Capítulo 5 Números racionais
Trocando ideias
O saldo negativo, também chamado de saldo devedor, é o valor gasto além do que existia de saldo disponível em conta. Em casos assim, quanto mais tempo a conta fica negativa, mais a dívida cresce devido à cobrança de juros.
▸
Em sua opinião, o que as pessoas precisam fazer para não ficar com saldo negativo em suas contas? Converse com os colegas.
▸
O titular da conta anterior depositou R$ 200,00duzentos reais para regularizar a situação. Ele atingiu esse objetivo? Por quê?
Neste capítulo, vamos estudar os números racionais e suas operações. O número menos187,66 é um exemplo de número racional.
1 Os números racionais
Todo número inteiro pode ser escrito na fórma de fração. Considere os exemplos:
a)
Expressão matemática. Menos 3 é igual a menos 3 sobre 1.b)
Expressão matemática. Mais 7 é igual a mais 7 sobre 1.c) 0 =
Zero sobre 1.Existem números que não são classificados como números inteiros e que podem ser escritos na forma de fração. Observe:
a)
Expressão matemática. 3 inteiros e 5 décimos é igual a 35 décimos.b)
Expressão matemática. Dízima periódica de período 6 é igual a dois terços.c)
Expressão matemática. Menos 75 centésimos (em fração) é igual a menos três quartos.Sugestão de leitura
IMENES, L. M.; JAKUBOVIC, J. abre parêntesesJakubo fecha parênteses; LELLIS, M. Frações e números decimais. São Paulo: Atual, 2011. abre parêntesesColeção Pra que serve Matemática? fecha parênteses.
Esse livro explica números racionais nas formas de fração e decimal e seus usos no dia a dia. Além disso, traz fatos curiosos, brincadeiras e situações interessantes e desafiadoras sobre o assunto.
Os números que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, na forma
a sobre b., em que a ê bê são números inteiros e b ≠ 0, são chamados números racionais.
Todo número que pode ser escrito na fórma fracionária, com denominador e numerador inteiros e denominador diferente de zero, pertence ao conjunto dos números racionais, que indicamos por
.
Outros exemplos de números racionais:
a)
Expressão matemática. 20 é igual a 20 sobre 1.b)
Expressão matemática. Menos 17 é igual a menos 17 sobre 1.c)
Expressão matemática. 4 inteiros e 47 centésimos é igual a 447 centésimos (em fração).d)
Expressão matemática. Menos 1 inteiro e 2 décimos é igual a menos 12 décimos (em fração).Agora, acompanhe algumas situações em que os números racionais são usados.
• Daniela comeu
Fração. Três oitavos.de uma pizza. Quantos pedaços ela comeu?
Portanto, Daniela comeu 3 pedaços de pizza.
• De acordo com o marcador, qual é a situação do tanque de combustível do automóvel?
O tanque de combustível está completo.
▸ Se fôssemos representar o valor do tanque cheio por uma fração, que fração seria?
Observação
Existem infinitos números que não são racionais, ou seja, que não podem ser escritos na forma
a sobre b., em que a ê bê são números inteiros e b ≠ 0. Observe alguns exemplos:
a)
Expressão matemática. Raiz quadrada de 2 é igual a 1 vírgula 414213562 reticências.b)
Expressão matemática. Raiz quadrada de 3 é igual a 1 vírgula 732050807 reticências.c) π = 3,141592653 reticências
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Copie para o caderno as afirmações verdadeiras.
a) 0,3 é um número racional.
b) menos17 é um número natural.
c)
Fração. Dois quintos.é um número inteiro.
d)
Fração. Menos três quintos.é um número racional.
e) Zero é um número racional.
f)
Fração. Menos um meio.é um número inteiro.
g) +0,01 é um número racional.
h) menos4,1 é um número natural.
2. Represente os números racionais a seguir na forma decimal.
a)
Fração. Menos um quarto.b)
Fração. 70, 50 avos.c)
Fração. 7 centésimos.d)
Fração. Três quintos.e)
Fração. Menos um oitavo.f)
Fração. Menos cinco oitavos.g)
Fração. 27, 200 avos.h)
Fração. Menos 36, 20 avos.3. Represente os números racionais de cada item na forma de fração.
a) +6,4
b) menos2,25
c) menos0,08
d) +0,54
4. Responda às questões.
a) Quantos números naturais existem entre 4 e 12?
b) Quantos números racionais existem entre 1 e 2?
c) O número racional
Fração. 13 quartos.está situado entre quais números naturais?
d) O número racional
Fração. Menos 11 meios.está situado entre quais números inteiros?
5. Represente estes números na forma de fração irredutível.
a) 0,8
b) menos1,5
c) 8,5
d) menos1,4
e) +6,84
f) menos3,45
6. Cite duas situações cotidianas em que você usa a ideia de fração.
Representação dos números racionais na reta numérica
Assim como foi feito para os números naturais e os números inteiros, podemos estabelecer uma correspondência entre os números racionais e os pontos na reta numérica.
Observe alguns exemplos a seguir.
a) O ponto que corresponde ao número
Fração. Mais 1 terço., por exemplo, está localizado entre os pontos correspondentes aos números 0 e +1. Podemos dividir o intervalo de 0 a 1 em três partes iguais e marcar o primeiro ponto no sentido positivo ponto abre parênteses a, conforme mostramos a seguir. fecha parênteses
Repare que o ponto a corresponde ao número racional
Fração. Mais 1 terço..
b) O ponto que corresponde ao número
Fração. Menos 7 quartos., que equivale a
Fração. Menos 1 inteiro e 3 quartos., está localizado entre os pontos correspondentes aos números 2 e menos 1. Podemos dividir o intervalo de menos 2 a menos 1 em quatro partes iguais e marcar o primeiro ponto no sentido positivo menos ponto abre parênteses B, conforme mostramos a seguir. fecha parênteses
Repare que o ponto B corresponde ao número racional
Fração. Menos 7 quartos..
c) O ponto que corresponde ao número
Fração. 14 quintos., que equivale a
Fração. 2 inteiros e 4 quintos., está localizado entre os pontos correspondentes aos números +2 e +3. Podemos dividir o intervalo de 2 a 3 em cinco partes iguais e marcar o quarto ponto no sentido positivo abre parêntesesponto C fecha parênteses, conforme mostramos a seguir.
Repare que o ponto C corresponde ao número racional
Fração. 14 quintos..
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Observe a reta numérica e responda às questões.
a) Que ponto está destacado entre os números inteiros menos3 e menos2?
b) Que ponto tem como correspondente o número
Fração. 5 meios.? E qual corresponde ao número 1?
c) Que número corresponde ao ponto D ? E ao ponto ê ?
8. Desenhe uma reta numérica e represente os pontos:
a) a, que corresponde a menos0,6;
b) B, que corresponde a
Fração. Menos 7 meios.;
c) C, que corresponde a
Fração. 5 inteiros e um terço.;
d) D, que corresponde a
Fração. 5 quartos..
9. Localize em uma reta numérica o ponto M, que corresponde a
Fração. menos 3 oitavos., o ponto N, que corresponde a
Fração. 5 sétimos., e o ponto Q, que representa o número 2.
10.
Reúna-se com um colega e fale três números racionais para que ele os coloque no local apropriado de uma reta numérica. Em seguida, verifique o lugar em que ele colocou os pontos. Ele também falará três números para que você faça o mesmo. Depois, junte os pontos indicados das duas retas numéricas em apenas uma.
Módulo de um número racional
Chamamos de módulo abre parêntesesou valor absoluto fecha parênteses de um número racional a medida da distância do ponto, que corresponde a esse número, até a origem da reta numérica abre parêntesesponto que representa o zero fecha parênteses.
