos.

Você já comeu cogumelos? Talvez já os tenha comido, mas é importante que você saiba que nem todos eles fazem bem à saúde. A grande maioria é venenosa e pode até matar. Portanto, se você encontrar algum cogumelo por aí, não o coloque na boca.

Fotografia. Um cogumelo na terra, com a parte superior larga vermelha com bolinhas brancas e haste branca.
Cogumelo venenoso – Amaníta muscária. altura: até 20 centímetros
Fotografia. Um cogumelo na terra, com a parte superior larga laranja e haste branca.
Cogumelo venenoso – rússula emética. altura: até 7 centímetros
Fotografia. Destaque para as mãos de uma pessoa com luvas segurando vários pequenos cogumelos brancos.
Cogumelos comestíveis (xampignons) cultivados em estufa. altura: até 3 centímetros

2. Decompositores reciclam nutrientes

Você já imaginou se todas as folhas e os frutos que caí­ssem no chão ficassem aí para sempre? E se todos os cadáveres de animais mortos permanecessem do jeito que morreram?

Se fosse assim, a Terra estaria toda coberta por restos de organismos. No entanto, isso não acontece.

Quando um organismo morre ou quando algumas de suas partes se desprendem, como folhas e frutos, esses restos são decompostos por seres vivos decompositores.

Ao decompor folhas, frutos, cadáveres, fezes e outros restos de organismos, os decompositores aproveitam parte deles como alimento. Outra parte vai para o solo e serve de adubo para as plantas, pois contém nutrientes de que elas precisam para se desenvolver, como o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

Entendeu? Então diga por que os decompositores são tão importantes para o planeta Terra.

Ícone. Dois balões de fala.

ATIVIDADE

Para discussão em grupo

O ser humano depende dos decompositores?

Explique.

3. Decompositores e cadeias alimentares

Uma cadeia alimentar se inicia com um ser vivo produtor, que fabrica seu próprio alimento por meio da fotos­síntese. É o caso do capim.

Um ser vivo produtor serve de comida para um consumidor que dele se alimente. As capivaras, por exemplo, devoram o capim. Há outros animais, como a onça, que se alimentam de consumidores de capim.

capim ……séta ……capivara ……séta ……onça ……………(produtor)…………(consumidor)………(consumidor)………

Mas de que maneira os decompositores se encaixam na cadeia alimentar?

Qualquer capim, capivara ou onça mortos apodrecem sob a ação dos decompositores. Como consequência dêsse processo, o solo passa a conter importantes nutrientes para as plantas.

E aí começa tudo de novo. Os nutrientes, liberados no solo pelos decompositores, favorecem o crescimento e a reprodução das plantas. Por meio da fotossíntese, essas plantas atuam como produtores de alimento. Esse alimento passa para os consumidores na cadeia alimentar. E tudo se repete.

Fluxograma. Capim. Seta para: Capivara. Seta para: Onça. Dos três seres vivos, seta para: decompositores, que deixam nutrientes no solo para o capim.
Ilustração. No canto superior esquerdo, Sol (fonte de luz). Capim, produtor de alimento por meio da fotossíntese. Seta para: uma capivara, animal, consumidor. Seta para: uma onça, animal, consumidor. Dos três elementos, seta para uma colônia de cogumelos: decompositores atuando sobre restos de animais e plantas mortos.
Em todos os ambientes naturais há produtores, consumidores e decompositores. Eles estão em interação permanente por meio das cadeias alimentares. (Representação esquemática fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

Fonte: Elaborado a partir de MILLER JUNIOR, G. T.; Ispúlmãn, S. E. Living in the environment. décima nona edição bóston: Cengage, 2018. página 55.

Ícone. Caderno.

ATIVIDADE

Para fazer no seu caderno

É muito comum, nas ciências, a identificação de padrões (isto é, regularidades, repetições).

Registre no caderno os padrões que você consegue reconhecer em cadeias alimentares de ambientes terrestres.

4. O que é aquilo que apareceu no pão?

Ao fazer o experimento da abertura do capítulo, você provavelmente percebeu que o pão vai embo­lorando, ou seja, vai adquirindo manchas escuras, conhecidas como bolor de pão.

