Parte 4

d) án = (n + 1)(n 1)

á1 = (1 + 1) (1 1) = 2 0 = 0

á2 = (2 + 1) (2 1) = 3 1 = 3

á3 = (3 + 1) (3 1) = 4 2 = 8

(0, 3, 8, 15, 24, reticências)

55. a) (6, 12, 18, 24, 30, 36, reticências) Múltiplos de 6, án = 6n

b) (7, 8, 9, 10, 11, 12, reticências) Números inteiros positivos maiores que 6, ánícone de altura= n + 6

c) (10, 8, 6, 4, 2, 0, reticências) Números inteiros pares menores que 12, ánícone de altura = 12 2n

d)

abre parênteses, 1 terço, 2 terços, 1, 4 terços, 5 terços, 2, reticências, fecha parênteses

Números racionais positivos divididos por 3, án =

n sobre 3

Veja que interessante — página 162

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes encontrem exemplos de recursão no dia a dia, para que consigam comparar com a recursividade em sequências numéricas e sua dependência em elementos anteriores.

Atividades — página 163

56. Utilizar conceito de recursividade.

a) án = án -1 + 2, com á1 = 0

á2 = á1 + 2 = 0 + 2 = 2

á3 = á2 + 2 = 2 + 2 = 4

á4 = á3 + 2 = 4 + 2 = 6

(0, 2, 4, 6, 8, reticências)

b) án = án -1 + 2, com á1 = 1

á2 = á1 + 2 = 1 + 2 = 3

á3 = á2 + 2 = 3 + 2 = 5

á4 = á3 + 2 = 5 + 2 = 7

(1, 3, 5, 7, 9, reticências)

c) án = 2 án-1, com á1 = 1

á2 = 2 á1 = 2 (1) = 2

á3 = 2 á2 = 2 2 = 4

á4 = 2 á3 = 2 (4) = 8

(1, 2, 4, 8, 16, reticências)

57. a) (3, 6, 9, 12, 15, reticências)

Exemplo de resposta: án = 3 + an-1, em que á1 = 0, com n inteiro positivo maior que 1.

b) (0, 1, 2, 3, 4, 5, reticências)

Exemplo de resposta: án = 1 + an-1, em que á1 = 0, com n inteiro positivo maior que 1.

c) (1, 1, 1, 1, 1, reticências)

Exemplo de resposta: án = an-1, em que á1 = 1, com n inteiro positivo maior que 1.

d) (1, 2, 4, 8, 16, 32, reticências)

Exemplo de resposta: án = 2án-1, em que á1 = 1, com n inteiro positivo maior que 1.

58. a) Figura 1 tem 1 azulejo branco, figura 2 tem 4, figura 3 tem 9.  A sequência é (1, 4, 9, 16, 25, reticências) sua lei de formação é ánícone de altura= n2. Assim, á₁₅ = 152 = 225 azulejos.

b) ánícone de altura= n2

c) Figura 1 tem 8 azulejos azuis, figura 2 tem 12, figura 3 tem 16. A sequência é (8, 12, 16, 20, 24, reticências) sua lei de formação é ánícone de altura= 4(n + 1). Assim á20 = 4 (20 + 1) = 84 azulejos.

d) ánícone de altura= 4(n + 1)

59. a) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: sequência (5, 8, 11, 14, 17, reticências). Uma possibilidade de escrever a lei de formação é ánícone de altura= ánícone de altura-1 +3, com a1 = 5

b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: ánícone de altura= 3 + 2án-1, em que á1 = 0, com n inteiro positivo maior que 1.

Atividades — página 165

60. Utilizar uma planilha eletrônica para responder.

a) 610

b) Sim, pois é o 22º termo.

c) Não, pois ele está entre 4 181 (19º termo) e .6765 (20º termo).

61. Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Em uma planilha eletrônica, gere os termos da sequência án = 3 + 2án-1, em que á = 0, com n inteiro positivo maior que 1. a) Qual é o 25º termo dessa sequência? b) O número 240 é termo dessa sequência? Justifique.

62. Utilizar uma planilha eletrônica para responder.

a) (4, 11, 18, 25, 32, 39, 46, 53, 60, 67, reticências)

b) (50, 40, 30, 20, 10, 0, 10, 20, 30, 40, reticências)

c) (1, 2, 2, 4, 8, 32, 256, 8192, 2097152, 17179869184, reticências)

d) (1, 11, 121, 1331, 14641, 161051, 1771561, 19487171, 214358881, 2357947691, reticências)

63. a) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: A célula pode ser variável ou incógnita. Se é criada uma planilha que os elementos dependem um do outro, são variáveis. Em contrapartida, se os elementos são independentes, tendo um único valor, assumem o papel de incógnita.

b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Sim, pois em uma planilha eletrônica posso criar sequências usando elementos anteriores da sequência, que são definidos por sua posição.

Revisão dos conteúdos deste capítulo — página 166

1. É possível representar os valores desconhecidos com qualquer letra. Indicando x para representar o número desconhecido, temos:

a) dobro é duas vezes, logo 7 + 2x.

b) sexta parte é o número dividido por 6, logo

fração: x sobre seis

.

c) Todo produto é uma multiplicação e a sétima parte é o número dividido por 7, assim

Sentença matemática: x vezes x sobre sete.

.

2. Para representar a idade que ela tinha, teremos que subtrair a quantia de anos que se passou da idade atual de Teca. Dessa fórma, temos 32 x.

3. Substituir os valores de x e y dados em cada item.

a) (1)² 2 (1) + (2)² = 1 + 2 + 4 = 7

b) (2)² 3 2 (2) 3 = 4 3 + 12 = 12 + 12 = 24

c) 4 2 (1) 3 (1)² = 8 3 = 11

4. Adicionar termos com a mesma parte literal, conforme a definição.

a) 15x 8x + (12x + 3x 9x) = 7x + 6x = 13x

b) 11y 15y 9y + 25y = 36y 24y = 12y

c) 25x + 12y + (9x 6y z) = 25x + 9x + 12y 6y z =

= 34x + + 6y z

d) Utilizar propriedade distributiva.

2x + 4y z (3x 5y + 5z) = 2x + 4y z 3x + 5y 5z =

= ‒ x + 9y 6z

5. Segundo a definição, temos:

a) 3 (12x) = + 36x

b) (xy) (3y²) = 3xy³

c)

Sentença matemática: abre parênteses, dois x ao quadrado y sobre três, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos xy sobre três, fecha parênteses, igual a dois x elevado a três y elevado a dois sobre nove.

d) 3x (2xy2) x2  (4) = (3) (2) (4) x x x2  y2 = 24x4y2

6. Perímetro é a soma de todos os lados:

x + x + (x + a) + (b + x) + a + b = 4x + 2a + 2b

Área do quadrado laranja: x2

Área do quadrado verde: a (b + x)

Área total: x2 + a (b + x)

7. Alternativas c e d são equações do 1º grau.

a) 3x 1 > 12 não é uma igualdade

b) 5 + 12 = 20 3 não possui uma incógnita

c) 15 = 6y 9

d) 2x + 15 = 18 2

e) 5a + 4b ≠ 12 não é uma igualdade

f) x² + 12 = 25 não é do 1º grau

8. Para verificar, é preciso substituir a incógnita por 3.

a) 3 3 3 = 9 3

6 = 6; sim, 3 é raiz dessa equação.

b)

Sentenças matemáticas: três sobre três mais doze igual a fração de numerador quatro vezes três e denominador dois menos um.

1 + 12 = 6 1

13 ≠ 5; não, 3 não é raiz.

c) 4 3 14 = 7 3 3

12 14 = 7 9

2 = 2; sim, 3 é raiz dessa equação.

9. a) 15 15 = 0; S = {15}

b)

Vinte e cinco sobre cinco igual a cinco.

; S = {25}

c)

Sentença matemática: menos um meio mais um meio igual a zero.

