Parte 3

UNIDADE 2

CAPÍTULO 4 FRAÇÕES

Trocando ideias página 105

1. Espera-se que os estudantes consigam elencar outras situações cotidianas que necessitem de ordenação, tais como cozinhar, em que os alimentos precisam ser limpos, organizados, cortados e colocados para cozinhar em ordem específica.

2. A quantidade de amaciante será menor que a de detergente líquido, já que é adicionada à máquina de lavar uma quantidade menor que uma tampa, enquanto que, para o detergente, uma tampa e meia é adicionada.

Atividades páginas 111 a 113

1. a) O inteiro estaria representado pelo círculo.

b) O inteiro estaria representado por 4 círculos.

2. A fração que representa a divisão que Joana fará das jabuticabas é

Fração de 28 sobre 4

, ou seja, o número de jabuticabas pelo número de crianças, resultando em 7 jabuticabas para cada uma delas.

3. a) A fração que representa a divisão das bolinhas feitas pela mãe de Jorge é

Fração de 25 sobre 3

, ou seja, o número de bolinhas de gude pelo número de crianças.

b) Ao realizar a divisão, nota-se que não se tem como dividir a quantidade de bolinhas igualmente entre as crianças. Para que todas recebam uma quantidade igual, cada uma delas fica com 8 bolinhas, restando uma. Este exercício é interessante para começar a trabalhar o conceito de resto na divisão.

4. a) Assumindo as duas barras de chocolate como um inteiro e cada um dos retângulos que o formam como uma parte, têm-se ao todo 18 partes para formar esse inteiro. Das 18 partes, são representadas apenas 15, ou seja,

Fração: quinze sobre dezoito.

. Entretanto, esta fração pode ser simplificada (dividindo numerador e denominador por 3), resultando em

Fração de 5 sobre 6

.

Caso consideremos 4 barras de chocolate como um inteiro, teremos agora 36 partes em vez de 18. Levando em conta a mesma quantidade de chocolate do item anterior (15 retângulos, ou partes) temos a fração

Fração de 15 sobre 36

. Como no caso anterior, esta fração também pode ser simplificada (dividindo numerador e denominador por 3), resultando na fração

Fração de 5 sobre 12

.

b) Cada copo possui quatro partes iguais. Se considerarmos dois copos como um inteiro, teremos ao todo 8 partes formando um inteiro. Ao analisar a imagem, nota-se que há seis partes preenchidas com água, logo a fração que representa o sistema é

Fração de 6 sobre 8

ou, simplificando o numerador e o denominador por 2, teremos a fração

Fração de 3 quartos

.

Caso sejam considerados três copos como um inteiro, temos agora 12 partes formando um inteiro. Sendo assim, como ainda estão preenchidas 6 partes, a fração que representa o sistema é

Fração de 6 sobre 12

ou, simplificando a fração,

Fração de meio

.

5. a) Razão é uma maneira de estabelecer entre quantidades; no caso, estão sendo comparadas as quantidades de açúcar e leite. Como são necessárias 3 xícaras de açúcar para cada 4 xícaras de leite em cada receita, a razão é representada pela fração

Fração de 3 quartos

.

b) A ideia de proporção começa a ser explorada, visto que as receitas devem ter seus ingredientes aumentados ou diminuídos proporcionalmente para que não haja problemas com o resultado dos quitutes. Para cada bolo são necessários 3 ovos. Como estão sendo usados 9, percebe-se que a quantidade foi triplicada. O mesmo deve acontecer a todos os outros ingredientes, inclusive o queijo, cuja quantidade necessária agora é 300 gramas. Isso ocorre porque a razão entre esses ingredientes é de 3 ovos para 100 gramas de queijo, ou

Fração de 3 sobre 100

.

6. Analisando a quantidade de jogos, vemos que há 5 jogos de aventura e 9 jogos de corrida; a razão de jogos de aventura para os jogos de corrida é então de

Fração de 5 sobre 9

.

7. a) Luís quer dividir seus 21 jogos em grupos menores de 4 jogos para poder presentear os amigos, ou seja,

Fração de 21 sobre 4

.

b) Ao fazer isso, ele consegue 5 porções de 4 jogos cada, sendo assim ele consegue presentear até 5 amigos e um jogo acaba sobrando.

8. Tomando cada uma das barras como um inteiro, ela deve ser dividida em cinco partes iguais. Cada um dos irmãos receberá uma parte de cada barra. Como são três barras, isso se repete três vezes, logo

Sentença matemática: três vezes um quinto igual a três quintos.

, conforme representado pela imagem a seguir.

Inteiro:

Esquema: Três barras de chocolate divididas em 5 partes iguais cada estão lado a lado. Abaixo da barra do meio, a fração 15 sobre 5.

Cada parte:

Esquema: Cinco barras de chocolate divididas em 3 partes iguais cada. Abaixo de cada barra, a fração 3 sobre 5

9. Como Carlos e sua prima fazem parte da mesma família, cada um concorre com uma possibilidade para usar o salão de festas. Como são 44 apartamentos concorrendo, a chance é de 2 entre 44, logo

Fração de 2 sobre 44

ou

Fração de 1 sobre 22

(simplificando por 2, o numerador e o denominador).

10. Para saber o valor de

Fração de um terço

, deve-se dividir o número de figurinhas em 3 grupos diferentes com a mesma quantidade cada e contar quantas há em um desses grupos. Sabendo que uma dessas partes é repetida, o restante serão as figurinhas inéditas. Ou seja:

  

Sentença matemática: um terço vezes cento e quarenta e quatro igual a quarenta e oito.

figurinhas repetidas.

14448=96 figurinhas inéditas.

11. Como são preparados

Fração: três quintos.

do saco de arroz, é preciso saber qual é a massa de cada parte, ou seja:

 

5 quintos igual a 1

quilograma

Como são três partes, são 3 vezes 1 quilograma; logo, 3 quilogramas de arroz.

12. Professor, aqui a ideia de regra de três advinda da proporcionalidade começa a ser inserida de forma mais explícita.

Se em uma hora o corredor consegue correr, em média, 20 quilômetros, o tempo estimado para que ele consiga correr 40 quilômetros é de duas horas. Como a distância teve seu valor dobrado, o tempo deve acompanhar essa proporção.

13. Como José tem apenas 3 dos 4 ovos necessários, a mesma ideia deve ser aplicada às quantidades dos outros ingredientes para que ele consiga fazer o bolo sem problemas, ou seja,

Fração de 3 quartos

da quantidade de cada ingrediente.

14. A ideia de função afim começa a ser explorada nessa atividade, em que os estudantes devem descobrir o valor de uma incógnita, então fica uma sugestão de abordagem. No caso, pode ser feito o raciocínio inverso da conta anterior, em que os estudantes devem descobrir a sétima parte de 21 e multiplicar o resultado por dois. Deve-se multiplicar 6 por 7 e dividir por 2, ou seja, multiplicar por

Fração de 7 meios

.

Atividades páginas 113 e 114

15. Os estudantes podem dividir o desenho em áreas de mesmo tamanho e verificar que a área coberta de amarelo é menor que um terço da área total.

16. São duzentos automóveis para serem distribuídos em oito fileiras, ou seja, 200 dividido por 8 ou

Fração de 200 sobre 8

, que corresponde a 25 automóveis por fileira.

17. Se cada torta é dividida em 5 pedaços, têm-se ao todo 15 pedaços (já que são três tortas inteiras). Com isso, podem ser servidas 15 pessoas.

18. Das 15 maçãs representadas, 9 têm folha no caule e 6 não têm. Com isso, a razão do número de maçãs sem folha para o número de maçãs com folha é igual a

Fração de 6 nonos

.

19. a) Aqui, a ideia de porcentagem é trabalhada segundo a perspectiva da parte pelo todo. O inteiro é definido como o 100 e a parte é o 15, que é fornecida na atividade. A representação da fração é

Fração de 15 sobre cem

. 15% do preço é a multiplicação dessa fração pelo valor inicial, logo

Sentença matemática: quinze sobre cem vezes duzentos e oitenta.

.

b) O valor do desconto é o resultado da operação indicada no item anterior, ou seja, R$ 42,00quarenta e dois reais.

20. Se

Fração de 1 sétimo

dos estudantes corresponde a canhotos, então

Fração de 6 sétimos

são destros. Mas esses

Fração de 6 sétimos

correspondem a 24 estudantes.

Esquema: retângulo dividido em 7 partes iguais. Da esquerda para a direita, seis dessas partes são amarelas. acima uma chave com a indicação 24. Abaixo a indicação destros. Uma parte branca. Acima da parte branca, a chave com um ponto de interrogação. Abaixo da parte branca a indicação canhotos.

Daí, se

Fração de 6 sétimos

de toda a classe representam 24 estudantes, então

Fração de 1 sétimo

representa 24 : 6 = 4

Finalmente, a classe toda é representada por

Sentença matemática: seis sétimos mais um sétimo igual a sete sétimos.

, ou 24 + 4 = 28 estudantes.

21. O fluxograma pode ser uma ferramenta para ordenar frações, sempre que os denominadores são iguais; nesse caso, a ordenação se resume à comparação de numeradores; se os denominadores forem diferentes, precisaremos antes obter frações equivalentes às originais, com o mesmo denominador.

22. Se o limite superior de velocidade era 80 quilômetros por hora no primeiro trecho e a distância percorrida foi de 80 quilômetros, então Fernanda levou 1 hora para percorrer esse trecho. O segundo trecho foi de 60 quilômetros e a velocidade do carro era de 120 quilômetros por hora. Sendo assim, se a cada hora nessa velocidade são percorridos 120 quilômetros, 60 quilômetros (a metade dessa distância) deverá tomar a metade do tempo ou seja, meia hora. Ao todo, gastou-se uma hora e meia. Em fração, tem-se:

 

Sentença matemática: uma hora mais um sobre dois horas igual a dois sobre dois horas mais um sobre dois horas igual a três sobre dois horas.

23. O tanque no início da viagem tinha

Fração de 3 quartos

da capacidade completa e ao fim restava apenas

Fração de 1 quarto

. A diferença entre esses valores é a quantidade consumida de combustível, logo:

 

Sentença matemática: três quartos menos um quarto igual a dois quartos igual a um meio.

