Capítulo 2 Múltiplos e divisores
Trocando ideias
Um ano é a medida do tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Essa medida corresponde a 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Para acertar o calendário, foi criado o ano bissexto, que tem 366 dias e ocorre a cada 4 anos. No ano bissexto, um dia é acrescentado ao mês de fevereiro, que fica com 29 dias.
Para saber se um ano é bissexto, basta verificar se o número que representa o ano é múltiplo de 4, exceto se terminado em 00, que será bissexto apenas se for divisível por 400.
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Quais dos anos a seguir são bissextos? Faça os cálculos em seu caderno e depois compartilhe como você fez com os colegas.
Neste capítulo, vamos retomar os conceitos de múltiplos e divisores e aplicá-los em situações-problema.
Respostas e comentários
Trocando ideias: 2000, 2024, 2028 e 2100.
CAPÍTULO 2 – MÚLTIPLOS E DIVISORES
Trocando ideias
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 2 e 9 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 2 e 8 (as descrições estão na página sete).
Objetivos:
• Levantar os conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes sobre os conceitos de múltiplos e divisores.
• Compreender o que é um ano bissexto.
Comente com os estudantes o que é um ano bissexto e por que ele existe. É importante que fique claro para eles que, quando o mês de fevereiro tem 29 dias, o ano é bissexto, e que isso ocorre para “compensar” a medida de tempo que ultrapassa os 365 dias que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Se possível, convide o professor ou a professora de Ciências para falar um pouco mais sobre o assunto. Depois desse comentário inicial, pergunte a eles se o ano corrente é bissexto e por quê. Permita que argumentem. Depois, peça que realizem a atividade proposta.
Para verificar se os anos são bissextos, os estudantes podem utilizar diferentes estratégias, como os critérios de divisibilidade por 4 e 100 estudados no ano anterior que podem ser consultados na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Deixe os estudantes utilizarem as estratégias que acharem mais convenientes e, em seguida, reserve um momento para que as compartilhem. Momentos como esse possibilitam a eles exercitarem a curiosidade intelectual, uma vez que são incentivados a conjecturar, o que contribui para o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 2. O compartilhamento de estratégias visa ampliar o repertório deles e favorece o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8.
1 Múltiplos e divisores de um número natural
Considere os números a seguir.
Observe que os números mostrados anteriormente são múltiplos de 5:
120 = 5 ⋅ 24
125 = 5 ⋅ 25
130 = 5 ⋅ 26
135 = 5 ⋅ 27
140 = 5 ⋅ 28
145 = 5 ⋅ 29
Múltiplo de um número natural a é o produto de a por um número natural qualquer.
Podemos dizer também que os números mostrados anteriormente são divisíveis por 5, ou seja, ao dividi-los por 5, o resto da divisão é zero.
120 : 5 = 24
125 : 5 = 25
130 : 5 = 26
135 : 5 = 27
140 : 5 = 28
145 : 5 = 29
Divisor de um número natural a é todo número diferente de zero que, ao dividir a, resulta em uma divisão exata.
2 Múltiplos e divisores de um número inteiro
Considere o conjunto dos números inteiros:
= abre chave reticências, menos5, menos4, menos3, menos2, menos1, 0, +1, +2, +3, +4, +5, reticências fecha chave
Vamos ampliar a ideia de múltiplos e divisores de um número natural para os números inteiros. Observe o quadro a seguir.
× |
−4 |
−3 |
−2 |
−1 |
0 |
+1 |
+2 |
+3 |
+4 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 |
−12 |
−9 |
−6 |
−3 |
0 |
+3 |
+6 |
+9 |
+12 |
4 |
−16 |
−12 |
−8 |
−4 |
0 |
+4 |
+8 |
+12 |
+16 |
−5 |
20 |
15 |
10 |
5 |
0 |
−5 |
−10 |
−15 |
−20 |
Note, por exemplo, que:
• menos3 é múltiplo de 3, pois: 3 ⋅ abre parênteses menos1 fecha parênteses = menos3
• menos12 é múltiplo de 4, pois: 4 ⋅ abre parênteses menos3 fecha parênteses = menos12
• menos20 é múltiplo de ‒5, pois: abre parênteses menos5 fecha parênteses ⋅ abre parênteses+4 fecha parênteses = menos20
• menos3 é divisor de 15, pois: 15 : abre parênteses menos3 fecha parênteses = menos5
• menos4 é divisor de menos16, pois: abre parênteses menos16 fecha parênteses : abre parênteses menos4 fecha parênteses = 4
Respostas e comentários
Múltiplos e divisores de um número natural
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Objetivo:
Relembrar os conceitos de múltiplos e divisores de números naturais.
