Capítulo 9 Transformações geométricas
Trocando ideias
Alguns artistas brasileiros foram influenciados pela cultura e pelas tradições dos povos africanos, compondo uma produção artística afro-brasileira. Um dos brasileiros que receberam essa influência foi Rubem Valentim (1922-1991). Observe a seguir a reprodução de uma de suas obras.
Conheça mais
No site do Instituto Rubem Valentim, é possível conhecer mais sobre o artista, suas exposições e suas obras.
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Alguns elementos dessa obra apresentam simetria em relação a uma reta. Você consegue identificá-los? Converse com os colegas.
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Reúna-se com 3 colegas e pesquisem a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro. Depois, compartilhe com a turma suas descobertas.
Neste capítulo, vamos estudar as isometrias (translação, rotação e reflexão) e a representação de polígonos no plano cartesiano.
1 Isometrias
Observe a faixa decorativa formada por figuras geométricas que se repetem seguindo uma regularidade.
As figuras a seguir se repetem ao longo de toda a faixa.
Essa repetição foi obtida por meio de transformações geométricas.
As transformações geométricas podem ou não preservar o formato e as medidas das figuras. Quando o formato e as medidas são preservados, essas transformações geométricas são chamadas de isometriasglossário .
As figuras obtidas por meio de isometrias são chamadas de congruentes às figuras que as originaram.
São exemplos de isometrias no plano: translação, rotação e reflexão. Neste capítulo vamos estudar cada uma dessas isometrias.
Translação
Translação é a isometria pela qual a figura é deslocada em determinada direção e sentido, mantendo uma mesma medida da distância entre cada um dos pontos da figura original e o correspondente da figura obtida.
Observe a seguir onde podemos identificar a translação na sequência de figuras da faixa decorativa.
Observe que a medida da distância é a mesma para todos os pontos correspondentes das figuras.
Para transladar qualquer figura, é preciso saber a direção, o sentido e a medida da distância em que ela será deslocada. Em geral, essas informações são representadas por uma seta que chamamos de vetor da translação.
Analise outros exemplos:
Rotação
Rotação é a isometria pela qual uma nova figura é obtida a partir de um giro da figura original ao redor de um único ponto fixo. Esse ponto é chamado de centro de rotação.
Em uma rotação, o giro pode ser feito no sentido horário ou no sentido anti-horário, segundo certa medida da abertura de um ângulo.
Considere o recorte a seguir. Observe que, se rotacionarmos esse recorte no sentido horário, em torno do ponto A, segundo ângulos de medidas de abertura de 90 graus, 180 graus e 270 graus, formaremos uma das figuras da faixa decorativa.
No exemplo a seguir, a figura 2 foi obtida a partir de um giro de 90 graus da figura 1, no sentido anti-horário. Observe que o centro de rotação (ponto a) é comum às duas figuras.
Agora, neste outro exemplo, observe que o centro de rotação (ponto B) é externo às duas figuras.
Para rotacionar figuras, precisamos conhecer o centro da rotação, a medida da abertura do ângulo de giro e o sentido da rotação (horário ou anti-horário).
Reflexão
Reflexão é a isometria pela qual uma figura pode ser refletida, em um plano, de dois modos: em relação a uma reta e em relação a um ponto. Vamos estudar os dois casos.
Reflexão em relação a uma reta
Reflexão em relação a uma reta é a isometria que associa cada ponto P a um ponto , pê linha no mesmo plano, de modo que P e pê linha estejam a uma mesma medida da distância de uma reta. Chamamos essa reta de eixo de simetria.
Considere um detalhe da faixa decorativa (figura 1) e a reta r. A figura 2 é obtida após uma reflexão da figura 1 em relação à reta r.
Observe que, se as figuras fossem dobradas na linha do eixo de simetria, as partes correspondentes ficariam sobrepostas.
Considere outros exemplos.
Perceba que nos exemplos 1 e 3 há duas figuras. Essas figuras não possuem pontos em comum com o eixo de simetria. Dizemos, nesse caso, que as figuras são simétricas em relação à reta r.
Já no exemplo 2, há uma única figura que foi dividida em duas partes simétricas pela reta r. Nesse caso, dizemos que a figura apresenta simetria de reflexão.
Reflexão em relação a um ponto
Reflexão em relação a um ponto é a isometria que associa cada ponto P a um ponto pê linha no mesmo plano, de modo que P e pê linha estejam a uma mesma medida da distância de um ponto.
Nessa figura, estão representados o ponto óh e o segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta PP'. Os pontos P e pê linha estão à mesma medida da distância do ponto óh.