Ou seja, metade da capacidade total do tanque foi consumida. Como cabem 50 litros, o valor total gasto foi de 25 litros.

24. Espera-se que os estudantes compreendam as relações de proporcionalidade direta entre distância e tempo, e de proporcionalidade inversa entre velocidade e tempo na hora de criar o exercício. Veja o que foi trabalhado na atividade 22.

25. Espera-se que os estudantes trabalhem a ideia de “parte pelo todo” implícita nas porcentagens e assumam 100 como o inteiro no problema, como foi feito por exemplo na atividade 19.

Resolvendo em equipe página 115

As frações equivalentes são:

 

Frações: oito sobre doze, quatro sobre doze, seis sobre doze, três sobre doze, dez sobre doze, nove sobre doze, sete sobre doze, um sobre doze, seis sobre doze, doze sobre doze.

Se todos seguirem corretamente o algoritmo de ordenação, teremos:

 

Frações: um sobre doze, três sobre doze, quatro sobre doze, seis sobre doze, seis sobre doze, sete sobre doze, oito sobre doze, nove sobre doze, dez sobre doze, doze sobre doze.

Revisão dos conteúdos deste capítulo página 116

1. a) O inteiro seria toda a figura, ou seja, todo o hexágono.

b) Se 6 triângulos equivalem a uma metade do inteiro, o dobro equivale ao valor do inteiro, ou seja, 12. Três triângulos equivalem à metade da metade do inteiro, ou seja,

Fração de 1 quarto

de 12.

2. Considerando que cada pessoa coma um pedaço, são 16 pessoas, visto que são duas pizzas e que cada uma possui 8 pedaços.

3. Para descobrir a fração das pessoas que cabem em cada fileira, basta dividir o número máximo da lotação da sala (duzentas e oitenta e oito) pelo número de fileiras (16), ou seja, duzentas e oitenta e oito pessoas para 16 fileiras ou

Fração de 288 sobre 16

. Resolvendo a divisão, obtém-se que a quantidade de pessoas por fileira será de 18.

4. a) Como ele vai distribuir quatrocentas e dezesseis figurinhas para 4 colegas, é como se ele dividisse o valor total para 4, ou seja,

Fração de 416 sobre 4

.

b) Realizando a divisão, obtém-se que cada colega receberá 104 figurinhas.

5. Se em 3 horas são percorridos 198 quilômetros, precisa-se saber quantos quilômetros são percorridos em 1 hora, ou seja, a terça parte dessa distância. Portanto, são percorridos 66 quilômetros em uma hora; logo, a velocidade é de 66 quilômetros por hora.

6. A razão será a relação, a comparação entre as distâncias que Marcos e Anderson, respectivamente, percorreram, ou seja,

Fração: dez mil sobre doze mil e quinhentos.

. Simplificando o numerador e o denominador por 2 500, tem-se a razão de

Fração de 4 sobre 5

.

7. a) Tomando 100% como o valor total a ser pago, a décima segunda parte desse valor representa o desconto recebido, ou seja,

Sentença matemática: doze sobre cem vezes cento e noventa.

.

b) O valor do desconto recebido é de R$ 22,80vinte e dois reais e oitenta centavos.

8.

Fração de 1 sexto

dos colegas de Maria não gosta de ir ao teatro, e os demais, ou seja,

Fração de 5 sextos

deles, gostam. Se

Fração de 5 sextos

desses colegas correspondem a 20, então,

Fração de 1 sexto

corresponde a 20 : 5 = 4. Assim, Maria pesquisou 20 + 4 = 24 colegas.

9. Para transformar 90 em 72, foi aplicada a seguinte sequência de operações:

Esquema. Sequência de operações originais. Da esquerda para a direita: retângulo com o número 90 dentro. À direita, seta vermelha para a direita com vezes quatro acima da seta. À direita da seta, retângulo com o número 360 dentro. À direita, seta vermelha para a direita com dividido por cinco acima da seta. À direita da seta, retângulo com o número 72 dentro.

Para transformar 72 em 90, usaremos em cada passo a operação inversa da original:

Esquema. Sequência de operações inversas. Da esquerda para a direita: retângulo com o número 72 dentro. À direita, seta vermelha para a direita com vezes cinco acima da seta. À direita da seta, retângulo com o número 360 dentro. À direita, seta vermelha para a direita com dividido por quatro acima da seta. À direita da seta, retângulo com o número 90 dentro.

Assim, devemos multiplicar 72 por

Fração de 5 sobre 4

para obtermos 90.

10. Se Nair usou

Fração de 2 quintos

de seu salário, é como se ela tivesse dividido o valor total recebido por 5 partes iguais e usado duas dessas partes para pagar as despesas. Dividindo R$ 4quatro reais.600,00seiscentos reais por 5, obtêm-se R$ 920,00novecentos e vinte reais. Logo, ela usou esse valor duas vezes, ou R$ 1um reais.840,00oitocentos e quarenta reais.

11. Como a velocidade é constante, sabe-se que a distância percorrida a cada hora não se altera. A cada hora são percorridos 250 quilômetros. Logo, passando 3 horas, é percorrido o triplo desse valor, ou 750 quilômetros.

CAPÍTULO 5 NÚMEROS RACIONAIS

Trocando ideias página 117

Resposta pessoal. É importante ressaltar com os estudantes algumas medidas básicas de educação financeira, como evitar gastos desnecessários e realizar planejamentos financeiros.

O titular da conta conseguiu regularizar a conta, porque R$ 200,00duzentos reais é um valor maior do que a quantia devida (R$ 187,66cento e oitenta e sete reais e sessenta e seis centavos).

Atividades página 119

1. Justificando item a item, temos:

a) Verdadeiro.

b) Falso. 17 é um número negativo, já que é menor que zero.

c) Falso.

Fração de 2 quintos

é um número racional.

d) Verdadeiro, já que é um quociente entre números inteiros.

e) Verdadeiro. Zero pode ser expresso como a fração

Fração de 0 sobre 1

.

f) Falso. A quantia indica a metade de um inteiro negativo.

g) Verdadeiro. Podemos expressar o número como

Fração de 1 sobre 100

.

h) Falso, já que o número não é inteiro nem positivo.

2. Realizando a divisão e convertendo para decimal, temos:

a) 0,25

b) 1,4

c) 0,07

d) 0,6

e) 0,125

f) 0,625

g) 0,135

h) 1,8

3. Exemplos de respostas para cada item:

a)

Sentença matemática: mais sessenta e quatro sobre dez igual a mais trinta e dois sobre quinto.

b)

Sentença matemática: menos duzentos e vinte e cinco sobre cem igual a menos nove quartos.

c)

Sentença matemática: menos oito sobre cem igual a menos dois sobre vinte e cinco.

d)

Sentença matemática: mais cinquenta e quatro sobre cem igual a mais vinte e sete sobre cinquenta.

4. a) Contamos os números inteiros e positivos que estão entre 4 e 12; assim, temos 5, 6, 7, 8 ,9, 10 e 11. Então, são 7 números naturais.

b) Entre dois números racionais existem infinitos números racionais.

c) Representando a fração na fórma mista, temos:

Número misto: três inteiros e um quarto.

; assim, o número está entre 3 e 4.

d) Representando na fórma de fração mista, temos:

Número misto: menos cinco inteiros e um meio.

; então, o número está situado entre 6 e 5.

5. a)

Sentença matemática: zero vírgula oito igual a oito sobre dez igual a quatro quintos.

b)

Sentença matemática: menos um vírgula cinco igual a menos quinze sobre dez igual a menos três meios.

c)

Sentença matemática: oito vírgula cinco, igual a oitenta e cinco sobre dez igual a dezessete sobre dois.

d)

Sentença matemática: menos um vírgula quatro igual a menos catorze sobre dez igual a menos sete quintos.

e)

Sentença matemática: mais seis vírgula oitenta e quatro igual a seiscentos e oitenta e quatro sobre cem igual a trezentos e quarenta e dois sobre cinquenta, igual a cento e setenta e um sobre vinte e cinco.

f)

Sentença matemática: menos três vírgula quarenta e cinco igual a menos trezentos e quarenta e cinco sobre cem igual a menos sessenta e nove sobre vinte.

6. Exemplos de resposta: Usam-se frações no preparo de receitas, no visor de combustível de um automóvel, porcentagens, descontos, comparação para proporções, entre outros.

Atividades páginas 120 e 121

7. a) O ponto C, localizado entre 3 e 2.

b) O ponto B corresponde a

Fração de 5 sobre 2

e o ponto a corresponde a 1.

c)

Fração: menos um meio.

e

Fração: menos três meios.

, respectivamente.

Fração: menos um meio.

corresponde ao ponto D e

Fração: menos três meios.

corresponde ao ponto ê.

8.

Ilustração. Reta numérica com seta para a direita e letra r minúscula no canto inferior direito, com pontos menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, mais 1, mais 2, mais 3, mais 4, mais 5. Ponto B está entre menos 4 e menos 3. Ponto A entre menos 1 e 0. Ponto D entre mais 1 e mais 2 e ponto C depois de mais 5.

9.

Ilustração. Reta numérica com seta para a direita e letra r minúscula no canto inferior direito, com 24 traços de mesma distância. O primeiro traço tem o número menos 1. O sexto traço tem a indicação do ponto M e a fração menos três oitavos. O nono traço tem o número zero. O décimo quarto traço tem a indicação do ponto N e a fração mais cinco sétimos. O décimo sexto traço é o número mais um. No vigésimo terceiro traço tem a indicação do ponto Q com o número mais dois.

10. Respostas pessoais. Sugira que os estudantes citem números inteiros e não inteiros, positivos e não positivos.

Atividades — página 122

11. a) | 8 | = 8

b)

Módulo de menos 1 sétimo é igual a 1 sétimo

c) (2,6) = +2,6

d)

Sentença matemática: menos, abre parênteses, treze nonos, fecha parênteses, igual a menos treze nonos.

12. Dois números diferentes podem ter o mesmo módulo. Exemplos: |3,5 | = |+3,5 | = 3,5; |5 | = |+5 | = 5;

Sentença matemática: módulo de menos quatro quintos igual a módulo de mais quatro quintos, igual a quatro quintos.

.

13. a) Podemos estimar o oposto multiplicando o número por 1. Assim: 1 (3) = +3.

b) Analogamente, 1 ( 1 (3)) = 3.

