Parte 1
Capítulo 6 Frações
Trocando ideias
A arara-azul ( Anadoríncus lassãntínus) é considerada a maior espécie de arara em todo o mundo, podendo atingir cêrca de 98 centímetros de medida de comprimento e 1,3 quilograma de medida de massa. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu abitá natural por conta do desmatamento.
No Pantanal, cêrca de
Sentença matemática: fração nove décimos.dos ninhos das araras-azuis são feitos em uma única espécie de árvore: o manduvi (Sterculia apetala).
▸
O número
Sentença matemática: fração nove décimos.é um exemplo de fração. Em quais situações do cotidiano as frações estão presentes?
▸
O que significa dizer que
Sentença matemática: fração nove décimos.dos ninhos das araras-azuis são feitos nos manduvis?
▸
Em sua opinião, o que precisa ser feito para a preservação das araras-azuis? Converse com os colegas.
Neste capítulo, vamos estudar as frações e algumas operações com frações.
Respostas e comentários
Trocando ideias: primeiro item: resposta pessoal; segundo item: espera-se que os estudantes respondam, utilizando vocabulário próprio, que significa que, de cada 10 ninhos de araras-azuis, 9 são feitos nos manduvis; terceiro item: resposta pessoal.
CAPÍTULO 6 – FRAÇÕES
Trocando ideias
BNCC:
• Competência geral 9 (a descrição está na página seis).
• Competência específica 8 (a descrição está na página sete).
Objetivos:
• Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as frações.
• Refletir sobre a importância de preservar as araras-azuis.
Tema contemporâneo transversal:
Inicie a aula solicitando aos estudantes que leiam o texto e observem a imagem das araras-azuis. É importante que eles percebam a necessidade de preservar essa e outras espécies de animais ameaçadas de extinção.
As duas primeiras questões possibilitam fazer um levantamento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes sobre as frações. Registre na lousa as situações envolvendo frações citadas por eles. A segunda questão aborda, intuitivamente, a relação entre fração e porcentagem e, também, a ideia de fração como parte de um todo. Caso alguns deles estejam com dificuldade, incentive-os a pensar em um número específico de manduvis para depois determinar em quantos deles, aproximadamente, as araras-azuis fariam seus ninhos.
Depois de responderem à terceira questão, comente que uma das maneiras de proteger as araras-azuis é por meio da preservação do seu hábitat natural – o Pantanal. Além disso, é importante monitorar os ovos e os ninhos e observar como elas se comportam. Se achar oportuno, fale um pouco com a turma sobre o Projeto Arara Azul, criado pela bióloga Neiva Guedes. Para saber mais sobre esse projeto, acesse https://oeds.link/bIqIP5. (Acesso em: 25 julho 2022).
O diálogo e a interação promovidos nessa dinâmica favorecem o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8 da Bê êne cê cê. O tema da seção também permite aos estudantes agir pessoal e coletivamente com responsabilidade com o intuito de tomar decisões que ajudem na proteção dos animais em risco de extinção, o que favorece o desenvolvimento da competência geral 10.
1 A ideia de número fracionário
Observe a torta de legumes a seguir.
Considerando que a torta representa o todo ou o inteiro, podemos dizer que cada pedaço corresponde a
Sentença matemática: fração um sobre oito.(lemos: “um oitavo”) da torta. A parte da torta que sobrou corresponde a
Sentença matemática: fração cinco oitavos.(lemos: “cinco oitavos”) do inteiro. Os números
Sentença matemática: fração um oitavo.e
Sentença matemática: fração cinco oitavos.são exemplos de números fracionários ou frações.
Em uma fração, o denominador é o número abaixo do traço e representa a quantidade de partes iguais em que o todo foi dividido. Já o número acima do traço, o numerador, indica a quantidade de partes consideradas do todo.
Observe.
Acompanhe uma situação em que utilizamos frações.
Em um posto de saúde, 3 das 9 crianças que estavam na fila eram bebês de colo.
