Capítulo 3  Figuras geométricas espaciais

Trocando ideias

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

No nosso dia a dia, podemos observar elementos da natureza, objetos e construções de diferentes formatos. Algumas frutas, como a laranja, se parecem com uma esfera; uma árvore conífera, como o próprio nome sugere, se parece com um cone; as colunas de alguns edifícios são parecidas com cilindros.

Fotografia. Uma laranja em fundo branco. Abaixo, 'Laranja'. Fotografia. Pinheiro de formato cônico. Na frente um gramado. Próximo do pinheiro, há outras árvores. O dia está ensolarado e não há presença de nuvens no céu. Abaixo, ‘Árvore conífera’. Fotografia. Colunas que restaram de dois templos. As colunas tem formato cilíndrico e estão sobre um gramado. Atrás das colunas há várias casas. O dia está ensolarado e não há presença de nuvens no céu. Abaixo, ‘Templo de Saturno e Templo de Vespasiano e Tito’ em Roma, Itália. Foto de 2021.

Ícone de atividade oral.

Com quais figuras geométricas espaciais se parecem as construções e esculturas a seguir?

Fotografia. Exterior de um palácio que se parece com um sólido geométrico que tem superfícies triangulares que se encontram com um único ponto. Apenas duas superfícies são visíveis na fotografia. Ambas são compostas por painéis de vidro. O dia está ensolarado e há presença de nuvens no céu. Abaixo, Palácio da Paz e da Reconciliação, Nursultan, Casaquistão. Foto de 2016.Fotografia. Escultura que se aprece com um sólido geométrico que tem 6 faces quadradas, Cada face é formada por um mosaico de peças coloridas. A escultura está exposta à beira de uma avenida em uma cidade. Há prédios ao fundo. O dia está nublado. Abaixo, Escultura de que foi exposta no Festival Luzes de Inverno de Londres, Reino Unido, Foto de 2020. Fotografia. Construção que se parece com uma bola de metal. Do lado esquerdo, há uma escada de acesso em madeira. A escada e a construção parecem estar no meio de uma floresta. Abaixo, Quarto do hotel Free Spirit Spheres, Vancouver, Canadá. Foto de 2020.

Ícone de atividade em dupla.

Reúna-se com um colega e pesquisem imagens que contenham elementos que se parecem com figuras geométricas espaciais.

Neste capítulo vamos estudar algumas figuras geométricas espaciais.

Respostas e comentários

Trocando ideias: primeiro item: as esculturas se parecem, respectivamente, com uma pirâmide, um prisma e uma esfera; segundo item: resposta pessoal.

CAPÍTULO 3 – FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS

Trocando ideias

BNCC:

Competências gerais 2 e 9 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 2 e 8 (as descrições estão na ­página sete).

Objetivo:

Verificar se os estudantes reconhecem prismas, pirâmides e alguns corpos ­redondos.

Peça a eles que observem a laranja, a árvore e as colunas do Templo de Saturno e comparem com modelos de esferas, cones e cilindros que você pode providenciar com antecedência. Alguns objetos presentes na sala de aula podem servir de modelos para essas figuras. Aproveite a oportunidade e verifique se os estu­dantes conhecem algu­mas caracterís­ticas desses corpos redondos.

Em seguida, proponha que observem as construções e respondam à questão proposta. Incentive-os a justificar suas respostas. Aproveite a oportunidade para avaliar o que sabem sobre os prismas e as pirâmides.

A proposta deste Trocando ideias exercita a curiosidade dos estudantes e a capacidade de produzir argumentos convincentes. O diálogo e a interação também são promovidos. Nesse sentido, as competências gerais 2 e 9 e as competências 2 e 8 têm o seu desenvol­vimento ­favorecido.

1 Sólidos geométricos

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

As indústrias utilizam diferentes tipos de embalagem para acondicionar alimentos, bebidas, produtos químicos, entre outros. Muitas dessas embalagens se parecem com sólidos geométricos, como podemos observar a seguir.

Fotografia. Caixa de bombons que tem 6 superfícies retangulares. A superfície de cima é transparente e as superfícies laterais tem uma faixa vermelha na parte inferior e são transparentes na parte superior. Os bombons presentes no interior da caixa estão em embalagens prateadas e há um laço vermelho sobre a caixa. Fotografia. Batom rosa com tampa preta. A base do batom e o topo da tampa são superfícies circulares. Fotografia. Lata de milho. A base e o topo da lata são superfícies circulares. Fotografia. Embalagem vermelha que tem 6 superfícies retangulares. Há detalhes em preto nas superfícies que estão visíveis na fotografia.
Embalagens que se parecem com sólidos geométricos.

Em Geometria, sólido é uma figura geométrica espacial e maciça, ou seja, não oca. Já a superfícieglossário é toda a parte visível de um sólido geométrico.

Podemos classificar os sólidos separando-os nos grupos a seguir.

Poliedros

Figura geométrica. Sólido geométrico laranja com uma face hexagonal e 6 faces triangulares idênticas. As faces triangulares têm um único ponto acima em comum. Figura geométrica. Sólido geométrico roxo com 6 faces retangulares. Figura geométrica. Sólido geométrico que tem duas superfícies hexagonais idênticas e paralelas e 12 superfícies laterais idênticas no formato de trapézio. Figura geométrica. Sólido geométrico laranja que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares.  Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem 2 faces hexagonais idênticas e paralelas e 6 faces retangulares paralelas duas a duas.  Figura geométrica. Sólido geométrico azul com uma face quadrada e 4 faces triangulares idênticas. As faces triangulares têm um único ponto acima em comum.

Corpos redondos

Figura geométrica. Sólido geométrico rosa que tem um vértice único, uma face circular e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma casca de sorvete. Figura geométrica. Sólido geométrico rosa de superfície arredondada. Tem formato parecido com o de uma bola. Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem duas faces circulares paralelas e idênticas e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma lata de superfície arredondada. Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem o formato parecido com o de uma escada com 2 degraus arredondados.

A superfície dos poliedros é formada apenas por partes planas (chamadas de face). Já a superfície dos corpos redondos apresenta pelo menos uma parte arredondada, ou seja, não plana.

Respostas e comentários

Sólidos geométricos

Objetivo:

Distinguir poliedros de corpos redondos.

Justificativa

No capítulo, serão estudados diferentes poliedros e corpos redondos e, por esse motivo, é importante que, neste tópico, os estudantes reconheçam que essas figuras são sólidos geométricos e que a superfície dos poliedros é formada apenas por partes planas, enquanto a superfície dos ­corpos redondos apresenta pelo menos uma parte arredondada, ou seja, não plana.

Mapeando conhecimentos

Proponha aos estudantes os seguintes questionamentos: “O que são sólidos geométricos? Que objetos do nosso cotidiano se parecem com eles? Qual é a diferença entre poliedros e corpos redondos?”. É importante que todos tenham a oportunidade de expor o que sabem. Oriente-os a escutar as respostas dos colegas com atenção e empatia.

Para as aulas iniciais

Peça aos estudantes que tragam à escola objetos, como embalagem de creme dental e vários tipos de caixas, bolas, latas de leite, entre outros, pois a observação e o manuseio deles serão de grande valia para o aprendizado. Por meio da manipulação desses objetos, eles poderão perceber, por exemplo, as diferenças entre os corpos redondos e os poliedros. Aproveite as embalagens e os objetos para explicar o significado dos termos “tridimensional” e “superfície”.

Neste capítulo, serão estudados os prismas, as pirâmides, os cones e os cilindros retos. Se julgar conveniente, amplie esse estudo para o caso de esses sólidos ­serem oblíquos.

Se considerar necessário, explique aos estudantes que figuras geométricas espaciais são tridimensionais, ou seja, têm três dimensões (comprimento, largura e altura). Assim, um sólido geométrico é uma figura geométrica tridimensional e maciça.

2 Poliedros

Em qualquer poliedro, devemos encontrar vértices, arestas e faces. Confira:

Cada região que fórma a superfície de um poliedro é chamada face. O segmento comum a duas faces é chamado aresta, e os pontos de encontro das arestas são chamados vértices.

Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares idênticas. Uma das superfícies retangulares está hachurada, um dos segmentos de reta que é comum a duas superfícies está destacado de laranja e há um destaque laranja em uma das pontas. Linha saindo da superfície hachurada, indicando face. Linha saindo do segmento de reta laranja, indicando aresta. Linha saindo do destaque do ponto, indicando vértice.

O poliedro a seguir recebe o nome de bloco retangular ou paralelepípedo reto-retângulo.

Figura geométrica. Sólido geométrico azul com 6 faces retangulares. Tem formato parecido com o de uma caixa de sapato.

Ele tem 6 faces, 12 arestas e 8 vértices, conforme mostram as figuras a seguir.

Figura geométrica. 3 blocos retangulares azuis e idênticos, dispostos lado a lado. Em cada um dos blocos retangulares, está destacado de lilás, 2 faces que são opostas. As faces destacadas em um bloco retangular, não são destacadas nos outros dois. Abaixo a legenda "6 faces". Figura geométrica. Bloco retangular azul com as 12 arestas destacadas de lilás. Abaixo a legenda "12 arestas". Figura geométrica. Bloco retangular azul com os 8 vértices destacadas de lilás. Abaixo a legenda ‘8 vértices‘.

Observe, a seguir, a quantidade de faces, de vértices e de arestas de mais alguns poliedros.

Figura geométrica. Sólido geométrico azul com uma face quadrada e 4 faces triangulares idênticas. As faces triangulares têm um único ponto acima em comum. Abaixo, a legenda ‘Tem 5 faces, 5 vértices e 8 arestas’. Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem 2 faces hexagonais idênticas e paralelas e 6 faces retangulares paralelas duas a duas. Abaixo, a legenda ‘Tem 8 faces, 12 vértices e 18 arestas’. Figura geométrica. Sólido geométrico laranja que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares. Abaixo, a legenda ‘Tem 5 faces, 6 vértices e 9 arestas’.

Organize em um quadro o número de faces, arestas e vértices dos sólidos anteriores.

Para cada sólido, adicione o número de vértices (V ) ao número de faces (F ); depois, adicione 2 ao número de arestas (A). Que regularidade você observou em relação a V, F e A nos sólidos analisados?

Verifique se a regularidade que você observou também é válida para outros sólidos.

Essa regularidade que relaciona o número de vértice, o número de faces e o número de arestas de um sólido geométrico é chamada de relação de Euler.

Respostas e comentários

Primeiro item: Resposta em Orientações.

Segundo item: V + F = A + 2

Terceiro item: Espera-se que os estudantes percebam que sim.

Poliedros

BNCC:

Competência geral 3 (a descrição está na página seis).

Competência específica 1 (a descrição está na página sete).

Habilidades ê éfe zero seis ême ah um sete e ­EF06MA18.

Objetivos:

Reconhecer poliedros e seus elementos.

Distinguir prismas de pirâmides.

Identificar poliedros de ­Platão e poliedros regulares.

Justificativa

A habilidade ê éfe zero seis ême ah um sete implica identificar e contar faces, vértices e arestas em poliedros, bem como reconhecer e nomear prismas e pirâmides. Nesse âmbito, é importante que os estudantes consigam reconhecer e distinguir os conceitos de faces, arestas e vértices. Além disso, perceber o que caracteriza os prismas e as pirâmides contribui para que estabeleçam com mais propriedade as relações entre o número de vértices, faces e arestas.

O estudo dos poliedros de Platão e, em especial, dos poliedros regulares possibilita aos estudantes reconhecerem que as faces de um poliedro regular são polígonos regulares, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah um oitoponto

Mapeando conhecimentos

Peça aos estudantes que façam individualmente a atividade 25 da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores.

Para as aulas iniciais

Aproveite as embalagens trazidas pelos estudantes para trabalhar os elementos de um poliedro (vértices, arestas e faces).

Para distinguir prismas de pirâmides, incentive-os a manipular modelos desses dois sólidos para que percebam que o prisma tem duas bases paralelas e congruentes e faces laterais retangulares, e que as pirâmides têm todas as faces laterais triangulares e que a base pode ter formato triangular, quadrangular etcétera.

Resposta do primeiro item:

Pirâmide de base retangular

Prisma de base hexagonal

Prisma de base triangular

Número de faces

5

8

5

Número de arestas

8

18

9

Número de vértices

5

12

6


A relação de Euler relaciona o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, contemplando a habilidade ê éfe zero seis ême ah um seteponto Comente a história e as inúmeras contribuições do matemático Leonhard Euler no avanço dessa ciência, de modo a contemplar a competência específica 1.

Avalie a conveniência de ampliar esse estudo mostrando poliedros convexos e não convexos, ressaltando que a relação de Euler é válida para ­todos os poliedros convexos; porém, os poliedros não convexos nem sempre obedecem à relação de Euler.

Sugestão de leitura

Textos com informações sobre a vida de Leonhard Euler.

Disponíveis em:

https://oeds.link/qgTHCN

https://oeds.link/OJqxqC

Acessos em: 1º julho 2022.

Prismas e pirâmides

Prismas

Estes sólidos geométricos são exemplos de ­prismas. As faces hachuradas em cada prisma são chamadas bases, e as demais, faces laterais.

Todo prisma tem duas bases paralelas e idênticas e tem faces laterais retangulares.

Figura geométrica. Bloco retangular verde com 2 faces opostas hachuradas. Abaixo a legenda ‘prisma de base quadrangular’. Figura geométrica. Sólido geométrico laranja que tem 2 faces triangulares idênticas e paralelas e 3 faces retangulares idênticas. As faces triangulares estão hachuradas. Abaixo a legenda ‘prisma de base triangular’.

Pirâmides

Estes sólidos geométricos são exemplos de pirâmides. A face hachurada em cada pirâmide é ­chamada base, e as demais, faces laterais.

Nas pirâmides, todas as faces laterais são triangulares. Já a base pode ter formato triangular, quadrangular, pentagonal etcétera.

Figura geométrica. Sólido geométrico rosa com quatro faces triangulares, sendo que a face apoiada esta destacada. Abaixo a legenda ‘pirâmide de base triangular ou tetraedro’. Figura geométrica. Sólido geométrico azul com uma face hexagonal destacada e 6 faces triangulares. As faces triangulares tem um único ponto acima em comum. Abaixo a legenda ‘pirâmide de base hexagonal’.

Poliedros de Platão e poliedros regulares

Para um poliedro ser de Platão, ele precisa que:

todas as suas faces tenham o mesmo número de arestas;

todos os vértices sejam formados pelo encontro do mesmo número de arestas.

A seguir temos o exemplo de um poliedro de Platão que não é regular.

Figura geométrica. Sólido geométrico laranja que tem 2 faces retangulares diferentes mas que são opostas e paralelas, 2 faces retangulares idênticas que são opostas mas não são paralelas e 2 faces opostas e idênticas que tem o formato de trapézio.
Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical


Para um poliedro ser regular, ele precisa que:

todas as suas faces tenham o mesmo número de arestas com medidas de comprimento iguais;

todos os vértices sejam formados pelo encontro do mesmo número de arestas.

Dessa fórma, concluímos que os poliedros regulares são casos particulares dos poliedros de Platão e existem apenas cinco:

Figura geométrica. Sólido geométrico laranja com 4 faces triangulares idênticas. Abaixo, a legenda ‘tetraedro regular (4 faces iguais)’. Figura geométrica. Bloco retangular bege com as 6 faces quadradas. Abaixo, a legenda ‘hexaedro regular ou cubo (6 faces iguais)’. Figura geométrica. Sólido geométrico amarelo que tem 8 faces triangulares idênticas, sendo que 4 delas têm um único ponto em comum que está oposto ao ponto comum das outras 4 faces. Tem formato parecido com o de um balão de festa junina. Abaixo, a legenda ‘hexaedro regular ou cubo (6 faces iguais)’. Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem 12 faces pentagonais idênticas, sendo que cada vértice é comum a 3 arestas e cada aresta é comum a 2 faces. Abaixo, a legenda ‘dodecaedro regular (12 faces iguais)’. Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem 20 faces triangulares idênticas, sendo que cada vértice é comum a 5 arestas e cada aresta é comum a 2 faces. Abaixo, a legenda ‘icosaedro regular (20 faces iguais)’.
Respostas e comentários

Prismas e pirâmides

Neste tópico, serão abordados os prismas e as pirâmides, tipos de poliedros convexos. É interessante retomar os exemplos apresentados no Trocando ideias e investigar se os estudantes conhecem outras construções (prédios ou monumentos) que se parecem com esses ­poliedros.

