Parte 1

Capítulo 6  Frações

Trocando ideias

Ícone. Tema meio ambiente.

A arara-azul (Anadoríncus lassãntínus) é considerada a maior espécie de arara em todo o mundo, podendo atingir cêrca de 98 centímetros de medida de comprimento e 1,3 quilograma de medida de massa. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu abitá natural por conta do desmatamento.

Fotografia: Duas araras-azuis pousadas sobre um galho de árvore em meio a floresta. Elas têm penas azuis, olhos amarelos e bicos pretos.
Araras-azuis no Pantanal de Poconé (Mato Grosso).

No Pantanal, cêrca de

Sentença matemática: fração nove décimos.

dos ninhos das araras-azuis são feitos em uma única espécie de árvore: o manduvi (Sterculia apetala).

Ícone de atividade oral.

O número

Sentença matemática: fração nove décimos.

é um exemplo de fração. Em quais situações do cotidiano as frações estão presentes?

Ícone de atividade oral.

 O que significa dizer que

Sentença matemática: fração nove décimos.

dos ninhos das araras-azuis são feitos nos manduvis?

Ícone de atividade oral.

 

Ícone. Atividade em grupo.

 Em sua opinião, o que precisa ser feito para a preservação das araras-azuis? Converse com os colegas.

Neste capítulo, vamos estudar as frações e algumas operações com frações.

1 A ideia de número fracionário

Observe a torta de legumes a seguir.

Ilustração: 5 pedaços iguais de uma torta circular que inicialmente foi dividida em 8 pedaços iguais. O contorno dos 3 pedaços que foram consumidos aparece pontilhado. À esquerda aparece uma espátula.

Considerando que a torta representa o todo ou o inteiro, podemos dizer que cada pedaço corres­ponde a

Sentença matemática: fração um sobre oito.

(lemos: “um oitavo”) da torta. A parte da torta que sobrou corresponde a

Sentença matemática: fração cinco oitavos.

(lemos: “cinco oitavos”) do inteiro. Os números

Sentença matemática: fração um oitavo.

e

Sentença matemática: fração cinco oitavos.

são exemplos de números fracionários ou frações.

Em uma fração, o denominador é o número abaixo do traço e representa a quantidade de partes iguais em que o todo foi dividido. Já o número acima do traço, o numerador, indica a quantidade de partes consideradas do todo.

Observe.

Esquema. Fração 5 oitavos. À esquerda do número 5, seta indicando numerador e à direita, outra seta, com a indicação: quantidade de pedaços que sobraram da torta, À esquerda do número 7, seta indicando denominador e à direita, outra seta, com a indicação: quantidade de pedaços iguais em que a torta foi dividida.

Acompanhe uma situação em que utilizamos frações.

Em um posto de saúde, 3 das 9 crianças que estavam na fila eram bebês de colo.

Três crianças correspondem a

Sentença matemática: fração três nonos.

ou

fração 1 terço

do total de crianças que havia na fila (9).

Ícone SAÚDE.
Ilustração: Adultos e crianças, de diferentes etnias, todos de máscara de proteção em fila num posto de saúde. À esquerda atrás de uma mesa uma mulher branca e loira utilizando máscara de proteção e jaleco branco segurando uma seringa. Sobre a mesa, uma caixa térmica. Na parede acima da mulher, uma cruz vermelha.

Ícone de atividade oral.

 

Ícone. Atividade em grupo.

 Quais vacinas você já tomou? Qual é a importância das vacinas? Converse com os colegas.

Observe outros exemplos.

a) A figura representa um inteiro, que foi dividido em seis partes iguais, ­sendo que cinco delas foram coloridas de azul.

Figura geométrica: Círculo dividido em 6 partes iguais, 5 delas estão pintadas de azul e uma é branca.

Representamos a parte azul por

Sentença matemática: fração cinco sextos.

(lemos: “cinco sextos”).

b) A figura representa um inteiro dividido em oito partes iguais, sendo que três delas foram coloridas de verde.

Figura geométrica: Quadrado dividido em 8 partes triangulares iguais, 3 delas estão pintadas de verde e 5 são brancas.

