Parte 2

Vamos, agora, simplificar a fração

Sentença matemática: fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro.

até obtermos uma fração irredutível.

Esquema: fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro igual a dezoito sobre vinte e sete igual a seis nonos igual a dois terços. Acima da fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro uma seta alaranjada que chega a fração dezoito sobre vinte e sete. No meio dessa seta a indicação divisão por 2. Abaixo da fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro uma seta alaranjada que chega a fração dezoito sobre vinte e sete. No meio dessa seta a indicação divisão por 2. Acima da fração dezoito sobre vinte e sete uma seta alaranjada que chega a fração seis nonos. No meio dessa seta a indicação divisão por 3. Abaixo da fração dezoito sobre vinte e sete uma seta alaranjada que chega a fração seis nonos. No meio dessa seta a indicação divisão por 3. Acima da fração seis nonos uma seta alaranjada que chega a fração dois terços. No meio dessa seta a indicação divisão por 3. Abaixo da fração seis nonos uma seta alaranjada que chega a fração dois terços. No meio dessa seta a indicação divisão por 3.

Podemos também simplificar essa fração dividindo o numerador e o deno­minador por 18.

Perceba que, com apenas uma simplificação, determinamos a fração ­irre­dutível, pois 18 é o maior divisor comum de 36 e 54.

Esquema: fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro igual a dois terços. Acima da fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro uma seta alaranjada que chega a fração dois terços. No meio dessa seta a indicação divisão por 18. Abaixo da fração trinta e seis sobre cinquenta e quatro uma seta alaranjada que chega a fração dois terços. No meio dessa seta a indicação divisão por 18.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

19. Simplifique as frações até obter frações irredutíveis.

a)

Sentença matemática: fração oito vinte e quatro avos.

b)

Sentença matemática: fração vinte centésimos.

c)

Sentença matemática: fração trinta e dois sobre oitenta.

d)

Sentença matemática: fração dezoito sobre sessenta.

e)

Sentença matemática: fração vinte sobre oitenta.

f)

Sentença matemática: fração noventa centésimos.

20. Identifique, no caderno, a fração que, simpli­ficada, corresponde à fração irredutível

Sentença matemática: fração três quintos.

a)

Sentença matemática: fração vinte e cinco sobre vinte.

b)

Sentença matemática: fração vinte e quatro sobre trezentos.

c)

Sentença matemática: fração oitenta sobre quarenta e oito avos.

d)

Sentença matemática: fração sessenta centésimos.

21. O resultado de uma pesquisa feita com estudantes do 6º ano demonstrou que 80 dos 200 ­estudantes preferem consultar os livros da biblioteca para realizar as pesquisas escolares e que 120 preferem utilizar sites da internet. Luís afirmou que

Sentença matemática: fração quarenta centésimos.

dos estudantes preferem a biblioteca, e Mônica afirmou que

Sentença matemática: fração três quintos.

dos estudantes preferem realizar as pesquisas em sites da internet. Escreva em seu caderno a afirmativa correta.

a) A afirmação de Luís está errada.

b) As afirmações de Luís e de Mônica estão corretas.

c) A afirmação de Mônica está errada.

d) As afirmações de Luís e de Mônica estão erradas.

Respostas e comentários

19. a)

fração 1 terço

19. b)

Sentença matemática: fração um quinto.

19. c)

Sentença matemática: fração dois quintos.

19. d)

Sentença matemática: fração três décimos.

19. e)

Sentença matemática: fração um quarto.

19. f)

Sentença matemática: fração nove décimos.

20. Se julgar oportuno, peça aos estudantes que identifiquem as frações irredutíveis dos demais itens após a simplificação.

20. a)

Sentença matemática: fração cinco quartos.

20. b)

Sentença matemática: fração dois vinte e cinco avos.

20. c)

Sentença matemática: fração cinco terços.

20. d)

Sentença matemática: fração três quintos.

21. alternativa b

Sugestão de atividade extra

Peça aos estudantes que façam uma pesquisa a respeito da preferência das pessoas em relação a frutas da região em que vivem. Para isso, devem entrevistar de 20 a 25 pessoas, perguntando a preferência delas entre 4 frutas selecionadas antecipadamente. Os ­entrevistados podem ser os estudantes da própria turma ou de outras turmas. Os dados obtidos na pesquisa devem ser apresentados na fórma de porcentagem. A porcentagem deve ser dada em função da quantidade de entrevistados. Se forem entrevistadas, por exemplo, 20 pessoas e 8 delas preferirem determinada fruta, então a fração de entrevistados que preferem essa fruta é

8 vinte avos

. Peça a eles que representem os resultados de três maneiras: por meio de uma fração irredutível, de uma fração equivalente de denominador 100 e de porcentagem. Para compartilhar os dados entre os colegas, solicite que expressem essas informações em uma folha de papel sulfite com o desenho da fruta, a fração irredutível, a de denominador 100 e a porcentagem.

Uma análise desse tipo, além de mobilizar as noções referentes aos números fracionários, objeto de estudo do capítulo, também envolve procedimentos de coleta e de tratamento de dados, algo que será fundamental, posteriormente, para trabalhar objetos de estudo de Estatística.

4 Comparação de frações de um mesmo inteiro

Observe as situações a seguir.

Situação 1

Maurício convidou alguns amigos para passar a tarde em sua casa. O pai de Maurício fez, para o lanche da tarde, dois bolos — um de cenoura e outro de chocolate — usando a mesma ­fôrma retangular.

Ilustração: Cinco crianças ao redor de uma mesa circular onde há dois bolos e pratos brancos. Entre eles está em pé o pai de um dos meninos, homem de cabelo claro, óculos e camisa listrada. Os bolos estão cortados em doze pedaços. Ele segura retira um pedaço de bolo com uma espátula e diz: 'Cortei cada bolo em doze pedaços de mesma medida. Que bolo vocês querem: de cenoura ou de chocolate?' Um menino branco de cabelo castanho e camiseta verde fala: 'Eu quero um pedaço do bolo de cenoura!' Outro menino branco de camiseta branca diz: 'Eu também!'

Depois que todos comeram, sobraram

Sentença matemática: fração oito doze avos.

do bolo de chocolate e

Sentença matemática: fração seis doze avos.

do bolo de cenoura. De qual dos dois bolos sobraram mais pedaços?

Para responder a essa pergunta, é necessário comparar as frações

Sentença matemática: fração oito doze avos.

e

Sentença matemática: fração seis doze avos.

e verificar qual delas é a maior.

Observe a representação de cada fração. Cada figura representa um bolo, e as partes ­pintadas representam o que sobrou dos bolos.

