Capítulo 9 Figuras geométricas planas
Trocando ideias
As diferentes obras visuais indígenas são caracterizadas pelos grafismos, que são desenhos que representam figuras geométricas ou imagens de pessoas e de animais. Os grafismos estão presentes, por exemplo, na pintura corporal e no artesanato.
Nos grafismos presentes nas fotos anteriores, é possível encontrar a representação de diferentes figuras geométricas planas.
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Quais figuras geométricas planas você consegue identificar na pintura corporal dos indígenas e na peneira?
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Reúna-se com três colegas e pesquisem mais sobre a arte indígena. Depois, compartilhem com a turma o que pesquisaram.
Neste capítulo, vamos estudar algumas figuras geométricas planas.
Respostas e comentários
Trocando ideias: primeiro item: os estudantes podem identificar, por exemplo, triângulos e quadriláteros; segundo item: resposta pessoal.
CAPÍTULO 9 – FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
Trocando ideias
BNCC:
• Competências gerais 3 e 9 (as descrições estão na página seis).
• Competência específica 8 (a descrição está na página sete).
Objetivos:
• Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as figuras geométricas planas.
• Valorizar a cultura e a arte indígenas.
Tema contemporâneo transversal:
Os grafismos presentes na pintura corporal e na cestaria indígenas são o foco deste Trocando ideias. Inicie a aula comentando com os estudantes que a pintura corporal é utilizada em momentos especiais, como nos rituais e nas celebrações, e que cada etnia adota um tipo específico de pintura. Além disso, as tintas utilizadas são extraídas de óleos de sementes e flores.
Em relação à cestaria, convém destacar com eles que, em geral, os cestos produzidos são vendidos como itens de decoração e que antes eles eram utilizados para armazenamento e transporte. Diga também que esses cestos são confeccionados, por exemplo, com palha ou folhas de palmeira.
Se julgar oportuno, antes de tratar das figuras geométricas planas presentes nos grafismos, solicite a pesquisa do segundo item como tarefa para casa. É possível até planejar uma proposta interdisciplinar com o professor ou a professora de Arte. A ideia é que, nessa pesquisa, eles conheçam mais a cerâmica, as máscaras, a arte plumária e alguns utensílios e adereços utilizados pelos indígenas.
Ao realizar essa pesquisa e compartilhar com a turma, as competências gerais 3 e 9 e a competência específica 8 têm o seu desenvolvimento favorecido, uma vez que os estudantes poderão valorizar as manifestações artísticas e culturais dos indígenas, enquanto exercitam a empatia e o diálogo para planejar, executar e finalizar a tarefa proposta.
A primeira questão permite verificar quais figuras geométricas planas os estudantes conhecem. É importante incentivá-los a justificar suas respostas para que seja possível identificar quais características das figuras citadas eles conhecem. Convém também avaliar se sabem distinguir figuras geométricas planas e não planas.
1 Representação de ponto, reta e plano
Observe este poliedro.
Nele, podemos identificar vértices, arestas e faces.
Confira que, no encontro de três arestas, temos um vértice, que é um ponto.
Para nomear os pontos, usamos letras maiúsculas do alfabeto; por exemplo: A, B, C etcétera.
O prolongamento de uma aresta do poliedro nos dá a ideia de uma reta. As retas não têm largura ou comprimento, têm apenas direção e são representadas por letras minúsculas do alfabeto; por exemplo: r, s, t etcétera.
Ao representar uma reta, desenhamos apenas parte dela; as setas em suas extremidades indicam que elas continuam nos dois sentidos.
Nesta representação, dizemos que o ponto a pertence à reta r, mas não pertence às retas s e t. Também podemos dizer que a reta r passa pelo ponto a.
Também podemos prolongar a face amarela do poliedro, dando a ideia de plano. As faces do poliedro estão contidas em planos.
Nesta representação, dizemos que o ponto a não pertence ao plano alfa (alfa), que a reta t está contida no plano alfa e que as retas r e s não estão contidas no plano alfa. Também podemos dizer que o plano alfa contém a reta t, mas que esse plano não contém as retas r e s.
Os planos são representados por letras minúsculas do alfabeto grego; por exemplo: alfa (alfa), beta (beta), γ (gama) etcétera
O plano não tem fronteiras, ou seja, é ilimitado. Ao representar um plano, desenhamos apenas parte dele.
Respostas e comentários
Representação de ponto, reta e plano
Objetivo:
Identificar e representar ponto, reta e plano.
Justificativa
O ponto, a reta e o plano são conceitos primitivos em Geometria. Saber identificá-los e representá-los é o passo inicial para que os estudantes consigam compreender outros conceitos e figuras que serão estudados.
Mapeando conhecimentos
Proponha aos estudantes que representem um ponto, uma reta e um plano. Depois, peça que compartilhem suas representações com os demais colegas. Aproveite a oportunidade para diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca desses conceitos.
Para as aulas iniciais
Proponha aos estudantes que identifiquem pontos, retas e planos em figuras geométricas que conhecem. Você pode fornecer alguns modelos de figuras para que possam manipular. A ideia é que eles percebam, por exemplo, que os vértices de um polígono ou poliedro são pontos, que cada lado de um polígono ou aresta de um poliedro está contida em uma reta e que a face de um poliedro está contida em um plano.
Foi utilizado o poliedro como ponto de partida para abordar os conceitos de ponto, reta e plano, uma vez que os estudantes já viram poliedros no capítulo 3. Se julgar necessário, retome o significado da palavra poliedro: vem do grego poly, “muitas” + hedro, “faces”.
Pode ser interessante retomar os conceitos de face, aresta e vértice antes de introduzir as ideias de ponto, reta e plano.
Se julgar oportuno, apresente com mais atenção as letras gregas minúsculas, ensinando os estudantes a representá-las.
Comente com os estudantes que o ponto pode ser pensado como um elemento sem dimensão, e a reta, como infinitos pontos alinhados.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Marque no caderno dois pontos, a e B, e desenhe uma reta passando por eles. Tente traçar outra reta que também passe pelos pontos a e B. Essa segunda reta é diferente da anterior?
2. Que ideia (ponto, reta ou plano) sugere:
a) um fio esticado?
b) o piso de uma sala?
c) a ponta de uma caneta?
d) uma lousa?
e) o encontro de duas paredes?
3. Observe a figura e identifique os elementos que se parecem com pontos, retas e planos.
4. Marque no caderno um ponto a e trace uma reta passando por ele. Você pode traçar dez retas passando por esse ponto? Quantas retas você pode traçar passando por esse ponto?
5. Copie a figura no caderno e represente:
a) uma reta r contida no plano alfa;
b) uma reta s contida no plano beta;
c) um ponto ê pertencente ao plano alfa;
d) um ponto F pertencente ao plano beta;
e) um ponto G pertencente aos planos alfa e beta.
6. Observe a representação dos pontos , a B, C e D a seguir.
Quantas retas distintas podemos traçar de modo que cada uma passe por dois desses pontos?
Respostas e comentários
1. Não é diferente; é a mesma reta.
2. a) reta
2. b) plano
2. c) ponto
2. d) plano
2. e) reta
3. Exemplo de resposta:
Elementos que se parecem com pontos: os puxadores da mesa de cabeceira, os círculos na roupa de cama.
Elementos que se parecem com retas: o encontro das madeiras dos móveis, o encontro das paredes.
Elementos que se parecem com planos: a tela da TV, o painel do rack.
4. Sim; infinitas.
5. Exemplo de respostas:
6. 6 retas
Esse conjunto de atividades trata dos postulados da Geometria, e são trabalhados nesse momento de maneira informal; conceitos como elementos ou conjuntos são tratados sem formalização. Do mesmo modo, as relações de pertinência e inclusão que regulam, respectivamente, a posição relativa de pontos e de retas sobre planos não serão distinguidas.
Neste capítulo existem boas oportunidades para introduzir toda a notação utilizada para os elementos geométricos: ponto, reta, plano, semirreta, segmento, medida de segmento, ângulo, medida de ângulo, polígono, congruência, paralelismo, perpendicularismo.
• Na atividade 1, reforce que dois pontos distintos determinam uma única reta.
• Na atividade 4, diga aos estudantes que é sempre possível dar um zoom na figura, aumentando os espaços entre as retas construídas, e, consequentemente, inserir mais retas passando pelo ponto. E isso é possível de ser feito infinitamente.
• Na atividade 5, sugira aos estudantes que, ao reproduzirem e representarem os elementos solicitados, coloquem a identificação deles em posições práticas para a utilização das figuras: no caso das retas, em uma de suas extremidades; no caso do plano, em um de seus cantos.
Ainda nesta atividade, caso considere interessante, introduza o conceito de retas coplanares, que estão contidas no mesmo plano. Assim, podemos dizer que a reta r e o ponto ê são coplanares, assim como o ponto F e a reta s.
• Na atividade 6, chame a atenção para o fato de que a reta que passa primeiro por a e depois por B é a mesma que passa primeiro por B e depois por a. Pode-se, então, introduzir a outra notação de reta:
Símbolo. Letras maiúsculas A e B com um traço com ponta de seta em ambos os lados sobre elas.ou
Símbolo. Letras maiúsculas B e A com um traço com ponta de seta em ambos os lados sobre elas..
2 Semirreta e segmento de reta
Semirreta
Observe a reta r contida no plano α e os pontos a, O e B, distintos, pertencentes a ela.
O ponto O determina duas semirretas em r:
O ponto O é chamado de origem das semirretas. A semirreta de origem em O que passa pelo ponto a e a semirreta de origem em O que passa pelo ponto B podem ser representadas, respectivamente, por
Símbolo. Segmento de reta OB.e
Símbolo. Letras maiúsculas O e B com um traço com ponta de seta do lado direito sobre elas..
