Capítulo 10  Ampliação e redução de figuras

Trocando ideias

Ícone do tema CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

O alfaiate digital é o profissional que, com o auxílio da tecnologia, trabalha para obter medidas precisas e garantir que as peças de roupa sirvam perfeitamente no corpo do cliente. Essa profissão é considerada uma das “profissões do futuro”.

Observe o esbôço feito por um alfaiate digital.

Ilustração. Saia bege representada em uma malha quadriculada composta de 20 quadrados com lados medindo 2 centímetros de comprimento cada um. São quatro fileiras e cinco colunas. A saia ocupa 3 colunas de quadrados.

Ícone de atividade oral.

Qual dos esboços a seguir é uma redução do esbôço feito pelo alfaiate digital?

esbôço um

Ilustração. Saia bege representada em uma malha quadriculada composta de 20 quadrados com lados medindo 1 centímetros de comprimento cada um. São quatro fileiras e cinco colunas. A saia ocupa 3 colunas de quadrados. Ela possui o mesmo formato da saia da imagem anterior.

esbôço dois

Ilustração. Saia bege representada em uma malha quadriculada composta de 20 quadrados com lados medindo 1 centímetros de comprimento cada um. São quatro fileiras e cinco colunas. A saia ocupa uma coluna inteira e duas colunas de quadrados pela metade.

Ícone de atividade oral.

 Como você faria para obter uma ampliação do esbôço feito pelo alfaiate digital? ampliação do esbôço feito pelo alfaiate digital?

Ícone de atividade oral.

Ícone. Atividade em grupo.

Você conhece alguma outra profissão que deve surgir ou crescer em breve? Se sim, qual? Converse com os colegas.

Neste capítulo, vamos estudar o plano cartesiano e também a ampliação e redução de figuras.

Respostas e comentários

Trocando ideias: primeiro item: esbôço um; segundo item: Comentários em Orientações; terceiro item: respostas pessoais.

CAPÍTULO 10 – AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE FIGURAS

Trocando ideias

BNCC:

Competência geral 9 (a descrição está na página seis).

Competência específica 8 (a descrição está na ­página sete).

Objetivos:

Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre ampliação e redução de figuras.

Possibilitar que eles ­conheçam um pouco sobre o que faz o alfaiate digital.

Tema contemporâneo transversal

Ícone do tema CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Inicie a aula explicando aos estudantes como funciona, em linhas gerais, a alfaiataria digital. Comente que, a partir de imagens escaneadas do corpo do cliente, são elaborados por computador a modelagem e o córte de cada peça de roupa e que, feito isso, o molde é enviado para um costureiro no processo tradicional de confecção.

Solicite aos estudantes que respondam à primeira questão e incentive-os a verbalizar o porquê de optarem pelo ­Esboço um ou dois. Espera-se que percebam que a saia representada no esbôço dois não está proporcional à saia representada no esbôço do alfaiate digital e, por esse motivo, este esbôço não é uma redução do esboço feito pelo alfaiate digital.

Eles podem ampliar o esbôço do alfaiate digital considerando uma malha com quadradinhos cujos lados medem mais de 2 centímetros, garantindo que a saia representada nesta malha tenha a mesma fórma e medidas proporcionais às medidas correspondentes da saia representada pelo alfaiate digital.

Em relação à segunda questão, espera-se que os estudantes percebam que há várias possibilidades de resposta. Reserve um tempo para que conversem sobre as profissões do futuro. Após trocarem ideias entre si, comente que a maior parte dessas profissões está relacionada ao uso de tecnologia: detetives de dados, especialistas em computação em nuvem, profissionais de redes sociais, desenvolvedores de ­games etcétera.

As questões propostas contribuem para explorar os conhecimentos previamente adquiridos pela turma sobre ampliação e redução de figuras. Por exercitar a curiosidade intelectual dos estudantes e incentivar o diálogo, contribui para o desenvolvimento das competências gerais 2 e 9 e da competência específica 8 da Bê êne cê cê. As questões despertam ainda o espírito investigativo, o que favorece o desenvolvimento da competência específica 2.

1 Representação de um polígono no plano cartesiano

Para representar um ponto, podemos utilizar o plano cartesiano e indicar a ­localização desse ponto por meio de um par ordenado.

Plano cartesiano

O plano cartesiano é composto de duas retas numéricas perpendiculares, chamadas eixos, que, em geral, indicamos por x (eixo horizontal) e y (eixo vertical). O eixo horizontal é chamado de eixo das ­abscissas e o eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas.

O ponto de intersecção dos dois eixos é denominado origem e é representado pela letra O.

Plano cartesiano. Retas numéricas perpendiculares que se intersectam no ponto O que corresponde ao número zero. Na reta numérica horizontal estão representados os números 0, 1, 2, 3 e 4 e ela está identificada com a letra x. Há uma seta para ela com a indicação: Eixo das abscissas. Na reta numérica vertical estão representados os números 0, 1, 2, 3 e 4 e ela está identificada com a letra y. Há uma seta para ela com a identificação: Eixo das ordenadas.

Par ordenado

Um par ordenado (x, y) é dado pelas coordenadas x e y, sendo x a abscissa e y a ordenada.

No plano cartesiano a seguir, para indicar a posição do ponto P, usamos o par ordenado (4, 2).

Plano cartesiano. Mesma figura anterior mas sem as identificações de Eixo das abscissas e eixo das ordenadas. No plano cartesiano, está representado o ponto P que corresponde ao par ordenado (4, 2). Do número 4 representado no eixo das abscissas, parte uma linha vertical tracejada. Do número 2 representado no eixo das ordenadas parte uma linha horizontal tracejada. As duas linhas tracejadas se encontram no ponto P.

Os números 4 e 2 são chamados coordenadas cartesianas do ponto P. A primeira coordenada é a abscissa do ponto, e a segunda é a ordenada do ponto. Observe que a abscissa do ponto é um número do eixo x e a ordenada do ponto é um número do eixo y.

Respostas e comentários

Representação de um polígono no plano cartesiano

BNCC:

Competência geral 1 (a descrição está na página seis).

Competência específica 1 (a descrição está na página sete).

Habilidade ê éfe zero seis ême ah um seis.

Objetivos:

Conhecer a representação do plano carte­siano, os ­elementos dele e as ­nomenclaturas.