Representamos a parte verde por

Sentença matemática: fração três sobre oito.

(lemos: “três oitavos”).

Além da ideia de parte de um inteiro, como visto nos exemplos anteriores, as frações podem transmitir a ideia de resultado de uma divisão ­(quociente). Por exemplo, para dividirmos 3 goiabas entre 4 pessoas, podemos cortar cada uma das goiabas em 4 partes, em que cada parte representa

Sentença matemática: fraçãoum quarto.

de goiaba.

Distribuindo a cada pessoa 3 partes, cada uma receberá

Sentença matemática: fração três quartos.

de goiaba.

Esquema. Do lado esquerdo, duas goiabas inteiras e sobre uma tábua, a metade de uma goiaba mais 2 pedaços iguais da mesma goiaba, cada um correspondendo a 1 quarto de uma goiaba. 
À direita, 4 conjuntos com 3 pedaços iguais de goiaba cada um. Cada pedaço corresponde a 1 quarto de uma goiaba inteira.

Acompanhe outro exemplo.

Joaquim fez 5 rocamboles iguais, que foram divididos igualmente entre duas padarias. Quanto de rocambole cada uma das duas padarias recebeu?

Vamos esquematizar a divisão dos rocamboles.

Esquema. À esquerda, há 5 rocamboles idênticos, sendo 4 rocamboles  inteiros e 1 rocambole dividido ao meio. Acima dos dois primeiros, há a indicação: primeira padaria. Acima do terceiro e quarto, há a indicação: segunda padaria. Abaixo do rocambole que está dividido, há a indicação: Esse rocambole foi dividido em duas partes iguais. Há uma seta para um dos pedaços com a indicação: primeira. Há uma seta para o outro pedaço com a indicação: segunda. À direita, há 4 rocamboles inteiros e 2 metades de um mesmo rocambole. 2 rocamboles inteiros e uma metade estão em um quadro com a indicação: primeira padaria. Os outros 2 rocamboles inteiros e a outra metade, estão em outro quadro com a indicação: segunda padaria.

Logo, cada uma das duas padarias recebeu 2 rocamboles inteiros mais

meio.

de rocambole, ou

Sentença matemática: fração cinco meios.

de rocambole.

Ícone do boxe Um pouco de história.

Um pouco de história

Faça as atividades no caderno.

Os egípcios e as frações

Na Antiguidade, os egípcios utilizavam frações unitárias, isto é, frações obtidas tomando ­somente uma parte de um inteiro dividido em partes iguais. A fração

Sentença matemática: fração dois terços.

é a única exceção.

Observe estas representações empregadas pelos egíp­cios:­

Esquema. Símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem duas hastes verticais paralelas. 
À direita do símbolo uma seta alaranjada.
À direita da seta, a fração 1 sobre 2. Esquema. Símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem três hastes verticais paralelas. À direita do símbolo uma seta alaranjada. À direita da seta, a fração 1 sobre 3. Esquema. Símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem uma curva com a concavidade voltada para baixo. À direita do símbolo uma seta alaranjada. À direita da seta, a fração 1 sobre 10. Esquema. Símbolo cuja parte superior é oval, há uma curva com a concavidade voltada para baixo dentro da forma oval. Na continuação da curva, a uma reta abaixo da forma oval. À direita do símbolo uma seta alaranjada. À direita da seta, a fração 2 sobre 3.

Para representar o numerador 1, os egípcios utilizavam o desenho de uma boca aberta:

Ilustração: símbolo oval.

As frações com numeradores diferentes de 1 eram expressas como a soma de duas ou mais frações com numeradores iguais a 1. Analise o exemplo.

Esquema. À esquerda, retângulo dividido em 4 partes iguais, sendo 3 delas roxas e 1 branca. Dentro da duas primeiras partes roxas a fração um meio. Na terceira parte roxa, a fração um quarto. À direita do retângulo uma seta alaranjada. À direita da seta, a sentença matemática: fração três quartos igual a um meio mais um quarto. À direita da sentença matemática, uma seta alaranjada. À direita da seta, símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem duas hastes verticais paralelas. Ao lado do primeiro símbolo, um símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem três hastes verticais paralelas. Abaixo desses símbolos a cota 'representação de três quartos.'

