UNIDADE C

CAPÍTULO 7 Adolescência, puberdade e sistema endócrino

Fotografia. Quatro jovens ao redor de uma mesa. Na mesa tem computador, celular, tablet, fone de ouvido, um copo e papéis. Na frente do computador, menina morena de cabelo longo cacheado e camiseta listrada. Ela aponta para um menino branco de cabelo castanho e camisa xadrez azul. Ao lado deles, menina branca com o cabelo loiro preso em duas tranças, ela usa óculos e uma camiseta de gola alta branca. Do lado dela, apoiado na mesa, menino asiático de cabelo preto liso e camiseta branca com manga longa preta.
A adolescência é um tempo de mudanças no corpo e na mente. É o período em que as pessoas deixam de ser crianças e vão se tornando adultas.
Respostas e comentários

Este capítulo e seus conteúdos conceituais

  • Noção do ciclo de vida humano
  • Crescimento, desenvolvi­mento e transformações do ser humano nas diferentes fases da vida
  • Adolescência e puberdade
  • Mudanças no corpo de me­ninos e meninas durante a puberdade
  • Envelhecimento
  • Sistema endócrino
  • Glândulas endócrinas
  • Noções sôbre hormônios e suas funções
  • Hormônios sexuais e sua atuação no surgimento das características sexuais secundárias na puberdade

Itens 1 a 6

Nos três capítulos desta unidade, são trabalhados temas relacionados ao sistema genital e à reprodução humana, visando ao desenvolvimento das habilidades da Bê êne cê cê referentes à unidade temática Vida e evolução do 8º ano, que se referem aos objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos e Sexualidade.

No que diz respeito ao estudo da reprodução humana e temas a ela relacionados, este capítulo 7 serve como uma introdução aos dois seguintes. Por isso, a ideia é se ater às mudanças físicas externas no corpo e às alterações de comportamento durante as fases da vida, que são decorrência de fatores físicos, mentais e sociais. Essa abordagem integra a sequência de itens 1 a 6 dêste capítulo, que perpassa as fases da vida humana e algumas de suas características.

Para fazer um levantamento de conhecimentos prévios e principalmente de dúvidas sôbre sexualidade, evitando constrangimentos ligados à vergonha que alguns estudantes têm de fazer perguntas sôbre esse tema em público, as dúvidas podem ser depositadas em uma urna feita com uma caixa fechada, com uma fenda na tampa.

Quanto ao estudo do sistema endócrino (a partir do item 7), a tônica é que hormônios são substâncias que atuam na comunicação interna do organismo, e a corrente sanguínea é a via de transmissão dessas substâncias dos locais em que são produzidas até as “células-alvo”. A ideia não é insistir na memorização de uma lista de órgãos que compõem o sistema endócrino e de nomes e efeitos dos hormônios produzidos por eles. Alguns exemplos mais importantes de hormônios são eleitos no capítulo para uma discussão mais detalhada e, esses sim, merecem um trabalho um pouco mais pormenorizado: adrenalina, tiroxina, insulina, glucagon e noções sôbre os hormônios sexuais.

Motivação

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: cidadania e civismo.

EM DESTAQUE

Aceitar-se é fundamental

As rápidas mudanças trazidas pela puber­dade fazem adolescentes, por vezes, se sentirem “estranhos”, desconfortáveis ou desajeitados. Em alguns casos os fazem sentir-se vaidosos demais. É comum que tenham variações de humor e que passem a ter questiona­mentos sôbre a vida e os conflitos que antes não existiam. Deve ter sido assim com nossos pais, nossos avós e todos os nossos ancestrais. Poderá ser assim com você também. Na adolescência é comum a busca de autonomia, rompendo com os laços familiares de dependência infantil.

Uma grande preocupação dos adolescentes é se estão se desenvolvendo de modo “normal”. O estudo dêste e dos próximos dois capítulos vai ajudá-lo a entender melhor o que já acontece e o que acontecerá nos próximos anos com você e com seu corpo.

O corpo de cada pessoa é diferente em tamanho e fórma. Além disso, variam também a cor da pele, dos olhos, dos cabelos e muitos outros aspectos. São essas diferenças que nos fazem únicos! O valor de uma pessoa não pode ser determinado por seu corpo ou sua aparência. Discriminar, ridicularizar, xingar ou agredir uma pessoa por conta de suas características individuais são violências criminosas que devem ser abolidas. Bullying é uma atitude inadmissível e devemos fazer nossa parte para combatê-lo e estabelecer uma cultura de paz.

Cada pessoa tem suas qualidades e limitações. Conviver com essas limitações pode ser difícil, mas é inevitável. Vive melhor quem aprende a lidar com elas. Aceitar-se é fundamental para viver bem e em harmonia consigo e com os outros.

Cuidar da própria higiene, da saúde e da alimentação, não usar drogas e praticar exercícios físicos também é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida.

Fotografia. Quatro jovens, lado a lado, sorrindo com a boca aberta. Da esquerda para a direita: Menina branca de cabelo castanho curto ondulado, ela veste calça jeans e um moletom amarelo, segura a alça de uma mochila branca. Menino negro com o cabelo castanho curto, veste um moletom vermelho e segura a alça de uma mochila branca. Menino asiático de óculos e cabelo preto liso, veste um moletom rosa e segura a alça de uma mochila azul. Menina branca, com o cabelo loiro, usa um moletom laranja e segura a alça de uma mochila verde, ela está com o braço apoiado no ombro do menino asiático.
Cada indivíduo tem uma beleza própria e seu jeito de ser, merecendo ser respeitado pelas outras pessoas.

Elaborado com dados obtidos de: , M. (organizador). O adolescente e seus dilemas: orientação para pais e educadores. Campinas: Papirus, 2010.

Desenvolvimento do tema

1. O recém-nascido

Um ser humano recém-nascido é extremamente dependente de seus pais. Por instinto, o bebê mama quando a mãe coloca a ponta da mama (seio) em sua boca. Também por instinto, ele chora quando está com fome, dor ou algum desconforto.

Os movimentos do recém-nascido são pouco coordenados, mas, à medida que ele vai crescendo, vão se aperfeiçoando. Em pouco tempo, a criança conseguirá brincar com suas mãos e pés, manusear brinquedos, rolar sôbre a cama e sentar-se sozinha.

Fotografia. Mulher asiática de cabelo preto liso preso em um rabo, camisa branca e calça rosa xadrez. Ela está amamentando um bebê que está deitado em seu colo.
O recém-nascido é muito dependente, principalmente da mãe.
Respostas e comentários

Conteúdos atitudinais sugeridos

  • Respeitar as diferenças in­dividuais do corpo e de comportamento nas várias fases da vida.
  • Respeitar todas as pessoas com as quais convive, o que inclui os colegas que apresentam desenvolvimento fí­si­co ou emocional diferente do seu.
  • Respeitar o próprio corpo e o corpo dos outros.

Aproveite o texto do Em destaque “Aceitar-se é fundamental” para tratar dêsses conteúdos atitudinais. A discussão sôbre o respeito ao outro e a si próprio já vem dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ê éfe zero um cê ih zero quatro: “Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.”). Neste momento, o trabalho deve ser aprofundado, pois os estudantes estão na adolescência e, além do respeito ao outro, a autoaceitação adquire dimensão importante.

A relevância de tratar dêsses aspectos estende-se por toda a unidade. Na atividade de encerramento (Isso vai para o nosso blog!), ao final do capítulo 9, haverá uma integração de diversos aspectos trabalhados, unindo-os a outros que serão acrescidos ao trabalhar aquela atividade.

No item 13 dêste capítulo, Hormônios sexuais e mudanças na puberdade, aproveite para retomar as atitudes relacionadas anteriormente, enfatizando sua importância para a convivência.

tê cê tê Cidadania e Civismo

Inserida na macroárea Cidadania e Civismo, a temática Educação em Direitos Humanos está vinculada ao texto “Aceitar-se é fundamental”, pois ele explicita a equidade entre as pessoas e incentiva o respeito e a valorização de si e do outro.

Combate ao bullying

O bullying é a prática repetitiva de violência física, verbal e/ou psicológica (intimidação, humilhação, xingamentos, agressão física) de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo. Na comunidade escolar, as mudanças corporais trazidas pela puberdade podem ser motivo de bullying. O organismo dos diversos estudantes não se desenvolve no mesmo ritmo nem da mesma maneira. As diferenças individuais se acentuam nessa fase, e as interações sociais podem se tornar potencializadoras de atitudes agressivas contra alguns estudantes. Aproveite o Em destaque para tocar no assunto bullying e esclarecer que essa é uma prática inaceitável na escola e na sociedade.

Esteja permanentemente atento a eventuais sinais dessa prática, a fim de realizar as intervenções pedagógicas necessárias com rapidez e firmeza. Como subsídio para o diagnóstico do problema e para as intervenções, veja o texto sôbre bullying na parte inicial dêste Manual do professor.

2. A infância

Os dois primeiros anos de vida marcam um período de rápido crescimento, em que a criança aprende a falar e a caminhar. Nos anos que se seguem, ela desenvolve as habilidades necessárias para compreender um pouco melhor o mundo em que vive. Adquire habilidades mais refinadas para manusear objetos, para ter um relacionamento social com adultos e com outras crianças, e para realizar atividades variadas.

Entre 5 e 7 anos de idade, começa a substituição dos dentes de leite pelos dentes permanentes, que vai até por volta dos 9 ou 11 anos. Na faixa de 5 a 7 anos, a criança se comunica com clareza usando a fala e, frequente­mente, conhece as letras e os números. Nesse estágio, ela já tem condições de começar a passar por algumas atividades mais específicas de aprendizado.

Dos 7 até cêrca dos 12 anos, a criança aperfeiçoa seus movimentos e sua habilidade em atividades físicas e mentais.

Fotografia. Bebê loiro de calça jeans e camiseta amarela. Ele encaixa uma peça redonda em cima de uma haste de madeira com argolas coloridas. Na outra mão, segura uma argola azul.
Nos dois primeiros anos de vida, a criança vai aprendendo a fazer algumas coisas sem a ajuda dos pais.
Fotografia. Quatro crianças sentadas, cada uma na frente de um computador. Menino negro de cabelo preto curto e camiseta vermelha, menina branca de cabelo loiro com trança, arco roxo e camiseta laranja. Menina negra de cabelo preto curto, com uma faixa azul com um laço na cabeça e blusa azul. Menina branca de cabelo castanho. Fotografia. Três crianças sentadas em uma mesa escrevendo em um caderno. Menina negra com o cabelo com tranças, camiseta amarela e jardineira jeans; menina morena de camiseta branca e menino branco de cabelo castanho e camiseta vermelha.
Na escola, a criança passa a desenvolver muitas de suas capacidades e adquire conhecimentos para entender melhor o mundo em que vive.

