SUPLEMENTO DE PROJETOS
PROJETO 1 – O uso do microscópio
Objetivo
Conhecer as partes principais de um microscópio de luz e adquirir noções sobre seu uso.
Vocês vão precisar de:
- um microscópio de luz
- uma fonte de luz artificial
- uma ou mais lâminas já preparadas e entregues pelo professor
ATENÇÃO!
O microscópio é um instrumento caro e delicado.
Tenham cuidado ao manuseá-lo.
Procedimento
1. Os microscópios podem variar em aparência, complexidade e poder de ampliação de imagens. Todos, porém, têm alguns componentes básicos. Observem o microscópio que o professor colocou sobre a mesa e comparem-no com o da ilustração. Não mexam nele por enquanto. Apenas identifiquem suas partes.
Braço – Por onde devemos pegar o microscópio ao transportá-lo.
Base – Deve ser colocada sobre superfície horizontal e regular para que o instrumento não balance.
Ocular – É por onde olhamos para ver as imagens ampliadas. Contém uma lente (ou conjunto delas) e é responsável por parte da ampliação.
Objetiva – Lente (ou conjunto delas) responsável por parte da ampliação. Normalmente há mais de uma objetiva, cada qual com diferente poder de ampliação.
Canhão – Parte móvel que pode subir ou descer para se obter uma imagem nítida do objeto.
Parafuso macrométrico – Usado para movimentar o canhão.
Parafuso micrométrico – Permite pequeninos movimentos do canhão para melhorar a imagem. Ausente nos microscópios mais simples.
Mesa – Onde se coloca a lâmina de vidro que contém o objeto a ser ampliado.
Clipes (são dois) – Usados para prender a lâmina à mesa.
Espelho – Reflete a luz (de abajur, luminária ) para dentro do canhão. Em alguns microscópios há uma lâmpada no lugar etcétera dêsse espelho.
- Vamos conhecer alguns cuidados básicos que vocês devem ter com o microscópio.
- Quando forem transportá-lo, utilizem as duas mãos. Uma segura o braço do microscópio e a outra deve ser colocada sob a base.
- O microscópio deve ser colocado numa mesa firme e longe da beirada, para que não caia.
- Nunca encostem os dedos diretamente nas lentes ocular e objetiva, pois a gordura — presente nas mãos — deixaria manchas difíceis de remover.
- Nunca usem luz solar como fonte de iluminação. Ela pode causar danos à sua visão. Além disso, a luz solar é tão forte que impede a visualização de alguns detalhes da imagem e pode, por causa do calor, matar pequenos seres vivos em observação.
- Agora vocês vão examinar uma lâmina entregue pelo professor. No centro dessa lâmina de vidro está o objeto a ser visualizado. Ele está coberto por uma lâmina mais fina de vidro, denominada lamínula.
- Comecem a observação com a objetiva de menor poder de aumento. Posicionem a fonte de luz e o espelho de modo que vejam, pela ocular, um círculo bem claro.
- Suspendam totalmente o canhão usando o parafuso macrométrico. Prendam a lâmina nos clipes.
- Usando o parafuso macrométrico, movimentem cuidadosamente o canhão até sua posição mais baixa. Cuidado para a objetiva não tocar na lamínula, que pode se quebrar.
- Olhem pela ocular e, usando o parafuso macrométrico, suspendam o canhão lentamente até conseguirem visualizar o objeto. Melhorem a imagem fazendo pequenos ajustes com o parafuso micrométrico. Movimentem também o espelho, pois pequenas variações de iluminação podem melhorar a imagem.
- Vamos, agora, ampliar determinada parte da imagem. Primeiramente posicionem-na no centro do círculo, movendo a lâmina. Percebam que, para mover a imagem para baixo, é preciso movimentar a lâmina para cima. Para mover a imagem para a direita, é necessário movimentar a lâmina para a esquerda.
- Mudem para a objetiva seguinte, de poder de ampliação maior que a anterior.
- Abaixem o canhão, usando o parafuso macrométrico, até próximo da lamínula. Cuidado para não quebrá-la.
- Olhem pela ocular e, usando o parafuso macrométrico, suspendam o canhão lentamente até conseguir visualizar o objeto. Melhorem a imagem fazendo pequenos ajustes com o parafuso micrométrico. Movimentem também o espelho, pois pequenas variações de iluminação podem melhorar a imagem.
- Repitam os itens 8 a 11 com , de a próxima objetiva ou as próximas objetivas maior poder de ampliação.
