Capítulo 7 Números decimais
Trocando ideias
Em 2021, a ginasta Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no salto nas Olimpíadas de Tóquio, com média de 15,083 pontos. A prata ficou com a americana MyKayla Skinner, com 14,916 pontos. A sul-coreana Yeo Seo-jeong fechou o pódio, em terceiro lugar, com 14,733 pontos.
Os números 15,083; 14,916 e 14,733 têm vírgula. Esses números são exemplos de números decimais.
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Em que situações do cotidiano utilizamos os números decimais?
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Faltou mais ou menos de 1 ponto para Rebeca Andrade ter alcançado os 16,000 pontos?
Neste capítulo, vamos estudar os números decimais e algumas operações com números decimais.
1 Décimos, centésimos e milésimos
Décimos
A figura a seguir foi dividida em 10 partes iguais e três delas foram pintadas de verde.
Cada parte da figura corresponde a
1 sobre 10da figura.
A parte que está pintada de verde corresponde a
3 sobre 10da figura.
As frações
1 sobre 10e
3 sobre 10são exemplos de frações decimais.
Fração decimal é toda fração cujo denominador é uma potência de dez.
As frações decimais podem ser representadas por um número com vírgula, ou seja, por um número decimal. Observe:
• A fração
1 sobre 10pode ser representada por 0,1 (lemos: “um décimo”).
• A fração
3 sobre 10pode ser representada por 0,3 (lemos: “três décimos”).
Luís é pintor e está trabalhando nos três painéis a seguir. Ele já pintou dois painéis completos e parte do terceiro.
O que já foi pintado pode ser representado pela fração decimal
23 sobre 10, pelo número misto
2, 3 sobre 10ou pelo número decimal 2,3 (lemos: “dois inteiros e três décimos”).
Assim:
Centésimos
Das 100 lajotas que Ângela comprou para revestir o piso da sala de sua casa, 28 eram azuis. As lajotas de côr azul ocupam
28 sobre 100do piso dessa sala. Analise a representação a seguir.
Cada lajota representa
Um centésimo.
do piso inteiro.
A parte azul do piso pode ser representada pela fração decimal
28 sobre 100ou pelo número decimal 0,28 (lemos: “vinte e oito centésimos”). Ou seja,
28 sobre 100 é igual 0,28.
Agora, tome a representação da fração
117 sobre 100:
A parte pintada de laranja também pode ser representada pelo número misto
1, 17 sobre 100ou pelo número decimal 1,17 (lemos: “um inteiro e dezessete centésimos”).
Assim:
Milésimos
Observe o cubo. Considerando que todos os cubinhos pintados estão com, no mínimo, uma face visível, temos 77 cubinhos amarelos.
A parte pintada de amarelo corresponde à fração decimal
77 sobre 1000ou ao número decimal 0,077 (lemos: “setenta e sete milésimos”).
Assim:
77 sobre 1000 é igual a 0,077.
Cada cubinho representa
fração 1 sobre 1000do inteiro.
Números decimais na reta numérica
Assim como os números naturais, os números na fórma decimal ou fracionária também podem ser representados na reta numérica.
Observe como representar alguns números decimais na reta numérica.
Dividindo o intervalo de 0 a 1 em 10 partes iguais, encontramos os pontos correspondentes a
1 sobre 10,
2 sobre 10,
3 sobre 10,
4 sobre 10,
5 sobre 10,
6 sobre 10,
7 sobre 10,
8 sobre 10e
9 sobre 10.
Repetindo esse procedimento para o intervalo de 0 a
1 sobre 10, determinamos os pontos correspondentes a
Um centésimo.,
2 sobre 100,
3 sobre 100,
4 sobre 100,
5 sobre 100,
6 sobre 100,
7 sobre 100,
8 sobre 100e
9 sobre 100.
Observação
•
fração de numerador 10 e denominador 10, é igual a 1•
fração de numerador 1 décimo e denominador 10, é igual a 1 centésimo•
fração de numerador 10 e denominador 100, é igual a 1 décimoRepresentamos os números na fórma fracionária, mas também podemos representá-los nesta fórma decimal. Observe a reta numérica a seguir.
Agora, observe os pontos que correspondem aos números 0,2; 3,4 e 5,1 nesta reta numérica.
2 Leitura de números decimais
O sistema de numeração que utilizamos é posicional, isto é, o valor de um algarismo depende da posição que ele ocupa na escrita do número. Em cada ordem, o algarismo vale dez vezes o valor que teria na ordem vizinha da direita e a décima parte do valor que teria na ordem vizinha da esquerda.
Por exemplo, no número .1411, o algarismo 4 vale 400, dez vezes o que vale no número .1141, ou seja, 40. No número .1141, o algarismo 4 vale a décima parte do valor que ele tem no número .1411.
Quadro de ordens
Podemos representar números decimais em um quadro de ordens.
Analise, no quadro de ordens, a representação de 2,1; 0,79; 0,917 e 23,056.
Parte inteira |
Parte decimal |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|
Centena |
Dezena |
Unidade |
Décimo |
Centésimo |
Milésimo |
|
2 |
, |
1 |
||||
0 |
, |
7 |
9 |
|||
0 |
, |
9 |
1 |
7 |
||
2 |
3 |
, |
0 |
5 |
6 |
Note que a vírgula separa a parte inteira da parte decimal.
Podemos ler esses números da seguinte maneira:
• 2,1
Lemos: “dois inteiros e um décimo”.
• 0,79
Lemos: “setenta e nove centésimos”.
• 0,917
Lemos: “novecentos e dezessete milésimos”.
• 23,056
Lemos: “vinte e três inteiros e cinquenta e seis milésimos”.
É muito comum na linguagem oral e nos meios de comunicação realizar a leitura de números decimais informando apenas onde fica a vírgula.
• 2,1
Lemos: “ dois vírgula um”.
• 0,79
Lemos: “zero vírgula setenta e nove”.
• 0,917
Lemos: “zero vírgula novecentos e dezessete”.
• 23,056
Lemos “vinte e três vírgula zero cinquenta e seis”.
Note que a leitura de um número decimal é a mesma que se faz para a fração decimal correspondente.
Assim, a leitura de um número na fórma decimal nos auxilia a escrever esse número na fórma de fração decimal.
Observe os números decimais a seguir:
• 0,8
Lemos: “oito décimos”, ou seja,
8 sobre 10.
• 0,65
Lemos: “sessenta e cinco centésimos”, ou seja,
Fração 65 sobre 100..
• 5,36
Lemos: “cinco inteiros e trinta e seis centésimos”, ou seja,
5, fração 36 sobre 100..
• 0,047
Lemos: “quarenta e sete milésimos”, ou seja,
Fração 47 sobre 1000..
Podemos escrever:
•
•
•
•
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Escreva por extenso os números decimais.
a) 0,7
b) 0,317
c) 5,69
d) 0,28
e) 7,038
f) 0,008
2. Utilize algarismos para escrever cada um dos números decimais a seguir no caderno.
a) Sete inteiros e seis décimos.
b) Trinta e seis milésimos.
c) Setenta e oito centésimos.
d) Cento e vinte e seis décimos.
e) Vinte inteiros e quatro décimos.
f) Seiscentos e quarenta e cinco milésimos.
g) Setenta e nove centésimos.