Fotografia. Um pão de forma com manchas esverdeadas dentro de um saco plástico fechado. Ao lado, destaque para a parte esverdeada vista por microscópio: estruturas esféricas com superfície irregular coloridas em amarelo no topo de cabos finos e longos coloridos em verde.
Bolor Rhizopus oligosporus visto ao microscópio eletrônico de varredura. Imagem colorizada artificialmente; aumento de cêrca de 140 vezes.

O bolor de pão é um ser vivo decompositor. O que você acompanhou no experimento foi o desenvolvimento dêsse ser vivo. Mas o saco plástico estava fechado! De onde ele veio?

Na verdade, a fatia de pão já tinha um ou mais dêsses seres vivos, que são muito pequenos e que não conseguimos ver sem a ajuda de um microscópio. Eles são micr­organismos, ou seja, organismos muito pequenos.

Ícone. Símbolo de Internet.

Use a internet

Um bolor que comumente ataca o pão recebe a denominação científica de rizópus. Dê uma busca de imagens na internet pela palavra rizópus e você encontrará vários exemplos da atuação dêsse tipo de bolor na decomposição de alimentos e de restos de seres vivos. Você também poderá ver muitas fotos microscópicas dêsse bolor.

Fotografia. Um morango coberto por finas estruturas semelhantes a teias brancas.
Bolor rizópus sp. decompondo morango.

Você está lembrado de que uma das características dos seres vivos é a sua capacidade de reprodução?

Pois bem, com o passar dos dias e em condições de alta umidade, o bolor que já existia na fatia se alimenta do pão e se reproduz. Em alguns dias já há tantos microrganismos dêsse tipo sôbre a fatia, que nós passamos a enxergá-los como manchas. São as manchas vistas ao fazer o experimento.

Então, o bolor não apareceu do nada. Ele já estava lá. Apenas se alimentou do pão e se reproduziu.

5. E o que é que apareceu na laranja?

As manchas cinza-esverdeadas que costumam aparecer sôbre a laranja, ao fazer o experimento da abertura do capítulo, também evidenciam que sôbre ela um bolor se desenvolveu.

Fotografia. Fruta amarelada com manchas verdes dentro de um saco plástico fechado. Ao lado, destaque para a parte esverdeada vista por microscópio: cabos coloridos em verde. De um dos cabos sai uma estrutura alongada composta de várias partes coloridas em azul.
Fungo penicílium sp. visto ao microscópio eletrônico de varredura. Imagem colorizada artificialmente; aumento de cêrca de 340 vezes.

Esse ser vivo já estava lá, mas não era possível vê-lo porque é muito pequeno. Com o passar do tempo, ele se alimentou da laranja e se reproduziu. Após alguns dias, já era possível ver a mancha formada por uma grande quantidade dêsses microrganismos.

Então, perceba que o que apareceu sôbre a laranja não veio do nada. É um ser vivo que se reproduziu ao longo do tempo.

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

Um bolor que comumente se desenvolve na laranja tem a denominação científica de “penicílium”. Essa palavra tem origem no latim e significa pincel, pois é essa a aparência do bolor quando visto ao microscópio.

Fotografia. Fruta alaranjada com parte de sua superfície coberta por uma camada irregular verde e branca.
Tangerina embolorada pelo fungo .
Ícone. Símbolo de Internet.

Use a internet

Busque imagens na internet digitando a palavra penicílium. Você poderá ver exemplos da atuação dêsses bolores na decomposição de alimentos e também muitas fotos microscópicas dêsse bolor.

6. Fungos e bactérias atuam como decompositores

Existem seres vivos que os cientistas conhecem há muito tempo e que não são classificados como animais nem como plantas. Os bolores e os cogumelos são bons exemplos. Ambos são classificados como fungos.

Os fungos desempenham importante papel natural na decomposição dos restos de matéria viva.