3. A adolescência e a puberdade

Existem três períodos na vida humana que são marcados por um crescimento muito intenso. Um deles é o desenvolvimento dentro do corpo da mãe, a gestação. Crescimento intenso também ocorre nos dois primeiros anos de vida. O terceiro período de acentuado crescimento se inicia por volta dos 12 anos nas meninas e dos 14 anos nos meninos.

dêsses três, apenas no último a pessoa tem consciência de que está passando por rápidas mudanças. Para muitos, essa época é fonte de preocupação. O corpo muda, o desenvolvimento das diversas partes do corpo nem sempre ocorre com a mesma rapidez e muita insegurança surge. É o início da adolescência, período da vida humana que vem depois da infância e que, de modo muito genérico, vai dos 12 aos 20 anos ou mais. É uma fase marcada por muitas mudanças não só no corpo, mas também na mente, pois gradual­mente meninas e meninos tornam­‑se adultos.

Ícone. Dois balões de fala.

ATIVIDADE

Para discussão em grupo

Os pais se preocupam com os adolescentes. Que preocupações são essas? Eles têm motivos reais para se preocuparem?

Respostas e comentários

Cultura de paz e agenda de não violência contra a mulher

Aproveite o Em destaque para salientar a necessidade, em nossa sociedade, da valorização da cultura de paz entre todas as pessoas, sem quaisquer tipos de preconceito. Enfatize que todos têm direitos iguais, independentemente de sexo, religião, procedência, características individuais ou condição socioeconômica. Uma sociedade justa e democrática requer uma cultura de paz entre as pessoas, sem preconceitos de qualquer natureza.

Saliente que as violências resultantes de intolerância à etnia, à religião ou à nacionalidade são, pelas leis brasileiras, crimes de discriminação ou preconceito. Também são crimes quaisquer fórmas de violência verbal ou física contra mulheres e atitudes discriminatórias em relação a elas. Como parte importante da valorização da cultura de paz, todos devemos nos comprometer com a agenda de não violência contra a mulher.

Desenvolver uma socieda­de pacífica e na qual o protagonismo da mulher seja respeitado e valorizado requer, entre outras medidas, propagar as ideias de paz e equidade por todas as instâncias sociais. E isso está intimamente vinculado à educação das crianças e dos adolescentes para incorporarem que todas as pessoas são únicas e devem ser acolhidas e valorizadas.

Em todas as discussões propostas ao longo dêste capítulo e dos dois seguintes, é sempre importante lembrar os estudantes da necessidade de se promover a cultura de paz na sociedade.

Aproveite para explicar que a Central de Atendimento à Mulher pode ser acessada pelo telefone gratuito 180, oferecendo acolhimento e orientação a mulheres em situação de violência (verbal e/ou física). O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes e orienta sôbre como proceder em situação de risco iminente.

Explique também que qualquer cidadão pode denunciar violações dos direitos da criança e do adolescente através do Disque Direitos Humanos, pelo telefone gratuito 100. Esse é um serviço para disseminar informações sôbre direitos de grupos vulneráveis e para acolher denúncias de violações de direitos humanos.

Outra instância que pode ser acionada quando menores estão submetidos a situações de risco é o Conselho Tutelar da região, cujo telefone de contato pode ser encontrado mediante uma busca na internet (digite conselho tutelar seguido do nome da localidade e da sigla da unidade da federação). Entre as atribuições dos conselhos tutelares estão o atendimento a crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. A partir do atendimento, o profissional aplica as medidas de proteção cabíveis. Também é papel do conselho atender e aconselhar os pais ou responsáveis.

Em geral, o início da adolescência coincide com a puberdade, fase em que o organismo humano amadurece sexualmente, isto é, torna-se capaz de gerar filhos.

Muita gente confunde as palavras adolescência e puberdade. O termo adolescência é bastante geral e se refere a uma fase da vida que dura cêrca de uma década e é marcada por mudanças acentuadas no corpo e na mente, muitas vezes acompanhadas de insegurança, insatisfação e alterações no humor. Já o termo puberdade refere-se especificamente às mudanças no corpo ligadas ao amadurecimento sexual, tais como o surgimento das mamas (seios) nas meninas e dos fios de barba nos meninos. Em um período de poucos anos, uma pessoa deixa de ser criança e se torna sexualmente amadurecida e, embora ainda seja adolescente, já é biologicamente capaz de ter filhos.

Fotografia. Uma adolescente com o cabelo castanho preso em um rabo e olhos verdes. Ela está olhando para o lado. Na região da bochecha, destaque para a pele do rosto com espinhas.
Muitas mudanças no corpo acontecem na puberdade. Cravos e espinhas, por exemplo, podem se tornar frequentes. Eles não devem ser espremidos para não deixar marcas na pele. Se forem muitos, o melhor é, se possível, procurar um dermatologista, médico especializado em problemas na pele.

4. As mudanças trazidas pela puberdade

Na puberdade, o corpo humano produz substâncias chamadas hormônios sexuais, cuja presença no sangue desencadeia alterações no corpo. (Falaremos mais sôbre hormônios sexuais no final do capítulo.)

Nos meninos, esses hormônios provocam um desenvolvimento dos testículos e do pênis, que crescem um pouco. Todo o sistema genital (anteriormente chamado sistema reprodutor) masculino também se desenvolve. Começa a produção de esperma­to­zoides, células masculinas envolvidas na reprodução. Surgem pelos na região genital e nas axilas. Pelos também crescem nos braços, nas pernas, no peito e no rosto. A quantidade de pelos no corpo pode variar bastante de um menino para outro. Não há nenhuma anormalidade em ter muitos ou poucos pelos. Também é bastante variá­vel a idade em que eles começam a aparecer. Os músculos masculinos podem aumentar um pouco de tamanho, os ombros se alargar e a voz modificar-se gradualmente, ficando mais grossa.

Nas meninas, um dos primeiros efeitos visíveis dos hormônios sexuais durante a puberdade é o desenvolvimento das mamas. É normal uma mama crescer um pouco mais que a outra ou ficar um pouco mais baixa. Na mesma época, o sistema genital feminino amadurece. Surgem pelos na região genital e nas axilas. Alguns pelos também aparecem nos braços e nas pernas. A gordura do corpo se redistribui, dando ao corpo da adolescente fórmas mais arredondadas, principalmente nos quadris, que ficam mais largos.

Fotografia. Menino loiro sorrindo. Ele veste uma camiseta cinza e segura uma mochila azul pela alça.
Nos meninos, a puberdade desencadeia alterações na voz e surgimento de pelos nos braços, nas axilas, no tórax, nas pernas, no rosto e na região genital.
Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

O portal indicado a seguir é sôbre neurociências voltado para adolescentes, com diversas matérias a respeito de puberdade e sentimentos. Ele é feito sob a supervisão de cientistas do Instituto de Educação em Ciências e Saúde (/ú éfe érre jota) e do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (/ú éfe érre jota). Disponível em: https://oeds.link/o1ni2f. Acesso em: 16 maio 2022.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

adolescência

puberdade

Respostas e comentários

De ôlho na Bê êne cê cê!

O texto Em destaque “Aceitar-se é fundamental” oportuniza desenvolver: a competência geral 8 e a competência específica 7, no tocante a conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas; a competência geral 10 e a competência específica 8, no que se refere a agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos e solidários.

Para discussão em grupo

O tema sugerido (no item 3) faz os estudantes trocarem um pouco de lado, em um exercício de empatia. Comente que, ao se colocar no lugar do outro (pai, mãe, responsável) e analisar as situações sob outro ponto de vista, percebe-se que os pontos de discórdia podem ser resolvidos pelo diálogo.

Além de permitir o desenvolvimento da capacidade de argumentar em textos orais, a atividade promove a cultura de paz no ambiente familiar.

Durante a discussão, será possível identificar a pluralidade de pensamentos sôbre o cuidado com os filhos. Atente para que todos os “modelos” sejam respeitados e que todos os estudantes tenham oportunidade de compartilhar suas ideias e ser ouvidos com atenção e respeito.

De ôlho na Bê êne cê cê!

O Para discussão em grupo oportuniza o amadurecimento da competência geral 9, incentivando os estudantes a exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis para as duas seções do item 4, no nível de compreensão atual dos estudantes:

  • adolescência Período da vida que vem depois da infância e se inicia com a puberdade. Envolve várias mudanças corporais e psicológicas.
  • puberdade Período da vida em que ocorre o amadurecimento dos órgãos envolvidos na reprodução (trazendo a capacidade de ter filhos) e alterações externas, como o desenvolvimento das mamas e o alargamento dos quadris, nas meninas; o surgimento dos fios de barba e o engrossamento da voz, nos meninos; e o aparecimento de pelos nas axilas e na região genital, em ambos os sexos.
  • menstruação Saída de material rico em sangue pela vagina, que ocorre por cêrca de 3 a 6 dias e se repete a intervalos mais ou menos regulares, de aproximadamente quatro semanas.
  • fluxo menstrual Material rico em sangue que sai durante a menstruação.

A primeira menstruação

Durante a puberdade a adolescente passa a menstruar. A menstruação é a saída de sangue pela vagina. A perda de sangue, chamada fluxo menstrual, ocorre gradualmente por um período de três a seis dias. Esse acontecimento se repete periodicamente, caracterizando o ciclo menstrual, que estudaremos nos capítulos 8 e 9.

Não existe nada de temeroso ou anormal associado à menstrua­ção. É um acontecimento natural na vida das mulheres.

A primeira menstruação, chamada menarca, indica que a garota já é biologicamente capaz de ter filhos. A idade em que ela acontece pode variar muito, desde os 9 até os 18 anos.

Fotografia. Uma adolescente de cabelo castanho ondulado e camiseta de manga longa vermelha. Ela está sorrindo com os braços cruzados na frente do corpo.
Nas meninas, as mudanças da puberdade incluem alargamento dos quadris, desenvolvimento das mamas e surgimento de pelos nas axilas e na região genital.
Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

“Menarca” vem do grego , que expressa a ideia de regularidade mensal, e , que indica início, começo.

Menstruação é motivo de vergonha?

De jeito nenhum! A menstruação faz parte do funcionamento do corpo feminino e deve, portanto, ser encarada com naturalidade.

Durante a menstruação, algumas mulheres sentem cólicas, isto é, dores na região da barriga e das costas. Se você, menina, sentir cólicas menstruais e elas forem muito fortes, peça a seus pais que a acompanhem a um ou uma ginecologista, que a orien­tará sôbre o melhor modo de aliviar essas dores.

Para os meninos, a menstruação não deve ser motivo de piadas. Afinal, ela é algo normal na vida de todas as mulheres.

A higiene e o uso de absorventes

Durante o período em que estiver menstruada, a menina pode continuar fazendo tudo o que normalmente faz: tomar banho, lavar a cabeça, tomar sorvete, praticar exercícios físicos, ingerir qualquer alimento a que esteja acostumada etcétera

Há uma coisa, no entanto, que requer especial atenção nesses dias: é a higiene! O banho continua sendo funda­mental e a região vaginal deve ser muito bem lavada.

