Unidade 2

Capítulo 4 Igualdades e desigualdades

Capítulo 5 Múltiplos e divisores

Capítulo 6 Frações

Capítulo 7 Números decimais

Fotografia. Parque com lago, quiosques, grama e vegetação densa ao fundo. No primeiro plano, rua de asfalto. Dentro de um dos quiosques há uma placa que informa: PROIBIDO NADAR E PESCAR.
Cidade de Morungaba (São Paulo). Foto de 2021.

Em 2021, de setecentas e setenta cidades avaliadas em todo o país, a cidade de Morungaba, no estado de São Paulo, era a 1ª colocada no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). A cidade atingiu cêrca de

três quartos

da medida da distância para o desempenho ótimo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse).

O que são os ó dê ésse? Qual é o significado do número

três quartos

nesse contexto? Ao final do estudo da Unidade, você responderá a essas e outras questões.

Respostas e comentários

Abertura da Unidade

Bê êne cê cê:

Competência geral 9 (a descrição está na página seis).

Competência específica 8 (a descrição está na página sete).

Habilidade ê éfe zero seis ême ah zero sete.

Objetivos:

Motivar os estudantes a estudar os conteúdos da ­Unidade 2.

Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as frações.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Inicie o trabalho explicando aos estudantes que o Índice de Desenvolvi­mento ­Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ­Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse) e varia de 0 a 100 pontos. Diga que a cidade de Morungaba obteve, em 2021, 73,4 pontos, ou seja, atingiu aproximadamente

três quartos

da pontuação máxima. Entre outros quesitos, essa cidade destacou-se pela produção e pelo consumo sustentáveis e pela proteção à vida terrestre. Para saber mais sobre a classificação dos municípios brasileiros, acesse https://oeds.link/BBzDgV (acesso em: 30 junho 2022).

Peça aos estudantes que conversem sobre as questões propostas. Aproveite a oportunidade para verificar se sabem lidar com a ideia de parte de um todo das frações. Embora, no fim desta Unidade, a questão seja retomada na seção É hora de extrapolar, você pode aprofundar o trabalho com ela solicitando aos estudantes que façam um esquema para representar a distância mencionada no texto e que represente a parte correspondente à fração

três quartos

.

Por incentivar o diálogo e a interação entre os estudantes, a proposta desta Abertura de Unidade favorece o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8 da Bê êne cê cê.

No capítulo 4, serão estudadas as igualdades e as desigualdades. No capítulo 5, o foco serão os conceitos de múltiplo e divisor, bem como o estudo dos critérios de divisibilidade. As frações e as operações com frações serão estudadas no capítulo 6. Por fim, no capítulo 7, a ênfase será nos números decimais e nas operações que os envolvem.

Na seção É hora de extrapolar, os estudantes entrarão em contato com a Agenda 2030 da ônu e terão a oportunidade de conhecer os 17 ó dê ésse. Nessa seção, os estudantes farão um cartaz relacionado a um dos ó dê ésse.

(ê éfe zero seis ême ah zero sete) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

Capítulo 4  Igualdades e desigualdades

Trocando ideias

Ícone do tema Educação Financeira.

A pesquisa de preços é uma boa prática e póde nos ajudar a economizar na compra de determinado­ produto ou na aquisição de um serviço.

Vera precisava comprar um vestido e um chapéu, mas antes pesquisou o preço desses itens em duas lojas. Analise as cenas.

Ilustração em dois quadros. A protagonista é uma mulher branca de cabelos grisalhos, blusa branca, casaquinho bege. Quadro 1. À direita, a mulher caminha no shopping, carregando uma sacola vermelha e outra amarela.  Ao fundo, pessoas caminhando. À esquerda, uma vitrine do estabelecimento chamado LOJA DO SHOPPING. Na vitrine, vestido vermelho e chapéu em um manequim. Ao lado de cada item, os preços: CHAPÉU 42 reais. VESTIDO 65 reais. Quadro 2. À esquerda, a mulher caminha em uma calçada na rua, carregando uma bolsa branca. Atrás, casal caminhando. À direita, uma vitrine do estabelecimento chamado LOJA DO BAIRRO. Na vitrine, vestido vermelho e chapéu em um manequim idênticos aos da ilustração anterior. Ao lado de cada item, os preços: CHAPÉU 30 reais. VESTIDO 80 reais.

Se ela optar por comprar o vestido na Loja do Shopping, vai economizar R$ 15,00quinze reais, pois:

80 menos 65 = 15

A sentença matemática 80 menos 65 = 15 é uma igualdade.

Ícone de atividade oral.

Em qual loja é mais vantajoso comprar o chapéu? Qual igualdade representa o valor que Vera consegue economizar ao comprar o chapéu nessa loja?

Ícone de atividade oral.

Ícone atividade em grupo

Você costuma pesquisar preços antes de comprar algo? Como você faz? Converse com os colegas.

Neste capítulo, você vai estudar sentenças matemáticas expressas por igualdades e por desigualdades.

Respostas e comentários

Trocando ideias: primeiro item: Loja do Bairro; 42 menos 30 = 12; segundo item: respostas pessoais.

CAPÍTULO 4 – IGUALDADES E DESIGUALDADES

Trocando ideias

Bê êne cê cê:

Competência geral 9 (a descrição está na página seis).

Competência específica 8 (a descrição está na página sete).

Objetivos:

Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a ideia de igualdade.

Refletir sobre a importância de realizar pesquisa de preços.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema Educação Financeira.

Inicie a aula comentando com os estudantes que o valor de um mesmo produto ou serviço costuma ­variar de um estabelecimento para o outro; por esse motivo, é importante realizar uma pesquisa de preços antes de comprar um produto ou serviço. Diga que a pesquisa de valores em lojas físicas pode ser feita visitando o estabelecimento ou consultando os folhetos (com indicação de preços) que esses estabelecimentos costumam divulgar para seus clientes. Tratando-se de compras pela internet, a pesquisa pode ser feita consultando site por site ou usando ferramentas que já fazem esse tipo de pesquisa. Nessas ferramentas, o usuário digita o nome do produto, então, é feita uma busca rápida dos preços em diversos esta­belecimentos para que seja feita uma comparação.

