Capítulo 6 Linguagem algébrica e regularidades
Trocando ideias
A sequência de fibonáti tem origem em um problema proposto pelo matemático Leonardo de Pisa, conhecido como fibonáti, no livro Liber abaci, de 1202, sobre o crescimento de uma população de coelhos. Observe esta sequência:
(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, reticências)
O problema que originou a sequência foi o seguinte: “Supondo que um casal de coelhos só se reproduzirá pela primeira vez depois de 2 meses do seu nascimento e gerará um casal de filhotes por mês, quantos casais vão existir ao final de 12 meses?”.
▸ Qual é o próximo número dessa sequência? E o número depois dele? Escreva em seu caderno.
▸
Explique para os colegas como você descobriu os números anteriores.
Neste capítulo, vamos estudar a linguagem algébrica e as sequências numéricas.
1 Expressões algébricas
Neste polígono, as medidas de comprimento dos lados foram indicadas por x, y, z e m. Podemos representar a medida do perímetro desse polígono pela expressão:
x + x + y + z + m
Uma expressão matemática formada por números e letras ou somente por letras é chamada de expressão algébrica.
Veja como podemos representar algumas situações utilizando expressões algébricas.
Situação 1
O tabuleiro de xadrez tem o formato de um quadrado, dividido em 64 quadradinhos menores. Nesta figura, a medida de comprimento dos lados do tabuleiro está indicada pela letra a.
A medida da área desse tabuleiro pode ser representada pela seguinte expressão algébrica:
a ⋅ a ou a elevado a 2
Situação 2
Um quintal de formato retangular tem lados de medidas b e c de comprimento. Em seu interior, há uma região gramada de formato quadrado com lados cujo comprimento mede a, conforme mostra a figura a seguir.
Para determinar a medida da área do piso desse quintal abre parêntesesem bege fecha parênteses, podemos subtrair da medida da área total do quintal a medida da área do gramado. Observe:
• A medida da área total do quintal é representada por:
b ⋅ c ou bc
• A medida da área do gramado é representada por:
a ⋅ a ou a elevado a 2
Assim, podemos representar a medida da área desse piso pela seguinte expressão algébrica:
b ⋅ c menos a ⋅ a ou bc menos a elevado a 2
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Em seu caderno, escreva a expressão algébrica correspondente a cada item.
a) O triplo de um número.
b) O quíntuplo de um número.
c) A metade de um número.
d) A quarta parte de um número.
e) Dois quintos de um número.
f) A diferença entre um número e sua terça parte.
g) A soma do dobro de um número com sua metade.
h) A soma de três números consecutivos.
2. Na figura a seguir, a medida de comprimento m é equivalente a 3x.
A medida de comprimento n pode ser escrita com base em x e y. Usando essas medidas, escreva uma expressão algébrica que represente n.
3. Um prédio tem nove andares com três janelas em cada andar. Todas as janelas têm um único vidro com medida de comprimento a e medida de largura b. Escreva a expressão algébrica que representa a medida da área total envidraçada de cada andar.
4. Observe a representação de um terreno retangular com casa, piscina e gramado.
Represente no caderno, usando expressões algébricas, a medida da área total do terreno, da casa, da piscina e do gramado.
Valor numérico de uma expressão algébrica
Em expressões algébricas, as letras são chamadas de variáveis. Isso significa que o valor de cada letra pode ser substituído por um valor numérico.
Por exemplo, vamos considerar a expressão algébrica 3x + 2y + a.
• Se considerarmos que x = 5, y = 3 e a = 2, poderemos determinar o valor da expressão algébrica substituindo as variáveis x, y e a por 5, 3 e 2, respectivamente. Assim:
3x + 2y + a = 3 ⋅ 5 + 2 ⋅ 3 + 2 = 23
Para esses números, o valor numérico da expressão algébrica 3x + 2y + a é igual a 23.
• Se considerarmos que x = 1, y = 2 e a = 0, qual será o valor dessa expressão algébrica?
3x + 2y + a = 3 ⋅ 1 + 2 ⋅ 2 + 0 = 7
Neste caso, o valor numérico da expressão algébrica 3x + 2y + a é igual a 7. Observe que o valor numérico não foi o mesmo, pois mudamos os valores atribuídos às variáveis.
Valor numérico é o resultado das operações efetuadas em uma expressão algébrica após a substituição das variáveis por números.
Vamos determinar o valor numérico da expressão
Expressão numérica. Fração de numerador B vezes H e denominador 2 menos a elevado ao quadrado., para a = 10, b = 50 e h = 70:
O cálculo do valor numérico de expressões algébricas pode nos ajudar na resolução de problemas. Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Uma fábrica de parafusos tem um custo fixo mensal de R$ 12.000,00doze mil reais, além de R$ 0,20zero reais e vinte centavos por peça produzida.
Vamos representar o custo mensal por meio de uma expressão algébrica com base na quantidade de peças produzidas. A quantidade de peças será indicada por x.
.12000 + 0,20x
Com essa expressão, podemos determinar, por exemplo, o custo para um mês em que a fábrica produzir .10000 parafusos.
.12000 + 0,20x =
= .12000 + 0,20 ⋅ .10000 =
= .12000 + .2000 =
= .14000
Nesse mês, o custo foi de R$ 14.000,00quatorze mil reais e foi obtido com base no número de parafusos produzidos.
Situação 2
A locadora de carros Alfa cobra de seus clientes uma taxa de uso diário mais um valor por quilômetro percorrido com o veículo.
A taxa cobrada pela locadora é de R$ 110,00cento e dez reais por dia de utilização do automóvel, e o valor cobrado por quilômetro percorrido é de R$ 2,00dois reais. Vamos indicar um valor desconhecido de quilômetros rodados pela letra n.
A expressão algébrica que permite calcular o valor a ser pago pelo uso do carro por 1 dia é:
110 + 2n
Se em um dia de utilização uma pessoa percorrer 60 quilômetros, o valor a ser pago à locadora Alfa poderá ser calculado da seguinte fórma:
110 + 2n =
= 110 + 2 ⋅ 60 =
= 110 + 120 =
= 230
Em um dia de utilização, percorrendo 60 quilômetros, uma pessoa deverá pagar R$ 230,00duzentos e trinta reais à locadora.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
5. Copie no caderno o quadro de valores numéricos a seguir substituindo cada
pelo número correspondente.
x |
−3 |
−4 |
0 |
+ 8 |
−1 |
+4 |
+3 |
−7 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3x |
−12 |
12 |
9 |
|||||
− x elevado a 2 |
−64 |
−49 |
||||||
x elevado a 3 |
−27 |
|||||||
|
0 |
|
||||||
‒ x |
−4 |
|||||||
2x |
6. Determine o valor numérico da expressão algébrica de cada item.
a) x elevado a 2 + 2xy + y elevado a 2, para x = menos1 e y = menos3
b) x elevado a 2y menos xy elevado a 2, para x = 0,2 e y = 0,5
c) x elevado a 2 menos y elevado a 2, para x = 3 e y = menos5
7. Paulo comprou 8 metros de fio elétrico por R$ 27,20vinte e sete reais e vinte centavos.
a) Quanto custou cada metro desse fio?
b) Escreva uma expressão algébrica para representar quanto Paulo gastaria para comprar x metro desse fio.
c) Quanto Paulo gastaria se comprasse 15 metros desse fio?
8. Em um circo, na apresentação das vinte e duas horas, foi vendida uma quantidade a de ingressos para adultos e uma quantidade c de ingressos para crianças.
a) Que expressão algébrica representa o total arrecadado para a apresentação?
b) Quantos reais foram arrecadados na apresentação das vinte e duas horas, sabendo que a = 150 e c = 240?