;

Conjunto solução igual a menos 1 meio

d)

Sentença matemática: sete nonos menos quatro nonos igual a três nonos.

;

Conjunto solução igual a 7 nonos

10. a) 2x + (9 x) = 8 (3x 6)

2x + 9 x = 8 3x + 6

3x + 2x x = 8 + 6 9

4x = 5

 

Fração: cinco quartos.

;

Conjunto solução igual a cinco quartos

b) 8 (2x 1) = 6 (5x 2) 10

16x 8 = 30x 12 10

8 + 22 = 30x 16x

14 = 14x

x = 1; S = {1}

c) y [y (2 4) 1] + 4 = (3 y)

y [y + 2 1] + 4 = 3 + y

y y 1 + 4 = 3 + y

y = 0; S = {0}

d)

Sentenças matemáticas: dois x sobre cinco menos três quartos igual a três x sobre vinte.

 

oito x sobre vinte, menos, quinze sobre vinte, igual a, três x sobre vinte

8x 15 = 3x

8x 3x = 15

5x =15

x = 3; S = {3}

e)

Sentenças matemáticas: x sobre quatro mais fração de numerador x mais três e denominador dois, igual a dois.

 

x sobre quatro, mais, fração de numerador dois x mais seis e denominador quatro igual a oito quartos

x + 2x + 6 = 8

3x = 2

 

x igual a 2 terços

;

Conjunto solução igual a 2 terços

f)

dois x sobre cinco, mais, fração de numerador quinze x menos um e denominador vinte igual a 1 terço

 

vinte e quatro x sobre sessenta, mais fração de numerador quarenta e cinco x menos três e denominador sessenta igual a vinte sobre sessenta

24x + 45x 3 = 20

69x = 23

3x = 1

 

x igual a 1 terço

;

Conjunto solução igual a 1 terço

11.

menos um quarto, abre parênteses, x menos dois, fecha parênteses igual a dois x menos um terço.

 

menos três sobre doze, abre parênteses, x menos dois, fecha parênteses, igual a vinte e quatro x sobre doze menos quatro sobre doze

3(x 2) = 24x 4

3x + 6 = 24x 4

6 + 4 = 24x + 3x

10 = 27x

 

x igual a dez sobre vinte e sete

a) não possui solução no conjunto dos inteiros S =

b)

Conjunto solução igual a dez sobre vinte e sete

12. (m 2) x + 2x + 4 (m 5) = 0

Substituir x por 2:

(m 2) 2 + 2 2 + 4 (m 5) = 0

2m 4 + 4 + 4m 20 = 0

6m = 20

3m = 10

 

m igual a dez terços

13. Podemos construir uma equação em que x representa o valor sem desconto:

Se foi dado um desconto de

Fração: três sobre dez.

, então 210,00 representam

Fração: sete sobre dez.

do valor.

 

Sentenças matemáticas: sete x sobre dez, igual a duzentos e dez.

7x = 2 100

x = 300. A passagem vale R$ 300,00trezentos reais.

14. Homens (h) e mulheres (m)

 

Sentenças matemáticas: h igual a três m sobre cinco.

h + 20 = m

Substituindo o valor de m, temos:

 

Sentenças matemáticas: h igual numerador três, abre parênteses, h mais vinte, fecha parênteses, e denominador cinco.

5h = 3h + 60

2h = 60

h = 30, então m = 30 + 20 = 50. Trabalham 50 mulheres e 30 homens.

15. Peras (p), laranjas (a), bananas (b).

um) p + a + b = 96

dois) p = 3a

três) b = a + p

Substituindo dois em dois, temos quatro) b = a + 3a

Substituindo dois e quatro em um, temos:

3a + a + a + 3a = 96

8a = 96

a = 12

p = 3 12 = 36 e b = 12 + 36 = 48

12 laranjas, 36 peras e 48 bananas.

16. Seguindo a lei de formação:

a) á1 = 2 1 + 5 = 7

á2 = 2 2 + 5 = 9

á3 = 2 3 + 5 = 11

(7, 9, 11, 13, 15, 17, reticências)

b) á1 = + 1 = 2

á2 = + 2 = 6

á3 = + 3 = 12

(2, 6, 12, 20, 30, 42, reticências)

c)

A1 igual a fração, numerador 1, denominador 1 mais 1, fim da fração igual a 1 meio

 

A2 igual a fração, numerador 2, denominados 2 mais 1, fim da fração igual a 2 terços

 

A3 igual a fração, numerador 3, denominados 3 mais 1, fim da fração igual a 3 quartos

 

abre parênteses, 1 meio, 2 terços, 3 quartos, 4 quintos, 5 sextos, 6 sétimos, reticências, fecha parênteses

17. ei três; b quatro; c um; d dois

a) (2, 4, 8, 16, 32, reticências), sempre duas vezes o anterior, ánícone de altura= 2 án-1, á1 = 2.

b) (3, 6, 9, 12, 15, reticências), soma 3 em relação ao anterior, ánícone de altura= án-1 + 3, á1 = 3.

c) (4, 7, 10, 13, 16, reticências), soma 3 em relação ao anterior, ánícone de altura= án-1 + 3, á1 = 4.

d) (2, 4, 6, 8, 10, reticências), soma 2 em relação ao anterior, ánícone de altura= án-1 + 2, á1 = 2.

É hora de extrapolar páginas 168 e 169

1. Respostas dependentes da pesquisa elaborada pelos estudantes.

2. a) Os três índices são: expectativa de vida (ou saúde), educação e renda.

b) Resposta pessoal. Os estudantes podem citar indicadores ligados à sustentabilidade/ecologia, igualdade de gênero, grau de desigualdade social, democracia, acesso à informação, entre outros.

3. a) 0,957 0,394 = 0,563

b) 1 0,957 = 0,043

c) Não, porque os valores de í dê agá dos países variam entre 0 e 1, e, nesse caso, 0,563 indica que há uma grande diferença entre os níveis de desenvolvimento humano desses dois países.

d) Róng Kóng:

novecentos e quarenta e nove sobre mil.

; Sudão do Sul:

quatrocentos e trinta e três sobre mil

e) O denominador sempre será maior que o numerador, já que o í dê agá corresponde a um número entre zero e 1.

4.

Índice educação igual a abre parênteses, fração, oito sobre quinze, fim da fração mais fração, quinze vírgula quatro sobre dezoito, fim da fração, fecha parênteses, dividido por dois, igual a, abre parênteses, fração, quarenta e oito sobre noventa, fim da fração, mais fração, setenta e sete sobre noventa, fim da fração fecha parênteses, dividido por dois, igual a fração, cento e vinte e cinco sobre noventa, fim da fração vezes um meio igual a cento e vinte e cinco sobre cento e oitenta, aproximadamente.

 

aproximadamente zero vírgula seis, nove, quatro, quatro

5.

Sentenças matemáticas: zero vírgula oitenta e seis igual a fração de numerador EV menos vinte e denominador oitenta e cinco menos vinte.

0,86 65 = EV 20

55,9 + 20 = EV

EV = 75,9 anos

6. Não, o índice de educação do Distrito Federal é menor que o respectivo índice apresentado pelo estado de São Paulo.

7. As atividades subsequentes dependem do processo de elaboração da reportagem, do jornal e da apresentação.

UNIDADE 3

CAPÍTULO 7 — PORCENTAGEM E JURO SIMPLES

Trocando ideias — página 171

Segundo ilustrado,

Fração: um meio.

do prato deve ser destinado aos vegetais crus e cozidos, o que equivale à metade do prato ou

cinquenta sobre cem igual a cinquenta por cento

.

De acordo com os dados,

Fração: um quarto.

do prato destina-se aos carboidratos, o que equivale a

25 sobre cem igual a 25 por cento

.

Segundo os dados, as proteínas ocupam

Fração: um quarto.

do prato, o que corresponde a 25%. Como as proteínas podem ser de origem animal e ou ou vegetal, caso o prato tenha proteína dessas duas origens, a proteína animal ocupará menos de 25% desse prato.

Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes indiquem alguns aspectos como: previne doenças, aumenta a disposição para atividades diárias, melhora o humor e a memória, ajuda a ter um sono mais adequado, entre outros benefícios.

Lendo e aprendendo — página 175

1. a) Observando a fonte, temos que a matéria foi publicada em novembro de 2020.

b) Trata das profissões do futuro.

c) As mudanças causadas pela tecnologia.

d) Verificando o 6º parágrafo, concluímos que essas profissões vão se modernizar, mas não deixarão de existir.

e) Checando a fala no último parágrafo transcrito, as profissões que exigem maior repetição, como ascensorista de elevador e cobrador de ônibus, deixarão de existir.

2. a) Segundo o artigo, 65% das crianças que estão hoje na escola vão trabalhar em profissões que ainda nem existem. Se temos cêrca de .12000 000 de estudantes, nos anos iniciais, podemos calcular:

 

Sentença matemática: sessenta e cinco por cento de doze milhões igual a sessenta e cinco sobre cem vezes doze milhões igual a sete milhões e oitocentos mil.

cêrca de .7800 000 estudantes.

b) Utilizando as mesmas informações anteriores, agora com um total de .10000 000 estudantes:

 

Sentença matemática: sessenta e cinco por cento de dez milhões igual a sessenta e cinco sobre cem vezes dez milhões igual a seis milhões e quinhentos mil.

cêrca de ..6500000 estudantes.

3. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes realizem pesquisas sobre as profissões indicadas no enunciado em meios digitais.

Atividades — Páginas 176 e 177

1. a)

vinte por cento de quinhentos igual a fração, vinte sobre cem, fim da fração vezes quinhentos igual a vinte vezes cinco igual a cem laranjas

b)

setenta e cinco por cento de oitocentos igual a fração, setenta e cinco sobre cem, fim da fração vezes oitocentos igual a setenta e cinco vezes oito igual a seiscentos tijolos

c)

trinta por cento de mil e oitocentos igual a fração, trinta sobre cem, fim da fração vezes mil e oitocentos igual a trinta vezes dezoito igual a quinhentos e quarenta estudantes

2. Castanhão: 6,7 bilhões métros cúbicos e Orós: 2,1 bilhões métros cúbicos

a) x% de 6,7 é 2,1

 

Sentenças matemáticas: x sobre cem vezes seis vírgula sete igual a dois vírgula um.

6,7x = 2,1 100

 

Abaixo, x igual a duzentos e dez sobre seis vírgula sete aproximadamente trinta e um vírgula trinta e quatro.

Corresponde a aproximadamente 31,34%.

b) Como

Sentença matemática: um terço aproximadamente zero vírgula três, três, três, três igual a trinta e três vírgula trinta e três por cento.

, então, utilizando a resposta do item a, podemos afirmar que a medida da capacidade de Orós é inferior a

Fração: um terço.

da medida da capacidade de Castanhão.

3. a) Como 35% do orçamento é destinado à habitação, fazemos:

 

Sentença matemática: trinta e cinco por cento de três mil quinhentos e setenta igual a trinta e cinco vezes trinta e cinco vírgula sete igual a mil duzentos e quarenta e nove vírgula cinco.

Logo, são desinados à habitação R$ 1.249,50mil duzentos e quarenta e nove reais e cinquenta centavos.

b) Resposta de acordo com o salário mínimo em vigência.

4. Exemplo de problema elaborado:

Ao ver as embalagens promocionais, um cliente disse que em qualquer embalagem receberia a mesma quantidade adicional de café. Essa afirmação é correta? Justifique sua resposta.

Resposta: Na embalagem de 250 gramas, a quantidade adicional pode ser calculada assim:

 

Sentença matemática: vinte porcento de duzentos e cinquenta igual a vinte e cinco sobre cem vezes duzentos e cinquenta igual a um quarto vezes duzentos e cinquenta igual a duzentos e cinquenta dividido por quatro igual a sessenta e dois vírgula cinco.

Na embalagem de 400 gramas, a quantidade adicional pode ser calculada assim:

 

Sentença matemática: quinze por cento de quatrocentos igual a quinze sobre cem vezes quatrocentos igual a quinze vezes quatro igual a sessenta.

Ou seja, o adicional na embalagem de 250 gramas será de 62,5 gramas; na embalagem de 400 gramas será de 60 gramas. Portanto, a afirmação não está correta, são quantidades adicionais diferentes.

5. Efetuando os cálculos, temos:

38% de x = .1900​​​

 

Abaixo, trinta e oito sobre cem x igual a mil e novecentos.

38x = .1900 100

 

Abaixo, x igual a cento e noventa mil sobre trinta e oito igual a cinco mil.

Logo, foram entrevistadas .5000 pessoas.

6. 72% de x = 36

 

Abaixo, setenta e dois sobre cem vezes x igual a trinta e seis.

72x = .3600

 

Abaixo, x igual a três mil e seiscentos sobre setenta e dois igual a cinquenta.

Foram disputadas 50 partidas.

7. O quadro completo ficará:

TIPO DE DESPESA

PORCENTAGEM DA RENDA MENSAL

VALOR (EM REAIS)

Alimentação

31,8%

1.526,40

Energia

4,41%

211,68

Mensalidade de internet

0,58%

27,84

Mensalidade de TV por assinatura

0,91%

43,68

Roupas

3,6%

172,80

Telefone celular

1,3%

62,40

Telefone fixo

0,6%

28,80

Cálculos:

 

Sentença matemática: trinta e um vírgula oito por cento de quatro mil e oitocentos igual a trinta e um vírgula oito sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a trinta e um vírgula oito vezes quarenta e oito igual a mil quinhentos vinte e seis vírgula quatro.

 

Sentença matemática: quatro vírgula quarenta e um por cento de quatro mil e oitocentos igual a quatro vírgula quarenta e um sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a quatro vírgula quarenta e um vezes quarenta e oito igual a duzentos e onze vírgula sessenta e oito.

 

Sentença matemática: zero vírgula cinquenta e oito por cento de quatro mil e oitocentos igual a zero vírgula cinquenta e oito sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a zero vírgula cinquenta e oito vezes quarenta e oito igual a vinte e sete vírgula oitenta e quatro.

 

zero vírgula noventa e um por cento de quatro mil e oitocentos igual a fração, zero vírgula noventa e um sobre cem, fim da fração vezes quatro mil e oitocentos igual a zero vírgula noventa e um vezes quarenta e oito igual a quarenta e três vírgula sessenta e oito

 

Sentença matemática: três vírgula seis por cento de quatro mil e oitocentos igual a três vírgula quarenta seis sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a três vírgula seis vezes quarenta e oito igual a cento e setenta e dois vírgula oito.

 

Sentença matemática: um vírgula três por cento de quatro mil e oitocentos igual a um vírgula três sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a um vírgula três vezes quarenta e oito igual a sessenta e dois vírgula quatro.

 

Sentença matemática: zero vírgula seis por cento de quatro mil e oitocentos igual a zero vírgula seis sobre cem vezes quatro mil e oitocentos igual a zero vírgula seis vezes quarenta e oito igual a vinte e oito vírgula e oito.

8. x% de 20 = 16

 

fração x sobre cem, fim fração vezes vinte igual a dezesseis

20x = 16 100

 

Abaixo, x igual a numerador dezesseis vezes cem e denominador vinte igual a dezesseis vinte e cinco igual a oitenta.

Logo, ela acertou 80% das questões dessa prova.

9. a) Fazemos:

.41422 .39045 = .2377​​​

O novo recorde é .2377 métros superior ao anterior.

b) x% de .39045 = .2377​​​

 

 

Sentença matemática: x sobre cem vezes trinta e nove mil e quarenta e cinco igual a dois mil trezentos e setenta e sete.

.39045x = .2377 100

 

Abaixo, x igual a duzentos e trinta e sete mil e setecentos sobre trinta e nove mil e quarenta e cinco, aproximadamente seis vírgula um.