Três crianças correspondem a
Sentença matemática: fração três nonos.ou
fração 1 terçodo total de crianças que havia na fila (9).
▸
Quais vacinas você já tomou? Qual é a importância das vacinas? Converse com os colegas.
Respostas e comentários
Item: resposta pessoal.
A ideia de número fracionário
BNCC:
• Competência geral 4 (a descrição está na página seis).
• Habilidade ê éfe zero seis ême ah zero sete.
Objetivos:
• Compreender a ideia de número fracionário.
• Ler números fracionários.
Tema contemporâneo transversal:
Justificativa
A habilidade ê éfe zero seis ême ah zero sete implica, entre outras coisas, compreender as ideias de fração como partes de um todo discreto ou contínuo; ser capaz de ler e representar frações numéricas e por meio de figuras e compreender o significado do numerador e denominador. Esses objetivos contribuem para que sejam alcançadas essas metas de aprendizagem, o que justifica a pertinência de cada um deles.
Mapeando conhecimentos
As frações já foram estudadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, neste capítulo, o estudo será retomado e ampliado. Para mapear os conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes, é possível trazer modelos de círculos ou quadrados confeccionados com papel para que eles possam recortá-los ou dobrá-los em partes iguais e realizar diferentes explorações. Organize a turma em grupos e para cada grupo direcione as explorações que devem realizar.
Para as aulas iniciais
Considere trabalhar com réguas de Cuisenaire. Caso não haja esse material disponível na escola, você pode confeccioná-lo em papel quadriculado ou cartolina colorida. Associando a barra laranja a um inteiro, os estudantes podem posicionar as barras de outras cores para identificar frações unitárias. Eles podem, por exemplo, perceber que a medida do comprimento da barra amarela corresponde a
Meio.da medida do comprimento da barra laranja, que a medida do comprimento da barra vermelha corresponde a
Sentença matemática: fração um quinto.da medida do comprimento da barra laranja etcétera.
A manipulação desse material favorece a investigação experimental, levando os estudantes com dificuldades a construírem ideias necessárias para a compreensão dos conceitos que serão estudados.
Dedique também uma aula para retomar o significado do numerador e denominador de uma fração e também a leitura de frações presente na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Em seguida, explore com a turma as atividades 35 e 36.
( ê éfe zero seis ême ah zero sete) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Observe outros exemplos.
a) A figura representa um inteiro, que foi dividido em seis partes iguais, sendo que cinco delas foram coloridas de azul.
Representamos a parte azul por
Sentença matemática: fração cinco sextos.(lemos: “cinco sextos”).
b) A figura representa um inteiro dividido em oito partes iguais, sendo que três delas foram coloridas de verde.
Representamos a parte verde por
Sentença matemática: fração três sobre oito.(lemos: “três oitavos”).
Além da ideia de parte de um inteiro, como visto nos exemplos anteriores, as frações podem transmitir a ideia de resultado de uma divisão (quociente). Por exemplo, para dividirmos 3 goiabas entre 4 pessoas, podemos cortar cada uma das goiabas em 4 partes, em que cada parte representa
Sentença matemática: fraçãoum quarto.de goiaba.
Distribuindo a cada pessoa 3 partes, cada uma receberá
Sentença matemática: fração três quartos.de goiaba.
Acompanhe outro exemplo.
Joaquim fez 5 rocamboles iguais, que foram divididos igualmente entre duas padarias. Quanto de rocambole cada uma das duas padarias recebeu?
Vamos esquematizar a divisão dos rocamboles.
Logo, cada uma das duas padarias recebeu 2 rocamboles inteiros mais
meio.de rocambole, ou
Sentença matemática: fração cinco meios.de rocambole.
Respostas e comentários
Para reforçar a ideia sobre a igualdade das partes no contexto das frações, podemos, por exemplo, nos referir à medida de área. Dividir um inteiro em partes iguais significa reparti-lo em partes em que as medidas de áreas sejam iguais. Apresente aos estudantes, como exemplo, um inteiro representado pela figura a seguir.
