UNIDADE B

CAPÍTULO 4 Fungos

Fotografia. Um cogumelo com a haste branca e a parte superior, em formato de chapéu, de cor preta com manchas brancas. Ele está no solo rodeado por folhas secas.
Entre as diversas espécies de fungos, existem aquelas que são comestíveis, as que são tóxicas e as que causam doenças aos seres humanos e a outros seres vivos. (Na foto, cogumelo Coprinópsis picacêa, com 10 centímetros de altura.) Espécies venenosas podem ser facilmente confundidas com espécies não tóxicas e, por prudência, não devemos nos alimentar de cogumelos coletados no ambiente.

Motivação

A critério do professor, esta atividade poderá ser realizada em grupos.

Ícone. Vidraria de laboratório

Objetivo

Observar evidência da atuação de leveduras sobre uma mistura de água com açúcar.

Você vai precisar de:

  • um tablete de 15 gramas de fermento biológico (pode ser comprado em padaria ou supermercado)
  • açúcar
  • garrafa plástica pequena
  • colher de sopa
  • copo vazio (do tamanho daqueles de requeijão)
  • água morna, obtida do chuveiro
  • pedaço de barbante
  • funil
  • balão de borracha

Procedimento

  1. Misture bem uma colher de açúcar em um copo de água morna.
  2. Adicione o tablete de fermento e mexa com uma colher a fim de desfazer os pedaços dentro do líquido.
  3. Com o auxílio do funil, despeje esse líquido dentro da garrafa. Adicione mais um copo de água morna, como mostra a figura A.
  4. Prenda o balão de borracha vazio na boca da garrafa e amarre-o com barbante. Veja a figura B.
  5. Mantenha a garrafa em um local que não seja frio por uns dois dias, observando diariamente o balão. Procure explicar o que aconteceu.
Ilustração. Figura A. Menina de cabelo ruivo liso e curto com franja e um arco azul, veste uma camiseta verde. Ela está na frente de uma mesa colocando o líquido de um copo em uma garrafa com um funil vermelho. Na mesa tem uma barra, um pote de açúcar, uma bexiga e um barbante. Ilustração. Figura B. Uma garrafa transparente com líquido dentro. Na boca da garrafa há uma bexiga vermelha presa com um barbante. A bexiga está um pouco inflada.
(Representações esquemáticas fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

Desenvolvimento do tema

1. O fermento biológico é constituído por fungos

O fermento biológico, usado para fazer a massa de pães e pizzas, é constituído por muitos pequenos organismos denominados leveduras. Os fermentos empregados na fabricação de álcool, destinado, por exemplo, ao uso como combustível em automóveis, também são leveduras.

As leveduras pertencem ao grupo de seres vivos denominados fungos, que incluem ainda os cogumelos, os bolores e as orelhas-de-pau. Neste capítulo, vamos aprender alguns aspectos interessantes dos fungos.

Fotografia. Imagem de um aglomerado de estruturas esféricas verdes e amarelas.
Leveduras usadas pelos padeiros como fermento. Elas não são visíveis a olho nu e aparecem aqui ampliadas ao microscópio eletrônico cérca de uma.quatrocentas e sessenta vezes, com colorido artificial.
Fotografia. Fruta avermelhada presa em um galho com pontos salientes de cor rosa claro  e pontos pretos na sua casca.
Bolor crescendo sobre uma maçã. tamanho do fruto: 7 centímetros
Fotografia. Colônia de cogumelos, com a base branca e a parte superior, em formato de chapéu, branca com manchas marrons. O solo parece estar úmido.
Cogumelos venenosos. altura da haste: 5-15 centímetros
Fotografia. Estruturas de coloração alaranjada com manchas amarelas e formato achatado, empilhadas crescendo sobre o tronco de uma árvore.
Orelhas-de-pau. diâmetro: 10 centímetros

2. Fungos

O que cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras têm em comum?

Em primeiro lugar, todos são seres vivos. Em segundo, nenhum deles apresenta clorofila nem realiza fotossíntese. Por esse motivo, não produzem o próprio alimento, como as plantas. Os fungos são, portanto, organismos heterotróficos, já que dependem de alimento proveniente de outros seres vivos.

