Unidade 1

Capítulo 1 Números naturais e sistemas de numeração

Capítulo 2 Operações com números naturais

Capítulo 3 Figuras geométricas espaciais

Ilustração. Caixa de um supermercado concluindo as compras de um adolescente. A caixa é branca e tem cabelos castanhos. Ela utiliza camiseta polo bege, lenço verde e avental verde. O adolescente é negro e utiliza blusa de frio azul escura e calça bege. Ele está escaneando um QR code com um celular. O QR code aparece com destaque na ilustração. No caixa estão algumas verduras, um cartela de ovos, um pote de requeijão e um recipiente com leite. Atrás do adolescente, na fila, está um casal amarelo. A mulher usa camiseta verde e o homem camiseta azul clara. Ao fundo, estão algumas prateleiras, dentre elas a de produtos orgânicos.
O QR code está presente em produtos e ou ou serviços que utilizamos no nosso dia a dia. Você já viu esse código? Sabe o que está por trás dele? Ao final do estudo da Unidade, você responderá a essas e a outras questões.

Capítulo 1  Números naturais e sistemas de numeração

Trocando ideias

Nas várias situações do dia a dia em que os números estão presentes, eles podem indicar contagem, ordem, código ou medida.

No Campeonato Mundial de Halterofilismo de 2021, em Tbilisi, na Geórgia, a brasileira Lara Lima ­conquistou o 1º lugar ao ­levantar 87 quilogramas distribuídos em 8 anilhas (sem considerar a medida da massa da barra).

Fotografia. Mulher branca de óculos e máscara de proteção, sentada em uma cadeira de rodas. Ela veste roupa nas cores verde, amarelo, azul e branco e segura uma medalha de ouro pendurada em seu pescoço. Atrás, placa circular escrita: Powerlifting CHAMPIONSHIPS. TIBILISI 2021.
A brasileira Lara Lima foi a 1ª colocada no Mundial de Halterofilismo, na Geórgia, em 2021.
Ilustração. Homem cadeirante branco, vestindo camiseta verde com o número 7m, deitado em um banco de academia. Na sua cintura há um cinto que o prende ao banco. As pernas do homem estão presas ao banco por meio de dois cintos. O homem está erguendo uma barra metálica com 4 anilhas vermelhas em cada extremidade. Em cada extremidade da barra há um homem amarelo de blusa azul, calça marrom e máscara de proteção, com as mãos cruzadas abaixo das extremidades da barra, para proteção. À esquerda do cadeirante está uma cadeira de rodas vazia. Ao fundo, sentada, está uma árbitra amarela de cabelos brancos que veste blusa vermelha, calça preta e luvas brancas.

Com base no texto e na imagem anterior, responda: o que indicam os números 8, 1º, 87 e 7?

Neste capítulo, vamos estudar as aplicações e as fórmas de escrita e leitura dos números ­naturais. Além disso, vamos conhecer alguns dos sistemas de numeração utilizados por diferentes povos e aprender a usar o nosso sistema de numeração.

1 Sistemas de numeração

A ideia de contar objetos e de utilizar uma fórma de registrar essa contagem é muito antiga.

O estudo de locais onde antigas civilizações viveram levou à descoberta de objetos que provavelmente eram utilizados para marcar quantidades. O que se sabe é que os marcadores surgiram muito antes da escrita.

Nós, seres humanos, somos seres tecnológicos, pois sempre utilizamos alguma técnica para alterar a natureza e nos beneficiar. Assim, as práticas de coleta de frutos e raízes, a criação de animais e o cultivo de plantas comestíveis, iniciadas na Pré-história, podem ter dado origem à necessidade de contróle e de registro de quantidades, por meio, por exemplo, da corres­pondência 1 a 1: cada animal de um rebanho era contabilizado por meio da colocação de uma pedra em determinado local.

Com o tempo, esses registros foram sendo alterados e, posteriormente, deram origem a sistemas de contagem mais precisos e à utilização de símbolos.

Ao conjunto de símbolos e regras usados para representar números dá-se o nome de sistema de ­numeração. Diversas civilizações da Antiguidade, como a egípcia e a romana, criaram um sistema de numeração próprio.

Sistema de numeração egípcio

A civilização egípcia teve início por volta de 3200 antes de Cristo, no nordeste da África, às margens do rio Nilo. Os egípcios registravam quantidades utilizando sete símbolos. Verifique a seguir quais são esses símbolos e o valor correspondente a cada um.

Símbolo que se parece com um bastão vertical. Símbolo que se parece com uma ferradura com abertura para baixo. Símbolo composto por uma linha curva, similar ao número 9.Símbolo de flor composta por um semicírculo com arco para cima, tocado no parte superior por uma seta e na parte superior desta, uma lua minguante. Símbolo de dedo na vertical com a ponta superior inclinada para a esquerda.Símbolo de girino.Símbolo de um egípcio ajoelhado com mãos para cima.

No sistema de numeração egípcio:

não havia símbolo que representasse a ausência de quantidade (o número zero);

cada símbolo podia ser repetido até nove vezes;

Esquema. Na parte superior, 9 bastões verticais. Na parte inferior, o número 9. Esquema. Na parte superior, 9 ferraduras com aberturas para baixo. Na parte inferior, o número 90.

O valor de cada símbolo é sempre o mesmo, independentemente de sua posição.

Os símbolos eram enfileirados e seus valores adicionados, não importando a ordem em que estavam escritos.

Esquema. Na parte superior, 3 ferraduras com aberturas para baixo e 2 bastões verticais. Na parte inferior, 32, abre parênteses, 30 mais 2, fecha parênteses. Esquema. Na parte superior, uma linha curva, similar ao número 9, duas ferraduras com aberturas para baixo e 3 bastões verticais. Na parte inferior, 123, abre parênteses, 100 mais 20 mais 3, fecha parênteses. Esquema. Na parte superior, uma flor composta por um semicírculo com arco para cima, tocado no parte superior por uma seta e na parte superior desta, uma lua minguante, 3 linhas curvas, similares ao número 9, duas ferraduras com aberturas para baixo e 5 bastões verticais. Na parte inferior, 1325, abre parênteses, 1000 mais 300 mais 20 mais 5, fecha parênteses.