Associar pares de números a pontos no plano cartesiano do 1º quadrante.

Representar um polígono no plano cartesiano.

Justificativa

Conhecer o plano cartesiano e associar pares de números a pontos no plano cartesiano é um pré-­requisito importante, entre outras coisas, para que os estudantes consigam representar graficamente as soluções de equações do 1º grau com duas incógnitas, interpretem graficamente sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas ou, ainda, compreendam os gráficos de diferentes funções que estudarão mais adiante. Além disso, são conhecimentos que conduzirão ao desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah um seis.

Mapeando conhecimentos

Explore as noções intuitivas de coordenadas, solicitando aos estudantes que localizem ruas e praças em um guia de ruas ou células em uma planilha eletrônica.

Caso a escola disponha de uma sala de informática, você pode pedir aos estudantes que, no GeoGebra (ou em outro software de geometria dinâmica), representem alguns pontos no 1º quadrante do plano cartesiano e observem os pares de números associados a esses pontos. Aproveite a oportunidade para verificar se sabem que, para cada ponto do plano, está associado um par ordenado e se alguns deles reconhecem que a ordem na qual os números são escritos no par é importante, ou seja, que o par ordenado (6, 7) é diferente do par ordenado (7, 6), por exemplo.

Para as aulas iniciais

Peça aos estudantes que representem no ­GeoGebra (ou em outro software de geometria dinâmica) os pontos ­correspondentes a alguns pares ordenados que você irá ditar. Depois, proponha que construam alguns polígonos que tenham vértices nesses pontos.

Essas sugestões também podem ser implementadas sem os aplicativos digitais, bastando para isso papel para traçar os sistemas de coordenadas ­cartesianas.

(ê éfe zero seis ême ah um seis) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Ícone do boxe Um pouco de história.

Um pouco de história

Faça a atividade no caderno.

René Decárte

René Decárte (1596-1650), matemático, físico e filósofo francês, escreveu, em 1637, O discurso do método, obra que explica o raciocínio científico. Nessa obra, Decárte estabeleceu um sistema de referência para localizar pontos no plano cartesiano. Em seu trabalho, Decárte buscou associar a Geometria à Álgebra, o que contribuiu muito para o desenvolvimento da Matemática.

Ilustração: caricatura de homem de cabelos compridos, sobrancelhas compridas e bigode fino.
Caricatura de René Decárte.

Atividade

Ícone. Atividade em grupo.

Ícone de atividade oral.

Reúna-se com 3 colegas e pesquisem algumas aplicações do plano cartesiano. Depois, compartilhem o que pesquisaram com a turma.

Representação de um polígono

Para representar um polígono no plano cartesiano, podemos associar seus vértices a pares ordenados, unir esses pontos com segmentos de reta e, por fim, pintar o interior da figura.

Observe a representação do polígono ABCD com vértices a(2, 2), B(5, 5), C (5, 3) e D (4, 1) no plano cartesiano.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um quadrilátero azul com vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 2, B de abscissa 5 e ordenada 5, C de abscissa 5 e ordenada 3 e D de abscissa 4 e ordenada 1.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Em seu caderno, construa um plano cartesiano e represente nele os pontos a(2, 2), B (3, 1), C (5, 0), D (0,2), ê (0, 0) e F (3, 4).

2. Determine as coordenadas de cada ponto marcado no plano cartesiano a seguir.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano estão representados os pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 4 e ordenada 3, C de abscissa 5 e ordenada 4, D de abscissa 3 e ordenada 3, E de abscissa 2 e ordenada 0 e F de abscissa 0 e ordenada 2.

3. No caderno, construa um quadrilátero com os vértices nos pontos a(2, 1), B (3, 3), C (4, 3) e D (4, 1). Esse quadrilátero é um paralelogramo ou um trapézio?

4. Conhecendo as coordenadas a(1, 2), B (3, 4) e C (5, 2), que correspondem aos vértices de um quadrado, construa, no plano cartesiano, o quadrado ABCD.

Respostas e comentários

Um pouco de história: Comentário em Orientações.

1. Resposta em Orientações.

2. a(1, 1), B(4, 1), C(5, 4), D(3, 3), ê(2, 0) e F(0, 2)

3. O quadrilátero é um trapézio.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um quadrilátero com vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 1, B de abscissa 3 e ordenada 3, C de abscissa 4 e ordenada 3 e D de abscissa 4 e ordenada 1.

4.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um quadrilátero com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 2, B de abscissa 3 e ordenada 4, C de abscissa 5 e ordenada 2 e D de abscissa 3 e ordenada 0.

Sugira aos estudantes que consultem páginas da internet para fazer a pesquisa sobre aplicações do plano cartesiano. Depois, organize uma roda de conversa para que eles compartilhem as informações encontradas.

Para ampliar o boxe Um pouco de história, é possível propor aos estudantes uma pesquisa, na internet, sobre outras contribuições de René Decárte na ­Matemática ou em outras áreas do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 1 e da competência específica de Matemática 1.

Representação de um polígono

A habilidade ê éfe zero seis ême ah um seis começa a ser trabalhada a partir deste tópico com a ­construção de polígonos, associando seus vértices a pares ordenados no plano cartesiano. O conteúdo mostra como essa associação é feita, e, nas atividades 3 e 4, os estudantes podem aplicar esse conhecimento.

Sugestão de atividade extra

Construa na lousa um plano cartesiano e peça a um estudante que marque nele um ponto a cujas coordenadas sejam, por exemplo, o par ordenado (2, 3). Em seguida, o estudante que marcou o ­ponto a deverá chamar um colega para marcar outro ­ponto (ponto B), dizendo as coordenadas desse ponto. E assim sucessivamente, até que todos os estudantes tenham marcado um ponto no plano cartesiano. O ­último ­estudante a ser chamado pede ao professor que marque o ­último ponto, fechando o ­circuito.

Caso algum estudante troque a ordem, faça as intervenções para ficar claro que o primeiro número do par ordenado corresponde à abscissa e o segundo corresponde à ordenada.

Resposta da atividade 1:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano estão representados os pontos A de abscissa 2 e ordenada 2, B de abscissa 3 e ordenada 1, C de abscissa 5 e ordenada 0, D de abscissa 0 e ordenada 2, E de abscissa 0 e ordenada 0 e F de abscissa 3 e ordenada 4.