Justificativa
Relembrar a ideia de múltiplos e divisores de números naturais é importante para a construção de bases sólidas e para estender esses conceitos a números inteiros.
Mapeando conhecimentos
Pergunte à turma: “O que é múltiplo de um número natural? E divisor de um número natural?”. Incentive-os a trazer à tona o que sabem ou já estudaram sobre o assunto.
Para as aulas iniciais
Explore com os estudantes as revisões de múltiplos e divisores de um número natural na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores, peça a eles que façam as atividades de 14 a 18 e tire as dúvidas remanescentes. Retome com eles os critérios de divisibilidade e os conceitos de números primos e compostos na mesma seção. As atividades de 19 a 25 podem ser feitas em classe e discutidas coletivamente.
Múltiplos e divisores de um número inteiro
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Objetivo:
Compreender os conceitos de múltiplos e divisores de números inteiros.
Justificativa
A compreensão dos conceitos de múltiplo e de divisor para números inteiros possibilita a resolução e a elaboração de inúmeras situações-problema, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Mapeando conhecimentos
Peça à turma que determine múltiplos e divisores de alguns números inteiros.
Para as aulas iniciais
Apresente algumas afirmações que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor de números inteiros para os estudantes e peça que verifiquem se elas são verdadeiras ou falsas e justifiquem suas respostas. Depois, peça a eles que se reúnam com um colega para reproduzir a dinâmica em duplas.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Caso os estudantes encontrem dificuldades para entender o quadro apresentado, explique que os números foram obtidos pela multiplicação dos valores da coluna da esquerda pelos valores da primeira linha.
Analise, agora, a sequência dos múltiplos e a sequência dos divisores de alguns números inteiros.
a) Sequência dos múltiplos de 2: abre parênteses reticências, menos8, menos6, menos4, menos2, 0, 2, 4, 6, 8, reticências fecha parênteses
b) Sequência dos múltiplos de 21: abre parênteses reticências, menos84, menos63, menos42, menos21, 0, 21, 42, 63, 84, reticências fecha parênteses
c) Sequência dos múltiplos de menos13: abre parênteses reticências, menos52, menos39, menos26, menos13, 0, 13, 26, 39, 52, reticências fecha parênteses
d) Sequência dos divisores de 12: abre parênteses menos12, menos6, menos3, menos2, menos1, 1, 2, 3, 6, 12 fecha parênteses
e) Sequência dos divisores de menos24: abre parênteses menos24, menos12, menos8, menos6, menos4, menos3, menos2, menos1, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24 fecha parênteses
f) Sequência dos divisores de 18: abre parênteses menos18, menos9, menos6, menos3, menos2, menos1, 1, 2, 3, 6, 9, 18 fecha parênteses
Para saber se um número é múltiplo ou divisor de outro, basta verificar se a divisão é exata, ou seja, se o resto da divisão é igual a zero. Observe os exemplos a seguir.
a) menos330 é múltiplo de 11?
Sim, pois ao dividir menos330 por 11 obtém-se quociente igual a menos30 e resto 0.
b) 4 é divisor de 270? menos
Não, pois ao dividir 270 por 4 obtém-se quociente igual a menos 67 e resto 2. menos
c) 15 é divisor de 435? menos
Sim, pois ao dividir 435 por 15 obtém-se quociente igual a menos 29 e resto 0. menos
d) menos101 é múltiplo de menos10?
Não, pois ao dividir menos101 por menos10 obtém-se quociente igual a 10 e resto 1.
Observação
1. Todos os números inteiros são múltiplos de 1.
2. O número zero é múltiplo de todos os números inteiros e não é divisor de nenhum.
3. O número 1 é um divisor universal, ou seja, ele divide todos os números inteiros.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Escreva cinco múltiplos inteiros do número 3 que sejam:
a) negativos.
b) maiores que menos30 e menores que 20.
2. Verifique qual dos anos a seguir é bissexto.
a) 1822
b) 1900
c) 2000
d) 2118
3. Identifique as afirmações falsas e corrija-as no caderno.
a) menos6 tem 8 divisores inteiros.
b) O zero não é divisor de nenhum número.
c) Todos os números inteiros são múltiplos de menos1.
d) 1 é o menor divisor natural de menos3.
e) menos1 é o menor divisor inteiro de menos3.
Respostas e comentários
1. a) Exemplo de resposta: menos3, menos6, menos9, menos12, menos15
1. b) Exemplo de resposta: menos24, menos18, 6, 12, 15, 18
2. alternativa c
3. As afirmações dos itens c e e são falsas. Exemplos de correção: “Todos os números inteiros negativos são múltiplos de menos1.”; “ menos3 é o menor divisor inteiro de menos3.”.