Sistema de numeração romano

Os romanos também criaram um sistema próprio, baseado em letras do alfabeto. Ainda hoje, os números romanos são usados em algumas situações. Observe as imagens a seguir.

Fotografia. Parte superior da fachada de uma construção em que aparece escrito DER DEUTSCHEN KUNST MDDCCCLXXI.
Números romanos em parte da fachada da Antiga Galeria Nacional, em Berlim, Alemanha. Foto de 2020.
Fotografia. Relógio circular de ponteiros com números romanos.
Números romanos em relógio de ponteiros.
Ilustração. Leitor de livro digital com capítulos do sumário do livro em números romanos.
Números romanos nos capítulos de um livro digital.

No sistema de numeração romano, há sete símbolos, que correspondem a letras maiús­culas do alfabeto latino. Observe.

Quadros com os símbolos da numeração romana. Na parte superior, letra maiúscula I. Na parte inferior, o número 1. Na parte superior, a letra maiúscula V. Na parte inferior o número 5. Na parte superior a letra maiúscula X. Na parte inferior o número 10. Na parte superior a letra maiúscula L . Na parte inferior o número 50. Na parte superior a letra maiúscula C. Na parte inferior o número 100. Na parte superior a letra maiúscula D. Na parte inferior o número 500. Na parte superior a letra maiúscula M. Na parte inferior o número 1.000.

Nesse sistema de numeração:

não existe símbolo que represente a ausência de quantidade (o número zero);

os símbolos ih, xis, e ême podem ser repetidos seguidamente até três vezes, e seus valores são adicio­nados. Observe os exemplos a seguir.

í í = 2

í í í = 3

Xis xis = 20

xis xis xis = 30

cê cê = 200

Cê cê cê = 300

ême ême = .2000

ême ême ême = .3000

os símbolos ih, xis ou escritos à esquerda de outro de maior valor indicam uma subtração quando:

a) ih aparece antes de  ou xis;

b) xis aparece antes de éle ou ;

c) aparece antes de ou ême.

Observe alguns exemplos.

í vê = 5 menos 1 = 4

í xis = 10 menos 1 = 9

xis éle = 50 menos 10 = 40

xis cê = 100 menos 10 = 90

cedê = 500 menos 100 = 400

cê ême = .1000 menos 100 = 900

um símbolo colocado à direita de outro de valor igual ou maior indica uma adição de valores;

vê í í = 5 + 2 = 7

xis xis vê í í í = 20 + 5 + 3 = 28

cê éle xis xis vê í = 100 + 50 + 20 + 5 + 1= 176

ême ême éle xis vê = .2000 + 50 + 10 + 5 = .2065

ême ême ême dê cê cê éle = .3000 + 500 + 200 + 50 = .3750

um traço horizontal colocado sobre um símbolo indica que o seu valor deve ser multiplicado por mil.

Símbolo. Traço horizontal sobre a letra V maiúscula.

= 5 × .1000 = .5000

Símbolo. Traço horizontal sobre as letras L e X maiúsculas.

= 60 × .1000 = .60000

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Os números têm quatro importantes funções:

contar;

ordenar;

medir;

codificar.

Leia o texto a seguir.

Em uma partida que durou 111 minutos, a britânica Emma Raducanu venceu a canadense Leylah Fernandez, conquistou o título do US Open e se tornou a 1ª britânica, desde 1977, a erguer o troféu de campeã de um Grand Slamglossário . Após 10 vitórias no campeonato e o título, a tenista foi eleita revelação do ano pela dábliu tê á (Associação das Tenistas Profissionais).

Fotografia. Garota de cabelo preso, vestida com munhequeira e regata vermelhas, segura uma taça prateada, com duas alças. Ao fundo, pessoas desfocadas.
Emma Raducanu, vencedora do US Open. Foto de 2021.

Agora, escreva o que indicam os números dos itens a seguir.

a) 111

b) 1ª

c) 10

2. Escreva três situações do dia a dia em que você utiliza números.

3. Escreva com símbolos egípcios:

a) o ano em que você nasceu;

b) o número de estudantes da sua turma;

c) o ano atual.

4. Responda às questões.

a) Quais eram os símbolos usados pelos romanos para escrever os números?

b) Quais são os símbolos que podem ser repetidos seguidamente no sistema de numeração romano?

c) O número quarenta tem o mesmo valor que sessenta?

d) O que acontece com o valor do número sete quando colocamos um traço horizontal sobre ele?

5. Leia o texto a seguir e escreva os números que aparecem nele utilizando o sistema de numeração romano.

O forte mais antigo do Brasil foi erguido em Bertioga, no litoral sul do estado de São Paulo, em 1532. Destruído em uma guerra com os tupinambás, o forte foi reconstruído e reaberto em 1699. A partir de 1765, passou a ser chamado de Forte São João. Atualmente, é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fotografia. Vista parcial de construção retangular com duas torres, uma em cada extremidade dianteira. À direita, atrás da construção casa e árvores.
Forte São João em Bertioga (São Paulo). Foto de 2021.

6.

Ícone de elaboração de problemas.

Ícone de atividade em dupla.

Diga a um colega um número maior que 500 e menor que .2000 e peça a ele que escreva esse número no sistema de numeração romano. Em seguida, verifique se ele acertou.

7. Represente os números 130 e 310 nos sistemas de numeração egípcio e romano. Depois, responda: quais são as características comuns e as diferenças entre os sistemas de numeração egípcio e romano?

2 Nosso sistema de numeração

O sistema de numeração mais utilizado atualmente é o indo-arábico. As regras desse sistema foram inventadas pelos hindus, mas foram os árabes que, ao invadir a Europa, levaram-no para lá no século treze; daí o nome “indo-arábico”.

ORIGEM E DIFUSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO INDO-ARÁBICO

Mapa. ORIGEM E DIFUSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO INDO-ARÁBICO. Uma seta verde sai da Índia, passa pelo norte da África e vai até regiões da Europa. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala mil 460 quilômetros.

