Capítulo 12 Probabilidade e estatística
Trocando ideias
A energia eólica é a energia gerada a partir dos ventos. Considerada uma fonte de energia limpa e renovável, ela ganhou relevância na composição da matriz elétrica, ocupando hoje o terceiro lugar em geração, ficando atrás da hidrelétrica e da térmica. Observe os gráficos a seguir.
MWglossário
Dados obtidos em: https://oeds.link/E5Yxf5. Acesso em: 5 maio 2022.
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Qual é a importância do uso de fontes de energia renováveis? Converse com os colegas.
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Em que situações, gráficos como os que aparecem nesta página são utilizados?
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Tire algumas conclusões com base nesses gráficos e compartilhe com os colegas.
Neste capítulo, vamos estudar diferentes tipos de gráficos estatísticos, as etapas de uma pesquisa e o conceito de probabilidade.
Respostas e comentários
Trocando ideias: primeiro item: resposta pessoal; segundo item: gráfico de barras simples verticais: é usado para comparar informações.
Gráfico de segmentos: é usado para representar a variação de algum fato ao longo do tempo; terceiro item: respostas pessoais.
CAPÍTULO 12 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Trocando ideias
BNCC:
• Competências gerais 4, 7 e 9 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 4, 6 e 8 (as descrições estão na página sete).
Objetivos:
• Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre gráficos de barras simples verticais e de segmentos.
• Abordar a importância do uso de fontes renováveis de energia.
Tema contemporâneo transversal:
Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem o que são fontes renováveis de energia e peça que citem alguns exemplos. Em seguida, comente sobre a energia eólica. Explique que ela é gerada com a movimentação de grandes turbinas, chamadas de aerogeradores. Parecidos com cata-ventos ou moinhos, esses aerogeradores são instalados em regiões onde há ventos que sopram quase sempre na mesma direção (vento predominante). Se possível, mostre algumas imagens deles à turma. Depois, solicite que respondam à primeira questão.
Dê um tempo para que conversem sobre a importância do uso das fontes renováveis de energia e, depois, enfatize que o emprêgo de tais fontes contribui para a preservação do meio ambiente e tem bom custo-benefício. Se achar oportuno, convide o professor de Ciências para enriquecer o debate.
As outras duas questões estão relacionadas aos gráficos e permitem que você faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a leitura e interpretação de gráficos de barras simples verticais e de gráficos de segmentos. A segunda questão também serve para que você perceba se eles reconhecem a finalidade de cada um desses gráficos.
Para orientá-los na última questão, proponha algumas questões do tipo: ”Em que ano foi instalada a maior potência de energia eólica”; “Em que ano foram instalados .7613 mégavats de energia eólica?“; “O que aconteceu com a potência instalada de energia eólica de um ano para o outro entre 2010 e 2020?”; “O que podemos concluir sobre a participação da energia eólica na matriz elétrica do Brasil entre 2010 e 2024?”.
Como nessas questões os estudantes lidam com gráficos e o registro em língua materna, a competência geral 4 e a competência específica 6 da Bê êne cê cê têm o seu desenvolvimento favorecido. Além disso, eles devem produzir argumentos convincentes com base em dados confiáveis, o que leva ao desenvolvimento da competência geral 7 e da competência específica 4. Por fim, em todo o processo, são incentivados a dialogar e a compartilhar suas ideias, o que contribui para o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8.
1 Probabilidade
A probabilidade é a medida da chance de algo acontecer.
A seguir, vamos estudar como calcular o número de possibilidades e a probabilidade.
Cálculo do número de possibilidades
Quando queremos escolher uma roupa, um lanche, um filme ou o sabor de um sorvete, por exemplo, pode haver mais de uma possibilidade de escolha.
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Cláudio tem cartões com os algarismos 4, 5 e 6. Ele quer formar um número de três algarismos utilizando esses três cartões. Quantos números ele pode representar com esses cartões?
As possibilidades de números que Cláudio pode formar estão apresentadas a seguir.
Portanto, Cláudio pode representar 6 números com os três cartões.
Situação 2
Alice tem duas caixas, cada uma com quatro bolas de cores diferentes. Ela resolveu levar uma bola de cada caixa para o colégio. Quantos pares diferentes de bolas podem ser formados por Alice?
Podemos listar todas as possibilidades de pares com a ajuda do esquema a seguir.
O esquema apresentado é um exemplo de árvore de possibilidades.
Portanto, Alice pode formar 16 pares diferentes de bolas.
Respostas e comentários
Probabilidade
BNCC:
• Competência específica 1 (a descrição está na página sete).
• Habilidades ê éfe zero seis ême ah três zero e ê éfe zero seis ême ah três quatro.
Objetivos:
• Compreender o conceito de probabilidade.
• Calcular a probabilidade de ocorrência de um evento.
Justificativa
Frequentemente nos deparamos com atividades cujo resultado final não podemos prever com exatidão, e isso justifica a importância de compreender o conceito de probabilidade. Além disso, o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah três zero passa pelo entendimento do sentido da aleatoriedade de um evento, pela identificação dos resultados possíveis de um experimento aleatório e pela compreensão desse conceito. Calcular a probabilidade de um evento ocorrer é uma consequência do entendimento desse conceito e pode ajudar os estudantes a resolver inúmeros problemas práticos.
Mapeando conhecimentos
Reúna os estudantes em duplas e distribua para cada dupla um “dado honesto”. Em um primeiro momento, deixe-os livres para brincar e analisar o dado. Depois, proponha os seguintes questionamentos:
• Quais são os possíveis resultados que podem obter ao lançar o dado?
• A chance de obter uma face com número par é maior ou menor do que a de obter uma face com número ímpar? Por quê?
• Qual é a probabilidade de obter qualquer uma das faces? E a probabilidade de obter uma face com número par?
Para as aulas iniciais
Recorde o conceito de probabilidade, reúna os estudantes novamente em duplas e distribua duas “moedas honestas” para cada dupla. Depois, peça que identifiquem os resultados possíveis e determinem, por exemplo, a probabilidade de obter duas “caras” e a probabilidade de obter uma “cara” e uma “coroa” ao lançar as duas moedas.
Você também pode retomar como é feito o cálculo do número de possibilidades utilizando como apôio o texto da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e, em seguida, fazer com a turma as atividades 83 e 84.
( ê éfe zero seis ême ah três zero) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional ( fórma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
( ê éfe zero seis ême ah três quatro) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etcétera).
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Henrique ganhou camisas e bermudas novas. Entre as camisas havia uma vermelha, uma azul e uma preta e, entre as bermudas, havia uma azul e uma branca. Faça uma árvore de possibilidades com todas as combinações entre camisas e bermudas que podem ser montadas por Henrique.
2. Desenhe 10 bandeiras. Em seguida, pinte-as com as cores azul, vermelha e amarela, colocando-as em diferentes posições. Depois, determine quantas bandeiras diferentes é possível obter usando apenas essas três cores.
3. Determine todas as adições possíveis de dois números naturais cuja soma seja 6.
4. Observe a placa e responda à questão.
• Quantas placas distintas existem como anterior, alterando apenas a ordem das três primeiras letras?
5. Escreva um exemplo de situação com várias possibilidades.
6. O restaurante em que Roberto almoça vai servir hoje:
Qual é o total de opções para Roberto escolher um macarrão com môlho e uma sobremesa?
Cálculo de probabilidade
Ao lançar uma “moeda honestaglossário ”, conseguimos prever se vai sair cara ou se vai sair coroa? Quando nos inscrevemos num sorteio, conseguimos saber quem será sorteado? Ao lançar um “dado honestoglossário ”, conseguimos garantir que número aparecerá na face superior?
Esses são exemplos de situações cujo resultado não conseguimos prever exatamente e, por isso, são chamadas de experimentos aleatórios. No entanto, podemos medir a chance desses resultados ocorrerem calculando o que chamamos de probabilidade.
Por exemplo, ao lançar uma “moeda honesta”, qual é a probabilidade de sair coroa?
Os resultados possíveis ao lançar uma “moeda honesta”, são cara e coroa. A chance de sair coroa, ao lançar uma “moeda honesta”, é de uma em duas possibilidades. Assim, dizemos que a probabilidade de sair coroa é de
meio.ou 0,5 ou 50%.
Respostas e comentários
1.
2. 6 bandeiras.
Az: azul; Vm: vermelha; ei ém: amarela.
3. 0 + 6 = 6; 1 + 5 = 6; 2 + 4 = 6; 3 + 3 = 6; 4 + 2 = 6; 5 + 1 = 6; 6 + 0 = 6
4. 6 placas
5. Resposta pessoal.
6. 24 opções
Cálculo do número de possibilidades
Ao abordar o cálculo do número de possibilidades, é importante trabalhar bem a noção para evitar a confusão comum entre possibilidade e probabilidade: o termo “possibilidade” designa a contagem do que pode ocorrer em uma situação; “probabilidade”, por sua vez, designa uma medida da incerteza da ocorrência de cada uma das possibilidades.