O uso de absorventes higiênicos é um dos cuidados com a higiene durante a menstruação. Há dois tipos: o externo e o interno. O externo é uma “almofadinha” de material absorvente (algodão, gel especial etcétera) que é fixada na calcinha por um adesivo existente no próprio produto. O lado absorvente fica em contato com a abertura da vagina para absorver o fluxo menstrual. Deve ser trocado várias vezes ao dia.

Fotografia. Destaque para as duas mãos de uma pessoa estendidas. Em uma delas tem um absorvente interno e na outra um absorvente externo.
Absorventes externo e interno.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: multiculturalismo.
Ícone. Pessoa lendo um livro.

ATIVIDADE

Tema para pesquisa

Cada povo tem uma maneira de encarar a vida.

Como é a vivência da adolescência e da puberdade nas diversas culturas? Lembre-se de incluir povos indígenas em sua pesquisa.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

 menstruação

 fluxo menstrual

Respostas e comentários

Interdisciplinaridade e etnociência

O Tema para pesquisa do item 4 pode suscitar discussões interessantes, dependendo dos fatos pesquisados e trazidos pelos estudantes. Essa proposta possibilita perceber que uma mesma manifestação natural – no caso, as mudanças trazidas pela puberdade – é vivenciada de modos diferentes por culturas diversas, favorecendo (se julgar oportuno) uma abordagem com Geografia e História.

A proposta também permite investigar saberes etnocientíficos de povos indígenas, na medida em que a vivência da puberdade envolve a visão cultural acêrca de um fenômeno do mundo natural.

tê cê tê Multiculturalismo

O Tema para pesquisa envolve a temática Diversidade Cultural, da macroárea Multiculturalismo.

De ôlho na Bê êne cê cê!

ê éfe zero oito cê ih zero oito

“Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.”

ê éfe zero oito cê ih um um

“Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).”

O desenvolvimento dessas duas habilidades pressupõe a aquisição de saberes científicos (entre outros, referentes aos sistemas endócrino e genital), a utilização de procedimentos de coleta de informações acompanhada de sua análise e o desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade humana, aos diferentes ritmos individuais de amadurecimento na puberdade, às diferentes maneiras como as culturas encaram a sexualidade e as demais dimensões da vida humana.

Em função disso, são desen­volvidas ao longo dos capítulos 7, 8 e 9, que compõem a unidade C, e também na atividade de encerramento (Isto vai para o nosso blog!) dessa unidade.

O boxe Tema para pesquisa do item 4 vai ao encontro do desenvolvimento da competência geral 1, por incentivar os estudantes a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A atividade do mesmo boxe Tema para pesquisa oportuniza o desenvolvimento da competência geral 6, pelo estímulo a valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e a apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

O absorvente interno é um pequeno objeto cilíndrico de material absorvente que a mulher coloca dentro da vagina, seguindo as instruções que vêm com o produto. Ele também deve ser trocado várias vezes ao dia. Alguns médicos não recomendam o uso de absorventes internos para quem nunca teve relações sexuais.

5. A idade adulta

Ao final da adolescência vem a idade adulta, na qual importantes decisões precisam ser tomadas e problemas precisam ser resolvidos. O indivíduo assume completamente a responsabilidade por suas atitudes, seu sucesso, sua sobrevivência e sua felicidade.

É na idade adulta que, em geral, as pessoas têm filhos e experimentam novas e interessantes experiências ligadas ao fato de serem pais ou mães. É também nessa época que as pessoas desenvolvem suas carreiras profissionais. Preocupações ligadas ao dinheiro e ao trabalho estão presentes em quase todos os lares.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: cidadania e civismo.

6. O envelhecimento

Entre 45 e 60 anos de idade, os sinais do envelhecimento já podem ser notados. A pele vai perdendo a elasticidade e ficando enrugada. Os músculos já não estão tão fortes e já há cabelos brancos. A visão, a audição e a memória começam a perder seu potencial. Surgem, muitas vezes, indícios de futuros problemas de saúde, que poderão se agravar em idades mais avançadas.

Nas mulheres, ocorre a menopausa, período em que o ciclo menstrual fica irregular até parar completamente. A menopausa se deve à alteração na capacidade do organismo de produzir hormônios sexuais. Por causa dessas alterações hormonais, na menopausa as mulheres costumam sentir calores repentinos e suor excessivo.

Estudos científicos vêm tornando possível atenuar ou resolver alguns dos problemas que acompanham a velhice. Além disso, a expectativa de vida vem crescendo em nosso país, ou seja, é cada vez mais longa a vida média dos brasileiros.

Manter-se ativo, física e intelectualmente, é uma importante condição para permanecer saudável e disposto na “melhor idade”. Essa é a fase em que muitas pessoas passam a dedicar mais tempo à sua saúde, sua família, às suas atividades preferidas e também a muitos dos planos que, devido à atribulação da fase anterior, não puderam ainda ser realizados. A sabedoria do envelhecimento — com paz, saúde e bons hábitos criados ao longo da vida — deve trazer a certeza de que ainda se tem muito a fazer para realizar planos e manter-se ativo e feliz.

Fotografia. Destaque para a mão de uma criança em cima da mão de uma pessoa idosa.
Com o envelhecimento ocorrem notáveis mudanças no corpo. Compare, por exemplo, a mão de uma criança com a de um idoso.
Fotografia. Duas pessoas em um gramado com as mãos apoiadas no joelho, que está dobrado. Uma dessas pessoas é um homem de cabelo branco, calça de moletom cinza e camiseta branca. A outra é uma mulher de cabelo loiro preso em um rabo, calça cinza e camiseta branca.
Envelhecer com qualidade de vida é muito importante.
Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

“Menopausa” vem do grego , que expressa a ideia de regularidade mensal, e do latim , que indica fim, cessação, suspensão.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

 menarca

 menopausa

Respostas e comentários

Coletores menstruais

No item 4, ao falar de absorventes, explique que existem opções aos tipos tradicionais descartáveis que são ambien­talmente benignas. Essas op­ções incluem coletores e discos menstruais – recipientes que envolvem o colo do útero e coletam a menstruação, que posteriormente é descartada – e os absorventes externos reutilizáveis e as calcinhas absorventes – elaborados com tecido. Todos esses produtos são laváveis e reutilizáveis, não acarretando descarte de plástico no ambiente.

Conteúdos procedimentais sugeridos

  • Buscar informações sôbre a vivência da adolescência e da puberdade em diversas culturas.
  • Relatar oralmente as informações obtidas.
  • Reunir notícias sôbre di­reitos de crianças, adolescentes e idosos em nosso país, bem como sôbre desrespeitos a esses direitos.
  • Elaborar postagem no blog com o material reunido e discutir suas informações.

Desenvolver os dois primeiros é o que se pretende com o Tema para pesquisa do item 4, já comentado. A postagem no blog já pode ser realizada e prepara as equipes para a atividade de encerramento da unidade.

Reunir notícias sôbre di­reitos de crianças, adolescentes e idosos em nosso país, bem como sobre desrespeitos a esses direitos, e discutir essas informações e postar no blog o material reunido são procedimentos relacionados aos itens 1 a 6 dêste capítulo que antecipam uma parte do material a ser solicitado na atividade de encerramento da unidade. Solicitar já esse material dá a oportunidade aos estudantes de um desenvolvimento mais gradual. Se, contudo, julgar mais conveniente, po­de postergar essa solicitação para mais próximo do encerramento da unidade.

Atividades

Ao final do item 5, proponha as atividades 1 a 5 do Explore diferentes linguagens.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • menarca A primeira menstruação de uma mulher.
  • menopausa A última menstruação de uma mulher. (Essa palavra também é usada para indicar a época da vida em que isso ocorre.)

Item 6

Aproveite a discussão sôbre o envelhecimento para promover a cultura de paz entre todos. Comente com os estudantes que, mesmo que o corpo não cresça mais a partir de certa idade, o desenvolvimento humano não para, e os indivíduos continuam capazes de usar a criatividade e de aprender. Reforce isso, citando alguns exemplos:

  • Miquelângelo (1475-1564) terminou a pintura da Capela Sistina, no Vaticano, aos 66 anos de idade. Morreu aos 89 anos e, em seu leito de morte, teria dito que lamentava deixar a vida justamente no momento em que estava começando a aprender seu ofício.
  • A poetisa Cora Coralina (1889-1985), pseudônimo da goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, começou sua carreira de escritora aos 50 anos de idade e lançou seu primeiro livro de poemas só aos 75 anos.

Motivação

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

EM DESTAQUE

A epidemia de diabetes

“Uma epidemia de diabetes se espalha pelo Brasil e por muitos países.

Essa afirmação parece estranha porque costumamos empregar o termo epidemia apenas quando nos referimos às doenças infectocontagiosas, mas a atual explosão de casos de diabetes obedece a todos os critérios epidemiológicos necessários para a caracterização de uma epidemia.

A Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse) chama a atenção para o fato de que a incidência de diabetes aumenta não apenas nos países industrializados, mas também nos que adotaram estilos de vida e hábitos alimentares ‘ocidentalizados’.

A ó ême ésse estima que cêrca de 5,1% da população mundial entre 20 e 79 anos sofra da doença. E faz previsões nada otimistas: o número atual de 194 milhões de casos duplicará até 2025.

reticências

Embora fatores genéticos estejam claramente envolvidos em ambas as fórmas da doença, as causas de diabetes tipo 1, mais frequente em crianças e adolescentes, permanecem mal elucidadas; já as do tipo 2, que se instalam preferencialmente na maturidade, estão ligadas ao excesso de pêso, à obesidade, à inatividade física, às dietas ricas em gordura e em alimentos de alta densidade energética.

reticências

Fonte: VARELLA, Drauzio. A epidemia de diabetes. Drauzio, 15 abril 2011. Disponível em: https://oeds.link/8BYRR7. Acesso em: 19 abril 2022.

A partir dêste ponto do capítulo você vai aprender um pouco sôbre o sistema endócrino e, como consequência, poderá entender o que é a diabete (ou diabetes) melito, em que diferem seus dois tipos (chamados tipo 1 e tipo 2) e como pode ser controlada para não oferecer sérios riscos aos seus portadores.

Desenvolvimento do tema

7. O contrôle das funções do corpo

Dois sistemas coordenam funções do corpo

Nosso corpo apresenta muitas e complexas estruturas que, atuando em conjunto, são responsáveis pela manutenção da saúde e do bem-estar. Para que a atuação de todas as partes do corpo seja harmoniosa, é necessária a coordenação de suas atividades, função desempenhada pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino.

O modo de contrôle utilizado por ambos os sistemas é diferente, e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema nervoso estabelece essa comunicação por meio de uma rede de nervos. Quando um impulso nervoso é enviado pelos nervos, chega ao destino e desencadeia uma ação em milésimos de segundo. É uma comunicação rápida e direcio­na­da a uma parte específica do corpo, músculo ou glândula.

Respostas e comentários

tê cê tê Cidadania e Civismo

O item 6 oferece oportunidade de abordar o tê cê tê Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, pertinente à macroárea Cidadania e Civismo.