Se possível, traga modelos de prismas e pirâmides para que os estudantes, organizados em duplas, manuseiem e observem suas caracte­rísticas.

Caso julgue conveniente, existem ­softwares livres para a construção e a análise dessas figuras geométricas. Tanto para a utilização do material concreto como para a utilização de ­softwares, é necessário planejar antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas em aula, os materiais necessários e as estratégias.

Poliedros de Platão e poliedros regulares

Os poliedros regulares são introduzidos a partir dos poliedros de Platão.

Comente a razão pela qual o nome dessas figuras apresentam os prefixos “tetra”, “hexa”, “octa”, “dodeca” e “icos”. Mostre também que, sendo os poliedros regulares um caso particular dos poliedros de Platão, existem poliedros de Platão que não são regulares, como um tetraedro qualquer.

Se possível, solicite aos estudantes que se organizem em grupos e pesquisem sobre Platão, apresentando algumas contribuições dele à Matemática.

(ê éfe zero seis ême ah um sete) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

(ê éfe zero seis ême ah um oito) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

Ícone do boxe Veja que interessante.

Veja que interessante

Faça as atividades no caderno.

O Alamo

O cubo é um caso particular de bloco retangular, em que as medidas de comprimento de todas as arestas são iguais.

O Alamo, também conhecido como Astor Place Cube, é uma escultura ao ar livre que se parece com um cubo cujas arestas medem 2,4 métros de comprimento. Projetada e construída­ por Bernard Rosenthal, a escultura gira manualmente em tôrno de um poste escondido em seu centro.

Fotografia. Escultura de aço no formato de cubo preto apoiado em um dos vértices em um patamar no chão. Ao fundo, prédios da cidade. O dia está ensolarado.
Alamo, de Bernard Rosenthal, em Astor Place, Nova York, Estados Unidos da América. Foto de 2020.

Atividade

Ícone de atividade oral.

Por que podemos afirmar que o cubo é um poliedro regular?

3 Corpos redondos

Corpos redondos são sólidos geométricos cuja superfície apresenta alguma parte não plana, arredondada. Observe os exemplos a seguir.

Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem duas faces circulares paralelas e idênticas e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma lata de superfície arredondada. Abaixo, a legenda 'cilindro'. Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem uma única ponta, uma face circular e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma casca de sorvete. Abaixo, a legenda 'cone'. Figura geométrica. Sólido geométrico rosa de superfície arredondada. Tem formato parecido com o de uma bola. Abaixo, a legenda 'esfera'.

Analise alguns elementos do cilindro, do cone e da esfera.

Figura geométrica. Cilindro verde. Setas para as faces circulares, indicando base, e seta para superfície lateral, indicando superfície curva. Abaixo a legenda 'cilindro'. Figura geométrica. Cone verde. Seta para a  face circular, indicando base. Seta para a ponta, indicando vértice. Seta para a superfície lateral, indicando superfície curva. Abaixo a legenda 'cone'. Figura geométrica. Esfera verde. Seta para a superfície, indicando superfície curva. Abaixo a legenda 'esfera'.
Respostas e comentários

Veja que interessante: Espera-se que os estudantes respondam que todas as suas faces possuem o mesmo número de arestas com medidas de comprimento iguais e que todos os seus vértices são formados pelo encontro do mesmo número de arestas.

Sugestão de trabalho interdisciplinar

Para ampliar a exploração do boxe Veja que inte­ressante, proponha uma pesquisa de outros artistas que utilizam figuras geométricas espaciais em suas obras em parceria com o professor de Arte. Outra possibilidade é trabalhar com materiais reciclados, fazendo releituras das obras pesqui­sadas. O trabalho com essas manifestações artísticas propicia a abordagem da competência geral 3.

Corpos redondos

Objetivo:

Reconhecer corpos redondos e seus elementos.

Justificativa

Contribuir para o desenvolvimento da percepção espacial.

Mapeando conhecimentos

Faça os seguintes questionamentos para a turma: “Qual corpo redondo não tem vértice? Qual corpo re­dondo tem duas bases paralelas? Qual corpo redondo não tem base, nem vértice?”. ­Essas questões exploram a percepção visual e permitem mapear se os estudantes reconhecem as ca­racterísticas dos cones, dos cilindros e das esferas.

Para as aulas iniciais

Dedique uma aula para que manuseiem e observem modelos de cone, cilin­dro e esfera. Depois, mostre, nos ­objetos, os elementos desses sólidos geomé­tricos. Aproveite a oportunidade para explorar as características desses ­corpos ­redondos. Em seguida, solicite que façam individualmente a atividade 26 da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores.

Sugestão de trabalho interdisciplinar

É possível dar continuidade ao trabalho interdisciplinar com Arte utilizando as fórmas arredondadas. O artista David Harber possui diversas obras que se parecem com corpos redondos. Uma possibilidade é fazer uma seleção delas no site oficial de David Harber e apresentar aos estudantes.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Observe as fotos e escreva o nome do sólido geométrico que você associaria a cada objeto.

a)

Fotografia. Bola de basquete laranja com detalhes em preto amarelo.

b)

Ilustração. Chapéu com quadriculado colorido e aba laranja. Possui uma superfície lateral arredondada e uma ponta.

c)

Fotografia. Lata metálica que tem 2 superfícies circulares idênticas e paralelas e superfície lateral arredondada.

d)

Fotografia. Caixa de presente azul com laço laranja. A caixa tem 6 superfícies de formato retangular, paralelas duas a duas.

e)

Fotografia. Objeto de vidro  que tem 2 superfícies de formato triangular idênticas e paralelas e 3 faces de superfície retangular.

f)

Fotografia. Objeto de bronze que tem 1 superfície quadrada e 4 superfícies triangulares idênticas. As superfícies triangulares tem uma ponta no topo.

As imagens foram aplicadas sem respeitar a proporção real entre suas medidas.

2. Escreva no caderno uma característica ­comum e uma diferença entre:

a) um prisma e um cilindro;

Figura geométrica. Prisma marrom de base triangular. Figura geométrica. Cilindro marrom.

b) uma pirâmide e um cone.

Figura geométrica. Pirâmide marrom de base triangular. Figura geométrica. Cone marrom.

3. Determine o número de faces, de arestas e de vértices de cada figura a seguir.

a)

Figura geométrica. Pirâmide roxa de base quadrada.

b)

Figura geométrica. Prisma roxo de base trapezoidal.

4. Imagine que Paula vá friccionar uma palma da mão na outra, fazendo girar o pirulito. O movimento do pirulito remete à imagem de um sólido geométrico. Qual é esse sólido?

Ilustração. Menina negra de cabelo preto e enrolado com uma faixa rosa, vestindo camiseta azul. Entre as mãos tem um pirulito de formato circular de cores vermelho, laranja e branco. A garota esfrega com as mãos o palito do pirulito para frente e para trás.

5. Observe a figura a seguir, que representa um prisma, e responda às questões.

Figura geométrica. Prisma amarelo de base triangular.

a) Na figura, há:

quantas faces?

quantas arestas?

quantos vértices?

b) Qual é a figura que representa a base desse prisma?

6.

Ícone de atividade em dupla.

Reúna-se com um colega para resolver esta atividade.

a) Copiem o quadro a seguir no caderno e completem-no.

Ícone modelo.

