Parte 5
c) Diretamente proporcionais.
d) Inversamente proporcionais.
e) Diretamente proporcionais.
f) Inversamente proporcionais.
35. a) São grandezas diretamente proporcionais, pois
cinco sobre dez igual a trinta e cinco sobre setenta igual a um meio.
b) Pelos dados apresentados, temos:
Quando q = 5, c = 35
Quando q = 10, c = 70
Logo, podemos escrever:
c sobre q igual a trinta e cinco sobre cinco, implica que, c sobre q igual a sete, implica que, c igual a sete vezes q
c) Utilizando a expressão encontrada no item b (
c igual a sete vezes q.):
Quando q = 11, temos q = 7 ⋅ 11 = 77
Quando 98 = 7q ⇒ q = 98 : 7 = 14
Logo, o quadro com essas informações pode ficar assim:
QUANTIDADE DE CANETAS |
CUSTO (R$) |
---|---|
5 |
35 |
10 |
70 |
11 |
77 |
14 |
98 |
36. a)
Sentença matemática: vinte e quatro sobre trinta e dois igual a doze sobre dezesseis, igual a três quartos.b)
Sentença matemática: dois mil e quinhentos sobre mil oitocentos e setenta e cinco igual a quinhentos sobre trezentos e setenta e cinco igual a cem sobre setenta e cinco igual a quatro terços.c) À medida que o número de funcionários aumenta, o valor do prêmio recebido diminui. Assim, as grandezas podem ser consideradas inversamente proporcionais.
37. a)
Fração: cinco oitavos.b)
Sentença matemática: mil sobre mil e seiscentos igual a dez sobre dezesseis igual a cinco oitavos.c) Conforme o número de horas aumenta, a quantidade de parafusos produzidos também aumenta. Assim, as grandezas são diretamente proporcionais.
d) Usando os dados do quadro, podemos calcular
p sobre t:
Se
p igual a mil, t igual a 5, temos p sobre t igual a mil sobre cinco igual a duzentosSe
p igual a mil e seiscentos, t igual a 8, temos p sobre t igual a mil e seiscentos sobre oito igual a duzentosDessa fórma, podemos escrever:
p sobre t igual a duzentos, implica que, p igual a duzentos vezes t.
e) Usando a relação encontrada, quando t = 36, temos p = 200 ⋅ 36 = .7200.
Logo, são produzidos .7200 parafusos em 36 horas.
38. Não, nada garante essa possibilidade, pois o número de dias em que chove e o número de dias do mês não são direta nem inversamente proporcionais.
Atividades — página 200
39. Podemos construir o quadro:
NÚMERO DE ESCAVADEIRAS |
AREIA TRANSPORTADA (EM m3) |
---|---|
3 |
200 |
x |
1.600 |
Como são grandezas diretamente proporcionais (quando dobro o número de escavadeiras, terei o dobro de areia transportada), então vale a relação:
Sentença matemática: três sobre x igual a duzentos sobre mil e seiscentos.
Logo,
duzentos x igual a três vezes mil e seiscentos, implica que, x igual a fração de numerador três vezes mil e seiscentos e denominador duzentos igual a fração de numerador três vezes dezesseis e denominador dois, igual a vinte e quatro
Serão necessárias 24 escavadeiras.
40. Podemos construir o quadro, lembrando que se uma hora = 60 minutos, então duas horas = 120 minutos.
ÁREA IRRIGADA |
TEMPO |
---|---|
2 |
40 |
x |
120 |
Como são grandezas diretamente proporcionais (quando dobro o tempo, terei o dobro de área irrigada), então vale a relação:
dois sobre x igual a quarenta sobre cento e vinte
Logo,
quarenta x igual a dois vezes cento e vinte, implica que, x igual a fração de numerador dois vezes cento e vinte e denominador quarenta igual a fração de numerador dois vezes três e denominador um igual a seis
Serão irrigados 6 hectares.
41. Podemos construir o quadro, sem indicar a velocidade, já que ela não sofrerá alteração.
ÓLEO DE COPAÍBA(EM L) |
DISTÂNCIA PERCORRIDA(EM km) |
---|---|
10 |
80 |
x |
200 |
Como são grandezas diretamente proporcionais (quando dobro distância percorrida, terei o dobro gasto de óleo), então vale a relação:
Sentença matemática: dez sobre x igual a oitenta sobre duzentos.
Logo,
oitenta x igual a dez vezes duzentos, implica que, x igual a numerador dez vezes duzentos e denominador oitenta igual a duzentos sobre oito igual a vinte e cinco
Serão utilizados 25 litros de óleo de copaíba.
42. Podemos construir o quadro, lembrando que 1 quilograma = .1000 gramas.
AMOSTRA (EM g) |
OURO (EM g) |
---|---|
100 |
0,2 |
1.000 |
x |
Como são grandezas diretamente proporcionais (quando dobro a amostra de minério, dobro o ouro extraído), então vale a relação:
Sentença matemática: cem sobre mil igual a zero vírgula dois sobre x.
Logo,
cem x igual a zero vírgula dois vezes mi, implica que, x igual a fração de numerador zero vírgula dois vezes mil e denominador cem, igual a zero vírgula dois vezes dez igual a dois
Serão extraídos 2 gramas de ouro.
43. Podemos construir o quadro:
VELOCIDADE MÉDIA(km/h) |
TEMPO(min) |
---|---|
160 |
40 |
200 |
x |
Como são grandezas inversamente proporcionais (quando dobro a velocidade, usarei metade do tempo para percorrer a mesma distância), então vale a relação:
Sentença matemática: cento e sessenta sobre duzentos igual a x sobre quarenta.
Logo,
duzentos x igual a quarenta vezes cento e sessenta, implica que, x igual a fração de numerador quarenta vezes cento e sessenta sobre duzentos igual a fração de numerador quatro sobre dezesseis e denominador dois, igual a trinta e dois
O trem levará 32 minutos nessa nova velocidade.
44. Podemos construir o quadro, observando que o número de operários é o mesmo nas duas situações.
NÚMERO DE HORAS TRABALHADAS POR DIA |
NÚMERO DE DIAS PARA CONCLUIR A OBRA |
---|---|
8 |
20 |
5 |
x |
Como são grandezas inversamente proporcionais (quando dobro o número de horas trabalhadas por dia, precisarei da metade do número de dias para concluir a obra), então vale a relação:
Sentença matemática: oito quintos igual a x sobre vinte.
Logo,
cinco x igual a oito vezes vinte, implica que, x igual fração de numerador oito vezes vinte e denominador cinco, igual fração de numerador três vezes dezesseis e denominador dois igual a trinta e dois
A equipe faria a obra em 32 dias.
45. Podemos construir o quadro:
NÚMERO DE TELEFONISTAS |
NÚMERO DE LIGAÇÕES ATENDIDAS POR TELEFONISTA |
---|---|
3 |
125 |
5 |
x |
Como são grandezas inversamente proporcionais (quando dobro o número de telefonistas, cada telefonista atenderá metade das ligações), então vale a relação:
Sentença matemática: três quintos igual a x sobre cento e vinte e cinco.
Logo,
cinco x igual a três vezes cento e vinte e cinco, implica que, x igual a fração de numerador três vezes cento e vinte e cinco e denominador cinco, igual a três vezes vinte e cinco igual a setenta e cinco
Cada telefonista atenderá, em média, 75 ligações.
46. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes façam uma lista com diferentes grandezas, podendo incluir aquelas já trabalhadas ao longo desse capítulo. Essa listagem pode ser feita em colaboração com o professor de Ciências.
47. Respostas pessoais. Exemplos de elaboração:
a) Uma loja de sucos precisa de 30 laranjas para completar 6 copos. Quantos copos serão necessários para completar 15 copos? (Resposta: 75 laranjas)
b) Um tanque de combustível utiliza duas bombas para ser esvaziado em uma hora. Para ser esvaziado em 15 minutos, quantas bombas precisam ser utilizadas? (Resposta: 8 bombas)
Revisão dos conteúdos desse capítulo — Página 201
1. a)
Sentença matemática: sessenta e quatro mil sobre dois mil igual a sessenta e quatro sobre dois igual a trinta e dois.b)
Sentença matemática: cinco sobre vinte e cinco igual a um quinto.c)
Sentença matemática: quatro sobre cem igual a dois sobre cinquenta igual a um sobre vinte e cinco.d)
Sentença matemática: dois oitavos igual a um quarto.2.
Sentença matemática: vinte e oito sobre vinte igual a catorze sobre dez igual a sete quintos.3. Se chamarmos de x a população dessa cidade, teremos:
Sentença matemática: um sobre três mil igual a quarenta e dois sobre x.
Utilizando a propriedade fundamental das proporções, podemos escrever:
1 ⋅ x = 42 ⋅ .3000 ⇒ x = .126000
Logo, a cidade tem .126000 habitantes.
4. a)
x sobre dez igual a catorze vírgula quatro sobre doze ⇒ 12x = 10 ⋅ 14,4 ⇒ x =
cento e quarenta e quatro sobre doze ⇒
⇒ x = 12
b)
sete sobre catorze igual a três vírgula cinco sobre x, implica que, sete x igual a catorze vezes três vírgula cinco, implica que, x igual a quarenta e nove sobre sete, implica que, x igual a sete5. Testando a propriedade fundamental em cada item:
a) 10 ⋅ 10 = 5 ⋅ 20
100 = 100 Verdadeira, formam uma proporção.
b)
Sentença matemática: zero vírgula cinco vezes doze igual a vinte e cinco vezes um quarto.6 = 6325 Falsa, não formam uma proporção.
c) 25 ⋅ 3 = 1,5 ⋅ 50
75 = 75 Verdadeira, formam uma proporção.
d)
vinte e cinco x igual a quinze vezes quarenta, implica que, x igual a fração, numerador quinze vezes quarenta, denominador vinte e cinco, fim da fração igual a fração, numerador três vezes quarenta, denominador cinco, fim da fração igual a três vezes oito igual a vinte e quatro5 = 20 Falsa, não formam uma proporção.
Logo, formam proporções: itens a ê cê.
6. Se chamarmos de x a quantidade (em gramas) desse produto químico que deve ser adicionado à água, teremos a seguinte proporção:
Sentença matemática: quarenta sobre trezentos e vinte igual a x sobre doze mil.
Logo,
320x = 40 ⋅ .12000
x igual a fração, numerador quarenta vezes doze mil, denominador trezentos e vinte, fim da fração igual a doze mil sobre oito igual a mil e quinhentos
Portanto, serão necessários .1500 gramas desse produto, ou seja, 15 pacotes de 100 gramas cada um.
7. Chamando de x o tempo procurado, fazemos:
Sentença matemática: vinte e cinco sobre sete igual a setenta sobre x.
Daí,
vinte e cinco x sobre sete vezes setenta, implica que, x igual a quatrocentos e noventa sobre vinte e cinco igual a dezenove vírgula seis
Serão 19,6 minutos de anúncios.
8. Considerando a, b e c, respectivamente, a dívida dos sócios a, B e C, podemos escrever:
a + b + c = .42000
a sobre vinte mil igual a b sobre tinta e cinco mil igual a c sobre quarenta e cinco mil igual a k
Assim, teremos:
a = .20000k
b = .35000k
c = .45000k
Como a + b + c = .42000, então
.20000k + .35000k + .45000k = .42000
k igual a quarenta e dois mil sobre cem mil igual a quarenta e dois sobre cem igual a zero vírgula quarenta e dois
Voltando às relações anteriores e usando k = 420, calculamos cada uma das dívidas:
a = .20000k
a = .20000 ⋅ 0,42 = .8400
b = .35000k
b = .35000 ⋅ 0,42 = .14700
c = .45000k
c = .45000 ⋅ 0,42 = .18900
Portanto, os sócios a, B e C, tiveram as seguintes dívidas, nessa ordem: R$ 8.400,00oito mil quatrocentos reais; R$ 14.700,00quatorze mil setecentos reais e R$ 18.900,00dezoito mil novecentos reais.