Elaborado com base em: í bê gê É. Atlas geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Nesse sistema são utilizados dez sím­bolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, denominados ­algarismos. O sistema de numeração indo-arábico é um sistema de ­numeração decimal, pois contamos quantidades formando grupos de 10.

Esse sistema é posicional, pois o valor de cada algarismo depende de sua posição na representação do número. Por exemplo, no número 26, o algarismo 6 vale 6 unidades e, no número 63, o algarismo 6 vale 6 dezenas.

Outra característica importante do ­sistema de numeração indo-arábico é a existência de um símbolo para representar o zero. Nesse sistema, o sím­bolo zero representa a ausência de quantidade, indicando que não há agrupamento de 10 naquela posição.

A facilidade de registrar os números e de efetuar cálculos foi um dos motivos que fizeram esse sistema prevalecer.

Podemos representar alguns números do sistema de numeração indo-arábico utilizando o ábaco e o material dourado. Observe a representação do número .1325.

Esquema. Ábaco representando o número 1 mil 325. O ábaco tem 4 hastes identificadas, da direita para a esquerda, como as letras maiúsculas U, D, C  e M, Na haste identificada com a letra U, há 5 argolas. Abaixo do ábaco, alinhado com esta haste há o número 5 e uma seta indicando 5 unidades. Na haste identificada com a letra D, há 2 argolas. Abaixo do ábaco, alinhado com esta haste há o número 2 e uma seta indicando 2 dezenas. Na haste identificada como a letra C, há 3 argolas. Abaixo do ábaco, alinhado com esta haste há o número 3 e uma seta indicando 3 centenas. Na haste identificada com a letra M, há 1 argola. Abaixo do ábaco, alinhado com esta haste há o número 1 e uma seta indicando 1 unidade de milhar.

1 × .1000 + 3 × 100 + 2 × 10 + 5 = .1325

Ilustração. Peças de material dourado. Da direita para a esquerda, 5 cubos pequenos representando 5 unidades, 2 barras representando 2 dezenas, 3 placas representando 3 centenas e 1 cubo grande representando uma unidade de milhar.

Ao escrever um número no sistema de numeração indo-arábico, cada algarismo ocupa uma ­ordem. Além disso, para facilitar, as ordens podem ser agrupadas de três em três abre parêntesesda direita para a esquerdafecha parênteses e estes agrupamentos são chamados de classes.

Observe, por exemplo, a representação do número ..8561243 em um quadro de ordens e classes.

Quadro de ordens e classes

Classe dos milhões

Classe dos milhares

Classe das unidades simples

9ª ordem

8ª ordem

7ª ordem

6ª ordem

5ª ordem

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Centenas de milhão

Dezenas de milhão

Unidades de milhão

Centenas de milhar

Dezenas de milhar

Unidades de milhar

Centenas

Dezenas

Unidades

8

5

6

1

2

4

3


À esquerda da classe dos milhões, são representadas a dos bilhões, a dos trilhões, a dos quatrilhões, a dos quintilhões, a dos sextilhões e assim por diante.

Observando o quadro anterior, verificamos o valor posicional do número da seguinte fórma:

..8561243 = 8 × ..1000000 + 5 × .100000 + 6 × .10000 + 1 × .1000 + 2 × 100 + 4 × 10 + 3

ou

..8561243 = ..8000000 + .500000 + .60000 + .1000 + 200 + 40 + 3

Observação

Observe o número 235 representado no quadro de ordens e classes.

Quadro de ordens e classes

Classe dos milhares

Classe das unidades simples

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Unidades de milhar

Centenas

Dezenas

Unidades

0

2

3

5


Nesse caso, o valor que indica a maior ordem é o 2, que representa duas centenas.

Caso o zero esteja no quadro de ordens e não exista outro valor abre parêntesesdiferente de zerofecha parênteses à sua esquerda, ele deve ser desconsiderado. Então, não consideramos o zero à esquerda do 2 para determinar a ordem desse número.

Agora, tomando como exemplo o número .2350, temos:

Quadro de ordens e classes

Classe dos milhares

Classe das unidades simples

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

Unidades de milhar

Centenas

Dezenas

Unidades

2

3

5

0


Nesse caso, o valor que indica maior ordem é o 2, que representa duas unidades de milhar, ou seja, consideramos o zero, pois há outros valores à sua esquerda: 5, 3 e 2.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

8. Escreva, utilizando algarismos, os números representados nos ábacos.

a)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 6 argolas. Na haste identificada com a letra D, há 3 argolas. Na haste identificada como a letra C, não há argola. Na haste identificada com a letra M, não há argola.

b)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 4 argolas. Na haste identificada com a letra D, há 8 argolas. Na haste identificada como a letra C, há 2 argolas. Na haste identificada com a letra M, não há argola.

c)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 8 argolas. Na haste identificada com a letra D, há 1 argola. Na haste identificada como a letra C, há 5 argolas. Na haste identificada com a letra M, há 3 argolas.

d)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 9 argolas. Na haste identificada com a letra D, não há argola. Na haste identificada como a letra C, não há argola. Na haste identificada com a letra M, há 7 argolas.

9. Escreva o número formado por:

a) sete centenas mais cinco dezenas mais três unidades;

b) oito unidades de milhar mais cinco centenas mais seis dezenas;

c) uma dezena de milhar mais sete de­zenas;­

d) duas unidades de milhão mais seis cen­tenas de milhar mais nove dezenas mais oito unidades.

10. Usando os algarismos 2, 6 e 8, sem ­repeti-los, escreva seis diferentes números de três algarismos.

11. As décadas são contadas em agrupamentos de 10 anos. Assim, 36 anos correspondem a três décadas e seis anos.

Escreva no caderno, de fórma semelhante, os agrupamentos correspondentes a:

a) 22 anos;

b) 50 anos;

c) 69 anos.

12. Observe o número a seguir e responda às questões.

Esquema. Quadro com número 9678.

a) Quantas ordens tem esse número?

b) Qual é o algarismo da quarta ordem?

c) Qual é o algarismo que representa a ­ordem das centenas?

d) Qual é o algarismo que representa a maior ordem?

e) Quantas classes tem esse número?

