CAPÍTULO 8 Aves e mamíferos

Fotografia. Tatu-bola, animal com o corpo formado por placas bege. Ele está enrolado formando uma bola, mas dá para ver parte da sua cabeça, com olhos laterais e focinho ligeiramente alongado. Ele está no solo de uma mata.
O tatu-bola é um mamífero. Em que um mamífero difere dos outros vertebrados? (Comprimento com o corpo estendido: 30 centímetros. Tatu-bola é uma designação para os animais pertencentes ao gênero tolipeutês, que inclui as espécies Tolípeutes tricíntus e Tolípeutes matácus, de aspecto relativamente semelhante. O Tolípeutes tricíntus habita a Caatinga, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, sul e centro-sul do Ceará, noroeste da Bahia e sudeste do Piauí. O Tolípeutes matácus ocorre principalmente nas regiões de Cerrado e também no Pantanal.)
Respostas e comentários

Este capítulo e seus conteúdos conceituais

  • Noções sobre o grupo das aves e alguns de seus representantes
  • Reprodução das aves por ovos amnióticos
  • Adaptações das aves para o voo
  • Adaptações dos bicos das aves à alimentação
  • Adaptações das patas das aves ao modo de vida
  • Noções sobre mamíferos e alguns dos representantes mais sig­ni­ficativos dêsse grupo de vertebrados
  • Diferenciação dos mamífe­ros com relação à reprodu­ção: placentários, mar­su­piais e monotremados
  • Distinção entre pecilotérmicos e homeotérmicos

Valem aqui os comentários sobre conteúdos conceituais feitos no capítulo anterior.

Sobre a foto de abertura, incentive os estudantes a responder à pergunta feita na legenda e aproveite essas opiniões como ponto de partida quando for abordar o tema mamíferos, no item 2 do capítulo. Como sempre, essas respostas ajudam a sondar as concepções prévias.

Sobre os termos homeotérmico e pecilotérmico, que aparecem no capítulo, é conveniente comentarmos que há quem utilize endotérmico como sinônimo de homeotérmico, e heterotérmico ou ectotérmico como sinônimo de pecilotérmico. De fato, a correspondência de termos não é assim tão simples. O assunto é complexo, e, por isso, não se empregam na obra as terminologias endotérmico, heterotérmico e ectotérmico.

Para o professor conhecer uma discussão mais aprofundada sobre essas terminologias, sugerimos as referências: SADAVA, D. êti áli. Vida: a ciência da Biologia. oitava edição Porto Alegre: Artmed, 2009. volume 3. página 997-.1001; RICKMAN JUNIOR, C. P. êti áli. Princípios integrados de Zoologia. décima sexta edição Rio de Janeiro: Guanabara coogan, 2016. página 700-705.

Motivação

Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.

EM DESTAQUE

O ser humano é a grande ameaça

“Atropelados, eletrocutados, atacados por cães e pessoas, animais silvestres são vítimas do avanço indiscriminado das cidades sobre seu hábitat. Nem na Amazônia os bichos escapam dessa invasão humana.

No coração da Floresta Amazônica, na confluência dos rios Negro e Solimões, Manaus consolidou-se como metrópole. Mais de 1,8 milhão de habitantes continuam substituindo o que antes era mata por ruas, casas e edifícios. No caminho do expansionismo urbano, o pequeno sauim-de-coleira (Saguínus bicólor) tenta sobreviver. A distribuição geográfica da espécie endêmica da região está restrita a .7500 quilômetros quadrados e coincide com o eixo de crescimento da capital do Amazonas e dos municípios vizinhos Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

‘Criticamente em perigo.’ Esta é a classificação do sauim-de-coleira no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, de 2008. Pela União Internacional para a Conservação da Natureza (i u cê êne, na sigla em inglês), o status é ‘em perigo’, mas o especialista na espécie, o biólogo Marcelo Gordo, professor da Universidade Federal do Amazonas (), adianta que na próxima listagem internacional o animal terá a mesma classificação da lista nacional. O primata é um dos mamíferos mais ameaçados de todo o bioma amazônico.

‘Os sauins-de-coleira são essencialmente arborícolas e dependem das florestas para abrigo, alimentação e reprodução. Qualquer atividade que ocasione a redução de florestas causa a perda de hábitats’, explica Leandro Jerusalinsky. O coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (cê pê bê) do í cê ême bio cita a estimativa do biólogo e pesquisador da Uáild laíf Convervêitchon Soçáiti, Fábio , que indica estar ocorrendo a perda de 200 quilômetros quadrados do hábitat da espécie por ano por causa de desmatamento.

Marcelo Gordo calcula haver entre 30 mil e 35 mil sauins-de-coleira na natureza. Embora sejam números imprecisos, o biólogo observa que, se a redução da distribuição geográfica continuar no ritmo das últimas três décadas, os sauins desaparecerão em aproximadamente 80 anos.

Além do empobrecimento genético que pode facilitar extinções locais, uma das consequências do isolamento de grupos de sauins causado pela fragmentação da floresta são os perigos para os animais que buscam outras manchas de mata. Atropelamentos, choques elétricos, conflitos com animais domésticos, risco de capturas por pessoas são ameaças reais.

Fonte: MARQUES, D. Invadimos a “praia” dos bichos. Terra da Gente, página 52-55, abril 2014.

Fotografia. Filhote de macaco. Ele tem pelo marrom e dourado no corpo e branco na cabeça e braços. Ele está em cima de um galho.
Filhote de sauim-de-coleira (Saguínus bicólor), mamífero cuja espécie está criticamente em perigo de extinção. (Itacoatiara, ) comprimento da cabeça à cauda: até 28 centímetros
Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Você pode ver a lista completa das espécies animais brasileiras ameaçadas, incluindo várias informações, no portal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (í cê ême bio), do Ministério do Meio Ambiente: https://oeds.link/EWbkL5. Acesso em: 15 julho 2022. Caso esse enderêço tenha mudado, busque por í cê ême bio espécies ameaçadas atualizada.

Respostas e comentários

Conteúdos atitudinais sugeridos

Os conteúdos atitudinais propostos e comentados no capítulo anterior, neste Manual do professor, são aqui também recomendados.

tê cê tê Meio Ambiente

O texto da seção Motivação, “O ser humano é a grande ameaça”, explica e apresenta dados sobre a atuação humana na ameaça aos sauins-de-coleira. Essa abordagem insere-se no Tema Contemporâneo Transversal Educação Ambiental, pertencente à macroárea Meio Ambiente.

Use a internet

O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (edição de 2018) é constituído de sete volumes, disponibilizados no portal do í cê ême bio, do Ministério do Meio Ambiente.

Os volumes apresentam a lista da fauna brasileira ameaçada de extinção, esclarecendo as categorias empregadas e os critérios utilizados pela entidade. A publicação permite também conhecer muitos aspectos referentes à biodiversidade nacional e sua conservação. Disponível em:

https://oeds.link/67U8JJ. Acesso em: 17 junho 2022.