9. Podemos organizar um quadro, lembrando que se forem empregados mais 10 homens, teremos um total de 25 homens.
NÚMERO DE HOMENS |
NÚMERO DE DIAS |
---|---|
15 |
40 |
25 |
x |
Como são grandezas inversamente proporcionais (quando dobro o número de homens, levará metade do tempo para ficar pronto), então vale a relação:
Sentença matemática: quinze sobre vinte e cinco igual a x sobre quarenta.
Logo,
vinte e cinco x igual a quinze vezes quarenta, implica que, x igual a fração, numerador quinze vezes quarenta, denominador vinte e cinco, fim da fração igual a fração, numerador três vezes quarenta, denominador cinco, fim da fração igual a três vezes oito igual a vinte e quatro
O serviço será feito em 24 dias.
10. Podemos montar o quadro, considerando que para fazer os cálculos de maneira mais adequada, usamos que 4 dias e 4 horas = (4 ⋅ 24 + 4) horas = 100 horas e que 6 dias e 6 horas = (6 ⋅ 24 + 6) horas = 150 horas
NÚMERO DE MARUJOS |
TEMPO (EM HORAS) |
---|---|
12 |
100 |
x |
150 |
Como são grandezas inversamente proporcionais (quando dobro o número de marujos, levará metade do tempo para ficar pronto), então vale a relação:
Sentença matemática: doze sobre x igual a cento e cinquenta sobre cem.
Logo,
cento e cinquenta x igual a doze vezes cem, implica que, x igual a fração, numerador doze vezes cem, denominador cento e cinquenta, fim da fração igual a fração, numerador doze vezes dez, denominador quinze, fim da fração igual a oito
Serão necessários 8 marujos.
CAPÍTULO 9 — TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Trocando ideias — página 202
• Espera-se que os estudantes observem, pelo menos, alguns eixos de simetria, como os indicados a seguir:
• Respostas pessoais. Espera‒se que os estudantes pesquisem o assunto na internet ou procurem professores de outras áreas que possam dar dicas. Em especial, você pode indicar a busca no portal da cultura afro-brasileira (disponível em: https://oeds.link/QcNAoU, acesso em: 1º julho 2022).
Veja que interessante — página 206
Exemplo de resposta: é possível reconhecer translações.
Atividades — página 207
1. Após verificar as distâncias entre pontos correspondentes, podemos concluir que as medidas das distâncias são diferentes; desse modo, a Figura 2 não foi obtida por meio de uma translação. No caso, foi por meio de uma reflexão em relação a uma reta.
2.
3. Sim. A obra tem o formato de um quadrado. Se traçarmos suas diagonais e marcarmos o ponto de intersecção delas, as figuras amarelas serão simétricas em relação a esse ponto.
4.
5. a) Figura B, pois é uma reflexão da figura a em relação à reta r.
b) Figura D, pois é uma reflexão da figura a em relação à reta s.
c) Figura C, pois é uma reflexão da figura a em relação ao ponto óh.
6. Podemos pensar o contorno da figura 1 como o contorno de um quadrado, e um exemplo de simetria de reflexão seria em relação às retas que contêm as diagonais desse quadrado.
7. Exemplo de resposta:
Tecnologias digitais em foco — página 209
Explore: Espera‒se que os estudantes respondam que as medidas do comprimento dos lados e da abertura dos ângulos correspondentes são iguais.
Atividades — páginas 212 e 213
8. Resposta pessoal. Exemplo de resposta.
9. Resposta pessoal. Espera‒se que os estudantes, a fim de construir o triângulo simétrico por meio de uma translação, determinem o sentido, a direção e a distância. Veja o passo a passo de um exemplo:
1º) Construir um triângulo á bê cê qualquer:
2º) Determinar a direção, o sentido e distância da translação: paralela ao lado
BC(direção), para a direita (sentido), a 5 centímetros (distância).
3º) Prolongar o lado
BCe, com o auxílio de um compasso, com a abertura de 5 centímetros, a partir do ponto B, marcar o ponto bê linha e, a partir do ponto C, marcar o cê linha.
4º) O ponto á linha será obtido ao traçar arcos de medida iguais às medidas dos lados
Lado BA.e
Lado CA., com centros em bê linha e cê linha, respectivamente.
5º) Unindo os pontos, obtemos o triângulo a linha bê linha cê linha.
10. a) Mariana pode utilizar a ferramenta “Polígonos” ou “Segmento” combinada com a ferramenta “Ângulo”.
b) Para que a figura desenhada seja considerada um losango, a soma das medidas dos ângulos deve ser 360 graus, a medida do comprimento dos lados deve ser a mesma e as medidas dos ângulos de vértices opostos têm de ser iguais.
c) Formada por 8 losangos.
d) As transformações podem ser feitas em ambos os sentidos (horário ou anti-horário). No sentido horário, para obter éfe₅, podemos rotacionar éfe₁ em um ângulo de medida da abertura de 180 graus; para obter éfe₃, podemos rotacionar éfe₁ em um ângulo de medida da abertura de 90 graus. Já no sentido anti-horário, rotacionamos éfe₁ em um ângulo de medida da abertura de 270 graus para obter éfe₃ e, também, em um ângulo de medida da abertura de 180 graus para obter éfe₅.
e) Para obter os losangos, seja no sentido horário, seja no anti-horário, a rotação pode ser feita aumentando-se 45 graus de cada vez. Por exemplo, no sentido horário, obtemos éfe₂ rotacionando éfe₁ em um ângulo de medida da abertura de 45 graus, éfe₃ em um ângulo de medida da abertura de 90 graus, éfe₄ em um ângulo de medida da abertura de 135 graus, éfe₅ em um ângulo de medida da abertura de 180 graus, éfe₆ em um ângulo de medida da abertura de 225 graus, éfe₇ em 270 graus e éfe₈ em um ângulo de medida da abertura de 315 graus.
11. Resposta pessoal, em que cada estudante deve elaborar o roteiro com base nos estudos sobre o GeoGebra.
Uma possibilidade de roteiro: para o último item (usar reflexão no lugar de rotação):
1. Construa um triângulo equilátero á bê cê.
2. Faça a reflexão do triângulo á bê cê em relação à reta
AB, encontrando o triângulo á bê dê.
3. Faça a reflexão do triângulo á bê cê em relação à reta
AC, encontrando o triângulo á cê ê.
4. Faça a reflexão do triângulo á bê cê em relação à reta
BC, encontrando o triângulo bê éfe cê.
5. Faça a reflexão do triângulo dê ê éfe em relação à reta
EF, encontrando o triângulo é éfe gê e também o triângulo interno . cê agá i
6. Identifique os pontos H, I e G.
7. Faça a reflexão do triângulo bê éfe cê em relação à reta
BF, encontrando o triângulo bê éfe jota.
8. Faça a reflexão do triângulo á cê ê em relação à reta
AE, encontrando o triângulo á cá ê.
9. Faça a reflexão do triângulo cê éfe agá em relação à reta
FH, encontrando o triângulo éle éfe agá.
10. Faça a reflexão do triângulo cê ê í em relação à reta
EI, encontrando o triângulo ême ê i.
Atividades — página 215
12. Os pares ordenados de abscissa 0, ou seja, C e F, estão sobre o eixo das ordenadas, uma vez que não possuem deslocamento horizontal; e que os pares de ordenadas 0, ou seja, B e F, estão sobre o eixo das abscissas, uma vez que não possuem deslocamento vertical.
Assim, a localização dos pontos no plano cartesiano ficará da seguinte maneira:
13. a(‒1, 2), B(0, 2), C(0, ‒1) e D(‒3, ‒1).
14. Está localizado no 3º quadrante. Espera‒se que os estudantes façam a justificativa pelo fato de que as coordenadas de todos os vértices têm ordenadas e abscissas negativas e, desse modo, somente podem estar localizadas no terceiro quadrante.
15. Observando a localização dos pontos, podemos verificar que os vértices do triângulo pertencem ao 1º quadrante ( a), 3º quadrante (B) e 4º quadrante (C).
16. Podemos fazer a representação dos pontos a ê bê e, a partir das informações dadas, podemos encontrar os pontos C e D:
Logo, os outros vértices desse quadrado são: (4, ‒4) e (1, ‒4). Nesse exercício, também é possível estimar os pontos conhecendo a distância entre o ponto A e o ponto B (3 unidades). Assim, os vértices C e D serão o deslocamento em 3 unidades dos pontos a ê bê, resultando na representação indicada anteriormente.
17. Uma resposta possível é:
Atividades — páginas 219 e 220
18. a) (3, 5), a B(1, 3), C(2, 1) D(4, 1), (6, 3) e ê F(4, 3).
b) Corresponderá a uma ampliação.
c) á linha(6, 10), bê linha(2, 6), cê linha(4, 2) dê linha(8, 2), é linha(12, 6) e éfe linha(8, 6).
d)
19. Podemos escrever as coordenadas dos vértices do triângulo a linha bê linha cê linha como á linha(2, 2), bê linha(4, 6) e cê linha(8, 2). Dividindo então os valores por 2 ou por 4, temos as seguintes possibilidades de resposta para as coordenadas do triângulo á bê cê:
a(1, 1), B(4, 3) e C(4, 1)
Ou
A abre parênteses 1 meio, 1 meio fecha parênteses
,
B abre parênteses 1, 3 meio fecha parêntesese
C abre parênteses 2, 1 meio fecha parênteses20. a)
b) C(‒2, 3) e D(‒2, 0)
c) Um retângulo.
d) Exemplo de resposta: a(2, 4) e B(2, 0).
21. Os estudantes devem obter um polígono cujos vértices são: éfe linha(‒1, ‒3), gê linha(‒1, ‒2), agá linha(‒2, ‒2), í linha(‒2, ‒1), jota linha(‒3, ‒1), cá linha(‒3, ‒2), éle linha(‒4, ‒2), ême linha(‒4, ‒3), êne linha(‒3, ‒3), ó linha(‒3, ‒4), pê linha(‒2, ‒4) e quê linha(‒2, ‒3).
22.
São: bê linha(0, 0), cê linha(4, ‒2) e dê linha(2, ‒4).
23. Para essa reflexão, basta considerar os pontos com mesmas ordenadas e abscissas opostas, ou seja, á linha(3, ‒1), bê linha(2, ‒3), cê linha(0, ‒2) e dê linha(1, 0).
Vejamos as coordenadas dos pontos em cada alternativa:
a) (3, 1), á linha (2, 3), bê linha (0, 2) e cê linha (1, 0) dê linha
b) á linha(‒3, ‒1), bê linha(‒2, ‒3), cê linha(0, ‒2) e dê linha(‒1, 0)
c) á linha(3, ‒1), bê linha(2, ‒3), cê linha(0, ‒2) e dê linha(1, 0)
Logo, alternativa correta é a c.
24. O triângulo obtido como resultado é simétrico em relação à origem quando comparado ao triângulo original. O vértice ficará no 3º quadrante.
25. Para essa reflexão, basta considerar os opostos das abscissas e das ordenadas dos pares existentes. Nessa ordem: 4º quadrante, 3º quadrante e 1º quadrante.
26. Observando as figuras, podemos afirmar que:
• o triângulo B é simétrico ao triângulo a em relação ao eixo y;
• o triângulo C é simétrico ao triângulo a em relação ao eixo x;
• o triângulo D é simétrico ao triângulo a em relação à origem.
Portanto, a alternativa c é a correta.
27. a) Falsa. O triângulo está localizado no 1º e 2º quadrantes.
b) Verdadeira.
c) Falsa. As coordenadas dos vértices do triângulo simétrico em relação ao eixo y são á linha(3, 1), bê linha(1, 3) e cê linha(‒2, 1).
d) Verdadeira.