13. Determine o número formado por:

a) (5 × 100) + (7 × 10) + 8

b) (7 × .1000) + (8 × 100) + (9 × 10) + 5

c) (2 × .10000) + (5 × .1000) + (4 × 100) + (3 × 10) + 8

d) (5 × .100000) + (8 × .1000) + (5 × 100) + 3

14.

Ícone calculadora e softwares.

Em uma calculadora, digite as teclas 3, 5, 3 e 8, nessa ordem.

a) Que número aparece no visor?

b) Qual o valor posicional de cada um dos algarismos 3 nesse número?

c) Se você teclar 2 após teclar 8, qual será o novo valor posicional do algarismo 3?

15.

Ícone de cálculo mental.

Em um campeonato de lançamento de ­dardos, Pedro lançou 15 dardos, atingindo o disco conforme mostra a figura a seguir.

Ilustração. Alvo circular sobre um cavalete. No alvo, a maior coroa circular tem 6 dardos, a coroa circular intermediária tem 6 dardos e o círculo central tem 3 dardos. De fora para dentro, os números em cada círculo são: 1, 10 e 100.

Quantos pontos Pedro obteve?

16. Carla contou os limões que havia levado à feira para vender. Para cada grupo de 10 limões, ela fez um traço, conforme mostra a ilustração. Terminada a contagem, sobraram seis limões em cima da mesa.

Quantos limões ela levou para a feira?

Ilustração. Prancheta com traços. A cada cinco traços é formado um quadrado com uma diagonal. Na prancheta, há 3 quadrados com uma diagonal em cada e mais 2 traços.

Leitura e escrita de um número no sistema indo-arábico

Saber ler e escrever números pode ser muito útil em situações do cotidiano, como reconhecer e ­distinguir valores.

Para ler um número:

1º) separamos o número em classes;

2º) lemos, da esquerda para a direita, o número formado em cada classe, seguido do nome da classe.

A seguir podemos observar dois exemplos de como é feita essa leitura.

a)

Esquema. Número 6034270. Embaixo do 6 uma seta indicando seis milhões. Embaixo do 034 uma seta indicando trinta e quatro mil. Embaixo do 270 uma seta indicando duzentos e setenta.

Lemos: seis milhões, trinta e quatro mil, duzentos e setenta.

b)

Esquema. Número 1019316017. Embaixo de 1 uma seta indicando um bilhão. Embaixo do 019 uma seta indicando dezenove milhões. Embaixo do 316 uma seta indicando trezentos e dezesseis mil. Embaixo do 017 uma seta indicando dezessete.

Lemos: um bilhão, dezenove milhões, trezentos e dezesseis mil e dezessete.

Observação

Quando todas as ordens de uma classe são formadas por zero, não lemos essa classe.

Confira um exemplo:

Esquema. Número 8000321. Embaixo do 8 uma seta indicando oito milhões. Nada embaixo do 000. Embaixo do 321 uma seta indicando trezentos e vinte e um.

Lemos: oito milhões, trezentos e vinte e um.

De modo inverso, se conhecemos a leitura de um número, podemos escrevê-lo apenas com ­algarismos. Observe os exemplos:

a) setenta e três mil, seiscentos e oitenta e dois

Milhares

Unidades simples

7

3

6

8

2

73.682


b) dois bilhões, treze milhões, quinhentos e seis

Bilhões

Milhões

Milhares

Unidades simples

2

0

1

3

0

0

0

5

0

6

2.013.000.506


Observações

1. Para facilitar a leitura de números naturais grandes, a mídiaglossário costuma apresentá-los na fórma mista, ou seja, parte com algarismos e parte por extenso, conforme o exemplo:

Segundo a ó ême ésse, em novembro de 2021 o número de mortes por Covid-19 passava dos 5 milhões.

5 milhões correspondem a ..5000000.

2. Em alguns textos, a palavra milhão é substituída por mi, e a palavra bilhão, por bi. E pode ser usada uma vírgula para separar a maior classe das demais. Observe:

A população brasileira deve chegar a 233 mi de pessoas em 2050, segundo ­projeções da ONU.

233 mi correspondem a duzentos e trinta e três milhões ou ..233000000.

De acordo com estimativasglossário da ônu, na Terra haverá 9,8 bi de pessoas em 2050.

9,8 bi correspondem a nove bilhões e oitocentos milhões ou ...9800000000.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

17. Escreva como se lê cada número.

a) 345

b) .1679

c) .8950

d) .815200

e) ..18540035

f) ..95013600

18. Escreva os números a seguir usando algarismos indo-arábicos.

a) Doze mil, cento e seis.

b) Novecentos e doze mil e trezentos.

c) Um milhão, dez mil e treze.

d) Noventa milhões, dezesseis mil e oito.

e) Dois bilhões, doze milhões e cem mil.

19. Lucas digitou as teclas 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, nessa ordem, em sua calculadora. Escreva como se lê o número que Lucas obteve no visor da calculadora.

20. Luciana efetuou, em um caixa eletrônico, o pagamento das contas de água, energia, telefone, aluguel e condomínio. O valor da conta de água era igual a quarenta e ­cinco reais. Analise o valor das demais contas e escreva como se leem essas quantias.

Esquema. Energia elétrica, 86 reais. Telefone, 127 reais. Aluguel, 415 reais. Condomínio, 169 reais.

21. O tiranossauro rex viveu há ..145000000 de anos, e o tricerátops, há ..67000000 de anos. Escreva como se leem esses números.

22. Escreva os números destacados nas frases a seguir usando mi para milhões, bi para ­bilhões ou tri para trilhões.

a) Segundo o í bê gê É, a população do estado da Paraíba em 7 de março de 2022 era de aproximadamente ..4000000 de habitantes.

b) De acordo com o í bê gê É, o pê i bê do Brasil em 2021 foi de ....8700000000000.

3 Os números naturais

Os números são usados em diferentes situações. Observe como eles aparecem na notícia a seguir.

Ilustração. Manchete. O JORNAL. NÁUTICO DERROTA SERGIPE PELA COPA DO NORDESTE. Nos Aflitos, no Recife (PE), o Náutico bate o Sergipe por 3 a 0. O duelo aconteceu neste domingo (6 de março de 2022).

