![](../resources/images/im_vinheta_abertura_unid_d_digital.png)
CAPÍTULO 12 Desenvolvimento sustentável
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco escrito: economia. Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco escrito: cidadania e civismo.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181973.png)
![Fotografia. Mesa retangular de madeira com um grupo de pessoas ao redor. As pessoas vestem roupas sociais e utilizam notebooks e tablets. Na ponta da mesa, mulher morena de cabelo preto cacheado. Ela está de pé, apontando o dedo para o lado. No fundo da sala há uma grande janela de vidro.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181958.png)
Respostas e comentários
tê cê tê Economia e Cidadania e Civismo
A foto de abertura e sua legenda relacionam-se aos Temas Contemporâneos Transversais Trabalho (da macroárea Economia) e Educação em Direitos Humanos (da macroárea Cidadania e Civismo).
Aproveite a oportunidade para comentar que a escolha da carreira profissional deve estar em sintonia com as aspirações pessoais, alinhando-se ao projeto de vida da pessoa.
Mencione que é também muito importante para a saúde física e mental que as escolhas profissionais favoreçam o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar.
Ressalte que os ambientes de trabalho podem ser muito diversos e que existem empresas com maior respeito à diversidade e à equidade de tratamento e de oportunidades. Saliente também que, pensando na satisfação pessoal e nos propósitos associados ao projeto de vida, o ideal é optar por uma carreira que esteja em sintonia com os valores sociais e ambientais.
Este capítulo e seus conteúdos conceituais
- Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas ( ônu)
- Conceituação de desenvolvimento sustentável
- Principais obstáculos à sustentabilidade
- Unidades de conservação e sua relevância
- Recursos renováveis e recursos não renováveis
- Problemas agravados pelo crescimento populacional
- Consumo consciente, bem-estar, ética e cidadania
Partindo da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas ( ônu), o capítulo aborda o conceito de desenvolvimento sustentável, retoma os conceitos de recursos naturais (diferenciando os que são renováveis daqueles que não são renováveis, distinção já trabalhada no volume do 8º ano ao desenvolver as habilidades ê éfe zero oito cê ih zero um e ê éfe zero oito cê ih zero cinco da Bê êne cê cê), comenta os problemas que se constituem em desafios para que a humanidade atinja o desenvolvimento sustentável e indica uma série de procedimentos que os cidadãos, de modo individual, e a sociedade, como um todo, devem incorporar para favorecer a sustentabilidade.
As habilidades ê éfe zero nove cê ih um dois e ê éfe zero nove cê ih um três da Bê êne cê cê, comentadas mais à frente, são desenvolvidas neste capítulo.
Motivação
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco escrito: cidadania e civismo. Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181989.png)
EM DESTAQUE
Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades ( ônu) é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.
Nas palavras dessa entidade:
“Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas fórmas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.
Pessoas – Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas fórmas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Planeta – Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sôbre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Prosperidade – Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Paz – Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
Parceria – Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.”
Fonte: ônu Brasil. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília, Distrito Federal: ônu Brasil, 2015. Disponível em: https://oeds.link/FTAZHT. Acesso em: 21 abril 2022.
![Ícone. Símbolo de internet.](../resources/images/im_icone_internet_digital-5.png)
Use a internet
A Agenda 2030 da , à qual se refere o texto da seção Em destaque, consiste em ônu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
Busque na internet (se possível, no portal da ônu Brasil) a lista completa dêsses objetivos, leia-a, analise-a e transcreva-a no seu caderno.
A seguir, indique quais dêsses objetivos têm, em sua essência, maior relação com:
• a erradicação da fome e da miséria;
• o comprometimento com a cultura de paz na sociedade;
• a não violência contra a mulher e a valorização de seu protagonismo em todas as instâncias da sociedade;
• questões ambientais.
Faça um registro de suas conclusões.
Esse registro será bastante útil ao realizar uma determinada parte da atividade de encerramento da unidade D (ao final dêste capítulo).
Respostas e comentários
tê cê tê Cidadania e Civismo e Meio Ambiente
O texto Em destaque que trata da Agenda 2030 oferece oportunidade de tratar os tê cê tês Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental, inseridos, respectivamente, nas macroáreas Cidadania e Civismo e Meio Ambiente.
Cultura de paz, agenda de não violência contra a mulher e valorização de seu protagonismo
A atividade do boxe Use a internet solicita inicialmente que os estudantes pesquisem e analisem os 17 objetivos de desenvolvimento da Agenda 2030 da ônu. Em seguida, pede-se a eles que os associem a alguns aspectos centrais.
É possível localizar os 17 objetivos (transcritos a seguir) em diversas páginas da internet, por exemplo, no portal da ônu Brasil. Disponível em: https://oeds.link/UiGVY2. Acesso em: 5 agosto 2022.
“Objetivos de desenvolvimento sustentável
- Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas fórmas, em todos os lugares.
- Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
- Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
- Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
- Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprêgo pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
- Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
- Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
- Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
- Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de fórma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
- Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.”
Fonte: ônu Brasil. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://oeds.link/IskfUg. Acesso em: 5 agosto 2022.
Na atividade, existe certa flexibilidade nas associações que podem ser feitas pelos estudantes. Exemplos são:
- a erradicação da fome e da miséria – objetivos 1, 2, 3, 6, 7, 8, 10, 11 e 16;
- o comprometimento com a cultura de paz na sociedade – objetivos 1, 2, 6, 8, 10 e 16;
- a não violência contra a mulher e a valorização de seu protagonismo em todas as instâncias da sociedade – objetivos 4, 5, 10 e 16;
- questões ambientais – objetivos 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14, 15 e 17.
Desenvolvimento do tema
1. Desenvolvimento sustentável
No passado, houve exploração abusiva dos recursos naturais — tais como petróleo, carvão mineral, minérios, madeira —, porque eles eram relativamente abundantes e baratos. Essa exploração ainda acontece, e suas consequências já aparecem com muita clareza.
O desmatamento acentuado, a extinção de espécies, a perda da fertilidade do solo, a poluição do ar e da água são apenas alguns exemplos. Colocando a questão em outras palavras, a atual sociedade humana não apresenta um desenvolvimento sustentável.
A expressão “desenvolvimento sustentável” pode ser entendida como desenvolvimento econômico e material que leve em conta as consequências das atividades humanas sôbre o ambiente e utilize de recursos naturais que possam ser renovados, para que não haja degradação do ambiente ou esgotamento dêsses recursos.
Para que uma sociedade se desenvolva de modo sustentável, ela deve praticar atitudes que atendam não apenas às suas necessidades, mas também às necessidades das futuras gerações.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
[Locutor] Tragédia dos comuns
[Locutor] Imagine que dez homens têm três bois cada um e compartilham um pasto para seus trinta animais. O gado pisoteia o solo e consome as plantas daquele território comum, portanto, o custo de manter a pastagem é dividido pelos criadores. Se um dos homens adicionasse um boi ao terreno compartilhado, poderia ter lucro com o animal excedente. Assim, essa iniciativa beneficiaria apenas um indivíduo, enquanto todos pagariam pelo custo do desgaste do solo e da diminuição da pastagem.
Mas vejamos: se a obtenção de lucro é um desejo comum, é razoável supor que cada indivíduo adicionaria um ou mais bois ao pasto. O aumento na concentração de animais sobre a mesma parcela de terreno resultaria em sobrepastoreio, o que intensificaria a erosão do solo e diminuiria a produtividade das plantas, comprometendo a recuperação natural do ambiente e a sobrevivência de todos os animais. Esse exemplo ilustra, de maneira simplificada, um fenômeno abordado em um ensaio do economista inglês William Forster Lloyd, em 1833.
O argumento de Forster serviu para que o ecologista estadunidense Garret Hardin elaborasse, em 1968, o artigo intitulado “A tragédia dos comuns”. “Tragédia” refere-se a implacáveis efeitos que dificilmente podem ser evitados. O conceito “tragédia dos comuns” descreve uma situação na qual pessoas agem de forma independente e de acordo com os próprios interesses, comportando-se de maneira contrária à coletividade e, consequentemente, gerando o esgotamento de algum recurso comum.