• Na atividade 4, caso os estudantes apresentem dificuldades para determinar todas as possibilidades de placas alterando apenas a ordem das três primeiras letras, observe a estratégia que usam e, se achar conveniente, dê a dica de uma possível estratégia: escolhida a primeira letra, determine todas as placas formadas iniciando por essa letra.
• Para a atividade 5, incentive os estudantes a citar situações que exemplifiquem o cotidiano deles, podendo remeter a experiências vividas tanto no âmbito familiar como entre amigos ou colegas na comunidade escolar.
Cálculo de probabilidade
Antes de explorar a noção de experimento aleatório, é possível discutir com os estudantes o significado do termo “aleatório”, que está associado à dependência de um acontecimento incerto. Para que possam, de fato, compreender a noção de experimento aleatório, é importante que, nas aulas, eles tenham a oportunidade de simular sorteios ou experimentos, como lançar uma “moeda honesta” determinado número de vezes e avaliar a ocorrência de “caras” e “coroas”, lançar um “dado honesto” determinado número de vezes e observar a ocorrência de cada face etcétera.
Sugestão de atividade extra
Ao introduzir as noções de probabilidade e de estatística, peça aos estudantes que busquem a origem desses termos, para que possam começar a compreender seus significados, promovendo assim o desenvolvimento da competência específica 1 de Matemática. Também pode ser proposta uma pesquisa a respeito do desenvolvimento histórico da probabilidade e da estatística. Se achar conveniente, apresente, como recurso, os áudios disponíveis no portal da coleção M3 Matemática Multimídia, da unicâmpi.
Agora, acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Cláudio escreveu todos os números de três algarismos usando apenas os algarismos 4, 5 e 6 e os colocou em um saco. Qual é a probabilidade de uma pessoa retirar, sem ver, um número par desse saco?
Há 6 números no saco: 456, 546, 645, 465, 564 e 654.
Entre os resultados possíveis existem 4 números pares: 456, 546, 564 e 654. Ou seja, há 4 resultados favoráveis em 6 resultados possíveis.
Portanto, a probabilidade de uma pessoa retirar, sem ver, um número par do saco é:
ou, aproximadamente, 0,66 ou 66%.
Situação 2
Jéferson e Cleide foram à sorveteria. Enquanto Cleide retirava os sorvetes no balcão, Jéferson procurava um lugar para eles sentarem. Mas Jéferson se esqueceu de dizer à amiga quais eram os sabores das bolas de sorvete que ele queria: uma de limão e outra de morango.
A sorveteria oferece cinco sabores: morango, creme, limão, chocolate e abacaxi. Cleide sabia apenas que Jéferson gostaria de duas bolas de sabores diferentes. Qual é a probabilidade de Cleide acertar a combinação de sabores de sorvete do amigo?
Os cinco sabores – morango, creme, limão, chocolate e abacaxi – podem ser combinados da seguinte maneira:
Portanto, existem 10 possibilidades para combinar dois sabores.
A probabilidade de Cleide acertar os sabores que Jéferson deseja é de 1 em 10, ou seja,
Sentença matemática: Fração um décimo.ou 0,1 ou 10%.
Observação
1. A probabilidade pode ser indicada por uma fração, por um número na fórma decimal ou por uma porcentagem.
2. A probabilidade é um número que varia de 0 a 1.
3. O cálculo da probabilidade é feito para os resultados de experimentos aleatórios.
Respostas e comentários
Antes de explorar as situações apresentadas, complemente a introdução sobre o cálculo de probabilidade com as seguintes questões: “Ao me inscrever em um sorteio com 50 participantes, qual é a probabilidade de eu ser sorteado?”; “Ao lançar um ‘dado honesto’, qual é a probabilidade de sair o número 6 na face superior?”. Verifique se os estudantes listam as possibilidades de cada evento e se expressam a fórma de medir a chance de o evento desejado acontecer (cálculo da probabilidade). Caso considere oportuno, realize experimentos sucessivos em sala de aula de acôrdo com os exemplos dados (sortear um participante entre 50 participantes; lançar um “dado honesto” e obter a face 6).
É possível chamar a atenção dos estudantes para que percebam que a probabilidade exprime a comparação entre o número de possibilidades favoráveis e o total de possibilidades de ocorrência de um experimento. Ou seja, a fração que representa a probabilidade expressa uma comparação entre dois números naturais. Quando isso ocorre, dizemos que essa ideia de fração está associada à de razão. Por exemplo:
3 em
7, abre parênteses, fração 3 sétimos, fecha parênteses., 31 em
100, abre parênteses, fração 31 centésimos, fecha parênteses., 1 em
2, abre parênteses, fração 1 meio, fecha parêntesesetcétera
Então, deve ficar claro para os estudantes que a probabilidade pode ser representada tanto por uma fração irredutível como por um número decimal ou uma porcentagem.
É fundamental levá-los a concluir, por meio de reflexões, que não faz sentido obter probabilidade negativa (uma vez que, para isso, o número de possibilidades favoráveis ou o número total de possibilidades deve ser negativo) e que também não faz sentido probabilidade maior que 1 (já que isso implicaria a existência de um experimento com um número de possibilidades favoráveis maior do que o número total de possibilidades). Dessa maneira, devemos concluir que a probabilidade é um número que varia de 0 a 1, em que o 0 diz respeito à impossibilidade de um evento ocorrer e o 1, à certeza de que o evento ocorrerá.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Ana Laura colocou 13 bolas amarelas, 10 roxas e duas verdes dentro de um saco preto. Em seguida, solicitou a um amigo que sorteasse uma bola. Qual é a probabilidade de a bola sorteada ser verde?
8. Qual é a probabilidade de ser sorteado um número ímpar no conjunto de números a seguir?
9.
Reúna-se com um colega e faça o que se pede. Vocês vão precisar de uma moeda, um lápis ou uma caneta e uma folha de papel sulfite ou o caderno.
a) Reproduzam o quadro a seguir em uma folha do sulfite ou caderno. Agora, cada um deve lançar uma “moeda honesta” 10 vezes e, após cada lançamento, registrar as ocorrências no quadro: se apareceu “cara” ou “coroa”.
Resultado |
Quantidade de vezes que saiu cada resultado |
|
---|---|---|
Cara |
||
Coroa |
Observe um exemplo de como o quadro deverá ser preenchido.
Resultado |
Quantidade de vezes que saiu cada resultado |
|
---|---|---|
Cara |
/ / / / / / / |
7 |
Coroa |
/ / / |
3 |
b) Reproduzam este outro quadro em uma folha de sulfite ou caderno. Agora, cada um deve lançar uma “moeda honesta” 40 vezes e registrar as ocorrências no quadro.
Resultado |
Quantidade de vezes que saiu cada resultado |
|
---|---|---|
Cara |
||
Coroa |
c) Qual foi a face da “moeda honesta” que apareceu mais vezes nos 10 lançamentos? Qual é o percentual de ocorrência dessa face com relação ao total de lançamentos?
d) Qual foi a face da “moeda honesta” que apareceu mais vezes nos 40 lançamentos? Qual é o percentual de ocorrência dessa face com relação ao total de lançamentos?
e)
Observe as porcentagens dos itens anteriores sobre o lançamento de uma “moeda honesta”. Se lançarmos a “moeda honesta” mais uma vez, podemos afirmar com certeza que face aparecerá? Justifiquem a sua resposta.
f)
O que aconteceria com a porcentagem de ocorrências de “caras” e “coroas” se vocês lançassem a “moeda honesta” .50000 vezes?
Respostas e comentários
7.
2 sobre 258.
Sentença matemática. Fração Dois terços.ou, aproximadamente, 0,67 ou 67%.
9. As respostas dos itens c, d e ê dependem dos dados apresentados nos quadros. A tendência é que o percentual de ocorrência fique mais próximo de 50%
Abre parênteses, fração 1 meio, fecha parênteses.com o aumento de lançamentos.
9. f) Espera-se que os estudantes percebam que seria próximo de 50%.
• Para ampliar a atividade 8, se julgar interessante, faça outras perguntas aos estudantes: “Qual é a probabilidade de ser sorteado um número par?”; “Qual é a probabilidade de ser sorteado um número divisível por 3? E um número divisível por 6?”. Dessa maneira, é possível recordar também outros conteúdos já estudados por eles.
abre parênteses, respostas: 1 sobre 3; 17 sobre 30; 1 sobre 5, fecha parênteses.10. Júlio e Carla estão brincando com um “dado honesto”. Depois de cada lançamento feito por Júlio, Carla registra, no quadro, o número que aparece na face superior do “dado honesto”. Ela já registrou o resultado de 25 lançamentos. Agora, observe a conclusão de Júlio após observar os registros feitos por Carla. Você concorda com Júlio?