Depois dessa conversa inicial, peça aos estudantes que analisem a situação apresentada e respondam às questões. Espera-se que percebam e compreendam a ideia de desigualdade, observando que o vestido é mais barato na “Loja do ­shopping” e que o chapéu é mais barato na “Loja do bairro”. É possível ampliar a proposta e solicitar a eles que escrevam uma igualdade para representar o valor total economizado por Vera após realizar essa pesquisa de preços:

15 + 12 = 27

Reserve um momento da aula para que conversem sobre suas experiências com pesquisa de preços. O diálogo e a interação promovidos nesta dinâmica favorecem o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8 da Bê êne cê cê.

1 Sentenças matemáticas

No “Trocando ideias”, você leu e escreveu algumas sentenças que chamamos de sentenças matemáticas.

Sentença matemática é aquela escrita com símbolos matemáticos (números, sinais etcétera); ela póde ser expressa por relações de igualdade, de desigualdade, entre outras.

As sentenças matemáticas podem ser verdadeiras ou falsas. Analise os exemplos:

a)

Esquema: 5 mais 8 é igual a 13 é uma sentença verdadeira. Traço sobre a sentença indicando a leitura: Lemos: 'cinco mais oito é igual a treze'.

b)

Esquema: 25 é maior ou igual a 20 mais 5 é uma sentença verdadeira. Traço sobre a sentença indicando a leitura: Lemos: 'vinte e cinco é maior ou igual a vinte mais cinco'.

c)

Esquema: 21 é diferente de 20 mais 1 é uma sentença falsa. Traço sobre a sentença indicando a leitura: Lemos: 'vinte e um é diferente de vinte mais um'.

d)

Esquema: 3 vezes 7 é menor que 3 mais 7 é uma sentença falsa.
Traço sobre a sentença indicando a leitura: Lemos: 'três vezes sete é menor que três mais sete'.

Observação

Note que, se mudarmos o sinal de uma sentença matemática, sem alterar os números, ela póde se tornar verdadeira ou falsa. Por exemplo, 13 = 11 + 2 é uma sentença verdadeira, enquanto 13 > 11 + 2 é uma sentença falsa.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Escreva em seu caderno como se leem as sentenças matemáticas a seguir.

a) 8 + 3 = 11

b) 32 > 20 dividido por 10

c) 23 12 + 8

d) 3 4 3 5

2. Quais das sentenças a seguir são verdadeiras?

a) 5 < 9

b) 7 2 7 3

c) 6 + 3 9

d) 22 menos 10 > 12

3. Copie as sentenças em seu caderno substituindo o

Figura. Quadradinho cinza.

por um símbolo que as torne verdadeiras. Use um dos símbolos: <, , =, > ou .

a) 10 + 2

Figura. Quadradinho cinza.

6 + 3 + 2 + 1

b) 4 5 6

Figura. Quadradinho cinza.

6 + 7 + 8

c) 3elevado a 2 2elevado a 2

Figura. Quadradinho cinza.

3elevado a 2 + 2elevado a 2

d) 2elevado a 3 menos 2elevado a 2

Figura. Quadradinho cinza.

5

Respostas e comentários

1. a) Oito mais três é igual a onze.

1. b) Trinta e dois é maior que vinte dividido por dez.

1. c) Vinte e três é maior ou igual a doze mais oito.

1. d) Três vezes quatro é menor ou igual a três vezes cinco.

2. a) verdadeira

2. b) verdadeira

2. c) falsa

2. d) falsa

3. a) =, ou

3. b) ou >

3. c) ou >

3. d) < ou

Sentenças matemáticas

Objetivo:

Reconhecer sentenças mate­máticas.

Justificativa

Neste capítulo, o foco é o estudo de igualdades e desigualdades que são exemplos de sentenças matemáticas. Compreender o conceito e reconhecer diferentes sentenças matemáticas é o primeiro passo para que os estudantes consigam entender as propriedades das igualdades e das desigualdades.

Mapeando conhecimentos

Pergunte aos estudantes se sabem o que é uma sentença em Língua Portuguesa abre parêntesesenunciado de sentido completofecha parênteses e, depois, em Matemática abre parêntesesaquela escrita com símbolos matemáticosfecha parênteses. Incentive alguns deles a escrever na lousa exemplos de sentenças matemáticas.

Para as aulas iniciais

Caso perceba que os estudantes já dominam o conceito de sen­tença matemática, considere abordar o assunto com base nas sentenças que eles escreveram na lousa. Você pode pedir a eles que avaliem quais sentenças são verdadeiras ou falsas e, depois, solicitar que façam modificações nas sentenças falsas para ­torná-las ­verdadeiras.

É importante explorar com os estudantes a conversão de sentenças matemáticas da língua materna abre parênteseslíngua portuguesafecha parênteses para a linguagem algébrica, e vice-versa. A compreensão dos conceitos em Matemática é favorecida quando os estudantes mobilizam duas ou mais representações diferentes do mesmo conceito.

Na atividade 2, se julgar pertinente, peça aos estudantes que escrevam as sentenças verdadeiras por extenso no caderno e que corrijam as sentenças falsas.

Na atividade 3, verifique se os estudantes dão como resposta um ou mais símbolos. Se estiverem usando apenas um dos símbolos indicados, pergunte se existe mais de uma opção, ou seja, mais de um símbolo que torne a sentença verdadeira.

2 Igualdades

Toda sentença matemática que apresenta o sinal de igual (=) é chamada de igualdade. Em uma igualdade, chamamos a expressão à esquerda do sinal de igual de 1º membro e a expressão à direita desse sinal, de 2º membro. Observe os exemplos:

a)

Esquema. Cálculo na horizontal. 12 é igual a 5 mais 2 mais 2 mais 1 mais 1 mais 1 Abaixo de 12, fio horizontal  laranja indicando primeiro membro. Abaixo de 5 mais 2 mais 2 mais 1 mais 1 mais 1, fio horizontal laranja indicando o segundo membro.

b)

Esquema. Calculo na horizontal. 7 vezes 8 menos 3 ao quadrado mais 7 é igual a 2 vezes, abre parênteses, 20 mais 7, fecha parênteses. Abaixo de 7 vezes 8 menos 3 ao quadrado mais 7, fio horizontal laranja indicando o primeiro membro. Abaixo de 2 vezes, abre parênteses, 20 mais 7, fecha parênteses, fio horizontal laranja indicando o segundo membro.