Representamos o módulo de um número colocando-o entre duas barras verticais: | |
Analise os exemplos a seguir.
a) Módulo do número racional
Fração. Mais 4 terços..
A medida da distância entre o ponto que corresponde ao número
Fração. 4 terços.e a origem é de
Fração. 4 terços.da unidade.
O módulo de
Fração. mais 4 terços é 4 terços..
Indicamos:
Igualdade. Módulo de 4 terços é igual a 4 terços.
b) Módulo do número racional
Fração. menos 4 terços..
A medida da distância entre o ponto que corresponde ao número
Fração. menos 4 terços.e a origem é de
Fração. 4 terços.da unidade.
O módulo de
Fração. menos 4 terços é 4 terços..
Indicamos:
Igualdade. Módulo de menos 4 terços é igual a 4 terços.Oposto ou simétrico de um número racional
Considere os pontos correspondentes aos números racionais
Fração. + 3 meios.e
Fração. Menos 3 meios., situados na reta numérica a seguir.
Os pontos correspondentes aos números racionais
Fração. mais 3 meios.e
Fração. Menos 3 meios.estão à mesma medida de distância da origem. Esses números são chamados de números opostos ou simétricos e, para obtê-los, a partir da origem percorremos a mesma medida de distância em sentidos opostos da reta numérica.
A seguir, temos alguns exemplos.
a) 243 e menos243 são números racionais opostos ou simétricos.
b) 0,5 e menos0,5 são números racionais opostos ou simétricos.
c)
Fração. menos 2 quintos.e
Fração. Dois quintos.são números racionais opostos ou simétricos.
d)
Fração. 7 décimos.e
Fração. Menos 7 décimos.são números racionais opostos ou simétricos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
11. Determine:
a) o valor absoluto de 8;
b) o módulo de
Fração. Menos 1 sétimo.;
c) o oposto de menos2,6;
d) o simétrico de
Fração. 13 nonos..
12. Dois números diferentes podem ter o mesmo módulo? Dê exemplos para justificar sua resposta.
13. Responda às questões a seguir no caderno.
a) Qual é o oposto de menos3?
b) Qual é o oposto do oposto de menos3?
14.
Com um colega, analise as afirmações a seguir e corrija as falsas no caderno.
a) O oposto de um número negativo é um número negativo.
b) O simétrico de um número positivo é um número negativo.
c) O oposto do oposto de um número é o próprio número.
15. Desenhe uma reta numérica e localize um número racional nessa reta. Peça a um colega que localize o oposto desse número na reta.
16. Indique quais números racionais cada letra representa, considerando o módulo.
a)
Sentença matemática. Módulo de R é igual a 4 sétimos.b)
Sentença matemática. Módulo de T é igual a 7 nonos.c)
módulo de S igual 0,3d)
módulo de V igual menos 0,752 Comparação de números racionais
Podemos comparar alguns números racionais por meio de figuras. Analise, por exemplo, como comparamos os números racionais
Fração. Um quarto.e
Fração. Dois terços.
Portanto,
Sentença matemática. 2 terços é maior que 1 quarto..
Outra maneira de comparar números racionais é utilizando a reta numérica.
Observe os pontos correspondentes a alguns números racionais representados na reta numérica, cuja seta indica a orientação crescente da esquerda para a direita:
Pode-se perceber que o número menos2,6 é menor que menos2 e maior que menos3, pois o ponto correspondente a menos2,6 está localizado à esquerda de menos2 e à direita de menos3 na reta numérica.
Analogamente, o número +3,5 é maior que
Fração. Mais 2 quintos., pois o ponto correspondente a +3,5 está localizado à direita do ponto correspondente a
Fração. Mais 2 quintos.na reta numérica.
Pode-se fazer outras relações utilizando a simbologia adequada.
• 3 menos < 1 menos
Lemos: “menos 3 é menor que menos 1”.
•
Sentença matemática. 2 quintos é maior que zero.
Lemos: “dois quintos é maior que zero”.
•
Sentença matemática. 4 terços é menor que 3 inteiros e 5 décimos.
Lemos: “quatro terços é menor que três vírgula cinco”.
Dados dois números racionais quaisquer, o menor deles estará sempre representado por um ponto à esquerda do ponto que representa o maior na reta numérica.
Agora, como exemplo, vamos comparar os números racionais menos1,3 e
Fração. Menos 3 meios..
Observe que menos1,5 < menos1,3; então,
Fração. Menos 3 meios.< menos1,3.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
17. Utilizando o sinal <, escreva em ordem crescente os seguintes números racionais:
Sequência de 5 números, da esquerda para a direita: mais 3 quintos, menos 5 terços, um, mais 10 quintos, menos 2 oitavos.
18. Com o auxílio da reta numérica, escreva os números racionais a seguir em ordem decrescente. Utilize o sinal >.
Sequência de números, da esquerda para a direita: mais 3, menos um quinto, zero, menos 9 quartos e mais 4 quintos.
19. Identifique as sentenças verdadeiras e, no caderno, corrija as falsas.
a) menos5,7 < menos3,2
b)
Sentença matemática. 2 quintos é menor que um terço.c) 0 > menos0,15
d)
Sentença matemática. Menos 3 quintos é maior que menos 5 décimos (em decimal).20. (Enem) Num projeto da parte elétrica de um edifício residencial a ser construído, consta que as tomadas deverão ser colocadas a 0,20 métro acima do piso, enquanto os interruptores de luz deverão ser colocados a 1,47 métro acima do piso. Um cadeirante, potencial comprador de um apartamento desse edifício, ao ver tais medidas, alerta para o fato de que elas não contemplarão suas necessidades. Os referenciais de altura (em metros) para atividades que não exigem o uso de fôrça são mostrados na figura seguinte.
Uma proposta substitutiva, relativa às alturas de tomadas e interruptores, respectivamente, que atenderá aquele potencial comprador é:
a) 0,20 métro e 1,45 métro.
b) 0,20 métro e 1,40 métro.
c) 0,25 métro e 1,35 métro.
d) 0,25 métro e 1,30 métro.
e) 0,45 métro e 1,20 métro.
21. Douglas e Mel fizeram um acordo: quem gastar menos com o almoço pagará a sobremesa. Se Douglas gastou R$ 32,50trinta e dois reais e cinquenta centavos, e Mel, R$ 33,15trinta e três reais e quinze centavos, quem pagará a sobremesa?
22. Em certo dia, foram registradas as medidas de temperatura mínima de 1,6 grau Célsius em Campos do Jordão (), 14 São Paulo graus Célsius em Triunfo (), Pernambuco 7,4 menos graus Célsius em Urupema () e Santa Catarina 0,5 menos grau Célsius em Canela (). No caderno, escreva essas medidas de temperatura em ordem crescente. Rio Grande do Sul
23. Lucas faz parte do time de basquete do bairro onde mora. Em dezembro de 2023, ele coletou algumas informações sobre todos os jogadores e organizou-as na tabela a seguir.
Nome |
Medida da altura (m) |
Posição |
---|---|---|
Lucas |
1,91 |
Armador |
Marcelo |
2,08 |
Ala/Armador |
Anderson |
2,11 |
Pivô |
Vitor |
1,85 |
Armador |
Leandro |
1,88 |
Ala/Armador |
Dados obtidos por Lucas em dezembro de 2023.
Com base nas informações da tabela, responda:
a) Qual é o nome do jogador mais alto?
b) Em que posição joga o jogador mais baixo?
c) No caderno, escreva as medidas das alturas em ordem decrescente.
24.
Elabore um problema que envolva a medida de massa de duas frutas distintas, sendo que uma delas é maior do que a outra.