• Solicite aos estudantes que justifiquem a resposta da atividade 2. Por exemplo:
• 1822 não é bissexto, pois .1822 não é divisível por 4 (item a);
• 1900 não é bissexto, pois .1900 é divisível por 4, mas não é divisível por 400 (item b);
• 2000 é bissexto, pois .2000 é divisível por 4 e por 400 (item c);
• 2118 não é bissexto, pois .2118 não é divisível por 4 (item d).
• No item a da atividade 3, se achar conveniente, peça aos estudantes que indiquem quais são os 8 divisores inteiros de menos6: menos6, menos3, menos2, menos1, 1, 2, 3 e 6.
3 Máximo divisor comum (mdc)
Os estudantes das turmas a, B e C do 1º ano vão participar de uma gincana. Para essa competição, cada equipe será formada por um ou mais estudantes de uma mesma turma e cada equipe terá a mesma quantidade de estudantes. Qual é o maior número de estudantes por equipe? Quantas equipes haverá em cada turma?
No quadro a seguir consta a quantidade de estudantes de cada uma das turmas do 1º ano.
Turma |
1º ano A |
1º ano B |
1º ano C |
---|---|---|---|
Quantidade de estudantes |
18 |
24 |
36 |
Observe que os 18 estudantes do 1º a podem ser divididos em equipes de 1, 2, 3, 6, 9 ou 18 participantes.
Os números 1, 2, 3, 6, 9 e 18 são os divisores de 18.
Os 24 estudantes do 1º B podem ser divididos em equipes de 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12 ou 24 participantes.
Os números 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12 e 24 são os divisores de 24.
Os 36 estudantes do 1º C podem ser divididos em equipes de 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 ou 36 participantes.
Os números 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36 são os divisores de 36.
Percebemos que as equipes com a mesma quantidade de estudantes, nas três turmas, são as que têm 1, 2, 3 ou 6 participantes.
Os números 1, 2, 3 e 6 são os divisores comuns de 18, 24 e 36.
Como queremos que as equipes tenham o maior número possível de estudantes, concluímos que cada uma deverá ter 6 participantes.
Esse número é o máximo divisor comum ( ême dê cê) de 18, 24 e 36, que indicamos por:
ême dê cê (18, 24, 36) = 6
Assim, cada equipe terá 6 participantes: o 1º a terá 3 equipes; o 1º B, 4 equipes; o 1º C, 6 equipes.
Respostas e comentários
Máximo divisor comum (mdc)
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Objetivo:
Determinar o máximo divisor comum de números inteiros.
Justificativa
O máximo divisor comum é uma ferramenta que possibilita resolver diferentes problemas, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Mapeando conhecimentos
Proponha à turma que resolva o seguinte problema: “Uma empresa vai distribuir igualmente 45 cremes dentais e 30 sabonetes para um grupo de pessoas carentes. Sabendo que nessa distribuição não devem sobrar cremes dentais nem sabonetes, qual é o número máximo de pessoas que podem receber essa doação?”. Deixe os estudantes à vontade para resolver o problema utilizando estratégias pessoais. Espera-se que alguns deles percebam que devem calcular o máximo divisor comum de 30 e 45.
Para as aulas iniciais
Retome o problema proposto na dinâmica inicial e mostre aos estudantes como calcular o ême dê cê(30, 45). Depois, proponha mais um ou dois problemas cujas resoluções demandem o cálculo do máximo divisor comum e peça que os resolvam em duplas. Reserve um momento para que algumas duplas expliquem como fizeram.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Podemos obter o ême dê cê de dois ou mais números naturais conhecendo seus divisores, como na situação anterior.
Também podemos calcular o ême dê cê por meio da decomposição em fatores primos. Observe, por exemplo, como calcular o ême dê cê de 60 e 100.
Fazendo a decomposição de 60 e 100 em fatores primos, temos:
A seguir, destacamos os fatores primos comuns a 60 e 100:
60 = 2 ⋅ 2 ⋅ 3 ⋅ 5
100 = 2 ⋅ 2 ⋅ 5 ⋅ 5
O produto dos fatores comuns dos dois números é divisor de cada um deles e é o maior divisor comum entre eles. Assim: ême dê cê 60, 100 abre parênteses fecha parênteses = 2 ⋅ 2 ⋅ 5 = 20
No caso de os números serem escritos na fórma fatorada, usando potências, o mdc será o produto dos fatores comuns, cada um deles elevado ao menor expoente, porque o menor expoente indica a quantidade de fatores comuns.
60 = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 1 ⋅ 5 elevado a 1
100 = 2 elevado a 2 ⋅ 5 elevado a 2
Os menores expoentes dos fatores comuns 2 e 5 são 2 e 1, respectivamente.