Esquema. Retângulo dividido em doze partes iguais.  Há 4 partes brancas e oito partes marrom. À direita da figura a fração oito doze avos.

Bolo de chocolate

A segunda figura também é um retângulo dividido em oito partes iguais. Há 6 partes alaranjadas e seis brancas. Abaixo da figura a indicação 'bolo de cenoura' e à direita da figura a fração seis doze avos.

Bolo de cenoura

É possível comparar diretamente as frações porque os bolos foram cortados em pedaços de mesma medida. Então, observando as figuras, verificamos que:

Sentença matemática: oito doze avos é maior que seis doze avos

, pois 8 > 6

Portanto, sobraram mais pedaços do bolo de chocolate.

Se duas frações têm o mesmo denominador, a maior fração é aquela que tem o maior numerador.

Respostas e comentários

Comparação de frações de um mesmo inteiro

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah zero sete.

Objetivo:

Comparar e ordenar frações.

Justificativa

A habilidade ê éfe zero seis ême ah zero sete envolve a comparação e ­ordenação de frações, o que justifica a pertinência desse objetivo.

Mapeando conhecimentos

Para mapear os conhecimentos previamente adquiridos pela turma sobre comparação de frações, proponha as atividades a seguir:

1. Solicite que observem as figuras e, depois, respondam às questões.

Esquema: De cima para baixo, a primeira figura é um retângulo dividido em quatro partes iguais. A primeira parte da esquerda para a direita é verde e as outras brancas. À direita do retângulo a fração um quarto. A segunda figura também é um retângulo dividido em quatro partes iguais. As duas primeiras partes são verdes e as duas últimas brancas. À direita do retângulo a indicação dois quartos. A terceira figura também é um retângulo dividido em quatro partes iguais. As três primeiras partes da esquerda para a direita são verdes e a última branca. À direita do retângulo a indicação três quartos.

Qual dessas frações é maior? Qual é menor?

Sentença matemática: fração três quartos. Sentença matemática: fração um quarto.

Qual das frações é maior:

Sentença matemática: fração quatro quintos.

ou

Sentença matemática: fração dois quintos.

?

Sentença matemática: fração quatro quintos.

2. Solicite que observem as figuras e, depois, respondam às questões.

Esquema: De cima para baixo, a primeira figura é um retângulo dividido em duas partes iguais. A primeira parte é amarela e a segunda branca. À direita do retângulo a fração um meio. A segunda figura é um retângulo dividido em três partes iguais. A primeira parte da esquerda para direita é laranja e as outras duas brancas. À direita do retângulo a fração um terço. A terceira figura é um retângulo dividido em quatro partes iguais, a primeira parte da esquerda para direita é azul e as outras brancas. À direita do retângulo a fração um quarto. A quarta figura é um retângulo dividido em cinco partes iguais, a primeira parte da esquerda para a direita está pintada de roxo e as outras de branco. À direita do retângulo a fração um quinto.

Qual dessas frações é maior? E menor?

Sentença matemática: frações um meio, ponto e vírgula, um quinto.

Qual das frações é maior:

Sentença matemática: fração um oitavo ou Sentença matemática: fração um onze avos.

?

Abre parênteses, resposta dois pontos, Sentença matemática: fração um oitavo, fecha parênteses.

Para as aulas iniciais

Na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores, é retomada a comparação de frações com o mesmo denominador, frações com o mesmo numerador e frações com numeradores e denominadores diferentes. Explore essa revisão com a turma e solicite que façam as atividades 41 a 43. ­Reserve um momento para discutir coletivamente cada atividade e tirar as dúvidas.

É comum, quando os estudantes se deparam com uma situação de comparação de frações, transportarem equivocadamente os conceitos dos números naturais para as frações. Então, entendem que

Sentença matemática: um quinto é maior que um terço.

pelo fato de que 5 > 3. Chame a atenção deles para esse fato.

(ê éfe zero seis ême ah zero sete) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

Situação 2

Ilustração de três meninas, uma negra e duas brancas. Cada uma com um celular nas mãos.

Márcia, Talita e Ana brincam com o mesmo jôgo no celular. No entanto, elas avançam de fórma diferente ao longo da partida. Márcia, por exemplo, já finalizou

três quartos

do jôgo, Talita ­finalizou

2 terços

e Ana,

um meio

. Qual delas avançou menos no jôgo?

Para responder a essa pergunta, é necessário comparar as frações

três quartos

,

2 terços

e

um meio

e verificar qual delas é a menor.

Na representação a seguir, as figuras que correspondem ao avanço de cada jogadora.

Esquema: De cima para baixo, a primeira figura é um retângulo dividido em 4 partes iguais. As 3 primeiras partes da esquerda para direita são lilás, a última parte branca. À esquerda do retângulo a indicação 'avanço de Márcia', à direita do retângulo a fração três quartos. A segunda figura é um retângulo dividido em 3 partes iguais. As 2 primeiras partes da esquerda para direita são alaranjadas, a última parte branca. À esquerda do retângulo a indicação 'avanço de Talita', à direita do retângulo a fração dois terços. A terceira figura é um retângulo dividido em 2 partes iguais. A primeira parte da esquerda para direita é verde, a última parte branca. À esquerda do retângulo a indicação 'avanço de Ana', à direita do retângulo a fração um meio.

Observando as figuras, podemos notar que Márcia obteve o maior avanço no jôgo, seguida por Talita e, depois, por Ana.

Podemos também determinar frações equivalentes de mesmo denominador para as frações iniciais e, depois, compará-las.

Esquema: De cima para baixo, primeiro a indicação Avanço de Márcia: três quartos igual a três multiplicado por 3 sobre quatro multiplicado por 3 igual a nove doze avos. Em Segundo a indicação Avanço de Talita: dois terços igual a dois multiplicado por quatro sobre três multiplicado por quatro igual a oito doze avos. Em Terceiro a indicação Avanço de Ana: um meio igual a um multiplicado por 6 sobre dois multiplicado por 6 igual a seis doze avos. À direita das indicações uma chave alaranjada. À direita da chave a indicação: "escolhemos o 12 como o denominador das frações equivalentes, pois é divisível por 2, 3 e 4 ao mesmo tempo".

Representando as frações equivalentes

9 12 avos

,

Sentença matemática: fração oito doze avos.

e

Sentença matemática: fração seis doze avos.

