REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO

Érens, C. D.; Henson, R. Meteorology today. décima segunda edição bóston: Cengage, 2019.

Obra sobre Meteorologia em nível universitário, utilizada como referência para aspectos referentes aos fenômenos atmosféricos, à hidrosfera, ao estudo do tempo e do clima e à relação entre as diferenças anuais de insolação nos diferentes locais do planeta e as estações do ano.

Alberts, B. êti áli. Essential Cell Biology. quinta edição Nova York: Norton, 2019.

Livro universitário sobre citologia e fenômenos bioquímicos em nível celular e de tecidos, empregado como referência para assuntos referentes às células, tanto em aspectos morfológicos como metabólicos e fisiológicos.

Ákins, P. W.; djôunes, L.; Laverméan, L. Chemical principles: the quest for insight. sétima edição Nova York: Freeman, 2016.

Obra de Química Geral de circulação mundial, usada como fonte de informações sobre substâncias químicas (estrutura e propriedades) e transformações químicas.

Au-Desirk, T.; Au-Desirk, G.; Báiers, B. E. Biology: life on Earth. décima primeira edição Hoboken: Pearson, 2017.

Livro destinado ao ensino superior de Biologia Geral, que aborda várias áreas dessa ciência. Empregado como fonte de informações acerca dos seres vivos, de suas adaptações e das inter-relações ecológicas.

Bechiller, R. Astronomía: de Galileo a la exploración espacial. Madrid: Lunwerg, 2010.

Livro abrangente de divulgação científica, ricamente ilustrado, que apresenta o percurso da história da Astronomia, relacionando descobertas históricas com evidências contemporâneas.

Bauerfind, R. êti áli. (edição). Zoonoses: infectious diseases transmissible from animals to humans. quarta edição uóshinton: ASM Press, 2016.

Obra que fornece ampla visão sobre zoonoses, doenças infecciosas transmitidas de animais vertebrados para humanos, e vice-versa, em condições naturais (causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos ou outros agentes). Utilizada como referência sobre essas doenças, sua fórma de transmissão, tratamento e prevenção.

Bettelrim, F. A. êti áli. Introduction to General, Organic, & Biochemistry. décima segunda edição bóston: Cengage, 2020.

Livro de nível universitário que aborda aspectos de Química Geral, Química Orgânica e Bioquímica, consultado principalmente nos tópicos ligados a respiração celular, fotossíntese, nutrientes e rotas metabólicas que os envolvem.

Bloomfíild, L. A. How things work: the Physics of everyday life. sexta edição Hoboken: John Wiley, 2016.

Obra de Física com ênfase qualitativa, em linguagem destinada ao nível superior introdutório, que traz tópicos dessa ciência aplicados a grande variedade de exemplos cotidianos de mecânica, termodinâmica, ondulatória, acústica e eletricidade.

BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Blucher, 1984.

Compêndio abrangente que apresenta diversos aspectos da Astronomia, desde noções de calendários até deduções matemáticas do movimento dos astros. Referência empregada nos temas astronômicos, especialmente os movimentos aparentes dos astros para observadores situados no planeta Terra.

Bóquin, D. B.; Kéller, E. A. Environmental Science: Earth as a living planet. oitava edição Hoboken: John Wiley, 2011.

Livro universitário de Ciência Ambiental, sendo referência para diversos assuntos dentro da Ecologia, especialmente relações alimentares, inter-relações diversas entre seres vivos e interações de organismos com fatores abióticos.

BRANCO, S. M. Ecologia da cidade. segunda edição São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Desafios).

Paradidático cujo tema central são os impactos sobre o meio ambiente e os equilíbrios ecológicos decorrentes da construção de cidades, ressaltando a existência de cadeias alimentares nesses ambientes construídos e o fato de algumas delas favorecerem o surgimento de pragas urbanas.

BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate. terceira edição atualizada. São Paulo: Moderna, 2010. (Coleção Polêmica).

Paradidático sobre pontos fundamentais de Ciência Ambiental, empregado como referência para temas relacionados aos impactos decorrentes de ações humanas sobre ambientes naturais.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê). Brasília: Ministério da Educação (Méqui), 2018.