Dizemos que pê linha é simétrico a P em relação ao ponto óh. Chamamos esse ponto óh de centro de reflexão. Confira outro exemplo.
Observe que a reflexão em relação a um ponto óh é equivalente a uma rotação de centro óh e ângulo de medida de abertura igual a 180 graus.
Veja que interessante
Faça a atividade no caderno.
A simetria na arte da cerâmica
A cerâmica é uma arte e uma técnica de fabricação de utensílios que tem a argila como principal matéria-prima. A palavra “cerâmica” vem do grego keramikós, que significa “de argila”.
Em seu processo de fabricação, a cerâmica é submetida a altas medidas de temperatura, o que a torna muito resistente e faz com que seu uso seja abrangente. Podemos encontrá-la em louças, tijolos, esculturas, revestimentos e até em componentes de foguetes espaciais. A utilização varia do artístico ao industrial, incluindo tecnologias de ponta.
Praticada há séculos, com registros de peças encontradas em sítios arqueológicos localizados em uma área ocupada pela cultura Jomon (Japão), datando de 5000 antes de Cristo, a cerâmica evoluiu em quase todos os povos ao mesmo tempo e se diversificou de maneira a refletir a cultura local pelas formas, cores e desenhos.
Na imagem a seguir, temos um exemplo de objeto de cerâmica. Nele, podemos identificar a aplicação de propriedades matemáticas, como a simetria.
Atividade
Na pintura da cerâmica marajoara anterior, é possível reconhecer alguma das isometrias estudadas? Qual?
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1.
Observe a imagem e responda.
A figura 2 foi obtida por meio de uma translação da figura 1? Converse com o professor e os colegas para justificar sua resposta.
2. Copie o polígono a seguir em uma folha de papel quadriculado. Depois, translade-o de acordo com o vetor da translação.
3. Observe a reprodução da obra do artista brasileiro Luiz Sacilotto (1924-2003) e responda à questão.
Podemos dizer que as figuras amarelas que compõem essa obra são simétricas? Justifique sua resposta.
4. Represente a figura 1 em uma malha quadriculada. Depois, desenhe a figura obtida por meio da rotação da figura 1 em um ângulo de medida da abertura de 90, no sentido anti-horário, com centro de rotação graus . a
5. Observe as figuras a seguir.
Qual dessas figuras representa a simétrica da figura A em relação:
a) à reta r.
b) à reta s.
c) ao ponto óh.
6. Em quais das imagens a seguir podemos identificar simetria de reflexão? Justifique sua resposta.
7. Represente um triângulo retângulo á bê cê em uma malha quadriculada e uma reta r distante 2 quadradinhos do vértice A. Depois, construa o triângulo a linha bê linha cê linha simétrico ao á bê cê em relação à reta r.
Construções de figuras simétricas
Utilizando régua e compasso, vamos construir a figura obtida por meio de uma reflexão em relação a um ponto.
Considere o triângulo á bê cê e o ponto óh representados.
Para construir a figura simétrica ao triângulo á bê cê pela reflexão de centro óh, devemos seguir os passos a seguir.
1º) Com o auxílio de uma régua, trace a semirreta
Seguimento de reta AO.
2º) Coloque a ponta-seca do compasso em óh e abra-o até o ponto . a
3º) Mantendo a abertura, gire o compasso e trace um arco que intercepte a semirreta em um ponto distinto de . a
4º) Nomeie o ponto obtido como . O ponto á linha á linha é o simétrico de a pela reflexão de centro em . óh
5º) Repita os passos anteriores para a construção dos pontos bê linha e . Una os pontos cê linha , á linha bê linha e cê linha para obter o triângulo , que é simétrico ao triângulo a linha bê linha cê linha á bê cê pela reflexão de centro em . óh
Tecnologias digitais em foco
Figuras obtidas por meio de transformações geométricas
Nesta seção, vamos refletir, transladar e rotacionar polígonos com o auxílio do GeoGebra (ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar). Além disso, vamos investigar uma propriedade dessas transformações geométricas.
Construa
Translação
Siga os passos para transladar um polígono qualquer.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Use a ferramenta
e construa um vetor qualquer. Esse será o vetor da translação.
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e o vetor. O polígono que aparecerá na tela é a figura transladada.
Rotação
Siga os passos para rotacionar um polígono qualquer em torno de um ponto por um ângulo.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Marque um ponto P qualquer. Esse ponto será o centro da rotação.