14. a) Falsa. Possível correção: “O oposto de um número negativo é um número positivo”.

b) Verdadeira.

c) Verdadeira.

15. Resposta pessoal. Um exemplo:

Ilustração. Reta numérica com os números mistos menos 2 inteiros e 2 terços e 2 inteiros e 2 terços representados nela. Estes números estão em lados opostos e a uma mesma distância do ponto correspondente ao número zero.

16. Aplicando a definição de módulo, temos:

a)

R igual a menos 4 sétimos ou mais 4 sétimos

.

b)

T igual a menos 7 nonos ou mais 7 nonos

.

c) S = 0,3 ou +0,3.

d) Não existe número V, já que o módulo não pode assumir valores negativos.

Atividades — página 124

17.

Sentença matemática: menos cinco terços menor que menos dois oitavos, menor que mais três quintos, menor que um, menor que mais dez quintos.

. Positivos sempre são maiores que negativos, e quanto maior o módulo, maior é o número se positivo, ou menor é o número se negativo.

18.

Sentença matemática: mais três maior que mais quatro quintos maior que zero maior que menos um quinto maior que menos nove quartos.

.

19. a) Verdadeira.

b) Falsa:

Sentença matemática: dois quintos é maior que um terço.

.

c) Verdadeira.

d) Falsa:

Sentença matemática: menos trinta e um sobre cinco menor que menos zero vírgula cinco.

.

20. Alternativa ê. É a única alternativa que apresenta medidas dentro dos referenciais mínimo e máximo.

21. Douglas, já que gastou menos (32,50 < 33,15).

22. Organizando, temos: 7,4 graus Célsius < 0,5 grau Célsius < 1,6 grau Célsius < 14 graus Célsius.

23. a) Anderson é o jogador mais alto.

b) O jogador mais baixo é armador.

c) 2,11 métros > 2,08 métros > 1,91 métro > 1,88 métro > 1,85 métro.

24. Resposta pessoal. Esta atividade oportuniza o trabalho com estimativas.

Lendo e aprendendo — página 126

1. Conforme o texto.

a) Na edição 174.

b) Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

c) No dia 26 de julho de 2021.

d) O aquecimento global.

2. Todos os números que aparecem no texto são racionais. Espera-se que os estudantes anotem todos no caderno.

3. De acordo com o texto, as afirmações dos itens a e d são verdadeiras.

4. Elaboração pessoal. Convide os estudantes a compartilharem os trabalhos.

Atividades — página 128

25. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos dois terços, fecha parênteses, mais, abre parênteses, mais um quarto, fecha parênteses, igual a menos oito sobre doze mais três sobre doze igual a menos cinco sobre doze.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, menos quatro sétimos, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos dois sextos, fecha parênteses, igual a fração de numerador menos vinte e quatro menos catorze e denominador quarenta e dois, igual a menos trinta e oito sobre quarenta e dois igual a menos dezenove sobre vinte e um.

c) 

Sentença matemática: abre parênteses, mais quatro terços, fecha parênteses, menos, abre parênteses, mais três quintos, fecha parênteses, igual a fração de numerador mais vinte menos nove e denominador quinze igual a onze sobre quinze.

d) (2,1) + (+3,25) = 1,15

e) (+5,5) (+8,13) = 2,63

f) (4,72) (0,28) = 4,44

g) 1,17 (1,17) = 0

h)

Sentença matemática: um vírgula oitenta e um mais um vírgula oitenta e um menos um vírgula oitenta e um, mais, abre parênteses, menos um vírgula oitenta e um, fecha parênteses, mais um meio igual a um meio.

26. a)

Sentença matemática: menos três sobre dois mais cinco sextos mais um terço igual a menos nove sextos mais cinco sextos mais dois sextos igual a menos dois sextos igual a menos um terço.

b)

Sentença matemática: um vírgula cinco menos três oitavos mais seis quintos igual a fração de numerador sessenta menos quinze menos quarenta e oito e denominador quarenta, igual a fração de numerador sessenta menos sessenta e três e denominador quarenta igual a menos três sobre quarenta.

c)

Sentença matemática: três sétimos menos um mais quatro terços igual a fração de numerador nove menos vinte e um mais vinte e oito e denominador vinte e um igual a dezesseis sobre vinte e um.

d)

1 vírgula 7 mais, abre parênteses, 2 terços menos 0 vírgula 25, fecha parênteses, menos 1 quarto igual a 17 décimos mais 2 terços menos 25 centésimos menos 1 quarto igual a 17 décimos mais 1 terço menos 1 quarto menos 1 quarto igual

 

Igual a 102 mais 20 menos 15 menos 15 tudo sobre 60 igual a 92 sobre 60 igual a 28 sobre 15

e)

Sentença matemática: um quinto menos, abre parênteses, quatro quintos mais um vírgula dois, fecha parênteses, mais quarenta igual a dois sobre dez, menos, abre parênteses, oito sobre dez mais doze sobre dez, fecha parênteses, mais quatrocentos sobre dez igual a trezentos e oitenta e dois sobre dez, igual a cento e noventa e um sobre cinco.

f)

Sentença matemática: um terço menos um terço menos, abre parênteses, um quinto menos dois sobre dez, fecha parênteses, igual a zero.

27. 

Ilustração: Teclas da calculadora: 4 ponto 2 menos 3 ponto 7 mais ou menos, igual.

, resultando em 7,9.

28. A diferença foi de 14,5 (2,8) = ‒14,5 + 2,8 = 17,3 graus Célsius.

29. Exemplo de elaboração: “Durante um mês, Pedro precisou gastar dinheiro com cuidados do seu pet, fechando a conta em um débito de R$ 42,75quarenta e dois reais e setenta e cinco centavos. Ao fim do mês, ele conseguiu repor uma quantia financeira para diminuir o débito, fechando a conta com um saldo negativo de R$ 35,50trinta e cinco reais e cinquenta centavos. Quantos reais Pedro colocou no banco?”

30. Se o salário de Vítor é o inteiro, as frações correspondentes aos gastos somam

Sentença matemática: um terço mais um meio igual a cinco sextos.

do total. Sendo

Sentença matemática: cinco sextos mais um sexto igual a seis sextos igual a um.

, o valor R$ 315,00trezentos e quinze reais corresponde a um sexto do salário. Finalmente, o salário total será de 6 × 315 = 1 890, ou seja, o salário de Vítor nesse mês foi de R$ 1um reais.890,00oitocentos e noventa reais.

31. a) 5,00 4,86 = 0,14 . A diferença entre as marcas é de 0,14 métro.

b) Lembrando que 9 centímetros é 0,09 métro, 4,86 0,09 = 4,77. A marca alcançada pela quarta colocada foi de 4,77 métros.

32. Um exemplo de elaboração é dado a seguir:

Vítor estava com saldo negativo no valor de R$ 123,90cento e vinte e três reais e noventa centavos em sua conta bancária e sacou uma cédula de R$ 50,00cinquenta reais. Quanto ficou de saldo na conta bancária de Vítor após esse saque?”

Atividades — páginas 130 a 132

33. Realizando as operações pelo 1º modo indicado, temos:

a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos três vírgula oitenta e cinco, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais dois vírgula quatro, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos trezentos e oitenta e cinco sobre cem, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais vinte e quatro sobre dez, fecha parênteses, igual a menos nove mil duzentos e quarenta sobre mil igual a menos nove vírgula vinte e quatro.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, mais um vírgula quatro, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos zero vírgula cinco, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, mais catorze sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos cinco sobre dez, fecha parênteses, igual a menos setenta sobre cem igual a menos zero vírgula sete.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, menos dois vírgula cinco, fecha parênteses, vezes trinta, igual a, abre parênteses menos vinte e cinco sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais trinta sobre um, fecha parênteses, igual a menos setecentos e cinquenta sobre dez igual a menos setenta e cinco.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, menos zero vírgula três, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos zero vírgula zero, um, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos três sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um sobre cem, fecha parênteses, igual a menos três sobre mil igual a menos zero vírgula zero, zero, três.

34. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos quatro quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos sete quartos, fecha parênteses, igual a vinte e oito sobre vinte igual a sete quintos.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, mais quatro nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos dezesseis sobre oitenta e um, fecha parênteses, igual a menos sessenta e quatro sobre setecentos e vinte e nove.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, mais cinco oitavos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos quatro terços, fecha parênteses, igual a menos vinte sobre vinte e quatro, igual a menos cinco sextos.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, mais quatro quintos, fecha parênteses, vezes zero, igual a zero.

e)

Sentença matemática: abre parênteses, menos quinze sobre onze, fecha parênteses, vezes um igual a menos quinze sobre onze.

f)

Sentença matemática: três vezes, abre parênteses, menos três nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais dezoito sobre seis, fecha parênteses, igual a menos cento e sessenta e dois sobre cinquenta e quatro igual a menos três.

35. Realizando a multiplicação, temos:

Esquema: algoritmo de multiplicação na vertical. Acima, quatro vírgula trinta e cinco. Abaixo, sinal de vezes e número dois vírgula oitenta. 
Abaixo, traço horizontal.
Abaixo do traço, zero, zero, zero.
Abaixo do último zero, o sinal de mais. Abaixo do zero do meio, número zero. Abaixo do primeiro zero, número oito. À esquerda do número oito, número quatro. À esquerda do número quatro, número três.
Abaixo do três, o oito,
Abaixo do quatro, o sete.
Abaixo do oito, o zero.
Abaixo do zero, o sinal de mais.
Abaixo, traço horizontal.
Abaixo do traço, doze vírgula um, oito, zero, zero.

Assim, serão necessários 12,18 métros quadrados.

36. Determinando o produto, temos:

 

Sentença matemática: abre parênteses, menos quarenta, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos zero vírgula zero, dois, cinco, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos quarenta sobre um, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos vinte e cinco sobre mil, fecha parênteses, igual a mais mil sobre mil igual a um.

37. a) A operação que representa o problema é:

Sentença matemática: abre parênteses, trinta e cinco sobre cem, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, cento e quarenta e cinco sobre dez, fecha parênteses, igual a onze mil e duzentos sobre mil igual a onze vírgula vinte.

Catarina pagou R$ 11,20onze reais e vinte centavos.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tenham percebido que, para refeições que pesem mais de 0,5 quilograma, o preço por quilograma é maior que o preço da refeição à vontade. Catarina fez a melhor opção.