3. Converta os números decimais em frações decimais e simplifique-as quando possível.
a) 0,76
b) 0,025
c) 12,7
d) 17,22
e) 50,06
f) 0,019
4. Responda no caderno.
a) Quantos décimos há no número decimal 2,5?
b) Cinco unidades correspondem a quantos décimos?
c) Trezentos centésimos correspondem a quantas unidades?
5. Qual é a fração irredutível que representa o número decimal 0,04? E 0,25?
3 Comparação de números decimais
Comparar dois números decimais significa estabelecer uma relação de igualdade ou de desigualdade entre eles.
As figuras a seguir têm as mesmas medidas de comprimento e foram divididas em 10 e 100 partes iguais, respectivamente. Na figura da esquerda, foram pintadas quatro partes e, na da direita, 40 partes. Observe:
Verificamos que a parte azul representa a mesma parte do todo. Então, 0,4 e 0,40 representam uma mesma quantidade, isto é: 0,4 = 0,40.
Podemos acrescentar ou retirar zeros à direita da parte decimal de um número decimal sem alterá-lo.
Se os números decimais forem diferentes, podemos analisar dois casos:
1º caso: quando as partes inteiras são diferentes.
Nesse caso, o maior número é o que tem a maior parte inteira. Observe os exemplos.
a) 3,8 > 2,45, pois 3 > 2
b) 10,6 > 9,685, pois 10 > 9
2º caso: quando as partes inteiras são iguais.
Nesse caso, o maior número é o que tem a maior parte decimal.
É conveniente igualar, inicialmente, o número de casas decimais, acrescentando zeros, para depois comparar. Analise os exemplos.
a) 0,7 > 0,675 ou 0,700 > 0,675 (igualando as casas decimais), pois: 700 > 675
b) 8,3 > 8,03 ou 8,30 > 8,03 (igualando as casas decimais), pois: 30 > 3
Podemos encontrar os pontos correspondentes a esses números na reta numérica, que pode nos ajudar visualmente a perceber qual número é maior. Quanto mais à direita na reta numérica, maior é o número.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
6. Copie os itens no caderno, substituindo os
pelos sinais = ou ≠.
a) 1,2
0,12
b) 15
15,00
c) 2,06
2,6
d) 3,6
3,60
e) 0,17
0,17000
f) 16
160
7. Copie os itens no caderno, substituindo os
pelos sinais < ou >.
a) 7,04
7,4
b) 6,2
6,196
c) 9,87
9,799
d) 10,1
11
8. Escreva no caderno os números decimais de cada item em ordem crescente.
a) 0,75; 0,8; 0,07
b) 2,3; 2,35; 1,197
c) 3,1416; 3,2; 3,143
9. Escreva no caderno os números decimais de cada item em ordem decrescente.
a) 1,36; 0,36; 6,13
b) 0,38; 3,08; 3,8
c) 2,14; 2; 2,2
10. Os jogadores de um time de basquete medem estas alturas: 2,04 metros; 1,83 metro; 2,13 metros; 1,79 metro e 2 metros. Observe a figura e indique a medida da altura correspondente a cada jogador.
11. Observe a reta numérica a seguir e, em seguida, relacione os pontos , a B, C e D aos números decimais dados.
um – 1,69
dois – 2,5
três – 1,0898
quatro – 0,25
4 Adição e subtração com números decimais
Enrico foi a uma loja de brinquedos e comprou um robô de contrôle remoto e um jôgo de tabuleiro para sua filha. Quanto Enrico gastou?
Para resolver esse problema, podemos adicionar os preços dos dois brinquedos, efetuando 57,90 + 60,35. Analise os cálculos realizados a seguir.
Sentença matemática. 57 vírgula 90 mais 60 vírgula 35 é igual a 5 790 centésimos mais 6 035 centésimos, igual a 11 825 centésimos, igual a 118 vírgula 25.
, ou seja: R$ 118,25cento e dezoito reais e vinte e cinco centavos
Podemos também efetuar uma adição envolvendo números decimais escrevendo vírgula embaixo de vírgula e cada algarismo exatamente abaixo do algarismo de mesma ordem. Em seguida, adicionamos milésimos com milésimos, centésimos com centésimos, décimos com décimos, unidades com unidades e assim por diante. Observe a adição que calcula o gasto de Enrico.
Portanto, Enrico gastou R$ 118,25cento e dezoito reais e vinte e cinco centavos para comprar os dois brinquedos.
Em algumas adições, os números não têm a mesma quantidade de casas decimais. Observe uma maneira de efetuá-las:
a) 35,4 + 0,75
b) 6,14 + 0,007 + 1,8
Na situação anterior, quantos reais o jôgo de tabuleiro custou a mais que o robô?
Para resolver esse problema, podemos calcular a diferença entre os preços dos dois brinquedos, efetuando 60,35 ‒ 57,90. Analise os cálculos realizados a seguir.
Sentença matemática. 60 vírgula 35 menos 57 vírgula 90 igual a 6 035 centésimos menos 5 790 centésimos, igual a 245 centésimos, igual a 2 vírgula 45
, ou seja: R$ 2,45dois reais e quarenta e cinco centavos
Podemos também efetuar uma subtração envolvendo números decimais colocando vírgula embaixo de vírgula e cada algarismo exatamente abaixo do algarismo de mesma ordem. Em seguida, subtraímos milésimos de milésimos, centésimos de centésimos, décimos de décimos, unidades de unidades e assim por diante. Observe:
Portanto, o jôgo de tabuleiro custou R$ 2,45dois reais e quarenta e cinco centavos a mais que o robô de contrôle remoto.
Em algumas subtrações, os números não têm a mesma quantidade de casas decimais. Observe uma maneira de efetuá-las:
a) 17,2 menos 5,146
b) 9 menos 0,987
Atividades
Faça as atividades no caderno.
12. Efetue as operações.
a) 0,9 + 3,5
b) 19,6 + 3,04 + 0,076
c) 17 + 4,32 + 0,006
d) 0,68 + 0,32 + 9
e) 6,4 menos 3,6
f) 2 menos 0,5678
g) 17,6 menos 17,594
h) 2,005 menos 1,05
i) 32,8 menos 24,276
j) 4,42 menos 0,008
13. Uma jarra continha
2 inteiros e 3 quartoslitros de um líquido. Foi adicionado 0,250 litro. Quantos litros há na jarra?
14. Francisco mede 1,87 metro de altura, e Marcos, 1,91 metro. Qual é a diferença entre as medidas das alturas deles?
15. O lançamento do martelo é uma modalidade olímpica de atletismo. Em uma prova, Paulo conseguiu atingir 46,37 metros, e Ricardo alcançou 52,23 metros. Qual é a diferença, em metro, entre os dois lançamentos?
16.
Hugo calculou mentalmente 3,7 + 0,9. Analise a seguir a representação de como ele pensou.