O conceito se estende aos diversos recursos compartilhados por populações. Podemos pensar, por exemplo, na aquisição de um carro. A transação comercial gera lucros imediatos ao vendedor, e o comprador se beneficia do conforto e da liberdade de se deslocar com seu veículo. Porém, os gases lançados pelo automóvel afetam a qualidade do ar, que é um recurso comum a todos os seres vivos. Com o aumento da densidade populacional no local, também cresce o número de automóveis circulantes, resultando, assim, em mais poluição no meio ambiente, o que compromete a vida da população e a natureza em geral.
A extinção de espécies de seres vivos, o desmatamento, o descarte inadequado de lixo e a degradação do solo, bem como seus desdobramentos socioambientais e econômicos, são alguns exemplos de como o somatório de ações individuais, em busca de vantagens a curto prazo, pode gerar impactos globais a longo prazo.
A tragédia, portanto, resulta do fato de que não seria possível, em um mundo com recursos limitados, aumentar indefinidamente os benefícios de cada pessoa.
Para minimizar a tragédia anunciada, são sugeridas algumas opções, como os acordos locais e internacionais, a elaboração de leis e o estabelecimento de multas e taxas, a fim de estimular ações positivas ou eventualmente desestimular atitudes que seriam nocivas a longo prazo.
Assim, a primeira medida a ser tomada é a conscientização de que a preservação de bens comuns beneficia a todos e é uma responsabilidade de cada um de nós.
![Fluxograma. Desafios para estabelecer o desenvolvimento sustentável da sociedade humana estão relacionados, entre outros fatores, a qualidade do ar; qualidade da água; obtenção de alimentos; seres vivos e biodiversidade; produção de bens e geração de energia. Qualidade do ar, exemplos: poluição do ar; chuva ácida; destruição da camada de ozônio; aquecimento global e alterações climáticas dele decorrentes. Qualidade da água, exemplos: quantidade insuficiente de água; descarte inadequado das águas servidas; poluição dos mananciais; propagação de doenças transmitidas pela água; falta de acesso à água tratada. Obtenção de alimentos, exemplos: extração de recursos animais e vegetais acima da capacidade natural de renovação; perda da fertilidade do solo; fome; desnutrição; desperdício de alimentos. Seres vivos e biodiversidade, exemplos: caça e pesca predatórias; desmatamento; introdução de espécies estranhas aos ambientes; destruição ou alteração de habitats; extinção de espécies. Produção de bens e geração de energia, exemplos: exploração de recursos renováveis em velocidade maior do que a capacidade natural de renovação; intensa exploração de recursos que não são renovados naturalmente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181992.png)
![Ícone. Grupo com três pessoas.](../resources/images/im_vinheta_atividade_trabalho_equipe_digital-5.png)
ATIVIDADE
Trabalho em equipe
Cada equipe deve escolher pelo menos um dos cinco desafios apresentados no mapa conceitual do item 1 e reunir informações e fotografias sôbre esse desafio e sôbre ações sustentáveis bem-sucedidas para enfrentá‑lo(s). Em seguida, o grupo deve elaborar um texto em que constem problemas ambientais da região onde mora, com seus aspectos e questões particulares. O texto também deve propor iniciativas individuais e coletivas para solucionar os problemas descritos com fundamentação nas ações sustentáveis bem-sucedidas pesquisadas.
Respostas e comentários
De ôlho na Bê êne cê cê!
Ao longo dêste capítulo, é oportunizado o desenvolvimento: da competência geral 7, pois os conteúdos tratados auxiliam em argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global; da competência geral 10, no que diz respeito a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários; da competência específica 5, pois os temas tratados estimulam a construir argumentos com base em evidências, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza; e da competência específica 8; no tocante a agir pessoal e coletivamente recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva.
Trabalho em equipe
O boxe Trabalho em equipe do item 1 propõe a compilação de informações e imagens sôbre um ou mais desafios ambientais para estabelecer o desenvolvimento sustentável da sociedade humana e também sôbre exemplos de ações sustentáveis realizadas (e bem-sucedidas) para seu enfrentamento. A partir da compilação realizada, cada equipe deve elaborar um texto que explique os problemas ambientais da sua localidade e proponha iniciativas individuais e coletivas para solucionar esses problemas.
Estimule os estudantes a incluir na atividade problemas ambientais da cidade ou da comunidade e enfatize a importância da proposição de atitudes individuais e também de iniciativas coletivas que sejam relevantes para resolver os problemas descritos e analisados.
Ressalte que as propostas devem ser justificadas e que, com esse intuito, é oportuno embasar as sugestões em experiências exitosas de movimentos de consumo consciente. Também com a finalidade de argumentação em favor de suas propostas, incentive-os a relatar ações de sustentabilidade já realizadas em outras localidades e que tiveram resultados positivos.
A atividade permite muitos desdobramentos, e é importante que você enfatize aos estudantes que o texto deve conter uma análise crítica, criativa e propositiva. (Nesse sentido, pode ser útil ao docente o item Algumas considerações sôbre inferir, propor e argumentar, da parte inicial dêste Manual do professor.)
Seu estímulo aos estudantes é fundamental para que ele se empenhem. Explique que o material produzido será parte da atividade de encerramento desta unidade. Assim sendo, as equipes devem produzir o material de modo a propiciar a publicação nos blogs das equipes.
A intenção, nesta atividade, é submeter os estudantes a uma situação de aprendizagem que, “partindo de questões que sejam desafiadoras e, reconhecendo a diversidade cultural, estimulem o interêsse e a curiosidade científica dos alunos e possibilitem definir problemas, levantar, analisar e representar resultados; comunicar conclusões e propor intervenções“ ( Bê êne cê cê, 2018, página 322).
De modo geral, podemos dizer que na época atual o desenvolvimento da humanidade não é sustentável. Do ponto de vista ambiental, isso acontece porque a população mundial retira da natureza uma quantidade de recursos maior do que a que ela é capaz de repor. E também porque lança no ambiente uma quantidade de resíduos maior do que a natureza é capaz de decompor e reintegrar ao ciclo natural de matéria existente nos ecossistemas.
Elaborar estratégias para que a sociedade se desenvolva de modo sustentável é o grande desafio, provavelmente o maior, do século vinte e um.
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182076.png)
2. Ação humana e desequilíbrios ambientais
Nos ecossistemas existe uma complexa relação de dependência dos seres vivos entre si e dêstes com os fatores não vivos do ambiente. A atividade humana pode interferir nessas relações e impedir o ecossistema de se recompor.
Redução do solo fértil
Para exemplificar, vamos considerar o desmatamento da Floresta Amazônica. A atuação dos decompositores sôbre resíduos — que na sua maioria são restos de plantas — deixa no solo nutrientes necessários às plantas. Com o desmatamento, várias plantas de uma área deixarão de existir. Consequentemente, os decompositores deixarão de obter alimento, pois não haverá resíduos para utilizarem em sua nutrição, e morrerão. Enquanto o solo estiver desprotegido pela ausência de vegetação, a chuva e o vento podem facilmente carregar para longe a camada superior do solo, que contém nutrientes necessários às plantas. Sem nutrientes no solo e sem decompositores, a mata das regiões vizinhas não se expande em direção ao terreno desflorestado, pois o solo perdeu sua fertilidade.
Ainda que o ser humano introduza novas plantas nesse local, pode ser que não existam nutrientes em quantidade suficiente no solo para que elas se desenvolvam. Essa sequência de eventos frequentemente acontece quando se derruba uma floresta para transformá-la em campo agrícola. Pior ainda é o que ocorre em muitos terrenos agrícolas já existentes, que, manejados inadequadamente, sofrem erosão e perdem a fertilidade.
A redução da quantidade de solo fértil em vários locais do mundo é um dos claros indicadores de que o desenvolvimento de nossa sociedade não é sustentável.