Lendo e aprendendo
Onda de frio extrema derruba temperaturas no Brasil
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as atingidas
Uma massa de ar frio de origem polar fez com que parte do país registrasse temperaturas extremamente baixas no fim de julho. A frente fria, que chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, em 26 de julho, foi se espalhando de fórma intensa pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até perder força no início de agosto. Entenda o que houve e confira o que ocorreu nos estados mais fortemente atingidos.
Por que fez tanto frio no fim de julho?
reticências Amanda Rehbein, coordenadora do Grupo de Estudos Climáticos da Universidade de São Paulo (GREC-USP), disse que o frio extremo no Brasil tem relação com o aquecimento global, processo em que a temperatura média do planeta aumenta e provoca eventos climáticos extremos em todo o mundo.
A pesquisadora explica que o aquecimento global está intensificando as trocas de calor entre a região tropical (onde fica o território brasileiro) e os polos. “A região tropical recebe maior quantidade de radiação solar do que os polos. Isso faz com que essa região fique mais aquecida e redistribua esse calor. Dessa fórma, o calor da área tropical avança em direção à região polar. Ao mesmo tempo, o frio polar avança em direção à região tropical. A partir dessa circulação, as ondas de frio e de calor são geradas”, diz. “O aquecimento global intensifica as trocas de energia entre os trópicos e os polos, forçando a atmosfera dos polos a enviar mais frio para regiões como a em que o Brasil está localizado.”
Rehbein afirma que, embora não seja possível acabar com o aquecimento global, podemos diminuir seus efeitos reduzindo a emissão de gases poluentes que são lançados na atmosfera.
reticências
Lendo e aprendendo
Goiás ( Goiás)
Em Goiânia, capital, fez em torno de 10 graus Célsius – a mínima em julho costuma ser 16 graus Célsius. Foi mais frio em cidades do interior, como em Jataí, que chegou a 4 graus Célsius.
Mato Grosso do Sul ( Mato Grosso do Sul)
Na capital, Campo Grande, a temperatura chegou a ficar em torno dos 5 graus Célsius, com sensação de 2 graus Célsius (a mínima em julho costuma ser de 16 graus Célsius). Além disso, 35 municípios tiveram geada e pelo menos cinco cidades atingiram registros negativos: em Santa Rita do Pardo, os termômetros marcaram menos0,7 grauC em 30 de julho.
Minas Gerais ( Minas Gerais)
Belo Horizonte, a capital, registrou, no dia 30 de julho, 7,5 graus Célsius, a menor temperatura desde 2006. Em outras cidades mineiras, nessa data, o frio chegou a registros negativos: em Monte Verde, fez menos4,5 graus Célsius.
Rio de Janeiro ( Rio de Janeiro)
Na capital, os termômetros chegaram a 10,6 grausC (a mínima em julho costuma ser 18 grausC). Porém, a temperatura mais fria do ano continua sendo a de 8,4 graus Célsius, de 20 de julho. Outros municípios tiveram os menores registros do ano em 30 de julho – caso de Carmo, que chegou a 4,5 grausC.
São Paulo ( São Paulo)
A cidade de São Paulo teve a menor temperatura dos últimos cinco anos na madrugada de 30 de julho: média de 4 grausC. Nessa data, em alguns bairros da capital e em outras cidades do estado, os termômetros chegaram a ficar abaixo de 0 grauC. O município de Rancharia, por exemplo, atingiu menos4,1 grausC.
Paraná ( Paraná)
Curitiba, a capital, teve, em 29 de julho, a temperatura mais baixa do ano: menos 0,8 grauC, com sensação de menos3 grausC – o mês costuma ter mínima de 10 grausC. Pelo menos mais 14 cidades tiveram as temperaturas mais baixas do ano. General Carneiro atingiu menos 5,4 grausC, o registro mais frio do estado.
Santa Catarina ( Santa Catarina)
Em 29 de julho, a capital, Florianópolis, teve a madrugada mais fria do ano, com 4,4 grausC (em julho, a mínima costuma ser de 14 grausC). Nevou em pelo menos 28 cidades. Em Urupema, uma das mais frias do país, fez menos8 grausC.
Rio Grande do Sul ( Rio Grande do Sul)
A capital, Porto Alegre, que costuma ter mínima de 10 grausC em julho, chegou a 4 grausC com sensação de até 1,1 grauC devido à intensidade dos ventos. Nevou em 13 cidades, incluindo Gramado, famosa pelas baixas temperaturas.
Fontes: Agência Brasil, Agora São Paulo, Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas Climatempo, Gazeta do Povo, G1, Governo do estado do Mato Grosso do Sul, Governo do estado do Paraná, Instituto Nacional de Meteorologia, Hora 1, MetSul Meteorologia, Veja Rio e Zero Hora.
reticências
CATALDO, J. Onda de frio extrema derruba temperaturas no Brasil. Jornal Joca, número174, página 3, 9 a 23 de agosto de 2021.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Em que edição do jornal a matéria anterior foi publicada?
b) Quais regiões do Brasil foram mais atingidas pela onda de frio em julho de 2021?
c) Em que dia a frente fria chegou ao Brasil?
d) Qual é a principal causa do frio extremo que atingiu o Brasil no final de julho de 2021?
2. Escreva, no caderno, os números racionais que aparecem no texto.
3. Copie as afirmações verdadeiras no caderno.
a) No dia 30 de julho de 2021, a medida da temperatura mínima em Monte Verde ( Minas Gerais) foi menor do que em Santa Rita do Pardo ( Mato Grosso do Sul).
b) No dia 30 de julho de 2021, a medida da temperatura mínima no município de Carmo ( Rio de Janeiro) foi menor do que no município de Rancharia ( São Paulo).
c) No dia 29 de julho de 2021, a medida da temperatura mínima em General Carneiro ( Paraná) foi inferior a menos6 graus Célsius.
d) No dia 29 de julho de 2021, a medida da temperatura mínima em General Carneiro ( Paraná) foi superior à de Urupema ( Santa Catarina).
4.
Todos os anos, no período do inverno, as pessoas em situação de rua sofrem muito com as baixas medidas de temperatura, que chegam a provocar a morte de seres humanos nas calçadas. Pensando nisso, reúna-se com 3 colegas e criem um texto publicitário para uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores.
3 Adição e subtração com números racionais
Observe as situações a seguir, que envolvem adição e subtração de números racionais.
Situação 1
José verificou que sua conta bancária tinha saldo negativo de R$ 480,50quatrocentos e oitenta reais e cinquenta centavos. No dia seguinte, ele fez pagamentos no valor total de R$ 376,25trezentos e setenta e seis reais e vinte e cinco centavos. Após efetuar esses pagamentos, como ficou a conta bancária de José?
Para responder à pergunta, podemos realizar o seguinte cálculo:
(‒480,50 fecha parênteses + (‒376,25 fecha parênteses = menos856,75
Portanto, após efetuar os pagamentos, a conta bancária de José ficou com saldo negativo de R$ 856,75oitocentos e cinquenta e seis reais e setenta e cinco centavos.
Situação 2
No início de certa noite, em São Joaquim ( Santa Catarina), foi registrada a medida de temperatura de menos7,6 graus Célsius. Já no início da manhã seguinte, houve aumento de 5,5 graus Célsius na medida da temperatura. Qual foi a medida da temperatura registrada em São Joaquim no início da manhã?
Para determinar a medida da temperatura no início da manhã, calculamos:
(‒7,6 fecha parênteses + abre parênteses+5,5 fecha parênteses = menos2,1
Portanto, a medida da temperatura registrada em São Joaquim no início da manhã foi de menos2,1 graus Célsius.