Segmento de reta
Observe agora a reta r contida no plano α e os pontos a e B, distintos, pertencentes a ela. A parte da reta compreendida entre esses dois pontos, incluindo‑os, é denominada segmento de reta.
O segmento de reta limitado por a e B pode ser representado por
Segmento de reta AB.ou
Símbolo. Letras maiúsculas B e A com um traço sobre elas..
a e B são chamadas de extremidades desse segmento de reta.
Medida do comprimento de um segmento de reta
Considere os segmentos de reta
Segmento de reta AB.e
Símbolo. Segmento de reta CD.. Usaremos o segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta CD.como unidade de medida de comprimento.
Respostas e comentários
Semirreta e segmento de reta
Objetivos:
• Identificar a semirreta e o segmento de reta.
• Reconhecer segmentos congruentes.
Justificativa
As semirretas formam os lados dos ângulos e os segmentos de reta formam, por exemplo, os lados de um polígono ou as arestas de um poliedro. Nesse contexto, identificar esses entes geométricos vai possibilitar uma melhor compreensão desses conceitos e figuras.
Para identificar polígonos congruentes nos anos seguintes do Ensino Fundamental, os estudantes precisam ter desenvolvido a capacidade de reconhecer segmentos de reta congruentes, o que justifica a pertinência desse objetivo.
Mapeando conhecimentos
Questione os estudantes sobre o que entendem por semirreta e segmento de reta. Peça a alguns deles que representem semirretas e segmentos de reta na lousa.
Para explorar a ideia de segmentos congruentes, distribua entre os estudantes uma folha com diferentes representações de segmentos de reta e peça que identifiquem, utilizando estratégias pessoais, os segmentos congruentes.
Para as aulas iniciais
Os conceitos de segmento de reta, reta e semirreta são revisitados na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Peça aos estudantes que leiam essa revisão e façam as atividades 65, 66 e 67.
É apresentado o conceito de segmento de reta após o conceito de semirreta. No entanto, você pode inverter, apresentando o conceito de segmento de reta primeiro e, depois, mostrando que a semirreta pode ser obtida prolongando-se o segmento de reta em apenas um sentido.
Semirreta
Apresente vários exemplos de semirretas na lousa e peça aos estudantes que as nomeiem. Depois, faça o inverso: apresente o nome de algumas semirretas e solicite aos estudantes que as representem no caderno. Por fim, incentive-os a compartilhar as representações feitas.
Segmento de reta
Reforce que a mudança das letras na notação de semirreta difere uma semirreta de outra, ou seja,
semirreta A B é diferente de semirreta B A.
Com o auxílio de um compasso, podemos verificar quantas vezes a medida relativa ao comprimento do segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta CD.“cabe” no segmento de reta
AB.
Assim, concluímos que a medida de comprimento do segmento de reta
Segmento de reta AB.é igual a cinco unidades de medida e indicamos por medida de
Segmento de reta AB.= 5 unidades ou A bê = 5 unidades.
Medir o comprimento de um segmento de reta significa compará-lo com a medida de comprimento de outro segmento de reta, utilizando-o como unidade de medida.
Segmentos de reta congruentes
Consideremos os segmentos de reta
Segmento de reta AB.e
Símbolo. Segmento de reta CD.e o segmento
, tomado como unidade de medida de comprimento.
Observe que os segmentos de reta
Segmento de reta AB.e
Símbolo. Segmento de reta CD.têm medidas de comprimento iguais a 4 unidades; por isso, são chamados de segmentos de reta congruentes. Indicamos
Sentença matemática. Segmento de reta AB, símbolo de igualdade com o til sobre ele, segmento de reta CD..
Dois segmentos de reta são congruentes quando têm medidas de comprimento iguais.
Respostas e comentários
Comente com os estudantes que podemos comparar um segmento com outro recorrendo não só aos números naturais, mas também aos números decimais e fracionários.
Explique que o símbolo ≅ indica congruência.
Diga que u é uma unidade de medida linear, uma vez que posteriormente será possível medir com régua.
Comente com os estudantes que a régua foi o instrumento criado para medir comprimentos e que a unidade padrão adotada usualmente é o metro (esse conteúdo será abordado no capítulo 11).
Os objetos de conhecimento de Geometria oferecem bons momentos para explorar e treinar a utilização de instrumentos de medição, como a régua, o esquadro, o transferidor e o compasso. Para explorar a medição de segmentos utilizando unidades de medida não padronizadas, peça aos estudantes que, em seus cadernos, determinem uma unidade de comprimento u e depois construam sobre retas segmentos de medidas 2 u, 3 u etcétera. com o compasso. Caso haja algum estudante que não saiba utilizá-lo, explique como fazê-lo.
O manuseio do compasso demanda habilidades de sintonia fina; então, sempre que for possível, incentive a sua utilização. Não deixe de alertar os estudantes para que manuseiem o compasso com cuidado.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades 11 e 14.
7. No caderno, identifique as semirretas representadas nas figuras.
a)
b)
c)
d)
8. Observe a figura a seguir e identifique:
a) as semirretas de origem no ponto O;
b) o ponto comum das semirretas
O B
e
O A.
9. Identifique os segmentos de reta representados nas figuras.
a)
b)
10. Marque, no caderno, quatro pontos, , a B, C e D, de modo que quaisquer três deles não estejam na mesma reta.
a) Trace todos os segmentos de reta com extremidades em dois desses pontos. Quantos segmentos de reta você pôde traçar?
b) Trace todas as semirretas que têm origem em um desses pontos e que passam por outro deles. Quantas semirretas você pôde traçar?
11. Com o auxílio de um compasso, determine a medida de comprimento dos segmentos de reta a seguir, tomando como unidade de medida de comprimento o segmento de reta
.
a)
b)
c)
d)
12. No bloco retangular representado a seguir, os segmentos de reta
Símbolo. Segmento de reta AD.,
B C,
F G
e
Símbolo. Segmento de reta EH.são congruentes. Identifique outros segmentos de reta congruentes e anote no caderno.
Respostas e comentários
7. a)
Semirreta AB.7. b)
Símbolo. Semirreta CD.7. c)
Semirreta EF.7. d)
Semirreta MN.8. a)
O Ae
Semirreta OB.8. b) ponto O
9. a)
Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.e
Símbolo. Segmento de reta CA.9. b)
Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta DA.10. a) 6 segmentos de reta
10. b) 12 semirretas
11. a) medida de
Símbolo. Segmento de reta AB.= 2 unidades
11. b) medida de
Símbolo. Segmento de reta CD.= 4 unidades
11. c) medida de
Símbolo. Segmento de reta EF.= 3 unidades
11. d) medida de
Símbolo. Segmento de reta GH.= 1 unidade
12.
Sentença matemática. Segmento de reta AB é congruente ao segmento de reta EF que é congruente ao segmento de reta DC que é congruente ao segmento de reta HG.;
Sentença matemática. Segmento de reta AE é congruente ao segmento de reta BF que é congruente ao segmento de reta CG que é congruente ao segmento de reta DH.Antes de dar início às atividades, verifique se os estudantes possuem régua e compasso, materiais necessários para sua realização; acostume-os a trazer sempre os materiais à disposição e em boas condições de uso.
• Na atividade 9, reforce que os segmentos de reta podem ser identificados por
Segmento de reta AB.ou
Símbolo. Letras maiúsculas BA com traço sobre elas..
• Na atividade 10, introduza o conceito de pontos colineares ou alinhados, isto é, que pertencem à mesma reta.
Sugestão de atividade extra
Peça aos estudantes que, em grupos, estabeleçam um instrumento de medida, por exemplo uma caneta, a borracha, o palmo, e entreguem uma lista de objetos da sala para que meçam utilizando o instrumento escolhido.
Depois que as medidas forem colhidas, peça a alguns estudantes que compartilhem na lousa os dados obtidos e discutam a necessidade de padronização com perguntas como: “Qual medida está correta?”; “Caso elegêssemos um único instrumento como padrão, por exemplo a borracha, como faríamos as medidas na ausência desse instrumento?”.
Atividades com esse objetivo ajudam a desenvolver a competência geral 1 da Bê êne cê cê, uma vez que, com base em experiências vivenciadas, os estudantes podem chegar à conclusão da necessidade da existência de um padrão como unidade de medida (conteúdo que será aprofundado e mais bem trabalhado no capítulo 11 desta obra).
13. Identifique os segmentos de reta congruentes, tomando como unidade o segmento de reta
, e anote no caderno.
14. Observe esta figura.
Com um compasso, verifique as seguintes medidas, respectivamente, nas unidades A bê = 1 xis, á cê = 1 ípsilon e BC = 1 z:
a) á dê, A Ê e dê ê;
b) á éfe, á gê e FG;
c) á agá, á í e agá í.
15. Quantos segmentos de reta distintos podemos determinar na figura?
3 Ângulos
O conceito de ângulo está presente em várias situações do cotidiano.
Respostas e comentários
13.
Sentença matemática. Segmento de reta AB é congruente ao segmento de reta GH.;
Sentença matemática. Segmento de reta EF é congruente ao segmento de reta IJ que é congruente ao segmento de reta KL.;
Sentença matemática. Segmento de reta CD é congruente ao segmento de reta MN.14. a) 2 x, 2 y e 2 z
14. b) 3 x, 3 y e 3 z
14. c) 4 x, 4 y e 4 z
15. 10 segmentos de reta:
,
Segmento de reta AC.,
Símbolo. Segmento de reta AD.,
Símbolo. Segmento de reta AE.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta BD.,
Símbolo. Segmento de reta BE.,
Símbolo. Segmento de reta CD.,
Símbolo. Segmento de reta CE.e
Símbolo. Segmento de reta DE.
Ângulos
BNCC:
Habilidades ê éfe zero seis ême ah dois cinco, EF06MA26 e ê éfe zero seis ême ah dois sete.