Toda igualdade é reflexiva, simétrica e transitiva. Acompanhe os exemplos:

a) Reflexiva

6 = 6 ou, ainda: 2 + 4 = 2 + 4

b) Simétrica

Se 2 + 4 = 6, então: 6 = 2 + 4

c) Transitiva

Se 7 7 menos 7 = 6 7 e 6 7 = 42, então: 7 7 menos 7 = 42

Propriedade da igualdade

A relação de igualdade não se altera quando:

adicionamos ou subtraímos um mesmo número de seus membros;

multiplicamos seus membros por um mesmo número ou dividimos seus membros por um mesmo número diferente de zero.

Acompanhe os exemplos.

a)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 3 mais 2 igual a 5 Segunda linha: 3 mais 2 mais 7 igual a 5 mais 7; nos dois membros, mais 7 está em laranja. Terceira linha: 12 igual a 12.

b)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 12 menos 5 é igual a 14 menos 7. Segunda linha: 12 menos 5 menos 3 é igual a 14 menos 7 menos 3; nos dois membros, menos 3 está em laranja. Terceira linha: 4 é igual a 4.

c)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 60 é igual a 40 mais 20. Segunda linha: 60 vezes 10 é igual a, abre parênteses, 40 mais 20, fecha parênteses, vezes 10; nos dois membros, o fator 10  está em laranja. Terceira linha: 600 é igual a 600

d)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 4 mais 2 é igual a 6 Segunda linha: Abre parênteses, 4 mais 2, fecha parênteses, dividido por 2 igual a 6 dividido por 2; o termo 2 que divide os dois membros está em laranja. Terceira linha: 3 é igual a 3.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

4. Avalie as afirmações a seguir e copie as verdadeiras em seu caderno.

a) Se adicionarmos 1 ao 2º membro de uma igualdade, ela continuará sendo uma sentença matemática verdadeira.

b) Se subtrairmos um mesmo número dos dois membros de uma igualdade, ela se manterá verdadeira.

c) Se adicionarmos 2 ao 1º membro de uma igualdade e 3 ao 2º membro da mesma igualdade, ela se manterá verdadeira.

5. Efetue em seu caderno as operações indicadas para cada sentença matemática e determine o valor de cada membro.

a) Adicione 5 aos dois membros da sentença 2 + 3 = 10 menos 5.

b) Subtraia 2 dos dois membros da sentença 14 menos 5 = 3 + 3 + 3.

c) Adicione 3 a ambos os membros da sentença 21 menos 10 = 22 menos 11.

d) Subtraia 3 de ambos os membros da sentença 13 + 2 = 6 + 6 + 3.

Respostas e comentários

4. a) falsa

4. b) verdadeira

4. c) falsa

5. a)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 2 mais 3 é igual a 10 menos 5. Segunda linha: 2 mais 3 mais 5 é igual a 10 menos 5 mais 5; entre a primeira e a segunda linha  há setas indicando que 5 foi adicionado aos dois membros. Terceira linha: 10 é igual a 10.

5. b)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 14 menos 5 é igual a 3 mais 3 mais 3. Segunda linha: 14 menos 5 menos 2 é igual a 3 mais 3 mas 3 menos 2; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 2 foi  subtraído dos dois membros. Terceira linha: 7 é igual a 7.

5. c)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 21 menos 10 é igual a 22 menos 11. Segunda linha: 21 menos 10 mais 3 é igual a 22 menos 11 mais 3; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 3 foi adicionado aos dois membros. Terceira linha: 14 igual a 14.

5. d)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 13 mais 2 é igual a 6 mais 6 mais 3. Segunda linha: 13 mais 2 menos 3 é igual a 6 mais 6 mais 3 menos 3; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 3 foi subtraído dos dois membros. Terceira linha: 12 é igual a 12.

Igualdades

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah um quatro.

Objetivos:

Compreender o conceito de igualdade.

Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número.

Utilizar a relação de igualdade para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Justificativa

Os três objetivos anteriores dialogam e contribuem para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah um quatro. Além disso, saber lidar com igualdades é um passo importante para que os estudantes consigam, mais adiante, resolver alguns tipos de equação.

Mapeando conhecimentos

Reúna os estudantes em duplas e peça a cada dupla que adicione, subtraia, multiplique e divida os dois membros de algumas igualdades por um mesmo número diferente de zero. Depois, incentive-os a verbalizar o que observaram.

Para as aulas iniciais

Considere trabalhar a revisão das propriedades das igualdades presentes na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Depois, proponha aos estudantes que façam as ati­vidades 29 e 30.

As propriedades reflexiva, simétrica e transitiva podem ser exemplificadas na ­lousa. Não é necessário que os estu­dantes identifiquem as propriedades pelos nomes nesse momento, mas é importante que compreendam essas propriedades para desenvolver as habilidades relacionadas à Álgebra no decorrer dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

• Após a realização das atividades 4 e 5, pergunte aos estudantes se acreditam que exista algum limite no número de operações que podem ser realizadas. Por exemplo, para igualdade do item a da atividade 5, pergunte se poderíamos adicionar um mesmo número aos dois membros da igualdade infinitas vezes. Espera-se que os estudantes percebam que, se a mesma operação abre parêntesesadição ou subtraçãofecha parênteses com o mesmo número for realizada em ambos os membros da igualdade, ela se manterá verdadeira; portanto, as operações podem ser realizadas inúmeras vezes abre parêntesesnão há um limitefecha parênteses.

abre parêntesesê éfe zero seis ême ah um quatrofecha parênteses Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

6. Efetue em seu caderno as operações indi­cadas para cada sentença matemática e ­determine o valor de cada membro.

a) Multiplique os dois membros da sentença 1 + 2 + 3 = 3 + 3 por 4.

b) Divida os dois membros da sentença 10 + 20 = 30 por 10.

c) Multiplique os dois membros da sentença 12 menos 6 = 2 ∙ 3 por 2.

d) Divida os dois membros da sentença 3 + 3 + 3 = 18 menos 9 por 3.