Documento oficial do Méqui criado para nortear as políticas públicas educacionais e servir de referência para os currículos desenvolvidos nos âmbitos estadual e municipal, garantindo as aprendizagens essenciais ao longo da escolaridade, sem deixar de levar em conta a autonomia das escolas e dos professores e a heterogeneidade da sociedade brasileira. Tem como foco o desenvolvimento de competências, definidas como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de permitir aos indivíduos a resolução de demandas complexas do cotidiano e o pleno exercício da cidadania.

bróun, T. L. êti áli. Chemistry: the central science. décima quinta edição Nova York: Pearson, 2022.

Obra universitária de Química Geral que apresenta informações e análises utilizadas para abordar misturas e métodos de separação, substâncias químicas e suas propriedades, bem como transformações (reações) químicas.

Burníi, D. 101 Nature experiments. : Dorling Kindersley, 1996.

Livro que traz propostas de experimentos relacionados a Ciências da Natureza, especialmente sobre temas relacionados aos ambientes naturais, com linguagem adequada para estudantes da faixa do Ensino Fundamental 2.

CIMERMAN, B.; CIMERMAN, S. Parasitologia Humana e seus fundamentos gerais. segunda edição São Paulo: Atheneu, 2002.

Destinado aos estudantes universitários da área de saúde, este livro é sobre parasitologia humana e características epidemiológicas relevantes. Os autores, professores e pesquisadores que atuam no país, consideram em sua abordagem aspectos relevantes da realidade brasileira.

COUTO, R. G. êti áli. (edição). Atlas de conservação da natureza brasileira: Unidades Federais. São Paulo: Metalivros/Ibama, 2004.

Obra ricamente ilustrada sobre os biomas brasileiros e suas características geográficas, climáticas e biológicas. Inclui detalhado material cartográfico sobre as unidades federais de conservação.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Atlas do meio ambiente do Brasil. segunda edição Brasília: Terra Viva, 1996.

Livro sobre os biomas do nosso país e sua biodiversidade. Apresenta grande quantidade de mapas, fotos, esquemas e infográficos sobre as características dos biomas e fatores que os ameaçam.

Emislee, J. Nature’s Building Blocks: An A-Z Guide to the Elements. New edition. Oxford: Oxford University Press, 2011.

Compêndio de informações e curiosidades sobre os elementos químicos. Inclui dados variados sobre as propriedades desses elementos e aspectos históricos de sua descoberta e utilização.

FERREIRA, M.; ALMEIDA, G. Introdução à Astronomia e às observações astronô­micas. sétima edição Lisboa: Plátano, 2004.

Obra que apresenta informações sobre os corpos celestes e sugestões de experimentos para observação astronômica a ôlho nu, com binóculos ou com telescópios simples. Destacam-se os esquemas e as explicações sobre os movimentos aparentes dos astros quando observados da Terra.

Friman, S. êti áli. Biological Science. sétima edição Hoboken: Pearson, 2020.

Livro voltado para o Ensino Superior que aborda Biologia Geral, empregado como referência para temas relacionados à citologia, à botânica, à zoologia e às relações ecológicas.

Garner, L. P.; ráiat, J. L. Tratado de Histologia em cores. terceira edição Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Compêndio universitário de histologia humana, que inclui diversos esquemas e imagens obtidas por microscopia, utilizado no embasamento sobre aspectos referentes a células e tecidos.

GIANCOLI, D. C. Physics: principles with applications. sétima edição Glenview: Pearson, 2014.

Obra que aborda os principais temas da Física, indicando as aplicações de seus diversos princípios nas Ciências da Natureza, na tecnologia e no dia a dia.

Gud-enóf, J.; Macguaer, B Biology of humans: concepts, applications, and issues. sexta edição Hoboken: Pearson, 2017.

Livro universitário sobre biologia humana que propõe uma visão ampla e multidisciplinar sobre o assunto, integrando os princípios biológicos ao estudo do nosso organismo.

Grotzinguer, J. P.; T. H. Understanding Earth. sétima edição Nova York: Freeman, 2014.

Obra universitária que percorre vários conceitos de Geologia, como o estudo de minerais, história e evolução da Terra, estrutura interna do planeta e aspectos climáticos.

ról, J. E.; ról, M. E. Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. décima quarta edição Philadelphia: Elsevier, 2021.

Compêndio destinado a estudantes universitários da área de saúde, empregado como referência para o estudo de aspectos fisiológicos de órgãos e sistemas do organismo humano.