Os números 0, 3, 6 e .2022 presentes no texto são exemplos de números naturais.

A sequência dos números naturais é: (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, reticências). O primeiro termo dessa sequência é o zero; para determinar um termo seguinte qualquer, basta adicionar 1 ao termo imediatamente anterior. A sequência dos números naturais é infinita, porque sempre haverá o próximo termo. Esse fato é indicado por reticências (reticências).

Os números naturais dessa sequência formam um conjunto numérico denominado conjunto dos números naturais, que pode ser assim representado:

Símbolo. Conjunto dos números naturais.

= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, reticências}

Observando a sequência dos números naturais, verificamos que todo número natural tem um sucessor­, também natural e único, e é obtido pelo acréscimo de uma unidade a ele, conforme os dois exemplos a seguir.

a) O sucessor de 0 é 1, pois: 0 + 1 = 1

b) O sucessor de 99 é 100, pois: 99 + 1 = 100

Todo número natural tem um sucessor.

O número natural zero não é sucessor de nenhum outro número natural. Assim, todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor. Para obter o antecessor de um número natural, subtraímos dele uma ­unidade, conforme os dois exemplos a seguir.

a) O antecessor de 10 é 9, pois: 10 menos 1 = 9

b) O antecessor de 50 é 49, pois: 50 menos 1 = 49

Observações

1. As palavras sucessivo e consecutivo têm o mesmo significado que “sucessor”. Assim:

a) o sucessivo de 89 é 90;

b) o sucessivo de 1 é 2, e o de 2 é 3;

c) o consecutivo de .1175 é .1176;

d) os números 35, 36 e 37 são consecutivos.

2. As palavras precedente e antecedente têm o mesmo significado que “antecessor”. Assim:

a) o precedente de 32 é 31;

b) o antecedente de 101 é 100.

Números pares e números ímpares

A professora Carla escreveu no quadro a sequência dos números naturais pares e a dos números naturais ímpares.

Ilustração. Quadro de giz com as informações: Sequência dos números naturais pares: abre parênteses, 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, reticências, fecha parênteses. Sequência dos números naturais ímpares: abre parênteses, 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 19, 21, reticências, fecha parênteses.

Ao observar as sequências escritas pela professora, os estudantes notaram que:

os números pares são números naturais que terminam em 0, 2, 4, 6 ou 8;

os números ímpares são números naturais que terminam em 1, 3, 5, 7 ou 9.

Ícone do boxe Veja que interessante.

Veja que interessante

Faça as atividades no caderno.

Código de barras

O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação, ou seja, a leitura dos dados, é realizada por um tipo de scanner, o leitor de código de barras. Os dados capturados nessa leitura óptica são convertidos em letras ou números, como você deve ter ­observado quando acompanha um adulto nas compras.

O código de barras evoluiu muito e ganhou uma segunda dimensão.

O código de barras bidimensional, conhecido como código QR code (quê érre é sigla da expressão em inglês Quick Response – “Resposta rápida”), pode ser facilmente escaneado com celulares equipados com câmera.

Ilustração. Quadrado branco cheio de retângulos pretos de tamanhos e em posições diferentes.
QR code.
Ilustração. Barras verticais pretas em um fundo branco. As barras têm espessuras diferentes.
Código de barras padrão composto de 13 dígitos.
Ícone calculadora e softwares.

Atividades

a) Utilize um celular e descubra a frase que está escrita no QR code mostrado anteriormente.

b) O número presente nessa frase é par ou ímpar?

Número e numeral

Número é a ideia de quantidade que nos vem à mente quando contamos, ordenamos ou medimos. Numeral é toda representação escrita, falada ou digitada de um número. Para representar um número, podemos utilizar diferentes numerais.

O número de rodas do jipe-robô Curiosity, por exemplo, pode ser representado de várias ­maneiras.

Fotografia. Vista do alto de superfície avermelhada com pedras e um jipe-robô com três rodas de cada lado sobre a superfície.
O jipe-robô Curiosity na superfície de Marte. Foto de 2018.

a) Por meio de palavras denominadas numerais, como seis (numeral da língua portu­guesa) ou six (numeral da língua ­inglesa).

b) Por meio de símbolos, também chamados de numerais, como 6 (numeral indo-arábico) ou vê í (numeral romano).

Observação

Não confunda número, numeral e algarismo. Ob­serve os exemplos:

a) O numeral .4567 representa uma quantidade (número) e é escrito com os algarismos ­4, 5, 6 e 7.

b) Minha senhaglossário bancária é formada por quatro algarismos, e não por quatro números.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

23. Responda às questões.

a) Qual é o menor número natural?

b) Qual é o sucessor do zero?

c) Todo número natural tem sucessor?

24. Escreva o sucessor e o antecessor dos números naturais a seguir.

a) 600

b) .1001

c) .8020

d) .50000

25. Escreva três números naturais consecutivos sabendo que o maior deles é:

a) 16

b) 100

c) 699

d) .1121

26. Escreva três números naturais ímpares consecutivos, entre os quais o me­nor é 999.

27. Responda às questões.

a) Qual é o antecessor do maior número natural par de três algarismos?

b) Qual é o sucessor do menor número natural ímpar de cinco algarismos?

c) Qual é o sucessor ímpar de 79? E o precedente par de 100?

28. Observe a sequência a seguir:

1, 2, 4, 7, 11, 16, 22, reticências

Agora, responda: qual é o próximo número dessa sequência?

Ícone da seção Lendo e aprendendo.

Lendo e aprendendo

ícone. À esquerda, ícone do tema meio ambiente. À direita, ícone do tema formação cidadã
Fotografia. Vista aérea de área desmatada. Ao fundo, vegetação densa com árvores.
Desmatamento ilegal da floresta amazônica brasileira em Maués (Amazonas). Foto de 2020.
Fotografia. Vista do alto de região desmatada com troncos cortados. Ao fundo, vegetação.
Desmatamento ilegal da floresta amazônica brasileira em Nova Ubiratã (Mato Grosso). Foto de 2021.

Países assinam acordo para zerar desmatamento

Meta envolve mais de cem nações e deve ser atingida até 2030

Líderes de mais de cem países deram um importante passo nas discussões sobre o futuro da Terra. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (cópi vinte e seis), na Escócia, eles se comprometeram a acabar com o desmatamento até 2030.