Na atividade 4, além de marcar os pontos solicitados no enunciado, os estudantes precisam fazer uma conexão com o conteúdo do capítulo anterior, no qual foram definidas as características de um quadrado, para descobrir qual par ordenado representa o vértice D.

2 Figuras semelhantes

Quando ampliamos ou reduzimos proporcionalmente uma figura sem deformá-la, produzimos uma figura semelhante. Observe a seguir os desenhos que Ana e Caio fizeram ao tentar copiar a imagem do quadro pendurado na parede. Ana parece ter feito uma figura semelhante, mas Caio, não. No desenho de Caio, as medidas não parecem proporcionais à figura original.

Ilustração: Um quadro com fundo bege com a lateral esquerda de um carro vermelho desenhado. Duas setas tracejadas de cima para baixo. Na seta que vai para a esquerda um outro desenho idêntico do carro, sem estar pintado, numa folha bege. Abaixo a legenda Desenho de Ana. Na seta que vai para a direita um desenho de um carro diferente do outro, em uma folha bege. Abaixo a legenda Desenho de Caio.

Ampliação e redução de figuras planas na malha quadriculada

Podemos usar uma malha quadriculada para ampliar ou reduzir figuras planas.

Na ampliação, mantemos as medidas de abertura dos ângulos e multiplicamos todas as medidas de comprimento dos segmentos de reta por um mesmo número maior que 1.

Na redução, também mantemos as medidas de abertura dos ângulos, mas dividimos todas as medidas de comprimento dos segmentos de reta por um mesmo número maior que 1.

Ilustração. Do lado esquerdo, figura que se parece com um robô representado em uma malha quadriculada. A malha é composta de 12 linhas com 9 quadradinhos cada. O robô ocupa 31 quadradinhos.
A cabeça do robô tem formato retangular e é composta de 2 fileiras com 3 quadradinhos cada. 
O pescoço do robô tem um quadradinho.
O tronco tem formato retangular e é composto de 4 fileiras com 3 quadradinhos cada. 
Os braços ocupam dois quadradinhos cada.
As pernas ocupam 2 fileiras com um quadradinho.
E os pés ocupam 2 quadradinhos. Seta para a direita.
Do lado direito, figura que se parece com um robô representado em uma malha quadriculada. A malha é composta de 22 linhas com 16 quadradinhos cada. O robô ocupa 124 quadradinhos.
A cabeça do robô tem formato retangular e é composta de 4 fileiras com 6 quadradinhos cada. 
O pescoço do robô tem formato de quadrado e é composto de 2 fileiras com 2 quadradinhos cada. 
O tronco tem formato retangular e é composto de 8 fileiras com 6 quadradinhos cada. 
Os braços ocupam 8 quadradinhos.
As pernas ocupam 3 fileiras com 2 quadradinhos cada.
Os pés ocupam 2 fileiras com 4 quadradinhos cada.
A figura representada na malha do lado direito é uma ampliação da figura representada na malha do lado esquerdo.

Na ampliação da figura anterior, por quanto multiplicamos cada medida de comprimento?

Ilustração. Do lado esquerdo, figura que se parece com a letra C representada em uma malha quadriculada. A malha é composta de 14 linhas com 11 quadradinhos cada. A figura ocupa 72 desses quadradinhos. Seta para a direita.
Do lado direito, figura que se parece com a letra C representada em uma malha quadriculada. A malha é composta de 6 linhas com 5 quadradinhos cada. A figura ocupa 8 desses quadradinhos.
A figura representada na malha do lado direito é uma redução da figura representada na malha do lado esquerdo.

Na redução da figura anterior, por quanto dividimos cada medida de comprimento?

Respostas e comentários

Primeiro item: por 2

Segundo item: por 3

Figuras semelhantes

BNCC:

Competência específica 8 (a descrição está na página sete).

Habilidade ê éfe zero seis ême ah dois um.

Objetivos:

Compreender as propriedades dos lados e dos ângulos correspondentes em pares de figuras semelhantes.

Construir figuras planas semelhantes em malhas quadriculadas, plano cartesiano e utilizando tecnologias digitais.

Justificativa

A aplicação da ideia de figuras semelhantes pode ser vista em muitas situações do dia a dia; por exemplo, quando imprimimos uma foto em tamanho maior ou menor, quando damos zoom em uma imagem no computador ou no celular, quando temos contato com a planta baixa de uma construção etcétera. Em todas essas situações ampliamos e reduzimos imagens, de modo que é importante compreender o que acontece do ponto de vista matemático quando fazemos isso.

A construção de figuras semelhantes em malhas quadriculadas, no plano cartesiano e utilizando tecnologias digitais, desenvolve a habilidade ê éfe zero seis ême ah dois um.

Mapeando conhecimentos

Explore com os estudantes a ampliação e a redução de figuras no GeoGebra. Para isso, peça que sigam os passos a seguir:

1º passo: Representem um polígono qualquer.

2º passo: Meçam o comprimento dos lados e a medida da abertura dos ângulos internos, usando as ferramentas do ­software.

3º passo: Ampliem ou reduzam o polígono construído e observem o que acontece com as medidas.

Verifique se percebem que as medidas das aberturas dos ângulos correspondentes não são alteradas e as ­medidas do comprimento dos lados correspondentes são proporcionais.

A mesma atividade pode ser realizada com papel quadriculado, régua e transferidor; os estudantes obterão os mesmos resultados e chegarão às mesmas conclusões.

Para as aulas iniciais

Retome o conteúdo de ampliação e redução de figuras da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e peça aos estudantes que façam a atividade 73. ­Reserve um momento para discutir coletivamente essa atividade.

Inicie a abordagem deste tópico perguntando aos estudantes o que eles entendem por semelhança e solicite exemplos. Discuta as respostas, de fórma a esclarecer que uma figura ou um objeto com distorções, como o desenho do carrinho feito por Caio, não é um exemplo de semelhança. Explique que, apesar de na linguagem comum considerarmos “semelhante” o sinônimo de “parecido”, esses termos não são equivalentes na Matemática.

(ê éfe zero seis ême ah dois um) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.