Considere agora esta divisão desse inteiro.
As partes um e dois não são congruentes, mas podem representar, cada uma delas, a metade do inteiro, se medidas das áreas forem iguais. Os estudantes ainda não aprenderam a calcular as medidas das áreas de figuras, como as do triângulo; entretanto, intuitivamente, é possível mostrar por decomposição e sobreposição que possuem a mesma medida de área, caso sejam construídos adequadamente em papel.
Um pouco de história
Faça as atividades no caderno.
Os egípcios e as frações
Na Antiguidade, os egípcios utilizavam frações unitárias, isto é, frações obtidas tomando somente uma parte de um inteiro dividido em partes iguais. A fração
Sentença matemática: fração dois terços.é a única exceção.
Observe estas representações empregadas pelos egípcios:
Para representar o numerador 1, os egípcios utilizavam o desenho de uma boca aberta:
As frações com numeradores diferentes de 1 eram expressas como a soma de duas ou mais frações com numeradores iguais a 1. Analise o exemplo.
Outros povos da Antiguidade utilizaram representações de frações para indicar partes de um inteiro. Os babilônicos, por exemplo, adotavam frações com denominador 60, pois essa era a base de seu sistema de numeração; já os romanos utilizavam frações com denominador 12. Essas variações são registradas em várias civilizações.
A partir do século dezesseis, surgem as frações com numeradores maiores que 1, principalmente pela influência dos hindus, com o sistema decimal, e dos árabes, que adotaram a barra para separar numerador e denominador – fórma que usamos até hoje.
BOYER, Carl; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.
Atividade
Em seu caderno, escreva a fração correspondente a cada representação:
a)
b)
c)
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Qual é a fração que representa a parte laranja de cada uma das figuras a seguir?
a)
b)
c)
2. Represente por meio de figuras as frações a seguir.
a)
Sentença matemática: fração três sobre sete.b)
Sentença matemática: fração oito oitavos.c)
Sentença matemática: fração dois terços.d)
Sentença matemática: fração quatro quintos.3. Responda às questões a seguir.
a) Que fração do dia representa sete horas? E 12 horas?
b) Que fração da semana representa cinco dias? E sete dias?
c) Que fração do ano representa um bimestre? E um semestre?
4. Foram retiradas quatro peças de um cubo formado por diversos cubinhos iguais. Observe.
Que fração do cubo foi retirada? Que fração do cubo sobrou?
Respostas e comentários
Um pouco de história:
a)
Sentença matemática: fração um quinto.b)
Sentença matemática: fração um sexto.c)
Sentença matemática: fração dois décimos ou fração um quinto.Atividades:
1. a)
Sentença matemática: fração cinco sobre oito.1. b)
Sentença matemática: fração quatro sobre oito.1. c)
Sentença matemática: fração três sobre cinco.2. As representações gráficas indicadas são exemplos de respostas.
2. Exemplo de respostas em Orientações.
3. a)
Fração 7 24 avos; fração 12 24 avos.3. b)
Fração 5 sétimos; fração 7 sétimos.3. c)
Fração 2 12 avos; Fração 6 12 avos.4.
Fração 4 27 avos; Fração 23 27 avos.Sugestão de leitura
Para enriquecer o boxe Um pouco de história, sugerimos a leitura do texto Formação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino, dissertação de mestrado de Patrícia Perlin.
Sugestão de trabalho interdisciplinar
Compartilhe com os estudantes o texto indicado na sugestão de leitura e proponha, com o professor de História, a criação de um painel com desenhos e informações que abordem características culturais e geográficas do local e da época mencionados no texto. Esse trabalho favorece o desenvolvimento da competência geral 4 da Bê êne cê cê.
• Amplie a proposta da atividade 1 pedindo aos estudantes que representem na fórma de fração a parte que não está destacada com laranja em cada figura.