Em destaque

Quando o texto “A epidemia de diabetes” do Em destaque for lido e interpretado em sala, aproveite o momento e procure levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sôbre diabete, incentivando-os a dizer o que sabem sôbre essa doença e como interpretam a preocupação central expressa pelo texto: a incidência de diabete está aumentando, inclusive entre crianças e jovens.

No capítulo 1, já foi feita a discussão relativa às consequências de hábitos alimentares que podem prejudicar a saúde. Se achar adequado, retome o conteúdo de fórma que os estudantes percebam que devemos ser responsáveis por nossas escolhas, tendo em mente que elas podem ser danosas à nossa saúde.

Questione-os também sôbre os tipos de nutrientes que podem gerar excesso de pêso e levar ao desenvolvimento de diabete (carboidratos).

Atente!

São dicionarizadas as fórmas diabete e diabetes, que podem ser consideradas substantivos masculinos ou femininos. Assim, pode-se falar a diabete, o diabete, a diabetes e o diabetes.

tê cê tê Saúde

Pertencente à macroárea homônima, o tê cê tê Saúde aparece em vários momentos neste capítulo. São eles: os textos do Em destaque “A epidemia de diabetes” e “Diabete melito”; o item 11; a parte da seção Explore diferentes linguagens que se refere ao texto técnico (incluindo as atividades 10 a 16 e o boxe Certifique-se de ter lido direito); e a seção Seu aprendizado não termina aqui.

O sistema endócrino utiliza hormônios

O sistema endócrino não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza a corrente sanguínea como meio de transporte para substâncias específicas, os hormônios. Pelo sangue, os hormônios espalham-se por todo o corpo, chegando a todas as suas células. Desencadeiam, porém, reações apenas nas células sensíveis a eles.

A comunicação por meio de hormônios é um pouco mais demorada que por impulsos nervosos. De fato, os efeitos de um hormônio levam segundos ou minutos para serem desencadeados. Apesar de mais demorada, essa comunicação pode atingir grande quantidade e grande variedade de células, não apenas células de músculos ou de outras glândulas, e pode ter efeito duradouro.

O sistema nervoso e o endócrino atuam em conjunto, muitas vezes de fórma interligada, permitindo ao corpo adaptar-se a variações externas do ambiente e manter as condições internas razoavelmente constantes e adequadas ao funcionamento saudável do organismo.

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

“Hormônio” vem do grego , que significa pôr em movimento, excitar.

8. Glândulas: exócrinas e endócrinas

A palavra glândula designa órgãos especializados em produzir e liberar substâncias, seja para uso interno do corpo, seja para excreção ao meio externo.

As glândulas exócrinas possuem ductos (canais) por meio dos quais descarregam, no exterior do corpo ou em cavidades internas a ele, as substâncias que produzem. Nossa pele, por exemplo, possui dois tipos de glândulas exócrinas: as glândulas sudoríparas, produtoras de suor, e as glândulas sebáceas, produtoras de material oleoso protetor da pele. Em ambas, o material produzido é despejado no meio externo por ductos (esquematizados na figura A). As glândulas salivares também são exemplos de glândulas exócrinas. Elas produzem a saliva, que, por meio de ductos, é liberada na cavidade bucal.

Já as glândulas endócrinas não possuem ductos e liberam as substâncias que produzem, os hormônios, diretamente na corrente sanguínea, que os transportará até os locais em que atuarão. Essa atuação está representada na figura B.

Esquema A. Desenho em corte indicando as camadas da pele. A mais interna é o tecido adiposo (gorduroso). Nele está a glândula sudorípara, da onde sai um ducto até fora da pele. Acima dele, derme, onde fica a base do pelo, que vai até fora da pele passando por um ducto (pequeno espaço ao redor do pelo). Na derme ficam também as  glândulas sebáceas. A camada mais superficial é a epiderme. Da glândula sudorípara e glândula sebácea, chave para: glândulas exócrinas.
Tanto as glândulas sudoríparas quanto as sebáceas são exócrinas. (Ilustração esquemática, em córte, fóra de proporção e em cores fantasiosas.)

Fonte: Márrie-éb, E. N.; Kéller, S. M. Essentials of Human Anatomy & Physiology. décima terceira edição Harlow: Pearson, 2022. página 133.

Esquema B. Um tubo vermelho indicando a corrente sanguínea. Fora do tubo, uma esfera amarela indica a célula de glândula endócrina, com diversos pontinhos no seu interior. Seta de dentro dessa célula para um pontinho que na corrente sanguínea: Hormônio. Adiante, outra estrutura oval amarela fora da corrente sanguínea indica célula sensível ao hormônio. Seta de um pontinho da corrente sanguínea para o interior dessa célula.
As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam no sangue. (Representação esquemática, fóra de proporção e em fórmas e cores fantasiosas.)

Fonte: Esquema elaborado a partir de têilor, M. R. êti áli. Campbell Biology: concepts & connections. décima edição Harlow: Pearson, 2022. página 564.

Respostas e comentários

Itens 7 a 9

No item 7, relembre os estudantes (em linhas gerais) da atuação do sistema nervoso (estudado no volume do 6º ano) e explique que ele e o sistema endócrino atuam na coordenação de atividades do organismo. Saliente que uma diferença importante entre os dois é o fato de o sistema nervoso envolver nervos, pelos quais impulsos nervosos são transmitidos, e o sistema endócrino envolver substâncias, os hormônios, que são lançados diretamente na corrente sanguínea.

No item 8, explique a diferença entre as glândulas exócrinas e as glândulas endócrinas, analisando as ilustrações com os estudantes.

Ao trabalhar os esquemas apresentados, enfatize que as glândulas exócrinas liberam as substâncias que produzem no exterior do organismo ou em cavidades internas a ele. Já as glândulas endócrinas liberam seus produtos na corrente sanguínea. Saliente, nessa abordagem, que os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas.

No item 9, explique que o sistema endócrino é constituído de glândulas endócrinas (entre as quais: a hipófise, a pineal, a tireoide, as paratireoides e as suprarrenais) e de outros órgãos que, embora não atuem exclusivamente como glândulas endócrinas, possuem células endócrinas, que produzem e liberam hormônios. Em outras palavras, o sistema endócrino é formado por órgãos que produzem e liberam hormônios, seja essa a sua função exclusiva (glândulas endócrinas) ou não (hi­potálamo, pâncreas e gônadas, por exemplo).

Interprete a esquematização do sistema endócrino com os estudantes, analisando com eles cada uma das informações textuais presentes na ilustração. Sugira a eles que voltem a essa imagem sempre que necessário, durante o estudo do restante do capítulo.

9. O sistema endócrino

O sistema endócrino é formado pelas glândulas endócrinas, entre as quais estão a hipófise, a pineal, a tireoide, as paratireoides e as suprarrenais.

Além das glândulas endócrinas, há outros órgãos do corpo que, apesar de não atuarem exclusivamente como glândulas endócrinas, possuem células endócrinas, que produzem e liberam hormônios. É o caso do pâncreas, do hipotálamo (região do encéfalo), dos testículos e dos ovários. Tais órgãos também fazem parte do sistema endócrino, como mostra a ilustração.

Esquema. Um homem nu com a cabeça virada para o lado. Dentro dele, alguns órgãos estão desenhados. Na cabeça. Glândula pineal – produz hormônio que afeta o relógio biológico, isto é, o ciclo natural do corpo de atividade e repouso (ritmo circadiano). Hipotálamo (faz parte do encéfalo) – produz vários hormônios que influenciam a glândula hipófise. Glândula hipó­fise (anteriormente denominada pituitária) – é considerada a glândula-mestra, pois seus hormônios infl­uenciam e controlam a atividade de várias outras glândulas. No pescoço. Glândula tireoide – libera hormônios, entre os quais a tiroxina, que controla a velocidade do metabolismo (atividade) das células, o desenvolvimento e o funcionamento de vários órgãos. Glândulas paratireoides (são quatro, duas de cada lado, na parte posterior da tireoide) – seu hormônio infl­uencia a concentração de cálcio no sangue; o cálcio é essencial, entre outras coisas, para o funcionamento dos músculos, a coagulação sanguínea e a saúde óssea. No abdômen. Glândulas suprarrenais (são duas) – produzem vários hormônios, entre os quais a adrenalina, que é liberada em situações de medo, tensão e estresse. Pâncreas – produz, entre outros, o glucagon e a insulina, que atuam na manutenção da concentração normal de glicose no sangue. Na região pélvica: No testículo. Testículos ou gônadas masculinas (são dois/duas) – produzem um conjunto de hormônios sexuais masculinos, os andrógenos, entre os quais se destaca a testosterona. Destaque para o desenho de parte do sistema genital da mulher. No ovário: Ovários ou gônadas femininas (são dois/duas) – produzem a progesterona e um conjunto de hormônios chamados estrógenos; são os hormônios sexuais femininos.
O sistema endócrino é formado por órgãos que produzem e liberam hormônios, seja essa sua função exclusiva (glândulas endócrinas) ou não (pâncreas, hipotálamo e gônadas, por exemplo). Essa ilustração esquemática e em cores fantasiosas dá uma noção da localização interna de alguns dos órgãos do sistema endócrino.

Fonte: ról, J. E.; ról, M. E. Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. décima quarta edição Philadelphia: Elsevier, 2021. página 916.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

glândula

glândula endócrina

hormônio

glândula exócrina

sistema endócrino

Respostas e comentários

Aprofundamento ao professor

O hipotálamo atua tam­bém na manutenção da temperatura corporal. sôbre isso, veja, na parte inicial dêste Manual do professor, na seção Aprofundamento ao professor, o texto “Como nosso corpo controla a própria temperatura?”.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • glândula Órgão especializado na produção e liberação de substâncias, seja para uso interno do organismo, seja para excreção ao meio externo.
  • glândula exócrina Libera (por meio de ducto) as substâncias que produz ao meio externo ao corpo ou em cavidades internas a ele.
  • glândula endócrina Libera as substâncias que produz (hormônios) no sangue. (Esse tipo de glândula não apresenta ducto.)
  • sistema endócrino Sistema formado pelas glândulas endócrinas e por alguns outros órgãos que também produzem hormônios.
  • hormônio Substância produzida pelo sistema endócrino que, lançada na corrente san­guínea, atua em determinadas células (“células­­-alvo”), desencadeando nelas efeitos específicos.

Atividades

Após o item 9, os estudantes já têm condições de resolver os exercícios 1 a 4 do Use o que aprendeu.

10. Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina

No mapa conceitual, está esquematizado o mecanismo de atuação dos hormônios na regulação da atividade das células sôbre as quais atuam, as “células-alvo”.

Adrenalina é liberada ao levarmos um susto

Um exemplo muito interessante da atuação hormonal pode ser percebido por você quando leva um susto. Vamos supor que você esteja andando distraidamente pela rua e, ao passar em frente ao portão de uma casa, um enorme cachorro avance latindo em sua direção. Muito antes de perceber que entre você e ele há um portão fechado e que o animal não conseguirá feri-lo, seu corpo exibe uma série de sinais decorrentes da descarga de adrenalina no sangue.

