Capítulo 3 Retas e ângulos
Trocando ideias
Sinalização horizontal é aquela que é feita sobre o pavimento das vias para controlar o fluxo de veículos e o de pedestres, controlar e orientar os deslocamentos e complementar os sinais das placas. Aparecem na cor branca quando direcionam fluxos no mesmo sentido e na amarela para fluxos opostos.
Confira, no quadro a seguir, alguns exemplos de sinalização horizontal utilizados:
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Quais dessas sinalizações se parecem com partes de retas paralelas?
▸
Cada uma das partes das linhas seccionadas se parece com qual figura geométrica plana: semirreta ou segmento de reta?
Neste capítulo, vamos estudar as retas e os ângulos, retomando definições e relações já vistas em anos anteriores e conhecendo as relações entre os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal.
1 Retas
Uma reta é formada por infinitos pontos distintos, dispostos em uma única direção, e suas extremidades indicam que ela se prolonga infinitamente nos dois sentidos. Na reta a seguir, destacamos os pontos a ê bê.
reta r ou
Símbolo. Reta AB.Os pontos a ê bê pertencem à reta r .
Semirreta e segmento de reta
Considere a reta r e os pontos a, B e óh indicados:
O ponto óh divide a reta r em duas semirretas de origem em O: uma passa pelo ponto a e a outra passa pelo ponto B. A reta r é chamada de reta suporte dessas semirretas. Confira as duas semirretas a seguir.
• Semirreta de origem óh que passa pelo ponto a. Também podemos indicar como:
OA com seta em cima(lemos: “semirreta ó á”).
• Semirreta de origem O que passa pelo ponto B. Também podemos indicar como:
OB com seta em cima(lemos: “semirreta ó bê ”).
Considere, novamente, a reta r e os pontos a ê bê, distintos, pertencentes a r :
Chamamos de segmento de reta a parte da reta compreendida entre dois de seus pontos, incluindo esses pontos. Denominamos, nesse caso, os pontos a ê bê de extremidades de
AB com traço em cima(lemos: “segmento de reta A bê ”). A reta r é chamada de reta suporte desse segmento.
Segmento de reta de extremidades a ê bê
abre parênteses, segmento de reta AB, fecha parêntesesPosições relativas entre duas retas
Duas ou mais retas contidas em um mesmo plano podem ser classificadas em:
• retas paralelas: quando não possuem pontos em comum.
Indica-se: r //s
(lemos: “ érre é paralela a ésse”).
• retas concorrentes: quando possuem um único ponto em comum.
Indica-se: r × s
(lemos: “ érre é concorrente a ésse”).
As ruas de uma cidade se parecem com partes de retas paralelas ou retas concorrentes. Observe a imagem de parte da cidade de Belém ( Pará), situada na região Norte do Brasil, captada por um satélite em 2021.
▸
Na imagem anterior, você consegue identificar ruas que são paralelas em alguns trechos? E ruas que se cruzam? Converse com os colegas.
Observação
Retas concorrentes que formam quatro ângulos retos (ângulos cuja abertura mede 90 graus) são chamadas retas perpendiculares.
Indica-se: r ⊥ s
(lemos: “r é perpendicular a s ”).
Construção de retas paralelas com régua e esquadro
Observe como podemos construir retas paralelas usando uma régua e um esquadro.
1º) Alinhamos o esquadro com a reta r e apoiamos a régua em um dos lados do esquadro, mantendo-a fixa.
2º) Deslizamos o esquadro pela régua e traçamos uma nova reta s.
3º) A reta s traçada será paralela à reta r.
r // s
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Na figura, as retas a, b, c e d são retas suportes dos lados do paralelogramo ême êne ó pê.
Observe a figura e identifique no caderno:
a) dois pares de retas paralelas;
b) dois pares de retas concorrentes.
2. Observe a figura a seguir e indique os pares de retas perpendiculares.
3. Desenhe uma reta r e um ponto P não pertencente a essa reta. Com uma régua e um esquadro, trace uma reta s paralela à r pelo ponto P.
4. Desenhe no caderno uma reta r e, com uma régua e um esquadro, trace uma reta s perpendicular à r.
Lendo e aprendendo
Grafismosglossário e pinturas corporais marcam a identidade do povo Kayapó
Pintura corporal revela a identidade dos nossos povos ancestrais
Os traços adotados nos rostos e corpos identificam etnias, famílias, status social e são essenciais durante as festas e rituais.
Arte na pele, a pintura corporal não é apenas uma questão estética, ou apenas para proteção contra insetos e raios solares. Cada povo retrata sua identidade cultural por meio de traços que revelam toda uma simbologia. Há pinturas específicas para festividades, para identificação das famílias, para apontar o estado civil ou status social. É possível identificar os povos do Tocantins somente pela observação das pinturas.
De acordo com a antropóloga e professora da Universidade Federal do Pará, Jane Beltrão, a pintura ritualística é uma fórma de expressar os mais delicados valores culturais. “A arte indígena é um sofisticado meio de comunicação estética, que informa aos demais sobre a diferença da qual emana fórça, autenticidade e valores das nações indígenas”, diz, enfatizando que exibir marcas tribais é uma fórma de resistência.
reticências
Além de privilegiar traços geométricos, a pintura corporal pode representar figuras simbólicas de animais como pássaros, peixes e répteis. É o caso do povo Iny (Karajá, Javaé, Xambioá).
Juntamente com as pinturas corporais, geralmente feitas com tintura natural extraída de plantas como urucum e o jenipapo, além de carvão misturado à resina de algumas árvores, há uma série de elementos agregados aos mais variados momentos e celebrações, como o corte de cabelo, o uso de enfeites de cabeça e a emplumação dos corpos.
Lendo e aprendendo
Emplumar é colar penas diretamente no corpo, o que ocorre nas aldeias em situações festivas/ritualísticas. É uma tradição entre os povos indígenas brasileiros, com variações que identificam cada grupo étnico. Entre o povo Krahô, no Ketuwayê, as crianças têm seu primeiro contato com a ritualística do mundo adulto desta fórma. Durante o ritual, as crianças são emplumadas e realizam um desfile em torno da aldeia, abatendo animais domésticos, para representar a primeira “caçada”.
FONTES, Seleucia. Pintura corporal revela a identidade dos nossos povos ancestrais. Secretaria da Cultura e Turismo do Governo do estado do Tocantins.
Atividades
1. Responda no caderno.
a) No povo Iny (Karajá, Javaé e Xambioá), a pintura corporal pode ser representada por quais figuras?
b) Qual é o objetivo da arte corporal para o povo indígena?
c) O que os indígenas utilizam para produzir suas tintas?
2. A pintura corporal indígena privilegia traços geométricos. Quando são feitos dois traços que se cruzam em um único ponto, mas não formam um ângulo reto, podemos afirmar que se parecem com:
a) retas concorrentes
b) retas paralelas
c) retas perpendiculares
d) retas coincidentes
3. As faixas a seguir foram criadas com base em grafismos indígenas.
Inspirado pelas imagens anteriores, crie um grafismo em uma folha de papel quadriculado.