Objetivos:
• Medir a abertura de ângulos com o auxílio de um transferidor.
• Classificar ângulos em agudo, reto e obtuso.
Justificativa
Na Matemática, estudar o conceito de ângulo é importante para entender diversos outros conceitos diretamente ligados à Geometria: classificação de triângulos e quadriláteros, identificação de polígonos congruentes, propriedades de polígonos, trigonometria etcétera. Os objetivos anteriormente listados estão intimamente relacionados e juntos contribuem para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis ême ah dois cinco, ê éfe zero seis ême ah dois seis e ê éfe zero seis ême ah dois sete.
Mapeando conhecimentos
Crie um circuito de estações dentro da sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre ângulos. A ideia é que os estudantes, organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas, façam um rodízio pelos diversos pontos.
Cada grupo vai começar em uma estação diferente e circular a partir dela. A ideia é que os grupos cumpram as tarefas isoladamente. Se a sala estiver organizada em 4 grupos, você poderá propor as seguintes estações:
Estação 1: apresentar situações cotidianas que envolvam giros, abertura, inclinação e região e solicitar aos estudantes que identifiquem a ideia de ângulo presente nelas.
Estação 2: representar diferentes ângulos em folhas de papel.
Estação 3: medir a abertura de alguns ângulos com o auxílio de um transferidor, e, em seguida, classificá-los em agudo, reto ou obtuso.
Estação 4: Construir ângulos com medidas de abertura predeterminadas, com o auxílio de um transferidor.
Para as aulas iniciais
Retomar o conceito de ângulo e a classificação em agudo, reto e obtuso presente na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Em seguida, explore com os estudantes as atividades 68 e 69.
( ê éfe zero seis ême ah dois cinco) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
( ê éfe zero seis ême ah dois seis) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
( ê éfe zero seis ême ah dois sete) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e ou ou tecnologias digitais.
Duas semirretas de mesma origem determinam, no plano que as contém, duas regiões. Nesta representação, temos uma região verde e uma região roxa.
As semirretas reunidas com cada uma dessas regiões determinam dois ângulos. Identificamos o ângulo com o qual vamos trabalhar com um pequeno arco.
• Os dois ângulos podem ser indicados por
Símbolo. AOB em letras maiúsculas com sinal acima da letra O que se parece com o acento circunflexo.(lemos: “ângulo á ó bê” ),
Símbolo. BOA em letras maiúsculas com sinal acima da letra O que se parece com o acento circunflexo.ou
Símbolo. O em letra maiúscula com sinal sobre ele que se parece com o acento circunflexo.. O pequeno arco no desenho indica o ângulo a que estamos nos referindo.
• A origem O é o vértice do ângulo.
• As semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Letras maiúsculas O e B com um traço com ponta de seta do lado direito sobre elas.são os lados do ângulo.
Ângulo é a união de duas semirretas que têm a mesma origem com uma das regiões do plano limitada por elas.
O ângulo também pode ser associado à ideia de giro. Alguns radares, comumente utilizados por controladores de voo, apresentam um segmento de reta que gira em tôrno do centro do visor, descrevendo um ângulo como um giro.
Respostas e comentários
Reforce que a representação
Símbolo. BOA em letras maiúsculas com sinal acima da letra O que se parece com o acento circunflexo.pode se referir a dois ângulos formados pelas semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Letras maiúsculas O e B com um traço com ponta de seta do lado direito sobre elas..
Medida da abertura de um ângulo
A grandeza associada a um ângulo é a abertura considerada entre seus lados.
Para medir essa grandeza, dividimos uma volta completa em 360 partes iguais e usamos uma dessas partes como unidade de medida da abertura de um ângulo. Essa unidade de medida é conhecida como grau e seu símbolo é . graus
Assim, a medida da abertura do ângulo que corresponde a uma volta completa é 360 graus.
A medida da abertura do ângulo de meia-volta é 180 graus, que é denominado ângulo raso.
Podemos medir a abertura de um ângulo utilizando um instrumento de medida chamado transferidor.
Observe o ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.a seguir.
Respostas e comentários
Medida da abertura de um ângulo
Mostre aos estudantes que podemos expressar a medida da abertura de ângulos a partir da medida da abertura de determinado ângulo escolhido como unidade de medida. Analise o exemplo:
Comece a explicação sobre as medidas da abertura dos ângulos fazendo um levantamento com os estudantes sobre as atividades físicas que envolvem giros, como andar de skate, de patins, de bicicleta, jogar capoeira ou dançar. Peça que identifiquem as medidas (em graus) dos giros completos e dos giros de uma volta e meia, por exemplo.
Antes de iniciar o conteúdo de construção e medição de ângulos com o uso do transferidor, apresente aos estudantes, se achar pertinente, as partes que compõem esse instrumento, conforme a imagem a seguir, ajudando-os na familiarização do manuseio.
Utilizando um transferidor, vamos medir a abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.. Acompanhe o procedimento a seguir:
1º) Devemos fazer o vértice do ângulo coincidir com o centro do transferidor.
2º) Alinhamos um dos lados do ângulo com a linha do transferidor, chamada linha de terra, que indica zero grau.
3º) Verificamos a medida da abertura do ângulo, que é o valor indicado no transferidor pelo alinhamento com o outro lado do ângulo. Nesse exemplo, a abertura do ângulo mede 85. Indicamos por graus medida de
entre parênteses ângulo A O B= 85 graus.
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
• Um ângulo é reto quando sua medida de abertura é igual a 90 graus. Um ângulo de
Sentença matemática. Fração um sobre quatro.de volta é um ângulo reto.
• Um ângulo é agudo quando sua medida de abertura é maior que 0 grau e menor que 90 graus.
• Um ângulo é obtuso quando sua medida de abertura é maior que 90 graus e menor que 180 graus.
Respostas e comentários
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
Antes de explorar o texto do livro, trabalhe essas nomenclaturas comparando a medida da abertura desses ângulos com a abertura do ângulo raso e do ângulo reto, sem envolver medidas.
Construção de um ângulo com o transferidor
Vamos construir um ângulo cuja abertura mede 50 graus utilizando um transferidor.
1º) Traçamos uma semirreta
Símbolo. Semirreta OA..
2º) Centramos o transferidor em O e posicionamos a linha que indica zero grau com a semirreta
Símbolo. Semirreta OA.3º) Marcamos o ponto B em 50 graus junto à escala do transferidor.
4º) Retiramos o transferidor e traçamos a semirreta
Símbolo. Letras maiúsculas O e B com um traço com ponta de seta do lado direito sobre elas.Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Utilizando um transferidor, desenhe no caderno dois ângulos: um de medida de abertura igual a 40 graus e outro de medida de abertura igual a 110. graus
17. No caderno, classifique cada um dos ângulos a seguir em agudo, obtuso, reto ou raso.
a)
b)
c)
d)
Versão adaptada acessível
17. Represente ângulos retos, agudos, obtusos e rasos com palitos de fósforo usados ou outro material similar que seu professor irá disponibilizar.
Orientação para acessibilidade
Respostas
Disponibilize palitos de fósforo usados ou palitos de sorvete para os estudantes representarem ângulos. Peça que para cada ângulo representado, seja indicado por eles a abertura que está sendo considerada. Verifique se compreendem que a abertura dos ângulos retos devem medir 90 graus, que a abertura dos ângulos agudos devem medir menos de 90 graus, que a abertura dos ângulos obtusos devem medir mais de 90 graus e que os ângulos rasos têm abertura medindo 180 graus.
Respostas e comentários
16. Resposta pessoal.
17. a) raso
17. b) agudo
17. c) reto
17. d) obtuso
Construção de um ângulo com o transferidor
• Na atividade 16, chame a atenção para o fato de que é necessário visualizar o lado do ângulo no limbo do transferidor para garantir a precisão da medição.
18. Observe a figura e indique, no caderno:
a) o ângulo;
b) o vértice do ângulo;
c) as semirretas que formam o ângulo.
19. Lucas e Caio desenharam dois ângulos. Usando um transferidor, responda: Qual deles desenhou o ângulo de maior medida de abertura? Justifique sua resposta.
20. O relógio a seguir marca 3 horas. Quais são as medidas de abertura dos dois ângulos formados pelos ponteiros do relógio?
21. Usando um transferidor, determine a medida de abertura de três ângulos diferentes em cada figura.
a)
b)
22. Na figura a seguir, há dois ângulos retos, um agudo e um obtuso. Com o auxílio de um transferidor, identifique-os e registre-os no caderno.
23. Determine, com um transferidor, as medidas de abertura dos ângulos dos esquadros.
a)
b)
24. Tainara está fazendo algumas manobras em seu skate. Se ela der um giro de
Sentença matemática. Fração 3 sobre 4.de volta, quanto medirá a abertura do ângulo desse giro?
25. Observe a ilustração de uma sala de projeção.
Com um transferidor, indique, no caderno, as medidas de abertura dos ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo OAB..
Respostas e comentários
18. a)
Símbolo. Ângulo COD.ou
Símbolo. Ângulo DOC.
18. b) O
18. c)
Símbolo. Semirreta OC.e
Símbolo. Semirreta OD.
19. Utilizando um transferidor, podemos verificar que os dois ângulos têm a mesma medida de abertura.
20. 90 graus e 270 graus
21. a) medida do
Símbolo. Ângulo ABC.= 110 graus, medida do
Sentença matemática. Medida do ângulo CBD é igual a 70 graus.= 70 graus e medida do
Símbolo. Ângulo ABD.= 180 graus
21. b) medida do
Sentença matemática. Medida do ângulo RST é igual a 85 graus.= 85 graus, medida do
Sentença matemática. Medida do ângulo STR é igual a 50 graus. Sentença matemática. Medida do ângulo STR é igual a 50 graus.= 50 graus e medida do
Sentença matemática. Medida do ângulo SRT é igual a 45 graus.= 45 graus
22. ângulos retos:
Símbolo. Ângulo ABC.e
Símbolo. Ângulo ADC.;
ângulo agudo:
Símbolo. Ângulo BCD.; ângulo obtuso:
Símbolo. Ângulo BAD.