9. Uma escola promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos para serem doados a uma instituição de caridade. Para isso, os estudantes foram divididos em 3 equipes: verde, vermelha e azul. A equipe azul arrecadou 20 quilogramas de alimentos a mais que a equipe vermelha. A equipe verde arrecadou 10 quilogramas a menos que a equipe vermelha.
a) Representando o total de alimentos arrecadados pela equipe vermelha por x, determine as expressões algébricas que indicam as quantidades arrecadadas pelas outras equipes.
b) Que expressão algébrica representa o total de alimentos arrecadados pelas equipes?
c) Se a equipe vermelha arrecadou 80 quilogramas de alimentos, quanto cada uma das outras equipes arrecadou? Qual foi o total arrecadado nesse caso?
d) Se o total arrecadado tivesse sido de 310 quilogramas, a equipe vermelha poderia ter arrecadado 120 quilogramas de alimentos? Converse com o professor e os colegas sobre como você pensou para responder a essa questão.
Termos algébricos
Observe as figuras a seguir.
A medida do perímetro desta figura é igual a:
x + 3y + z + 2
A medida da área desta figura é igual a:
a elevado a 2 + b ⋅ c
Cada parcela de uma expressão algébrica é denominada termo algébrico. Assim:
• a expressão x + 3y + z + 2 apresenta quatro termos: x, 3y, z e 2;
• a expressão a elevado a 2 + b ⋅ c possui dois termos: a elevado a 2 e b ⋅ c.
Um termo algébrico é formado por duas partes: a parte numérica, denominada coeficiente, e a parte com letras, denominada parte literal.
Considere alguns exemplos.
a)
b)
c)
Observação
Um número racional em uma expressão é considerado um termo algébrico sem parte literal. Analise os exemplos.
a)
b)
Adição e multiplicação de termos algébricos
Adição algébrica
Vamos considerar esta figura, que representa uma quadra de tênis, na qual se tomam como base as dimensões que medem 4 métros e 8 métros e as variáveis x e y, que representam medidas de comprimento em metro.
Para determinar a expressão algébrica que representa a medida da área total da quadra, vamos primeiro encontrar a expressão algébrica da medida da área de cada uma das partes da quadra.
Adicionando os termos algébricos que representam as medidas de área de todas as partes da quadra de tênis, obtemos a expressão algébrica que representa a medida da área total. Observe:
Para adicionar termos algébricos que têm a mesma parte literal, devemos adicionar os coeficientes e conservar a parte literal.
Considere os exemplos.
a)
b)
c)
Multiplicação algébrica
Vamos considerar um quadrado cujo comprimento de cada um dos lados mede 2a + 3b.
Podemos calcular as medidas das áreas á₁, á₂, á₃ e á₄ da seguinte forma:
á1 = 2a ⋅ 2a = 2 ⋅ 2 ⋅ a ⋅ a = 4a elevado a 2
á2 = 2a ⋅ 3b = 2 ⋅ 3 ⋅ a ⋅ b = 6ab
á3 = 2a ⋅ 3b = 2 ⋅ 3 ⋅ a ⋅ b = 6ab
á4 = 3b ⋅ 3b = 3 ⋅ 3 ⋅ b ⋅ b = 9b elevado a 2
Para multiplicar dois termos algébricos, devemos:
• multiplicar os coeficientes numéricos entre si;
• multiplicar as partes literais entre si.
Agora, para representar a medida da área total ( a) da figura, basta adicionarmos as medidas de área á1, á2, á3 e á4. Assim:
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
10. Calcule as adições algébricas.
a) 5x menos abre parênteses2x menos 6x menos 8x fecha parênteses
b) 6y menos
b) Adições algébricas. abre parênteses 5X menos Y menos fração, numerador X e denominador 2, fecha parênteses.
c) 10ab menos 5 + ab menos 7ab
11. Determine o resultado das adições algébricas.
a) 5a menos 3b menos abre parênteses6a + a menos 5b fecha parênteses
b) 0,8y menos 2,4y + y menos
fração y sobre 4c) 2x menos 3x + 5x menos 8x
12. Calcule as adições algébricas.
a) 10k menos 9k menos (12k + 3k menos 10k)
b) 12y + 23y menos 13y menos y
c) 8x menos 12x + 20x menos 32x
d) 7y menos 3z + abre parênteses5w menos w + z fecha parênteses
e) 23a + 32b menos 9a + abre parênteses4c menos 3c + a fecha parênteses
f) x + y menos 3z menos abre parênteses4x menos 9y + 6z fecha parênteses
13. Determine os produtos algébricos.
a) menos2 ⋅ abre parênteses menos5x fecha parênteses
b) abre parênteses menosxy fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos4x elevado a 2 fecha parênteses
c) menos5 ⋅ abre parênteses menos2a fecha parênteses ⋅ abre parênteses2b fecha parênteses
d) abre parênteses menos5y fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos6y fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos2 fecha parênteses
e) 7x ⋅ abre parênteses menos2xy fecha parênteses ⋅ abre parênteses menos3y fecha parênteses
f)
fração xy sobre 2 vezes⋅
f) Produto algébrico. abre parênteses fração, menos 3Y sobre 4, fecha parêntesesg)
g) Produto algébrico. abre parênteses fração, A sobre 2, fecha parênteses⋅
g) Produto algébrico. abre parênteses fração, menos 3B sobre 4, fecha parêntesesh) abre parênteses menos6x fecha parênteses ⋅ abre parênteses menosx fecha parênteses
14. Leia e faça o que se pede.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil ( anáqui), nos aeroportos do Brasil, as medidas permitidas para uma bagagem de mão devem ser definidas pela companhia aérea, desde que a medida de massa não seja superior a 10 quilogramas.
a) Qual é a expressão algébrica que representa a medida do volume da mala?
b) Se as dimensões de uma bagagem medem 23 centímetros por 40 centímetros por 55 centímetros, determine a medida de seu volume máximo, em centímetro cúbico.
15. Escreva as expressões algébricas que representam a medida do perímetro e a medida da área da figura a seguir.
2 Equações
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
As balanças de dois pratos a seguir estão equilibradas.
Por meio do equilíbrio das balanças, podemos verificar que:
2
e 4
equilibram 10
e que 2
equilibram 6
Considerando que a medida da massa de cada
equivale a y quilogramas e a medida da massa de cada
equivale a x quilogramas, podemos escrever:
2x + 4y = 10y e 2x = 6y
Assim, escrevemos duas sentenças matemáticas expressas por igualdades. Em cada uma delas, há dois elementos desconhecidos: x e y.
Situação 2
Luana percorreu
Fração. 2 terçosda medida da distância total de uma pista em uma hora. Faltam 10 quilômetros para ela concluir o percurso. Observe no esquema a seguir a representação da situação, em que w, em quilômetro, corresponde à medida da distância total.
A sentença matemática
Sentença matemática. Fração 2W sobre 3 mais 10 é igual a Wrepresenta a situação. Essa sentença é expressa por uma igualdade e apresenta um elemento desconhecido: w.
As sentenças matemáticas 2x + 4y = 10, 2x = 6y e
Sentença matemática. Fração 2W sobre 3 mais 10 é igual a Wsão exemplos de equações.
Equação é uma sentença matemática expressa por uma igualdade que apresenta pelo menos um valor desconhecido representado por uma letra denominada incógnita.
Considere alguns exemplos de equações.
a) 2x + 8 = 0 é uma equação cuja incógnita é x.
b) 5y menos 4 = 6y + 8 é uma equação cuja incógnita é y.
c) 3a menos b menos c = 0 é uma equação em que as incógnitas são a, b e c.
Observação
As sentenças matemáticas a seguir não são consideradas equações:
a) 4 + 8 = 7 + 5, pois não apresenta incógnita.
b) x menos 5 < 3, pois não é uma igualdade.
c) 5 ≠ menos2, pois não é uma igualdade e não apresenta incógnita.
Agora, vamos considerar a equação 2z menos 8 = 3z menos 10, cuja incógnita é z.
A expressão que está à esquerda do sinal de igualdade denomina-se 1º membro, e a expressão que está à direita denomina-se 2º membro.