Os fungos não se alimentam da mesma maneira que um gato ou um cachorro. Ao contrário, para se alimentar, os fungos soltam substâncias capazes de decompor o alimento presente ao seu redor. Essas substâncias digerem o alimento fóra do organismo do fungo, produzindo um líquido que contém nutrientes, que são absorvidos pelo fungo.

Ao atuarem dessa maneira, os fungos podem pro­vocar a decomposição de restos de animais e plantas. Por isso, eles agem como decompositores nos diversos ambien­tes. Ao degradarem restos de organismos, deixam no solo muitos nutrientes importantes para o crescimento das plantas.

Fotografia. Três estruturas com a superfície lisa de coloração vermelha intensa, crescendo entre folhas secas no solo.
Cogumelos crescendo junto a restos orgânicos em decomposição no solo. diâmetro do maior: 4 centímetros

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

3. As leveduras

O fermento biológico, vendido em padarias e supermercados e utilizado para fazer pães, é constituído por fungos microscópicos: as leveduras.

Quando se faz pão, essas leveduras são misturadas à massa, que fica em repouso por vários minutos. Durante esse período, sob a ação das leveduras, ocorre a transformação de uma pequena parte dos açúcares presentes na massa em gás carbônico e álcool. É por meio dessa transformação, a fermentação alcoólica, que as leveduras obtêm energia para sobreviver.

O gás carbônico liberado no processo fórma muitas pequenas bolhas dentro da massa. Quando ela vai ao forno, essas bolhas se expandem (isto é, aumentam de volume) e fazem o pão inchar e ficar fofo. Enquanto o pão assa, o álcool evapora, portanto não há álcool no pão pronto.

Depois de assado, podemos ver dentro do pão muitos buraquinhos que o deixam fofo. Esses pequenos buracos se devem justamente às bolhas de gás liberadas pela levedura dentro da massa do pão.

Fluxograma. Quatro balões com texto, conectados por setas. Os elementos do fluxograma permitem os seguintes caminhos: Açúcar é usado pelas leveduras do fermento biológico para obter energia para sobreviver.  Açúcar é usado pelas leveduras do fermento biológico que produzem gás carbônico e álcool.

No experimento descrito no início deste capítulo, você pôde observar uma evidência de que as leveduras atuam sobre o açúcar, liberando gás. É justamente o gás que faz o balão encher.

O processo de fermentação alcoólica é usado em escala industrial na produção de uma substância denominada etanol, que é o álcool comum.

No Brasil, a matéria-prima para a fabricação de etanol é o caldo de cana-de-açúcar. Leveduras transformam o açúcar do caldo de cana em gás carbônico e etanol (fermentação alcoólica).

Fotografia. Imagem aérea de uma construção do lado esquerdo e, ao redor, uma grande área com plantações.
Usina de álcool e canaviais. (Pedro Afonso, Tocantins, 2017.)
Fotografia. Destaque para as mãos de uma pessoa que amassam uma massa branca sobre uma bancada.
Massa de pão feita com farinha, água, sal e fermento biológico. Depois de amassada, ela é deixada em repouso por alguns minutos. Enquanto isso, as leveduras realizam a fermentação de uma pequena parte dos açúcares presentes.
Fotografia. Pão cortado em fatias ovaladas.
Os furinhos que vemos dentro do pão assado se devem ao gás produzido na fermentação.
Fotografia. Destaque para um líquido bege com uma camada de bolhas na superfície.
Tanque com caldo de cana onde está ocorrendo a fermentação alcoólica.

O etanol é o álcool usado como combustível em automóveis e comercializado em postos de gasolina. Também é o álcool que algumas pessoas empregam em limpeza doméstica. É um produto extremamente inflamável, isto é, que pega fogo com muita facilidade, podendo causar graves queimaduras e incêndios. Esse produto só deve ser armazenado e utilizado longe de chamas ou de faíscas elétricas.

O etanol faz parte da composição das chamadas bebidas alcoólicas. Embora a lei brasileira permita o consumo dessas bebidas por maiores de 18 anos, o etanol é uma droga que pode causar muitos problemas para quem consome bebidas alcoólicas, incluindo, entre outros, envolvimento em brigas e acidentes, desmaios, problemas no estômago, no sistema nervoso e no fígado, ou até mesmo a morte.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

• levedura • fermentação alcoólica

4. Os bolores

Bolores podem crescer sobre praticamente qualquer material orgânico, por exemplo, pão velho, frutas, tecidos de algodão, couro, madeira e papel. Costumam também ser chamados de mofos. Eles são fungos que aproveitam esses materiais como alimentos.