Veja que interessante — página 221
Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes observem diferentes objetos e percebam essas transformações, sempre lembrando que estamos tratando de objetos não planos. Exemplos: uma janela, uma tela de TV, uma cadeira etcétera.
Revisão dos conteúdos desse capítulo — páginas 222 e 223
1. Não foi obtida por uma translação, pois as distâncias entre os pontos correspondentes não são iguais.
2. Resposta pessoal. Vejamos uma possibilidade:
3.
4.
5.
6. Vejamos uma possível resposta:
7.
8. á linha(‒3, ‒3), bê linha(‒2, ‒3), cê linha(0, ‒2), dê linha(‒2, ‒1), é linha(‒3, ‒1) e éfe linha(‒5, ‒2).
9. á linha(3, 0), bê linha(1, –1), cê linha(0, –3) e dê linha(0, 0)
10. Coordenadas do polígono: a(‒3, 1); B(‒1, ‒2); C(‒2, ‒4); D(‒4, ‒4); ê(‒6, ‒2).
Exemplo de construção:
É hora de extrapolar — páginas 224 e 225
1. a) Os dois símbolos são formados pelo mesmo número de retângulos para nos lembrar de que todas as pessoas são iguais, e que, independentemente de habilidades ou deficiências, somos unidos em nossa humanidade.
b) Sim. O símbolo das Olimpíadas possui simetria de rotação e o das Paralimpíadas, de reflexão.
c) Resposta pessoal. Espera‒se que os estudantes comentem o que entendem por diversidade.
2. a) São 20 medalhas de prata em um total de setenta e duas medalhas. Como
Fração: um terço.de 72 é 24, podemos dizer que menor de 33% das medalhas foi de prata.
b) Fazemos
Sentença matemática: vinte e dois sobre setenta e dois aproximadamente zero vírgula três zero cinco cinco aproximadamente trinta vírgula cinquenta e cinco por cento..
c) Respostas pessoais.
3. a) Para nadar 50 , ela levou 26,82 métros , então para nadar segundos 100 , nessa velocidade, ela levaria o dobro do tempo, ou seja, levaria 53,64 segundos (já que 2 métros ⋅ 26,82). Seguindo o mesmo raciocínio, levaria o dobro desse último tempo para percorrer 200 , ou seja, (2 métros ⋅ 53,64) segundos = 107,28 segundos = 60 segundos + 47,28 segundos = 1 minuto 47,28 . segundos
b) Exemplo de resposta: a atleta pode ter se cansado e nadado com uma medida de velocidade inferior à que nadou os primeiros 50 métros.
UNIDADE 4
CAPÍTULO 10 — GRANDEZAS E MEDIDAS
Trocando ideias — página 228
• Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes apontem alguns aspectos, como: mais fiscalização e contrôle das áreas em desmatamento; eliminar a comercialização de carnes ilegais; punir quem faz venda de madeira ilegal; entre outros.
• A medida da área de um campo de futebol, em métro quadrado, pode ser calculada assim:
10 ⋅ 68 = .7140
Para comparar com a área desmatada, precisamos passar essa medida para : quilômetros quadrados
sete mil cento e quarenta metros quadrados igual a fração, numerador sete mil cento e quarenta, denominador mil vezes mil, fim da fração quilômetros quadrados, igual a zero vírgula zero, zero, sete, um, quatro quilômetros quadrados
Como a área desmatada foi de .13235 quilômetros quadrados, para saber quantos campos correspondem, fazemos:
Sentença matemática: treze mil duzentos e trinta e cinco sobre zero vírgula zero, zero, sete, um, quatro aproximadamente um milhão oitocentos e cinquenta e três mil e seiscentos e quarenta e um.
Cerca de .1853 641 campos de futebol.
Atividades — páginas 231 e 232
1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apresentem sugestões, como: usar barbantes, cordas, palmos, entre outras.
2. a) Nesse caso, 2 xícaras corresponderão a 480 mililitros (pois 2 ⋅ 240 = 480). Como meio litro corresponde a 500 , é o suficiente para essa receita. mililitros
b) Para fazer uma receita são necessárias duas xícaras de açúcar, então, para fazer duas receitas e meia, serão necessárias 5 xícaras de açúcar (já que 2 ⋅ 2,5 = 5). Se 5 xícaras de açúcar correspondem a 1 quilograma, então, cada xícara corresponderá a 0,2 quilograma (1 : 5 = 0,2).
3. a) Considerando a maior estimativa de trajeto, temos: 915 quilômetros : 11 quilômetros por litro ≃ 83,2 litros de combustível, pois 915 : 11 ≃ 83,2
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que dentro do contexto, para uma distância total de mais de 900 quilômetros, a diferença de 0,2 quilômetro é bem pequena.
c) Resposta pessoal. Uma possibilidade de resposta: em um percurso tão longo, há diferentes opções de caminho e, assim, pequenas diferenças de distância.
4. a) A diferença é de 0,1 milímetro (pois 5,4 ‒ 5,3 = 0,1).
b) Espera-se que os estudantes se questionem sobre qual parafuso pode ser utilizado no motor. Considerando normas de segurança, é importante utilizar o parafuso de maior diâmetro, a fim de evitar que peças fiquem folgadas e desencaixem durante o uso.
5. As respostas são pessoais. Vejamos algumas possibilidades.
a) Em uma fábrica de bebidas, se for desperdiçado 1 litro, deve ser tão pouco diante da produção total, que não é significativo.
b) Para medicar um recém-nascido a dosagem não pode ser errada, mesmo uma diferença de apenas 1 mililitro pode afetar o tratamento.
6. As respostas deste exercício dependem da vivência dos estudantes. Espera-se que a discussão sobre temperaturas mostre que a previsão para determinado dia pode não refletir a temperatura medida, mas sim, uma estimativa do seu provável valor naquele dia. Para o item c, você pode indicar a pesquisa em sites, por exemplo:
A importância da previsão do tempo. Disponível em: https://oeds.link/1Ge8wP. Acesso em: 12 maio 2022.
7. Respostas pessoais. Vejamos alguns exemplos:
Ao fazer uma receita de bolo; para estimar o tempo que levará para chegar a um compromisso; ao comprar uma peça de roupa para outra pessoa.
8. Respostas pessoais. Vejamos alguns exemplos:
a) O modo de posicionar a régua (onde começa e onde termina a leitura, a inclinação da régua) ao medir, por exemplo, a altura desse objeto vai interferir na medida obtida. Há também a possibilidade de réguas diferentes terem sutis diferenças na gradação.
b) Resposta pessoal. Podem indicar cor, tipo de matéria, tamanho etcétera.
9. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que as diferenças ocorrem principalmente devido ao momento de acionar e de desligar o cronômetro.
Atividades — página 234
10. Resposta pessoal. Um exemplo de resposta seria subdividir a figura em mais quadradinhos.
11. a) 16 triângulos, ou seja, 16 . unidades de medida de área
b) A peça pode ser subdividida em 32 triângulos, assim, 32 unidades de medida de área.
12. A resposta dependerá das dimensões da sala de aula.
13. Se utilizarmos como unidade de medida de área (u), por exemplo, os quadradinhos em que a figura do item b está dividida, poderemos calcular a medida da área de cada figura.
a) 6 u
b) 5 u
c) 5 u
d) 7 u
e) 5 u
f) 8 u
Portanto, são equivalentes as figuras dos itens b, c ê ê.
Atividades — páginas 239 a 241
14. Aretângulo = 25 centímetros ⋅ 12 centímetros = 300 centímetros quadrados
15. Como Aretângulo = b ⋅ h, podemos escrever que:
três mil e seiscentos igual a noventa vezes h, então, h igual a três mil e seiscentos sobre noventa igual a quarenta
; assim, Aretângulo = 40 milímetros
16. Considerando que as medidas dos lados desse retângulo são representadas por números inteiros, temos as seguintes possibilidades para obter uma área de 30 . métros quadrados
1 métro ⋅ 30 métros; 2 métros ⋅ 15 métros; 3 métros ⋅ 10 métros; 5 métros ⋅ 6 métros.
Observando que cada lado foi aumentado em 1 métro e a nova medida de área é 42 métros quadrados, podemos concluir que o único par de medidas possível de obter a nova medida de área é 5 métros e 6 métros.
(5 + 1) métros ⋅ (6 + 1) métros = 6 métros ⋅ 7 métros = 42 métros quadrados
Logo, as medidas dos lados desse retângulo são 5 métros e 6 métros.
17. A medida da área desse retângulo é, em : centímetros quadrados
Aretângulo = 9 ⋅ 4 = 36
Se um quadrado com medida de lado a é a mesma medida de área desse retângulo, teremos que:
36 = a ⋅ a
O número que multiplicado por ele mesmo e resulta em 36 é o 6 (considerando apenas números positivos). Logo, a medida do lado desse quadrado será 6 centímetros.
18. a = 15 ⋅ 50 = 750
Logo, a área do paralelogramo será 750 . milímetros quadrados
19. a) Observando a figura e as medidas indicadas, podemos calcular a medida da área pedida, considerando como se fosse um retângulo completo, depois tirando os dois retângulos que temos ali, conforme registrado a seguir:
Área total: 12 centímetros ⋅ 15 centímetros = 180 centímetros quadrados
Área do retângulo vermelho: 2 centímetros ⋅ 8 centímetros = 16
centímetros quadrados
Área do retângulo azul:
(12 ‒ 4 ‒ 4) centímetros ⋅ (15 ‒ 4 ‒ 2) centímetros = 4 centímetros ⋅ 9 centímetros = 36 centímetros quadrados
Assim, a área procurada será:
180 centímetros ‒ (16 + 36) centímetros = 180 centímetros ‒ 52 centímetros = 128 centímetros quadrados
b) Nesse caso, podemos considerar as medidas já apresentadas e calcular:
Sentença matemática: fração de numerador doze menos três vírgula cinco e denominador dois, igual a oito vírgula cinco e denominador dois igual a quatro vírgula vinte e cinco.
e completar essas medidas na ilustração:
Como a figura verde é composta de 4 retângulos equivalentes e um quadrado, podemos encontrar a medida de sua área fazendo:
4 ⋅ (4,25 centímetros ⋅ 3,5 centímetros) + (3,5 centímetros ⋅ 3,5 centímetros) =
= 4 ⋅ 14,875 centímetros quadrados + 12,25 centímetros quadrados =
= 59,5 centímetros quadrados + 12,25 centímetros quadrados = 71,75 centímetros quadrados
Assim, a área da figura verde é de 71,75 . centímetros quadrados
20. Como
área do triângulo é igual a fração, numerador base vezes altura, denominador 2, fim da fração, teremos
área do triângulo é igual a fração, numerador 25 centímetros vezes 12 centímetros, denominador 2, fim da fração igual a 25 centímetros vezes 6 centímetros igual a 150 centímetros ao quadrado
21.
Sentença matemática: A igual a fração de numerador sete vezes catorze e denominador dois, igual a sete vezes sete, igual a quarenta e nove.A medida da área desse triângulo é 49 . centímetros quadrados
22. A medida da área desse quadrado será:
Sentença matemática: raiz quadrada de três vezes raiz quadrada de três é igual a três.. Ou seja, a medida da área desse quadrado será de 3 . métros quadrados
23. Usando que:
área do trapézio é igual a fração, numerador base maior mais base menor, denominador 2, fim da fração vezes altura, podemos fazer:
a)
área do trapézio igual a fração, numerador, abre parênteses, dez mais seis, fecha parênteses, denominador dois, fim da fração centímetros vezes dois centímetros igual, abre parênteses, dez mais seis, fecha parênteses, centímetros vezes um centímetros igual a dezesseis centímetros ao quadradob)
área do trapézio igual a fração, numerador, abre parênteses, 40 mais 10, fecha parênteses, denominador dois, fim da fração centímetros vezes 18 centímetros igual, 50 meios centímetros vezes 18 centímetros igual= 25 centímetros ⋅ 18 centímetros = 450 centímetros quadrados
c)
área do trapézio igual a fração, numerador, abre parênteses, 14 mais 10, fecha parênteses, denominador dois, fim da fração centímetros vezes 5 vírgula 4 centímetros igual, 24 meios centímetros vezes 5 vírgula 4 centímetros igual= 12 centímetros ⋅ 5,4 centímetros = 64,8 centímetros quadrados
24.