Poliedro regular

Número de vértices

Número de faces

Número de arestas

Tetraedro

Hexaedro

Octaedro

Dodecaedro

Icosaedro


b) Para cada poliedro do quadro, verifique se a relação de Euler é válida.

7. Analise esta escultura e, depois, responda à questão.

Fotografia. Escultura que tem o formato de um cubo, feita por meio da junção de barras coloridas que tem formato de bloco retangular.
VEGA, Carlos Estrada. Carlitos, oleopasto, cera, pigmento, óleo e calcário sobre tela, núcleo de madeira e aço, 33 centímetros por 33 centímetros por 33 centímetros. Foto de 2008.

A escultura se parece com um cubo formado por várias peças similares a paralelepípedos reto-retângulos. Quantas peças parecidas com um paralelepípedo reto­‑retângulo foram utilizadas na construção dessa escultura?

Versão adaptada acessível

3. Separe embalagens ou objetos de diferentes formatos, por exemplo, caixa de pasta de dentes, caixas de presente, embalagens de alimentos etc. Manipule essas embalagens de modo a identificar suas partes, como bicos, faces e contornos laterais. Com o auxílio do professor, identifique o que poderia ser associado a vértices faces e arestas. Depois, conte o número de vértices, de faces e de arestas de todos eles e anote em seu caderno.

Orientação para acessibilidade

Respostas

Dependem dos modelos manipulados.

Forneça aos estudantes caixas de diferentes formatos ou modelos de sólidos geométricos para que sejam manipulados. Auxilie-os na identificação dos vértices, faces e arestas.

Respostas e comentários

1. a) esfera

1. b) cone

1. c) cilindro

1. d) prisma

1. e) prisma

1. f) pirâmide

2. a) Exemplo de resposta: ambos são sólidos geométricos e possuem duas bases paralelas e idênticas; o prisma é um poliedro e o cilindro é um corpo redondo.

2. b) Exemplo de resposta: ambos são sólidos geométricos e possuem uma única base; a pirâmide é um poliedro e o cone é um corpo redondo.

3. a) 5 faces, 8 arestas, 5 vértices

3. b) 6 faces, 12 arestas, 8 vértices

4. esfera

5. a) primeiro item: 5 faces; segundo item: 9 arestas; terceiro item: 6 vértices

5. b) triângulo

6. a) Resposta em Orientações.

6. b) A relação de Euler é válida para todos os poliedros do quadro, pois, em cada caso, o número de faces adicionado ao número de vértices é igual ao número de arestas mais 2.

7. duzentas e cinquenta e seis peças, pois 16 16 = 256

Estas atividades colaboram para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah um seteponto

As atividades 1, 2, 3 e 5 explo­ram o reconhecimento e a identificação dos elementos de figuras geométricas espaciais, assim como suas características. A atividade 1, por exemplo, permite discutir com os estudantes a diferença entre o objeto e a figura geométrica que o representa, ressaltando as características e as propriedades dessa figura. Para a atividade 2, organize os estudantes em grupos e solicite-lhes que façam uma síntese de características comuns e diferenças entre os sólidos. Depois, peça aos integrantes de cada grupo que apresentem a síntese aos demais colegas.

A atividade 4, ao propor que o estudante gire uma superfície circular obtendo uma esfera, trabalha com o conceito de sólido de revolução. Há duas possibilidades de ampliar a atividade: pedir aos estudantes que imaginem qual sólido geométrico seria obtido se o pirulito tivesse a fórma retangular e triangular ou perguntar qual figura geométrica plana precisaria ser girada para obter um cilindro e um cone.

Resposta do item a da atividade 6:

Poliedro regular

Número de vértices

Número de faces

Número de arestas

Tetraedro

4

4

6

Hexaedro

8

6

12

Octaedro

6

8

12

Dodecaedro

20

12

30

Icosaedro

12

20

30


Sugestão de atividade extra

No site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, há indicações de diversos softwares. O software Poly é um exemplo. Livre e de fácil manipulação mesmo não apresentando versão em português. Nesse software, existem vários poliedros já construídos que podem ser girados, permitindo a sua observação por todos os lados; além de os estudantes poderem escolher a opção “poliedros de Platão” e explorá-los.

4 Planificação da superfície de sólidos geométricos

Mateus comprou um panetone para o lanche da tarde. Ele percebeu que a embalagem do panetone se parece com um sólido geométrico.

Mateus cortou a embalagem cuidadosamente pelas arestas e obteve sua planificação. Analise como ela ficou.

Ilustração. Menino branco, de cabelo castanho e liso, vestindo camiseta verde com detalhe laranja na manga e roxo na gola. Na frente dele tem uma mesa com uma caixa apoiada. O menino tem uma tesoura nas mãos e já recortou 3 lados da tampa quadrada da caixa que contém 2 faces quadradas de tamanhos diferentes e 4 faces idênticas no formato de um trapézio.
Ilustração. Caixa desmontada, de modo que que se perceba a presença de 2 superfícies quadradas de medidas diferentes e 4 superfícies idênticas no formato de trapézio. As superfícies quadradas estão na cor azul-escuro e as superfícies no formato de trapézio estão na cor azul-claro.
Planificação

A representação da superfície da embalagem totalmente aberta é chamada de planificação.

Ao fazer a planificação da superfície de um poliedro, representamos todas as suas faces. Observe os exemplos.

a) Planificação da superfície do prisma de base triangular

Esquema. À esquerda, prisma laranja de base triangular. À direita, planificação da superfície deste mesmo prisma laranja de base triangular. A planificação é composta por 2 triângulos idênticos e 3 retângulos também idênticos, dispostos lado a lado. Acima do retângulo do meio, triângulo. Abaixo do retângulo do meio, o outro triângulo.  Entre o prisma e sua planificação, há uma seta para a direita.

b) Planificação da superfície do cilindro

Esquema. À esquerda, cilindro.  À direita,  planificação deste mesmo cilindro rosa. A planificação é composta por 2 círculos e um retângulo. Acima do retângulo, círculo. Abaixo do retângulo, outro círculo. Entre o cilindro e sua planificação, há uma seta para a direita.

c) Planificação da superfície da pirâmide de base pentagonal

Esquema. À esquerda, pirâmide azul de base pentagonal. À direita, planificação desta mesma pirâmide azul de base pentagonal. A planificação é composta por 1 pentágono e 5 triângulos idênticos dispostos lado a lado. Abaixo do triângulo do meio, pentágono. Entre a pirâmide e sua planificação, há uma seta para a direita.

d) Planificação da superfície do cone

Esquema. À esquerda, cone laranja. À direita, planificação deste mesmo cone laranja. A planificação é composta por 1 círculo e uma superfície arredondada também laranja que lembra um leque aberto. Acima da parte arredondada, círculo. Entre o cone e sua planificação, há uma seta para a direita.
Respostas e comentários

Planificação da superfície de sólidos geométricos

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah um oito.

Objetivo:

Associar a imagem de um sólido geométrico à planificação de sua superfície, quando possível.

Justificativa

Ao lidar com planificações de superfícies, os estudantes observam cada parte da representação da planificação e comparam com as faces dos poliedros, o que favorece o desenvolvimento da ­habilidade ê éfe zero seis ême ah um oito.

Mapeando conhecimentos

Para mapear os conhecimentos prévios dos estudantes sobre planificação de superfícies de sólidos geométricos, crie um circuito de estações dentro da sala de aula. Organize a sala em cinco grupos e proponha em cada estação, as seguintes tarefas:

estação 1: reconhecer um cubo por meio da planificação de sua ­superfície;

estação 2: reconhecer uma pirâmide de base quadrada por meio da planificação de sua superfície;

estação 3: dado um modelo de prisma de base hexagonal, identificar dentre as opções apresentadas a planificação de sua superfície;

estação 4: dado um modelo de pirâmide de base triangular, identificar dentre as opções apresentadas a planificação de sua superfície;

estação 5: dado um modelo de octaedro regular, identificar dentre as opções apresentadas a planificação de sua ­superfície.

É importante que os modelos de sólidos e as planificações disponíveis em cada estação possam ser manuseados pelos ­estudantes.