, temos:

Esquema: De cima para baixo, a primeira figura é um retângulo dividido em doze partes iguais. As nove primeiras partes da esquerda para a direita são roxas, as três últimas brancas. À esquerda da figura a indicação 'Avanço de Márcia'. À direita da figura lado a fração nove doze avos. A segunda figura também é um retângulo dividido em doze partes iguais. As oito primeiras partes da esquerda para a direita são alaranjadas, as quatro últimas brancas. À esquerda da figura a indicação 'Avanço de Talita'. À direita da figura lado a fração oito doze avos. A terceira figura também é um retângulo dividido em doze partes iguais. As seis primeiras partes da esquerda para a direita são verdes, as seis últimas brancas. À esquerda da figura a indicação 'Avanço de Ana'. À direita da figura lado a fração seis doze avos.

Como 6 < 8 < 9, temos:

Sentença matemática. Fração 6 12 avos menor que 8 12 avos menor que 9 12 avos

ou

Sentença matemática. Fração 1 meio menor que 2 terços menor que 3 quartos

Portanto, Ana avançou menos no jôgo.

Respostas e comentários

A representação feita por barras do avanço de cada menina no jôgo poderá ser conhecida pelos estudantes, pois é comum no cotidiano – não somente no contexto dos jogos, mas também no carregamento da bateria de celulares e de outros dispositivos. Os valores de quanto se progrediu ou de quanto já se carregou dos recursos ­podem ser representados na fórma de porcentagem.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

22. Copie os itens em seu caderno substituindo cada

Ilustração. quadradinho cinza

pelo símbolo >, < ou =.

a)

Sentença matemática: dois quintos, figura geométrica quadrado cinza, cinco sétimos.

b)

Sentença matemática: número misto cinco inteiros e dois quintos, figura geométrica quadrado cinza, vinte e sete quintos.

c)

Sentença matemática: dezesseis terços, figura geométrica quadrado cinza, quatorze meios.

d)

Sentença matemática: dezesseis sobre trinta e cinco, figura geométrica quadrado cinza, um meio.

23. Determine a maior fração de cada item.

a)

Sentença matemática: frações três quartos, vírgula, dezessete quartos, vírgula, nove quartos.

b)

Sentença matemática: frações um terço, vírgula, sete terços, vírgula cinco terços.

c)

Sentença matemática: frações um terço, vírgula, um meio, vírgula, um oitavo.

d)

Sentença matemática: frações um meio, vírgula, cinco doze avos, vírgula, quatro terços, vírgula, um sexto.

24. Disponha as frações em ordem crescente, utilizando o símbolo < entre elas.

a)

Sentença matemática: frações sete oitavos, vírgula, sete terços, vírgula, sete quintos, vírgulas sete décimos.

b)

Sentença matemática: frações um oitavo, vírgula, onze doze avos, vírgula, dois quinze avos, vírgula, sete vinte avos.

25.

Ícone. Atividade em dupla.

Escreva quatro frações de mesmo numerador. Troque-as com as de um colega para que cada um reescreva as frações do outro em ordem crescente, sem reduzi-las ao mesmo denominador. Discutam e escrevam o procedimento usado.

26. Luís e Maria recebem, por mês, a mesma quantia. Luís gasta

Sentença matemática: fração três quartos.

do seu salário, e Maria,

Sentença matemática: fração dois terços.

. Quem gasta mais?

27. Na última eleição para síndico de condomínio, os candidatos Paulo, Alice e José obtiveram, respectivamente,

Sentença matemática: fração um quinto.

,

Sentença matemática: fração dois oitavos.

e

Sentença matemática: fração dois nonos.

do total dos votos. Qual dos três candidatos foi o mais votado?

Ilustração: À direita, homem branco de cabelo castanho claro, camisa azul clara e calça azul. Ele está em frente de uma urna eletrônica sobre uma mesa. À frente da mesa, fila com três pessoas.

5 Fração de uma quantidade

Para estudar o cálculo da fração de uma quantidade, vamos considerar as situações a seguir.

Situação 1

Ícone. Tema meio ambiente.
Ilustração: Menino branco de cabelo preto está em um banheiro debaixo do chuveiro se ensaboando. Ele passa a bucha pelo corpo, que tem marcas de espuma.

Segundo um estudo feito pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), uma ducha de pressão, com o ­registro meio aberto, consome 135 litros de água em 15 minutos. O chuveiro elétrico, durante o mesmo tempo e com a mesma ­abertura do ­registro, consome

fração 1 terço

dessa quantidade. Quantos litros de água são econo­mizados em um banho de chuveiro elétrico de 15 minutos em ­relação a um banho de ducha nas mesmas condições?

Vamos representar o enunciado por meio de um esquema.

Esquema: Retângulo dividido em três partes iguais: a primeira parte, da esquerda para a direita é azul e as outras brancas. Acima do retângulo uma chave. Acima da chave a indicação 'banho de ducha: três terços'. Abaixo da parte azul do retângulo uma chave. Abaixo da chave a indicação 'banho de chuveiro elétrico: um terço'. Abaixo das partes brancas do retângulo, uma chave. Abaixo da chave a indicação 'economia: dois terços'.
Respostas e comentários

22. a)

Sentença matemática: dois quintos menor que cinco sétimos.

22. b)

Sentença matemática: número misto cinco inteiros e dois quintos igual a vinte e sete quintos.

22. c)

Sentença matemática: fração dezesseis terços menor que quatorze meios.

22. d)

16 sobre 35 é menor que meio

23. a)

Sentença matemática: fração dezessete quartos.

23. b)

Sentença matemática: fração sete terços.

23. c)

Sentença matemática: fração um meio.

23. d)

Sentença matemática: fração quatro terços.

24. a)

Sentença matemática: sete décimos, menor que sete oitavos, menor que sete cincos, menor que sete terços.

24. b)

Sentença matemática: um oitavo menor que dois quinze avos, menor que sete vinte avos, menor que onze doze avos.

25. Basta escrever as frações de modo que os denominadores fiquem em ordem decrescente.

26. Luís

27. Alice

Fração de uma quantidade

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah zero nove.

Objetivo:

Calcular a fração de uma quantidade em diferentes situações.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone. Tema meio ambiente.

Justificativa

O cálculo de frações de uma quantidade envolve a ideia de fração como parte de um todo discreto, que está bastante presente em diferentes situações-problema e, portanto, contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah zero nove.

Mapeando conhecimentos

Para mapear os conhecimentos dos estudantes, peça que determinem, por exemplo, um quarto da quantidade de lápis que possuem ou três quintos dos estudantes presentes na aula. Observe se apresentam dificuldades e as estratégias empregadas por eles.

Para as aulas iniciais

Proponha a eles que elaborem problemas envolvendo o cálculo de frações de uma quantidade. Depois, solicite que troquem com um colega o problema elaborado e resolvam o problema proposto por ele.