A participação do Brasil no acordo, chamado Forest Deal, foi muito bem recebida, pois grande parte do país é coberta pela Amazônia, maior floresta tropical do mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (inpi), entre 2019 e 2020, o desmatamento na região atingiu 9,2 mil quilômetros quadrados, área seis vezes maior que a cidade de São Paulo.

Lendo e aprendendo

A previsão é de que os projetos para proteção das florestas custem cêrca de US$glossário 19 bilhões (equivalentes a R$ 105 bilhõescento e cinco reais). Desse total, US$ 12 bilhões serão financiados pelos países mais ricos do grupo, entre eles Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha. Os US$ 7 bilhões restantes serão doados por empresas e organizações não governamentais (ônguis).

A temperatura da Terra tem aumentado rapidamente, sobretudo por causa da ação do homem. E as plantas têm um papel fundamental para amenizar esse processo: durante a fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono (cê ó), um dos gases que vêm causando o desequilíbrio no clima [reticências]

Outro gás que tem “bagunçado” a temperatura terrestre, o metano também foi motivo de acôrdo entre os países. Nesse caso, a meta é reduzir as emissões em 30% até 2030.

O Brasil é o quinto maior produtor de metano do mundo. O gás é emitido de diferentes fórmas na natureza (por exemplo, nas atividades vulcânicas), mas passou a preocupar em função do crescimento da pecuária. Isso porque bois e vacas eliminam essa substância na digestão do alimento, por meio do pum e do arroto.

PEIXOTO, F. Países assinam acôrdo para zerar desmatamento. Qualé, São Paulo, edição 39, página 12, 15 a 29 de novembro de 2021.

Faça as atividades no caderno.

Atividades

1. Responda às questões no caderno.

a) Em que mês e ano foi publicado o texto ­anterior?

b) Qual é o tema principal do texto?

c) O que é a cópi vinte e seis?

d) Por que a participação do Brasil na cópi vinte e seis foi considerada importante?

e) Quais são os dois gases que têm “bagunçado” a medida da temperatura terrestre?

2. No texto, alguns números naturais foram escritos de fórma abreviada. Em seu caderno, escreva estes números com todos os algarismos.

3. Copie a tabela a seguir em seu caderno e complete-a com base nas informações do texto.

Ícone modelo.
Financiamento dos gastos previstos com os projetos para proteção das florestas (COP26)

Doadores

Doações
(em dólares)

Países mais ricos

ONGs


Dados obtidos em: PEIXOTO, F. Países assinam acôrdo para zerar desmatamento. Qualé, São Paulo, edição 39, página 12, 15 a 29 de novembro de 2021.

4.

Ícone de atividade oral.

ícone de atividade em grupo.

O que você e as pessoas ao seu redor podem fazer para preservar o meio ambiente e limitar as mudanças climáticas? Em seu caderno, responda escrevendo um pequeno texto. Depois, converse com os colegas.

Comparação de números naturais

Os jogos olímpicos são realizados com o objetivo de incentivar a integração entre os ­povos por meio de ­diferentes modalidades esportivas. Os primeiros jogos olímpicos modernos ­ocorreram em 1896, em Atenas, na Grécia. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ocorreram em 2021 sem a presença de público devido à pandemia de côvid dezenóve.

Fotografia. Vista noturna de pessoas em um círculo no centro. Ao redor, arquibancada iluminada e repleta de pessoas. Acima, feixes de fogos de artifícios.
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Fotografia. Logotipo TOKYO 2020 composto por pequenos retângulos formando um círculo. Abaixo, TOKYO 2020 e cinco argolas coloridas entrelaçadas.
Logotipo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O quadro a seguir apresenta os cinco países que mais conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Medalhas conquistadas em Tóquio

País

Ouro

Prata

Bronze

Total

Estados Unidos

39

41

33

113

China

38

32

18

88

Japão

27

14

17

58

Reino Unido

22

21

22

65

ROC*

20

28

23

71**


* Como a Rússia estava suspensa dos jogos, os atletas russos participaram como Comitê Olímpico Russo (em inglês, Russian Olympic Committee, com sigla ROC).

** O ROC ganhou mais medalhas que o Reino Unido e o Japão, mas ficou em 5º lugar porque o primeiro critério para classificação é o número de medalhas de ouro.

Dados obtidos em: https://oeds.link/PtRZqu. Acesso em: 14 abril 2022.

Com base nos dados do quadro, podemos afirmar que:

O número de medalhas de bronze conquistadas pelo ROC é maior que o número de ­medalhas de bronze conquistadas pelo Japão. Escrevemos: 23 > 17.

O número de medalhas de prata conquistadas pelo Reino Unido é menor que o número de ­medalhas de ouro que esse país conquistou. Escrevemos: 21 < 22.

O número de medalhas de prata conquistadas pelos Estados Unidos é diferente do número de ­medalhas de prata conquistadas pela China. Escrevemos: 41 32.

O número de medalhas de ouro conquistadas pelo Reino Unido é igual ao número de ­medalhas de bronze que esse país conquistou. Escrevemos: 22 = 22.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

29. Escreva seis números diferentes utilizando os algarismos 4, 5 e 8 sem repeti-los. Qual é o maior deles? E o menor?

30. Escreva a sequência de números indicada em cada caso.

a) Números naturais menores que 8.

b) Números naturais maiores ou iguais a 10.

c) Números naturais entre 12 e 17.

d) Números naturais de 12 a 17.

e) Números naturais maiores que 15 e ­menores que 22.

31. Marina, Paula e Carla são jogadoras de ­vôlei. Carla é mais alta que Marina, e Paula é mais baixa que Marina. Qual delas é a mais baixa?

Ilustração. Três meninas de blusa e short azuis. À esquerda, menina loira segurando uma bola para frente com os braços esticados. Ela é mais baixa. No centro, menina de cabelo preto comprido e alta. Ela segura a bola embaixo do braço. À direita, menina de tamanho médio e cabelos escuros. Ela segura a bola com uma mão.