Agora, calcule mentalmente como Hugo.
a) 15,65 + 0,9
b) 16,05 menos 0,9
c) 21,33 + 0,09
d) 21,33 menos 0,09
17. Vânia foi ao pet shop e comprou 1 pacote de ração para seu gato por R$ 18,25dezoito reais e vinte e cinco centavos. Ela pagou sua compra com uma cédula de R$ 20,00vinte reais.
a)
Por estimativa, responda: O troco que Vânia recebeu é maior ou menor do que R$ 5,00cinco reais? E do que R$ 2,00dois reais? E do que R$ 1,00um reais?
b)
Utilize uma calculadora e calcule o valor do troco que Vânia recebeu.
18.
Benito utilizou uma calculadora e fez o seguinte cálculo:
Elabore um problema que possa ser resolvido utilizando a operação inversa da adição que Benito efetuou.
5 Multiplicação com números decimais
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Quanto Marcos vai pagar pela tela de arame que quer comprar?
Para resolver esse problema, devemos calcular 2,5 ⋅ 13,48:
2,5 vezes 13,48 igual à fração 25 sobre 10, fim da fração, vezes fração 1348 sobre 100, fim da fração, é igual à fração 33700 sobre 1000, fim da fração, que é igual a 33,700.
Portanto, Marcos vai pagar R$ 33,70trinta e três reais e setenta centavos pela tela de arame.
Note que, ao multiplicar os números decimais como se eles não tivessem vírgula, temos:
25 ⋅ .1348 = .33700
Como
Um décimo vezes um centésimo é igual a um milésimo., o produto será da ordem dos milésimos, ou seja, terá 3 casas decimais.
Assim:
Para multiplicar um número decimal por outro número decimal, devemos:
• multiplicar os números como se fossem números naturais;
• colocar a vírgula no resultado, de modo que a quantidade de casas decimais seja igual à soma da quantidade de casas decimais dos fatores.
Analise mais alguns exemplos.
a) 1,842 ⋅ 0,013
b) 8,056 ⋅ 3,0
Situação 2
Gabriela foi a uma loja de material de construção e comprou algumas caixas de revestimento para piso, a fim de terminar a reforma de sua casa.
Gabriela arredondou o valor de cada caixa e calculou quanto, aproximadamente, deveria pagar e constatou que o vendedor havia feito a conta errada. Ao refazer o cálculo, ele verificou que o valor da compra era R$ 408,45quatrocentos e oito reais e quarenta e cinco centavos.
Observação
Vale lembrar que a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. Observe:
2 elevado a 5 = 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 = 32
Com números decimais trabalhamos da mesma . fórma Observe:
abre parênteses1,2 fecha parênteses elevado a 3 = 1,2 ⋅ 1,2 ⋅ 1,2 = 1,728
Analise mais alguns exemplos:
a) abre parênteses3,5 fecha parênteses elevado a 2 = 3,5 ⋅ 3,5 = 12,25
b) abre parênteses0,4 fecha parênteses elevado a 3 = 0,4 ⋅ 0,4 ⋅ 0,4 = 0,064
c) abre parênteses0,64 fecha parênteses elevado a 1 = 0,64
d) abre parênteses0,18 fecha parênteses elevado a 0 = 1
Atividades
Faça as atividades no caderno.
19. Efetue as multiplicações.
a) 2,4 ⋅ 3,5
b) 8 ⋅ 1,25
c) 0,1 ⋅ 0,01
d) 5,12 ⋅ 4,8
e) 2,5 ⋅ 2,5
f) 0,8 ⋅ 0,8
g) 12,6 ⋅ 0,18
h) 1,2 ⋅ 0,75
i) 0,16 ⋅ 0,0002
j) 0,64 ⋅ 0,25
20.
Com uma calculadora, efetue as operações a seguir.
5,248 ⋅ 10 5,248 ⋅ 100 5,248 ⋅ .1000
Agora, responda no caderno:
a) O que você observou nos resultados obtidos?
b) Você saberia calcular mentalmente 3,689 ⋅ 100? Justifique sua resposta.
21. Determine no caderno:
a) o dôbro de 3,64;
b) o triplo de 16,008.
22. Determine, no caderno, a menos b, sendo a = 0,5 ⋅ 0,12 e b = 0,25 ⋅ 0,06.
23.
Usando uma calculadora, determine o resultado das multiplicações e registre-o no caderno.
a) 1,234 ⋅ 5,678
b) 98 ⋅ 0,005
24. Ana comprou uma tê vê de quarenta e duas polegadas. A quantos centímetros corresponde essa medida de comprimento?
( uma polegada = 2,54 centímetros fecha parênteses
25. O comprimento do passo de Ana mede 0,65 metro. Quantos metros ela terá percorrido depois de dar .2200 passos?
a) Arredonde 0,65 e .2200 para facilitar o cálculo e resolva o problema.
b) Resolva o problema com os números exatos.
c) Comparando as respostas dos itens anteriores, a aproximação feita no item a foi boa? Justifique.
26.
Calcule mentalmente o resultado de cada multiplicação e registre-o no caderno.
a) 6,32 ⋅ 10
b) 6,702 ⋅ .1000
c) 0,0005 ⋅ 100
d) 3,145 ⋅ 100
e) 0,012 ⋅ .1000
f) 0,9 ⋅ 100
g) 0,09 ⋅ .1000
h) 12,14 ⋅ .10000
27. Determine a ⋅ b, sendo a = 2 menos 0,35 e b = 2 + 0,35.
28. Para construir uma pista para seu trenzinho elétrico, Lucas comprou 13,85 metros de fio a R$ 1,20um reais e vinte centavos o metro. Quanto ele gastou na compra desse fio?
29. Júlio alugou um carro por um dia com estas condições: pagamento de R$ 56,00cinquenta e seis reais no recebimento das chaves mais R$ 0,69zero reais e sessenta e nove centavos por quilômetro rodado. Ao devolver o carro, ele verificou que havia rodado 108 quilômetros. Quanto ele gastou com o aluguel do veículo?
a) Arredonde 0,69 e 108 para facilitar o cálculo e resolva o problema.
b) Resolva o problema com os números exatos.
c) Comparando as respostas dos itens anteriores, a aproximação feita no item a foi boa? Justifique.
30.
Usando uma calculadora, determine o resultado destas multiplicações:
a) 1,2345679 ⋅ 0,18
b) 1,2345679 ⋅ 0,36
c) 1,2345679 ⋅ 0,45
• Agora, descubra o valor de
em:
1,2345679 ⋅
= 0,888888888
31. Em um terreno de .1000 metros quadrados foram construídas 8 salas de aula, com 40,25 metros quadrados cada uma. A área restante foi utilizada para lazer. Determine a medida da área da região destinada ao lazer.
32. Na casa de André, o ferro elétrico tem 2,3 quilowatts de potência, e o chuveiro, 2,8 quilowatts. Ao fim de 30 dias, qual será o consumo total de energia dos dois aparelhos, em ‑hora, sabendo que eles funcionam diariamente durante meia hora? quilouóts Lembre que o consumo é igual à medida da potência multiplicada pela medida do tempo em hora. abre parênteses fecha parênteses
33. Renata preparou alguns pães franceses integrais, com 50 gramas cada um.
Proteína |
Gordura |
Carboidrato |
---|---|---|
4,1 gramas |
1,3 grama |
23,5 gramas |
Com base no quadro, responda.
a) Quantos gramas de gordura têm 5 pães feitos por Renata?
b) Para ingerir 8,2 gramas de proteína, uma pessoa deveria comer quantos pães iguais aos que Renata preparou?
