Parte 2
12. Espera-se que os estudantes construam um hexágono pela construção sucessiva de ângulos de 120 graus, com aresta de 1,5 centímetro cada.
13. Um ângulo de 900 graus corresponde a duas voltas e meia, já que 900 : 360 = 2,5. Alternativa d.
Atividades — página 80
14. a) 27 graus = 27 ⋅ 1 graus ou 27 ⋅ 60 minutos = .1620 minutos
b) 13 graus 13 minutos 13 segundos é o mesmo que 13 ⋅ .3600 segundos + 13 ⋅ 60 segundos + 13 segundos = .47593 segundos
c) 12 graus 57 minutos é o mesmo que 12 ⋅ 60 minutos + 57 minutos = 777 minutos
d)
Logo: 3 graus 33 minutos
e) 36 graus é o mesmo que 36 ⋅ .3600 segundos = .129600 segundos
f)
Logo: 5 graus 10 minutos
g) 17 graus 12 minutos é o mesmo que 17 ⋅ .3600 segundos + 12 ⋅ 60 segundos = .61920 segundos
h)
Logo: 59 graus 31 minutos 57 segundos
15. 112% de
90 igual a 112 centésimos vezes 90 que é igual a 10 mil e 80 centésimos que é igual a 100 vírgula 8 graus, ou seja, 100 graus 48 minutos.
Atividades — páginas 82 e 83
16. Efetuando os cálculos, temos:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
17. Podemos obter as medidas pedidas por meio de somas e subtrações de ângulos, assim, temos:
a)
Assim,
Medida da abertura do ângulo AOC igual a 158 graus 45 minutos e 20 segundosb)
Assim,
Medida da abertura do ângulo BOD igual a 133 graus e 30 segundosc) 180 graus, já que é raso. Podemos obter este valor também somando todas as medidas apresentadas.
d)
Assim,
Medida da abertura do ângulo AOE igual a 46 graus e 30 segundos18. a) 6 ⋅ (45 graus 12 minutos)
b) 4 ⋅ (12 graus 30 minutos)
c) 7 ⋅ (1 graus 10 minutos 13 segundos)
d) 5 ⋅ (45 graus 12 minutos 56 segundos)
e) 8 ⋅ (25 graus 20 minutos 20 segundos)
f) 98 graus 56 minutos : 2
g) 15 graus : 8
h) 84 graus 40 minutos 20 segundos : 2
i) 39 graus 11 minutos 40 segundos : 2
j) 42 graus 35 minutos 20 segundos : 8
19. a)
b)
c)
d)
e)
f)
20. a)
Medida da abertura do ângulo AOB dividido por 4 é igual a 36 graus 20 minutos dividido por 4 que é igual a 9 graus e 5 minutosb)
2 vezes a medida da abertura do ângulo BOC é igual a 2 vezes 99 graus 20 minutos e 40 segundos que é igual a 198 graus 41 minutos e 20 segundos
c)
3 vezes a medida da abertura do ângulo COD é igual a 3 vezes 44 graus 19 minutos 20 segundos que é igual a 132 graus e 58 minutosd)
Medida da abertura do ângulo AOC dividido por 8 é igual a, abre parênteses 36 graus 20 minutos mais 99 graus 20 minutos 40 segundos, fecha parênteses, dividido por 8, igual(135 graus 40 minutos 40) : 8 segundos = 16 graus 57 minutos 35 segundos
Atividades — páginas 84 e 85
21. As medidas estão indicadas a seguir:
a)
Medida da abertura do ângulo AOB é igual a 30 grausb)
Medida da abertura do ângulo BOC é igual a 50 grausc)
Medida da abertura do ângulo COD é igual a 30 grausd)
Medida da abertura do ângulo DOE é igual a 50 grause)
Medida da abertura do ângulo EOF é igual a 35 grausf)
Medida da abertura do ângulo FOG é igual a 35 grausg)
Medida da abertura do ângulo AOC é igual a 80 graush)
Medida da abertura do ângulo EOA é igual a 160 grausi)
Medida da abertura do ângulo FOC é igual a 115 grausj)
Medida da abertura do ângulo EOB é igual a 130 grausOs pares de ângulos congruentes (de mesmas medidas) são:
Ângulo AOB é congruente ao Ângulo COD.
Ângulo BOC é congruente ao Ângulo DOE.
Ângulo EOF é congruente ao Ângulo FOG.
.
22. Espera-se que os estudantes utilizem os procedimentos discutidos na seção anterior para reproduzir os ângulos pedidos.