A reta numérica e os números naturais

Os números naturais podem ser representados em uma reta numérica, na qual cada ponto está associado a um número. Observe:

Traçamos uma reta e marcamos o ponto O (origem).

Ilustração. Reta horizontal com ponta de seta à direita e ponto à esquerda. Acima do ponto, a letra O maiúscula.

À direita de O, marcamos pontos consecutivos com a mesma medida da distância entre eles, determinando os pontos a, B, C, D, reticências

Ilustração. Mesma figura anterior, agora com pontos A, B, C e D, seguidos de reticências, representados à direita do ponto O. Os pontos estão igualmente espaçados.

Aos pontos O, a, B, C, D, reticências, fazemos corresponder os números naturais 0, 1, 2, 3, 4, reticências, respectivamente.

Ilustração. Mesma figura anterior, agora com os pontos E e F, representados à direita do ponto D, seguidos de reticências. Os pontos estão igualmente espaçados. Além disso, abaixo dos pontos O, A, B, C, D, E e F estão, respectivamente, os números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, seguidos de reticências.

Assim, estabelecemos uma correspondência entre os números naturais e os pontos ­marcados na reta.

Com o auxílio da reta numérica, podemos comparar números naturais e afirmar se um é maior ou menor que outro. Assim, podemos refletir sobre os seguintes exemplos:

a) Como 5 está representado à direita de 2 na reta numérica, então 5 é maior que 2, ou seja: 5 > 2

b) Como 1 está representado à esquerda de 6 na reta numérica, então 1 é menor que 6, ou seja: 1 < 6

Atividades

Faça as atividades no caderno.

32. Desenhe, no caderno, uma reta numérica e registre os números 0, 3, 5 e 7.

33. Observe a reta numérica.

Ilustração. Reta numérica com 7 pontos equidistantes: acima O e abaixo 0; vazio; acima R; vazio; acima S; acima T; abaixo 6.

Agora, responda: qual é o número natural que corresponde ao ponto:

a) R?

b) S ?

c) T ?

34. Dada a reta numérica, faça o que se pede.

Ilustração. Reta numérica com 16 pontos equidistantes: acima O e abaixo 0; abaixo 1; vazio; vazio; acima A; vazio; vazio; acima B; vazio; acima C; vazio; vazio; acima D: vazio; vazio; acima E.

No caderno, escreva que ponto representa:

a) o número 9;

b) o número 12;

c) o número 4;

d) o número 15.

35. Observe a reta numérica em que a, b e c representam números naturais correspondentes aos pontos a, B e C.

Ilustração. Reta numérica com 5 pontos equidistantes: acima A maiúsculo e abaixo a minúsculo; vazio; abaixo 6; acima B maiúsculo e abaixo b minúsculo; acima C maiúsculo e abaixo c minúsculo.

Quais das sentenças a seguir são verda­deiras?

a) a > 6

b) b > 6

c) 6 < c

d) c > b

e) c < a

f) b > a

36. De acôrdo com as retas numéricas, escreva, no caderno, os números naturais correspondentes às letras C, D, F e I.

a)

Ilustração. Reta numérica com 5 traços equidistantes: acima A e abaixo 28; acima B e abaixo 31; acima C; acima D; acima E e abaixo 40.

b)

Ilustração. Reta numérica com 5 traços equidistantes: acima F; acima G e abaixo 20; acima H e abaixo 26; acima I; acima J e abaixo 38.

37. Reproduza a reta numérica a seguir em seu caderno.

Ilustração. Reta numérica com 7 pontos equidistantes. Abaixo: 0; 1; vazio; vazio; vazio; vazio; vazio.

Em seguida, indique os pontos P, Q e R na reta de acôrdo com as informações a seguir.

um Os números correspondentes aos pontos P e R são pares e maiores que zero.

dois O número correspondente ao ponto P é menor do que 3.

três Os números correspondentes aos pontos Q e R são maiores do que 4.

quatro O número correspondente ao ponto R é menor do que 7 e o número correspondente ao ponto Q é menor do que 6.

38. Paulo vai trabalhar em um novo projeto em sua empresa. Para se dedicar a esse novo trabalho, ele passou a fazer duas horas ­extras por dia.

Sabendo que Paulo não trabalha nos fins de semana e que o projeto durou 3 semanas, quantas horas extras Paulo trabalhou nesse projeto?­

39. Fazendo uma pesquisa na internet sobre aquecimento global, Luís encontrou uma reportagem completa sobre o assunto, com mais de duzentas páginas.

Depois de ler a pesquisa, ele imprimiu da página 35 até a 178. Quantas páginas ­foram impressas?

40. Responda às questões.

a) Quantos números naturais existem de 25 até 50?

b) Quantos números naturais existem ­entre 30 e 48?

c) Para numerar de 5 até 50, quantos números naturais e quantos algarismos escrevemos?

41.

Ícone de elaboração de problemas.

Ícone de atividade em dupla.

Junte-se a um colega e peça a ele que trace uma reta numérica no caderno. Em seguida, solicite que indique na reta três números escolhidos por você. Depois, verifique se ele indicou os números nos locais apropriados.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Sistemas de numeração

Sistema de numeração egípcio

Eram utilizados sete símbolos.

Símbolo que se parece com um bastão vertical.

Símbolo que se parece com uma ferradura com abertura para baixo.

Símbolo composto por uma linha curva, similar ao número 9.

Símbolo de flor composta por um semicírculo com arco para cima, tocado no parte superior por uma seta e na parte superior desta, uma lua minguante.

Símbolo de dedo na vertical com a ponta superior inclinada para a esquerda.

Símbolo de girino.

Símbolo de um egípcio ajoelhado com mãos para cima.

1

10

100

1.000

10.000

100.000

1.000.000


Não havia símbolo para representar o número zero.

Cada símbolo podia ser repetido até nove vezes.

O valor de cada símbolo é sempre o mesmo, independentemente de sua posição.

Os símbolos eram enfileirados e seus valores adicionados, não importando a ordem em que estavam escritos.

Sistema de numeração romano

Eram utilizados sete símbolos que correspondiam às letras maiúsculas do alfabeto latino.