Rrendrix, M. S.; tompison, G. R.; Turk, J. Earth Science: an introduction. terceira edição bóston: Cengage, 2021.

Obra sobre aspectos físicos e geológicos da Terra e de sua formação, utilizada como referência sobre a estrutura do planeta, da atmosfera terrestre e de temas referentes ao tempo e ao clima.

Rrêuit, P. G. Física conceitual. décima segunda edição Porto Alegre: Bookman, 2015.

Livro universitário que apresenta a Física com ênfase em aspectos qualitativos. A abordagem é interessante e compreensível, ainda que o leitor não seja da área de exatas. O texto apresenta narrativas acessíveis, representações facilmente compreensíveis das relações matemáticas envolvidas e imagens cotidianas para ajudar na construção de um conhecimento conceitual. Empregado para embasar discussões envolvendo princípios físicos.

Rrêuit, P. G.; Sue-Rrokey, J.; Rrêuit, L. A. Conceptual Physical Science. sexta edição bóston: Pearson, 2017.

Obra que apresenta, em nível universitário introdutório, a Astronomia, a Física, a Geologia e a Química, usada como referência para conceitos referentes a essas ciências. Utiliza esquemas claros e didáticos, explicando de maneira acessível os diferentes temas, inclusive aqueles de maior complexidade, como os inerentes à Cosmologia e à Astrofísica.

Rrílis, D. M. êti áli. Life: the science of Biology. décima segunda edição Sunderland: Sinauer, 2020.

Livro universitário de circulação mundial que apresenta os temas da Biologia Geral. Referência para assuntos referentes à citologia, ao material genético, à zoologia e à anatomia humana.

Rráin, R. S.; Mártin, E. (edição). Oxford dictionary of Biology. quinta edição Oxford: Oxford University Press, 2004.

Dicionário de termos da Biologia ou relacionados a essa área de estudo. Utilizado como bibliografia para definições e explicações de cunho conceitual.

iuása, J.; márchal, W. Karp’s Cell and molecular Biology. nona edição Hoboken: John Wiley, 2020.

Livro voltado para o ensino universitário que aborda citologia e bioquímica celular. Utilizado como fonte sobre citologia e metabolismo celular.

Kappen, B. M.; isténton , B. A. (edição). Berne & Levy Physiology. sétima edição Philadelphia: Elsevier, 2018.

Compêndio que aborda a fisiologia do ser humano e a ilustra com inúmeros exemplos referentes à clínica médica. Importante fonte para aspectos ligados à manutenção da saúde humana, ao funcionamento de tecidos, órgãos e sistemas, e às manifestações clínicas das doenças.

Kraúskopf, K. B.; Báiser, A. The physical universe. décima sétima edição Nova York: McGraw-Hill, 2020.

Livro que apresenta e discute princípios de Física, Química, Geologia e Astronomia. Importante referência empregada na fundamentação das discussões de conceitos geológicos, climáticos e astronômicos.

Lutguens, F. K.; Tarbãck, E. J. The atmosphere. décima terceira edição Hoboken: Pearson, 2016.

Livro universitário sobre fenômenos meteorológicos, utilizado como referência nos temas inerentes à atmosfera terrestre, às estações do ano, aos ciclos naturais e aos climas.

Meider, S. S.; Windelspéquiti, M. Biology. décima terceira edição Nova York: McGraw-Hill, 2019.

Obra que trata de aspectos gerais da Biologia, em nível universitário, passando por áreas como citologia, genética, evolução, diversidade dos seres vivos, ecologia e conservação da biodiversidade. Embasamento para diversos temas biológicos.

Meider, S. S.; Windelspéquiti, M. Human Biology. décima quinta edição Nova York: McGraw-Hill, 2018.

Livro universitário a respeito de vários aspectos da biologia do ser humano. Fonte de informações sobre metabolismo, órgãos, tecidos e sistemas, bem como sobre a origem de doenças.

, M. T. êti áli. Brock Biology of Microorganisms. décima quinta edição Harlow: Pearson, 2019.

Obra destinada ao nível universitário com abordagem ampla sobre Microbiologia. Usada no referenciamento das discussões sobre microrganismos, sua importância ambiental e eventual atuação como agentes patogênicos.

Márrie-éb, E. N.; roên, K. Human Anatomy & Physiology. décima primeira edição Harlow: Pearson, 2019.