Caso esse enderêço tenha sofrido alterações, busque a publicação por livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção.

De ôlho na Bê êne cê cê!

O texto da seção Motivação e a atividade do Use a internet oferecem subsídios para que os estudantes possam construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental, possibilitando o desenvolvimento da competência geral 7 e da competência específica 5.

Os vertebrados incluem os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

No capítulo anterior estudamos os peixes, os anfíbios e os répteis. Finalizando nosso estudo dos vertebrados, este capítulo é dedicado às aves e aos mamíferos, grupos que apresentam uma característica comum: a capacidade de manter a temperatura corporal razoavelmente constante, mesmo que a temperatura do ambiente varie.

Desenvolvimento do tema

1. Aves

Galinhas, pombos, pardais, beija-flores e patos são exemplos de aves, animais vertebrados que respiram por pulmões, têm bico e apresentam o corpo coberto por penas. Assim como os répteis e os anfíbios, as aves são dotadas de quatro membros em seu corpo. No entanto, nas aves, diferentemente dos répteis e anfíbios, os dois membros anteriores se apresentam na fórma de asas.

Exemplos de aves

Fotografia. Ave com penas vermelhas no corpo e pretas nas asas. Tem bico preto reto. Ele está empoleirado em um galho.
Tiê-sangue. (Mata Atlântica.) comprimento: 18 centímetros
Fotografia. Arara, com penas azuis nas asas, amarelas e pretas no peito e verde no topo da cabeça. Ela está empoleirada em um galho. Seu bico é desenvolvido e curvado com uma ponta.
Arara-canindé. (Panamá.) comprimento: 80 centímetros
Fotografia. Ave de penas pretas nas asas e brancas na cabeça e no pescoço e bico alongado, fino e com uma pequena curvatura para baixo na ponta. Ela está em cima de um galho
Fragata. (México.) comprimento: 19 centímetros
Fotografia. Falcão com penas pretas e marrons. Ele está empoleirado em um galho com as asas abertas.
Falcão-de-coleira. (Estados Unidos da América) comprimento: 36 centímetros
Fotografia. Garça com coloração branca no corpo e parte da cabeça e penas pretas no topo da cabeça. Bico longo e pontudo e pernas longas e finas em uma lagoa.
Garça-real. (Poconé, ) comprimento: até 59 centímetros
Fotografia. Ave de penas pretas no corpo e na cabeça e vermelhas no pescoço. Ela está empoleirada em um galho.
Barbudo-de-peito-vermelho. (Gâmbia.) comprimento: 25 centímetros
Fotografia. Ema, ave de pescoço comprido e asas com penas acinzentadas de pé na grama.
Ema. (São Carlos, ) altura: até 1,4 métro
Respostas e comentários

Item 1

Para trabalhar o conteúdo do item 1 de maneira que os estudantes possam atuar ativamente, exercendo protagonismo, você pode propor a eles que realizem uma pesquisa rápida na internet sobre as aves (usando computador, tablet ou celular, conforme a conveniência).

Escreva na lousa as informações que eles devem buscar:

  • exemplos de aves;
  • características gerais dos re­presentantes dêsse grupo;
  • fórma de reprodução;
  • cuidados com os filhotes;
  • modos usados na locomoção e adaptações do organismo relacionadas a ela;
  • adaptações do corpo relacionadas à alimentação e ao modo de vida.

Oriente a turma a anotar no caderno as informações obtidas e, a seguir, faça uma roda de conversa para que eles exponham o que encontraram de interessante.

Aborde o item 1 do capítulo analisando com a turma as imagens apresentadas no livro do estudante. Aproveite, durante essa abordagem, para (1) destacar os exemplos que eles já haviam obtido e que se encontram no texto e (2) utilizar os demais exemplos compartilhados na roda de conversa que sejam adequados para a complementação dos pontos abordados no livro.

Note que uma atividade como a proposta – de busca prévia e compartilhamento de informações em uma roda de conversa – prepara os estudantes para o desenvolvimento do conteúdo e torna o estudo do texto mais significativo e contextualizado.

Cultura de paz e combate ao bullying

Durante a roda de conversa que integra o desenvolvimento da metodologia ativa sugerida, é essencial que todos possam se expressar, em um ambiente de respeito mútuo entre os estudantes. Atente a situações de bullying e atue junto à turma no sentido de impedir essas ações, gerando a compreensão da permanente necessidade de valorizarmos a cultura de paz no ambiente escolar e na sociedade como um todo. (Veja o texto sobre bullying na parte inicial deste Manual do professor.)

As aves se reproduzem por meio de ovos

Nas aves a fertilização é interna. Assim como os répteis, as aves apresentam ovos amnióticos, nos quais há uma reserva nutritiva, uma bolsa preenchida com líquido, dentro da qual o embrião se desenvolve, e uma casca de carbonato de cálcio que protege o ovo da dessecação e permite as trocas gasosas (entrada de gás oxigênio e saída de gás carbônico).

Na maioria das espécies, os ovos são vigiados e mantidos aquecidos pela mãe ou por ambos os pais até o nascimento dos filhotes, que continuam recebendo cuidados, tais como proteção e alimento, nas primeiras fases de seu desenvolvimento.

Fotografia. Pelicano, ave grande e com bico alongado, sentado em cima de um ninho de palha com ovos.
Os ovos das aves, assim como os ovos dos répteis, são uma adaptação que permite a não dependência do ambiente aquático para a reprodução. Pelicano-pardo com ovos. (Ilhas Galápagos, Equador.) comprimento: até 1,4 métro
Fotografia. Tuiuiú voando com as asas abertas. Ele tem penas brancas nas asas e no corpo, uma faixa com penas vermelhas no pescoço e a cabeça com penas pretas.
Tuiuiú. (Poconé, ) altura: até 1,6 métro

Muitas aves estão adaptadas ao voo

A locomoção das aves envolve o uso de seus membros posteriores, que lhes permitem andar e, no caso de espécies natatórias, tais como marreco e pato, realizar movimentos de impulsão dentro da água.

Na maioria das espécies de aves, os membros dianteiros, as asas, são utilizados para o voo. Além das asas, as aves apresentam várias adaptações ao voo, entre as quais os potentes músculos que movem as asas, localizados no peito, e o fato de seu esqueleto ser relativamente leve porque os ossos são porosos.

Algumas espécies de aves, ao longo da história evolutiva, perderam a capacidade de voar, como emas, avestruzes e pinguins. No caso dos pinguins, os membros dianteiros funcionam como nadadeiras, garantindo movimentos precisos dentro da água, em seus mergulhos.

Fotografia. Grupo de pinguins em cima de um bloco de gelo. Eles estão com as asas para trás indo na direção da água. Os pinguins que estão na frente do grupo estão pulando na água, sendo que o primeiro deles atinge a água.
Pinguins mergulhando em busca de alimento. (Pinguins- na Antártida.) altura: até 90 centímetros
Fotografia. Ave marrom segurando comida no bico. Ela está em um galho de árvore e na frente dele tem um ninho de palha com três filhotes, todos com o bico aberto.
Os filhotes de aves geralmente recebem proteção e alimento da mãe ou de ambos os pais durante algum tempo após o nascimento. Juruviara alimentando filhotes. (Juquiá, ) comprimento: 15 centímetros
Respostas e comentários

De ôlho na Bê êne cê cê!