7. Mariele tinha 3 jogos de ação, 2 de corrida e 2 de futebol, totalizando 7 jogos. No seu aniversário, a quantidade de cada tipo de jôgo dobrou. Represente com uma sentença matemática expressa por uma igualdade as quantidades de jogos que ela tinha antes e depois do aniversário.

Resolvendo problemas com igualdades

Vimos até aqui que os valores do 1º membro e do 2º membro são iguais em uma sentença matemática expressa por uma igualdade. Além disso, é possível adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os membros por um mesmo número diferente de zero sem que a relação de igualdade se altere.

Agora, vamos resolver problemas usando essas ideias.

Problema 1

Marta vende temperos na feira. Ela usa uma balança de pratos e pequenos pesos metálicos para medir a massa de temperos para os clientes. Analise a situação a seguir.

Ilustração. Balança de dois pratos. No prato à esquerda, dois pesos de 100 gramas cada. No prato à direita, um saquinho de temperos e um peso de 50 gramas. A balança está equilibrada.

Como a balança está equilibrada, podemos representar a relação entre a medida da massa, em grama, do tempero e as medidas da massa, em grama, dos pesos com uma igualdade. Mas, como não conhecemos a medida da massa do tempero, usaremos um

Figura. Quadradinho cinza.

para representá-la.

100 + 100=

Figura. Quadradinho cinza.

+ 50

Sabemos que, quando um mesmo número é subtraído dos dois membros de uma igualdade, ela se mantém verdadeira. Vamos subtrair 50 dos dois membros da igualdade.

Sequência de igualdades, em quatro linhas. Primeira linha: 100 mais 100 é igual a, quadradinho cinza mais 50. Segunda linha: 100 mais 100 menos 50 é igual a, quadradinho cinza mais 50 menos 50; nos dois membros, o termo 'menos 50' está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando a alteração entre as igualdades, menos 50. Terceira linha: 100 mais 50 é igual a quadradinho cinza; nessa igualdade, 50 corresponde a 100 menos 50 da segunda linha. Quarta linha: 150 é igual a quadradinho cinza; nessa igualdade, 150 corresponde a 100 mais 50 da terceira linha.

Portanto, a medida da massa do tempero é 150 gramas.

Respostas e comentários

6. a)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 1 mais 2 mais 3 é igual a 3 mais 3. Segunda linha: 4 mais 8 mais 12 é igual a 12 mais 12; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros foram multiplicados por 4. Terceira linha: 24 é igual a 24.

6. b)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 10 mais 20 é igual a 30. Segunda linha: 1 mais 2 é igual a 3; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros foram divididos por 10. Terceira linha: 3 é igual a 3.

6. c)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 12 menos 6 é igual a 2 vezes 3. Segunda linha: 24 menos 12 é igual a 2 vezes 3 vezes 2; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros foram multiplicados por 2. Terceira linha: 12 é igual a 12.

6. d)

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: 3 mais 3 mais 3 é igual a 18 menos 9. Segunda linha: 1 mais 1 mais 1 é igual a 6 menos 3; entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros foram divididos por 3. Terceira linha: 3 é igual a 3.

7. Exemplo de resposta:

antes: 3 + 2 + 2 = 7

depois: 6 + 4 + 4 = 14

Sugestão de atividade extra

Oriente os estudantes a se organizar em duplas. Distribua jornais e revistas para cada dupla e  peça que recortem imagens de pessoas. Então, solicite que montem uma história com as personagens escolhidas. Nessa história, deve haver uma situação de igualdade abre parêntesesnão necessariamente envolvendo dinheirofecha parênteses que implique o uso de adição e de subtra­ção, mantendo a igual­dade verdadeira. No fim, solicite às duplas que apresentem a história aos colegas, explicitando na lousa os cálculos envol­vidos na ­situação.

Resolvendo problemas com igualdades

Até esse momento, os estudantes refletiram a respeito das operações reali­zadas em ambos os ­membros de uma igualdade a fim de ­mantê-la verdadeira. Agora, focaremos no desen­volvimento da resolução de problemas aplicando as ­técnicas e as propriedades vistas, promovendo o desenvolvimento da habi­lidade ­ê éfe zero seis ême ah um quatro.

Problema 2

Paulo e Daniela estão brincando de adivinhar números.

Ilustração. Duas crianças sentadas lado a lado em carteiras escolares, com material escolar e usando uniformes. À esquerda, Paulo, menino branco de cabelo loiro, cadeirante, diz: Pensei no triplo de um número e adicionei 10. O resultado é igual a 25. Qual é esse número? À direita, Daniela, menina branca de cabelo castanho, diz: Já sei como fazer!

Como o resultado das operações realizadas por Paulo é 25, Daniela resolveu representar a situação utilizando uma sentença matemática expressa por uma igualdade. Considere a representação feita por ela na lousa.

Ilustração. Paulo e Daniela estão de frente para um quadro de giz. Daniela escreve a sentença: 3 vezes quadradinho mais 10 é igual a 25. Paulo observa.

A ideia de Daniela era representar o número desconhecido por um e fazer operações ­deixando apenas o no primeiro membro. Acompanhe os cálculos feitos por Daniela.

Ilustração. Daniela continua escrevendo sentenças no quadro de giz. Primeira sentença: 3 vezes quadradinho mais 10,é igual a 25. Segunda linha: 3 vezes quadradinho mais 10 menos 10 é igual a 25 menos 10; entre a primeira e segunda linha há setas indicando que subtraiu-se 10 dos dois membros. Terceira linha: 3 vezes quadradinho é igual a 15. Enquanto escreve, Daniela diz:  Primeiro, vou subtrair 10 dos dois membros. Ao lado, Daniela continua as sentenças no quadro de giz. Primeira linha: 3 vezes quadradinho é igual a  15. Segunda linha: Quadradinho é igual a 5; entre a primeira e segunda linha há setas indicando que os dois membros foram divididos por 3. Enquanto escreve, Daniela diz: Agora, divido os dois membros por 3.
Respostas e comentários

Sugestão de atividade extra

Peça a cada estudante que elabore um problema semelhante ao apresentado – a ideia é que tentem adivinhar números. Organize a turma em duplas; enquanto um estudante realiza os cálculos para descobrir o “número secreto”, o outro analisa e valida os cálculos. Realize mais de uma rodada de adivinhação, orientando-os a começar com uma situação simples e a aumentar o ­nível de dificuldade a cada nova rodada.