Logo:
ême dê cê abre parênteses60, 100 fecha parênteses = 2 elevado a 2 ⋅ 5 elevado a 1 = 20
Observação
Seja ême dê cê 18, 12 abre parênteses fecha parênteses = 6. Multiplicando 18 e 12 por 2, temos:
ême dê cê 36, 24 abre parênteses fecha parênteses 1= 12 o abre parênteses ême dê cê também ficou duplicado fecha parênteses
Atividades
Faça as atividades no caderno.
4. Dados os números 24 e 40, determine:
a) os divisores de 24;
b) os divisores de 40;
c) os divisores comuns de 24 e 40;
d) o máximo divisor comum de 24 e 40.
5.
Escreva alguns pares de números naturais diferentes de zero de modo que um seja divisor do outro. Troque os números que você escreveu pelos escolhidos por um colega. Cada um deve calcular o mdc dos números dos pares escritos pelo colega. Depois comparem cada mdc obtido com os números do respectivo par. Que conclusão vocês podem obter dessa comparação?
6.
Calcule mentalmente o ême dê cê dos números a seguir.
a) 50 e 100
b) 16 e 80
c) 72 e 216
d) 20 e 100
Respostas e comentários
4. a) 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12 e 24
4. b) 1, 2, 4, 5, 8, 10, 20 e 40
4. c) 1, 2, 4 e 8
4. d) 8
5. Espera-se que os alunos concluam que o mdc dos números é igual àquele que é o divisor do outro.
6. a) 50
6. b) 16
6. c) 72
6. d) 20
Se necessário, conduza a verificação do exemplo citado no boxe Observação, em que duplicando os números naturais o ême dê cê também duplica. Amplie a situação e peça aos estudantes que verifiquem se, divindo os números, o mdc também será dividido.
ême dê cê18, 12 abre parênteses fecha parênteses = 2 ⋅ 3 = 6
ême dê cê36, 24 abre parênteses fecha parênteses = 2 elevado a 2 ⋅ 3 = 12
ême dê cê9, 6 abre parênteses fecha parênteses = 3
7. Dados os números na fórma fatorada 2 elevado a 3 ⋅ 3 ⋅ 5, 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2 ⋅ 7 e 2 elevado a 4 ⋅ 3 elevado a 3 ⋅ 5, calcule o ême dê cê deles.
8. Calcule, pela decomposição em fatores primos, o ême dê cê dos números a seguir.
a) 40 e 64
b) 80, 100 e 120
c) 40, 70 e 90
d) 576 e 96
9. Quando o máximo divisor comum de dois ou mais números for igual a 1, esses números são primos entre si. Agora, verifique se os números a seguir são primos entre si.
a) 4 e 5
b) 16 e 25
c) 15 e 21
d) 18 e 42
10.
Junte-se a um colega e respondam às seguintes questões.
a) Qual é o ême dê cê de dois números consecutivos diferentes de zero?
b) Qual é o ême dê cê de dois números quadrados perfeitos consecutivos não nulos?
11. Dois números primos entre si são multiplicados por 28. Qual é o ême dê cê dos dois produtos obtidos?
12. O ême dê cê de dois números é 18. Se dividirmos cada um deles por 3, qual será o ême dê cê dos novos números?
4 Mínimo múltiplo comum ( ême ême cê)
Em um trecho de uma rodovia que mede 72 quilômetros de comprimento, a partir do quilômetro zero, foram colocados, a cada 3 quilômetros, um telefone de emergência e, a cada 8 quilômetros, uma torre com câmera de monitoramento. Em quais quilômetros dessa rodovia foram colocados, simultaneamente, telefone e câmera?
Os telefones foram colocados nos quilômetros 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, 39, 42, 45, 48, 51, 54, 57, 60, 63, 66, 69 e 72.
Os números 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, 39, 42, 45, 48, 51, 54, 57, 60, 63, 66, 69 e 72 são múltiplos de 3.
As câmeras de monitoramento foram colocadas nos quilômetros 0, 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64 e 72.
Os números 0, 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64 e 72 são múltiplos de 8.
Respostas e comentários
7. 6
8. a) 8
8. b) 20
8. c) 10
8. d) 96
9. a) Sim, porque ême dê cê abre parênteses4, 5 fecha parênteses = 1.
9. b) Sim, pois ême dê cê abre parênteses16, 25 fecha parênteses = 1.
9. c) Não, porque ême dê cê abre parênteses15, 21 fecha parênteses = 3.
9. d) Não, porque ême dê cê abre parênteses18, 42 fecha parênteses = 6.