Para as aulas iniciais

Retome o conteúdo de planificação de superfície de sólidos geométricos da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e, depois, dê um tempo para que façam as atividades 27 e 28. Após concluírem, tire as eventuais dúvidas.

Proponha aos estudantes que levem embalagens vazias de variados produtos e solicite que, com o auxílio de uma tesoura com pontas arredondadas, recortem-nas cuidadosamente pelas arestas, produzindo modelos de planificação.

Leia o texto com a turma e peça que observem a figura e relacionem cada face da planificação da caixa de panetone com as faces da caixa montada.

(ê éfe zero seis ême ah um oito) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

8. Em seu caderno, represente a planificação da superfície de uma embalagem que se parece com um bloco ­retangular. Há só uma planificação possível de se representar? Em seguida, na planificação, pinte com a mesma côr duas faces opostas do bloco, isto é, que não tenham aresta comum.

9. Caio montou um modelo de cubo por meio da planificação da sua superfície.

Ilustração. Modelo de cubo desmontado. A figura é composta por 6 quadrados coloridos. A figura se parece com a planificação da superfície de um cubo. Da esquerda para a direita: quadrado azul-escuro, quadrado verde-claro, quadrado amarelo, quadrado laranja. Abaixo do quadrado verde-claro, quadrado azul claro. Acima do quadrado laranja, quadrado rosa.

Identifique o modelo montado por Caio.

a)

a) Figura geométrica. Representação de um modelo de cubo em que é possível visualizar 3 superfícies: superfície lateral esquerda azul escuro, superfície lateral direita azul claro e superfície inferior rosa.

b)

b) Figura geométrica. Representação de um modelo de cubo em que é possível visualizar 3 superfícies: superfície lateral esquerda azul claro, superfície lateral direita amarela e superfície superior azul escuro.

c)

c) Figura geométrica. Representação de um modelo de cubo em que é possível visualizar 3 superfícies: superfície lateral esquerda verde, superfície lateral direita azul claro e superfície superior amarela.

d)

d) Figura geométrica. Representação de um modelo de cubo em que é possível visualizar 3 superfícies: superfície lateral esquerda amarela, superfície lateral direita rosa e superfície superior laranja.

10. Quais figuras a seguir são planificações da superfície de um cubo?

a)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos. Começando pelo primeiro, o segundo está a direita, o terceiro abaixo, o quarto a direita, o quinto está abaixo e o sexto está abaixo direita.

b)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos. 3 deles estão na vertical. À direita do terceiro, de cima para baixo, há  3 quadrados na horizontal, um do lado do outro.

c)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos.  3 deles estão lado a lado. Acima do quadrado do meio há um quadrado e abaixo do quadrado do meio, há 2 quadrados na vertical.

d)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão na vertical. À esquerda do primeiro, de cima para baixo, um quadrado. À direita do quarto, outro quadrado.

e)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos.  4 deles estão lado a lado. Abaixo do segundo quadrado, da esquerda para a direita,  um quadrado. Abaixo do terceiro quadrado, outro quadrado.

f)

Figura geométrica. Figura roxa, formada por 6 quadrados idênticos.  4 deles estão lado a lado. Abaixo do primeiro quadrado, da esquerda para a direita,  um quadrado. Abaixo do quarto quadrado, outro quadrado.

• Agora, em seu caderno, represente a planificação da superfície de um cubo diferente das que você identificou nas figuras anteriores.

11.

Ícone de atividade em dupla.

Na figura 1, a seguir, temos o molde de um cubo. Dobrando o molde de maneira adequada (figura 2), obtemos uma caixa cúbica (figura 3).

Observe que a face de cima e a face em contato com o plano são opostas e estão indicadas com a mesma letra.

Esquema. À esquerda, figura 1: planificação a superfície de um cubo. Figura azul formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão lado a lado. No interior de cada quadrado há 1 letra. Da esquerda para a direita: A, C, A e C. Abaixo do segundo quadrado, da esquerda para a direita, há um quadrado, no interior a letra, B. Acima do quadrado do do segundo quadrado, há outro quadrado, no interior a letra B. No meio, figura 2: planificação da superfície de um cubo anterior sendo dobrada. À direita, figura 3: Cubo montado com a representação em que é possível visualizar 3 superfícies. A superfície lateral esquerda tem em seu interior a letra A, superfície lateral direita tem no seu interior a letra C e superfície superior tem em seu interior a letra B.

Reúna-se com um colega, copiem as figuras a seguir em uma malha quadri­culada e identifiquem as faces opostas em cada uma das planificações.

a)

a) Planificação da superfície de um cubo. Figura azul formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão lado a lado. No interior de cada quadrado há 1 letra ou um quadradinho azul-escuro. Da esquerda para a direita: dois quadradinhos azul-escuro e na sequência as letras: A e C. Abaixo do segundo quadrado, da esquerda para a direita, há um quadrado, no interior a letra, A. Acima do terceiro quadrado, há outro quadrado, em seu interior um quadradinho azul-escuro.

b)

b) Planificação da superfície de um cubo. Figura azul formada por 6 quadrados idênticos. No interior de cada quadrado há 1 letra ou um quadradinho azul-escuro. Começando pelo primeiro com a letra A, o segundo a direita tem um quadradinho azul-escuro. O terceiro abaixo do segundo, tem em seu interior a letra B. O quarto a direita do terceiro tem um quadradinho azul-escuro. O quinto  abaixo do quarto, tem em seu interior a letra C e, o sexto à direita do quinto, tem em seu interior um quadradinho azul-escuro.

c)

c) Planificação da superfície de um cubo. Figura em magenta formada por 6 quadrados idênticos. No interior de cada quadrado há 1 letra. Começando pelo primeiro que tem em seu interior a letra A. Abaixo, o segundo com a letra C em seu interior. O terceiro a esquerda do segundo tem a letra B em seu interior. O quarto abaixo do segundo, tem em seu interior a letra A. À direita, o quinto com a letra B em seu interior, e o sexto abaixo do quinto com a letra C no seu interior.

12. Uma pirâmide pentagonal cujas arestas da base têm a mesma medida de compri­mento é um poliedro regular? Justifique sua resposta.

13.

Ícone de elaboração de problemas.

 

Ícone de atividade em dupla.

Observe os poliedros a seguir e faça o que se pede.

Figura geométrica. Prisma  azul de base hexagonal. Figura geométrica. Pirâmide  azul de base quadrada. Figura geométrica. Prisma  laranja de base triangular.

1º) No caderno, elabore três questões que podem ser respondidas observando os poliedros.

2º) Troque de caderno com um colega e responda às questões elaboradas por ele.

3º) Analise as respostas do colega e dê um retôrno a ele, dizendo o que ele respondeu corretamente e em que se equivocou.

Respostas e comentários

8. Exemplo de resposta em Orientações.

9. alternativa c

10. figuras dos itens a, c, d

10. item: Exemplos de resposta:

Figura geométrica. Figura, em magenta, formada por 6 quadrados idênticos. 3 deles estão lado a lado. Abaixo do quadrado do meio, há 3 quadrados, um embaixo do outro. Figura geométrica. Figura, em magenta, formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão na vertical. À esquerda do primeiro, de cima para baixo, um quadrado. À direita do segundo, outro quadrado. Figura geométrica. Figura, em magenta, formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão na vertical. À esquerda do primeiro, de cima para baixo, um quadrado. À direita do terceiro, outro quadrado.

11. a)

Ilustração. Planificação da superfície de um cubo. Figura em magenta formada por 6 quadrados idênticos. 4 deles estão lado a lado. No interior de cada quadrado há 1 letra. Da esquerda para a direita: B, C, B e C. Abaixo do segundo quadrado, da esquerda para a direita, há um quadrado, no interior a letra, A. Acima do terceiro quadrado, há outro quadrado, em seu interior a letra A.