Outros povos da Antiguidade utilizaram representações de frações para indicar partes de um inteiro. Os babilônicos, por exemplo, adotavam frações com denominador 60, pois essa era a base de seu sistema de numeração; já os romanos utilizavam frações com denominador 12. Essas variações são registradas em várias civilizações.

A partir do século dezesseis, surgem as frações com numeradores maiores que 1, principalmente pela influência dos hindus, com o sistema decimal, e dos árabes, que adotaram a barra para separar numerador e denominador – fórma que usamos até hoje.

BOYER, Carl; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

Atividade

Em seu caderno, escreva a fração correspondente a cada representação:

a)

Ilustração: símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem cinco hastes verticais paralelas.

b)

Ilustração: símbolo cuja parte superior é oval e a parte inferior tem seis hastes verticais paralelas.

c)

Ilustração. Dois símbolos lado a lado cuja parte superior é oval e a parte inferior tem uma curva com a concavidade voltada para baixo.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Qual é a fração que representa a parte laranja de cada uma das figuras a seguir?

a)

Figura geométrica. Retângulo dividido em 8 partes triangulares iguais, sendo 5 alaranjadas e 3 brancas. Da esquerda para a direita, a primeira, segunda, terceira, sexta e oitava partes são alaranjadas. A quarta, quinta e sétima partes são brancas.

b)

Figura geométrica. Círculo dividido em 8 partes iguais, sendo 4 alaranjadas intercaladas com 4 brancas.

c)

Figura geométrica: Pentágono dividido em cinco triângulos iguais. Há três triângulos pintados de laranja e dois de branco.

2. Represente por meio de figuras as frações a seguir.­

a)

Sentença matemática: fração três sobre sete.

b)

Sentença matemática: fração oito oitavos.

c)

Sentença matemática: fração dois terços.

d)

Sentença matemática: fração quatro quintos.

3. Responda às questões a seguir.

a) Que fração do dia representa sete horas? E 12 horas?

b) Que fração da semana representa cinco dias? E sete dias?

c) Que fração do ano representa um bimestre? E um semestre?

4. Foram retiradas quatro peças de um cubo formado por diversos cubinhos iguais. Ob­serve.

Figura geométrica. Empilhamento de cubos cinzas em três camadas. De baixo para cima, a primeira camada é formada por três fileiras de três cubos. A segunda camada é formada por duas fileiras de três cubos e uma fileira de um cubo. A terceira camada é formada por duas fileiras de três cubos e uma fileira de um cubo.

Que fração do cubo foi retirada? Que fração do cubo sobrou?

Leitura de frações

Na leitura de uma fração, lemos inicialmente o numerador e, em seguida, o denominador, que recebe nomes especiais. Observe:

Frações com denominador de 2 a 9

Denominador

2

3

4

5

6

7

8

9

Leitura

meio

terço

quarto

quinto

sexto

sétimo

oitavo

nono

Observe os exemplos.

a)

Sentença matemática: fração um meio.
Seta

Lemos: “dois terços”.

b)

Sentença matemática: fração um sexto.
Seta

Lemos: “um sexto”.

c)

Sentença matemática: fração três meios.
Seta

Lemos: “três meios”.

Frações cujo denominador é uma potência de base 10

Denominador

10

100

1.000

10.000

...

Leitura

décimo

centésimo

milésimo

décimo de milésimo

...

Observe os exemplos.

a)

Sentença matemática: fração sete décimos.
Seta

Lemos: “sete décimos”.

b)

Sentença matemática: fração catorze milésimos.
Seta

Lemos: “quatorze milésimos”.

As frações cujos denominadores são potências de base 10 são chamadas frações decimais.

Frações com outros denominadores

Lemos o numerador e, depois, o denominador seguido da palavra “avos”.

Observe os exemplos.

a)

Sentença matemática: fração treze trinta avos.

