Capítulo 12  Probabilidade e estatística

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.
Ícone SAÚDE.

Trocando ideias

Uma análise feita com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (pê ó éfe) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É), estimou que a frota de bicicletas no Brasil era de ..33230198 e que a região Sudeste tem quase metade dessa distribuição, como é possível observar no gráfico a seguir.

Fotografia. Calçadão à beira mar, com 6 pessoas andando de bicicleta, duas pessoas com bicicleta paradas e duas pessoas caminhando Há também um carrinho para transporte de guarda sóis. Do lado esquerdo do calçadão há um gramado com palmeiras. À esquerda do calçadão, mas à direita da imagem, um quiosque vermelho envidraçado. Mais ao fundo, areia seguida de morros e um céu azul acinzentado.
Pessoas passeando de bicicleta na avenida Cabo Branco, em João Pessoa (Paraíba). Foto de 2021.
Gráfico. Gráfico de setores no qual há 5 setores circulares. No topo do círculo, seguindo no sentido anti-horário começamos com o  menor setor que é vermelho e representa 6 vírgula 76 por cento. Na sequência, temos um setor amarelo, representando 20 vírgula 8 por cento. O próximo setor é azul e representa 45 vírgula 54 por cento. O próximo setor é lilás e representa 16 vírgula 61 por cento. E, por último, um setor circular verde, representando 10 vírgula 29 por cento.
Abaixo do gráfico há uma legenda formada uma coluna com 5 quadrados e, à direita de cada quadrado, sua região correspondente. Quadrado vermelho, região norte. Quadrado amarelo, região nordeste. Quadrado azul, região sudeste. Quadrado lilás, região sul. Quadrado verde, região centro-oeste.

Dados obtidos em: https://oeds.link/ol2WxJ. Acesso em: 21 maio 2022.

Ícone de atividade em grupo.

Ícone de atividade oral.

Em sua opinião, quais são os benefícios de utilizar a bicicleta como meio de transporte? Converse com os colegas.

Ícone de atividade oral.

Você acha que expressar os dados deste gráfico em um outro tipo de gráfico seria mais adequado? Se sim, qual gráfico usaria?

Ícone de atividade oral.

Em qual região do Brasil a frota de bicicletas era maior? E menor?

Ícone de atividade oral.

Em qual região do Brasil a frota de bicicletas correspondia a aproximadamente

1 quinto.

da frota nacional de bicicletas?

Neste capítulo, vamos estudar o cálculo de probabilidades, os conceitos de população e amostra e os diferentes gráficos estatísticos.

Respostas e comentários

Trocando ideias: primeiro item: resposta pessoal; segundo item: respostas pessoais; terceiro item: maior na região Sudeste e menor na região Norte; quarto item: região Nordeste.

CAPÍTULO 12 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Trocando ideias

Bê êne cê cê:

Competências gerais 8 e 9 (as descrições estão na página seis).

Competência específica 6 e 8 (as descrições estão na página sete).

Objetivos:

Verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a leitura e a interpretação de gráficos de setores.

Conscientizar os estudantes sobre a importância do uso da bicicleta como meio de transporte tanto para o meio ambiente quanto para a saúde.

Temas contemporâneos transversais:

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.
Ícone SAÚDE.

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas para a turma: “Vocês têm bicicleta? Se sim, para que vocês a utilizam? Vocês conhecem alguém que utiliza a bicicleta como meio de transporte?”. Deixe-os à vontade para verbalizar suas respostas e contarem suas experiências. Depois, convide-os a pensar sobre a questão proposta no primeiro item. Após debaterem, comente que a utilização de bicicletas como meio de transporte contribui para:

diminuição da poluição do ar por emissão de gases da queima de combustíveis;

fortalecimento dos músculos e da articulação dos joelhos;

contrôle da diabetes;

coordenação motora;

qualidade do sono etcétera

Os componentes curriculares Ciências e Educação Física podem realizar atividades conjuntas para desenvolver o tema com a turma.

Esse momento inicial possibilita aos estudantes perceber a importância de cuidar da saúde física e, além disso, contribui para que exercitem a empatia e o diálogo, o que favorece o desenvolvimento das competências gerais 8 e 9 e da competência específica 8 da Bê êne cê cê.

As questões do segundo, terceiro e quarto itens envolvem a leitura e a interpretação de dados representados em um gráfico de setores. Chame a atenção da turma para o título, a fonte e a legenda do gráfico. Depois, peça que responda às questões. Como sugestão de ampliação, você pode propor questões como estas para a turma: “Em que região do Brasil a frota de bicicleta correspondia a, aproximadamente,

um décimo

da frota nacional de bicicletas? Qual era, aproximadamente, a frota de bicicletas na região Centro-Oeste?”. Por mobilizar diferentes registros e linguagens (gráfico e texto escrito em língua materna), a proposta deste Trocando ideias favorece o desenvolvimento da competência específica 6 da Bê êne cê cê.

1 Probabilidade

Observe as situações a seguir.

ilustração. Mulher grávida.
O bebê será menino ou menina?
ilustração. Menino observando a Lua e as estrelas no céu por meio de uma janela.
Será que vai fazer sol amanhã?
ilustração. Mão de uma pessoa lançando um dado vermelho.
Ao lançarmos um “dado honesto”, que número sairá?

Diariamente, tentamos prever acontecimentos que podem interferir de alguma fórma em nossa vida. Em alguns casos, essas previsões são meramente intuitivas, mas, em outros, ­podemos calcular a medida da chance de um evento ou fenômeno ocorrer. Probabilidade é a área da Matemática que estuda como calcular essas medidas de chance, mas também é o termo usado para se referir a essas medidas.

Por não ser possível prever o resultado de um experimento aleatório com exatidão, procuramos medir as chances, ou seja, determinar a probabilidade de certo resultado ocorrer.

Um experimento aleatório é aquele em que conhecemos os resultados possíveis, mas não podemos assegurar qual deles vai ocorrer. Além disso, o experimento pode ser repetido nas mesmas condições tantas vezes quanto quisermos.

Acompanhe os exemplos:

a) No lançamento de uma “moeda honesta”, há duas possibilidades de ­resultado: cara ou coroa.

Como a moeda é “honesta”, a probabilidade de sair cara ou coroa é igual.

Dessa fórma, a probabilidade de sair “cara” ou “coroa” é de 1 em 2 ou

Fração 1 sobre 2.

ou 50%.

b) Em uma caixa, há dez bolas idênticas e numeradas de 1 a 10. Quando retiramos, ao acaso, uma bola da caixa, há dez possibilidades de resultado: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Como a probabilidade de sair qualquer bola é a mesma, concluímos que a probabilidade de sair, por exemplo, a bola 3 é de 1 em 10 ou

Fração 1 sobre 10

ou 10%.

Respostas e comentários

Probabilidade

Bê êne cê cê:

Habilidade ê éfe zero sete ême ah três quatro.

Objetivos:

Identificar experimentos aleatórios.

Calcular probabilidade.

Justificativa

Calcular probabilidade envolve realizar experimentos aleatórios, organizar as informações obtidas, identificar o espaço amostral e, finalmente, calcular a razão entre o número de possibilidades favoráveis e o número total de possibilidades. Por mobilizar todas essas capacidades e por serem frequentes os experimentos aleatórios em nosso cotidiano, se justifica a pertinência dos objetivos anteriores.

Mapeando conhecimentos

Pergunte aos estudantes o que é um experimento aleatório e peça que deem exemplos. Em seguida, pergunte o que é probabilidade e como se determina a probabilidade de um evento ocorrer. Você pode propor as seguintes questões para eles: “No lançamento de uma ‘moeda honesta’, qual é a probabilidade de ‘sair’ cara? E de ‘sair’ coroa? No lançamento de um ‘dado honesto’ com as faces numeradas de 1 a 6, qual é a probabilidade de ‘sair’ um número ímpar? E um número maior que 4?”.

Para as aulas iniciais

Retome o conceito de probabilidade da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores e peça aos estudantes que façam a atividade 72. Após concluírem, discuta a atividade com a turma.

Se achar necessário, retome com os estudantes o significado do termo “aleatório”, que está associado à dependência de um acontecimento incerto, visto no ano anterior. Para que possam, de fato, compreender a noção de experimento aleatório, é importante que eles tenham a oportunidade de simular experimentos, como lançar uma moeda "honesta" determinado número de vezes e avaliar a ocorrência de caras ou coroas, lançar um dado "honesto" determinado número de vezes e observar a ocorrência de cada face etcétera Perguntas sobre a chance de sair cara ou coroa ao lançar uma moeda "honesta" ou determinada face de um dado "honesto" antes de lançá-lo permitem levantar o conhecimento prévio dos estudantes.

(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Cite dois experimentos aleatórios e três não aleatórios.

2. Observe as bandejas a, B e C. De olhos vendados, Luís vai retirar, ao acaso, uma bola de uma delas. De qual dessas bandejas é mais provável que Luís tire uma bola vermelha? De qual é menos provável?

Ilustração. Três bandejas lado a lado, Cada uma, está nomeada, da esquerda para a direita, por A, B e C. A bandeja A tem 5 bolas azuis e 4 bolas vermelhas. A bandeja B tem 8 bolas azuis e 2 bolas vermelhas. A bandeja C tem 2 bolas azuis e 8 bolas vermelhas.