Sob efeito da adrenalina, hormônio produzido pelas duas glândulas suprarrenais, o coração bate mais rápido, o ritmo respiratório aumenta, as contrações dos músculos ficam mais potentes e o corpo fica menos sensível ao cansaço. Isso é uma preparação para uma resposta rápida e intensa, como fugir ou brigar. O fluxo de sangue para os intestinos e para a bexiga urinária é reduzido, pois atividades como digestão e excreção podem esperar até que o perigo passe. Você empalidece, porque o sangue flui menos para a pele e mais para os músculos, nos quais ele é necessário para supri­‑los de gás oxigênio durante a fuga ou a luta.

Não importa se você não vai fugir do cão nem brigar com ele. Seu corpo exibiu uma resposta automática: a descarga de adrenalina no sangue.

Fluxograma. Órgão do sistema endócrino produz hormônio que é liberado na corrente sanguínea. Órgão do sistema endócrino produz hormônio atua em 'células-alvo', às vezes distantes, que exibem reações em resposta ao hormônio.
Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Saiba de onde vêm as palavras

“Adrenal” vem do latim ai di, junto, e , dos rins. As glândulas suprarrenais, anteriormente chamadas glândulas adrenais, ficam acima dos rins (veja a ilustração no item 9 dêste capítulo).

A palavra “adrenalina” tem a mesma origem, como referência à glândula que a produz. Esse hormônio também é chamado de epinefrina, do grego , sôbre, em cima, e , rim.

A duração dos efeitos hormonais é variável

Alguns minutos depois, o susto terá passado. Cessados os efeitos da adrenalina, tudo voltará ao normal: a pulsação, a respiração, o fluxo de sangue para os músculos etcétera Esse é um exemplo de atuação hormonal que dura poucos minutos.

Há, também, hormônios que desencadeiam res­postas bem mais duradouras. É o caso do hor­mônio do crescimento. Ele é produzido pela hipófise (glândula anteriormente denominada pituitária) e controla o crescimento dos ossos e a produção de proteínas, regulando, assim, o aumento da estatura até atingir o tamanho adulto.

Fotografia. Homem muito alto, de cabelo preto usando uma camiseta branca e um terno azul escuro. Ele está no Egito, em frente a uma pirâmide com um braço erguido.
O turco apresenta gigantismo, crescimento acentuado do corpo em razão da liberação exagerada do hormônio do crescimento pela hipófise. Ele tem 2,51 métros de altura. (Foto em Giza, Egito, 2018.)
Respostas e comentários

Itens 10 a 13

Nesses itens, são apresentados exemplos relevantes da atuação do sistema endócrino. O item 10 aborda a adrenalina e o hormônio do crescimento; o item 11 trata da tiroxina e dos problemas trazidos por hipo ou hipertireoidismo; o item 12 abrange a atuação de insulina e glucagon e inclui uma abordagem sôbre diabete melito tipo 1 e tipo 2; e o item 13 é sôbre os hormônios sexuais e as características sexuais secundárias.

Após trabalhar esses itens, conforme o texto e as esquematizações do livro do estudante, você pode propor uma atividade lúdica para desenvolver nos estudantes a capacidade de formular adequadamente perguntas e respostas sôbre os assuntos discutidos no capítulo. A sugestão é um jôgo de adivinhação que pode ser chamado de papel na testa.

Para sua realização, são necessários pedaços de papel retangulares (de aproximada­mente 7 centímetros por 4 centímetros), fita adesiva e caneta. O jôgo é individual e funciona bem com os estudantes divididos em grupos de 4 a 8 integrantes, dispostos em roda. Grupos maiores tornam a partida muito longa.

Cada estudante escreve em um papel um termo referente ao estudo do sistema endócrino e fixa-o (com fita adesiva) na testa do jogador à sua esquerda, sem que este saiba o que foi escrito. Exemplos de termos que podem ser usados: adrenalina, insulina, pâncreas, bócio, gigantismo, diabete tipo 1. Assim, cada estudante recebe um termo e sua meta é descobrir qual é.

Sorteia-se um jogador para começar. Ele fará aos demais uma pergunta em voz alta, formulada para admitir como resposta apenas sim ou não. Exemplos: É um órgão? É um hormônio? É um fenômeno? É uma doença?

Os demais devem responder corretamente à pergunta formulada por ele.

Se a resposta for sim, o jogador faz outra pergunta. A vez permanece com ele até que obtenha um não, quando o direito de perguntar passa para o próximo estudante à direita dele. Na sua vez e após uma resposta sim, o jogador pode arriscar um palpite, sob a fórma de pergunta. Se errar, a vez de perguntar passa ao próximo. Se acertar, sai da competição (o objetivo é sair logo) e o jôgo continua.

Ilustração. Cinco silhuetas coloridas, com retângulos acima da cabeça com termos escritos: silhueta roxa: adrenalina; silhueta amarela: pâncreas; silhueta marrom: pâncreas; silhueta azul: glicogênio; silhueta verde: fígado. Um balão de fala na primeira silhueta: Meu termo é um órgão? As demais respondem: Não.

Pedagogicamente, a atividade auxilia na elaboração clara de perguntas, no entendimento das perguntas formuladas e na correta resposta. É frequente que os próprios estudantes se corrijam na hora de responder, o que conduz ao diálogo e ao entendimento das terminologias. Depois de compreendido o jôgo, podem ser incluídos outros termos estudados anteriormente neste volume e também palavras que tenham relação com o conteúdo, embora não sejam necessariamente terminologias científicas, mas a elas estejam relacionadas. Por exemplo, os termos susto, coração disparado ou esporte radical podem ser propostos, já que estão relacionados a uma descarga de adrenalina.

Esteja atento a brincadeiras indevidas ou à utilização, nos papéis, de termos que visem à prática de com quem terá de adivinhá-los. Nesse caso, intervenha imediatamente e com firmeza, explicando que, assim como todas as atividades coletivas, esse jôgo proporciona um momento de vivência e de aprendizado no qual se deve valorizar a cultura de paz e o convívio cordial entre todos.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

11. A tireoide e o bócio

A tireoide é uma glândula situada na base do pescoço. Entre os hormônios produzidos por ela está a tiroxina, que tem efeito sôbre a maioria das células do corpo, controlando o metabolismo, conjunto das atividades realizadas pela célula. A tiroxina tem papel marcante na manutenção da pressão arterial, da frequência cardíaca, da atividade muscular e de funções digestórias e reprodutivas.

A importância da atuação da tireoide é claramente percebida nas pessoas que apresentam distúrbios nessa glândula, os quais a fazem produzir quantidades anormais de tiroxina.

Esquema. Desenho feito em corte, mostrando parte interna da boca e do pescoço de uma pessoa de perfil. Na boca: língua e epiglote. Na região do pescoço: glândula tireoide. Atrás da glândula tireoide, a traqueia. Na região posterior do pescoço, vértebras.
Esquema da localização da glândula tireoide. (córte parcial. Cores fantasiosas.)

Fonte: Nehter, F. N. Atlas of Human Anatomy. sétima edição Philadelphia: Elsevier, 2019. pranchas 77, 83.

Hipotireoidismo

Quando a tireoide produz pouca tiroxina, fala-se em hipotireoidismo. A velocidade do metabolismo diminui muito, ou seja, as células passam a trabalhar em baixa velocidade. Adultos com hipotireoidismo frequentemente são obesos, têm a pele sêca, são intolerantes ao frio e apresentam lentidão em atividades físicas e mentais. Em crianças, os efeitos do hipoti­reoidismo são ainda mais sérios, pois a tiroxina é fundamental no desenvolvimento dos ossos e das células nervosas. Crianças que nascem com hipotireoidismo, se não receberem tratamento apropriado, podem ter pequeno desenvolvimento do esqueleto e atraso mental.

O hipotireoidismo pode ser consequência de distúrbios da própria glândula ou então da falta de um nutriente mineral na dieta, o iodo. Neste último caso, a glândula trabalha demais para tentar produzir a tiroxina, mas não consegue porque falta a “matéria-prima”, o iodo. Essa intensa atividade resulta em um aumento da tireoide, conhecido como bócio (veja na foto A). No Brasil e em vários outros países há leis que obrigam os fabricantes de sal de cozinha a acrescentar iodo ao sal a fim de reduzir a incidência de bócio na população.

Fotografia A. Destaque para o pescoço de uma pessoa, com uma protuberância bastante grande, do tamanho de uma laranja.
Fotografia B. Dedos de uma pessoa jogando sal em um prato de salada.
A. O bócio caracteriza-se por um crescimento exagerado da tireoide. B. A lei que exige o acréscimo de iodo ao sal de cozinha visa evitar a ocorrência de bócio como consequência da falta dêsse nutriente na dieta.
Respostas e comentários

Atividades

Ao final do item 10, proponha o exercício 5 do Use o que aprendeu e as atividades 6 a 9 do Explore diferentes linguagens.

Atente!

No item 11, ao dizer que o sal de cozinha deve receber, por lei, acréscimo de iodo não significa que ele seja acrescido da substância simples iodo (). Tal substância possui cheiro desagradável e não é a fórma na qual o elemento químico iodo é absorvido e utilizado pelo organismo humano. Além disso, tem cor escura e seria facilmente visível em mistura com o cloreto de sódio.

Quando alguém diz que o iodo é necessário ao bom funcionamento da glândula tireoide, está subentendido tratar-se do elemento químico iodo. (Estabelecer a distinção entre elemento químico e substância química será possível após os estudantes adquirirem noções sôbre ligação química, no 9º ano.)

O elemento químico iodo pode ser aproveitado pelo organismo humano se presente na dieta como iodeto () ou iodato (). A Lei Federal nº .6150 (de 1974) estabelece que o sal de cozinha deve ser aditivado com iodato de potássio (cá íh ó três), em teores determinados pelo Ministério da Saúde.

Assim, embora os rótulos informem normalmente que o sal é “iodado” (contém o elemento químico iodo), poderia também ser dito que ele é “iodatado”, ou seja, acrescido de íons iodato ().

Hipertireoidismo

Quando distúrbios da tireoide fazem essa glândula entrar em atividade exagerada e produzir muita tiroxina, a pessoa passa a sofrer de hipertireoidismo. O doente tem o metabolismo acelerado, torna-se agitado e irritado, perde massa corporal, desenvolve alta pressão arterial, sua em abundância e pode ter considerável aumento da temperatura corporal. O hipertireoidismo também pode conduzir ao bócio.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

adrenalina

tireoide

bócio

12. O pâncreas e o contrôle da glicose no sangue

Um nutriente muito importante para nós é a glicose. Esse carboidrato pode ser obtido diretamente de alguns alimentos, como a uva. Também pode ser obtido do açúcar comum (açúcar de cana) e do amido (presente, por exemplo, no pão, nas mas­sas, na batata, na mandioca), pois a digestão dêsses nu­trientes produz glicose. A glicose é uma fonte de energia para as células, que a utilizam na respiração celular.