![Fotografia. Vista aérea de uma floresta, com parte desmatada.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181997.png)
Respostas e comentários
Interdisciplinaridade
A abordagem do tema desenvolvimento sustentável será enriquecida pela atuação conjunta com Geografia, pois há grande intersecção com temas tradicionalmente tratados naquele componente curricular. Dois aspectos que merecem sua atenção são comentados em notas mais à frente, neste capítulo do Manual do professor.
Introdução de uma espécie onde ela não existe
Outro caso de intervenção do ser humano no ambiente que pode ser problemático é a introdução de uma espécie onde ela não existe naturalmente. Um exemplo aconteceu na Austrália, onde não havia lebres até meados do século dezenove. Nessa época, colonizadores ingleses resolveram levar para lá alguns poucos casais de uma espécie conhecida como lebre europeia. Há quem diga que a intenção era ter um animal ágil e rápido que pudesse ser usado nas caçadas esportivas em lugar da raposa, que não existia naquele país.
Na Austrália, não havia carnívoros suficientemente ágeis e rápidos para caçar essas lebres. Por isso, em pouco tempo a população dêsses animais aumentou assustadoramente e eles passaram a devorar a vegetação nativa e a invadir as plantações, devastando-as. Mesmo após várias tentativas para eliminar as lebres da Austrália, ainda hoje elas representam um problema ambiental naquele país.
As espécies introduzidas em um ecossistema de fórma intencional ou acidental são chamadas espécies invasoras ou espécies exóticas e oferecem riscos a esse ecossistema.
![Fotografia. Javali com pelo marrom correndo em uma área de vegetação baixa.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182001.png)
Substituição da vegetação nativa
Outro exemplo de intervenção humana no ambiente é observado em locais do Brasil onde a vegetação do Cerrado foi substituída por plantações de eucalipto destinadas à produção de madeira e de papel. Nessas novas florestas — que, de fato, são apenas plantações cultivadas pelo ser humano —, as formigas saúvas continuam encontrando condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Porém, alguns de seus predadores naturais, como tamanduás e algumas espécies de aves, não conseguem sobreviver nos eucaliptais e acabam morrendo ou fugindo para outras regiões onde há vegetação de Cerrado. Sem predadores, o resultado é a multiplicação descontrolada de saúvas, que se transformam em praga.
Outros exemplos
Ainda no Brasil, podemos citar vários outros casos de intervenções humanas no ambiente que se mostraram desastrosas. A destruição dos manguezais em vários pontos do litoral vem interferindo na procriação de muitas espécies marinhas. A derrubada da Mata Atlântica, reduzida a menos de 10% do que existia em 1500, vem alterando o regime de chuvas em vários pontos do litoral, o que já provocou a extinção de inúmeras espécies. O despejo de esgotos e de resíduos industriais em rios vez ou outra provoca a mortalidade de grandes quantidades de peixes, como você provavelmente já pôde acompanhar nos noticiários.
A ação agressiva do ser humano pode causar sérios problemas ambientais, a ponto de os ecossistemas não mais recuperarem o equilíbrio.
![Fotografia. Resíduos sólidos acumulados no leito de um rio.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182000.png)
Respostas e comentários
tê cê tê Meio Ambiente
O tê cê tê Educação Ambiental (da macroárea Meio Ambiente) está novamente presente neste capítulo, agora no desenvolvimento dos itens 2 a 4.
De ôlho na Bê êne cê cê!
• ê éfe zero nove cê ih um três
“Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.”
O Trabalho em equipe do item 1 possibilita a mobilização de competências adquiridas ao longo do curso de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental, a fim de analisar desafios ao desenvolvimento sustentável e propor soluções, conforme já comentado.
A proposta dessa mesma atividade favorece o amadurecimento da competência geral 4, no que se refere a utilizar diferentes linguagens, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Os itens 2 e 3 dêste capítulo favorecem o desenvolvimento da competência específica 4, pois incentivam os estudantes a avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
Atividades
Ao final do item 2, proponha aos estudantes as atividades 1 e 2 do Explore diferentes linguagens.
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182010.png)
3. A importância das unidades de conservação
A ocupação desordenada do espaço nacional pelo ser humano traz consequências por vezes desastrosas, como a degradação do ambiente e a extinção de espécies. Muitas já foram extintas sem sequer terem sido estudadas pelos cientistas.
A fim de diminuir esses problemas, foram elaboradas leis ambientais que regem a ocupação do espaço, visando permitir a ocupação e a exploração do ambiente sem sua destruição. Por meio delas foram criadas as unidades de conservação ambiental, que têm por meta a conservação de áreas com grande valor ecológico.
A legislação prevê vários tipos diferentes dessas unidades. Algumas são mantidas pelo govêrno federal, outras pelos governos estaduais e outras, ainda, por entidades particulares. São estações ecológicas, reservas biológicas, parques nacionais, refúgios da vida silvestre etcétera Cada um dêsses tipos está sujeito a leis específicas que permitem, ou não, certas atividades na sua área.
A mais antiga dessas unidades é o Parque Estadual de Cataguases, em Minas Gerais, que foi criado em 1932. O mais antigo dos parques mantidos pelo govêrno federal é o Parque Nacional de Itatiaia, criado em 1937, que abrange áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Longe de serem obstáculos ao progresso, as unidades de conservação ambiental tornam possíveis a conservação da biodiversidade e as pesquisas científicas, além de gerar recursos decorrentes do turismo.
Parques Nacionais Federais
![Mapa. Parques nacionais federais. RS: dois parques. SC: dois parques. PR: quatro parques. SP: Um parque. RJ: Três parques. ES: um parque. MG: seis parques. MS: um parque. GO: dois parques. DF: um parque. BA: cinco parques. PE: dois parques, sendo um deles em Fernando de Noronha. CE: dois parques. PI: quatro parques. MA: um parque. TO: um parque. MT: dois quartes. PA: um parque. AM: dois parques. RO: dois parques. AC: um parque. RR: três parques. Não há parques nos estados: SE; AL; PB; RN. No canto inferior esquerda há uma rosa dos ventos indicando norte, sul, leste e oeste. Abaixo, escala de 400 km.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182002.png)
Fonte do mapa: Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 108.
![Ícone. Grupo com três pessoas.](../resources/images/im_vinheta_atividade_trabalho_equipe_digital-5.png)
ATIVIDADE
Trabalho em equipe
De acôrdo com a legislação, as unidades de conservação dividem-se em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
Pesquisem qual é o principal objetivo de cada uma dessas unidades, em que categorias se subdividem e quais atividades são permitidas nessas diferentes categorias.
Também como parte desta atividade, elaborem um texto justificando a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades, as populações humanas e atividades a eles relacionadas.
Respostas e comentários
De ôlho na Bê êne cê cê!
• ê éfe zero nove cê ih um dois
“Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.”
Na atividade do boxe Trabalho em equipe do item 3, os estudantes tomarão contato, mediante pesquisa, com os tipos de Unidades de Conservação e perceberão que eles variam quanto aos objetivos e às fórmas permitidas de uso (isto é, atividades que são autorizadas em sua área).
No texto da seção Aprofundamento ao professor indicado mais à frente, neste Manual do professor, há informações ao docente sôbre a classificação das Unidades de Conservação, os objetivos de cada uma e as atividades nelas permitidas.
Essas informações podem ser encontradas mediante busca na internet. Espera-se que, por meio da atividade, eles consigam perceber a relevância de tais unidades para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e que expressem essa importância nos textos produzidos.
Também é parte da expectativa dessa atividade que os estudantes percebam que algumas das unidades permitem a prática do extrativismo às populações locais, o que é relevante para a cultura e a sobrevivência dessas comunidades.
Informe às equipes que sua produção será postada no blog de Ciências, no encerramento desta unidade, e solicite que a elaboração já leve em consideração esse formato de apresentação.
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182011.png)
4. Recursos renováveis e recursos não renováveis
Recurso natural é tudo aquilo que existe na natureza e que pode ser utilizado pelo ser humano para suprir suas necessidades. A madeira das florestas, a água doce, a luz solar, as quedas-d’água, os minerais, os combustíveis fósseis e os peixes de lagos, rios e oceanos são exemplos de recursos naturais.