38.

Abre parênteses, menos 3 quartos vezes 16 sobre 81, fim da fração, mais 0 vírgula 3, fecha parênteses, vezes menos 3 quartos igual, abre parênteses, menos 48 sobre 324, fim da fração mais 3 décimos, fecha parênteses, vezes menos 3 quartos, igual

 

Igual, abre parênteses, menos 480 sobre 3 mil 240, fim da fração, mais 972 mais 3 mil 240, fecha parênteses, vezes menos 3 quartos igual a 492 sobre 3 mil 240, fim da fração, vezes menos 3 quartos, igual

 

Igual, abre parênteses, menos mil 476 sobre 12 mil 960 igual a menos 41 sobre 360

39. Entrada: R$ 16,50dezesseis reais e cinquenta centavos

Meia-entrada: R$ 8,25oito reais e vinte e cinco centavos

Venda de meias-entradas: 80 × 8,25 = 660

Venda de ingressos inteiros: 248 × 16,50 = .4092

Logo, o valor da venda dos 328 ingressos foi de R$ 4quatro reais.752,00setecentos e cinquenta e dois reais.

40. Considerando o valor da moto um inteiro, Pedro pagou

Fração de 3 sobre 10

na entrada e os

Fração de 7 sobre 10

restantes nas prestações.

Valor total pago nas prestações = 20 × 217,70 = = .4354, correspondendo a

Fração de 7 sobre 10

do valor total.

então,

Fração de 1 sobre 10

do valor total = 622.

 

Sentença matemática. Entrada é igual a fração de 3 sobre 10 do valor total, que é igual a 3 vezes 622, que é igual a 1866.

.

Finalmente: valor total da moto = entrada + prestações = R$ 4.354,00quatro mil trezentos e cinquenta e quatro reais + R$ 1.866,00mil oitocentos e sessenta e seis reais = R$ 6.220,00seis mil duzentos e vinte reais

41. Laurinha pagou a conta com duas notas de 10 reais e o restante (3 reais) com moedas de 10 centavos; assim, temos:

Sentença matemática: três vírgula zero, zero, dividido por zero vírgula dez, igual, abre parênteses, três sobre um dividido por um sobre dez, fecha parênteses, igual a trinta.

. Foram usadas 30 moedas.

42. Espera-se que os estudantes percebam que os resultados sugerem que a propriedade comutativa é válida para a multiplicação com números racionais. Depois, confirme que a propriedade é válida, mas não será demonstrada nesta coleção.

43. Espera-se que os estudantes percebam que os resultados sugerem que todo número racional multiplicado por 1 é igual a ele mesmo (existência do elemento neutro). Depois, confirme que a propriedade é válida, mas não será demonstrada nesta coleção.

44. Espera-se que os estudantes percebam que as investigações sugerem que as propriedades associativa e distributiva válidas para a multiplicação com números inteiros também valem para os números racionais. Depois, confirme que as propriedades são válidas, mas não serão demonstradas nesta coleção.

45. a) Exemplo de resposta: “Isabela localizou frações equivalentes para realizar a soma nos parênteses. Logo após, realizou a multiplicação de frações normalmente.”

b) Isabela adicionou os números entre parênteses primeiro, multiplicando o resultado por

Fração de 6 sobre 10

. Marcelo utilizou a propriedade distributiva.

c) Resposta pessoal. Sugira que os estudantes compartilhem soluções e opiniões.

46. Exemplo de elaboração: “Paula comprou 12 caixas de piso cerâmico, cada uma delas com 3,2 métros quadrados de piso. Qual é o valor total dessa compra, sabendo que o metro quadrado desse piso custa R$ 10,90dez reais e noventa centavos?

47. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos dois nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos nove sobre dois, fecha parênteses, igual a dezoito sobre dezoito igual a um.

Sentença matemática: abre parênteses, mais quinze sobre quatro, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais quatro sobre quinze, fecha parênteses, igual a sessenta sobre sessenta igual a um.

Sentença matemática: abre parênteses, menos um sobre dezenove, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos dezenove sobre um, fecha parênteses, igual a dezenove sobre dezenove igual a um.

b) Seguindo o padrão dos itens anteriores, temos:

Fração de menos 5 sobre 6

.

c) Resposta pessoal. Alguns exemplos de frações que podem ser geradas:

Fração de dois terços

;

Fração de 16 sobre 9

;

Fração de menos 5 sobre 6

etcétera.

d) Concluindo o raciocínio, temos

Fração de b sobre a

.

e) Exemplo de um par de inversos multiplicativos:

Fração de menos 7 sobre 2 entre parênteses

e

Fração de menos 2 sobre 7 entre parênteses

Atividades — páginas 133 e 134

48. a) 27,6 : 1,5 = 276 : 15, assim:

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 276. Dentro da chave, 15. Abaixo de 276, menos 270. Abaixo da chave, quociente dezoito vírgula quatro.
Abaixo do menos 270, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 60.
Abaixo do 60, menos 60.
Abaixo do menos 60, traço horizontal.
Abaixo do traço, zero.

27,6 : 1,5 = 18,4

b) (4,9) : (0,98) = (490) : (98), assim:

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 490. Dentro da chave, 98. Abaixo de 490, menos 490. Abaixo da chave, quociente 5.
Abaixo do menos 490, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 0.

(4,9) : (0,98) = 5

49. a) (200) : (+0,5)

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 2000. Dentro da chave, 5. Abaixo de 2000, menos 2000. Abaixo da chave, quociente 400.
Abaixo do menos 2000, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 0.

(200) : (+0,5) = 400

b) (+16,2) : (3,6)

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 162. Dentro da chave, 5. Abaixo de 162, menos 144. Abaixo da chave, quociente quatro vírgula cinco.
Abaixo do menos 144, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 180.
Abaixo do 180, menos 180.
Abaixo do menos 180, traço horizontal.
Abaixo do traço, zero.

(+16,2) : (3,6) = 4,5

c) (81,64) : (6,5)

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 8164. Dentro da chave, 650. Abaixo de 8164, menos 650. Abaixo da chave, quociente doze vírgula cinquenta e seis.
Abaixo do menos 650, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 1664.
Abaixo do 1664, menos 1300.
Abaixo do menos 1300, traço horizontal.
Abaixo do traço, 3640.
Abaixo do 3640, menos 3250.
Abaixo do menos 3250, traço horizontal.
Abaixo do traço, 3900.
Abaixo do 3900, menos 3900.
Abaixo do menos 3900, traço horizontal.
Abaixo do traço, zero.

(81,64) : (6,5) = 12,56

d) (+12,6) : (0,25)

Esquema: algoritmo de divisão na chave. À esquerda, 1260. Dentro da chave, 25. Abaixo de 1260, menos 125. Abaixo da chave, quociente cinquenta vírgula quatro.
Abaixo do menos 125, traço horizontal.
Abaixo, do traço horizontal, 100.
Abaixo do 100, menos 100.
Abaixo do menos 100, traço horizontal.
Abaixo do traço, zero.

(+12,6) : (0,25) = 50,4

50. a)

Mais 7 sextos dividido por menos 1 sétimo é igual a mais 7 sextos vezes menos 7 sobre 1 que é igual a menos 49 sextos

b)

Sentença matemática: abre parênteses, mais três sétimos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais vinte e um sobre quarenta e nove, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, mais três sétimos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais três sétimos, fecha parênteses, igual a um.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, menos quatro sétimos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos oito sétimos, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos quatro sétimos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos sete oitavos, fecha parênteses, igual a quatro oitavos igual a um meio.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, menos três quintos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos nove sobre quinze, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos três quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos cinco sobre três, fecha parênteses, igual a um.

e)

Sentença matemática: abre parênteses, menos quatro nonos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais dezesseis sobre oitenta e um, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos quatro nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais oitenta e um sobre dezesseis, fecha parênteses, igual a menos nove quartos.

f)

Sentença matemática: abre parênteses, menos cinco meios, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais oito, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos cinco meios, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais um oitavo, fecha parênteses, igual a menos cinco sobre dezesseis.

g)

Sentença matemática: abre parênteses, mais dezesseis, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos três oitavos, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, mais dezesseis sobre um, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos oito terços, fecha parênteses, igual a menos cento e vinte e oito sobre três.

h)

Sentença matemática: abre parênteses, menos três quintos, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, mais zero vírgula um, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos três quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, dez, fecha parênteses, igual a menos trinta sobre cinco igual a menos seis.

51. a) Verdadeira. Exemplo:

Sentença matemática: três sobre zero vírgula cinco igual a três vezes dois igual a seis.

b) Verdadeira. Exemplo:

Sentença matemática: quatro vezes cinco igual a quatro vezes, abre parênteses, dez sobre dois, fecha parênteses, igual a quarenta sobre dois igual a vinte.

c) Falsa, pois multiplicar por

Fração de 3 quartos

equivale a multiplicar por 0,75.

52. Alternativa b. Podemos resolver a questão procurando a fração irredutível cuja fórma decimal seja igual a 0,48. Assim, temos:

Sentença matemática: fração com numerador 'número de meninos' e denominador 'número de meninas', igual a zero vírgula quarenta e oito, igual a quarenta e oito sobre cem, igual a vinte e quatro sobre cinquenta igual a doze sobre vinte e cinco.

Portanto, 12 + 25 = 37

Atividades — páginas 135 e 136

53. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos um terço, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a, abre parênteses, menos um terço, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um terço, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um terço, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um terço, fecha parênteses, igual a um sobre oitenta e um.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, zero vírgula zero, um, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, um sobre cem, fecha parênteses, vezes abre parênteses, um sobre cem, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, um sobre dez mil, fecha parênteses, igual a zero vírgula zero, zero, zero, um.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, menos dezessete sobre vinte, fecha parênteses, elevado a zero, igual a um.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, menos um meio, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a, abre parênteses, menos um meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um meio, fecha parênteses, igual a um sobre dezesseis.

e) (1,2)² = (1,2) · (1,2) = 1,44

f) 0,5¹ = 0,5

54. a) (4,2)² = (4,2) · (4,2) = 17,64. A área mede 17,64 centímetros quadrados.

b) métro quadrado

55. a)

Sentença matemática: a ao quadrado mais b ao quadrado igual a, abre parênteses, um meio, fecha parênteses, elevado a dois, mais, abre parênteses, três quartos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, um quarto, fecha parênteses, mais, abre parênteses, nove sobre dezesseis, fecha parênteses, igual a quatro sobre dezesseis mais nove sobre dezesseis igual a treze sobre dezesseis.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, elevado a dois, igual, abre parênteses, um meio mais três quartos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, dois quartos mais três quartos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, cinco quartos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, cinco quartos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, cinco quartos, fecha parênteses, igual a vinte e cinco sobre dezesseis.