4.
Reúna-se com 3 colegas e pesquisem sobre a influência da cultura indígena na formação do povo brasileiro. Depois, compartilhem com a turma o que encontraram.
2 O ângulo e seus elementos
Aplicações dos conceitos de ângulo estão presentes, hoje, na Engenharia Civil (construção de estradas, rampas), nos transportes (em rotas de orientação), em máquinas, nos projetos espaciais (em lançamento de foguetes), nas cartas geográficas (nos meridianos e paralelos da Terra), entre outras áreas. Observe os exemplos a seguir, em que destacamos os ângulos em um brinquedo de parque de diversões e em uma rota de gê pê ésse em um smartphone.
Barco váiquin em Leipzig na Alemanha. Foto de 2020. Destacamos os ângulos
ae
b.
No cruzamento das ruas, destacamos os ângulos
a,
be
c.
Traçando duas semirretas de mesma origem, determinamos, em um plano, duas regiões. Cada uma dessas regiões, incluindo as semirretas, é chamada de ângulo.
As semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Semirreta OB.de origem no ponto O e os dois ângulos formados por elas.
Ângulo é a união de duas semirretas de mesma origem, com uma das regiões do plano limitada por elas.
Os lados de um ângulo são as semirretas que o determinam, e o vértice é a origem comum dessas semirretas.
O ângulo de vértice óh e lados
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Semirreta OB.é indicado por:
Símbolo. Ângulo AOB.,
Símbolo. Ângulo BOA.ou
ângulo O.
Agora, observe dois casos em que duas semirretas de mesma origem têm a mesma reta suporte.
• As semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Semirreta OB.são coincidentes. Temos um ângulo nulo (ângulo cuja abertura mede 0 grau) e um ângulo de uma volta (ângulo cuja abertura mede 360 graus).
• As semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Semirreta OB.têm sentidos opostos. Temos um ângulo raso ou ângulo de meia-volta (ângulo cuja abertura mede 180 graus).
Atividades
Faça as atividades no caderno.
5. No caderno, indique, para cada item, o ângulo, seu vértice e seus lados.
a)
b)
c)
d)
6. Desenhe um ângulo raso e um ângulo nulo. Em seguida, observe os lados dos ângulos e responda:
a) São semirretas?
b) Têm a mesma reta suporte?
c) São coincidentes?
3 Medida da abertura de um ângulo
Ao medir um ângulo, consideramos a abertura entre seus lados. Podemos utilizar como unidade de medida da abertura de ângulo o grau.
Se dividirmos um ângulo de uma volta em trezentas e sessenta partes iguais, determinamos 360 ângulos com aberturas medindo 1 grau (1 grau).
Para medir a abertura de ângulos, podemos utilizar o transferidor, que já vem graduado de 1 grau em 1 grau. Observe a seguir um transferidor de 180 graus e outro de 360 graus.
A unidade de medida grau tem submúltiplos: o minuto e o segundo. Indicamos 1 minuto por 1’ e 1 segundo por 1”.
• 1 minuto é
Sentença matemática. Fração 1 sessenta avos.do grau, ou seja, 1 grau é igual a 60 minutos:
1 grau = 60 minutos
• 1 segundo é
Sentença matemática. Fração 1 sessenta avos.do minuto, ou seja, 1 minuto é igual a 60 segundos:
1’ = 60 segundos
Como medir a abertura de um ângulo utilizando o transferidor
Para medir a abertura de um ângulo
ângulo AOBqualquer utilizando o transferidor, usamos o seguinte procedimento:
1º) O centro marcado no transferidor deve ser colocado sobre o vértice do ângulo (ponto óh).
2º) A linha do transferidor, que passa pelo centro e pelo zero, deve estar posicionada sobre um dos lados que formam o ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.(por exemplo, semirreta
Símbolo. Semirreta OA.).
3º) Verificamos a medida da abertura do ângulo na escala graduada por onde passa o outro lado (semirreta
Símbolo. Semirreta OB.).
A medida da abertura de
ângulo AOBé 30 graus.
Indicamos: medida de(
ângulo AOB) = 30 graus
A medida da abertura de
ângulo AOBé 60 graus.
Indicamos: medida de(
ângulo AOB) = 60 graus
Observe, a seguir, indicações de algumas medidas de abertura de ângulo e como as lemos.
a) 30 graus
lemos: “trinta graus”.
b) 45° 50’
lemos: “quarenta e cinco graus e cinquenta minutos”.
c) 30° 48’ 36”
lemos: “trinta graus, quarenta e oito minutos e trinta e seis segundos”.
Veja que interessante
Faça a atividade no caderno.
Instrumentos de navegação
A navegação é uma das atividades humanas mais antigas, praticada desde os povos ancestrais. Com o passar do tempo, com o uso de instrumentos náuticos para guiar as navegações e com a melhora das embarcações, as distâncias navegadas se tornaram mais longas, já que antes procurava-se navegar sem perder as terras de vista. Graças a esses avanços, aconteceram as grandes navegações a partir do século quinze. Alguns dos instrumentos usados foram o quadrante náutico (1), o astrolábio (2) e a balestilha (3). Mais tarde, surgiram o octante (4) e o sextante (5). Todos eles serviam para medir abertura de ângulos, os dois últimos de fórma mais precisa que os primeiros. Hoje há instrumentos mais precisos para a navegação, como o radar e o gê pê ésse.
Atividade
Realize uma pesquisa e verifique para que esses instrumentos eram utilizados pelos navegadores.
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
Um ângulo pode ser classificado quanto à medida de sua abertura.
• Ângulo reto: é aquele que tem medida de abertura igual a 90 graus.
O ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.é reto.
• Ângulo agudo: é o ângulo que tem medida de abertura maior que 0 grau e menor que 90 graus.
O ângulo
Símbolo. Ângulo COD.é agudo.
• Ângulo obtuso: é o ângulo que tem medida de abertura maior que 90 graus e menor que 180 graus.
O ângulo
Símbolo. Ângulo EOF.é obtuso.
Construção de um ângulo com o transferidor
Observe a sequência utilizada na construção de um ângulo cuja abertura mede 50 graus.
1º) Traçamos uma semirreta
Símbolo. Semirreta AB.
2º) Posicionamos o transferidor de modo que seu centro coincida com o ponto a e a marca de 0 grau esteja sobre a semirreta
Símbolo. Semirreta AB. Depois, marcamos o ponto C, alinhado com a marca de 50 graus.
3º) Traçamos com a régua a semirreta
Símbolo. Semirreta AC., obtendo, assim, o ângulo
Símbolo. Ângulo BAC., cuja abertura mede 50 graus.
Construção de alguns ângulos com um par de esquadros
Podemos usar um par de esquadros para construir alguns ângulos. Em um dos esquadros, encontramos um ângulo de abertura medindo 90 graus e dois ângulos de abertura medindo 45 graus, e, no outro esquadro, ângulos cujas aberturas medem 30 graus, 60 graus e 90 graus.