11. Carlos trabalha na companhia de trânsito da cidade, atuando no departamento responsável pela análise dos dados. Ele precisa entregar um estudo sobre acidentes para o mês de maio. Para isso, dispõe dos seguintes dados:
Mês |
Acidentes causados por excesso de velocidade |
Total de acidentes |
---|---|---|
Janeiro |
53 |
1.000 |
Fevereiro |
56 |
1.042 |
Março |
79 |
1.572 |
Abril |
74 |
1.500 |
Dados obtidos pela companhia de trânsito da cidade de Carlos no 1º quadrimestre de 2024.
• Entre o total de acidentes esperados para o mês de maio, qual é o percentual estimado daqueles causados por excesso de velocidade?
12.
A professora Marta construiu um fluxograma para verificar se o resultado de um experimento aleatório é certo ou impossível.
Agora, utilize o fluxograma para classificar estes resultados dos experimentos aleatórios dados.
A: Lançar dois “dados honestos” e a soma das faces obtidas ser 15.
B: Lançar um “dado honesto” e sair um número de 1 a 6.
C: Lançar um “dado honesto” e sair um número par.
13.
Considere a figura a seguir e crie uma questão que envolva probabilidade. Peça a um colega que a resolva e, depois, corrija-a.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
Cara ou coroa?
Duração: 7:44min. Página: 275.
>> [LOCUTOR] Cara ou coroa?
>> [Locutor] Algumas situações do nosso dia a dia podem ser analisadas por meio da estatística e de cálculos de probabilidade. As chances de chover em determinado lugar, de se nascer com olhos azuis ou até mesmo de tirar cara num simples lançamento de moeda são alguns dos exemplos que envolvem o cálculo de probabilidade.
>> [Locutor] Conversamos a respeito desse tema com Cileda de Queiroz, Matemática e especialista em Educação Estatística. Vamos ouvi-la?
>> [Locutor] Você poderia dar uma breve definição de probabilidade? Em que situações do dia a dia nós lidamos com ela?
>> [Cileda de Queiroz] Bom, primeiro nós temos que pensar: O que é o acaso? Se não falar de acaso, você não pode falar de probabilidade. Hoje em dia, nós podemos considerar esse acaso como uma complexidade de causas. Isso desde o início do século XX — que se considera isso. Que que significa? Muitas e muitas causas pequenininhas, bem baralhadas, mas que, juntas, elas produzem um efeito que eu consigo observar. Por exemplo, um jogador vai marcar... vai cobrar um pênalti. Mesmo que eu conheça o jogador, conheça todas as ações dele quando ele costuma cobrar um pênalti, conheça o goleiro, têm outras causas que podem influenciar — um jeito de tocar na bola, vento, tudo pode influenciar. Então, nós não podemos ter certeza se esse gol vai ser marcado ou não, né? E aí, se nós pensarmos nisso, hoje em dia, a nossa vida tá toda permeada de situações assim; toda permeada de situações nas quais a incerteza ou esse acaso não nos permite conhecer, ter certeza do resultado final da evolução do que eu tô observando. E, assim, a gente diz que... nós dizemos que a probabilidade, ela é entendida como uma medida dessa incerteza, quando uma situação tá se desenvolvendo.
>> [Locutor] Em um jogo de futebol, o árbitro sorteia, por meio de cara ou coroa, qual dos dois times dará início à partida. Ao fim do lançamento de uma moeda, a probabilidade de sair cara ou de dar coroa é de metade para cada resultado. Podemos então concluir que os dois times terão chances iguais de ganhar a posse de bola, certo?
>> [Cileda de Queiroz] Bom, se essa moeda for equilibrada ou honesta, como a gente diz, o que eu já falo, os dois times têm chances iguais. Que que significa isso? Se o juiz joga a moeda para cima de uma forma que ela gire no ar, então a probabilidade de cada resultado é a mesma — do cara ou do coroa. Por que que isso acontece? A moeda é um objeto, que ela tem, teoricamente, o... ela é simétrica perfeitamente em relação ao centro desse objeto. Por isso é que ela tem meio para cada lado. No entanto, se alguém mexer alguma coisa, vamos supor que eu consiga adulterar essa moeda, essa simetria acaba. É nesse caso que nós vamos dizer que essa moeda é viciada. O outro caso a moeda é honesta. E, aí, com a viciada a gente não tem certeza se os resultados são iguais. Aliás, a gente tem certeza que não são.
>> [Locutor] Outra questão: uma mesma pessoa foi escalada para arbitrar uma série de quatro jogos de futebol. Utilizando sempre a mesma moeda nos quatro lançamentos que fez, esse árbitro obteve um total de quatro coroas. Podemos então desconfiar de que aquela moeda estava viciada? Se a probabilidade para cada resultado possível é metade, por que saíram quatro coroas, em vez de duas caras e duas coroas?
>> [Cileda de Queiroz] Bom, olha bem. Dá para ficar com a pulga atrás da orelha, não é? No entanto, cada jogo é completamente independente do outro. Então, cada vez que ele joga a moeda, é como se tivesse contando do zero, tá? Então, para falar de probabilidade, novamente, a gente tem que considerar a ação do acaso. Logo, isso faz com que a cada vez se renove a chance cara ou coroa como meio.
>> [Locutor] Agora, você pode falar um pouco sobre o cálculo da probabilidade, dos pontos de vista da definição clássica e da definição frequentista?
>> [Cileda de Queiroz] Novamente eu vou fixar bem nessa parte da... de observar a ação do acaso. Por que que eu vou fazer isso? Porque era muito comum, até o início do século XX, que se falasse de probabilidade sem prestar atenção se existia acaso ou não. E aí, se não tem, não é probabilidade, é como se fosse uma experiência num laboratório, que eu vou fazer uma experiência de química, por exemplo. Eu tenho certeza do que vai acontecer. Isso não é acaso.
>> [Cileda de Queiroz] A probabilidade de um evento que resulta da ação do acaso é uma razão, tá? Se você olhar, às vezes você vai encontrar como sendo... éuma fração, é um número racional, eu acho que é mais forte que isso; ela é uma razão entre o número de vezes que esse evento ocorre efetivamente e o número total de ocorrências possíveis, considerando um mesmo experimento aleatório. Para considerarmos esse enfoque, que é o da... da definição clássica, todos esses resultados possíveis, eles precisam ter exatamente a mesma probabilidade. Eles só ocorrem nesse caso, que é uma definição que a gente deve ao Laplace. E ao... Primeiro foi o Fermat, a correspondência entre o Pascal e Fermat, que gerou isso lá no século XVII, e aí o Laplace tentou formalizar. Então, todas os eventos... todos os eventos têm que ter a mesma chance, tá?
>> [Cileda de Queiroz] Já na definição frequentista, consideramos que um mesmo experimento é realizado ou observado um número muito grande de vezes. Por exemplo, ao invés de calcular a moeda equilibrada, a chance de cada lado é meio, vamos pensar o que acontece se nós lançarmos essa moeda só e ficarmos observando os resultados. Mas aí tem que prestar atenção. É um número muito, muito grande de vezes. Geralmente, mais do que mil vezes essa repetição do experimento. E, nesse caso, a frequência relativa é que vai permitir, desse grande número de vezes, estimar a probabilidade. Que que quer dizer isso? Existe uma tendência de que esse valor da frequência relativa oscile em torno do valor da probabilidade, como se fosse um fiel de balança, ok?
Vinheta
Créditos
Studio Núcleo de Criação
Respostas e comentários
10. Resposta pessoal.
11. aproximadamente 5%
12. O resultado a é impossível e o resultado B é certo.
O resultado C não é certo nem impossível.
13. Resposta pessoal.
• Na atividade 10, proponha aos estudantes que, em duplas, façam o experimento repetidas vezes para verificar a conclusão de Júlio. Espera-se que concluam que Júlio está equivocado, pois não podemos garantir qual face vai aparecer em um novo lançamento, já que o lançamento de um “dado honesto” é um experimento aleatório e todas as faces têm a mesma probabilidade de sair:
1 sexto..
• Para a resolução da atividade 11, com base nos dados apresentados, podemos calcular o percentual de acidentes causados por excesso de velocidade em cada mês. Para isso, basta dividir o número de acidentes causados por excesso de velocidade pelo total de acidentes observados. Assim, podemos estimar que o percentual dos acidentes causados por excesso de velocidade com relação ao total de acidentes esperado para maio é de aproximadamente 5%. Se julgar necessário, comente com os estudantes que, se o percentual de acidentes causados por excesso de velocidade em cada mês não fosse próximo de 5%, poderíamos estimar o valor de maio com base na média aritmética desses percentuais. No entanto, se os valores fossem muito discrepantes entre si, não seria viável estimá-lo com base nesses dados. O tema dessa atividade abre a oportunidade para a discussão sobre educação para o trânsito.