área do trapézio igual a fração, numerador, abre parênteses, 13 mais 10, fecha parênteses, denominador dois, fim da fração metros vezes 6 metros igual, 23 metros vezes 3 metros igual a 69 metros quadrados25. Como
área do losango é igual a fração, numerador diagonal maior vezes diagonal menor, denominador 2, fim da fração, teremos:
área do losango é igual a fração, numerador 42 centímetros vezes 30 centímetros, denominador 2, fim da fração igual a 21 centímetros vezes 30 centímetros igual a 630 centímetros quadrados
26. a)
área do losango é igual a fração, numerador 10 centímetros vezes 5 centímetros, denominador 2, fim da fração igual a 5 centímetros vezes 5 centímetros igual a 25 centímetros quadradosb)
área do losango é igual a fração, numerador 4 raiz quadrada de 2 centímetros vezes 8 raiz quadrada de 2 centímetros, denominador 2, fim da fração igual a fração, numerador 4 vezes 8 vezes 2, denominador 2, fim da fração centímetros quadrados igual a
= (4 ⋅ 8) centímetros quadrados = 32 centímetros quadrados
27. Se o ladrilho tem 20 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento, podemos dizer que tem 0,2 métro de largura e 0,3 métro de comprimento. E, portanto, a medida da área de cada ladrilho, em , métros quadrados é 0,2 ⋅ 0,3 = 0,06.
Se o piso tem 60 métros quadrados, para saber a quantidade de ladrilhos para revesti-los, fazemos:
Sentença matemática: sessenta sobre zero vírgula zero, seis, igual a mil.
Logo, serão necessários .1000 ladrilhos.
28. Exemplo de resposta:
29. Podemos calcular a medida de área, em métros quadrados, de cada quarto:
Quarto de Maria 4 métros ⋅ 5,5 métros = 22 métros quadrados
Quarto de José 6 métros ⋅ 3,5 métros = 21 métros quadrados
Como a medida da área do quarto de Maria é maior, será lá que se utilizará a maior quantidade de revestimento.
30. Pela ilustração, podemos afirmar que cada quadradinho tem lado com medida de 1 métro e, portanto, 1 métro quadrado de medida de área.
a) A área de jardinagem é composta por:
2 retângulos, cada um com 12 métros quadrados (3 ⋅ 4);
4 paralelogramos, cada um com 9 métros quadrados (3 ⋅ 4)
Logo, a medida da área destinada à jardinagem, em métros quadrados, será:
2 ⋅ 12 + 4 ⋅ 9 = 24 + 36 = 60
b) A medida da área total do pátio externo, em métros quadrados, é: 11 ⋅ 18 = 198.
Como uma parte dessa área terá jardins, o que resta para ser revestido, em métros quadrados, será:
198 ‒ 60 = 138 métros quadrados
31. Se o tapete é quadrado e tem perímetro de 10 métros, então cada lado desse tapete tem 2,5 métros (pois 10 : 4 = 2,5).
Logo, a medida da área desse tapete, em métros quadrados, será 2,5 ⋅ 2,5 = 6,25.
Para saber a medida da área que ficará sem tapete, fazemos 31,6 ‒ 6,25 = 25,35.
Dessa maneira, 25,35 métros quadrados dessa sala ficarão sem tapete.
32. a) 1,5 métro ⋅ 5 métros = 7,5 métros quadrados para o espaço da churrasqueira.
b) Como a piscina é retangular, temos várias possibilidades. Por exemplo: 1,5 métro e 2 métros; 1 métro e 3 métros; 1,2 métro e 2,5 métros.
c) Grama – em forma de trapézio:
Sentença matemática: fração de numerador, abre parênteses, um vírgula cinco mais cinco vírgula cinco, fecha parênteses vezes cinco e denominador dois, igual a dezessete vírgula cinco.Granito – em forma de triângulo:
Sentença matemática: fração de numerador quatro vezes cinco e denominador dois igual a dez.Logo:
Medida da área em grama: 17,5 – 3 (área da piscina) = 14,5 métros
A medida da área gramada será de 14,5 . métros quadrados
Medida da área em granito: 10 métros quadrados
33. Considerando as informações apresentadas e sabendo que:
400 = 20 ⋅ 20 e 900 = 30 ⋅ 30
Podemos indicar as seguintes medidas na ilustração:
a) Dessa maneira, podemos dizer que a folha quadrada tem 50 centímetros de lado e, portanto, a medida de sua área é 50 métros ⋅ 50 métros = .2500 . métros quadrados
b) As dimensões de cada retângulo são 20 centímetros e 30 centímetros, logo a medida de sua área será 30 métros ⋅ 20 métros = 600 métros quadrados
34. Resposta pessoal. Vejamos uma possibilidade.
Problema elaborado
Observe a figura e encontre a medida da área da parte laranja.
Uma possível resolução
Podemos considerar o retângulo de lados 30 centímetros e 40 centímetros, a medida de sua área será 30 ⋅ 40 = .1200 . centímetros quadrados
Também considerando o losango de diagonais 30 centímetros e 40 , a medida de sua área será centímetros
Sentença matemática: abre parênteses, fração de numerador trinta vezes quarenta e denominador dois, fecha parênteses, igual a seiscentos centímetros quadrados..
A medida da área da parte laranja é a diferença entre as duas encontradas anteriormente, ou seja:
.1200 centímetros quadrados ‒ 600 centímetros quadrados = 600 . centímetros quadrados
Atividades — páginas 245 e 246
35. V = (0,1 ⋅ 0,1 ⋅ 0,1) centímetros cúbicos = 0,001 centímetros cúbicos
36. a. V = (10 ⋅ 2 ⋅ 4) métros cúbicos = 80 métros cúbicos
b. V = (6 ⋅ 5 ⋅ 3) centímetros cúbicos = 90 centímetros cúbicos
c. V = (8 ⋅ 4 ⋅ 4) métros cúbicos = 128 métros cúbicos
d. V = (3 ⋅ 1 ⋅ 12) métros cúbicos = 36 métros cúbicos
37. Como 20 centímetros = 2 decímetros e 1 litro = .1000 decímetros cúbicos, podemos calcular o volume da seguinte forma:
V = (2 ⋅ 2 ⋅ 2) decímetros cúbicos = 8 decímetros cúbicos
Logo, cabem 8 litros de água nesse aquário.
38. Como 1 litro = 1 decímetros cúbicos ou então .10000 litros = .10000 decímetros cúbicos ou 10 métros cúbicos
Chamando de p a medida profundidade dessa piscina, em metros, podemos afirmar que:
p ⋅ 5 ⋅ 2 = 10 ⇒ p = 1
Ou seja, a piscina tem 1 métro de profundidade.
39. Se dobrarmos a medida da aresta, a medida do volume será multiplicada por 8, pois 2 ⋅ 2 ⋅ 2 = 8.
Se triplicarmos a medida da aresta, a medida do volume será multiplicada por 27, pois 3 ⋅ 3 ⋅ 3 = 27.
40. a) Como 2 milímetros = 0,002 , o volume será dado por (1 métro ⋅ 1 ⋅ 0,002) métros cúbicos = 0,002 . métros cúbicos
b) Como 1 métros cúbicos = .1000 decímetros cúbicos, então 0,002 métros cúbicos =
= (.1000 ⋅ 0,002) métros cúbicos = 2 decímetros cúbicos = 2 litros.
Ou seja, foram coletados 2 litros de água.
41. Gabriela, já que a primeira figura é formada por 24 cubos com mesma medida de volume e a segunda figura é formada pela mesma quantidade de cubos com mesma medida de volume do cubo que fórma a primeira figura.
42. Resposta pessoal. Vejamos uma possibilidade.
Problema elaborado
Se uma piscina em fórma de paralelepípedo tem capacidade de .15000 litros e 3 metros de largura, qual pode ser sua profundidade?
Uma possível resolução
.15000 litros = .15000 decímetros cúbicos = 15 métros cúbicos
Se chamarmos de p a medida da profundidade dessa piscina e c a medida do comprimento dessa piscina, ambas em metros, poderemos escrever que:
3 ⋅ p ⋅ c = 15 ⇒ p ⋅ c = 5
Ou seja, há diferentes possibilidades para p, pois c também não é conhecido.
Por exemplo, p = 2 e c = 2,5 ou p = 1,25 e c = 4.
Vale lembrar que há valores que não fazem muito sentido para a profundidade de uma piscina, apesar de estarem de acordo com os dados. Por exemplo, uma piscina de 5 metros de profundidade não é adequada.
Resolvendo em equipe — página 247
Interpretação e identificação dos dados
• Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifiquem informações importantes, por exemplo, a medida do lado das folhas quadradas.
• Sim, pois temos a informação da medida do lado desse quadrado.
• A parte sobreposta corresponde a
Fração: um quarto.da superfície do quadrado.
Plano de resolução
• a = 20 centímetros ⋅ 20 centímetros = 400 centímetros quadrados
Como a figura 2 é composta por 2 quadrados como da figura 1, tendo uma parte sobreposta, uma maneira de calcular essa área é:
abre parênteses, dois vezes quatrocentos menos um quarto vezes quatrocentos, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a, abre parênteses, oitocentos menos cem, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a setecentos centímetros quadrados
Logo, a medida da área da figura 2 é 700 . centímetros quadrados
• Figura 3: a parte sobreposta corresponde a
Fração: dois quartos.do quadrado.
Figura 4: a parte sobreposta corresponde a
Fração: quatro quartos.do quadrado.
• Possíveis cálculos:
Figura 3:
abre parênteses, três vezes quatrocentos menos dois quartos vezes quatrocentos, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a, abre parênteses, mil e duzentos menos duzentos, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a mil centímetros quadrados
Figura 4:
abre parênteses, quatro vezes quatrocentos menos quatro quartos vezes quatrocentos, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a, abre parênteses, mil e seiscentos menos quatrocentos, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a mil e duzentos centímetros quadrados
Resolução
A figura 4 é composta de 12 partes de área igual a
Fração: um quarto.da medida da área do quadrado. Assim:
12 ⋅ 100 centímetros quadrados = .1200 . centímetros quadrados
Verificação
Espera-se que os estudantes verifiquem se as respostas achadas satisfazem as condições fornecidas no enunciado.
Apresentação
Organize as apresentações dos grupos e verifique, com antecedência, se os problemas que serão propostos são pertinentes ao conteúdo ministrado.
Revisão dos conteúdos desse capítulo — páginas 248, 249 e 250
1. a) É possível verificar 24 triângulos, assim, 24 . unidades de medida de área
b) É possível verificar 20 triângulos, assim, 20 unidades de medida de área.
c) É possível verificar 20 triângulos, assim, 20 unidades de medida de área.
2. Se o lado do quadrado mede 5 centímetros, então a medida de sua área será 25 . centímetros quadrados Dessa maneira, como são figuras equivalentes, precisamos encontrar b e h (medidas da base e da altura de triângulo retângulo), de fórma que:
Sentença matemática: fração de numerador b vezes h e denominador dois igual a vinte e cinco.
Ou seja, b ⋅ agá = 50
Algumas possibilidades: 10 centímetros e 5 centímetros; 8 centímetros e 6,25 centímetros; 12,5 centímetros e 4 centímetros.
3. Podemos “quadricular” as figuras para comparar suas áreas:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Pela comparação entre as figuras, podemos dizer que são equivalentes as figuras dos itens a, d, e.