As bactérias também são seres vivos não considerados animais nem plantas. As várias espécies dêsses organismos microscópicos são encontradas em praticamente todos os ambientes nos quais exista vida. Muitas bactérias vivem nos solos férteis. Outras são encontradas na superfície dos seres vivos ou até mesmo no interior de seus organismos.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Locutora] A bactéria que decompõe PET

[Locutora] Os decompositores são seres vivos que se nutrem de plantas e de restos de diversas partes de animais. Enquanto se alimentam desses restos, eles provocam sua decomposição. Esses seres tornam possível o reaproveitamento de diversos materiais pela natureza, mas isso não ocorre tão facilmente com a maior parte do que é produzido pelos seres humanos, como vidros e plásticos. Tais materiais demoram muitos anos para se decompor. Em 2016, um grupo de pesquisadores japoneses descobriu uma nova espécie de bactéria que é capaz de digerir certo tipo de plástico. Vamos ouvir mais sobre isso? Quem fala sobre o assunto é o engenheiro ambiental Sandro Donnini Mancini.

[Sandro Donnini Mancini] Bom, o PET é um material feito pelo homem. Ele foi desenvolvido inicialmente para ser fibra, então muitas calças e camisas que o pessoal fala que são feitas de poliéster são feitas de PET. [Pausa] E o tempo de decomposição dele, ele é indeterminado, tá? Se você deixar ele no solo, num aterro ou em qualquer lugar, ele vai ficar ali. Estudos que foram feitos falam [de] pelo menos 300 anos, coisa assim. Então é uma coisa que não se decompõe. Ele não se decompõe porque não foi a natureza que fez, foi o ser humano que fez.

[Sandro Donnini Mancini] Apesar de ele não ser decomposto por micro-organismos tradicionais, teve um pessoal em 2016, no Japão, que acabou isolando um tipo de bactéria que eles chamaram de Ideonella sakaiensis, que promovia algum tipo de degradação em PET, mas não o PET da garrafa. O PET da garrafa é bem complicado de se degradar. Ainda assim, foi uma degradação [Pausa] pequena, mas que deu um ânimo no pessoal que estuda isso.

[Sandro Donnini Mancini] Em 2018, uns outros cientistas, inclusive tem um brasileiro no meio, professor da Unicamp, eles fizeram uma mutação dessa bactéria e fizeram com que ela consiga degradar um PET, mas ainda não é um PET como a garrafa.

[Sandro Donnini Mancini] O que aconteceu nessa descoberta de 2016, depois de 2018, foi um avanço, se você pensar em decomposição do plástico, tá? Agora, eu não acho que deve ser encarada como uma alternativa de resíduo sólido, uma alternativa para minimizar a questão de lixo. A minha ideia é que o comportamento mude para as pessoas — gerar menos ou encaminhar para a reciclagem. Esse plástico pode ser muito bem reciclado. No Brasil, tem um mercado muito forte de reciclagem para ele.

Há muitas espécies diferentes de bactérias, e várias atuam na decomposição natural de restos de seres vivos.

Portanto, entre os seres vivos decompositores estão os fungos e várias espécies de bactérias. Lembre-se de que tanto os fungos quanto as bactérias não são animais nem plantas.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

bolores fungos bactérias ser vivo decompositor

EM DESTAQUE

Urubus e minhocas são consumidores

Quando um organismo mata outro para se alimentar dele, dizemos que esse consumidor é um predador e que sua vítima é uma presa. Assim, por exemplo, a onça é predadora da capivara e a capivara é a presa da onça.

Urubus, abutres e hienas incluem em sua dieta a carne de organismos que não foram mortos por eles. Nesse caso, comportam-se como necrófagos, animais que ingerem cadáveres, às vezes já em processo de decomposição (“carniça”).

Minhocas, escaravelhos e moscas incluem em sua dieta restos de animais e plantas, como fezes ou partes mortas e parcialmente decompostas. Ao consumirem tais detritos, atuam como detritívoros.

Tanto necrófagos quanto detritívoros participam das cadeias alimentares como consumidores e não como decompositores. Porém, assim como os decompositores, têm importante papel ambiental, pois reincorporam cadáveres e detritos às cadeias alimentares.