Situação 3
Na 1ª etapa de uma expedição submarina, Júlio mergulhou a 20,5 menos métros de medida de profundidade. Durante a 2ª etapa, ele desceu mais alguns metros, atingindo 27,3 menos métros de medida de profundidade. Quantos metros Júlio desceu a mais na 2ª etapa da expedição?
Para responder à pergunta, podemos fazer: (‒27,3 fecha parênteses menos (‒20,5 fecha parênteses
Observe que ‒(‒20,5 fecha parênteses é o simétrico do número menos20,5; ou seja, é igual a +20,5. Assim:
(‒27,3 fecha parênteses menos (‒20,5 fecha parênteses = (‒27,3 fecha parênteses + abre parênteses+20,5 fecha parênteses = menos6,8
Portanto, Júlio desceu 6,8 métros a mais na 2ª etapa da expedição.
Observação
As propriedades da adição com números inteiros também são válidas para a adição com números racionais que não são inteiros.
Observe como podemos adicionar e subtrair outros números racionais:
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais um meio, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos três quartos, fecha parênteses, é igual a mais um meio mais 3 quartos, é igual a um meio mais 3 quartos, é igual a dois quartos mais 3 quartos, é igual a 2 mais 3 tudo sobre 4, que é igual a mais 5 quartos.b)
Sentença matemática. Abre parêntese, menos 3 meios, fecha parênteses, mais, abre parêntese, menos dois sétimos, fecha parênteses, mais , abre parênteses, mais 5 meios, fecha parênteses; é igual a menos 3 meios menos dois sétimos mais 5 meios. è igual a menos 21 menos 4 mais 35 tudo sobre 14, que é igual a mais 10, 14 avos; que é igual a mais 5 sétimos.Atividades
Faça as atividades no caderno.
25. Efetue as adições e as subtrações.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses menos dois terços fecha parênteses, mais abre parênteses mais um quarto fecha parênteses.b)
Sentença matemática. Abre parênteses menos quatro sétimos fecha parênteses, mais abre parênteses menos dois sextos fecha parênteses.c)
Sentença matemática. Abre parênteses mais quatro terços fecha parênteses, menos abre parênteses mais três quintos fecha parênteses.d) abre parênteses2,1 menos fecha parênteses + abre parênteses+3,25 fecha parênteses
e) abre parênteses+5,5 fecha parênteses menos abre parênteses+8,13 fecha parênteses
f) (‒4,72 fecha parênteses menos (‒0,28 fecha parênteses
g) menos1,17 menos (‒1,17 fecha parênteses
h)
Sentença matemática. 1 inteiro e 81 centésimos, mais 1 inteiro e 81 centésimos, menos 1 inteiro e 81 centésimos, mais abre parênteses menos 1 inteiro e 81 centésimos fecha parênteses, mais um meio.26. Calcule o valor de cada expressão.
a)
Sentença matemática. Menos três meios mais cinco sextos mais um terço.b)
Sentença matemática. 1,5 menos três oitavos menos seis quintos.c)
Sentença matemática. Três sétimos menos um mais quatro terços.d)
Sentença matemática. 1 inteiro e 7 décimos (em decimal), mais abre parênteses dois terços menos 25 centésimos (em decimal) fecha parênteses menos um quarto.e)
Sentença matemática. Um quinto menos abre parênteses quatro quintos mais 1 inteiro e 2 décimos (em decimal) fecha parênteses mais 40.f)
Sentença matemática. Um terço menos um terço menos abre parênteses um quinto menos dois décimos (em fração) fecha parênteses.27.
Escreva a sequência de teclas que Beatriz deverá apertar em uma calculadora para determinar o valor de abre parênteses+4,2 fecha parênteses menos abre parênteses3,7 menos. Qual será o resultado? Lembre-se de que empregamos o ponto para indicar a vírgula de um número decimal. fecha parênteses
28. Em certo mês, uma cidade do Sul do país teve medida de temperatura máxima de 14,5 graus Célsius e medida de temperatura mínima de 2,8 menos . Qual foi a diferença entre as medidas de temperatura máxima e mínima registradas nesse mês, nessa cidade? graus Célsius
29.
Invente um problema que possa ser resolvido por meio da seguinte operação:
menos 35,50 menos (‒42,75 fecha parênteses = 7,25
30. Vítor gastou, em maio,
Fração. Um terço.do seu salário com alimentação e
Fração. Um meio.com entretenimento, sobrando-lhe ainda R$ 315,00trezentos e quinze reais. Qual foi o salário de Vítor nesse mês?
31. O Brasil subiu ao pódio na Paralimpíada de Tóquio, na modalidade de salto em distância categoria T11. Silvânia Costa de Oliveira, medalhista de ouro, alcançou a marca de 5,00 , e Yuliia Pavlenko conquistou a medalha de bronze, com a marca de 4,86 métros . Considere o quadro a seguir. métros
País |
Atleta |
Medida da distância (m) |
---|---|---|
Brasil |
Silvânia Costa de Oliveira |
5,00 |
Uzbequistão |
Asila Mirzayorova |
4,91 |
Ucrânia |
Yuliia Pavlenko |
4,86 |
Dados disponíveis em: https://oeds.link/dNUBlH. Acesso em: 16 maio 2022.
a) Qual é a diferença, em metro, entre a marca da primeira e a da terceira colocada?
b) Sabendo que a medida da distância alcançada pela quarta colocada foi 9 centímetros menor que a da terceira colocada, qual foi a marca alcançada por ela?
32.
Copie o enunciado do problema a seguir em seu caderno e complete-o com valores adequados, depois, peça a um colega que o resolva.
4 Multiplicação com números racionais
Acompanhe a situação a seguir.
Rodrigo comprou 2,7 quilogramas de maçã ao preço de R$ 5,90cinco reais e noventa centavos o quilograma. Quanto ele gastou nessa compra?
Para resolver esse problema, calculamos 2,7 ⋅ 5,90:
Sentença matemática. 2 inteiros e 7 décimos vezes 5 inteiros e 90 centésimos, igual a 27 décimos (em fração) vezes 590 centésimos (em fração), igual a 15930 milésimos (em fração), igual a 15 inteiros 930 milésimos, igual a 15 inteiros e 93 centésimos.
Portanto, Rodrigo gastou R$ 15,93quinze reais e noventa e três centavos nessa compra.
Também podemos calcular 2,7 × 5,90 utilizando o algoritmo.
Para fazer os cálculos, transformamos os números racionais em números inteiros, multiplicando 5,90 por 100 e 2,7 por 10.
Como um fator foi multiplicado por 100 e outro por 10, o resultado ficou multiplicado por .1000. Para recuperar o resultado da conta original, devemos dividi-lo por .1000.
.15930 : .1000 = 15,930
Note que o número de casas decimais do produto é igual à soma do número de casas decimais dos fatores.
De maneira prática, podemos efetuar a multiplicação de dois ou mais números racionais desconsiderando a vírgula dos fatores. Em seguida, acrescentamos a vírgula ao resultado, de modo que o número de casas decimais do produto seja igual à soma do número de casas decimais dos fatores.