23. Sim, o triângulo á bê cê é isósceles, já que as medidas dos ângulos com vértices B e C são iguais.
24. Espera-se que os estudantes utilizem os procedimentos discutidos na seção anterior para reproduzir os ângulos pedidos.
25. Realizando as medições com transferidor, temos:
Ângulo SVT é congruente ao Ângulo POQ.
e
Ângulo RST congruente ao Ângulo NOM, congruente ao ângulo KYZ.Atividades — página 86
26. Exemplos de resposta:
Ângulo AOB
e
Ângulo BOC;
Ângulo BOCe
Ângulo COD;
Ângulo CODe
Ângulo DOE;
Ângulo AODe
Ângulo DOE;
Ângulo AOCe
Ângulo COD;
Ângulo AOCe
Ângulo COE.
27. Exemplos de resposta:
a)
Ângulo AOFe
Ângulo COB;
b)
Ângulo DOBe
Ângulo AOE.
28. a)
Medida da abertura do ângulo AOB é igual a 27 graus mais 23 graus que é igual a 50 grausb)
Medida da abertura do ângulo EOD é igual a 75 graus menos 38 graus que é igual a 37 grausAtividades — página 87
29. a) Complemento de 76 graus = 90 graus ‒ 76 graus = 14 graus.
b) Complemento de 0 grau = 90 graus ‒ 0 = 90 graus
c) Complemento de 38 graus = 90 graus ‒ 38 graus = 52 graus
d) Complemento de 90 graus = 90 graus ‒ 90 graus = 0 graus
e) Complemento de 36 graus 48 minutos = 90 graus ‒ 36 graus 48’ = 53 graus 12 minutos
f) Complemento de 82 graus 52 minutos = 90 graus ‒ 82 graus 52 minutos = 7 graus 10 minutos
30. Espera-se que os estudantes consigam verificar que, em um triângulo retângulo, os ângulos agudos são complementares.
31. Como
Ângulo AOCé reto,
Medida da abertura do ângulo BOC é igual a 90 graus menos 68 graus que é igual a 22 graus32. Os ângulos mencionados são complementares. O complemento de 78 graus é 90 graus ‒ 78 graus = 12 graus.
33. Os ângulos mencionados são complementares. O complemento de 48 graus36 minutos28 segundos é 90 graus ‒ 48 graus36 minutos28 segundos = 41 graus23 minutos32 segundos.
Atividades — página 88
34. a) Suplemento de 76 graus = 180 graus ‒ 76 graus = 104 graus
b) Suplemento de 30 graus = 180 graus ‒ 30 graus = 150 graus
c) Suplemento de 0 grau = 180 graus ‒ 0 = 180 graus
d) Suplemento de 136 graus48 minutos = 180 graus ‒ 136 graus48 minutos = 43 graus12 minutos
e) Suplemento de 90 graus30 minutos = 180 graus ‒ 90 graus30 minutos = 89 graus30 minutos
35. Suplemento de 106 graus = 180 graus ‒ 106 graus = 74 graus
36.
Medida da abertura do ângulo BOC é igual a 180 graus menos 130 graus que é igual a 50 grausTecnologias digitais em foco — página 89
a) Considerando a disposição dos pontos da figura ( óh entre a ê bê, óh entre C e D), os ângulos opostos pelo vértice são:
Ângulo AODe
Ângulo BOC;
Ângulo DOBe
Ângulo COA.
b) Os ângulos
Ângulo AODe
Ângulo BOCpossuem as mesmas medidas, ou seja, são congruentes; o mesmo acontece com os ângulos
Ângulo DOBe
Ângulo COA.
Atividades — página 90
37. Exemplos de resposta:
Ângulos o.p.v.:
Ângulo DOEe
Ângulo BOA,
Ângulo EOFe
Ângulo COB,
Ângulo DOCe
Ângulo FOA; ângulos suplementares:
Ângulo DOEe
Ângulo EOA,
Ângulo COBe
Ângulo BOF,
Ângulo FOAe
Ângulo AOC.
38. a) Falso. Os ângulos podem ter medidas suplementares se cada um medir 90 graus.
b) Verdadeiro.
c) Verdadeiro, já que 90 graus + 90 graus = 180 graus.