- Para observar outra lâmina, repitam este procedimento a partir do item 3.
PROJETO 2 – Acompanhando a decomposição da banana
Objetivo
Acompanhar a decomposição da banana na presença e na ausência de fermento biológico.
Vocês vão precisar de:
- dois sacos plásticos transparentes (sem furos)
- duas rodelas de banana cortadas na hora
- fita adesiva
- caneta
- 2 etiquetas
- a quarta parte de um tablete de 15 gramas de fermento biológico para pão
Procedimento
- Coloquem uma rodela de banana em cada saco plástico.
- Esfarelem o fermento e despejem-no sobre uma das rodelas. Lavem bem as mãos após manusear o fermento.
- Fechem os sacos com fita adesiva. Apliquem em cada um deles uma etiqueta com a identificação do conteúdo, a fim de saber qual tem, ou não, fermento.
- Observem os sacos por cinco dias. Anotem diariamente as alterações no aspecto das rodelas.
- Em qual dos casos o alimento se decompõe mais rapidamente? Redijam um texto com uma explicação para o que aconteceu.
PROJETO 3 – Investigando o nível da água
Objetivo
Comparar o nível da água em ambos os lados de uma mangueira em “U”.
Vocês vão precisar de:
- mangueira de plástico transparente com cêrca de 1 metro de comprimento (pedaço de mangueira transparente de jardim)
- régua
- corante alimentício (uso opcional; pode ser adquirido em lojas de artigos para festas)
- funil
- jarra com água de torneira
Procedimento
- Coloquem algumas gotas do corante na água para facilitar sua visualização.
- Segurem a mangueira na fórma da letra “U” e encaixem o funil em uma de suas extremidades. Vejam a figura.
- Coloquem água na mangueira, bem devagar, até que seu nível fique uns 20 centímetros abaixo da extremidade em que está o funil.
- Retirem o funil. Segurem cada extremidade da mangueira com uma mão.
- Esperem até que o nível da água pare de oscilar. Comparem o nível do líquido nos dois lados. Qual lado está mais alto? Ou ambos estão iguais?
- Levantem um pouco uma das extremidades ( cêrca de 5 centímetros), bem devagar. Esperem o nível do líquido parar de oscilar e comparem o nível dos dois lados. Agora abaixem essa extremidade (uns 5 centímetros) em relação à outra, esperem o líquido parar de oscilar e repitam a comparação.
- Modifiquem o formato do “U”, tornando-o mais largo e baixo ou mais estreito e alto. A cada modificação, esperem o líquido parar de oscilar e comparem o nível do líquido dos dois lados. Quando as extremidades estão mais distantes, que métodos vocês podem empregar para fazer a comparação do nível?
- Com base no que vocês observaram, o que se pode afirmar sobre o nível da água nos dois lados dentro do tubo?
Vá além:
- Quando eletricistas estão embutindo caixinhas para interruptor elétrico nas paredes de uma casa em construção, eles utilizam uma mangueira com água. Para quê?
- Por que a água que sai das estações de tratamento precisa ser bombeada até os reservatórios elevados?
- Por que a água não precisa ser bombeada dos reservatórios elevados até as residências?
- Nos altos prédios de apartamentos, costuma haver uma caixa-d’água no térreo (ou no subsolo) que é enchida pela água que vem da rua, sem necessidade de bombeamento. A água dessa caixa é, a seguir, bombeada para uma outra, que fica no alto do prédio, e, desta, é distribuída aos apartamentos, sem necessidade de bombeamento. Por que é necessário o bombeamento para garantir que a água chegue até a caixa de cima? Por que não é necessário o bombeamento nos outros dois casos?
PROJETO 4 – A coluna vertebral
Objetivo
Observar a coluna vertebral de um peixe com esqueleto ósseo.
Vocês vão precisar de:
- pedaço de papel-alumínio
- esqueleto de um peixe fresco
- lupa
- luvas descartáveis
Procedimento
- Peçam a um adulto que retire o esqueleto do peixe tendo o cuidado de não quebrá-lo.
- Coloquem o papel-alumínio em uma mesa e o esqueleto do peixe sobre ele.
- Usando luvas, passem o dedo pelos ossos que formam uma fileira no esqueleto do peixe, com cuidado para não se ferir.
- Utilizando a lupa, examinem os ossos detalhadamente. Observem a coluna vertebral (“espinha dorsal”), as vértebras e a cartilagem (substância mole, parecida com os ossos, que fica entre as vértebras).