Utilizando as medidas de abertura dos ângulos dos esquadros, conseguimos construir alguns ângulos, como os ângulos cujas aberturas medem 30 graus, 45 graus, 60 graus e 90 graus. Para construir ângulos com outras medidas de abertura, podemos adicionar ou subtrair essas medidas. Observe os exemplos a seguir.
a) 30 graus + 45 graus = 75 graus
b) 45 graus menos 30 graus = 15 graus
Determinando a medida da abertura de um ângulo
Considere a figura a seguir.
Agora, vamos determinar a medida da abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo AOB., ou seja, medida de(
Símbolo. Ângulo AOB.).
Pela figura, temos que:
Sentença matemática. Medida da abertura do ângulo BOC é igual a 105 graus.Como
medida da abertura do ângulo AOCé igual a 180 graus, pois
Símbolo. Ângulo AOC.é um ângulo raso, então:
= 180 graus menos 105 graus = 75 graus
Logo, a medida de abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.é igual a 75 graus.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Escreva no caderno as medidas das aberturas dos ângulos usando os símbolos de grau, minuto e segundo.
a) 60 graus
b) 90 graus
c) 102 graus e 35 minutos
d) 110 graus, 32 minutos e 48 segundos
8. Determine as medidas das aberturas dos ângulos representados a seguir.
a) medida de(
GOF)
b) medida de(
GOE)
c) medida de(
DOC)
d) medida de(
GOD)
e) medida de(
AOD)
f) medida de(
AOE)
g) medida de(
AOG)
h) medida de(
COF)
9. Com um transferidor, meça e registre no caderno a medida da abertura de cada um dos ângulos.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
10. Com o auxílio de uma régua e de um transferidor, construa no caderno os ângulos pedidos e, depois, classifique-os em agudo, obtuso, reto ou raso.
a) ângulo
ângulo AOBcuja abertura mede 65 graus
b) ângulo
CODcuja abertura mede 150 graus
c) ângulo
MNPcuja abertura mede 90 graus
d) ângulo
DEFcuja abertura mede 180 graus
11. Com um par de esquadros, trace um ângulo cuja abertura mede:
a) 105 graus
b) 150 graus
c) 120 graus
d) 135 graus
e) 165 graus
f) 15 graus
12. Um hexágono regular é uma figura formada por seis lados de medidas de comprimento iguais e seis ângulos internos de medida de abertura igual a 120 graus, conforme a figura a seguir.
No caderno, com o auxílio de uma régua e de um transferidor, construa um hexágono regular cujos lados medem 3 centímetros de comprimento.
13. ( enêm) Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado “Mineirinho”, conseguiu realizar a manobra denominada “900”, na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito. A denominação “900” refere-se ao número de graus que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso, corresponde a:
a) uma volta completa.
b) uma volta e meia.
c) duas voltas completas.
d) duas voltas e meia.
e) cinco voltas completas.
Versão adaptada acessível
9. Desenhe 6 ângulos de aberturas de medidas variadas. Depois, com um transferidor, meça suas aberturas.
Transformação de unidades
O grau é uma unidade de medida de abertura de ângulo, sendo o minuto e o segundo seus submúltiplos. Além disso, 1 grau equivale a 60 minutos e 1 minuto equivale a 60 segundos.
Agora, observe, nos exemplos a seguir, como efetuar transformações de unidades de medida de abertura de ângulos.
a) 30 graus em minutos
30 graus = 30 ⋅ 1 grau = 30 ⋅ 60 minutos = .1800 minutos
Logo: 30 graus = .1800 minutos
b) 3 graus 35 minutos em segundos
3 graus = 3 ⋅ 1 grau = 3 ⋅ 60 minutos = 180 minutos
180 minutos + 35 minutos = 215 minutos
215 minutos = 215 ⋅ 1’ = 215 ⋅ 60 segundos = .12900 segundos
Logo: 3 graus 35 minutos = .12900 segundos
c) 130 minutos em grau e minuto
Logo: 130 minutos = 2 graus 10 minutos
d) 150 segundos em minuto e segundo
Logo: 150 segundos = 2 minutos 30 segundos
e) 5 graus 35 minutos em minutos
5 graus = 5 ⋅ 1 grau = 5 ⋅ 60 minutos = 300 minutos
300 minutos + 35 minutos = 335 minutos
Logo: 5 graus 35 minutos = 335 minutos
f) 2 graus 20 minutos 40 segundos em segundos
2 graus = 2 ⋅ 1 grau = 2 ⋅ 60 minutos = 120 minutos
120 minutos + 20 minutos = 140 minutos
140 minutos = 140 ⋅ 1’ = 140 ⋅ 60 segundos = .8400 segundos
.8400 segundos + 40 segundos = .8440 segundos
Logo: 2 graus 20 minutos 40 segundos = .8440 segundos
g) .26138 segundos em grau, minuto e segundo
Logo: .26138 segundos = 7 graus 15 minutos 38 segundos
Atividades
Faça as atividades no caderno.
14.
Usando calculadora, transforme as medidas indicadas de acordo com o pedido de cada item:
a) 27 graus em minuto;
b) 13 graus 13 minutos 13 segundos em segundo;
c) 12 graus 57 minutos em minuto;
d) 213 minutos em grau e minuto;
e) 36 graus em segundo;
f) 310 minutos em grau e minuto;
g) 17 graus 12 minutos em segundo;
h) .214317 segundos em grau, minuto e segundo.
15. Observe este veículo.
Na posição de descanso, o eixo vertical fórma um ângulo cuja medida da abertura corresponde a 112% da medida da abertura de um ângulo reto, em relação à base. Descubra a medida da abertura desse ângulo, em grau e minuto.
4 Operações com medidas de abertura de ângulos
Vamos analisar algumas situações que envolvem operações com medidas de abertura de ângulos.
Adição
Traçados os ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC.conforme a ilustração, qual é a medida da abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo AOC.?
Para responder a essa pergunta, devemos adicionar as medidas das aberturas dos ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC..
Observe que adicionamos minutos com minutos e graus com graus.
Portanto, a medida da abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo AOC.é 75 graus 48 minutos.
Agora, analise outro exemplo: 10 graus 36 minutos 30 segundos + 23 graus 45 minutos 50 segundos
Nesse caso, devemos adicionar segundos com segundos, minutos com minutos e graus com graus.
Se 1’ = 60 segundos, então 80 segundos = 1’ 20 segundos; assim:
33 graus 81 minutos 80 segundos = 33 graus 82 minutos 20 segundos
Se 1 grau = 60 minutos, então 82 minutos = 1 grau 22 minutos; assim:
33 graus 82 minutos 20 segundos = 34 graus 22 minutos 20 segundos
Subtração
Considere os ângulos
ângulo BOCe
Símbolo. Ângulo AOB.a seguir.
Qual é a diferença entre as medidas das aberturas dos ângulos
Símbolo. Ângulo BOC.e
Símbolo. Ângulo AOB.?
Para responder a essa pergunta, devemos subtrair 30 graus 18 minutos de 45 graus 30 minutos.
Sentença matemática. Medida da abertura do ângulo BOC menos a medida da abertura do ângulo AOB, igual, 45 graus e 30 minutos menos 30 graus e 18 minutos.