10. a) 1
10. b) 1
11. 28
12. 6
Mínimo múltiplo comum abre parênteses ême ême cê fecha parênteses
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um.
Objetivos:
• Determinar o mínimo múltiplo comum de números inteiros.
• Resolver problemas que envolvam múltiplos e divisores.
Justificativa
A habilidade ê éfe zero sete ême ah zero um implica, entre outras coisas, resolver e elaborar problemas envolvendo as noções de múltiplo e mínimo múltiplo comum, o que justifica a pertinência dos objetivos mostrados anteriormente.
Mapeando conhecimentos
Proponha à turma que resolva o seguinte problema: “Em uma rodoviária, saem ônibus para as cidades a ê bê. Os ônibus com destino à cidade A partem de 5 em 5 horas e aqueles com destino à cidade B partem de 6 em 6 horas. Às 16 horas do dia 19/4 saíram dois ônibus: um com destino à cidade a e outro rumo à cidade B. Em que dia e horário saíram juntos novamente um ônibus com destino à cidade a e outro rumo à cidade B?”. É importante estimular os estudantes a trocar ideias, rascunhar e verbalizar como pensam que o problema deve ser resolvido. Espera-se que alguns deles percebam que devem calcular o mínimo múltiplo comum de 5 e 6.
Para as aulas iniciais
Retome o problema proposto na dinâmica inicial e mostre como calcular o ême ême cê5, 6 abre parênteses. Depois, proponha mais um ou dois problemas cujas resoluções demandem o cálculo do mínimo múltiplo comum e peça aos estudantes que os resolvam em duplas. Reserve um momento para que algumas duplas expliquem como fizeram. fecha parênteses
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Observe que os números 0, 24, 48 e 72 se repetem em ambas as sequências numéricas, ou seja, há um telefone e também uma câmera nos quilômetros 0, 24, 48 e 72.
Os números 0, 24, 48 e 72 são os múltiplos comuns de 3 e de 8 menores ou iguais a 72.
Logo, 24 é o menor número diferente de zero que é múltiplo comum de 3 e de 8.
Esse número é o mínimo múltiplo comum abre parênteses ême ême cê abre parênteses de 3 e de 8, que indicamos por:
ême ême cê abre parênteses3, 8 fecha parênteses = 24
Assim, nesse trecho da rodovia, a cada 24 quilômetros foram instalados, simultaneamente, um telefone de emergência e uma câmera de monitoramento.
Na situação anterior, para encontrar o ême ême cê de 3 e 8, escrevemos os múltiplos diferentes de zero de cada um dos números e, depois, observamos o menor múltiplo comum entre eles. Esse é um modo de calcular o ême ême cê de dois ou mais números. Podemos também usar a decomposição dos números em fatores primos.
Veja, por exemplo, como calcular o ême ême cê de 180 e 350.
A seguir, destacamos os fatores primos comuns a 180 e 350.
180 = 2 ⋅ 2 ⋅ 3 ⋅ 3 ⋅ 5
350 = 2 ⋅ 5 ⋅ 5 ⋅ 7
O ême ême cê é dado pelo produto dos fatores primos comuns pelos fatores primos não comuns.
Podemos também calcular o ême ême cê de dois ou mais números naturais decompondo-os simultaneamente em fatores primos.
Vamos calcular o ême ême cê de 180 e 350 pela decomposição simultânea em fatores primos.
O ême ême cê de 180 e 350 será o produto dos fatores primos encontrados.
Logo, ême ême cê 180, 350 abre parênteses fecha parênteses = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2 ⋅ 5 elevado a 2 ⋅ 7 elevado a 1 = .6300.
Respostas e comentários
Comente com os estudantes que o emprego do ême ême cê é útil na adição ou na subtração de frações com denominadores diferentes para determinar frações equivalentes que tenham o mesmo denominador.
O cálculo do ême ême cê de três números é feito de maneira similiar ao do ême ême cê de dois números: pela decomposição em separado ou pela decomposição simultânea.
Veja como calcular o ême ême cê de 12, 18 e 30.
1º modo: decomposição em separado.
ême ême cê (12, 18, 30) = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2 ⋅ 5 = 180
2º modo: decomposição simultânea.
ême ême cê (12, 18, 30) = 2 elevado a 2 ⋅ 3 elevado a 2 ⋅ 5 = 180
Atividades
Faça as atividades no caderno.
13. Determine:
a) os múltiplos de 15;
b) os múltiplos de 20;
c) os múltiplos comuns de 15 e 20;
d) o mínimo múltiplo comum de 15 e 20, excluído o zero.
14.