Como Daniela fez operações idênticas nos dois membros da igualdade, a relação de igualdade se manteve. Assim, ela escreveu uma igualdade­ e usou um para representar o número desconhecido, descobrindo que é o 5.

Acompanhe outros exemplos.

a) O dôbro de um número mais 4 é igual a 10.

Que número é esse?

Sequência de igualdades, em quatro linhas. Primeira linha: 2 vezes quadradinho, mais 4, é igual a 10. Segunda linha: 2 vezes quadradinho mais 4, menos 4, é igual a 10 menos 4; nos dois membros, o termo "menos 4" está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 4 foi subtraído dos dois membros. Terceira linha: 2 vezes quadradinho é igual a 6. Quarta linha: Quadradinho é igual a 3. Entre a terceira e a quarta linha há setas indicando que os dois membros foram divididos por 2.

É o número 3.

b) Havia algumas maçãs em uma caixa. Comemos 3 e sobraram 8.

Quantas maçãs havia na caixa?

Sequência de igualdades, em três linhas. Primeira linha: Quadradinho menos 3 é igual a 8. Segunda linha:  Quadradinho menos 3 mais 3 é igual a 8 mais 3; nos dois membros, o termo "mais 3" está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 3 foi adicionado aos dois membros. Terceira linha: Quadradinho é igual a 11.

Havia 11 maçãs na caixa.

Ilustração. Daniela e Paulo estão em frente ao quadro de giz e observam duas sentenças. Primeira linha: 3 vezes quadradinho é igual a  15. Segunda linha: Quadradinho é igual a 5. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros foram divididos por 3. Daniela diz: O número é 5, Paulo! Paulo sorri e responde: Uau! É isso aí!

Atividades

Faça as atividades no caderno.

8. Uma balança de pratos está em equilíbrio. Em um prato, há um pacote de farinha e um pêso metálico de 200 gramas; no outro, dois pesos metálicos de 300 gramas. Faça o que se pede.

a) No caderno, represente a situação por meio de um desenho e, depois, usando uma sentença matemática.

b) Qual é a medida de massa do pacote de farinha, em grama?

9. Represente as situações usando uma sentença matemática expressa por igualdade e resolva-as em seu caderno.

a) Luiz ganhou um saquinho com bolinhas de gude. Se ele deu 10 bolinhas para Pedro e ainda ficou com 25, quantas bolinhas havia no saquinho?

b) O triplo de um número mais 1 é igual a 7. Que número é esse?

10. Descubra o número desconhecido nas sentenças matemáticas a seguir.

a)

Figura. Quadradinho cinza.

+ 10 = 15

b) 10 menos 2 =

Figura. Quadradinho cinza.

menos 2

c) 2

Figura. Quadradinho cinza.

+ 3 = 10 + 5

d) 14 menos 2 = 10 +

Figura. Quadradinho cinza.

e) 31 = 3

Figura. Quadradinho cinza.

menos 8

f) 3 (9 menos 2) = 3

Figura. Quadradinho cinza.

11. Em um jôgo de videogame, Paula e Vítor têm, juntos, 300 pontos. Se Paula tem o dôbro dos pontos de Vítor, qual é a pontuação de cada um?

12.

Ícone de elaboração de problemas.

Ícone atividade em Dupla.

Elabore um problema no qual uma pessoa precisa comprar um agasalho e tem duas opções de marca (a e B), sendo que a marca a é mais cara. Depois, peça a um colega que o resolva.

13.

Ícone de elaboração de problemas.

Elabore uma situação em que um garoto leva para a escola uma caixa com alguns caquis, colhidos do pé em sua casa, a fim de dividi-los com sua turma. Depois da distribuição entre os colegas, porém, ainda sobram algumas frutas na caixa. A situação deve buscar o número de caquis que o garoto levou para a escola, ou seja, esse é o número desconhecido.

Respostas e comentários

8. a) Desenho em Orientações;  + 200 = 300 + 300

8. b) 400 gramas

9. a) menos 10 = 25; 35

9. b) 3 + 1 = 7; 2

10. a) 5

10. b) 10

10. c) 6

10. d) 2

10. e) 13

10. f) 7

11. Paula: 200 pontos; Vítor: 100 pontos

12. Resposta pessoal.

13. Resposta pessoal.

Sugestão de atividade extra

Para enriquecer o trabalho com cálculo mental e ampliar a compreensão da linguagem algébrica, peça aos estudantes que respondam às questões a seguir. Os cálculos deverão ser feitos mentalmente, e as respostas, ­dadas oralmente. Caso haja necessidade, oriente os estudantes e esclareça as dúvidas.

Duas vezes um número dá 4. Que número é ­esse? Resposta: 2

Três vezes um número dá 9. Que número é ­esse? Resposta: 3

Três vezes um número dá 15. Que número é esse? Resposta: 5

O resultado de duas vezes um número mais 1 dá 21. Que número é esse? Resposta: 10

Após o último item, pergunte aos estudantes o que aconteceria se omitíssemos a expressão “O resul­tado de”. Espera-se que percebam que a conversão para a linguagem algébrica poderia ser ­ambígua.

No caso, poderíamos ter tanto

2 x + 1 = 21 quanto 2  (x + 1) = 21, em que não determinaríamos o valor desconhecido no conjunto dos ­números naturais.

Se julgar necessário, para ampliar, peça que respondam também às questões a seguir.

O resultado de três vezes um número mais 5 dá 20. Que número é esse? Resposta: 5

Um número mais o seu dôbro dá 24. Que número é esse? Resposta: 8

Um número dividido por 4 dá 6. Que número é esse? Resposta: 24

O quociente de um número dividido por 2 mais 5 dá 18. Que número é esse? Resposta: 26

Trinta menos duas vezes um número dá 12. Que número é esse? Resposta: 9

Exemplo de desenho do item a da atividade 8:

Ilustração. Balança com dois pratos. No prato à esquerda, um saco e um peso de 200 gramas. No prato à direita, dois pesos de 300 gramas cada. A balança está equilibrada.