56.

Sentença matemática: dois mil vezes, abre parênteses, onze sobre dez, fecha parênteses, elevado a três, igual a dois mil vezes, abre parênteses, mil trezentos e trinta e um sobre mil, fecha parênteses, igual a dois mil seiscentos e sessenta e dois.

indivíduos.

Após 3 semanas de reprodução, teremos .2662

57. Alternativa a.

Sentença matemática: abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, elevado a dois, mais, abre parênteses, dois sobre dez, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, um sobre cem, fecha parênteses, mais, abre parênteses, quatro sobre cem, fecha parênteses, igual a cinco sobre cem igual a um sobre vinte.

Atividades — páginas 137 e 138

58. a)

Sentença matemática: raiz quadrada da fração cem sobre nove, igual a raiz quadrada da fração, abre parênteses, dez terços, fecha parênteses, elevado a dois, igual a dez sobre três.

b)

Sentença matemática: raiz quadrada de um vírgula noventa e seis, igual a raiz quadrada, abre parênteses, um vírgula quatro, fecha parênteses, elevado a dois, igual a um vírgula quatro.

c)

Sentença matemática: menos raiz quadrada de zero vírgula zero, um, igual a menos raiz quadrada, abre parênteses, zero vírgula um, fecha parênteses, elevado a dois, igual a menos zero vírgula um.

d)

Sentença matemática: raiz quadrada de seis vírgula vinte e cinco igual a raiz quadrada, abre parênteses, dois vírgula cinco, fecha parênteses, elevado a dois, igual a dois vírgula cinco.

e) Não é possível calcular raízes racionais de números negativos.

f)

Sentença matemática: raiz quadrada de cento e quarenta e quatro igual a raiz quadrada, abre parênteses, doze, fecha parênteses, elevado a dois, igual a doze.

59. a)

Raiz quadrada de 4 sobre 25 menos raiz quadrada de 1 nono mais raiz quadrada de 9 sobre 25 menos raiz quadrada de 4 nonos igual a 2 quintos menos 1 terço mais 3 quintos menos 2 terços igual

 

Igual 6 menos 5 mais 9 menos 10 tudo sobre 15 igual a zero sobre 15 igual a zero

b)

Raiz quadrada de 25 sobre 16 menos raiz quadrada de 36 sobre 81 menos, abre parênteses, menos raiz quadrada de 49 sobre 100, fecha parênteses mais raiz quadrada de 4 nonos, igual

 

Igual 5 quartos menos 6 nonos mais 7 décimos mais 2 terços igual a 225 menos 120 mais 126 mais 120 tudo sobre 180 igual

 

Igual 351 sobre 180 igual a 39 sobre 20

60. 

Ilustração. Reta numérica com os números 0, 1, 2, 3, 4 e 5 representados nela. Também estão representados 6 pontos: A, B, C, D, E e F. O ponto B está alinhado com o número 3 e o ponto E com o número 5. O ponto A está entre 1 e 2, no meio. O ponto D está entre 3 e 4, no meio. Os pontos C e F estão entre 4 e 5, sendo que o ponto C está no meio e o ponto F está à esquerda de C. A reta está identificada pela letra r.

61. a) 81 =

b)

Sentença matemática: um sobre cento e quarenta e quatro igual a, abre parênteses, um sobre doze, fecha parênteses, elevado a dois.

c) Como 13 e 17 são primos, não há raiz quadrada exata.

d)

Sentença matemática: um sobre sessenta e quatro, igual a, abre parênteses, um oitavo, fecha parênteses, elevado a dois.

e)

Sentença matemática: catorze sobre dezoito igual a sete nonos.

. Como a fração irredutível tem dois primos (7 e 9), ela não é um quadrado perfeito.

f)

Sentença matemática: cento e sessenta e nove sobre duzentos e vinte e cinco igual a, abre parênteses, treze sobre quinze, fecha parênteses, elevado a dois.

62. a) Como temos um quadrado, a medida de um dos seus lados pode ser tomada através da raiz

Sentença matemática: raiz quadrada de vinte e três vírgula zero, quatro, igual a quatro vírgula oito.

logo, o lado do quadrado mede 4,8 métros.

b) A raiz de 40 está entre os números 6 (6² = 36) e 7 (7² = 49). Já 6,3² = 39,69. Então,

Sentença matemática: raiz quadrada de quarenta é maior que seis vírgula três.

.

c) Entre 2 (2² = 4) e 3 (3² = 9)

63. Aproximadamente 4,9 métros. Exemplo: 4,5² = 20,25; 4,6² = 21,16; 4,7² = 22,09; 4,8² = 23,04; 4,9² = 24,01.

64.

Sentença matemática: raiz quadrada de quinze mil cento e vinte e nove é igual cento e vinte e três.

. Os estudantes podem investigar números que elevados ao quadrado forneçam números próximos ao radicando.

65. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos dois menos dois quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos três quartos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a, abre parênteses, menos doze quintos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, mais nove sobre dezesseis, fecha parênteses, igual a menos cento e oito sobre oitenta, igual a menos vinte e sete sobre vinte.

b)

1 menos 1 terço ao cubo dividido por, abre parênteses, meio menos 1, fecha parênteses, elevado a 2, igual a 1 menos 1 sobre 27 dividido por menos meio ao quadrado que é igual a 1 menos 1 sobre 27 dividido por 1 quarto igual

Igual a 1 menos 4 sobre 27 que é igual a 27 menos 4 tudo sobre 27 que é igual a 23 sobre 27

c)

Abre parênteses, 5 menos meio, fecha parênteses, ao quadrado, dividido por, abre parênteses, meio menos 2, fecha parênteses, ao cubo, igual a 9 meios ao quadrado dividido por menos 3 meios ao cubo que é igual a 81 quartos dividido por menos 27 oitavos igual

 

Igual a 81 quartos vezes menos 8 sobre 27 igual a menos 192 sobre 27 que é igual a menos 6

d)

Sentença matemática: fração de numerador três menos um quarto e denominador um mais dois quintos, igual a, abre parênteses, três menos um quarto, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, um mais dois quintos, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, onze sobre quatro, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, sete quintos. fecha parênteses, igual a, abre parênteses, onze quartos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, cinco sétimos, fecha parênteses, igual a cinquenta e cinco sobre vinte e oito.

66.

Sentença matemática: abre parênteses, dois quintos, fecha parênteses, elevado a zero, vezes, abre parênteses, zero vírgula zero, um, fecha parênteses, elevado a dois, vezes, raiz quadrada de zero vírgula vinte e cinco igual a um vezes zero vírgula zero, zero, zero, um, vezes zero vírgula cinco igual a zero vírgula zero, zero, zero, zero, cinco.

67. a)

2x menos 9y igual a 2 vezes, abre parênteses, menos 1 quarto, fecha parênteses, menos 9 vezes, abre parênteses, menos 1 terço, fecha parênteses igual a menos 2 quartos mais 9 terços igual a menos 6 mais 36 tudo sobre 12 igual

  

Igual a 30 sobre 12 igual a 5 meios

b)

2 vezes x ao quadrado menos 4y mais 8 igual a 2 vezes, abre parênteses, 1 sobre 2 ao quadrado, fecha parênteses, ao quadrado, menos 4 vezes, abre parênteses, 1 sobre 2 ao cubo, fecha parênteses, mais 8 igual a 1 oitavo menos 4 vezes 1 oitavo mais 8 igual

 

Igual a 1 oitavo menos 4 oitavos mais 64 oitavos igual a 61 oitavos

c)

y ao quadrado mais 7x igual a 1 terço ao quadrado mais 7 vezes 2 quintos ao quadrado igual a 1 nono mais 7 vezes 4 sobre 25 igual a 1 nono mais 28 sobre 25 igual

 

Igual a 25 sobre 225 mais 252 sobre 225 igual a 227 sobre 225

d)

4 vezes x ao cubo mais 3 vezes y ao quadrado igual a 4 vezes meio ao cubo mais 3 vezes 4 terços ao quadrado igual a 4 vezes 1 oitavo mais 3 vezes 16 nonos igual

Igual a meio mais 16 terços igual a 3 mais 32 tudo sobre 6 igual a 35 sextos

68. Exemplo de elaboração: “Em um jogo de tabuleiro sobre a idade média, a pontuação de defesa dos personagens é calculada a partir da seguinte expressão: 4(1 : x + 3(1 : y) + 2

Nessa expressão, x e y são valores das faces de dois dados que são jogados em rodada. Se em uma rodada, temos x = 2 e y = 3, qual o valor de defesa do personagem?”

Revisão dos conteúdos deste capítulo páginas 139 e 140

1. Pela definição, temos:

a) 1,25

b) +0,08

c) +0,3

d) 0,16

e) 0,04

f) +0,35

2. Convertendo os decimais, temos, por exemplo:

a)

Mais 81 centésimos

b)

Fração: menos trezentos e cinquenta e oito sobre cem.

c)

Fração: menos 12 sobre cem

d)

Fração: mais cento e cinco sobre dez.

e)

Fração: menos 97 sobre cem.

f)

Fração: mais cento e sessenta e cinco sobre cem.

3. Observando a reta numérica, temos, por exemplo:

a) O ponto C.

b) O número 2,5.

c) O número 1,5.

d) O ponto D.

4. Desenhando a reta, temos:

Ilustração. Reta numérica com os números menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2 e 3 representados nela. Também estão representados 4 pontos: A, B, C e D. O ponto C está entre menos 3 e menos 2, mais próximo de menos 2. O ponto D está entre menos 1 e zero, no meio. O ponto A está entre zero e 1, mais próximo de 1. O ponto B está entre 2 e 3, mais próximo de 3. A reta está identificada com a letra r.

5. Organizando as frações, classificando com base no valor do numerador e denominador, temos

Sentença matemática: menos zero vírgula três igual a menos três sobre dez.