Logo, essa diferença representa cêrca de 6,1% da medida da altura do salto de Félix.

Atividades — páginas 178 e 179

10. Como 100 % + 30 % = 130%, podemos fazer:

 

Sentença matemática: cento e trinta por cento vezes quatrocentos igual a cento e trinta sobre cem vezes quatrocentos igual a cento e trinta vezes quatro igual a quinhentos e vinte.

O novo preço será R$ 520,00quinhentos e vinte reais.

11. a) Em 2021, o valor era R$ 1.100,00mil cem reais, e em 2020 era R$ 1.045,00mil quarenta e cinco reais, ou seja, uma diferença de R$ 55,00cinquenta e cinco reais. Para saber quanto isso representa de aumento percentual, podemos fazer:

x% de .1045 = 55

 

Abaixo, x sobre cem vezes mil e quarenta e cinco igual a cinquenta e cinco.

 

Abaixo, x igual a fração de numerador cinquenta e cinco vezes cem sobre mil e quarenta e cinco, aproximadamente cinco vírgula três.

Assim, dizemos que houve um aumento de cêrca de 5,3% de 2020 para 2021.

b) Em 2022, o valor era de R$ 1.212,00mil duzentos e doze reais, e em 2015 era de R$ 788,00setecentos e oitenta e oito reais. Assim sendo, temos:

x% de 788 = .1212​​​

 

Abaixo, x sobre cem vezes setecentos e oitenta e oito igual a mil duzentos e doze.

 

Abaixo, x igual a fração de numerador mil duzentos e doze vezes cem sobre denominador setecentos e oitenta e oito aproximadamente cento e cinquenta e três vírgula oito.

Como 100 % + 53,8 % = 153,8%, podemos dizer que houve um aumento de aproximadamente 53,8%.

12. a) Como a peça mais cara custou R$ 55,00cinquenta e cinco reais e a mais barata R$ 30,00trinta reais, ele gastou:

55 + (100 % 12%) de 30 =

 

Abaixo, igual a cinquenta e cinco mais oitenta e oito sobre cem vezes trinta igual a cinquenta e cinco mais oitenta r oito vezes zero vírgula três igual a cinquenta e cinco mais vinte e seis vírgula quatro igual a oitenta e um vírgula quatro.

Logo, gastou no total R$ 81,40oitenta e um reais e quarenta centavos.

b) Espera-se que o estudante responda que a loja dá desconto na peça de menor valor para incentivar o cliente a comprar duas peças, mas com um valor em desconto menor do que se o desconto fosse aplicado na peça maior. Nesse caso, os cálculos são:

30 + (100 % 12%) de 55 =

 

Abaixo, trinta mais oitenta e oito sobre cem vezes cinquenta e cinco, igual a trinta mais quarenta e oito vírgula quatro igual a setenta e oito vírgula quatro.

Nesse caso, ele gastaria, no total, R$ 78,40setenta e oito reais e quarenta centavos menos do que é gasto com o desconto aplicado na peça mais barata.

13. Vamos calcular, por partes:

1º aumento: 10% sobre o valor de R$ 1.000,00mil reais

 

abre parênteses, cem por cento mais dez por cento, fecha parênteses, de mil igual a fração, cento e dez sobre cem, fim da fração vezes mil igual a cento e dez vezes dez igual a mil e cem.

2º aumento: 8% sobre o valor de R$ 1.100,00mil cem reais

 

Sentença matemática: abre parênteses, cem por cento mais oito por cento, fecha parênteses, de mil e cem igual acento e oito sobre cem vezes mil e cem igual a cento e oito vezes onze igual mil cento e oitenta e oito.

Assim, após esses dois aumentos, o aluguel passará a ser de R$ 1.188,00mil cento e oitenta e oito reais.

14. Espera-se que os estudantes utilizem algumas relações:

Se o produto custa p e o desconto foi de d, para calcular o desconto, em termos percentuais, temos:

x% de p = d: logo

fração, x sobre cem, fim fração vezes p igual a d

e

x igual a cem d sobre p.

15.

Sentença matemática: dois vírgula zero, cinco menos dez por cento vezes dois vírgula zero, cinco igual a dois vírgula zero, cinco menos dez sobre cem vezes dois vírgula zero, cinco igual a dois vírgula zero menos zero vírgula duzentos e cinco igual a um vírgula oitocentos e quarenta e cinco.

A marca atingida em fevereiro foi de 1,845 métro.

16. a) A soma é 40% + 35% + 32% + 2% + 1% = 110%.

b) Fazendo os cálculos de porcentagem de cada candidato:

Total de entrevistados .2500

Candidato a

Sentença matemática: mil sobre dois mil e quinhentos igual a zero vírgula quatro igual a quarenta por cento.

Candidato B      

Sentença matemática: oitocentos e setenta e cinco sobre dois mil e quinhentos igual a zero vírgula trinta e cinco igual a trinta e cinco por cento.

Candidato C      

Sentença matemática: quinhentos e cinquenta sobre dois mil e quinhentos igual a zero vírgula vinte e dois igual a vinte e dois por cento.

Branco/nulo      

Sentença matemática: cinquenta sobre dois mil e quinhentos igual a zero vírgula zero, dois igual a dois por cento.

Não sabe

Sentença matemática: vinte e cinco sobre dois mil e quinhentos igual a zero vírgula, zero, um, igual a um por cento.

Assim, o erro foi colocar 32% para o candidato C, pois deveria ser 22%.

c) Espera-se que os estudantes identifiquem que esse erro pode causar a impressão de que o candidato C está muito próximo do candidato B, o que não é verdade, pois a diferença entre eles é de 13%, levando a interpretações equivocadas da pesquisa.

17. a) 5,5 + 1,80 % 5,5 = 5,5 + 0,018 5,5 = 5,5 + 0,099 = 5,599

O novo preço é Cinco reais e quinhentos e noventa e nove milésimos de real ou, arredondando, R$ 5,60cinco reais e sessenta centavos.

b) Resposta pessoal, depende dos preços pesquisados.

Espera-se que os estudantes façam:

GASOLINA (preço sem aumento = g)

(100% + 1,80%) g = 1,018 g

DIESEL (preço sem aumento = d)

(100% + 0,95%) d = 1,0095 d

Veja que interessante — página 179

1. Uma possibilidade: subtrair 15% de um valor é o mesmo que calcular 85% desse mesmo valor.

2. Uma maneira de resolver é indicada pela sequência de teclas:

Ilustração. Sequência de teclas da calculadora: 9, 0, mais, 2, 0, porcentagem, igual.

Outra maneira de resolver é dada a seguir:

Ilustração. Sequência de teclas da calculadora: 9, 0, vezes, 1, ponto, 2, igual.

Ambos métodos resultam em 108: assim, o novo preço do produto é R$ 108,00cento e oito reais.

Atividades — página 181

18. A cada mês, teremos:

Sentença matemática: dois por cento vezes mil e duzentos igual a dois sobre cem vezes mil e duzentos igual a vinte e quatro.

Em 6 meses, serão: 6 24 = 144

O juro será de R$ 144,00cento e quarenta e quatro reais.

19. Primeiro, calculamos o juro produzido ao mês: 75 : 5 = 15.

Assim, a taxa de mensal de juros será:

 

Sentença matemática: quinze sobre seiscentos igual a dois vírgula cinco sobre cem igual a dois vírgula cinco por cento.

.

20. a) O valor de cada parcela nessa opção de pagamento será R$ 721,00setecentos e vinte e um reais, pois .4326 : 6 = 721.

b) Vamos comparar as duas opções.

COMPRAR À VISTA

Gastará R$ 4.200,00quatro mil duzentos reais

INVESTIR E COMPRAR A PRAZO

Aplicar R$ 4.200,00quatro mil duzentos reais por 1 mês com rendimento de 1,5%.