• Amplie a proposta da atividade 3 pedindo aos estudantes que elaborem questões inspiradas naquelas dos itens a e c. Alguns exemplos de questões são: “Que fração da hora corresponde 1 minuto?”; “Que fração do minuto corresponde 1 segundo?”; “Que fração do ano corresponde um trimestre?”.
Abre parêntese, respostas: Fração 1 60 avos; Fração 1 60 avos; Fração 1 quarto. Fecha parêntese.• Exemplo de resposta do item a da atividade 2:
• Exemplo de resposta do item b da atividade 2:
• Exemplo de resposta do item c da atividade 2:
• Exemplo de resposta do item d da atividade 2:
Leitura de frações
Na leitura de uma fração, lemos inicialmente o numerador e, em seguida, o denominador, que recebe nomes especiais. Observe:
Frações com denominador de 2 a 9
Denominador |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Leitura |
meio |
terço |
quarto |
quinto |
sexto |
sétimo |
oitavo |
nono |
Observe os exemplos.
a)
Sentença matemática: fração um meio.Lemos: “dois terços”.
b)
Sentença matemática: fração um sexto.Lemos: “um sexto”.
c)
Sentença matemática: fração três meios.Lemos: “três meios”.
Frações cujo denominador é uma potência de base 10
Denominador |
10 |
100 |
1.000 |
10.000 |
... |
---|---|---|---|---|---|
Leitura |
décimo |
centésimo |
milésimo |
décimo de milésimo |
... |
Observe os exemplos.
a)
Sentença matemática: fração sete décimos.Lemos: “sete décimos”.
b)
Sentença matemática: fração catorze milésimos.Lemos: “quatorze milésimos”.
As frações cujos denominadores são potências de base 10 são chamadas frações decimais.
Frações com outros denominadores
Lemos o numerador e, depois, o denominador seguido da palavra “avos”.
Observe os exemplos.
a)
Sentença matemática: fração treze trinta avos.Lemos: “treze trinta avos”.
b)
Sentença matemática: fração nove duzentos avos.Lemos: “nove duzentos avos”.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
5. Escreva como se leem as frações a seguir.
a)
Sentença matemática: fração três sétimos.b)
Sentença matemática: fração um sobre seis.c)
Sentença matemática: fração nove sobre dois.d)
Sentença matemática: fração cinco sobre nove.e)
Sentença matemática: fração dezenove sobre dez mil.f)
Sentença matemática: fração três sobre dezessete.g)
Sentença matemática: fração cinco sobre cem.h)
Sentença matemática: fração sete sobre seiscentos.i)
Sentença matemática: fração quinze sobre mil.6.
Escreva por extenso três frações com denominadores de 2 a 9, três frações com denominadores que são potência de base 10 e três frações com denominadores diferentes dos casos anteriores. Em seguida, troque as frações que você escreveu com as de um colega para que cada um reescreva, com algarismos, as frações do outro.
Respostas e comentários
5. a) três sétimos
5. b) um sexto
5. c) nove meios
5. d) cinco nonos
5. e) dezenove décimos de milésimos
5. f ) três dezessete avos
5. g) cinco centésimos
5. h) sete seiscentos avos
5. i ) quinze milésimos
6. Respostas pessoais.
Leitura de frações
A terminação “avos” aparece quando o denominador de uma fração é maior do que dez, como em
Sentença matemática: fração um sobre doze.(que se lê “um doze avos”). O termo tem origem em octavus (em latim, “oitavo”), que passou a ser escrito “oitavos” (aí sim para representar uma fração). Desde então, a terminação “avo” chegou ao uso atual.
• A atividade 6 explora a conversão entre dois diferentes registros de representação para os números fracionários. É importante que se procure, sempre que possível, trabalhar com esse tipo de situação. A questão das representações é fundamental em Matemática, uma vez que seu objeto de estudo, por ser abstrato, só pode ser acessado por meio de diversas representações. No caso específico dessa atividade, é trabalhada a conversão do registro da língua materna para o numérico.
2 Número misto
Acompanhe a situação a seguir.
Jairo ganhou da amiga duas barras de chocolate meio amargo. Cada barra é dividida em quatro partes iguais.