23. a) 60 graus, 90 graus e 30 graus
23. b) 45 graus, 90 graus e 45 graus
24. 270 graus
25. medida de
Símbolo. Ângulo AOB.= 20 graus e medida de
Símbolo. Ângulo OAB.= 80 graus
• Na atividade 19, relembre que uma semirreta é infinita em um de seus sentidos. Uma analogia possível seria o tamanho dos ponteiros dos relógios, que não influenciam na leitura da hora.
• As atividades 22, 23 e 24 favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah dois sete, em relação à capacidade de determinar medidas da abertura de ângulos por meio do transferidor.
• Na atividade 22, se julgar interessante, peça aos estudantes que copiem a figura em uma folha de papel vegetal para que possam prolongar os lados dos ângulos.
• Na atividade 23, se achar oportuno, apresente o nome dos esquadros: esquadro de 30 graus (esquadro cujos ângulos medem 30, 60 graus graus e 90) e esquadro de 45 graus graus (esquadro cujos ângulos medem 45, 45 graus graus e 90). graus
Ao final das atividades, retome o conceito de congruência, explicando que esse conceito também pode ser aplicado a ângulos.
4 Retas paralelas e retas perpendiculares
Dizemos que duas retas que estão em um mesmo plano são paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum. Quando duas retas se cruzam, nós as chamamos de retas concorrentes; além disso, quando esse cruzamento fórma um ângulo reto (ângulo cuja medida de abertura é de 90 graus), afirmamos que as retas são perpendiculares.
Palmas, capital do estado de Tocantins, é uma cidade planejadaglossário . A avenida JK é paralela às avenidas LO-03 e LO-05 (elas não se cruzam) e é concorrente à avenida NS 2.
As ruas representadas nesse mapa podem ser associadas a retas. Analise como podemos fazer essa associação:
Respostas e comentários
Retas paralelas e retas perpendiculares
BNCC:
Habilidade ê éfe zero seis ême ah dois dois.
Objetivos:
• Identificar retas paralelas e perpendiculares no plano.
• Construir retas paralelas e perpendiculares com régua e esquadro.
Justificativa
Identificar retas paralelas e perpendiculares é um pré-requisito importante para que os estudantes consigam classificar os quadriláteros em relação ao paralelismo dos lados. Além disso, o paralelismo e o perpendicularismo estão presentes, por exemplo, no estudo das transformações geométricas no plano e, mais especificamente, o paralelismo entre retas está presente no teorema de Tales que será estudado mais adiante.
A construção de retas paralelas e perpendiculares possibilita aos estudantes ressignificar a régua e o esquadro e é um passo importante para que consigam, mais adiante, construir diferentes polígonos. Além disso, favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah dois dois.
Mapeando conhecimentos
Distribua folhas de papel quadriculado para os estudantes e proponha que representem nelas retas paralelas e perpendiculares. Depois, incentive-os a justificar como pensaram para fazer suas representações. Espera-se que utilizem as linhas da malha como apôio para representar as retas. Aproveite a oportunidade para verificar se distinguem os dois conceitos.
Para as aulas iniciais
Retomar o conceito de retas paralelas e perpendiculares presente na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Em seguida, solicite aos estudantes que façam as atividades 70 e 71.
Caso a escola tenha uma sala de informática, leve os estudantes para lá e peça que representem retas paralelas e perpendiculares no GeoGebra. Você também pode representar, na tela de cada um, duas retas quaisquer (é importante que não vejam o procedimento que você usou) e pedir que investiguem se as retas representadas são paralelas ou perpendiculares.
Chame a atenção para o fato de que as posições dizem respeito a retas no mesmo plano, ou seja, retas coplanares.
( ê éfe zero seis ême ah dois dois) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Construção geométrica de retas paralelas com régua e esquadro
Com os esquadros, podemos traçar alguns ângulos, por exemplo, de medidas de abertura iguais a 30 graus, 45 graus e 60 graus, além de retas paralelas e retas perpendiculares.
Contornando um esquadro de 30 graus, podemos traçar ângulos de medidas de abertura iguais a 30 graus, 60 graus e 90 graus. Enquanto que, contornando um esquadro de 45 graus, podemos traçar ângulos de medidas de abertura iguais a 45 graus e 90 graus.
Utilizando uma régua e um esquadro qualquer, vamos traçar uma reta s paralela à reta r.
1º) Alinhamos o esquadro com a reta r e encostamos a régua na lateral do esquadro, mantendo‑a fixa, como mostra a figura.
2º) Deslizamos o esquadro mantendo a régua como apôio e traçamos uma reta paralela à reta r.
3º) Podemos completar a figura colocando pontas de setas nas extremidades, para indicar que a reta continua nos dois sentidos, e nomeá-la com a letra s. Obtemos, assim, s⫽r.
Construção geométrica de retas perpendiculares com régua e esquadro
Agora, vamos usar uma régua e um esquadro qualquer para traçar uma reta t perpendicular à reta r.
1º) Alinhamos a régua com a reta r.
2º) Apoiamos o esquadro sobre a régua e determinamos um ângulo reto.
3º) Completamos a figura, prolongando e nomeando a reta t. Obtemos, assim, t ⊥ r.
Respostas e comentários
Construção geométrica de retas paralelas com régua e esquadro
Peça aos estudantes que, com o auxílio de uma régua e um esquadro, reproduzam a construção descrita no livro. Chame a atenção deles para o fato de que a posição inicial do esquadro e da régua pode ser outra, de acôrdo com a conveniência de cada um e com o espaço disponível para o desenho. De todo modo, chame a atenção dos estudantes para o fato de que o esquadro sempre se apoia na régua no lado oposto ao lado chanfrado, que é onde se tomam medidas de comprimento. É sobre esse lado também que se realizam traçados, para não danificar a graduação no lado chanfrado. O esquadro pode eventualmente exibir algum lado com graduação, mas a sua função não é a de medir, mas a de traçar paralelas e perpendiculares.
Construção geométrica de retas perpendiculares com régua e esquadro
Comente com os estudantes que, na construção de retas paralelas e perpendiculares, pode-se utilizar outro esquadro no lugar da régua.
Reforce as notações para retas paralelas e para retas perpendiculares.
Tecnologias digitais em foco
Retas, semirretas, segmentos de reta e ângulos
Nesta seção, utilizaremos o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar para construir pontos, retas paralelas, retas perpendiculares, semirretas, segmentos de reta e ângulos.
Construa
Siga os passos a seguir para representar os pontos ( a, B e C), as retas paralelas (r e s) e as retas perpendiculares (t e s).
1º) Usando a ferramenta
, marque três pontos não alinhados: , a B e C.
2º) Usando a ferramenta
, trace a reta r, que passa pelos pontos a e B.
3º) Usando a ferramenta
, trace a reta s, paralela a r, que passa pelo ponto C.
4º) Usando a ferramenta
, trace a reta t, perpendicular a s, que passa pelo ponto C.
Agora, faremos a construção da semirreta
Símbolo. Semirreta EA.e dos segmentos de reta
entre parênteses segmento de reta E A e segmento de reta C D.
5º) Marque o ponto D no ponto de intersecção entre as retas r e t.
6º) Marque um ponto ê qualquer sobre a reta s e use a ferramenta
para traçar a semirreta com origem em E que passa pelo ponto a.
7º) Usando a ferramenta
, trace o segmento de reta com extremidades nos pontos C e D.
8º) Trace o segmento de reta com extremidades nos pontos a e ê.
Respostas e comentários
Tecnologias digitais em foco
BNCC:
Habilidade ê éfe zero seis ême ah dois dois.
Objetivo:
Utilizar software de geométrica dinâmica para representar retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. Caso não seja possível usar este software especificamente, a proposta pode ser realizada com outros softwares ou utilizando instrumentos de desenho.
Retas, semirretas, segmentos de reta e ângulos
Os estudantes construirão figuras geométricas usando o software GeoGebra e verificarão que a mínima distância entre um ponto e uma reta corresponde à medida do segmento que une esse ponto à reta, formando com ela um ângulo reto.
Na internet, há diversos softwares gratuitos de Geometria Interativa ou Dinâmica que permitem ao estudante construir e explorar de fórma interativa os objetos da Geometria. As figuras neles construídas podem ser modificadas pelo deslocamento de seus elementos de base, possibilitando aos estudantes que percebam o que permanece invariante, alertando-os para determinados padrões e motivando-os a fazer conjecturas e a testar suas convicções. Dependendo do software escolhido, o passo a passo das construções pode mudar, de acôrdo com as ferramentas disponíveis. Familiarize-se com o programa antes de levá-lo para a sala de aula e permita que os estudantes explorem as ferramentas presentes no software antes de usá-lo.
Em Construa, será construída uma figura na qual serão destacados pontos, retas paralelas, retas perpendiculares, semirretas, segmentos de reta e ângulos. Oriente os estudantes sobre quais ferramentas devem utilizar em cada um dos passos dessas construções e como usá-las. Peça que renomeiem as figuras construídas de acôrdo com o comando de cada passo. Se julgar conveniente, durante a construção, recorde aos estudantes as características de cada uma das figuras, chamando a atenção, por exemplo, para o fato de que por dois pontos distintos passa uma única reta.
Após concluírem os passos, peça aos estudantes que desloquem a figura em todas as direções e verifiquem se ela preserva suas propriedades.
