CAPÍTULO 9 Transformações químicas

Fotografia. Uma vela alta atrás e duas na frente de altura igual. Todas estão acesas e têm o mesmo diâmetro. Elas estão em cima de uma superfície de madeira.
O domínio do fogo foi um evento marcante na história da humanidade. Na foto, vemos três velas em que o processo de combustão está ocorrendo, ou seja, em que o material do qual a vela é constituída (cera da vela) participa de uma reação química denominada combustão (popularmente conhecida como queima). O oxigênio do ar também participa da combustão, como estudaremos neste capítulo. A combustão talvez tenha sido uma das primeiras reações químicas que o ser humano passou a provocar e controlar de fórma consciente. Ela é de extrema importância em muitas situações práticas, nas cozinhas, nas indústrias, nos laboratórios e em diversos outros ramos da atividade humana. Você sabe o que é uma reação química?

Motivação

A critério do professor, esta atividade poderá ser realizada em grupos.

Ícone. Vidraria de laboratório.

Objetivo

Provocar uma reação química e observar alguma evidência de que ela ocorreu.

Você vai precisar de:

  • dois copos grandes
  • colhér de sopa
  • vinagre
  • bicarbonato de sódio

Procedimento

  1. Faça o experimento sôbre um local que possa ser limpo facilmente. Coloque uma colherada de bicarbonato de sódio em um dos copos. No outro, coloque vinagre até cêrca de 2 centímetros de altura.
  2. Observe atentamente cada um dêsses materiais e descreva no seu caderno o aspecto deles.
  3. Despeje o vinagre no copo que contém o bicarbonato de sódio. Observe o que acontece e anote.
  4. Volte a observar o copo após 15 minutos e verifique o aspecto do que se vê dentro do copo.
  5. Proponha uma explicação para aquilo que você observou.
Ilustração. Uma garrafa com líquido laranja e na frente o nome: vinagre. Uma caixa azul com o nome bicarbonato. Dois copos transparentes. Uma colher. Um lápis vermelho. Uma folha de papel com linhas.

Desenvolvimento do tema

1. Reação química

Combustão, um exemplo de reação química

O experimento descrito anteriormente permitiu a você realizar e observar um dos muitos exemplos de reação química. A combustão (queima) é um outro exemplo. Depois que o ser humano pré-histórico aprendeu a dominar o fogo, puderam-se descobrir outros fatos. Foi possível, por exemplo, separar os materiais em duas categorias: os que queimam e os que não queimam.

O fogo possibilitou perceber que alguns materiais se alteram quando aquecidos. Descobriu-se que certos alimentos, se assados, adquiriam gôsto mais agradável.

Objetos de argila molhada, quando secavam ao fogo, tornavam-se rígidos e impermeáveis, ao contrário do que ocorria quando secavam simplesmente ao sol; portanto, eram mais úteis. Estava descoberta a técnica para produzir objetos cerâmicos, ainda hoje empregada na produção de tijolos, telhas, vasos, potes, moringas, azulejos, louças sanitárias e objetos de porcelana.

Ao aquecer determinados minerais, povos antigos desco­briram que era possível obter o metal cobre a partir do minério de cobre e, séculos depois, ferro a partir do minério de ferro.

Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Embora muitas pessoas achem que Química é sinônimo de “veneno” ou de “substância que faz mal à saúde”, é importante saber que ela é uma ciência relevante para a sociedade.

Muitas substâncias de importância para a humanidade são produzidas por reações químicas, nas chamadas indústrias químicas. Conheça atividade dêsse ramo da atuação dos químicos na página Química Viva, do Conselho Regional de Química da 4ª região, no enderêço:

https://oeds.link/18kTsJ. Acesso em: 12 abril 2022.

Caso esse enderêço tenha mudado, busque-o por Química Viva cê érre quê.

Sistema

Sistema é uma porção de matéria que foi escolhida para ser estudada, observada. Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substâncias.

O conceito de reação (transformação) química

Se uma ou mais substâncias presentes no estado inicial de um sistema transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química.

Em outras palavras, reação química é um processo em que no­­­vas substâncias são formadas a partir de outras. Para saber se houve uma reação química, precisamos comparar as propriedades das substâncias presentes no sistema nos estados inicial e final.

Imagine que o sistema escolhido para estudo seja um pedaço de ferro e que ele seja observado antes e depois de ser serrado ao meio. A substância inicialmente presente, o ferro, possui exatamente as mesmas propriedades da substância presente no final, que também é o ferro. Serrar um pedaço de ferro não é, portanto, uma transformação química, já que nenhuma nova substância foi formada.

Quando um objeto cai, uma folha de papel é rasgada, uma porção de areia é misturada à água, um giz é esmagado até virar pó e um prego é fincado na madeira, estamos diante de exemplos de transformações que não são reações químicas.

Fotografia A. Dois pedaços de giz escolar azul.
Fotografia B. Um fósforo aceso.
A. A quebra de um pedaço de giz não é uma reação química. B. A queima de um material combustível é uma reação química.

Exemplo de reação química: combustão do etanol

Para haver a combustão (queima) do etanol (álcool comum), é necessária a presença de gás oxigênio (por exemplo, do ar). Ambas as substâncias transformam-se, durante a combustão, em duas novas substâncias: água e gás carbônico (também chamado dióxido de carbono; é o gás que fórma as bolhas nos refrigerantes). É um exemplo de reação química.

Representação. etanol sinal de mais gás oxigênio seta apontando para a direita gás carbônico sinal de mais água.

Nessa representação da combustão do etanol, os sinais de mais (+) podem ser lidos como “e”. A seta () pode ser lida como “reagem, formando”.