3. Se retirarmos uma bola da caixa a seguir, poderemos afirmar seguramente que ela será verde? Por quê?

Ilustração. Caixa repleta de bolas verdes.

4. Identifique no caderno cada item a seguir como certo, provável ou impossível.

a) Ao lançar um “dado honesto” numerado de 1 a 6, podemos obter o número 7.

b) Ao lançar dois “dados honestos”, vamos obter dois números diferentes.

c) Ao lançar dois “dados honestos”, vamos obter dois números cuja soma varia de 2 até 12.

5. Observe as roletas e indique no caderno qual valor tem a maior chance de sair em cada caso ao ­girar a flecha.

a)

Ilustração. Roleta circular. Metade da roleta está na cor amarela, um quarto na está na cor verde e um quarto está na cor laranja. O ponteiro está na cor verde. A cor amarela está identificada com o número 1, a cor verde com o número 2 e a cor laranja com o número 3.

b)

Ilustração. Roleta circular. Um quarto da roleta está na cor azul, um quarto na cor verde, um quarto na cor laranja e um quarto na cor roxa. O ponteiro está na cor azul.  A cor roxa está identificada com o número 7, a cor azul com o número 8, a cor verde com o número 9 e a cor laranja com o número 10.

c)

Ilustração. Roleta circular. 5 doze avos da roleta está na cor azul, um quarto na cor verde e um terço na cor vermelha. O ponteiro está na cor verde. A cor azul está identificada com o número 4, a cor verde com o número 5 e a cor vermelha com o número 6.

Cálculo de probabilidades

Camila precisa sortear um funcionário do setor de administração ou contabilidade para ­ganhar um passeio pago pela empresa. Confira no quadro a seguir a classificação dos funcionários que trabalham nesses setores de acordo com o tempo em que estão na empresa.

Tempo em que funcionários trabalham na empresa, por setor

Setor

Menos de 5 anos

De 5 a 7 anos

De 7 a 10 anos

Mais de 10 anos

Administração

10

3

1

2

Contabilidade

7

5

3

1

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal.

2. mais provável: C; menos provável: B

3. Sim, porque todas as bolas da caixa são verdes.

4. a) impossível

4. b) provável

4. c) certo

5. a) 1

5. b) Nenhum, pois as probabilidades são iguais.

5. c) 4

As atividades 2, 3 e 5 apresentam situações representadas por imagens que permitem que os estudantes identifiquem os experimentos como certos, mais prováveis, menos prováveis, equiprováveis e impossíveis.

Cálculo de probabilidades

Reproduza a situação na lousa e proponha aos estudantes que determinem a probabilidade de Camila sortear um funcionário com menos de 5 anos trabalhados na empresa. Após concluírem a atividade e as estratégias serem debatidas, faça a leitura coletiva do texto do livro.

Antes de apresentar os exemplos, você pode propor que formulem perguntas com base nos dados do quadro. Depois, peça que troquem as perguntas com um colega e respondam às perguntas propostas por ele.

Lembre-se: Escreva no caderno.

Podemos calcular a probabilidade de Camila sortear um funcionário com menos de 5 anos trabalhados na empresa da seguinte maneira:

cálculo do total de funcionários que têm menos de 5 anos de trabalho: 10 + 7 = 17;

cálculo do total de funcionários dos dois setores: 10 + 7 + 3 + 5 + 1 + 3 + 2 + 1 = 32.

Então, a probabilidade de Camila sortear uma pessoa com menos de 5 anos trabalhados na empresa é de 17 em 32 ou

Fração 17 sobre 32

ou 53,125%.

Agora é sua vez! Tente resolver a situação: Roberto é colega de Camila e trabalha há mais de 10 anos no setor de contabilidade dessa empresa. Qual é a probabilidade de ele ser o funcionário sorteado?

A probabilidade de determinado resultado em um experimento aleatório é a razão ­entre o número de possibilidades favoráveis e o número total de possibilidades.

Confira alguns exemplos de cálculos de probabilidade:

a) Um leitor de livros digitais será sorteado entre os .1000 estudantes de uma escola.

Há 50 estudantes nos terceiros anos e 80 estudantes nos sextos anos.

Podemos calcular a probabilidade de o ganhador ser do 3º ano e a probabilidade de o ganhador ser do 6º ano.

A probabilidade de que o estudante sorteado seja do 3º ano é de 50 em .1000 ou

Fração 50 sobre 1000

ou 5%, e a probabilidade de que o estudante sorteado seja do 6º ano é de 80 em .1000 ou

Fração 80 sobre 1000

ou 8%.

b) Ao lançar um “dado honesto”, também chamado de “dado não viciado”, uma única vez:

qual é a probabilidade de obtermos o número 6?

No lançamento de um “dado honesto”, os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.

Como o dado é “honesto”, a probabilidade de sair qualquer um dos seis resultados possíveis é a mesma. Nesse caso, a probabilidade de sair a face 6 é de 1 em 6 ou

Fração 1 sexto.

.

qual é a probabilidade de obtermos um número par?

Nesse caso, há três resultados favoráveis (2, 4 ou 6) entre os seis resultados possíveis (1, 2, 3, 4, 5 ou 6).

Portanto, a probabilidade é de 3 em 6 ou

Fração 3 sobre 6

ou

Fração 1 sobre 2

. Essa probabilidade também pode ser expressa por um número ­decimal (0,5) ou por uma porcentagem (50%).

qual é a probabilidade de sair um número maior que 2?

Nesse caso, há quatro resultados favoráveis (3, 4, 5 ou 6) entre os seis resultados ­possíveis (1, 2, 3, 4, 5 ou 6).

Portanto, a probabilidade é de 4 em 6 ou

Fração 4 sobre 6

ou

Fração 2 sobre 3

. Essa probabilidade também pode ser expressa ­por um número decimal

0 vírgula 6 com período no 6.

ou por uma porcentagem (aproximadamente 66,67%).

Respostas e comentários

Item: 1 em 32 ou

Fração 1 sobre 32

ou 3,125%

Convém chamar a atenção dos estudantes para que percebam que a probabilidade é a razão que exprime a comparação entre o número de possibilidades favoráveis e o total de possibilidades de ocorrência de um evento. Deve ficar claro para eles que, sendo a probabilidade uma razão, ela pode ser representada por uma fração irredutível, por um número decimal ou por uma porcentagem.

Destaque que a probabilidade é um número de zero a 1, em que zero diz respeito à impossibilidade de um evento ocorrer, e 1, à certeza de que o evento ocorrerá. Além disso, é de grande valia propor reflexões que levem os estudantes a essas conclusões, e não apresentá-las prontas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

6. Ao lançar um “dado honesto” uma única vez, qual é a probabilidade:

a) de sair um número ímpar?

b) de sair um número maior que 4?

c) de sair o número 8?

7. Se considerarmos que cada faixa tem a mesma probabilidade de ocorrência, ao girarmos uma única vez uma roleta como a representada a seguir, qual é a probabilidade de a flecha:

a) parar na cor amarela?

b) parar na cor verde?

c) parar na cor vermelha?

Ilustração. Roleta circular dividida em 10 setores de mesma medida de área. O ponteiro da roleta está em um setor de cor vermelha, a partir dele, no sentido horário, as cores dos demais setores são: amarelo, verde, vermelho, amarelo, verde, vermelho, verde, amarelo e verde.

8. Qual é a probabilidade de, ao retirar, ao acaso, uma única carta de um baralho de cinquenta e duas cartas, sair um “dois”? (­Lembre-se de que em um baralho há 4 “dois” – um de cada naipe: espadas, copas, paus e ouros.)

Fotografia. 4 cartas de baralho, Da esquerda para direita: 2 de espada, 2 de copas, 2 de paus e 2 de ouros.

9. Em um único lançamento de duas “moedas honestas” ao mesmo tempo, quais são os resultados possíveis? Qual é a probabilidade de obter apenas uma “cara”?

10. Imagine que, de olhos vendados, você vai retirar uma bola da bandeja representada a seguir. Qual é a probabilidade da bola retirada ser vermelha?

Ilustração. Bandeja com 10 bolas azuis e 5 bolas vermelhas.

11.

Ícone de atividade em dupla.

Junte-se a um colega para realizar esta atividade. Vocês devem lançar um dado 100 vezes seguidas e, em cada uma delas, anotar o número da face voltada para cima. Em seguida, faça o que se pede em cada item.

a) No caderno, reproduzam este quadro para indicar a frequência de cada resultado.

Ícone modelo.
Frequência dos resultados dos lançamentos

Face

Frequência

1

2

3

4

5

6

b) Qual é a face com maior frequência de ocorrências nessas jogadas? E a face com menor frequência?

c) Com base nos resultados apresentados, podemos dizer que a probabilidade de obter a face 6, em uma próxima jogada, é maior que a de obter a face 5? Explique.

Respostas e comentários

6. a)

Sentenças matemáticas. 6a: 3 sextos é igual a meio.,

6. b)

Sentenças matemáticas. 6b:2 sextos é igual a 1 terço.

6. c) zero

7. a)

Sentenças matemáticas. 7a: 3 décimos.

7. b)

Sentenças matemáticas. 7b: 4 décimos é igual a 2 quintos.

7. c)

Sentenças matemáticas. 7c: 3 décimos.

8.

Fração 4 sobre 52

ou

Fração 1 sobre 13

9. cara e cara, cara e coroa, coroa e cara ou coroa e coroa;

Fração 1 sobre 2

10.

