Capítulo 11 Figuras geométricas planas
Trocando ideias
Entre 2021 e 2022, ocorreu em São Paulo a exposição “Sombras Milenares – O Mundo de HYBYCOZO”. Conhecido por aliar tecnologia ao estudo da Geometria e pela materialização das sombras como manifestação artística, o duo HYBYCOZO, formado pela artista visual ucraniana Yelena Filipchuk e pelo designer industrial canadense Serge Beaulieu, trouxe para a exposição nove obras e instalações: Trocto, Rhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder, Sunscope e a obra em larga escala Star.
▸
Com quais figuras geométricas planas se parecem algumas partes das esculturas da foto anterior?
▸
As sombras projetadas no chão e nas paredes se parecem com quais figuras geométricas planas?
Neste capítulo, vamos estudar as figuras geométricas planas e suas propriedades.
1 Circunferência e círculo
Circunferência
Na tela a seguir, o artista russo vaciíli candinsqui (1866 - 1944) faz uma composição com figuras que se parecem com circunferências, círculos e retas.
Conheça mais
No site do Museu Guggenheim de Nova York ( Estados Unidos da América), é possível conhecer mais obras de vaciíli candinsqui.
Circunferência é a figura formada por todos os pontos de um plano que estão à mesma medida da distância de um ponto fixo desse plano. O ponto fixo é chamado centro da circunferência.
Na representação, o ponto óh é o centro da circunferência.
a, B, C e D são alguns pontos da circunferência.
Todo segmento de reta que une o centro óh a um ponto qualquer da circunferência é chamado raio. Os segmentos de reta
Símbolo. Segmento de reta OA. Símbolo. Segmento de reta OB. e Símbolo. Segmento de reta OC., por exemplo, são raios da circunferência.
O segmento de reta que tem duas extremidades na circunferência e que passa pelo centro dela é chamado diâmetro. O segmento
Sentença matemática. Segmento de reta AC.é um diâmetro da circunferência.
Construção de uma circunferência com compasso
Observe, a seguir, a construção da circunferência de centro óh e raio medindo 1,5 centímetro de comprimento.
1º) Usando uma régua, abrimos o compasso em 1,5 centímetro.
2º) Marcamos o centro óh e, em seguida, com a ponta-seca no centro óh e abertura de 1,5 centímetro, seguramos a parte superior do compasso e giramos até completar uma volta inteira.
Circunferência como lugar geométrico
Lucas fixou um lápis em uma das extremidades de um barbante que estava preso a um alfinete fixado em uma mesa, como mostra a figura. Maíra, usando um software de geometria dinâmica, construiu um segmento de reta
Símbolo. Segmento de reta OA.de medida de comprimento fixa.
Girando o lápis em torno do alfinete, Lucas traçou o caminho percorrido pelo lápis. Maíra utilizou o software, habilitando a opção de rastrear, e movimentou o ponto a, extremidade móvel do segmento de reta, traçando o caminho percorrido por esse ponto.
Note que, nas duas situações, o caminho traçado é o conjunto dos pontos do plano que têm uma propriedade em comum: estão todos a uma mesma medida da distância de um ponto fixo. Em Geometria, costumamos chamar conjuntos de pontos que têm uma ou mais propriedades em comum de lugar geométrico.
Circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão à mesma medida da distância de um ponto fixo desse plano.
Medida do perímetro ou do comprimento de uma circunferência
A medida do perímetro corresponde à medida de comprimento do contorno de uma figura geométrica. Para calcular a medida do perímetro de um quadri látero, podemos medir o comprimento dos quatro lados com uma régua e adicionar as medidas obtidas.
Para medir o perímetro de uma circunferência, ou seja, medir o comprimento dela, podemos, por exemplo, utilizar uma fita métrica ou contorná-la com um fio de barbante e medir seu comprimento.
Observe as medidas do comprimento, representadas por C, de três pratos que Lara e João obtiveram.
Se dividirmos cada medida do comprimento dos pratos pelas medidas do comprimento dos diâmetros, representadas por d, obteremos os valores aproximados 3,11; 3,15 e 3,16, respectivamente.