Em palavras: O etanol e o gás oxigênio reagem, formando gás carbônico e água.

Os químicos identificam essas substâncias por meio de suas propriedades. Veja algumas dessas propriedades:

etanol

+

gás oxigênio

gás carbônico

+

água

Temperatura de ebulição

78 °C

‒ 183 °C

‒ 78 °C*

100 °C

Fase a 20 °C

líquida

gasosa

gasosa

líquida

Densidade a 20 °C

0,79 g/mL

0,0013 g/mL

0,0018 g/mL

1,0 g/mL

Cor

incolor

incolor

incolor

incolor

* Na verdade, essa é a temperatura em que essa substância sublima, isto é, passa da fase sólida diretamente para a fase gasosa.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

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sistema reação química

Ícone. Balão de pensamento.

ATIVIDADE

Reflita sôbre suas atitudes

O etanol pode se inflamar facilmente na presença de calor, chama ou faíscas. Na sua casa, as pessoas têm cuidado ao manusear e guardar etanol e outros produtos inflamáveis?

Exemplo de reação química: reação entre ferro e enxofre

Enxofre e ferro (veja as fotografias no item 5 do capítulo 8), como qualquer substância pura, são caracterizados por suas propriedades. Cada qual tem sua temperatura de fusão, densidade, cor etcétera Uma propriedade interessante do ferro é que ele é atraído por um ímã. Já o enxofre não é.

Se pó de enxofre for adicionado a pó de ferro, obteremos uma mistura heterogênea, na qual cada um dos componentes mantém suas propriedades. Isso torna possível usar um ímã para separar o pó de ferro do pó de enxofre, como ilustra o desenho a seguir.

Ilustração. Uma colher com um pó amarelo, enxofre, e uma com um pó cinza, ferro. De cada uma sai uma seta para baixo, onde tem uma superfície com mistura de pós amarelo e cinza. Na imagem inferior há um imã em U em cima da mistura e os pontos cinzas vão em direção aos polos do imã (pintados de vermelho e azul nas pontas). O pó amarelo continua na superfície.
Ao aproximar um ímã de uma mistura de enxofre e ferro, este último é atraído pelo ímã. (Representação esquemática fóra de proporção e em cores fantasiosas.)

Mas, se essa mistura for aquecida num recipiente apro­priado durante alguns minutos, ocorrerá uma reação química na qual enxofre e ferro se transformarão num sólido preto.

Ilustração. 1: mistura. Uma colher com um pó amarelo, enxofre, e uma com um pó cinza, ferro. De cada uma sai uma seta para baixo, onde tem um pote branco, cadinho de porcelana, com a mistura dos dois pós. 2: aquecimento. O cadinho de porcelana está em cima tela colocada sobre um tripé com uma chama na parte inferior vinda de um bico de Bunsen. 3: nova substância é formada. Ilustração do cadinho de porcelana com um material preto dentro e um imã em cima que não atrai o material.
Se a mistura de enxofre e ferro for aquecida, ocorrerá uma reação química entre ambos. (Representação esquemática fóra de proporção e em cores fantasiosas.)

Determinando as propriedades do sólido preto formado, é possível identificá-lo como uma substância diferente das inicialmente presentes, o sulfeto ferroso. Ocorreu, portanto, uma reação química.

enxofre

+

ferro

sulfeto ferroso

Temperatura de fusão

95 °C

1 538 °C

1 188 °C

Fase a 20 °C

sólida

sólida

sólida

Densidade a 20 °C

2,07 g/mL

7,87 g/mL

4,74 g/mL

Cor

amarela

cinza-metálica

preta

Atraído pelo ímã?

não

sim

não


ATENÇÃO!

Por razões de segurança, NÃO se sugere a realização dêsse experimento. O enxofre pode causar conjuntivite, dermatite e irritação do sistema respiratório.

Alguns exemplos cotidianos de reação química

Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre eles estão: a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, etanol, gás natural ou óleo diesel no motor de um veículo.

A ocorrência de uma reação química nem sempre é fácil de perceber. Algumas só podem ser percebidas em laboratórios equipados para separar componentes das misturas obtidas e determinar suas propriedades. Há, contudo, algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de reações químicas e que são, portanto, pistas que podem indicar sua ocorrência. Entre elas estão:

  • liberação de calor — por exemplo, nas combustões;
  • mudança de cor — por exemplo, quando um alvejante é derrubado, por descuido, numa roupa colorida;
  • mudança de odor — por exemplo, quando frutas, carnes e outros alimentos apodrecem;
  • liberação de gás — por exemplo, ao jogar um comprimido efervescente em água ou no caso do experimento descrito na abertura deste capítulo.
Fotografia. Destaque para uma mangueira verde da bomba de combustível de um posto encaixada na abertura do reservatório de combustível de um carro cinza.
A combustão de gasolina, etanol, gás natural ou diesel libera energia que é usada para movimentar veículos automotores.
Fotografia. Destaque para uma calça jeans dobrada com uma mancha mais clara embaixo do bolso traseiro. Ao lado, garrafa de água sanitária.
Roupa colorida desbotada por alvejante.
Fotografia. Duas frutas alaranjadas parcialmente cobertas por uma camada de mofo branco e verde.
Laranjas apodrecendo sob ação de fungos.
Fotografia. Um copo de vidro transparente cheio com líquido incolor. Dentro uma pastilha branca soltando bolhas.
Comprimido efervescente jogado em copo com água.
Ilustração. Dois sacos de plástico transparente fechados com um material metálico retangular esponjoso dentro. Em um deles, palha de aço seca. No outro, palha de aço molhada. Na frente, um rolo de fita adesiva branca.
Pegue dois pedaços novos de palha de aço, um seco e outro molhado, coloque-os em dois saquinhos plásticos transparentes e feche-os com fita adesiva. Compare o aspecto dos dois pedaços após um dia. Que diferenças você nota? Há evidência de reação química? Se houver, qual?