4. Como o piso é retangular e tem 1 métro de largura e 2 métros de comprimento, podemos calcular a medida de sua área:
piso a = 1 métro ⋅ 2 métros = 2 métros quadrados
Quanto à cerâmica, quadrada e com 20 centímetros de lado, podemos escrever essa medida em metros e calcular sua medida de área:
área da cerâmica igual a fração, vinte sobre cem, fim da fração vezes, fração, vinte sobre cem, fim da fração metros quadrados igual a fração, dois sobre dez, fim da fração vezes fração, dois sobre dez, fim da fração metros quadrados igual a quatro sobre cem metros quadrados igual a zero vírgula zero, quatro metro quadrado
Para calcular o total de peças cerâmicas, necessárias para cobrir o piso, fazemos:
Sentença matemática: dois sobre zero vírgula zero, quatro igual a cinquenta.
Logo, são necessárias 50 cerâmicas.
5.
área do triângulo é igual a fração, numerador sete vezes um, denominador dois, fim da fração igual a três vírgula cinco;
área do triângulo igual a três vírgula cinco u.a.ponto
área do quadrado maior igual a abre parênteses, sete mais um, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, um mais sete, fecha parênteses, igual a oito vezes oito igual a sessenta e quatro
;
área do quadrado maior igual a 64 u.a.área do quadrado roxo igual a 64 menos 4 vezes 3 vírgula 5 igual a 64 menos 14 igual a 50
;
área do quadrado roxo igual a 50 u.a.6.
área do paralelogramo igual a 35 milímetros vezes 60 milímetros igual a 2100 milímetros quadrados7.
área do triângulo igual a fração, numerados 42 centímetros vezes 35 centímetros, denominador 2, fim da fração igual a 21 centímetros vezes 35 centímetros igual a 735 centímetros quadrados8.
área do quadrado igual a raiz quadrada de treze centímetros vezes raiz quadrada de treze centímetros igual a treze centímetros quadrados9. a)
área do trapézio igual a fração, numerador, abre parênteses, sessenta mais quarenta, fecha parênteses, metros vezes quarenta metros, denominador dois, fim da fração igual a fração, numerador cem metros vezes quarenta metros, denominador dois metros, fim da fração igual= 50 métros ⋅ 20 métros = .2000 métros quadrados
b)
área do trapézio igual a fração de numerador, abre parênteses, trinta mais sessenta, fecha parênteses, metros vezes trinta metros e denominador dois, fim da fração igual a fração de numerador noventa metros vezes trinta metros e denominador dois, fim da fração igual a mil trezentos e cinquenta metros quadrados10.
área do losango igual a fração de numerador quarenta e cinco centímetros vezes trinta e cinco centímetros e denominador dois, fim da fração igual a mil quinhentos e setenta e cinco sobre dois centímetros quadrados, igual a setecentos e oitenta e sete vírgula cinco centímetros quadrados11. Se considerarmos que a medida do comprimento desse terreno, em , é métros c, teremos que a medida de sua largura será 2c. Daí, poderemos escrever:
área do terreno igual a c vezes dois c igual a dois c ao quadrado
Como sabemos que a medida da área desse terreno, em métros quadrados, é 200, teremos que:
2c2 = 200 ⇒ c2 = 100 ⇒ c = 10
Portanto, o terreno tem 10 métros de comprimento e 20 métros de largura.
12.
área do painel igual a abre parênteses, duzentos vezes duzentos e quarenta, fecha parênteses, centímetros quadrados igual a quarenta e oito mil centímetros quadradosComo 30% dessa área é ocupada por ilustrações, fazemos:
Sentença matemática: trinta sobre cem vezes quarenta e oito mil igual a catorze mil e quatrocentos.
Logo, a área ocupada pelas ilustrações é de .14400 . centímetros quadrados
13. Podemos calcular a medida da figura verde subtraindo da medida da área do quadrado as medidas dos triângulos amarelos. Realizando os cálculos, temos:
área verde igual a área do quadrado menos 4 vezes a área do triângulo 1 menos 4 vezes a área do triângulo 2 igual
igual quinze ao quadrado menos quatro vezes, fração,numerador cinco vezes cinco, denominador dois, fim da fração menos quatro vezes, fração, numerador cinco vezes sete vírgula cinco, denominador dois, fim da fração igual a duzentos e vinte e cinco menos cinquenta menos setenta e cinco igual a cem, implica que, a área verde igual a cem metros quadrados
14. a. V = (3 ⋅ 6 ⋅ 3) centímetros cúbicos = 54 centímetros cúbicos
b. V = (2,5 ⋅ 2,5 ⋅ 2,5) centímetros cúbicos = 15,625 centímetros cúbicos
15. V = (50 ⋅ 32 ⋅ 40) centímetros cúbicos = .64000 centímetros cúbicos
16. Considerando as medidas apresentadas e que o depósito está com metade da capacidade, podemos calcular o volume de água nele presente:
volume igual fração, numerador dois vezes dois vezes dois, denominador dois, fim da fração metros cúbicos igual a quatro metros cúbicos
Sabendo que 1 métros cúbicos = .1000 litros, teremos que 4 métros cúbicos = .4000 litros.
Logo, há .4000 litros de água nesse depósito.
17. a) Vamos calcular a medida do volume do bloco menor.
volume do bloco menor igual a abre parênteses, zero vírgula vinte e cinco vezes zero vírgula dois vezes zero vírgula vinte e cinco, fecha parênteses, metros cúbicos igual a zero vírgula zero, um, dois, cinco metros cúbicos
b) Podemos calcular a medida do volume do bloco original para realizar a comparação:
volume do bloco maior igual a abre parênteses, zero vírgula cinco vezes cinco vezes zero vírgula oito, fecha parênteses, metros cúbicos igual a dois metros cúbicos
Para saber quantos pequenos blocos foram feitos, vamos utilizar a medida do volume do bloco menor calculada no item a:
Sentença matemática: dois sobre zero vírgula zero, um, dois, cinco igual a cento e sessenta.
Ele obteve 160 blocos menores.
c) 0,0125 ⋅ 500 = 6,25
Cada bloco menor tem aproximadamente 6,25 quilogramas.
CAPÍTULO 11 — FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
Trocando ideias — página 251
• Exemplo de resposta: diversos polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos etcétera.
• Exemplo de resposta: diversos polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos etcétera. e círculos.
Um pouco de história — página 254
1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifiquem que π não tem um valor exato, é uma aproximação. Além disso, pode haver diferentes aproximações ao fazer as medições, o que levará a resultados variados também.
2. Resposta pessoal. Algumas possibilidades:
Origem/Autor |
Data |
Aproximação |
Valor |
---|---|---|---|
Babilônia |
2000 a.C. |
|
3,125 |
Egito – Papiro de Ahmes |
1650 a.C. |
|
3,1605 |
Arquimedes |
250 a.C. |
|
3,14185 |
Ptolomeu |
150 d.C. |
|
3,14166 |
Tsu Chung Chih |
480 |
|
3,141592 |
Simon Duchesne |
1583 |
|
3,14256 |
Fonte: Disponível em: https://oeds.link/uVGw0x. Acesso em: 5 maio 2022.
Atividades — página 255
1. Circunferência menor: r = 1 centímetro e d = 2 centímetros; circunferência maior: r = 2 centímetros e d = 4 centímetros.
2.
3. Uma resposta possível: O círculo tem uma região interna limitada por uma circunferência. A circunferência é apenas uma linha.
4. a) O comprimento do raio de uma circunferência mede 5 ; então, o comprimento do diâmetro mede 10 centímetros . centímetros
b) Uma circunferência cujo comprimento do diâmetro mede 16 centímetros tem 8 centímetros de medida de comprimento do raio.
5. A produção é pessoal.
6. Analisando cada alternativa.
a) Falsa, essas medidas não são iguais.
b) Verdadeira, são medidas iguais, já que todas representam a medida do raio da circunferência.
c) Falsa, pois a circunferência tem algumas propriedades.
d) Falsa, pois ó cê é um raio, mas A bê não é.
Portanto, a única correta é a alternativa b.
Não é necessário fazer nenhuma medição para se chegar à alternativa correta, mas pode-se verificar com a régua que os pontos a, B e C são equidistantes do centro óh.
7. Fazemos: C = 2 ⋅ 3,14 ⋅ 5 centímetros = 31,4 centímetros
Alternativa c é a correta.
8. Alternativa a, pois a é o centro da circunferência.
Atividades — página 259
9. São polígonos as figuras dos itens a ê ê. Nos itens a ê éfe as figuras são abertas; nos itens b e d as figuras não são formadas apenas por linhas poligonais.
10. a) lados:
Lado AB,
Lado BC,
Lado CD,
Lado DAvértices: A, B, C, D
diagonais:
Lado AC,
Lado BDb) lados:
Lado AB,
lado BC,
Lado CD,
Lado DE,
Lado EF,
Lado FAvértices: A, B, C, D, E, F
diagonais:
Lado AC.,
Lado AD.,
Lado AE,
Lado BD,
Lado BE,
Lado BF,
Lado CE,
Lado CF,
Lado DF11. a) 9 ângulos internos.
b) 9 vértices.
12. Resposta pessoal. Uma possibilidade de resposta:
Luana pode dividir o hexágono regular em triângulos. Como a soma das medidas dos ângulos internos de cada triângulo é 180, a soma das medidas dos ângulos internos do hexágono regular, composto de quatro triângulos, é 720 graus. Como o hexágono regular tem seis ângulos internos com medidas iguais, conclui-se que a medida do ângulo interno de um hexágono regular é igual a 120 graus, pois 720 graus graus : 6 = 120. graus
13. Sim, a soma das medidas de abertura dos 6 ângulos de triângulos equiláteros em torno de um mesmo vértice é 360 graus.
14. Não, pois a medida de abertura de cada ângulo interno de um pentágono regular é 108 graus, não sendo possível obter 360 graus pela adição de medidas iguais a essa.
Tecnologias digitais em foco — página 260
Explore:
a) As medidas de abertura dos ângulos internos dos polígonos regulares não mudam.
b) Observando quantos triângulos cercam esse vértice, teremos:
Triângulo equilátero:
Sentença matemática: trezentos e sessenta graus sobre seis igual a sessenta graus..
E quantos hexágonos cercam esse vértice, teremos:
Hexágono regular:
Sentença matemática: trezentos e sessenta graus sobre três igual a cento e vinte graus..
c) Se escolhermos um vértice do mosaico, teremos ao seu redor dois octógonos e um quadrado. Como a abertura do ângulo interno de um quadrado mede 90 graus, temos que a medida da abertura de dois ângulos do octógono é 360 graus – 90 graus, que é igual a 270 graus. Então, para descobrir a medida da abertura de um ângulo interno do octógono, basta calcular a metade de 270 graus, que é 135 graus.
Veja que interessante — página 263
1. Para fixar as estruturas do quadrilátero e do pentágono, é preciso decompor esses polígonos em triângulos, impedindo a deformação.
2. Resposta pessoal. Algumas possibilidades: telhados, portões, escadas.
Atividades — páginas 267 e 268
15. a) Os pontos de encontro dos lados consecutivos são F, G e H.
b) Os segmentos que formam os contornos do polígono são
Lado FH.,
Lado FGe
Lado HG.
c) Os ângulos formados por dois lados consecutivos são
Ângulo f,
Ângulo ge
Ângulo h.
d) Os ângulos formados por um lado e pelo prolongamento do outro lado do polígonos são
Ângulo x,
Ângulo ye
Ângulo z.
e) Temos, oposto ao ângulo, o lado
Lado HG
.
16. a) (5 + 6 + 7) centímetros = 18 centímetros
b) (6 + 8 + 10) centímetros = 24 centímetros
c) (8 + 15 + 17) milímetros = 40 milímetros
d) (20 + 21 + 29) decímetros = 70 decímetros
17. Para esta atividade, espera-se que os estudantes construam os triângulos com base no processo descrito na página 264, produzindo cada polígono com as medidas especificadas em cada item.
18. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que cada um pode escolher medidas diferentes (mas todos os lados têm que ter a mesma medida, pois o triângulo é equilátero), porém o modo de construir o triângulo é o mesmo.
19. Espera-se que, nesta atividade, os estudantes realizem a reprodução do ângulo AÔB com base no roteiro indicado na página 266, transportando o ângulo Ô e o reproduzindo no caderno.
20. a) Como 110 graus + 50 graus < 180, a construção é possível. graus
b) Como 110 graus + 70 graus = 180 graus, a construção é impossível.
c) Como 110 graus + 90 graus = 200 graus, a construção é impossível.
21. Espera-se que os estudantes construam os triângulos indicados através do roteiro indicado na página 266, reproduzindo as etapas para construção de um triângulo a partir de dois lados e um ângulo.
22. Espera-se que os estudantes construam os triângulos indicados através do roteiro indicado na página 266, reproduzindo as etapas para construção de um triângulo a partir de dois ângulos e um lado.
23. Resposta pessoal. Um exemplo de construção pode ser feita a partir de um segmento de largura fixa e um ângulo reto. Replicando este segmento e construindo um triângulo com os segmentos e a largura fixa, construímos um triângulo retângulo e isósceles. Assim, pode-se duplicar um dos ângulos das bases (de 45 graus), replicando neste ângulo um segmento de largura fixa. Realizando o mesmo passo no outro lado da base, temos a construção do quadrado a partir dos triângulos.
24. a) Não, pois 18 > 6 + 10.
b) Não, pois 10 + 7 + 3.
c) Sim, pois 8 < 4 + 6; 4 < 6 + 8 e 6 < 8 + 4.
d) Sim, pois 3 < 4 + 5; 4 < 5 + 3 e 5 < 4 + 3.
25. Espera-se que os estudantes pensem em cada uma das possibilidades para a medida do maior lado do triângulo.
a) Por exemplo, se 11 for a medida do maior lado do triângulo em questão, então:
11 < [6 + (medida do 3º lado)]
Portanto, a medida do 3º lado tem que ser maior que 5 centímetros.
Agora, se considerarmos a medida do lado desconhecido como a maior, teremos:
(medida do 3º lado) < (11 + 6)
Concluímos, assim, que a medida do 3º lado deve ser maior que 5 centímetros e menor que 17 centímetros.
Em síntese: 5 centímetros < medida de comprimento do 3º lado < 17 centímetros
b) De modo similar, teremos que:
200 centímetros < medida de comprimento do 3º lado < 242 centímetros
Revisão dos conteúdos desse capítulo — página 269
1. Considerando as definições, temos:
a) Circunferência.
b) Círculo.
2. Alternativa a, pois a medida da distância entre o centro de uma circunferência e qualquer um de seus pontos é sempre a mesma.
3. Se a medida do diâmetro é 100 , então métros C = 100 métros ⋅ 3,14 = 314 . métros
Assim, 1 volta corresponde a 314 métros.
2 voltas correspondem a 628 métros
3 voltas correspondem a 942 métros
4 voltas correspondem a .1256 métros
Dessa maneira, ele deverá percorrer, ao menos 4 voltas completas.
4. Considerando as definições, temos:
a) Os segmentos que formam o contorno:
Lado AB,
Lado BC,
Lado CDe
Lado DAb) Os pontos de encontro de dois lados consecutivos: A, B, C, D
c) Os ângulos formados pelos lados internos consecutivos:
ângulo a,
ângulo b,
ângulo c,
ângulo dd) Os ângulos formados pelos lados de um polígono e pelos prolongamentos dos lados:
ângulo a 1,
ângulo b 1,
ângulo c 1,
ângulo d 1e) As diagonais são
Lado AC,
Lado BD5. O triângulo é o polígono que não tem diagonais.
6. Não, pois 5,5 > 3 + 1,5.
7. Espera-se que os estudantes realizem a construção dos triângulos levando como base o processo descrito na página 264 do Livro do Estudante. É interessante também verificar se as medidas dos comprimentos dos lados de cada um dos triângulos respeitam a desigualdade triangular, que é válida para todos os itens.
CAPÍTULO 12 — PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Trocando ideias — página 270
• Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apontem alguns aspectos, por exemplo, os benefícios à saúde de quem pedala, diminuição de emissão de poluentes, redução de gastos com transporte etcétera.
• Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes não considerem esse gráfico incorreto, apenas sugiram a possibilidade de outro como gráfico de barras, por exemplo.
• Maior: Região Sudeste; menor: Região Norte.
• Região Nordeste, pois
Sentença matemática: um quinto igual a zero vírgula dois igual a vinte por cento.e na Região Nordeste são 20,80%.
Atividades — página 272
1. Resposta pessoal. Exemplos de experimentos aleatórios: lançamento de moedas, lançamento de dados. Entre os não aleatórios, temos: queimar uma folha de papel; molhar uma fruta; cozinhar um alimento.
2. Como temos:
‒ em a 4 vermelhas e 5 azuis
‒ em B duas vermelhas e 8 azuis
‒ em C 8 vermelhas e duas azuis
É mais provável tirar uma vermelha da bandeja C e menos provável da bandeja B.
3. Sim, porque todas as bolas da caixa são verdes.
4. a) Impossível, já que todos os números são menores que 7.
b) Provável.
c) Certo, pois a menor soma possível é 2 (no caso de sair “1” nos dois dados) e a maior é 12 (no caso de sair “6” nos dois dados). E todas as outras combinações estão entre esses valores.
5. a) 1, pois ele ocupa metade do disco.
b) Nenhum, todos têm a mesma probabilidade.
c) 4, pois ele ocupa mais espaço que os outros números.
Cálculo de probabilidades — página 273
Como são 32 funcionários, a probabilidade será:
Sentença matemática: um sobre trinta e dois igual a três vírgula cento e vinte e cinco por cento.Atividades — página 274
6. a) Há 6 números, entre eles 3 ímpares, logo a probabilidade será
Sentença matemática: três sextos igual a um meio igual a cinquenta por cento..
b) Há 6 números, entre eles 2 maiores que 4, logo a probabilidade será
Sentença matemática: dois sextos igual a um terço aproximadamente trinta e três por cento.c) Há 6 números e nenhum é o 8, logo a probabilidade é zero.
7. O disco está dividido em 10 partes iguais, sendo 3 vermelhas, 3 amarelas e 4 verdes. Logo:
a)
Sentença matemática: três sobre dez igual a trinta por cento.b)
Sentença matemática: quatro sobre dez igual a dois quintos igual a quarenta por cento.c)
Sentença matemática: três sobre dez igual a trinta por cento.8.
Sentença matemática: quatro sobre cinquenta e dois igual a um sobre treze aproximadamente sete vírgula sete por cento.9. Resultados possíveis:
• Cara e cara
• Cara e coroa
• Coroa e cara
• Coroa e coroa
Como, das 4 possibilidades de resultado, em 2 deles temos apenas uma “cara”, a probabilidade será
Sentença matemática: dois quartos igual a um meio igual a cinquenta por cento..
10.
Sentença matemática: cinco sobre quinze igual a um terço aproximadamente trinta e três vírgula três por cento.11. Respostas pessoais, dependem do experimento. Vejamos um exemplo de respostas, a partir de um experimento feito.
a)
FACE |
FREQUÊNCIA |
---|---|
1 |
19 |
2 |
14 |
3 |
16 |
4 |
15 |
5 |
15 |
6 |
21 |
b) Maior frequência foi a face 6 e menor frequência foi a 2.
c) Não, pois é um evento aleatório e não depende de resultados obtidos anteriormente.
Atividades — páginas 276 e 277
12. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes infiram que a densidade das bolinhas azuis e laranjas são semelhantes, sendo 50% a porcentagem aproximada para cada uma.
b) A relação entre as cores das bolinhas.
c) População: todas as bolinhas desenhadas no retângulo (2º passo); amostra: bolinhas que ficaram no interior do furo (4º passo).
Atividades — página 280
13. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes entendam população como todos os elementos do objeto de estudo da pesquisa, enquanto a amostra é parte da população.
14. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes verifiquem possibilidades de amostras para cada caso, por exemplo: pessoas de determinada cidade ou estados, animais aquáticos e plantas que possuem fruto.
15. Se de cada 100 parafusos, 1 parafuso vai para análise, então de .30000 parafusos, vão para análise
Sentença matemática: trinta mil sobre cem igual a trezentos.parafusos.
16. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que em muitos casos, mesmo que seja desejável fazer uma pesquisa censitária, ela não é viável (em termos financeiros, pelo tamanho da população, pelo tempo disponível entre tantos fatores), então, a pesquisa precisará ser amostral. Com a escolha de amostras adequadas, a pesquisa também será vantajosa.
17. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam sobre as etapas iniciais do processo estatístico exploradas no tópico “Pesquisa estatística” antes de analisarem as amostras apresentadas.
Podemos perceber que Cássia apresentou um detalhamento maior da amostra, o que pode ser considerado mais representativo, mesmo que Mariana tenha trazido uma proposta com um número maior de entrevistados, enquanto a amostra de Paula poderá ser tendenciosa, já que dois dos candidatos estudam no período da manhã.
18.
Sentença matemática: sessenta e sete vírgula seis milhões sobre dez igual a seis vírgula setenta e seis milhões de residências.milhões de residências.
19. Respostas pessoais que dependem da pesquisa elaborada.
Atividades — página 284
20. a) Verificando o gráfico e sua legenda, temos 21% dedicados a saúde e previdência.
b) 3% de 32 bilhões = 0,03 ⋅ 32 bilhões = 0,96 bilhão.
O gasto com agricultura é de 0,96 bilhão de dólares ou 960 milhões de dólares.
21. a) Resposta pessoal. Uma possibilidade de resposta: sim, é adequado construir um gráfico desse tipo, mas como se trata de valores muito altos, seria interessante ter como ferramenta uma planilha eletrônica. Outra possibilidade: não, pois haveria uma grande quantidade de setores (um para cada estado), dificultando o entendimento do gráfico.
b) Resposta pessoal. Espera-se que a resposta dos estudantes seja sim, pois a distribuição por região permite uma visualização do gráfico melhor do que a por estado.
22. a)
trinta e quatro vírgula sete por cento de cem mil igual a fração, trinta e quatro vírgula sete sobre cem, fim da fração vezes cem mil igual a trinta e quatro mil e setecentos. Logo, são .34700 aparelhos da marca a.
b) Como
um terço aproximadamente trinta e três por cento e trinta e três por centoé próximo de 34,3%, podemos afirmar que a relação é válida.
Atividades — página 287
23. a) Média de cada equipe:
Sentença matemática: MA igual a fração de numerador cinquenta e dois vírgula cinco mais oitenta e quatro mais setenta vírgula oito mais trinta e nove mais sessenta vírgula sete e denominador cinco, igual a trezentos e sete sobre cinco igual a sessenta e um vírgula e quatro.
Sentença matemática: MB igual a fração de numerador quarenta e dois mais cinquenta e nove vírgula nove mais cinquenta e oito mais setenta e um vírgula seis mais setenta e vírgula cinco e denominador cinco igual a trezentos e dois sobre cinco igual a sessenta vírgula quatro.
Como a média das duas equipes ultrapassou 60 pontos, ambas ganharam a viagem.
b) Vejamos a amplitude dos pontos de cada equipe.
Maior nota da equipe a 84
Menor nota da equipe a 39
Amplitude (equipe a) 84 ‒ 39 = 45
Maior nota da equipe B 71,6
Menor nota da equipe B 42
Amplitude (equipe B) 71,6 ‒ 42 = 29,6
Logo, a equipe B teve o ganho de pontos menos disperso.
24. a)
Sentença matemática: Média igual a fração de numerador vinte e dois mais catorze e denominador dois, igual a trinta e seis sobre dois igual a dezoito.b)
Média igual a fração de numerador vinte e dois mais catorze mais trinta e denominador 3, igual a sessenta e seis sobre três igual a vinte e doisc)
Sentença matemática: Média igual a fração de numerador vinte e dois mais catorze mais trinta mais dezoito e denominador quatro igual a oitenta e quatro sobre quatro igual a vinte e um.25.