Elaborado com dados obtidos de: têilor, M. R. êti áli. Campbell Biology: concepts & connections. décima edição bóston: Pearson, 2022.

Fotografia A. Ave com penas brancas, asas com pontas pretas e pescoço cinza, laranja e amarelo. Fotografia B. Uma ave com penas pretas em pé em gramado. Fotografia C. Uma ave com penas pretas e a cabeça amarela, apoiada em tronco cortado. Fotografia D. Uma ave com penas pretas e a cabeça vermelha, em pé no solo. Fotografia E. Uma ave com penas pretas e marrons e a cabeça amarela, apoiada em tronco cortado.
A. Urubu-rei: atinge até 80 centímetros de altura e pode ter até 3 quilogramas. É o maior e o mais forte dos urubus. (Amazônia peruana.) B. Urubu-de-cabeça-preta: é o mais comum; atinge cêrca de 60 centímetros de altura e tem 1,5 quilograma. (Pantanal, Mato Grosso do Sul.) C. Urubu-de-cabeça-amarela: atinge até 65 centímetros de altura. (Pantanal, Mato Grosso do Sul.) D. Urubu-de-cabeça-vermelha: atinge cêrca de 70 centímetros de altura e tem até 2 quilogramas. (Columbia Britânica, Canadá.) E. Urubu-da-mata: é encontrado em áreas mais restritas e atinge 75 centímetros de altura. (Rupununi, Guiana.)
Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

  • “Presa” vem do latim prerrênsa, que significa pegar, agarrar, apreender.
  • “Necrófago” vem do grego necrós, cadáver, e fajêin, comer.
  • “Detritívoro” vem do latim voru, devorar. Literalmente, é aquele que devora detritos.

7. Ecologia e ecossistemas

Todos os seres vivos possuem algumas características comuns, como o fato de se relacio­narem com outros seres do ambiente em que vivem e de interagirem com os fatores não vivos dêsse ambiente, tais como o ar, a água, o solo, a temperatura e a luz.

A relação dos organismos vivos uns com os outros e deles com o ambiente é objeto de estudo da Ecologia.

Nessa Ciência, um conceito fundamental é o de ecossistema, conjunto de todos os seres vivos e dos fatores não vivos de um certo ambiente.

Relações alimentares nos ecossistemas

Os ecossistemas, por diferentes que sejam um do outro, têm alguns aspectos comuns, como a presença de produtores, de con­­­sumidores e de decompositores em todos eles. Esses seres estão em permanente interação por meio das cadeias alimentares.

Os produtores podem elaborar o próprio alimento por meio da fotossíntese. Além de água, de gás carbônico e de luz, necessários à fotossíntese, os produtores requerem alguns nutrientes minerais que complementam sua nutrição. Tais nutrientes existem, por exemplo, nos solos férteis.

Os seres produtores — as plantas, as algas e algumas espécies de bactérias — compõem a base das cadeias alimentares existentes nos ecossistemas, pois produzem substâncias que servem de alimento para si e para outros seres vivos. Os produtores são organismos autotróficos (ou autótrofos), ou seja, nutrem-se a si mesmos, produzindo seu próprio alimento.

Os organismos não produtores, por outro lado, são hetero­tróficos (ou heterótrofos), isto é, estão adaptados a obter energia a partir de outros organismos. São heterotróficos os seres consumidores e os decompositores. Os consumidores são representados tipicamente pelos animais herbívoros, pelos carnívoros e pelos onívoros. Os decompositores, representados pelos fungos e por várias espécies de bactérias, utilizam restos de organismos em sua nutrição, tais como folhas caídas, troncos de árvores mortas, fezes de animais e cadáveres.

Fotografia. Folhagem longa formada por pequenas ramificações.
Plantas, como essa samambaia, são autotróficas. comprimento da folha: 80 centímetros
Fotografia. Colônia de cogumelos brancos presos ao tronco de uma árvore.
Fungos, como esse shimeji (cogumelo comestível), são heterotróficos. diâmetro: 5-25 centímetros
Fotografia. Um macaco pequeno com pelugem dourada se segurando em um galho.
Animais, como esse mico-leão-dourado, são heterotróficos. comprimento: 25 centímetros (sem incluir a cauda)
Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

A palavra “Ecologia” vem do grego óicos, casa, e estudo ou Ciência.