E como o bolor aparece nesses materiais?

Os bolores podem se reproduzir por meio de pequeninas estruturas, os esporos, que, por serem muito leves, são facilmente levadas pelo ar.

Ao atingir um material que lhe sirva de alimento, em temperatura e umidade adequadas, um esporo se desenvolve e dá origem ao bolor, que rapidamente se torna visível. Há bolores de várias cores. Os mais comuns são verdes, brancos ou pretos.

Esquema. Três cogumelos. Sob o substrato, camada de micélio. O micélio é formado por um conjunto de hifas. Acima do substrato, cogumelos formados. Linha de chamada para: chapéu ou píleo, indicando a parte superior do cogumelo. Abaixo do chapéu, região produtora de esporos. Um dos cogumelos, menor que os outros, tem linha de chamada para: cogumelo jovem em desenvolvimento. Chave em todo o tamanho do cogumelo: corpo frutífero (ou estrutura de frutificação). À direita, emaranhado de fios alaranjados representando as hifas compondo a estrutura de um cogumelo.
Esquema ampliado da reprodução do bolor por meio de esporos. (Representações sem proporção. Cores fantasiosas.)

Fonte: Meider, S. S.; Windelspéquiti, M. Biology. décima terceira edição Nova York: McGraw-Hill, 2019. página 399.

Podemos comer um alimento que esteja mofado?

Não, pois os fungos que atacam alimentos eliminam substâncias que podem ser tóxicas para o ser humano. Após ingerir um alimento embolorado, uma pessoa pode ter uma séria intoxicação alimentar. No entanto, alguns alimentos são produzidos com alguns poucos tipos de fungos que não são tóxicos para o ser humano e conferem sabor diferenciado ao produto — é o caso do queijo tipo gorgonzola.

Fotografia. Quatro fatias de pão de forma empilhadas com áreas da borda cobertas por manchas esverdeadas arredondadas.
Pão embolorado.
Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Dê uma busca de imagens com a palavra fungos e você poderá ver fotos da grande diversidade encontrada no Reino .

Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: saúde.

EM DESTAQUE

Aflatoxinas

Quando amendoim, algodão, milho, noz, castanha, arroz e ração animal são armazenados inadequadamente — em ambientes sem ventilação, úmidos e não previamente limpos —, isso pode favorecer o desenvolvimento de fungos das espécies Aspergílus flávus e sobre o alimento (entenda que a abreviatura A., nesse caso, indica aspergílus). Esses fungos produzem substâncias denominadas aflatoxinas, que têm efeito tóxico sobre o fígado do ser humano e de outros animais.

Essas substâncias foram descobertas em 1960, quando farelo de amendoim exportado pelo Brasil provocou a morte de pelo menos 100 mil perus na Inglaterra. Verificou-se, na época, que os farelos estavam contaminados com toxinas (substâncias ) produzidas pelo , de onde veio o nome aflatoxinas.

A possibilidade da presença das aflatoxinas é um bom exemplo de por que é necessário muito rigor no armazenamento de alimentos e na análise de sua qualidade antes da comercialização.

Elaborado com dados obtidos de: ABBAS, H. M. (edição). Aflatoxin and food safety. Boca Raton: CRC Press, 2005.

5. Os cogumelos e as orelhas-de-pau

Os cogumelos são exemplos bastante conhecidos de fungos.

Apesar de diferentes no aspecto, todos os tipos de cogumelos são constituídos por filamentos, chamados hifas. Um aglomerado de hifas é denominado micélio. Um emaranhado de maior número de hifas também fórma toda a estrutura do cogumelo que se desenvolve para fóra da superfície na qual ele está estabelecido.

Como no caso dos bolores, a reprodução de cogumelos também pode acontecer por meio de esporos, pequenas estruturas produzidas na parte de baixo do “chapéu”. Uma vez liberados, os esporos são espalhados pelas correntes de ar. Ao atingirem um local adequado, com alimento, umidade e temperatura apropriados, eles se desenvolvem e originam um novo cogumelo.

Assim como os cogumelos, as orelhas­‑de-pau são um emaranhado de hifas. Elas receberam o nome “orelha-de-pau” porque costumam crescer sobre troncos de árvores, vivas ou mortas, e têm o aspecto de orelhas grudadas à madeira.