34.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada abre parêntesesCepea fecha parênteses, em 27 de janeiro de 2022, o preço médio da saca de arroz de 50 quilogramas no Brasil era de R$ 63,88sessenta e três reais e oitenta e oito centavos.
Nesse dia, qual era o preço de 10 sacas de arroz no Brasil? E de 100 sacas? E de .1000 sacas?
35. Um artesão vende cada peça de barro por R$ 12,90doze reais e noventa centavos. Carlos comprou sete dessas peças e pagou com uma cédula de R$ 100,00cem reais. Qual foi o valor total da compra? Quanto ele recebeu de troco? Para comprar oito peças, quanto Carlos deveria acrescentar à quantia de R$ 100,00cem reais?
36.
Observe como Emike fez para verificar que o resultado de 2,73 ⋅ 34 não é igual a .9282.
Faça como Emike e verifique o resultado dos cálculos a seguir.
a) 1,55 ⋅ 22 = 34,1
b) 3,26 ⋅ 19 = 619,4
c) 4,11 ⋅ 45 = .18495
d) 5,68 ⋅ 64 = 363,52
37. Faça o que se pede.
a)
Complete o enunciado do problema.
b)
Troque seu problema com um colega e resolva o problema proposto por ele.
38. Calcule no caderno.
a) 0,2 abre parênteses fecha parênteses elevado a 3
b) 1,2 abre parênteses fecha parênteses elevado a 2
c) 0,17 abre parênteses fecha parênteses elevado a 0
d) abre parênteses1,4 fecha parênteses elevado a 3
e) 0,7 abre parênteses fecha parênteses elevado a 2
f) 0,6 abre parênteses fecha parênteses elevado a 3
g) 0,3 abre parênteses fecha parênteses elevado a 4
h) 0,1 abre parênteses fecha parênteses elevado a 5
6 Divisão com números decimais
Divisão por um número natural diferente de zero
Luana comprou seis livros com preços iguais para seus sobrinhos, pagando, ao todo, R$ 135,00cento e trinta e cinco reais.
Quanto custou cada livro?
Para resolver esse problema, devemos calcular 135 dividido por 6.
Observe como este cálculo pode ser feito com o algoritmo da divisão.
Dividimos 135 unidades por 6 e obtemos vinte e duas unidades, sobrando 3 unidades, que é o mesmo que 30 décimos.
Em seguida, dividimos 30 décimos por 6. Obtemos 5 décimos e não sobra resto.
O número decimal 22,5 obtido no quociente está na fórma decimal exata, pois o resto dessa divisão é zero.
Logo, cada livro custou R$ 22,50vinte e dois reais e cinquenta centavos.
Outros exemplos:
a) 1 dividido por 4
A divisão de 1 por 4 resulta em zero unidade e resta 1, que transformamos em 10 décimos. Dividimos 10 décimos por 4 e obtemos 2 décimos no quociente e sobram 2 décimos.
Transformamos 2 décimos em 20 centésimos e dividimos por 4 e obtemos 5 centésimos e resta zero.
Logo, 1 dividido por 4 = 0,25.
b) 20,3 dividido por 5
Dividimos 20 unidades por 5 e obtemos 4 unidades, restando 0 unidade.
Dividimos 3 décimos por 5. O resultado é 0 décimo e sobram 3 décimos.
Agora, transformamos 3 décimos em 30 centésimos e continuamos a divisão.
Dividimos 30 centésimos por 5 e obtemos 6 centésimos. Escrevemos 6 no quociente, na casa dos centésimos, restando zero centésimo.
Logo, 20,3 dividido por 5 = 4,06.
Divisão por um número decimal
Estudantes do 6º ano e do 7º ano fizeram um passeio a uma fazenda de maçãs. O fazendeiro separou maçãs para os estudantes, como mostra a imagem.
Sabendo que há 14 estudantes no 6º ano e 28 estudantes no 7º ano, quem receberá mais maçãs: um estudante do 6º ano ou um estudante do 7º ano?
Para responder a essa questão, observe que o barril do 7º ano contém o dôbro de maçãs do barril do 6º ano e que, no 7º ano, há o dôbro de estudantes do 6º ano.
Assim, podemos perceber que um estudante do 6º ano receberá a mesma quantidade de maçãs que um estudante do 7º ano, ou seja, 5 maçãs.
Podemos verificar se esse cálculo está correto efetuando as divisões 70 dividido por 14 = 5 e 140 dividido por 28 = 5. Como você pôde observar, 140 é o dôbro de 70 e 28 é o dôbro de 14, por isso, os quocientes são iguais.
Nas divisões entre números naturais, podemos observar o seguinte fato:
Quando se multiplicam abre parêntesesou se dividem fecha parênteses o dividendo e o divisor por um mesmo número diferente de zero, o quociente não se altera, mas o resto fica multiplicado abre parêntesesou dividido fecha parênteses por esse número. Por exemplo:
Analise outros exemplos:
a)
b)
Nas divisões envolvendo números decimais, usamos essa propriedade para transformar o divisor e/ou o dividendo em números naturais. Observe os exemplos:
a) 6 dividido por 0,12
Multiplicando o dividendo e o divisor por 100, obtemos um número natural no divisor. Como é mais fácil multiplicar um número decimal por 10, 100, .1000 etcétera, escolhemos uma das potências de 10 para obter um divisor natural.
Logo, 6 dividido por 0,12 = 50.
b) 4,096 dividido por 1,6
Multiplicando o dividendo e o divisor por .1000, obtemos números naturais no dividendo e no divisor. A escolha de uma das potências de 10, no caso .1000, facilita a multiplicação na busca de números naturais no dividendo e no divisor.
Logo, 4,096 dividido por 1,6 = 2,56.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
39. Efetue as divisões.
a) 9,68 dividido por 4
b) 13,2 dividido por 12
c) 3 dividido por 60
d) 2,25 dividido por 1,5
e) 0,09 dividido por 0,008
f) 0,9 dividido por 0,6
g) 0,08 dividido por 0,002
h) 2,7 dividido por 0,54
i) 15,475 dividido por 1,25
j) 90,1 dividido por 2,5
• Responda: o quociente de dois números decimais pode ser um número natural?
40.
Investigue com a calculadora o que ocorre com os quocientes da divisão de um número decimal por 10, 100, .1000 reticências
Agora, responda no caderno:
a) O que você observou nos resultados obtidos?
b) Você saberia calcular mentalmente 56,74 dividido por 100? Justifique sua resposta.
41.