Quando o maior expoente de uma incógnita em uma equação é 1, a denominamos equação do 1º grau.
Analise alguns exemplos.
a) 2z + 1 = 0 é uma equação de 1º grau, pois o expoente da incógnita z é 1.
b) 3x 2 menos 5 = 16x não é uma equação de 1º grau, pois o maior expoente da incógnita x é 2 e, portanto, diferente de 1.
c)
Sentença matemática. fração 1 sobre Y.+ 3 = 0 não é uma equação do 1º grau, pois o expoente da incógnita y é menos1 e, portanto, diferente de 1.
d) 5a + 11 = 6a é uma equação de 1º grau, pois o maior expoente da incógnita a é 1.
Raiz de uma equação
A incógnita de uma equação pode assumir diversos valores, mas apenas alguns deles tornam a sentença verdadeira. Um valor que torna a sentença verdadeira é chamado de raiz da equação.
Podemos verificar se um número é ou não raiz de uma equação substituindo a incógnita por esse número. Se a sentença for verdadeira, o número considerado é raiz da equação; se a sentença for falsa, o número não é raiz da equação.
Vamos verificar se 2 é raiz das equações 2x menos 3 = 1 e 2x + 1 = 6.
2x menos 3 = 1
2 ⋅ 2 menos 3 = 1
4 menos 3 = 1
1 = 1
sentença verdadeira
2x + 1 = 6
2 ⋅ 2 + 1 = 6
4 + 1 = 6
5 = 6
sentença falsa
Logo, 2 é raiz da equação 2x menos 3 = 1 , mas não é raiz da equação 2x + 1 = 6.
Conjunto universo e conjunto solução de uma equação
O conjunto universo é formado por todos os números que uma incógnita pode assumir e é indicado por U. Acompanhe a situação a seguir.
Podemos traduzir o que Marcos disse pela seguinte equação: 2x ‒ 3 = 5
Como x indica a quantidade de irmãos que Marcos tem, a incógnita dessa equação só pode assumir valores naturais. Por isso, nesse caso, U =
.
Observe que, substituindo x por 4 na equação 2x ‒ 3 = 5, obtemos uma sentença verdadeira. Como 4 é um número natural e 4 é raiz da equação, dizemos que 4 é solução dessa equação e que o conjunto solução dessa equação é S = {4}.
As raízes da equação que pertencem ao conjunto universo são as soluções dessa equação e formam seu conjunto solução, que é indicado por S.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Observe a equação 2y ‒ 6 = 4 + y e, depois, responda às questões.
a) Qual é o 1º membro?
b) Qual é o 2º membro?
c) Qual é a incógnita dessa equação?
17. Identifique, no caderno, as sentenças que representam equações do 1º grau.
a) 2x + 5 < 3
b) 7 ‒ 3 = 2 + 2
c) 8 = 6y ‒ 4
d) x ‒ 1 ≠ 0
e)
3x mais 7 igual a um meiof) 2x 3 = ‒16
18. Verifique se o número 2 é raiz das seguintes equações:
a) 3x + 10 = 4x + 8
b)
fração x sobre 2 mais 5 igual fração 5x sobre 3 menos 219.
Determine mentalmente a solução da equação x + 7 = 12, considerando o conjunto universo indicado em cada item.
a) U = {0, 2, 4, 6, reticências}
b) U =
20.
Determine mentalmente o conjunto solução de cada equação sendo U =
.
a) x ‒ 8 = 0
b)
fração x sobre 4 igual a 3c) 6x = ‒18
d)
x mais 3 quartos igual a 0e)
x menos 1 quarto igual a 3 quartos
f) x + 8 = 0
Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita
Equações equivalentes
A balança a seguir está em equilíbrio.
Sabendo que a medida da massa de 1
é igual a 1 quilograma e se considerarmos a medida da massa de 1
igual a x quilogramas, podemos representar a situação com a seguinte equação:
3x + 4 = 2x + 6, com U =
Ao tirar 2
de cada prato, a balança ainda permanecerá em equilíbrio:
Observe que, para esse caso, podemos escrever a seguinte equação:
x + 4 = 6, com U =
Agora, se tirarmos 4
de cada prato, a balança ainda continuará em equilíbrio:
Nesse caso, a equação será x = 2 , com U =
, o que permite concluir que a medida da massa do
é de 2 quilogramas.
Observe que 2 é raiz das três equações:
3x + 4 = 2x + 6
3 ⋅ 2 + 4 = 2 ⋅ 2 + 6
6 + 4 = 4 + 6
10 = 10
x + 4 = 6
2 + 4 = 6
6 = 6
x = 2
2 = 2
Como as equações têm a mesma raiz e o mesmo conjunto universo, U =
, dizemos que essas equações são equivalentes.
Quando duas equações têm o mesmo conjunto universo e as mesmas raízes, elas são chamadas de equações equivalentes.
Em alguns casos, é necessário obter equações equivalentes para encontrar as raízes de uma equação.
Princípio aditivo e princípio multiplicativo das igualdades
A balança representada a seguir está em equilíbrio. No prato da esquerda, foram colocados 4
de 1 quilograma cada um e 1
de medida de massa desconhecida. No prato da direita, foram colocados 7
de 1 quilograma cada um. Qual é a medida da massa de
?
Indicando por x a medida da massa do
, em quilogramas, a situação pode ser representada pela equação:
x + 4 = 7
Observe que, se retirarmos 4
de cada prato, a balança continuará equilibrada.
Nesse caso, podemos representar a situação pela equação:
x + 4 ‒ 4 = 7 ‒ 4
x = 3
Portanto, cada
tem medida de massa igual a 3 quilogramas.
Quando adicionamos ou subtraímos uma mesma quantidade nos dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira. Esse é o princípio aditivo das igualdades. Resolvemos a equação x + 4 = 7 aplicando esse princípio. Agora, acompanhe outra situação.
A balança de pratos a seguir está em equilíbrio. No prato da esquerda, foram colocados 3
de y quilograma cada um. No prato da direita, foram colocados 15
de 1 quilograma cada um.
3y = 15
Quando multiplicamos ou dividimos por um mesmo número não nulo os dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira. Esse é o princípio multiplicativo das igualdades.
Para resolver a equação 3y = 15, vamos utilizar o princípio multiplicativo das igualdades, acompanhe:
3y = 15
Dividimos cada membro por 3.
y = 5
Portanto, cada
tem medida de massa igual a 5 quilogramas.
Para resolver uma equação, aplicamos os princípios aditivo e multiplicativo das igualdades, de modo a obter equações equivalentes mais simples do que as iniciais, determinando, assim, as soluções da equação. Veja outros exemplos.
a) Vamos resolver a equação
Equação. fração numerador 2X e denominador 5 menos 4 é igual a X, sendo U =
.
Multiplicamos os dois membros da equação por 5 (princípio multiplicativo das igualdades).
2x menos 20 = 5x
2x menos 20 menos 2x = 5x menos 2x
Subtraímos 2x de cada membro da equação (princípio aditivo das igualdades).
‒20 = 3x
Multiplicamos os dois membros da equação por
Fração. 1 terço(princípio multiplicativo das igualdades).
menos 20 terços é igual a X
X é igual a menos 20 terços
Temos que
Fração. menos 20 terçosé raiz da equação, porém, não pertence ao conjunto universo. Nesse caso, dizemos que a equação não tem solução em
. Portanto, o conjunto solução da equação é conjunto vazio, isto é, S = ∅.
Sugestão de leitura
GUELLI, Oscar. Equação: o idioma da Álgebra. São Paulo: Ática, 1999. (Coleção Contando a história da Matemática).
Esse livro traz um pouco da história da Álgebra, muitas atividades desafiadoras e curiosidades sobre equações.