Nessa situação, uma barra de chocolate representa um inteiro. A fração correspondente à parte que Jairo comeu é
Sentença matemática: fração sete quartos.ou seja, uma barra inteira mais
Sentença matemática: fração três quartos.da outra barra.
Observe o esquema que representa a situação.
A representação
Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.é composta de uma parte inteira e de uma parte fracionária e, por isso, é denominada número misto.
Lemos a fração
Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.como “um inteiro e três quartos”.
Respostas e comentários
Número misto
Objetivo:
Compreender a ideia de número misto.
Justificativa
Permite que os estudantes percebam diferentes possibilidades de representação de um número, o que justifica a pertinência desse objetivo.
Mapeando conhecimentos
Peça aos estudantes que analisem a representação da fração
Sentença matemática: fração três meios.que você fará na lousa.
Depois, proponha os seguintes questionamentos:
• Quantas partes foram utilizadas para representar
Sentença matemática: fração três meios.?
•
Sentença matemática: fração três meios.é maior ou menor que um inteiro?
• Quantos meios há em 1 inteiro?
• De que outra maneira podemos representar a fração
Sentença matemática: fração três meios.?
Para as aulas iniciais
Retome o conceito de número misto da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e peça aos estudantes que façam as atividades 37 e 38. Permita que trabalhem em duplas para que possam compartilhar suas ideias.
Considere outro exemplo.
A parte colorida em azul póde ser representada por
Sentença matemática: fração dezessete sextos.ou
Sentença matemática: dois inteiros e fração cinco sobre seis.(lemos: “dois inteiros e cinco sextos”).
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Escreva no caderno o número misto que representa a parte verde das figuras a seguir.
a)
b)
c)
8. Represente no caderno cada fração por meio de figuras e escreva o número misto correspondente.
a)
Sentença matemática: fração sete meios.b)
Sentença matemática: fração oito quintos.c)
Sentença matemática: fração treze quartos.9. Patrícia é engenheira civil e responsável por determinar a medida da área de cada construção. Para o próximo trabalho, ela precisa definir a medida da área de três construções. Sabendo que são 5 lotes de terra e que deverão ser divididos igualmente entre as três construções, que fração representa a medida da área de cada construção?
10. Escreva, no caderno, o número de meses correspondente a:
a)
Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quartos.de ano;
b)
Sentença matemática: número misto: dois inteiros e um sexto.de ano;
c)
Sentença matemática: número misto: cinco inteiros e um meio.de ano.
11. Quantas horas equivalem a:
a)
Sentença matemática: número misto: um inteiro e um meio.dia?
b)
Sentença matemática: número misto: um inteiro e um quarto.dia?
Respostas e comentários
7. a)
Sentença matemática: número misto: um inteiro e um quarto.7. b)
Sentença matemática: número misto: dois inteiros e um terço.7. c)
Sentença matemática: número misto: dois inteiros e três nonos.8. Exemplos de representações:
8. a)
Sentença matemática: número misto: três inteiros e um meio.
8. b)
Sentença matemática: número misto: um inteiro e três quintos.
8. c)
Sentença matemática: número misto: três inteiros e um quarto.
9.
Sentença matemática: número misto um inteiro e dois terços.10. a) 21 meses
10. b) 26 meses
10. c) 66 meses
11. a) 36 horas
11. b) 30 horas
Sugestão de atividade extra
Para ilustrar a ideia de número misto, providencie um pedaço de barbante com pelo menos 5 metros de medida de comprimento. Com os estudantes, meça um côvado (medida da distância do cotovelo até a ponta do dedo médio, com o braço esticado) e faça nós no barbante distando 1 côvado um do outro, por toda a extensão do fio, obtendo um instrumento de medida de comprimento. Peça ajuda de algum estudante e, juntos, meçam alguns objetos ou paredes da sala. A ideia é que se obtenham medidas de comprimento que possam ser representadas por frações e, mais especificamente, números mistos, anotando-os no quadro. Explique que os valores são aproximações de medidas obtidas em côvado.