Reagentes e produtos

As substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras em consequência da ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. E as novas substâncias produzidas são chamadas produtos. Assim, por exemplo:

Exemplos de representação de reações químicas. Representação: etanol sinal de mais gás oxigênio (Reagentes) seta apontando para a direita gás carbônico sinal de mais água (Produtos) Em palavras: O etanol e o gás oxigênio reagem, formando gás carbônico e água. Representação: enxofre sinal de mais ferro (Reagentes) seta apontando para a direita sulfeto ferroso (Produto)
Em palavras: Os reagentes enxofre e ferro reagem, formando o produto sulfeto ferroso.
Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

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reagente

produto

Motivação

A critério do professor, esta atividade poderá ser realizada em grupos.

Ícone. Vidraria de laboratório.

Objetivo

Realizar uma reação química de decomposição.

Você vai precisar de:

  • batata crua
  • faca de ponta arredondada
  • copo limpo
  • pires
  • água oxigenada a 10 volumes (pode ser adquirida em farmácia)

Procedimento

  1. Coloque água oxigenada no copo até 1 centímetro de altura. Observe o aspecto dela e descreva-o em seu caderno.
  2. córte duas ou três rodelas da batata crua (elas devem ser cortadas apenas no instante de fazer o experimento) e coloque-as sôbre o pires.
  3. Despeje um pouco da água oxigenada sôbre as rodelas e observe. Relate em seu caderno o que ocorreu e tente explicar por quê.

Desenvolvimento do tema

2. Substâncias: simples e compostas

Reações de decomposição

Existe uma grande variedade de reações químicas. Um tipo bastante importante são as reações de decomposição, nas quais uma única substância reagente origina como produtos duas ou mais substâncias.

A decomposição do peróxido de hidrogênio

A água oxigenada contém a substância incolor peróxido de hidrogênio. Sabe-se que, sob determinadas condições, esta última sofre a seguinte reação de decomposição:

peróxido de hidrogêniosétaágua + gás oxigênio

A decomposição do peróxido de hidrogênio é acelerada por uma substância presente nas células vivas. Por isso, ao colocar água oxigenada nas rodelas de batata, você deve ter observado a formação de bolhas: é o gás oxigênio.

A luz também acelera a decomposição do peróxido de hidrogênio. Por isso, a água oxigenada é comercializada geralmente em frascos escuros e recomenda-se guardá-los onde não recebam luz. Quando uma substância decompõe-se sob ação da luz, diz-se que ela sofre fotólise, palavra que vem do grego , luz, e , quebra, decomposição.

Representação: peróxido de hidrogênio luz seta apontando para o lado direito (acima dela, luz) água sinal de mais gás oxigênio Em palavras: O peróxido de hidrogênio sofre fotólise (decompõe-se sob ação da luz), formando água e gás oxigênio.
Fotografia. Um prato azul e branco com um material sólido marrom no centro. Há algumas bolhas brancas em um ponto do material e em cima dela um conta-gotas.
Ao colocar água oxigenada sôbre um pedaço de fígado bovino cru (cortado na hora), ocorre a mesma reação que quando ela é colocada sôbre uma rodela de batata crua recém-cortada.

A decomposição do carbonato de cálcio

O calcário é uma rocha constituída principalmente pela substância carbonato de cálcio. Quando essa substância é aquecida a cêrca de 800 graus Célsius, transforma-se em óxido de cálcio e gás carbônico.

Essa reação é um exemplo de pirólise, ou seja, decomposição pelo calor (do grego piro, fogo).

Representação: carbonato de cálcio seta apontando para direita (acima dela, calor) óxido de cálcio sinal de mais gás carbônico Em palavras: O carbonato de cálcio sofre pirólise (decompõe-se sob ação do calor), formando óxido de cálcio e gás carbônico.

A decomposição da água

A aparelhagem da figura a seguir é empregada para fazer passar corrente elétrica através da água. Algumas gotas de solução aquosa de sulfato de sódio são adicionadas à água. Sabe-se que essa substância não será consumida na reação química que vai acontecer, mas é necessária para fazer com que a solução se torne boa condutora de eletricidade.

Ilustração. Uma cuba transparente com líquido azul. Água contendo um pouco de sulfato de sódio dissolvido. Dentro dela há dois tubos de ensaios virados com a boca para baixo presos por uma garra a um suporte. Eles estão parcialmente preenchidos por um líquido azul com bolhas. Os dois tubos de ensaio estavam inicialmente preenchidos com o líquido. Em um dos tubos há um espaço no topo preenchido com gás oxigênio. No outro, há gás hidrogênio. O volume de gás hidrogênio é o dobro do volume de gás oxigênio. Dentro dos tubos têm uma placa de platina de onde sai um fio metálico encapado, com as extremidades desencapadas. No tubo contendo gás oxigênio, o fio metálico se liga a um interruptor que está ligado por um fio a duas pilhas de 1,5 volts em série que se ligam ao fio que sai do tubo contendo gás hidrogênio.

Fonte: bróun, T. êti áli. Chemistry: the central science. décima quinta edição Nova York: Pearson, 2022. página 53.