Na verdade, a razão entre a medida C do comprimento de qualquer circunferência e a medida d do comprimento do diâmetro é uma constante indicada pela letra grega π (pi), ou seja,
Sentença matemática: C sobre d igual a pi.. Usualmente, utilizamos π = 3,14, mas esse é um valor aproximado.
Um pouco de história
Faça as atividades no caderno.
O número π
É provável que os primeiros valores para π tenham sido obtidos por meio de medidas. O papiro de Rhind (documento egípcio escrito por volta de 1650 antes de Cristo) apresenta a razão entre a medida do comprimento de uma circunferência e a medida de comprimento do diâmetro dela como 3,1604, uma aproximação para o número π.
Mais tarde, o matemático grego Arquimedes (287 antes de Cristo - 212 antes de Cristo) apresentou um cálculo para essa razão que resultou em um número entre
Sentença matemática: fração duzentos e vinte e três sobre setenta e um.e
Sentença matemática: fração vinte e dois sobre sete..
Conta-se que, somente no início do século quinze, o matemático britânico Willian Jones adotou a letra grega π para o que hoje chamamos de número pi, por corresponder à letra P, que se refere ao perímetro da circunferência. O uso dessa letra grega foi popularizado por Leonhard Euler.
Atividades
1. Meça o comprimento de um objeto circular (prato, copo, bacia etc.) e o comprimento do diâmetro desse objeto e determine a razão entre essas medidas. Por que a razão obtida não éexatamente igual a π?
2. O número π teve diversas aproximações ao longo da história. Pesquise aproximações que não estão indicadas no texto.
Círculo
Círculo é uma figura geométrica plana formada por uma circunferência e toda sua região interna.
A partir da definição de círculo, podemos dizer que uma circunferência corresponde ao contorno de um círculo.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 2.
1. Com uma régua, determine, em centímetro, as medidas de comprimento do raio e do diâmetro de cada uma das circunferências a seguir e registre.
2. Com um compasso, trace uma circunferência de centro óh e medida de comprimento do diâmetro de 5 centímetros.
3. Descreva a diferença entre círculo e circunferência.
4. Copie as frases no caderno, completando‑as.
a) O comprimento do raio de uma circunferência mede 5 centímetros; então, o comprimento do diâmetro mede
.
b) Uma circunferência cujo comprimento do diâmetro mede 16 centímetros tem
de medida de comprimento do raio.
5.
Organizem-se em duplas e façam, em uma folha de papel sulfite ou cartolina, uma releitura da obra Circles in a circle, de candinsqui, que aparece no tópico Circunferência. A releitura é uma obra nova, inspirada na anterior; nela, podemos dar o nosso toque pessoal.
6. Na circunferência de centro óh a seguir, destacamos 3 pontos, a, B e C, pertencentes a ela. É correto afirmar que:
a) A medida da distância entre os pontos a ê cê é igual à medida da distância entre os pontos B e C.
b) As medidas da distância do centro óh aos pontos a, B e C são iguais.
c) Não podemos afirmar nada sobre as medidas das distâncias entre os pontos porque não foram fornecidas essas medidas.
d) A medida da distância entre os pontos a ê bê é a mesma medida da distância entre os pontos óh e C.
7. Se o comprimento do raio de uma circunferência mede 5 centímetros, o comprimento dessa circunferência mede:
a) 15,7 centímetros.
b) 10 centímetros.
c) 31,4 centímetros.
8. Em qual das figuras geométricas a seguir todos os pontos estão à mesma medida da distância do ponto a?
a)
b)
c)
Versão adaptada acessível
1. Com um compasso, represente uma circunferência em um papel. Depois, meça a medida do comprimento do seu diâmetro e de seu raio.
Qual é a relação entre essas duas medidas?
2 Polígonos
O mosaico ilustrado a seguir é composto de diversos polígonos convexos que se encaixam perfeitamente, cobrindo toda a área.
Polígono é uma linha poligonal fechada simples com sua região interna. Um polígono é convexo quando, ao se unir dois pontos quaisquer de sua região interna, obtém-se um segmento de reta integralmente contido nessa região. Caso contrário, o polígono será não convexo. Considere os exemplos a seguir.