• A atividade 12 promove o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah três quatro e incentiva a discussão e a compreensão da possibilidade ou da impossibilidade de um evento ocorrer.
2 Estatística
A Estatística é o ramo da Matemática que envolve a coleta e a organização de dados referentes a diversos fenômenos, para depois analisá-los e interpretá-los.
É por meio das pesquisas estatísticas que podemos indicar qual é a população do Brasil ou estudar os efeitos de novos medicamentos, por exemplo.
As tabelas e os gráficos que encontramos nos meios de comunicação, como jornais e revistas, resultam do processo estatístico, que, em geral, é realizado em várias etapas, como:
1. planejamento e coleta dos dados;
2. organização dos dados;
3. exposição dos dados em tabelas e/ou gráficos e conclusões.
Podemos representar as etapas do processo estatístico por meio de um fluxograma:
O processo estatístico
Acompanhe a situação a seguir, que traz um exemplo da aplicação do processo estatístico.
Joana resolveu fazer uma pesquisa sobre a quantidade de água que é gasta em um banho de chuveiro, depois de ler a seguinte notícia:
Acompanhe os passos seguidos por Joana.
1º passo: planejamento e coleta de dados
Antes de iniciar a coleta de dados, Joana pesquisou a quantidade de água que é gasta em um banho de chuveiro elétrico de 15 minutos e constatou que são gastos 45 litros de água.
Ela continuou a pesquisar e descobriu que o ideal é tomar banho em 5 minutos, pois o gasto se reduz a 15 litros de água. Com base nessas informações, ela entrevistou seus colegas de turma, coletando as seguintes informações: “nome“ e “medida do tempo gasto no banho (em minutos)”.
Após encerrar as entrevistas, Joana inseriu os dados coletados em uma planilha eletrônica.
Respostas e comentários
Estatística
BNCC:
• Competências gerais 2, 4 e 7 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 1, 4 e 7 (as descrições estão na página sete).
• Habilidades ê éfe zero seis ême ah três um, EF06MA32 e ê éfe zero seis ême ah três três.
Objetivos:
• Compreender o que é Estatística e identificar situações envolvendo estudos estatísticos.
• Construir, ler e interpretar diferentes gráficos.
• Realizar pesquisas estatísticas.
Temas contemporâneos transversais:
Justificativa
A Estatística está presente em todas as áreas do conhecimento e é fundamental na interpretação e análise de dados, fornecendo elementos de contrôle, gestão e melhoria constante de processos e serviços. Além disso, a coleta e a organização de dados em tabelas e gráficos facilitam a comunicação. Compreender os estudos estatísticos e saber lidar com diferentes gráficos não só contribui para o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis ême ah três um, ê éfe zero seis ême ah três dois e ê éfe zero seis ême ah três três, como também desperta nos estudantes o senso crítico sobre os temas abordados.
Mapeando conhecimentos
Solicite aos estudantes, com antecedência, que tragam recortes de jornais ou revistas em que estejam presentes tabelas e gráficos de diferentes tipos. Depois, organize a sala em grupos, distribua alguns desses recortes para cada grupo e peça que conversem sobre as tabelas ou os gráficos presentes neles. Em seguida, reserve um tempo para que todos os grupos possam compartilhar suas conclusões. Aproveite a oportunidade para diagnosticar se identificam as variáveis e os elementos constitutivos de cada gráfico. Pergunte também se sabem quando utilizamos cada tipo de gráfico.
Para as aulas iniciais
Aproveite os mesmos recortes trazidos pelos estudantes e peça que elaborem questões com base nas tabelas e nos gráficos presentes em alguns deles. Depois, solicite que troquem as questões com um colega e respondam às questões elaboradas por ele. Aproveite a oportunidade para discutir as diferenças entre os tipos de gráfico e para tirar eventuais dúvidas.
( ê éfe zero seis ême ah três um) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
( ê éfe zero seis ême ah três dois) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
( ê éfe zero seis ême ah três três) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
2º passo: organização dos dados
Joana organizou os dados sobre a medida do tempo gasto no banho em ordem crescente, utilizando uma função da planilha eletrônica que classifica e organiza automaticamente os dados selecionados de acôrdo com a necessidade (do maior para o menor ou do menor para o maior). E, depois, calculou o consumo de água (em litros) de cada um.
3º passo: exposição dos dados e conclusões
Joana montou uma tabela relacionando o consumo de água (em litros) e o número de pessoas que consumiram cada uma das quantidades.
Com base nos dados da tabela, Joana também construiu um gráfico de barras simples verticais, usando uma ferramenta da planilha eletrônica.
Dados obtidos por Joana em janeiro de 2024.
Respostas e comentários
Ao trabalhar situações envolvendo o tratamento de informações, os estudantes são, geralmente, levados a desenvolver a capacidade de ler e interpretar tabelas e diferentes tipos de gráficos, o que é essencial para que possam compreender dados divulgados diariamente pelos meios de comunicação e refletir a respeito deles de fórma crítica.
O processo estatístico
É interessante apresentar e discutir com os estudantes cada etapa do processo estatístico. Ao iniciar a discussão, verifique se eles compreendem qual será o tema da pesquisa realizada e o que consideram como objetivo da pesquisa.
Peça que discorram sobre como a coleta de dados pode ser realizada em uma pesquisa. Explique que a coleta pode variar de acôrdo com o tipo da pesquisa e dos dados coletados. Por exemplo, na situação de Joana, a coleta poderia ter sido feita por entrevista ou por um questionário.
Ao coletar os dados e organizá-los em tabelas, discuta com os estudantes a ideia de frequência e a necessidade de outros tipos de representação, como os gráficos.
Sempre que possível, explore planilhas eletrônicas e sófitiuérs com ferramentas e recursos que permitam realizar a organização dos dados, facilitando o tratamento estatístico e a representação de tais dados por meio de diferentes tipos de gráfico e de tabela. Se tiver oportunidade, projete em sala de aula uma planilha eletrônica e realize o passo a passo com os estudantes: a inserção dos dados; o uso das funções da planilha eletrônica (a organização dos dados em ordem crescente, cálculos específicos); e a construção e customização do gráfico.
Comente com os estudantes que, se Joana tivesse encontrado algum êrro no gráfico, por exemplo devido a um dado digitado de modo errado na tabela, bastaria corrigir a tabela, e o gráfico seria automaticamente corrigido. Explique que uma das vantagens da planilha eletrônica é o fato de que, mesmo depois de o gráfico ser finalizado, podemos alterar qualquer dado na tabela correspondente e, automaticamente, o gráfico é alterado.
Com base na tabela e no gráfico, Joana chegou a algumas conclusões:
• a maior parte dos estudantes da turma consome 30 litros de água no banho;
• o número de estudantes que consome 60 litros de água no banho é igual ao número de estudantes que consome 90 litros;
• 3 dos 20 entrevistados, ou seja, 15% deles, consomem a quantidade de água ideal (15 litros de água em um banho de 5 minutos);
• o número de estudantes que consomem 75 litros de água no banho corresponde a 25% do total de estudantes que consome 45 litros;
• se cada um dos entrevistados tomar um banho por dia, serão consumidos no total 840 litros de água por dia.
Gráficos estatísticos
Os gráficos estatísticos são utilizados para apresentar dados, tornando mais fácil e rápida a compreensão do fato em estudo. Na situação anterior, Joana construiu um gráfico estatístico denominado gráfico de barras simples verticais. A seguir, vamos estudar esse e outros tipos de gráficos estatísticos.
Gráfico de barras
Esse tipo de gráfico é utilizado principalmente para comparar informações. Os dados são representados por retângulos. As bases dos retângulos devem ter a mesma medida de largura, e as medidas das alturas são proporcionais ao valor da frequência que representam. Os retângulos podem estar apoiados tanto no eixo horizontal quanto no eixo vertical. Observe os exemplos a seguir.
Gráfico de barras simples verticais
Dados obtidos em: https://oeds.link/Qlsk9l. Acesso em: 17 maio 2022.
Observe que o título e a fonte do gráfico nos informam que os dados apresentados tratam de alimentação dos jovens acompanhados pelo Sistema Único de Saúde ( sús) em todo o Brasil e que foram obtidos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
De acôrdo com o gráfico, em 2017, 55% desses jovens consumiram produtos industrializados (macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado). Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43%, biscoitos recheados, doces ou guloseimas.
Respostas e comentários
Lembre aos estudantes que a porcentagem ( porcentagem) é calculada por meio da divisão do número de entrevistados que fazem ou não determinada ação pelo total de entrevistados. Por exemplo, 3 entre 20 entrevistados consomem 15 litros de água na hora do banho. Então:
Sentença matemática. Fração três vinte avos.ou 0,15 ou 15% dos entrevistados consomem 15 litros na hora do banho.
Verifique se os estudantes entendem as conclusões elaboradas por Joana e peça que analisem e digam se outras poderiam ser elaboradas. Diante das conclusões obtidas, peça que discutam e desenvolvam um projeto sobre consciência crítica em relação ao uso da água na hora do banho e em outras situações do dia a dia.