Assim que o interruptor é ligado, observa-se o desprendimento de bolhas gasosas incolores de ambos os pedacinhos de platina. Os gases produzidos acumulam-se dentro dos tubos de ensaio, que, inicialmente, estavam totalmente preenchidos com o líquido. Após algum tempo, o sistema está como mostrado na figura. A passagem de corrente elétrica através da água provoca sua decomposição em gás hidrogênio e gás oxigênio.

A decomposição provocada pela corrente elétrica é chamada eletrólise. Assim, temos:

Representação: água seta para a direita (sobre ela, corrente elétrica) gás hidrogênio sinal de mais gás oxigênio
Em palavras: A água sofre eletrólise (decompõe-se sob ação da corrente
elétrica), formando gás hidrogênio e gás oxigênio.

Substâncias simples e substâncias compostas

O estudo das reações de decomposição foi relevante na história da Química. Esse estudo possibilitou a classificação das substâncias (puras) em dois grupos.

  • Substâncias que não podem ser decompostas, ou seja, que não sofrem reação de decomposição. São denominadas substâncias simples e são exemplos o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio.
  • Substâncias que podem ser decompostas (por fotólise, pirólise, eletrólise etcétera), fornecendo assim novas substâncias de composição menos complexa. São as substâncias compostas, entre as quais estão a água, o carbonato de cálcio e o peróxido de hidrogênio.

ATENÇÃO!

A eventual realização do experimento só deve ocorrer com AUTORIZAÇÃO e SUPERVISÃO do professor.

Óculos de segurança, luvas e aventais protetores são obrigatórios.

O gás hidrogênio produzido no experimento é altamente explosivo. Por isso, não deve haver nenhuma chama ou dispositivo que produza faíscas elétricas nas proximidades.

3. Processos exotérmicos e processos endotérmicos

Quando água líquida é colocada em um congelador, ela perde calor para esse ambiente e, em decorrência disso, ocorre congelamento. Assim, quando a água líquida passa para a fase sólida ocorre um processo que libera calor.

Existem reações químicas que liberam calor. Considere um sistema contendo etanol (álcool comum) e oxigênio. Se, em um laboratório e seguindo rigorosamente as normas de segurança, a combustão do etanol for provocada — mediante uma chama ou faísca elétrica, por exemplo —, uma determinada quantidade de energia será liberada nessa reação, e essa energia será transferida dêsse sistema para as vizinhanças (arredores, ambiente).

Os processos (mudanças de fase e reações químicas) que liberam calor são denominados processos exotérmicos.

Em palavras: Quando água líquida passa para a fase sólida, a pressão constante, o sistema perde energia (libera calor) para os arredores. A solidificação é uma mudança de fase exotérmica. Representação: água líquida seta para a direita água sólida sinal de mais calor liberado Em palavras: Quando álcool líquido reage, a pressão constante, com oxigênio gasoso para formar gás carbônico e vapor de água, ocorre liberação de energia (como calor) para o meio ambiente. A combustão do álcool é uma reação química exotérmica.
Representação: etanol sinal de mais oxigênio seta para a direita gás
carbônico sinal de mais água sinal de mais calor liberado
Fotografia. Uma fogueira no chão com o fogo em toras de madeira no cair da noite.
A combustão da madeira (e também a de outros materiais combustíveis) é uma reação química exotérmica, pois libera calor para o ambiente.

Há também fenômenos que absorvem calor. Se um pedaço de gelo for deixado sôbre a mesa à temperatura ambiente, receberá calor do ambiente e isso provocará a fusão do gelo.

Quando uma amostra de carbonato de cálcio se decompõe, a pressão constante, formando óxido de cálcio e gás carbônico, há absorção de energia (absorção de calor).

Os processos (mudanças de fase e reações químicas) que absorvem calor são denominados processos endotérmicos.

Em palavras: Quando água sólida passa para a fase líquida, a pressão constante, o sistema recebe energia (como calor) das vizinhanças. A fusão é uma mudança de fase endotérmica.
Representação: água sólida sinal de mais calor absorvido seta para a direita água líquida Em palavras: Quando o carbonato de cálcio se decompõe, a pressão constante, em óxido de cálcio e gás carbônico, ocorre absorção de energia (como calor) do meio ambiente. Esse é um exemplo de reação química endotérmica. Representação: carbonato de cálcio sinal de mais calor absorvido seta para a direita óxido de cálcio sinal de mais gás carbônico
Fotografia. Dois cubos de gelo lado  a lado sobre uma poça de água. Em cima deles, mais um cubo de gelo.
A fusão do gelo é uma mudança de fase endotérmica, pois absorve calor do ambiente.

4. O petróleo

Segundo uma das teorias mais aceitas, a formação do petróleo começou há milhões de anos, quando restos de pequenos organismos se depositaram no fundo de mares, nas vizinhanças de terra firme. Esses restos foram sendo lentamente cobertos por sedimentos, como, por exemplo, pó de calcário e areia.

Ao longo dos milhões de anos que se seguiram, os restos dos organismos — submetidos a alta pressão, alta temperatura e ausência de oxigênio — sofreram complexas reações químicas. Estas reações formaram o petróleo, um líquido viscoso e geralmente de coloração escura que é uma mistura de várias substâncias.

Devido às circunstâncias em que foi formado, o petróleo é encontrado em camadas do subsolo, quer em terra firme, quer sob o mar. Geralmente vem acompanhado de água salgada (do antigo mar aí existente) e de uma mistura de gases altamente combustível, o gás natural.

O petróleo é empregado na elaboração de produtos que podem ser divididos em dois grupos:

  • derivados obtidos nas refinarias e
  • derivados obtidos nas indústrias químicas.
Ilustração. Torre vazada com uma haste no centro sobre o solo. Abaixo, várias camadas, na sequência:  3 camadas rochosas, gás natural, petróleo, água salgada, rocha. A haste vai até a camada de petróleo.
Esquema de um poço petrolífero. (Representação fóra de proporção e em texturas e cores fantasiosas.)