Sentença matemática. 5 quinze avos é igual a 1 terço.

11. a) Reprodução do quadro.

11. b) Respostas pessoais.

11. c) Respostas pessoais.

As atividades 7 e 10 envolvem situações representadas por imagens por meio das quais os estudantes podem obter diretamente a probabilidade desejada. Situações como essas permitem que eles trabalhem de maneira ilustrativa a determinação do número de possibilidades favoráveis e do número total de possibilidades de ocorrência do evento em questão.

2 Pesquisa estatística

A Estatística é o ramo da Matemática que se encarrega de coletar dados sobre determinado assunto, organizá-los e analisá-los.

Boa parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação que envolvem dados numéricos provém de pesquisas e estudos estatísticos.

Em assuntos tão variados quanto política, turismo, informática, economia, educação, saúde, esporte e agronomia, as representações gráficas podem facilitar a compreensão de determi­nados aspectos ou particularidades dos objetos em estudo. Observe o exemplo a seguir.

Ilustração. A figura sugere um jornal com a seguinte manchete: CONHEÇA O BRASIL - POPULAÇÃO COR OU RAÇA.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.
Abaixo desse texto temos dois gráficos. 
Gráfico da esquerda. Título POPULAÇÃO RESIDENTE, POR COR OU RAÇA, abre parênteses, porcentual, fecha parênteses. Brasil, abre parênteses 2012 e 2019, fecha parênteses. Abaixo do título, 3 pares de colunas, todos os pares formados por uma coluna azul à esquerda de uma coluna amarela. No primeiro par de colunas, tem escrito sobre a coluna azul 46 vírgula 6 e sobre a coluna vermelha 42 vírgula 7.  Embaixo desse primeiro par, a palavra BRANCA. No segundo par de colunas, tem escrito sobre a coluna azul 7 vírgula 4 e sobre a coluna vermelha 9 vírgula 4.  Embaixo desse primeiro par, a palavra PRETA. No terceiro e último par de colunas, tem escrito sobre a coluna azul 45 vírgula 3 e sobre a coluna vermelha 46 vírgula 8.  Embaixo desse primeiro par, a palavra PARDA. Sob esse gráfico a legenda: dois quadrados, um azul representando 2012 e um amarelo, representando 2019.
Gráfico da direita. Título GRANDES REGIÕES 2012 barra 2019
Abaixo do título temos a palavra NORTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 21 vírgula 4. Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 5 vírgula 6 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 72,0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 19 vírgula 1. Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 7 vírgula 3 e a terceira e última a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 72 vírgula 2. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. 
Abaixo da palavra NORTE, observamos a palavra NORDESTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 26 vírgula 5, na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 8 vírgula 7 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 64 vírgula 4. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 24 vírgula 7, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 11,9 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 62,5. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.
Abaixo da palavra NORDESTE, observamos a palavra SUDESTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 55 vírgula 0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 8 vírgula 2 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 36 vírgula 0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 50 vírgula 0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 9 vírgula 9 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 39 vírgula 0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.
Abaixo da palavra SUDESTE, observamos a palavra SUL. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 79 vírgula 0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 3 vírgula 8 e a terceira e última porção da barra, pintada de lar

Gráfico da direita. Título GRANDES REGIÕES 2012 barra 2019
Abaixo do título temos a palavra NORTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 21 vírgula 4. Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 5 vírgula 6 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 72,0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 19 vírgula 1. Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 7 vírgula 3 e a terceira e última a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 72 vírgula 2. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. 

Abaixo da palavra NORTE, observamos a palavra NORDESTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 26 vírgula 5, na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 8 vírgula 7 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 64 vírgula 4. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 24 vírgula 7, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 11,9 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 62,5. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.

Abaixo da palavra NORDESTE, observamos a palavra SUDESTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 55,0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 8,2 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 36,0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 50,0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 9,9 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 39,0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.

Abaixo da palavra SUDESTE, observamos a palavra SUL. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 79,0, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 3,8 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 16,5. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 73,2, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 4,6 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 21,3. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.

Abaixo da palavra SUL, observamos a expressão CENTRO-OESTE. À esquerda da palavra, temos a abertura de um colchete. Na haste superior do colchete, à esquerda, temos 2012 e à esquerda do 2012 uma barra horizontal pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 39,8, Na sequência, a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 6,4 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 53,0. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado. Na haste inferior do colchete, à esquerda, temos 2019 e à esquerda do 2019 uma barra pintada. A primeira parte da barra, pintado de verde, em formato de retângulo, temos o valor 36,2, Na sequência,  a segunda porção da barra, pintada de azul, em formato de retângulo, com o valor 9,2 e a terceira e última porção da barra, pintada de laranja, em formato de retângulo, com valor 53,4. O comprimento de cada cor, na barra, é proporcional ao valor apresentado.

Gráfico. Abaixo das barras, a legenda, na horizontal, da esquerda para a direita, um quadrado verde e a palavra BRANCA, um quadrado azul e a palavra PRETA e um quadrado laranja e a palavra PARDA.

Dados obtidos em: https://oeds.link/OK2oCd. Acesso em: 2 junho 2022.

Respostas e comentários

Pesquisa estatística

Bê êne cê cê:

Competências específicas 4 e 5 (as descrições estão na página sete).

Habilidades ê éfe zero sete ême ah três cinco, ê éfe zero sete ême ah três seis e ê éfe zero sete ême ah três sete.

Objetivos:

Compreender o processo estatístico.

Planejar e realizar uma pesquisa.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Justificativa

Compreender o processo estatístico possibilita aos estudantes entender como os dados de pesquisas sobre a população ou pesquisas eleitorais são obtidos e organizados, e como chegam até nós. Além disso, fornece subsídios para que eles possam realizar suas próprias pesquisas estatísticas.

O planejamento e a realização de pesquisas estatísticas permitem responder a questões que façam sentido não só ao indíviduo como ao coletivo no qual ele está inserido. Além disso, mobiliza os conhecimentos adquiridos sobre a construção, leitura e interpretação de tabelas e gráficos de diferentes tipos. Por ser uma atividade que envolve diálogo e cooperação, os estudantes exercitam também a empatia e o respeito às diferentes opiniões.

Mapeando conhecimentos

Proponha aos estudantes que imaginem a seguinte situação: “Uma companhia de teatro vai lançar um espetáculo em determinado horário e decidiu fazer uma pesquisa sobre qual tipo de espetáculo mais agradaria naquele horário: drama, comédia ou musical”. Em seguida, pergunte a eles como essa companhia deve proceder. Observe se eles descrevem as etapas do processo estatístico e se percebem que pesquisas desse tipo devem ser amostrais e que a amostra deve ser representativa da população.

Para as aulas iniciais

Retome os passos para a realização de uma pesquisa estatística presentes na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores. Depois, reserve uma aula para que façam a atividade 73.

(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

As informações apresentadas sobre a população residente no Brasil, por cor ou raça, são resultantes de um processo estatístico, que se baseia em um método de pesquisa. As etapas desse processo são:

1ª) definição do objetivo e do planejamento da pesquisa;

2ª) coleta de dados;

3ª) organização e apuração dos dados obtidos, de acordo com o critério escolhido;

4ª) apresentação dos dados por meio de tabelas e gráficos;

5ª) análise dos resultados.

A seguir, vamos estudar alguns tópicos que ajudarão na estruturação das etapas do processo estatístico.

População e amostra

Suponha que estejamos interessados em conhecer a opinião dos torcedores sobre a segurança do principal estádio de uma cidade. Para isso, o objeto do nosso estudo são os torcedores que frequentam o estádio. Eles compõem a população (ou universo estatístico) da nossa pesquisa.

Provavelmente, não conseguiríamos ouvir todos os torcedores; seria uma operação difícil, de alto custo e muito lenta. Recorremos, então, a uma amostra — parte representativa do universo estatístico — que possa dar uma ideia da opinião de todos os indivíduos da população.

Nesse caso, um grupo de torcedores — homens e mulheres de várias idades — pode ser considerado uma amostra.

Atividades

Faça a atividade no caderno.

12.

Ícone de atividade em grupo.

Reúna-se com três colegas para realizar o experimento proposto a seguir. Vocês vão precisar de um lápis de cor laranja e um azul, duas folhas de papel sulfite e uma tesoura com pontas arredondadas.

Sigam os passos a seguir:

1º passo: Em uma folha de papel sulfite, desenhem o contorno de um retângulo cujo comprimento meça 20 centímetros e a largura meça 14 centímetros.

2º passo: No retângulo obtido no 1º passo, dois integrantes do grupo devem desenhar aleatoriamente bolinhas laranjas, sem a preocupação de contá-las. Os outros dois integrantes fazem o mesmo procedimento, mas devem desenhar bolinhas azuis no retângulo.

Ilustração. Representação de um retângulo de 20 centímetros de comprimento por14 centímetros de largura em uma folha de sulfite. No interior do retângulo estão desenhadas bolinhas laranjas e azuis de maneira aleatória.
Exemplo de construção após os passos 1 e 2.

Observação: Vocês devem tomar o cuidado para que as bolinhas azuis e laranja fiquem espalhadas de maneira uniforme, ou seja, não pode haver concentração de bolinhas de uma única cor.

3º passo: Em outra folha de papel sulfite, tracem o contorno de um quadrado cujos lados meçam 4 centímetros de comprimento. Recortem-no, deixando a folha com um furo.