Esse termo foi introduzido em 1866 pelo zoólogo alemão (1834-1919).

A palavra “autotrófico” vem do grego , por si próprio, e trofé, nutrição. Significa nutrir-se por si próprio. 

A palavra “heterotrófico” vem do grego étero, outro, e trofé, nutrição. Significa nutrir-se a partir de outros organismos.

8. Teias alimentares

Como cada ser vivo participa em geral de várias cadeias alimentares, uma representação mais real das relações de alimentação num ecossistema é feita por meio de uma teia alimentar, como a que aparece no esquema a seguir.

Perceba que, em uma teia alimentar, existem diversas cadeias alimentares entrelaçadas.

Note, também, que uma teia alimentar mostra como podem ser variadas e complexas as relações alimentares dos seres vivos em um ecossistema. Afinal de contas, um mesmo ser vivo pode participar de muitas cadeias alimentares diferentes, não é?

Esquema simplificado de uma teia alimentar

Fluxograma. Ilustrações de animais com informações sobre seu tamanho e setas chegando e partindo deles. Árvore (altura: 6 metros); setas para: decompositores, lagarta e cupim. Fruto (comprimento 3 centímetros); setas para: pássaro, lagarta, decompositores e macaco. Capim (altura: 20 centímetros); setas para: lagarta, decompositores e capivara. Lagarta (comprimento: 6 centímetros); setas para: pássaro, decompositores e perereca. Cupim (comprimento: até 15 milímetros); setas para: decompositores e tamanduá. Capivara (altura: 60 centímetros); setas para: decompositores e onça. Pássaro (altura: 12 centímetros); setas para: gavião, decompositores e serpente. Perereca (comprimento: 8 centímetros); setas para: decompositores e serpente. Tamanduá (comprimento da cabeça à cauda: até 2,2 metros); setas para: decompositores e onça. Macaco (altura: 30 centímetros); setas para: decompositores e onça. Gavião (envergadura: 80 centímetros); seta para: decompositores. Serpente (comprimento: 1,2 metros); setas para: gavião e decompositores. Onça (altura: 90 centímetros); setas para: decompositores.
(Representação esquemática em que os seres não estão ilustrados em proporção entre si. Cores fantasiosas.)

. Nessa teia alimentar, há várias cadeias alimentares entre­laçadas. Dois exemplos são: . fruto séta pássaro séta gavião séta decompositores . capim séta lagarta séta perereca séta serpente séta gavião séta decompositores

Fonte: Esquema elaborado a partir de MILLER JUNIOR, G. T.; Ispúlmãn, S. E. Living in the environment.décima nona edição Boston: Cengage, 2018. página 53, 59, 61; Práice, G. Biology: an Illustrated Guide to Science. Nova York: Chelsea House, 2006. página 197.

Ícone. Pessoa lendo um livro.

ATIVIDADE

Tema para pesquisa

Os saberes indígenas para distinguir entre alimentos e coisas tóxicas resultaram da acumulação cultural por muitas gerações e são interesse da etnociência, que estuda saberes de populações humanas sôbre a natureza. Escolha um grupo indígena brasileiro, pesquise sua alimentação e relate-a no caderno.

Organização de ideias

MAPA CONCEITUAL

Fluxograma. Seres vivos, podem ser: produtores, consumidores ou decompositores e tomam parte nas teias alimentares. Produtores: realizam fotossíntese. Decompositores: liberam no solo nutrientes, que são necessários aos produtores. Entre os decompositores há: fungos e bactérias.
Ícone. Lâmpada.

Atividades

Use o que aprendeu

1. Explique o que significa a seguinte representação:

Esquema. Árvore, seta para: lagarta, seta para: pássaro, seta para: serpente, seta para: gavião. De todos os termos, seta para: decompositores.
  1. Qual é a importância dos organismos decompositores na natureza?
  2. “O ser humano que vive nas cidades participa das cadeias alimentares, mas, quando morre, não está sujeito à atuação dos decompositores.”