Livro para ensino superior, voltado a estudantes da área de saúde, sobre anatomia e fisiologia humanas. Rico em esquemas e ilustrações de órgãos e de sistemas. Importante referência para discussões sobre diversos aspectos do organismo humano, de seu metabolismo e da integração de seus sistemas.

Méc Mílan, B. Human body: a visual guide. Nova York: Firefly Books, 2006.

Obra paradidática contendo diversos esquemas, ilustrações e informações sobre o corpo humano. Usada como referência auxiliar e complementar nas esquematizações e ilustrações referentes ao organismo humano.

Miller Junior, G. T.; Spúlman, S. E. Living in the environment. décima nona edição bóston: Cengage, 2018.

Livro de Ciência Ambiental, destinado a cursos de nível superior. Empregado na referenciação de aspectos sobre características dos ambientes naturais, relações ecológicas, fontes de energia (renováveis ou não), alterações climáticas, poluição do solo, do ar e da água.

Momgomery , C. W. Environmental Geology. décima primeira edição Nova York: McGraw-Hill, 2020.

Obra de Geociências destinada ao ensino superior, ricamente ilustrada com fotos e esquemas. Usada para pautar discussões sobre estrutura e história geológica do planeta Terra, processos tectônicos, estrutura do solo, ciclo da água, água subterrânea e poluição da água.

mur, K. L.; Dalee Túu, A. F.; Agol, A. M. R. Clinically oriented Anatomy. oitava edição Philadelphia: Wolters Kluwer, 2018.

Livro sobre aspectos anatômicos do organismo humano, voltado para ciências médicas, que relaciona o estudo da anatomia aos problemas de saúde e aos diagnósticos clínicos. Importante fonte empregada para fundamentar discussões sobre doenças e também na elaboração de ilustrações de algumas estruturas internas do corpo humano.

MOURÃO, R. R. F. Dicionário enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. segunda edição Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

Compêndio que relaciona o significado de termos ligados ao estudo do Universo e às missões espaciais, bem como informações históricas e dados sobre esses temas. Usado como fonte de consulta sobre terminologias e informações factuais de Astronomia.

MOURÃO, R. R. F. Manual do astrônomo: uma introdução à Astronomia observa­cional e à construção de telescópios. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1995.

Obra que apresenta informações sobre a observação de corpos celestes e os movimentos deles sob o ponto de vista de quem está na Terra. Empregada como ponto de partida para desenvolver as discussões sobre solstícios, equinócios, estações do ano e movimento aparente dos astros.

Neibol, B. J.; Ruáit, R. T. Environmental Science: the way the world works. sétima edição Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.

Livro de Ciência Ambiental, com ênfase nas questões ecológicas e no uso sustentável de recursos. Utilizado como fonte sobre fatores bióticos e abióticos, relações entre seres vivos, importância do solo, fontes energéticas (renováveis ou não) e formas de poluição.

nélson, D. L.; , M. M. Lehninger Principles of Biochemistry. oitava edição Nova York: Freeman, 2021.

Livro universitário de Bioquímica, no qual os atuais autores dão prosseguimento à obra do pesquisador Albert Lester , autor da primeira edição. Apresenta o detalhamento da estrutura de biomoléculas e dos processos bioquímicos. Referência para discutir o papel de nutrientes, a relevância do material genético, a respiração celular, a fotossíntese e a fermentação alcoólica.

Nehter, F. H. Atlas of Human Anatomy. sétima edição Philadelphia: Elsevier, 2019.

Compêndio de pranchas com ilustrações do corpo humano da autoria do médico e ilustrador científico frênqui Enri Netter, detalhando aspectos anatômicos humanos, em diferentes visualizações (vistas externas, vistas internas afastadas e vistas em diferentes cortes). Fonte de grande relevância para a elaboração de ilustrações do organismo humano.

NEVES, D. P. êti áli. Parasitologia dinâmica. terceira edição São Paulo: Atheneu, 2009.

Livro universitário, de autoria nacional, sobre doenças parasitológicas humanas e suas características clínicas e epidemiológicas. Referência para discussões referentes a doenças de veiculação hídrica, parasitoses e enfermidades cuja transmissão esteja associada a más condições de higiene e/ou de saneamento.

ONTORIA, A. êti áli. Mapas conceptuales: una tecnica para aprender. sétima edição Madrid: Narcea, 1997.