Observe alguns exemplos de como podemos multiplicar números racionais.
a) 2 ⋅ ( menos1,02) = menos1,02 + ( menos1,02) = menos1,02 menos 1,02 = menos2,04
b)
Sentença matemática. Abre parênteses mais um meio fecha parênteses, vezes abre parênteses menos 3 quartos fecha parênteses, é igual a abre parênteses mais um fecha parênteses, vezes abre parênteses menos 3 fecha parênteses, sobre 2 vezes 4, é igual a menos 3 sobre 8, que é igual a menos 3 oitavos.c)
Sentença matemática. Abre parêntese, menos 49 sobre 20, fecha parêntese, vezes, abre parêntese, menos 2 sobre 7, fecha parênteses, é igual à fração de numerador abre parêntese, menos 49, fecha parêntese, vezes, abre parêntese, menos 2, fecha parêntese, e denominador 20 vezes 7; é igual à fração de numerador abre parêntese, menos 7, fecha parêntese, vezes, abre parêntese, menos 1, fecha parêntese, e denominador abre parêntese, 10, fecha parêntese, vezes, abre parêntese, 1, fecha parêntese, é igual a, 7 sobre 10.d) (‒0,1 fecha parênteses ⋅ abre parênteses+1,4 fecha parênteses
1º modo:
Sentença matemática. abre parênteses menos 1 décimo (em fração) vezes abre parênteses 14 décimos (em fração) fecha parênteses é igual a abre parênteses menos 1 fecha parênteses vezes abre parênteses mais 14 fecha parênteses, sobre 10 vezes 10, é igual a menos 14 centésimos (em fração), igual a menos 14 centésimos (em decimal).2º modo:
O resultado de abre parênteses menos0,1 fecha parênteses ⋅ abre parênteses+1,4 fecha parênteses é menos0,14.
Como os fatores têm sinais diferentes, o produto é um número negativo.
Observação
O sinal de um produto entre dois números racionais não inteiros é determinado pelo mesmo procedimento utilizado para determinar o sinal do produto entre números inteiros.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
33.
Calcule o valor de cada expressão. Em seguida, confira o resultado utilizando uma calculadora.
a) abre parênteses menos3,85 fecha parênteses ⋅ abre parênteses+2,4 fecha parênteses
b) abre parênteses+1,4 fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos0,5 fecha parênteses
c) abre parênteses menos2,5 fecha parênteses ⋅ 30
d) abre parênteses menos0,3 fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos0,01 fecha parênteses
34. Efetue as multiplicações.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 4 quintos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 7 quartos, fecha parênteses.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais quatro nonos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 16 81 avos, fecha parênteses.c)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 5 oitavos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 4 terços, fecha parênteses.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais quatro quintos, fecha parênteses, vezes zero.e)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 15, 11 avos fecha parênteses, vezes um.f)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 3 fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 3 nonos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, mais 18 sextos, fecha parênteses.35. Isadora vai revestir uma das paredes de seu quarto com um papel decorativo. Essa parede tem 4,35 métros de medida de comprimento por 2,80 métros de medida de largura. Quantos metros quadrados de papel decorativo serão necessários para cobri-la?
36. Determine o produto dos números 40 e menos 0,025. menos
37. Catarina almoça todos os dias no mesmo restaurante. Ela pode optar por escolher a comida e medir a massa do prato, pagando R$ 32,00trinta e dois reais por quilograma, ou comer à vontade, pagando R$ 14,50quatorze reais e cinquenta centavos.
a) Na segunda-feira, ela optou por pagar em relação à medida de massa de seu prato, que foi igual a 0,350 quilograma. Quanto Catarina pagou?
b) Na sexta-feira, ela estava com muita fome e optou por comer à vontade. Para ter certeza de que escolheu a opção mais econômica, decidiu medir a massa do seu prato. A balança marcou 0,525 . Você acha que Catarina fez a opção correta? Por quê? quilograma
38. Calcule, no caderno, o valor da expressão:
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 3 quartos vezes 16 81 avos mais 3 décimos (em decimal) fecha parênteses, vezes abre parênteses menos 3 quartos fecha parênteses.
39. Em uma sessão de cinema, foram vendidos 328 ingressos, sendo 80 meias-entradas. Calcule o valor arrecadado nessa sessão, sabendo que o preço do ingresso inteiro é R$ 16,50dezesseis reais e cinquenta centavos.
40. Pedro comprou uma moto. Ele pagou
Fração. 3 décimos.de entrada e dividiu o restante em 20 parcelas iguais de R$ 217,70duzentos e dezessete reais e setenta centavos. Qual foi o valor da moto?
41. ( ó bê ême) Laurinha tinha em sua carteira somente notas de 10 reais e moedas de 10 centavos. Ela pagou uma conta de 23 reais com a menor quantidade possível de moedas. Quantas moedas ela usou?
a) 3
b) 6
c) 10
d) 23
e) 30
42.
Com o auxílio de uma calculadora, multiplique alguns números racionais e registre os cálculos que você fez no caderno. Depois, multiplique os mesmos números, mas em outra ordem, e também registre os cálculos no caderno. O que os resultados obtidos por você sugerem? Converse com os colegas.
43.
Com o auxílio de uma calculadora, multiplique alguns números racionais por 1. O que os resultados obtidos por você sugerem? Converse com os colegas.
44.
Será que as propriedades associativa e distributiva válidas para a multiplicação com números inteiros também são válidas para a multiplicação com números racionais? Reúna-se com um colega e façam algumas investigações com o auxílio de uma calculadora. Depois, compartilhem suas conclusões com a turma.
45. Durante a aula de Matemática, a professora Luciana escreveu no quadro uma expressão e pediu aos estudantes que a resolvessem. Isabela e Marcelo resolveram a expressão da seguinte forma:
Embora tenham resolvido de maneiras diferentes, Isabela e Marcelo obtiveram o mesmo resultado.
a) Explique, passo a passo, como Isabela resolveu a expressão.
b) Quais são as propriedades envolvidas em cada resolução?
c) Como você resolveria? Por quê?
46.
Complete o enunciado do problema a seguir e depois peça a um colega que o resolva.
47.
Junte-se a um colega e façam o que se pede.
a) Calculem os produtos.
•
Sentenças matemáticas. Abre parênteses, menos 2 nonos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 9 meios, fecha parênteses.•
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 15 quartos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, mais 4 15 avos, fecha parênteses.•
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 1 19 avos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 19 sobre 1, fecha parênteses.b) Respondam: Por qual fração devemos multiplicar
Abre parênteses menos 6 quintos, fecha parênteses.para obter 1?
c) Escrevam três frações e troquem-nas entre si. Cada um de vocês deve obter as frações que, multiplicadas pelas frações dadas pelo colega, resultem em 1.
d) Dada a fração
a sobre b., com a ê bê números inteiros diferentes de zero, respondam: Por qual fração devemos multiplicar
a sobre b.para obter 1 como resultado?
e) Pares de frações cujo produto é 1, como
Abre parênteses, menos 2 nonos, fecha parênteses.e
Abre parênteses, menos 9 meios, fecha parênteses.,
Abre parênteses, mais 15 quartos, fecha parênteses.e
Abre parênteses, mais 4 15 avos, fecha parênteses.,
Abre parênteses, 1 19 avos, fecha parênteses.e
Abre parênteses, 19 sobre 1, fecha parênteses., são chamados de inversos multiplicativos. Escrevam dois pares de frações que sejam inversos multiplicativos e passem-nos para outra dupla verificar se o produto deles é 1.
5 Divisão com números racionais
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Lúcio comprou 180 bolas de um mesmo modelo para revendê-las em sua loja e pagou R$ 675,00seiscentos e setenta e cinco reais por elas. No entanto, por causa da concorrência de lojas vizinhas, precisou vendê-las com desconto, de modo que só conseguiu recuperar R$ 450,00quatrocentos e cinquenta reais. Qual foi o prejuízo de Lúcio em cada bola?
Para calcular o prejuízo de Lúcio, devemos resolver a expressão: abre parênteses450 menos 675 fecha parênteses : 180
Ou seja, efetuar a divisão: abre parênteses menos225 fecha parênteses : 180
Observe, a seguir, a divisão de 225 por 180:
Temos que 225 : 180 = 1,25 e, portanto: abre parênteses menos225 fecha parênteses : 180 = menos1,25
Logo, Lúcio teve um prejuízo de R$ 1,25um reais e vinte e cinco centavos em cada bola.