(ê éfe zero seis ême ah zero nove) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.

Os 135 litros de água gastos em um banho de ducha correspondem a

Sentença matemática: fração três terços.

Para obter

fração 1 terço

de 135 litros, calculamos: 135 litros dividido por 3 = 45 litros

A economia corresponde a

Sentença matemática: fração dois terços.

de 135 litros. Como

fração 1 terço

corresponde a 45 litros, e

Sentença matemática: fração dois terços.

é duas vezes essa quantidade, temos: 2 45 litros = 90 litros

Portanto, no banho de chuveiro elétrico são economizados 90 litros de água em relação a um banho de ducha de pressão nas mesmas condições.

Situação 2

Ilustração: Mulher branca de cabelo loiro, capacete vermelho com uma listra amarela, blusa amarela, bermuda azul com um detalhe vermelho e botas laranjas está segurando cordas e escalando uma montanha.

Uma alpinista escalou

Sentença matemática: fração três quartos.

de uma montanha, o que corres­ponde a .1200 métros. Qual é a medida da distância total a ser escalada?

Considerando que a fração

Sentença matemática: fração três quartos.

corresponde a .1200 métros, considere o esquema a seguir.

Esquema: De cima para baixo, a primeira figura é um retângulo dividido em quatro partes iguais. As três primeiras partes da esquerda para direita são azuis e a última branca. Acima das 3 partes azuis uma chave. Acima da chave a indicação 1200 metros. À direita do retângulo a fração três quartos. À direita da fração uma seta alaranjada. À direita da seta a indicação 1200 metros. A segunda figura também é um retângulo dividido em quatro partes iguais. A primeira parte da esquerda para a direita é azul, e dentro uma indicação de 400 metros. As outras três partes são brancas. À direita do retângulo a fração um quarto. À direita da fração a seta alaranjada. À direita da seta a sentença matemática 1200 metros dividido por 3 igual a 400 metros. A terceira figura também é um retângulo dividido em quatro partes iguais e azuis. Dentro  de cada uma das partes a indicação de 400 metros. À direita do retângulo, a fração quatro quartos. À direita da fração uma seta alaranjada. À direita da seta a sentença matemática 4 multiplicado por 400 metros igual a 1600 metros.

Logo, a medida da distância total a ser escalada é de .1600 métros.

Situação 3

Juntam-se em um recipiente dois líquidos que não se misturam. O líquido a ocupa

Sentença matemática: fração dois sétimos.

da medida do ­volume total, e o líquido B corresponde a 50 mililitros. Quantos mililitros dessa mistura há no recipiente?

Ilustração: Recipiente em forma de sólido geométrico com duas superfícies circulares e uma arredondada com sete riscos indicando quantidade. A letra A está no sexto risco de baixo para cima e a letra B está no quarto risco de baixo para cima. Líquido azul vai até o quinto risco de cima para baixo e o líquido laranja dessa parte até o topo. Abaixo: O líquido A ocupa 2 sétimos da medida do volume total.
Esquema: Retângulo dividido em 7 partes iguais. As duas primeiras partes da esquerda para a direita são alaranjadas e as outras partes azuis. Acima das partes alaranjadas um retângulo branco com contorno alaranjado. Abaixo das partes azuis um retângulo branco com contorno azul. Abaixo do retângulo branco com contorno azul a indicação 'Então, o líquido B ocupa cinco sétimos da medida do volume total'.

Assim:

Sentença matemática: fração cinco sétimos.

50 mililitros

Sentença matemática: fração um sétimos.

50 mililitros dividido por 5 = 10 mililitros

Sentença matemática: fração sete sétimos.

7 10 mililitros = 70 mililitros

Logo, há 70 mililitros dessa mistura no recipiente.

Usando uma calculadora

Também podemos calcular a fração de uma quantidade usando uma calculadora.

Acompanhe o cálculo de

Sentença matemática: fração dois quintos.

de 115 vacinas.

Ilustração: Teclas de uma calculadora indicando a operação: 115 dividido por 5 multiplicado por 2 é igual a 46.

Portanto,

Sentença matemática: fração dois quintos.

de 115 vacinas é igual a 46 vacinas.

Respostas e comentários

Se julgar adequado, antes de abordar a situação 2, proponha aos estudantes atividades em que figuras representem frações de uma unidade. Peça-lhes que determinem a unidade por meio de outra figura. Por exemplo, a figura a seguir representa a fração

Sentença matemática: fração quatro sétimos.

de uma unidade. Solicite que desenhem a figura que representa a unidade correspondente, ou seja, 1 ­inteiro.

Esquema: Quadrado cinza dividido em 4 partes iguais.
Sentença matemática: fração quatro sétimos.

de uma unidade

Então, teremos:

Esquema: Figura de duas fileiras composta por sete quadradinhos de mesmo tamanho. A fileira de cima tem quatro quadradinhos cinzas e na fileira de baixo tem três quadradinhos cinzas.
Sentença matemática:sete sétimos.

ou 1 inteiro

Com propostas de atividades desse tipo, eventualmente a reconstrução da quantidade, ou do inteiro, pode seguir de maneira mais natural.

Usando uma calculadora

Proponha aos estudantes que retomem as situações 1 e 2 e calculem

Sentença matemática: fração dois terços.

de 135 e

Sentença matemática: fração três quartos.

de .1200, utilizando uma calculadora.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

28. Observe o indicador de combustível de um carro cuja medida da capacidade é 52 litros.

Esquema. Antes da viagem: Retângulo dividido em quatro partes iguais. Há três partes amarelas e uma branca. Depois da viagem: Mesmo retângulo anterior dividido em quatro partes iguais. Há uma parte amarela e três brancas.

a) Com quantos litros de combustível o carro ficou após a viagem?

b) Quantos litros de combustível tinha o carro ao iniciar a viagem?

29. A 61ª Olimpíada Internacional de Matemática foi realizada na Federação Russa em 2020, em São Petersburgo. A competição envolveu 105 países e havia 56 mulheres entre os participantes. Se as 56 mulheres correspondiam a

Sentença matemática: fração um décimo.

dos homens, quantos homens participaram da Olimpíada?

30. Para encher

Sentença matemática: fração dois quintos.

de uma piscina são neces­sários .60000 litros de água. Qual é a medida da capacidade dessa piscina?

31. André comprou

Sentença matemática: fração cinco nonos.

de uma coleção de livros. Ele ainda precisa adquirir 12 volumes ­para completá-la. Quantos volumes há nessa coleção?