Ampliação e redução de figuras planas no plano cartesiano

Como vimos, para representar polígonos no plano cartesiano, associamos seus vértices a pares ordenados. Dessa fórma, podemos representar o triângulo ABC de vértices a(1, 1), B(2, 3) e C(3, 2) como indicado a seguir.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. No plano está representado um triângulo marrom com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 2 e ordenada 3 e C de abscissa 3 e ordenada 2.

Para reduzir o triângulo ABC anterior, podemos dividir as coordenadas de cada vértice pelo mesmo número e, para ampliá-lo, podemos multiplicar as coordenadas de cada vértice pelo mesmo número. Esse número, em ambos os casos, deve ser maior que 1.

Observe uma redução e uma ampliação do triângulo ABC.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. No plano estão representados três triângulos, um marrom e dois alaranjados. O triângulo alaranjado maior tem vértices nos pontos G de abscissa 3 e ordenada 3, H de abscissa 6 e ordenada 9 e I de abscissa 9 e ordenada 6. O triângulo marrom, tem vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 2 e ordenada 3 e C de abscissa 3 e ordenada 2. O triângulo alaranjado menor tem vértices nos pontos D de abscissa 0,5 e ordenada 0,5, E de abscissa 1 e ordenada 1,5 e F de abscissa 1,5 e ordenada 1.

O triângulo DEF é uma redução do triângulo ABC. Para construí-lo, dividimos as coordenadas dos vértices do triângulo ABC por 2, obtendo os vértices D(0,5; 0,5), E(1; 1,5) e F(1,5; 1).

O triângulo GHI é ­uma ampliação do triângulo ABC. Para construí-lo, multiplicamos as coordenadas dos vértices do triângulo ABC por 3, obtendo os vértices G(3, 3), H(6, 9) e I(9, 6).

Respostas e comentários

Ampliação e redução de figuras planas no plano cartesiano

A habilidade ê éfe zero seis ême ah dois um continua a ser desenvolvida neste tópico, utilizando como meio de ampliação e redução de figuras o plano cartesiano.

Peça aos estudantes que comparem as fórmas de ampliação e redução e façam uma lista com vantagens e desvantagens de utilizar um ou outro método; depois, promova uma roda de conversa para discutir os itens levantados individualmente. Esse tipo de interação favorece o desenvolvimento da competência específica de Matemática 8.

Ícone da seção Tecnologia em foco.

Tecnologias digitais em foco

Ampliação e redução de figuras

Nesta seção utilizamos a ferramenta TucaProg ou outro recurso que seu professor pode indicar para criar um polígono no ­plano cartesiano e obter sua ampliação e redução.

Para resolver alguns problemas com o auxílio de um computador, é necessário utilizarmos algoritmos. Algoritmo é uma sequência finita e bem-definida de passos que resolve um problema ou determina a ordem de realização de uma tarefa.

À esquerda da interface do TucaProg, há um menu com as opções disponíveis, Desenho, Movimento, Repetição e Números. Ao completar as ­instruções, você clica no botão play, disponível nos comandos, e Tuca (o pássaro) desenhará no plano cartesiano de acôrdo com o passo a passo descrito.

Captura de tela da ferramenta TucaProg. Na parte superior esquerda está o logotipo da ferramenta: símbolo de um tucano com bico verde e corpo laranja e preto. Do lado direito do logotipo o nome Tucaprog. Na lateral esquerda, de cima para baixo, há um menu com as ferramentas Desenho, Movimento, Repetição e Números. A ferramenta Desenho está selecionada. À direita das ferramentas, há uma faixa com dois comandos indicados: Na parte superior: voar 1 unidade de distância. Na parte inferior: Deixar rastro na cor azul. À direita da faixa, há a representação de um plano cartesiano com um tucano voando de cima para baixo, com bico encostado na origem e corpo paralelo ao eixo y. No eixo x, estão representados os números menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. No eixo y, estão representados os números menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. No canto inferior esquerdo deste plano há a representação de uma lixeira. Na parte superior do plano, há alguns botões e uma barra para aumentar e diminuir a medida da velocidade.

Construa

Vamos construir o contôrno de um quadrado, montando um bloco de instruções na área de programação, de acôrdo com a sequência a seguir.

1º) Informamos o par ordenado que indica o local onde o Tuca iniciará o desenho.

Captura de tela da ferramenta Tucaprog. Comando Mover Tuca para X, espaço para completar, Y, espaço para completar.
Respostas e comentários

Tecnologias digitais em foco

Ampliação e redução de figuras

BNCC:

Competências gerais 2, 4 e 10 (as descrições estão na ­página seis).

Competência específica 5 (a descrição está na página sete).

Habilidades ê éfe zero seis ême ah dois um e ê éfe zero seis ême ah dois três.

A seção incentiva a criatividade, favorecendo o ­desenvolvimento das competências gerais 2, 4 e 10 e da competência específica de Matemática 5.

Esta atividade contempla a habilidade ê éfe zero seis ême ah dois três, com a construção de uma figura geométrica através de um algoritmo feito em um ­software de programação visual, além de complementar a habilidade ê éfe zero seis ême ah dois um, utilizando tecnologia digital para resolver situações de ampliação e redução de ­figuras planas. Se julgar necessário, proponha um outro recurso que achar pertinente para a realização desta tarefa.

Caso os estudantes perguntem sobre os números negativos, diga que eles estudarão esses números nos anos seguintes, ampliando o trabalho realizado até o momento.

O Tucaprog é uma aplicação de programação visual gratuita, que utiliza a programação visual para facilitar o processo de aprendizagem dos princípios de programação de fórma lúdica, exercitando o pensamento matemático e o raciocínio lógico.

Disponível em: https://oeds.link/UaF6cK. Acesso em: 13 julho 2022.

(ê éfe zero seis ême ah dois um) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.

(ê éfe zero seis ême ah dois três) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etcétera).

Tecnologias digitais em foco

2º) Bloco de repetições: dentro desse bloco, informamos quais instruções serão repetidas e ­quantas vezes.

Captura de tela da ferramenta Tucaprog. Na linha de cima comando Repita, espaço para completar, vezes. Na linha de baixo, comando passos.

3º) Então, indicamos o sentido no qual desejamos que o Tuca gire para começar a desenhar.

Captura de tela da ferramenta Tucaprog. Comando Virar o sentido anti-horário 90°.

4º) Por fim, indicamos a medida da distância que o Tuca deve percorrer voando.