4º passo: Coloquem o furo ao acaso sobre o retângulo com as bolinhas azuis e laranja e anotem o número de bolinhas azuis, o número de bolinhas laranja e o total de bolinhas. Repitam esse passo três vezes, sempre em posição diferente.

Ilustração. Folha de sulfite com furo quadrado de 4 centímetros de lado colocada sobre o retângulo com bolinhas laranjas e azuis da imagem anterior. Pelo furo é possível identificar 7 bolinhas laranjas e 3 azuis.
Nesse caso, temos 10 bolinhas no total, sendo 7 laranja e 3 azuis.
Respostas e comentários

Converse com os estudantes sobre a definição do objetivo e do planejamento da pesquisa (1ª etapa do processo), em que são definidos pontos para o desenvolvimento das demais etapas. Por exemplo:

Como farei a coleta de dados?

Entrevistarei quantas pessoas?

Que tipo de entrevista vou fazer? Presencial, por telefone, por e-mail?

Como será o questionário? Quais questões ele vai ter? Com essas questões eu atinjo o objetivo da pesquisa?

Preciso buscar dados em outras fontes para a análise dos resultados?

População e amostra

Ao introduzir os conceitos de população e de amostra e, consequentemente, pesquisa censitária e amostral, iniciamos o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah três seis para que o estudante tenha condições de identificar a necessidade da pesquisa ser censitária ou de usar amostra.

Comente com os estudantes que, mesmo ao usar uma amostra da população para a pesquisa, ela pode se tornar viciada ou tendenciosa quando essa amostra representa apenas algumas características da população, não sendo possível, assim, a realização da Estatística inferencial.

Lembre-se: Escreva no caderno.

Agora, respondam:

a) Sem contar as bolinhas uma a uma, qual é, aproximadamente, a porcentagem de bolinhas laranja e a porcentagem de bolinhas azuis?

b) Com base na questão anterior, que características pretendemos conhecer?

c) O que pode ser considerado população e amostra no experimento realizado?

A atividade foi baseada no livro Pra que serve a Matemática?: Estatística, de Imenes, Jakubo e Lellis. quarta edição São Paulo: Atual, 2011. página 27-29.

Pesquisa censitária e pesquisa amostral

Quando uma pesquisa é realizada em um universo estatístico, cujo objetivo é coletar as informações de todos os integrantes da população, trata-se de uma pesquisa censitária. Esse tipo de pesquisa possibilita maior precisão na análise sobre a população estudada, já que todos participam da pesquisa.

No Brasil, uma das pesquisas censitárias mais conhecidas é o Censo demográfico realizado pelo í bê gê É, que traça o perfil da população brasileira.

Muitas vezes, não é possível realizar uma pesquisa censitária por ser inviável o levantamento de informações de todos os integrantes da população. Nesse caso, é realizada uma pesquisa amostral (ou pesquisa por amostragem). Escolhe-se aleatoriamente uma amostra representativa da população, uma vez que a amostra não pode ser tendenciosa, pois invalidaria a pesquisa.

Pesquisas eleitorais e de satisfação são exemplos de pesquisas por amostragem.

Observações

1. O tamanho da amostra e os critérios de escolha dos seus elementos devem ser estudados atentamente para que a pesquisa seja bem-sucedida.

2. Para a realização das coletas de dados, existem, entre outros, os questionários abertos (possibilidades de respostas não limitadas) e os questionários fechados (limitam a possibilidade de resposta em múltipla escolha). A qualidade das questões elaboradas são de fundamental importância para a credibilidade do resultado da pesquisa.

Exemplos de perguntas em um questionário aberto:

um. Quantos minutos você leva para tomar banho?

dois. Quantos copos de água você consome por dia?

Exemplos de perguntas em um questionário fechado:

um. Quantos minutos você leva para tomar banho?

a) Menos de 5 minutos.

b) De 5 a 8 minutos.

c) Mais de 8 minutos.

dois. Quantos copos de água você consome por dia?

a) De 1 a 2 copos.

b) De 3 a 6 copos.

c) De 7 a 10 copos.

d) Mais de 10 copos.

Censo demográfico e pesquisas eleitorais

Você sabe como são realizados as pesquisas eleitorais e o Censo?

Confira nos infográficos a seguir algumas curiosidades sobre essas pesquisas.

Respostas e comentários

12. a) Resposta pessoal.

12. b) A relação entre as cores das bolinhas.

12. c) População: todas as bolinhas desenhadas no retângulo (2º passo); amostra: bolinhas que ficaram no interior do furo (4º passo).

Sugestão de leitura

Apresente aos estudantes os questionários do último Censo demográfico. Eles podem servir como modelos e fonte de pesquisa. O próprio site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É) poderá ser uma referência como fonte de pesquisas.

Censo demográfico

O que é

Pesquisa realizada de 10 em 10 anos pelo í bê gê É com o objetivo de conhecer características da população brasileira: quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos.

Ilustração. Representação artística do mapa do Brasil. Sobre o mapa há diversos avatares representando pessoas. Um deles segura uma placa com os seguintes dizeres: Ano do primeiro Censo realizado: mil 872.

Para que serve

Para que tanto os governantes quanto a população em geral conheçam melhor o país, os estados e os municípios, a fim de acompanhar as transformações na ocupação do território e planejar as próximas etapas de desenvolvimento; avaliar, planejar e reivindicar investimentos em economia, saúde, educação, habitação, transporte, entre outros fatores.

Como é realizado

Agentes recenseadores são selecionados com a função de visitar todos os ­domicílios brasileiros. Esses agentes, identificados com colete, crachá e computador de mão, coletam as informações por meio de entrevista direta com perguntas listadas na fórma de questionário.

Ilustração. Avatar representando recenseador do IBGE, Ao lado dele, está um computador de mão com a sigla IBGE escrita na tela.

Como são os questionários aplicados

Ilustração. Cronômetro analógico, com o ponteiro tendo se deslocado 1 quarto de volta. Abaixo do cronômetro, a informação: 15 minutos.

Questionário básico: compreende a parte estrutural (saneamento básico, coleta de lixo, energia elétrica) e é aplicado em todos os domicílios brasileiros.

Ilustração. Cronômetro analógico, com o ponteiro tendo se deslocado 3 quartos de volta. Abaixo do cronômetro, a informação: 45 minutos.

Questionário por amostragem: mais de 100 perguntas sobre as características das pessoas (idade, sexo, relação de parentesco com os demais moradores etcétera), mas nem todas as pessoas respondem a essas questões.

* Medida de tempo médio de realização considerando uma família de três pessoas.

Ilustração. Poste com duas placas apontando para direções diferentes. A placa mais acima, aponta para a direita e traz o  texto: E SE EU NÃO QUISER RESPONDER. A debaixo é cinza, aponta para a esquerda e traz a mensagem: OU RESPONDER ERRADO?.

Segundo o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, todas as pessoas são obrigadas a responder às questões do Censo, já que as informações coletadas são importantes para o futuro do Brasil. As informações fornecidas são confidenciais e têm fins exclusivamente estatísticos. Caso a pessoa não responda ou forneça informações falsas, deverá pagar uma multa de até 10 salários mínimos.

Ilustração. A imagem mostra um bonequinho cinza de massinha, com uma mão na cabeça e com dois pontos de interrogação vermelhos sobre a cabeça. Ele está olhando para o computador azul de mão do I, B, G, É.

Respostas e comentários

Neste infográfico são apresentadas informações sobre como são realizados a pesquisa eleitoral e o Censo demográfico. Aproveite a oportunidade para explorar as características das pesquisas censitárias (Censo demográfico) e das pesquisas amostrais (pesquisa eleitoral), além de retomar as etapas de uma pesquisa estatística em cada um dos casos apresentados. Uma sugestão é apresentar para os estudantes as informações do último Censo demográfico e algumas pesquisas eleitorais divulgadas pela mídia.

Pesquisa eleitoral

O que é

Pesquisa realizada por um instituto contratado com o objetivo de sondar as intenções de voto dos eleitores para uma eleição.

Ilustração. Esquema representando uma pesquisa de intenção de voto em 3 candidatos A, B e C. Os dados chegam em uma urna eletrônica e ao lado da urna há um gráfico de setores fictício.

Para que serve

Funciona como fonte significativa de informação, já que seus resultados podem apontar se a estratégia de campanha eleitoral de determinado candidato está produzindo os resultados esperados ou se são necessárias mudanças.

Ilustrações. Na parte superior, Uma prancheta com anotações e um bloco com post its. Abaixo, avatar de um recenseador e um quadro. Abaixo, 3 discos empilhados e uma lupa sobre eles. Abaixo um gráfico de setores e uma antena de transmissão.

Como é realizada

a) Definição das características/instrumentos da pesquisa: foco, prazos, conteúdo, abrangência, amostra (tamanho, seleção). As pesquisas são realizadas apenas nos municípios determinados por quem as contrata.

b) Estabelecimento dos instrumentos da pesquisa (questionários, planilhas) e treinamento dos pesquisadores.

c) Coleta, processamento e análise de dados.

d) Divulgação dos resultados e acompanhamento de seus desdobramentos.

Ilustração. Recenseador entrevistando inúmeras pessoas. Recenseador e pessoas estão representadas por meio de avatares.