Situação 2
Regina distribuiu o conteúdo de 3 garrafões de 20 litros em garrafas com medida de capacidade de
Fração. 6 décimos.de litro, enchendo-as completamente. Quantas garrafas foram utilizadas?
Para resolver esse problema, podemos calcular o valor da expressão: (3 ⋅ 20) :
Fração. 6 décimos.Portanto, foram utilizadas 100 garrafas de
Fração. 6 décimos.de litro.
Na sequência, temos mais exemplos de divisões de números racionais na fórma de fração.
a)
b)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 7 quintos fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, mais 4, fecha parênteses igual a, abre parênteses, 7 quintos fecha parênteses, vezes abre parênteses, um quarto, fecha parênteses , igual a 7 20 avos.c)
d)
Atividades
Faça as atividades no caderno.
48.
Calcule o valor das expressões e, depois, confira o resultado utilizando uma calculadora.
a) 27,6 menos : 1,5
b) abre parênteses menos4,9 fecha parênteses : abre parênteses menos0,98 fecha parênteses
49. Calcule.
a) abre parênteses menos200 fecha parênteses : abre parênteses+0,5 fecha parênteses
b) abre parênteses+16,2 fecha parênteses : (‒3,6 fecha parênteses
c) abre parênteses menos81,64 fecha parênteses : abre parênteses menos6,5 fecha parênteses
d) abre parênteses+12,6 fecha parênteses : abre parênteses menos0,25 fecha parênteses
50. Efetue as divisões.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 7 sextos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos 1 sétimo, fecha parênteses.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 3 sétimos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, mais 21 49 avos, fecha parênteses.c)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 4 sétimos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos 8 sétimos, fecha parênteses.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 3 quintos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos 9 15 avos, fecha parênteses.e)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 4 nonos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, mais 16 81 avos, fecha parênteses.f)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 5 meios, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, mais 8, fecha parênteses.g)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 16, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos menos 3 oitavos, fecha parênteses.h)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 3 quintos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, mais 1 décimo (em decimal), fecha parênteses.51. Classifique cada afirmação em verdadeira ou falsa. Dê um exemplo para cada verdadeira e corrija cada falsa.
a) Dividir por 0,5 equivale a multiplicar por 2.
b) Para resolver uma multiplicação por 5, pode-se multiplicar por 10 e, em seguida, dividir por 2.
c) Multiplicar por
3 quartos.equivale a dividir por 0,75.
52. (Obmep) A professora Luísa observou que o número de meninas de sua turma dividido pelo número de meninos dessa mesma turma é 0,48. Qual é o menor número possível de alunos dessa turma?
a) 24
b) 37
c) 40
d) 45
e) 48
6 Potenciação de números racionais
Floc não consegue pegar a bolinha que sua dona deixa cair de uma medida de altura h. Cada vez que a bola toca o chão, ela sobe até
Fração. Três quintos.da medida da altura anterior. Que fração da medida da altura inicial (h) a bolinha de Floc atingirá após bater pela terceira vez no chão? Escreva essa fração da medida da altura na fórma de potência.
Para resolver o problema, vamos verificar passo a passo as medidas das alturas que a bolinha atinge.
• Inicial: h
• Após a 1ª batida no chão:
Fração. Três quintos.
de h ou
Fração. 3 quintos de h.• Após a 2ª batida no chão:
Fração. Três quintos.
de
Fração. 3 quintos de h.ou
Sentença matemática. 3 quintos vezes 3 quintos de h, igual a abre parênteses 3 quintos, fecha parênteses ao quadrado de h.• Após a 3ª batida no chão:
Fração. Três quintos.
de
ou
abre parênteses 3 quintos, fecha parênteses ao quadrado de h. Sentença matemática. 3 quintos vezes abre parênteses 3 quintos, fecha parênteses ao quadrado de h é igual a 3 quintos vezes, 3 quintos vezes, 3 quintos vezes de h, que é igual a abre parênteses, 3 quintos fecha parênteses, ao cubo de h.Após a terceira vez que bater no chão, a bolinha atingirá
Abre parênteses, 3 quintos, fecha parênteses, ao cubo.ou
27, 125 avos.da medida da altura inicial.
Nessa situação, foi possível recordar que a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais.
Assim, para um número racional a com expoente natural n maior que 1, definimos:
Considere mais alguns exemplos de potências de números racionais.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, elevado a quinta potência, é igual a, abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, igual a menos 1 32 avos.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, mais 2 quintos, fecha parênteses, elevado ao cubo, é igual a, abre parênteses, mais 2 quintos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, mais 2 quintos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, mais 2 quintos, fecha parênteses, igual a mais 8 125 avos.c) (‒0,4) elevado a 4 = (‒0,4 fecha parênteses ⋅ (‒0,4 fecha parênteses ⋅ (‒0,4 fecha parênteses ⋅ (‒0,4 fecha parênteses = +0,0256
d) (‒1,2) elevado a 2 = (‒1,2 fecha parênteses ⋅ (‒1,2 fecha parênteses = +1,44
Observações
1. Para todo número racional a com expoente 1, temos: a elevado a 1 = a
Alguns exemplos:
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 7 quartos, fecha parênteses, elevado a 1, igual a menos 7 quartos.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, 2 quintos, fecha parênteses, elevado a 1, igual a 2 quintos.c) (‒0,32) elevado a 1 = 0,32 menos
2. Para todo número racional a não nulo, com expoente igual a zero, temos: a elevado a 0 = 1
Alguns exemplos:
a)
Sentença matemática. Abre parêntese, mais 2 terços, fecha parêntese, elevado a 0, é igual a 1.b)
Sentença matemática. Abre parêntese, menos 4 quintos, fecha parêntese, elevado a 0, é igual a 1.c) (‒0,47) elevado a 0 = 1
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
53. Calcule as potências.
a)
Fração. Abre parênteses, menos 1 terço, fecha parênteses, elevado a quarta potência.b) 0,01) abre parênteses elevado a 2
c)
Fração. Abre parênteses, menos 17 20 avos, fecha parênteses, elevado a 0.d)
Fração. Abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, elevado a quarta potência.e) 1,2) abre parênteses elevado a 2
f) menos0,5 elevado a 1
54. Sabe-se que a medida da área do quadrado é dada pelo quadrado da medida de comprimento do lado.
a) Qual é a medida da área de um quadrado cujos lados medem 4,2 centímetros de comprimento?
b) Qual é a medida da área de um quadrado cujo comprimento dos lados mede m?
55. Sabendo que
a é igual a um meio.e
b é igual a 3 quartos., calcule:
a) a elevado a 2 + b elevado a 2
b) abre parêntesesa + b) elevado a 2
56. A população de um tipo de bactéria aumenta 10% a cada semana, ou seja, corresponde a
Fração. 110 centésimos.ou
Fração. 11 décimos.da população da semana anterior.
Se um biólogo contou duas.000 bactérias em uma colônia, quantos indivíduos terá essa população após três semanas da contagem?
57. ( ó bê ême) Podemos afirmar que 0,1 elevado a 2 + 0,2 elevado a 2 é igual a:
a)
Fração. Um 20 avos.b)
Fração. Um décimo.c)
Fração. Um quinto.d)
Fração. Um quarto.e)
Fração. Um meio.7 Raiz quadrada de números racionais
Observe as situações a seguir.
Situação 1
Um quadrado tem 0,4 decímetro de medida de comprimento do lado.