Você concorda com essa afirmação ou discorda dela? Explique por quê.

4. Neste capítulo você estudou os seres vivos decompositores.

Você já presenciou algum acontecimento na sua casa que tenha a ver com eles? Relate esse acontecimento, ou acontecimentos, em seu caderno.

5. Represente uma cadeia alimentar na qual apareçam os seres vivos mostrados nestas fotos. Inclua fungos e bactérias na cadeia.

Fotografia. Animal roedor cinza.
Preá – . comprimento: 25 centímetros
Fotografia. Arbusto de folhas estreitas e compridas.
Touceira de capim. altura: 35 centímetros
Fotografia. Ave com pernas longas alaranjadas e plumagem bege com a extremidade preta.
Seriema –. Sua alimentação inclui serpentes. altura: 70 centímetros
Fotografia. Serpente rajada em cinza enrolada sobre si.
Jararaca-pintada – . comprimento: 60 centímetros
Fotografia. Animal canino com pelagem caramelo de pé na grama.
Lobo-guará – . altura: 75 centímetros

6. O cogumelo shitáque, usado na alimentação humana, é cultivado sobre tronco de árvore, de onde esse fungo retira alimento por meio da decomposição da madeira.

Fotografia. Dois cogumelos amarelos e marrons presos ao tronco de uma árvore.
Cogumelos shitáque vivendo em tronco. altura: 5 centímetros
  1. Represente uma cadeia alimentar que inclua os três seres vivos citados.
  2. Classifique todos eles como produtores, consumidores ou decompositores.
  1. No que diz respeito à nutrição, os organismos vivos podem ser classificados em duas grandes categorias. Quais são elas? Explique a diferença entre as duas.
  2. Qual é a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar?
  3. No item 8 deste capítulo há um esquema de teia alimentar. Consul­tan­do-o, represente em seu caderno quatro ou mais cadeias alimentares das quais participe:
    1. o capim;
    2. um gavião.
  4. As fêmeas de espécies de escaravelho que se alimentam de fezes fazem uma bolinha com os excrementos de animais herbívoros e nela põem seus ovos. Rolam essa bolinha por certa distância e, em seguida, a enterram.
Fotografia. Um inseto pequeno preto e vermelho apoiado em uma bolinha amarela recoberta por areia.
Escaravelho e bolinha de excremento. comprimento: 3 centímetros
  1. Esses escaravelhos atuam como decompositores ou consumidores?
  2. Qual é a vantagem, para os filhotes que nascerão, de os ovos serem postos no excremento?

11. “Não são só os seres autotróficos que dependem da luz solar para sua nutrição. Os heterotróficos também dependem.”

Você concorda com essa ideia ou discorda dela? Por quê?

  1. Elabore uma lista de fatores que atuam no contrôle da população de carnívoros de um ecossistema.
  2. Explique o que pode acontecer num ecossistema terrestre se a po­pulação de animais herbívoros não for controlada por predadores.
Ícone. Lupa.

Atividades

Explore diferentes linguagens

A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.

ESQUEMA

1. A seguir está esquematizada uma cadeia alimentar genérica de um ambiente terrestre. Cada retângulo representa o que é chamado de nível trófico (do grego trofé, ação de alimentar).

Esquema. Produtores; seta para: Consumidores primários; seta para: Consumidores secundários; seta para: Consumidores terciários. De cada um, seta para: decompositores.

qual ou quais dos níveis tróficos tanto pode ou podem:

  1. absorver gás carbônico da atmosfera quanto liberar gás carbônico nela?
  2. absorver gás oxigênio da atmosfera quanto liberar gás oxigênio nela?

TEXTO DA INTERNET

Leia o texto para realizar as atividades 2 a 4. Procure no dicionário todas as palavras que não conheça.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

Comestível ou venenoso?

“Existem cogumelos comestíveis, como (champinhon), e cogumelos venenosos, como (amanita), (ramaria) e (cogumelo mágico), entre outros.