Observe que subtraímos minutos de minutos e graus de graus.
Portanto, a diferença entre as medidas das aberturas dos ângulos
Símbolo. Ângulo BOC.e
Símbolo. Ângulo AOB.é 15 graus 12 minutos.
Agora, analise outro exemplo.
80 graus 48 minutos 30 segundos ‒ 70 graus 58 minutos 55 segundos
Nesse caso, podemos trocar graus por minutos e minutos por segundos para poder efetuar a subtração.
Observe que:
Assim:
Portanto: 80 graus 48 minutos 30 segundos ‒ 70 graus 58 minutos 55 segundos = 9 graus 49 minutos 35 segundos
Multiplicação
Para multiplicar um número natural pela medida da abertura de um ângulo, devemos multiplicar esse número pelos segundos, pelos minutos e pelos graus dessa medida. Depois, se necessário, devemos fazer as transformações de unidades. Confira os exemplos a seguir:
a) 4 ⋅ (15 graus 12 minutos 10 segundos)
b) 5 ⋅ (12 graus 36 minutos 40 segundos)
Divisão
Os raios da roda da frente de uma bicicleta formam 20 ângulos consecutivos de mesma medida de abertura; para determinar a medida da abertura do ângulo formado por dois raios consecutivos, é necessário dividir 360 graus por 20.
Então:
Logo, a medida da abertura do ângulo formado por dois raios consecutivos é igual a 18 graus.
Para dividir a medida da abertura de um ângulo por um número natural, devemos dividir inicialmente os graus, depois os minutos e, por fim, os segundos da medida da abertura desse ângulo por esse número. Quando necessário, devemos fazer as transformações de unidades. Verifique os exemplos a seguir.
a) (40 graus 20 minutos) : 2
b) (45 graus 20 minutos 16 segundos) : 4
c) (50 graus 17 minutos 30 segundos) : 6
d) (13 graus 32 minutos 33 segundos) : 3
Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Efetue os cálculos.
a) 25 graus 12 minutos + 37 graus 20 minutos
b) 86 graus 52 minutos 50 segundos + 39 graus 43 minutos 20 segundos
c) 45 graus 12 minutos 37 segundos + 47 graus 49 minutos 38 segundos
d) 42 graus 30 minutos + 47 graus 30 minutos
e) 75 graus 21 minutos ‒ 49 graus 33 minutos
f) 47 graus 39 minutos 25 segundos ‒ 29 graus 31 minutos 45 segundos
g) 80 graus 49 minutos 32 segundos ‒ 73 graus 51 minutos 46 segundos
h) 90 graus ‒ 35 graus 49 minutos 46 segundos
17. Observe a figura a seguir e, depois, responda às questões.
a) Qual é a medida da abertura do ângulo
AOC?
b) Qual é a medida da abertura do ângulo
BOD?
c) Qual é a medida da abertura do ângulo
AOD?
d) Qual é a medida da abertura do ângulo
AOEse
medida da abertura do ângulo EOD é igual a 133 graus e 30 minutos?
18. Efetue os cálculos.
a) 6 ⋅ (45 graus 12 minutos)
b) 4 ⋅ (12 graus 30 minutos)
c) 7 ⋅ (1 grau 10 minutos 13 segundos)
d) 5 ⋅ (45 graus 12 minutos 56 segundos)
e) 8 ⋅ (25 graus 20 minutos 20 segundos)
f) (98 graus 56 minutos) : 2
g) 15 graus : 8
h) (84 graus 40 minutos 20 segundos) : 2
i) (39 graus 11 minutos 40 segundos) : 2
j) (42 graus 35 minutos 20 segundos) : 8
19. Calcule.
a) O triplo de 47 graus 29 minutos.
b) O quádruplo de 23 graus 19 minutos 15. segundos
c) O sêxtuplo de 20 graus 15 minutos 20. segundos
d) A metade de 97 graus.
e) A terça parte de 98 graus 54 minutos.
f) A quarta parte de 60 graus 40 minutos 20. segundos
20. Observe a figura e efetue os cálculos no caderno.
a)
medida da abertura do ângulo AOB dividido por 4b)
2 vezes a medida da abertura do ângulo BOCc)
3 vezes a medida da abertura do ângulo CODd)
medida da abertura do ângulo AOC dividido por 85 Ângulos congruentes
Observe os ângulos a seguir.
Observe que
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo CPD.têm a mesma medida de abertura. Dizemos, então, que
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo CPD.são ângulos congruentes e indicamos:
ângulo AOB sinal de igual com til em cima ângulo CPD(lemos: “ângulo á ó bê é congruente ao ângulo CPD").
Ângulos congruentes são aqueles que têm a mesma medida de abertura.
Construção, com régua e compasso, de um ângulo congruente a outro ângulo dado
Dado o ângulo
Símbolo. Ângulo EOF., vamos construir o ângulo
GHIcongruente a ele. Observe os passos a seguir.
1º) Traçamos uma semirreta de origem H.
2º) No ângulo
Símbolo. Ângulo EOF., centramos o compasso em óh e, com uma abertura qualquer, determinamos os pontos M e N sobre as semirretas
Símbolo. Semirreta OE.e
Símbolo. Semirreta OF., respectivamente.
3º) Com a mesma abertura anterior, centramos o compasso em H e traçamos um arco determinando o ponto ih sobre a semirreta.
4º) Em seguida, centramos o compasso em ihe, com abertura igual à distância entre M e N, traçamos um novo arco determinando o ponto G, como mostra a figura. Traçamos a semirreta
Símbolo. Semirreta HG., obtendo, assim, o ângulo
GHI.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades 22 e 24.
21. Com o auxílio de um transferidor, meça a abertura dos ângulos da figura. Depois, indique os pares de ângulos congruentes.
a)
ângulo AOBb)
ângulo BOCc)
ângulo CODd)
ângulo DOEe)
ângulo EOFf)
ângulo FOGg)
ângulo AOCh)
ângulo EOAi)
ângulo FOCj)
ângulo EOB22. Observe a figura e, utilizando régua e compasso, construa um ângulo
EDFcongruente a
BACe um ângulo
DFEcongruente a
ACB.
23. Verifique, com um transferidor, se o triângulo á bê cê é um triângulo isósceles.
24. Construa, com o transferidor, um ângulo
POQobtuso. Em seguida, utilizando régua e compasso, construa um ângulo
BACcongruente a
POQ.
25. Com o auxílio de um transferidor, determine no caderno os pares de ângulos congruentes.
Versão adaptada acessível
23. Explique como verificar se determinado triângulo é isósceles usando uma régua.
6 Ângulos consecutivos e adjacentes
Observe na figura os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.,
Símbolo. Ângulo COB.e
Símbolo. Ângulo AOB..
Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB.têm em comum o vértice óh e o lado
Símbolo. Semirreta OC.. Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB.são ângulos consecutivos.
Ângulos consecutivos são aqueles que têm em comum o vértice e um dos lados.