Sugestão de atividade extra
Solicite aos estudantes que levem para a sala de aula alguma notícia publicada recentemente sobre contextos ambientais, sustentabilidade, consumo responsável, entre outros, e na qual sejam usados dados estatísticos envolvendo tabelas ou gráficos. Com os estudantes, analise as notícias do ponto de vista estatístico, levando-os a perceber como atribuir significado aos dados apresentados e como interpretá-los, de maneira a contribuir para que analisem e relacionem criticamente os dados apresentados, questionando ou ponderando até mesmo sua veracidade. Interpretar e comparar é tão importante quanto organizar e representar dados. Espera-se que os estudantes percebam também a variedade de fórmas possíveis de apresentar dados tratados estatisticamente e a função dessas representações, que é a de facilitar a compreensão de determinados aspectos ou particularidades daquilo que está sendo estudado.
Ao trabalhar os gráficos estatísticos, reforce aos estudantes quais cuidados devem ser tomados (escolha do tipo de gráfico, da escala a ser utilizada etcétera) para que, de fato, a representação gráfica seja vantajosa. A identificação dos eixos e a indicação do título dos gráficos devem ser incentivadas durante as aulas, pois contêm informações que precisam ser examinadas com cuidado.
Gráfico de barras simples horizontais
Podemos observar que o Brasil foi o país que ganhou mais títulos na Copa do Mundo de futebol masculino. Argentina, Uruguai e França conquistaram a mesma quantidade de títulos, ou seja, dois títulos, enquanto Alemanha e Itália conquistaram quatro títulos cada uma.
Dados obtidos em: https://oeds.link/y0FFgo. Acesso em: 5 maio 2022.
Observação
O gráfico de barras simples verticais geralmente é chamado de “gráfico de colunas”, e o gráfico de barras simples horizontais é chamado de “gráfico de barras”.
Gráfico de barras múltiplas
Esse tipo de gráfico é utilizado para comparar duas ou mais informações referentes ao tema abordado. Nesse gráfico, os dados também são representados por retângulos, apoiados no eixo horizontal ou no vertical. Observe o exemplo a seguir.
Dados obtidos em: https://oeds.link/lSCviO. Acesso em: 5 maio 2022.
De acôrdo com o gráfico anterior, em 22/10/2014, o estado de Roraima tinha medida de área igual a aproximadamente 22,4 milhões de hectares, sendo que aproximadamente 10,4 milhões de hectares eram de terras indígenas, enquanto o estado do Amazonas tinha medida de área igual a aproximadamente 158,5 milhões de hectares, sendo que aproximadamente 45,2 milhões de hectares eram de terras indígenas.
Respostas e comentários
Os estudos feitos em grupos de pesquisa no Brasil indicam que, se os próprios estudantes coletarem os dados, eles se envolverão muito mais na resolução dos problemas propostos e atribuirão de fórma mais “natural” os significados aos objetos trabalhados.
Sugestão de trabalho interdisciplinar
Com os professores de Ciências, História e Geografia, proponha aos estudantes uma pesquisa sobre temas que os levem a discutir, por exemplo, educação para o trânsito, educação ambiental, diversidade cultural, direitos humanos, entre outros. Incentive-os a formular uma questão de pesquisa de interesse deles e explique que uma boa pesquisa procura aprofundar o tema. Assim, por exemplo, em uma pesquisa sobre educação para o trânsito, não basta perguntar a cada entrevistado se segue as regras de trânsito; pode-se perguntar: idade; se atravessa na faixa de pedestre; se respeita os sinais de trânsito; caso dirija, se respeita a medida de velocidade etcétera. Esse trabalho favorece o desenvolvimento das competências gerais 2, 4 e 7 e das competências específicas 4 e 7.
Gráfico de segmentos
Esse tipo de gráfico é usado quando queremos observar a variação de algum fato ao longo do tempo.
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, com enorme diversidade de vida animal e vegetal. A derrubada de árvores para o comércio de madeira, na maior parte das vezes feita de fórma ilegal, a formação de pastagens para o gado, os garimpos e as atividades de mineração reduzem ano a ano a medida da área coberta pela floresta. Observe no gráfico a seguir a medida da área da floresta devastada ano a ano.
Dados disponíveis em: https://oeds.link/54BCRz. Acesso em: 5 maio 2022.
Observe que, no eixo horizontal, ficam os anos em que os dados foram coletados. No eixo vertical, fica a medida da área desmatada de cada ano.
No gráfico, representamos por pontos a medida da área, em quilômetro quadrado, desmatada na Amazônia Legal nos anos em que os dados foram coletados. Por exemplo, o ponto a indica que, em 2006, foram desmatados .14286 quilômetros quadrados da Amazônia Legal, enquanto o ponto B indica que, em 2015, o desmatamento foi de .6207 quilômetros quadrados. Finalmente, os pontos são ligados por segmentos de reta. Por isso, recebe o nome de gráfico de segmentos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
14.
Junte-se a um colega e observem, na tabela, o número de latas de alumínio coletadas por uma rede de lanchonetes, após a aplicação da nova política para a reciclagem do lixo na empresa a partir do ano de 2020 até 2024.
• Construam um gráfico de barras simples verticais com base nos dados da tabela. Depois, escrevam no caderno afirmações baseadas no gráfico.
Ano |
Número de latas (em milhões) |
---|---|
2020 |
1.400 |
2021 |
1.600 |
2022 |
2.800 |
2023 |
3.800 |
2024 |
8.000 |
Dados obtidos pela rede de lanchonetes entre 2020 e 2024.
Respostas e comentários
14. Resposta pessoal.
As atividades propostas favorecem o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis ême ah três um, ê éfe zero seis ême ah três dois e ê éfe zero seis ême ah três três.
• Gráfico da atividade 14:
Nesta atividade, espera-se que os estudantes percebam que o número de latas de alumínio coletadas tem aumentado a cada ano, sugerindo que a política de reciclagem está sendo efetiva.
15.
Observe o gráfico e elabore questões com base nele.
Peça a um colega que as responda. Depois, corrija as respostas.
Dados obtidos em: https://oeds.link/UNFS9x. Acesso em: 15 junho 2022.
16. O gráfico a seguir apresenta a população estimada de alguns estados brasileiros para os anos de 2021 e 2025.
Dados obtidos em: https://oeds.link/UXJxj1. Acesso em: 5 maio 2022.
Com base no gráfico, responda.
a) Qual era a população estimada do estado do Paraná em 2021?
b) Qual estado tem a maior população estimada para 2025?
c) Com relação a 2021, podemos dizer que o crescimento da população do Estado de São Paulo será o maior entre os estados listados, segundo a estimativa feita pelo í bê gê É. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários
15. Resposta pessoal.
16. a) 11,63 milhões de habitantes
16. b) São Paulo
16. c) A afirmação está correta, pois a diferença entre o crescimento populacional é maior.
• Na atividade 15, verifique a elaboração e as respostas das questões solicitadas sobre o gráfico. Os estudantes poderão explorar as variáveis e suas frequências (Brasil: R$ 2.308,00dois mil trezentos e oito reais; Nordeste: R$ 1.588,00mil quinhentos e oitenta e oito reais; Norte: R$ 1.687,00mil seiscentos e oitenta e sete reais; Sul: R$ 2.549,00dois mil quinhentos e quarenta e nove reais; Sudeste: R$ 2.650,00dois mil seiscentos e cinquenta reais; Centro-Oeste: R$ 2.506,00dois mil quinhentos e seis reais) e os elementos constitutivos do gráfico (título, eixos, fonte e data), além de sintetizar conclusões com base na interpretação das informações apresentadas.
17. A tabela apresenta a produção de uma montadora de carros esportivos durante o 2º semestre de 2023.
Mês |
Número de carros produzidos |
---|---|
Julho |
60 |
Agosto |
160 |
Setembro |
210 |
Outubro |
280 |
Novembro |
420 |
Dezembro |
100 |
Dados obtidos pela montadora de carros no 2º semestre de 2023.
Construa um gráfico de segmentos com base nos dados dessa tabela e, depois, analise as afirmações a seguir, classificando cada uma delas em verdadeira ou falsa. Corrija a(s) falsa(s).
a) A maior queda de produção da montadora de carros esportivos foi entre os meses de novembro e dezembro.
b) A montadora produziu mais carros em novembro do que nos meses de julho, agosto e setembro juntos.
18.
Reúna-se com três colegas e realizem uma pesquisa seguindo as etapas do fluxograma a seguir.
19.
Faça uma pesquisa buscando informações sobre os colegas de turma. Escolha um dos temas a seguir.
Tema 1: Sua família separa os diferentes tipos de resíduo doméstico? Há coleta seletiva de lixo na região onde você mora?
Tema 2: Quantas vezes por semana você consome verduras e legumes?