Calcule mentalmente as divisões e depois registre o resultado no caderno.
a) 3,76 dividido por 10
b) 0,6 dividido por 100
c) 2 dividido por .1000
d) 152,4 dividido por 100
e) 5,6 dividido por 10
f ) 38,2 dividido por .1000
g) 90,6 dividido por .1000
h) 576,4 dividido por 100
42. Uma fábrica de laticínios produz diariamente 220 quilogramas de manteiga. Essa quantidade de manteiga permite formar quantas embalagens de 0,25 quilograma por dia?
43. Calcule as divisões e responda à pergunta.
a) 8 dividido por 0,1
b) 8 dividido por 0,01
c) 8 dividido por 0,001
• O que você observou?
44.
Usando uma calculadora, determine o resultado das divisões e registre-o no caderno.
a) 1,024 dividido por 0,032
b) 8 dividido por 0,004
45. Para fazer esta atividade, pesquise os valores atuais do euro e do dólar em relação ao real. No caderno, copie o quadro a seguir substituindo os
pelos dados coletados.
1 € (1 euro) |
R$ |
---|---|
1 US$ (1 dólar) |
R$ |
Com base na sua pesquisa, responda:
a) Qual é o valor aproximado, em euro, de R$ 2.000,00dois mil reais?
b) Qual é o valor de quinhentos e cinquenta dólares em reais?
46. Roberta comprou um carro bicombustível. Inicialmente, ele rodou .1000 quilômetros utilizando apenas gasolina, que custava R$ 6,50seis reais e cinquenta centavos o litro. Depois, rodou mais .1000 quilômetros utilizando apenas etanol, que custava R$ 4,60quatro reais e sessenta centavos o litro. No total, Roberta gastou R$ 1.176,50mil cento e setenta e seis reais e cinquenta centavos em gasolina e R$ 975,20novecentos e setenta e cinco reais e vinte centavos em etanol.
Agora, responda:
a) Quantos litros ela utilizou de cada combustível?
b) Quantos quilômetros, aproximadamente, ela rodou com um litro de gasolina? E com um litro de etanol?
c) Quanto Roberta gastou, aproximadamente, para rodar 1 quilômetro com gasolina? E com etanol?
47. Uma lancha tem 15,656 metros de medida de comprimento. Uma miniatura dessa lancha tem medida de comprimento 15,2 vezes menor que a da lancha real. Qual é a medida do comprimento da miniatura?
48. Na primeira etapa do ano, Paulinho tirou as seguintes notas em Matemática: 3,0; 7,0; 6,0 e 5,0. Para calcular a média de Paulinho, o professor adicionou as 4 notas e dividiu a soma por 4. Qual é a média de Paulinho nessa etapa?
49. Lena vendeu 15 canetas por R$ 3,80três reais e oitenta centavos cada uma e mais 12 cadernetas, recebendo um total de R$ 109,80cento e nove reais e oitenta centavos. Qual é o preço de cada caderneta?
50.
Mônica utilizou uma calculadora e fez o seguinte cálculo:
Elabore um problema que possa ser resolvido utilizando a operação inversa da multiplicação que Mônica efetuou.
51.
Pense em dois números decimais e solicite a um colega que adicione, multiplique e divida o maior pelo menor. Verifique se seu colega fez os cálculos corretamente.
7 Decimais exatos e dízimas periódicas
Considere as seguintes divisões:
• 25 dividido por 4
• 3,42 dividido por 0,5
As duas divisões têm quociente decimal e resto zero.
Os números 6,25 e 6,84 são exemplos de decimais exatos.
Mas há divisões com quociente decimal em que, por mais que continuemos a dividir, sempre sobrará resto diferente de zero. Analise, por exemplo, a divisão de 50 por 27:
Como não encontramos o resto zero, dizemos que 1,8 é um quociente aproximado até a casa dos décimos.
Continuando a divisão:
Como não encontramos o resto zero, dizemos que 1,85 é um quociente aproximado até a casa dos centésimos.
Continuando a divisão:
Como não encontramos o resto zero, dizemos que 1,851 é um quociente aproximado até a casa dos milésimos.
Se necessário, podemos continuar a divisão de 50 por 27, obtendo um quociente com maior número de casas decimais.
Considere, agora, as seguintes divisões:
• 2 dividido por 3
• 64 dividido por 99
Mesmo que continuássemos indefinidamente, não chegaríamos ao resto zero.
Indicamos esse fato escrevendo 2 dividido por 3 = 0,666 reticências e 64 dividido por 99 = 0,646464 reticências
As reticências indicam que os números têm infinitas casas decimais.
Os números 0,666 reticências e 0,646464 reticências são exemplos de dízimas periódicas. Elas podem ser indicadas por
0,6 de período 6e
0,64 de período 64.
Chamamos o algarismo que se repete, ou o grupo de algarismos que se repete, de período.
O período da dízima periódica 0,666 reticências é 6, o da 0,646464 reticências é 64 e o da 1,851851851 reticências é 851.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
52. Efetue as divisões a seguir e responda à pergunta.
a) 2 dividido por 5
b) 3 dividido por 8
c) 5 dividido por 20
d) 9 dividido por 25
e) 5,6 dividido por 0,8
f) 64 dividido por 0,08
• Podemos afirmar que os quocientes encontrados são decimais exatos? Justifique sua resposta.
53. Calcule o quociente aproximado até a casa dos milésimos.
a) 19 dividido por 23
b) 40 dividido por 17
c) 50 dividido por 21
54.
Calcule e escreva no caderno o período de cada dízima periódica obtida.
a) 1 dividido por 3
b) 2 dividido por 11
c) 232 dividido por 45
d) .1540 dividido por 9
55. Faça tentativas para descobrir três novas divisões que tenham como quocientes dízimas periódicas com períodos de 1, 2 e 3 algarismos.
56. Faça o que se pede:
a)
Com o auxílio de uma calculadora, calcule 49 dividido por 13.
b)
O resultado obtido por você no item anterior é um decimal exato ou um quociente aproximado? Por quê? Converse com os colegas. O resultado obtido por você no item anterior é um decimal exato ou um quociente aproximado? Por quê? Converse com os colegas.
c)
Com o auxílio de uma calculadora, multiplique o resultado obtido no item a por 13. O que você pode concluir?
8 Expressões numéricas com números decimais
O cálculo de expressões numéricas envolvendo números decimais segue esta ordem:
1º) potenciações, na ordem em que aparecem;
2º) multiplicações e divisões, na ordem em que aparecem;
3º) adições e subtrações, na ordem em que aparecem.
Quando, nas expressões, aparecem sinais de associação, as operações que eles contêm devem ser resolvidas na ordem a seguir.
1º) parênteses ( ); 2º) colchetes [ ]; 3º) chaves { }.
a)
b)
Sugestão de leitura
RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo: Ática, 2008. (Coleção A descoberta da Matemática).