3 Desigualdades

As desigualdades são sentenças matemáticas em que aparecem um dos sinais a seguir.

> (maior que)

< (menor que)

(menor ou igual a)

(maior ou igual a)

(diferente)

Considere os exemplos.

a) 3 > 2

b) 8 < 9

c) 10 7

d) 11 13

e) 15 51

Assim como nas igualdades, chamamos de 1º membro a expressão que está à esquerda do sinal de desigualdade e de 2º membro a expressão que está à direita do sinal de desigualdade. Considere o exemplo.

Esquema. 598 menor que 603 Traço sob o 598 indicando o primeiro membro Traço sob o 603 indicando o segundo membro

Adicionando e subtraindo números naturais aos membros de uma desigualdade

Quando adicionamos ou subtraímos um mesmo número natural dos membros de uma desigualdade, ela se mantém verdadeira.

Acompanhe os exemplos.

a)

Esquema. Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 13 mais 4 é maior ou igual a 9 menos 2. Segunda linha: 13 mais 4 mais 8 é maior ou igual a 9 menos 2 mais 8; nos dois membros, o mais 8 está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 8 foi adicionado aos dois membros das desigualdades. Terceira linha: 25 é maior ou igual a 15.

b)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 14 mais 20 é maior que 26 mais 4. Segunda linha: 14 mais 20 menos 10 é maior que 26 mais 4 menos 10; nos dois membros, o termo - 10 está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 10 foi subtraído dos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 24 é maior que 20.
Ilustração. Menino negro de cabelo preto e camiseta laranja diz: Escolha outras desigualdades e verifique que, adicionando ou subtraindo um mesmo número natural de ambos os membros, elas se mantêm verdadeiras.

Multiplicando e dividindo os membros de uma desigualdade por números naturais

Quando multiplicamos ou dividimos os membros de uma desigualdade por um mesmo número natural, ­diferente de zero, a desigualdade se mantém verdadeira.

Analise os exemplos.

a)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 5 mais 3 é maior que 4 mais 2. Segunda linha: abre parênteses, 5 mais 3, fecha parênteses, vezes 3, é maior que, abre parênteses, 4 mais 2, fecha parênteses, vezes 3; nos dois membros, o termo vezes 3 está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 3 foi multiplicado nos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 24 é maior que 18.

b)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 6 é menor que 9. Segunda linha: 6 dividido por três é menor que 9 dividido por 3; nos dois membros, o termo dividido por 3 está em laranja. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros da desigualdade foram divididos por 3. Terceira linha: 2 é menor que 3.
Ilustração. Menina de cabelo preto comprido e blusa verde diz: Escolha novamente outras desigualdades e confira que, multiplicando ou dividindo ambos os membros por um mesmo número natural, diferente de zero, elas se mantêm verdadeiras. .
Respostas e comentários

Desigualdades

BNCC:

Competências gerais 8 e 9 (as descrições estão na ­página seis).

Objetivos:

Compreender o conceito de desigualdade.

Efetuar operações com os membros de uma ­desigualdade.

Justificativa

A compreensão do conceito de desigualdade e a realização de operações com os membros de uma desigualdade ampliam os conhecimentos adquiridos pelos estudantes no tópico anterior. Além disso, visa deixá-los preparados para o estudo de resoluções de inequações, que será abordado nos anos seguintes do Ensino Fundamental.

Mapeando conhecimentos

Reúna os estudantes em duplas e peça a cada dupla que adicione, subtraia, multiplique e divida os dois membros de algumas desigualdades por um mesmo número diferente de zero. Depois, incentive-os a verbalizar o que puderem observar.

Para as aulas iniciais

Se possível, leve uma balança de dois pratos para a sala de aula e deixe os estudantes à vontade para explorar algumas operações com os membros de desigualdades, colocando ou tirando “pesos” dos pratos dessa balança. Atividades como essa, que envolvem experimentação, podem auxiliá-los a superar eventuais dificuldades que tenham tido na tarefa inicial.

Adicionando e subtraindo números naturais aos membros de uma desigualdade

Reproduza na lousa os exemplos abordados na página e faça o passo a passo das passagens, esclarecendo as dúvidas dos estudantes.

Multiplicando e dividindo os membros de uma desigualdade por números naturais

Se julgar necessário, registre outras desigualdades na lousa e sugira aos estudantes que façam operações de multiplicação e divisão em ambos os membros dessas sentenças matemáticas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

14. Faça as operações indicadas em cada uma das desigualdades, calculando o valor de ambos os membros.

a) Adicione 4 a ambos os membros da desigualdade 10 menos 3 > 4.

b) Subtraia 11 de ambos os membros da desigualdade 24 dividido por 2 6 + 6.

c) Adicione 13 a ambos os membros da desigualdade 1 + 2 + 3 1  2  3.

d) Subtraia 7 de ambos os membros da desigualdade 3 + 3 + 3 > (21 menos 7) dividido por 2.

15. Rodrigo tem 15 brinquedos e Mara tem 20 a mais do que ele. Fábio deu 10 brinquedos para cada um dos dois. Represente a quantidade de brinquedos de Mara e Rodrigo usando uma desigualdade em dois momentos: antes de Fábio dar os brinquedos para os dois e depois que ele deu 10 brinquedos para cada um.

16. Calcule o valor do primeiro e o do segundo membro das desigualdades e descubra quais são verdadeiras.

a) 2 abre parênteses3 + 4fecha parênteses 2 abre parênteses1 + 2fecha parênteses

b) 3 4 < abre parênteses1 + 2fecha parênteses abre parênteses2 + 2fecha parênteses

c) 28 dividido por 14 14 dividido por 7

d) 35 dividido por 7 < 49 dividido por 7

17. Efetue as operações indicadas e calcule o valor de ambos os membros das desigualdades a seguir.

a) Multiplique os dois membros da desigualdade 4 + 1 6 por 4.

b) Divida os dois membros da desigualdade 28 > 14 por 14.

c) Multiplique os dois membros da desigualdade 19 menos 10 3 3 por 5.

d) Divida os dois membros da desigualdade 9 + 6 + 3 > 1 + 2 + 3 por 3.