![Fluxograma. Recursos naturais, dividem-se em renováveis e não renováveis. Renováveis, exemplos: luz solar; marés; solo fértil; vento; ar não poluído; seres vivos; quedas-d’água; água não poluída. Não renováveis, exemplos: combustíveis fósseis; minerais.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182018.png)
Alguns dêsses recursos são renováveis, isto é, são produzidos por mecanismos naturais e, portanto, repostos naturalmente. Exemplos de recursos naturais renováveis são a luz solar, o vento, as quedas-d’água, entre outros.
Muitos dos recursos naturais renováveis só podem ser adequadamente renovados se forem explorados pela humanidade em uma velocidade suficientemente baixa para que permita a reposição natural. Esse é o caso do solo fértil, das reservas de água potável, do ar isento de poluição, da madeira e dos peixes.
Já os recursos naturais não renováveis, ou esgotáveis, são aqueles que existem na natureza em quantidade finita e que a natureza demora muitos milhões de anos para produzir. É o caso do petróleo, do carvão mineral e dos minérios. Se o ser humano explorar a jazida de um dêsses recursos até a exaustão, ela não será renovada pela natureza para nosso uso.
![Fotografia. Uma escavadeira em uma grande área com fragmentos de rochas.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182023.png)
![Fotografia. Pilha de toras.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182022.png)
Respostas e comentários
Aprofundamento ao professor
Veja, na parte inicial dêste Manual do professor, na seção Aprofundamento ao professor, o texto “O que são as unidades de conservação?”.
Item 4
No 7º e no 8º anos, já foram tratados assuntos relativos à possibilidade de renovação ou não dos recursos naturais, como parte das habilidades ê éfe zero sete cê ih zero cinco (“Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso dêsses materiais e máquinas.”) e ê éfe zero oito cê ih zero um (“Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.”).
A partir dêste item 4 do capítulo, amplia-se a discussão sôbre a relevância dos recursos naturais e a necessidade do adequado planejamento para sua utilização.
Portanto, espera-se que, ao trabalhar o restante dêste capítulo, os estudantes ampliem sua visão sôbre a importância da utilização racional dos materiais e da energia, bem como sôbre a correta destinação de itens recicláveis.
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182024.png)
EM DESTAQUE
Reduzir, reutilizar, reciclar
Ao usar recursos naturais como matéria-prima, o sistema produtivo industrial está explorando o ambiente.
Alguns dos recursos usados, como o ar, os seres vivos, a água e o solo, são renováveis, desde que explorados corretamente e de modo sustentável. Outras dessas fontes, entretanto, não são renováveis, como os minerais, o petróleo e o carvão mineral.
A necessidade que a sociedade tem (que nós temos) de usar recursos materiais propõe um grande desafio para o futuro. Os recursos não renováveis podem se esgotar e os recursos renováveis têm sido explorados, em geral, acima da capacidade que a natureza tem para renová-los.
Buscar alternativas para acabar com a exploração descontrolada de matérias-primas é um desafio urgente para a sociedade e todo cidadão pode contribuir para isso com simples mudanças em suas atitudes:
- Refletindo sôbre a real necessidade de consumo;
- Recusando comprar coisas desnecessárias ou cuja produção e uso agridam o ambiente;
- Reduzindo o uso de recursos (especialmente os não renováveis) e, quando for realmente necessário consumi-los, priorizar o uso de recursos renováveis;
- Reutilizando objetos ao máximo;
- Reciclando materiais, como plástico, metal, papel e vidro.
![Fotografia. Uma loja com uma multidão de pessoas dentro. Algumas delas estão com as mãos erguidas segurando caixas sobre as cabeças.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182032.png)
Elaborado com dados obtidos de: , B. D. e outros Chemistry in context: applying Chemistry to society. nona edição Nova iórque: McGraw-HillAmerican Chemical Society, 2018.
![Ícone. Letras A e Z.](../resources/images/im_vinheta_atividade_amplie_vocab_digital-5.png)
ATIVIDADE
Amplie o vocabulário!
Hora de debater o significado de cada conceito, redigi-lo com nossas palavras e incluí-lo no nosso blog.
• recurso natural renovável
• recurso natural não renovável
• desenvolvimento sustentável
Respostas e comentários
Interdisciplinaridade
A Geografia também aborda os conceitos de recursos naturais renováveis e não renováveis. Verifique com o professor dêsse componente como foi a abordagem, pois isso favorecerá seu planejamento pedagógico para este capítulo. Além disso, caso seja oportuno, o colega de Geografia pode atuar em conjunto, retomando conhecimentos já construídos pelos estudantes.
Atividades
Após os dois textos Em destaque do item 4, podem ser propostas aos estudantes as questões 1 a 3 do Use o que aprendeu.
Amplie o vocabulário!
Redações possíveis, considerando o nível de compreensão atual dos estudantes:
- recurso natural renovável Fonte natural de material ou de energia (recurso natural) que é reabastecida continuamente por processos naturais. A conservação de tais recursos envolve um compromisso entre a velocidade de sua exploração pela humanidade e a velocidade com que são renovados pela natureza. Exemplos: luz solar, ventos, marés, solo fértil, água não poluída e seres vivos.
- recurso natural não renovável Fonte natural de material ou de energia que contém uma quantidade finita daquilo que se deseja explorar e pode, consequentemente, acabar. Exemplos: minerais, petróleo e carvão mineral.
- desenvolvimento sustentável Desenvolvimento que tem por meta oferecer melhores condições de vida à população, mas realizado de modo que não comprometa a qualidade de vida das futuras gerações. Inclui a conservação dos ambientes naturais, a exploração sensata dos recursos naturais e a minimização da poluição.
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182033.png)
EM DESTAQUE
Conheça os 12 princípios do consumo consciente
“Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo.
1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
3. Consuma apenas o necessário
Reflita sôbre suas reais necessidades e procure viver com menos.
4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
5. Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
6. Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa , contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência. fórma
9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sôbre seus produtos e serviços.
10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
11. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
12. Reflita sôbre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.”
![Fotografia. Uma sacola verde com verduras, legumes e frutas.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182042.png)
Fonte: CONHEÇA os 12 princípios do consumo consciente. Akatu, 18 março 2011. Disponível em: https://oeds.link/gryO5c. Acesso em: 22 abril 2022.
![Ícone. Balão de pensamento.](../resources/images/im_vinheta_atividade_reflita_atitudes_digital-5.png)
ATIVIDADE
Reflita sôbre suas atitudes
Além dessas, que outras atitudes você pode ter para que a sociedade agrida menos o ambiente?
Respostas e comentários
tê cê tê Meio Ambiente
Os dois textos Em destaque do item 4 oferecem mais uma oportunidade de trabalho com a macroárea Meio Ambiente neste capítulo, desta vez abordando o tê cê tê Educação para o Consumo.
Conteúdos procedimentais sugeridos
- Ler e interpretar a lista de objetivos de desenvolvimento sustentável proposta na Agenda 2030 da ônu.
- Divulgar esses objetivos à comunidade e explicar sua relevância.
- Redigir um artigo de jornal que aborde a poluição do ar, da água e do solo, analise suas principais consequências e apresente soluções ao alcance da sociedade.
O primeiro dêsses conteúdos começou a ser trabalhado na seção Motivação da abertura dêste capítulo. Seu desenvolvimento prossegue com o estudo dêste capítulo e, na atividade de encerramento desta unidade, com a elaboração de um vídeo que divulgue à comunidade o que é a Agenda 2030 da ônu e qual sua importância para a humanidade. Este é o segundo dos conteúdos listados.
Neste último capítulo da obra, enfatize aos estudantes, mais uma vez, a importância da capacidade de ler e interpretar textos, fundamental a todo cidadão. Proponha aos estudantes ler e interpretar novamente os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para que, desde já, comecem a desenvolver a roteirização para elaborar o vídeo. (Ao docente, pode ser útil o conjunto de informações apresentadas no infográfico “Produzindo mídias digitais”, no item sôbre Tê dê i cês na parte inicial dêste Manual do professor.)