Fonte: , C. S.; róbinsson, P. R. Petroleum science and technology. Cham: Springer, 2019. página 85.

Ilustração. Um tanque de petróleo. Seta para quadro com o texto “destilação fracionada nas refinarias”. Do quadro, setas para representações pictóricas de gás de cozinha, gasolina, querosene, óleo diesel, óleo lubrificante, vaselina, parafina e piche. 
Ilustração. Um tanque de petróleo. Seta para quadro com o texto “separação dos componentes nas refinarias seguida de reações químicas na indústria”. Do quadro, setas para representações pictóricas de plásticos, tecidos, borrachas, essência para perfumes, corantes para fotografia, imprensa e tecidos, detergentes, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, explosivos, tintas e colas.
O petró­leo é uma impor­tan­te fonte de com­bus­tí­veis e de maté­ria-prima para a indús­tria. Nesse esque­ma apa­re­cem ­alguns dos mui­tos produtos que podem ser obti­dos do petró­leo. (fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

Derivados obtidos nas refinarias

Não é possível distinguir visualmente os muitos componentes do petróleo. Em instalações industriais apropriadas, as refinarias de petróleo, é possível separar esses vários componentes em grupos, denominados frações do petróleo.

A separação — chamada refinação, refino ou fraciona­mento do petróleo — é feita em uma grande coluna de aço, a coluna de fracionamento ou de (destilação fracionada). O petróleo aquecido é injetado na parte inferior dessa coluna e os vapores dos componentes sobem por dentro dela, sendo gradualmente esfriados até se condensarem e saírem por dutos laterais, como mostra o esquema a seguir.

lustração. Estrutura metálica cilíndrica com escadas e plataformas do lado esquerdo. Abaixo da primeira plataforma, uma tubulação lateral por onde entra o petróleo aquecido. Do lado direito, oito tubos com setas para fora, cada um em uma altura. De cada um dos tubos, de cima para baixo, saem representações pictóricas para gás de cozinha, gasolina, querosene, óleo diesel, óleo lubrificante, vaselina, parafina e piche. A tubulação de onde sai o piche está em uma altura inferior à tubulação por entra o petróleo. Nessa grande coluna de aço inox, chamada coluna de fracionamento, o petróleo é injetado, aquecido, na parte de baixo, e suas frações saem (separadas) por diversos dutos.
Representação esquemática de uma coluna de fracionamento de petróleo. Cada fração destila (isto é, sai da coluna) em uma diferente faixa de temperaturas. Quanto mais para cima uma fração é destilada, menores são as temperaturas de ebulição de seus componentes. (fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

Fonte: Elaborado a partir de Bettelrim, F. A. êti áli. Introduction to General, Organic, and Biochemistry. décima segunda edição Boston: Cengage. 2020. página 325.

Algumas das importantes frações do petróleo são:

  • gás – usado como combustível em fogões e aquecedores, vendido como gê éle pê, gás liquefeito de petróleo;
  • gasolina – empregada como combustível em veículos;
  • querosene – útil como combustível em lampiões;
  • óleo diesel – combustível para caminhões, ônibus e tratores;
  • óleo lubrificante – empregado, por exemplo, em motores;
  • vaselina – material pastoso usado em cremes e pomadas;
  • parafina – cera branca que pode ser usada para fazer velas;
  • piche – material escuro e pegajoso usado, em mistura com pedra, para fazer o asfalto para pavimentação.
Fotografia. Um parque industrial com chaminés saindo fumaça e tanques cilíndricos espaçados.
Uma refinaria de petróleo, onde o petróleo é fracionado. (Betim, Minas Gerais, 2019.)
Ícone. Grupo com três pessoas.

ATIVIDADE

Trabalho em equipe

Havendo possibilidade, e a critério do professor, pode-se fazer uma visita guiada a uma refinaria de petróleo.

O professor orientará previamente as equipes sôbre como proceder (antes, durante e depois). Para uma atividade segura e proveitosa, siga as recomendações!

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

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petróleo

fracionamento do petróleo

Derivados obtidos nas indústrias químicas

Nas indústrias químicas, os componentes do petróleo, que foram previamente separados nas refinarias, passam por reações químicas que produzem substâncias com aspecto e propriedades bem diferentes dos reagentes empregados.

É possível transformar os componentes do petróleo em plásticos, tintas, perfumes, colas, tecidos, medicamentos, borrachas, imitações de couro, espumas, explosivos, inseticidas, corantes, adoçantes artificiais, e uma infinidade de produtos comercializados.

EM DESTAQUE

O petróleo é um recurso natural não renovável

Quanto tempo os depósitos naturais de petróleo vão durar?

A resposta é incerta. Não se sabe quantos novos depósitos podem ser descobertos nos próximos anos ou até que ponto a tecnologia pode evoluir para permitir extrair mais petróleo de um poço. Outra dúvida é se a quantidade de petróleo gasta pela humanidade irá crescer, diminuir ou se manter nos próximos anos.

Uma coisa, porém, é certa: o petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, depois de gasto não pode ser automática e naturalmente reposto. Gastou, está gasto!

Por isso é cada vez maior a procura por outros combustíveis e por outras fontes de matérias-primas para a indústria que sejam capazes de substituir o petróleo.

Elaborado com dados obtidos de: MILLER JUNIOR, G. T.; Ispúlmãn, S. E. Living in the environment. décima nona edição Boston: Cengage, 2018.