Esquema. Três cogumelos. Sob o substrato, camada de micélio. O micélio é formado por um conjunto de hifas. Acima do substrato, cogumelos formados. Linha de chamada para: chapéu ou píleo, indicando a parte superior do cogumelo. Abaixo do chapéu, região produtora de esporos. Um dos cogumelos, menor que os outros, tem linha de chamada para: cogumelo jovem em desenvolvimento. À direita, chave em todo o tamanho do cogumelo: corpo frutífero (ou estrutura de frutificação).   Esquema. Emaranhado de fios alaranjados representando as hifas compondo a estrutura de um cogumelo.
As hifas formam não só o micélio, mas também todo o fungo, incluindo o “chapéu” sob o qual são produzidos os esporos. (Representação esquemática fóra de proporção. Cores fantasiosas.)

Fonte: Friman, S. êti áli. Biological Science. sétima edição Hoboken: Pearson, 2020. página 611, 623.

Fotografia. Um pedaço de substrato com três cogumelos com haste branca e parte superior (chapéu) marrom com pontos brancos.
Cultivo comercial de cogumelos shitake, usados na alimentação. altura: até 8 centímetros
Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: saúde.

EM DESTAQUE

Os fungos, o ambiente e o ser humano

Os fungos são organismos muito importantes para o ambiente. Atuando como decompositores da matéria presente em organismos mortos, eles liberam no solo muitos nutrientes, que são aproveitados pelas plantas.

Para o ser humano, alguns fungos oferecem vantagens e outros se mostram como problemas. Os fungos podem ser aproveitados na produção de pães e álcool. Até medicamentos podem ser produzidos por alguns deles, como é o caso da penicilina, produzida pelo bolor Penicílium notátum.

Alguns fungos estão presentes na alimentação humana. O exemplo mais conhecido é o champinhom. Certos queijos, como o camembert, o roquefort e o gorgonzola, são produzidos com o auxílio de fungos, que dão a eles sabor característico e não liberam substâncias tóxicas.

A maioria das espécies de cogumelos é venenosa e, por esse motivo, você NUNCA deve colocar na boca um cogumelo que encontrar crescendo por aí. Há casos em que um único cogumelo ingerido pode causar a morte.

Nem todos os fungos obtêm alimento de animais e plantas mortos. Alguns conseguem alimento de organismos vivos. Entre eles, estão alguns que podem provocar doenças em plantas e animais.

A ferrugem é uma doença das plantas que ataca as folhas e é causada por fungos que nelas buscam alimento.

Fungos também são os causadores das doen­ças de pele chamadas micoses. Uma das mais comuns, o pé de atleta, pode atacar os espaços entre os dedos dos pés.

Elaborado com dados obtidos de: , M. T. êti áli. Brock Biology of Microorganisms. décima quinta edição Harlow: Pearson, 2019.

Fotografia. Um cogumelo com a haste branca, cuja parte central apresenta uma dilatação, e o chapéu vermelho com pontos brancos.
O chapéu-de-sapo (Amaníta muscária) é um dos muitos cogumelos venenosos. altura: 15 centímetros
Fotografia. Três tipos de queijo. Pedaço triangular de queijo com casca escura e interior branco com diversos pontos esverdeados, texto ao lado indica: Queijo roquefort. Outro pedaço de queijo também triangular com casca clara e interior branco com pontos esverdeados, texto ao lado indica: Queijo gorgonzola.  Queijo redondo pequeno com casca esbranquiçada, texto ao lado indica: Queijo camembert. Há uma faca com cabo de madeira fatiando o queijo redondo.
Fotografia. Cogumelos brancos de formato arredondado próximas do substrato.
Os champinhons são cogumelos comestíveis. altura: até 6 centímetros
Fotografia. Uma folha verde com diversos pontos alaranjados.
Folha de pé de café atacada pela ferrugem. comprimento da folha: até 20 centímetros
Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

hifa

micose

Ícone. Dois balões de fala.

ATIVIDADE

Para discussão em grupo

O que aconteceria com a humanidade se os fungos deixassem de existir?

6. Liquens

Um líquen é formado pela associação de um fungo com uma alga ou outro ser unicelular fotossintetizante como uma cianobactéria.