32. Uma betoneira transporta .5000 quilogramas de ­concreto. Em sua primeira entrega, ela despeja

Sentença matemática: fração sete vinte avos.

da carga total.

a) A quantos quilogramas de concreto corresponde essa primeira remessa?

b)

Ícone de atividade de cálculo mental.

Se você pudesse utilizar uma calculadora para auxiliar na resolução do item a, que sequência de teclas usaria?

33.

Ícone. Calculadora e softwares.

Use uma calculadora e determine:

a) a metade de .22514 quilômetros;

b) dois terços de .28233 quilogramas;

c) quatro quintos de .61455 litros.

34. A atleta chinesa Gong Lijiao conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer a final do arremêssu de pêso. Determine a medida aproximada da distância a qual o pêso foi arremessado, sabendo que

Sentença matemática: fração dois quintos.

dessa medida correspondem a aproximadamente 8 métros.

Fotografia. Atleta chinesa com cabelo preto e regata vermelha segura um peso próximo à cabeça em um campo de competição.
Gong Lijiao. Tóquio, Japão. Foto de 2021.

35.

Ícone de elaboração de problemas.

 

Ícone. Atividade em dupla.

 

Ícone. Calculadora e softwares.

Elabore um problema no qual duas pessoas investem valores diferentes na abertura de uma loja. Depois de certo tempo, a loja tem lucro, e esse lucro deve ser repartido proporcionalmente entre os sócios. Troque seu problema com o de um amigo e resolva o dele usando uma calculadora.

6 Adição e subtração de frações

Podemos adicionar e subtrair frações, assim como adicionamos e subtraímos números naturais. Vamos estudar agora como adicionar e subtrair frações com denominadores iguais e com denominadores diferentes.

Frações com denominadores iguais

Para explicar como era seu terreno a um amigo, Gustavo resolveu fazer um esquema em um papel quadriculado.

Figura geométrica: Retângulo dividido em 24 quadrados de tamanhos iguais. Cinco estão pintados de roxo, um de laranja e dezoito de verde.

A parte roxa representa a casa, a parte laranja representa a horta e a parte verde representa o quintal. Que fração do terreno de Gustavo representa a casa e a horta juntas? Que fração do ­terreno representa o quintal?

Respostas e comentários

28. a) 13 litros

28. b) 39 litros

29. 560 homens

30. .150000 litros

31. 27 volumes

32. b)

Ilustração: Teclas de uma calculadora com os seguintes algarismos e símbolos: cinco, zero, zero, zero, dividir, dois, zero, vezes, sete, igual.

32. a) .1750 quilogramas

33. a) .11257 quilômetros

33. b) .18822 quilogramas

33. c) .49164 litros

34. aproximadamente 20 métros

35. Resposta pessoal.

Adição e subtração de frações

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah um zero.

Objetivo:

Realizar adições e subtrações com ­frações.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone. Tema meio ambiente.

Justificativa

A habilidade ê éfe zero seis ême ah um zero amplia o sentido das operações com números naturais, agora para os números na fórma de fração; consequentemente, adicionar e subtrair frações é um dos objetivos que contribuem para o seu desenvolvimento.

Mapeando conhecimentos

Proponha inicialmente aos estudantes as seguintes questões: “Qual é o resultado de um quinto mais três quintos? E de cinco sextos menos dois sextos?”. Em ambos os casos, espera-se que eles associem a expressão oral ao registro da operação. Incentive-os a fazer isso, caso não tomem a iniciativa. Proponha também que representem cada uma dessas operações por meio de figuras.

Para mapear como adicionam ou subtraem frações com denominadores diferentes, pergunte como fariam para calcular

Sentença matemática: um terço mais um quarto.

. Deixe-os à vontade para levantar e discutir suas hipóteses. Depois, oriente-os a utilizar o que aprenderam sobre frações equivalentes. Adote o mesmo procedimento com uma subtração de frações de ­denominadores diferentes.

Para as aulas iniciais

Na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores, recorda-se como adicionar e subtrair frações com o mesmo denominador e frações com denominadores diferentes. Peça aos estudantes que leiam a revisão e façam as atividades 44, 45 e 46. Caso tenham dificuldade, oriente-os a utilizar figuras para representar as operações ou as situações-problema.

Alguns estudantes podem se equivocar e aplicar o mesmo princípio da adição com frações de denominadores iguais a frações com denominadores diferentes, calculando, por exemplo:

um meio mais 2 quintos igual 3 quintos

ou

Sentença matemática: um meio mais um terço igual a dois quintos.

. Caso isso ocorra, uma sugestão é utilizar objetos concretos, como tiras de papel colorido recortadas a partir de uma tira tomada como inteiro. Observe a ilustração no final da página seguinte e explique aos estudantes que, se juntarmos

Meio

mais

fração 1 terço

de um inteiro tomado como referência, o ­tamanho da tira que representa essa adição será diferente do da tira que representa o equívoco

Sentença matemática: fração dois quintos.

.

Se julgar necessário, mostre que a tira correspondente ao­ resultado correto da adição tem o mesmo tamanho da fita composta das fitas de

Sentença matemática: um meio mais dois quintos igual a três quintos.

.

Esquema: de cima para baixo, a primeira figura é um retângulo cinza escuro. À direita do retângulo a indicação 'inteiro ou unidade'. A segunda figura é um retângulo dividido em cinco partes iguais. As duas primeiras partes da esquerda para a direita são cinza claro, as outras são brancas com o contorno em linhas tracejadas. À direita a fração dois quintos. A terceira figura é um retângulo dividido primeiramente em duas partes iguais. A primeira dessas partes da esquerda para a direita é cinza escura. A segunda parte  está dividida em três partes iguais, sendo que duas delas estão unidas e de cor cinza claro e a outra é branca com contorno tracejado. À direita a sentença matemática um meio mais um terço. A quarta figura é um retângulo dividido em seis partes iguais. As cinco primeiras partes da esquerda para a direita são cinza claro a outra branca com contorno tracejado. À direita a fração cinco sextos.

(ê éfe zero seis ême ah um zero) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

Como o terreno foi dividido em 24 quadradinhos, cada quadradinho ­corresponde a

Sentença matemática: fração um vinte e quatro avos.

do terreno. Logo:

Fração que representa o terreno:

Sentença matemática: fração vinte e quatro sobre vinte e quatro.

Fração que representa a casa:

Sentença matemática: fração cinco vinte e quatro avos.

Fração que representa a horta:

Sentença matemática: fração um vinte e quatro avos.

A casa e a horta juntas correspondem a 6 quadradinhos abre parênteses5 + 1 = 6fecha parênteses.