Tecnologias digitais em foco
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e o ponto P. Por fim, escolha a medida da abertura do ângulo de giro e o sentido da rotação. O polígono que aparecerá na tela é a figura rotacionada.
Reflexão em relação a uma reta
Siga os passos para construir o simétrico de um polígono qualquer em relação a uma reta.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Trace uma reta r qualquer. Essa reta será o eixo de simetria.
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e a reta r. O polígono que aparecerá na tela é o simétrico do polígono inicial em relação à reta r.
Tecnologias digitais em foco
Reflexão em relação a um ponto
Siga os passos para construir o simétrico de um polígono qualquer em relação a um ponto.
1º) Construa um polígono qualquer.
2º) Marque um ponto óh qualquer. Esse ponto será o centro de reflexão.
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e o ponto óh. O polígono que aparecerá na tela é o simétrico do polígono inicial em relação ao ponto óh.
Explore
Em cada construção que você realizou, meça o comprimento dos lados e a abertura dos ângulos correspondentes dos polígonos. Para isso, utilize as ferramentas
e
:
Depois, movimente os vértices dos polígonos iniciais. O que você pode observar?
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 9.
8. Em seu caderno, construa um quadrado a bê cê dê e um ponto O externo a ele.
Depois, construa o quadrado á linha bê linha cê linha dê linha obtido pela reflexão do quadrado a bê cê dê em relação ao ponto óh.
9.
Usando régua e compasso é possível construir uma figura transladada em relação a uma figura inicial.
Para construir a figura transladada, você deve determinar a direção, o sentido e a medida da distância em que a figura será deslocada.
Reúna-se com dois colegas e, usando régua e compasso, construam no caderno um triângulo á bê cê e o triângulo a linha bê linha cê linha obtido por meio da translação.
Depois, ainda no caderno, escrevam um texto ou façam um fluxograma indicando os procedimentos utilizados nessa construção.
10.
Na seção Tecnologias digitais em foco das páginas anteriores, vimos que podemos construir figuras rotacionadas utilizando o GeoGebra. Analise o desafio proposto pela professora de Mariana:
Confira algumas das ferramentas do GeoGebra que Mariana utilizou:
a) Quais dessas ferramentas Mariana pode utilizar para construir o losango inicial?
b) Se ela optar por construir o losango usando as ferramentas “Segmento” e “Ângulo”, que cuidados ela deve tomar para obter um losango?
c) A figura final é formada por quantos losangos?
d) Quais devem ser as medidas de abertura dos ângulos de rotação e o sentido aplicados em éfe 1 para se obter a éfe5? E para se obter a éfe3?
e) Ao usar a ferramenta “Rotação em Torno de um Ponto”, Mariana deverá selecionar o losango inicial, o ponto C, digitar a medida de abertura do ângulo de rotação e indicar o sentido (horário ou anti-horário). No caderno, escreva a medida de abertura do ângulo de rotação e o sentido que Mariana deverá indicar ao usar essa ferramenta para obter todos os losangos.
11.
Com o auxílio do GeoGebra (ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar), siga as instruções para construir uma figura como esta representada.
1. Construa um triângulo equilátero á bê cê.
2. Rotacione o triângulo á bê cê, com centro de rotação em a, no sentido horário e ângulo de medida da abertura de 60 graus. A composição desses dois triângulos fórma um losango.
3. Rotacione o losango formado, com centro de rotação em C, no sentido horário e ângulo de medida da abertura de 60 graus. Obteremos um novo losango.
4. Rotacione esse novo losango, com centro em C, no sentido horário e ângulo de medida da abertura de 60 graus.
5. Continue o processo até representar a figura.
Na construção anterior, utilizamos somente rotação, mas é possível construir a mesma figura utilizando somente reflexão. Junte-se a um colega e, no caderno, escrevam um roteiro ou façam um fluxograma descrevendo os passos que devem ser seguidos para a construção, no GeoGebra, usando somente reflexão.
2 Representação de um polígono no plano cartesiano
O plano cartesiano é composto de dois eixos, um horizontal e um vertical, chamados de eixo das abscissas (eixo x) e eixo das ordenadas (eixo y), respectivamente. Para representar um ponto no plano cartesiano, utilizamos dois números que são expressos por meio de um par ordenado.
Esse par de números é assim chamado porque existe uma ordem predeterminada para escrevê-lo. Considere, por exemplo, o ponto P(1,3) representado nesse plano cartesiano. Esse ponto tem abscissa x = 1 e ordenada y = 3.