Paulo, um craque de futebol, vai parar na Terra do Povo Pequeno e precisará de seus conhecimentos em números decimais. Nesse livro, você vai conhecer essa história e outras curiosidades matemáticas.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
57. Calcule o valor das expressões numéricas.
a) 12,7 menos 3,88 ⋅ 0,5
b) 0,2 ⋅ 0,05 + 0,048
c) 2 menos 0,6 dividido por 4
d) 4,4 dividido por 0,01 menos 400
e) 6,4 abre parênteses menos 1,25 ⋅ 4 fecha parênteses dividido por 0,5
f) abre parênteses4 menos 1,6 ⋅ 0,2 fecha parênteses dividido por 0,8
g) 0,35 abre colchete menos 0,18 abre parênteses ⋅ 0,2 fecha parênteses fecha colchete menos 0,03
h) abre parênteses2 menos 1,6 fecha parênteses elevado a 2 + abre parênteses0,3 + 0,5 fecha parênteses elevado a 2
i) 5 abre parênteses menos 4,4 fecha parênteses elevado a 3 dividido por 0,1 abre parênteses fecha parênteses elevado a 2
58.
Gabriela pensou e escreveu um número em seu caderno. Na linha seguinte, escreveu uma adição de dois números cuja soma era o número da linha anterior. Na linha seguinte, substituiu esses dois números, respectivamente, por uma multiplicação de outros três números e por uma divisão do quadrado de um número pelo dôbro de outro. Na linha seguinte, substituiu o primeiro número da linha anterior por uma subtração e o segundo por uma adição. Assim, ela obteve uma expressão numérica, sabendo antecipadamente seu valor.
Analise o que ela fez:
18,6 =
= 4,2 + 14,4 =
= 2 ⋅ 3 ⋅ 0,7 + 12 elevado a 2 dividido por abre parênteses2 ⋅ 5 fecha parênteses =
= abre parênteses10,31 menos 8,31 fecha parênteses ⋅ abre parênteses2,6 + 0,4 fecha parênteses ⋅ 0,7 + 12 elevado a 2 dividido por abre parênteses2 ⋅ 5 fecha parênteses
Agora, invente duas expressões com cinco operações diferentes e troque-as com as de um colega, sem que ele saiba o número em que você pensou inicialmente. Cada um deve resolver as expressões inventadas pelo outro. Depois, destroquem as expressões para corrigi-las.
59. Analise as ofertas do mercado onde Sandra vai comprar 3 litros de leite, 4 pacotes de biscoito, 3 copos de iogurte e
Um quarto.de quilograma de azeitona.
a) Se Sandra comprar 3 litros de leite, 3 pacotes de biscoito, 3 copos de iogurte e
Um quarto.de quilograma de azeitona, o valor da compra diminuirá?
b) Com R$ 25,00vinte e cinco reais, Sandra conseguirá fazer a compra?
c) Se o dinheiro não for suficiente, elimine uma unidade do produto mais barato e calcule o troco.
60. Dados a = 1,2 abre parênteses dividido por 0,5 fecha parênteses elevado a 2 e b = 1,2 abre parênteses ⋅ 0,5 fecha parênteses, calcule o valor de elevado a 2 a + b.
61. Em uma distribuidora de bolas de pingue‑pongue há este quadro de preços:
Quantidade de bolas |
Preço |
---|---|
Cinco dúzias |
R$ 237,00 |
Uma centena |
R$ 370,00 |
Ao optar pela compra de uma centena de bolas, quanto o consumidor economizaria, por unidade, em relação à compra de cinco dúzias do produto?
62.
Crie uma expressão numérica em que apareçam adições, subtrações, multiplicações e divisões e peça a um colega que a resolva. Verifique se o resultado está correto.
Lendo e aprendendo
Brasil, planeta fome
Qualquer brasileiro que vá ao mercado com frequência percebe que está cada vez mais difícil fechar as compras do mês. Para os mais vulneráveis, porém, é impossível. Nos últimos meses, cenas de pessoas garimpando restos em um caminhão de lixo em Fortaleza, procurando ossos descartados no Rio de Janeiro e de um homem implorando por comida em Brasília chocaram o país. Segundo uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 19 milhões de brasileiros passam fome e 55% da população apresenta algum nível de insegurança alimentar. A principal causa é a carestiaglossário dos alimentos: em outubro, a cesta básica aumentou em todas as localidades em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada mensalmente pelo Dieése (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em dezessete capitais. Da cesta mais cara para a mais barata, são elas: Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Belém, Natal, João Pessoa, Salvador, Recife e Aracaju. Em outubro, os preços variaram de R$ 464,17quatrocentos e sessenta e quatro reais e dezessete centavos a R$ 700,69setecentos reais e sessenta e nove centavos nessas cidades. [ reticências]
Em 2020, 19,1 milhões de pessoas passavam fome no Brasil ‒ isso representa 9% dos brasileiros. Além disso, o número é equivalente à população do Chile, que tem 19,6 milhões de habitantes. Mais de 43 milhões não tinham alimentos suficientes no mesmo período (ou seja, insegurança alimentarglossário moderada/grave).
A insegurança alimentar moderada/grave atingiu em maior proporção os domicílios que receberam o auxílio emergencialglossário em 20201nota de rodapé . De cada 10 casas que solicitaram e receberam o benefício, 3 estavam sob essa condição. Já entre os que não solicitaram, apenas 1.
Nos domicílios em que há moradores que perderam o emprêgo durante a pandemia, a fome foi maior. Em 2020, 34% desses domicílios estavam em situação de insegurança alimentar moderada/grave. Já entre os que continuaram com a jornada de trabalho normal, a fome atingiu parcela menor: 10%.
A parcela média do Auxílio Brasil, programa do govêrno que substituirá o Bolsa Família em 2022, não compra uma cesta básica em nenhuma das capitais listadas pelo estudo. A mais barata da lista, a de Aracaju, custa R$ 464,17quatrocentos e sessenta e quatro reais e dezessete centavos, o dôbro do benefício médio, que é de R$ 224,41duzentos e vinte e quatro reais e quarenta e um centavos. A mais cara, de Florianópolis, custa o triplo (R$ 700,69setecentos reais e sessenta e nove centavos). Em comparação a outubro de 2020, o preço da cesta básica subiu em todas as dezessete capitais que fazem parte do levantamento.
Lendo e aprendendo
Em média, os moradores das 17 capitais listadas pelo estudo que ganham um salário mínimo gastaram 58,35% do valor líquido com a alimentação. O piso nacional é de R$ 1.100mil cem reais, e sobram R$ 1.017mil dezessete reais após os descontos da Previdência Social. Para garantir condições de sobrevivência básica em Florianópolis, onde a cesta é mais cara, o valor deveria ser []: reticências R$ 5.886cinco mil oitocentos e oitenta e seis reais. O cálculo considera uma família de dois adultos e duas crianças.
Atualmente, R$ 100cem reais cobrem a compra de onze dos itens que formam uma cesta básica: 1 litro leite + 1 quilograma feijão + 1 quilograma arroz + 1 quilograma farinha + 1 quilograma batata + 1 quilograma tomate + 1 quilograma pão + 1 quilograma açúcar + 1 quilograma café + uma dúzia banana + 1 óleo. Em 2016, com o mesmo valor, era possível comprar tudo isso e + 1 quilograma carne.
O valor médio de 1 quilograma de carne quase triplicou nos últimos dez anos. Em 2011, o brasileiro precisava desembolsar R$ 15quinze reais para levar o produto para casa. Em outubro de 2021, a mesma quantidade do alimento custou, em média, R$ 40quarenta reais. O valor é 2,7 vezes maior que o de outubro de 2011.