A abordagem metodológica proposta favorece o desenvolvimento: da competência geral 2, pois estimula a curiosidade intelectual e o uso da abordagem própria das ciências, incluindo a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar os temas propostos; da competência geral 4, pois requer o uso da linguagem científica para o estudante se expressar e partilhar informações e experiências; da competên­cia geral 9, posto que a roda de conversa estimula a empatia, o diálogo e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza; e da competência específica 3, já que a busca prévia de informações requer analisar, compreender e explicar características relativas ao mundo natural, exercitando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

Subitem Muitas aves estão adaptadas ao voo

Para complementar o estudo da locomoção das aves, você pode compartilhar com a turma alguns dados sobre a velocidade que algumas aves podem atingir.

A espécie falcão-peregrino (fálco peregrínus) é a ave mais rápida. Ao mergulhar em direção a sua presa, pode ultrapassar 300 quilômetros por hora.

Algumas espécies de beija-flor podem atingir a velocidade de 100 quilômetros por hora durante o voo. Essa característica está relacionada ao intenso metabolismo dêsses animais, que, devido ao consumo energético muito elevado, precisam visitar muitas flores para obter o alimento de que necessitam.

Para escapar de um predador, o pombo-doméstico (Columba livia) pode chegar a cêrca de 150 quilômetros por hora, voando em linha reta.

A ema (réa americâna) e o avestruz-comum () são aves corredoras que podem atingir, respectivamente, 60 e 70 quilômetros por hora.

Debaixo d'água, o pinguim-gentoo () pode nadar a 36 quilômetros por hora.

Os bicos estão adaptados à alimentação

Os bicos das aves apresentam uma grande diversidade de fórmas. Cada fórma representa uma adaptação que permitiu às aves explorar diferentes fontes de alimento. Assim, há bicos especializados em quebrar sementes, em extrair néctar de dentro de flores, em agarrar insetos etcétera

Esquema. Cabeça de uma arara, evidenciando o bico grosso e curvado. Texto: Arara (quebrar frutas e sementes). Esquema. Cabeça de uma ave com bico longo e fino. Texto: Beija-flor (obter néctar de flores). Esquema. Cabeça de um pato evidenciando o bico reto e curto. Texto: Pato (obter alimento escoando a água). Esquema. Cabeça de um gavião evidenciando o bico curto e forte. Texto: Gavião (rasgar a carne).
Exemplos de diferentes formatos de bicos e o tipo de dieta ao qual a ave está adaptada. (Representação sem escala. Cores fantasiosas.)

Fonte: , R. L. Modern textbook of Zoology. Nova Delhi: Rastogi Publications, 2010. volume 2. página 410.

As patas estão adaptadas ao modo de vida

As patas das aves também exibem adaptações a diferentes modos de vida, como você pode ver pelos exemplos ilustrados a seguir.

Esquema. Pata de um pato, evidenciando as membranas entre os dedos. Texto: Pato (impulsionar-se na água). Esquema. Pata de uma águia, evidenciando as garras. Texto: Águia (Agarrar presas). Esquema: Pata de uma ave evidenciando os dedos presos em um galho. Texto: Tentilhão (empoleirar-se). Esquema. Pata de uma ave segurando na lateral de um tronco. Texto: Pica-pau (escalar a lateral de troncos). Esquema. Pata de uma galinha, evidenciando os dedos espalmados. Texto: Galinha (caminhar).
Estes exemplos de formatos de patas de aves representam adaptação a diferentes modos de vida. (Representação sem escala. Cores fantasiosas.)

Fonte: , Modern textbook of Zoology. Nova Delhi: Rastogi Publications, 2010. volume 2. páginaponto 412.

Breve noção da anatomia interna de uma ave

O esquema a seguir dá uma ideia da localização de alguns órgãos de uma ave.

Noção da anatomia de uma pomba

Esquema. A anatomia interna de uma pomba. Na região anterior da cabeça, cérebro, de onde sai um cordão que percorre toda a extensão do corpo, a medula espinal (dentro da coluna vertebral). Pulmão, coração, papo (armazena os alimentos antes de estes seguirem para o estômago). Depois do papo, proventrículo (primeira parte do estômago), moela (segunda parte do estômago, com paredes musculosas, que trituram os alimentos), intestino, fígado, cloaca e orifício da cloaca. Acima da moela fica o rim, de onde saem dutos que desembocam na cloaca.
Representação esquemática de um pássaro (pomba, com altura de 20 centímetros) mostrando a localização (interna) de alguns órgãos, ilustrados em cores fantasiosas.

Fonte: Meider, S. S.; Windelspéquiti, M. Essentials of Biology. quinta edição Nova York: McGraw-Hill, 2018. página 360.

Respostas e comentários

Atividades

Assim que terminar o trabalho com o item 1, pro­ponha aos estudantes os exercícios 1 a 3 do Use o que aprendeu e as atividades 1 a 3 do Explore diferentes linguagens.

Sugestão de atividade

O documentário A marcha dos pinguins (título original Le Marche de l'Empereur), que ganhou o Óscar de melhor documentário em 2006, contém um trecho (de cêrca de 4 minutos) que mostra a passagem do ovo da fêmea de pinguim-imperador para o macho e que pode ser utilizado ao trabalhar a atividade 3 do Explore diferentes linguagens do capítulo. Esse trecho mostra o insucesso dos casais que deixam o ovo em contato prolongado com a neve e o sucesso daqueles que conseguem realizar a transferência com maior habilidade. É recomendável tirar o áudio e aproveitar as imagens, que são muito boas. (A MARCHA dos pinguins. Direção: Lúque . França: Bôune; Buena Vista internéchional , 2005. dêvedê (85 minutos).)

Na hipótese de utilizar esse documentário, duas sugestões. Não se recomenda deixar o áudio ligado porque a narração é feita em “primeira pessoa”, o que antropomorfiza o animal e distorce a noção de comportamentos adaptativos. Também não se recomenda passar o documentário todo, pois, normalmente, é considerado monótono pelos estudantes dessa faixa etária.

Fotografia. Macaco dentro de uma jaula. Ele segura as grades com as duas mãos.
Capturar, comprar ou vender animais silvestres é crime. Na foto, macaco-prego apreendido pela Polícia Rodoviária Federal e levado para a séde do CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres) em São Paulo, (2019.)
Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Para saber mais sobre a legislação ambiental e para denunciar maus-tratos aos animais, acesse a página do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama):

https://oeds.link/m7s4dM. Acesso em: 13 abril 2022.

Caso esse enderêço tenha mudado, busque por Ibama.