Os quadrantes do plano cartesiano
Podemos ampliar os eixos x e y, representando também os números negativos. Assim, os eixos dividem o plano cartesiano em quatro partes que chamamos de quadrantes.
• No 1º quadrante, representamos os pontos de coordenadas positivas.
• No 2º quadrante, representamos os pontos com abscissa negativa e ordenada positiva.
• No 3º quadrante, representamos os pontos de coordenadas negativas.
• No 4º quadrante, representamos os pontos com abscissa positiva e ordenada negativa.
Analise alguns exemplos.
a) O ponto a(2, 1) está representado no 1º quadrante, pois tem coordenadas positivas (x = 2 > 0 e y = 1 > 0).
b) O ponto B( menos1, 3) está representado no 2º quadrante, pois tem abscissa negativa (x = menos1 < 0) e ordenada positiva (y = 3 > 0).
c) O ponto C(‒2, ‒2) está representado no 3º quadrante, pois tem coordenadas negativas (x = y = menos2 < 0).
d) O ponto D(2, menos1) está representado no 4º quadrante, pois tem abscissa positiva (x = 2 > 0) e ordenada negativa (y = menos1 < 0).
O polígono no plano cartesiano
Podemos representar um polígono, no plano cartesiano, associando seus vértices a pares ordenados. Observe, a seguir, a representação do polígono de vértices a(1, 2), B(2, 4), C(4, 2) e D(3, 1).
Atividades
Faça as atividades no caderno.
12. Construa, em seu caderno, um plano cartesiano e marque os seguintes pontos: A(3, 2), B (1, 0), menos C (0, 3), menos D (2, menos 2), menos ê (3, 4), menos F (0, 0), G (4, 3) e menos H (3, 2). menos
13. Quais são os pares ordenados correspondentes aos vértices do trapézio?
14.
Um pentágono de vértices R (1, menos 1), menos S (2, menos 1), menos T (3, menos 2), menos U (2, menos 3) e menos V (1, menos 2) está localizado em qual quadrante? É possível justificar sua resposta sem representar esse polígono? Converse com o professor e os colegas. menos
15. Um triângulo á bê cê de vértices a (2, 2), B (3, menos 1) e menos C (1, 1) tem pontos em quais quadrantes? menos
16. Os pontos a (1, 1) e menos B (4, 1) são vértices de um quadrado menos a bê cê dê construído no 4º quadrante. Quais são os pares ordenados correspondentes aos outros vértices desse quadrado?
17. Em seu caderno, construa um plano cartesiano e represente um hexágono que tenha pontos em todos os quadrantes.
3 Transformações geométricas no plano cartesiano
Considere o losango verde, de vértices a(1, 1), B(2, 3), C(4, 4) e D(3, 2). Observe que, se multiplicarmos as coordenadas dos vértices desse losango por 2, obteremos os pontos á linha(2, 2), bê linha(4, 6), cê linha(8, 8) e dê linha(6, 4), que correspondem aos vértices do losango laranja.
▸ Qual é a relação entre os dois losangos?
Agora, considere o quadrilátero FGHI de vértices F(1, 1), G(3, 4), H(4, 4) e ih(4, 3). Se multiplicarmos essas coordenadas por menos1, obteremos os vértices do quadrilátero F’G’H’I’.
▸ Qual é a relação entre os dois quadriláteros?
Vimos nessas situações que, quando multiplicamos as coordenadas dos vértices de um polígono por números inteiros, obtemos um outro polígono, que pode ser simétrico ou não ao polígono inicial. Vamos estudar esses casos.
Ampliação
Considere os losangos a bê cê dê e á linha bê linha cê linha dê linha representados anteriormente. Se medirmos o comprimento de todos os lados e a abertura dos ângulos das duas figuras, vamos verificar que as medidas de comprimento dos lados do losango á linha bê linha cê linha dê linha dobraram em relação às medidas de comprimento dos lados correspondentes do losango a bê cê dê, e as medidas de abertura dos ângulos internos das duas figuras permaneceram iguais. Assim, concluímos que o losango á linha bê linha cê linha dê linha é uma ampliação do losango a bê cê dê.
Agora, observe os trapézios a seguir. O trapézio érre linha ésse linha tê linha ú linha é uma ampliação do trapézio érre ésse tê ú, resultado da multiplicação das coordenadas dos vértices R( menos3, 1), S( menos2, 2), T( menos1,2) e U( menos1,1) por 3. Note que o trapézio érre linha ésse linha tê linha ú linha também é uma ampliação do trapézio érre ésse tê ú, resultado da multiplicação das coordenadas dos vértices desse trapézio por menos2, porém também há uma mudança de quadrante e de sua posição em relação aos eixos x e y.