Observação
Se resolvermos a equação
Equação. fração numerador 2X e denominador 5 menos 4 é igual a X, sendo U =
,
Fração. menos 20 terçosserá solução, pois
Fração. menos 20 terçosé um número racional. Nesse caso, o conjunto solução da equação é
Simbolo do conjunto solução é igual, abre chaves, menos 20 terços, fecha chaves.
b) Vamos resolver a equação
fração 3X sobre 5 menos 1 é igual a X sobre 2, sendo U =
.
abre parênteses fração 6x sobre 10 menos 10 sobre 10 fecha parênteses vezes 10 destacado em vermelho igual abre parênteses x vezes 5 sobre 10 fecha parênteses vezes 10 destacado em vermelho
Usando frações equivalentes, escrevemos os termos da equação com o mesmo denominador.
Esquema. Equação: Na segunda linha: abre parênteses, fração 6X sobre 10 menos fração 10 sobre 10, fecha parênteses, vezes 10 é igual a abre parênteses, X vezes fração 5 décimos, fecha parênteses, vezes 10. Nessa linha há uma seta vermelha indicando: Multiplicamos os dois membros da equação por 10 (princípio multiplicativo das igualdades).
Multiplicamos os dois membros da equação por 10 (princípio multiplicativo das igualdades).
6x menos 10 = 5x
6x menos 10 menos 5x = 5x menos 5x
Subtraímos 5x de cada membro da equação (princípio aditivo das igualdades).
x menos 10 = 0
x menos 10 + 10 = 0 + 10
Adicionamos 10 unidades a cada membro da equação (princípio aditivo das igualdades).
x = 10
Como 10 é um número inteiro, 10 é a solução dessa equação. Portanto, seu conjunto solução é S = {10}.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
21. Determine o conjunto solução de cada equação. Considere U =
.
a) x + 5 = 21
b) y menos 3 = 100
c) x + 17 = 10
d) x menos 3 = 10
22. A balança a seguir está em equilíbrio. Determine a medida da massa, em quilograma, de cada
, sabendo que cada
tem medida de massa igual a 200 gramas.
23. Obtenha o conjunto solução de cada equação, sabendo que U =
.
a) 3x menos 9 = 9
b) x menos 5 = menos7
c) y menos 6 = 5y + 8
d) 10x = 20 + 9x
24. Sabendo que U =
, resolva as equações.
a) 3x = menos 45 menos 2x
b) 6 abre parêntesesx + 3 fecha parênteses menos 2 abre parêntesesx menos 5 fecha parênteses = 20
c) menos18 = 2x + 15
d) 2 abre parêntesesx menos 1 fecha parênteses menos 1 = 8
25. Sabendo que U =
, obtenha o conjunto solução de cada equação.
a)
Equação. fração 2X sobre 5 menos fração 1 quarto é igual a X menos fração1 décimob)
Equação. 2M menos fração 7 quintos menos fração m sobre 10 é igual a fração 1 meioc)
Equação. fração Y sobre 2 mais fração Y sobre 3 é igual a 3Y sobre 4 menos 6d)
Equação. fração 3Y sobre 2 menos fração 3 quartos é igual a 1 menos 2Y26. Sabendo que U =
, resolva as equações.
a) 2 abre parêntesesx + 3 fecha parênteses = 30
b) 8 menos 2 abre parêntesesx + 5 fecha parênteses = 5
c) 3 abre parênteses y menos 1 fecha parênteses menos 4 abre parênteses y menos 2 fecha parênteses = 6
d) 2 abre parênteses5y + 1 fecha parênteses = 27
27. Sabendo que U =
, resolva as equações e responda: x é maior ou menor que y ?
Equação. fração 5X sobre 2 menos fração 1 quarto é igual a 8
Equação. Fração Y sobre 3 mais fração no numerador Y mais 1 e denominador 2 é igual fração 5 sextos mais Y
3 Resolução de problemas
Alguns problemas podem ser resolvidos por meio de equações do 1º grau com uma incógnita.
Confira a seguir.
Situação 1
Um terreno retangular tem 144 métros de medida de perímetro. A medida do comprimento do terreno tem o triplo da medida da largura. Qual é a medida da área do terreno?
Observe a representação desse terreno. Considerando que o terreno tem largura de medida x, o comprimento mede 3x.
Como a medida do perímetro de um polígono é igual à soma das medidas de comprimento dos lados, podemos escrever:
x + 3x + x + 3x = 144
8x = 144
x =
fração 144 sobre 8x = 18
Então:
• medida da largura: x = 18 abre parênteses18 métros fecha parênteses
• medida do comprimento: 3x = 3 ⋅ 18 = 54 abre parênteses54 métros fecha parênteses
• medida da área: abre parênteses54 ⋅ 18 fecha parênteses métros quadrados = 972 métros quadrados
Portanto, a medida da área do terreno é 972 . métros quadrados
Situação 2
Pedro e Ernesto colheram, juntos, 55 laranjas. Pedro colheu
Fração. 4 sétimosda quantidade colhida por Ernesto. Quantas laranjas Pedro colheu?
Indicando por x a quantidade de laranjas colhidas por Ernesto, a quantidade de laranjas colhidas por Pedro é igual a
Fração. 4X sobre 7.
Assim:
x +
Fração. 4X sobre 7= 55
Esquema. Equação. Na segunda linha: Abre parênteses X mais fração 4X sobre 7
⋅ 7 = 55 ⋅ 7
7x + 4x = 385
11x = 385
x =
fração 385 sobre 11x = 35
Então:
• quantidade colhida por Ernesto: x = 35
• quantidade colhida por Pedro:
Portanto, Pedro colheu 20 laranjas.
Situação 3
Alberto verificou que a terça parte do número de livros que possui mais 5 é igual a
Fração. 4 nonosdo total desses livros. Quantos livros Alberto possui?
Considerando:
• número de livros que Alberto possui: y
• terça parte do número de livros:
Fração. Numerador Y e denominador 3.•
Fração. 4 nonosdo número de livros:
Fração. Numerador 4Y e denominador 9.Vamos escrever a equação que representa o problema, resolvendo-a:
Equação. Na primeira linha: fração Y sobre 3 mais 5 é igual a 4Y sobre 9
Equação. Na segunda linha: abre parênteses, Y sobre 3 mais 5, fecha parênteses, vezes 9 igual a 4Y sobre 9 vezes 9
Equação. Na terceira linha: 9 vezes Y sobre 3 mais 45 é igual a 4Y .
3y + 45 = 4y
3y menos 4y = menos45
menosy = menos45
y = 45
Logo, Alberto possui 45 livros.
Sugestão de leitura
NETO, Egidio Trambaiolli. O aprendiz. São Paulo: éfe tê dê, 1997. (Coleção O contador de histórias e outras histórias da Matemática).
Para garantir o curso natural da história, Cronos, o Senhor do Tempo, e Felipe, um menino de 13 anos, resolverão problemas utilizando conhecimentos de História, Geografia e Matemática, como equações do 1º grau, múltiplos e divisores e operações com números racionais na forma decimal.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
28. Qual é o número inteiro que, adicionado a seu dobro, é igual a 72?
29. O triplo de um número natural, aumentado de 15, é igual a 39. Qual é esse número?
30. Qual é o número inteiro que, adicionado a sua quarta parte, é igual a 60?
31. A diferença entre os
Fração. 2 terçosde um número racional e sua metade é igual a 10. Qual é esse número?
32. Ana tem cinco anos a mais que Paula. A soma da idade das duas é 35 anos. Qual é a idade de Ana?
33. Lúcio e Cândido têm, juntos, medida de massa igual a 124 quilogramas. Lúcio tem 16 quilogramas a mais que Cândido. Qual é a medida de massa de cada um deles?
34. Quais são os dois números pares consecutivos cuja soma é 138?
35. Qual é o número inteiro cuja soma com seu sucessor é 73?
36. A soma de quatro números naturais consecutivos é 150. Determine-os.
37. A soma de dois números inteiros é 103, e a diferença entre o maior e o menor é 23. Quais são esses números?
38. A soma de três números pares consecutivos é 90. Calcule o maior deles.
39. Luísa repartiu quatrocentas e sessenta figurinhas entre André, Breno e Caio, de modo que Breno recebesse o dobro de Caio e André ficasse com 60 figurinhas a mais que Breno. Quantas figurinhas André recebeu?
