SUPLEMENTO DE PROJETOS

Fotografia. Destaque para uma gota pingando de um conta-gotas.

PROJETO 1 – Tinta invisível

Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

 Escrever num papel com tinta invisível e, a seguir, tornar a escrita visível usando uma reação química.

Vocês vão precisar de:

  • suco de limão espremido na hora (Lavem bem as mãos antes de se expor ao sol!)
  • folha de papel branco
  • água
  • conta-gotas
  • colhér
  • pincel fino
  • pincel grosso
  • dois copos de vidro (de requeijão)
  • tintura de iodo (adquirida em farmácia) (Cuidado, pois ela mancha a pele e as roupas!)

Procedimento

1. Usem o pincel fino para escrever com o suco de limão na folha de papel (figura A).

Ilustração A. Destaque para uma mão segurando um pincel sobre uma folha em branco. ao lado, um copo com líquido esverdeado.
  1. Esperem até que o papel seque à sombra. Não levem o papel ao sol nem se exponham à luz solar antes de lavar bem as mãos para remover qualquer respingo de suco de limão. Tomar sol com suco de limão na pele produz queimaduras e manchas escuras que levam muito tempo para sair.
  2. Adicionem 60 gotas de tintura de iodo a meio copo (de requeijão) de água (figura B) e mexam com uma colhér.
Ilustração B. Destaque para uma mão segurando um conta gotas sobre o copo. Ao lado, frasco aberto indica 'Tintura de iodo'.

4. Mergulhem o pincel grosso nesse líquido e esfreguem-no sôbre a folha. Observem os dizeres se tornarem visíveis (figura C).

Ilustração C. Destaque para uma mão segurando um pincel sobre uma folha com sombra roxa, onde está escrito 'Estudar Ciências'. Ao lado, um copo com líquido marrom.

5. Proponham uma explicação para o que vocês observaram. Comparem sua explicação com a de outros grupos e discutam-na com o professor.

PROJETO 2 – Determinação da velocidade média de um móvel

Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

Realizar medidas experimentais que permitam calcular a velocidade média de uma gota de água caindo através de óleo de cozinha.

Este experimento deve ser feito por grupos de três ou mais estudantes.

O grupo vai precisar de:

  • régua transparente de 30 centímetros
  • óleo de cozinha
  • fita adesiva transparente
  • cronômetro
  • proveta transparente de 1 litro
  • lápis e papel
  • conta-gotas
  • água

Procedimento

  1. A proveta deve estar limpa e sêca. Ela é um equipamento frágil; é preciso ter cuidado ao manuseá-la para não quebrá-la e não se cortar. Deve-se despejar óleo dentro dela até a marca de 1 litro ou um pouco acima.
  2. A régua deve ser fixada à proveta com fita adesiva. A indicação inicial da régua, 0 centímetro, deve estar voltada para cima e a indicação final, 30 centímetros, deve estar a cêrca de 2 centímetros da base da proveta, como mostra a figura.
  3. Um membro do grupo deve pingar uma gota de água dentro da proveta. Outro membro, que manipula o cronômetro, deve acioná-lo assim que a gota estiver na marca de 0 centímetro da régua e desligá-lo quando a gota estiver na marca de 30 centímetros.
  4. Têm-se, portanto, as medidas da distância percorrida por essa gota e do tempo gasto no percurso. Qual é a velocidade dessa gota em centímetro por segundo? E em métro por segundo? E em quilômetro por hora?
Esquema. Proveta. No tubo, uma régua transparente em pé colada com fita adesiva transparente. No interior da proveta, óleo um pouco acima da marca de 1 litro (1.000 mililitros). Acima, na boca da proveta, destaque para uma mão segurando um conta-gotas com água.

Vá além:

  • Gotas de diferentes tamanhos adquirem a mesma velocidade dentro do óleo? O grupo deve tentar descobrir experimentalmente.
  • O grupo também deve elaborar um procedimento para verificar experimentalmente se o movimento de uma gota ao longo dos 30 centímetros da régua ocorre com velocidade constante ou se o movimento é acelerado. A seguir, o grupo deve colocar o procedimento em prática a fim de fazer essa verificação.

PROJETO 3 – Verificando algumas ideias de Galileu

Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

Usar um “relógio de água” para investigar um movimento.