Para ampliar um polígono no plano cartesiano, multiplicamos todas as coordenadas dos vértices desse polígono por um mesmo número maior que 1 ou menor que ‒1.
Simetria em relação à origem do plano cartesiano
Observe, a seguir, os pentágonos representados no plano cartesiano.
O pentágono azul tem vértices a(2, 1), B(1, 2), C(2, 3), D(3, 3) e ê(4, 1). Se multiplicarmos todas as coordenadas dos vértices desse pentágono por ‒1, obteremos as coordenadas dos vértices do pentágono verde: á linha( menos2, menos1), bê linha( menos1, menos2), cê linha( menos2, menos3), dê linha( menos3, menos3) e é linha( menos4, menos1).
Usando segmentos de reta, vamos unir os vértices correspondentes desses polígonos.
Observe que todos os segmentos de reta passam pela origem do plano cartesiano – ponto óh(0, 0). Além disso, a medida da distância da origem do plano cartesiano a cada vértice do pentágono á bê cê dê é é igual à medida da distância da origem do plano cartesiano ao vértice correspondente do outro pentágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha.
segmento O A congruente segmento O A linha
segmento O B congruente segmento O B linha
segmento O C congruente segmento O C linha
segmento O D congruente segmento O D linha
segmento O E congruente segmento O E linha
Concluímos, então, que os pentágonos á bê cê dê é e á linha bê linha cê linha dê linha é linha são simétricos em relação à origem do plano cartesiano.
Para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico a outro, em relação à origem do plano cartesiano, multiplicamos todas as coordenadas dos vértices desse polígono por menos1, ou seja, consideramos os opostos das ordenadas e das abscissas. Assim, o simétrico do ponto P(x, y) em relação à origem é o ponto pê linha( menosx, menosy).
Observação
Podemos associar o pentágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha (verde) à:
• reflexão do pentágono á bê cê dê é (azul) em relação à origem do plano cartesiano;
• rotação do pentágono á bê cê dê é (azul) em um ângulo de medida da abertura de 180 graus com a origem do plano cartesiano como centro de rotação.
Simetria em relação aos eixos do plano cartesiano
Simetria em relação ao eixo x
Observe o triângulo xis ípsilon zê de vértices X(1, 1), Y(3, 4) e Z(4, 2). Se refletirmos esse triângulo em relação ao eixo x, obteremos o triângulo décimo‘Y‘Z‘.
Os vértices do triângulo xis linha y linha zê linha são X‘(1, ‒1), Y‘(3, ‒4) e Z‘(4, ‒2). Note que as abscissas dos pontos X, Y e Z são iguais às abscissas dos pontos xis linha, Y’ e Z’ e as ordenadas desses pontos são opostas ou simétricas.
No plano cartesiano, para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico em relação ao eixo x, repetimos as abscissas e consideramos os opostos das ordenadas. Assim, o simétrico do ponto P(x, y) em relação ao eixo x é o ponto P‘(x, ‒y).
Simetria em relação ao eixo y
De maneira análoga, podemos refletir o triângulo xis ípsilon zê em relação ao eixo y, obtendo o triângulo X”Y”Z” de vértices décimo polegadas(‒1, 1), Y polegadas(‒3, 4) e Z polegadas(‒4, 2). Nesse caso, as abscissas dos pontos xis duas linhas, y duas linhas e zê duas linhas são simétricas às abscissas dos pontos X, Y e Z e as ordenadas são iguais.
No plano cartesiano, para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico em relação ao eixo y, consideramos os opostos das abscissas e repetimos as ordenadas. Assim, o simétrico do ponto P(x, y) em relação ao eixo y é o ponto P‘(‒x, y).
Atividades
Faça as atividades no caderno.
18. Considere o hexágono representado a seguir.
a) Quais são os pares ordenados correspondentes aos vértices desse hexágono?
b) Ao multiplicar as coordenadas dos vértices desse hexágono por 2, a figura obtida corresponderá a uma ampliação ou será simétrica em relação à origem do plano cartesiano?
c) Quais são os pares ordenados correspondentes aos vértices da figura obtida no item b?
d) Represente a figura inicial e a obtida no item b em um plano cartesiano.