A fração que representa a casa e a horta juntas é

Sentença matemática: fração seis vinte e quatro avos.

,pois:

Sentença matemática: fração cinco vinte e quatro avos mais fração um vinte e quatro avos igual a fração seis vinte e quatro avos.

O quintal corresponde a 18 quadradinhos (24 menos 6 = 18).

A fração que representa o quintal é

Sentença matemática: fração dezoito sobre vinte e quatro.

,pois:

Sentença matemática: cinco vinte e quatro avos mais um vinte e quatro avos igual a seis vinte e quatro avos.

Em uma adição abre parêntesesou subtraçãofecha parênteses de frações cujos denominadores são iguais, adicionamos abre parêntesesou subtraímosfecha parênteses os numeradores e conservamos os denominadores.

Frações com denominadores diferentes

Ícone. Tema meio ambiente.

Os incêndios florestais destroem a mata nativa e o solo, ­poluem o ar, os rios e os cursos de água e causam a morte de inúmeros ­animais. Muitos incêndios poderiam ser evitados se as pessoas fossem mais cuidadosas quando trafegam pelas rodovias ou acampam em regiões de mata. Observe o gráfico que Alfredo elaborou com base nos dados de uma pesquisa sobre as causas dos incêndios ocorridos no verão de 2022 em uma floresta.

Gráfico: Gráfico de setores. Título do gráfico: Causas dos incêndios em uma floresta (verão de 2022). O gráfico possui uma legenda, e os dados contidos nele são: Intencionais (incêndios criminosos) representa um quarto do total. Fenômenos naturais (raios) representa um terço do total. Imprudência (fogueiras de acampamentos, balões juninos, queimadas) representa dois quintos do total. Outras (não identificadas) representa um sessenta avos do total.
Dados obtidos por Alfredo no verão de 2022.

Que fração dos incêndios nessa floresta ocorreu pela ação humana, isto é, por imprudência ou por intenção no verão de 2022?

Para responder a essa pergunta, devemos calcular:

Sentença matemática: dois quintos mais um quarto.

Como as frações têm denominadores diferentes, precisamos encontrar, inicialmente, frações equivalentes a

Sentença matemática: fração dois quintos e a fração um quarto.

cujos denominadores sejam iguais.

Esquema: A esquerda dois quintos igual a oito vinte avos. Acima da fração dois quintos uma seta alaranjada que chega a fração oito vinte avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 4. Abaixo da fração dois quintos uma seta alaranjada que chega a fração oito vinte avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 4. A direita um quarto igual a cinco vinte avos. Acima da fração um quarto uma seta alaranjada que chega a fração cinco vinte avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 5. Abaixo da fração um quarto uma seta alaranjada que chega a fração cinco vinte avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 5.

Assim:

Sentença matemática: dois quintos mais um quarto igual a oito vinte avos mais cinco vinte avos igual a treze sobre vinte.

Portanto,

Sentença matemática: fração treze sobre vinte.

dos incêndios foram causados pela ação ­humana.

Respostas e comentários

Frações com denominadores diferentes

Reproduza o cálculo de

Sentença matemática: dois quintos mais um quarto.

na lousa e desenvolva-o com a participação dos estudantes. Caso perceba que eles têm dificuldades para encontrar de imediato as frações equivalentes com denominadores iguais, oriente-os a escrever uma sequência de frações equivalentes a cada uma das frações até encontrar pares de frações com mesmo denominador.

Ao explorar o último exemplo, comente com os estudantes que 20 é divisível por 4 e 5 ao mesmo tempo; por isso, foi escolhido como o denominador das frações equivalentes. Outros números poderiam ter sido escolhidos, como o 40.

Sugestão de proposta para a promoção da saúde mental dos estudantes

Com o intuito de promover a saúde mental dos estudantes, considere organizar uma excursão para algum parque ou região de mata nativa. Enfatize a importância das matas, dos rios e animais. Se possível, convide um guia ou monitor para que ele fale sobre o local visitado. Experiências como essa podem aliviar o estresse da rotina moderna e até mesmo afastar a possibilidade de desenvolver doenças como depressão e ansiedade.

Em atividades como esta são necessárias a autorização prévia dos pais ou responsáveis e a presença, obrigatória, de monitores na excursão.

Que fração dos incêndios representa a diferença entre os causados por fenômenos naturais e os intencionais?

Para responder a essa pergunta, calculamos:

 

Sentença matemática: um terço menos um quarto.

Como as frações têm denominadores diferentes, precisamos encontrar, inicialmente, frações equivalentes a

fração 1 terço

ea

Sentença matemática: fração um quarto.

cujos denominadores sejam iguais.

Esquema: A esquerda um terço igual quatro doze avos. Acima da fração um terço uma seta alaranjada que chega a fração quatro doze avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 4. Abaixo da fração um terço uma seta alaranjada que chega a fração quatro doze avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 4. A direita um quarto igual a três doze avos. Acima da fração um quarto uma seta alaranjada que chega a fração três doze avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 3. Abaixo da fração um quarto uma seta alaranjada que chega a fração três doze avos. No meio dessa seta a indicação multiplicação por 3.

Assim:

Sentença matemática: um terço menos um quarto igual a quatro doze avos menos três doze avos igual a um doze avos.

Portanto,

Sentença matemática: fração um doze avos.

dos incêndios representa a diferença entre os incêndios causados por ­fenômenos naturais e os intencionais.

Em uma adição (ou subtração) de frações cujos denominadores são diferentes, determinamos frações equivalentes às iniciais com um mesmo denominador, e em seguida adicionamos (ou subtraímos) os numeradores (conservando o denominador).

Observe outros exemplos.

a)

Sentença matemática: um terço mais dois quinze avos mais um sexto, igual a dez sobre trinta mais quatro sobre trinta mais cinco sobre trinta, igual a dezenove sobre trinta.

b)

Sentença matemática: três menos cinco sextos, igual a três sobre um, menos cinco sextos igual a dezoito sextos menos cinco sextos, igual a treze sextos.

c)

Sentença matemática: dois terços mais um sexto menos três quartos, igual a oito doze avos, mais dois doze avos menos nove doze avos, igual a um doze avos.

d)

Sentença matemática: número misto dois inteiros e um quinto, mais dois terços, igual a onze quintos mais dois terços, igual a trinta e três sobre quinze mais dez sobre quinze, igual a quarenta e três sobre quinze.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

36. Calcule o resultado das operações e simplifique quando for possível.

a)

Sentença matemática: dois nonos mais cinco nonos.

b)

Sentença matemática: cinco sextos menos dois sextos.

c)

Sentença matemática: três quartos mais um quinto.

d)

Sentença matemática: sete oitavos menos quatro nonos.

e)

Sentença matemática: um sétimo mais três quintos mais nove quatorze avos.

f)

Sentença matemática: três menos quatorze quintos.

g)

Sentença matemática: número misto um inteiro e dois onze avos mais sete décimos.

h)

Sentença matemática: número misto dois inteiros e um quinto menos número misto um inteiro e um sexto.

i)

Sentença matemática: sete mais dois nonos.

j)

Sentença matemática: três quartos menos um sexto.

k)

Sentença matemática: um quinto mais dois mais sete oitavos.

l)

Sentença matemática: número misto três inteiros e dois quintos menos um sétimo.