18. Os irmãos Marcos e Taís têm as quantias apresentadas a seguir.

Considerando que os pais deram R$ 20,00vinte reais para eles dividirem igualmente, represente as situações antes e depois de Marcos e Taís receberem essa quantia.

Fotografia: Cédulas do real dispostas lado a lado. Quantia de Marcos: 3 cédulas de 5 reais e uma cédula de 10 reais. Quantia de Taís: 1 cédula de 20 reais e uma cédula de 10 reais.

19. A balança de pratos a seguir está em desequilíbrio e adicionamos um pêso metálico ao prato da direita para equilibrar a balança.

Ilustração. Balança de dois pratos. No prato à esquerda, saco de 100 gramas e uma caixa verde, de 200 gramas. No prato à direita, uma caixa azul, de 250 gramas.  A balança está desequilibrada, mostrando que o prato da esquerda tem maior medida de massa. Ilustração. Balança de dois pratos. No prato à esquerda, saco de 100 gramas e uma caixa verde, de 200 gramas. No prato à direita, uma caixa azul, de 250 gramas e um peso metálico cuja medida da massa é desconhecida.  A balança está equilibrada.

a) Qual é a medida da massa do pêso metálico adicionado?

b) Usando sentenças matemáticas, represente as situações antes e depois de adicionar esse pêso metálico.

c) Se adicionarmos um pêso metálico com a mesma medida da massa ao prato da esquerda, o que vai acontecer com a balança? Represente essa situação usando uma sentença matemática.

Respostas e comentários

14. a)

Esquema. Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 10 menos 3 é maior que 4. Segunda linha: 10 menos 3 mais 4 é maior que 4 mais 4. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 4 foi adicionado aos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 11 é maior que 8.

14. b)

Esquema. Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 24 dividido por 2 é maior ou igual a 6 mais 6. Segunda linha: 24 dividido por 2, menos 11, é maior ou igual a 6 mais 6 menos 11. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 11 foi subtraído dos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 1 é maior ou igual a 1.

14. c)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 1 mais 2 mais 3 é menor ou igual a 1 vezes 2 vezes 3. Segunda linha: 1 mais 2 mais 3 mais 13 é menor ou igual a 1 vezes 2 vezes 3 mais 13. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 13 foi adicionado aos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 19 é menor ou igual a 19.

14. d)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 3 mais 3 mais 3 é maior que, abre parênteses, 21 menos 7, fecha parênteses, dividido por 2. Segunda linha: 3 mais 3 mais 3 menos 7, é maior que, abre parênteses, 21 menos 7, fecha parênteses, dividido por 2, menos 7. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que 7 foi subtraído dos dois membros da desigualdade. Terceira linha: 2 é maior que 0.

15. Antes: 15 + 20 > 15;

depois: 15 + 20 + 10 > 15 + 10

16. a) verdadeira

16. b) falsa

16. c) verdadeira

16. d) verdadeira

17. a)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 4 mais 1 é diferente de 6. Segunda linha: abre parênteses, 4 mais 1, fecha parênteses, vezes 4, é diferente de 6 vezes 4. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros da desigualdade foram multiplicados por 4. Terceira linha: 20 é diferente de 24.

17. b)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 28 é maior que 14. Segunda linha: 28 dividido por 14 é maior que 14 dividido por 14. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros da desigualdade foram divididos por 14. Terceira linha: 2 é maior que 1.

17. c)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 19 menos 10 é menor ou igual a 3 vezes 3. Segunda linha: Abre parênteses, 19 menos 10, fecha parênteses, vezes 5, é menor ou igual a 3 vezes 3 vezes 5. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando a que os dois membros da desigualdade foram multiplicados por 5. Terceira linha: 45 é menor ou igual a 45.

17. d)

Sequência de desigualdades, em três linhas. Primeira linha: 9 mais 6 mais 3 é maior que um mais dois mais três. Segunda linha: abre parênteses, 9 mais 6 mais 3, fecha parênteses, dividido por 3 é maior que, abre parênteses, 1 mais 2 mais 3, fecha parênteses, dividido por 3. Entre a primeira e a segunda linha há setas indicando que os dois membros da desigualdade foram divididos por 3. Terceira linha: 6 é maior que 2.

18. Antes: 5 + 5 + 5 + 10 < 20 + 10; depois: 5 + 5 + 5 + 10 + 10 < 20 + 10 + 10

19. a) 50 gramas

19. b) Antes: 100 + 200 > 250; depois: 100 + 200 = 250 + 50

19. c) Ela voltará a ficar desequilibrada para a esquerda; 100 + 200 + 50 > 250 + 50

Sugestão de trabalho interdisciplinar

Os termos igualdade e desi­gualdade são empregados amplamente não apenas em Matemática, mas também no dia a dia, em assuntos relacionados a Ciências ­Humanas, por exemplo. ­Sugerimos que se pro­mova um ­debate acerca do tema “Igualdade e desigualdade: extrapolando a fron­teira da ­Matemática”, com o ­auxílio dos professores de História, Geografia e Língua Portuguesa; colabora-se, assim, para o desenvolvimento das competências gerais 8 e 9 da Bê êne cê cê. Em um pri­meiro momento, redija com a turma um texto cole­tivo sobre as definições de igualdade e de desigualdade em Matemática. ­Depois, proponha o desen­volvimento do tema voltado à educação em ­direitos ­humanos. Em um segundo momento, organize a turma em grupos (de três a quatro estudantes) e peça aos integrantes de cada grupo que discutam entre si o que entenderam sobre igualdade e desigualdade fóra do contexto matemático. Por fim, com o auxílio dos demais professores, proponha aos grupos que pesquisem imagens que traduzam situações de desigualdade existentes na sociedade e deem opções de como é possível mudar essa realidade.

Na atividade 15, espera-se que os estudantes relacionem, usando uma desigualdade, a quantidade de figurinhas de Mara e Rodrigo.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Sentenças matemáticas

Sentenças matemáticas são aquelas escritas com símbolos matemáticos. Elas podem ser:

verdadeiras

18 + 12 = 30

35 25 + 15

falsas

25 18 + 7

12 5 > 60

1. Quais das sentenças matemáticas a seguir são verdadeiras?

a) 12 > 3 + 15

b) 7 12 = 12 7

c) 15 menos 5 105 menos 95

d) 127 150 menos 16

2. Copie as sentenças no caderno substituindo o

Figura. Quadradinho cinza.

por um símbolo que as torne verdadeiras. Use os símbolos: <, , =, > ou .

a) 25 + 5

Figura. Quadradinho cinza.