19. O triângulo a seguir representa a ampliação do triângulo . Quais são os possíveis pares ordenados que correspondem aos vértices do triângulo á bê cê ? á bê cê
20. Em um plano cartesiano, faça o que se pede.
a) Represente um segmento
Símbolo. Segmento de reta AB.em que a(2, 3) e B(2, 0).
b) Considerando
Símbolo. Segmento de reta CD.simétrico de
Símbolo. Segmento de reta AB.em relação ao eixo y, de modo que o ponto C seja simétrico ao ponto a e o ponto D seja simétrico ao ponto B, quais são os pares ordenados correspondentes aos pontos C e D?
c) Traçando os segmentos
Símbolo. Segmento de reta AC.e
Símbolo. Segmento de reta BD., obtemos o contorno de um polígono. Que polígono é esse?
d) Usando essa mesma estratégia, quais poderiam ser os pares ordenados correspondentes aos pontos a ê bê para se obter o contorno de um quadrado?
21. Observe a representação do polígono no plano cartesiano a seguir.
a) Quais são os pares ordenados correspondentes aos vértices do seu simétrico em relação ao eixo y?
b) Construa um plano cartesiano em seu caderno para representar o polígono FGHIJKLMNOPQ e seu simétrico em relação ao eixo y.
22. Em seu caderno, construa o triângulo BCD e seu simétrico em relação à origem do plano cartesiano.
Quais são os pares ordenados correspondentes aos vértices do triângulo B’C’D’, simétrico ao triângulo ? bê cê dê
23. Qual das figuras a seguir representa uma simetria, em relação à origem do plano cartesiano, de um quadrado de vértices ( a‒3, 1), B(‒2, 3), C(0, 2) e D(‒1, 0)?
a)
b)
c)
24. Se um triângulo tem dois vértices no eixo y e um vértice no 1º quadrante, o que acontece ao multiplicarmos as coordenadas desses vértices por ‒1? Onde ficará o vértice que estava no 1º quadrante?
25. Considere um polígono inteiramente contido no 2º quadrante. Em quais quadrantes estarão, respectivamente, os simétricos em relação à origem do plano cartesiano, em relação ao eixo das abscissas e em relação ao eixo das ordenadas?
26. No plano cartesiano a seguir, os triângulos B, C e D são simétricos ao triângulo , respectivamente, em relação: a
a) ao eixo x, ao eixo y e à origem.
b) ao eixo x, à origem e ao eixo y.
c) ao eixo y, ao eixo x e à origem.
d) ao eixo y, à origem e ao eixo x.
27. Com relação ao triângulo de coordenadas dos vértices ( a‒3, 1), B(‒1, 3) e C (2, 1), classifique as sentenças a seguir em verdadeiras ou falsas, corrigindo as sentenças falsas em seu caderno.
a) O triângulo á bê cê está inteiramente localizado no 2º quadrante do plano cartesiano.
b) O triângulo simétrico ao triângulo á bê cê, em relação ao eixo x, está localizado no 3º e no 4º quadrante.
c) O triângulo simétrico ao triângulo á bê cê, em relação ao eixo y, tem coordenadas dos vértices á linha(‒3, ‒1), bê linha(‒1, ‒3) e cê linha(2, ‒1).
d) O triângulo simétrico ao triângulo , em relação à origem do plano cartesiano, tem coordenadas dos vértices á bê cê á linha (3, ‒1), bê linha (1, ‒3) e cê linha (‒2, ‒1).
Veja que interessante
Faça a atividade no caderno.
Oscar Niemeyer, o gênio das formas
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemáier Soares nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907, e faleceu na mesma cidade, em 5 de dezembro de 2012. Ele é considerado um dos arquitetos mais influentes do mundo contemporâneo.
O “gênio das formas” é reconhecido pela beleza, ousadia e leveza de seus projetos. O Museu de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro ( Rio de Janeiro), o Palácio do Itamaraty, em Brasília ( Distrito Federal), o Museu Oscar Niemáier, em Curitiba ( Paraná), e o Auditório Ibirapuera, em São Paulo ( São Paulo), são marcas de sua genialidade.
Em suas obras, é possível notar a presença de diferentes tipos de simetria.
Atividade
Em quais objetos cotidianos você consegue reconhecer a presença de translações, rotações ou reflexões? Converse com os colegas.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Isometrias
Isometrias são transformações geométricas que preservam o formato e as medidas da figura original. São exemplos de isometria a translação, a rotação e a reflexão (em relação a uma reta ou a um ponto).
Translação
Rotação
Reflexão
Reflexão em relação a uma reta
Reflexão em relação a um ponto
1. Observe a imagem e responda no caderno.
A figura 2 foi obtida por meio de uma translação da figura 1? Justifique sua resposta.