39. Relacionando as igualdades, temos:
a) 150 graus = 90 graus +
; subtraindo 90 graus dos dois membros da igualdade: 150 graus ‒ 90 graus = 90 graus +
‒ 90 graus; assim,
= 60 graus
b) 80 graus = 30 graus +
; subtraindo 90 graus dos dois membros da igualdade:
= 80 graus ‒ 30 graus = 30 graus +
‒ 30 graus; assim,
= 50 graus
Atividades — página 93
40. a)
Ângulo ce
Ângulo a, opostos pelo vértice formado pelo cruzamento entre t e r.
b)
Ângulo ne
Ângulo a, alternos internos pelas retas s ⫽ r, com t transversal.
c)
Ângulo ce
Ângulo n, correspondentes em r e s, respectivamente.
d)
Ângulo ce
Ângulo m, colaterais externos em r e s, respectivamente.
e)
Ângulo be
Ângulo m, alternos externos em r e s, respectivamente.
41. Medindo com o transferidor, temos:
a) a = c = ê = g = 60 graus; b = d = f = h = 120 graus
b) Têm a mesma medida de abertura.
c) Têm a mesma medida de abertura.
d) São suplementares.
42. Av. Matemática, já que é a via que cruza com as 3 avenidas que estão em paralelo.
Tecnologias digitais em foco — página 94
a) Considerando a disposição dos pontos como na figura (G entre a ê bê, H entre C e D), os pares de ângulos correspondentes são:
Ângulo EGBe
Ângulo GHD,
Ângulo BGHe
Ângulo DHF,
Ângulo AGEe
Ângulo CHG Ângulo HGAe
Ângulo FHC.
b) Espera-se que os estudantes concluam que as medidas dos pares de ângulos correspondentes são iguais.
c) Espera-se que os estudantes percebam que as relações descobertas anteriormente continuam válidas.
Atividades — páginas 96 e 97
43. As retas r e s são paralelas, porque formam ângulos de mesma medida (ângulos correspondentes) com a régua colocada na transversal.
44. Justificativas:
a + b + 40 graus = 180, pois graus formam um ângulo raso.
b + c + 70 graus = 180, pois graus são os ângulos internos de um triângulo.
a = 70, pois graus
Ângulo aé alterno interno do ângulo que mede 70 graus.
b = 180 graus ‒ 70 graus ‒ 40 graus = 70 graus
c = 40, pois graus
Ângulo c
é alterno interno do ângulo que mede 40 graus.
Ângulo d
é suplementar a
Ângulo c, assim sendo, d = 140 graus.
45. a) a = 60 graus por ser ângulo correspondente a um ângulo de medida 60. Como graus
Ângulo bé suplementar a
Ângulo a, b = 120 graus.
b) a = 46 graus por ser ângulo suplementar a um ângulo que mede 134; graus
Ângulo be
Ângulo asão correspondentes, logo, b = 46 graus;
Ângulo be
Ângulo csão suplementares, logo, c = 134 graus.
46. y = 50, por serem ângulos correspondentes. Como x e y são o.p.v., x = y = 50. graus z é correspondente ao ângulo suplementar de x e y, portanto, z = 130. graus
47. a) 85 graus = x + y. Como y = 40 graus (são ângulos opostos pelo vértice), x = 85 graus ‒ 40 graus = 45 graus.
b)
Ângulo xé suplementar ao ângulo de medida 50 graus, portanto, x = 130 graus; y = 50 graus + 38 graus = 88 graus.
48.
Ângulo xé alterno interno ao ângulo que mede 50 graus, logo, x = 50 graus. Como
Ângulo yé correspondente ao ângulo suplementar de
Ângulo x, y = 130 graus.
Revisão dos conteúdos deste capítulo — páginas 98 a 101
1. a) r e s
b) Exemplo de resposta: u e r; u e s, pois se cruzam formando ângulos.
c) t e r; t e s, pois se cruzam formando ângulos de 90 graus
2.
3. a) ângulo:
Ângulo AOBou
Ângulo BOA,
vértice: óh, lados:
OAe
OBb) ângulo:
GODou
DOG,
vértice: óh, lados:
OGe
OD4. a) 48 graus
b) 115 graus
5. a)
Ângulo AOBé agudo, pois mede entre 0 grau e 90 graus.
b)
Ângulo CODé obtuso, pois mede entre 90 graus e 180 graus.
c)
Ângulo EOFé raso, pois mede 180 graus.
d)
Ângulo GOHé reto, pois mede 90 graus.
6. a) 32 graus = 32 ⋅ 60 minutos = .1920 minutos
b) 15 graus 30 minutos = 15 ⋅ .3600 segundos + 30 ⋅ 60 segundos = .55800 segundos
c)
Assim, 192 minutos = 3 graus 12 minutos
d) 25 graus 18 minutos = 25 ⋅ .3600 segundos + 18 ⋅ 60 segundos = .91080 segundos
e)
Assim, .180318 segundos = 50 graus 5 minutos 18 segundos
7. a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
8. Verificando com o transferidor, temos:
Ângulo BOC é congruente ao Ângulo COD.