A redação de artigo para jornal, o terceiro conteúdo procedimental sugerido, consta da Sugestão de atividade apresentada mais à frente.
5. Ameaça aos recursos renováveis
O ser humano não é mais importante que os outros seres vivos. Nós dependemos dos recursos do planeta para sobreviver. A Terra, no entanto, não precisa de nós. Se a espécie humana for extinta como consequência de nossa própria incapacidade de controlar a exploração do ambiente, o planeta continuará existindo, e muitos outros seres vivos também.
Os recursos naturais são limitados e também não é inesgotável a capacidade que o planeta Terra tem de receber resíduos.
Algumas intervenções humanas que comprometem recursos renováveis
![Esquema. Representação de parte de um município. Região com muitos prédios, casas e indústrias. Algumas chaminés lançam fumaça para o ar. Texto: Poluição do ar. Habitações construídas na encosta de um morro. Textos: Diminuição de áreas florestais. Redução de habitats para a vida selvagem. Extinção de espécies. Área com solo exposto, sem vegetação. Texto: Erosão do solo. Tubulação que chega até os lenções subterrâneos. Texto: Exploração da água subterrânea além do que é reposta pela chuva. Diversos barcos pesqueiros no mar. Texto: Superexploração da pesca. Tubulação lançando esgoto no mar. Texto: Poluição da água.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182045.png)
Fonte: Miler JR., G. T.; Ispúlmãn, S. E. Living in the environment. décima nona edição Boston: Cengage, 2018. página 11.
![Ícone. Balão de pensamento.](../resources/images/im_vinheta_atividade_reflita_atitudes_digital-5.png)
ATIVIDADE
Reflita sôbre suas atitudes
Quais de seus hábitos e atitudes contribuem para o desenvolvimento não sustentável da humanidade? É possível alterar esses hábitos e atitudes?
6. O crescimento da população humana
No início da era cristã a população mundial contava com cêrca de 200 milhões de pessoas e cresceu gradualmente até cêrca de 1 bilhão por volta de 1800. Daí saltou para 2 bilhões nas primeiras décadas do século vinte e disparou para 7 bilhões de pessoas em 2011.
Algumas razões do crescimento populacional
O considerável aumento da população mundial nas últimas décadas deve-se, principalmente, à diminuição da mortalidade resultante dos progressos da Ciência e da Tecnologia. Medicamentos mais avançados, procedimentos médicos mais eficazes, técnicas de assistência às gestantes, melhores condições para o tratamento da água e para o saneamento básico são algumas das razões que, em muitas partes do mundo, reduziram a mortalidade infantil e aumentaram a expectativa de vida da população.
Respostas e comentários
Conteúdos atitudinais sugeridos
- Repudiar o desperdício de recursos; perceber e criticar as diferentes fórmas de desperdício.
- Ser consciente de que recursos provenientes da natureza podem se esgotar.
- Adotar hábitos de consumo consciente, não comprando por impulso, avaliando a real necessidade de cada compra e os impactos do consumo sôbre o ambiente.
- Reutilizar itens de consumo sempre que possível.
- Enviar para reciclagem todos os materiais que não for reaproveitar.
- Ser propagador das ideias de consumo consciente.
- Ter postura crítica quanto à atuação das lideranças governamentais, políticas e empresariais em relação ao meio ambiente.
Aproveite os textos Em destaque do item 4 e o item 5 para trabalhar a conscientização dos estudantes e a relevância de incorporar essas atitudes.
Sugestão de atividade
Redigir um artigo de jornal que fale sôbre o que é consumo consciente e que incentive a população a praticá-lo. O artigo deve apresentar, em linguagem adequada ao tipo de texto em questão, os motivos pelos quais determinados hábitos de consumo podem ser ameaças ao meio ambiente e que atitudes conscientes as pessoas devem ter ao realizar suas compras.
A seu critério, as produções realizadas podem ser incluídas nas postagens no blog a serem realizadas na atividade de encerramento desta unidade.
Reflita sôbre suas atitudes
Se possível, reserve um tempo da aula para que os estudantes compartilhem, em uma roda de conversa, as respostas sôbre os questionamentos feitos acerca de hábitos e atitudes relacionados à sustentabilidade.
É importante levá-los a compreender que, ainda que a contribuição individual possa parecer inexpressiva, todas as atitudes que promovam a sustentabilidade são fundamentais. Cada cidadão é responsável por fazer a sua parte, e, além disso, o conjunto das contribuições individuais tornam o resultado coletivo extremamente relevante.
As atitudes individuais que favorecem a sustentabilidade não devem jamais ser esquecidas e sua prática deve estar incorporada ao dia a dia, como um dos aspectos do exercício da cidadania.
Atividades
Após o item 5, os estudantes podem trabalhar a questão 4 do Use o que aprendeu e a atividade 3 do Explore diferentes linguagens.
Paralelamente, avanços da tecnologia agrícola, com destaque para os métodos de contrôle de pragas e as técnicas para melhorar a fertilidade do solo com o uso de fertilizantes inorgânicos, possibilitaram grande aumento da produtividade agrícola no transcorrer do século vinte, permitindo alimentar a crescente população. Hoje, mais de 90% do alimento da população mundial provém da agricultura.
Todos esses progressos que ajudaram a abrigar mais pessoas no planeta mostram que a espécie humana teve um sucesso adaptativo fabuloso. Contudo, esse sucesso tem um outro lado. Neste capítulo, vimos que o planeta Terra dispõe de uma quantidade finita de recursos não renováveis e apresenta uma capacidade limitada para repor os recursos renováveis e para absorver e reciclar os resíduos produzidos por esses bilhões de pessoas.
Mais pessoas, mais problemas
Até 2050, a expectativa é de que a população mundial seja de quase 10 bilhões de pessoas.
Gráfico da população mundial em meados de 2020 e estimativas para 2035 e 2050
![Gráfico. Gráfico da população mundial em meados de 2020 e estimativas para 2035 e 2050. População (em milhões de pessoas). Oceania. 2020: 43. 2035: 53. 2050: 63. Europa. 2020: 747. 2035: 744. 2050: 729. América. 2020: 1.019. 2035: 1.130. 2050: 1.193. África. 2020: 1.338. 2035: 1.897. 2050: 2.560. Ásia. 2020: 4.626. 2035: 5.112. 2050: 5.331. Total. 2020: 7.773. 2035: 8.937. 2050: 9.876.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182047.png)
Fonte: Gráfico elaborado a partir de dados de POPULATION REFERENCE BUREAU. 2020 World Population Data Sheet. Washington: , 2020. Disponível em: https://oeds.link/yk3nax. Acesso em: 22 abril 2022.
Respostas e comentários
Item 6
Ao trabalhar esse item, enfatize as dificuldades ao desenvolvimento provocadas pelo crescimento populacional. Na ocasião em que este livro foi finalizado, a população mundial estava na iminência de atingir 8 bilhões de pessoas, fato previsto para novembro de 2022, segundo o relatório World Population Prospects 2022, da ônu. Disponível em: https://oeds.link/APJrfC. Acesso em: 5 agosto 2022.
Ajude os estudantes a interpretar os dados do gráfico de barras horizontais apresentado. Na parte inferior do gráfico, os dados populacionais estão expressos em milhões de pessoas. Assim, por exemplo, .9876 milhões de pessoas (estimativa que aparece no gráfico para a população mundial no ano de 2050) equivalem a 9 bilhões e oitocentas e setenta e seis milhões de pessoas.
Note que a estimativa para a Europa é a de que ocorra decréscimo populacional de 2020 (747 milhões) para 2050 (729 milhões).
Interdisciplinaridade
O aumento da população mundial e suas consequências são também de grande importância para o componente Geografia. Assim, o item 6 pode ser trabalhado por ambos os professores, dada essa sobreposição de conteúdos conceituais dos dois componentes.
Quanto à interdisciplinaridade com Matemática, o gráfico do item 6 permite a abordagem de porcentagem. Trata-se do cálculo das taxas porcentuais de crescimento esperadas para os continentes. Isso é proposto na atividade 4 do Explore diferentes linguagens. Na resposta dessa atividade 4, neste Manual do professor, há o detalhamento dos cálculos de porcentagem solicitados.