40. Telma comprou uma calça e pagou-a em três prestações. Na primeira prestação, ela pagou a metade do valor da calça; na segunda, a terça parte; na última, R$ 10,00dez reais. Qual foi o valor da calça?
41. Em um campeonato de kitesurf são oferecidos R$ 30.000,00trinta mil reais aos três primeiros colocados. O primeiro colocado recebe R$ 10.000,00dez mil reais a mais que o terceiro. O segundo colocado recebe o dobro da quantia do terceiro. Qual é o prêmio de cada um?
42. Em uma loja, foi vendido um lote de tênis brancos e pretos em apenas uma semana. Dois terços deles eram pretos, e 72, brancos. Quantos pares de tênis foram vendidos nessa loja ao final da semana?
43. Daqui a quatro anos, Aníbal terá o triplo da idade que tinha há 26 anos. Qual é a idade de Aníbal?
44. Pensei em um número natural, multipliquei por 5, dividi por 4 e subtraí 8, obtendo 12. Em que número pensei?
45. A medida do comprimento de um retângulo é 6 centímetros maior que a medida da largura. A medida do seu perímetro é igual à medida do perímetro de um quadrado cujos lados medem 30 centímetros de comprimento. Qual é a medida do comprimento do retângulo?
46. Um pai tem 40 anos, e seu filho, 10 anos. Quantos anos passarão até que o pai tenha o dobro da idade do filho?
47. Um terreno retangular mede 150 métros de comprimento. Se o terreno fosse 30 métros mais comprido e 20 métros mais largo, sua medida de área seria .6600 métros quadrados maior. Qual é a medida da largura do terreno?
48. Em um quadrado mágico, a soma dos números de cada linha, coluna ou diagonal é sempre a mesma. Descubra o valor de x no quadrado mágico a seguir e copie-o no caderno, substituindo os
por números.
x |
x ‒ 2 |
|
x + 1 |
||
13 |
x + 2 |
49.
Com o auxílio de uma calculadora, descubra o resultado de cada item após digitar as teclas indicadas.
a)
b)
c)
d)
Agora, responda:
Qual será o resultado se você digitar
e:
• a tecla
10 vezes?
• a tecla
n vezes?
50.
Elabore em seu caderno uma atividade sobre um evento ao qual uma quantidade desconhecida de pessoas deverá comparecer. O evento deve ter um custo para ser realizado e as pessoas devem pagar por um ingresso na entrada. Troque a atividade com um colega e resolva a que ele propôs. Ao receber a resolução do colega, dê um retorno a respeito da resposta dele, indicando os equívocos, se existirem.
51.
Elabore uma questão que envolva a quantidade de patas de uma aranha (oito patas) e a quantidade de patas de uma formiga (seis patas). Ela deve ser resolvida por meio de uma equação do primeiro grau. Troque sua atividade com um colega, resolva a atividade que ele criou e peça a ele que resolva a que você criou.
4 Sequências
Nas Olimpíadas Escolares, houve uma prova de corrida de 1 quilômetro. Veja a sequência dos seis primeiros colocados.
Posição |
Corredor |
---|---|
1ª |
Adriana |
2ª |
Ana |
3ª |
Cláudio |
4ª |
Márcia |
5ª |
Daniel |
6ª |
Pedro |
Essa sequência traz a lista de corredores com posições bem definidas. Em qualquer sequência, a posição de um elemento a define. Isto é, caso Adriana tivesse cruzado a linha de chegada atrás de Ana, ou seja, se Adriana ocupasse a 2ª posição em vez da 1ª, a sequência dos corredores seria outra.
A ideia de sequência aparece em muitas situações do dia a dia, como: a sequência de músicas que tocam em uma rádio, a sequência dos números das casas em um dos lados de uma rua, a sequência dos nomes dos estudantes na lista de chamada, entre outras.
Neste momento, vamos estudar algumas sequências com padrões numéricos.
Sequências numéricas
Uma sequência numérica é um conjunto de números escritos em uma certa ordem. Ela pode ser finita ou infinita. Se a sequência for infinita, usamos reticências para indicar que ela continua indefinidamente. No caso de ser finita, podemos listar todos os elementos.
Considere alguns exemplos de sequências numéricas.
a)
Esquema. Sequência numérica. abre parênteses, menos 2, 7, 4, 1 meio, 0, 0, menos 5, fecha parênteses. Há uma seta na horizontal indicando sequência finitasequência finita
b) abre parênteses0, 1, 0, 1, 0, 1, reticências fecha parênteses
sequência infinita
c) abre parênteses1, 3, 5, 7, reticências fecha parênteses
sequência infinita
d) abre parênteses1, 2, 4, 8, 16 fecha parênteses
sequência finita
Cada um dos elementos da sequência é chamado de termo da sequência.
Em uma sequência, o termo que ocupa a posição de número n é indicado pelo símbolo an.
Lei de formação de uma sequência numérica
Observe as sequências numéricas.
•
Esquema. Sequência numérica. abre parênteses, menos 1, 0, menos 5, raiz quadrada de 2, menos 1 meio, menos raiz quadrada de 7, 0, reticências, fecha parênteses. Há uma seta na horizontal indicando sequência criada aleatoriamentesequência criada aleatoriamente
• (0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, reticências)
sequência dos múltiplos de 3
Qual é o próximo termo de cada sequência?
Para a sequência que foi criada aleatoriamente, não é possível dizer qual é o próximo termo. Já a sequência que é dada pelos múltiplos de 3, conseguimos dizer que o próximo termo é 21.
Algumas sequências têm uma lei de formação, ou seja, uma regra que mostra como a sequência progride ou é formada. A lei de formação de uma sequência numérica pode ser dada por extenso ou por meio de uma sentença algébrica. Analise os exemplos.
a) Lei de formação: sequência infinita dada pelos números primos em ordem crescente.
Sequência: abre parênteses2, 3, 5, 7, 11, reticências fecha parênteses
b) Lei de formação: án = 4n
Sequência: abre parênteses4, 8, 12, 16, reticências fecha parênteses
n = 1
á₁ = 4 ⋅ 1 = 4
n = 2
á₂ = 4 ⋅ 2 = 8
n = 3
á₃ = 4 ⋅ 3 = 12
n = 4
á₄ = 4 ⋅ 4 = 16
⋮
c) Lei de formação: án = 2n + 1
Sequência: abre parênteses3, 5, 7, 9, reticências fecha parênteses
n = 1
á₁ = 2 ⋅ 1 + 1 = 2 + 1 = 3
n = 2
á₂ = 2 ⋅ 2 + 1 = 4 + 1 = 5
n = 3
á₃ = 2 ⋅ 3 + 1 = 6 + 1 = 7
n = 4
á₃ = 2 ⋅ 4 + 1 = 8 + 1 = 9
⋮
Note que as expressões algébricas 4n e 2n + 1 trazem a variável n, que indica a posição dos termos na sequência. Portanto, o termo está sendo calculado a partir de sua posição. Como exemplo, observe que o 4º termo da sequência dada por án = 2n + 1 foi assim calculado:
Observação
Dada uma sequência numérica infinita, não podemos dizer qual é o próximo termo sem saber exatamente qual é a lei de formação dessa sequência. Por exemplo, a sequência infinita (1, 3, 5, reticências) pode parecer a sequência dos números ímpares, e o próximo termo poderia ser 7. No entanto, a lei de formação dessa sequência também poderia ser
A com índice N é igual a menos fração de N ao cubo sobre 6 mais N ao quadrado mais N sobre 6.