Há no país mais de 147 milhões de eleitores. Na média, são realizadas .2000 entrevistas, ou seja, em cada grupo de, no mínimo, .73500 pessoas, apenas um indivíduo é entrevistado. Portanto, a probabilidade de você ser entrevistado é aproximadamente igual a 0,0014%.

Ilustração. Avatar de uma pessoa pensando. Há um balão de pensamento com os seguintes dizeres: Por que eu nunca sou entrevistado?

Dados obtidos em: https://oeds.link/ArmAaO. Acessos em: 3 junho 2022.

Respostas e comentários

Pergunte aos estudantes: “O que são pesquisas eleitorais? Como essas pesquisas são feitas? Elas são feitas com toda a população ou com uma amostra? Como essa amostra é escolhida? Qual é a importância desse tipo de pesquisa? Vocês sabem o que é margem de erro?”. Deixe-os à vontade para verbalizar o que sabem. Em seguida, faça a leitura coletiva deste texto com eles.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

13. Qual é a diferença entre população e amostra?

14.

Ícone de atividade em grupo.

Em cada item, há um exemplo de população. Escreva no caderno uma amostra referente a cada população de:

pessoas que moram no Brasil;

animais;

plantas.

Agora, compare sua resposta com a de um colega.

15. Uma indústria produz .30000 parafusos diariamente. Para efe­tuar um processo de contrôle de qualidade sobre a produção, de cada 100 parafusos, um vai para análise, que determina se o parafuso é perfeito ou defeituoso.

Fotografia. Monte composto por aproximadamente 11 parafusos.

Considerando a população de .30000 parafusos produzidos diariamente nessa indústria, qual é o tamanho da amostra utilizada para a análise?

16. Explique a seguinte afirmação: Para analisarmos as características de uma população, a pesquisa censitária é mais vantajosa que a pesquisa amostral.

17.

Ícone de atividade em dupla.

Mariana, Cássia e Paula vão realizar uma pesquisa eleitoral na escola em que estudam a fim de analisar as intenções de voto dos estudantes do Ensino Fundamental para a presidência do grêmio estudantil. Como a escola possui uma grande quantidade de estudantes, eles optaram por uma pesquisa amostral. Para o planejamento da pesquisa, analise as possibilidades de amostra que cada uma apresentou:

Mariana: entrevistar 400 estudantes, sendo 200 do período da manhã e os outros 200 do período da tarde;

Cássia: entrevistar 200 estudantes, sendo 100 do período da manhã (50 meninos e 50 meninas) e os outros 100 do período da tarde (50 meninos e 50 meninas). Dos 200 estudantes, 50 deverão ser do 6º ano, 50, do 7º ano, 50, do 8º ano, e 50, do 9º ano;

Paula: entrevistar todos os estudantes do período da manhã.

Os candidatos são: Ana, estudante do 8º ano no período da manhã; Fábio, estudante do 7º ano no período da manhã; e Juliana, estudante do 8º ano no período da tarde. Reúna-se com um colega e analisem qual das propostas de amostra é a mais adequada e represen­ta­tiva para o objetivo da pesquisa. Justifiquem a resposta.

18. O í bê gê É realiza, de 10 em 10 anos, o Censo, que é uma pesquisa censitária. De acordo com essa periodicidade, seria realizado um Censo no ano de 2020. Porém, devido à pandemia de côvid dezenóve, a pesquisa foi adiada, pois seria inviável visitar todos os domicílios brasileiros com as restrições impostas pelo distanciamento social. No Censo realizado em 2010, os recenseadores visitaram 67,6 milhões de residências. Desse total, a cada 10 domicílios visitados, em um eles utilizaram um questionário específico para levantar informações detalhadas para uma amostra. Determine quantas residências foram contempladas com esse modelo de questionário.

19.

Ícone de atividade em grupo.

Em grupo, planejem e realizem uma pesquisa para saber sobre os animais domésticos que seus colegas de turma possuem. Para isso, sigam os passos:

1º) definam se a pesquisa será amostral ou censitária;

2º) elaborem as perguntas do questionário para a coleta de dados;

3º) realizem a coleta dos dados;

4º) utilizem uma planilha eletrônica para construir tabelas e gráficos que representem os dados coletados;

5º) escrevam um pequeno texto para resumir os resultados da pesquisa.

Respostas e comentários

13. Espera-se que os estudantes entendam população como todos os elementos do objeto de estudo da pesquisa, enquanto a amostra é parte da população.

14. Respostas pessoais.

15. 300 parafusos

16. Espera-se que os estudantes entendam que a pesquisa censitária possibilita uma visualização mais fiel das características de uma população, sendo mais vantajosa nesse aspecto, mas que nem sempre é possível realizá-la.

17. Espera-se que os estudantes respondam Cássia, por ter apresentado um detalhamento maior da amostra.

18. ..6760000 residências

19. Respostas pessoais.

Na atividade 13, espera-se que os estudantes entendam o termo “população” como todos os elementos do objeto de estudo da pesquisa, enquanto amostra é parte da população.

Como não foi definido o objetivo da pesquisa na atividade 14, a amostra, nesse caso, poderá ser bem variada. Mas se, por exemplo, o objetivo da pesquisa para a população de animais for analisar a vida marinha, então nossa amostra serão os animais aquáticos.

Na atividade 17, espera-se que os estudantes reflitam sobre as etapas iniciais do processo estatístico exploradas no tópico Pesquisa estatística antes de analisar as amostras apresentadas. Verifique se eles percebem que Cássia apresentou um detalhamento maior da amostra, o que pode ser considerado mais representativo, mesmo que Mariana tenha trazido uma proposta com um número maior de entrevistados, enquanto a amostra de Paula poderá ser tendenciosa, já que dois dos candidatos estudam no período da manhã.

Gráficos

Em Estatística, o gráfico, assim como a tabela, tem como principal função apresentar os dados de uma pesquisa. A representação gráfica deve ser simples, clara e com informações verdadeiras.

Vamos verificar os tipos de gráficos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo í bê gê É. Diferentemente do Censo, essa pesquisa é realizada anualmente. Observe algumas informações obtidas por meio dessa pesquisa, analisando um gráfico de segmentos, como o do exemplo a seguir.

Gráfico. Gráfico de segmentos. Título do gráfico: Domicílio com rede geral ou fossa séptica ligada à rede geral segundo as grandes regiões em porcentagem. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. Eixo vertical com 11 traços paralelos igualmente espaçados. Nestes traços estão indicados os números: 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100; Ele está rotulado como Quantidade de domicílios em porcentagem. Eixo horizontal com 4 traços paralelos e igualmente espaçados. Nestes traços estão indicados os números 2 mil e 16, 2 mil e 17, 2 mil e 18 e 2 mil e 19.  Ele está rotulado como Ano. Legenda no canto superior direito, indicando que a linha vermelha representa a região Norte, a linha azul representa a região Nordeste, a linha roxa, a região Sudeste, a  linha laranja, a região Sul e a linha verde a região centro Oeste. Região Norte: 2 mil e 16: 18 vírgula 9 por cento 2 mil e 17: 20 vírgula 3 por cento 2 mil e 18:  21 vírgula 8 por cento 2 mil e 19: 27 vírgula 4 por cento Região Nordeste: 2 mil e 16: 44 vírgula 2 por cento 2 mil e 17: 44 vírgula 9 por cento 2 mil e 18:  44 vírgula 6 por cento 2 mil e 19: 47 vírgula 2 por cento Região Centro-Oeste: 2 mil e 16: 54 vírgula 7 por cento 2 mil e 17: 52 vírgula 5 por cento 2 mil e 18:  55 vírgula 6 por cento 2 mil e 19: 60 por cento Região Sul 2 mil e 16: 64 vírgula 8 por cento 2 mil e 17: 66 por cento 2 mil e 18:  66 vírgula 8 por cento 2 mil e 19: 68 vírgula 7 por cento Região Sudeste: 2 mil e 16: 89 por cento 2 mil e 17: 88 vírgula 9 por cento 2 mil e 18:  88 vírgula 6 por cento 2 mil e 19: 88 vírgula 9 por cento

Dados obtidos em: https://oeds.link/kd2ZNj. Acesso em: 3 junho 2022.

Agora, vamos ver um exemplo de gráfico de barras simples e um de gráfico de barras múltiplas.

Gráfico. Gráfico de barras simples Título do gráfico: Distribuição da população brasileira residente segundo as grandes regiões em porcentagem. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. Eixo vertical com o rótulo Região. De baixo para cima, estão indicadas as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Eixo horizontal com 10 traços paralelos igualmente espaçados. Nestes traços estão indicados os números: 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45. Ele está rotulado como Quantidade de habitantes em porcentagem. Sul: 14 vírgula 3 por cento Sudeste: 42 vírgula 2 por cento. Centro-Oeste: 7 vírgula 7 por cento. Nordeste: 27 vírgula 2 por cento. Norte: 8 vírgula 6 por cento.

Dados obtidos em: https://oeds.link/kd2ZNj. Acesso em: 3 junho 2022.