Calculando a medida da área desse quadrado, temos:
0,4 decímetro ⋅ 0,4 decímetro = abre parênteses0,4 ⋅ 0,4 fecha parênteses decímetro quadrado = 0,16 decímetro quadrado
O número racional 0,16 é um quadrado perfeito e 0,4 é a raiz quadrada desse número.
Chamamos de quadrados perfeitos os números racionais que podem ser escritos como potência de base racional e expoente 2.
Então: 0,4) abre parênteses elevado a 2 = 0,16
A raiz quadrada de um quadrado perfeito é o número racional não negativo cujo quadrado é igual ao número dado.
Então:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 16 centésimos, fim da raiz quadrada, é igual a 4 décimos (em decimal)., pois 0,4) abre parênteses elevado a 2 = 0,16.
Situação 2
Um quadrado tem
Fração. Três quintos.decímetro de medida de comprimento do lado.
Calculando a medida da área desse quadrado, temos:
O número racional
9 25 avosé um quadrado perfeito e
Fração. Três quintos.é a raiz quadrada desse número.
Ou seja:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 9 25 avos, fecha raiz, é igual a 3 quintos.Observe outros exemplos:
a)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 1 nono, fecha raiz, igual a 1 terço., pois
Sentença matemática. Abre parênteses, 1 terço, fecha parênteses, ao quadrado é igual a 1 nono..
b)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 9 16 avos, fecha raiz, igual a 3 quartos., pois
Sentença matemática. Abre parênteses, 3 quartos, fecha parênteses, ao quadrado é igual a 9 16 avos..
c)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 25 64 avos, fecha raiz, igual a 5 oitavos., pois
Sentença matemática. Abre parênteses, 5 oitavos, fecha parênteses, ao quadrado é igual a 25 64 avos..
d)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 4 centésimos (em decimal), fecha raiz, igual a 2 décimos (em decimal)., pois 0,2 abre parênteses)² = 0,04.
e) z
Sentença matemática. Raiz quadrada de 36 centésimos (em decimal), fecha raiz, igual a 6 décimos (em decimal)., pois 0,6 abre parênteses)² = 0,36.
f)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 49 centésimos (em decimal), fecha raiz, igual a 7 décimos (em decimal)., pois 0,7 abre parênteses)² = 0,49.
Observações
1. A raiz quadrada de números racionais negativos não é um número racional, porque não existe um número racional que, elevado ao expoente 2, resulte em um número negativo.
Por exemplo,
raiz quadrada de menos 1 25 avos.não é um número racional, pois não existe número racional que, multiplicado por ele mesmo, resulte em
menos 1 25 avos..
Note que:
a)
Menos a raiz quadrada de 1 64 avos.é um número racional
b)
Menos a raiz quadrada de 25 centésimos (em decimal).é um número racional
2. A raiz quadrada de um número que não é um quadrado perfeito não é um número racional.
•
Raiz quadrada de 2 inteiros e 5 décimos.não é um número racional, pois 2,5 não é um quadrado perfeito.
•
Raiz quadrada de 36 47 avos.não é um número racional, pois
36 47 avos.não é um quadrado perfeito.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
58. Calcule, se possível, as raízes quadradas.
a)
Raiz quadrada de 100 nonos, fecha raiz.b)
Raiz quadrada de 1 inteiro e 96 centésimos (em decimal), fecha raiz.c)
Menos a raiz quadrada de 1 centésimo (em decimal), fecha raiz.d)
Raiz quadrada de 6 inteiros e 25 centésimos (em decimal), fecha raiz.e)
Raiz quadrada de menos 81 64 avos, fecha raiz.f)
Raiz quadrada de 144.59. Qual é o valor das expressões?
a)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 4 25 avos, fecha raiz, menos, raiz quadrada de 1 nono, fecha raiz, mais raiz quadrada de 9 25 avos, fecha raiz, menos raiz quadrada de 4 nonos, fecha raiz.b)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 25 16 avos, fecha raiz, menos, raiz quadrada de 36 81 avos, fecha raiz, menos abre parênteses, menos a raiz quadrada de 49 centésimos (em fração), fecha raiz, fecha parênteses, mais raiz quadrada de 4 nonos, fecha raiz.60.
Junte-se a um colega e desenhem no caderno uma reta numérica, localizando os números racionais
A é igual a raiz quadrada de 2 inteiros e 25 centésimos.;
B é igual a raiz quadrada de 9.;
C é igual a raiz quadrada de 20 inteiros e 25 centésimos.;
D é igual a raiz quadrada de 12 inteiros e 25 centésimos.;
E é igual a raiz quadrada de 25.;
F é igual a raiz quadrada de 18 inteiros e 49 centésimos (em decimal)..
61. Identifique os números racionais que não têm raiz quadrada exata.
a) 81
b)
Fração. Um 144 avos.c)
Fração. 13 17 avos.d)
Fração. Um 64 avos.e)
Fração. 14 18 avos.f)
Fração. 169 225 avos.62. Responda às questões.
a) Um quadrado tem medida de área igual a 23,04 métros quadrados. Qual é a medida do comprimento do lado desse quadrado?
b) Qual é o número maior:
Raiz quadrada de 40.ou 6,3?
c)
O número 5 não tem raiz exata. Converse com um colega e respondam: Entre quais números inteiros
Raiz quadrada de 5.está localizado na reta numérica?
63. A sala da casa de Ronaldo tem o formato de um quadrado com medida de área igual a 24 . Calcule, por meio de tentativa, a medida aproximada do comprimento do lado dessa sala, sabendo que ela se situa entre 4 métros quadrados métros e 5 . métros
64.
Utilizando uma calculadora, mas sem usar a tecla
, determine a raiz quadrada de .15129. Registre no caderno suas tentativas.
Expressões numéricas com números racionais
Na resolução de expressões numéricas envolvendo números racionais, valem os mesmos procedimentos utilizados nas expressões com números inteiros. Observe os exemplos:
a)
b)
Atividades
Faça as atividades no caderno.
65. Calcule o valor numérico de cada expressão.
a)
Expressão numérica. Abre parênteses, menos 2 menos 2 quintos, fecha parênteses vezes abre parênteses menos 3 quartos, fecha parênteses, ao quadrado.
b)
Expressão numérica. Um menos abre parênteses, 1 terço, fecha parênteses ao cubo, dividido por abre parênteses menos 1 meio menos 1, fecha parênteses, ao quadrado.c)
Expressão numérica. Abre parênteses, 5 menos 1 meio, fecha parênteses ao quadrado, dividido por abre parênteses 1 meio menos 2, fecha parênteses, ao cubo.d)
Expressão numérica. 3 menos 1 quarto, sobre a soma de 1 mais 2 quintos.66. Calcule o valor da expressão a seguir.
Expressão numérica. Abre parênteses, 2 quintos, fecha parênteses, elevado a zero, fecha potência, vezes, abre parênteses, 1 centésimo (em decimal), fecha parênteses, elevado ao quadrado, vezes raiz quadrada de 25 centésimos (em decimal).
67. Calcule o valor numérico das expressões.
a) 2x menos 9y, sendo:
x igual a menos 1 quarto.e
y igual a menos 1 terço.b) 2x elevado a 2 menos 4y + 8, sendo:
x igual a 1 sobre 2 ao quadrado.e
y igual a 1 sobre 2 ao cubo.c) y elevado a 2 + 7x, sendo:
x igual a abre parênteses, 2 quintos, fecha parênteses ao quadrado.e
y igual a 1 terço.d) 4x elevado a 3 + 3y , sendo: elevado a 2
x igual a 1 meio.e
y igual a 4 terços.68.