:

 

Sentença matemática: menos cinco sobre dois menor que menos seis quintos menor que menos zero vírgula três, menor que mais quatro sobre dez menos que mais três meios.

6. Compondo a reta, temos:

Ilustração. Reta numérica com os números menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, 1, 2, 3, 4 e 5 representados nela. Também estão representadas 4 frações: menos 9 quintos, menos 7 décimos, 8 quintos e 12 quintos.

Assim, temos:

 

Sentença matemática: mais doze quintos maior que mais dois maior que mais oito quintos maior que menos sete décimos maior que menos nove quintos.

7. a) > (O número negativo com menor módulo é maior)

b) > (Números positivos são maiores que números negativos)

c) < (Zero é maior que todo negativo)

d) >

e)

Símbolo de maior que, abre parênteses, um quinto igual a zero vírgula dois maior que zero vírgula um, fecha parênteses,

f)

Símbolo de menor que, abre parênteses, menos cinco nonos igual a menos zero vírgula cinco, cinco, cinco, reticências, menor que menos zero vírgula quatro.

8. a)

Sentença matemática: abre parênteses, mais três quartos, fecha parênteses, mais, abre parênteses, menos dois quintos, fecha parênteses, igual a fração de numerador mais quinze menos oito e denominador vinte, igual a mais sete sobre vinte.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, mais três sétimos, fecha parênteses, menos, abre parênteses, mais quatro quintos, fecha parênteses, igual a fração de numerador mais quinze menos vinte e oito e denominador trinta e cinco igual a menos treze sobre trinta e cinco.

c) (+7,9) (+11,5) = 3,6

d) (5,78) (3,29) = 2,49

9. a)

Sentença matemática: um meio menos um quinto mais cinco oitavos, igual a fração de numerador vinte menos oito mais vinte e cinco e denominador quarenta, igual a trinta e sete sobre quarenta.

b) 0,05 + 1,4 + 0,25 = 1,6

10. Temos que, representando o problema por uma sentença matemática, temos: (20,6) (27,5) = 6,9. Então, o mergulhador desceu 6,9 metros.

11. Sendo o muro um inteiro, falta pintar a seguinte fração do muro:

 

Sentença matemática: um menos três oitavos menos quatro sétimos, igual a fração de numerador cinquenta e seis menos vinte e um menos trinta e dois e denominador cinquenta e seis igual a três sobre cinquenta e seis.

12. a)

Sentença matemática: abre parênteses, mais sete oitavos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos quatro quintos, igual a, abre parênteses, menos vinte e oito sobre quarenta, fecha parênteses, igual a menos sete sobre dez.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, menos nove sobre quinze, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos trinta sobre dezoito, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, duzentos e setenta sobre duzentos e setenta, fecha parênteses, igual a um.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, menos cem sobre noventa e nove, fecha parênteses, vezes um, igual a menos cem sobre noventa e nove.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, mais quatro nonos, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos vinte e sete sobre vinte e oito, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos cento e oito sobre duzentos e cinquenta e dois, fecha parênteses, igual a menos três sétimos.

13. Representando o problema, temos: 2,3 49,50 = 113,85. Mariana gastou R$ 113,85cento e treze reais e oitenta e cinco centavos.

14. Para calcular a medida da área, podemos fazer o produto entre a medida do comprimento e a largura: 6,8 5,4 = 36,72 . A área mede 36,72 métros quadrados.

15. a) (150) : (+1,5) = 100

b)

Sentença matemática: abre parênteses, menos trinta e dois sobre trinta e cinco, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos oito, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos trinta e dois sobre trinta e cinco, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um oitavo, fecha parênteses, igual a mais quatro sobre trinta e cinco.

c) (+25,6) : (2,5) = 10,24

d)

Sentença matemática: abre parênteses, menos cinco sobre doze, fecha parênteses, dividido, abre parênteses, menos quatro nonos, fecha parênteses, igual a, abre parênteses, menos cinco sobre doze, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos nove sobre quatro, fecha parênteses, igual a quarenta e cinco sobre quarenta e oito igual a quinze sobre dezesseis.

16. Mário sacou melhor, já que

Sentença matemática: quinze sobre vinte igual a setenta e cinco sobre cem igual a setenta e cinco por cento é maior que setenta e dois por cento.

> 72%.

17. Sim; considerando que

representa um número racional, podemos escrever o seguinte:

Sentença matemática: quadrado branco dividido por cento e vinte e cinco sobre mil, igual a quadrado branco vezes mil sobre cento e vinte e cinco igual a quadrado branco vezes oito.

18. a)

Abre parênteses, 5 oitavos mais 5 quartos mais 5 meios, fecha parênteses, dividido por menos 5 oitavos igual a abre parênteses 5 oitavos mais 10 oitavos mais 20 oitavos, fecha parênteses, dividido por menos 5 oitavos igual a 35 oitavos vezes menos 8 quintos que é igual a menos 7

Abre colchetes, abre parênteses menos 3 meios, fecha parênteses, vezes 0 vírgula 2 menos meio, fecha colchetes, mais, abre parênteses, menos meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 0 vírgula 5, fecha parênteses, igual

b)

Abre parênteses, 5 oitavos mais 5 quartos mais 5 meios, fecha parênteses, dividido por menos 5 oitavos igual a abre parênteses 5 oitavos mais 10 oitavos mais 20 oitavos, fecha parênteses, dividido por menos 5 oitavos igual a 35 oitavos vezes menos 8 quintos que é igual a menos 7

c)

Abre colchetes, abre parênteses menos 3 meios, fecha parênteses, vezes 0 vírgula 2 menos meio, fecha colchetes, mais, abre parênteses, menos meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 0 vírgula 5, fecha parênteses, igual

 

Igual, abre colchetes, abre parênteses menos 3 meios, fecha parênteses, vezes 2 décimos menos meio, fecha colchetes, mais, abre parênteses, menos meio, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos meio, fecha parênteses, igual

 

Igual, abre colchetes, abre parênteses menos 6 sobre 20, fecha parênteses, menos meio, fecha colchetes mais, abre parênteses, mais um quarto, fecha parênteses, igual a abre colchetes, abre parênteses menos 6 sobre 20 menos 10 sobre 20, fecha colchetes mais abre parênteses, mais um quarto, fecha parênteses, igual

 

Igual, menos 16 sobre 20 mais, abre parênteses, mais 5 sobre 20, fecha parênteses igual a menos 16 mais 5 tudo sobre 20 que é igual a menos 11 sobre 20

19. a)

Sentença matemática: abre parênteses, menos um quarto, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a, abre parênteses, menos um quarto, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um quarto, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um quarto, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos um quarto, fecha parênteses, igual a um sobre duzentos e cinquenta e seis.

b) (0,5)³ = (0,5) (0,5) (0,5) = 0,125

c) (1,4)0 = 1 (Por definição)

d)

Sentença matemática: abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a, abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, um sobre dez, fecha parênteses, igual a um sobre dez mil.

20. a)

Sentença matemática: abre parênteses, um menos dois quintos, fecha parênteses, elevado a dois igual a, abre parênteses, três quintos, fecha parênteses, elevado a dois igual a nove sobre vinte e cinco.

b)

Sentença matemática: abre parênteses, menos um quinto mais um, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a, abre parênteses, quatro quintos, fecha parênteses, elevado a quatro, igual a duzentos e cinquenta e seis sobre seiscentos e vinte e cinco.

c)

Sentença matemática: abre parênteses, zero vírgula três menos um meio, fecha parênteses, elevado a três, igual a, abre parênteses, três sobre dez menos cinco sobre dez, fecha parênteses, elevado a três, igual a, abre parênteses, menos dois sobre dez, fecha parênteses, elevado a três, igual a menos oito sobre mil igual a menos zero, vírgula zero, zero, oito.

d)

Sentença matemática: abre parênteses, nove vírgula noventa e três menos nove vírgula noventa e dois, fecha parênteses, elevado a três, igual a, abre parênteses, zero vírgula zero, um, fecha parênteses, elevado a três, igual a zero vírgula zero, zero, zero, zero, zero, um.

21. a)

Sentença matemática: raiz quadrada da fração vinte e cinco sobre oitenta e um igual a raiz quadrada, abre parênteses, cinco nonos, fecha parênteses, elevado a dois, igual a cinco nonos.

b)

Sentença matemática: raiz quadrada de três vírgula vinte e quatro igual a raiz quadrada de, abre parênteses, um vírgula oito, fecha parênteses, elevado a dois igual a um vírgula oito.

c) A raiz de números negativos não está definida no conjunto dos números racionais.

d)

Sentença matemática: menos raiz quadrada de zero vírgula zero, quatro igual a menos, raiz quadrada, abre parênteses, zero vírgula dois, fecha parênteses, elevado a dois igual a menos zero vírgula dois.

22. O perímetro será quatro vezes a medida de um dos lados. Podemos calcular a medida do lado por meio da área. Assim:

 

Sentença matemática: raiz quadrada de oitocentos e seis vírgula cinquenta e seis igual a vinte e oito vírgula quatro.

Finalmente, perímetro = 4 28,4 = 113,6. O perímetro mede 113,6 métros.

CAPÍTULO 6 — LINGUAGEM ALGÉBRICA E REGULARIDADES

Trocando ideias — página 141

Próximos números: 21 e 34. Somar os dois números anteriores: 8 + 13 = 21 e 13 + 21 = 34.

Espera-se que os estudantes percebam que os números da sequência de Fibonacci, a partir do terceiro, são formados pela soma dos dois números anteriores.

Atividades — página 143

1. É possível representar os valores desconhecidos com qualquer letra. Indicando x para representar o número desconhecido, temos:

a) Triplo: 3 x ou 3x.

b) Quíntuplo: 5 x ou 5x.

c) Metade: x : 2 ou

Fração: x sobre 2

.

d) Quarta parte: x : 4 ou

Fração: x sobre 4

.

e) Multiplicar por dois quintos:

Sentença matemática: fração de 2 sobre cinco vezes x s

ou

Fração: dois x sobre 5

.

f) Para encontrar a diferença faz-se a subtração:

Sentença matemática: x menos fração de x sobre 3

.

g) Dobro são 2 vezes, somados com sua metade

Fração: x sobre 2 entre parênteses

, temos

Sentença matemática: 2 x mais fração de x sobre 2

.

h) Três números consecutivos são números em sequência. Duas formas possíveis de registrá-los é: x + (x + 1) + (x + 2) ou (x 1) + x + (x + 1).