Gráfico. Gráfico de barras múltiplas. Título do gráfico: Distribuição com posse de automóvel e motocicleta segundo grandes regiões em porcentagem. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. Eixo horizontal com o rótulo Região. Da esquerda para a direita, estão indicadas Brasil, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Eixo horizontal com 9 traços paralelos igualmente espaçados. Nestes traços estão indicados os números: 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80. Ele está rotulado como Quantidade de habitantes em porcentagem. Legenda no canto superior direito, indicando que as barras azuis representam automóvel, as barras amarelas representam motocicleta e as barras lilás representam ambos. Brasil: Automóvel: 49 vírgula 2 por cento Motocicleta: 22 vírgula 9 por cento Ambos: 11 vírgula 7 por cento. Sul: Automóvel: 68 vírgula 5 por cento Motocicleta: 19 vírgula 7 por cento Ambos: 15 vírgula 6 por cento. Sudeste: Automóvel: 56 vírgula 4 por cento Motocicleta: 17 por cento Ambos: 11 vírgula 7 por cento. Centro-Oeste: Automóvel: 59 vírgula 8 por cento Motocicleta: 28 vírgula 8 por cento Ambos: 16 vírgula 9 por cento. Nordeste: Automóvel: 28 vírgula 9 por cento Motocicleta: 30 vírgula 4 por cento Ambos: 8 vírgula 7 por cento. Norte: Automóvel: 28 vírgula 1 por cento Motocicleta: 31 vírgula 8 por cento Ambos: 9 por cento.

Dados obtidos em: https://oeds.link/kd2ZNj. Acesso em: 3 junho 2022.

Respostas e comentários

Gráficos

Ao iniciar o estudo de leitura e interpretação de gráficos, proponha que cada estudante leve para a sala de aula alguma notícia publicada recentemente em jornal, revista ou site que utilize dados estatísticos envolvendo gráficos diversos. Aproveite para analisá-las, do ponto de vista estatístico, juntamente com os estudantes, levando-os a perceber como atribuir significado aos dados apresentados e como interpretá-los. Esse tipo de atividade contribui para que eles analisem e relacionem criticamente os dados apresentados, questionando ou ponderando até mesmo sua veracidade. Interpretar e comparar dados é tão importante quanto organizar e representar uma coleção de dados. Além disso, eles são incentivados a perceber a variedade de fórmas possíveis de apresentar dados tratados estatisticamente e também a função dessas diversas representações, que é a de facilitar a compreensão de determinados aspectos ou particularidades daquilo que está sendo estudado. Dessa fórma, essa atividade contribui para o desenvolvimento da competência específica 4.

Ao mostrar os gráficos de barras, comente com os estudantes que as barras podem ser tanto verticais como horizontais e que essa posição não influencia a informação a ser transmitida.

Caso considere necessário, diga a eles que o gráfico de segmentos também pode ser chamado de “gráfico de linhas”, assim como o gráfico de barras verticais é chamado de “gráfico de colunas”, e o gráfico de barras horizontais, de “gráfico de barras”.

Retome o gráfico da distribuição da população brasileira residente segundo as grandes regiões. Observe que a soma das porcentagens de habitantes das regiões corresponde a 100%, isto é, ao total da população do país inteiro. Por isso, esses dados também podem ser representados por um gráfico de setores.

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Distribuição da população brasileira residente segundo as grandes regiões. Legenda na parte inferior indicando que o setor vermelho representa a região Norte, que o setor amarelo representa a região Nordeste, que o setor azul representa a região Sudeste, que o setor lilás representa a região Centro-Oeste e que o setor verde representa a região Sul. No sentido horário, os setores e porcentagens correspondentes são: Setor vermelho: 8 vírgula 6 por cento Setor amarelo: 27 vírgula 2 por cento Setor azul: 42 vírgula 2 por cento Setor lilás: 7 vírgula 7 por cento. Setor verde: 14 vírgula 3 por cento.

Dados obtidos em: https://oeds.link/kd2ZNj. Acesso em: 3 junho 2022.

Na sequência, estudaremos com mais detalhes esse tipo de gráfico.

Gráfico de setores

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio ocorreram no ano de 2021. No evento, o Brasil competiu em vinte modalidades esportivas e conquistou um total de setenta e duas medalhas. A tabela a seguir apresenta a quantidade de medalhas de cada tipo.

Fotografia. Homem branco, sorridente exibindo com a mão direita a medalha de prata conquistada. Com a mão esquerda, ele segura um boneco que representa o mascote dos jogos paralímpicos de Tóquio. Ele utilizada agasalho da seleção brasileira.
O atleta Jovane Guissone, esgrimista brasileiro, recebeu medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021.
Medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Medalha

Quantidade

Ouro

22

Prata

20

Bronze

30

Dados obtidos em: https://oeds.link/nNWMLE. Acesso em: 3 junho 2022.

Respostas e comentários

Ao iniciar o conteúdo sobre gráfico de setores, convém reler coletivamente a atividade proposta no Trocando ideias deste capítulo para que os estudantes possam rever as respostas dadas às questões propostas.

É importante que os estudantes saibam trabalhar com porcentagens para a articulação e a interpretação dos dados contidos nesse tipo de gráfico.

Vamos construir um gráfico com base nos dados da tabela. Para essa situação, é conveniente utilizar um gráfico de setores (ou gráfico circular), pois queremos representar partes de um total. O total será representado por um círculo dividido em setores, que são as partes.

Inicialmente, determinamos o total, que, nesse caso, corresponde ao total de medalhas obtidas pelo Brasil:

22 + 20 + 30 = 72

Depois, determinamos a porcentagem (%) correspondente a cada tipo de medalha.

Ouro:

Esquema. 22, 72 avos é, aproximadamente, igual a 0 vírgula 305 que é igual a 30 vírgula 5 por cento.

Prata:

Esquema. 20, 72 avos é, aproximadamente, igual a 0 vírgula 278 que é igual a 27 vírgula 8 por cento.

Bronze:

Esquema. 30, 72 avos é, aproximadamente, igual a 0 vírgula 417 que é igual a 41 vírgula 7 por cento.

Observe que a soma das porcentagens é igual a 100% (30,5% + 27,8% + 41,7% = 100%), representando o todo.

Agora, para a construção do gráfico, calculamos a medida da abertura do ângulo correspondente a cada setor. Para isso, devemos considerar que a abertura do ângulo central total correspondente ao círculo mede 360graus.

Ouro: 30,5% de 360graus = 109,8graus

Prata: 27,8% de 360graus = 100,08graus

Bronze: 41,7% de 360graus = 150,12graus

Finalmente, construímos um círculo de raio qualquer. Com o auxílio de um transferidor, dividimos esse círculo de acordo com as medidas das aberturas dos ângulos obtidos.

Gráfico. Círculo dividido em 3 setores. A partir do topo, no sentido horário: primeiro setor, amarelo, com ângulo central 109 vírgula 8 graus. Segundo setor, azul, com ângulo central de 100 vírgula 08 graus. Terceiro setor, rosa, com ângulo central de 150 vírgula 12 graus.

Indicamos os setores com suas respectivas legendas. Note que, observando o gráfico, rapidamente podemos concluir que bronze foi o tipo de medalha mais obtida pelos atletas brasileiros.

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Medalhas conquistadas pelo Brasil nos jogos paralímpicos de Tóquio. Legenda na parte inferior indicando que o setor amarelo representa ouro, que o setor azul representa prata e que o setor rosa representa bronze. No sentido horário, os setores e porcentagens correspondentes são: Setor amarelo: 30 vírgula 5 por cento. Setor azul: 27 vírgula 8 por cento. Setor rosa: 41 vírgula 7 por cento.

Dados obtidos em: https://oeds.link/nNWMLE. Acesso em: 21 junho 2022.

Respostas e comentários

Comente com eles que a porcentagem correspondente a cada categoria representada no gráfico de setores é proporcional às respectivas medidas de abertura dos ângulos, logo 1% no setor do gráfico equivale à medida da abertura do ângulo de 3,6graus. Se julgar necessário, retome o estudo de medida da abertura e construção de ângulos com o uso do transferidor.

Ao trabalhar com a construção de gráficos de setores, reforce que a soma das porcentagens de todos os setores do gráfico deve ser 100%. Mostre ou peça aos estudantes a construção de um gráfico de setores a partir de um conjunto de dados em que a soma das porcentagens seja diferente de 100% ou em situações em que a escolha desse tipo de gráfico não é conveniente, verificando as observações e conclusões deles.

A indicação do título e da fonte dos gráficos deve ser incentivada durante as aulas, pois contém informações importantes sobre os dados que estão sendo apresentados, as quais devem ser examinadas com cuidado.

Sempre que possível, explore a utilização de planilhas eletrônicas. Elas têm ferramentas que permitem a representação dos dados por meio de gráficos de diferentes tipos, favorecendo o desenvolvimento da competência específica 5.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

20. Observe este gráfico, que mostra a distribuição dos gastos públicos de determi­nado país no 2º semestre de 2023.

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Distribuição do orçamento entre diversos setores. Legenda na lateral direita indicando que o setor azul representa pagamento de dívidas, que o setor laranja representa saúde e previdência, que o setor verde claro representa estados e municípios, que o setor azul escuro representa educação, que o setor vermelho representa infraestrutura, que o setor cinza representa outros, que o setor lilás representa forças armadas e que o setor verde escuro representa agricultura. No sentido horário, os setores e porcentagens correspondentes são: Setor azul: 22 por cento. Setor laranja: 21 por cento. Setor verde claro: 19 por cento. Setor azul escuro: 15 por cento. Setor vermelho: 9 por cento. Setor cinza: 8 por cento. Setor lilás: 3 por cento. Setor verde escuro: 3 por cento.