Lembre-se das etapas de um processo estatístico. Usando uma planilha eletrônica, construa um gráfico e escreva um texto apresentando o que você concluiu da pesquisa.
Respostas e comentários
17. a) verdadeira
17. b) falsa
18. Comentários em Orientações.
19. Comentários em Orientações.
• Gráfico da atividade 17:
A afirmação do item a é verdadeira, pois o intervalo entre o mês de novembro e o de dezembro foi o único em que a produção apresentou queda. E a afirmação do item b é falsa, pois a produção de novembro é menor que as produções dos meses de julho, agosto e setembro juntas (420 < 60 + 160 + 210 = 430). Possíveis correções para esse item: “Nos meses de julho, agosto e setembro juntos foram produzidos 430 carros, 10 a mais do que no mês de novembro”; “A montadora produziu mais carros em novembro do que nos meses de agosto e setembro juntos”.
• Na atividade 18, deixe os estudantes livres para escolher um tema que seja do interesse deles. Oriente-os a elaborar questões que facilitem a coleta dos dados e, também, a selecionar os gráficos que melhor representem os dados que vão obter. É possível pedir que utilizem cartazes ou softwares para a apresentação de slides, ao expor para a turma o que concluíram.
• Na atividade 19, os grupos terão de escolher entre dois temas. Incentive-os a justificar o porquê de terem optado pelo tema 1 ou 2. Deixe-os à vontade para definir como farão a coleta dos dados, mas verifique se a maneira escolhida é adequada. É importante incentivá-los a utilizar planilhas eletrônicas para construir os gráficos de que necessitarem.
Resolvendo em equipe
Faça a atividade no caderno.
( enêm) A figura apresenta dois gráficos com informações sobre as reclamações diárias recebidas e resolvidas pelo Setor de Atendimento ao Cliente ( sác) de uma empresa, em uma dada semana. O gráfico de linha tracejada informa o número de reclamações recebidas no dia, o de linha contínua é o número de reclamações resolvidas no dia. As reclamações podem ser resolvidas no mesmo dia ou demorar mais de um dia para serem resolvidas.
O gerente de atendimento deseja identificar os dias da semana em que o nível de eficiência pode ser considerado muito bom, ou seja, os dias em que o número de reclamações resolvidas excede o número de reclamações recebidas.
O gerente de atendimento pôde concluir, baseado no conceito de eficiência utilizado na empresa e nas informações do gráfico, que o nível de eficiência foi muito bom na
a) segunda e na terça-feira.
b) terça e na quarta-feira.
c) terça e na quinta-feira.
d) quinta-feira, no sábado e no domingo.
e) segunda, na quinta e na sexta-feira.
Interpretação e identificação dos dados |
• Identifique as informações representadas nos eixos horizontal e vertical do gráfico. |
---|---|
Plano de resolução |
• Na quinta-feira, o número de reclamações recebidas foi maior ou menor que o número de reclamações resolvidas? Explique. |
Resolução |
• Junte-se a três colegas. |
Respostas e comentários
Resolvendo em equipe: alternativa b
Interpretação e identificação dos dados:
primeiro item: no eixo horizontal temos "dias da semana" e no eixo vertical “número de reclamações”.
segundo item: a linha tracejada informa o número de reclamações recebidas, e a linha contínua, o número de reclamações resolvidas.
Plano de resolução:
primeiro item: foi maior, pois a linha tracejada do gráfico está acima da linha contínua;
segundo item: nesses dias, não houve reclamações recebidas nem resolvidas, é provável que a empresa não funcione no fim de semana; terceiro item: resposta pessoal.
Resolução: Comentários em Orientações.
Resolvendo em equipe
BNCC:
• Competências gerais 2, 4, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 2, 3 e 5 (as descrições estão na página sete).
A seção destaca as etapas selecionadas para encaminhar a resolução de problemas. Elas devem ser analisadas e discutidas com os estudantes. Além de favorecer o desenvolvimento das competências gerais 2, 4, 9 e 10 e das competências específicas 2, 3 e 5, a seção permite a transferência de estratégias de resolução para outros contextos e situações.
Na etapa de “Resolução”, espera-se que os estudantes comentem que, observando o gráfico, podemos concluir que, na quinta-feira, na sexta-feira e na segunda-feira, o número de reclamações recebidas foi superior ao número de reclamações resolvidas. No sábado e no domingo, o gráfico está em zero, ou seja, não houve atendimento. Na terça-feira e na quarta-feira, o número de reclamações resolvidas supera o número de reclamações recebidas, pois a linha contínua está acima da linha tracejada. Portanto, o nível de eficiência foi muito bom apenas na terça-feira e na quarta-feira.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Probabilidade
Cálculo do número de possibilidades
Observe as bolas coloridas nas caixas 1 e 2.
Podemos determinar o número de pares de combinações com uma bola da caixa 1 e uma bola da caixa 2, utilizando uma árvore de possibilidades.
Árvore de possibilidades
Portanto, podemos fazer 6 pares diferentes.
Cálculo de probabilidade
A medida da chance de um resultado ocorrer é chamada de probabilidade. Observe os exemplos:
a) A probabilidade de obter a face cara no lançamento de uma "moeda honesta" é de 1 em 2 ou
meio.ou 0,5 ou 50%.
b) A probabilidade de obter a face com número 3 no lançamento de um "dado honesto" é de 1 em 6 ou
1 sexto..
c) Em uma urna há 5 bolinhas idênticas que se diferenciam apenas pela côr: 3 são azuis e duas são vermelhas. A probabilidade de retirar, sem olhar, uma bolinha vermelha é de duas em 5 ou
2 quintos.ou 0,4 ou 40%. Já a probabilidade de retirar, sem olhar, uma bolinha azul é de 3 em 5 ou
3 quintos.ou 0,6 ou 60%.
• A probabilidade pode ser indicada por uma fração, por um número na fórma decimal ou por uma porcentagem.
• A probabilidade é um número que varia de 0 a 1.
• O cálculo da probabilidade é feito para experimentos aleatórios.
1. Maria ganhou uma boneca com blusinhas e saias. Entre as blusinhas havia uma azul, uma vermelha e uma amarela e, entre as saias, havia uma branca, uma cinza e uma rosa. Faça uma árvore de possibilidades com todas as combinações entre blusinhas e saias que podem vestir a boneca.
2. Em uma sorveteria há 4 opções de sabor de sorvete de frutas: morango, uva, abacaxi e limão e 3 opções de cobertura: mel, chocolate e amendoim. Faça uma árvore de possibilidades com todas as combinações entre sabor de sorvete e cobertura que podem ser feitos.
3. Ao lançarmos um “dado honesto”, qual é a probabilidade de obter a face com o número 6?
4. Ao lançarmos uma “moeda honesta”, qual é a probabilidade de obter a face cara?
5. Em uma urna há 10 bolinhas idênticas que se diferem apenas pela côr. Sabendo que há 5 bolinhas verdes, 4 bolinhas azuis e uma bolinha laranja, qual é a probabilidade de retirar, sem olhar, uma bolinha verde dessa urna? E uma bolinha laranja?
6. Em uma urna há fichas idênticas numeradas de 0 a 9. Qual é a probabilidade de ser sorteada uma ficha com um número ímpar?
7. Ao lançarmos um dado, qual é a probabilidade de aparecer um número ímpar na face superior?
8. Sofia está participando de um sorteio em que 200 bilhetes podem ser sorteados. Ela possui 4 bilhetes, e seu amigo Caio, 2 bilhetes.
a) Quais são as probabilidades de cada um nesse sorteio?
b) Se o número de bilhetes fosse 100, a probabilidade de Sofia ser sorteada, considerando os seus 4 bilhetes, seria maior ou menor? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários
1. Exemplo de resposta em Orientações.
2. Exemplo de resposta em Orientações.
3.
1 sexto.4. 50%
5.
meio.,
Sentença matemática: Fração um décimo.6. 50%
7. 50%
8. a) A probabilidade de Sofia ganhar o sorteio é de 2%, e a de Caio é 1%.
8. b) Maior, porque a probabilidade seria 4%.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Probabilidade
• Nas atividades 1 e 2, espera-se que os estudantes façam uma árvore de possibilidades para cada situação. Caso tenham dificuldade, faça um quadro na lousa em que coloque, por exemplo, para a atividade 1, as cores das blusinhas na 1ª coluna, as cores das saias na 1ª linha e as combinações dessas cores de roupa nas outras células do quadro. Em seguida, mostre à turma como transportar essas informações do quadro para uma árvore de possibilidades.
• Exemplo de resposta da atividade 1:
Portanto, são 9 possibilidades de combinação ao todo.
• Exemplo de resposta da atividade 2:
Portanto, são 12 possibilidades de combinação ao todo.