Captura de tela da ferramenta Tucaprog. Comando Voar 1 unidades de distância.

5º) Essas instruções, complementadas com as informações numéricas (coordenadas, quantidades e medidas em grau), produzem o contôrno de um quadrado.

Captura de tela da ferramenta Tucaprog. De cima para baixo, na primeira linha comando Mover Tuca para X, 2 e Y, 2. 
Na segunda linha, o comando Repita 4 vezes.
Na terceira linha, o comando Passos, virar
no sentido anti-horário 90°.
Na quarta linha, o comando Voar 4 unidades de distância.
Print da ferramenta TucaProg. Há a representação de um plano cartesiano com um tucano voando de cima para baixo, com bico encostado no ponto de abscissa 2 e ordenada 2. No eixo x, estão representados os números menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. No eixo y, estão representados os números menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. 
No canto inferior esquerdo deste plano há a representação de uma lixeira. 
Na parte superior do plano, há alguns botões e uma barra para aumentar e diminuir a medida da velocidade. 
Há a representação de um quadrado com contorno preto com vértices nos pontos de abscissa 6 e ordenada 2, abscissa 6 e ordenada 6, abscissa 2 e ordenada 2 e abscissa 2 e ordenada 6.

Explore

Continue a montagem do bloco de instruções, de modo a construir uma ­redução e uma ampliação do contôrno de quadrado obtido.

Respostas e comentários

Antes que os estudantes ­façam a atividade proposta no Explore, questione-os sobre como deve ser o quadrado ampliado e reduzido em relação ao quadrado que construíram anteriormente.

Essa atividade, que demanda habilidades de planejamento, desenvolvimento de algoritmo e repetição, desenvolve o pensamento computacional.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

5. A figura B é uma redução da figura a? Justifique sua resposta.

Esquema. Em uma malha quadriculada, à esquerda está representado um polígono de 5 lados alaranjado. Em cada um dos seus vértices há um ponto preto. Abaixo da figura, a indicação 'Figura A'. A Figura A ocupa dois quadrados inteiros e dois pela metade da malha. À direita está representado um polígono de 5 lados alaranjado. Em cada um dos seus vértices há um ponto preto. Abaixo da figura, a indicação 'Figura B'. A Figura B ocupa um quadrado inteiro e um quarto de um quadrado da malha.

6. Utilize uma folha de papel quadriculado para ampliar a figura a seguir. Multiplique a medida de comprimento de todos os segmentos de reta por 3.

Ilustração. Figura que se parece com um barco representada em uma malha quadriculada. A malha é composta de 13 linhas com 12 quadradinhos cada. O barco ocupa 46 quadradinhos.
A vela do barco, que é verde, ocupa 18 quadradinhos e tem uma bandeira amarela que ocupa 4 quadradinhos no seu topo.
O casco do barco é marrom e ocupa 24 quadradinhos.

7. Em uma folha de papel quadriculado, ­reduza a figura a seguir. Divida a medida de comprimento de todos os segmentos de reta por 2.

Ilustração. Figura que se parece com um emoji amarelo representada em uma malha quadriculada. O emoji lembra a figura de um círculo e possui boca, olhos e sobrancelhas pretas. A malha é composta de 30 linhas com 32 quadradinhos cada.

8. No plano cartesiano, faça uma ampliação do pentágono ABCDE de vértices a(1, 1), B (2, 2), C (3, 2), D (3, 1) e ê (2, 0), de fórma que a medida de comprimento de seus lados tenha o ­dobro das medidas de comprimento dos lados originais.

9. Os pares ordenados (1, 1), (3, 1) e (3, 2) correspondem aos vértices de uma redução do polígono cujos vértices correspondem aos pares ordenados (2, 2), (6, 2) e (6, 4)? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

5. Não, pois a figura B não tem a mesma fórma da figura a.

6. A resposta está na seção Resoluções e comentários das atividades deste Manual do Professor.

7. A resposta está na seção Resoluções e comentários das atividades deste Manual do Professor.

8. Resposta em Orientações.

9. Sim, pois as coordenadas de todos os vértices foram divididas por 2.

As atividades abordam o reconhecimento e a elaboração de figuras semelhantes, contemplando a habilidade ê éfe zero seis ême ah dois um, com o uso de malhas quadriculadas e do plano cartesiano.

Para a realização das atividades 6 e 7, providencie cópias da malha quadriculada.

Veja a seguir como se dará a ampliação do pentágono da atividade 8 no plano cartesiano:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano está representado um polígono de 5 lados cinza com vértices nos pontos A' de abscissa 2 e ordenada 2, B' de abscissa 4 e ordenada 4, C' de abscissa 6 e ordenada 4, D' de abscissa 6 e ordenada 2 e E' de abscissa 4 e ordenada 0.

Sugestão de vídeo

O vídeo Fractals on the art of roughness (Fractais na arte da rugosidade), do canal TED (Technology, Entertainment, Design), traz o estudo feito pelo matemático Benoit Mandelbrot sobre a complexidade dos ­fractais e a maneira como a matemática fractal pode encontrar ordem dentro de padrões que parecem complicados.

Disponível em: https://oeds.link/Vwkuo9. Acesso em: 13 julho 2022.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Representação de um polígono no plano cartesiano

A localização de pontos em um plano é feita com o auxílio de duas retas numéricas perpendiculares, chamadas eixos, que, em geral, indicamos por x (eixo horizontal) e y (eixo vertical). Esses eixos determinam o plano cartesiano. O ponto de intersecção dos dois eixos é denominado origem e é representado pela letra O.

Cada ponto desse plano pode ser representado por dois números entre parênteses, que chamamos par ordenado.

Representação de um polígono

Observe, a seguir, a representação do polígono ABCD com vértices a(1, 1), B(2, 4), C(7, 5) e D(5, 2) no plano cartesiano.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. No plano está representado um quadrilátero alaranjado com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 2 e ordenada 4, C de abscissa 7 e ordenada 5 e D de abscissa 5 e ordenada 2.

1. Escreva as coordenadas de cada ponto marcado no plano cartesiano a seguir.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. No plano estão representados os pontos A de abscissa 0 e ordenada 0, B de abscissa 1 e ordenada 1, C de abscissa 3 e ordenada 2, D de abscissa 4 e ordenada 4, E de abscissa 6 e ordenada 5 e F de abscissa 7 e ordenada 3.