Dados obtidos pelo Ministério do Planejamento do país no 2º semestre de 2023.

a) Que porcentagem do orçamento é gasta com saúde e previdência?

b) Supondo que o orçamento desse país seja de 32 bilhões de dólares, quanto é o gasto com agricultura?

21. Acesse a projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação no site do í bê gê É e observe os dados sobre a estimativa da população do Brasil e de cada um de seus estados.

Agora, responda ao que se pede:

a) Você considera adequado construir um gráfico de setores para representar a distribuição da população brasileira por estado? Justifique sua resposta.

b) Você considera adequado construir um gráfico de setores para representar a distribuição da população brasileira por região? Justifique sua resposta.

22. Nos últimos anos, a venda de smartphones­, aparelhos de celular com características de computadores, aumentou no Brasil. Analise este gráfico da distribuição das vendas de uma rede de lojas de acordo com a marca dos aparelhos em dezembro de 2023 e responda:

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Distribuição das vendas de smartphones. Legenda no canto inferior direito indicando  que o setor verde folha representa A, que o setor amarelo representa B, que o setor laranja representa C, que o setor azul representa D e que o setor verde claro representa Outros. No sentido horário, os setores e porcentagens correspondentes são: Setor verde folha: 34 vírgula 7 por cento. Setor amarelo: 31 virgula 9 por cento. Setor laranja: 14 vírgula 5 por cento. Setor azul: 10 vírgula 5 por cento. Setor verde claro: 8 vírgula 4 por cento.

Dados obtidos pela rede de lojas em dezembro de 2023.

a) Em uma venda de .100000 smart­phones, quantos aparelhos eram da marca a?

b) Podemos afirmar que a venda dos aparelhos da marca a corresponde a mais de

um terço

das vendas? Justifique sua resposta.

Médias

Você já deve ter escutado expressões do tipo “média de gols”, “rendimento médio”, “média de preço”, “crescimento médio da população” etcétera

Muitas vezes, em uma pesquisa que envolve vários dados, podemos sintetizar as informações calculando a média aritmética ou a média aritmética ponderada e utilizar essas medidas para representar o conjunto de dados da pesquisa.

Normalmente, quando usamos apenas “média”, estamos nos referindo à média aritmética simples.

Respostas e comentários

20. a) 21%

20. b) 0,96 bilhão de dólares ou 960 milhões de dólares

21. a) Espera-se que a resposta dos estudantes seja não, pois haveria uma grande quantidade de setores (um para cada estado), dificultando o entendimento do gráfico.

21. b) Espera-se que a resposta dos estudantes seja sim, pois a distribuição por região permite uma visualização do gráfico muito melhor do que por estado.

22. a) .34700 aparelhos

22. b) Sim;

1 terço.

corresponde, aproximadamente, a 33%

As atividades 20, 21 e 22 têm por intenção favorecer o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah três sete.

Médias

O estudo do conceito e do cálculo da média aritmética favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete ême ah três cinco.

Ao introduzir as noções de média aritmética simples e de média aritmética ponderada, peça aos estudantes que busquem outras situações, além das apresentadas no livro, em que cada um desses tipos de média seja utilizado.

Média aritmética simples

Acompanhe a situação a seguir.

Confira na imagem as notas que os estudantes da sala de Roberta obtiveram na 1ª e na 2ª provas de Matemática do ano letivo.

Ilustração. À esquerda uma caneta e à direita um caderno com os seguintes dizeres registrados em uma das páginas: Alessandra: 8 e 7. Ana Maria: 7 e 7 vírgula 5. Alberto: 5 e 8. Cássio: 7 vírgula 5 e 7 vírgula 2. Daniel: 7 e 7 vírgula 6. Fernanda: 6 vírgula 2 e 7 vírgula 8. Tatiana: 9 vírgula 9 e 7 vírgula 8. Henrique: 7 vírgula 6 e 7 vírgula 4. Igor: 9 vírgula 4 e 7 vírgula 4. Manuela: 7 vírgula 8 e 7 vírgula 2. Roberta: 6 vírgula 5 e 7 vírgula 2. Samuel: 8 vírgula 1 e 7 vírgula 9

Qual é a média aritmética das notas dos estudantes da sala de Roberta para a 1ª prova?

Para calcular a média aritmética (ou média aritmética simples) dessa turma referente à 1ª prova, podemos adicionar as notas dos 12 estudantes e dividir por 12 o resultado obtido.

Fração cujo numerador é 8 mais 7 mais 5 mais 7 vírgula 5 mais 7 mais 6 vírgula 2 mais 9 vírgula 9 mais 7 vírgula 6 mais 9 vírgula 4 mais 7 vírgula 8 mais 6 vírgula 5 mais 8 vírgula 1 e o denominador é 12. Seta saindo do número 12, indicando: número de estudantes. Essa fração é igual a 90 sobre 12 que é igual a 7 vírgula 5.

Agora, observe o cálculo para a média aritmética das notas dos estudantes na 2ª prova:

Fração cujo numerador é 7 mais 7 vírgula 5 mais 8 mais 7 vírgula 2 mais 7 vírgula 6 mais 7 vírgula 8 mais 7 vírgula 8 mais 7 vírgula 4 mais 7 vírgula 4 mais 7 vírgula 2 mais 7 vírgula 2 mais 7 vírgula 9 e denominador 12. Essa fração é igual a 90 sobre 12 que é igual a 7 vírgula 5.

A média da 1ª prova e a média da 2ª prova foram 7,5, apesar das notas terem sido diferentes.

Além da média, podemos usar outras medidas para analisar o desempenho da turma. Uma dessas medidas é a amplitude.

A amplitude é determinada pela diferença entre o maior e o menor valor dos dados coletados. Essa é uma medida que permite avaliar a dispersãoglossário dos dados. Observe os exemplos:

a) amplitude das notas obtidas pelos estudantes na 1ª prova:

Ilustração. 9 vírgula 9 menos 5 é igual a 4 vírgula 9. Sob o 9 vírgula 9 uma indicação de maior nota, abre parênteses, Tatiana, fecha parênteses. Sob o 5 uma indicação de menor nota, abre parênteses, Alberto, fecha parênteses.

b) amplitude das notas obtidas pelos estudantes na 2ª prova:

Ilustração. 8 menos 7 é igual a 1. Sob o 8 uma indicação de maior nota, abre parênteses, Alberto, fecha parênteses. Sob o 7 uma indicação de menor nota, abre parênteses, Alessandra, fecha parênteses.

Com os valores obtidos, podemos afirmar que as notas da 1ª prova são mais dispersas quando comparadas às notas da 2ª prova.

Analise os esquemas a seguir.

Esquema. Dentro de um retângulo branco de contorno cinza, uma reta horizontal e hastes verticais nos seguintes números: 5; 5 vírgula 5; 6; 6 vírgula 2; 6 vírgula 5; 7; 7 vírgula 5; 7 vírgula 6; 7 vírgula 8; 8; 8 vírgula 1; 8 vírgula 5; 9; 9 vírgula 4; 9 vírgula 5; 9 vírgula 9; 10. Todas as hastes são do mesmo tamanho, aproximadamente 3 milímetros, exceto a haste central, 7,5 que é um pouco maior. Todos os valores estão escritos sob sua haste, distribuídos proporcionalmente ao valor que expressam. Todos os números estão escritos em preto, exceto 7 vírgula 5 que está escrito em vermelho. Sobre os pontos que representam notas da primeira prova aparece pontos verdes. São eles: 5; 6 vírgula 2; 6 vírgula 5; 7; 7; 7 vírgula 5; 7 vírgula 6; 7 vírgula 8; 8; 8 vírgula 1; 9 vírgula 4 e 9 vírgula 9.
Sob o retângulo: notas da primeira prova.
notas da 1ª prova
Esquema. Dentro de um retângulo branco de contorno cinza, uma reta horizontal e hastes verticais nos seguintes números: 5; 5 vírgula 5; 6; 6 vírgula 5; 7; 7 vírgula 2; 7 vírgula 4; 7 vírgula 5; 7 vírgula 6; 7 vírgula 8; 7 vírgula 9; 8; 8 vírgula 5; 9; 9 vírgula 5; 10. Todas as hastes são do mesmo tamanho, aproximadamente 3 milímetros, exceto a haste central, 7 vírgula 5 que é um pouco maior. Todos os valores estão escritos sob sua haste, distribuídos proporcionalmente ao valor que expressam. Todos os números estão escritos em preto, exceto 7 vírgula 5 que está escrito em vermelho. Sobre os pontos que representam notas da primeira prova aparece pontos amarelos. São eles: 7; 7 vírgula 2;  7 vírgula 2; 7 vírgula 2; 7 vírgula 4; 7 vírgula 4;  7 vírgula 5; 7 vírgula 6; 7 vírgula 8; 7 vírgula 8; 7 vírgula 9; 8.
Sob o retângulo: notas da segunda prova.
notas da 2ª prova
Respostas e comentários

Depois de introduzir o conceito de média, comente com os estudantes que o uso dessa medida é conveniente quando o conjunto de dados não apresenta valores discrepantes, pois, caso contrário, o resultado fornecido pode levar a conclusões falhas. Para exemplificar, trabalhe o cálculo da média de um conjunto de dados sem valores discrepantes e, depois, acrescente um valor bem maior ou menor que os demais.