Na figura esquemática a seguir, você pode notar que as células do ser unicelular fotossintetizante (no caso do esquema é uma alga) permanecem distribuídas entre as hifas do fungo. As algas fazem fotossíntese, e parte do açúcar produzido é usada pelo fungo para sua alimentação. Já os fungos fornecem proteção às algas entre suas hifas e absorvem água e sais minerais, que as algas podem também usar.

A associação que existe entre o fungo e a alga (ou a cianobactéria) em um líquen é denominada mutualismo: uma associação entre organismos de espécies diferentes na qual há benefícios para ambos e, frequentemente, dependência mútua.

Esquema da estrutura de um líquen

Esquema. Na parte superior do esquema, ilustração de fios marrons emaranhados. Na região superior do emaranhado, maior densidade de fios. Linha de chamada e texto: Região com mais hifas. Logo abaixo dessa região mais densa, estruturas esféricas vermelhas. Linha de chamada e texto: Camada com algas. Abaixo, região com menos hifas, seguida por região com mais hifas. Abaixo de tudo, camada de substrato. Linha de chamada e texto: madeira, rocha, tijolo. À direita, destaque para a camada de algas. Cada esfera vermelha é uma alga e as linhas ao redor são as hifas do fungo.
(Representações fora de proporção. Cores fantasiosas.)
Fotografia. Estrutura verde com aspecto folhoso sobre o tronco de uma árvore. Dessa fotografia, sai uma seta para a ilustração da parte superior.
Líquen sobre tronco, fotografado a cerca de 15 centímetros de distância.
Fotografia. Superfície de uma rocha coberta por estruturas de aspecto rugoso e quebradiço, predominantemente nas cores verde e amarelo.
Liquens de diferentes tipos sobre rocha, fotografados a cerca de 40 centímetros de distância.
Fotografia. Estrutura amarela de aspecto rugoso sobre um tronco de uma árvore.
Liquens sobre tronco de árvore, fotografados a cerca de 30 centímetros de distância.

Fonte do esquema: , G. J.; fúnqui, B. R.; queizi, C. L. Microbiology: an introduction. décima terceira edição Boston: Pearson, 2021. página 362.

Organização de ideias

MAPA CONCEITUAL

Fluxograma. Dezesseis balões com texto, conectados por setas. Os elementos do fluxograma permitem os seguintes caminhos: Fungos são heterotróficos e atuam nos ambientes como decompositores. Fungos podem se reproduzir por meio de esporos. Fungos muitos são venenosos, por exemplo o chapéu-de-sapo; alguns são usados na alimentação, como por exemplo champinhom e fungos usados na fabricação de queijos. Fungos há os que causam doenças, por exemplo ferrugem em folhas de plantas e micose na pele humana. Fungos exemplos muito conhecidos: leveduras, bolores, cogumelos e orelhas-de-pau.
Ícone. Lâmpada.

Atividades

Use o que aprendeu

  1. De modo geral, qual é a importância dos fungos na natureza?
  2. Por que se usa fermento biológico na produção do pão?
  3. Além da produção do pão, para que outra finalidade o ser humano utiliza o fermento biológico?
  4. Além do pão, dê outros exemplos de produtos alimentícios que sejam produzidos com auxílio de fungos.
  5. Todos os fungos podem ser ingeridos com segurança?
  6. Os cogumelos tipo champinhom e o bolor que cresce sobre o pão são fungos. Cite duas semelhanças e duas diferenças entre eles.
  7. Uma pessoa comeu cogumelos comprados no supermercado, passou mal e teve de ser hospitalizada. Depois de tomar os devidos cuidados para com a saúde dessa pessoa, você acha que a família dela deve tomar alguma providência com relação ao que aconteceu? Qual? Por quê? Explique.
  8. Releia o texto Aflatoxinas, apresentado neste capítulo e, a seguir, explique o que são aflatoxinas e cite alimentos em que elas podem estar presentes caso não haja rigor na produção e armazenagem.
  9. Um líquen não é um único organismo, mas organismos de duas espécies vivendo em associação.
    1. Que organismos formam um líquen?
    2. Qual é a vantagem para cada um deles?
    3. Algum deles se prejudica com essa associação?
    4. Como se chama esse tipo de associação entre dois seres vivos?
Ícone. Lupa.

Atividades

Explore diferentes linguagens

A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.

PLACA

1. Em uma área florestal que pode ser visitada pelo público, uma grande árvore caiu durante uma tempestade e obstruiu um caminho. Em vez de retirá-la, os encarregados da área colocaram uma placa, como esta.