( ê éfe zero seis ême ah dois dois) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Tecnologias digitais em foco
Explore
Faça o que se pede nas questões a seguir utilizando as ferramentas do GeoGebra e sua construção inicial.
a) Utilize a ferramenta
para medir a abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo CEA.e a do ângulo
DCEb) Utilize a ferramenta
e meça o comprimento dos segmentos de reta
Símbolo. Segmento de reta AE.e
Símbolo. Segmento CD..
c) Agora, arraste o ponto ê sobre a reta s e compare as medidas de comprimentos dos segmentos
Símbolo. Segmento de reta AE.e
Símbolo. Segmento CD.. Para que as medidas dos comprimentos destes segmentos sejam iguais, qual deve ser a medida de abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo CEA.?
d) Continue arrastando o ponto ê sobre a reta s e verifique se é possível obter um segmento de reta com medida de comprimento menor que a medida de comprimento do segmento de reta
Símbolo. Segmento CD.e) O que a investigação sugere a respeito da medida de comprimento de um segmento com extremidades em duas retas paralelas? Quando essa medida é mínima?
Respostas e comentários
Explore: a) Resposta pessoal.
Explore: b) Resposta pessoal.
Explore: c) 90 graus
Explore: d) Espera-se que os estudantes percebam que não há uma posição para o ponto ê que faça a medida de comprimento do segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta AE.ser menor que a medida do segmento
Símbolo. Segmento de reta CD..
Explore: e) Espera-se que os estudantes percebam que a medida de comprimento desse segmento será mínima quando ele formar ângulos retos com as retas paralelas.
Em Explore, o objetivo é levar os estudantes a perceber, por meio da interação com o software, que a mínima distância entre um ponto e uma reta corresponde à medida do segmento que une esse ponto à reta e que fórma com ela um ângulo reto. Durante o processo de investigação, incentive-os a observar a relação entre a medida do ângulo
Símbolo. Ângulo CEA.e a medida do segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta AE..
Atividades
Faça as atividades no caderno.
26. Reescreva, no caderno, as afirmativas verdadeiras.
a) Se duas retas, que estão no mesmo plano, não apresentam nenhum ponto em comum, essas retas são paralelas.
b) Retas perpendiculares não se cruzam.
c) Duas retas paralelas apresentam apenas um ponto em comum.
d) Duas retas são perpendiculares quando formam um ângulo cuja abertura mede 90 graus.
27. Utilizando régua e esquadro, desenhe, no caderno, duas retas paralelas e duas retas perpendiculares às duas retas paralelas traçadas.
28. Observe o mapa fictício e identifique:
a) dois pares de ruas ou avenidas paralelas;
b) dois pares de ruas ou avenidas perpendiculares.
29. Copie em seu caderno as retas r e s e os pontos P e Q. Em seguida, utilizando régua e esquadro, trace uma reta paralela a r pelo ponto P e uma reta perpendicular a s pelo ponto Q.
a)
b)
30. Usando mais de um esquadro, podemos traçar alguns ângulos contornando a composição dos esquadros. Por exemplo, com um esquadro de 30 graus e um esquadro de 45, podemos representar um ângulo de medida de abertura igual a 75 graus. graus
Utilizando um esquadro de 30 graus e um esquadro de 45 graus, represente ângulos de medida de abertura igual a:
a) 105 graus
b) 120 graus
c) 135 graus
d) 150 graus
5 Polígonos
Observe o recorte de um mosaico.
Podemos identificar nesse mosaico algumas figuras geométricas.
O contôrno de cada uma dessas figuras geométricas é formado apenas por segmentos de reta. Eles formam uma linha poligonal.
Respostas e comentários
26. a) verdadeira
26. b) falsa
26. c) falsa
26. d) verdadeira
27. Resposta pessoal.
28. a) Exemplo de resposta: Rua Rio e Rua Margarida; Rua Primavera e Rua do Sol.
28. b) Exemplo de resposta: Rua Margarida e avenida das Hortênsias; Rua Primavera e avenida dos Ipês.
29. a)
29. b)
30. a)
30. b)
30. c)
30. d)
Polígonos
BNCC:
Habilidade ê éfe zero seis ême ah um oito.
Objetivos:
• Reconhecer linhas poligonais e não poligonais.
• Compreender o conceito de polígono.
• Reconhecer polígonos convexos e não convexos.
• Identificar os elementos de um polígono.
• Classificar polígonos de acôrdo com o número de lados ou ângulos internos.
Justificativa
A compreensão do conceito de polígono implica reconhecer que seu contôrno é uma linha poligonal fechada simples, e isso justifica a importância dos estudantes reconhecerem linhas poligonais e não poligonais.
Neste mesmo capítulo, os triângulos e os quadriláteros serão estudados mais a fundo; para que consigam ter um bom aproveitamento é importante que reconheçam essas figuras como polígonos e consigam identificar lados, vértices, ângulos internos e diagonais. A classificação dos polígonos de acôrdo com o número de lados visa ampliar o vocabulário matemático dos estudantes.
Mapeando conhecimentos
Proponha aos estudantes que pesquisem em jornais ou revistas imagens que se parecem com polígonos. Depois, peça que justifiquem o porquê de terem selecionado essas imagens. Então solicite que reproduzam no caderno os polígonos correspondentes às imagens e façam o que se pede a seguir:
• classifique o polígono de acôrdo com o número de lados;
• identifique os elementos de cada polígono;
• indique se o polígono representado é convexo ou não convexo.
A intenção é diagnosticar o que os estudantes sabem sobre o que será estudado no tópico.
Para as aulas iniciais
Caso a escola tenha uma sala de informática, leve os estudantes para a sala e peça que representem polígonos no GeoGebra. Desafie-os a construir polígonos com lados de mesma medida de comprimento, para que tenham um primeiro contato com a noção de polígonos regulares.
( ê éfe zero seis ême ah um oito) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
Observe, agora, este outro mosaico.
Os contornos das figuras presentes nesse mosaico não são formados apenas por segmentos de reta. Eles formam uma linha não poligonal.
As linhas poligonais podem ser assim classificadas:
Não simples (linhas se cruzam) |
Simples (linhas não se cruzam) |
|
---|---|---|
Abertas |
|
|
Fechadas |
|
|
Uma linha poligonal fechada simples com sua região interna fórma uma figura geométrica plana chamada de polígonoglossário .
Respostas e comentários
Para verificar se os estudantes compreenderam a classificação das linhas poligonais, reproduza o quadro a seguir na lousa e convide alguns estudantes para que preencham suas células com exemplos de linhas poligonais não simples abertas, simples abertas, não simples fechadas e simples fechadas.
Não simples (linhas se cruzam) |
Simples (linhas não se cruzam) |
|
---|---|---|
Abertas |
||
Fechadas |
Polígonos convexos e polígonos não convexos
Os polígonos podem ser classificados em convexos ou não convexos.
Para distinguir cada um desses tipos, podemos tomar dois pontos quaisquer ( a e B, por exemplo) no interior de um polígono. Se o segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta AB.sempre estiver contido em sua região interna, trata‑se de um polígono convexo; caso contrário, trata-se de um polígono não convexo.
Analise alguns outros exemplos.
A partir de agora, vamos trabalhar com os polígonos convexos, chamando-os apenas de polígonos.
Elementos de um polígono
A figura a seguir representa um polígono; nele temos:
• os segmentos de reta
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta DA. formam o contôrno do polígono e são chamados de lados do polígono.
• os pontos a, B, C e D são o encontro de dois lados consecutivos e são chamados de vértices do polígono.
• os ângulos
Símbolo. Ângulo DAB.,
Símbolo. Ângulo ABC.,
Símbolo. Ângulo BCD.e
Símbolo. Ângulo CDA.são formados por dois lados consecutivos e são chamados de ângulos internos do polígono.
• os segmentos de reta
Segmento de reta AC.e
Símbolo. Segmento de reta BD.unem dois vértices não consecutivos e são chamados de diagonais do polígono.
Respostas e comentários
Polígonos convexos e polígonos não convexos
Caso seja possível, disponibilize para os estudantes uma folha com alguns polígonos e proponha que identifiquem e diferenciem polígonos convexos e polígonos não convexos. No caso do polígono não ser convexo, oriente-os a representar ao menos um segmento de reta que tenha extremidades na região interna do polígono, mas alguns pontos entre essas extremidades fóra dessa região interna. Você pode propor uma dinâmica similar a essa no GeoGebra (ou em algum outro software de geometria dinâmica). Para isso, na tela dos estudantes devem constar alguns polígonos previamente construídos por você para que utilizem as ferramentas do software e identifiquem, por meio de experimentações, os polígonos convexos e os não convexos.
Comente com os estudantes que, em algumas publicações, o polígono não convexo pode ser chamado de polígono côncavo.
Elementos de um polígono
Represente um outro polígono na lousa e peça aos estudantes que identifiquem seus lados, vértices, ângulos internos e diagonais.
Classificação dos polígonos
Os polígonos recebem o nome de acôrdo com o número de lados ou ângulos internos. Por exemplo, o polígono de 5 lados é chamado de pentágono, do grego penta (cinco) + gonos (ângulos). Confira mais exemplos.
Número de lados |
Nome |
Representação geométrica |
---|---|---|
3 |
triângulo |
|
4 |
quadrilátero |
|
5 |
pentágono |
|
6 |
hexágono |
|
7 |
heptágono |
|
8 |
octógono |
|
Número de lados |
Nome |
Representação geométrica |
---|---|---|
9 |
eneágono |
|
10 |
decágono |
|
11 |
undecágono |
|
12 |
dodecágono |
|
15 |
pentadecágono |
|
20 |
icoságono |
|
Os polígonos em que todos os ângulos internos têm a mesma medida de abertura e todos os lados têm a mesma medida de comprimento são chamados de polígonos regulares.
Respostas e comentários
Classificação dos polígonos
Após apresentar a classificação dos polígonos, leve os estudantes para a sala de informática da escola (caso haja uma) e peça que construam alguns polígonos a partir de comandos como: “Construam um pentágono. Agora construam um eneágono. Agora, é a vez de vocês construírem um decágono.”. Atividades como essa fazem com que eles coloquem esse vocabulário em prática e se apropriem dele paulatinamente.