Observação
Quando não há especificação sobre o tipo, o polígono considerado é convexo.
Elementos de um polígono
Podemos identificar os seguintes elementos no polígono á bê cê dê é a seguir:
• lados: segmentos de reta que formam o contorno do polígono;
Símbolos. Segmento de reta AB, BC, CD, DE, EA
• vértices: pontos de encontro de dois lados consecutivos;
a, B, C, D, ê
• diagonais: segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos;
Símbolos. Segmentos de reta AC, AD, BD, BE, CE.
• ângulos internos: ângulos formados por dois lados consecutivos;
Símbolos. Ângulos, a, b, c, d, e
• ângulos externos: ângulos formados por um lado do polígono e pelo prolongamento do lado consecutivo a ele.
Símbolos. Ângulos, a 1,
,
Símbolos. Ângulos, b 1,,
Símbolos. Ângulos, c 1,,
Símbolos. Ângulos, d 1,,
Símbolos. Ângulos, e 1.Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono
Para obter a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono, vamos começar pela soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Considere o triângulo á bê cê, cujas aberturas dos ângulos internos medem a, b e c. Traçamos uma reta s, paralela à reta suporte do lado
AB, passando pelo vértice C.
Nessa figura, podemos notar que:
centésimo₂ + centésimo₁ + c = 180 graus
Como:
• centésimo1 = b (ângulos alternos internos)
• centésimo2 = a (ângulos alternos internos)
temos que:
a + b + c = 180 graus
Então:
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180 graus.
Agora, confira que o quadrilátero representado a seguir foi decomposto em triângulos a partir de uma das diagonais que partem de um vértice.
Observe que a diagonal
ACdivide o quadrilátero a bê cê dê em 2 triângulos. Como a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero é 2 ⋅ 180 graus, ou seja, 360 graus.
Então:
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é sempre 360 graus.
Observação
Ao traçarmos todas as diagonais que partem de um único vértice, decompomos um polígono na quantidade mínima de triângulos.
Agora, analise este pentágono.
As diagonais traçadas,
ACe
AD, dividem o pentágono á bê cê dê é em 3 triângulos, então a soma das medidas de abertura dos ângulos internos do pentágono é 3 ⋅ 180 graus, ou seja, 540 graus.
Seguindo esse método, podemos determinar a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer polígono: traçamos todas as diagonais que partem de um único vértice, decompondo o polígono em triângulos, e multiplicamos a quantidade de triângulos por 180 graus (soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo).
Polígono regular
Um polígono é regular quando todos os ângulos internos têm mesma medida de abertura e todos os lados têm mesma medida de comprimento. Dessa fórma, o triângulo equilátero é um polígono regular, assim como o quadrado, o pentágono regular, o hexágono regular, entre outros.
Ângulos internos de um polígono regular
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180 graus. Como os ângulos internos de um polígono regular têm a mesma medida de abertura, para descobrir a medida de abertura de cada ângulo interno de um triângulo equilátero, dividimos 180 graus por 3, que resulta em 60 graus.
Ângulos externos de um polígono regular
Os ângulos internos e externos dos polígonos são suplementares, ou seja, a soma das medidas de abertura de um ângulo interno e de um ângulo externo é 180 graus.
Por isso, conhecendo a medida de abertura de um ângulo interno de qualquer polígono regular, podemos calcular a medida de abertura de um ângulo externo dele.
Analise as medidas de abertura dos ângulos indicados nesse triângulo equilátero e nesse quadrado.
Construindo mosaicos
Um mosaico é uma composição de peças ou figuras que preenche totalmente uma superfície sem haver buracos ou sobreposições.
Para construir um mosaico de quadrados congruentes, no lugar do ângulo externo de um quadrado, podemos encaixar outro quadrado, e depois outro e mais outro, de fórma que, ao redor de um mesmo vértice, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos dos quadrados encaixados seja 360 graus.