Observe ainda que os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB.não têm pontos internos comuns. Por isso, eles também são chamados ângulos adjacentes.
Dois ângulos consecutivos que não possuem pontos internos comuns são chamados ângulos adjacentes.
Note que a medida da abertura de
Símbolo. Ângulo AOB.é igual à soma das medidas das aberturas de
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB..
Observações
1. Retas concorrentes determinam ângulos adjacentes. Confira:
2. Dos pares de ângulos consecutivos, apenas alguns são adjacentes.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
26. Observe a figura a seguir e indique pares de ângulos adjacentes.
27. Observe a figura e indique:
a) dois ângulos adjacentes ao ângulo
AOB;
b) dois ângulos adjacentes ao ângulo
DOE.
28. Determine:
a) a medida de abertura do ângulo
AOBsabendo que
medida da abertura do ângulo AOE é igual a 27 grause que
medida da abertura do ângulo EOB é igual a 23 graus;
b) a medida de abertura do ângulo
EODsabendo que
medida da abertura do ângulo COD é igual a 75 grause que
medida da abertura do ângulo COE é igual a 38 graus.
7 Ângulos complementares
Observe os ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC.na figura.
Dizemos que
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC.são ângulos complementares.
Dois ângulos são complementares quando a soma das medidas de suas aberturas é igual a 90 graus.
Também podemos dizer que
Símbolo. Ângulo AOB.é o complemento de
Símbolo. Ângulo BOC.e que
Símbolo. Ângulo BOC.é o complemento de
Símbolo. Ângulo AOB..
Atividades
Faça as atividades no caderno.
29. Determine a medida da abertura do complemento de cada um dos ângulos cuja medida da abertura está indicada a seguir.
a) 76 graus
b) 0 grau
c) 38 graus
d) 90 graus
e) 36 graus 48 minutos
f) 82 graus 50 minutos
30. Com régua e transferidor, desenhe um triângulo retângulo qualquer. Em seguida, meça a abertura dos ângulos agudos desse triângulo. Os ângulos agudos são ângulos complementares?
31. Calcule a medida de abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo BOC..
32. Dois ângulos são adjacentes complementares, e a abertura de um deles mede 78 graus. Determine a medida da abertura do outro ângulo.
33. Dois ângulos são adjacentes complementares, e a abertura de um deles mede 48 graus 36 minutos 28 segundos. Calcule a medida da abertura do outro ângulo.
8 Ângulos suplementares
Observe os pares de ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC.e
ângulo DEFe
Símbolo. Ângulo HIJ.nas figuras a seguir.
e
Sentença matemática. Medida de abertura do ângulo DEF mais medida de abertura do ângulo HIJ é igual a 180 graus.Dizemos que
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo BOC.são ângulos suplementares. Os ângulos
Símbolo. Ângulo DEF.e
Símbolo. Ângulo HIJ.também são ângulos suplementares.
Dois ângulos são suplementares quando a soma das medidas de suas aberturas é igual a 180 graus.
Nos exemplos anteriores, também podemos dizer que:
•
Símbolo. Ângulo AOB.é o suplemento de
Símbolo. Ângulo BOC.ou
Símbolo. Ângulo BOC.é o suplemento de
Símbolo. Ângulo AOB..
•
Símbolo. Ângulo DEF.é o suplemento de
Símbolo. Ângulo HIJ.ou
Símbolo. Ângulo HIJ.é o suplemento de
Símbolo. Ângulo DEF..
Atividades
Faça as atividades no caderno.
34. Calcule a medida da abertura do suplemento de cada ângulo cuja medida da abertura está indicada a seguir.
a) 76 graus
b) 30 graus
c) 0 graus
d) 136 graus 48 minutos
e) 90 graus 30 segundos
35. Dois ângulos são adjacentes suplementares e a abertura de um deles mede 106 graus. Determine a medida da abertura do outro ângulo.
36. Calcule a medida da abertura do ângulo
Símbolo. Ângulo BOC..
9 Ângulos opostos pelo vértice
Considere os ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo COD.formados pelas retas concorrentes
Símbolo. Reta CA.e
Símbolo. Reta DB.que se interceptam no ponto óh.
Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo COD.têm o mesmo vértice, que é o ponto óh, e as semirretas
Símbolo. Semirreta OA.e
Símbolo. Semirreta OB.(lados do ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.) são opostas, respectivamente, às semirretas
Símbolo. Semirreta OC.e
Símbolo. Semirreta OD.(lados do ângulo
Símbolo. Ângulo COD.).
Nesse caso, dizemos que
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo COD.são ângulos opostos pelo vértice (indicamos ó pê vê).
Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semirretas opostas aos lados do outro.
Verifique que as retas
Símbolo. Reta CA.e
Símbolo. Reta DB.também definem os ângulos
DOAe
Símbolo. Ângulo COB.. Esses ângulos têm o vértice óh em comum, e as semirretas
Símbolo. Semirreta OD.e
Símbolo. Semirreta OA.são opostas, respectivamente, às semirretas
OB e OC. Então, os ângulos
DOAe
Símbolo. Ângulo COB.também são opostos pelo vértice.
Tecnologias digitais em foco
Ângulos opostos pelo vértice
Nesta seção, você vai utilizar o GeoGebra, ou outro software de geometria dinâmica que seu professor indicar, para construir duas retas concorrentes, identificar os pares de ângulos opostos pelo vértice determinados por essas retas e explorar uma propriedade importante relacionada a esses ângulos.
Construa
Siga os passos a seguir para construir e determinar dois pares de ângulos opostos pelo vértice.
1º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta
AB.
2º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta
CDcruzando a reta
AB.
3º) Utilize a ferramenta
e marque o ponto óh, intersecção das retas
ABe
Símbolo. Reta CD..
Explore
a) Quais pares de ângulos são opostos pelo vértice?
b) Usando a ferramenta
, meça a abertura dos pares de ângulos indicados no item anterior. O que podemos observar em relação às medidas das aberturas dos ângulos opostos pelo vértice? Movimente os pontos móveis na construção e verifique o que acontece com as medidas das aberturas dos ângulos.
Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice
Observe a figura a seguir.
Sabemos que:
ângulos adjacentes suplementares
ângulos adjacentes suplementares
Então:
Sentença matemática. Medida de abertura do ângulo AOB mais medida de abertura do ângulo AOD é igual a medida de abertura do ângulo COD mais medida de abertura do ângulo AOD.Logo:
medida da abertura do ângulo AOB é igual a medida da abertura do ângulo CODOs ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo COD.têm a mesma medida de abertura e são opostos pelo vértice ( ó pê vê). De maneira análoga, podemos verificar que
medida da abertura do ângulo AOD é igual a medida da abertura do ângulo COB, e estes ângulos também são ó pê vê
Dois ângulos opostos pelo vértice têm a mesma medida de abertura, isto é, são congruentes.
Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.e
Símbolo. Ângulo EOF., na figura, são opostos pelo vértice e
indica uma medida de abertura de ângulo (em grau). Utilizando a propriedade dos ângulos opostos pelo vértice, podemos determinar o valor do
. Assim:
+ 5 graus = 35 graus
+ 5 graus ‒ 5 graus = 35 graus ‒ 5 graus
= 30 graus
Atividades
Faça as atividades no caderno.