Comente com os estudantes que as marcações iguais nos lados de um mesmo polígono indicam que eles têm a mesma medida de comprimento e que as marcações iguais nos ângulos de um mesmo polígono indicam que eles têm a mesma medida de abertura.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
31. Classifique cada uma das linhas poligonais a seguir em aberta simples, aberta não simples, fechada simples ou fechada não simples.
a)
b)
c)
d)
32. Classifique cada um dos polígonos em convexo ou não convexo.
a)
b)
c)
d)
33. No caderno, copie as afirmativas verdadeiras.
a) Podemos construir um polígono de dois lados.
b) Em todo polígono, o número de lados é igual ao número de vértices.
c) O polígono com 20 vértices chama‑se icoságono.
34. Entre as figuras a seguir, identifique o polígono.
a)
b)
c)
d)
35. Em cada figura a seguir, dê o nome do polígono e indique seus lados, vértices, ângulos internos e diagonais.
a)
b)
36. Com o auxílio de uma régua, construa em seu caderno os polígonos a seguir.
a) Pentágono ABCDE.
b) Octógono ABCDEFGH.
c) Quadrilátero ABCD.
Respostas e comentários
31. a) fechada simples
31. b) aberta não simples
31. c) aberta simples
31. d) fechada não simples
32. a) convexo
32. b) convexo
32. c) não convexo
32. d) não convexo
33. a) falsa
33. b) verdadeira
33. c) verdadeira
34. Alternativa b.
35. a) quadrilátero ABCD
lados:
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta DA.vértices: a, B, C e D
ângulos internos:
Símbolo. Ângulo A.,
Símbolo. Ângulo B.,
Símbolo. Ângulo C.e
Símbolo. Ângulo D.diagonais:
Símbolo. Segmento de reta AC.e
Símbolo. Segmento de reta BD.35. b) hexágono ABCDEF
lados:
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta CD.,
Símbolo. Segmento de reta DE.,
Símbolo. Segmento de reta EF.e
Símbolo. Segmento de reta FA.vértices: a, B, C, D, E e F
ângulos internos:
Símbolo. Ângulo A.,
Símbolo. Ângulo B.,
Símbolo. Ângulo C.,
Símbolo. Ângulo D.,
Símbolo. Ângulo E.e
Símbolo. Ângulo F.diagonais:
Símbolo. Segmento de reta AC.,
Símbolo. Segmento de reta AD.,
Símbolo. Segmento de reta AE.,
Símbolo. Segmento de reta BD.,
Símbolo. Segmento de reta BE.,
Símbolo. Segmento de reta BF.,
Símbolo. Segmento de reta CE.,
Símbolo. Segmento de reta CF.e
Símbolo. Segmento de reta DF.,
Símbolo. Segmento de reta AD.,
Símbolo. Segmento de reta AE.,
Símbolo. Segmento de reta BD.,
Símbolo. Segmento de reta BE.,
Símbolo. Segmento de reta BF.,
Símbolo. Segmento de reta CE.,
Símbolo. Segmento de reta CF.e
Símbolo. Segmento de reta DF.36. a) Resposta pessoal.
36. b) Resposta pessoal.
36. c) Resposta pessoal.
• Na atividade 31, item d, chame a atenção para o fato de que não conseguimos ver o início ou o fim da linha poligonal (por isso ela é fechada) e que há pontos de intersecção (por isso é não simples). Apesar de poder ser considerada a composição de dois quadriláteros, no todo é uma única figura.
• Na atividade 33, ajude os estudantes a justificar oralmente a afirmativa falsa (item a): um polígono é representado por uma linha poligonal fechada simples que delimita sua região interna; assim, apenas dois lados não determinam um polígono, pois não definem a linha poligonal fechada, não delimitando a região interna.
• Na atividade 35, se necessário, revise com eles as notações utilizadas para segmentos e ângulos.
• Na atividade 36, sugira aos estudantes que comecem pela construção dos pontos, chamando a atenção para o fato de que não pode haver três pontos consecutivos alinhados.
6 Triângulos
Na tela reproduzida a seguir, o artista húngaro Vítor Vasarely (1908-1997) dispôs diversos triângulos a fim de criar a ilusão de um objeto não plano.
Os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de comprimento de seus lados e quanto às medidas de abertura de seus ângulos internos.
De acôrdo com a medida de comprimento de seus lados, os triângulos podem ser classificados em equilátero, escaleno ou isósceles.
• Triângulo equilátero
• Triângulo escaleno
• Triângulo isósceles
De acôrdo com a medida de abertura de seus ângulos internos, os triângulos podem ser classificados em acutângulo, obtusângulo ou retângulo.
• Triângulo acutângulo
• Triângulo obtusângulo
• Triângulo retângulo
Respostas e comentários
Triângulos
BNCC:
Habilidade ê éfe zero seis ême ah um nove.
Objetivo:
Identificar e classificar triângulos.
Justificativa
A habilidade ê éfe zero seis ême ah um nove lida com a identificação e a classificação de triângulos em relação à medida do comprimento de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles), bem como em relação à medida da abertura de seus ângulos internos (retângulo, acutângulo e obtusângulo), o que justifica a pertinência do objetivo anterior.
Mapeando conhecimentos
Pergunte para a turma: “O que é um triângulo?” e escute as respostas. Em seguida, distribua uma folha com triângulos equiláteros isósceles e escalenos, mas sem mencionar essa classificação. Depois, chame a atenção deles para o fato de alguns triângulos terem todos os lados com mesma medida de comprimento, outros terem apenas dois lados com mesma medida de comprimento e, por fim, outros terem os lados com medidas de comprimento diferentes; em seguida, pergunte se sabem como podem ser classificados os triângulos da folha. Adote o mesmo procedimento para mapear o que sabem sobre a classificação de triângulos em relação à medida da abertura de seus ângulos internos.
Para as aulas iniciais
Na lousa escreva: TRIÂNGULOS EQUILÁTEROS, TRIÂNGULOS ESCALENOS e TRIÂNGULOS ISÓSCELES. Na sequência proponha a alguns estudantes que desenhem triângulos equiláteros, isósceles e escalenos no espaço adequado. Repita esse procedimento para os triângulos acutângulos, obtusângulos e retângulos.
Aproveite essa introdução para falar um pouco sobre o artista, sua obra e a presença de figuras geométricas na tela apresentada. O artista plástico Victor Vasarely (1906-1997) foi um dos mais importantes representantes da Op Art, termo derivado do inglês Optical Art, ou arte óptica. Esse estilo de arte consiste na criação de efeitos visuais inovadores, por meio do jôgo de cores e de fórmas geométricas. As obras de Vasarely exerceram forte influência sobre muitos artistas abstratos do século vinte.
Comente que as marcações iguais nos lados de um mesmo polígono indicam que os lados possuem a mesma medida de comprimento.
( ê éfe zero seis ême ah um nove) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
37. Utilizando uma régua, meça o comprimento dos lados dos triângulos e classifique cada um deles em equilátero, escaleno ou isósceles.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
38. Classifique cada triângulo a seguir em acutângulo, obtusângulo ou retângulo.
a)
b)
c)
d)
39.
Desenhe, em uma folha avulsa, três triângulos. Troque seus triângulos com um colega e peça-lhe que meça a abertura dos ângulos internos dos três triângulos. Em seguida, cada um deve calcular a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de cada triângulo. Compare os resultados que obteve com os do colega. O que vocês observaram?
40. Quantos triângulos há em cada figura? No caderno, identifique todos os triângulos.
a)
b)
c)
41. Copie, no caderno, as afirmativas verdadeiras.
a) Todo triângulo equilátero é também isósceles.
b) Um triângulo obtusângulo tem dois ângulos internos agudos.
c) O triângulo equilátero tem ângulos internos com a mesma medida de abertura.
d) É possível traçar um triângulo obtusângulo equilátero.
e) O triângulo equilátero tem lados com a mesma medida de comprimento.
Respostas e comentários
37. a) equilátero
37. b) escaleno
37. c) isósceles
37. d) isósceles
37. e) isósceles
37. f) escaleno
38. a) obtusângulo
38. b) retângulo
38. c) acutângulo
38. d) acutângulo
39. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180 graus.
40. a) 3 triângulos: △ á bê cê, △ á bê dê e △ á cê dê
40. b) 4 triângulos: △EFH, △EGH, △EGI e △ gê agá í
40. c) 8 triângulos: △JNK, △KLN, △JKM, △ éle ême êne, △JMN, △KLM, △ jota cá êle e △JNL
41. a) verdadeira
41. b) verdadeira
41. c) verdadeira
41. d) falsa
41. e) verdadeira
• Nas atividades 37 e 38, relembre a importância do método utilizado nas medições para garantir a exatidão desejada, levando em consideração os possíveis erros e arredondamentos.
• Na atividade 39, retome, se necessário, o uso do transferidor e a possibilidade do prolongamento dos lados dos ângulos. O objetivo da atividade é que os estudantes percebam que a soma das medidas dos ângulos internos do triângulo é sempre 180 graus. Diga que esse fato é verdadeiro para qualquer triângulo, mas há a necessidade de demonstração, o que não será feito nesse momento.
Se achar oportuno, inicie a discussão também para os quadriláteros. Após a conclusão sobre a soma das medidas dos ângulos internos do triângulo, pergunte: “Quantos triângulos são necessários para compor um quadrilátero?”. Assim, será possível concluir que a soma das medidas dos ângulos internos de um quadrilátero é 360 graus. Esse conteúdo será abordado mais à frente, mas é possível iniciar a discussão neste momento.