Algum tempo após a ingestão de carboidratos, a glicose entra na corrente sanguínea. No fígado (e, em menor quantidade, nos músculos), parte dela é convertida em glico­gê­nio, que é a substância que o corpo produz para “armazenar” glicose. Quando a glicose é necessária no sangue, o glicogênio é trans­formado novamente em glicose, que é liberada na circulação.

Fluxograma. Glicose armazenada na forma de glicogênio. Glicogênio, quando necessário convertido novamente em glicose.

A concentração de glicose no sangue não pode ser muito elevada (hiperglicemia) nem muito baixa (hipoglicemia). A hiperglicemia pode provocar, com o tempo, problemas na visão e nas artérias. A hipoglicemia põe em risco o suprimento de energia para as células, o que é especialmente perigoso para os neurônios, que são muito dependentes de glicose. A hipogli­cemia pode provocar tonturas, ­desmaios e até convulsões, estado de coma e morte.

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Não confunda respiração celular com respiração pulmonar

Se necessário, releia o texto Em destaque, item 1 do capítulo 4, para recordar essa importante diferença.

Respostas e comentários

Atividades

Ao final do item 11, os estudantes já têm condições de resolver os exercícios 6 e 7 do Use o que aprendeu.

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • adrenalina Hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e liberado em situações de tensão, medo ou estresse que, entre outros efeitos, aumenta a pulsação e o ritmo respiratório, preparando o indivíduo para uma resposta rápida e intensa, como brigar ou fugir.
  • tireoide Glândula endócrina, localizada no pescoço, que libera hormônios, como a tiroxina, que controla a velocidade do metabolismo (atividade) das células.
  • bócio Aumento anormal da glândula tireoide.

Atuação da insulina

O pâncreas libera dois hormônios que, atuando em conjunto, regulam a concentração de glicose no sangue.

Um dêsses hormônios é a insulina, produzida por algumas células do pâncreas e liberada quando a concentração de glicose no sangue está muito alta. Esse hormônio estimula a transformação de glicose em glicogênio. Dessa fórma, favorece o armazenamento de glicose e permite reduzir a concentração dêsse carboidrato no sangue. A insulina também atua em muitos tipos de células do organismo, particularmente as musculares, estimulando a entrada de glicose nelas. O efeito da insulina coloca glicose à disposição da respiração celular, já que estimula sua entrada nas células.

Atuação do glucagon

O outro hormônio envolvido na regulação da concentração de açúcar no sangue é o glucagon, produzido por outras células do pâncreas quando a concentração sanguínea de glicose está muito baixa. O glucagon estimula a conversão de glicogênio em glicose e a subsequente liberação dela na corrente sanguínea.

O esquema a seguir resume a atuação do glucagon e da insulina na regulação do metabolismo da glicose. Analise-o atentamente, seguindo os números.

Esquema. Dois quadros, um de fundo azul indicando a atuação do glucagon e outro de fundo verde indicando a atuação da insulina. Atuação do glucagon. 1: Diminuição da glicose no sangue (por exemplo, após longo tempo em jejum). 2: O pâncreas libera glucagon. Ilustração de pâncreas. 3: O glucagon estimula a transformação de glicogênio em glicose no fígado. Ilustração de fígado. Glicogênio seta para: glicose. 4: A concentração normal de glicose no sangue é restabelecida. Atuação da insulina. 1: Aumento da glicose no sangue (por exemplo, após uma refeição). 2: O pâncreas libera insulina. Ilustração de pâncreas. 3: A insulina estimula a entrada de glicose nas células do corpo e a conversão de glicose em glicogênio no fígado. Ilustração de fígado. Glicose seta para: glicogênio. Ilustração de três células com setas indicando a entrada de glicose. 4: A concentração normal de glicose no sangue é restabelecida.
(Esquemas em fórmas e cores fantasiosas, fóra de proporção.)

Fonte: Esquema elaborado a partir de Meider, S. S.; Windelspéquiti, M. Human Biology. décima quinta edição Nova York: McGraw-Hill, 2018. página 348.

Ícone. Caderno.

ATIVIDADE

Para fazer no seu caderno

Exercícios físicos prolongados provocam alteração na concentração de glicose no sangue. Redija uma proposta de explicação para isso. Inclua no seu texto uma previsão de qual hormônio, insulina ou glucagon, será liberado pelo organismo em resposta a essa alteração.

Respostas e comentários

Para fazer no seu caderno

A atividade auxilia os estudantes a desenvolver a capacidade de produzir análises críticas e de argumentar em textos escritos. Ela explora o entendimento das noções apresentadas sôbre o mecanismo em que insulina e glucagon atuam no contrôle da concentração de glicose no sangue.

Na situa­ção proposta, os exercícios físicos prolongados reduzem a concentração de glicose no sangue, já que ela é consumida na respiração celular, principalmente dos músculos em atividade.

Como consequência, há li­beração de glucagon, que es­timula a transformação de glicogênio em glicose e, com isso, atua no restabelecimento da concentração dêsse carboidrato no sangue.

De ôlho na Bê êne cê cê!

A atividade proposta no bo­xe Para fazer no seu caderno favorece o desenvolvimento da competência geral 2, pois possibilita exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica, para investigar causas e elaborar hipóteses.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

EM DESTAQUE

Diabete melito

Há dois tipos da doença denominada diabete melito (ou diabetes melito).

Um deles é a diabete do tipo 1 ou diabete insulinodependente. A doença decorre da incapacidade do organismo para produzir insulina. A glicose absorvida no sistema digestório passa para o sangue, mas não consegue entrar em muitos tipos de células, pois é necessária insulina para permitir essa entrada.

O distúrbio faz com que as células fiquem sem glicose, embora ela exista em grande concentração no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são sêde intensa, produção de muita urina e muita fome, particularmente de coisas doces.

A diabete do tipo 1 manifesta­‑se geralmente na infância ou no início da adolescência. Se não for tratada pode provocar problemas ­circulatórios, visuais, renais e até estado de coma e morte. Uma vez diagnosticada, ela pode ser controlada com injeções regulares de insulina e com dieta adequada, com restrição de açúcar.

A outra fórma da doença, a diabete do tipo 2 ou diabete não insulinodependente, deve-se à redução na capacidade de produzir insulina ou à perda de sensibilidade das células a esse hormônio. Manifesta-se em pessoas, em geral, acima dos 40 anos. Porém, o número crescente de casos de obesidade infantil tem contribuído para o aumento da incidência de diabete do tipo 2 em crianças e jovens. A doença pode ser controlada com uma dieta adequada, pobre em carboi­dratos, e, se necessário, com o uso de medicamentos por via oral. Existem evidências de que a obesidade favorece a diabete do tipo 2, razão pela qual se recomenda ao doente obeso emagrecer.

Embora tenham ocorrido avanços, muita coisa ainda precisa ser esclarecida sôbre a diabete. Há evidências de que ambas as fórmas, principalmente a do tipo 2, sejam de origem genética, ou seja, há maiores chances de sofrer de diabete quando se tem ancestrais diabéticos. Fatores ambientais também podem estar envolvidos no desencadear da doença.

Ainda não foi descoberta a cura para a diabete, mas, se diag­nos­ticada no início e adequadamente tratada, a doença pode ser mantida sob contrôle, evitando-se que seja fatal.

Fotografia. Homem de cabelo castanho, óculos e jaleco. Ele tem um estetoscópio pendurado no pescoço e segura uma fita métrica ao redor da cintura de um homem que está na sua frente. Este homem é obeso e está sem camisa, olhando para a medida marcada na fita métrica.
Emagrecer é uma medida que pode ajudar a pessoa obesa a prevenir a diabete do tipo 2.

Elaborado com dados obtidos de: Márrie-éb, E. N.; roên, K. Human Anatomy & Physiology. décima primeira edição Harlow: Pearson. 2019.

Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Um enderêço recomendado caso você precise saber mais sôbre diabete é o da Sociedade Brasileira de Diabetes:

https://oeds.link/PWrNnP. Acesso em: 16 abril 2022

a

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

A hipoglicemia também pode ser muito perigosa para um diabético

Ao contrário das células em geral, os neurônios não utilizam ácidos graxos (que vêm dos óleos e das gorduras) e aminoácidos (que vêm das proteínas) na respiração celular. Eles dependem da glicose para a respiração celular e, portanto, para sua sobrevivência e atividade.

Também ao contrário do que acontece nas células em geral, a entrada de glicose nos neurônios não depende da insulina.

Por causa da alta concentração de glicose no sangue, o organismo de um diabético se adapta, reduzindo um pouco a entrada dêsse açúcar nos neurônios. A consequência ruim disso é que, se a concentração de açúcar no sangue diminuir por causa de uma injeção de insulina ou de algum outro tratamento, os neurônios podem ficar sem glicose suficiente. Isso pode acarretar confusão mental, irritabilidade e desmaio. Uma hipoglicemia muito severa pode ser fatal para um diabético.

Respostas e comentários

Em destaque

Ao trabalhar o conteúdo do Em destaque “Diabete melito” em sala, aproveite a sondagem de concepções prévias que fez no Em destaque “A epidemia de diabetes”, que antecede o item 7, procurando enfatizar pontos que esclareçam e corrijam as concepções equivocadas que detectou na ocasião. Ao final do texto, convide os estudantes a reavaliar as opiniões que tinham emitido sôbre o tema diabete e reformulá-las, se necessário.

Atividades

Após o Em destaque, proponha as atividades 10 a 16 do Explore diferentes linguagens.

Sugestão de atividade

Se julgar conveniente, sugira o seguinte tema para discussão: “Se fosse possível saber, ainda na adolescência, por meio de um exame laboratorial, que você tem altíssima probabilidade de desenvolver, no futuro, diabete do tipo 2, você gostaria de ficar sabendo disso já? Ou preferiria descobrir só quando a doença se manifestasse? Qual a razão ou quais as razões de sua escolha? Será que todos pensam como você?”.

De ôlho na Bê êne cê cê!

A interpretação do texto “Diabete melito” é mais uma oportunidade para trabalhar a competência geral 8 e a competência específica 7, já mencionadas anteriormente.

A Sugestão de atividade proposta anteriormente favorece o desenvolvimento da competência específica 4, por promover um debate que incentiva avaliar aplicações e implicações da ciência e de suas tecnologias. A discussão proposta também ajuda no desenvolvimento da habilidade de Língua Portuguesa ê éfe seis nove éle pê um cinco (“Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sôbre temas controversos e/ou polêmicos”).

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

glicogênio

insulina

glucagon

diabete melito

13. Hormônios sexuais e mudanças na puberdade

Como já foi comentado neste capítulo, é na puberdade, etapa da vida que dura por volta de três ou quatro anos, que os órgãos genitais (que compõem o sistema genital) amadurecem e o indivíduo se torna biologicamente apto a gerar filhos.