  Lemos: “treze trinta avos”.

b)

Sentença matemática: fração nove duzentos avos.

  Lemos: “nove duzentos avos”.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

5. Escreva como se leem as frações a seguir.

a)

Sentença matemática: fração três sétimos.

b)

Sentença matemática: fração um sobre seis.

c)

Sentença matemática: fração nove sobre dois.

d)

Sentença matemática: fração cinco sobre nove.

e)

Sentença matemática: fração dezenove sobre dez mil.

f)

Sentença matemática: fração três sobre dezessete.

g)

Sentença matemática: fração cinco sobre cem.

h)

Sentença matemática: fração sete sobre seiscentos.

i)

Sentença matemática: fração quinze sobre mil.

6.

Ícone. Atividade em dupla.

 

Ícone de elaboração de problemas.

Escreva por extenso três frações com de­no­minadores de 2 a 9, três frações com denominadores que são potência de base 10 e três frações com denominadores diferentes dos casos anteriores. Em seguida, troque as frações que você escreveu com as de um colega para que cada um reescreva, com algarismos, as frações do outro.

2 Número misto

Acompanhe a situação a seguir.

Jairo ganhou da amiga duas barras de chocolate meio amargo. Cada barra é dividida em quatro partes iguais.

Esquema: Ilustração de um homem branco de cabelo castanho e jaleco branco com o balão de fala: 'Assim que ganhei as barras de chocolate, comi sete dessas partes. Que fração corresponde à parte que comi?' Ao lado, a fotografia de duas barras de chocolate com quatro pedaços iguais cada.

Nessa situação, uma barra de chocolate representa um inteiro. A fração correspondente à parte que Jairo comeu é

Sentença matemática: fração sete quartos.

ou seja, uma barra inteira mais

Sentença matemática: fração três quartos.

da outra barra.

Observe o esquema que representa a situação.

Esquema: No lado esquerdo dois retângulos divididos em 4 partes iguais. À direita, símbolo de chave vermelha. À direita da chave, sete quartos igual a um mais três quartos ou, simplesmente um inteiro e três quartos. Na parte superior do lado esquerdo, o retângulo dividido em quatro partes iguais está pintado de verde. Dentro de cada parte a fração um quarto. Abaixo do primeiro retângulo, há a seguinte indicação: a fração quatro quartos representa um inteiro. Abaixo dessa indicação, ainda do lado esquerdo, um retângulo dividido em quatro partes iguais. Há três partes verdes pintadas da esquerda para direita, a última parte é branca. Dentro de cada parte a fração um quarto. Abaixo das três partes pintadas de verde, há um símbolo de chave vermelho. Abaixo da chave, a fração três quartos.

A representação

Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.

é composta de uma parte inteira e de uma parte fracionária e, por isso, é denominada número misto.

Esquema: representação do número misto um inteiro e três quartos. Abaixo do um uma seta alaranjada e a indicação parte inteira. Abaixo do três quartos uma seta alaranjada e a indicação de parte fracionária.

Lemos a fração

Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.

como “um inteiro e três quartos”.

Considere outro exemplo.

Esquema. Figuras que juntas representam o número misto 2 inteiros e 5 sextos. Da esquerda para a direita, a primeira figura é um hexágono dividido em 6 partes triangulares iguais e azuis. Abaixo da figura, há a seguinte indicação: 6 sextos representa 1 inteiro. A segunda figura também é um hexágono dividido em 6 partes triangulares iguais e azuis. Abaixo da figura, há a seguinte indicação: 6 sextos representa 1 inteiro. A terceira figura também é um hexágono dividido em 6 partes triangulares iguais, sendo 5 azuis e uma branca,  Abaixo da figura, a fração 5 sextos.

A parte colorida em azul póde ser representada por

Sentença matemática: fração dezessete sextos.

ou

Sentença matemática: dois inteiros e fração cinco sobre seis.

(lemos: “dois inteiros e cinco sextos”).