Fotografia. Plataforma com quatro blocos de sustentação no mar e uma torre com haste no centro. Em cima da plataforma, há outras estruturas como guindastes.
Plataforma marítima de petróleo na Baía de Guanabara. (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.)
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: meio ambiente.

EM DESTAQUE

O impacto ambiental causado pelos plásticos

Restos de comida, com o passar dos dias, mudam de aspecto e passam a exalar mau cheiro. Os responsáveis por isso são microrga­nismos que provocam sua decomposição. Os alimentos são biode­gradáveis, ou seja, podem ser decompostos por microrganismos.

Os plásticos, ao contrário, em geral não são biodegradáveis.

Será preciso tanta durabilidade? Pense em um copinho descartável de café. Seu uso dura cêrca de um minuto. Depois disso ele é jogado fóra e vai permanecer muito tempo assim, ocupando espaço no lixo.

Uma grande crítica que se faz aos plásticos é que eles não são biodegradáveis. Por isso, há anos existe a preocupação de pesquisar plásticos biode­gra­dá­veis, e resultados promissores têm sido obtidos.

Se um anel de plástico jogado ao mar enroscar em um leão-marinho, uma foca, um peixe ou uma ave, eles terão dificuldade para retirá-los. Uma foca cujo focinho esteja preso por um rótulo plástico de refrigerante pode, por exemplo, morrer por falta de ar. Uma ave com o bico preso não pode comer e também morrerá. Tartarugas ingerem sacos plásticos jogados ao mar, pois os confundem com águas-vivas das quais se alimentam. Essa ingestão pode causar obstrução do intestino e morte.

Esses são alguns dos problemas relacionados aos plásticos e ao fato de as pessoas jogarem lixo em praias e outros ambientes.

Elaborado com dados obtidos de: , W. P.; , M. A. Principles of environmental science: inquiry and applications. nona edição Nova York: McGraw-Hill, 2020.

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

A palavra “plástico” vem do grego , que significa “referente às dobras do barro”. Em latim essa palavra se tornou , significando “que pode ser moldado”. Assim, os materiais plásticos têm esse nome porque podem ser facilmente modeláveis no formato desejado, produzindo-se com eles os mais variados objetos.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: ciência e tecnologia.

EM DESTAQUE

Os principais plásticos

(Entre parênteses estão outras designações pelas quais esses plásticos são conhecidos na indústria.)

Fotografia. Uma garrafa transparente verde.
Poliéster (péti) – Usado para fazer garrafas descartáveis de refrigerante e guarda-chuvas. Na fórma de fios, pode ser usado para fazer tecidos para roupas.
Fotografia. Cinco garrafas opacas de diferentes formatos, cores e tamanhos.
Polietileno rígido () Empregado na confecção de cadeiras e mesas, potes de sorvete, cestos para lixo, brinquedos e embalagens para produtos de limpeza.
Fotografia. Duas fileiras de materiais marrons. À direita, 5 conectores curvados. À esquerda, 5 conectores em T. Eles estão organizados por tamanho, do maior para o menor.
Policloreto de vinila (pê vê cê) Tubos e conexões para encanamentos de água e esgôto são feitos de pê vê cê. Também é usado em garrafas e pisos plásticos.
Fotografia. Dois sacos de lixo pretos.
Polietileno flexível () Empregado em sacos para lixo, tampas de potes de sorvete e embalagens plásticas para roupas, alimentos e outros produtos.
Fotografia. Dois potes alongados com tampa, um vermelho maior atrás e um amarelo menor na frente.
Polipropileno (pê pê) Usado na fabricação de para-choques, painéis de automóvel e recipientes para quétichâp, mostarda, iogurte e margarina.
Fotografia. Uma pilha de caixas de CD de diferentes cores.
Poliestireno (pê ésse) É o plástico de seringas de injeção, capas para Cê dês, embalagens para alimentos e copos descartáveis. O poliestireno expandido contém muitas minúsculas bolhas de ar.
Fotografia. Uma frigideira preta.
Politetrafluoretileno () Constitui o revestimento de panelas, frigideiras e assadeiras antiaderentes. Encanadores usam fitas de para vedar roscas.
Fotografia. Três rolos de corda. Atrás,  uma vermelha e uma amarela. Na frente, uma verde.
Poliamida (náilon) Aplicado na fabricação de roupas íntimas, meias-calças e roupas de banho. Também é empregado em linhas de pesca e cordas.

Elaborado com dados obtidos de: B. D. êti áli. Chemistry in context: applying Chemistry to society. nona edição Nova York: McGraw-Hill/American Chemical Society, 2018.

Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 1. Poliéster (PET)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 2.  Polietileno rígido (P E A D)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 3. Policloreto de vinila (PVC)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 4. Polietileno flexível (P E B D)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 5. Polipropileno (PP)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 6. Poliestireno (PS)
Ilustração. Um triângulo formado por três setas e um número dentro: 7. Demais plásticos.
Código internacional que orienta para a reciclagem dos plásticos.

5. Carvão mineral

O carvão mineral ou carvão de pedra é um sólido escuro, encontrado em várias regiões do mundo, que se formou como resultado de complexas transformações químicas sofridas por organismos vegetais “soterrados” há milhões de anos.

O carvão mineral é um material que possui alto teor de uma substância combustível chamada carbono.

Em palavras: O carbono reage com o gás oxigênio, produzindo gás carbônico e liberando energia. É a combustão (queima) do carbono.
Representação: carbono sinal de mais gás
oxigênio seta para a direita gás carbônico sinal de mais calor liberado

Assim como no caso do petróleo, o carvão mineral não é importante apenas como combustível. Ele representa também uma importante fonte de matérias-primas para as indústrias químicas. Alguns exemplos de produtos obtidos a partir das matérias-primas do carvão mineral aparecem no esquema a seguir.