37. Observe a figura e determine três pares de ângulos opostos pelo vértice e três pares de ângulos adjacentes suplementares.
38. Reescreva no caderno as sentenças verdadeiras.
a) Dois ângulos opostos pelo vértice nunca são suplementares.
b) Dois ângulos adjacentes e suplementares formam um ângulo raso.
c) O suplemento de um ângulo reto é um ângulo reto.
39. Nas figuras a seguir,
indica uma medida de abertura de ângulo (em grau). Determine o valor do
em cada caso.
a)
b)
10 Ângulos formados por duas retas cortadas por uma transversal
Observe as retas a seguir.
Como todas elas se cruzam, podemos dizer que são concorrentes. Observe que a reta t cruza as retas r e s; dessa fórma, dizemos que a reta t é transversal a r e s.
Toda reta transversal corta duas ou mais retas em pontos distintos.
No encontro das duas retas com a transversal, ficam determinados oito ângulos com vértices nos pontos de intersecção. Analise este exemplo, em que t é transversal às retas r e s.
De acordo com a posição que ocupam, esses ângulos são classificados, dois a dois, com nomes especiais.
Ângulos alternos internos
•
ângulo ce
ângulo e•
ângulo de
ângulo fÂngulos alternos externos
•
ângulo a e ângulo g•
ângulo b e ângulo h
Ângulos correspondentes
•
ângulo ae
ângulo e•
ângulo be
ângulo f•
ângulo c e ângulo g•
ângulo d e ângulo h
Ângulos colaterais externos
•
ângulo a e ângulo h•
ângulo b e ângulo g
Ângulos colaterais internos
•
ângulo c e ângulo f•
ângulo d e ângulo e
Atividades
Faça as atividades no caderno.
40. Na figura a seguir, a reta t é transversal às retas r e s.
Agora, identifique:
a) dois ângulos opostos pelo vértice;
b) dois ângulos alternos internos;
c) dois ângulos correspondentes;
d) dois ângulos colaterais externos;
e) dois ângulos alternos externos.
41. Com o auxílio de um transferidor, meça a abertura dos ângulos formados pelas retas paralelas r e s cortadas pela transversal t.
Agora, responda às questões no caderno.
a) Quais deles têm a mesma medida de abertura?
b) O que você pode afirmar sobre as medidas de abertura dos ângulos correspondentes?
c) O que você pode afirmar sobre as medidas de abertura dos ângulos alternos?
d) Nesse caso, qual é a relação entre os ângulos colaterais?
42. Observe a representação de um bairro com algumas ruas destacadas.
Considerando as ruas destacadas, qual é o nome da via transversal às ruas Geografia, História e Ciências?
Versão adaptada acessível
41. Desenhe um par de retas paralelas r e s cortadas por uma transversal t. Depois, com a ajuda de um transferidor, meça a abertura dos ângulos formados por essas retas e identifique os pares de ângulos correspondentes, alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.
Agora, responda às questões.
a) Quais deles têm a mesma medida de abertura?
b) Quais pares de ângulos são suplementares?
Relações entre os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal
Ângulos correspondentes
Considere as retas r e s paralelas entre si e uma transversal t que as intercepta, conforme a figura a seguir.
r⫽s
t : transversal
Os ângulos
ae
bsão correspondentes.
Tecnologias digitais em foco
Relação entre ângulos correspondentes
Vamos utilizar o GeoGebra, ou outro software de geometria dinâmica que seu professor indicar, para investigar a relação entre as medidas das aberturas dos ângulos correspondentes formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal.
Construa
Siga os passos a seguir para construir duas retas paralelas cortadas por uma transversal.
1º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta
AB.
2º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta
CDparalela a
AB.
3º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta
Símbolo. Reta EF.que cruze as retas paralelas
ABe
CD.
4º) Utilize a ferramenta
e marque o ponto G, intersecção das retas
ABe
Símbolo. Reta EF..
5º) Utilize a ferramenta
e marque o ponto H, intersecção das retas
CDe
Símbolo. Reta EF..
Explore
a) Identifique os pares de ângulos correspondentes obtidos na construção anterior.
b) Utilize a ferramenta
e meça a abertura dos pares de ângulos correspondentes que você identificou no item anterior. O que você pode afirmar sobre as medidas das aberturas dos pares de ângulos correspondentes?
c) Movimente os pontos móveis da construção alterando a posição das retas e observe o que acontece com as medidas das aberturas dos ângulos. As relações percebidas na atividade anterior continuam válidas quando mudamos a posição das retas e, consequentemente, as medidas das aberturas dos ângulos?
Agora, observe como Júlio fez para verificar que ângulos correspondentes são congruentes.
1º) Júlio usou um papel vegetal e fez um decalque do ângulo
a.
2º) Colocou o decalque sobre o ângulo
be percebeu que os dois possuem a mesma medida de abertura.
Com a sobreposição, é possível perceber que os ângulos
ae
bsão congruentes.
Duas retas paralelas, cortadas por uma transversal, determinam ângulos correspondentes congruentes.
A recíproca também é verdadeira: se os ângulos correspondentes forem congruentes, as retas r e s serão paralelas.
Ângulos alternos internos e ângulos alternos externos
Observe a figura a seguir, em que os ângulos
ce
bsão ângulos alternos internos.
Sendo r⫽s, temos:
•
Símbolo. Ângulo a congruente ao ângulo b., pois são ângulos correspondentes;
•
Símbolo. Ângulo c congruente ao ângulo a., pois são ângulos o.p.v.
Logo, podemos afirmar que
Símbolo. Ângulo c congruente ao ângulo b..
Agora, analise a figura a seguir, em que os ângulos
ae
csão ângulos alternos externos.
Sendo r⫽s, temos:
•
Símbolo. Ângulo a congruente ao ângulo b., pois são ângulos correspondentes;
•
Símbolo. Ângulo c congruente ao ângulo b., pois são ângulos o.p.v.
Logo, podemos afirmar que
Símbolo. Ângulo c congruente ao ângulo a..
Duas retas paralelas, interceptadas por uma transversal, determinam ângulos alternos (internos ou externos) congruentes.
Ângulos colaterais internos e ângulos colaterais externos
Observe a figura a seguir, em que os ângulos
ae
csão colaterais internos.
Sendo r⫽s, temos:
•
Símbolo. Ângulo a congruente ao ângulo b., pois são ângulos alternos internos;
•
medida da abertura do ângulo b mais medida da abertura do ângulo c é igual a 180 graus, pois são ângulos adjacentes suplementares.
Logo, podemos afirmar que
ae
csão suplementares.
Agora, de acordo com a figura a seguir, temos que os ângulos
ae
csão colaterais externos.
Sendo r⫽s, temos:
•
Símbolo. Ângulo a congruente ao ângulo b., pois são ângulos correspondentes;
•
medida da abertura do ângulo b mais medida da abertura do ângulo c é igual a 180 graus, pois são ângulos adjacentes suplementares.