• Nas atividades 3, 4, 6 e 7, espera-se que os estudantes identifiquem que cada resultado desses experimentos aleatórios tem a mesma probabilidade de ocorrência. Se achar necessário, relembre-os disso e anote na lousa todos os resultados possíveis.
Caso tenham dificuldade, identifique com a turma quais são os números pares e os números ímpares que podem ser obtidos nas atividades 6 e 7.
• Nas atividades 5 e 8, espera-se que os estudantes percebam, respectivamente, que as cores das bolinhas e os bilhetes de Sofia e Caio têm probabilidades diferentes de serem sorteados.
• No item b da atividade 8, caso os estudantes tenham dificuldade, destaque que o total de possibilidades de bilhetes sorteados diminuiu de 200 para 100 e peça que analisem o que acontece com a probabilidade de Sofia ser sorteada após essa mudança.
Estatística
O processo estatístico
1º passo: planejamento e coleta de dados;
2º passo: organização dos dados;
3º passo: exposição dos dados e conclusão.
Gráficos estatísticos
• Gráfico de barras
É utilizado principalmente para comparar informações.
• Gráfico de barras múltiplas
É utilizado para comparar duas ou mais informações referentes ao tema abordado.
• Gráfico de segmentos
É usado quando queremos observar a variação de algum fato ao longo do tempo.
9. Em janeiro de 2024, Lucas coletou os dados referentes à preferência musical dos estudantes do 6º ano. Observe esses dados na tabela.
Construa um gráfico de barras simples horizontais com base na tabela.
Gênero musical |
Número de estudantes |
---|---|
Samba |
18 |
Rock |
25 |
Funk |
22 |
Reggae |
12 |
Outros |
15 |
Dados obtidos por Lucas em janeiro de 2024.
10. Giovana é gerente de uma loja que vende automóveis. Em janeiro de 2024, ela fez uma pesquisa para saber a quantidade de automóveis vendidos no segundo semestre do ano anterior. Observe os dados que Giovana coletou na tabela a seguir.
Mês |
Número de automóveis |
---|---|
Julho |
250 |
Agosto |
190 |
Setembro |
210 |
Outubro |
240 |
Novembro |
260 |
Dezembro |
300 |
Dados obtidos por Giovana em janeiro de 2024.
No caderno, construa um gráfico de segmentos com base nos dados da tabela. Depois, escreva algumas afirmações baseadas no gráfico.
11. Observe o gráfico de segmentos e responda às questões.
Dados obtidos pela indústria Gama no 2º semestre de 2023.
a) Qual foi o mês de menor produção de automóveis dessa indústria? E o maior?
b) De setembro a outubro a produção de automóveis aumentou ou diminuiu? E de outubro a novembro?
12. Observe o gráfico das exportaçõesglossário e importaçõesglossário de certo país durante o 1º semestre de 2023.
Dados obtidos pelo govêrno do país no 1º semestre de 2023.
a) Em que mês o país atingiu o maior índice de exportações? Qual foi o valor?
b) Em que mês o país obteve o melhor saldo (diferença entre o valor da exportação e o da importação) na balança comercial? Qual foi o valor?
Respostas e comentários
9. Exemplo de resposta em Orientações.
10. Exemplo de resposta em Orientações.
11. a) setembro; dezembro.
11. b) aumentou; diminuiu
12. a) abril; .4641 milhões de reais
12. b) junho; 675 milhões de reais de saldo.
Estatística
• Nas atividades 9 e 10, espera-se que os estudantes leiam e interpretem as tabelas fornecidas e com base nelas construam, respectivamente, um gráfico de barras simples horizontais e um gráfico de segmentos.
Acompanhe a resolução dessas atividades, conferindo a escala usada e lembrando os estudantes de colocar título e fonte nos gráficos.
• Exemplo de resposta da atividade 9:
Dados obtidos por Lucas em janeiro de 2024.
• Exemplo de resposta da atividade 10:
Dados obtidos por Giovana em janeiro de 2024.
• Nas atividades 11 e 12, os estudantes devem ler e interpretar gráficos de segmentos.
Caso tenham dificuldade na atividade 12, analise todas as informações do gráfico com a turma, destacando que o eixo vertical indica os valores monetários em milhões de reais: por exemplo, o valor .3972 para as exportações em janeiro de 2023 corresponde a ...3972000000 reais.
É hora de extrapolar
Faça as atividades no caderno.
Se você fosse vender um imóvel, que informações colocaria no anúncio?
Um imóvel pode ser grande ou pequeno, sofisticado ou simples. Comprar ou vender um imóvel é um processo que envolve bastante dinheiro. Por isso, é importante analisar com cautela alguns itens no ato da compra ou venda. Por exemplo, no momento da compra, devemos considerar a localização, o estado de conservação e o valor do imóvel.
Objetivos: Pesquisar, comparar e analisar dados sobre o mercado imobiliário do município em que reside, construir uma planta baixa de uma residência específica e elaborar e apresentar uma revista.
Etapa 1: Pesquisa, comparação e análise de dados sobre o mercado imobiliário.
1. Reúna-se em grupo com os colegas e pesquisem, em jornais e revistas (impressos ou digitais), anúncios imobiliários de residências do seu município. Os anúncios devem apresentar a planta baixa, a localização (bairro), a metragem e o valor do imóvel.
2.
Façam o levantamento dos dados coletados dos imóveis anunciados, organizando-os, com o auxílio de uma planilha eletrônica, em uma tabela como a mostrada a seguir.
Identificação do imóvel |
Localização |
Medida da área (m²) |
Número de dormitórios |
Valor (R$) |
---|---|---|---|---|
Imóvel 1 |
Dados obtidos pelo Grupo [inserir nome do seu grupo].
• Agora, insiram mais uma coluna na tabela, indicando o valor do metro quadrado, de acôrdo com os valores apresentados para a metragem e o preço do imóvel.
3. Compartilhem a tabela finalizada com a turma. Com base na análise dos dados apresentados nas tabelas, respondam às questões.
a) Quais são o maior e o menor valor apresentados para o metro quadrado?
b) Qual é a região do município que apresenta o menor valor do metro quadrado? Levantem hipóteses sobre o porquê de essa região apresentar esse valor.
c) Qual é a região do município que apresenta o maior valor do metro quadrado? Levantem hipóteses sobre o porquê de essa região apresentar esse valor.
d) A medida da área varia de acôrdo com a região?
e) Com relação ao número de dormitórios, varia de acôrdo com a metragem e/ou com a região?
4. No Brasil, existem alguns indicadores que trazem a medida da área útil mínima total recomendada para uma habitação em relação ao número de dormitórios e à ocupação prevista (número de moradores), considerando dormitórios, salas, cozinha, banheiro e área de serviço.
Respostas e comentários
2. Resposta pessoal. Os dados apresentados nos quadros vão variar de acôrdo com a pesquisa realizada na atividade 1 desta etapa.
2. Item: Resposta pessoal. Os valores dependerão da pesquisa realizada na atividade 1 desta etapa.
3. Comentários em Orientações.
É hora de explorar
BNCC:
• Competências gerais 1, 2, 4, 7, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 (as descrições estão na página sete).
• Habilidades ê éfe zero seis ême ah dois oito, EF06MA32 e ê éfe zero seis ême ah três três.
A seção propõe o fechamento da unidade por meio de um trabalho colaborativo que explora a pesquisa, a comunicação e a elaboração de um produto final; no caso, uma revista contendo a planta baixa de uma residência, que será compartilhada com a turma ou com a comunidade escolar.
Com a finalidade de organizar o trabalho, a seção é dividida em etapas que promovem:
• Entendimento do contexto e dos objetivos do trabalho a ser realizado.
• Pesquisa individual ou coletiva.
• Elaboração, em grupo, do produto proposto.
• Apresentação e exposição do produto.
• Reflexão e síntese do trabalho.
As etapas de pesquisa e a elaboração do produto podem ser realizadas extraclasse. Verifique o perfil dos estudantes e oriente-os com relação ao prazo, aos materiais e a outros aspectos necessários à realização do trabalho.
A seção também favorece o desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 4, 7, 9 e 10 e das competências específicas 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, procurando mobilizar conteúdos estudados nos capítulos que integram a unidade. Portanto, é recomendável trabalhar a seção depois de estudar os capítulos, mas, se preferir trabalhar as etapas da seção à medida que os capítulos forem estudados, atente para os conhecimentos prévios necessários.
Se achar oportuno, desenvolva a atividade com o professor de Geografia, a fim de ampliar e aprofundar o debate, possibilitando uma discussão sobre os tipos de habitação do Brasil e o direito à moradia. Incentive os estudantes a pesquisar sobre o assunto e trazer subsídios para esse debate.
Apresente aos estudantes alguns itens que devem ser considerados no ato de compra, segundo profissionais do ramo do mercado imobiliário: infraestrutura local (transporte, escolas, postos, hospitais, bancos etcétera), estado de conservação do imóvel (observando por exemplo se há vazamentos, infiltrações ou sinais de mofo), valor do metro quadrado da região.