Nesse caso, o valor de á₄ seria 6.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
52. Em seu caderno, escreva as sequências dadas por meio de suas leis de formação. Se a sequência for infinita, escreva apenas os seis primeiros termos.
a) Sequência dos números inteiros positivos, pares e menores que 20.
b) Sequência dos números inteiros positivos múltiplos de 3.
c) Sequência dos números inteiros positivos, múltiplos de 5, maiores que 20 e menores que 45.
d) Sequência dos números inteiros positivos cujo nome começa com a letra “d”.
53. Invente uma lei de formação para uma sequência numérica e registre a lei e a sequência no caderno.
54. Escreva em seu caderno os cinco primeiros termos das sequências dadas pelas leis de formação. Considere n um inteiro positivo.
a) an = 3n menos 2
b) an = abre parênteses menos1 fecha parênteses elevado a n
c)
enésimo termo é igual, fração 1 sobre 2d) an = (n + 1)(n menos 1)
55.
Encontre uma lei de formação para cada uma das sequências a seguir. Depois, explique ao professor e aos colegas como você pensou para determinar cada lei.
a) (6, 12, 18, 24, 30, 36, reticências)
b) (7, 8, 9, 10, 11, 12, reticências)
c) (10, 8, 6, 4, 2, 0, reticências)
d)
d) Sequência numérica. Abre parênteses frações,1 terço, 2 terços, 1, 4 terços, 5 terços, 2 reticências, fecha parênteses.Sequências recursivas
Em algumas sequências, é possível identificar uma recursividade entre os termos.
Vamos determinar os primeiros termos de uma sequência infinita na qual á₁ = 1, á₂ = 1 e án = án ‒ 1 + án ‒ 2, para todo n inteiro e maior que 2.
n = 3
á₃ = á₂ + á₁ = 1 + 1 = 2
n = 4
á₄ = á₃ + á₂ = 2 + 1 = 3
n = 5
á₅ = á₄ + á₃ = 3 + 2 = 5
n = 6
á₆ = á₅ + á₄ = 5 + 3 = 8
Essa lei de formação gera a sequência da abertura do capítulo, a sequência de fibonáti:
abre parênteses1, 1, 2, 3, 5, 8, reticências fecha parênteses
Como cada termo dessa sequência é definido em relação ao termo anterior, dizemos que ela é uma sequência recursiva. Acompanhe outro exemplo de sequência recursiva.
Vamos determinar o 5º termo de uma sequência infinita que é dada pela seguinte lei de formação: á₁ = 0 e án + 1 = án + 2, para todo n inteiro positivo.
Antes de determinar á₅, devemos encontrar os termos anteriores.
Sabemos que á₁ é igual a 0.
Vamos determinar á₂; para isso, substituímos n por 1 em an + 1 para obter á₂:
n = 1
án + 1 = á₁ + 2 án + 1 = á₁ + 2
á₂ = 0 + 2 = 2
Agora, determinamos os próximos termos:
n = 2
á2 + 1 = á₂ + 2
á₃ = 2 + 2 = 4
n = 3
á3 + 1 = á₃ + 2
á₄ = 4 + 2 = 6
n = 4
á4 + 1 = á₄ + 2
á₅ = 6 + 2 = 8
Assim, concluímos que á₅ = 8.
Essa lei de formação gera a sequência (0, 2, 4, 6, 8, reticências), que é a sequência de números naturais pares.
Observações
1. Para calcular o n-ésimo termo de uma sequência recursiva, precisamos calcular todos os termos anteriores a ele. Por exemplo, para calcular o 5º termo por meio da lei án + ícone de altura1 = an + ícone de altura2, adotamos n = 4. Assim:
a4 + 1 = a4 + 2, isto é, a5 = a4 + 2
Porém, a4 = a3 + 2 e a3 = a2 + 2.
E assim sucessivamente até chegarmos ao 1º termo, que foi definido como 0.
2. Podem existir diferentes leis de formação que geram a mesma sequência. A sequência dos números pares, por exemplo, pode ser gerada tanto pela lei do exemplo dado quanto pela lei de formação que depende da posição do termo na sequência: an = 2n menos 2, para todo n inteiro positivo. Verifique!
3. Quando não é possível estabelecer regras que definam cada termo em relação ao anterior, dizemos que a sequência é não recursiva. É o caso, por exemplo, da sequência dos números primos.
Veja que interessante
Recursão na arte e na literatura
As Matrioskas são bonecas russas feitas de madeira que ficam guardadas umas dentro das outras. A ideia de recorrência (recursão) se dá pelo fato de que, quando abrimos uma boneca, há outra menor e parecida em seu interior. Existem Matrioskas com números impressionantes de camadas de bonecas.
Além da arte, a ideia de recursão também aparece na literatura. Veja, por exemplo, o poema visual a seguir, no qual a estrutura recursiva de um labirinto serve de suporte para o texto.
Atividade
Reúna-se com um colega e pesquisem outros exemplos da presença de recursão na arte ou na literatura. Depois, compartilhem os resultados da pesquisa com a turma.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
56. Em seu caderno, anote os cinco primeiros termos gerados pelas leis de formação a seguir.
a) án = án ‒ 1 + 2, em que á1 = 0, com n inteiro positivo maior que 1.
b) án = án ‒ 1 + 2, em que á1 = 1, com n inteiro positivo maior que 1.
c) án = menos2 ⋅ án ‒ 1, em que á1 = menos1, com n inteiro positivo maior que 1.
57. Descreva, em seu caderno, usando uma lei de formação recursiva, cada uma das sequências a seguir.
a) abre parênteses3, 6, 9, 12, 15, reticências fecha parênteses
b) abre parênteses0, 1, 2, 3, 4, 5, reticências fecha parênteses
c) abre parênteses1, menos1, 1, menos1, 1, reticências fecha parênteses
d) abre parênteses1, 2, 4, 8, 16, 32, reticências fecha parênteses
58. Com azulejos quadrados brancos e azuis, todos com as medidas de comprimento de lado, construímos os seguintes mosaicos:
A regra para construir esses mosaicos é a seguinte: inicialmente, formamos um quadrado com 1 azulejo branco cercado por azulejos azuis; em seguida, outro quadrado, este com 4 azulejos brancos cercado de azulejos azuis; e assim sucessivamente. Considerando a sequência de mosaicos com número crescente de azulejos, responda em seu caderno.
a) Quantos azulejos brancos terá o 15º mosaico dessa sequência?
b) Quantos azulejos brancos terá o n-ésimo mosaico dessa sequência?
c) Quantos azulejos azuis terá o 20º mosaico dessa sequência?
d) Quantos azulejos azuis terá o n-ésimo mosaico dessa sequência?
59.
Crie uma atividade envolvendo sequências numéricas recursivas. A atividade deve conter duas partes.
a) Elabore uma sequência dando os cinco primeiros termos, sem mostrar sua lei de formação. Peça a um colega que encontre a lei de formação na qual pensou.
b) Elabore uma sequência recursiva e entregue a atividade a um colega, pedindo a ele que liste os seis primeiros termos da sequência. Verifique se ele encontrou corretamente os termos, apontando eventuais equívocos.
Sequências numéricas em planilhas eletrônicas
Com um software de planilha eletrônica, é possível construir sequências numéricas inserindo a lei de formação em suas células.
Existem diferentes softwares de planilha eletrônica, mas a maioria tem funcionalidades muito parecidas em termos de manipulação das células e inserção de fórmulas.
Confira algumas funcionalidades de uma planilha eletrônica.
Podemos gerar, em uma planilha eletrônica, os termos da sequência numérica de Fibonacci. Essa sequência pode ser dada por meio da seguinte lei de formação:
á1 = á2 = 1 e án = án ‒ 1 + án ‒ 2 , para todo n inteiro positivo maior que 2
Inserimos o 1º termo na célula a um (coluna a e linha 1). Em seguida, inserimos o 2º termo na célula a dois (coluna A e linha 2).
Agora, vamos indicar na planilha eletrônica o 3º termo, que é dado pela soma dos dois primeiros. Primeiro, selecionamos a célula A três (coluna a e linha 3). Depois, no campo de fórmula, colocamos um sinal de igual e indicamos as células que contêm os valores que devem ser adicionados. Neste caso, a um e a dois.