Para construir um mosaico, a soma das medidas de abertura dos ângulos em torno de um mesmo vértice deve ser 360 graus.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
9. Entre estas figuras, quais são polígonos?
a)
b)
c)
d)
e)
f)
10. No caderno, identifique os lados, os vértices e as diagonais destes polígonos.
a)
b)
11. Este polígono é um eneágono (polígono com 9 lados).
a) Quantos são seus ângulos internos?
b) Quantos são seus vértices?
12. Luana quer construir um hexágono regular usando uma régua e um transferidor. Para isso, ela precisa saber a medida de abertura de um ângulo interno desse polígono. Como Luana pode descobrir essa medida?
13. É possível construir um mosaico usando somente triângulos equiláteros? Justifique sua resposta.
14. É possível construir um mosaico usando somente pentágonos regulares? Justifique sua resposta.
Tecnologias digitais em foco
Mosaicos
Nesta seção, utilizaremos o software de geometria dinâmica GeoGebra (ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar) para construir mosaicos de polígonos regulares. Para isso, os polígonos precisam ter pelo menos um vértice em comum e se encaixar perfeitamente, de modo que não se sobreponham nem haja espaços entre eles.
Construa
Siga os passos a seguir para construir mosaicos de polígonos regulares. Para a construção de cada polígono, use a ferramenta
, selecione dois pontos quaisquer e escolha a quantidade de lados do polígono regular desejado.
Mosaico de quadrados
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um quadrado.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do quadrado construído e construa outro quadrado.
3º) Construa outros quadrados a partir de dois vértices consecutivos de um quadrado já existente até formar o mosaico desejado.
Mosaico de triângulos equiláteros
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um triângulo equilátero.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do triângulo construído e construa outro triângulo equilátero.
3º) Construa outros triângulos equiláteros a partir de dois vértices consecutivos de um triângulo já existente até formar o mosaico desejado.
Mosaico de hexágonos regulares
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um hexágono regular.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do hexágono construído e construa outro hexágono regular.
3º) Construa outros hexágonos regulares a partir de dois vértices consecutivos de um hexágono já existente até formar o mosaico desejado.
Tecnologias digitais em foco
Mosaico composto de dois polígonos regulares diferentes
Para compor um mosaico, também podemos combinar dois ou mais polígonos regulares. Siga os passos a seguir e construa um mosaico formado por octógonos regulares e quadrados.
1º) A partir de dois pontos quaisquer, construa um quadrado.
2º) Selecione dois vértices consecutivos do quadrado construído e construa um octógono regular.
3º) Alterne a construção de octógonos e quadrados seguindo o padrão mostrado nesse mosaico até formar o mosaico desejado.
Explore
Faça o que se pede utilizando as ferramentas do software.
a) Movimente os pontos móveis dos mosaicos construídos, modificando a medida de comprimento dos lados. O que acontece com as medidas de abertura dos ângulos internos dos polígonos quando modificamos as medidas de comprimento dos lados dos polígonos?
b) Se em um dos três primeiros mosaicos construídos escolhermos um vértice de um polígono cercado por polígonos, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos dos polígonos ao redor desse vértice será 360 graus.
Considerando essa informação, calcule a medida da abertura do ângulo interno do triângulo equilátero e do hexágono regular.
c) Observe o mosaico construído com octógonos regulares e quadrados e responda: Como podemos descobrir a medida da abertura do ângulo interno do octógono regular? Qual é essa medida?
3 Triângulo
Triângulo é o polígono de três lados.
Podemos usar a notação △ á bê cê para identificar o triângulo com vértices a, B e C.
Principais elementos de um triângulo
Nesta figura, destacamos alguns elementos do triângulo á bê cê.
• vértices: a, B e C
• lados:
Símbolos. Segmentos de reta AB, AC e BC• ângulos internos:
Símbolos. Ângulos A, B e C• ângulos externos:
Símbolos. Ângulos x, y e zObservações
1. Podemos representar os ângulos
A maiúsculo e sobre ele um símbolo que se parece com um acento circunflexo, B maiúsculo e sobre ele um símbolo que se parece com um acento circunflexo e C maiúsculo e sobre ele um símbolo que se parece com um acento circunflexo.
por
BAC, letras maiúsculas e sobre o A um símbolo que se parece com um acento circunflexo, ABC, letras maiúsculas e sobre o B um símbolo que se parece com um acento circunflexo e ACB, letras maiúsculas e sobre o C um símbolo que se parece com um acento circunflexo., respectivamente.