• Se os estudantes tiverem dúvidas na atividade 9, comente que devem interpretar a fração como o resultado de uma divisão, escrevendo também o número misto correspondente.
3 Frações equivalentes
Observe a fração que corresponde à parte pintada de lilás de cada uma das figuras.
As frações
Sentença matemática: frações dois terços, vírgula, fração quatro sextos, vírgula, fração seis nonos e fração oito doze avos.representam a mesma parte do todo.
Por esse motivo, dizemos que essas frações são equivalentes, ou seja,
Sentença matemática: frações dois terços, igual a fração quatro sextos, igual a fração seis nonos, igual a fração oito doze avos.Frações que representam a mesma parte de um inteiro são chamadas de frações equivalentes.
Propriedade das frações equivalentes
Multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador de uma fração qualquer por um mesmo número natural diferente de zero, obtemos uma fração equivalente à fração inicial.
Vamos multiplicar e dividir, por exemplo, o numerador e o denominador da fração
Sentença matemática: fração seis oitavos.por 2.
As figuras a seguir representam frações equivalentes.
Podemos indicar:
Sentença matemática: seis oitavos igual a doze dezesseis avos igual a três quartos.Respostas e comentários
Frações equivalentes
BNCC:
• Competência geral 2 (a descrição está na página seis).
• Competências específicas 4 e 6 (as descrições estão na página sete).
• Habilidades ê éfe zero seis ême ah zero sete, ê éfe zero seis ême ah um zero e EF06MA13.
Objetivos:
• Reconhecer e determinar frações equivalentes.
• Compreender a relação entre frações e porcentagem.
Tema contemporâneo transversal:
Justificativa
As frações equivalentes serão amplamente utilizadas ao trabalharmos as operações com frações de denominadores diferentes, principalmente a adição e a subtração. Dessa fórma, reconhecer e determinar frações equivalentes contribui para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis ême ah zero sete e ê éfe zero seis ême ah um zero.
A habilidade ê éfe zero seis ême ah um três envolve associar inicialmente 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens. Esses cálculos podem ser feitos por meio da ideia de equivalência, que permitirá compreender que 10% é o mesmo que
Sentença matemática: fração dez centésimos.ou
Sentença matemática: fração um décimo., que 25% é o mesmo que
Sentença matemática: fração vinte e cinco centésimos.e assim por diante. Isso justifica a importância de compreender a relação entre frações e porcentagem.
Mapeando conhecimentos
Providencie modelos de círculos feitos em papel para todos os estudantes e solicite que os dobrem em duas partes iguais. Depois, peça-lhes que os dobrem ao meio mais uma vez, e outra vez ainda. Na sequência, proponha os seguintes questionamentos: “Em quantas partes ficou dividido o círculo de papel? Essas partes são iguais? Que fração do círculo de papel cada uma delas representa?”. Organize a classe em grupos e peça a eles que, usando os diversos modelos de círculos dobrados, pintem as seguintes frações:
meio.,
Sentença matemática: fração um quarto.,
Sentença matemática: fração dois oitavos.,
Sentença matemática: fração dois quartos.,
Sentença matemática: fraçãoquatro oitavos.,
Sentença matemática: fração seis oitavos.,
Sentença matemática: fração três quartos.,
Sentença matemática: fração dois sobre dois.,
Sentença matemática: fração quatro quartos., e
Sentença matemática: fração oito oitavos.. Incentive-os a identificar aquelas que representam a mesma parte de um inteiro. Verifique se alguns deles se recordam do conceito de frações equivalentes.
Para as aulas iniciais
Retome o conceito de frações equivalentes da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e explore as atividades 39 e 40 com a turma. Caso seja necessário, relembre o que significa simplificar uma fração e o conceito de fração irredutível.