Esquema. Carvão mineral. (Seta) Processamento permite obter substâncias que são matérias-primas para: solvente para colas e tintas (ilustração de uma lata de tinta e pincel); corantes para imprensa e tecidos (ilustração de uma revista); medicamentos (ilustração de um pote com tampa atrás de cápsulas e comprimidos); inseticidas (ilustração de um embalagem para aerossol); essências para perfumes (ilustração de uma embalagem de vidro decorada).
O carvão mineral é importante fonte de matérias-primas industriais. (Esquema fóra de proporção.)
Fotografia. Pedaços de carvão no forno.
Carvão mineral queimando. (Cada um dêsses pedaços tem cêrca de 5 centímetros de comprimento.)

Organização de ideias

MAPA CONCEITUAL

Fluxograma. Amostra de matéria pode ser substância (pura), que pode ser simples ou composta, ou mistura, que pode ser homogênea ou heterogênea. 
Amostra de matéria pode ser mistura, que pode ter seus componentes separados; cada um deles é uma substância (pura). 
Amostra de matéria pode ser substância (pura), que pode passar por mudança de fase, que pode ser endotérmica ou exotérmica, ou reação química, que pode ser endotérmica ou exotérmica. 
Amostra de matéria pode ser substância (pura), que pode passar por reação química da qual participa(m) reagente(s) que se transforma(m) em produto(s).
Ícone. Lâmpada.

Atividades

Use o que aprendeu

  1. Ao sair de uma piscina em um dia de vento, sentimos frio. Proponha uma explicação para isso, com base nos conceitos de mudança de fase e de absorção ou liberação de calor.
  2. Se cinco gotas de água forem esfregadas nas costas da mão e, a seguir, o local for assoprado, isso produzirá sensação de resfriamento. Como esse acontecimento se relaciona ao mencionado na questão anterior?
  3. As talhas e moringas de argila contendo água estão sempre a uma temperatura um pouco inferior à do ambiente. Sabendo que a água é capaz de impregnar esse material e chegar (em pequena quantidade) até o lado externo, proponha uma explicação para elas se manterem abaixo da temperatura do ambiente.
Fotografia. Dois potes de barro com tampa.

4. Das mudanças de fase um a seis esquematizadas a seguir, todas à pressão constante, quais são endotérmicas? E quais são exotérmicas?

Fluxograma. Três balões alinhados na horizontal, conectados por seis setas que estão numeradas de um a seis. No balão da esquerda está escrito sólido, no do meio, está escrito líquido e, no da direita, está escrito gasoso. Os elementos do fluxograma permitem os seguintes caminhos: 
Sólido. Seta um. Líquido. Seta dois. Gasoso. Seta quatro. Sólido. 
Sólido. Seta cinco. Gasoso. 
Gasoso. Sete quatro. Líquido. Seta três. Sólido. Seta cinco. Gasoso. 
Gasoso. Seta seis. Sólido.
  1. Explique a diferença entre extração do petróleo do poço e fracionamento do petróleo.
  2. O petró­leo é uma subs­tân­cia pura ou uma mis­tu­ra? Explique.
  3. Utilizando a infor­ma­ção um, expli­que o que você enten­de da afir­ma­ção dois.
    1.  As jazi­das mais novas de petró­leo apre­sen­tam 10 milhões de anos e as mais anti­gas, 400 milhões.
    2.  O petró­leo é uma fonte não reno­vá­vel de energia (recurso energético não renovável).
  4. As refinarias de petróleo separam-no em diversas frações. Qual é o pro­ces­so usado com essa finalidade? Em que se fundamenta?
  5. As frações do petróleo têm aplicações de interêsse da sociedade. Relacione exemplos dessas frações e indique suas utilidades práticas.
  6. O enxo­fre é uma impureza do petróleo responsável por um problema ambiental chamado chuva ácida. Nas refinarias, durante a destilação fracionada, esse elemento tende a se acumular nas frações cujos componentes têm maiores temperaturas de ebulição. Deduza em qual fração haverá mais enxofre:
    1. no querosene ou na gasolina.
    2. no óleo diesel ou no gás de cozinha.
  7. Quando trocam o botijão de gás, algumas pessoas colocam espuma de sabão na “bo­­ca” do botijão, como mostra a ilustração. Esse recurso é utilizado para verificar se há vazamento.
Ilustração. Destaque para uma pessoa espremendo uma esponja em cima de um botijão de gás. Sai um líquido da esponja e no botijão há bolhas neste líquido. Em cima do botijão de gás tem um regulador conectado a uma mangueira.
(Representação esquemática fóra de proporção. Cores fantasiosas.)
  1. Como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás?
  2. Que riscos oferece um vazamento de gás?
Ícone. Lupa.

Atividades

Explore diferentes linguagens

A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.

TRECHO DE DOCUMENTÁRIO

1. Trecho de um documentário: “Quando uma folha de papel queima, diz-se que está havendo uma reação química. Já quando uma folha de papel é rasgada, não está havendo reação química”.

Explique a razão para a diferente classificação de ambos os processos.

TIRINHA

Ilustração. Dois homens ao lado de um carro conversível laranja. Acima, uma placa: carros usados. Um deles usa casaco vermelho, calça preta e chapéu cinza, ele diz: não, isso não é ferrugem, Ernie. O vendedor disse que é só oxidação. Ao lado dele, homem de chapéu bege, camiseta amarela, calça azul xadrez e um casaco verde. Ele olha para o carro preocupado.