Sentença matemática: Média é igual a fração de numerador vinte mil trezentos e cinquenta e oito mais três mil quatrocentos e cinquenta e quatro mais sessenta e oito mil cento e doze mais trinta e cinco mil duzentos e oito e denominador quatro, igual a cento e vinte e sete mil cento e trinta e dois sobre quatro igual a trinta e um mil setecentos e oitenta e três.Média de .31783 espectadores.
26.
Sentença matemática: Média é igual a fração de numerador novecentos e cinquenta e nove mil mais um milhão e quarenta e cinco mil mais novecentos mi mais um milhão cento e cinco mil mais um milhão e oitenta mil e denominador cinco, igual a cinco milhões e oitenta e nove mil sobre cinco igual a um milhão dezessete mil e oitocentos.Média de uma.017 800 toneladas.
27. a) De acordo com os dados da tabela 2018: 350,1 ; 2019: 224,2 milímetros milímetros e 2020: 417,1 . milímetros
b) MÉDIA DE 2018
Sentença matemática: fração de numerador trezentos e cinquenta vírgula um mais cento e setenta mais cento e vinte e cinco mais vinte e um mais doze vírgula quatro mais doze mais zero vírgula sete mais vinte e sete vírgula sete mais cem vírgula seis mais trezentos e cinquenta e seis vírgula seis mais trezentos e vinte e um vírgula dois mais duzentos e trinta e um vírgula quatro e denominador doze, igual Sentença matemática: a um mil setecentos e vinte e oito vírgula sete sobre doze, aproximadamente, cento e quarenta e quatro vírgula zero, sei.
MÉDIA DE 2019
Sentença matemática: fração de numerador duzentos e vinte e quatro vírgula dois mais trezentos e setenta e quatro vírgula dois mais cento e setenta e dois vírgula nove mais cento e cinquenta vírgula sete, mais vinte e seis vírgula oito, mais sete vírgula oito mais quinze vírgula nove mais trinta e sete vírgula cinco mais cinquenta e dois vírgula três mais oitenta vírgula cinco mais trezentos e quatro vírgula três mais cento e sessenta e um vírgula nove e denominador doze, igual Sentença matemática: a um mil seiscentos e nove sobre doze aproximadamente cento e trinta e quatro vírgula zero oito.
MÉDIA DE 2020
Sentença matemática: fração de numerador quatrocentos e dezessete vírgula um mais quatrocentos e três vírgula seis mais duzentos e setenta e sete vírgula três mais quarenta e dois vírgula sete mais quinze vírgula cinco mais dez vírgula seis mais zero mais zero vírgula oito mais vinte e dois vírgula quatro mais cento e noventa e oito vírgula sete mais oitenta e cinco vírgula sete mais quinhentos e vinte e cinco e denominador doze, Sentença matemática: a um mil novecentos e noventa e nove vírgula quatro sobre doze é aproximadamente cento e sessenta e seis, vírgula sessenta e dois.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que no mês de dezembro costuma ter índices elevados de chuva quando comparado com outros meses do ano.
28. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes utilizem os conceitos e ideias discutidos em aula para a produção da pesquisa.
Atividades — página 289
29. Nesse caso, fazemos:
Sentença matemática: PREÇO MÉDIO é igual a fração de numerador seis vezes sessenta mais dez vezes setenta mais nove vezes quarenta e cinco e denominador seis mais dez mais nove é igual a mil quatrocentos e sessenta e cinco sobre vinte e cinco igual a cinquenta e oito vírgula sessenta.
Logo, nessa compra, o preço médio de uma bola foi R$ 58,60cinquenta e oito reais e sessenta centavos.
30. Para calcular a média, fazemos:
Sentença matemática: Média igual a fração de numerador dois vezes um vírgula cinquenta e um mais cinco vezes um vírgula cinquenta e seis mais onze vezes um vírgula sessenta e um mais catorze vezes um vírgula sessenta e seis mais cinco vezes um vírgula setenta e um mais três vezes um vírgula setenta e seis e denominador dois mais cinco mais onze mais catorze mais cinco mais três, igual
Logo, a medida da altura média desse grupo é 1,64 métro.
Lendo e aprendendo — página 290
1. a) Foi publicado entre os dias 23 de agosto e 6 de setembro de 2021.
b) O aumento da medida de temperatura da Terra.
c) Vai aumentar 1,5 grau Célsius.
d) A emissão de gases poluentes por meio, por exemplo, da queima de combustíveis fósseis para geração de energia.
2. a) Falsa, pois o lixo é responsável por 3,2% das emissões de gases poluentes.
b) Verdadeira, pois a indústria é responsável por 5,2% das emissões de gases poluentes e
Sentença matemática: cinco vírgula dois por cento igual a zero vírgula zero, cinco, dois aproximadamente um sobre vinte..
c) Falsa, pois juntando agricultura e uso da terra, corresponde a 18,4% e
um terço aproximadamente trinta e três por cento e trinta e três por cento.
d) Verdadeira, pois a queima de combustíveis fósseis é responsável por 73,2% das emissões de gases poluentes, ou seja, próximo de 75% e
Sentença matemática: setenta e cinco por cento igual a três quartos..
3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes busquem notícias e ações mais recentes em diferentes partes do mundo.
Resolvendo em equipe — página 291
Interpretação e identificação dos dados
• Resposta pessoal.
• Uma possibilidade de quadro para os meninos:
Esporte |
Quantidade de meninos |
---|---|
Futebol |
25 |
Vôlei |
10 |
Basquete |
15 |
Nenhum esporte |
5 |
• Uma possibilidade de quadro para as meninas:
Esporte |
Quantidade de meninas |
---|---|
Futebol |
12 |
Vôlei |
8 |
Basquete |
12 |
Nenhum esporte |
3 |
Plano de resolução
• Como 25 meninos praticam futebol e 10 jogam vôlei, no máximo 10 estudantes podem jogar esses dois esportes.
• Como 12 meninas praticam basquete e 8 jogam vôlei, no máximo 8 estudantes podem jogar esses dois esportes.
Resolução
Uma possível resolução:
• Como nenhum menino que joga futebol ou vôlei, joga basquete, então como são 15 meninos no basquete, 15 deles não jogam nem futebol nem vôlei.
Assim, há, pelo menos:
15 (basquete), 25 (futebol ou vôlei) e 5 (nenhum esporte), ou seja, 45 meninos.
• Como nenhuma menina que joga basquete ou vôlei, joga futebol, então como são 12 meninas no futebol, 12 meninas não jogam futebol nem vôlei.
Assim, há, pelo menos:
12 (futebol), 12 (basquete ou vôlei) e 3 (nenhum esporte), ou seja, 27 meninas.
Logo, o número mínimo será 45 + 27 = 72. A alternativa correta é a e.
Revisão dos conteúdos desse capítulo — páginas 292 e 293
1. a) No conjunto dos números naturais de 1 a 25 há mais números ímpares do que pares, então é mais provável sortear uma bolinha com número ímpar.
b) Junto dos números naturais de 1 a 25 há 12 números pares, então a probabilidade de sortear um número par é de 12 em 25, ou seja,
Fração: doze sobre vinte e cinco..
2. a) Como há 6 partes vermelhas, fazemos
Sentença matemática: seis sobre doze igual a um meio igual a cinquenta por cento..
b) Como há 6 números pares, fazemos
Sentença matemática: seis sobre doze igual a um meio igual a cinquenta por cento..
c) Como há 2 partes azuis, fazemos
Sentença matemática: dois sobre doze igual a um sexto aproximadamente dezesseis vírgula sete por cento..
d) Como há 4 números maiores que 8, fazemos
Sentença matemática: quatro sobre doze igual a um terço aproximadamente trinta e três por cento..
3. a) Falsa, pois o Censo usa a população.
b) Verdadeira.
c) Verdadeira.
d) Verdadeira.
4. a) Resposta pessoal. Espera‒se que os estudantes observem que, para representar todos esses dados, é mais adequado um gráfico de barras.
Um gráfico possível:
b) Resposta pessoal. Espera-se uma troca de ideias entre os estudantes a respeito do tema. É importante, nesta discussão, trazer referências sobre como agir diante da violência contra a mulher, por exemplo, o acesso a delegacias da mulher e telefones de apoio.
5. Exemplo de gráfico:
Dados fornecidos pela concessionária.
6. a) Podemos afirmar que mais da metade dos turistas respondeu “bom” ou “muito bom”, então a maioria deles parece satisfeita ao visitar a região.
b) Um exemplo de gráfico:
Dados obtidos pelo funcionário da prefeitura de Vem Visitar em 2023.
7. Média trimestral =
fração, numerador doze mil mais treze mil mais treze mil, denominador três, fim da fração igual aSentenças matemáticas: igual a trinta e sete mil e quinhentos sobre três igual a doze mil e quinhentos.
A média trimestral é de .12500 automóveis.
8. Chamando de x a nota desconhecida, e sabendo que a média ponderada vale 5,0:
Sentenças matemáticas: cinco vírgula zero igual a fração de numerador um vezes seis vírgula zero mais dois vezes quatro vírgula cinco mais três vezes três vírgula zero mais quatro vezes x e denominador dez.
Sentenças matemáticas: cinco vírgula zero igual a fração de numerador vinte e quatro mais quatro x e denominador dez.
50 = 24 + 4x
26 = 4x
6, 5 = x
Diego deve tirar nota mínima 6,5 para atingir média final igual a 5,0.
É hora de extrapolar — páginas 294 e 295
1. Informações sobre a pesquisa citada:
• Amostra: oitocentas e quinze pessoas entre 16 e 65 anos de 6 cidades: São Paulo ( duzentas e quatro), Rio de Janeiro ( cento e vinte e duas), Porto Alegre (120), Salvador (128), Manaus ( cento e vinte e uma) e Brasília (120).
• 783 entrevistados conheciam o nome de pelo menos um parque nacional; o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi o mais citado.
• 57% da população investigada declaram já ter visitado um parque nacional.
• A distribuição de pessoas que já visitaram algum parque nacional não ocorre de fórma uniforme em relação à idade: entre 16 e 25 anos, o percentual é 37% e entre 56 e 65 anos, o percentual é 86%.
a) É uma pesquisa amostral.
b) Representam 95% da população investigada.
c) Resposta pessoal. Os estudantes podem responder que o custo da viagem é alto, a viagem é muito longa.
2. a)
b) Calculando as medidas de ângulos correspondentes:
Sentença matemática: vinte e nove por cento de trezentos e sessenta graus igual a fração de numerador vinte e nove vezes trezentos e sessenta graus e denominador cem, igual cento e quatro vírgula quatro graus.
Sentença matemática: trinta por cento de trezentos e sessenta graus igual a fração de numerador trinta vezes trezentos e sessenta graus sobre cem igual a cento e oito graus.
Sentença matemática: quarenta e um por cento de trezentos e sessenta graus igual a fração de numerador quarenta e um vezes trezentos e sessenta graus e denominador cem igual a cento e quarenta e sete vírgula seis graus.
Escrevendo em um quadro, teremos:
FREQUÊNCIA |
PORCENTAGEM |
MEDIDA DE ÂNGULO CORRESPONDENTE |
---|---|---|
Intensa |
29% |
104,4° |
Média |
30% |
108° |
Esporádica |
41% |
147,6° |
3. a) É a unidade de medida de área chamada hectare. Cada hectare corresponde a .10000 metros quadrados.
b) Podemos fazer a relação:
Sentença matemática: dois milhões duzentos e setenta e dois mil sobre cento e cinquenta e oito aproximadamente catorze mil trezentos e oitenta..
Ou seja, ele é aproximadamente 14 trezentas e oitenta vezes maior.
c) Podemos fazer a relação:
Sentença matemática: cinquenta e seis mil e quatrocentos sobre cento e cinquenta e oito aproximadamente trezentos e cinquenta e sete..