Após a indicação das células, devemos apertar a tecla Enter para que a soma seja calculada.
A vantagem de usar uma planilha eletrônica está na praticidade de determinar os próximos termos, pois agora podemos apenas clicar no quadradinho que fica no canto inferior direito da célula A três e arrastar para baixo, copiando a fórmula para as células a quatro, A5, a seis e assim por diante.
Quando fazemos isso, definimos que o conteúdo da célula a quatro corresponde à soma dos valores das células a dois e A três; o mesmo ocorre para a célula A5, que corresponde à soma das células A três e a quatro; e assim sucessivamente.
Veja que na coluna A apareceu até o 7º termo da sequência. Podemos estender essa técnica indefinidamente na planilha, descobrindo mais termos dessa sequência.
Por exemplo, se quiséssemos o 20º termo da sequência, precisaríamos clicar no quadradinho do canto inferior direito da célula A7 e arrastar para baixo até a célula A20, em que apareceria o 20º termo da sequência.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
60.
Em uma planilha eletrônica, gere os termos da sequência de Fibonacci e responda:
a) Qual é o 15º termo da sequência?
b) O número .17711 é um termo dessa sequência? Justifique sua resposta.
c) O número .5213 é um termo dessa sequência? Justifique sua resposta.
61.
Elabore uma questão inspirada na atividade 60 e troque com um colega para que um resolva a questão criada pelo outro.
62.
Usando um software de planilha eletrônica, gere os termos das sequências a seguir e, em seu caderno, liste os 10 primeiros termos.
a) án = án ‒ 1 + 7, em que á1 = 4, com n inteiro positivo maior que 1.
b) án = án ‒ 1 menos 10, em que á1 = 50, com n inteiro positivo maior que 1.
c) án = ( án ‒ 1) ⋅ ( án ‒ 2), em que á1 = 1 e á2 = 2, com n inteiro positivo maior que 2.
d) án = ( án ‒ 1) ⋅ 11, em que á1 = 1, com n inteiro positivo maior que 1.
63.
Responda no caderno.
a) A célula de uma planilha eletrônica tem qual papel quando criamos a sequência numérica: variável ou incógnita? Justifique.
b) As fórmulas da atividade 62, inseridas nas células da planilha eletrônica, eram de sequências recursivas. É possível criar sequências definidas por fórmulas que dependem da posição do termo usando uma planilha eletrônica? Justifique.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Expressões algébricas
Uma sentença matemática formada por números e letras ou somente por letras é chamada de expressão algébrica. Por exemplo:
x + 4y + z + 2m
Valor numérico de uma expressão algébrica
Valor numérico é o resultado das operações efetuadas em uma expressão algébrica após a substituição das variáveis por números.
Adição e multiplicação de termos algébricos
Adição algébrica
Para adicionar termos algébricos que têm a mesma parte literal, devemos adicionar os coeficientes e conservar a parte literal.
Multiplicação algébrica
Para multiplicar dois termos algébricos, devemos:
• multiplicar os coeficientes numéricos entre si;
• multiplicar as partes literais entre si.
1. Indique o número desconhecido por x e represente cada frase por meio de uma expressão algébrica.
a) a soma de sete com o dobro de um número;
b) a sexta parte de um número;
c) o produto de um número pela sua sétima parte.
2. Teresa tem 32 anos. Escreva no caderno uma expressão algébrica que represente a idade que ela teve há x anos, sendo x um número natural.
3. Calcule o valor numérico da expressão algébrica em cada item.
a) x elevado a 2 menos 2x + y elevado a 2, para x = –1 e y = –2
b) x elevado a 2y menos 2xy, para x = –2 e y = 3
c) 4xy menos 3y elevado a 2, para x = 2 e y = menos1
4. Calcule estas adições algébricas.
a) 15x ‒ 8x + (12x + 3x ‒ 9x)
b) 11y menos 15y menos 9y + 25y
c) 25x + 12y + abre parênteses9x menos 6y menos z fecha parênteses
d) 2x + 4y menos z menos abre parênteses3x menos 5y + 5z fecha parênteses
5. Determine estes produtos algébricos.
a) menos 3 ⋅ abre parênteses menos 12x fecha parênteses
b) abre parênteses menos xy fecha parênteses ⋅ abre parênteses3y elevado a 2 fecha parênteses
c) menos 3x ⋅ abre parênteses menos 2xy elevado a 2 fecha parênteses ⋅ x elevado a 2 ⋅ abre parênteses4 fecha parênteses
6. Escreva as expressões algébricas que representam a medida do perímetro e a medida da área da figura a seguir.
Equações
Equação é uma sentença matemática expressa por uma igualdade que apresenta pelo menos um valor desconhecido representado por uma letra denominada incógnita.
Quando o maior expoente de uma incógnita em uma equação é 1, a denominamos equação do 1º grau.
Raiz de uma equação
Um valor que, substituindo a incógnita, torna a sentença verdadeira é chamado de raiz da equação.
O conjunto universo de uma equação é formado por todos os valores que uma incógnita pode assumir e é indicado por U.
As raízes da equação que pertencem ao conjunto universo são as soluções dessa equação e formam seu conjunto solução, que é indicado por S.
7. Identifique, no caderno, as sentenças que representam equações do 1º grau.
a) 3x menos 1 > 12
b) 5 + 12 = 20 menos 3
c) 15 = 6y menos 9
d) 2x + 15 = 18 menos 2
e) 5a + 4b ≠ 12
f) x2 + 12 = 25
8. Verifique se o número 3 é raiz das seguintes equações:
a) 3x menos 3 = 9 menos x
b)
Equação. Fração X sobre 3 mais 12 é igual a fração 4X sobre 2 menos 1c) 4x menos 14 = 7 menos 3x
9. Determine mentalmente o conjunto solução de cada equação, sendo U =
.
a) x menos 15 = 0
b)
b) Equação. fração X sobre 5 é igual a 5.c)
c) Equação. X mais fração 1 meio é igual a 0d)
b) Equação. X menos fração 4 nonos é igual a fração 3 nonos.Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita
Quando duas equações têm o mesmo conjunto universo e as mesmas raízes, elas são chamadas de equações equivalentes.
Princípio aditivo e princípio multiplicativo das igualdades
• princípio aditivo das igualdades: quando adicionamos ou subtraímos uma mesma quantidade nos dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira.
• princípio multiplicativo das igualdades: quando multiplicamos ou dividimos por um mesmo número não nulo os dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira.
10. Sabendo que U =
, resolva as equações.
a) 2x + abre parênteses9 menos x fecha parênteses = 8 menos abre parênteses3x menos 6 fecha parênteses
b) 8 ⋅ abre parênteses2x menos 1 fecha parênteses = 6 ⋅ abre parênteses5x menos 2 fecha parênteses menos 10
c) y menos abre colchetey menos abre parênteses2 menos 4 fecha parênteses menos 1 fecha colchete + 4 = menos abre parênteses menos 3 menos y fecha parênteses
d)
d) Equação. fração 2X sobre 5 menos fração 3 sobre 4 é igual a fração 3X sobre 20e)
e) Equação. fração X sobre 4 mais fração numerador X mais 3 e denominador 2 é igual a 2f)
f) Equação. fração 2X sobre 5 mais fração numerador 15X menos 1 e denominador 20 é igual a fração 1 terço11. Determine o conjunto solução da equação
Equação. fração menos 1 quarto, abre parênteses, X menos 2, fecha parênteses é igual 2X menos fração 1 terçopara:
a) U =
.
b) U =
.
12. Calcule o valor de m, considerando a equação (m menos 2) ⋅ x + 2x + 4 ⋅ (m menos 5) = 0, em que x é igual a 2.
13. Uma empresa de transporte aéreo está oferecendo um desconto de
3 décimosdo valor da passagem. Mário pagou R$ 210,00duzentos e dez reais pela passagem, já com desconto. Qual é o valor da passagem sem desconto?