I

V

X

L

C

D

M

1

5

10

50

100

500

1.000


Não havia símbolo para representar o número zero.

Os símbolos ih, xis, e ême podem ser repetidos seguidamente até três vezes, e seus valores são adicionados.

Os símbolos ih, xis ou escritos à esquerda de outro de maior valor indicam uma subtração quando:

a) ih aparece antes de ou xis;

b) xis aparece antes de éle ou ;

c) aparece antes de ou ême.

Um símbolo colocado à direita de outro de valor igual ou maior indica uma adição de valores.

Um traço horizontal colocado sobre um número indica que o seu valor deve ser multiplicado por mil.

1. Represente com números indo-arábicos.

a)

Símbolo. Duas ferraduras com aberturas para baixo e nove bastões verticais.

b)

Símbolo. Uma linha curva, similar ao número 9, uma ferradura com abertura para baixo e cinco bastões verticais.

c)

Símbolo. Uma flor composta por um semicírculo com arco para cima, tocado no parte superior por uma seta e na parte superior desta, uma lua minguante, três linhas curvas, similares ao número 9, cinco ferraduras com aberturas para baixo e quatro bastões verticais.

2. Represente com números romanos.

a) 39

b) 64

c) 721

d) 985

e) .1354

f) .1429


Nosso sistema de numeração

No nosso sistema de numeração (também conhecido como indo-arábico):

podemos representar qualquer número utilizando os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9;

os agrupamentos são feitos de 10 em 10;

o valor de cada algarismo depende de sua posição;

o zero (0) representa a ausência de quantidade.

3. Observe cada ábaco e registre com algarismos os números representados.

a)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, cada um, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 8 argolas. Na haste identificada com a letra D, há 3 argolas. Na haste identificada como a letra C, há 1 argola. Na haste identificada com a letra M, não há argola.

b)

Ilustração. Ábaco com 4 hastes identificadas, cada um, da direita para a esquerda, com as letras maiúsculas U, D, C e M. Na haste identificada com a letra U, há 3 argolas. Na haste identificada com a letra D, há 8 argolas. Na haste identificada como a letra C, há 2 argola. Na haste identificada com a letra M, há 3 argolas.

4. Registre com algarismos os números representados com as peças do material dourado em cada item.

a)

Ilustração. Peças de material dourado. Da direita para a esquerda, 3 cubos pequenos, 5 barras e 5 placas.

b)

Ilustração. Peças de material dourado. Da direita para a esquerda, 5 cubos pequenos representando 5 unidades, 2 barras representando 2 dezenas, 3 placas representando 3 centenas e 1 cubo grande representando uma unidade de milhar.

5. Escreva o número correspondente a cada decomposição.

a) 5 × .1000 + 3 × 10 + 7

b) 6 × .1000 + 4 × 100 + 9 × 10 + 1

c) 9 × .10000 + 2 × 100 + 3 × 10

d) 2 × .100000 + 4 × .1000 + 8 × 10 + 6

6. Observe o número a seguir e responda às questões.

Esquema. Quadro com número 6842.

a) Quantas ordens tem esse número?

b) Qual é o algarismo da terceira ordem?

c) Qual é o algarismo que representa a ordem dos milhares?

d) Quantas classes tem esse número?

e) Qual é o algarismo que representa a menor ordem?

7. Escreva, no caderno, como se leem os números a seguir.

a) 425

b) .1379

c) .220402


Os números naturais

O conjunto dos números naturais é representado por:

Símbolo. Conjunto dos números naturais.

= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, reticências}

Todo número natural tem um sucessor.

Todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor.

Números pares e números ímpares

Os números pares são números naturais que terminam em 0, 2, 4, 6 ou 8.

Os números ímpares são números naturais que terminam em 1, 3, 5, 7 ou 9.

Comparação de números naturais

Os números da sequência dos naturais vão aumentando à medida que acrescentamos 1 ao número anterior.

Podemos utilizar os símbolos < (menor que), > (maior que), (diferente) e = (igual) para relacionar dois números. Observe os exemplos:

a) 123 < 231

b) .1252 >.1225

c) .3402 .2043

d) .7861 = .7861

A reta numérica e os números naturais

Os números naturais podem ser representados em uma reta numérica, na qual cada ponto está associado a um número.

Ilustração. Reta numérica com 7 pontos equidistantes, representando os números de 0 a 6.

8. Reproduza o quadro no caderno e complete-o.

Ícone modelo.

Antecessor

Número natural

Sucessor

358

899

2.561

11.981

2.351.299

4.000.000

12.981.999


9. Faça o que se pede.

a) Começando pelo 10, escreva no caderno a sequência dos números naturais pares com 10 números.

b) Começando pelo 13, escreva no caderno a sequência dos números naturais ímpares com 10 números.

10. Copie as sentenças verdadeiras em seu caderno.

a) 54 < 45

b) 105 = 501

c) 471 174

d) 214 > 211

e) .1002 = .1002

f) .22022 > .22220

11. Com os algarismos 1, 3, 4, 6 e 2 e sem repetir nenhum deles, escreva:

a) o maior número possível;

b) o menor número possível;

c) o maior número que tenha o algarismo 1 na ordem das centenas;

d) um número maior que .43200 que tenha 6 como algarismo das unidades.

12. Desenhe no caderno uma reta numérica e indique nela os oito primeiros números ímpares.

13. Desenhe no caderno uma reta numérica e represente pontos correspondentes aos números 5, 8, 9, 12 e 15.

Glossário

Grand Slam
: Nome usado para indicar os quatro eventos mais importantes de tênis do ano: o Australian Open (Austrália), o Torneio de Roland‑Garros (França), o Torneio de Wimbledon (Inglaterra) e o US Open (Estados Unidos da América).
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Mídia
: Conjunto dos meios de comunicação de massa.
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Estimativa
: Cálculo para obter um resultado aproximado.
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Senha
: Cadeia de caracteres que autoriza o acesso a um conjunto de operações em um sistema de computadores ou em equipamentos computadorizados, como caixas eletrônicos de bancos.
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US$
: Símbolo utilizado para representar o dólar americano, isto é, a moeda oficial dos Estados Unidos da América (Estados Unidos da América).
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