 

Sentença matemática: um vírgula cinco por cento vezes quatro mil e duzentos igual a um vírgula cinco sobre cem vezes quatro mil e duzentos igual a sessenta e três.

O juro dessa aplicação é de R$ 63,00sessenta e três reais.

Assim, comprando a prazo, o gasto será R$ 126,00cento e vinte e seis reais a mais do que comprando à vista (pois .4326 .4200 = 126), sendo que o juro da aplicação seria de apenas R$ 63,00sessenta e três reais.

Portanto, é mais vantajoso comprar à vista.

21. Primeiro, calculamos o juro rendido ao ano:

.1152 : 3 = 384

Assim, se temos esse juro ao ano, podemos fazer que a taxa anual de juros seja de x%; então:

 

Sentença matemática: x igual a trezentos e oitenta e quatro sobre quatro mil igual a zero vírgula zero, nove, seis igual a nove vírgula seis por cento.

Assim, a taxa foi de 9,6% ao ano.

22. Exemplo de elaboração:

Osmar comprou uma bicicleta e só pagará daqui 4 meses. O valor da bicicleta é R$ 1.100,00mil cem reais, mas incidirá uma taxa de juro simples de 0,5% ao mês.

Quanto ele pagará a mais pela bicicleta em relação ao preço de hoje?

Resposta

Juro a cada mês: 0,5% .1100 = 5,5

Juro em 4 meses: 4 5,5 = 22

Logo, ele pagará R$ 22,00vinte e dois reais reais a mais.

Resolvendo em equipe página 182

Interpretação e identificação dos dados

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes verifiquem as informações relevantes do enunciado, como as porcentagens descritas e o consumo médio de água por pessoa.

Sentença matemática: vinte e cinco por cento de duzentos igual a vinte e cinco sobre cem vezes duzentos igual a vinte e cinco vezes dois igual a cinquenta.

. Em média, são gastos 50 litros de água.

A sugestão é que se gaste 24 litros + 3,2 litros + 2,4 litros = 29,6 litros.

Plano de resolução

A economia seria de 50 litros 29,6 litros = 20,4 litros.

Dar descarga: 33% de 200 litros são 66 litros; sugestão de redução de consumo: 18 litros; economia de 66 18 = 48, ou seja: 48 litros;

Beber e cozinhar: 27% de 200 litros são 54 litros; sugestão de redução de consumo: 22 litros; economia de 54 22 = 32, ou seja: 32 litros.

Resolução

Somando-se os valores de economia de água achados no plano de resolução, temos: 20,4 litros + 48 litros + 32 litros = 100,4 litros

Verificação

Espera-se que os estudantes comparem os seus achados em pequenos grupos ou entre duplas, verificando se as respostas obtidas são semelhantes.

Apresentação

Espera-se que os estudantes pesquisem informações na internet ou por meio de jornais e revistas sobre a crise hídrica no Brasil. Uma fonte de pesquisa que pode ser utilizada pelos estudantes é indicada a seguir:

A Crise Hídrica no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/UDTOGN. Acesso em: 22 julho 2022.

Por meio da pesquisa de informações, espera-se que os estudantes elaborem cartazes com informações pertinentes sobre a crise hídrica que auxiliem a comunidade a compreender o fenômeno. Atente à clareza das informações e à linguagem utilizada pelos estudantes nos cartazes.

Revisão dos conteúdos deste capítulo página 183

1. a)

Sentença matemática: trinta por cento vezes quatrocentos igual a trinta sobre cem vezes quatrocentos igual a trinta vezes quatro igual a cento e vinte.

120 figurinhas

b)

Sentença matemática: quarenta por cento vezes seiscentos igual a quarenta sobre cem vezes seiscentos igual a quarenta vezes seis igual a duzentos e quarenta.

duas40 bolinhas

c)

Sentença matemática: setenta e cinco por cento vezes quinhentos e cinquenta igual a setenta e cinco sobre cem vezes quinhentos e cinquenta igual a setenta e cinco vezes cinco vírgula cinco igual a quatrocentos e doze vírgula cinco.

R$ 412,50quatrocentos e doze reais e cinquenta centavos

2. a)

Sentença matemática: trinta e cinco sobre cinquenta igual a setenta sobre cem igual a setenta por cento.

b)

Sentença matemática: dezoito sobre cento e oitenta igual a um sobre dez igual a dez sobre cem igual a dez por cento.

c)

Sentença matemática: doze sobre duzentos e quarenta igual a um sobre vinte igual a cinco sobre vinte igual a cinco por cento.

d)

Sentença matemática: oitenta e cinco sobre mil igual a oito vírgula cinco sobre cem igual a oito vírgula cinco por cento.

3. 80% de x = 24

 

fração, oitenta sobre cem, fim da fração vezes x igual a vinte e quatro

 

Abaixo, x igual a numerador vinte e quatro vezes cem e denominador oitenta igual a trinta.

Foram disputadas 30 partidas.

4. Faremos por partes:

 

Sentença matemática: quarenta por cento de sessenta igual a quarenta sobre cem vezes sessenta igual a quatro vezes seis igual a vinte e quatro.

Chamando de x a quantia da irmã de Ana, temos:

30% de x = 24

 

Abaixo, trinta sobre cem x igual a vinte e quatro.

 

Abaixo, x igual a numerador vinte e quatro vezes cem e denominador trinta igual a oitenta.

Logo, a irmã de Ana tem R$ 80,00oitenta reais.

5. Se a primeira etapa tem .3710 métros, a segunda terá .6890 métros, pois

dez mil e seiscentos menos três mil setecentos e dez igual a seis mil oitocentos e noventa

. Para saber a porcentagem correspondente, fazemos:

 

Sentença matemática: seis mil novecentos e oitenta sobre dez mil e seiscentos igual a zero vírgula sessenta e cinco igual a sessenta e cinco por cento.

6. O aumento foi de R$ 9,00nove reais (já que 24 15 = 9). Em termos percentuais, fazemos:

 

Sentença matemática: nove sobre quinze igual a zero vírgula seis igual a sessenta por cento.

A taxa foi de 60%.

7. Chamando de p o preço do terno, temos:

8% de p = 40

 

Abaixo, oito sobre cem p igual a quarenta.

 

Abaixo, p igual a numerador quarenta vezes cem e denominador oito, igual a cinco vezes cem igual a quinhentos.

Logo, o preço do terno é R$ 500,00quinhentos reais.

8. Como 100% + 22% = 122%, fazemos:

 

Sentença matemática: cento e vinte e dois por cento vezes trezentos e cinquenta igual a cento e vinte e dois sobre cem vezes trezentos e cinquenta igual a doze vírgula cinco vezes trinta e cinco igual quatrocentos e vinte e sete.

Passou a custar R$ 427,00quatrocentos e vinte e sete reais.

9. Calculando o juro mensal:

 

Sentença matemática: cinco por cento vezes quatrocentos igual a cinco sobre cem vezes quatrocentos igual a cinco vezes quatro igual a vinte.

Então, em 4 meses, serão 4 20 = 80.

Logo, o valor pago será de R$ 480,00quatrocentos e oitenta reais (pois 400 + 80 = 480).

10. Primeiro calculamos o juro mensal:

10,5 : 3 = 3,5

Depois, o quanto isso representa em termos percentuais:

 

Sentença matemática: três vírgula cinco sobre quinhentos igual a zero vírgula sete sobre cem igual a zero vírgula sete por cento.

Ou seja, a taxa mensal da aplicação foi de 0,7%.

CAPÍTULO 8 — PROPORCIONALIDADE

Trocando ideias — página 184

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tenham interesse em conhecer, ao menos, alguns direitos dos idosos, como por exemplo: atendimento preferencial, transporte público gratuito, isenção de pagamento de i pê tê ú, entre outros.

Podemos escrever 1 em cada 3 como

1 terço.

.

Como

Sentença matemática: um terço igual a zero vírgula trinta e três, com traço acima do 33 indicando dízima periódica, aproximadamente trinta e três vírgula trinta e três, com traço acima do 33 indicando dízima periódica, sobre cem.