2. Mamíferos

Mamíferos têm pelos e glândulas mamárias

Gatos, ratos, cachorros, bois, porcos, morcegos, capivaras, tatus, girafas, cavalos, elefantes, rinocerontes, cangurus, baleias, golfinhos, macacos e seres humanos são exemplos de mamíferos.

Os mamíferos são vertebrados que respiram por pulmões e possuem, como características que os distinguem dos demais vertebrados, pelos na superfície do corpo e glândulas mamárias. Após nascerem, os filhotes são nutridos, nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, pelo leite produzido nas glândulas mamárias da mãe.

Ícone. Pessoa lendo um livro.

ATIVIDADE

Tema para pesquisa

Você já quebrou algum osso? E as pessoas de sua família?

Pesquise o nome dos ossos afetados.

Diferentes modos de locomoção dos mamíferos

Os mamíferos apresentam fórmas variadas de locomoção. Há mamíferos que andam, como o ser humano, que voam, como o morcego, que saltam, como o coelho, e que nadam, como a lontra, os golfinhos e as baleias.

Reprodução dos mamíferos

Nos mamíferos, a fertilização é interna.

Na grande maioria das espécies de mamíferos, o embrião se desenvolve no interior de uma bolsa de líquido, dentro do organismo materno, do qual recebe gás oxigênio e nutrientes através de um órgão denominado placenta, que é formado por células da mãe e células do embrião. O gás carbônico produzido pelo embrião e as substâncias excretadas por ele são transferidos para o sangue materno através da placenta. Os animais dessas espécies são chamados mamíferos placentários.

Já nos mamíferos marsupiais, como o canguru, os filhotes nascem antes de estarem completamente desenvolvidos. Logo após o nascimento, os filhotes de canguru agarram-se aos pelos da mãe e se locomovem até o interior de uma bolsa de pele que ela tem no abdômen, o marsúpio, dentro da qual ficam os mamilos da fêmea. Lá, protegidos, os filhotes completam o desenvolvimento, nutridos pelo leite materno.

Fotografia. Gnu, animal semelhante a um boi, com pelos longos no pescoço e dois chifres. É uma fêmea e ela está parindo um filhote.
Fêmea de gnu dando à luz um filhote. (Tanzânia, África.) comprimento: 2 métros (adulto)
Respostas e comentários

Use a internet

Incentive os estudantes a conhecer a página mencionada, em especial o item Canais de Atendimento, a fim de que saibam como endereçar denúncias de maus-tratos a animais silvestres que eventualmente presenciem ou de que tenham conhecimento.

Saliente que, em não se tratando de animais silvestres, as denúncias podem ser encaminhadas pelo Disque Denúncia da região. Busque o telefone pelas palavras disque denúncia seguidas pelo nome da cidade e pela sigla do estado. Outra pesquisa por meios de denúncia pode ser feita buscando por denúncia de maus-tratos a animais.

Item 2

Considerando conveniente, você pode repetir a metodologia sugerida no item 1, na qual os estudantes atuam ativamente. Proponha que eles realizem uma pesquisa rápida na internet sobre os mamíferos (usando computador, tablet ou celular, conforme a possibilidade). Passe na lousa as informações que eles devem buscar:

  • exemplos de mamíferos;
  • características gerais dos representantes do grupo;
  • fórma de reprodução;
  • modos de locomoção.

Oriente a turma a anotar no caderno as informações obtidas e, a seguir, faça uma roda de conversa para que exponham o que encontraram de interessante. Como já comentamos, a busca prévia e o compartilhamento de informações preparam os estudantes para o desenvolvimento do conteúdo e tornam o estudo mais significativo e contextualizado. A seguir, trabalhe o conteúdo do item, aproveitando os exemplos que os estudantes apresentaram como resultado de seu trabalho.

Tema para pesquisa

O tema sugerido no item 2 dá continuidade ao que foi sugerido, no início do capítulo anterior, neste Manual do professor, referindo-se à seção Motivação. Ele dá margem a que os estudantes pesquisem alguns nomes de ossos, sem a rígida obrigatoriedade de memorizar extensas listas.

Incentive os estudantes a levar radiografias, suas e ou ou de familiares, à sala de aula. Assim, você terá um meio interessante para mostrar os diversos ossos e, de modo enfático, a presença da coluna vertebral, caracterizando o ser humano como vertebrado.

Você também pode utilizar, com essa mesma finalidade, o portal eSkeletons, da Universidade de Austin (), que sugerimos ao comentar os itens 1 a 3 do capítulo anterior, neste Manual.

Há espécies de marsupiais nas quais a fêmea não possui marsúpio. Nesse caso, o filhote completa seu desenvolvimento sobre o ventre da mãe.

Entre os marsupiais que vivem no nosso país estão a catita, a cuíca e o gambá-comum. Outros exemplos de marsupiais são o coala e o canguru, que vivem na Austrália.

Há algumas pouquíssimas espécies de mamíferos que põem ovos. São os chamados mamíferos monotremados. Entre eles está o ornitorrinco, animal dotado de bico e cujo corpo é coberto de pelos. Normalmente, as fêmeas colocam dois ovos, em um ninho revestido de folhas, e os chocam. Após o nascimento, os filhotes se alimentam lambendo o leite que escorre das glândulas mamárias da mãe.

Fotografia. Animal preto de barriga e cabeça brancos preso no galho de uma árvore pela cauda.
Gambá, um marsupial. (Estados Unidos da América) comprimento (corpo): 15 centímetros comprimento (cauda): 10 centímetros
Fotografia. Canguru, de pé, com um filhote dentro da bolsa em sua barriga. O animal tem pernas longas e finas, cauda robusta e longa apoiada no chão e braços curtos.
O canguru, nativo da Austrália, é um mamífero marsupial. (Austrália.) comprimento: até 1,6 métro (adulto)
Fotografia. Ornitorrinco nadando em um rio. O focinho é longo e achatado, e a cauda curta e larga.
Ornitorrinco, mamífero monotremado, durante mergulho. (Austrália.) comprimento da cabeça à cauda: 70 centímetros

Breve noção da anatomia interna de mamíferos

Os esquemas a seguir dão uma ideia da localização de alguns órgãos de um golfinho e de um chimpanzé.

Noção da anatomia de um golfinho

Esquema. Anatomia interna de um golfinho. Na parte anterior do corpo, cérebro, de onde sai cordão que percorre toda a extensão do corpo: a medula espinal (dentro da coluna vertebral). Pulmão. Coração. Fígado. Estômago, que liga ao intestino e termina no ânus. Testículo (no macho), pênis (no macho), rim e bexiga urinária.
Representação esquemática de um golfinho (macho, com comprimento até 2,2 métros), mostrando a localização (interna) de alguns órgãos, ilustrados em cores fantasiosas.

Fonte: DORLING Kindersley ultimate visual dictionary. edição revista Nova York: Dorling Kindersley, 2017. página 205.