Propriedades das frações equivalentes
Ao observar as frações equivalentes nas figuras do livro, proponha aos estudantes uma exploração sobre como a multiplicação por 2 está representada nas figuras. Chame a atenção para o fato de que, na figura usada para representar a fração
Sentença matemática: fração doze sobre dezesseis., há duas vezes a quantidade de partes da figura usada para representar a fração
Sentença matemática: fração seis oitavos.
( ê éfe zero seis ême ah zero sete) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
( ê éfe zero seis ême ah um zero) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
( ê éfe zero seis ême ah um três) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Frações e porcentagem
Economizar água é um hábito necessário. Atualmente, a falta de água é uma das grandes preocupações da humanidade. Se não modificarmos nossos hábitos, a escassez de água para consumo vai nos afetar seriamente.
Em uma pesquisa sobre consumo de água residencial, verificou-se que, de cada 100 litros gastos por dia, 50 litros são utilizados na higiene pessoal.
A relação de 50 litros em cada 100 litros póde ser representada por uma fração com denominador 100, ou seja,
Sentença matemática: fração cinquenta centésimos.Podemos também representar a fração
Sentença matemática: fração cinquenta centésimos.na fórma de porcentagem, utilizando o símbolo porcentagem: 50% (lemos: “cinquenta por cento”).
Outros exemplos:
a) 15% significa que consideramos 15 partes de um total de 100 partes iguais.
Lemos: “quinze por cento”.
b) 98% significa que consideramos 98 partes de um total de 100 partes iguais.
Lemos: “noventa e oito por cento”.
Podemos escrever algumas frações na fórma de porcentagem. Acompanhe a situação a seguir.
Andressa é dona de uma imobiliária. Neste mês, há 25 casas para alugar. Desse total, 9 são sobrados, ou seja,
Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.dessas casas são sobrados. Qual é a porcentagem de sobrados?
Multiplicando o numerador e o denominador da fração
Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.por 4, obtemos:
Sentença matemática: fração nove vinte e cinco avos igual nove vinte e cinco avos multiplicado por quatro quartos igual a trinta e seis centésimos.
A fração
Sentença matemática: fração trinta e seis centésimos.que tem denominador 100, é uma fração equivalente a
Sentença matemática: fração nove sobre vinte e cinco.Portanto, 36% das casas que estão para alugar na imobiliária de Andressa são sobrados.
Respostas e comentários
Frações e porcentagem
O tema apresentado nessa página pode ser explorado por meio de uma pesquisa. A região Sudeste do país passou por uma crise hídrica em 2014. Pode-se sugerir aos estudantes que, em grupos, façam uma pesquisa e organizem uma coletânea das notícias publicadas pela mídia, em determinado período, a respeito da crise hídrica que afetou o país e interpretem, por meio de frações, as informações apresentadas na fórma de porcentagem nessas notícias.
Esse tópico inicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah um três, que será desenvolvida no capítulo 8, e busca promover as competências geral 2 e específicas 4 e 6 da Bê êne cê cê.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
12. Represente graficamente as frações
Sentença matemática: fração quatro quintos.e
Sentença matemática: fração doze quinze avos., mostrando que são equivalentes.
13. Escreva no caderno uma fração equivalente a:
a)
Sentença matemática: fração três quartos.cujo numerador seja 15;
b)
Sentença matemática: fração oito quarenta e oito avos.cujo numerador seja 2;
c)
Sentença matemática: fração dois terços.cujo denominador seja 27.
14. No caderno, substitua o
a fim de obter frações equivalentes em cada um dos itens.
a)
Sentença matemática: dois terços igual a figura geométrica quadrado cinza sobre trinta.b)
Sentença matemática: trinta e seis quarenta avos igual a figura geométrica quadrado cinza sobre vinte.c)
Sentença matemática: vinte sobre vinte e cinco igual a quatro sobre figura geométrica quadrado cinza.d)
Sentença matemática: sete nonos igual a trinta e cinco sobre figura geométrica quadrado cinza.e)
Sentença matemática: figura geométrica quadrado cinza sobre cinco igual a nove quarenta e cinco avos.f)
Sentença matemática: três sobre figura geométrica quadrado cinza igual a setenta e cinco centésimos.15. Determine uma fração equivalente a:
a)
Sentença matemática: fração sete sextos.de denominador 48;
b)
Sentença matemática: fração três quintos.cujo numerador seja 18.