11. b)

Ilustração. Planificação da superfície de um cubo. Figura em magenta formada por 6 quadrados idênticos. No interior de cada quadrado há 1 letra. Começando pelo primeiro com a letra A, o segundo a direita tema letra C. O terceiro abaixo do segundo, tem em seu interior a letra B. O quarto a direita do terceiro tem a letra A. O quinto  abaixo do quarto, tem em seu interior a letra C e, o sexto à direita do quinto, tem em seu interior a letra B.

11. c)

Ilustração. Planificação da superfície de um cubo. Figura em magenta formada por 6 quadrados idênticos. No interior de cada quadrado há 1 letra. Começando pelo primeiro que tem em seu interior a letra A. Abaixo, o segundo com a letra C em seu interior. O terceiro a esquerda do segundo tem a letra B em seu interior. O quarto abaixo do segundo, tem em seu interior a letra A. À direita, o quinto com a letra B em seu interior, e o sexto abaixo do quinto com a letra C no seu interior.

12. Não, pois os poliedros regulares têm todas as faces com o mesmo número de arestas com medidas de comprimento iguais e, na pirâmide citada, a base é pentagonal (5 lados) e as faces são triangulares.

13. Respostas pessoais.

Sugestões de atividade extra

Proponha aos estudantes que se organizem em grupos e, em uma folha de papel (cartolina ou papel‑cartão), reproduzam os modelos das planificações dos seguintes sólidos: prisma de base triangular, pirâmide de base pentagonal, cilindro e cone. Recortem os modelos e montem as figuras geométricas espaciais, utilizando tesoura com pontas arre­dondadas e ­fita adesiva. Depois, peça a eles que discutam as características comuns e as diferenças entre o prisma e o cilindro e entre a pirâmide e o cone.

Para que os estudantes percebam que, de fato, não é possível planificar a superfície de uma esfera, solicite a eles que, em grupos, tentem embrulhar uma esfera, cobrindo toda a superfície e utilizando o mínimo de papel. Utilize qualquer objeto de fórma esférica. Ao final da atividade, proponha uma discussão com as seguintes questões:

Foi fácil embrulhar a esfera?

Vocês conseguiram cobrir toda a superfície da esfera?

Seria mais fácil embrulhar um bloco retangular?

É possível cortar o papel do tamanho exato da esfera?

Em complemento à atividade 8, proponha aos estudantes que façam várias planificações e que comparem as suas com as produzidas pelos colegas. Apresente outras planificações que não tenham sido trabalhadas. Peça a eles que as montem para verificar se, de fato, elas formam blocos retangulares. A seguir, há dois exemplos de planificações de blocos retangulares com exemplos de faces opostas ­pintadas com a mesma côr.

Planificação da superfície de um paralelepípedo. Figura formada por 2 retângulos na cor cinza, 2 retângulos na cor branco e 2 quadrados na cor branco.  4 retângulos na vertical, de cima para baixo, nas cores: branco, cinza, branco e cinza. À esquerda do segundo retângulo tem-se um quadrado branco À direita do terceiro retângulo tem-se  outro quadrado branco. Planificação a superfície de um paralelepípedo. Figura formada por 2 retângulos cinza, 2 retângulos branco e dois quadrados branco. No centro da figura, tem-se um quadrado branco. À esquerda, um retângulo cinza. À direita, outro retângulo cinza. Abaixo, um retângulo branco. Acima, outro retângulo branco. À esquerda do retângulo cinza  à direita do quadrado, há outro quadrado branco.

Para a atividade 11, se possível, providencie a malha quadriculada. Durante a resolução dessa atividade, os estudantes podem ser convidados a construir um dado, marcando cada uma de suas faces conforme a orientação do enunciado. No entanto, é aconselhável que eles não planifiquem o dado, pois pode interferir no processo de abstração.

Ícone da seção resolvendo em equipe.

Resolvendo em equipe

Faça a atividade no caderno.

(enêm) Conforme regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (anáqui), o passageiro que embarcar em voo doméstico poderá transportar bagagem de mão, contudo a soma das dimensões da bagagem (altura + compri­mento + largura) não pode ser superior a 115 centímetros.

A figura mostra a planificação de uma caixa que tem a fórma de um paralelepípedo retângulo.

O maior valor possível para x, em centímetros, para que a caixa permaneça dentro dos ­padrões permitidos pela anáqui é:

Figura geométrica. Planificação da superfície de um bloco retangular. Da esquerda para a direita, quadrado, retângulo não quadrado, quadrado e retângulo não quadrado. Acima do primeiro quadrado, um retângulo. Abaixo do primeiro quadrado, outro retângulo. À esquerda da planificação, cota vertical,  indicando que a medida do comprimento do lado menor de um retângulo, mais a medida do comprimento do lado do quadrado mais a medida do comprimento do lado do outro retângulo é igual a 90 centímetros. Cota horizontal para um lado do quadrado posicionado mais à direita, indicando que o comprimento deste lado mede x. Cota horizontal para o retângulo posicionado mais à direita, indicando que o lado menor mede 24 centímetros de comprimento.

a) 25

b) 33

c) 42

d) 45

e) 49

Interpretação e
Identificação dos dados

• Leia o enunciado da questão e anote os dados que você julgar relevantes para a resolução do problema.
• Responda:
a) Quantas dimensões foram indicadas diretamente na figura?
b) Com base nas informações da figura, é possível encontrar todas as medidas necessárias?

Plano de resolução

• Calcule a medida da dimensão indicada de forma indireta na figura.
• Considerando as informações fornecidas pelo texto e pela figura do enunciado, elabore um esquema que represente um possível processo de resolução do problema.

Resolução

• Reúna-se com um colega. Avaliem o plano de resolução de cada um e representem uma das resoluções.
• Juntem-se a outra dupla e discutam as diferenças e as semelhanças entre os planos escolhidos pelas duas duplas. Com base na análise das estratégias, executem o processo de resolução.
Observação
Resolvam o problema de forma coletiva, mas façam o registro individual no caderno.

Verificação

• Releiam o problema e verifiquem se todas as condições do enunciado foram satisfeitas.

Apresentação

• A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibiliza em seu site uma cartilha com orientações aos passageiros sobre suas bagagens:
Acessem o site da Anac e elaborem algumas ilustrações sobre três informações relevantes presentes na cartilha. Essas ilustrações poderão ser divulgadas para a comunidade escolar.

Respostas e comentários

Resolvendo em equipe: alternativa e

Plano de resolução:

primeiro item: Indicando a medida da largura da caixa em centímetro por a, temos: 90 centímetros = 24 centímetros + 24 centímetros + a, ou seja, a = 42 centímetros.

segundo item: Resposta pessoal.

Interpretação e identificação dos dados:

primeiro item: Resposta pessoal.

segundo item:

a) Apenas uma dimensão, que mede 24 centímetros.

b) Não, é possível encontrar apenas a medida de mais uma dimensão, que é indicada de fórma indireta pelos 90 centímetros.

Resolução: Resposta em Orientações.

Resolvendo em equipe

BNCC:

Competências gerais 2, 4, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 2, 3, 5, 6 e 8 (as descrições estão na página sete).

A seção destaca as etapas na resolução de problemas. Elas devem ser analisadas e discutidas com os estudantes. Além de favorecer o desenvolvi­mento das ­competências gerais 2, 4, 9 e 10 e das competências específicas 2, 3, 5, 6 e 8, a seção permite a transferência de estratégias de resolução para outros contextos e situações.

Sugestão da resolução: De acôrdo com o enunciado, a soma das medidas das dimensões não pode ser superior a 115 centímetros, ou seja, a soma deve ser, no máximo, igual a 115. Como já foram definidas as medidas de duas ­dimensões, uma de fórma direta (24 centímetros) e outra de fórma indireta (42 centímetros), a medida máxima da terceira dimensão será obtida pela expressão:

115 (24 + 42) = 115 66 = 49

Portanto, a maior medida da terceira dimensão será 49 centímetros.

Na cartilha da anáqui indicada na Apresentação, além de informações referentes à bagagem de mão, há outras relacionadas, por exemplo, ao transporte de líquidos, à medida de massa (em quilograma) das bagagens e aos objetos cujo transporte é permitido.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Poliedros

A superfície dos poliedros é formada apenas por partes planas (chamadas de face).