Experimento para grupos de três ou mais estudantes. Cada grupo vai precisar de:

  • mesa totalmente plana e com quatro pés (ela será usada como um plano inclinado)
  • calços para elevar um pouco dois dos pés da mesa
  • bolinhas de diferentes massas, perfeitamente esféricas e maciças (podem ser de tamanhos diferentes)
  • erlenmeyer (ou outro frasco) para coletar a água sob a bureta
  • jarra com água e fita adesiva

Procedimento

  1. Façam um plano inclinado calçando dois pés de uma das mesas. Uma inclinação de cêrca de 3 graus em relação à horizontal já é o suficiente. As bolinhas vão rolar por esse plano inclinado.
  2. Grudem dois pedaços de fita adesiva na mesa (figura A). O lado mais alto será a linha de partida da bolinha e o mais baixo, a linha de chegada.
  3. Em outra mesa, o profes­sor montará o “relógio de água” (figura B).
  4. Treinem abrir e fechar a torneira da bureta de modo que permita o escoamento mais rápido possível da água. A bureta é um instrumento delicado, cuja torneira pode facilmente travar se não for manipulada com cuidado. Sigam as orientações do professor.
Esquema A. Mesa de madeira com os dois pés esquerdos apoiados em tijolos. Sobre a mesa há duas fitas adesivas, uma em cada extremidade. Esquema B. Suporte de metal com uma garra no topo. A garra prende uma bureta, cuja ponta está dentro de um Erlenmeyer, que está na base do suporte.
  1. Encham a bureta com água até o máximo possível (acima, portanto, da indicação do “zero”). Um membro do grupo segura a bolinha na linha de partida; outro abre a torneira para permitir a maior velocidade possível de escoamento da água. Um terceiro membro do grupo dirá “já” quando o nível da água passar pelo zero. Nesse momento, a bolinha deve ser solta.
  2. Quando a bolinha passar pela linha de chegada, será a vez de o estudante que a soltou dizer “já”. Nesse momento, o estudante que acompanha o nível da água fará a leitura dêsse nível na escala gradua­da da bureta e anotará em seu caderno o valor. A variação do nível da água durante o percurso da bolinha será considerada um indicador do tempo gasto pelo móvel nesse percurso.
  3. Para uma mesma inclinação da mesa, deve-se medir a variação do nível da água quando bolinhas de diferentes massas rolam pela mesa, uma de cada vez. Comparem resultados e tirem conclusões.

Vá além:

  • Repitam o experimento com outras distâncias entre as linhas e também com outras inclinações do plano. Comparem os resultados. Quais são as conclusões?
  • O que se pode afirmar sôbre a precisão dêsse método para medir o tempo? Será que o tempo transcorrido é diretamente proporcional à variação do nível da água na bureta? Esse “relógio de água” poderia ser aprimorado?
PROJETO 4 – Qual será o sexo do bebê?
Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

Simular a distribuição estatística dos dois sexos na reprodução humana.

Vocês vão precisar de:

  • feijões-pretos
  • feijões marrons de tamanho semelhante ao dos feijões-pretos
  • etiqueta
  • papel
  • caneta
  • duas vasilhas pequenas

Procedimento

  1. Com a caneta e a etiqueta, rotulem uma das vasilhas com a letra A e a outra com a letra B.
  2. Na vasilha A, coloquem 30 feijões de cada cor e misturem bem.
  3. Na vasilha B, coloquem 60 feijões marrons.
  4. Um componente do grupo, por vez, deve posicionar ambas as vasilhas à sua frente, uma à direita e outra à esquerda.
  5. Esse mesmo estudante deve fechar os olhos, colocar uma mão em cada vasilha e sortear um feijão de cada uma.
  6. Depois, deverá colocar os dois feijões sorteados sôbre a mesa. Outro estudante do grupo deverá registrar o resultado: ambos marrons ou um de cada cor. Esse estudante deve devolver cada feijão à sua respectiva vasilha e mexer bem.
  7. O grupo deve repetir os itens 5 e 6 até completar 40 sorteios por estudante.
  8. Analisem os resultados. O que foi mais frequente: ambos marrons ou um de cada cor? Comparem seu resultado com os de outros grupos. Eles chegaram à mesma conclusão sôbre qual foi o resultado mais frequente?
Ilustração. Menina negra de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul xadrez. Ela está com cada uma das mãos dentro de um pote. Pote A e Pote B. Pote A com bolinhas marrons e pretas. Pote B com bolinhas marrons.