Ou seja, ele é aproximadamente trezentas e cinquenta e sete vezes maior.
d) Se o campo tem essas dimensões, a medida de sua área será:
105 ⋅ 68 métros quadrados = .7140 métros quadrados
Como a outra medida está em hectares, fazemos:
sete mil cento e quarenta metros quadrados igual a fração, numerador sete mil cento e quarenta, denominador mil vezes mil, fim da fração quilômetros quadrados, igual a zero vírgula zero, zero, sete, um, quatro quilômetros quadrados
Assim, podemos fazer e relação:
Sentença matemática: dois milhões duzentos e setenta e dois mil sobre zero vírgula setecentos e catorze igual a três milhões cento e oitenta e dois mil e setenta e dois vírgula oito.
Cabem .3182 072 campos de futebol.
Essa comparação ajuda a dimensionar a área do parque. Ao ler .2272 000 hectares, entendemos que se trata de uma grande área, mas o valor de mais de 3 milhões de campos de futebol torna essa informação mais concreta.
a) Resposta pessoal.
b) Espera-se que os estudantes entendam que a demarcação de unidades de conservação garante a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade da região
c) Resposta pessoal.
Teste seus conhecimentos
Atividades — páginas 296 e 297
1. Para resolver esse problema, podemos utilizar a reta numérica.
A casa do amigo de Henrique fica no 2º andar. Para determinar quantos andares há de diferença, podemos fazer:
8 ‒ 2 = 6
Logo, há 6 andares de diferença entre o andar em que Henrique mora e o andar em que o amigo mora.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
2. Como os marcadores precisam estar igualmente distantes um dos outros nas três pistas e com a maior medida de distância possível entre cada marcador, é necessário determinar o máximo divisor comum entre os valores 640, 800 e .1000, que correspondem à medida de comprimento de cada pista.
ême dê cê(640, 800, .1000) = 40
Para obter o número de marcadores que devem ser colocados em cada pista, vamos dividir o valor da medida de comprimento de cada pista pela medida de distância de cada marcador.
Pista a: 640 : 40 = 16
Pista B: 800 : 40 = 20
Pista C: .1000 : 40 = 25
Para obter o total de marcadores, basta adicionar a quantidade de marcadores que deve ser colocada em cada pista.
16 + 20 + 25 = 61
Logo, serão colocados 61 marcadores nas três pistas.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
3. A soma da medida da abertura de dois ângulos suplementares é igual a 180 graus. Para determinar o valor de x, podemos fazer:
85 graus ‒ 3x + 155 graus = 180 graus
x = 20 graus
Para determinar a medida de abertura do menor ângulo, vamos substituir x por 20 graus na expressão 85 graus ‒ 3x.
85 graus ‒ 3 ⋅ 20 graus = 85 graus ‒ 60 graus = 25 graus
Logo, a medida da abertura do menor ângulo formado pelo cruzamento dessas retas é 25 graus.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
4. Para determinar o tempo de separação dos ingredientes, podemos calcular
Fração: um nono.de uma hora 30 minutos.
Sabemos que uma hora 30 minutos corresponde a 90 minutos. Então:
Sentença matemática: um nono vezes noventa minutos igual a dez minutos.
Logo, o tempo de separação dos ingredientes equivale a 10 minutos do tempo total de preparação.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
5. Primeiro, vamos escrever a fração na fórma decimal, para que fique similar aos demais.
Sentença matemática: seis sobre quinze igual a zero vírgula quatro.
Organizando esses números em ordem crescente, temos:
‒8,06 < ‒5,12 < 0,4 < 6,324
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
6. Para determinar a medida de comprimento de cada pedaço, podemos dividir a medida de comprimento da fita pelo número de pedaços.
36,5 métros : 5 = 7,3 métros
Como 1 métro = 100 centímetros, então, 7,3 métros = 730 centímetros.
Logo, a medida de comprimento de cada pedaço é 730 centímetros.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
7. Vamos calcular a fração que representa a quantia que Isabel gastou.
Sentença matemática: um quarto mais um quinto igual a cinco sobre vinte mais quatro sobre vinte igual a nove sobre vinte.
Assim, podemos concluir que sobrou
Fração: onze sobre vinte.da quantia inicial e essa fração corresponde a R$ 115,50cento e quinze reais e cinquenta centavos.
Então,
Fração: um sobre vinte.equivale a R$ 10,50dez reais e cinquenta centavos da quantia inicial que Isabel tinha. Para determinar o valor inicial, podemos fazer:
20 ⋅ R$ 10,50dez reais e cinquenta centavos = R$ 210,00duzentos e dez reais
Logo, a quantia inicial de Isabel era R$ 210,00duzentos e dez reais.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
8. Seja x o número de pessoas que pagaram entrada inteira e y o número de pessoas que pagaram meia-entrada. Considerando que o preço da entrada inteira é R$ 18,00dezoito reais, vamos escrever uma expressão que determina o valor total arrecadado.
18x + 9y
Como
Fração: um quarto.desse valor será doado, a expressão algébrica que representa o valor doado pelo museu é:
Sentença matemática: um quarto vezes, abre parênteses, dezoito x mais nove y, fecha parênteses.
Portanto, a alternativa correta é a letra a.
9. Para verificar qual alternativa indica a lei de formação da sequência (2, 5, 10, 17, reticências), vamos calcular os primeiros termos de cada uma dessas leis de formação.
a) Para án = 2n − 1, temos: (1, 3, 5, 7, ) reticências
b) Para án = n2 − 1, temos: (0, 3, 7, 15, reticências)
c) Para án = n2 + 1, temos: (2, 5, 10, 17, reticências)
d) Para án = 2n + 1, temos: (3, 5, 7, 9, reticências)
Logo, a alternativa c indica a lei de formação da sequência (2, 5, 10, 17, reticências).
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
10. Vamos calcular o valor desse produto após um acréscimo de 5% e, em seguida, após um desconto de 5%.
Valor desse produto após um acréscimo de 5%.
R$ 156,00cento e cinquenta e seis reais ⋅ 1,05 = R$ 163,80cento e sessenta e três reais e oitenta centavos
Valor desse produto após um desconto de 5%.
R$ 163,80cento e sessenta e três reais e oitenta centavos ⋅ 0,95 = R$ 155,61cento e cinquenta e cinco reais e sessenta e um centavos
Logo, atualmente esse produto custa R$ 155,61cento e cinquenta e cinco reais e sessenta e um centavos.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
11. Vamos calcular o valor que o investimento de Fernando rende mensalmente.
0,3% = 0,003
R$ 18.500,00dezoito mil quinhentos reais ⋅ 0,003 = R$ 55,50cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos
Para determinar o número de meses necessários para o investimento de Fernando render R$ 999,00novecentos e noventa e nove reais, vamos dividir esse valor pela quantia que rende todo mês.
R$ 999,00novecentos e noventa e nove reais : R$ 55,50cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos = 18
Logo, serão necessários 18 meses para o investimento render R$ 999,00novecentos e noventa e nove reais, ou seja, 1 ano e meio.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
12. Como cada revista custa o mesmo valor, para determinar o preço de uma revista, podemos fazer:
R$ 61,00sessenta e um reais : 4 = R$ 15,25quinze reais e vinte e cinco centavos
Logo, cada revista custa R$ 15,25quinze reais e vinte e cinco centavos.
Se Rute comprasse mais duas revistas de mesmo valor, no total seriam 6 revistas. Multiplicando, então, o preço de cada revista por 6, podemos determinar quanto Rute gastaria.
R$ 15,25quinze reais e vinte e cinco centavos ⋅ 6 = R$ 91,50noventa e um reais e cinquenta centavos
Logo, se comprasse mais duas revistas de mesmo valor, Rute pagaria R$ 91,50noventa e um reais e cinquenta centavos.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
13. Analisando cada uma das alternativas.
a) Rotacionando a figura a bê cê dê em torno do ponto de origem do plano cartesiano, obtemos a seguinte figura:
Logo, a alternativa a é incorreta.
b) Construindo a figura por meio da translação indicada no item, temos a seguinte figura:
Logo, a alternativa b é correta.
c) Refletindo a figura a bê cê dê em relação à origem do plano, temos a seguinte figura:
Logo, a alternativa c é incorreta.
d) Refletindo a figura a bê cê dê em relação ao eixo y, temos a seguinte figura:
Logo, a alternativa d é incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
14. Para calcular a medida da área de um triângulo, podemos multiplicar a medida do comprimento da base pela medida do comprimento da altura e dividir o resultado por dois. Assim:
fração com numerador quatro vírgula dois centímetros vezes seis centímetros e denominador dois igual a quatro vírgula dois centímetros vezes três centímetros igual a doze vírgula seis centímetros quadrados
Verificando as alternativas, podemos notar que, no item d, para calcular a área do paralelogramo, devemos multiplicar a medida do comprimento da base pela medida do comprimento da altura, obtendo a seguinte expressão:
4,2 centímetros ⋅ 3 centímetros = 12,6 centímetros quadrados
Logo, é possível concluir que o triângulo tem medida de área equivalente à medida de área do paralelogramo do item d.
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
15. Para calcular a medida de volume de um paralelepípedo reto-retângulo, podemos multiplicar os valores das medidas de suas arestas.
Como 1 litro equivale a .1000 centímetros cúbicos, então, 2,5 litros equivale a .2500 centímetros cúbicos.
Seja h a medida da altura do recipiente, podemos fazer:
10 c ⋅ 10 centímetros ⋅ h = .2500 centímetros cúbicos
100 centímetros quadrados ⋅ h = .2500 centímetros cúbicos
h = 25 centímetros
Logo, a medida do comprimento da altura do recipiente deve ser 25 centímetros.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
16. Para calcular a medida do comprimento de uma circunferência, podemos utilizar a seguinte expressão:
C = π ⋅ d = 2 ⋅ π ⋅ r
Substituindo r por 8 centímetros e π por 3,14 na expressão, temos:
C = 2 ⋅ 3,14 ⋅ 8 centímetros = 50,24 centímetros
Logo, o comprimento dessa fita medirá 50,24 centímetros.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
17. Vamos representar a figura obtida por Elaine.
Vamos utilizar o fato de que a soma das medidas da abertura dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus e que as medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono regular são iguais para determinar as medidas dos ângulos dessa figura.
Para o pentágono regular:
Sentença matemática: fração de numerador três vezes cento e oitenta graus e denominador cinco igual a cento e oito graus.
Para o triângulo equilátero:
Sentença matemática: cento e oitenta graus sobre três igual a sessenta graus.
A soma da medida de abertura dos ângulos internos dessa figura é dada por:
5 ⋅ 108 graus + 3 ⋅ 60 graus = 540 graus + 180 graus = 720 graus
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
18. Tiago recortou 15 números: 203, 204, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215, 216 e 217.
Desses números, 8 são ímpares: 203, 205, 207, 209, 211, 213, 215 e 217.
Para determinar a probabilidade de o número sorteado por Tiago ser ímpar, podemos calcular a razão entre a quantidade de números ímpares e a quantidade total de números.
Sentença matemática: oito sobre quinze igual a zero vírgula cinco, três, três, três, reticências.
Logo, a probabilidade de ele tirar um número ímpar é aproximadamente 53%.
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
19. O gráfico de setores é conveniente para representar as partes de um total. Ele é útil quando se pretende comparar as partes de um todo.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
20. Para calcular a média de chuva diária, devemos adicionar o valor dos milímetros de chuva que caiu em cada dia e dividir pela quantidade de valores.
fração com numerador, abre parênteses, zero mais cinco mais oito mais zero mais zero mais dez mais seis milímetros, fecha parênteses, e denominador sete, aproximadamente quatro vírgula catorze milímetros
Logo, a média da chuva diária foi aproximadamente 4,14 milímetros.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.