Prismas

Figura geométrica. Sólido geométrico amarelo com 6 faces retangulares. Tem formato parecido com o de uma caixa de sapato. Abaixo, a legenda 'Paralelepípedo reto-retângulo'. Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem 2 faces hexagonais idênticas e paralelas e 6 faces retangulares paralelas duas a duas. Abaixo, a legenda 'Prisma de base hexagonal'.

Pirâmides

Figura geométrica. Sólido geométrico azul com uma face quadrada e 4 faces triangulares idênticas. As faces triangulares têm um único ponto acima em comum.  Abaixo, a legenda 'Pirâmide de base quadrangular'. Figura geométrica. Sólido geométrico verde com  4 faces triangulares idênticas. As faces triangulares têm um único ponto acima em comum. Abaixo, a legenda 'Pirâmide de base triangular"'.

Corpos redondos

A superfície dos corpos redondos apresenta pelo menos uma parte arredondada, ou seja, não plana.

Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem duas faces circulares paralelas e idênticas e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma lata de superfície arredondada. Abaixo, a legenda 'cilindro'. Figura geométrica. Sólido geométrico verde que tem uma única ponta, uma face circular e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma casca de sorvete. Abaixo, a legenda 'cone'. Figura geométrica. Sólido geométrico rosa de superfície arredondada. Tem formato parecido com o de uma bola. Abaixo, a legenda 'esfera'.

1. Qual das figuras a seguir não representa um poliedro?

a)

Figura geométrica. Paralelepípedo laranja.

b)

Figura geométrica. prisma roxo de base hexagonal.

c)

Figura geométrica. Pirâmide amarela de base quadrada.

d)

Figura geométrica. Sólido geométrico azul que tem duas faces circulares paralelas e idênticas e superfície lateral arredondada. Tem formato parecido com o de uma lata de superfície arredondada. Abaixo, a legenda 'cilindro'.

2. Observe os poliedros e faça o que se pede.

Figura geométrica. Figura 1: Prisma hexagonal azul. Figura geométrica. Figura 2: Pirâmide hexagonal amarela. Figura geométrica. Figura 3: Cubo laranja.

a) Copie o quadro no caderno e complete-o.

Ícone modelo.

Número de faces

Número de arestas

Número de vértices

Figura 1

Figura 2

Figura 3


b) Qual é o formato das bases de cada poliedro?


Planificação da superfície de sólidos geométricos

Os poliedros e alguns corpos redondos podem ter suas superfícies planificadas. Ao fazer a planificação da superfície de um poliedro, por exemplo, representamos todas as suas faces.

Esquema. À esquerda, cubo verde., com legenda 'cubo' À direita, planificação da superfície deste mesmo cubo, com legenda 'Planificação da superfície de um cubo'. A planificação é composta por 6 quadrados verdes idênticos. 4 quadrados lado a lado. Acima do segundo quadrado, da esquerda para a direita, há um quadrado. Abaixo, do segundo quadrado, da esquerda para a direita, outro quadrado. Entre o prisma e sua planificação, há uma seta para a direita.

3. A qual sólido geométrico corresponde cada uma das planificações de superfície a seguir?

a)

Ilustração. Planificação da superfície de um sólido. Figura formada por 2 hexágonos laranjas e 6 retângulos também laranjas. 6 retângulos lado a lado. Acima do terceiro retângulo, da esquerda para a direita, há um hexágono. Abaixo do mesmo retângulo, outro hexágono.

b)

Ilustração. Planificação da superfície de um sólido. Figura formada por 2 círculos azuis e um retângulo azul. Acima do retângulo, um círculo. Abaixo do retângulo, outro círculo.

c)

Ilustração. Planificação da superfície de um sólido. Figura formada por 8 triângulos idênticos verdes.

d)

Ilustração. Planificação da superfície de um sólido. Figura formada por 2 triângulos idênticos rosa e 3 retângulos rosa. 3 retângulos lado a lado. Acima do retângulo do meio, um triângulo. Abaixo do mesmo retângulo, outro triângulo.

Respostas e comentários

1. alternativa d

2. a) Resposta em Orientações.

2. b) Hexagonal, hexagonal e quadrangular.

3. a) prisma de base hexagonal

3. b) cilindro

3. c) octaedro

3. d) prisma de base triangular

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Poliedros

Ao retomar o conceito de poliedros e corpos redondos, se possível, traga para a sala de aula embalagens que se parecem com prismas, pirâmides, cilindros e cones para que os estudantes possam manipular e utilizar durante a realização das atividades propostas.

Na atividade 1, após identificarem a figura, incentive-os a justificar a resposta.

Antes que façam a atividade 2, verifique se os estudantes reconhecem o nome de cada figura apresentada: respectivamente, prisma de base hexagonal, pirâmide de base hexagonal e cubo. Caso apresentem dificuldades, forneça moldes dessas figuras e incentive-os a manipulá-los.

Resposta do item a da atividade 2:

Número de faces

Número de arestas

Número de vértices

Figura 1

8

18

12

Figura 2

7

12

7

Figura 3

6

12

8


Planificação da superfície de sólidos geométricos

Caso os estudantes apresentem dificuldades para associar as planificações de superfície aos sólidos correspondentes na atividade 3, forneça alguns modelos de sólidos geométricos, principalmente os correspondentes às planificações de ­superfície da atividade: prismas de base hexagonal, cilindros, octaedros e prismas de base triangular. Em seguida, proponha-lhes que desmontem esses modelos para obter as planificações de superfície.

É hora de extrapolar

Faça as atividades no caderno.

Ícone do tema CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Você já viu quê érre côde em embalagens de produtos?

Além de poderem ser usados no lugar dos códigos de barras em produtos, os QR codes podem ter outras finalidades nas diversas situações em que aparecem: em folhetos de museus e de outras instituições, para fornecer dados; nas passagens aéreas, a fim de liberar o acesso dos passageiros; em ingressos de chôus e de cinema, para liberar a entrada, entre outras situações. Atualmente, os QR codes são bastante usados como estratégia de marketing em embalagens de diversos produtos, trazendo informações extras, promoções e até jogos.

Objetivos: Pesquisar sobre o QR code e suas aplicações, construir a embalagem de um produto e utilizar essa tecnologia para oferecer mais informações sobre o produto.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 1: Pesquisa sobre o QR code e suas aplicações.

1. Reúna-se em grupo com alguns colegas, leiam a tirinha e, depois, respondam às questões.

Tirinha. Resposta Rápida. Tirinha composta por quatro quadros, apresenta um macaco avermelhado sem pelos na cabeça. Ao lado, tucano preto de bico verde. Ambos apoiados em um galho. Quadro 1. O macaco segurando um papel com código QR CODE e pergunta: PUXA, ESSE LABIRINTO TÁ ERRADO. VOCÊ SABE A RESPOSTA, TUCA? Quadro 2. O tucano olha para o Macaco e fala: ISSO NÃO É UM LABIRINTO, CACO! É UM QR CODE. O macaco com um lápis na mão direita e o QR code na máo esquerda indaga: HÃ? Quadro 3. O tucano continua: APONTA SEU CELULAR PARA O DESENHO. O macaco aponta o celular para o papel e diz: HUM... Quadro 4, Destaque para o texto do QR CODE: ISSO NÃO É UM LABIRINTO, CACO! É UM QR CODE. O macaco fala: UAU, VOCÊ SABIA A RESPOSTA MESMO!

a) Qual é o título da tirinha?

b) Há quantos personagens na tirinha?

c) Sobre que tipo de código eles estão falando?

d) O código que aparece no primeiro quadro da tirinha representa qual frase?

2.

Ícone de calculadora e softwares.

Pesquisem o que é QR code, como ele surgiu e quais são as suas principais aplicações.

3. Qual é a diferença entre os QR codes e os códigos de barras? Façam uma pesquisa e respondam.

4.

Ícone de calculadora e softwares.