As gônadas amadurecem na puberdade

As alterações corporais trazidas pela puberdade devem-se à ação dos hormônios e, de modo geral, começam mais cedo nas meninas (por volta dos 12 anos) e mais tarde nos meninos (por volta dos 14 anos). Essas mudanças não se iniciam exatamente na mesma idade para todos.

Os testículos, no homem, e os ovários, na mulher, são denominados gônadas. São os órgãos que produzem as células envolvidas na reprodução, chamadas gametas.

A atividade das gônadas é muito baixa até o início da pu­berdade. Nessa fase, porém, o hipotálamo (região do encéfalo) estimula a glândula hipófise e esta, por sua vez, libera hormô­nios que desencadeiam o desenvolvimento e o amadurecimento das gônadas.

As gônadas produzem hormônios sexuais

Além de gametas, as gônadas também produzem hor­mô­nios.Os testículos produzem um conjunto de hormônios, os andrógenos, dos quais a testosterona é o mais importante. Os ovários produzem a progesterona e um conjunto de hormônios chamados estrógenos. Na puberdade, sob a atuação dêsses hormônios sexuais, os meninos passam a produzir esper­ma­to­zoi­des, e as meninas, a ovular e a menstruar. Ambos tornam-se biologicamente capazes de gerar filhos.

Características sexuais secundárias

No sexo masculino, a testosterona produz, juntamente com outros andrógenos, mudanças corporais em diversos locais além do sistema genital. A voz se modifica, a estatura aumenta, os músculos podem sofrer aumento de massa (principalmente se houver prática de exercícios físicos regulares), pelos crescem no rosto, nas axilas, na região genital e, eventualmente, em outras partes do corpo.

Esquema. Desenho de um homem e uma mulher de pé lado a lado, nus e com braços ao lado do corpo. Setas indicam os testículos do homem e os ovários da mulher.
Os testículos são as gônadas masculinas, e os ovários, as femininas. (Representação esquemática da localização interna, em cores fantasiosas.)

Fonte: Sólóman, E. P. êti áli. Biology. décima primeira edição Boston: Cengage, 2019. página .1061.

Respostas e comentários

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • glicogênio Substância que o corpo produz para armazenar glicose.
  • insulina Hormônio produzido por algumas células do pâncreas. Estimula a transformação de glicose em glicogênio. Também age sôbre muitos tipos de células, estimulando a entrada de glicose nelas. Assim, atua reduzindo a concentração de glicose no sangue.
  • glucagon Hormônio produzido por algumas células do pâncreas que estimula a conversão de glicogênio em glicose. Assim, atua na elevação da concentração de glicose no sangue.
  • diabete melito Doença em que há deficiência na produção de insulina ou perda de sensibilidade das células a ela e, por isso, a concentração de glicose no sangue fica muito elevada. O indivíduo urina bastante e sente muita sêde.

Item 13

Ao desenvolver a abordagem dêsse item, aproveite, mais uma vez, para trabalhar os conteúdos atitudinais do capítulo, conforme sugerido anteriormente neste Manual do professor.

De ôlho na Bê êne cê cê!

  • ê éfe zero oito cê ih zero oito
  • ê éfe zero oito cê ih um um

Conforme comentado no início dêste capítulo, essas duas habilidades são desenvolvidas ao longo desta unidade e também na sua atividade de fechamento. Note a importância do item 13 como parte dêsse desenvolvimento.

Atente!

A Terminologia Anatômica mais recente, publicada pela Sociedade Brasileira de Anatomia, chama de sistema genital o que era denominado sistema reprodutor (e, anteriormente, aparelho reprodutor). Por isso, no texto do item 13, referimo-nos aos órgãos genitais (e não órgãos reprodu­tores), ou seja, os órgãos que compõem o sistema genital.

No sexo feminino, os hormônios sexuais desencadeiam o aumento do tamanho das mamas, o crescimento de pelos nas axilas e na região genital, e a redistribuição da gordura corporal, que causa o alargamento dos quadris e dá à adolescente fórmas mais curvilíneas.

Fotografia. Cinco jovens abraçados sentados em um banco. Do lado esquerdo para o direito: menino de cabelo castanho comprido, camiseta cinza e moletom azul; menina negra com tranças no cabelo, camiseta cinza e jaqueta vermelha; menina asiática com o cabelo loiro preso em um coque e camiseta amarela listrada; menino branco de cabelo castanho e camiseta cinza; menina branca com cabelo loiro, usando óculos, camiseta branca e camisa xadrez colorida por cima.
O aparecimento das características sexuais secundárias é desencadeado por mudanças hormonais na puberdade. Ocorre de modo mais ou menos simultâneo ao amadurecimento dos órgãos genitais.

Tanto em garotos quanto em garotas, as glândulas su­do­rí­pa­ras são estimuladas e o material que liberam, sob a ação de bactérias, pode produzir odor corporal mais forte.

Todas essas alterações, desencadeadas pelos hormônios em várias regiões do corpo, mais ou menos na época do amadurecimento dos órgãos genitais, compõem as chamadas características sexuais secundárias.

Esquema. Antes da puberdade: um menino nu de pé com os braços ao lado do corpo. Ao lado, depois da puberdade: um homem nu de pé com os braços ao lado do corpo. Linhas de chamada indicando algumas partes de seu corpo. Alteração na voz. Pelos no peito (a quantidade varia de um rapaz para outro), assim como ocorre no rosto e nos membros. Pelos na região genital (também nas axilas). Sistema genital maduro. Aumento da massa muscular. Antes da puberdade: uma menina nua de pé com os braços ao lado do corpo. Depois da puberdade: uma mulher nua de pé com os braços ao lado do corpo. Linhas de chamada indicando algumas partes de seu corpo: mamas mais volumosas, sistema genital maduro, quadris arredondados, pelos na região genital (também nas axilas).
Alguns exemplos de alterações típicas da puberdade.

Fonte: Roberts, A. êti áli. The complete human body. segunda edição Londres: Dorling Kindersley, 2016. página 423.

Respostas e comentários

Cultura de paz

Retome com os estudantes a atividade 5 do Explore diferentes linguagens, agora enfatizando o papel hormonal no surgimento das características sexuais secundárias.

Insista com a turma que o início da puberdade não é definido por uma idade específica, mas por uma faixa etária, podendo ser mais precoce ou mais tardia.

Os diferentes ritmos individuais de de­senvolvimento devem ser respeitados por todos e não podem se tornar motivo de desmerecimento ou de brincadeiras. Essa discussão permite retomar a questão sôbre o combate aos diferentes tipos de violência que configuram o bullying e insistir na valorização sistemática da cultura de paz.

No homem, a testosterona é essencial para a produção de esper­matozoides.

Na mulher, a atuação conjunta de hormônios produzidos pela hipófise e pelos ovários resulta no ciclo ­menstrual, e a progesterona prepara o útero para uma eventual gravidez.

Ícone. Letras A e Z.

ATIVIDADE

Amplie o vocabulário!

Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.

gônadas

hormônios sexuais

características sexuais secundárias

Organização de ideias

MAPA CONCEITUAL

Fluxograma. Sistema endócrino formado por órgãos produtores de hormônios, que são glândulas endócrinas, por exemplo suprarrenais que produzem, entre outros, adrenalina, e tireoide, que produz, entre outros, tiroxina. Sistema endócrino formado por órgãos produtores de hormônios, que são órgãos que, entre outras atividades, têm também função endócrina, por exemplo pâncreas, que produz, entre outros, glucagon e insulina, e gônadas que produzem hormônios sexuais. Sistema endócrino atua em conjunto com o sistema nervoso. Sistema endócrino atual em controle/coordenação de funções do organismo por meio de hormônios. Hormônios que são liberados na corrente sanguínea, agem em "células-alvo" e que desencadeiam reações específicas.
Respostas e comentários

Amplie o vocabulário!

Redações possíveis, conside­rando o nível de compreensão atual dos estudantes:

  • gônadas Órgãos que produzem os gametas, células envolvidas na reprodução (espermatozoides ou óvulos). As gônadas masculinas são os testículos, e as gônadas femininas são os ovários.
  • hormônios sexuais Produzidos nas gônadas, são responsáveis pelo contrôle do desenvolvimento sexual e da função reprodutiva. (Os hormônios sexuais masculinos são os andró­genos, dos quais a testos­te­ro­na é o mais importante. Os hormônios sexuais femininos são a progesterona e os estrógenos.)
  • características sexuais secundárias Características femininas ou masculinas (não diretamente envolvidas na reprodução) que surgem na época da puberdade como consequência da atuação dos hormônios sexuais, tais como mudança na fórma do corpo, desenvolvimento dos músculos, alterações da voz e da distribuição dos pelos no corpo.

Atividades

Ao final do item 13, proponha o exercício 8 do Use o que aprendeu.

Ícone. Lâmpada.

Atividade

Use o que aprendeu

  1. Explique o que é considerado uma glândula.
  2. Há uma diferença entre glândula exócrina e glândula endócrina. Explique qual é.
  3. Comente o que é hormônio e como ele é transportado até os locais em que atua.
  4. Tanto o sistema nervoso quanto o endócrino estabelecem a comunicação entre diferentes partes do corpo. Em que diferem os meios de comunicação usados por eles?
  5. Alguns chamam a adrenalina (epinefrina) de “hormônio do lutar ou fugir”. Explique a razão dêsse nome, baseando-se nos efeitos dêsse hormônio.
  6. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são distúrbios relacionados a uma glândula.
    1. Que glândula é essa?
    2. Cite um hormônio produzido por ela.
    3. Qual é a doença que pode ser decorrente de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e que causa um sintoma observável na região do pescoço?
  7. No Brasil, existe uma lei que obriga a presença do nutriente iodo no sal de cozinha. Justifique essa obrigação.
  8. O que são as características sexuais secundárias? Qual é a relação do sistema endócrino com essas características?
Ícone. Lupa.

Atividade

Explore diferentes linguagens

A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.

CHARGE

Charge. Um pedaço quadrado de plástico bolha, com braços e olhos. Ao redor: Pop! Pop! Ele está na frente do espelho do banheiro, estourando uma das bolhas. Abaixo, o texto: Quando o plástico bolha chega à puberdade.
  1. O que a ficção humorística apresentada propõe NÃO deve ser feito no caso do ser humano. Explique por que e diga qual é a atitude correta a ser tomada.
  2. Puberdade é o mesmo que adolescência? Explique.
  3. Cite alguns cuidados que uma pessoa deve ter desde a adolescência, a fim de conseguir uma vida saudável e também para envelhecer com qualidade de vida.
  4. Na adolescência, acentua-se a preocupação com o corpo e com a aparência. Contudo, o conceito de beleza é muito relativo, pois diferentes culturas valorizam variados tipos de beleza. Dê exemplos.
Respostas e comentários

Respostas do Use o que aprendeu

1. Glândula é um órgão especializado na produção e liberação de substâncias para uso interno do or­­ganismo ou para excreção ao meio externo a ele.