2. Na figura anterior, os lados
A B, A C e B Csão, respectivamente, opostos aos vértices C, B e a.
3. O triângulo não tem diagonais.
4. Cada ângulo externo é suplementar do ângulo interno adjacente, ou seja, a soma das medidas de abertura do ângulo externo e do ângulo interno adjacente é 180 graus.
medida do ângulo A mais medida do ângulo x é igual a 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo B mais medida do ângulo y é igual a 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo C mais medida do ângulo z é igual a 180 graus.
5. Considerando o △ pê quê érre a seguir, podemos indicar as medidas de abertura dos ângulos internos e as medidas de comprimento dos lados, da seguinte fórma:
Sentença matemática. med, abre parêntese, ângulo P, fecha parêntese, igual, p minúsculo.
Sentença matemática. med, abre parêntese, ângulo Q, fecha parêntese, igual, q minúsculo.
Sentença matemática. med, abre parênteses, ângulo R, fecha parênteses, igual, r minúsculo.
Sentença matemática. med, abre parênteses, segmento de reta PQ, fecha parênteses, igual, letras maiúsculas PQ, igual, s minúsculo.
Sentença matemática. med, abre parênteses, segmento de reta PR, fecha parênteses, igual, letras maiúsculas PR, igual, u minúsculo.
Sentença matemática. med, abre parênteses, segmento de reta QR, fecha parênteses, igual, letras maiúsculas QR, igual, t minúsculo.
6. A medida do perímetro de um triângulo é a soma das medidas de comprimento dos lados.
No triângulo PQR anterior, temos:
PQ + PR + QR = s + t + u
Veja que interessante
Faça as atividades no caderno.
Rigidez de um triângulo
As figuras a seguir representam estruturas de varetas fixadas com pinos.
Observe que, caso seja exercida certa pressão nessas estruturas, a que tem formato triangular não se deforma, mas as que se parecem quadriláteros ou pentágonos podem se deformar e adquirir outros formatos.
A “rigidez” dos triângulos é responsável por sua frequente utilização nas construções e em estruturas, como pontes e torres.
Atividades
1. Como poderíamos transformar as estruturas com fórma de quadrilátero ou de pentágono em estruturas rígidas?
2. Cite exemplos de estruturas ao seu redor em que você percebe a presença da "rigidez" dos triângulos.
Construção de triângulos
Agora, vamos ver como construir triângulos utilizando régua e compasso. Acompanhe as três situações a seguir.
1ª situação: construir um triângulo conhecendo as medidas de comprimento dos três lados
Indicando as medidas de comprimento dos lados do triângulo á bê cê por x, y e z, temos:
Para construir um triângulo com as medidas indicadas, realizamos os seguintes passos.
1º) Traçamos a reta suporte r, marcamos o ponto B em r e, com o auxílio de um compasso, transportamos a medida x de comprimento do segmento de reta
BC., a partir do ponto B, traçando um arco que corta a reta r. Então, marcamos o ponto C (intersecção da reta r com a marca feita com o compasso).
2º) Transportamos agora a medida y de comprimento do segmento de reta
AC, a partir do ponto C, traçando um arco com o compasso.
3º) Transportamos a medida z de comprimento do segmento de reta
AB, a partir do ponto B, traçando um arco que cruze o arco traçado no passo anterior. Então, marcamos o ponto a, intersecção dos dois arcos.
4º) Com uma régua, unimos o ponto a ao ponto B e o ponto a ao ponto C. Em seguida, colorimos o interior da figura, formando um triângulo com as medidas fornecidas.
2ª situação: construir um triângulo conhecendo as medidas de abertura de dois ângulos e a medida de comprimento do lado compreendido entre eles
Vamos construir o △ á bê cê, sendo
Símbolo. Ângulo Be
Símbolo. Ângulo Cos ângulos dados do triângulo, e x, a medida de comprimento do lado compreendido entre esses ângulos.