Ilustração: Homem branco de cabelo castanho e jaleco branco diz: 'Note que cada inteiro foi dividido em seis partes iguais. Dois inteiros têm, abre parênteses, dois multiplicado por seis, fecha parênteses, partes, abre parênteses, doze, fecha parênteses, que, adicionadas às outras cinco, resultam em dezessete partes. O numerado dezessete pode ser obtido fazendo-se: abre parênteses, dois multiplicado por seis, fecha parênteses, mais cinco que é igual a doze mais cinco que é igual a dezessete.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

7. Escreva no caderno o número misto que representa a parte verde das figuras a seguir.

a)

Figuras geométricas: Da esquerda para a direita, a primeira figura é um círculo dividido em 4 partes iguais e verdes. A segunda figura também é um círculo dividido em 4 partes iguais, sendo uma verde e três brancas.

b)

Figuras geométricas: De cima para baixo. A primeira figura é um retângulo dividido em 3 partes iguais e verdes. A segunda figura também é um retângulo dividido em 3 partes iguais e verdes. A terceira figura também é um retângulo dividido em 3 partes iguais, sendo uma verde e duas brancas.

c)

Figuras geométricas. Da esquerda para a direita, a primeira figura é um quadrado dividido em 9 partes iguais e verdes. A segunda figura também é um quadrado dividido em 9 partes iguais e verdes. A terceira figura também é um quadrado dividido em 9 partes iguais, sendo 3 verdes e 6 brancas.

8. Represente no caderno cada fração por meio de figuras e escreva o número misto ­correspondente.

a)

Sentença matemática: fração sete meios.

b)

Sentença matemática: fração oito quintos.

c)

Sentença matemática: fração treze quartos.

9. Patrícia é engenheira civil e responsável por determinar a medida da área de cada construção. Para o próximo trabalho, ela precisa definir a medida da área de três construções. Sabendo que são 5 lotes de terra e que deverão ser divididos igualmente entre as três construções, que fração representa a medida da área de cada construção?

10. Escreva, no caderno, o número de meses correspondente a:

a)

Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.

de ano;

b)

Sentença matemática: número misto: dois inteiros e um sexto.

de ano;

c)

Sentença matemática: número misto: cinco inteiros e um meio.

de ano.

11. Quantas horas equivalem a:

a)

Sentença matemática: número misto: um inteiro e um meio.

dia?

b)

Sentença matemática: número misto: um inteiro e um quarto.

dia?

3 Frações equivalentes

Observe a fração que corresponde à parte pintada de lilás de cada uma das figuras.

Esquema: Da esquerda para a direita, a primeira figura é um quadrado dividido em 3 partes iguais, sendo uma branca e duas lilás. Do lado direito da parte pintada da figura, a indicação da fração dois terços. A segunda figura é um quadrado dividido em 6 partes iguais, sendo duas brancas e quatro lilás. Do lado direito da parte pintada da figura, a indicação da fração quatro sextos. A terceira figura é um quadrado dividido em 9 partes iguais, sendo 3 brancas e 6 lilás. Do lado direito da parte pintada da figura, a indicação da fração seis nonos. A quarta figura é um quadrado dividido em 12 partes iguais, sendo 4 brancas e 8 lilás. Do lado direito da parte pintada da figura, a indicação da fração oito doze avos. A duas retas paralelas e pontilhadas sobre as linhas de divisão entre as partes lilás e brancas das figuras.

As frações

Sentença matemática: frações dois terços, vírgula, fração quatro sextos, vírgula, fração seis nonos e fração oito doze avos.

representam a mesma parte do todo.

Por esse motivo, dizemos que essas frações são equivalentes, ou seja,

Sentença matemática: frações dois terços, igual a fração quatro sextos, igual a fração seis nonos, igual a fração oito doze avos.

Frações que representam a mesma parte de um inteiro são chamadas de frações equivalentes.

Propriedade das frações equivalentes

Multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador de uma fração qualquer por um mesmo número natural diferente de zero, obtemos uma fração equivalente à fração inicial.

Vamos multiplicar e dividir, por exemplo, o numerador e o denominador da fração

Sentença matemática: fração seis oitavos.

por 2.