Respostas e comentários

Sugestão de atividade

Seis dos vídeos da série de documentários Vida (bê bê cê, 2009, aproximadamente 50 minutos cada episódio, disponível em DVD) podem ser úteis nesta altura do curso, para fazer uma síntese dos grupos animais estudados neste volume.

Tais vídeos são: (1) Peixes; (2) Répteis e anfíbios; (3) Aves; (4) Mamíferos; (5) Insetos; (6) Criaturas das profundezas (estes dois últimos para retomar o capítulo 5, fazendo uma síntese da parte de animais invertebrados com a de vertebrados).

O último, em particular, pode auxiliar bastante a retomar os invertebrados marinhos e a realizar a atividade 10 do Explore diferentes linguagens.

A seu critério, o professor pode tirar o som e as legendas e exibir os trechos que considerar de maior interesse para ilustrar suas aulas, comentando-os. As imagens são de muito boa qualidade.

Ao trabalhar com documentários dêsse tipo, é importante estar atento para evitar quaisquer abordagens que antropomorfizem os ani­mais (isto é, que deem carac­terísticas humanas a eles). Procure enfocar e destacar adaptações ao ambiente e ao modo de vida, bem como comportamentos instintivos.

Conteúdos procedimentais sugeridos

  • Buscar informações sobre ossos do nosso corpo, caracterizando o ser humano como um vertebrado.
  • Visitar um zoológico para observar e obter informações sobre representantes dos grupos de animais vertebrados estudados.

O primeiro conteúdo diz respeito ao Tema para pesquisa do item 2.

Quanto ao segundo, a proposta de uma visita guiada é comentada a seguir.

Noção da anatomia de um chimpanzé

Esquema. Anatomia interna de um chimpanzé. Na parte anterior do corpo, cérebro, de onde sai um cordão que percorre toda a extensão do corpo, a medula espinal (dentro da coluna vertebral). Pulmão. Coração. Fígado, estômago, intestino, ovário (na fêmea), bexiga urinária e vagina (na fêmea).
Representação esque­má­tica de uma fêmea de chimpanzé (com até 1 metro de altura), mostrando a localização (interna) de alguns órgãos, ilustrados em cores fantasiosas.

Fonte: DORLING Kindersley ultimate visual dictionary. edição revista Nova York: Dorling Kindersley, 2017. página 202.

Ícone. Grupo com três pessoas.

ATIVIDADE

Trabalho em equipe

A critério do professor, pode-se fazer uma visita guiada a um zoológico.

O professor orientará previamente as equipes sobre como proceder (antes, durante e depois).

Para uma atividade segura e proveitosa, siga as recomendações!

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

peixes

anfíbios

répteis

aves

mamíferos

3. O contrôle da temperatura corporal

Você já usou um termômetro para verificar se está com febre? No ser humano a temperatura do corpo permanece praticamente constante ao redor de 37 graus Celsius. A febre é uma condição caracterizada por temperatura corporal acima do valor normal. Na maioria dos casos, a febre é o resultado da reação do organismo a alguma doença.

O ser humano é um exemplo de organismo homeotérmico, ou seja, que tem sua temperatura regulada pelo próprio corpo.

Já uma lagartixa não possui essa característica. A sua temperatura pode ser maior ou menor, dependendo do local em que ela está. Nas épocas mais frias do ano, a temperatura dêsse réptil tende a ser menor do que nas épocas mais quentes. Organismos cuja temperatura não permanece constante são denominados pecilotérmicos.

As aves e os mamíferos são homeotérmicos. Todos os outros seres vivos — vertebrados e invertebrados — são pecilo­tér­mi­cos.

Que vantagens há em ser homeotérmico? E em ser pecilotérmico?

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

“Homeotérmico”, “homeotermo” e “homotermo” são sinônimos e vêm do grego , semelhante, e , calor, temperatura.

“Pecilotérmico”, “pecilotermo” e “poiquilotermo” são sinônimos e vêm do grego , variado, e , calor, temperatura.

Respostas e comentários

Visita guiada

A sugestão de visita a um zoológico proposta no Trabalho em equipe do final do item 2 pode ser estruturada segundo o roteiro detalhado no texto Visitas guiadas, da parte inicial deste Manual do professor. O foco, nesse caso, é a observação de representantes dos grupos de animais vertebrados, obtendo e registrando informações sobre suas características. A exemplo do que já foi comentado ao falar sobre visitas guiadas nos capítulos 5 e 7 deste Manual do professor, elabore perguntas que ajudem a direcionar a atenção dos estudantes para as observações mais relevantes, as quais são definidas por você em visita prévia ao local (conforme explicado no roteiro mencionado).

Caso não haja zoológicos na região, considere as alternativas: visitar presencialmente um museu de história natural, enfatizando as coleções referentes aos vertebrados, ou utilizar as visitações virtuais 360graus de museus de história natural sugeridas e comentadas no capítulo anterior.

De ôlho na Bê êne cê cê!

A sugestão de visita guiada beneficia o desenvolvimento: da competência geral 6, no que se refere a valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem ao estudante fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania; da competência geral 9, ao permitir que os estudantes exercitem a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza; da competência geral 10, pois incentiva a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade e resiliência, tomando decisões com base em princípios éticos e sustentáveis; e da competência específica 4, ao fornecer repertório cultural para avaliar aplicações e implicações socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo.

Atividades

Ao final do item 2, proponha os exercícios 4 a 7 do Use o que aprendeu.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • peixes Vertebrados de ambiente aquático, que apresentam nadadeiras, têm o corpo geralmente revestido por escamas e respiram por meio de brânquias. Há peixes com esqueleto cartila­gi­no­so (como tubarões e raias) e peixes com esqueleto ósseo (como bagre, sardinha, atum e bacalhau).
  • anfíbios Vertebrados que nascem e se desenvolvem em ambiente aquático, respirando por brânquias, e, ao atingir a idade adulta, passam a ter respiração pulmonar e cutânea, vivendo em ambiente terrestre, porém úmido. Dependem da água para a reprodução. Sapos, rãs, pererecas e salamandras são anfíbios.
  • répteis Vertebrados com a pele grossa e dotada de escamas e que se reproduzem em ambiente terrestre. Jacarés, lagartos, tartarugas e serpentes são répteis.
  • aves Vertebrados com bico e com o corpo coberto por penas. Apresentam várias adaptações ao voo, que incluem ossos leves e músculos fortes para movimentar as asas. Ao longo da evolução, algumas aves perderam a capacidade de voar.
  • mamíferos Vertebrados com glândulas mamárias e com pelos na superfície do corpo.

Item 3

Aproveitando a visita guiada ao zoológico, explore as observações feitas sobre os répteis. Eles tendem a se expor ao Sol em momentos frios do dia e se abrigar à sombra em momentos quentes. Associe esse comportamento à manutenção da temperatura corporal dentro de uma faixa adequada.

Aproveite esse gancho para contrapor seres homeotérmicos e seres pecilotérmicos, conforme explicado no texto do item 3 do livro do estudante.