2. Em seu caderno, represente em um plano cartesiano os pontos a(2, 3), B(4, 4), C(3, 6), D(5, 2) e ê(6, 1).

3. Determine os pares ordenados correspondentes aos vértices do trapézio representado no plano cartesiano a seguir.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6. No plano está representado um quadrilátero azul com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 1 e ordenada 4, C de abscissa 4 e ordenada 4 e D de abscissa 6 e ordenada 1.

4. Quais são as coordenadas dos vértices a, B, C, D e ê do pentágono a seguir?

Plano cartesiano representado em uma malha quadriculada. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano está representado um polígono de 5 lados com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 2 e ordenada 3, C de abscissa 4 e ordenada 3, D de abscissa 5 e ordenada 1 e E de abscissa 3 e ordenada 0.

5. Os pares ordenados a(1, 1), B(1, 4), C(4, 4) e D(4, 1) correspondem aos vértices de qual polígono?

6. Construa em um plano cartesiano um triângulo retângulo com um ângulo reto em (2, 0), um vértice em (2, 3) e a base no eixo x com duas unidades a mais de medida de comprimento do que a medida referente à altura.

7. Um triângulo isósceles é construído em um plano cartesiano com a base no eixo x medindo duas unidades de comprimento e com o vértice oposto à base associado ao par ordenado (2, 3). Quais são as coordenadas dos vértices da base?

8. Em seu caderno, construa um plano cartesiano e represente o paralelogramo com vértices nos pontos a(0, 0), B(1, 4), C(6, 5) e D(5, 1).

Respostas e comentários

1. a(0, 0), B(1, 1), C(3, 2), D(4, 4), ê(6, 5) e F(7, 3)

2. Resposta em Orientações.

3. a(1, 1), B(1, 4), C(4, 4) e D(6, 1)

4. a(1, 1), B(2, 3), C(4, 3), D(5, 1) e ê(3, 0)

5. quadrado

6. Resposta em Orientações.

7. (1, 0) e (3, 0)

8. Resposta em Orientações.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Representação de um polígono no plano cartesiano

Amplie a proposta da atividade 1 pedindo aos estudantes que reproduzam no caderno o plano cartesiano e representem os pontos centésimo(2, 3) e E(5, 6). Dessa maneira, espera-se que eles percebam que C e centésimo, ­assim como E e E, são formados pelas mesmas coordenadas mas em ordem ­diferente e, por isso, se encontram em posições diferentes no plano cartesiano.

Resposta da atividade 2:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. No plano estão representados os pontos A de abscissa 2 e ordenada 3, B de abscissa 4 e ordenada 4, C de abscissa 3 e ordenada 6, D de abscissa 5 e ordenada 2 e E de abscissa 6 e ordenada 1.

Após os estudantes concluírem a atividade 3, chame a atenção para o fato de que a figura é um trapézio retângulo, pois apresenta um ângulo interno com abertura medindo 90graus.

Amplie a proposta da atividade 4 propondo as seguintes questões aos estudantes: “Algum lado do pentágono é paralelo ao eixo das abscissas? Qual? Como vocês sabem?” Espera-se que os estudantes percebam que o lado

segmento de reta BC

é paralelo ao eixo das abscissas, pois os pontos B e C têm a mesma ordenada.

Na atividade 5, os estudantes devem reconhecer de antemão que o polígono é um quadrilátero, pois tem apenas 4 vértices. Em seguida, incentive-os a representar este quadrilátero no plano cartesiano, para que percebam que se trata de um quadrado:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 No plano está representado um quadrilátero verde com vértices nos pontos A de abscissa 1 e ordenada 1, B de abscissa 1 e ordenada 4, C de abscissa 4 e ordenada 4 e D de abscissa 4 e ordenada 1.

Resposta da atividade 6:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano está representado um triângulo azul com vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 0, B de abscissa 2 e ordenada 3 e C de abscissa 7 e ordenada 0.

Oriente os estudantes a traduzir o enunciado da atividade 7 por meio de uma figura, para conseguir determinar com mais facilidade as coordenadas dos vértices da base do triângulo isósceles:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, e 3 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2 e 3. No plano está representado um triângulo azul com vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 3, B de abscissa 1 e ordenada 0 e C de abscissa 3 e ordenada 0.

Resposta da atividade 8:

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um quadrilátero verde com vértices nos pontos P de abscissa 3 e ordenada 1, Q de abscissa 2 e ordenada 4, R de abscissa 5 e ordenada 3 e S de abscissa 6 e ordenada 1.

Figuras semelhantes

Ampliação e redução de figuras planas em malha quadriculada

Podemos usar uma malha quadriculada para ampliar ou reduzir figuras planas.

Esquema. Em uma malha quadriculada, de 6 linhas com 13 quadradinhos cada, da esquerda para a direita: a primeira figura é um quadrado alaranjado que ocupa 1 quadradinho. Abaixo do quadrado a indicação 'Redução'. A segunda figura é um quadrado alaranjado que ocupa 4 quadradinhos. Abaixo do quadrado a indicação 'Original'. A terceira figura é um quadrado alaranjado que ocupa 16 quadradinhos. Abaixo do quadrado a indicação 'Ampliação'.

Na ampliação, mantemos as medidas de abertura dos ângulos e multiplicamos todas as ­medidas de comprimento dos segmentos de reta por um mesmo número maior que 1.

Na redução, também mantemos as medidas de abertura dos ângulos, mas dividimos as ­medidas de comprimento dos segmentos de reta por um mesmo número maior que 1.

Ampliação e redução de figuras planas no plano cartesiano

O triângulo GHI é uma ampliação do triângulo ABC e o triângulo DEF é uma redução do triângulo ABC.

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. No plano estão representados três triângulos roxos. O triângulo maior tem vértices nos pontos G de abscissa 4 e ordenada 4, H de abscissa 6 e ordenada 8 e I de abscissa 8 e ordenada 4. O triângulo médio, tem vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 2, B de abscissa 3 e ordenada 4 e C de abscissa 4 e ordenada 3. O triângulo menor tem vértices nos pontos D de abscissa 1 e ordenada 1, E de abscissa 1,5 e ordenada 2 e F de abscissa 2 e ordenada 1.