2. Em uma malha quadriculada, represente um quadrilátero a bê cê dê e uma reta r distante 3 quadradinhos do vértice D. Depois, construa o quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linha simétrico a a bê cê dê em relação à reta r.
3. Em uma malha quadriculada, desenhe a figura a seguir e translade-a de acordo com este vetor da translação.
4. Represente a figura a seguir em uma malha quadriculada. Depois, desenhe a figura obtida por meio da rotação dessa figura em um ângulo de medida de abertura de 180, no sentido horário, com centro de rotação graus . a
Representação de um polígono no plano cartesiano
Observe a seguir a representação do polígono a bê cê dê com vértices a(1, 1), B(1, 3), C(4, 4) e D(6, 1) no plano cartesiano.
5. Construa, em seu caderno, um plano cartesiano e marque os seguintes pontos: (1, 4), a B(–1, 2), C(–2, –3), D(–2, 2), (3, –4), ê F(3, 3) e G(–4, 3).
6. Em seu caderno, construa um plano cartesiano e represente um pentágono que passe por todos os quadrantes.
Transformações geométricas no plano cartesiano
Ampliação
Para ampliar um polígono no plano cartesiano, multiplicamos todas as coordenadas dos vértices desse polígono por um mesmo número maior que 1 ou menor que ‒1.
Simetria em relação à origem do plano cartesiano
Para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico a outro em relação à origem do plano cartesiano, multiplicamos todas as coordenadas dos vértices desse polígono por ‒1, ou seja, consideramos os opostos das ordenadas e das abscissas.
Simetria em relação aos eixos do plano cartesiano
No plano cartesiano, para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico em relação ao eixo x, repetimos as abscissas e consideramos os opostos das ordenadas. Para encontrar as coordenadas dos vértices de um polígono simétrico em relação ao eixo y, consideramos os opostos das abscissas e repetimos as ordenadas.
7. Em seu caderno, construa um quadrilátero de vértices ( a‒3, 4), B(‒1, 2), C(‒5, 1) e D(‒6, 3). Depois, faça uma ampliação dessa figura, de modo que as medidas de comprimento dos lados tenham o dobro das medidas de comprimento dos lados originais.
8. Quais são as coordenadas dos vértices do polígono simétrico ao polígono á bê cê dê é éfe em relação ao eixo das abscissas?
9. Quais são as coordenadas dos vértices do polígono simétrico ao quadrilátero a bê cê dê em relação à origem do plano cartesiano?
10. Observe a representação do polígono no plano cartesiano a seguir.
No caderno, construa um plano cartesiano e represente o polígono á bê cê dê é e os seus simétricos em relação ao eixo x e em relação ao eixo y.
É hora de extrapolar
Faça as atividades no caderno.
O que você sabe sobre as Paralimpíadas?
Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo do mundo envolvendo atletas com deficiências. A primeira edição das Paralimpíadas ocorreu em Roma, em 1960, com cêrca de 400 atletas. Em 2021, os jogos foram realizados em Tóquio, no Japão. Aproximadamente .4400 atletas participaram do evento, celebrando o esporte, a superação e a diversidade.
Objetivos: Analisar o conceito envolvido nos emblemas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, analisar dados sobre a Paralímpiada de Tóquio ocorrida em 2021, pesquisar esportes paralímpicos e produzir vídeos que serão apresentados para a comunidade escolar.
Etapa 1: Pesquisa e análise dos emblemas das Olimpíadas e das Paralimpíadas de Tóquio.
1. Reúnam-se em grupos. Observem os emblemas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, no Japão.
Agora, pesquisem na internet o conceito envolvido na criação dos emblemas e analisem a estrutura deles, respondendo às questões:
a) Que relação existe entre as composições de retângulos nos dois emblemas e que mensagem essa composição tem intenção de passar?
b) Existe algum tipo de simetria nesses símbolos? Se sim, qual?
c) Vocês concordam com a afirmação “Diversidade torna o mundo um lugar vibrante”, que faz parte das explicações sobre as concepções dos emblemas? Justifiquem a resposta.
Etapa 2: Análise de dados das Paralimpíadas de Tóquio.
2. A tabela a seguir mostra o número de medalhas conquistadas pelo Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio.
Medalha |
Atletas |
|||
---|---|---|---|---|
Homens |
Mulheres |
Misto |
Total |
|
Ouro |
15 |
7 |
0 |
22 |
Prata |
12 |
7 |
1 |
20 |
Bronze |
16 |
12 |
2 |
30 |
Total |
43 |
26 |
3 |
72 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/p6ZsZw. Acesso em: 30 maio 2022.