Analise o mapa conceitual com os estudantes (note que ele abrange também grupos animais trabalhados nos capítulos 5 e 7) e certifique-se de eles terem compreendido que as aves e os mamíferos são homeotérmicos, enquanto os demais animais são pecilotérmicos.

Os homeotérmicos conseguem regular a temperatura corporal, por isso estão menos sujeitos às variações de temperatura do ambiente. Além disso, alguns deles podem suportar a vida em locais bastante frios, como o pinguim-imperador, que vive nas regiões geladas do Polo Sul. No entanto, para manter a temperatura constante, os homeotérmicos precisam de bastante alimento. É a energia dos alimentos que é usada para manter o corpo aquecido. Um homeotérmico pode viver em local frio, desde que encontre alimento em quantidade suficiente. Já os pecilotérmicos precisam de relativamente menos alimento, porém estão mais sujeitos às mudanças da temperatura ambiente.

Fotografia. Em A, lagarto verde com manchas vermelhas e brancas em cima de um cacto. Texto no canto superior esquerdo: comprimento da cabeça à cauda: 90 centímetros. Em B, ave com penas marrom nas asas, branca embaixo do bico e em uma faixa da cabeça e amarelas no peito. Ele está em cima de um galho. Texto no canto superior esquerdo: comprimento: 20 centímetros. Em C, macaco preto no galho de uma árvore.  A cauda é grossa pela presença de pelos. Texto no canto superior esquerdo: comprimento do corpo: 40 centímetros, comprimento da cauda: 36 centímetros.
Os répteis — como essa iguana (A), encontrada em vários estados do Brasil — são exemplos de animais pecilotérmicos. (Cabaceiras, ) As aves, como o bem-te-vi (B), e os mamíferos, como o cuxiú-preto (C), são homeotérmicos. As penas das aves e os pelos dos mamíferos retêm ar, e essa camada de ar dificulta a perda de calor para o ambiente, auxiliando na homeotermia dêsses animais. (Fotos tiradas, respectivamente, em Tapiraí, São Paulo, e Brasília, )
Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

homeotérmico

pecilotérmico

Organização de ideias

MAPA CONCEITUAL

Fluxograma. Doze balões com texto, conectados por setas. Os elementos do fluxograma permitem os seguintes caminhos: Animais alguns não possuem coluna vertebral e são denominados invertebrados, que são pecilotérmicos. Animais alguns possuem coluna vertebral e são denominados vertebrados, que incluem peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Peixes, anfíbios e répteis são pecilotérmicos. Aves e mamíferos são homeotérmicos.
Respostas e comentários

Aprofundamento ao professor

Veja, na parte inicial deste Manual do professor, na seção Aprofundamento ao professor, o texto “Como a raposa-do-ártico suporta 40 graus Célsius?”.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • homeotérmico Animal cujo organismo mantém a própria temperatura praticamente cons­tante. São homeo­tér­mi­cos as aves e os mamíferos.
  • pecilotérmico Animal cuja temperatura corporal não se mantém constante, variando de acôrdo com a temperatura do ambiente. Com exceção das aves e dos mamíferos, os demais animais são pecilotérmicos.

Atividades

Ao final dêsse item 3, os estudantes já têm condições de realizar as atividades 4 a 15 do Explore diferentes linguagens.

De ôlho na Bê êne cê cê!

Na seção Explore diferentes linguagens deste capítulo, a atividade 1 oferece oportunidade de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 7.

Na mesma seção, tanto a atividade 1 como a atividade 3 possibilitam exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a reflexão e a análise crítica, para investigar causas e elaborar hipóteses, favorecendo a competência geral 2, bem como analisar, compreender e explicar fenômenos e processos relativos ao mundo natural e social, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza, alinhando-se com a competência específica 3.

Ícone. Lâmpada.

Atividade

Use o que aprendeu

  1. Cite características que, consideradas conjuntamente, distinguem as aves de outros animais.
  2. As aves apresentam algumas características que as tornam adaptadas ao voo. Cite algumas delas.
  3. Os bicos das aves não são todos iguais. Nem as patas. Bicos e patas representam adaptações? Explique.
  4. Neste capítulo, você teve a oportunidade de conhecer duas características que distinguem os mamíferos dos outros vertebrados. Quais são elas?
  5. A maioria dos mamíferos é do tipo placentário.
    1. Nos mamíferos, a fertilização é interna ou externa?
    2. Qual é a importância do órgão chamado placenta no desenvolvimento do embrião?
  6. O canguru é um mamífero marsupial. O que é o marsúpio? Qual é sua função na reprodução dessa espécie?
  7. O ornitorrinco é um mamífero um pouco diferente: tem bico e reproduz-se por ovos. Cite duas características da espécie do ornitorrinco que fazem com que, apesar disso, ele seja classificado como mamífero.
Ícone. Lupa.

Atividade

Explore diferentes linguagens

A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.

INFORMAÇÕES DA INTERNET

1. Uma página da internet informa que o papagaio-de-cara-roxa é encontrado apenas numa pequena área de floresta no sul de São Paulo e no litoral do Paraná. Já o pardal é encontrado em vários locais do mundo.

No que diz respeito a essa característica, qual das duas espécies está mais sujeita a uma possível extinção? Explique sua resposta.

Fotografia. Papagaio, com penas verdes no peito e penas azuis na cabeça e nas asas, empoleirado em um galho
Papagaio-de-cara-roxa. (Parque Ecológico de São Carlos, ) comprimento: 37 centímetros

FOTOGRAFIA

2. Um pinguim é capaz de mergulhar a grandes profundidades para caçar peixes que servem de alimento para ele e seus filhotes. Apesar dessa adaptação para nadar, o pinguim é considerado uma ave. Quais características ele possui que fazem com que seja classificado assim?

Fotografia. Dois pinguins com a barriga branca, dorso, cabeça e nadadeiras pretas e bico vermelho nadando.
Pinguins-imperadores submersos. (Aquário de Melbourne, Austrália.) altura: 90 centímetros
Respostas e comentários

Respostas do Use o que aprendeu

1. Bico, penas, membros anteriores na fórma de asas, reprodução por meio de ovos amnióticos.

2. Algumas dessas características são os membros anteriores adap­tados ao voo (asas), os músculos potentes que movimentam as asas e o esqueleto relativamente leve, constituído de ossos porosos.

3. Sim, bicos e patas são adaptações relativas ao modo de vida da ave. Os bicos estão adaptados ao tipo de alimento e como ele é obtido. As patas estão adaptadas à necessidade de se prender a superfícies e ou ou à fórma de locomoção.

4. Presença de pelos na superfície do corpo e de glândulas mamárias.

5. a) Fertilização interna.

b) Por meio da placenta, o embrião recebe nutrien­tes e gás oxigênio, provenientes do sangue materno, e elimina, no sangue materno, gás carbônico e outras substâncias que excreta.

6. O marsúpio é uma bolsa na qual o filhote permanece após o nascimento e onde completa seu desenvolvimento, alimentando-se do leite materno.