Livro que parte de ideias de Deivid Auzúbel e Joséf Novak para explicar aspectos pedagógicos inerentes aos mapas conceituais, sua elaboração e aplicação didática. Utilizado para fundamentar o trabalho com mapas conceituais realizado nesta obra.

World of the Elements. Elements of the World. Weinheim: Wiley-VCH, 2007.

Obra ricamente ilustrada sobre as propriedades e as aplicações dos elementos químicos. Empregada como referência para embasar discussões referentes à composição química das substâncias.

Reiven, P. H. êti áli. Biology. décima segunda edição Nova York: McGraw-Hill, 2020.

Livro de Biologia Geral destinado a estudantes do ensino superior. Aborda os temas de maior relevância da área. Fonte de informações sobre animais, plantas, fungos e microrganismos, bem como sobre relações ecológicas.

Reiven, P. H.; Burg, L. R.; Hassensail, D. M. Environment. sétima edição Hoboken: John Wiley, 2010.

Obra de Ciência Ambiental que aborda conceitos ecológicos e suas aplicações para o desenvolvimento sustentável, bem como o uso sustentável de recursos materiais e energéticos. Empregada para referenciar discussões sobre relações entre seres vivos, importância do solo, prevenção da poluição e exploração de fontes energéticas.

; Mennutchi, L.; Krasilchik, M. A Biologia e o homem. São Paulo: êduspi, 2001.

Livro de divulgação científica no qual o médico e pesquisador brasileiro Isaías e suas coautoras perpassam a relevância da Biologia para a sociedade. Fonte de informações para a apresentação de conceitos relativos à Biologia.

REY, L. Parasitologia. quarta edição Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Escrito por médico e pesquisador brasileiro, este livro aborda as doenças parasitárias humanas, suas características clínicas e sua epidemiologia. Fonte empregada para informações sobre parasitoses, infecções veiculadas pela água e doenças cuja transmissão se relacione a baixas condições de saneamento ambiental.

Roberts, A. êti áli. The complete human body. segunda edição Londres: Dorling Kindersley, 2016.

Obra ricamente ilustrada sobre o organismo humano. Referência empregada em esquematizações e ilustrações de órgãos e sistemas.

RONAN, C. A. História ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: zarrár, 1987. 4 volume

Coleção usada como referência para informações referentes a aspectos históricos da Biologia, da Física e da Química.

Seruêi, R. A.; Viuê, C. College Physics. décima primeira edição bóston: Pearson, 2018.

Livro universitário que aborda os diversos temas da Física Geral, apresentando situações cotidianas e diversas aplicações. Fonte de informações para assuntos que envolvam conceitos de Física.

Shipméãn, J. T. êti áli. An introduction to Physical Science. décima quinta edição bóston: Cengage, 2021.

Obra que discute princípios de Astronomia, Física, Geologia e Química. Referência de importância usada na fundamentação de discussões de conceitos físicos, geológicos, climáticos e astronômicos.

Silberberg, M. S. Chemistry: the Molecular Nature of Matter and Change. oitava edição Nova York: McGraw-Hill, 2018.

Livro de Química Geral em nível superior, rico em esquemas, ilustrações e exemplos para elucidar os conceitos. Empregado no embasamento de discussões sobre a composição de substâncias e a ocorrência de reações químicas. Também é fonte de informações sobre materiais e combustíveis.

Silvertorn, D. U. Human Physiology: an Integrated Approach. oitava edição Glenview: Pearson, 2019.

Obra para o Ensino Superior, dirigida a estudantes da área de saúde. Além de apresentar a fisiologia de maneira muito didática, bem esquematizada e ricamente ilustrada, usa uma abordagem que favorece o entendimento integrado da atuação dos diversos sistemas. Importante referência usada para as discussões sobre o organismo humano.

Ismíf, T. (edição). The human body: an illustrated guide to its structure, function and disorders. segunda edição Londres: Dorling Kindersley, 2006.

Livro paradidático com muitas ilustrações e informações sobre o funcionamento do nosso corpo. Referência complementar usada para esquematizações e ilustrações do organismo humano e também sobre doenças que o acometem.

Sólóman, E. P. êti áli. Biology. décima primeira edição bóston: Cengage, 2019.

Obra universitária de Biologia Geral, que aborda os principais temas, como citologia, genética, evolução, diversidade dos seres vivos e ecologia. Fonte de informações para a apresentação de temas biológicos.