2. Observando a figura, o comprimento n é menor que o comprimento 3y, a diferença deles é exatamente uma medida de x. Logo, n = 3y x.

3. Para calcular a medida da área da janela, que possui o formato de um retângulo, multiplica-se o comprimento a com a largura b, assim cada janela tem área a b ou A bê. Como cada andar possui 3 janelas, temos que triplicar esse valor: ab + ab + ab, que equivale a 3 ab.

4. Para calcular a área dessas figuras, multiplica-se o comprimento pela largura. Assim:

medida da área do terreno: x y ou xy

medida da área da casa: a a ou a²

medida da área da piscina: b c ou bc

medida da área do gramado: x y (a a + b c) ou xy (a² + bc)

Atividades — página 145

5. Para completar o quadro, é preciso substituir o valor de x nas expressões algébricas indicadas em cada linha. Exemplos:

3x para x = 3, temos 3 (3) = 9

x² para x = 4, temos (4)² = 16

x para x = 7, temos (7) = +7

Completando o quadro todo:

X

3

4

0

+8

1

+4

+3

7

3X

‒9

‒12

0

24

‒3

12

9

‒21

X²

‒9

‒16

0

‒64

‒1

‒16

‒9

‒49

X³

‒27

‒64

0

512

‒1

64

27

‒343

x 2

- 3 2

‒2

0

4

- 1 2

2

3 2

- 7 2

X

3

4

0

‒8

1

‒4

‒3

7

2X

‒6

‒8

0

16

‒2

8

6

‒14


6. Substituindo os valores determinados para x e y, temos:

a) (1)² + 2 (1) (3) + (3)² = 1 + 6 + 9 = 16

b) (0,2)² (0,5) (0,2) (0,5)² = (0,04) (0,5) (0,2) (0,25) =

0 vírgula 02 menos 0 vírgula 05 igual a menos 0 vírgula 03 ou menos 3 centésimos

c) (5)² = 9 25 = 16

7. a) Um metro de fio elétrico custa R$ 3,40três reais e quarenta centavos:

Sentença matemática: fração de numerador vinte e sete vírgula vinte e denominador oito, igual a três vírgula quarenta.

b) Para comprar x metros, multiplica-se o valor pago por cada metro pelo x, assim 3,40 x ou 3,4x

c) 3,40 15 = 51; Paulo gastaria R$ 51,00cinquenta e um reais.

8. Observando a imagem, vemos que o valor para adultos é R$ 24,00vinte e quatro reais e para criança é R$ 12,00doze reais.

a) 24a + 12 c = 24a + 12c

b) Utilizando a expressão algébrica do item a, podemos substituir os valores de aê, assim 24 150 + 12 240 = .3600 + .2880 = .6480. Foram arrecadados R$ 6.480,00seis mil quatrocentos e oitenta reais.

9. a) Equipe azul arrecadou 20 quilogramas a mais que a equipe vermelha, assim equipe azul: x + 20

Equipe verde arrecadou 10 a menos que a equipe vermelha, assim equipe verde: x 10

b) Para isso, precisamos somar as três expressões algébricas, equipe vermelha + equipe azul + equipe verde: x + x + 20 + x 10 = 3x + 10.

c) Equipe azul: 80 + 20 = 100 quilogramas

Equipe verde: 80 10 = 70 quilogramas

Total arrecadado: 80 + 100 + 70 = 250 quilogramas

d) Não. Exemplo de justificativa: Se a equipe vermelha tivesse arrecadado 120 quilogramas, a azul teria arrecadado 140 quilogramas, e a verde, 110 quilogramas, o que daria um total de 370 quilogramas. Logo, esses valores não são possíveis.

Outro exemplo de justificativa: Sabendo que o total é 310, a única arrecadação possível para a equipe vermelha seria de 100 quilogramas, assim a azul teria arrecadado 120 quilogramas, e a verde, 90 quilogramas.

Atividades — página 148

10. Adicionar os termos que possuem a mesma parte literal, conforme a definição.

a) 5x (2x 6x 8x) = 5x (12x) = 5 + 12x = 17x

b) Aplicar propriedade distributiva:

6y menos abre parênteses 5x menos y menos x sobre 2 fecha parênteses igual a 6y menos 5x mais y mais x sobre 2 igual

Igual a 7 y menos 10x sobre 2 mais x sobre 2 igual a 7y menos 9x sobre 2

c) 10ab 5 + ab 7ab = (10 + 1 7)ab 5 = 4ab 5

11. Adicionar os termos que possuem a mesma parte literal, conforme a definição.

a) Aplicar propriedade distributiva:

5a 3b (6a + a 5b) = 5a 3b 6a a + 5b =

= 2a + 2b

b)

Sentença matemática: zero vírgula oito y menos dois vírgula quatro y mais y menos y sobre quatro igual a zero vírgula oito y menos dois vírgula quatro y menos zero vírgula vinte e cinco y igual a menos zero vírgula oitenta e cinco y.

ou

Sentença matemática: dezesseis y sobre vinte menos quarenta e oito y sobre vinte, mais vinte y sobre vinte menos cinco y sobre vinte, igual a menos dezessete sobre vinte y.

c) 2x 3x + 5x 8x = 7x 11x = 4x

12. Adicionar os termos que possuem a mesma parte literal, conforme a definição.

a) Aplicar propriedade distributiva:

10k 9k (12k + 3k 10k) =

= 10k 9k 12k 3k + 10k = 4k

b) 12y + 23y 13y y = 21y

c) 8x 12x + 20x 32x = 16x

d) 7y 3z + (5w w + z) = 7y 3z + 5w w + z =

= 7y 2z + 4w

e) 23a + 32b 9a + (4c 3c + a) =

= 23a + 32b 9a + 4c 3c + a = 15a + 32b + c

f) Aplicar propriedade distributiva:

x + y 3z (4x 9y + 6z) = x + y 3z 4x + 9y 6z =

= 3x + 10y 9z

13. Ao multiplicar, devemos multiplicar os coeficientes entre si e as partes literais entre si, conforme a definição. Assim:

a) 2 (5x) = (2) (5) x = 10x

b) (xy) (4x²) = (1) (4) x x² y = 4x³y

c) 5 (2a) (2b) = (5) (2) (2) a b = 20ab

d) (5y) (6y) (2) =(5) (6) (2) y y = 60y²

e) 7x (2xy) (3y) = 7 (2) (3) x x y y = 42x²y²

f)

Sentença matemática: fração de numerador xy e denominador dois vezes, abre parênteses, menos três y sobre quatro, fecha parênteses, igual a um meio vezes, abre parênteses, menos três quartos, fecha parênteses, vezes x, vezes y, vezes y igual a fração de numerador três xy elevado a dois e denominador oito.

g)

Sentença matemática: abre parênteses a sobre dois, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos três b sobre quatro, fecha parênteses, igual a um meio, abre parênteses, menos três quartos, fecha parênteses, vezes a vezes b igual a menos três ab sobre oito.

h) (6x) (x) = (6) (1) x x = 6x²

14. a) Para calcular o volume, multiplicam-se as medidas: x y z = xyz.

b) Multiplicam-se as dimensões: 23 40 55 = .50600, e assim seu volume máximo será de .50600 centímetros cúbicos

15. O perímetro é a soma de todos os lados:

a + b + x + a + b + x = 2a + 2b + 2x ou 2 (a + b + x)

A área é o produto de duas dimensões: comprimento (a + b) e largura x. Assim: (a + b) x

Atividades página 151

16. a) 1º membro é a expressão que está à esquerda: 2y 6.

b) 2º membro é a expressão que está à direita: 4 + y.

c) Incógnita é o valor desconhecido: y.

17. Equações do 1º grau são igualdades que possuem dois membros e pelo menos uma incógnita (1º grau). Alternativas c e e, são equações do 1º grau.

a) 2x + 5 < 3, não é uma igualdade

b) 7 3 = 2 + 2, não possui incógnita

c) 8 = 6y 4

d) x 1 ≠ 0, não é uma igualdade

e)

Sentença matemática: três x mais sete igual a um meio.

f) 2x³ = 16, não é do 1º grau

18. Substituir o valor 2 na incógnita.

a) 3x + 10 = 4x + 8

3 2 + 10 = 4 2 + 8

16 = 16; logo, 2 é solução.

b)

x sobre 2, fim da fração, mais 5 igual a 5x sobre 3, fim da fração menos 2

2 sobre 2, fim da fração, mais 5 igual a 5 vezes 5 sobre 3, fim da fração menos 2

Sentenças matemáticas: seis é diferente de quatro terços.

logo, 2 não é solução.

19. Espera-se que os estudantes percebam que essa equação possui apenas uma solução possível, o número 5.

a) Não tem solução neste conjunto

b) No conjunto dos inteiros, o valor 5 é solução.

20. Encontrar o valor da incógnita que é solução da equação, utilizando a notação de conjuntos.

a) 8 8 = 0; S = {8}

b)

Sentença matemática: fração de 12 sobre 4 é igual a 3

; S = {12}

c) 6 (3) = 18; S = {3}

d)

Sentença matemática: menos três quartos mais três quartos igual a zero.

;

Conjunto solução igual a menos 3 quartos

e)

Sentença matemática: um menos um quarto igual a três quartos.

; S = {1}

f) 8 + 8 = 0; S = {8}

Atividades — página 154

21. a) Equação equivalente: x = 21 5, então S = {16}

b) y 3 = 100; equação equivalente: y = 100 + 3, então S = {103}

c) x + 17 = 10; equação equivalente: x = 10 17

x = 7; não possui solução no conjunto dos naturais. Assim, S =

d) x 3 = 10; equação equivalente: x = 10 + 3, então S = {13}

22. Se a caixa verde tem massa igual a 200 gramas e indicando x para cada cilindro laranja, então podemos escrever a equação: 6x = 200 + 2x. Uma equação equivalente é 4x = 200. Logo, o cilindro laranja tem 50 gramas, ou seja, 0,05 quilograma.