Para construir um triângulo com as medidas indicadas, realizamos os seguintes passos.
1º) Traçamos a reta suporte r, marcamos o ponto B em r e transportamos, com o auxílio de um compasso, a medida x de comprimento do segmento de reta
Símbolos. Segmentos de reta BC., a partir do ponto B, marcando o ponto C em r.
2º) Com qualquer abertura de compasso, apoiamos a ponta-seca sobre o ponto B do ângulo dado e traçamos um arco que passe por suas duas semirretas. Sem alterar a abertura do compasso, apoiamos a ponta-seca no ponto B da figura que estamos desenhando e também traçamos um arco.
3º) Usamos a abertura do compasso para medir a distância entre as intersecções do arco traçado com o ângulo dado e transportamos essa medida para o arco traçado na figura que estamos construindo e determinamos a reta s.
4º) Transportamos o ângulo
C, seguindo o 2º e o 3º passo, determinando a reta t.
5º) Marcamos o ponto a na intersecção das retas s e t. Em seguida, colorimos o interior da figura, formando um triângulo com as medidas fornecidas.
3ª situação: construir um triângulo conhecendo as medidas de comprimento de dois lados e a medida de abertura do ângulo formado por esses lados
As medidas de comprimento de dois lados conhecidos do triângulo ABC são x e y, e
Símbolo. Ângulo Bé o ângulo formado por esses lados.
Para construir um triângulo com as medidas indicadas, realizamos os seguintes passos.
1º) Traçamos a reta suporte r, marcamos o ponto B em r e transportamos, com o auxílio de um compasso, a medida x de comprimento do segmento de reta
Símbolos. Segmentos de reta BC., a partir do ponto B, marcando o ponto C em r.
2º) Transportamos o ângulo
Símbolo. Ângulo B, tomando como vértice o ponto B da reta r, determinando a reta s.
3º) Transportamos a medida y de comprimento do segmento
AB, a partir do ponto B, marcando o ponto a em s.
4º) Traçamos
Símbolos. Segmentos de reta ACe, em seguida, colorimos o interior da figura, formando um triângulo com as medidas fornecidas.
Desigualdade triangular
▸ No caderno, tente construir triângulos usando cada trio de medidas de comprimento a seguir.
a) 10 centímetros, 8 centímetros e 6 centímetros;
b) 10 centímetros, 6 centímetros e 4 centímetros;
c) 10 centímetros, 6 centímetros e 2 centímetros.
Para ser possível construir um triângulo, é necessário que a medida de comprimento do lado maior seja menor que a soma das medidas de comprimento dos outros dois lados. É o que chamamos de desigualdade triangular.
Em um triângulo, a medida de comprimento de qualquer um dos lados é menor que a soma das medidas de comprimento dos outros dois lados.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades 19, 21 e 22.
15. Observe esta figura e, no caderno, escreva:
a) os vértices do triângulo;
b) os lados do triângulo;
c) os ângulos internos do triângulo;
d) os ângulos externos do triângulo;
e) o lado oposto ao ângulo
Símbolos. Ângulo F..
16. No caderno, determine a medida do perímetro dos triângulos com lados cujas medidas de comprimento são:
a) 5 centímetros, 6 centímetros e 7 centímetros
b) 6 centímetros, 8 centímetros, 10 centímetros
c) 8 milímetros, 15 milímetros, 17 milímetros
d) 20 decímetros, 21 decímetros, 29 decímetros
17. No caderno, desenhe um triângulo cujas medidas de comprimento dos lados sejam:
a) 6 centímetros, 9 centímetros e 12 centímetros;
b) 7 centímetros, 5 centímetros, 10 centímetros;
c) 4 centímetros, 2 centímetros, 5 centímetros;
d) 2 centímetros, 7 centímetros e 8 centímetros.
18.
Escolha as medidas de comprimento dos lados de um triângulo equilátero e troque com um colega para que um represente o triângulo do outro no caderno.
19. Com régua e compasso, reproduza, no caderno, o ângulo
Símbolo. Ângulo AOB..