, a porcentagem é de aproximadamente 33,33%.

Atividades — páginas 185 e 186

1. a) Para R$ 5,00cinco reais a cada R$ 100,00cem reais, tem-se:

Fração: cinco sobre cem.

ou

Fração: um sobre vinte.

ou 5%

b) 15 dos 20 jogos pode ser representado como

Fração: quinze sobre vinte e dois.

c) Acertar 17 de 20 questões pode ser representado como

Fração: dezessete sobre vinte.

d) Para 1 litro de álcool em cada 4 de combustível

Fração: um quarto.

ou 0,25 ou 25%

2. a)

Sentença matemática: oito sobre dez igual a quatro quintos.

b)

Sentença matemática: sete sobre dez igual a setenta sobre cem igual a setenta por cento.

c)

Sentença matemática: cinco oitavos igual a zero vírgula seiscentos e vinte e cinco.

3. a)

Sentença matemática: vinte e quatro sobre trinta igual a oito décimos igual a quatro quintos ou zero vírgula oito.

ou 0,8

b)

Sentença matemática: seis sobre trinta igual a um quinto ou zero vírgula dois.

ou 0,2

c)

Sentença matemática: vinte e quatro sobre seis igual a quatro sobre um.

4. a)

Sentença matemática: cinco centímetros sobre dez centímetros igual a um meio.

b)

Sentença matemática: duzentos gramas sobre quarenta gramas igual a cinco.

c)

Sentença matemática: sete quilos sobre dez vírgula cinco quilos igual a setenta sobre cento e cinco igual a catorze sobre vinte e um igual a dois terços.

d)

Sentença matemática: catorze litros sobre trinta e cinco litros igual a dois quintos.

5. a) Podemos representar a proporção dada como

Sentença matemática: dois quintos igual a zero vírgula quatro igual a quarenta por cento.

b)

32 acertos, pois quarenta por cento vezes oitenta igual a fração, quarenta sobre cem, fim fração vezes oitenta igual a trinta e dois

6. Determinando a razão, temos:

Sentença matemática: dois mil metros sobre três mil e quinhentos metros igual a vinte sobre trinta e cinco igual a quatro sétimos.

7. Podemos expressar a situação como:

 

fração, numerador Medida da área construída, denominador Medida da área livre, fim da fração, igual a

 

fração, numerador Medida da área construída, denominador Medida da área total menos Medida da área construída, fim da fração igual

 

Sentença matemática: fração de numerador quinhentos sobre setecentos e cinquenta menos quinhentos igual quinhentos sobre duzentos e cinquenta igual a dois.

Um pouco de história — página 187

Espera-se que os estudantes pesquisem como a ideia de proporção se desenvolveu na Matemática. Um dos temas que podem ser pesquisados dentro da ideia de proporcionalidade na Matemática é o teorema de Tales e sua história.

Atividades — páginas 187 e 188

8. Sim, pois

Sentença matemática: dois sétimos igual a oito sobre vinte e oito.

.

9. a) Três está para cinco, assim como nove está para quinze; meios: 5 e 9; extremos: 3 e 15.

b) Sete está para oito, assim como catorze está para dezesseis; meios: 8 e 14; extremos: 7 e 16.

10. Os pares são:

 

Sentença matemática: um vírgula cinco sobre três vírgula cinco, igual a três sétimos.

;

 

Sentença matemática: vinte vírgula um sobre trinta e três vírgula cinco igual a três quintos.

;

 

Sentença matemática: dois vírgula cinco sobre três vírgula setenta e cinco igual a dois terços.

11. a) Tomando as medidas de comprimento da altura das figuras, temos:

 

 

fração, numerador Medida no retângulo menor, denominador Medida no retângulo maior, fim da fração, igual a 1 meio

Ou, tomando a relação inversa:

 

 

fração, numerador Medida no retângulo maior, denominador Medida no retângulo menor, fim da fração, igual a 2 sobre 1

b) Tomando as medidas de comprimento da largura das figuras, temos:

 

 

fração, numerador Medida no retângulo menor, denominador Medida no retângulo maior, fim da fração, igual a 3 sextos

Ou, tomando a relação inversa:

 

 

fração, numerador Medida no retângulo maior, denominador Medida no retângulo menor, fim da fração, igual a 6 terços

c) São proporcionais, pois

Sentença matemática: um meio igual a três sextos.

ou

Sentença matemática: dois sobre um igual a seis terços.

.

Atividades — página 190

12. Verificando a validade da propriedade fundamental em cada item, temos:

a) 3 44 = 11 15

132 = 165       Não é válida.

b) 4 40 = 2 0,2

80 = 0,4       Não é válida.

c)

1 meio.

30 = 3 5

15 = 15       É válida.

d) 10 200 = 4 500

2000 = 2000       É válida.

Logo, as igualdades dos itens c e d são proporções.

13. Usando a propriedade fundamental em cada caso:

a)

x sobre cinco igual a vinte e um sobre trinta e cinco, implica que, trinta e cinco x igual a cinco vezes vinte e um, implica que, x igual a cento e cinco sobre trinta e cinco igual a três.

b)

fração, numerador três quartos, denominador um quinto, fim da fração igual a noventa sobre x, implica que, três quartos de x igual a um quinto vezes noventa, implica que, três x sobre quatro igual a dezoito, implica que

3x = 18 4 x =

setenta e dois sobre três

= 24

c)

nove sobre treze igual a x sobre vinte e seis, implica que, treze x igual a nove vezes vinte e seis, implica que, x igual a duzentos e trinta e quatro sobre treze, igual a dezoito

d)

um sétimo igual a fração, numerador x menos seis, denominador quarenta e nove, fim da fração, implica que, sete vezes, abre parênteses, x menos seis, fecha parênteses, igual a quarenta e nove vezes um, implica que, x menos seis igual a quarenta e nove sobre sete, implica que

x 6 = 7 x = 13

e)

fração, numerador dois x mais um, denominador dez, fim da fração igual a menos vinte e um sobre trinta, implica que, trinta vezes, abre parênteses, dois x mais um, fecha parênteses, igual a dez vezes, abre parênteses, menos vinte e um, fecha parênteses, implica que

60x + 30 = − 210 60x = − 210 30

 

implica que, sessenta x mais trinta igual a menos duzentos e quarenta, implica que, x igual a menos duzentos e quarenta sobre sessenta igual a menos quatro

f)

fração, numerador 3 x mais 2, denominador x mais 3, fim da fração igual a menos 40 sobre 25, implica que, menos 40, abre parênteses, x mais 3, fecha parênteses, igual a 25, abre parênteses, 3 x mais 2, fecha parênteses, implica que

− 40x 120 = 75x + 50

− 40x 75x = 50 + 120 − 115x = 170

 

implica que, x igual a menos 170 sobre 115 igual a menos 34 sobre 23

14.

w dividido por dois vírgula cinco igual a fração, três quartos, fim da fração dividido por zero vírgula vinte e cinco, implica que, w sobre dois vírgula cinco igual a fração, numerador três quartos, denominador zero vírgula vinte e cinco, fim da fração, implica que, zero vírgula vinte e cinco w igual a fração, três quartos, fim da fração vezes dois vírgula cinco implica que

 

implica que, zero vírgula vinte e cinco w igual a zero vírgula setenta e cinco vezes dois vírgula cinco, implica que, w igual a um vírgula oitocentos e senta e cinco sobre zero vírgula vinte e cinco igual a sete vírgula cinco

15. Escrevemos a proporção e usamos a propriedade fundamental:

 

fração, numerador quatro k menos um, denominador cinquenta, fim da fração igual a fração, numerador k mais cinco, denominador vinte, fim da fração, implica que, vinte vezes, abre parênteses, quatro k menos um, fecha parênteses, igual a cinquenta vezes, abre parênteses, k mais cinco, fecha parênteses

80k 20 = 50k + 250 80k 50k = 250 + 20

 

trinta k igual a duzentos e setenta, implica que, k igual a duzentos e setenta sobre trinta igual a nove

16. Denominando m a quantidade de sucos de maracujá vendidos, pode-se escrever a seguinte proporção:

 

Sentença matemática: dez sobre seis igual a quinhentos sobre m.