Esquema: Do lado esquerdo acima a sentença matemática seis oitavos igual a seis oitavos multiplicado por dois sobre dois igual a doze dezesseis avos. Do lado esquerdo abaixo a sentença matemática seis oitavos igual a seis oitavos dividido por dois sobre dois igual a três quartos. À direita das sentenças uma chave alaranjada. À direita da chave seis oitavos igual a doze dezesseis avos igual a três quartos.
Ilustração: uma menina branca de cabelo ruivo e macacão azul e um menino branco de cabelos castanhos, calça azul e camiseta amarelo estão conversando. O menino tem um lápis na mão direita e segura parte de um caderno com a mão esquerda. Perto de sua perna esquerda, no chão, está um cachorro. A menina segura a outra parte do caderno com a mão direita. A menina diz: 'Isso mesmo, Rafa! Um terço e um quinto são frações equivalentes, pois: um quinto é igual a numerador 1 multiplicado por três e o denominador cinco multiplicado por três, que é igual a três quinze avos.

As figuras a seguir representam frações equivalentes.

Esquema: da esquerda para a direita, a primeira figura é um círculo dividido em 8 partes iguais, sendo duas brancas e 6 alaranjadas. Abaixo da figura a indicação da fração seis oitavos. A segunda figura é um círculo dividido em 16 partes iguais, sendo 4 brancas e 12 alaranjadas. Abaixo da figura a indicação da fração doze dezesseis avos. A terceira figura é um círculo dividido em 4 partes iguais sendo uma branca e 3 alaranjadas. Abaixo da figura a indicação da fração três quartos.

Podemos indicar:

Sentença matemática: seis oitavos igual a doze dezesseis avos igual a três quartos.
Ícone. Tema meio ambiente.

Frações e porcentagem

Economizar água é um hábito necessário. Atualmente, a falta de água é uma das grandes preocupações da humanidade. Se não modificarmos nossos hábitos, a escassez de água para consumo vai nos afetar seriamente.

Ilustração: Menino negro de cabelo enrolado, blusa roxa com listras azuis e calça cinza. Ele lava o rosto em um banheiro com a torneira fechada.
Ao lavar o rosto em 1 minuto com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar!
Ilustração: Ilustração: Menina negra de cabelo preto cacheado, com camiseta amarela. Está no banheiro e segura na mão direita uma pasta de dente e na mão esquerda uma escova de dente. Ao seu lado uma toalha de rosto pendurada. A torneira da pia está fechada.
Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
Ilustração: Vaso sanitário de caixa acoplada com olhos na parte de cima. A tampa está semiaberta.
O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira e nunca deve ser utilizado à toa, pois gasta muita água. Deve-se também evitar jogar papel higiênico no vaso sanitário, tanto para gastar menos água quanto para evitar entupimentos. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cêrca de 12 litros.

Em uma pesquisa sobre consumo de água residencial, verificou-se que, de cada 100 litros gastos por dia, 50 litros são utilizados na higiene pessoal.

A relação de 50 litros em cada 100 litros póde ser representada por uma fração com denominador 100, ou seja,

Sentença matemática: fração cinquenta centésimos.

Podemos também representar a fração

Sentença matemática: fração cinquenta centésimos.

na fórma de porcentagem, utilizando o símbolo porcentagem: 50% (lemos: “cinquenta por cento”).

Outros exemplos:

a) 15% significa que consideramos 15 partes de um total de 100 partes iguais.

Lemos: “quinze por cento”.

b) 98% significa que consideramos 98 partes de um total de 100 partes iguais.

Lemos: “noventa e oito por cento”.

Podemos escrever algumas frações na fórma de porcentagem. Acompanhe a situação a seguir.

Andressa é dona de uma imobiliária. Neste mês, há 25 casas para alugar. Desse total, 9 são sobrados, ou seja,

Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.

dessas casas são sobrados. Qual é a porcentagem de sobrados?

Multiplicando o numerador e o denominador da fração

Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.

por 4, obtemos:

 

Sentença matemática: fração nove vinte e cinco avos igual nove vinte e cinco avos multiplicado por quatro quartos igual a trinta e seis centésimos.