Explique o que você entendeu do recado transmitido pela placa, lembrando de incluir o papel dos fungos na resposta.

Ilustração. Uma árvore caída no meio de um caminho de terra margeado por vegetação. Na frente da árvore, uma placa de madeira com o texto: natureza atuando.

TIRINHA

Quadrinho. Tirinha colorida em três quadros. Homem de cabelo castanho cacheado e camisa rosa. Quadro 1: o homem está dentro de casa, com um telefone fixo de cor amarela na orelha. Ele diz: obrigado, doutor! Quadro 2: o homem está na janela da casa. Ele diz: Garfield, era o veterinário. Quadro 3: o homem continua: você está com fungo. De fora do quadrinho, alguém pensa: grande! Você não quer falar ainda mais alto?
    1. O dono avisa ao seu gato o que ele tem. Dê um exemplo de problema no animal que possa ser causado por fungos.
    2. A ficção da tirinha dá ao gato características humanas. Nesse contexto, por que o personagem reclama de seu dono ter falado alto?

RESULTADO DE EXPERIMENTO

3. Bolores podem se estabelecer sobre caldo de carne da mesma maneira que o fazem sobre pães e frutas.

Em um experimento, caldo de carne foi obtido fervendo carne em água.

O líquido quente foi colocado em quatro frascos de vidro totalmente limpos:

O frasco 1 foi tampado imediatamente.

O frasco 2 foi tampado só depois que o líquido esfriou.

O frasco 3 foi coberto, depois de frio, com uma tela de pano.

O frasco 4 foi deixado destampado e descoberto.

  1. Todos foram deixados no mesmo local. Em qual deles se espera a formação de maior quantidade de bolor nos dias seguintes?
  2. Justifique sua resposta, deixando claro o que vem a ser o bolor e de onde ele veio.

TEXTO

As atividades 4 a 9 referem-se ao seguinte texto.

Micorrizas

“Micorrizas (do grego , fungo, e , raiz) são associações das hifas de certos fungos com raízes de plantas. Devido ao fungo, a planta consegue absorver melhor minerais escassos no solo; por sua vez, o fungo também se beneficia da associação, obtendo da planta açúcares e outras substâncias orgânicas das quais se nutre.

As micorrizas são importantes para plantas que vivem em solos pobres em nutrientes; os fungos das raízes aumentam a capacidade de absorção de nutrientes como fosfatos, nitratos, cobre, zinco e magnésio, entre outros. Sementes de orquídeas, por exemplo, necessitam da presença de fungos para germinar.”

Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. São Paulo: Moderna, 2016. volume 2, página 63.

  1. Segundo o texto, o que são micorrizas?
  2. Segundo o texto, qual é a vantagem na formação de micorrizas?
  3. As micorrizas são um exemplo de mutualismo. Explique esse conceito.
  4. Dê outro exemplo de associação entre um fungo e outros seres vivos que, além das micorrizas, se encaixe na definição de mutualismo.
  5. Considere os seguintes fungos:
    1. Fungos que crescem sobre animais mortos.
    2. Fungos que crescem sobre fezes de animais.
    3. Mofo de pão.
    4. Bolor de frutas.
    5. Orelhas-de-pau que crescem sobre troncos de árvores.
    6. Fungo que causa a micose entre os dedos dos pés.
    7. Fungos que vivem em associação com raízes (as micor­rizas).

Em cada um dos casos mencionados, escreva em seu caderno qual é o alimento usado pelo fungo.

9. Em quais dos sete casos mencionados na atividade anterior o fungo prejudica o ser vivo do qual obtém alimento?

Ícone. Balão de pensamento.

ATIVIDADE

Reflita sobre suas atitudes

A micose encontra condições bastante favoráveis para atacar os pés humanos quando eles não são bem lavados com sabão ou sabonete durante o banho diário e, a seguir, bem secos.

Como anda a higiene de seus pés?

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

micorriza

mutualismo

Seu aprendizado não termina aqui

Os seres vivos são classificados em categorias.

Por que isso é mais útil do que simplesmente dar um nome (ou um número) a cada ser vivo?

Preste atenção à presença da classificação na sua vida diária. Faça uma lista das situações em que você encontra coisas agrupadas em categorias.

Qual é a utilidade da classificação nos casos que aparecem na sua lista?