( ê éfe zero seis ême ah dois oito) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
( ê éfe zero seis ême ah três dois) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
( ê éfe zero seis ême ah três três) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
A seguir, temos a medida da área útil indicada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas ( í pê tê).
Número de dormitórios |
Número de moradores |
Medida da área mínima da habitação |
---|---|---|
1 dormitório |
2 moradores |
35 m2 |
2 dormitórios |
4 moradores |
43 m2 |
3 dormitórios |
6 moradores |
51 m2 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/iT5G9B. Acesso em: 5 maio 2022.
a) Na pesquisa realizada sobre os anúncios imobiliários, há imóveis nos quais a medida da área útil é menor que a medida da área mínima recomendada, de acôrdo com o número de dormitórios apresentado na planta baixa? Converse com os colegas sobre o público ao qual esse imóvel se destina.
b) Pesquisem sobre os imóveis com medida de área útil menor que 35 métros quadrados e as soluções encontradas para a divisão e a ocupação desses espaços. Compartilhem com os demais colegas da turma.
Etapa 2: Construção da planta baixa de uma residência específica.
5. Observando os dados da etapa 1, o grupo deverá projetar a planta baixa de uma residência para 4 moradores. Mas, antes, observe novamente o anúncio da abertura desta Unidade e faça o que se pede:
a) Quais unidades de medida aparecem no anúncio? A quais grandezas elas estão relacionadas?
b) Calcule a medida da área e o valor total do apartamento do anúncio?
6. As questões a seguir devem ser discutidas pelo grupo antes da construção.
a) Qual será a localização da residência?
b) Qual será a medida da área total (em métro quadrado) útil da residência?
c) Quantos dormitórios vocês pretendem projetar? Haverá outros cômodos na residência? Se sim, quais?
d) De acôrdo com a localização e a medida da área determinadas, qual será o valor do imóvel?
7. Definidas as características da residência, observem a tabela a seguir e determinem as medidas de cada cômodo (dormitórios, salas, banheiro, cozinha e área de serviço).
Analisem o gráfico e façam o que se pede.
Dica: façam um rascunho de como será a planta baixa da residência, insiram as medidas e verifiquem se os valores estão corretos, determinando a medida da área útil total definida na atividade 6.
Dependência |
Medida da área mínima (em m²) |
Medida do comprimento do menor lado (em m) |
---|---|---|
Copa/cozinha conjugada com a sala |
14,00 |
2,40 |
Dormitório único ou principal |
9,00 |
2,50 |
Demais dormitórios |
7,00 |
2,40 |
Banheiro |
2,20 |
1,10 (exceto no boxe) |
Área de serviço |
1,40 |
1,20 |
Corredor ou escada interna à unidade |
0,8 (medida da largura mínima, em m) |
*A Associação Brasileira de Normas Técnicas ( á bê eni tê) é o órgão responsável pela regularização das normas técnicas no Brasil. A Ene bê érre 15575 é a norma publicada pela á bê eni tê que traz critérios e métodos sobre as edificações habitacionais.
Dados obtidos em: https://oeds.link/iT5G9B. Acesso em: 5 maio 2022.
Respostas e comentários
4. a) Resposta pessoal.
4. b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tragam soluções inovadoras para a ocupação do espaço.
5. a) metro: comprimento e metro quadrado: área
5. b) 71 métros quadrados; R$ 426.000,00quatrocentos e vinte e seis mil reais
6. a) Resposta pessoal.
6. b) Resposta pessoal.
6. c) Respostas pessoais.
6. d) Resposta pessoal.
• Para a etapa 1, se achar conveniente, determine os bairros/zonas em que cada grupo deverá realizar a pesquisa e uma quantidade mínima de imóveis para cada grupo. Com isso, é possível melhorar a amostra da pesquisa. Se você deixar a pesquisa mais livre, os resultados poderão refletir a realidade de um bairro específico. Nesse caso, verifique se os estudantes percebem o fato.
• Para analisar os dados (atividade 3), faça a leitura das tabelas com a turma. Se achar interessante, insira todos os dados em uma única tabela, usando uma planilha eletrônica, e projete-a em classe. Vá ocultando as colunas de acôrdo com a variável que será analisada, a fim de facilitar a leitura e a análise dos dados.
• Com relação ao item b da atividade 4, geralmente o anúncio imobiliário indica o público a quem o imóvel se destina. Caso isso não ocorra, verifique se os estudantes percebem que imóveis com medidas das áreas úteis menores que 35 métros quadrados costumam ter apenas 1 dormitório ou nenhum, fazendo com que a sala fique integrada à área destinada ao dormitório; a ocupação prevista é para 1 morador. Alguns tipos de habitação que possuem essas características são a quitinete, o pensionato e similares, hotel-residência e flat.
• Para a construção da planta baixa (etapa 2), se achar conveniente, separe os grupos de acôrdo com bairros/zonas da cidade e ou ou o valor do metro quadrado. A ocupação já foi determinada (4 moradores). Verifique se os estudantes percebem que a medida de área mínima útil para essa residência deverá ser 43 métros quadrados, com pelo menos 2 dormitórios.
• A atividade 5 retoma as questões da abertura desta Unidade. Aproveite-a para comparar os conhecimentos da turma naquele momento e agora.
• A etapa 1 complementa o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis ême ah três dois e ê éfe zero seis ême ah três três, enquanto a etapa 2 complementa o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis ême ah dois oito.
8. Construam a planta baixa da residência para 4 moradores com as características definidas pelo grupo.
Etapa 3: Elaboração da revista.
9. Com os colegas do grupo e com base nas características da residência definidas anteriormente, elaborem um anúncio para vender o imóvel da etapa 2.
Algumas dicas para produzir o anúncio estão apresentadas a seguir.
• Além de fotos do local, coloquem as plantas baixas, pois comunicam à pessoa interessada o formato e a organização dos cômodos.
• Façam uma descrição detalhada do imóvel: número de dormitórios e de banheiros, medida da área, vaga de garagem, valor do imóvel, detalhes da infraestrutura (se há churrasqueira, sacada etcétera), entre outras informações.
• Descrevam a localização do imóvel com detalhes, indicando as conveniências próximas (escola, hospital, como é o acesso a transporte etcétera).
• Preencham com cuidado as informações para contato.
10.
Agora, elaborem uma revista, impressa ou digital, com a turma. Cada grupo deverá compor duas páginas da revista: uma que apresente os resultados e um texto conclusivo sobre os imóveis pesquisados na etapa 1 e na qual vocês poderão inserir gráficos utilizando uma planilha eletrônica; e outra com o anúncio elaborado na atividade 9.
Etapa 4: Apresentação e análise das revistas.
11. Disponibilizem a revista para que todos os estudantes analisem as páginas criadas e opinem sobre as informações apresentadas na pesquisa e nos anúncios.
12. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.
13. Depois dos ajustes necessários, façam uma exposição da revista para a comunidade escolar.
Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.
14. Ao final, algumas questões devem ser discutidas:
a) Quais foram as dificuldades encontradas em cada etapa?
b) Como a pesquisa realizada na etapa 1 ajudou a determinar as características do imóvel para a construção da planta baixa?
c) Os anúncios atenderam aos objetivos propostos? Faltou alguma informação relevante?
15. Com base na reflexão sobre as questões anteriores, observem os anúncios pesquisados para a etapa 1 e o anúncio elaborado na etapa 3 e respondam: há anúncios que não trazem as informações necessárias para o consumidor? Deem exemplos, mostrando que informações faltam e justificando o motivo pelo qual elas são importantes.
16. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.
Respostas e comentários
14. a) Resposta pessoal.
14. b) Resposta pessoal.
14. c) Respostas pessoais.
15. Resposta pessoal.
16. Resposta pessoal.
• Na atividade 10, auxilie os grupos na produção da revista, conferindo principalmente o texto conclusivo e verificando se os gráficos construídos são pertinentes à situação.
• Na etapa 4, oriente os estudantes a respeitar o trabalho e a opinião dos colegas, criticando de maneira respeitosa e opinando para que o trabalho de todos possa ser melhorado. A proposta dessa etapa favorece o desenvolvimento da competência geral 9.
• Na atividade 16, acompanhe a escrita do texto e, se necessário, relembre processos importantes que você acompanhou e que os estudantes estejam esquecendo de descrever no texto.
Glossário
- MW
- : é uma sigla que indica Megawatt. Um Megawatt é uma unidade de medida de potência que equivale a um milhão de Watts ( dáblio).
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- Moeda honesta
- : é aquela que, ao ser lançada, a chance de sair cara é igual a chance de sair coroa.
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- Dado honesto
- :é aquele que, ao ser lançado, a chance de obter qualquer uma das faces é igual.
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- Exportações
- :são os bens e produtos vendidos a outros países.
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- Importações
- : são os bens e produtos comprados de outros países.
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