2. A ferrugem surge em decorrência de um processo chamado de oxidação do metal ferro (daí a situação de humor na tirinha), que ocorre por meio de uma reação química assim representada:

ferro+gás oxigênio+água líquidasétaferrugem

  1. Como são genericamente chamadas as substâncias representadas à esquerda da seta?
  2. Como é genericamente denominada a substância representada à direita da seta?
  1. A palha de aço, usada na lavagem de louças e panelas, é constituída essencialmente de ferro. Por que a palha de aço não enferruja dentro da embalagem fechada?
  2. Por que a palha de aço enferruja se for molhada e deixada sôbre a pia, de um dia para o outro?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  1. A substância cloreto de amônio é empregada desde a Antiguidade como adubo para vegetais. Os egípcios, por exemplo, ob­tinham-na a partir do esterco de camelo. Muitos dos fertilizantes atual­mente pro­duzidos em indústrias químicas contêm essa substância em sua composição. Um químico informou que:
    • O cloreto de amônio sofre decomposição produzindo os gases amônia e cloreto de hidrogênio.
    • Por decomposição, a amônia origina os gases nitrogênio e hidrogênio, e o cloreto de hidrogênio origina os gases cloro e hi­drogênio.
    • Os gases nitrogênio, hidrogênio e cloro não sofrem decomposição.
    1. Quantas substâncias químicas diferentes são mencionadas nas três afirmações anteriores?
    2. Quais delas são substâncias simples e quais são compostas? Explique o critério que você usou para responder.

CHARGE

As atividades 6 a 8 se referem à charge:

Ilustração. Um homem de camiseta branca e casaco marrom. Ele está em um posto de gasolina, ao lado de um carro branco. Atrás dele há duas bombas de gasolina: Comum e incomum. Ele abastece o carro com o tipo incomum.

6. Pesquise na internet ou em outra fonte de informação:

Em um posto de combustível, como é denominado o tipo de gasolina que não é “comum”?

  1. A charge explora o humor na oposição entre as palavras “comum” e “incomum”. Que característica do automóvel teria levado o frentista do posto a abastecer com gasolina “incomum”?
  2. Diferentes estudantes (a, b, c e d) disseram que a gasolina é obtida industrialmente a partir:
    1. do álcool da cana-de-açúcar.
    2. da água do mar.
    3. do carvão mineral.
    4. do fracionamento do petróleo.

Qual dos estudantes mencionou corretamente de onde vem o combustível? Explique.

TEXTO DA INTERNET

As atividades 9 a 11 se referem ao texto:

Neste cenário o Brasil tem posição privilegiada como produtor de polímeros naturais ou biodegradáveis. Os fabricantes destes materiais atestam que, uma vez em contato com a terra, os biopolímeros servem de alimento para bactérias e fungos, degradando-se em 180 dias. Isso representa um valor significativamente menor quando comparado a degradação de 200 anos do plástico petroquímico.

Fonte: INSTITUTO INOVAÇÃO. Da pedra lascada aos nanomateriais. [: 2007]. Disponível em: https://oeds.link/ZZfLnT. Acesso em: 12 abril 2022.

9. Um dicionário contém as definições:

Petroquímica. Ciência, técnica ou indústria dos produtos químicos derivados do petróleo.

Petroquímico. Referente à petroquímica.

Com base nessas informações, explique o que é um “plástico petroquímico”.

  1. Diz-se que os restos de comida são biodegradáveis e que os plásticos petroquímicos não são biodegradáveis. Explique a razão dessa classificação.
  2. Por que o petróleo é considerado um recurso natural não renovável?

Seu aprendizado não termina aqui

Muitos avanços têm sido conquistados pelo Brasil na área da prospecção e da exploração de petróleo. Com frequência são anunciados a descoberta de reservas e também o aumento da produção conquistado com as tecnologias desenvolvidas ou adaptadas por engenheiros e outros profissionais brasileiros. Esteja atento às notícias relacionadas a esse assunto.

Ícone. Símbolo de hashtag.

Fechamento da unidade

Isso vai para o nosso blog!

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: ciência e tecnologia.
Ícone. Lupa.

A importância da Química para a sociedade

A critério do professor, a classe será dividida em grupos e cada um deles criará e manterá um blog na internet sôbre a importância do que se aprende em Ciências da Natureza. Nesta atividade, a meta é selecionar informações (acessar, reunir, ler, analisar, debater e escolher as mais relevantes e confiáveis) relacionadas aos tópicos a seguir para incluir no blog.

Ilustração. Quatro pessoas ao redor de um computador. Ao fundo, uma lousa e uma prateleira com vidrarias contendo líquidos coloridos. Sentados estão: menino branco de cabelo castanho com topete e relógio (sua mão está no mouse) e menino negro de cabelo enrolado. Ao lado, menina branca, de cabelo loiro e liso e curto. Atrás do computador: mulher negra de cabelo curto e óculos escuros. Todos vestem uniforme branco com detalhes azuis na gola e nas mangas. Ao redor deles há quadros coloridos com textos. Roxo: Materiais recentemente inventados e suas aplicações na vida cotidiana. Azul: Química forense: princípios químicos colocados à disposição da polícia e da justiça a fim de elucidar crimes. Vermelho: Novos medicamentos e sua importância para a saúde pública. Verde: Relevância da Química para estudos médicos e biológicos. Amarelo: A utilização da Química para a higiene e a beleza: os produtos de higiene pessoal e os cosméticos. Laranja: Química ambiental: os conhecimentos dessa ciência empregados para compreender os processos ambientais, minimizar a poluição e recuperar ambientes degradados.