2. Glândula exócrina libera no exterior do corpo ou em cavidades internas a ele as substâncias que produz. Glândula endócrina libera no sangue as substâncias que produz.

3. Hormônio é uma substância que uma glândula endócrina produz e libera no sangue, por meio do qual é transportado. Essa subs­tân­cia provoca efeitos em células específicas do organismo, as “células-alvo”.

4. O sistema nervoso envia “mensagens” para as diversas partes do corpo por meio de impulsos nervosos que se propagam nos nervos. Já o sistema en­dó­cri­no envia “mensagens” por meio de subs­tân­cias químicas (hormônios) que são lançadas na corrente sanguínea, chegam às “células-alvo” e atuam nelas.

5. Os efeitos da adrenalina (entre eles, aumento da frequência cardíaca e respiratória, menor sensibilidade ao cansaço e maior fluxo de sangue para os músculos) são uma característica evolutiva que prepara o organismo para, diante de um perigo, responder com rapidez e intensidade, como lutar ou fugir.

6. a) A tireoide.

b) A tiroxina.

c) O bócio.

7. A falta de iodo na dieta conduz ao bócio, distúrbio da glândula tireoide. A lei em questão visa à diminuição da incidência de bócio na população, considerando que o sal iodado suprirá o iodo necessário às pessoas.

8. Mudanças no corpo, durante a puberdade, na mesma época em que os órgãos genitais amadurecem: mudança de voz e aparecimento de barba, nos meninos; alargamento dos quadris e desenvolvimento das mamas, nas meninas. São decorrência da atuação dos hormônios sexuais, produzidos e liberados pelas gônadas.

De ôlho na Bê êne cê cê!

A atividade 7 da seção Use o que aprendeu ajuda a perceber e avaliar aplicações e implicações da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, indo ao encontro da competência específica 4.

Respostas do Explore diferentes linguagens

1. A situação fictícia refere‑se a espremer as espinhas, que surgem com frequência na puberdade. Não se deve espremê-las porque isso pode deixar marcas na pele. Também pode favorecer infecção no local causada por bactérias provenientes dos dedos e unhas. A atitude adequada é consultar um dermatologista.

2. Puberdade é um período de transformações no corpo relacionadas ao amadurecimento do sistema genital. Adolescência é uma fase da vida na qual a criança se transforma em adulto e durante a qual ocorrem não só mudanças físicas (pois a adolescência engloba o período da puberdade), mas também mudanças na mente e no comportamento do indivíduo.

3. Resposta pessoal. Esperam-se respostas ligadas aos planos físico e mental. O plano espiritual também poderá estar presente nas respostas. Do ponto de vista do aprendizado de atitudes relacionadas às Ciências da Natureza, essa atividade oferece uma oportunidade para abordar a importância da atividade física, da higiene corporal, da alimentação adequada, das visitas regulares ao médico, do saneamento da habitação, de não usar drogas etcétera

4. Resposta pessoal. Aproveite para retomar ideias do texto da abertura do capítulo. As diferenças nos fazem únicos, e cada pessoa tem sua beleza própria. Aceitar-se é fundamental para viver em harmonia consigo e com os outros.

MAPA CONCEITUAL

5. Copie em seu caderno o mapa conceitual que aparece a seguir e inclua nele os conceitos relacionados nesta lista:

Fluxograma. Vida humana apresenta diferentes etapas: gestação, infância, adolescência, idade adulta e velhice. Adolescência caracterizada por mudanças notáveis no corpo e na mente, que conduzem à vida adulta. Mudanças notáveis no corpo e na mente por exemplo, crescimento acentuado, amadurecimento dos órgãos sexuais que, na mulher, passa a permitir a gestação, mudança nas características externas e alterações do humor, dúvidas e insegurança.

FRASE POPULAR

6. “Meu coração disparou de susto!”

Em seu caderno, elabore um texto sôbre a atuação hormonal nesse processo.

TIRINHA

Tirinha. Tirinha em quatro quadros. Menino com topete e camiseta listrada. Quadro 1: O menino desce a escada de uma casa e diz: Preciso sair daqui antes que eu cresça ainda mais. Quadro 2: O menino está puxando o pé para fora da porta da casa. A casa é do seu tamanho. Quadro 3: O menino está apoiado no telhado da casa, com a mão na testa. Quadro 4: O menino caminha entre miniaturas de casas que estão ao seu redor. Ele diz: Acho que eu preciso fazer um exame da pituitária.
  1. Na última fala, o menino utiliza uma denominação antiga. Qual é o nome usado atualmente para esse órgão? Que hormônio produzido por esse órgão tem relação com a tirinha?
  2. Diga qual é o distúrbio de saúde que o menino insinua ter e explique qual é a relação dêsse distúrbio com esse hormônio.
  3. Levando em conta as características do distúrbio, o que há de absurdo na tirinha?
Respostas e comentários

5. Há várias maneiras de fazer um mapa conceitual ou de acrescentar coisas a ele. O mais provável é que cada um dos itens apresentados seja acrescentado como exemplo de acontecimento na fase da vida a que se refere.

6. Essa atividade permite desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentar em textos escritos. (Podem ser úteis as informações apresentadas no texto Algumas considerações sôbre inferir, propor e argumentar, da parte inicial dêste Manual do professor.) Espera-se um comentário sôbre a liberação de adrenalina na situação de susto e de seu efeito o coração.

7. A denominação atual é hipófise (ou glândula hipófise). Ela produz o hormônio do crescimento, relacionado à tirinha.

8. O distúrbio é o gigantismo, causado pela produção exagerada do hormônio do crescimento.

9. Espera-se que os estudantes expliquem que um indivíduo que tem gigantismo não fica tão grande quanto mostrado, nem cresce tão rápido; é um processo que leva anos.

De ôlho na Bê êne cê cê!

Na seção Explore diferentes linguagens, as atividades 1 a 4 (referentes à charge) e as atividades 10 a 16 (referentes ao texto técnico) permitem argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, de modo que favorecem o desenvolvimento da competência geral 7 e da competência específica 5. Além disso, essas atividades, novamente neste capítulo, oferecem oportunidade de desenvolver as competências gerais 8 e 10 e as competências específicas 7 e 8.

TEXTO TÉCNICO

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

“Pacientes com diabetes mellitus do tipo 1 apresentam pouca ou nenhuma capacidade secretória de insulina e dependem da insulina exógena para prevenir a descompensação metabólica e o óbito. Classicamente, os sintomas surgem abruptamente ( , durante dias ou semanas) em crianças ou adultos jovens previamente saudáveis, não obesos, que podem ter parentes próximos com a doença, mas que, mais comumente, não os têm. Os pacientes mais velhos muitas vezes a apresentam mais gradualmente. reticências

Fonte: Gôudmãn, L.; , L. editor. Cecil Medicina. vigésima terceira edição Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. volume 2, página .1993.

  1. Que hormônio é mencionado no texto? Em que órgão é produzido? Que papel esse hormônio desempenha?
  2. Qual é o nome do outro hormônio, não mencionado no texto, que é produzido no mesmo órgão e que atua de modo oposto ao hormônio citado no texto? Qual é o papel que desempenha no organismo?
  3. Explique o que vem a ser a diabete do tipo 1 e qual é a relação dessa doença com o hormônio da resposta à atividade 10.
  4. A diabete do tipo 2 (não mencionada no texto) é outra variedade de diabete melito. Em que fase da vida a diabete tipo 1 e a tipo 2 costumam se manifestar?
  5. Maria, que tem 9 anos, acabou de receber o diagnóstico de que tem diabete. Ela sabe que seu avô, de 70 anos, é diabético há 20 anos. Maria não compreende por que ela tem de receber injeções regulares, mas seu avô não.
    1. Que tipo de diabete Maria tem?
    2. Que tipo de diabete o avô de Maria tem?
    3. De que são as injeções regulares que Maria precisa receber?
  6. A palavra “diabete” vem do latim e refere-se à excreção abundante e frequente de urina. A palavra “melito” vem do latim e significa “de mel”.

Pesquise como é feito o diagnóstico da diabete melito e, a seguir, proponha uma explicação para o nome da doença.

16. A obesidade infantil, que tem se tornado cada vez mais frequente, pode antecipar a ocorrência de algum tipo de diabete? Em caso afirmativo, de qual deles?

Ícone. Olho aberto.

ATIVIDADE

Certifique-se de ter lido direito

Significado de alguns termos do texto:

Diabetes mellitus – mesmo que diabete melito.

Capacidade secretória – capacidade de realizar a secreção, a liberação.

Exógena – que vem de fóra do organismo.

Descompensação metabólica – incapacidade de o metabolismo voltar ao seu correto funcionamento após ter sido alterado por algum problema.

Abruptamente – de repente.

– sigla do latim que introduz uma explicação; pode ser entendida como “isto é”.

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.

Seu aprendizado não termina aqui

A reposição hormonal é um procedimento que tem sido usado por alguns médicos em mulheres, na menopausa ou depois dela, para diminuir desconfortos provocados pela redução da produção de certos hormônios.

Os meios de comunicação divulgam informações a respeito dessa conduta, sôbre a qual há especia­listas a favor e outros contrários a ela. Também têm relatado pesquisas sôbre o uso de outros hormônios para atenuar certos problemas que aparecem com a idade. Acompanhe essas notícias e aproveite-as para aprender mais sôbre a atuação dos hormônios e as pesquisas em andamento a respeito deles.

Respostas e comentários

Respostas do Explore diferentes linguagens (continuação)

10. A insulina, produzida no pâncreas. Esse hormônio estimula a entrada de glicose nas células e a conversão de glicose em glicogênio.

11. O glucagon. Esse hormônio estimula a conversão de glicogênio em glicose e a liberação dela no sangue.

12. A diabete do tipo 1 caracteriza-se pela incapacidade de o organismo produzir insulina. A glicose ab­sor­­vida no sistema digestório passa para o sangue, mas não consegue entrar em muitos tipos de células. O distúrbio deixa essas células sem glicose, embora ela exista em grande concentração no sangue.

13. A diabete do tipo 1 manifesta-se na infância ou no início da adolescência. A diabete do tipo 2 ma­ni­festa-se, em geral, em pessoas com mais de 40 anos. (No entanto, a incidência de diabete tipo 2 em crianças e adolescentes tem aumentado devido à obesidade infantil.)

14. a) Diabete tipo 1.

b) Diabete tipo 2.

c) Insulina.

15. Espera-se que os estudantes descubram, na pesquisa, que o exame de urina pode ser usado para diag­nos­ticar a diabete. O exame visa determinar a con­centração de açúcar na urina, que é elevada nas pessoas com diabete. Com base nisso, a ideia é que os estudantes cheguem ao significado de “diabete melito”: uma doença em que a pessoa urina bastante e sua urina tem alta concentração de açú­car, como o mel.

16. Sim, a obesidade infantil pode favorecer o aparecimento de diabete tipo 2 ainda na infância ou na adolescência.