Usando a propriedade fundamental, temos:

 

dez m igual a seis vezes quinhentos, implica que, m igual a fração, numerador seis vezes quinhentos, denominador dez, fim da fração, igual a seis vezes cinquenta igual a trezentos

Logo, foram vendidos 300 sucos de maracujá.

17. Antes de fazer a proporção, precisamos considerar que, em 4 dias, temos um total de 96 horas, já que 24 4 = 96.

Se chamarmos de x o tempo, em minutos, que o relógio atrasará em 96 horas, teremos a seguinte proporção:

 

Sentença matemática: cinco oitavos igual a x sobre noventa e seis.

Então:

 

oito x igual a cinco vezes noventa e seis, implica que, x igual a quatrocentos e oitenta sobre oito igual a sessenta

Logo, em 4 dias, o relógio atrasará 60 minutos (o equivalente a uma hora).

Atividades — página 192

18. Para serem proporcionais, temos:

 

Sentença matemática: quinze sobre vinte e quatro igual a vinte sobre trinta e dois igual a trinta sobre quarenta e oito.

Simplificando cada uma das frações, temos:

 

Sentença matemática: cinco oitavos igual a cinco oitavos igual a cinco oitavos.

Logo, os números 15, 20 e 30 são diretamente proporcionais aos números 24, 32 e 48.

19. Considerando que a + b + c = 600 e que as partes a, b e c são diretamente proporcionais aos números 2, 3 e 5, pode-se escrever:

 

Sentença matemática: a sobre dois igual a b sobre três igual a c sobre cinco igual a k.

Assim:

 

a sobre dois igual a k, implica que, a igual a dois k.

 

b sobre três igual a k, implica que, b igual a três k

 

c sobre cinco igual a k, implica que, c igual a cinco k

Sabendo que a + b + c = 600, então:

2k + 3k + 5k = 600 10k = 600 k = 60

Voltando às equações anteriores e usando que k = 60, obtém-se:

a = 2k

a = 2 60 = 120

b = 3k

b = 3 60 = 180

c = 5k

c = 5 60 = 300

Logo, a divisão de 600 ficará: 120, 180 e 300.

20. Considerando que ei + b = 23,8 e que as partes aê são diretamente proporcionais aos números 5 e 9, pode-se escrever:

 

Sentença matemática: a sobre cinco igual a b sobre nove igual a k.

Assim:

 

a sobre cinco igual a k, implica que, a igual a cinco k.

 

b sobre nove igual a k, implica que, b igual a nove k

Sabendo que a + b = 23,8 , então:

5k + 9k = 23,8 14k = 23,8 k = 1,7

Voltando às equações anteriores e usando que k = 1,7, obtém-se:

a = 5k

a = 5 1,7 = 8,5

b = 9k

b = 9 1,7 = 15,3

Logo, a divisão de 23,8 ficará: 8,5 e 15,3.

21. De acordo com as informações dadas, pode-se escrever:

 

Sentença matemática: a sobre três igual a b sobre cinco igual a c sobre nove igual a dezesseis.

Assim:

 

a sobre três igual a dezesseis, implica que, a igual a três vezes dezesseis, igual a quarenta e oito

 

b sobre cinco igual a dezesseis, implica que, b igual a cinco vezes dezesseis igual a oitenta

 

c sobre nove igual a dezesseis, implica que, c igual a nove vezes dezesseis igual a cento e quarenta e quatro

Logo,

a igual a 48, b igual a 80 e c igual a 144

.

22. Denominando a, b e c, respectivamente, a quantia que Ana, Paula e Carlos receberam, verifica-se:

a + b + c = .60000 e

 

Abaixo, a sobre cinquenta e seis igual a b sobre vinte e quatro igual a c sobre dezesseis igual a k.

Logo:

 

a sobre 56 igual a k, implica que, a igual a 56 k.

 

b sobre 24 igual a k, implica que, b igual a 24 k

 

c sobre 16 igual a k, implica que, c igual a 16 k

Sabendo-se que a + b + c = .60000, então:

56k + 24k + 16k = .60000 96k = .60000

k = 625

Voltando às equações anteriores e usando k = 625, obtemos:

a = 56k

a = 56 625 = .35000​​​

b = 24k

b = 24 625 = .15000​​​

c = 16k

c = 16 625 = .10000​​​

Logo, Ana recebeu R$ 35.000,00trinta e cinco mil reais, Paula recebeu R$ 15.000,00quinze mil reais e Carlos recebeu R$ 10.000,00dez mil reais.

23. Considerando a, b e c, respectivamente, as partes de Karine, Katia e Cristina, pode-se construir:

a + b + c = 120

 

Sentença matemática: s sobre vinte e quatro igual a b sobre vinte e seis igual a c sobre trinta igual a k.

Logo:

 

a sobre 24 igual a k, implica que, a igual a 24 k.

 

b sobre 26 igual a k, implica que, b igual a 26 k

 

c sobre 30 igual a k, implica que, c igual a 30 k

Como sabemos que a + b + c = 120, então:

24k + 26k + 30k = 120 80k = 120 k = 1,5

Voltando às equações anteriores, usando k = 1,5, encontramos a parte de Karine:

a = 24k

a = 24 1,5 = 36

Logo, a parte de Karine é de 36 hectares.

24. Considerando que a + b = 300 e que as partes aê são diretamente proporcionais a 3 e 7, pode-se escrever:

 

Sentença matemática: a sobre três igual a b sobre sete igual a k.

Assim:

 

a sobre 3 igual a k, implica que, a igual a 3 k.

 

b sobre 7 igual a k, implica que, b igual a 7 k

Sabendo que a + b = 300, então:

3k + 7k = 300 10k = 300 k = 30

Voltando às equações anteriores e usando k = 30, obtemos:

a = 3k

a = 3 30 = 90

b = 7k

b = 7 30 = 210

Logo, serão utilizados 90 mililitros da substância a e 210 mililitros da substância B.

25. Considerando que a + b = .16200 e que as partes a ê são diretamente proporcionais a 220 e 140, podemos escrever:

 

Sentença matemática: a sobre duzentos e vinte igual a b sobre cento e quarenta igual a k.

Dessa maneira, temos:

 

a sobre 220 igual a k, implica que, a igual a 220 k.

 

b sobre 140 igual a k, implica que, b igual a 140 k

Como sabemos que a + b = .16200, então:

220k + 140k = .16200 360k = .16200 k = 45

Voltando às equações anteriores e usando k = 45, obtemos:

a = 220k

a = 220 45 = .9900

b = 140k

b = 140 45 = .6300

Logo, o primeiro receberá R$ 9.900,00nove mil novecentos reais e o segundo receberá R$ 6.300,00seis mil trezentos reais.

Atividades — página 194

26. Para serem inversamente proporcionais, devem valer as igualdades:

 

Sentença matemática: fração de numerador três e denominador um sobre sessenta, igual a fração de numerador quatro e denominador um sobre quarenta e cinco igual a fração de numerador cinco e denominador um sobre trinta e seis.

Fazendo os cálculos, temos:

3 60 = 4 45 = 5 36 180 = 180 = 180

Como as relações são válidas, eles são inversamente proporcionais aos números indicados.

27. Para serem inversamente proporcionais, devem valer as igualdades:

 

Sentença matemática: fração de numerador dez e denominador um sobre trinta, igual a fração de numerador oito e denominador um sobre trinta e oito, igual a fração de numerador seis e denominador um sobre cinquenta.

Fazendo os cálculos, temos:

10 30 = 8 38 = 6 50 300 = 304 = 300

Como as relações não são válidas, eles não são inversamente proporcionais aos números indicados.