23. Utilizando os princípios aditivo e multiplicativo da igualdade, temos:

a) 3x 9 = 9

3x = 9 + 9 = 18

x = 6; S = {6}

b) x 5 = 7

x = 7 + 5 = 2; S = {2}

c) y 6 = 5y + 8

y 5y = 8 + 6

4y = 14

2y = 7

 

 

 

y igual a menos 7 meios Conjunto solução igual a menos 7 meios

d) 10x = 20 + 9x

10x 9x = 20

x = 20; S = {20}

24. a) 3x = 45 2x

3x + 2x = 45

5x = 45

x = 9; S = {9}

b) Aplicar propriedade distributiva.

6(x + 3) 2(x 5) = 20

6x + 18 2x + 10 = 20

4x = 20 28 = 8

x = 2; S = {2}

c) 18 = 2x + 15

18 15 = 2x = 33

x igual a menos 33 meios

; não possui solução no conjunto dos inteiros; S = ø

d) Aplicar propriedade distributiva.

2(x 1) 1 = 8

2x 2 1 = 8

2x = 8 + 3 = 11

x igual a 11 meios

; não possui solução no conjunto dos inteiros S =

25. a)

2x sobre 5, fim da fração menos 1 quarto igual a x menos 1 décimo

 

 

2x sobre 5, fim da fração menos x igual a 1 quarto menos 1 décimo

2x menos 5x tudo sobre 5 igual a 5 menos 2 tudo sobre 20

(multiplicar por 20)

( 3x)4 = (3)1

x igual a menos 1 quarto

;

Conjunto solução igual a menos 1 quarto

b)

2m menos 7 quintos menos m sobre 10 igual a meio

2m menos m sobre 10 igual a meio mais 7 quintos

20m menos m tudo sobre 10 igual a 5 mais 14 tudo sobre 10

(multiplicar por 10)

19m = 19

x = 1; S = {1}

c)

y sobre 2, fim da fração, mais y sobre 3 igual a 3y sobre4, fim da fração menos 6

 

y sobre 2, fim da fração, mais y sobre 3, fim da fração, menos 3y sobre 4 igual a menos 6

 

6y mais 4y menos 9y tudo sobre 12 igual a menos 6

  y = 72; S = {72}

d)

3y sobre 2, fim da fração, menos 3 quartos igual a 1 menos 2y

 

3y sobre 2, fim da fração, mais 2y igual a 1 mais 3 quartos

 

3y mais 4y tudo sobre 2 igual a 4 mais 3 tudo sobre 4

(multiplicar por 4)

  2(7y) = 7

 

y igual a meio

;

Conjunto solução igual a meio

26. Utilizar propriedade distributiva.

a) 2(x + 3) = 30

2x + 6 = 30

2x = 24

x = 12; S = {12}

b) 8 2(x + 5) = 5

8 2x 10 = 5

2x = 7

 

x igual a menos 7 meios

;

Conjunto solução igual a menos 7 meios

c) 3(y 1) 4(y 2) = 6

3y 3 4y + 8 = 6

y = 1; S = {1}

d) 2(5y + 1) = 27

10y + 2 = 27

10y = 25

y = 2,5 ou

Fração: 5 sobre 2

;

Conjunto solução igual a 5 meios

27.

5x sobre 2, fim da fração, menos 1 quarto igual a 8

(multiplicar por 4)

 

20x sobre 2, fim da fração, menos 4 quartos igual a 32

10x 1 = 32

10x = 33

x =

Fração de 33 sobre 10

ou 3,3

 

y sobre 3, fim da fração, mais y mais 1 tudo sobre 2 igual a 5 sextos mais y

(multiplicar por 6)

 

6y sobre 3, fim da fração, mais 6 vezes, abre parênteses, y mais 1, fecha parênteses, tudo sobre 2 igual a 30 sextos mais 6y

2y + 3y + 3 = 5 + 6y

y = 2

Logo, x é maior que y (x > y).

Atividades – páginas 156 e 157

28. Indicando x para representar o número desconhecido, temos:

x + 2x = 72

3x = 72

x = 24

29. Indicando x para representar o número desconhecido, temos:

3x + 15 = 39

3x = 39 15 = 24

x = 8

30. Indicando x para representar o número desconhecido, temos:

 

x mais x sobre 4 igual a 60

 

5x sobre 4 igual a 60

x = 48

31.

2x sobre 3, fim da fração, menos x sobre 2 igual a 10

 

4x menos 3x tudo sobre 6 igual a 10

x = 60

32. Ana (a) e Paula (p)

a = p + 5 ó úa 5 = p

a + p = 35 a + a 5 = 35 2a = 40 a = 20

Ana tem 20 anos

33. Lúcio (u) e Cândido (c).

u + c = 124

u = c + 16

c + 16 + c = 124

2c = 108

c = 54 quilogramas

u = 54 + 16 = 70 quilogramas

Cândido tem 54 quilogramas e Lúcio tem 70 quilogramas.

34. Representar pares consecutivos com x e x + 2

x + x + 2 = 138

2x = 136

x = 68

Logo, os números pares consecutivos são 68 e 70.

35. Um número e seu sucessor: x e x + 1.

x + x + 1 = 73

2x = 72

x = 36.

36. Quatro números consecutivos: x; x + 1; x + 2; x + 3

x + x + 1 + x + 2 + x + 3 = 150

4x = 150 6 = 144

x = 36

Assim, os números são: 36, 37, 38 e 39

37. x + y = 103

x y = 23 x = 23 + y

23 + y + y = 103

2y = 80

y = 40, então x = 23 + 40 = 63. Os números são 40 e 63.

38. Três números pares consecutivos: x, x + 2, x + 4

x + x + 2 + x + 4 = 90

3x = 90 6 = 84

x = 28.

Os números são: 28, 30 e 32. Logo, o maior é 32.

39. André (a), Breno (b) e Caio (c).

a + b + c = 460

b = 2c

a = b + 60 a = 2c + 60

Substituindo, temos:

2c + 60 + 2c + c = 460

5c = 400

b = 80

Logo, b = 2 80 = 160 ê a = 160 + 60 = 220. André recebeu 220 figurinhas.

40.

x sobre 2 mais x sobre 3 mais 10 igual a x

 

6x sobre 2 mais 6x sobre 3 mais 60 igual a 6x

3x + 2x + 60 = 6x

60 = 6x 5x

x = 60. O valor da calça foi R$ 60,00sessenta reais.

41. Três colocados: a, b, c.

a = c + .10000

b = 2c

a + b + c = .30000

Substituindo, temos:

c + .10000 + 2c + c = .30000

4c = .20000

c = 5 000.

b = 2 .5000 = .10000 ê a = .5000 + .10000 = .15000

Assim, o primeiro: R$ 15quinze reais.000,00zero reais; o segundo: R$ 10dez reais.000,00zero reais e o terceiro: R$ 5cinco reais.000,00zero reais.

42. Se

Fração: 2x sobre 3

dos pares eram pretos, a porção restante de

Fração: x sobre 3

são brancos. Portanto:

Sentença matemática: x sobre 3 igual 72

e x = 216. Foram vendidos 216 pares de tênis.

43. Idade de Aníbal (x).

x + 4 = 3 (x 26)

x + 4 = 3x 78

4 + 78 = 3x x

82 = 2x

x = 41. Aníbal tem 41 anos.

44. Pense em um número natural (x):

x 5 : 4 8 = 12

 

5x sobre 4 igual a 12 mais 8

5x = 20 4

x = 16. Pensei no número 16.

45. Retângulo de largura x e comprimento x + 6. Seu perímetro é x + x + x + 6 + x + 6 = 4x + 12

Perímetro do quadrado de lado 30 centímetros é 120 centímetros

Portanto: 4x + 12 = 120

4x = 120 12 = 108

x = 27 e x + 6 = 27 + 6 = 33. O comprimento do retângulo é 33 centímetros.

46. Depois de x anos:

40 + x = 2 (10 + x)

40 + x = 20 + 2x

40 20 = 2x x

x = 20. Passarão 20 anos.

47. (x + 20) 180 x 150 = .6600

180x + .3600 150x = .6600

30x = .3000

x = 100. O terreno tem largura de 100 métros.

48. É preciso escrever uma equação para completar o quadrado mágico. A soma dos números na diagonal é a mesma, temos:

x + x + 1 + x + 2 = 13 + x + 1 + x 2

2x + 2 = 11 + x

x = 9

Portanto, o quadrado mágico tem a soma: 9 + 10 + 11 = 30

9

14

7

8

10

12

13

6

11

49. Aqui é esperado que os estudantes percebam que, na calculadora, a tecla de “=”, repetida mais uma vez, acrescenta uma parcela do número digitado inicialmente.

a) 5 + 5 = 10

b) 5 + 5 + 5 = 15

c) 5 + 5 + 5 + 5 = 20

d) 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 25

Agora, responda:

5 10 = 50

5 n = 5n

50. Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Em uma apresentação de ballet, foram vendidos ingressos a R$ 30,00trinta reais. Ao todo arrecadaram-se R$ 1.560,00mil quinhentos e sessenta reais. Quantas pessoas assistiram à apresentação de ballet?

51. Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Em um recipiente de vidro foram colocadas aranhas e formigas. Ao todo, contaram-se 110 patas e 15 insetos. Quantas aranhas havia no recipiente?

Atividades — página 160

52. a) Sequência finita: (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18)

b) Sequência infinita: (3, 6, 9, 12, 15, 18, reticências)

c) Sequência finita: (25, 30, 35, 40)

d) Sequência infinita: (2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, 200, 201, reticências)

53. Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Sequência de números inteiros negativos pares: (2, 4, 6, , 8, 10, 12, reticências)

54. a) án = 3n 2

á1 = 3 1 2 = 1

á2 = 3 2 2 = 4

á3 = 3 3 2 = 7

(1, 4, 7, 10, 13, reticências)

b) án = (1)n

á1 = (1)1 = 1

á2 = (1)2 = 1

á3 = (1)3 = 1

(1, 1, 1, 1, 1, reticências)

c)

an igual a 1 sobre 2n

 

a1 igual a 1 sobre 2 vezes 1 que é igual a meio

 

a2 igual a 1 sobre 2 vezes 2 que é igual 1 quarto

á

a3 igual a 1 sobre 2 vezes 3 que é igual 1 sexto

 

Sequência numérica: meio, 1 quarto, 1 sexto, 1 oitavo, 1 décimo, reticências