Vá além:

Elaborem um texto que compare esse procedimento ao modo como a natureza ­determina o sexo de um bebê. No texto, deixem claro a que podem ser comparados os feijões marrons e os feijões-pretos e também a que podem ser comparadas as vasilhas A e B.

PROJETO 5 – Simulando a formação de fósseis
Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

Ter noção de como se formam alguns tipos de fósseis.

Vocês vão precisar de:

  • massa de modelar
  • concha marinha
  • gesso em pó
  • óleo de cozinha
  • água
  • colhér de sopa
  • copo
  • prato

Procedimento

  1. Lambuzem a parte externa da concha com um pouco de óleo.
  2. Coloquem massa de modelar no centro do prato e pressionem a concha sôbre ela. Retirem-na delicadamente, de modo que a fórma da concha fique marcada na massa de modelar. Vocês farão, assim, um molde (figura A).
  3. Coloquem no copo cinco colheres de gesso em pó e três colheres de água. Misturem bem e despejem essa mistura dentro do molde de massa de modelar. Vejam a figura B.
  4. Esperem o gesso endurecer e separem a massa de modelar do objeto de gesso.
  5. Pesquisem e respondam: o que esse experimento tem a ver com a formação dos fósseis?
Esquema A. Destaque para uma mão segurando uma concha sobre um prato com massa de modelar cor-de-rosa. Esquema B. Destaque para uma mão despejando mistura de gesso e água sobre massa de modelar com o molde da concha.

Vá além:

Usem a criatividade e modifiquem esse experimento. Vocês podem usar outras partes duras de animais e plantas no lugar da concha. Podem também usar outros materiais no lugar do gesso (argila, por exemplo).

PROJETO 6 – Camuflagem e seleção natural
Ícone. Vidraria de laboratório. EXPERIMENTO. ATIVIDADE EM GRUPO

Objetivo

Averiguar a eficiência da camuflagem em insetos.

Vocês vão precisar de:

  • gramado
  • pedacinhos de mesmo tamanho de papéis de diversas cores (sugerem-se azul-claro, azul-escuro, amarelo, laranja, rosa, vermelho, verde-claro, verde-escuro, preto, marrom, bege, roxo, branco)
Ilustração. Quatro jovens ao redor de uma mesa, recortando papéis nas cores vermelha, verde, azul e amarela. Da esquerda para direita: Menina branca de cabelo longo castanho, vestindo casaco cinza e laranja e calça azul. Ela está sentada em uma cadeira de rodas. Menino negro de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja e calça azul. Menina branca de cabelo curto castanho liso, vestindo camiseta branca com flores rosas e calça azul. Menino moreno de cabelo curto preto, vestindo camiseta vermelha, camisa azul e calça marrom.

Procedimento

  1. Cada grupo deve espalhar os papéis coloridos na grama, numa mesma região.
  2. Uma pessoa de cada grupo (que não viu onde os papéis foram espalhados) deve se aproximar dessa região. A cada passo, deve parar e dizer se consegue ver algum dos papéis coloridos.
  3. Anotem a ordem em que as diferentes cores são descobertas pela pessoa.
  4. Repitam o procedimento com as outras pessoas do grupo.
  5. Que cores são vistas com mais facilidade? E quais são mais difíceis de se ver?

Ao finalizar o projeto, lembrem-se de recolher todos os pedacinhos de papel e encaminhá-los à reciclagem!

Ilustração. Os quatro jovens estão em um gramado. No chão, há vários pedaços de papel colorido. Da esquerda para direita: Menino negro de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja e calça azul. Menina branca de cabelo curto castanho liso, vestindo camiseta branca com flores rosas e calça azul. Ela está com as mãos na cintura. Menina branca de cabelo longo castanho, vestindo casaco cinza e laranja e calça azul. Ela está sentada em uma cadeira de rodas e aponta para o chão. Menino moreno de cabelo curto preto, vestindo camiseta vermelha, camisa azul e calça marrom.

Vá além:

Pode-se dizer que essas observações se relacionam com camuflagem? E com adaptação, evolução e seleção natural? Expliquem isso em um pequeno texto.