É muito difícil a identificação correta dos cogumelos. Somente com auxílio de especialistas se consegue diferenciar cogumelos comestíveis e venenosos.

A grande maioria dos casos de intoxicação por cogumelos é decorrente da coleta e ingestão de exemplares [venenosos] por pessoas que os confundem com cogumelos comestíveis. Outras fórmas de intoxicação incluem a ingestão proposital, crus, na fórma de chás, sopas ou misturados a alimentos.

A intoxicação por cogumelos venenosos pode ocorrer tanto em humanos como em animais.

Atenção: As intoxicações por cogumelos causam a morte em 10-15% (dez a quinze por cento) dos casos.”

Fonte: ACIDENTES com fungos. Porto Alegre: Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://oeds.link/T4Ndug. Acesso em: 12 abril 2022.

Fotografia. Uma colônia de cogumelos com a base branca e a parte de cima alaranjada.
Cogumelo venenoso da espécie . altura: até 15 centímetros
  1. Explique o que significa o trecho “coleta e ingestão de exemplares [venenosos] por pessoas que os confundem com cogumelos comestíveis”.
  2. Com base no segundo parágrafo do texto, que sábio conselho você daria a alguém que pretende coletar cogumelos em um ambiente natural para comê-los na refeição?
  3. Indique, no caderno, qual das ideias a seguir faz parte do texto.
    1. Uma pessoa intoxicada por cogumelo pode morrer.
    2. Intoxicação por cogumelo sempre é fatal.
    3. Animais são imunes à intoxicação por cogumelos.
    4. Os cogumelos não oferecem risco à saúde de quem os ingere de modo proposital.

DITADO POPULAR

5. Um ditado popular bastante conhecido diz que “uma fruta podre no cesto pode provocar o apodrecimento das outras”.

Levando em conta o que você aprendeu neste capítulo, explique por que devemos, o quanto antes, tirar a fruta podre do cesto.

Ilustração. Menino de cabelo castanho cacheado, veste uma camiseta azul com duas listras vermelhas e está sentado na cadeira na frente de uma mesa. Ele olha com uma das sobrancelhas arqueadas para uma cesta com frutas amarelas que está sobre a mesa. Uma das frutas está coberta por uma camada branca.

CHARGES

Charge. Dois homens vestindo chapéu, camisa esverdeada, calça azul e mochila, estão parados no meio de uma floresta. Na frente deles há uma árvore caída com um esqueleto embaixo. Eles olham para uma placa pendurada em uma árvore próxima que diz: Você está perdido. Um dos homens diz: sem pânico! Tem outra placa ali. A segunda placa diz: Bem-vindos à cadeia alimentar.

6. Por meio da frase “Bem-vindos à cadeia alimentar”, cria-se uma situação humorística que sugere que os personagens se incorporarão à cadeia alimentar.

Eles serão predadores ou predados?

7. Que papel os seres decompositores terão nesse processo?

Charge. Um urubu sentado em uma cadeira na frente de uma mesa com uma taça, um guardanapo e uma vela acesa. De frente para a mesa, um homem careca de colete, gravata borboleta e um pano pendurado no braço escreve em uma folha de papel. Ele diz: como quer a carne? O urubu responde: podre.
  1. Os urubus atuam como decompositores, necrófagos ou detritívoros? Explique sua escolha.
  2. Na natureza, que importante papel é desempenhado por decompositores, necrófagos e detritívoros?

TEXTO DA INTERNET

Leia o texto para realizar as atividades 10 a 13.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

“Os comportamentos de higiene relacionados aos alimentos são importantes para que eles não fiquem contaminados ou até mesmo estragados. Mas qual a diferença?

Um alimento contaminado é aquele que contém bactérias prejudiciais à saúde, mas que continua com cheiro, gôsto e aparência normais.

Um alimento estragado é aquele que já tem cheiro, sabor e aparência modificados (alimento podre). Isso acontece porque esse alimento já estava contaminado e, com o passar do tempo, as bactérias se multiplicaram.