Com o crescimento populacional, ocorre o aumento da exploração de recursos naturais e da produção de resíduos que poluem o ar, a água e o solo. Além disso, a área coberta por florestas é ocupada por cidades, o que reduz a biodiversidade e o espaço destinado à agricultura. Se, ainda, não houver manêjo correto da terra, esta se torna improdutiva.
A disputa de recursos é motivo de desentendimentos em várias partes do mundo. Vez ou outra os noticiários mostram conflitos provocados pela posse de terra fértil ou pela disputa de reservas de água doce. Com o aumento da população, tais conflitos tendem a se agravar, principalmente nas regiões pobres do planeta, onde a distribuição desigual de renda já oferece enormes dificuldades para o acesso à água, à terra fértil, ao alimento, à moradia e ao saneamento básico.
A visão de que a humanidade caminha para uma tragédia tem sido defendida por alguns cientistas já há algumas décadas, mas a desinformação e os interesses políticos, sociais e econômicos de pessoas ou de grupos de pessoas têm dificultado bastante a mudança de rumos.
Por tudo isso, é fundamental que cada indivíduo tenha consciência de suas responsabilidades (o que se pode verificar nas atitudes individuais e nas coletivas), pois somente assim as futuras gerações não sofrerão as consequências da exaustão ou do comprometimento de recursos naturais.
As soluções começam conosco
O que podemos fazer para tornar menos sombrio o futuro de nossa espécie? Providências devem ser tomadas logo, e elas começam com nossas atitudes individuais na vida cotidiana.
Há pessoas que têm pensamentos do tipo: “não há problema em descartar meu lixo de modo incorreto”, “não é o meu lixo que vai agravar o problema ambiental” ou “tudo bem eu desperdiçar recursos, pois o que eu gasto é muito pouco”. Esse tipo de raciocínio poderia até funcionar se existissem pouquíssimos seres humanos no planeta. Mas, com bilhões de pessoas e com o aumento desenfreado da população mundial, tal raciocínio é incorreto.
sôbre aquilo que cada um de nós deve fazer, vale uma ideia muito simples e importante: devemos pensar globalmente e agir localmente. Pensar globalmente é refletir sôbre como nossas atitudes interferem no ambiente e no planeta. Agir localmente começa com a nossa própria rotina de vida, em nossa casa, nossa escola e nossa comunidade. Precisamos consumir tanto e desperdiçar tantos recursos e tanta energia? Precisamos usar tantos produtos descartáveis? Que fazemos para contribuir para a reciclagem do lixo? Passamos informações a outras pessoas sôbre os problemas ambientais que algumas de nossas atitudes diárias provocam?
![Ícone. Dois balões de fala.](../resources/images/im_vinheta_atividade_discussao_grupo_digital-5.png)
ATIVIDADE
Para discussão em grupo
Uma pessoa diz que se preocupar com o ambiente é bobagem, porque significa voltar a padrões primitivos de vida, deixando de lado os benefícios trazidos pelo progresso.
Que argumentos convincentes podemos apresentar a essa pessoa em favor da defesa ambiental?
![Ícone. Símbolo de internet.](../resources/images/im_icone_internet_digital-5.png)
Use a internet
Conheça mais sôbre atitudes responsáveis no uso de energia elétrica e no consumo de bens. Visite a página do Programa Nacional de Energia () e do Instituto Akatu Por um Consumo Consciente: Procel
https://oeds.link/LBRBdj;
https://oeds.link/yRdbIc.
Acesso em: 3 maio 2022.
Caso esses endereços tenham mudado, busque por Procel dicas de economia de energia e por Instituto Akatu.
Respostas e comentários
Para discussão em grupo
Embora nem sempre verbalizem, há pessoas que compartilham do pensamento expresso no primeiro parágrafo do primeiro boxe Para discussão em grupo do item 6.
Além disso, durante o debate, você possivelmente perceberá que o argumento de alguns estudantes poderá girar em tôrno da ideia de que “é muito importante preservar a natureza, mas essa iniciativa deve partir do govêrno e das grandes indústrias, já que a quantidade de poluição que eu produzo é muito pequena”.
Mais uma vez, destaque que a atitude individual tem grande relevância. Cada um é responsável por fazer a sua parcela que, no cômputo geral, torna o resultado coletivo relevante.
Nesse contexto, o trabalho com os conteúdos atitudinais propostos para este capítulo merece especial atenção.
Interdisciplinaridade
Pode ser oportuno o tratamento da atividade anteriormente comentada de modo interdisciplinar com Língua Portuguesa, visando à produção de textos escritos e com a publicação do material produzido nos blogs de Ciências das equipes, incorporando-se à atividade de encerramento desta unidade D.
Visão crítica sôbre fake news
O tema proposto no primeiro Para discussão em grupo do item 6 oferece outra oportunidade para discutir com os estudantes o surgimento de fake news, já que diversas justificativas falaciosas que favorecem a destruição do meio ambiente são criadas e compartilhadas com frequência. (A respeito da validade ou da fragilidade de argumentações, veja o item Algumas considerações sôbre inferir, propor e argumentar, na parte inicial dêste Manual do professor.)
![Fotografia A. Latas de lixo na frente de uma parede de pedras. As latas são das cores: vermelha, amarela, azul, verde e marrom. Fotografia B. Grande lixeira verde com uma placa escrito: “coleta seletiva” na calçada, perto do cruzamento de duas ruas.](../resources/images/im_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_183264.png)
![Ícone. Grupo com três pessoas.](../resources/images/im_vinheta_atividade_trabalho_equipe_digital-5.png)
ATIVIDADE
Trabalho em equipe
A critério do professor, pode-se fazer uma visita guiada a uma cooperativa ou indústria que faça reciclagem.
O professor orientará previamente as equipes sôbre como proceder (antes, durante e depois).
Para uma atividade segura e proveitosa, siga as recomendações!
As soluções envolvem a coletividade
Além das providências individuais, é necessário que governantes, empresas e órgãos sejam pressionados pela sociedade a agir rápida e concretamente a favor da sustentabilidade.
Nesse processo, é importante destacar o trabalho, em todo o mundo, de organizações não governamentais ( ônguis) comprometidas com questões ambientais. Mas as conquistas ainda são pequenas quando comparadas à dimensão dos problemas e da população do planeta.
Controlar o crescimento da população mundial é outro fator que deve ser tratado com máxima urgência, para que a humanidade tenha tempo de resolver seus enormes problemas sociais, para reduzir a necessidade de recursos naturais e para administrar a exploração dêsses recursos de modo que assegure o desenvolvimento sustentável.
Apesar das muitas controvérsias sôbre esse ou aquele ponto, quando refletimos sôbre a situação atual e o futuro da humanidade, não há como escapar da ideia de que o desenvolvimento do planeta deve se tornar sustentável, e rápido, ou o destino da humanidade estará ameaçado por explorarmos o planeta além das possibilidades naturais de recuperação.
![Ícone. Dois balões de fala.](../resources/images/im_vinheta_atividade_discussao_grupo_digital-5.png)
ATIVIDADE
Para discussão em grupo
Que meios éticos poderiam ser usados para controlar o aumento da população humana?
Respostas e comentários
Visita guiada
Pesquise quais cooperativas e indústrias de reciclagem existem na sua região e se recebem grupos para visitas. Estruture a atividade proposta no boxe Trabalho em equipe do item 6 conforme recomendado no item Visitas guiadas, da parte inicial dêste Manual do professor. Se possível, compareça previamente para conferir as condições de segurança do local e para registrar em fotos e vídeos aquilo que poderá ser visto pelos estudantes, a fim de utilizar esse material na roteirização da atividade.
Elabore perguntas pertinentes e condizentes com o que será observado na visita guiada, apresente-as previamente em sala de aula e explique o que deverá ser feito pelas equipes durante e após a visita.
Seja enfático quanto aos aspectos referentes à segurança durante a visita. Explique que os materiais descartados oferecem possibilidades de ferimentos e de contaminação, razões pelas quais os estudantes não devem ter contato direto com eles.