Para reduzir o triângulo ABC anterior, podemos dividir as coordenadas de cada vértice pelo mesmo número e, para ampliá-lo, podemos multiplicar as coordenadas de cada vértice por um mesmo número. Esse número, em ambos os casos, deve ser maior que 1.

9. A figura B é uma ampliação da figura a? Justifique sua resposta.

Ilustração. Em uma malha quadriculada, de 13 linhas com 6 quadradinhos cada, de cima para baixo: a primeira figura é um triângulo alaranjado que ocupa aproximadamente 3 quadradinhos. Abaixo do triângulo a indicação ‘Figura A’. A segunda figura é um triângulo alaranjado que ocupa aproximadamente 8 quadradinhos. Abaixo do triângulo a indicação ‘Figura B’.

10. Em uma folha de papel quadriculado, amplie a figura a seguir. Multiplique a medida de comprimento de todos os segmentos de reta por 2.

Ilustração. Malha quadriculada, de 11 linhas com 6 quadradinhos cada com a representação de uma figura verde. De cima para baixo, na terceira linha, da esquerda para a direita, a partir do segundo, há 4 quadrados verdes. Nas quarta, quinta e sexta linhas, da esquerda para a direita, a partir do segundo, há dois quadrados verdes em cada. Nas sétima, oitava e nona linhas, da esquerda para a direita, a partir do segundo quadradinho, há 3 quadradinhos verdes.

11. O polígono representado a seguir é uma redução do polígono com os vértices associados aos pontos a(6, 2), B(4, 8), C(10, 6) e D(12, 2)?

Plano cartesiano. Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um quadrilátero verde com vértices nos pontos P de abscissa 3 e ordenada 1, Q de abscissa 2 e ordenada 4, R de abscissa 5 e ordenada 3 e S de abscissa 6 e ordenada 1.
Respostas e comentários

9. Não, porque elas não são figuras semelhantes (as medidas de comprimento dos lados correspondentes das figuras a e B não são proporcionais).

10. Resposta em Orientações.

11. Sim, pois todas as coordenadas foram divididas por 2.

Na atividade 9, espera-se que os estudantes percebam que o triângulo B não representa uma ampliação do triângulo a, pois a medida do comprimento de um dos lados do triângulo B tem o dôbro da medida do comprimento de um dos lados do triângulo a, mas a medida do comprimento do outro lado do triângulo B não tem o dôbro da medida do comprimento do outro lado do triângulo a.

Resposta da atividade 10:

Ilustração. Malha quadriculada, de 16 linhas com 10 quadradinhos cada com a representação de uma figura verde. De cima para baixo, na segunda e na terceira linha, da esquerda para a direita, a partir do segundo, há 8 quadradinhos verdes. Da quarta até a nona linha, da esquerda para a direita, a partir do segundo, há quatro quadradinhos verdes em cada. Da décima até a décima quinta linha, da esquerda para a direita, a partir do segundo quadradinho, há 6 quadradinhos verdes.

Na atividade 11, oriente os estudantes a representar em um mesmo plano cartesiano os quadriláteros ABCD e PQRS. Desta fórma, poderão compará-los e perceber que PQRS é uma redução de ABCD. Eles também podem fazer a atividade apenas comparando as coordenadas dos vértices destes quadriláteros. Nesse caso, espera-se que percebam que as coordenadas dos vértices de ABCD são iguais às coordenadas dos vértices de PQRS divididas por 2.

É hora de extrapolar

Faça as atividades no caderno.

Ícone do tema PLURALIDADE CULTURAL.

Você já pensou em como os murais são feitos?

A arte do grafite, diretamente conectada ao movimento hip-hop, tornou-se popular na década de 1970 nos bairros de Nova iórque como um tipo de manifestação, por meio de desenhos e mensagens, para expressar a realidade dos menos favorecidos e refletir sobre ela. Ao mesmo tempo, artistas brasileiros desenvolveram as próprias técnicas, alguns com um toque de brasilidade, e se tornaram conhecidos mundialmente. Hoje em dia, os grafites estão cada vez mais presentes nos espaços públicos: tornando a arte acessível à população, propiciando a reflexão e a crítica a problemas sociais e contribuindo para a revitalização urbana, como o mural Etnias, do artista brasileiro Eduardo Kobra.

Conheça mais

Você pode conhecer telas e projetos de Eduardo Kobra acessando a página oficial do artista na internet.

Objetivos: Pesquisar a arte do grafite e a técnica de ampliação de desenhos para a realização de obras de arte, que serão expostas na sala de aula e na escola.

Etapa 1: Análise do mural Etnias.

Fotografia: Um enorme mural pintado em uma parede. No centro uma imagem de um menino indígena, com cocar e rosto pintado com traçados amarelos, azuis, vermelhos, laranjas e verdes. No lado direito do painel, está a imagem de uma mulher negra com cabelos longos e encaracolados. Próximo a essa imagem duas mulheres andam pela calçada. O dia está ensolarado sem nuvens no céu.
Em 2016, Eduardo Kobra e sua equipe realizaram o maior grafite do planeta, o mural Etnias, com 3 mil metros quadrados, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O mural traz os representantes de cinco povos, um de cada continente: os Mursi (África), os Kayin (Ásia), os Tapajós (Américas), os Supi (Europa) e os Huli (Oceania).

1.

Ícone. Atividade em grupo.

Reúna-se em grupo com os colegas, analisem o mural da foto e respondam às questões.

a) Quais povos foram representados no mural?

b) Em entrevista, Kobra disse que o mural procura passar a mensagem de paz e união dos povos. Vocês acham que, de fato, a obra transmite essa mensagem? Justifiquem.

c) Como vocês acham que foi feita essa obra de arte? Que materiais e técnicas foram usados?

d) Quais figuras geométricas planas é possível identificar na obra apresentada?

2.

Ícone. Atividade em grupo.

Leiam o texto sobre a quantidade de tinta e o tempo de elaboração do mural.

“Na confecção da obra, foram usadas 3 mil latas de spray, 700 litros de tinta colorida e .1800 litros de tinta branca para o fundo. Para que ficasse pronta antes da Rio-2016, Eduardo Kobra e sua equipe encararam uma maratona de 12 horas de trabalhos diários durante dois meses. E essa não foi a única parte complicada: ele estima ter levado três meses para chegar ao resultado final do desenho, fruto de uma pesquisa profunda sobre povos nativos ao redor do globo.”