37. Sendo A = 3, B =

Sentença matemática: número misto três inteiros e cinco sétimos.

e C =

Sentença matemática: número misto dois inteiros e um quinto.

deter­mine A + B menos C.

38. Se derramarmos, em um mesmo recipiente de 2 litros de medida de capacidade, o con­teúdo dos três recipientes a seguir, que quan­tidade de líquido obteremos?

Ilustração. Três recipientes com quatro traços separados pela mesma distância. No quarto traço de baixo para cima está a indicação de 1 litro.  O primeiro recipiente é preenchido com água até o terceiro traço. O segundo recipiente é preenchido com água até o primeiro traço. O terceiro recipiente é preenchido com água até o terceiro traço.
Respostas e comentários

36. a)

Sentença matemática: fração sete nonos.

36. b)

Meio

36. c)

Sentença matemática: fração dezenove sobre vinte.

36. d)

Sentença matemática: fração trinta e um sobre setenta e dois.

36. e)

Sentença matemática: fração noventa e sete sobre setenta.

36. f)

Sentença matemática: fração um quinto.

36. g)

Sentença matemática: fração duzentos e sete sobre cento e dez.

36. h)

Sentença matemática: fração trinta e um sobre trinta.

36. i)

Sentença matemática: fração sessenta e cinco nonos.

36. j)

Sentença matemática: fração sete doze avos.

36. k)

Sentença matemática: fração cento e vinte e três sobre quarenta.

36. l)

Sentença matemática: fração cento e catorze sobre trinta e cinco.

37.

Sentença matemática: fração cento e cinquenta e oito sobre trinta e cinco.

38.

Sentença matemática: sete quartos de litros igual a um inteiro e três quartos de litros.

Na realização das atividades, se os estudantes apresentarem dificuldades para perceber que existem números mistos nas adições, retome o conteúdo das páginas 122 e 123.

39. Analise estas igualdades envolvendo números mistos.

4 mais 3 quintos igual a 4 inteiros e 3 quintos

2 inteiros e 3 oitavos mais 5 oitavos igual a 2 mais abre parênteses 3 oitavos mais 5 oitavos fecha parenteses igual

igual a 2 mais 8 oitavos igual a 2 mais 1 igual a 3

3 inteiros e 1 meio mais 2 inteiros e 1 meio igual a abre parênteses 3 mais 2 mais abre parênteses 1 meio mais 1 meio fecha parênteses igual

= 5 + 1 = 6

Agora, efetue no caderno.

a)

Sentença matemática: número misto cinco inteiro e um meio mais número misto três inteiros e um meio.

b)

Sentença matemática: número misto três inteiros e quatro quintos mais número misto sete inteiros mais um quinto.

40. Gastei

Sentença matemática: fração um sétimo.

do meu salário com alimentação e

Sentença matemática: fração dois quintos.

com as demais despesas. Que fração do meu salário corresponde ao que gastei?

41. Lino é entregador de revistas. Pela manhã, ele entregou

Sentença matemática: fração um quinto.

das revistas a serem distribuídas hoje. À tarde, entregou mais

fração 1 terço

do total. Restam, ainda, 14 revistas para entregar à noite. Qual é o total de revistas que Lino deve entregar hoje?

42. Determine a fração aproximada da medida da área total do re­tângulo que o desenho ocupa.

Ilustração. Retângulo dividido em nove partes iguais. Um pássaro laranja sobre um galho com vegetação ao redor ocupa duas partes inteiras e oito partes pela metade.

43. O líquido contido em uma vasilha ocupa

Sentença matemática: fração cinco oitavos.

da sua medida de capacidade. Se forem acrescentados 21 litros à vasilha, ela ficará cheia. Qual é a medida da capacidade da vasilha?

44.

Ícone. Calculadora e softwares.

 

Ícone. Atividade em dupla.

 

Ícone de elaboração de problemas.

A medida da distância de uma cidade a outra é de 360 quilômetros. Paulo vai fazer o percurso entre as duas cidades com seu carro. Elabore um problema tomando por base a ideia de que Paulo percorre uma fração do caminho e retorna outra fração, depois de pegar uma entrada errada. Seu problema deve conter os seguintes itens:

a) Qual é a medida da distância total percorrida por Paulo na ida e na volta?

b) Se Paulo não errasse o caminho, quanto faltaria para ele chegar à cidade?

Troque sua questão com a de um colega e resolva a dele. Quando receber a sua de volta, confira o resultado usando uma calculadora.

7 Multiplicação de frações

Multiplicação de um número natural por uma fração

Acompanhe a situação a seguir.

Ilustração. Um senhor branco, calvo de óculos, camisa branca e calça verde está sentado em uma cadeira com as mãos nos joelhos. À frente dele, em pé, uma mulher negra de cabelo escuro, blusa laranja, calça azul e jaleco branco gesticulando com a mão direita.

Uma médica atende o mesmo número de pacientes a cada dia de trabalho. Ela trabalha de segunda a sexta-feira, atendendo, a cada dia,

Sentença matemática: fração um quinto.

do total de pacientes da semana. Em certa semana com feriados na quinta e na sexta-feira, que fração do total de pacientes da semana a médica atendeu?

Para responder a essa pergunta, podemos fazer:

Sentença matemática: um quinto mais um quinto mais um quinto, igual a três multiplicado por um quinto, igual a três multiplicado por um sobre cinco, igual a três quintos.

Portanto, em três dias, a médica atendeu

Sentença matemática: fração três quintos.

do total de pacientes da semana.

Respostas e comentários

39. a)

Sentença matemática: cinco mais três mais, abre parênteses, um meio mais um meios, fecha parênteses, igual a nove.

39. b)

Sentença matemática: três mais sete, mais, abre parênteses, quatro quintos mais um quintos, fecha parênteses, igual a onze.

40.

Sentença matemática: fração dezenove sobre trinta e cinco.

41. 30 revistas

42.

Sentença matemática: fração quatro nonos.