Durante a visita, os estudantes devem estar identificados, e você e os demais agentes educacionais devem supervisionar a turma o tempo todo, a fim de evitar quaisquer situações de risco.
Combine antecipadamente como as equipes deverão entregar os resultados. Estabeleça uma data e explique a fórma de apresentação. Explique com clareza que aspectos são esperados, como os estudantes serão avaliados e esclareça todas as dúvidas.
Para discussão em grupo
O tema sugerido no segundo boxe Para discussão em grupo do item 6 propicia abordar pontos como a liberdade individual de escolha dentro de uma sociedade plural e democrática e o direito de todos os cidadãos terem acesso a métodos de planejamento familiar.
Essa discussão está alinhada à temática do boxe Trabalho em equipe do item 1 dêste capítulo e da atividade de encerramento da unidade.
De ôlho na Bê êne cê cê!
A proposta de visita guiada do boxe Trabalho em equipe e os dois temas sugeridos nos boxes Para discussão em grupo do item 6 favorecem o desenvolvimento da competência geral 9, pois estimulam os estudantes a exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Atividades
Ao final do item 6, proponha aos estudantes as atividades 4 e 5 do Explore diferentes linguagens.
Organização de ideias
MAPA CONCEITUAL
![Fluxograma. Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que visa também à qualidade de vida das futuras gerações; conservação do ambiente; conservação dos recursos naturais. Desenvolvimento sustentável envolve desafios relacionados a qualidade do ar, qualidade da água, obtenção de alimento, seres vivos e biodiversidade, produção de bens e geração de energia, interesses sociais, econômicos e políticos. Desenvolvimento sustentável envolve o controle da produção de resíduos. Desenvolvimento sustentável dificultado pelo aumento da população mundial, que aumenta a produção de resíduos. Desenvolvimento sustentável dificultado pelo aumento da população mundial que aumenta a necessidade de recursos naturais. Desenvolvimento sustentável envolve a exploração adequada de recursos naturais, que podem ser divididos em não renováveis e renováveis.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182051.png)
![Ícone lâmpada.](../resources/images/im_vinheta_atividade_use_aprendeu-15.png)
Atividades
Use o que aprendeu
- O ser humano faz parte da natureza? Justifique sua resposta.
- A espécie humana pode viver de modo totalmente independente dos recursos naturais? Explique.
- Que relação há entre a resposta às duas perguntas anteriores?
- Neste capítulo, afirmou-se que uma das maneiras de conservar os recursos não renováveis é substituindo-os por recursos que possam ser renovados. Faça uma lista com pelo menos cinco exemplos de substituições dêsse tipo que podem ser feitas pela sociedade.
![Ícone. Lupa.](../resources/images/im_vinheta_atividade_explore_linguagens_3-23.png)
Atividades
Explore diferentes linguagens
A critério do professor, estas atividades poderão ser feitas em grupos.
TEXTO
1. Redija um texto de dez a quinze linhas fazendo comparações entre o conceito tradicional de desenvolvimento e o conceito de desenvolvimento sustentável.
Respostas e comentários
Respostas do Use o que aprendeu
1. Sim. Somos animais e, portanto, estamos sujeitos, em linhas gerais, tanto quanto os outros animais, às mesmas leis da natureza.
2. Não. Todas as substâncias, todos os materiais e toda a energia utilizada pela humanidade provêm, direta ou indiretamente, de recursos naturais.
3. Espera-se que os estudantes percebam que, por sermos parte da natureza, é impossível vivermos independentemente dela ou tentar controlá-la visando exclusivamente aos nossos interêssis.
4. Entre os muitos exemplos que podem ser citados estão: substituir gasolina por etanol, embalagens de plástico por embalagens de papel, embalagens de alumínio por embalagens de papel, roupas de tecidos provenientes do petróleo por roupas de algodão, carvão mineral por lenha e gás natural por biogás.
Respostas do Explore diferentes linguagens
1. Resposta pessoal. Espera-se que o texto contraponha a ideia de crescimento econômico sem considerar os danos ao ambiente (conceito tradicional de desenvolvimento) à ideia de crescimento econômico condicionado pelo impacto que causa no ambiente (desenvolvimento sustentável).
FÁBULA
2. Você conhece a fábula A galinha dos ovos de ouro? Se não a conhece, informe-se a respeito dela. Em seguida, responda no caderno: quais características do planeta Terra podem ser comparadas à “galinha dos ovos de ouro”?
OPINIÃO INDIVIDUAL
3. Uma pessoa viu um cartaz que incentivava a população a não jogar lixo nas ruas e disse:
“Eu vou continuar jogando lixo na rua porque todo mundo faz isso. Não é o meu lixo que vai piorar os problemas da cidade. Além disso, existem funcionários da prefeitura que são pagos para varrer as ruas”.
Comente a opinião dessa pessoa e diga se você concorda, discorda ou concorda parcialmente com ela.
GRÁFICO
- No item 6 dêste capítulo há um gráfico sôbre o crescimento da população mundial. Consulte-o para responder às perguntas.
- Em qual dos continentes se espera redução da população de 2020 para 2050?
- Com auxílio do seu professor, se necessário, calcule o aumento porcentual esperado para a população do planeta entre 2020 e 2050.
- Faça o mesmo tipo de cálculo pedido no item anterior para cada um dos continentes.
- Compare as respostas anteriores e responda: em quais continentes se espera que a população cresça, entre 2020 e 2050, proporcionalmente mais do que crescerá a população do planeta nesse mesmo período?
ENCENAÇÃO
5. O professor dividirá a classe em grupos. Cada um deles deve preparar uma encenação que envolva diálogos entre duas pessoas com ideias opostas relativas ao ambiente. Por exemplo, um dono de madeireira dialogando com alguém que deseja evitar o desflorestamento, um dono de indústria poluidora do ar argumentando com uma autoridade responsável pelo contrôle da qualidade do ar etcétera Ambos os lados devem apresentar argumentos para defender seu ponto de vista.
![Ilustração. Quatro pessoas reunidas. Ao fundo, prédios de um lado e árvores do outro. Homem de cabelo curto castanho, vestindo terno e gravata vermelha. Ele segura uma maquete de uma indústria na mão. Homem de cabelo curto grisalho, vestindo casaco verde. Mulher de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta laranja, segurando uma bandeira com ilustração de um planeta. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul e máscara de proteção verde cobrindo todo o rosto.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182053.png)
Seu aprendizado não termina aqui
Os meios de comunicação noticiam todos os anos a realização de reuniões com representantes dos países mais ricos. É frequente, nessas reuniões, a discussão das questões ambientais. Acompanhe essas notícias e conheça a posição dos diferentes países, o que eles têm feito sôbre as questões ambientais, a interferência dos problemas econômicos nessas discussões e as demais dificuldades que a humanidade enfrenta para atingir o desenvolvimento sustentável.
Respostas e comentários
2. Na fábula, a galinha que bota ovos de ouro é fonte de riqueza para seu dono. Ele, por ganância, decide matá-la para obter, de uma só vez, todo o ouro que deve haver dentro dela. O dono descobre, espantado, que não há ouro algum. A lição é que a pressa para obter o máximo de vantagens da galinha fez com que seu dono perdesse a fonte de riqueza que era lenta, porém contínua.
O planeta Terra é fonte de recursos para a sobrevivência da humanidade. A exploração muito rápida dêsses recursos, acima da capacidade natural de recomposição, pode devastar o ambiente e, então, não haverá mais a possibilidade de obter os recursos necessários. É importante que o professor também destaque uma importante diferença entre a Terra e a galinha dos ovos de ouro: o ser humano não é dono da Terra e, em termos biológicos, não há motivo algum para que nossa espécie se considere mais importante do que qualquer outra que habita este planeta.