,
Ângulo AOC é congruente ao Ângulo DOE.e
Ângulo AOD é congruente ao Ângulo COE.9. Exemplos de resposta:
Ângulo AOBe
Ângulo BOC,
Ângulo BOCe
Ângulo COD,
Ângulo AOCe
Ângulo COD.
10. a) Complemento de 46 graus = 90 graus ‒ 46 graus = 44 graus
b) Complemento de 65 graus = 90 graus ‒ 65 graus = 25 graus
c) Complemento de 35 graus18 minutos = 90 graus ‒ 35 graus18 minutos = 54 graus42 minutos
d) Complemento de 62 graus18 minutos = 90 graus ‒ 62 graus18 minutos = 27 graus42 minutos
e) Complemento de 75 graus22 minutos = 90 graus ‒ 75 graus22 minutos = 14 graus38 minutos
f) Complemento de 18 graus50 minutos = 90 graus ‒ 18 graus50 minutos = 71 graus10 minutos
11. Se um ângulo mede 46 graus18 minutos39 segundos, seu adjacente complementar medirá 90 graus ‒ 46 graus18 minutos39 segundos:
, assim, o outro ângulo mede 43 graus41 minutos21 segundos.
12. Definindo o suplemento como a medida que, somada à medida de um ângulo resulta em 180, temos: graus
a) Suplemento de 62 graus = 180 graus ‒ 62 graus = 118 graus
b) Suplemento de 80 graus = 180 graus ‒ 80 graus = 100 graus
c) Suplemento de 118 graus50 minutos = 180 graus ‒ 118 graus50 minutos = 61 graus10 minutos
d) Suplemento de 29 graus18 minutos = 180 graus ‒ 29 graus18 minutos = 150 graus42 minutos
e) Suplemento de 125 graus48 minutos42 segundos = 180 graus ‒ 125 graus48 minutos42 segundos = 54 graus11 minutos18 segundos
f) Suplemento de 90 graus30 minutos12 segundos= 180 graus ‒ 90 graus30 minutos12 segundos = 89 graus29 minutos48 segundos
13.
Ângulo AOB.e
Ângulo DOE,
Ângulo BOCe
Ângulo EOFe
Ângulo CODe
Ângulo AOF..
14. a) Temos 155 graus = 120 graus +
; subtraindo 120 graus dos dois lados da igualdade: 155 graus ‒ 120 graus = 120 graus +
‒ 120 graus; assim,
= 35 graus
b) Temos 110 graus = 35 graus +
; subtraindo 35 graus dos dois lados da igualdade: 110 graus ‒ 35 graus = 35 graus +
‒ 35 graus; assim,
= 75 graus
15. a = 50 graus, já que
Ângulo atem um alterno interno que mede 50 graus; Como
Ângulo ae
Ângulo bsão suplementares, b = 130 graus; c = 80 graus, já que é correspondente ao ângulo que possui essa medida; d é tal que c + d + 50 graus = 180 graus, logo, d = 50 graus.
16. a) y é correspondente a 150 graus, então y = 154 graus. Já x é complementar a y, então, x = 26 graus.
b)
Ângulo xé opostos pelo vértice ao ângulo que mede 30 graus, então, x = 30 graus. Já y = 66 graus ‒ 30 graus = 36 graus, já que y + 30 graus compõe o ângulo central por correspondência.
É hora de extrapolar — páginas 102 e 103
4. a) Entre as razões destacadas pelos estudantes, podem figurar excesso de sal, açúcar, conservantes, presença de transgênicos, corantes e falta de nutrientes.
b) Entre as razões destacadas pelos estudantes, podem figurar a facilidade de oferta, preço, hábitos alimentares arraigados.
5. a) O resfriamento diminui a reprodução de microrganismos, enquanto o congelamento impede sua proliferação.
b)
6. a) Medidas das aberturas dos ângulos centrais correspondentes a cada tipo de alimento:
Legumes e verduras — 180 graus; ângulo raso.
Carboidratos — 90 graus; ângulo reto.
Proteínas — 22 graus30; ângulo agudo.
b) Os estudantes poderão diversificar as imagens de pratos montados das diversas regiões brasileiras que ofereçam as mesmas porcentagens da comida adequada.
Etapa 4: Os estudantes devem realizar a etapa de validação do trabalho com os colegas da classe; o nome da campanha pode ser tirado das opiniões e das sugestões.
Etapa 5: O registro da atividade de pesquisa pode servir como memória do trabalho e proporcionar eventuais revisões no futuro. Mesmo as ideias relegadas podem constar nessa documentação.