A fração

Sentença matemática: fração trinta e seis centésimos.

que tem denominador 100, é uma fração equivalente a

Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.

Portanto, 36% das casas que estão para alugar na imobiliária de Andressa são sobrados.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

12. Represente graficamente as frações

Sentença matemática: fração quatro quintos.

e

Sentença matemática: fração doze quinze avos.

, mostrando que são equivalentes.

13. Escreva no caderno uma fração equivalente a:

a)

Sentença matemática: fração três quartos.

cujo numerador seja 15;

b)

Sentença matemática: fração oito quarenta e oito avos.

cujo numerador seja 2;

c)

Sentença matemática: fração dois terços.

cujo denominador seja 27.

14. No caderno, substitua o

Ilustração. quadradinho cinza

a fim de obter frações equivalentes em cada um dos itens.

a)

Sentença matemática: dois terços igual a figura geométrica quadrado cinza sobre trinta.

b)

Sentença matemática: trinta e seis quarenta avos igual a figura geométrica quadrado cinza sobre vinte.

c)

Sentença matemática: vinte sobre vinte e cinco igual a quatro sobre figura geométrica quadrado cinza.

d)

Sentença matemática: sete nonos igual a trinta e cinco sobre figura geométrica quadrado cinza.

e)

Sentença matemática: figura geométrica quadrado cinza sobre cinco igual a nove quarenta e cinco avos.

f)

Sentença matemática: três sobre figura geométrica quadrado cinza igual a setenta e cinco centésimos.

15. Determine uma fração equivalente a:

a)

Sentença matemática: fração sete sextos.

de denominador 48;

b)

Sentença matemática: fração três quintos.

cujo numerador seja 18.

16. Determine a fração equivalente a

Sentença matemática: fração cinco sétimos.

cuja soma do numerador com o denominador é 60.

17. O indicador do nível de bateria de um smart­phone marca 75% da carga total. Que fração corresponde a essa porcentagem de carga?

Ilustração. Celular sobre um suporte carregando. Na tela do celular tem um desenho da bateria e a informação de setenta e cinco porcento.

18. Carla tem duas laranjas para dividir com 2 amigos. Uma das laranjas está dividida ao meio e a outra, em três partes. Como Carla póde dividir as laranjas para que ela e os amigos recebam a mesma quantidade de pedaços?

Simplificação de frações

Considere a fração

Sentença matemática: fração dez sobre vinte.

Se dividirmos o numerador e o denominador por 2, determinamos a fração

Sentença matemática: fração cinco décimos.

equivalente a

Sentença matemática: fração dez sobre vinte.

Obtivemos uma fração equivalente com numerador e denominador menores.

Esquema: fração dez sobre vinte avos igual fração cinco décimos. Acima da fração dez sobre vinte avos uma seta alaranjada que chega a fração cinco décimos. No meio dessa seta a indicação divisão por 2. Abaixo da fração dez sobre vinte avos uma seta alaranjada que chega a fração cinco décimos. No meio dessa seta a indicação divisão por 2.

Quando dividimos o numerador e o denominador de uma ­fração por um mesmo número natural, diferente de 1, estamos simplificando a fração.

Simplificar uma fração significa obter uma fração equivalente com o numerador e o denominador menores que os da primeira fração.

Observe que a fração

Sentença matemática: fração cinco décimos.

ainda póde ser simplificada:

Esquema: fração cinco décimos igual a um meio. Acima da fração cinco décimos uma seta alaranjada que chega a fração um meio. No meio dessa seta a indicação divisão por 5. Abaixo da fração cinco décimos uma seta alaranjada que chega a fração um meio. No meio dessa seta a indicação divisão por 5.

Porém, a fração

meio.

já não póde ser simplificada, pois não existe um número natural (diferente de 1) que seja divisor de 1 e 2 ao mesmo tempo. Dizemos que

Meio

é uma fração irredutível.

O mesmo acontece com as frações

Sentença matemática: fração cinco sobre seis.

,

fração oito nonos

  e

Sentença matemática: fração cinco doze avos.

, que são exemplos de frações irredutíveis.