Junte-se a um colega. Cada um deve elaborar um problema em que seja preciso montar uma expressão numérica para resolvê-lo. Em seguida, troque de problema com o colega para que um resolva a situação criada pelo outro. Por fim, corrijam os problemas.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Os números racionais
Representação dos números racionais na reta numérica
1. Escreva no caderno os números racionais a seguir na fórma decimal.
a)
Fração. Menos 5 quartos.b)
Fração. 8 centésimos.c)
Fração. 15 50 avos.d)
Fração. Menos 32 200 avos.e)
Fração. Menos 12 300 avos.f)
Fração. 350 milésimos.2. Escreva no caderno os números racionais a seguir na fórma de fração.
a) +8,1
b) menos3,58
c) menos0,12
d) +10,5
e) menos0,97
f) +1,65
3. Observe a reta numérica a seguir e, depois, responda às questões.
a) Que ponto corresponde ao número
mais 3 inteiros e 1 meio.‑?
b) Qual é o número que corresponde ao ponto ? a
c) Qual é o número que corresponde ao ponto B?
d) Qual é o ponto que corresponde ao número
Fração. menos 3 quartos.?
4. No caderno, trace uma reta numérica e localize:
a) o ponto a, que corresponde a +0,8;
b) o ponto B, que corresponde a
mais 8 terços.;
c) o ponto C, que corresponde a 2,25; menos
d) o ponto D, que corresponde a
Fração. Menos um meio..
Comparação de números racionais
Dados dois números racionais quaisquer, o menor deles estará sempre representado por um ponto à esquerda do ponto que representa o maior na reta numérica.
Comparação dos números menos1,2 e
menos 8 quintos..
Observe que menos1,6 < menos1,2; então,
Sentença matemática. menos 8 quintos é menor que menos 1 inteiro e 2 décimos..
5. Utilizando o sinal <, escreva em ordem crescente os números racionais a seguir.
Sequência numérica. Mais 4 décimos (em fração), mais 3 meios, menos 3 décimos (em decimal), menos 5 meios, menos 6 quintos.
6. Com auxílio de uma reta numérica, escreva os números racionais a seguir em ordem decrescente. Utilize o sinal >.
Sequência numérica. mais 2; mais 12 quintos; menos 9 quintos; menos 7 décimos (em fração); mais 8 quintos.
7. Usando os sinais > ou <, no caderno, complete as comparações entre cada par de números racionais a seguir.
a) menos8,5
menos12,7
b)
Fração. 3 oitavos. Fração. Menos um meio.c)
Fração. Menos 7 20 avos.0
d) +4,7
menos4,7
e)
Fração. Um quinto.0,1
f)
fração menos 5 nonos.menos0,4
Adição e subtração com números racionais
Alguns exemplos:
abre parênteses menos0,75 fecha parênteses menos abre parênteses+0,25 fecha parênteses = menos0,75 menos 0,25 = menos1
8. Efetue as operações.
a)
Expressão numérica. Abre parênteses, mais 3 quartos, fecha parênteses, mais abre parênteses, menos 2 quintos, fecha parênteses.b)
Expressão numérica. Abre parênteses, mais 3 sétimos, fecha parênteses, menos abre parênteses, mais 4 quintos, fecha parênteses.c) abre parênteses+7,9 fecha parênteses menos abre parênteses+11,5 fecha parênteses
d) (‒5,78 fecha parênteses menos (‒3,29 fecha parênteses
9. Calcule o valor de cada expressão.
a)
Expressão numérica. Um meio menos um quinto mais 5 oitavos.b) menos0,05 + 1,4 + 0,25
10. Um mergulhador saiu de uma medida de profundidade de 20,6 métros para chegar à de 27,5 . Nesse caso, ele desceu ou subiu? Quantos metros? métros
11. Jorge e André vão pintar o muro do quintal da casa deles. Jorge já pintou
3 oitavos.do muro e André pintou
4 sétimos.. Qual fração representa a parte do muro que ainda falta pintar?
Multiplicação com números racionais
Alguns exemplos:
abre parênteses menos1,5 fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos2,4 fecha parênteses = +3,6
12. Efetue as multiplicações.
a)
Expressão numérica. Abre parênteses, mais 7 oitavos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 4 quintos, fecha parênteses.b)
Expressão numérica. Abre parênteses, menos 9 15 avos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 30 18 avos fecha parênteses.c)
Expressão numérica. Abre parênteses, menos 100 99 avos, fecha parênteses, vezes 1.d)
Expressão numérica. Abre parênteses, mais 4 nonos, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 27 28 avos fecha parênteses.13. No açougue, Mariana comprou 2,3 quilogramas de carne bovina. Se cada quilograma custa R$ 49,50quarenta e nove reais e cinquenta centavos, quantos reais ela gastou?
14. Rogério vai reformar o piso da cozinha da casa dele. A cozinha tem formato retangular medindo 6,8 métros de comprimento e 5,4 métros de largura. Quantos metros quadrados tem o piso dessa cozinha?
Divisão com números racionais
Alguns exemplos:
15. Efetue as divisões.
a) ( menos150) : (+1,5)
b)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 32 35 avos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos 8, fecha parênteses.c) (+25,6) : ( menos2,5)
d)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 5 12 avos, fecha parênteses, dividido por abre parênteses, menos 4 nonos, fecha parênteses.16. Mário e Carlos terminaram uma partida de tênis. Mário acertou 15 dos 20 saques. Carlos acertou 72% dos saques. Quem sacou melhor? Que porcentagem dos saques efetuados por Mário representa seus acertos?
17. Podemos afirmar que dividir por 0,125 é o mesmo que multiplicar por 8? Justifique sua resposta.
18. Calcule o valor numérico das expressões.
a)
Expressão numérica. Abre parênteses, menos 3 décimos (em decimal), fecha parênteses, vezes 1 décimo (em fração) mais 5 inteiros e 4 décimos menos 13 20 avos.b)
Expressão numérica. Abre parênteses, 5 oitavos mais 5 quartos mais 5 meios, fecha parênteses, dividido por, abre parênteses, menos 5 oitavos, fecha parênteses.c)
Expressão numérica. Abre colchetes, abre parênteses, menos 3 meios, fecha parênteses, vezes abre parênteses, 2 décimos (em decimal), fecha parênteses, menos 1 meio, fecha colchetes, mais abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, vezes abre parênteses, menos 5 décimos, fecha parênteses.Potenciação de números racionais
Para um número racional a com expoente natural n maior que 1, definimos:
19. Calcule as potências.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 1 quarto, fecha parênteses, elevado a quarta potência.b) (0,5) elevado a 3
c) (1,4) elevado a 0
d)
Sentença matemática. Abre parêntese, 1 décimo (em fração), fecha parêntese, elevado a quarta potência.20. Calcule.
a)
Sentença matemática. Abre parênteses, 1 menos 2 quintos, fecha parênteses, elevado ao quadrado.b)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 1 quinto mais 1, fecha parênteses, elevado a quarta potência.c)
Sentença matemática. Abre parênteses, 3 décimos (em decimal) menos 1 meio, fecha parênteses, elevado ao cubo.d)
Sentença matemática. Abre parênteses, 9 inteiros e 93 centésimos menos 9 inteiros e 92 centésimos, fecha parênteses, elevado ao cubo.Raiz quadrada de números racionais
A raiz quadrada de um número racional a não negativo é um número racional não negativo que, elevado ao quadrado, resulta em a.
21. Calcule, se possível, as raízes quadradas.
a)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 25 81 avos.b)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 inteiros e 24 centésimos.c)
Sentença matemática. Raiz quadrada de menos 4 25 avos.d)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 4 centésimos (em decimal).22. Qual é a medida do perímetro de um terreno quadrado cuja área mede 806,56 ? métros quadrados