43. 56 litros

44. Resposta pessoal.

Multiplicação de frações

BNCC:

Habilidade ê éfe zero seis ême ah um cinco.

Objetivo:

Realizar multiplicações com frações.

Justificativa

Multiplicar frações contribui para resolver e elaborar problemas em diferentes contextos e também favorece parte da habilidade ­ê éfe zero seis ême ah um cinco, na medida em que os estudantes são incentivados a resolver problemas de divisão de uma quantidade em partes desiguais.

Mapeando conhecimentos

Proponha aos estudantes que, em duplas ou trios, resolvam a seguinte situação-problema: “Hélio comeu

Sentença matemática: fração um quarto.

de uma torta, restando

Sentença matemática: fração três quartos.

. Se alguém comer

fração 1 terço

do que restou, que fração de toda a torta essa pessoa comerá?”. ­Circule pela sala para observar como procedem para resolver o problema. Caso perceba que estão com dificuldades, oriente-os a fazer figuras para representar a situação-problema. ­Depois, peça a eles que registrem a operação que devem fazer para resolvê-la. É possível que alguns estudantes se recordem da regra para multiplicar frações e saibam chegar a resultados que não façam sentido para eles. No entanto, atividades como essa possibilitam diagnosticar se eles compreendem o significado da operação.

Para as aulas iniciais

Proponha aos estudantes que retomem como multiplicar um número natural por uma fração e realizem as atividades 47 e 48 da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Depois, considere avançar um pouco mais e apresente outras situações similares à da torta, para que tenham a oportunidade de explorar a ideia da multiplicação de frações.

Multiplicação de um número natural por uma fração

Espera-se que os estudantes percebam que multiplicar uma fração por um número natural é o mesmo que adicioná-la tantas vezes quanto o número natural ­considerado.

abre parêntesesê éfe zero seis ême ah um cincofecha parênteses Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Multiplicação de duas ou mais frações

Acompanhe como podemos calcular

Sentença matemática: quatro quintos multiplicado por um meio.
Esquema: da esquerda para direita, a primeira figura é um retângulo dividido em duas partes iguais. A primeira parte da esquerda para a direita é verde e o segundo branco.

A parte verde representa

Meio

 da figura 

A segunda figura é um retângulo dividido primeiramente em duas partes iguais. A primeira parte da esquerda para a direita está subdividida em cinco partes iguais verdes, e a segunda parte branca.

Dividimos a parte verde em 5 partes iguais.

A terceira figura é um retângulo dividido em dez partes iguais. Cinco dessas partes são verdes e as outras 5 brancas. Quatro dessas partes verdes estão com listras diagonais azuis.

Considerando a parte listrada em azul, temos

Sentença matemática: cinco quartos.

 de 

Meio

, ou seja, 

Sentença matemática: quatro quintos multiplicado por um meio

que equivale a 

Sentença matemática: fração quatro décimos.

da figura inicial. 

De acôrdo com as figuras, podemos verificar que:

Sentença matemática: quatro quintos multiplicado por um meio, igual a quatro multiplicado por um sobre cinco multiplicado por dois, igual a quatro décimos.

O produto de duas ou mais frações é uma fração que tem como numerador o produto dos numeradores e como denominador o produto dos denominadores.

Observe outros exemplos.

a)

Sentença matemática: cinco quartos multiplicado por três onze avos, igual a quinze sobre quarenta e quatro.

b)

Esquema: três sétimos multiplicado por dois nonos, igual a seis sobre sessenta e três igual a dois sobre vinte e um. Acima da fração de seis sobre sessenta e três seta alaranjada que chega a fração dois sobre vinte e um. No meio dessa seta a indicação divisão por 3. Abaixo da fração de seis sobre sessenta e três seta alaranjada que chega a fração dois sobre vinte e um. No meio dessa seta a indicação divisão por 3.

c)

Sentença matemática: um meio multiplicado por três quintos, multiplicado por sete décimos, igual a vinte e um centésimos.

d)

Sentença matemática: cinco sextos multiplicado por seis quintos, igual a trinta sobre trinta, igual a um.

e)

Sentença matemática: número misto três inteiros e um quarto multiplicado por um terço, igual a treze quartos multiplicado por um terço, igual a treze sobre doze, igual a número misto um inteiro e um doze avos.

f)

Sentença matemática: número misto dois inteiros e um quinto, multiplicado por cinco onze avos, igual a onze quintos multiplicado por cinco onze avos, igual a cinquenta e cinco sobre cinquenta e cinco, igual a um.

Inverso de uma fração

Observe as multiplicações.

Sentença matemática: dois terços multiplicado por três meios, igual a seis sextos, igual a um.

Sentença matemática: sete multiplicado por um sétimo, igual a sete sétimos, igual a um.

Sentença matemática: cento e onze sobre sessenta e três multiplicado por sessenta e três sobre cento e onze, igual a seis mil novecentos e noventa e três sobre seis mil novecentos e noventa e três, igual a um.

Quando o produto de duas frações é igual a 1, dizemos que essas frações são inversas uma da outra. Assim:

Sentença matemática: fração dois terços.

é a fração inversa de

Sentença matemática: fração três meios.

Sentença matemática: fração três meios.

é a fração inversa de

Sentença matemática: fração dois terços.

A fração inversa de

Sentença matemática: fração um sétimo.

é

Sentença matemática: fração sete sobre um.

ou 7.

A fração inversa de 7 é

Sentença matemática: fração um sétimo.

A fração inversa de

Sentença matemática: fração sessenta e três sobre cento e onze.

é

Sentença matemática: fração cento e onze sobre sessenta e três.

A fração inversa de

Sentença matemática: fração cento e onze sobre sessenta e três.

é

Sentença matemática: fração sessenta e três sobre cento e onze.
Respostas e comentários

Multiplicação de duas ou mais frações

Lembre os estudantes de que um número racional, na fórma de fração com denominador 1, pode ser escrito como um número natural, omitindo-se o ­denominador.

Se julgar pertinente, antes de iniciar o trabalho com o tópico sobre multiplicações de frações, ilustre uma situação utilizando uma folha de papel sulfite e, após dobrá-la exatamente ao meio, diga: “Esta é a metade da folha de papel sulfite. Agora, qual é a metade da metade? Quanto vale a metade da metade da folha de papel sulfite?”. Analise se os estudantes percebem que, se dobrarmos novamente exatamente ao meio, dividiremos a folha em quatro partes iguais, sendo cada uma delas equivalente a um quarto da folha de papel ­sulfite

Sentença matemática: abre parênteses, um meio multiplicado por um meio, igual a um quarto, fecha parênteses.

.