Stwercá, A. A Guide to the Elements. segunda edição Nova York: Oxford University Press, 2002.

Compêndio de curiosidades e dados sobre os elementos químicos, inclusive suas propriedades e fatos históricos. Usado para embasar algumas apresentações acerca de substâncias químicas e suas propriedades.

têilor, M. R. êti áli. Campbell Biology: concepts & connections. décima edição Harlow: Pearson, 2022.

Livro de nível universitário introdutório que apresenta os principais conceitos de Biologia, em linguagem clara, agradável e didática. Destaca-se pela qualidade da diagramação e das esquematizações, sendo importante referência no que tange à interligação entre texto, ilustrações e fotos para auxiliar na construção de conceitos.

TEIXEIRA, W. êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

Livro universitário de Geociências, que inclui também discussões sobre ciclo da água, mudanças climáticas, processos oceânicos, recursos naturais e desenvolvimento sustentável. Usado como referência para esses assuntos.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica. São Paulo: Manole, 2001.

Este livro foi usado na obra para referenciar todos os aspectos da nomenclatura anatômica humana, pois ele contém as recomendações da Sociedade Brasileira de Anatomia () para a em língua portuguesa.

Timberlêik, K. General, Organic, and Biological Chemistry: structures of life. sexta edição Harlow: Pearson, 2021.

Obra universitária de Química Geral, Química Orgânica e Bioquímica, que as contextualiza com aspectos inerentes aos seres vivos. Foi consultada principalmente no que diz respeito a temas como respiração celular, fotossíntese, nutrientes e rotas metabólicas que os envolvam.

Tipler, P.; MOSCA, G. Physics for scientists and engineers. sexta edição Nova York: Freeman, 2008.

Destinado a uso universitário, esse livro aborda os diversos aspectos da Física e suas aplicações. Foi consultado para pautar discussões acerca de conceitos relativos à Física.

TORTORA, G. J.; Dérricksan, B. Principles of Anatomy & Physiology. décima quinta edição Hoboken: John Wiley, 2017.

Obra que aborda a fisiologia e a anatomia humanas de maneira integrada, sendo ricamente ilustrada. Bibliografia empregada em assuntos referentes ao corpo humano, inclusive doenças decorrentes do mau funcionamento de órgãos e de sistemas.

Iúurry, L. A. êti áli. Campbell Biology. décima segunda edição Hoboken: Pearson, 2021.

Livro universitário de Biologia, de circulação mundial, rico em informações e esquematizações sobre os diversos temas dessa área. A equipe de autores dessa obra dá continuidade ao trabalho de Niil Quempbél, autor das primeiras edições. Referência utilizada para os conceitos das diversas áreas de atuação das ciências biológicas, como citologia, bioquímica e metabolismo, evolução, genética, diversidade dos seres vivos e ecologia.

Vanclive, J. P. Microscopes and Magnifying Lenses: mind‑boggling Chemistry and Biology experiments you can turn into science fair projects. Nova York: John Wiley, 1993.

Paradidático que descreve diversos experimentos investigativos para o estudo de ciências biológicas na prática. Referência para atividades experimentais.

uólquer, J. Halliday & Resnick Fundamentals of Physics. décima edição reeditada e estendida. Hoboken: John Wiley, 2018.

Livro que apresenta a Física em nível universitário. Contém diversas informações usadas como referência para aspectos conceituais dessa Ciência e de suas aplicações.

váismam, H. (organizador). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Coletânea de artigos relatando experiências e reflexões de profissionais de diferentes áreas disciplinares, voltados ao aprimoramento da qualidade do ensino de Ciências da Natureza. Fonte de reflexões acerca de práticas relativas ao ensino.

iãng, H. D.; Fríiméãn, R. A. University Physics. décima quinta edição Harlow: Pearson, 2020.

Livro que aborda diversos assuntos da Física, em nível universitário. Abrange informações usadas como referência para aspectos conceituais dessa Ciência e de suas aplicações cotidianas.

Zoomdal, S. S.; Zoomdal, S. A.; , D. J. Chemistry. décima edição bóston: Cengage, 2018.

Livro que expõe conceitos gerais da Química, em linguagem voltada aos anos iniciais do ensino superior. Bibliografia empregada para informações sobre estrutura da matéria e reações químicas.