Escreva alguns pares de números naturais diferentes de zero de modo que um seja divisor do outro. Troque os números que você escreveu pelos escolhidos por um colega. Cada um deve calcular o ême ême cê dos números dos pares escritos pelo colega. Depois, comparem cada ême ême cê obtido com os números do respectivo par. Que conclusão vocês podem obter dessa comparação?
15.
Calcule mentalmente o ême ême cê de:
a) 2 e 6;
b) 10 e 20;
c) 15 e 45;
d) 50 e 100.
16. Calcule o ême ême cê dos números:
17. Determine, pela decomposição em fatores primos, o ême ême cê de:
a) 18, 27 e 45;
b) 18, 30 e 48;
c) 120, 132 e 20;
d) 150, 300 e 375.
18.
Junte-se a um colega, escolham alguns pares de números primos entre si e determinem o ême ême cê de cada par. Depois, respondam: qual é o ême ême cê de dois números primos entre si?
19. Usando o processo da decomposição simultânea em fatores primos, determine o mínimo múltiplo comum dos números a seguir.
a) 90 e 120
b) 45, 54 e 72
c) 120, 300 e 450
d) 20, 40, 50 e 200
Respostas e comentários
13. a) 0, 15, 30, 45, 60, reticências
13. b) 0, 20, 40, 60, 80, reticências
13. c) 0, 60, 120, 180, 240, reticências
13. d) 60
14. Espera-se que os estudantes concluam que o ême ême cê dos números é igual àquele que é o múltiplo do outro.
15. a) 6
15. b) 20
15. c) 45
15. d) 100
16. 840
17. a) 270
17. b) 720
17. c) .1320
17. d) .1500
18. o produto desses números
19. a) 360
19. b) .1080
19. c) .1800
19. d) 200
• A atividade 15 propõe aos estudantes que efetuem cálculos mentais. Após a resolução dos itens dessa atividade, pergunte a eles se perceberam alguma relação entre os números e o ême ême cê deles. Espera-se que alguns estudantes notem que, quando um dos números é divisível pelo outro, o ême ême cê é o maior número.
20.
Escreva alguns pares de números naturais diferentes de zero.
Troque-os com um colega para que cada um de vocês calcule o produto dos números do par, o ême dê cê e o ême ême cê deles e o produto do ême dê cê com o ême ême cê obtidos. Destroquem para conferir os cálculos.
Para cada par de números escritos, comparem o primeiro com o último dos números calculados. Discutam entre si e respondam: qual é a relação entre o produto dos números e o produto do ême dê cê com o ême ême cê desses números?
21. Para cada par de números dado a seguir, calcule o produto dos números, o ême dê cê e o ême ême cê deles e o produto do ême dê cê com o ême ême cê obtidos.
a) 12 e 15
b) 48 e 16
c) 11 e 121
d) 36 e 49
22. O ême dê cê de dois números é 24, o ême ême cê entre eles é 504, e um dos números é 168. Calcule o outro número.
23.
Em uma grande metrópole, foi feito um estudo sobre a medida do intervalo de tempo entre as luzes vermelha, amarela e verde dos semáforos para melhorar o tráfego da cidade. A companhia de engenharia de tráfego propôs alterações nas medidas de intervalo de tempo de três semáforos consecutivos, a, B e C. O semáforo a ficaria verde a cada 40 segundos; o semáforo B, a cada 50 segundos, e o semáforo C, a cada 60 segundos. Às 18 horas, os três semáforos ficaram verdes ao mesmo tempo. A que horas isso ocorrerá novamente?
24.
Junte-se a um colega e leiam a situação a seguir.
Ricardo trabalha em uma agência de viagens de turismo. Ele vende pacotes de viagem de navio para uma empresa internacional que tem três embarcações. Os clientes que compram os pacotes podem pedir a troca de navio, mas apenas quando os três estão ancorados no porto no mesmo dia. Os percursos e o tempo para as viagens variam. O navio a faz viagens de 12 dias, o navio B faz viagens de 15 dias e o navio C, de 10 dias. Alguns clientes, depois de comprar o pacote de viagem, pediram a troca de navio.
• Com base na situação descrita, elaborem uma questão que tenha como resposta o mínimo múltiplo comum dos números citados.
25. Três navios fazem o mesmo percurso entre dois portos: o primeiro, de 8 em 8 dias; o segundo, de 12 em 12 dias; o terceiro, de 18 em 18 dias. Tendo partido juntos do porto de origem em certo dia do mês, após quantos dias sairão juntos novamente?
26. Júlia trabalha em uma empresa que tem filiais em três cidades: , B e C. Ela visita a filial na cidade a a a cada 10 dias, na cidade B a cada 30 dias e na cidade C a cada 50 dias. Em março, ela precisou visitar as três filiais. Em que mês isso ocorrerá novamente?