7. O ornitorrinco apresenta pelos na superfície do corpo e glândulas mamárias.

Respostas do Explore diferentes linguagens

1. Essa atividade estimula o desenvolvimento da capacidade de argumentação em textos escritos. Segundo a proposta, os estudantes deverão fazer uma comparação e avaliar qual espécie está mais sujeita à extinção.

Espera-se que cheguem à conclusão de que, no que diz respeito à característica apresentada, o papagaio-de-cara-roxa está mais sujeito à extinção. Isso se justifica pelo fato de ele estar adaptado à vida em um ambiente específico, o que o torna susceptível às alterações dêsse ambiente, tais como o desmatamento e a poluição. Já o pardal, sendo capaz de sobreviver em ambientes mais variados, pode migrar para um local vizinho, no caso de o local habitado por ele ser muito alterado.

2. Tem bico, seu corpo é revestido por penas, possui quatro extremidades (as duas anteriores adaptadas para nadar), respira por pulmões, reproduz-se por ovos amnióticos (e é homeotérmico).

TIRINHA

Tirinha. Uma área gelada com um grupo de pinguins, cada um deles sentado sobre um ovo. No meio deles, um pinguim segura um telefone com fio. Ele diz: Jogar bola? Hoje? Não dá! Minha mulher está se alimentando no mar e eu preciso ficar sentado no nosso ovo nas próximas semanas.

3. Do ponto de vista científico, essa tirinha contém pelo menos dois ERROS.

Consideremos que ela se refere ao pinguim-imperador, que vive na Antártida. Um erro é atribuir características e atitudes humanas ao animal. O outro diz respeito ao comportamento reprodutivo da espécie.

Faça uma pesquisa sobre a reprodução do pinguim-imperador. Com base nela, relate qual é o segundo ERRO da tirinha e explique qual seria a consequência do comportamento adotado pelo personagem.

CHARGE

  1. Moby Dick é um cachalote (uma das espécies de baleia), personagem de um romance de mesmo nome escrito pelo estadunidense Rérmam Mélvil e publicado em 1851. Qual é a diferença entre a baleia e o peixe ósseo do aquário quanto à:
    1. fórma de respiração?
    2. pele?
    3. fertilização interna ou externa?
    4. manutenção da temperatura corporal?
Charge. Menino careca de camiseta azul. Ele olha para um papagaio verde que está em um poleiro ao seu lado e diz: você tinha de contar a ele que o Moby Dick era mamífero? Na frente deles há um aquário redondo com um peixe laranja dentro

TRECHO DE DOCUMENTÁRIO

  1. Um documentário informa que o cavalo-marinho:
    • vive em ambiente de água salgada;
    • apresenta esqueleto interno, com coluna vertebral;
    • tem o corpo revestido por escamas;
    • respira o gás oxigênio dissolvido na água por meio de brânquias.

Com base nessas características, é correto classificar o cavalo-marinho como mamífero? Explique.

Fotografia. Cavalo-marinho, animal com o corpo esverdeado com pintas pretas, estrutura membranosa na região dorsal do corpo, região anterior da cabeça alongada, similar a um focinho, e cauda enrolada formando uma espiral.
Cavalo-marinho (em aquário de Ubatuba, ) comprimento: 15 centímetros
Respostas e comentários

3. Essa proposta permite estimular os estudantes a desenvolver algumas capacidades, como produzir análises críticas e argumentar em textos escritos. Espera-se que os estudantes, ao pesquisar, aprendam que a fêmea do pinguim-imperador, após a postura, mantém o ovo delicadamente equilibrado sobre seus pés. Em certo momento, passa-o delicadamente para o macho, que também vai mantê-lo sobre seus pés, em contato com o abdômen, para que permaneça aquecido durante algumas semanas até o nascimento. Nesse pe­ríodo, a fêmea ficará no mar se alimentando. A passagem do ovo da fêmea para o macho requer certa habilidade e relativa rapidez, para evitar que o ovo se quebre ou que o contato prolongado com a neve fria mate o embrião. O erro da tirinha é que o macho não se senta sobre o ovo, porque, se o fizesse, o contato do ovo com a neve fria mataria o embrião. (Em Sugestão de atividade, no item 1 deste capítulo, foi indicado um trecho de documentário cujas imagens podem enriquecer a realização dessa atividade.)

4. a) O peixe respira por brânquias, e a baleia, por meio de pulmões.

b) O peixe tem a pele coberta por escamas, e a baleia não. (Ela nasce com alguns poucos pelos na superfície do corpo, que depois caem.)

c) O peixe exibe, em geral, fertilização externa. A baleia apresenta fertilização interna.

d) O peixe não mantém a temperatura corporal constante (pecilotérmico), e a baleia mantém (homeotérmico).

5. Não. Mamíferos respiram por pulmões e têm pelos na superfície do corpo. Por suas características, o cavalo-marinho deve ser classificado como peixe.

CHARGES

Charge. Menino careca de camiseta vermelha. Ele está sentado em uma poltrona lendo um livro. Deitado, em cima do encosto da poltrona há um gato amarelo, e ao lado um cachorro deitado no chão. Atrás, um papagaio no poleiro, ele diz: e eu lhe digo: esses mamíferos me deixam doidos! Na janela há um ave azul.
Charge. Canguru em uma loja, segurando uma calça nas mãos. A calça tem um grande bolso na frente. Atrás, vários cabides com mais calças. Uma placa escrito: Liquidação: jeans mamãe marsupial. Na parede há dois cartazes com cangurus e coalas usando calça jeans.
  1. Tanto os mamíferos quanto as aves têm uma semelhança no que diz respeito à temperatura corporal. Que semelhança é essa?
  2. Ainda sobre a atividade anterior, os pelos dos mamíferos e as penas das aves têm papel semelhante no que diz respeito à temperatura corporal. Explique que papel é esse.
  3. O canguru é um marsupial. Cite outros dois exemplos de marsupiais.
  4. Cite duas características presentes no ser humano e nos marsupiais, mas ausentes em peixes, répteis, aves e anfíbios.

TABELA

10. Esta atividade vai ajudá-lo a revisar este capítulo e os anteriores e fixar exemplos dos vários tipos de animais. Em seu caderno, elabore uma tabela na qual os animais desta lista sejam separados nos grupos: poríferos, cnidários, platel­mintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Esquema. Lousa com uma lista de palavras escritas. Tênia, minhoca, lagarto, água-viva, ouriço-do-mar, camarão, sapo, lesma, pombo, lombriga, sardinha, porco, lagartixa, pernilongo, sanguessuga, polvo, tartaruga, ancilóstomo, cachorro, esquistossomo, boi, morcego, pato, caramujo, estrela-do-mar, serpente, aranha, gafanhoto, abelha, anêmona-do-mar, escorpião, macaco, rã, galinha, pepino-do-mar, lagosta, caranguejo, golfinho, formiga, esponja marinha, lula, ostra, salamandra, bacalhau, tatuzinho-de-jardim, pinguim, pulga, zebra, baleia, esponja-d'água-doce.
Respostas e comentários

6. São homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corporal (praticamente) constante.

7. Tanto os pelos quanto as penas retêm ar abaixo de si, e essa camada de ar dificulta a perda de calor do corpo para o ambiente. Assim, ajudam na manutenção da temperatura do corpo.