3. Espera-se que os estudantes não concordem com a ideia da pessoa e percebam que a soma das atitudes individuais é que traz resultados (bons ou ruins) para a coletividade. Além disso, a varrição das ruas é necessária mesmo que as pessoas não joguem lixo nelas, pois existem as folhas que caem das árvores, a terra e a areia espalhadas pelo vento etcétera E mesmo com um bom sistema de varrição de rua, este não é suficiente para recolher a enorme quantidade de lixo jogada todos os dias nas ruas das cidades pela população.
4. a) Na Europa.
b) Vamos usar valores em milhões de pessoas.
Em 2020: .7773
Em 2050: .9876
.9876 – .7773 = .2103c
![Equação. 7.773 está para 100 por cento 2.103 está para x.](../resources/images/im_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_183615.png)
![X igual 2.103 sobre 7.773 vezes 100 porcento](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182055.png)
Crescimento (x ): 27,1%
c) Por cálculos similares a esse, chegamos a:
Ásia
Em 2020: .4626
Em 2050: .5331
.5331 – .4626 = 705
![Equação. 4.626 está para 100%. 705 está para y.](../resources/images/im_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_183448.png)
Crescimento ( y ): 15,2%
África
Em 2020: .1338
Em 2050: .2560
.2560 – .1338 = .1222
![Equação. 1.222 está para 100%. 1.338 está para z.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181637.png)
Crescimento (z ): 109,5%
América
Em 2020: .1019
Em 2050: .1193
.1193 – .1019 = 174
![Equação. 1.019 está para 100%. 174 está para w.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181651.png)
Crescimento (w ): 17,1%
Europa
Em 2020: 747
Em 2050: 729
747 – 729 = 18
Atente que essa variação é de diminuição!
![Equação. 747 está para 100%. 18 está para p.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181659.png)
Decréscimo (p ): 2,4%
Oceania
Em 2020: 43
Em 2050: 63
63 – 43 = 20
![Equação. 43 está para 100%. 20 está para q.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_181668.png)
Crescimento (q ): 46,5%
d) Pelos dados, a África (109,5%) e a Oceania (46,5%) devem crescer porcentualmente mais do que a população mundial (27,1%).
5. Encenação.
De ôlho na Bê êne cê cê!
A seção Seu aprendizado não termina aqui favorece o desenvolvimento da competência específica 6, por estimular a utilização de diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para acessar informações e produzir conhecimentos.
![Ícone. Símbolo de hashtag.](../resources/images/im_vinheta_fechamento_ud_ok-12.png)
Fechamento da unidade
Isso vai para o nosso blog!
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto
branco: meio ambiente.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182056.png)
![Ícone. Lupa](../resources/images/im_lupa_fechamento_ud_digital-2.png)
As soluções começam conosco!
A critério do professor, a classe será dividida em grupos e cada um deles criará e manterá um blog na internet sôbre a importância do que se aprende em Ciências da Natureza. Nesta atividade, a meta é selecionar informações (acessar, reunir, ler, analisar, debater e escolher as mais relevantes e confiáveis) relacionadas aos tópicos para incluir no blog.
![Ilustração. Quatro adolescentes vestindo uniforme escolar. Eles estão ao redor de uma mesa. Menino negro de cabelo preto está lendo um livro. Menino moreno de cabelo castanho está escrevendo. Menina branca de cabelo preto liso em uma cadeira de rodas está vendo um tablet com uma menina negra de cabelo castanho curto. Quadros coloridos com textos: No item 1 do capítulo 12, o Trabalho em equipe foi sobre os grandes desafios ambientais de nossa sociedade. Revisem o material produzido, complementando-o e melhorando-o no que for possível. Publiquem no blog. Proponham iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações sustentáveis bem-sucedidas. O Trabalho em equipe do item 3 do capítulo 12 abordou as unidades de conservação e suas características. Revisem o material produzido e publiquem-no no blog. Justifiquem a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades, as populações humanas e as atividades a eles relacionados. Elaborem um vídeo que explique o que é Agenda 2030 da ONU (seção Motivação do capítulo 12) e qual sua importância para a humanidade.](../resources/images/im_ld_095_miolo_le_241_257_cnc9_ud_c12_f2_lp_g24_group_182071.png)
Respostas e comentários
Fechamento da unidade D
Objetivo: Propiciar uma situação de trabalho coletivo que complete o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove cê ih um dois e ê éfe zero nove cê ih um três da Bê êne cê cê, iniciado no capítulo 12.
Comentário: Nesta atividade, as equipes são solicitadas a revisar os materiais produzidos nas seções Trabalho em equipe dos itens 1 e 3 do capítulo 12, nos quais desenvolveram-se, respectivamente, as habilidades ê éfe zero nove cê ih um três e ê éfe zero nove cê ih um dois da Bê êne cê cê, a complementá-los e a melhorá-los naquilo que for possível.
A sua participação norteadora é fundamental. Oriente os estudantes sôbre os aspectos que, naquelas produções, precisam de melhor desenvolvimento. (Veja os comentários sôbre aquelas atividades no capítulo 12 dêste Manual do professor.) Leve em consideração o que está explicitado na Bê êne cê cê, que afirma que os estudantes devem ser capazes de desenvolver “ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental” ( Bê êne cê cê, 2018, página 323).
A atividade também solicita a cada equipe que elabore um vídeo de divulgação científica à comunidade explicando o que é a Agenda 2030 da ônu e sua relevância. (Para ajudá-lo a orientar os estudantes, podem ser úteis as informações apresentadas em sôbre Tê dê i cês, na parte inicial dêste Manual do professor.)
Assim, mediante a participação ativa de todos os estudantes, a intenção é dar real significado à necessidade de a sociedade estar atenta, em todas as suas atividades, às demandas do desenvolvimento sustentável.
tê cê tê Meio Ambiente
Esta atividade de fechamento de unidade oferece a possibilidade de abordar a temática Educação Ambiental, pertinente à macroárea de tê cê tês Meio Ambiente.
De ôlho na Bê êne cê cê!
A atividade de fechamento de unidade favorece as competências gerais 1, 4, 5, 9 e 10 e as competências específicas 4, 6 e 8 (conforme comentado na parte inicial dêste Manual do professor).
São também favorecidas por esta atividade: a competência geral 7, com relação a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global; e a competência específica 5, pois a proposta estimula os estudantes a construir argumentos com base em evidências, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
No que diz respeito às habilidades da Bê êne cê cê, esta atividade permite, conforme já foi mencionado, completar o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero nove cê ih um dois e ê éfe zero nove cê ih um três.
Algumas palavras finais ao estudante
Ao chegar ao final do 9º ano, esperamos que você tenha desenvolvido algumas habilidades e novos interesses.
Em primeiro lugar, esperamos que você tenha desenvolvido o gôsto por aprender. Aprendemos todos os dias, e de muitas maneiras diferentes, já que as informações podem chegar até nós de modos muito variados.
Em segundo lugar, desejamos que você tenha desenvolvido a capacidade de aprender a aprender, ou seja, a habilidade de “se virar sozinho” na busca de informação nas mais variadas fontes. Nenhum livro, por mais completo que seja, pode conter todas as informações sôbre um determinado assunto. Além disso, ninguém consegue memorizar todas as informações que podem vir a ser úteis. Mais importante que decorar “um monte” de coisas é saber onde e como procurar as informações necessárias, e ser capaz de entendê-las e utilizá-las.
Em terceiro lugar, esperamos que você tenha percebido que o estudo das Ciências da Natureza permite compreender melhor o mundo em que vivemos e possibilita enfrentar situações cotidianas com mais sucesso. A compreensão das Ciências da Natureza contribui para que o ser humano viva em harmonia com o ambiente, buscando o confôrto no presente, sem ameaçar a qualidade de vida das gerações futuras. A aplicação dos princípios científicos, com ética e cidadania, permite que toda a sociedade tenha melhor qualidade de vida.
Todos nós, quando crianças, temos muita curiosidade de saber como as coisas são e como funcionam. Ao crescer, alguns perdem essa curiosidade, outros a mantêm. Nós torcemos para que você seja um daqueles que nunca vão perder a curiosidade de conhecer melhor a natureza e seus fenômenos.
Seu aprendizado de Ciências da Natureza não termina aqui!
Os autores