Fontes: Dieése; Rede Penssan; Instituto Nacional de Estadísticas (Chile); govêrno Federal.
GORZIZA, A.; GUIMARÃES, H.; BUONO, R. Brasil, planeta fome. Piauí, 6 dezembro 2021.Disponível em: https://oeds.link/Pz3JYm. Acesso em: 28 abril 2022.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Quando a matéria anterior foi publicada?
b) Segundo a Rede Penssan, quantos brasileiros aproximadamente passavam fome em dezembro de 2021?
c) Em qual capital a cesta básica era mais cara? E mais barata?
d) A cesta básica em Goiânia ( Goiás) era mais cara ou mais barata do que em Campo Grande ( Mato Grosso do Sul)?
2. Identifique o tema que não foi abordado no texto.
a) Alta do preço dos alimentos.
b) Insegurança alimentar.
c) Relação entre o valor do salário mínimo e o valor da cesta básica.
d) Relação entre desemprego e fome.
3. Leia o seguinte trecho extraído do texto.
[ reticências] A mais barata da lista, a de Aracaju, custa R$ 464,17quatrocentos e sessenta e quatro reais e dezessete centavos, o dôbro do benefício médio, que é de R$ 224,41duzentos e vinte e quatro reais e quarenta e um centavos. A mais cara, de Florianópolis, custa o triplo (R$ 700,69setecentos reais e sessenta e nove centavos). [ reticências]
Agora, responda no caderno:
a) Nesse trecho, há algumas imprecisões do ponto de vista matemático. Quais são elas?
b) Na sua opinião, essas imprecisões prejudicam o entendimento do texto? Por quê?
4.
Responda às questões no caderno. Depois, compartilhe as respostas com os colegas. Responda às questões no caderno. Depois, compartilhe as respostas com os colegas.
a) Você conhece alguma ação voltada para o combate à fome? Se sim, conte um pouco sobre ela.
b) Na sua opinião, o que é possível fazer para enfrentar a alta dos preços dos alimentos.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Décimos, centésimos e milésimos
Parte inteira |
Parte decimal |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|
Centena |
Dezena |
Unidade |
Décimo |
Centésimo |
Milésimo |
|
1 |
, |
2 |
||||
1 |
8 |
, |
0 |
1 |
6 |
|
0 |
, |
1 |
5 |
7 |
Podemos ler esses números da seguinte maneira:
• 1,2
um inteiro e dois décimos.
• 18,016
dezoito inteiros e dezesseis milésimos.
• 0,157
cento e cinquenta e sete milésimos.
1. No caderno, escreva por extenso os números decimais.
a) 0,8
b) 1,510
c) 4,36
d) 2,95
e) 9,056
f) 0,007
2. Utilize algarismos para escrever cada um dos números decimais.
a) Dez inteiros e nove décimos.
b) Duzentos e trinta e dois milésimos.
c) Um inteiro e trinta e sete milésimos.
Comparação de números decimais
• Quando as partes inteiras são diferentes, o maior número é o que tem a maior parte inteira.
• Quando as partes inteiras são iguais, o maior número é o que tem a maior parte decimal.
• Na reta numérica, o maior número fica à direita.
3. Copie os itens no caderno substituindo os
pelos sinais < ou >.
a) 4,3
4,05
b) 5,04
5,14
c) 12,05
10,99
d) 25,09
25,10
e) 9,2
0,92
f) 12,19
12,20
4. Escreva os números decimais de cada item em ordem crescente.
a) 0,95; 0,48; 0,71; 0,19
b) 4,12; 4,5; 4,07; 4,29
c) 27,13; 15,06; 27,09; 18,15
d) 6,99; 0,198; 7,08; 1,9
5. Observe a reta numérica a seguir.
Relacione os pontos a, B, C e D aos números decimais a seguir.
um ‒ 1,78 dois ‒ 0,98 três ‒ 1,29 quatro ‒ 0,35
Adição e subtração com números decimais
Adição: 18,2 + 11,94
Subtração: 15,2 ‒ 12,01
6. Calcule o resultado das operações.
a) 1,2 + 5,7
b) 25,43 + 2,08
c) 0,92 + 11,7
d) 0,12 + 11,08
e) 53,2 ‒ 18,1
f) 2,003 ‒ 1,12
g) 8,47 ‒ 4,03
h) 9,95 ‒ 9,07
7. Em uma loja de artigos esportivos, Marcos comprou uma mochila por R$ 178,90cento e setenta e oito reais e noventa centavos e um tênis por R$ 253,50duzentos e cinquenta e três reais e cinquenta centavos. Quanto Marcos gastou no total?
8. Joana gastou R$ 47,50quarenta e sete reais e cinquenta centavos no mercado. Ela entregou ao caixa três cédulas de R$ 20,00vinte reais. Qual foi o troco recebido por Joana?
Multiplicação com números decimais
Multiplicação: 5,14 ⋅ 2,5
9. Efetue as multiplicações.
a) 5,4 ⋅ 3
b) 4,18 ⋅ 5
c) 0,5 ⋅ 2,36
d) 1,4 ⋅ 0,02
10. Calcule mentalmente o resultado de cada multiplicação.
a) 8,2 ⋅ 10
b) 6,19 ⋅ 10
c) 0,9 ⋅ 100
d) 18,1 ⋅ .1000
11. Luan vai trocar o piso do quintal da casa onde mora. Ele vai pagar R$ 78,50setenta e oito reais e cinquenta centavos em cada caixa de porcelanato. Se Luan vai precisar comprar no mínimo 15 caixas, quantos reais ele vai gastar somente com o porcelanato?
12. Rose vai fazer uma festa de aniversário para a filha dela. Ela vai comprar duas dúzias de garrafas de suco de laranja e uma dúzia de garrafas de suco de uva. Se cada garrafa de suco de laranja custa R$ 2,80dois reais e oitenta centavos e cada garrafa de suco de uva custa R$ 3,10três reais e dez centavos, quantos reais Rose vai gastar com suco?
Divisão com números decimais
Divisão: 12,6 : 0,12
Logo, 12,6 : 0,12 = 105.
13. Efetue as divisões.
a) 9,1 : 2
b) 15,2 : 8
c) 0,85 : 0,5
d) 4,42 : 0,02
14. Calcule mentalmente o resultado de cada divisão.
a) 3,58 : 10
b) 26,8 : 10
c) 10,9 : 100
d) 507,1 : .1000
15. Ana comprou 5 metros de fita para fazer laços. Se cada laço usa 0,40 métro de comprimento de fita, quantos laços Ana conseguirá fazer?
16. Mariana comprou uma dúzia de laranjas e pagou R$ 4,80quatro reais e oitenta centavos. Quanto custou cada laranja?
17. Roberto usa ladrilhos coloridos com 0,0005 métro quadrado de medida de área para fazer mosaicos. Sabendo que o próximo mosaico dele medirá 2,5 métros quadrados de área, quantos ladrilhos coloridos serão utilizados?