20. Em cada caso, analise se é possível construir um triângulo com lado
Símbolo. Segmento de reta BC.medindo 5 centímetros de comprimento e com as medidas de abertura dos ângulos indicadas.
a)
Medida do ângulo B, igual, 110 graus.e
Medida do ângulo C, igual, 50 graus.b)
Medida do ângulo B, igual, 110 graus.e
Medida do ângulo C, igual, 70 graus.c)
Medida do ângulo B, igual, 110 graus.e
Medida do ângulo C, igual, 90 graus.21. Utilizando régua e compasso, construa no caderno os triângulos a seguir, sendo conhecidos dois lados e o ângulo formado por esses lados.
a) Dois lados:
Ângulo formado pelos lados dados:
b) Dois lados:
Ângulo formado pelos lados dados:
22. Utilizando régua e compasso, construa os triângulos a seguir, sendo conhecidos dois ângulos e o lado compreendido entre eles.
a) Dois ângulos:
Lado compreendido entre os ângulos dados:
b) Dois ângulos:
Lado compreendido entre os ângulos dados:
23. Construa um quadrado a partir de dois triângulos retângulos. Descreva como fez a construção.
24. Em cada caso, analise se é possível construir um triângulo com as medidas de comprimento dos lados indicadas em centímetros.
a) 6, 10 e 18
b) 3, 10 e 7
c) 8, 4 e 6
d) 3, 4 e 5
25. Quais são as medidas de comprimento possíveis para o terceiro lado dos triângulos a seguir?
a) Um triângulo tem dois lados de medida de comprimento 11 centímetros e 6 centímetros.
b) Um triângulo tem dois lados de medida de comprimento 21 centímetros e 221 centímetros.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Circunferência e círculo
Circunferência é a figura formada por todos os pontos de um plano que estão à mesma medida da distância de um ponto fixo desse plano. O ponto fixo é chamado centro da circunferência.
A razão entre a medida do comprimento de qualquer circunferência e a medida de comprimento do diâmetro é indicada por π, ou seja,
Sentença matemática: C sobre d igual a pi.= π.
Costumamos aproximar o valor de π para 3,14.
Círculo é uma figura geométrica plana formada por uma circunferência e toda sua região interna.
1. Identifique em cada item se a figura é uma circunferência ou um círculo.
a)
b)
2. Todos os pontos de uma circunferência estão à mesma medida da distância:
a) do centro da circunferência.
b) de um ponto externo à circunferência.
c) de qualquer outro ponto da circunferência.
d) de qualquer ponto interno à circunferência.
3. Uma pista circular tem diâmetro medindo 100 métros de comprimento. Quantas voltas completas um atleta precisa percorrer nessa pista para correr pelo menos .1000 métros?
Polígonos
Polígono é uma linha poligonal fechada simples com sua região interna. São elementos de um polígono:
• lados: segmentos de reta que formam o contorno do polígono;
• vértices: pontos de encontro de dois lados consecutivos;
• diagonais: segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos;
• ângulos internos: ângulos formados por dois lados consecutivos;
• ângulos externos: ângulos formados por um lado do polígono e pelo prolongamento do lado adjacente a ele.
4. Observe o polígono e, em seguida, identifique:
a) os lados;
b) os vértices;
c) os ângulos internos;
d) os ângulos externos;
e) as diagonais.
5. Qual é o polígono que não tem diagonais?
Triângulo
Triângulo é o polígono de três lados.
Desigualdade triangular
Em um triângulo, a medida de comprimento de qualquer um dos lados é menor que a soma das medidas de comprimento dos outros dois lados.
6. Podemos construir um triângulo de medidas de comprimento dos lados de 5,5 métros, 3 métros e 1,5 métro? Justifique sua resposta.
7. No caderno, desenhe um triângulo cujas medidas de comprimento dos lados sejam:
a) 6 centímetros, 5 centímetros e 7 centímetros;
b) 4 centímetros, 5 centímetros e 8 centímetros;
c) 9 centímetros, 12 centímetros e 8 centímetros;
d) 3 centímetros, 7 centímetros e 9 centímetros.