28. Considerando as informações, temos:

 

Sentença matemática: fração de numerador a e denominador um meio, igual a fração de numerador b e denominador um quinto igual a fração de numerador c e denominador um sétimo igual a setenta.

Logo:

 

a igual a 70 vezes meio, implica que, a igual a 35

 

b igual a 70 vezes 1 quinto, implica que, b igual a 14

 

c igual a 70 vezes 1 sétimo, implica que, c igual a 10

Logo, a = 35, b = 14 e c = 10.

29. Considerando as informações, temos:

a + b + c = 340 e

fração de numerador a e denominador um meio igual a fração de numerador b e denominador um quarto igual a fração de numerador c e denominador um sobre dez igual a k.

Logo:

 

a sobre 1 meio igual a k, implica que, a igual a k sobre 2.

 

b sobre 1 quarto igual a k, implica que, b igual a k sobre 4

 

c sobre 1 décimo igual a k, implica que, c igual a k sobre 10

Sabendo que a + b + c = 340, então:

 

fração, k sobre dois, fim da fração mais, fração, k sobre quatro, fim da fração mais, fração, k sobre dez, fim da fração igual a trezentos e quarenta, implica que, fração, numerador vinte k mais dez k mais quatro k, denominador quarenta, fim da fração igual a trezentos e quarenta, implica que

 

implica que, k igual a fração, numerador trezentos e quarenta vezes quarenta, denominador trinta e quatro, fim da fração igual a quatrocentos

Voltando às equações anteriores e usando

k igual a quatrocentos

, obtém-se:

 

Sentenças matemáticas: a igual a k sobre dois.

 

a igual a quatrocentos sobre dois igual a duzentos

 

b igual a k sobre 4

 

Abaixo, b igual a quatrocentos sobre quatro igual a cem.

 

Abaixo, c igual a k sobre dez.

 

Abaixo, c igual a quatrocentos sobre dez igual a quarenta.

Logo, a divisão será: 200, 100 e 40.

30.

Sentença matemática: a mais b mais c igual a cento e oitenta e dois

e

a sobre três igual a b sobre quatro igual a c sobre seis igual a k.

Logo:

 

a sobre 3 igual a k, implica que, a igual a 3 k.

 

b sobre 4 igual a k, implica que, b igual a 4 k

 

c sobre 6 igual a k, implica que, c igual a 6 k

Sabendo que a + b + c = 182, então:

 

três k mais quatro k mais seis k igual a cento e oitenta e dois, implica que, treze k igual a cento e oitenta e dois, implica que, k igual a cento e oitenta e dois sobre treze, igual a catorze

Voltando às equações anteriores e usando k = 14, obtém-se:

a = 3k

a = 3 14 = 42

b = 4k

b = 4 14 = 56

c = 6k

c = 6 14 = 84

Logo, a divisão será: 42, 56 e 84.

31. Segundo os dados, considerando a parte da herança dos herdeiros de 20, 30 e 60 anos, respectivamente, temos:

ei + b + c = .60000 e

fração, numerador a, denominador um sobre vinte, fim da fração igual a fração, numerador b, denominador um sobre trinta, fim da fração igual a fração, numerador c, denominador um sobre sessenta, fim da fração igual a k

Logo:

 

fração, a sobre 1 sobre 20, fim da fração igual a k, implica que, a igual a fração, k sobre 20, fim da fração.

 

fração, b sobre 1 sobre 30, fim da fração igual a k, implica que, b igual a fração, k sobre 30, fim da fração

 

fração, c sobre 1 sobre 60, fim da fração igual a k, implica que, c igual a fração, k sobre 60, fim da fração

Como sabemos que a + b + c = .60000, então:

 

fração, numerador k, denominador vinte, fim da fração mais fração, numerador k, denominador trinta, fim da fração mais fração, numerador k, denominador sessenta, fim da fração igual a 60 mil, implica que

 

implica que, fração, numerador 3 k mais 2 k mais k, denominador sessenta, fim da fração igual a 60 mil, implica que

 

implica que, k igual fração, numerador 60 mil vezes 60, denominador 6, fim da fração igual a 600 mil

​​​

Voltando às equações anteriores e usando k = .60000, obtemos:

 

a igual a k sobre vinte.

 

Abaixo, a igual a seiscentos mil sobre vinte igual a trinta mil.

 

b igual a k sobre trinta.

 

Abaixo, b igual a seiscentos mil sobre trinta igual a vinte mil.

 

c igual a k sobre sessenta.

 

Abaixo, a igual a seiscentos mil sobre sessenta igual a dez mil.

Logo, considerando os herdeiros de 20, 30 e 60 anos, receberão, respectivamente: R$ 30.000,00trinta mil reais, R$ 20.000,00vinte mil reais e R$ 10.000,00dez mil reais.

32. Podemos escrever:

 

Sentença matemática: a mais b mais c igual a duzentos e sessenta

e

fração, numerador a, denominador um meio, fim da fração igual a fração, numerador b, denominador um terço, fim da fração igual a fração, numerador c, denominador um quarto, fim da fração igual a k

Logo:

 

fração, a sobre 1 meio, fim da fração igual a k, implica que, a igual k sobre 2

 

fração, b sobre 1 terço, fim da fração igual a k, implica que, b igual a k sobre 3

 

fração, c sobre 1 quarto, fim da fração igual a k, implica que, c igual a k sobre 4

Sabendo que

Sentença matemática: a mais b mais c igual a duzentos e sessenta

, então:

 

fração, numerador k, denominador 2, fim da fração mais fração, numerador k, denominador 3, fim da fração mais fração, numerador k, denominador 4, fim da fração igual a 260, implica que fração, numerador 6k mais 4k mais 3k, denominador 12, fim da fração igual a 260, implica que

 

implica que, k igual fração, numerado 260 vezes 12, denominador 13, fim da fração igual a 240

Voltando às equações anteriores e usando

k igual a duzentos e quarenta

, obtemos:

 

a igual a k sobre dois

 

Abaixo, a igual a duzentos e quarenta sobre dois igual a cento e vinte.

 

b igual a k sobre três.

 

Abaixo, b igual a duzentos e quarenta sobre três igual a oitenta.

 

c igual a k sobre quatro.

 

Abaixo, c igual a duzentos e quarenta sobre quatro igual a sessenta.

Logo, teremos 120 laranjas na primeira caixa, 80 na segunda e 60 na terceira.

33. Se chamarmos de a o número de livros de Beto, de b o de Ana e de c o de Vera, teremos:

 

a mais b mais c igual a 33

e

fração, numerador a, denominador um, fim da fração igual a fração, numerador b, denominador um meio, fim da fração igual a fração, numerador c, denominador um terço, fim da fração igual a k

Logo:

 

a sobre 1 igual a k, implica que, a igual a k .

 

fração, b sobre 1 meio, fim da fração igual a k, implica que, b igual a k sobre 2

 

fração, c sobre 1 terço, fim da fração igual a k, implica que, c igual a k sobre 3

Sabendo que

a mais b mais c igual a 33

, então:

 

k mais fração, numerador k, denominador 2, fim da fração mais fração, numerador k, denominador 3, fim da fração, igual a 33, implica que, fração, numerador 6 k mais 3 k mais 2 k, denominador 6, fim da fração igual a 33, implica que, k igual a fração, numerador 33 vezes 6, denominador 11, fim da fração igual a 18

 

Voltando às equações anteriores e usando

k igual a dezoito

, temos:

 

Sentenças matemáticas: a igual k.

 

Abaixo, a igual a dezoito.

 

Abaixo, b igual a k sobre dois.

 

Abaixo, b igual a dezoito sobre dois igual a nove

 

Abaixo, c igual a k sobre três.

 

Abaixo, c igual a dezoito sobre três igual a seis.

Logo, Beto recebeu 18 livros, Ana 9 livros e Vera 6 livros.

Atividades – página 198

34. a) Diretamente proporcionais.

b) Inversamente proporcionais.