Logo, podemos afirmar que
medida da abertura do ângulo a mais medida da abertura do ângulo c é igual a 180 graus.
Duas retas paralelas, interceptadas por uma transversal, determinam ângulos colaterais (internos ou externos) suplementares.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
43. Podemos afirmar que as retas r e s são paralelas? Por quê?
44. Na figura a seguir, r e s são paralelas e t e u são transversais. Quais são as medidas a, b, c e d das aberturas dos ângulos a seguir.
45. Sendo r⫽s, determine as medidas a, b e c das aberturas dos ângulos a seguir.
a)
b)
46. Na figura a seguir, as retas u, v e w são paralelas cortadas por uma transversal t. Determine, em grau, as medidas x, y e s das aberturas dos ângulos.
47. Sabendo que as retas r e s são paralelas, determine as medidas x e y das aberturas dos ângulos de cada item.
a)
b)
48. As retas u, r e s são paralelas cortadas por uma transversal t. Quais são as medidas x e y das aberturas dos ângulos a seguir?
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Retas
Uma reta é formada por infinitos pontos distintos, dispostos em uma única direção, e suas extremidades indicam que ela se prolonga infinitamente nos dois sentidos.
Reta r ou
Símbolo. Reta AB.Semirreta e segmento de reta
Semirreta
Símbolo. Semirreta OA.Segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta AB.Posições relativas entre duas retas em um mesmo plano
Retas paralelas: quando não possuem pontos em comum.
Retas concorrentes: quando possuem um único ponto em comum.
Retas perpendiculares: retas concorrentes que formam quatro ângulos retos.
1. Observe a figura a seguir.
Agora, identifique e escreva no caderno:
a) um par de retas paralelas;
b) dois pares de retas concorrentes;
c) dois pares de retas perpendiculares.
2. No caderno, desenhe a representação de um par de retas paralelas e a representação de um par de retas perpendiculares.
O ângulo e seus elementos
Ângulo é a união de duas semirretas de mesma origem com uma das regiões do plano limitada por elas.
Os lados de um ângulo são as semirretas que o determinam, e o vértice é a origem comum dessas semirretas.
3. Para cada um dos itens a seguir, indique no caderno o ângulo, seu vértice e seus lados.
a)
b)
Medida da abertura de um ângulo
Podemos utilizar como unidade de medida da abertura de um ângulo o grau ( grau).
A unidade de medida grau tem submúltiplos: o minuto e o segundo. Indicamos 1 minuto por 1’ e 1 segundo por 1”.
• 1 minuto é
Sentença matemática. Fração 1 sessenta avos.do grau, ou seja, 1 grau é igual a 60 minutos:
1 grau = 60 minutos
• 1 segundo é
Sentença matemática. Fração 1 sessenta avos.do minuto, ou seja, 1 minuto é igual a 60 segundos:
1’ = 60 segundos
Como medir a abertura de um ângulo utilizando o transferidor
medida da abertura do ângulo b mais medida da abertura do ângulo c é igual a 180 grausÂngulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
Ângulo reto: é aquele que tem medida de abertura igual a 90 graus.
Ângulo agudo: é o ângulo que tem medida de abertura maior que 0 grau e menor que 90 graus.
Ângulo obtuso: é o ângulo que tem medida de abertura maior que 90 graus e menor que 180 graus.
4. Com um transferidor, meça e registre no caderno a medida da abertura de cada um dos ângulos.
a)
b)
5. Com o auxílio de uma régua e de um transferidor, construa no caderno os ângulos solicitados e, depois, classifique-os em agudo, obtuso, reto ou raso.
a) Ângulo
Símbolo. Ângulo AOB.cuja abertura mede 50 graus.
b) Ângulo
Símbolo. Ângulo COD.cuja abertura mede 120 graus.
c) Ângulo
Símbolo. Ângulo EOF.cuja abertura mede 180 graus.
d) Ângulo
Símbolo. Ângulo GOH.cuja abertura mede 90 graus.
6. Transforme as unidades das medidas indicadas de acordo com o pedido de cada item:
a) 32 graus em minuto;
b) 15 graus 30 minutos em segundo;
c) 192 minutos em grau e minuto;
d) 25 graus 18 minutos em segundo;
e) .180318 segundos em grau, minuto e segundo;
Operações com medidas de abertura de ângulos
Adição
30 graus 18 minutos + 45 graus 30 minutos
Subtração
45 graus 30 minutos ‒ 30 graus 18 minutos
Multiplicação
4 ∙ (15 graus 12 minutos)
Divisão
(40 graus 20 minutos) : 2
7. Efetue os cálculos.
a) 35 graus 18 minutos + 42 graus 15 minutos
b) 75 graus 32 minutos 41 segundos + 56 graus 48 minutos 35 segundos
c) 68 graus 46 minutos ‒ 51 graus 39 minutos
d) 89 graus ‒ 76 graus 36 minutos 12 segundos
e) 4 ∙ (28 graus 15 minutos)
f) 7 ∙ (12 graus 45 minutos 17 segundos)
g) (72 graus 45 minutos 15 segundos) : 3
h) (48 graus 45 minutos 20 segundos) : 8
Ângulos congruentes
Ângulos congruentes são aqueles que têm a mesma medida de abertura.
8. Com o auxílio de um transferidor, determine as medidas das aberturas dos ângulos
Símbolo. Ângulo AOB.,
Símbolo. Ângulo BOC.,
Símbolo. Ângulo COD.,
ângulo DOE,
Símbolo. Ângulo AOC.,
ângulo AODe
ângulo COE. Depois, indique os ângulos congruentes.
Ângulos consecutivos e adjacentes
Ângulos consecutivos são aqueles que têm em comum o vértice e um dos lados.
Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB.são consecutivos.
Dois ângulos consecutivos que não possuem pontos internos comuns são chamados ângulos adjacentes.
Os ângulos
Símbolo. Ângulo AOC.e
Símbolo. Ângulo COB.são ângulos adjacentes.
9. Observe a figura e indique três pares de ângulos adjacentes.
Ângulos complementares
Dois ângulos são complementares quando a soma das medidas de suas aberturas é igual a 90 grau.
10. Determine a medida da abertura do complemento de cada um dos ângulos cuja medida da abertura está indicada a seguir.
a) 46 grau
b) 65 grau
c) 35 grau 18’
d) 62 grau 18’
e) 75 grau 22’
f) 18 grau 50’
11. Dois ângulos são adjacentes complementares, e a abertura de um deles mede 4618 grau’ 39”. Determine a medida da abertura do outro ângulo.
Ângulos suplementares
Dois ângulos são suplementares quando a soma das medidas de suas aberturas é igual a 180 grau.
12. Determine a medida da abertura do suplemento de cada um dos ângulos cuja medida da abertura está indicada a seguir.
a) 62 grau
b) 80 grau
c) 118 grau 50’
d) 29 grau 18’
e) 125 grau 48’ 42”
f) 90 grau 30’ 12”
Ângulos opostos pelo vértice
Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semirretas opostas aos lados do outro.
Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice
Dois ângulos opostos pelo vértice têm a mesma medida de abertura, isto é, são congruentes.
Na figura deste tópico, podemos observar que:
13. Observe a figura e identifique três pares de ângulos opostos pelo vértice.
14. Determine o valor de
em cada figura.
a)
b)
Ângulos formados por duas retas cortadas por uma transversal
Toda reta transversal corta duas ou mais retas em pontos distintos.
No encontro das duas retas com a transversal, ficam determinados oito ângulos com vértices nos pontos de intersecção.
De acordo com a posição que ocupam, esses ângulos são classificados, dois a dois, com nomes especiais.
Ângulos alternos internos:
ae
g;
be
hÂngulos alternos externos:
de
f;
ce
eÂngulos correspondentes:
ae
e;
be
f;
ce
g;
de
hÂngulos colaterais externos:
de
e;
ce
fÂngulos colaterais internos:
ae
h;
be
gRelações entre os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal
• Duas retas paralelas, cortadas por uma transversal, determinam ângulos correspondentes congruentes.
• Duas retas paralelas, interceptadas por uma transversal, determinam ângulos alternos (internos ou externos) congruentes.
• Duas retas paralelas, interceptadas por uma transversal, determinam ângulos colaterais (internos ou externos) suplementares.
15. Na figura a seguir, r e s são retas paralelas e t e u são retas transversais. Quais são as medidas a, b, c e d das aberturas dos ângulos a seguir.
16. Sabendo que as retas r e s são paralelas, determine as medidas x e y das aberturas dos ângulos de cada item.
a)
b)
É hora de extrapolar
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 6.
Faça as atividades no caderno.
Você considera sua alimentação saudável?
Uma boa nutrição é fundamental para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de todos. É importante escolher os alimentos que serão consumidos de fórma consciente e equilibrada. Na adolescência, os bons hábitos alimentares são essenciais para o desenvolvimento físico e mental, além de contribuírem para uma vida adulta saudável. Assim, nessa fase, alimentar-se bem deve ser prioridade.
Objetivos: Pesquisar sobre a composição e os hábitos de uma alimentação saudável, elaborar cartazes com informações e incentivos e realizar campanha na comunidade escolar para a promoção do consumo de alimentos saudáveis.
Etapa 1: Pesquisa sobre a composição e os hábitos de uma alimentação saudável
1. Reúnam-se em grupo e anotem, em uma lista, as ideias iniciais do que vocês consideram ser hábitos alimentares saudáveis.
2. Pesquisem em sites, em livros especializados em alimentação ou nutrição ou em revistas sobre saúde o que constitui uma alimentação saudável. A pesquisa deve contemplar tipos de nutrientes que devem ser consumidos, quantidades necessárias, alimentos que fornecem esses nutrientes e hábitos que devem ser adotados.
3. Comparem o resultado da pesquisa feita na atividade 2 com a lista elaborada na atividade 1.
a) Alguma informação obtida na pesquisa não estava na lista das ideias iniciais? Se sim, qual ou quais?
b) Algum item da lista das ideias iniciais não pode ser considerado parte de bons hábitos alimentares?
4. Uma pesquisa realizada com estudantes do 7º ano em fevereiro de 2023 apresentou dados sobre seus hábitos alimentares, conforme consta no gráfico a seguir.
Analisem o gráfico e façam o que se pede.
a) Nessa pesquisa, os alimentos considerados marcadores de alimentação não saudável são:
• salgados fritos: coxinha de galinha, quibe, pastel, acarajé, batata frita (exceto batata de pacote);
• guloseimas: doces em geral, como balas, chocolates, chicletes, bombons e pirulitos;
• refrigerantes;
• ultraprocessados salgados: hambúrguer, presunto, mortadela, salame, linguiça, salsicha, macarrão instantâneo, salgadinho de pacote, biscoitos salgados.
Pesquisem o motivo pelo qual esses alimentos são considerados não saudáveis, destacando o que acontece em caso de consumo excessivo.
b) Muitas pessoas consomem os alimentos listados no item a em excesso mesmo sabendo que são considerados não saudáveis. Por que isso acontece?
Etapa 2: Pesquisa e análise de dados sobre a conservação de alimentos Pesquisa e análise de dados sobre a conservação de alimentos
5. Além da escolha de alimentos, é importante que eles sejam conservados e preparados de modo correto. O resfriamento e o congelamento são formas muito utilizadas para aumentar o tempo de conservação dos alimentos.
a) Pesquisem os motivos pelos quais o resfriamento e o congelamento ajudam a conservar os alimentos.
b) Observem a tabela a seguir.
Tipo de armazenagem |
Tipo de alimento |
Medida da temperatura |
---|---|---|
Congelamento |
Qualquer alimento |
Menor ou igual a ‒18 °C |
Refrigeração |
Hortifrúti, leite e derivados |
Até 10 °C |
Carne |
Até 4 °C |
|
Pescados |
Até 2 °C |
Dados obtidos em: https://oeds.link/0p9hiu. Acesso em: 12 maio 2022.
Representem as medidas de temperatura em uma reta numérica, indicando os intervalos correspondentes a cada tipo de alimento e considerando que os alimentos refrigerados ficam a medidas de temperatura maiores que 0 . grau Célsius
c)
Você já sabe responder às questões feitas na abertura desta Unidade? Converse com os colegas.
Etapa 3: Elaboração de cartazes
6. Analisem as imagens a seguir, que mostram qual deve ser a proporção entre os alimentos em uma refeição considerada saudável.
Dados obtidos em: https://oeds.link/N6EGG0. Acesso em: 20 junho2022.
a) Considerando que “legumes e verduras” devem corresponder à metade da medida da área do prato, “carboidratos”, a um quarto da medida da área do prato, e as “proteínas animal e vegetal”, a um oitavo cada, determinem a medida da abertura dos ângulos centrais que correspondem a cada um desses setores e classifiquem-nos em agudo, reto, obtuso ou raso.
b) Elaborem um cartaz utilizando régua, compasso e transferidor. Preencham os setores com imagens dos alimentos e coloquem informações sobre a composição escolhida (o que determina que essa composição seja interessante e saudável) e como incentivar as pessoas a buscar uma alimentação equilibrada.
Etapa 4: Campanha pela promoção de alimentos saudáveis
7. Disponibilizem os cartazes criados na etapa anterior para que a turma analise a escolha dos alimentos e opinem a respeito das informações apresentadas.
8. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.
9. Depois dos ajustes necessários, criem um título para uma campanha pela promoção da alimentação saudável na escola e façam uma exposição dos cartazes para a comunidade escolar.
Etapa 5: Síntese do trabalho realizado
10. Algumas questões devem ser discutidas.
a) Após a realização das pesquisas, vocês pretendem fazer alguma mudança em seus hábitos alimentares? Se sim, qual ou quais? Se não, por quê?
b) Você acredita que uma campanha pode contribuir para que as pessoas busquem hábitos alimentares mais saudáveis?
11. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.
Glossário
- grafismos
- : desenhos que representam figuras geométricas ou imagens de pessoas e de animais.
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