Respostas e comentários
20. Espera-se que os estudantes concluam que o produto dos números e o produto do mdc com o ême ême cê desses números são iguais.
21. a) 180, 3, 60 e 180
21. b) 768, 16, 48 e 768
21. c) .1331, 11, 121 e .1331
21. d) .1764, 1, .1764 e .1764
22. 72
23. 18h10
24. Resposta pessoal.
25. 72 dias
26. agosto
• As atividades desta página envolvem o conceito de mínimo múltiplo comum. Como elas não exigem o uso de um método específico para calcular o ême ême cê, permita que os estudantes utilizem qualquer processo que lhes for mais conveniente.
• As atividades 20, 21 e 22 envolvem também o conceito de máximo divisor comum. Deixe que os estudantes calculem o ême dê cê da maneira que preferirem.
Resolvendo em equipe
Faça a atividade no caderno.
( enêm) O gerente de um cinema fornece anualmente ingressos gratuitos para escolas. Este ano serão distribuídos 400 ingressos para uma sessão vespertina e 320 ingressos para uma sessão noturna de um mesmo filme. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos:
1) cada escola deverá receber ingressos para uma única sessão;
2) todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos;
3) não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos serão distribuídos).
O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é:
a) 2
b) 4
c) 9
d) 40
e) 80
Interpretação e identificação dos dados |
• Observe que cada escola deve receber a mesma quantidade de ingressos, ou seja, o número de ingressos de cada escola deve dividir, ao mesmo tempo, o número 400 e o número 320, e esse número deve ser o maior valor possível. |
---|---|
Plano de resolução |
• Considerando as informações do enunciado, elabore etapas para resolver o problema. |
Resolução |
• Apresente seu plano de resolução para os colegas. |
Verificação |
• Considerando a resposta encontrada, verifique se ela satisfaz as condições determinadas no enunciado. |
Apresentação |
• Proponha um novo problema alterando a quantidade de ingressos oferecidos. |
Respostas e comentários
Resolvendo em equipe: alternativa c.
Resolução: Espera-se que os estudantes determinem que cada escola receberá 80 ingressos de apenas uma sessão. Assim, 5 escolas receberão 80 ingressos para assistir à sessão vespertina e 4 escolas receberão 80 ingressos para assistir à sessão noturna, totalizando 9 escolas.
Resolvendo em equipe
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 2, 4, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 2 e 5 (as descrições estão na página sete).
A seção destaca as etapas selecionadas para encaminhar a resolução de problemas. Elas devem ser analisadas e discutidas com os estudantes. Além de favorecer o desenvolvimento das competências gerais 2, 4, 9 e 10 e das competências específicas de Matemática 2 e 5, a seção permite a transferência de estratégias de resolução para outros contextos e situações.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Múltiplos e divisores de um número inteiro
Para saber se um número é múltiplo ou divisor de outro, basta verificar se a divisão é exata, ou seja, se o resto da divisão é igual a zero.
a) menos220 é múltiplo de 11?
Sim, pois ao dividir menos220 por 11 obtém-se quociente igual a menos20 e resto 0.
b) menos7 é divisor de 84?
Sim, pois ao dividir 84 por menos7 obtém-se quociente igual a menos12 e resto 0.
Máximo divisor comum abre parêntesesmdc fecha parênteses
É o maior divisor comum de dois ou mais números.
Cálculo do ême dê cê 18, 27 abre parênteses. fecha parênteses
ême dê cê abre parênteses18, 27 fecha parênteses = 3 ∙ 3 = 9
Mínimo múltiplo comum abre parênteses ême ême cê fecha parênteses
É o menor múltiplo comum de dois ou mais números.
Cálculo do ême ême cê 18, 27 abre parênteses. fecha parênteses
ême dê cê abre parênteses18, 27 fecha parênteses = 2 ∙ 3 elevado a 3 = 54
1. No caderno, escreva cinco múltiplos do número 5 que sejam:
a) negativos;
b) maiores que menos19 e menores que 29.
2. Escreva no caderno todos os números:
a) divisíveis por 3 que estão entre menos14 e 10;
b) múltiplos de 7 que estão entre menos20 e 30.
3. Dados os números 12 e 18, determine:
a) os divisores de 12;
b) os divisores de 18;
c) os divisores comuns de 12 e 18;
d) o máximo divisor comum de 12 e 18.
4. Determine:
a) os múltiplos de 25;
b) os múltiplos de 50;
c) os múltiplos comuns de 25 e 50;
d) o mínimo múltiplo comum de 25 e 50, excluído o zero.