14. Em uma indústria, o número de homens é igual a
3 quintosdo número de mulheres. Se fossem admitidos mais 20 homens, o número de funcionários ficaria igual ao número de funcionárias. Quantas mulheres e quantos homens trabalham nessa fábrica?
15. Em um cesto, há peras, laranjas e bananas. Ao todo, são 96 frutas. O número de peras é o triplo do de laranjas, e o número de bananas é igual ao de laranjas e peras reunidas. Quantas frutas há de cada tipo?
Sequências
Uma sequência numérica é um conjunto de números escritos em uma certa ordem. Ela pode ser finita ou infinita.
A lei de formação de uma sequência é uma regra que mostra como a sequência progride ou é formada.
Uma sequência recursiva é uma sequência em que cada termo é definido em relação ao termo anterior.
16. Escreva em seu caderno os seis primeiros termos das sequências a seguir.
a)
a) Termo A com índice N é igual a 2N mais 5b)
b) Termo A com índice N é igual a N ao quadrado mais Nc)
c) Termo A com índice N é igual a fração numerador N e denominador N mais 117. Em seu caderno, relacione as leis de formação que dão origem à mesma sequência numérica.
a)
a) Termo A com índice N é igual a 2 elevado a N, com n inteiro positivo
b)
b) Termo A com índice N é igual a 3N, com n inteiro positivo
c)
c) Termo A com índice N é igual a 3N mais 1, com n inteiro positivo
d)
d) Termo A com índice N é igual a 2N, com n inteiro positivo
um
I) Termo A com índice N é igual a A com índice N menos 1 mais 3,
Primeiro termo é igual a 4, com n inteiro maior que 1
dois
enésimo termo é igual a termo A com índice N menos 1 mais 2,
Primeiro termo é igual a 2, com n inteiro maior que 1
três
enésimo termo é igual a menos 2 vezes termo A com índice N menos 1,
Primeiro termo é igual a 2, com n inteiro maior que 1
quatro
I) Termo A com índice N é igual a A com índice N menos 1 mais 3,
Primeiro termo é igual a 3, com n inteiro maior que 1
É hora de extrapolar
Faça as atividades no caderno.
Você já ouviu falar do í dê agá? Sabe o que significa?
Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá) é uma medida usada para avaliar as condições de vida de uma população. Conhecer os parâmetros e o cálculo usados para a obtenção desse índice ajuda a compreender como e o que um valor numérico indica sobre o desenvolvimento humano de uma sociedade.
Objetivos: Pesquisar sobre o í dê agá, analisar os cálculos utilizados para determinar o í dê agá, produzir uma reportagem sobre o assunto e elaborar e apresentar um jornal.
Etapa 1: Pesquisa sobre o í dê agá.
1.
Reúna-se em grupo. Pesquisem em sites ou livros especializados sobre í dê agá, buscando informações a respeito da origem desse índice, dos objetivos, dos significados, dos parâmetros utilizados em seu cálculo, das escalas usadas para a classificação dos países e dos resultados mais recentes.
2. A partir dos resultados obtidos, respondam:
a) O í dê agá é calculado a partir de indicadores em três áreas. Quais são elas?
b) Vocês acham que existem outros indicadores que poderiam ou deveriam ser considerados no cálculo para medir o desenvolvimento humano de uma sociedade? Se sim, quais?
3. O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2020, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( penúdi), apresenta os valores de í dê agá de 189 países para o ano de 2019. Veja a tabela a seguir com alguns desses dados.
Classificação |
País |
IDH |
---|---|---|
1º |
Noruega |
0,957 |
2º |
Irlanda |
0,955 |
2º |
Suíça |
0,955 |
4º |
Hong Kong, China |
0,949 |
185º |
Sudão do Sul |
0,433 |
187º |
Chade |
0,398 |
188º |
República Centro-Africana |
0,397 |
189º |
Níger |
0,394 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/J95YLG. Acesso em: 20 junho 2022.
a) Qual é a diferença entre o í dê agá da Noruega e o í dê agá de Níger?
b) Qual é a diferença entre 1 e o índice obtido pela Noruega?
c) De acordo com o valor obtido no item a, podemos afirmar que o í dê agá da Noruega é próximo ao í dê agá de Níger? Por quê?
d) Escreva os valores do í dê agá de Róng Kóng e Sudão do Sul na fórma fracionária.
e) Ao escrever o valor do í dê agá de um país na fórma fracionária, o denominador será maior, igual ou menor que o numerador? Por quê?
Etapa 2: Análise do cálculo utilizado para determinar o í dê agá de uma localidade.
4. O índice relacionado à educação, um dos aspectos considerados na determinação do í dê agá (2019), pode ser obtido por meio do seguinte cálculo:
Sentença matemática. I com índice educação é igual a fração com numerador, fração com numerador ME e denominador 15 mais fração com numerador EE e denominador 18 e denominador 2
sendo ME o número médio de anos que os indivíduos frequentam a escola e EE o número esperado de anos que os indivíduos passem na escola.
Determine o Ieducação do Brasil em 2019, sabendo que o ME foi de 8 e o EE de 15,4.
5. O índice relacionado à saúde (expectativa de vida), no í dê agá de 2019, pode ser obtido por meio do seguinte cálculo:
Sentença matemática. I com índice saúde é igual a fração com numerador EV menos 20 e denominador 85 menos 20
sendo EV a expectativa de vida do país.
Sabendo que o Isaúde do Brasil em 2019 foi de 0,86, determine a EV do país nesse ano (use uma aproximação com uma casa decimal).
Etapa 3: Elaboração de reportagem sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal ( i dê agá ême).
6. Além do í dê agá dos países, também é possível analisar os índices para os municípios brasileiros. O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é um site que abriga diversas informações sobre o desenvolvimento humano no país.
Um dos conteúdos explorados pelo Atlas é o rãnquin do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal ( i dê agá ême) por estados brasileiros. Veja as informações sobre os estados que obtiveram os maiores índices, em 2017:
Posição |
Estado |
IDHM |
IDHM renda |
IDHM longevidade |
IDHM educação |
---|---|---|---|---|---|
1ª |
Distrito Federal |
0,850 |
0,890 |
0,859 |
0,804 |
2ª |
São Paulo |
0,826 |
0,854 |
0,796 |
0,828 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/Wrdbpb. Acesso em: 18 maio 2022.
Comparem os índices apresentados para Distrito Federal e São Paulo. É correto afirmar que o estado que ocupa o 1º lugar obteve índices superiores em todos os quesitos em relação ao estado que ocupa o 2º lugar?
7. Explorem o ranking de i dê agá ême disponível no site Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, comparando municípios e explorando também o ranking dos estados. Selecionem dois municípios, ou dois estados, e elaborem uma reportagem comparando o i dê agá ême das localidades escolhidas. A reportagem deverá conter:
• uma manchete (título);
• explicação sobre o í dê agá (significado, objetivos, indicadores considerados etcétera);
• estado em que os municípios se localizam ou região em que os estados selecionados se localizam e número de habitantes;
• tabela com os valores de i dê agá ême das localidades selecionadas;
• comparação e análise dos índices;
• imagens do locais selecionados e outras informações que julgarem importantes.
Etapa 4: Elaboração e apresentação de um jornal.
8.
Disponibilizem a reportagem elaborada para que os demais colegas comentem sobre a pertinência da manchete, a clareza das informações e a comparação e a análise dos índices das localidades escolhidas.
9. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.
10. Depois dos ajustes necessários, organizem um jornal, digital ou impresso, composto das reportagens elaboradas pela turma. Divulguem o jornal para que todos da comunidade escolar tenham acesso às informações.
Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.
11.
Algumas questões que devem ser discutidas:
a) Como a pesquisa realizada na etapa 1 ajudou na elaboração da reportagem?
b) Quais ações devem ser tomadas para que um país, estado ou município eleve seu í dê agá?
12. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.