Com base na tabela, respondam às questões.
a)
É correto afirmar que as medalhas de prata correspondem a menos de 33% do total de medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros nas Paralimpíadas? Como verificar sem realizar contas armadas ou utilizar calculadora?
b)
Com o auxílio de uma calculadora, responda: Nas Paralimpíadas de Tóquio, qual foi a porcentagem de medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil em relação ao total?
c)
Elaborem problemas com base nos dados da tabela anterior. Depois, troquem-nos com outro grupo e resolvam os problemas elaborados por ele.
3. Maria Carolina Santiago foi o grande destaque no centro aquático de Tóquio, em 2021, ganhando cinco medalhas – 4 individuais (3 de ouro e uma de bronze) e uma de prata no revezamento. A atleta levou 26,82 segundos para completar a prova de 50 metros nado livre, e 59,01 segundos para completar a de 100 metros nado livre. Ela ganhou medalhas de ouro pelo desempenho em ambas as provas.
a) Se Maria Carolina nadasse os 100 metros nado livre com a mesma medida de velocidade média da prova de 50 metros nado livre, quanto tempo ela levaria para completar os 100 metros? E 200 metros?
b) A medida de tempo obtida no item a corresponde à medida de tempo de prova que a atleta obteve nos 100 metros nado livre nas Paralimpíadas de Tóquio? Por que vocês acham que isso ocorreu?
Etapa 3: Pesquisa sobre esportes paralímpicos e planejamento para a produção do vídeo.
4. O quadro a seguir mostra as modalidades esportivas que foram disputadas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Atletismo |
Badminton |
Basquetebol (CR ) |
Bocha |
Canoagem |
Ciclismo (estrada e pista) |
Esgrima (CR) |
Futebol de 5 |
Goalball |
Hipismo |
Judô |
Levantamento de peso |
Natação |
Remo |
Rugby (CR) |
Taekwondo |
Tênis (CR) |
Tênis de mesa |
Tiro com arco |
Tiro esportivo |
Triatlo |
Vôlei sentado |
Dados obtidos em: https://oeds.link/724uDf. Acesso em: 20 maio 2022.
Escolham uma modalidade esportiva e busquem, em sites, revistas ou livros especializados, informações sobre a história dela nos Jogos Paralímpicos, as categorias, as regras, como esse esporte é disputado, curiosidades e a participação brasileira nos jogos de Tóquio.
5. Com base nas informações obtidas na pesquisa, vocês produzirão um vídeo que apresente informações sobre a modalidade esportiva escolhida.
Visando a uma boa etapa de produção do vídeo, é interessante fazer um planejamento. Para isso, confiram as dicas a seguir.
• Elaboração do roteiro: produzam um documento com todas as ideias e informações, definindo o que será exposto e orientando a gravação, com a descrição de falas e cenas e prevendo a inserção de imagens. O roteiro determina a hierarquia para as informações.
• Distribuição das tarefas: definam os responsáveis pelas etapas da produção do vídeo — pesquisa de imagens, apresentadores (distribuição das falas), escolha dos cenários, gravação (câmera, diretor), edição do vídeo etcétera
• Duração do vídeo: vídeos com conteúdo extenso ( uma ou duas horas de duração) tendem a dispersar a atenção do espectador. O consumo de conteúdo na internet, por exemplo, é feito, em geral, de maneira rápida e simples.
• Local de gravação: escolham um local sem muitos ruídos para realizar a gravação e cuidem para que o áudio das falas seja captado com clareza.
Etapa 4: Análise do material de planejamento, produção e exibição dos vídeos.
6. Compartilhem o material elaborado no planejamento da produção do vídeo com a turma para que todos analisem e façam comentários em relação à clareza das informações e das imagens escolhidas.
7. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.
8. Depois dos ajustes necessários, realizem a gravação e edição do vídeo.
9. Com os vídeos finalizados, organizem uma exibição sobre os esportes paralímpicos para os colegas e a comunidade escolar.
Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.
10. Algumas questões que devem ser discutidas:
a) Quais informações sobre as modalidades esportivas das Paralimpíadas vocês acharam mais interessantes?
b) Qual é a importância dos Jogos Paralímpicos?
c) Vocês conhecem situações em que as pessoas com deficiência não são incluídas de maneira adequada? Se sim, o que pode ser feito para que isso não ocorra?
11. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.
Glossário
- Isometria
- : Do grego isos (igual) + metria (medida), mesma medida.
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