7 Quadriláteros
Na tela reproduzida a seguir, o artista brasileiro Luiz Sacilotto (1924-2003) dispôs quadriláteros em diferentes posições para criar a ilusão de linhas curvas. Observe:
Quadrilátero é um polígono com quatro lados. Analise o quadrilátero a bê cê dê a seguir.
Note, a seguir, como os quadriláteros podem ser classificados.
Paralelogramos
Paralelogramos são quadriláteros que têm dois pares de lados paralelos.
⫽
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta AD.⫽
Símbolo. Segmento de reta BC.Em um paralelogramo, lados opostos têm a mesma medida de comprimento. Assim, no paralelogramo anterior, temos:
A bê = DC e á dê = BC
Destacando três importantes paralelogramos, temos: o retângulo, o losango e o quadrado.
Respostas e comentários
Quadriláteros
BNCC:
Habilidades ê éfe zero seis ême ah dois zero e ê éfe zero seis ême ah dois dois.
Objetivo:
Identificar e classificar quadriláteros.
Justificativa
A habilidade ê éfe zero seis ême ah dois zero demanda associar propriedades relativas a medidas, paralelelismo e perpendicularismo para classificar quadriláteros, o que justifica a pertinência do objetivo anterior.
Mapeando conhecimentos
Pergunte para a turma: “O que é um quadrilátero?” e escute as respostas. Em seguida, comente que os quadriláteros podem ser classificados de acôrdo com vários critérios. Um deles é o paralelismo dos lados: os quadriláteros podem ter dois pares de lados paralelos, apenas um par de lados paralelos ou nenhum par de lados paralelos. Depois, distribua para os estudantes uma folha com paralelogramos e trapézios, mas sem mencionar essa classificação, e, em seguida, peça que identifiquem, por meio de experimentação, os pares de lados paralelos e classifiquem esses quadriláteros.
Para as aulas iniciais
Ensine o procedimento para verificar o paralelismo usando régua e esquadro. Isso contribui para que os estudantes desenvolvam a habilidade de manusear instrumentos de desenho e não confiem apenas na observação para classificar quadriláteros. Depois, distribua folhas de papel quadriculado e solicite que representem nela quadriláteros com um par de lados paralelos e quadriláteros com os dois pares de lados paralelos. Antecipe a classificação, caso julgue necessário.
Aproveite a oportunidade para falar um pouco sobre o artista, sua obra e a presença de figuras geométricas na tela apresentada. Luiz Sacilotto (1924-2003) – pintor, desenhista e escultor brasileiro – foi um dos principais representantes do abstracionismo no Brasil.
( ê éfe zero seis ême ah dois zero) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
( ê éfe zero seis ême ah dois dois) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Retângulo
Retângulo é o paralelogramo que tem os quatro ângulos retos.
Losango
Losango é o paralelogramo cujos lados têm a mesma medida de comprimento, ou seja, são congruentes.
Quadrado
Quadrado é o paralelogramo cujos lados têm a mesma medida de comprimento e os quatro ângulos são retos.
Vamos estudar algumas relações entre retângulo, losango e quadrado:
▸ Um quadrado é um retângulo? Justifique sua resposta.
▸ Todo retângulo é um quadrado? Justifique sua resposta.
▸ Todo retângulo é um losango? Justifique sua resposta.
▸ Todo losango é um quadrado? Justifique sua resposta.
▸ Todo quadrado é um losango? Justifique sua resposta.
Trapézios
Trapézio é o quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos.
⫽
Símbolo. Segmento de reta CD.Observe a seguir os trapézios retângulo, isósceles e escaleno e suas características.
Trapézio retângulo
É aquele que tem dois ângulos retos.
Trapézio isósceles
É aquele que tem os lados não paralelos congruentes.
Trapézio escaleno
É aquele que tem as medidas dos comprimentos dos lados não paralelos diferentes.
Observação
Há quadriláteros que não são paralelogramos nem trapézios.
Respostas e comentários
Primeiro item: Sim, pois um quadrado é um paralelogramo que tem os quatro ângulos retos, ou seja, é um retângulo.
Segundo item: Não, pois existem retângulos que não têm todos os lados com a mesma medida de comprimento.
Terceiro item: Nem sempre, pois os quadrados são os únicos retângulos que são também losangos.
Quarto item: Não, pois nem todo losango tem quatro ângulos retos.
Quinto item: Sim, pois um quadrado é um paralelogramo que tem todos os lados com a mesma medida de comprimento.
Trapézios
Chame a atenção para o fato de que, para ser chamado de trapézio, o quadrilátero deve ter apenas um par de lados paralelos; no caso do paralelogramo, os dois pares devem ser paralelos. Daí a conclusão de que, estabelecido esse critério, são dois conceitos disjuntos, ou seja, não é possível um quadrilátero ser paralelogramo e trapézio ao mesmo tempo.
Atividades
42. Classifique cada um dos quadriláteros a seguir em paralelogramo ou trapézio.
a)
b)
43. Com o auxílio de uma régua e de um transferidor, classifique, no caderno, os paralelogramos a seguir.
a)
b)
c)
d)
44. Classifique cada afirmação a seguir em verdadeira ou falsa, corrigindo as falsas.
a) Todo quadrado é um retângulo.
b) Todo trapézio é um paralelogramo.
c) Um trapézio pode ser um retângulo.
d) Todo quadrado é também um losango.
e) Um losango pode ser um retângulo.
f) Existem retângulos que não são paralelogramos.
g) Todo paralelogramo é um losango.
h) Existem retângulos que são losangos.
45. Desenhe no caderno:
a) um quadrilátero que não tenha lados paralelos;
b) um quadrilátero que tenha dois pares de lados paralelos;
c) um quadrilátero que tenha apenas um par de lados paralelos.
• Qual desses itens representa um trapézio?
46. Responda às questões no caderno.
a) Qual é o quadrilátero que tem quatro ângulos retos e quatro lados congruentes?
b) Qual é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos?
47.
Desenhe três quadriláteros quaisquer. Troque-os com um colega para que cada um de vocês meça a abertura dos ângulos internos dos três quadriláteros do outro. Em seguida, calculem a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de cada quadrilátero. Comparem os seus resultados. O que vocês observaram?
48. O pintor suíço Paul Klee (1879‑1940) foi um mestre da arte abstrata. Observe o quadro reproduzido na imagem a seguir.
Em seu caderno, indique algumas das figuras geométricas do quadro que lembram polígonos.
49. Com régua e esquadro, construa no caderno:
a) um quadrado a bê cê dê cuja medida de comprimento do lado seja 2 centímetros;
b) um trapézio ê éfe gê agá, tal que
medida de
Símbolo. Ângulo E.= medida de
Símbolo. Ângulo F.= 90 graus
medida de
Símbolo. Segmento EH.= 1,5 centímetro e
medida de
Símbolo. Segmento FG.= 3 centímetros.
Respostas e comentários
42. a) paralelogramo
42. b) trapézio
43. a) losango
43. b) retângulo
43. c) quadrado
43. d) losango
44. a) verdadeira
44. b) Falsa. Um trapézio não é um paralelogramo.
44. c) Falsa. Um trapézio não é um retângulo.
44. d) verdadeira
44. e) verdadeira
44. f) Falsa. Todo retângulo é um paralelogramo.
44. g) Falsa. Existem paralelogramos que são losangos.
44. h) verdadeira
45. alternativa c
45. a) Exemplo de figura:
45. b) Exemplo de figura:
45. c) Exemplo de figura:
46. a) quadrado
46. b) paralelogramo
47. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero qualquer é igual a 360 graus.
48. Exemplos de resposta: Triângulos, quadriláteros (paralelogramos e trapézios), pentágonos etcétera.
49. a) Resposta em Orientações.
49. b) Resposta em Orientações.
• Na atividade 43, relembre, se necessário, o uso da régua e do transferidor, bem como a possibilidade de prolongar os lados dos ângulos para executar a medição. No entanto, se houver necessidade de prolongamento, sugira reproduzir as figuras em folha de papel vegetal.
• A atividade 45 favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah dois dois em relação ao uso de instrumentos como réguas e esquadros para a representação de quadriláteros.
• Na atividade 47, é esperado que os estudantes percebam que a soma das medidas dos ângulos internos dos quadriláteros é 360 graus. Diga que tal conclusão é verdadeira para qualquer quadrilátero e pode ser demonstrada, mas não o faremos aqui. Para contribuir com o raciocínio, peça que verifiquem que todo quadrilátero é formado por dois triângulos; logo, se a soma das medidas dos ângulos internos dos triângulos for 180 graus, a do quadrilátero será 2 ⋅ 180 graus, ou seja, 360 graus.
• Resposta do item a da atividade 49:
• Resposta do item b da atividade 49:
Ao abordar este item, sugira aos estudantes que façam primeiro um esbôço do trapézio, a fim de estabelecer uma ordem de construção.
Tecnologias digitais em foco
Quadriláteros
Nesta seção, utilizaremos o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar para construir quadriláteros e investigar uma das propriedades do paralelogramo.
Construa
Para construir um quadrilátero qualquer, selecione a ferramenta
e clique em 4 pontos quaisquer da tela. A construção deve ser finalizada clicando novamente no ponto em que a construção foi iniciada.
Essa ferramenta possibilita também construir quadriláteros a partir de 4 pontos já marcados na tela.
Você pode transformar o quadrilátero construído em convexo ou não convexo, arrastando um de seus 4 vértices.
Agora, siga os passos a seguir para construir um paralelogramo.
1º) Marque 3 pontos não colineares a, B e C.
2º) Trace a reta r que passa por a e B e a reta s que passa por B e C.
3º) Trace uma reta p, paralela à reta r, passando por C.
4º) Trace uma reta q, paralela à reta s, passando por a.
5º) Marque o ponto D, intersecção das retas p e q.
6º) Utilize a ferramenta
e construa o quadrilátero ABCD, que será um paralelogramo.