Tanto os alimentos contaminados como os estragados podem causar problemas como diarreia, vômitos e até morte. reticências

Fonte: RECINE, Elisabetta; RADAELLI, Patrícia. Cuidados com os alimentos. Brasília, Distrito Federal: Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (); Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Política de Saúde do Ministério da Saúde (). Disponível em: https://oeds.link/Zknkjs. Acesso em: 12 abril 2022.

  1. O texto estabelece uma diferença entre alimento contaminado e alimento estragado. Algum deles pode ser ingerido com segurança? Por quê?
  2. Além das bactérias, que outro tipo de ser vivo é encontrado com frequência em alimentos contaminados ou estragados?
  3. Às vezes, alimentos se estragam porque emboloram. O que é o bolor?
  4. Imagine que certo alimento tem uma parte estragada e outra não.

Explique por que não é seguro ingerir a parte que não está estragada.

ESQUEMA

14. De quantas cadeias alimentares o sabiá participa na teia alimentar esquematizada? Represente cada uma delas.

Esquema. Ilustrações de seres vivos com informações sobre seu tamanho e setas. Planta (altura: 30 centímetros); setas para: sabiá, grilo e preá. Sabiá (comprimento: 25 centímetros); setas para: gavião. Grilo (comprimento: 3 centímetros); setas para: aranha, sabiá, louva-a-deus, rã e lagarto. Preá (comprimento: 25 centímetros); seta para: gavião. Aranha (comprimento: 8 centímetros); setas para: lagarto e sabiá. Rã (comprimento: 15 centímetros); seta para: jararaca. Lagarto (comprimento: 80 centímetros); seta para: gavião. Louva-a-deus (comprimento: 7 centímetros); setas para: sabiá, aranha, rã e lagarto. Jararaca (comprimento: 1 metro); seta para: gavião. Gavião (envergadura: até 2 metros).
(Seres vivos ilustrados fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

FRASE

15. Em uma palestra, um estudioso disse:

“Considerando o planeta Terra como um todo, quando jogamos alguma coisa fóra, não a estamos jogando fóra de verdade.”

Reflita sôbre a atuação do ser humano no planeta. A seguir, explique essa frase em seu caderno e escreva um comentário sôbre como ela se relaciona com o futuro da humanidade.

Seu aprendizado não termina aqui

Agora que você conhece exemplos da atuação de organismos decompositores, fique atento aos sinais de sua presença na sua casa e, quando for o caso, converse com seus fami­liares sôbre medidas que devem ser tomadas para que eles não tragam prejuízos à saúde.

Ícone. Símbolo de hashtag.

Fechamento da unidade

Isso vai para o nosso blog!

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

Higiene

A critério do professor, a classe será dividida em grupos e cada um deles criará e manterá um blog na internet sôbre a importância do que se aprende em Ciências da Natureza. Nesta atividade, a meta é selecionar informações (acessar, reunir, ler, analisar, debater e escolher as mais relevantes e confiáveis) relacionadas aos tópicos a seguir para incluir no blog.

Ilustração. Em uma sala de aula, quatro estudantes. Menina negra de cabelo curto com pequenos laços verdes sentada em uma cadeira de rodas. Na frente dela há um notebook aberto. Ao redor, menino asiático de cabelo preto curto, menina branca de cabelo ruivo com uma presilha roxa apontando para a tela do computador e menino negro de cabelo castanho curto. Todos usam uniforme (camiseta de manga curta branca com detalhes em azul). Da tela do computador há retângulos coloridos dos quais saem linhas de chamada para textos. Vermelho: Que hábitos de higiene fazem parte de uma vida saudável? Quais deles são diários? Quais devem se repetir várias vezes ao dia? Azul: O que causa o mau hálito? E o cheiro de chulé? Como preveni-los? Roxo: Podem existir fungos e bactérias em nosso corpo? Eles podem causar doenças? Amarelo: Quais são os cuidados necessários com as unhas? Verde: Que produtos de higiene são realmente indispensáveis?  Lilás: Que hábitos de higiene devem ser adquiridos ou intensificados na puberdade? Laranja: O exagero ou a prática incorreta de algum hábito de higiene podem trazer problemas de saúde?