8. Entre as respostas possíveis estão: a cuíca, a catita, o gambá e o coala.

9. Presença de pelos na superfície do corpo e de glândulas mamárias.

10. O conteúdo da tabela que os estudantes devem construir é o seguinte, com uma linha ou coluna para cada grupo:

Poríferos:

esponja marinha, esponja-d’água-doce

Cnidários:

anêmona-do-mar, água-viva

Platelmintos:

tênia, esquistossomo

Nematódeos:

lombriga, ancilóstomo

Anelídeos:

minhoca, sanguessuga

Moluscos:

polvo, lula, ostra, lesma, caramujo

Artrópodes:

camarão, escorpião, lagosta, aranha, caranguejo, pulga, gafanhoto, pernilongo, abelha, formiga, tatuzinho-de-jardim

Equinodermos:

ouriço-do-mar, estrela-do-mar, pepino-do-mar

Peixes:

sardinha, bacalhau

Anfíbios:

sapo, rã, salamandra

Répteis:

serpente, tartaruga, lagarto, lagartixa

Aves:

pinguim, pato, pombo, galinha

Mamíferos:

boi, porco, morcego, macaco, golfinho, zebra, cachorro, baleia

TABELA E GRÁFICO

11. Em seu caderno, construa um gráfico de barras horizontal com os dados da tabela a seguir. Represente o maior valor em cima e o menor embaixo.

Espécies ameaçadas no mundo

Grupo de vertebrados

Número de espécies

Anfíbios

2.488

Aves

1.445

Mamíferos

1.333

Peixes

3.332

Répteis

1.839

Fonte: LISTA Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (i u cê êne). Versão 2021.3, tabela 1. Disponível em: https://oeds.link/uKieQi. Acesso em: 13 abril 2022.

Ícone. Dois balões de fala.

ATIVIDADE

Para discussão em grupo

Se vocês tivessem autoridade para tomar providências a respeito da conservação da biodiversidade animal, mas tivessem que escolher apenas uma, qual seria?

FALA INFANTIL

12. O morcego tem o corpo revestido de pelos, e as fêmeas produzem leite para amamentar os filhotes.

Uma criança de 6 anos, após assistir a um filme sobre a vida dos morcegos, disse: “O morcego é uma ave, assim como o pardal”.

  1. Devido a qual característica do morcego a criança falou que ele é uma ave?
  2. Todas as aves apresentam a característica que foi a sua resposta no item a?
  3. Como os biólogos classificam o morcego? Como ave? Explique.

TIRINHA

Tirinha. Dois homens olhando para quadros nas paredes, onde está escrito: Museu de Ciências. Quadros com figuras de um ornitorrinco, de uma tartaruga, de uma ema, de uma serpente e de um pinguim. Na frente, um ovo quebrado com um pintinho dentro. O homem mais alto usa uma camiseta verde, casaco vermelho e chapéu. Ele diz: Veja! São animais que nascem de ovos. Ao lado dele, o outro homem veste camiseta amarela e casaco verde. Ele diz: o lar deles se desfez?

As atividades 13 a 15 referem-se à tirinha.

  1. Dos seis animais observados pelos dois humanos, três pertencem a um mesmo grupo biológico. Que grupo é esse?
  2. Qual dos seis animais é evolutivamente mais próximo do ser humano? Explique sua escolha.
  3. Dois dos seis animais pertencem ao grupo que, do ponto de vista evolutivo, foi o primeiro a se tornar independente do ambiente aquático para a reprodução. Quais são esses dois animais e a que grupo pertencem?

Seu aprendizado não termina aqui

O tráfico de animais e de outros seres vivos é um dos muitos problemas enfrentados para a preservação da biodiversidade.

Fique atento às notícias sobre tráfico de animais. Passe à frente as informações sobre os maus-tratos que eles recebem e como a grande maioria morre antes de chegar ao destino.

Além disso, procure saber mais sobre os possíveis desequilíbrios ambientais provocados por esse tráfico.

Respostas e comentários

11. O gráfico esperado é:

Gráfico. Gráfico de barras em tons de azul indicando a quantidade de espécies ameaçadas no mundo. No eixo vertical, Grupo de vertebrados: Mamíferos, Aves, Répteis, Anfíbios e Peixes. No eixo horizontal, Número de espécies ameaçadas: zero, mil, dois mil, três mil. De cima para baixo, primeira barra, Peixes (azul muito escuro): três mil, trezentos e trinta e duas espécies. Segunda barra, anfíbios (azul escuro): duas mil quatrocentas e oitenta e oito espécies. Terceira barra, répteis (azul em tom médio): mil oitocentas e trinta e nove espécies, Quarta barra, aves (azul muito claro): mil quatrocentas e quarenta e cinco espécies e última barra, mamíferos (azul claro): mil trezentas e trinta e três espécies.

12. a) Provavelmente, o fato de ele voar.

b) Nem toda ave voa. É o caso de pinguins, emas e avestruzes.

c) Os biólogos classificam o morcego como mamífero, pois, entre outras características, tem pelos no corpo e glândulas mamárias.

13. O grupo das aves (no qual se encaixam a ave que está saindo do ovo, o pinguim e a ave cor‑de-rosa – talvez um flamingo ou um colhereiro – que aparecem na tirinha).

14. O ornitorrinco que, apesar de ter bico e de se reproduzir por ovos, é um mamífero. Ele tem pelos na superfície do corpo e glândulas mamárias. (Na tirinha, o ornitorrinco es­tá representado na imagem do alto, à esquerda.)

15. Os dois animais são a serpente e o quelônio (tartaruga, jabuti ou cágado), que pertencem ao grupo dos répteis.

Para discussão em grupo

O tema proposto é polêmico, pois não existe apenas uma providência que possa salvar a biodiversidade. Incentivar a discussão das diversas possibilidades é fundamental. Com isso, estamos ajudando os estudantes a serem cidadãos participativos, opinativos e propositivos. Também os auxiliamos a desenvolver o respeito pelas opiniões dos outros, ao mesmo tempo que defendem as suas.

De ôlho na Bê êne cê cê!

A atividade 11 do Explore diferentes linguagens permite utilizar conhecimentos das linguagens matemática e científica para se expressar e partilhar informações (competência geral 4). (Sobre a atividade, a título de informação ao docente, a i u cê êne considera espécies ameaçadas aquelas classificadas nas categorias criticamente em perigo, em perigo e vulneráveis.) Os boxes Para discussão em grupo e Seu aprendizado não termina aqui favorecem argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental (competência geral 7 e competência específica 5) e agir pessoal e coletivamente com respeito, responsabilidade, flexibilidade e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos e sustentáveis (competência geral 10 e competência específica 8).