Respostas e comentários
Tecnologias digitais em foco
BNCC:
• Competência geral 5 (a descrição está na página seis).
• Competência específica 5 (a descrição está na página sete).
• Habilidade ê éfe zero seis ême ah dois dois.
Objetivo:
Utilizar o software Geogebra para construir quadriláteros.
Nesta seção, os estudantes vão representar retas paralelas e construir um quadrilátero qualquer, um paralelogramo e um trapézio. Caso não seja possível usar este software especificamente, a proposta pode ser realizada com outros softwares ou utilizando instrumentos de desenho.
( ê éfe zero seis ême ah dois dois) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Tecnologias digitais em foco
Você pode verificar que qualquer reta perpendicular ao lado
Símbolo. Segmento de reta AB.também é perpendicular ao lado
Símbolo. Segmento de reta CD.e que qualquer reta perpendicular ao lado
Símbolo. Segmento de reta BC.também é perpendicular ao lado
Símbolo. Segmento de reta DA.Agora, siga os passos a seguir para construir um trapézio.
1º) Marque 3 pontos não colineares ê, F e G.
2º) Trace a reta t, que passa por ê e F.
3º) Trace uma reta u, paralela à reta t, passando por G.
4º) Marque um ponto H qualquer na reta u de modo que o segmento
Símbolo. Segmento EH.não cruze o segmento
Símbolo. Segmento FG.e que FG não seja igual a EH.
5º) Utilize a ferramenta
e construa o quadrilátero EFGH, que será um trapézio.
Explore
a)
Por que o quadrilátero a bê cê dê, construído anteriormente, é um paralelogramo?
b) Meça os lados do paralelogramo que você criou e mova os pontos dessa figura. O que acontece com as medidas dos lados do paralelogramo?
c) Por que o quadrilátero ê éfe gê agá construído anteriormente é um trapézio?
Respostas e comentários
Explore: a) Porque tem dois pares de lados paralelos.
Explore: b) Espera-se que os estudantes percebam que a igualdade entre as medidas dos lados opostos do paralelogramo se mantém.
Explore: c) Porque tem apenas um par de lados paralelos.
Espera-se que os estudantes percebam, por meio de investigação, que os lados opostos de um paralelogramo são congruentes. Propostas como essa contribuem para que eles utilizem as tecnologias digitais de fórma significativa e reflexiva a fim de produzir conhecimento, o que favorece o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 5 da . Além disso, momentos como esse colocam os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, pois desenvolvem a autonomia do pensamento e a busca de reflexão antes da explicação teórica. Bê êne cê cê
É importante enfatizar que a propriedade é verdadeira, mas que a experimentação feita apenas sugere que ela é válida.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Representação de ponto, reta e plano
1. Observe a figura a seguir.
Copie a figura no caderno e represente:
a) uma reta r contida no plano alfa;
b) uma reta s contida no plano beta;
c) um ponto a que pertence ao plano alfa;
d) um ponto B que pertence ao plano beta;
e) um ponto C que pertence aos planos alfa e beta.
Semirreta e segmento de reta
Semirreta
Segmento de reta
2. Identifique as semirretas representadas nas figuras.
a)
b)
3. Quais figuras a seguir representam um segmento de reta?
a)
b)
c)
d)
4. Identifique os segmentos de reta representados nas figuras.
a)
b)
Ângulos
Ângulo é a união de duas semirretas, que têm a mesma origem, com uma das regiões do plano limitada por elas.
Classificação de ângulos |
||
---|---|---|
|
|
|
5. Utilizando um transferidor, desenhe no caderno dois ângulos: um de medida de abertura igual a 60 graus e outro de medida de abertura igual a 130. graus
6. Classifique os ângulos de cada item em reto, agudo ou obtuso.
a)
b)
c)
d)
Retas paralelas e retas perpendiculares
Retas concorrentes
Retas paralelas
Retas perpendiculares
Respostas e comentários
1. Exemplo de resposta:
2. a)
Símbolo. Segmento de reta AB.2. b)
Símbolo. Semireta DC.3. Itens a e d.
4. a)
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BD.,
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta CA.4. b)
Símbolo. Segmento de reta AB.,
Símbolo. Segmento de reta BC.,
Símbolo. Segmento de reta CD.e
Símbolo. Segmento de reta DA.5. Resposta pessoal.
6. a) reto
6. b) agudo
6. c) agudo
6. d) obtuso
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Representação de ponto, reta e plano
• Há infinitas possibilidades de resposta para cada item da atividade 1 e, por isso, é importante incentivar os estudantes a compartilhar suas representações após concluírem a atividade. Aproveite a oportunidade para verificar se conseguem distinguir os conceitos de ponto, reta e plano.
Semirreta e segmento de reta
Retome os conceitos de semirreta e segmento de reta se achar necessário e apresente alguns exemplos na lousa.
• A atividade 2 explora a notação utilizada para representar semirretas. Espera-se que os estudantes percebam que, nesta notação, a primeira letra corresponde à origem da semirreta. É possível que alguns estudantes representem a semirreta do item b por
Símbolo. Semirreta CD., uma vez que a origem se encontra do lado direito. Caso isso aconteça, faça as intervenções necessárias.
• A atividade 3 tem o objetivo de trabalhar o conceito de segmento de reta. Espera-se que os estudantes reconheçam o segmento de reta como parte de uma reta e, portanto, indiquem os itens a e d.
• Na atividade 4, os estudantes vão identificar os segmentos de reta presentes em figuras. Aproveite a oportunidade e comente que os contornos dos polígonos são formados por segmentos de reta.
Ângulos
• Na atividade 5, os estudantes vão construir ângulos com o auxílio de um transferidor. Verifique se manipulam o instrumento da maneira correta e oriente-os se for necessário. Você pode ampliar a proposta da atividade e solicitar que construam ângulos com outras medidas de abertura.
• Na atividade 6, os estudantes devem classificar os ângulos em reto, agudo ou obtuso. Antes de realizarem a atividade, peça a alguns deles que verbalizem o que é um ângulo reto, um ângulo agudo e um ângulo obtuso. Após classificarem os ângulos da atividade, você pode pedir que meçam a abertura de cada um com o auxílio de um transferidor.
Retas paralelas e retas perpendiculares
• Incentive os estudantes a explicar com suas próprias palavras o que são retas concorrentes, paralelas e perpendiculares. Depois, questione-os: “Retas perpendiculares são sempre concorrentes? E retas concorrentes são sempre perpendiculares?”.
7. No caderno, utilizando régua e esquadro, represente um par de retas paralelas e um par de retas perpendiculares.
8. Observe a representação de um par de retas e, em seguida, responda: Essas retas são concorrentes? Justifique sua resposta.
Polígonos
Uma linha poligonal fechada simples com sua região interna fórma uma figura geométrica plana chamada de polígono.
Os polígonos recebem o nome de acôrdo com o número de lados ou de ângulos internos.
9. Quais das figuras são polígonos?
a)
b)
c)
d)
10. No caderno, construa os polígonos a seguir.
a) Quadrilátero a bê cê dê.
b) Hexágono á bê cê dê é éfe.
Triângulos
Triângulo é um polígono com três lados.
Classificação de acordo com as medidas dos comprimentos dos lados |
||
---|---|---|
|
|
|
Classificação de acordo com as medidas de abertura dos ângulos |
||
---|---|---|
|
|
|
11. Utilizando uma régua, meça o comprimento dos lados dos triângulos e classifique cada um deles em equilátero, escaleno ou isósceles.
a)
b)
c)
d)
12. Desenhe, no caderno, um triângulo acutângulo, um triângulo obtusângulo e um triângulo retângulo.
Quadriláteros
Quadrilátero é um polígono com quatro lados.
13. No caderno, desenhe um paralelogramo, um trapézio, um quadrado, um retângulo e um losango.
Respostas e comentários
7. Resposta pessoal.
8. Sim, pois, ao prolongarmos a representação dessas retas, elas têm um ponto em comum.
9. Itens a e d.
10. a) Resposta pessoal.
10. b) Resposta pessoal.
11. a) equilátero
11. b) isósceles
11. c) escaleno
11. d) escaleno
12. Resposta pessoal.
13. Resposta pessoal.
• Após concluírem a atividade 7, incentive-os a compartilhar as representações feitas do par de retas paralelas e do par de retas perpendiculares.
• Na atividade 8, espera-se que os estudantes percebam que, ao prolongar as retas, elas irão se cruzar em um ponto e, por conta disso, essas são representações de retas concorrentes.
Polígonos
• Para ampliar a proposta da atividade 9, peça que os estudantes classifiquem as figuras que são polígonos de acôrdo com o número de lados ou ângulos internos.
• Na atividade 10, peça que os estudantes compartilhem as figuras construídas. Assim eles poderão perceber que é possível construir diferentes quadriláteros e hexágonos.
Triângulos
• Na atividade 12, após os estudantes desenharem os triângulos, peça que troquem de caderno com um colega para que ele confira se os triângulos desenhados atendem às exigências da atividade. Incentive o uso do transferidor. Essa troca entre os estudantes favorece o desenvolvimento da competência geral 9 da Bê êne cê cê.
Quadriláteros
Reproduza o esquema apresentado na lousa e incentive os estudantes a justificar o porquê dos retângulos e losangos serem paralelogramos e também o porquê do quadrado ser um caso particular de losango e retângulo.
• Na atividade 13, se julgar interessante, peça que os estudantes façam a atividade em grupo. Dessa maneira, eles podem tirar dúvidas com os colegas e é possível incentivar a cooperação entre eles.
Glossário
- Cidade planejada
- : cidade projetada detalhadamente, desde seu início, com o objetivo de minimizar problemas comuns ao processo de urbanização.
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- Polígono
- : palavra de origem grega: poli: muitos; gonos: ângulos.
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