5. Calcule utilizando a decomposição em fatores primos.
a) ême dê cê abre parênteses18,15 fecha parênteses
b) ême dê cê 90, 120 abre parênteses fecha parênteses
c) ême dê cê 25, 35, 50 abre parênteses fecha parênteses
d) ême dê cê 48, 76 abre parênteses fecha parênteses
e) ême dê cê 50, 60, 100 abre parênteses fecha parênteses
f) ême dê cê 432, 180 abre parênteses fecha parênteses
6. Calcule utilizando a decomposição em fatores primos.
a) ême ême cê 25, 40 abre parênteses fecha parênteses
b) ême ême cê 38, 24 abre parênteses fecha parênteses
c) ême ême cê 18, 30, 56 abre parênteses fecha parênteses
d) ême ême cê 36, 124 abre parênteses fecha parênteses
e) ême ême cê 15, 45, 125 abre parênteses fecha parênteses
f) ême ême cê 42, 236 abre parênteses fecha parênteses
7. Um jogo é composto de vinte e uma cartas e 18 fichas. Todas as cartas e fichas devem ser distribuídas sem que haja sobras, de modo que cada jogador receba a mesma quantidade de cartas e a mesma quantidade de fichas. É possível que 3 pessoas participem desse jogo? E 6? Justifique sua resposta.
8. Júlia comprou dois pedaços de tecido, um com 15 métros de medida de comprimento e outro com 21 . Ela vai cortar esses tecidos em pedaços iguais, de maior medida de comprimento possível. Qual será a medida de comprimento de cada pedaço de tecido? métros
9. Para uma sessão de teatro, os espectadores se organizaram em filas. Se contarmos de 3 em 3, sobram duas pessoas; se contarmos de 5 em 5, sobram 3 pessoas. Sabendo que eram mais que 25 e menos que 50 pessoas, quantas pessoas há na fila?
Respostas e comentários
1. a) Exemplo de resposta: menos30, menos25, menos20, menos15, menos10
1. b) Exemplo de resposta: menos15, menos10, menos5, 5, 10.
2. a) menos12, menos9, menos6, menos3, 0, 3, 6 e 9.
2. b) menos14, menos7, 0, 7, 14, 21 e 28.
3. a) 1, 2, 3, 4, 6 e 12
3. b) 1, 2, 3, 6, 9 e 18
3. c) 1, 2, 3 e 6
3. d) 6
4. a) 0, 25, 50, 75, 100, reticências
4. b) 0, 50, 100, 150, 200, reticências
4. c) 0, 50, 100, reticências
4. d) 50
5. a) 3
5. b) 30
5. c) 5
5. d) 4
5. e) 10
5. f) 36
6. a) 200
6. b) 456
6. c) .2520
6. d) .1116
6. e) .1125
6. f) .4956
7. É possível que 3 pessoas joguem, pois 21 e 18 são divisíveis por 3, mas 6 pessoas não, pois 21 não é divisível por 6.
8. 3 metros
9. 38 pessoas
Revisão dos conteúdos deste capítulo
• Após os estudantes concluírem a atividade 1, peça para que compartilhem suas respostas com os colegas.
• No item a da atividade 2, oriente os estudantes a escrever primeiro os números inteiros entre −14 e 10 para, depois, identificar os que são divisíveis por 3. O item b, pode ser realizado adotando-se procedimento análogo.
• É possível que alguns estudantes tenham dificuldades em distinguir os conceitos de máximo divisor comum abre parênteses ême dê cê fecha parênteses e o mínimo múltiplo comum abre parênteses ême ême cê, aproveite as fecha parênteses atividades 3 e 4 para caracterizar esses conceitos. Se necessário, em ambas as atividades, oriente-os a utilizar as respostas dos itens a e b para responder ao item c e a usar a resposta deste item para resolver o item d.
Ao determinar os múltiplos nos itens a e b da atividade 4, confira se os estudantes indicam o zero; caso não indiquem, relembre-os de que o zero é múltiplo de todos os números inteiros.
• Nas atividades 5 e 6, se houver dificuldade, relembre como calculamos o ême dê cê e o ême ême cê utilizando a decomposição em fatores primos e destaque a necessidade de usar esse método nas atividades por ter sido indicado nos enunciados.
• Nas atividades 7, 8 e 9, permita que os estudantes resolvam os problemas utilizando estratégias pessoais. Na atividade 7, devem identificar se 21 e 18 são divisíveis por 3 e 6; na atividade 8, devem calcular o ême dê cê15, 21 abre parênteses; na fecha parênteses atividade 9, devem identificar os múltiplos comuns de 3 e 5 para determinar o único número que satisfaz a quantidade de pessoas que sobram em cada contagem.
Caso os estudantes tenham dificuldade nessas atividades, leia-as com eles e questione-os sobre o que precisa ser feito em cada situação.