12 + 5 + 15

b) 7 10

Figura. Quadradinho cinza.

140 : 2

c) 12 5 + 50

Figura. Quadradinho cinza.

150 menos 200 : 2 + 50


Igualdades

Igualdade é toda sentença matemática que apresenta o sinal de igual (=).

A relação de igualdade não se altera quando:

adicionamos a seus membros ou subtraímos deles um mesmo número;

multiplicamos ou dividimos seus membros por um mesmo número diferente de zero.

3. Efetue em seu caderno as operações indicadas para cada sentença matemática e encontre o valor de cada membro.

a) Adicione 25 aos dois membros da igualdade: 12 menos 10 = 45 menos 43

b) Subtraia 12 dos dois membros da igualdade: 30 + 11 = 56 menos 15

c) Multiplique por 9 os dois membros da igualdade: 19 + 3 = 38 menos 16

d) Divida por 6 os dois membros da igualdade: 36 menos 18 = 12 + 6

4. Represente cada situação usando uma igualdade e, em seguida, resolva-as.

a) Juliano deu 18 figurinhas repetidas para seu primo e ficou com 46 figurinhas. Quantas figurinhas Juliano tinha?

b) O dôbro de um número mais 12 é igual 58. Qual é esse número?

5. Nesta balança em equilíbrio, qual é a medida da massa da caixa azul em grama?

Ilustração. Balança de dois pratos. No prato à esquerda, uma caixa de papelão de 800 gramas e duas caixas de papelão de 400 gramas cada. No prato à direita, uma caixa azul com  ponto de interrogação, indicando medida de massa desconhecida, e uma caixa verde de 50 gramas. A balança está equilibrada.

6. Descubra o número desconhecido nas sentenças matemáticas a seguir.

a)

Figura. Quadradinho cinza.

+ 16 = 112

b) 4 10 +

Figura. Quadradinho cinza.

= 52

c) 15 : 3 + 28 = 14 + 19

Figura. Quadradinho cinza.

7. Os irmãos Jorge e Felipe ganharam de um tio R$ 270,00duzentos e setenta reais no total. Se Jorge recebeu o dôbro do valor recebido pelo irmão, quantos reais cada um ­recebeu?


Desigualdades

Desigualdade é toda sentença matemática em que aparece um dos sinais a seguir.

Quadro com os sinais de desigualdade representados. Primeira linha: da esquerda para a direita: maior que, maior ou igual a, menor que, menor ou igual a, diferente de. Segunda linha: abaixo dos respectivos sinais, seus nomes. Da esquerda para a direita: maior que, maior ou igual a, menor que, menor ou igual a, diferente de.

A desigualdade se mantém verdadeira quando:

adicionamos a seus membros ou subtraímos deles um mesmo número natural;

multiplicamos ou dividimos um mesmo número natural, diferente de zero, de ambos os membros.

8. Calcule o valor de cada membro das desigualdades e determine se elas são verdadeiras ou falsas.

a) 10 abre parênteses3 + 5fecha parênteses 12 abre parênteses2 + 3fecha parênteses

b) 10 + 2 5 abre parênteses2 + 10fecha parênteses : 3

c) 36 : 2 menos 12 6elevado a 2 menos 4elevado a 2 + 4

9. Mário tem 125 figurinhas e Luana tem cento e trinta e duas. Cada um deles recebeu 25 figurinhas de um colega. Escreva uma desigualdade para representar as situações antes e depois de Mário e Luana ganharem as figurinhas.

Respostas e comentários

1. Itens b e d.

2. a) < ou

2. b) = ou ou

2. c) > ou

3. a) 27 = 27

3. b) 29 = 29

3. c) 198 = 198

3. d) 3 = 3

4. a) menos 18 = 46; 64

4. b) 2 + 12 = 58; 23

5. .1550 gramas

6. a) 96

6. b) 12

6. c) 1

7. Jorge: R$ 180,00cento e oitenta reais; Felipe: R$ 90,00noventa reais

8. a) verdadeira

8. b) falsa

8. c) verdadeira

9. Antes: 125 < 132; depois: 125 + 25 < 132 + 25

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Sentenças matemáticas

Ao retomar a definição de sentenças matemáticas, apresente outros exemplos na lousa e peça aos estudantes que avaliem se as sentenças escritas por você são verdadeiras ou falsas.

Após os estudantes concluírem a atividade 1, você pode ampliar a proposta dela e solicitar que modifiquem as sentenças falsas de modo a torná-las verdadeiras. Depois, peça que compartilhem como fizeram essa modificação, pois existem diferentes maneiras de mudar estas sentenças.

Na atividade 2, se julgar necessário, informe, em cada item, que a resposta não é única, ou seja, admite-se pelo menos dois símbolos diferentes como resposta.

Igualdades

Na atividade 3, é necessário ter uma atenção especial com os itens c e d, pois alguns estudantes podem cometer o êrro de multiplicar ou dividir apenas um dos elementos do membro.

Na atividade 5, você pode solicitar aos estudantes que traduzam a situação da balança por meio de uma sentença matemática. Dê especial atenção ao sinal de comparação que eles colocam: como a balança está em equilíbrio, é necessário que usem o sinal de igualdade.

A atividade 6 pode ser resolvida por meio de cálculos mentais ou aplicando-se o fato de que a relação de igualdade não se altera quando adicionamos a seus membros ou subtraímos deles um mesmo número ou quando multiplicamos ou dividimos seus membros por um mesmo número diferente de zero. Incentive-os a desenvolver os cálculos deta­lhando as operações feitas em cada membro das ­igualdades.

Desigualdades

Para a resolução dos itens da atividade 8, é importante que os estudantes sigam a recomendação de calcular o valor de cada membro das desigualdades. Oriente-os a fazer esses cálculos separadamente para organizarem melhor o raciocínio e evitarem equívocos.

Caso apresentem dificuldades para realizar a atividade 9, oriente-os a fazer um esquema que ilustre a situação descrita.