Disponível em: https://oeds.link/YgMwrj. Acesso em: 2 maio 2022.

a) Qual foi o total de tinta, em litro, usado no mural? Que porcentagem representa a quantidade de tinta colorida? E de tinta branca?

b) Quantos meses foram necessários para finalizar o mural, considerando todas as etapas? ­Que porcentagem representa o tempo gasto apenas para chegar ao resultado final do desenho, antes de iniciar o trabalho na parede?

Respostas e comentários

1. a) Os Mursi (África), os Kayin (Ásia), os Tapajós (Américas), os Supi (Europa) e os Huli (Oceania).

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas pessoais.

1. d) Espera-se que os estudantes identifiquem triângulos e quadriláteros.

2. a) .2500 litros de tinta; 28%; 72%

2. b) 5 meses; 60%

É hora de extrapolar

BNCC:

Competências gerais 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 (as descrições estão na página sete).

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema PLURALIDADE CULTURAL.

A seção propõe o fechamento da unidade por meio de um trabalho colaborativo que retoma o tema de abertura da unidade e explora a pesquisa, a comunicação e a elaboração de um produto final (obras de arte), que será compartilhado com a turma e com a ­comunidade escolar.

Com a finalidade de organizar o trabalho, a seção é dividida em etapas que ­promovem:

Entendimento do contexto e dos objetivos do trabalho a ser realizado.

Pesquisa coletiva.

Elaboração, em grupo, da obra de arte.

Apresentação e exposição.

Reflexão e síntese do trabalho. As etapas de pesquisa e elaboração podem ser feitas extraclasse. Verifique o perfil dos estudantes e oriente-os com relação ao prazo, aos materiais e a outros aspectos necessários à realização do trabalho.

A seção também favorece o desenvolvimento das competências gerais 2, 3, 4, 6, 7, 9 e 10 e das competências específicas de Matemática 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8, procurando mobilizar conteúdos estudados nos capítulos que integram a unidade. Portanto, é recomendável trabalhar a seção depois de estudar os capítulos, mas, se preferir trabalhar as etapas da seção à medida que os capítulos forem estudados, atente para os conhecimentos prévios necessários.

Sugestão de vídeo

Para enriquecer o trabalho da seção, ­apresente o ví­deo Como foi feito o maior mural de grafitti do mundo, da Olympic Channel.

Disponível em: https://oeds.link/2stOq8 Acesso em: 13 julho 2022.

O item d da atividade 1 (etapa 1) retoma um dos questionamentos feitos na abertura desta Unidade. Espera-se que os estudantes identifiquem triângulos e quadriláteros no mural Etnias, de Eduardo Kobra. Você pode ampliar a proposta deste item e apresentar outras obras do artista para que os estudantes identifiquem as figuras geométricas planas presentes nelas.

Ícone. Atividade em grupo.

Etapa 2: Pesquisa sobre a arte do grafite e o uso da técnica de ampliação de desenhos.

3. Pesquisem em jornais, revistas e na internet:

o significado da expressão “grafite”;

técnicas usadas por grafiteiros;

mulheres grafiteiras e suas obras.

4. Para a realização de suas obras, Kobra, ­assim como muitos artistas, desenha primeiro no papel. Em seguida, usa uma malha quadri­culada com referências de localização, como no jôgo “batalha-naval”, numerando as linhas e as colunas. Assim, depois de preparar e quadricular o muro, com quadrados maiores, usando as mesmas referências do papel, é necessário reproduzir no muro o que foi feito no papel.

Fotografia: um homem branco, com camiseta branca, chapéu marrom, está grafitando uma parede. Na sua mão esquerda ele segura a lata de spray de tinta. Na mão direita ele segura uma folha sobre uma madeira com o desenho que ele está reproduzindo na parede. Do desenho que ele está segurando, sai um círculo destacando o desenho em um tamanho maior onde é possível identificar uma pessoa negra com pinturas verdes, vermelhas e amarelas no rosto. A pessoa tem um adereço na cabeça que tem enfeites ao lado do rosto
Técnica utilizada por Eduardo Kobra para a confecção de suas obras de arte.

a) Em uma malha quadriculada, numerem as linhas e as colunas e desenhem figuras geométricas planas (retângulos, ­triângulos, pentágonos etcétera).

b) Em uma cartolina, tracem uma malha quadriculada, com quadrados maiores, e reproduzam as figuras geométricas feitas anteriormente, respeitando as referências de localização de cada quadrado.

Ícone. Atividade em grupo.

Etapa 3: Elaboração de obras de arte com a técnica de ampliação.

5. Escolham um tema ou uma mensagem que julguem importante e que possa ser representado(a) com um desenho: meio ambiente, diversidade cultural, cidadania etcétera.

6. Façam em uma malha quadriculada um desenho que expresse a mensagem escolhida pelo grupo.

7. Reproduzam o desenho em uma cartolina, mas em tamanho maior, usando a técnica estudada.

8. Agora, façam um desenho em um malha quadriculada e peçam a outro grupo que faça a ampliação ­do desenho em uma cartolina.

Ícone. Atividade em grupo.

Etapa 4: Exposição e análise das obras de arte.

9. Disponibilizem as obras criadas pelo grupo para que os outros analisem e opinem sobre o signi­ficado e a mensagem representada em cada obra.

10. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.

11. Se possível, escolham uma ou mais obras para serem reproduzidas em paredes da escola.

Ícone. Atividade em grupo.

Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.

12. Algumas questões que devem ser discutidas:

a) As obras de arte atenderam aos objetivos propostos?

b) Vocês acreditam que a arte pode levar à reflexão de problemas sociais?

13. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.

Respostas e comentários

4. a) Resposta pessoal.

4. b) Resposta pessoal.

12. a) Resposta pessoal.

12. b) Resposta pessoal.

Antes de iniciar a etapa 2, discuta com os estudantes a proposta da criação do mural “Etnias”, abordando temas como discriminação e educação das relações ­étnico-raciais.

A atividade 4 da etapa 2 descreve como o artista faz para reproduzir suas obras nos muros, retomando um dos questionamentos feitos na abertura desta Unidade. É importante que os estudantes reconheçam que o artista utiliza técnicas de ampliação de figuras.