Decimais exatos e dízimas periódicas
Quando a divisão tem quociente decimal e resto zero, os quocientes são chamados decimais exatos.
Quando a divisão tem quociente decimal e não encontramos resto zero, os quocientes são chamados dízimas periódicas. Podemos escrevê-los como um quociente aproximado para determinada ordem ou acompanhados de reticências ( reticências) para indicar que têm infinitas casas decimais.
Nas dízimas periódicas, um algarismo, ou um grupo de algarismos, se repete; essa repetição é chamada de período.
18. Quais divisões têm como quociente um decimal exato?
a) 18 : 5
b) 95 : 12
c) 99 : 8
d) 120 : 15
19. Calcule o quociente aproximado até a casa dos milésimos.
a) 40 : 13
b) 50 : 12
c) 98 : 15
d) 110 : 19
20. Calcule e escreva no caderno o período de cada dízima periódica obtida.
a) 1 : 9
b) 37 : 30
c) 4 : 33
d) 400 : 9
Expressões numéricas com números decimais
O cálculo de expressões numéricas envolvendo números decimais segue esta ordem:
1º) potenciações, na ordem em que aparecem;
2º) multiplicações e divisões, na ordem em que aparecem;
3º) adições e subtrações, na ordem em que aparecem.
Quando aparecem sinais de associação, as operações que eles contêm devem ser resolvidas na seguinte ordem:
1º) parênteses ( ); 2º) colchetes [ ]; 3º) chaves { }.
21. Calcule o valor das expressões.
a) 45,2 ‒ 5,8 ⋅ 5 + 0,18
b) 18,2 + 25,09 ‒ 1,2 ⋅ 4,2
c) (1,32 : 4) ⋅ 1,5 + (3,2)2 ‒ 0,078
d) {5,25 + 10,5 : 2} + 25,5 ‒ [4,5 ⋅ (2)3]
É hora de extrapolar
Faça as atividades no caderno.
Você conhece a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável?
Os cartazes são bastante utilizados em campanhas de conscientização para informar à população diferentes assuntos, como vacinação para combater epidemias, uso consciente de água e energia elétrica para evitar desperdício e preservação dos recursos naturais.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas ( ônu) estabeleceu um plano de ação, chamado Agenda 2030, para o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: econômica, social e ambiental. O documento propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ó dê ésse), que devem ser alcançados até 2030.
Objetivos: Pesquisar os 17 ó dê ésse da Agenda 2030 estabelecida pela ônu e construir cartazes com informações relevantes, tratadas na Agenda 2030, que serão expostos na escola para os estudantes e também para toda a comunidade escolar.
Etapa 1: Análise do cartaz que apresenta os 17 ó dê ésse da Agenda 2030 da ônu.
1. Reúna-se em grupo com os colegas, leiam o cartaz anterior e respondam às questões.
a) Quais são os elementos que se repetem em cada quadrado colorido?
b) Que ícone é usado para representar a mensagem “vida terrestre”?
c) O ícone que apresenta um caderno e um lápis está associado a qual frase?
d) Em qual objetivo aparece a palavra “desigualdades”? Qual símbolo matemático foi usado no ícone?
e) Vocês acham que os ícones representam bem as frases de cada quadrado?
f) Qual dos objetivos apresentados no cartaz vocês acham mais importante? Por quê?
g) Vocês modificariam a informação apresentada em algum quadrado? Por quê?
2. Pesquisem o significado da expressão “desenvolvimento sustentável”.
3. Escolham um dos objetivos apresentados no cartaz e criem outro ícone para substituir o que já existe. Lembrem que o ícone deve ser legível e estar relacionado à frase do objetivo escolhido.
4. Agora, escolham outro objetivo e criem uma nova frase para substituir a existente.
5. Na abertura desta Unidade, foi dito que a cidade de Morungaba, no interior de São Paulo, atingiu cêrca de
três quartosda medida da distância para o desempenho ótimo nos . ó dê ésse O que isso quer dizer?
Etapa 2: Pesquisa e análise de alguns ó dê ésse.
6. Naveguem pelo site da ônu e encontrem os 17 . ó dê ésse
7. No item 3.1 do objetivo 3, está escrito: “reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por .100000 nascidos vivos”.
a) Representem com uma fração a expressão “70 mortes por .100000 nascidos vivos”.
b) Representem a mesma expressão com um número decimal.
8. No item 3.2 do objetivo 3, está escrito: “acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por .1000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por .1000 nascidos vivos”.
a) No trecho, qual expressão representa uma ideia de desigualdade?
b) Quais expressões podem ser representadas por frações?
9. No item 10.1 do objetivo 10, está escrito: “alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional”. Reescrevam a frase substituindo a porcentagem apresentada por uma fração correspondente.
10. O item 14.5 do objetivo 14 diz “conservar pelo menos 10% das zonas costeiras e marinhas, de acôrdo com a legislação nacional e internacional, e com base na melhor informação científica disponível”. Expliquem o significado da expressão “pelo menos 10%”.
Etapa 3: Escolha de um ó dê ésse e elaboração de cartazes.
11. Leiam o texto do item 6.3 do objetivo 6 e respondam às questões.
“melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente”.
a) O que vocês, em conjunto, podem fazer para contribuir com esse objetivo? E o que podem fazer, individualmente, como cidadãos conscientes?
b) Que tipo de ação vocês podem executar em casa? E na escola em que estudam? E no bairro em que moram ou onde a escola está inserida?
12. Escolham um ó dê ésse para estudar mais a fundo e reflitam sobre as questões da atividade anterior.
13. Agora, elaborem cartazes com informações de alguns itens do ó dê ésse escolhido e com propostas de ações para serem realizadas individualmente ou em conjunto. Representem os dados com frações, porcentagens e números decimais quando for conveniente. Vocês podem complementar os cartazes com notícias de jornais e revistas relacionadas ao tema do . Não se esqueçam de buscar fontes confiáveis e citá-las nos cartazes. ó dê ésse
Etapa 4: Apresentação e análise dos cartazes.
14. Disponibilizem os cartazes criados pelo grupo para que os outros analisem e opinem sobre a clareza das informações e as ações propostas.
15. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.
16. Depois dos ajustes necessários, façam uma exposição na escola distribuindo os cartazes pelas paredes.
Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.
17. Algumas questões que devem ser discutidas:
a) Os cartazes atenderam os objetivos propostos?
b) É possível atingir mais pessoas da escola ou da comunidade? Como?
18. Com base na reflexão sobre as questões anteriores, tentem atingir mais pessoas com os cartazes.
19. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.
Glossário
- Carestia
- : preço elevado.
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- Insegurança alimentar
- : quando há preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos no futuro ou quando a qualidade dos alimentos é comprometida para manter a quantidade de alimentos necessária para a família.
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- Auxílio emergencial
- : benefício financeiro concedido pelo Governo Federal às pessoas mais vulneráveis durante a pandemia de côvid dezenóve.
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- 1
- Nota metodológica: a pesquisa foi realizada quando o auxílio emergencial estava no seu quarto mês de redução à metade do valor inicial, ou seja, com a parcela de R$ 300trezentos reais para a maioria.
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