ATENÇÃO!
Protejam as mãos usando luvas para manusear o peixe.
Vá além:
- Qual é a função da coluna vertebral no corpo do peixe? Seria possível executar essa função caso não existisse cartilagem na coluna vertebral do peixe? Por quê?
- Pesquisem na internet fotos do esqueleto ou radiografias (como as duas que aparecem a seguir) de outros peixes. Comparem com o peixe observado e indiquem semelhanças e diferenças.
PROJETO 5 – Retardando a troca de calor
Objetivo
Comparar a eficiência de alguns métodos para retardar a troca de calor.
Vocês vão precisar de:
- pedras de gelo
- quatro frascos iguais, de boca larga, com tampa, nos quais caibam três ou quatro pedras de gelo (potes de maionese pequenos, por exemplo)
- papel-alumínio
- duas toalhas de rosto
- fita-crepe
- pedaço de poliestireno expandido mais ou menos do tamanho da base do frasco menor
- pote plástico com tampa, dentro do qual caiba o frasco menor
Procedimento
- Usem o papel-alumínio para revestir dois dos frascos menores. Deixem o lado mais espelhado (mais brilhante) do papel para fóra. Fixem o papel-alumínio com fita-crepe, como mostra a figura A.
- Coloquem igual quantidade de pedras de gelo (três ou quatro) em cada um dos quatro frascos (dois revestidos com papel-alumínio e dois não revestidos) e tampem-nos.
- Coloquem um dos frascos revestidos de papel-alumínio dentro do pote plástico, usando o pedaço de poliestireno expandido como base. Fechem o pote. Vejam a figura B.
- Enrolem uma toalha em um dos frascos não revestidos de papel-alumínio. Enrolem a outra toalha no pote plástico.
- Deixem os quatro frascos em cima da mesa, afastados no mínimo 30 centímetros um do outro, e observem regularmente o conteúdo do frasco que não está revestido por toalha ou por papel-alumínio. No momento em que todas as pedras de gelo dêsse frasco estiverem derretidas, abram todos os outros frascos e observem seu conteúdo. Registrem suas observações no caderno com desenhos e/ou palavras e tentem explicá-las.
Vá além:
- Durante o experimento as pedras de gelo derretem, total ou parcialmente, por causa da troca de calor entre o ambiente e o interior dos frascos. Essa transferência de calor é de dentro do frasco para fóra dele ou de fóra para dentro? Por quê? Quais processos de troca de calor estão envolvidos nesse experimento? Em qual dos quatro casos a troca de calor foi retardada com maior eficiência?
- Que utensílios existem em nossa vida diária que empregam métodos para retardar a troca de calor semelhantes aos envolvidos nessa atividade?
PROJETO 6 – Inflando um balão com gás carbônico
Objetivo
Produzir gás carbônico a partir de bicarbonato de sódio e vinagre e encher com ele um balão de borracha.
Vocês vão precisar de:
- água
- funil
- um pedaço de barbante
- colherinha (de café)
- vinagre
- garrafa descartável péti de 2 litros
- copo grande (de requeijão, por exemplo)
- balão de borracha (para festas infantis)
- bicarbonato de sódio (pode ser adquirido em farmácia ou supermercado, por exemplo)
Procedimento
- Certifiquem-se de que o funil está limpo e seco. Utilizem-no para colocar 4 colheradas (das de café) de bicarbonato de sódio dentro do balão (figura A). Deem batidinhas no gargalo do funil para ajudar o pó a entrar no balão.
- Lavem bem o funil e encaixem-no na boca da garrafa.
- Coloquem vinagre no fundo do copo, até 1 centímetro de altura, e terminem de encher o copo com água. Despejem essa mistura na garrafa.
- Despejem mais um copo de água na garrafa. Retirem o funil.
- Peçam a um colega que segure bem firme o balão a uns 4 centímetros de sua abertura, para que o bicarbonato não caia. Encaixem a boca do balão na borda da garrafa (veja figura B) e amarrem com o barbante (figura C).
- Despejem na garrafa o bicarbonato de sódio que está no balão (figura D). Observem o que acontece quando o bicarbonato entra em contato com o líquido e o que ocorre com o balão.
Vá além:
- O que acontece com a pressão no interior da garrafa e do balão durante o experimento? O que causa essa mudança?
- Se, ao final do experimento, o conjunto garrafa + balão fosse colocado na geladeira, o que vocês acham que aconteceria com o volume do balão? Por quê?