16. Determine a fração equivalente a
Sentença matemática: fração cinco sétimos.cuja soma do numerador com o denominador é 60.
17. O indicador do nível de bateria de um smartphone marca 75% da carga total. Que fração corresponde a essa porcentagem de carga?
18. Carla tem duas laranjas para dividir com 2 amigos. Uma das laranjas está dividida ao meio e a outra, em três partes. Como Carla póde dividir as laranjas para que ela e os amigos recebam a mesma quantidade de pedaços?
Simplificação de frações
Considere a fração
Sentença matemática: fração dez sobre vinte.Se dividirmos o numerador e o denominador por 2, determinamos a fração
Sentença matemática: fração cinco décimos.equivalente a
Sentença matemática: fração dez sobre vinte.Obtivemos uma fração equivalente com numerador e denominador menores.
Quando dividimos o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número natural, diferente de 1, estamos simplificando a fração.
Simplificar uma fração significa obter uma fração equivalente com o numerador e o denominador menores que os da primeira fração.
Observe que a fração
Sentença matemática: fração cinco décimos.ainda póde ser simplificada:
Porém, a fração
meio.já não póde ser simplificada, pois não existe um número natural (diferente de 1) que seja divisor de 1 e 2 ao mesmo tempo. Dizemos que
Meioé uma fração irredutível.
O mesmo acontece com as frações
Sentença matemática: fração cinco sobre seis.,
fração oito nonose
Sentença matemática: fração cinco doze avos., que são exemplos de frações irredutíveis.
Respostas e comentários
12. Exemplo de representação:
13. a)
Sentença matemática: fração quinze sobre vinte.13. b)
Sentença matemática: fração dois doze avos.13. c)
Sentença matemática: fração dezoito sobre vinte e sete.14. a)
Sentença matemática: dois terços igual a vinte trinta avos.14. b)
Sentença matemática: trinta e seis sobre quarenta igual a dezoito sobre vinte.14. c)
Sentença matemática: vinte sobre vinte cinco igual a quatro quintos.14. d)
Sentença matemática: sete nonos igual a trinta e cinco sobre quarenta e cinco.14. e)
Sentença matemática: um quinto igual nove quarenta e cinco avos.14. f )
Sentença matemática: três quartos igual setenta e cinco centésimos.15. a)
Sentença matemática: fração cinquenta e seis sobre quarenta e oito.15. b)
Sentença matemática: fração dezoito sobre trinta.16.
Sentença matemática: fração vinte e cinco sobre trinta e cinco.17. Exemplo de resposta:
Sentença matemática: fração setenta e cinco centésimos.18. Resposta pessoal.
• Uma resposta possível para para a atividade 18 seria a divisão das laranjas em 6 partes iguais, distribuindo 4 partes de
Sentença matemática: fração um sexto.da laranja para cada amigo. Os estudantes também podem propor que a laranja dividida em 3 partes seja distribuída dessa fórma, mas a laranja dividida ao meio ainda precisa ser dividida em 6 partes, distribuindo mais 2 partes de
Sentença matemática: fração um sexto.para cada amigo. Outras frações equivalentes também resolveriam o problema, mas dividir a laranja em partes menores tornaria a resolução na prática mais difícil.
Simplificação de frações
Explique aos estudantes que é possível encontrar frações equivalentes a determinada fração multiplicando ou dividindo seu numerador e seu denominador por um mesmo número, diferente de 0. Espera-se que eles percebam que, diferentemente do que ocorre ao efetuar multiplicações, não há como obter infinitas frações equivalentes realizando divisões.
Chame a atenção deles para o fato de que a fração é irredutível, quando seu numerador e seu denominador não podem ser divididos por um mesmo número diferente de 1.