Existem vários aplicativos para celular e sáites que oferecem programas de leitura e criação de QR codes que podem ser baixados gratuitamente. Utilizando algum deles, descubram o que está escrito na tirinha a seguir.

Tirinha. Pense em um número. Tirinha composta por três quadros, apresenta dois QR CODES. O QR CODE da esquerda, usa uma cartola e o da direita, chapéu pequeno. Quadro 1. O QR CODE de cartola está com o dedo em riste. O de chapéu pensa em um QR CODE. Quadro 2. O QR CODE de chapéu está levemente com um dos lados levantados. Quadro 3. O QR CODE de cartola está segurando um celular. Acima do QR CODE de chapéu, estrelas e linha em espiral.

Qual foi o número pensado e descoberto?

Respostas e comentários

1. a) “Resposta rápida”

1. b) dois

1. c) QR code

1. d) “Isso não é um labirinto, Caco! É um QR code.”

2. Resposta em Orientações.

3. Resposta em Orientações.

4. Quadro 1: “Eu vou adivinhar o número que você está pensando”; “3”; “Essa eu quero ver.” Quadro 2: “Você pensou no 3.”; “Que demais! Você é mágico?”

Quadro 3: “Não, eu usei um aplicativo para ler QR code.”; “Você acabou de perder um fã.”

4. item: 3

É hora de extrapolar

BNCC:

Competências gerais 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 2, 3, 4, 5, 6 e 8 (as descrições estão na página sete).

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

A seção propõe o fechamento da unidade com um trabalho colaborativo que explora a pesquisa, a comunicação e a elaboração de um produto final, com a embalagem e o QR code, que será compartilhado com a turma.

Com a finalidade de organizar o trabalho, a seção é dividida em etapas que promovem:

Entendimento do contexto e dos objetivos do trabalho a ser realizado.

Pesquisa individual ou coletiva.

Elaboração, em grupo, do produto ­proposto.

Apresentação e exposição do produto.

Reflexão e síntese do ­trabalho.

As etapas de pesquisa e de elaboração do produto podem ser realizadas extraclasse. Verifique o perfil dos estudantes e oriente-os com relação ao prazo, aos materiais e a outros aspectos necessários à realização do trabalho.

A seção também favorece o desenvolvimento das competências gerais 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 10 e das competências espe­cíficas 2, 3, 4, 5, 6 e 8, procurando mobilizar conteúdos estudados nos capítulos que integram a unidade. Portanto, é recomendável trabalhá-la depois de estudar os capítulos, mas, se preferir trabalhar as etapas da seção à medida que os capítulos forem estudados, atente para os conhecimentos prévios necessários.

Auxilie os estudantes na busca por aplicativos que façam leitura e criação de QR codes. Há uns que só fazem leitura, outros que só geram o código e outros, ainda, com as duas funcionalidades. Oriente-os a pesquisar as opções existentes, testar alguns e escolher o aplicativo que acharem conveniente. Alguns aplicativos leitores de quê érre côdenão apresentam todos os acentos gráficos corretamente.

Os recursos de leitura e contrôle como os QR Codes (sigla do inglês Quick Response, que em português significa “resposta rápida”), a tecnologia NFC (sigla do inglês Near Field ­Communication, que em português significa “comunicação em região próxima”) ou os códigos de barras, entre outros, representam grande avanço nos sistemas de automação para a gestão de estoques, finanças, acesso a bancos de dados e articulação de informações. Oriente-os a pesquisar as opções existentes, testar alguns e escolher o aplicativo que acharem conveniente. Alguns aplicativos leitores de QR code não apresentam todos os acentos ­gráficos ­corretamente.

Na atividade 2, ao pesquisar as principais aplicações do QR Code, os estudantes retomam as questões da abertura desta Unidade. Aproveite-a para comparar os conhecimentos da turma naquele momento e agora.

Resposta da atividade 2: O QR Code foi criado por uma empresa japonesa em 1994 e pela sua alta capacidade de armazenamento de dados possibilita aplicações em diversas atividades, como transações bancárias, pagamentos, propaganda, compartilhamento de links etcétera.

Resposta da atividade 3: Além da diferença na representação gráfica (linear para o código de barras e bidimensional para o QR Code), as duas tecnologias diferem principalmente na capacidade de armazenamento e oferta de informações ao usuário. Não são recursos excludentes, mas sim complementares.

5.

Ícone de elaboração de problemas.

 

Ícone de calculadora e softwares.

Criem dois QR codes: um que represente o enunciado de um problema que possa ser resolvido com a operação de divisão, e outro que contenha a solução do problema.

6.

Ícone de calculadora e softwares.

Troquem os quê érre codes criados no item anterior com outro grupo e resolvam o problema proposto.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 2: Escolha do produto e da embalagem.

7. Retomem o estudo das planificações da superfície dos sólidos e confeccionem uma embalagem que se pareça com algum sólido geométrico.

8. Algumas questões importantes que devem ser debatidas pelo grupo:

a) Para que serve o produto?

b) Qual é o público-alvo (faixa etária, grupo social etcétera. que pode se interessar pelo produto)?

c) Que formato de embalagem vai acondicionar o produto com segurança e eficiência?

d) Que informações sobre o produto (nome, quantidade etcétera) devem aparecer na embalagem?

e) Que tipo de informação (promoção, charada, jôgo etcétera) pode estar representado por um quê érre côde na embalagem para despertar ou aumentar o interesse do público-alvo?

9.

Ícone de calculadora e softwares.

Depois de selecionar o produto e confeccionar a embalagem, criem um QR code que represente a informação escolhida para aumentar o interesse do público-alvo. Não se esqueçam de inserir o QR code na embalagem do produto.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 3: Apresentação e análise da embalagem.

10.

Ícone de calculadora e softwares.

Disponibilizem a embalagem criada pelo grupo para que os outros grupos conheçam o produto escolhido, leiam as principais informações e descubram o que está representado pelo QR code.

11. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 4: Síntese do trabalho realizado.

12. Questões que devem ser discutidas:

a) A embalagem confeccionada pelo grupo atingiu os objetivos propostos?

b) Os colegas conseguiram identificar o produto e suas principais informações?

c) A mensagem representada pelo QR code foi decifrada?

d) Vocês modificariam algo no processo, na embalagem e na mensagem em quê érre côde?

13. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo na etapa 2 e que considere o resultado da etapa 3, levando em conta as reações e as sugestões dos colegas.

Imagem. QR code.
Respostas e comentários

5. Respostas pessoais.

8. a) Resposta pessoal.

8. b) Resposta pessoal.

8. c) Resposta pessoal.

8. d) Resposta pessoal.

8. e) Resposta pessoal.

12. a) Resposta pessoal.

12. b) Resposta pessoal.

12. c) Resposta pessoal.

12. d) Resposta pessoal.

13. Comentários em Orientações.

Na atividade 5, considere uma sugestão de questão:

De quantas caixas, com capacidade ­para armazenar uma dúzia de agá quês, Lucas precisa para guardar sua coleção de agá quês, que ­hoje conta com 60 revistas? ­Resposta: 5 caixas.

Na etapa 2, se achar conveniente, argumente que a escolha da embalagem também pode ser direcionada em relação ao custo do material utilizado. Assim, muitas vezes é preciso fazer uma análise criteriosa na escolha.

Na etapa 3, após apresentação e análise das embalagens, proponha uma discussão geral sobre a adequabilidade da embalagem esco­lhida pelos grupos. ­Para ­essa discussão, podem ser levados em consideração o ­formato, a apresentação, o material, o custo etcétera.

Na atividade 13, acompanhe a escrita do texto e, se necessário, relembre processos importantes que você acompanhou e que os estudantes estejam esquecendo de descrever no texto.

Em seguida, proponha aos estudantes que compartilhem com a turma o que descreveram a respeito das reações e sugestões dos colegas. Aproveite o momento para verificar se eles conseguem se expressar de fórma clara e objetiva e se escutam as ideias dos colegas de fórma empática e respeitosa.

Glossário

Superfície
: Imagine a superfície de um sólido geométrico como se fosse uma casca muito fina que o envolvesse.
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