Agora, discuta com os estudantes os resultados obtidos para os conjuntos de dados sem valores discrepantes e para os conjuntos com valores discrepantes, apontando que a média não deve ser o único indicador considerado para a análise de um conjunto de dados, introduzindo o uso da amplitude e explicando que nos próximos anos eles estudarão outras medidas que auxiliarão na análise: a moda e a mediana.

Analise outras situações que envolvem o cálculo de média.

Situação 1

Certo dia, na base brasileira de pesquisa na Antártica, Estação Comandante Ferraz, foram registradas as medidas de temperatura máxima 20 graus Célsius e mínima 35 graus Célsius.

Mapa. Mapa das ilhas Rei George.. No mapa podemos observar a latitude 62 graus Sul e a longitude 58 graus Oeste, que se cruzam na porção noroeste da ilha. À esquerda e abaixo desse cruzamento, sobre a ilha, encontramos uma estrela vermelha indicando ESTAÇÃO COMANDANTE FERRAZ, abre parêntese, BRASIL, fecha parênteses. No canto superior esquerdo, sobrepondo o canto do mapa, um pequeno mapa mundi, no qual encontramos os continentes em amarelo e o oceano em azul. Nesse mapa mundi, entre a América do Sul e a Antártida, vemos o contorno de um retângulo, em preto, que marca a posição do mapa maior nesse menor. No canto inferior direito encontramos a rosa dos ventos e, sob ela, a escala do mapa.

Elaborado com base em: GOOGLE MAPS. Disponível em: https://oeds.link/iEJ28d. Acesso em: 3 junho 2022.

Vamos determinar a ­média entre essas medidas de temperatura.

Menos 20 graus celsius mais, abre parênteses, menos 35 graus celsius, fecha parênteses, tudo sobre 2 é igual a menos 55 graus celsius sobre 2 que é igual a menos 27 vírgula 5 graus celsius.

A medida de temperatura 27,5 graus Célsius representa a média das duas medidas de temperatura registradas na Estação Comandante Ferraz ­nesse dia.

Situação 2

Roberto precisa ter um gasto médio de R$ 4.450,00quatro mil quatrocentos e cinquenta reais, pois o restante do seu orçamento será poupado para pagar uma viagem. Caso ele não cumpra essa meta nos próximos meses, não conseguirá realizar esse objetivo.

Observando, no quadro, os gastos mensais de Roberto nos últimos três meses, podemos ­concluir que ele conseguirá economizar para a viagem?

Calculando o gasto de cada mês, temos:

Mês 1: R$ 5.032,00cinco mil trinta e dois reais

Mês 2: R$ 4.697,00quatro mil seiscentos e noventa e sete reais

Mês 3: R$ 3.437,00três mil quatrocentos e trinta e sete reais

Agora, vamos calcular o gasto médio dos últimos 3 meses:

5 mil e 32 mais 4 mil 697 mais 3 mil 437 tudo sobre 3 é aproximadamente igual a 4 mil 388 vírgula 67.

Portanto, como R$ 4.388,67quatro mil trezentos e oitenta e oito reais e sessenta e sete centavos está compatível com o gasto médio estipulado por Roberto, podemos concluir que, se ele mantiver a média nos próximos meses, cumprirá a meta.

Gastos mensais

Item

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Celular

R$ 150,00

R$ 150,00

R$ 100,00

Internet

R$ 100,00

R$ 80,00

R$ 80,00

Gás

R$ 10,00

R$ 10,00

R$ 10,00

Cartão de crédito

R$ 1.845,00

R$ 1.500,00

R$ 500,00

Faculdade

R$ 805,00

R$ 805,00

R$ 805,00

Academia

R$ 200,00

R$ 80,00

R$ 80,00

Luz

R$ 200,00

R$ 150,00

R$ 150,00

Condomínio

R$ 607,00

R$ 607,00

R$ 607,00

Plano de saúde

R$ 515,00

R$ 515,00

R$ 515,00

Supermercado

R$ 600,00

R$ 800,00

R$ 590,00

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Média Duração: 4:38min. Página: 280. >> [Locutor] Média >> [Locutor] A média e a amplitude são importantes para avaliarmos tendências. A partir delas, podemos saber, por exemplo, qual foi o desempenho geral de uma classe em uma avaliação, podemos calcular a média de temperatura em um determinado período ou saber quanto, em média, ganha um brasileiro. Conversamos a respeito desse tema com Cileda de Queiroz, Matemática e especialista em Educação Estatística. Vamos ouvi-la? >> [Locutor] Qual o significado da média como indicador de tendência de uma pesquisa? Como relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados? >> [Cileda de Queiroz] Olha, a média estatística é uma medida muito, muito utilizada, inclusive assim, não só para uma tendência, mas para cálculos estatísticos mais avançados, como a inferência, como verificar se uma coisa é válida ou não. No entanto, ela sozinha não tem significado. Ela precisa de alguma medida junto dela, de alguma compreensão, para indicar [pequena pausa] a dispersão em torno dela. Vamos pensar, o que que é média? Normalmente, a gente responde: “Ah! É você somar todos os valores e dividir pelo número deles.” [pequena pausa] Não, isso é um algoritmo. Isso é como eu calculo uma média. >> [Cileda de Queiroz] Se eu quiser saber o que é média, tem uma imagem que uma professora espanhola, uma pesquisadora espanhola fez, e que eu gosto muito. Pensa numa balança, daquelas balanças antigas que têm o fiel, aquele ponteirinho que marca o equilíbrio. Você vai pôr todos os dados nos pratos da balança. Aonde [Tom enfático] para esse ponteiro do fiel, é a média. É o ponto de equilíbrio. Mas, se eu não falar que os pontos tão, então eles estão se agrupando em torno desse valor, mas eles estão como? Muuuuito agrupados, tão assim tudo juntinhos, ou tão espalhados em torno desse valor? Por isso que ela sozinha não pode indicar, não vai falar nada sobre a tendência da pesquisa. Ela vai me dar um ponto ao redor do qual os outros se distribuem, mas não vai me dizer se distribuem como – apertadinhos, espalhados... –, isso ela não diz. >> [Cileda de Queiroz] Esse seria o ideal. Então, essa média, eu posso dizer que ela tá próxima do valor máximo? Ela tá próxima do valor mínimo? Na hora que eu consigo fazer isso, eu vou saber a, a, a aglutinação dos dados tá se dando em que região? Perto dos extremos? No centro? Então é nesse sentido. Eu não posso, a partir da média, determinar ou inferir a amplitude. Mas eu posso, conhecendo os valores máximo e mínimo, interpretar a média em função da localização dela em relação a esses dois valores. >> [Locutor] O que podemos dizer sobre a média e a amplitude num contexto da vida real, como o salário médio do brasileiro, por exemplo? >> [Cileda de Queiroz] O salário médio do brasileiro: eu posso falar sobre média e amplitude? Mais ou menos. Eu vou dizer que o salário médio do brasileiro é de dez salários mínimos, por exemplo. [Tom levemente irônico] Tô chutando, ruim, né? Dez salários mínimos. Eu posso falar sobre o brasileiro? Não. [Pequena pausa] Eu não posso falar sobre amplitude, porque não veio essa informação, só veio o salário médio. Um brasileiro vai ganhar entre zero e quantos salários mínimos? Vamos considerar Brasília ou não? Vamos considerar presidentes de empresa ou não? Quem é essa população que eu tô considerando? Isso é muito importante. É aí que entra a estatística como uma ferramenta para a gente pensar criticamente que Brasil é esse que a gente vive.

Vinheta

Créditos Studio Núcleo de Criação

Respostas e comentários

Sempre que possível, explore os recursos digitais além da calculadora. Planilhas eletrônicas e softwares gratuitos têm ferramentas e recursos que permitem realizar o tratamento estatístico, como é o caso do cálculo da média.

Se julgar oportuno, discuta a questão do consumo (situação 2) com a turma, analisando os gastos mensais, fixos e variáveis de Roberto.

Sugestão de atividade interdisciplinar

Explore o mapa da Antártida com a turma e proponha que identifiquem a ilhas Rei George neste mapa. Eles podem consultar um atlas ou um pôster. Depois, peça para que comparem a escala do mapa presente no livro com a escala do mapa presente no atlas ou pôster que consultaram. Você pode convidar o professor ou professorade Geografia para ajudá-lo a conduzir esta atividade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

23. Em uma gincana, a equipe com média ­aritmética de pontos maior que 60 ganha uma viagem. Analise os pontos de cada equipe.

a) Qual delas ganhou a viagem?

b) Qual equipe obteve o ganho de pontos menos disperso?

24. Uma loja de carros vendeu o número de veículos indicado na tabela a seguir.

Veículos vendidos entre janeiro e março de 2023

Mês

Número de veículos

Janeiro

22

Fevereiro

14

Março

30

Abril

18

Dados obtidos pela loja de carros em março de 2023.

Determine o número médio de automóveis vendidos:

a) nos dois primeiros meses do ano;

b) nos três primeiros meses do ano;

c) nesse quadrimestre.

Ilustração. Automóvel popular.

25.

Ícone calculadora e softwares.

A tabela a seguir traz dados das quatro ­últimas partidas de um time de futebol em um campeonato realizado em dezembro de 2023.

Público presente nas partidas do time

Partida

Público

Primeira

20.358

Segunda

3.454

Terceira

68.112

Quarta

35.208

Dados obtidos pelo time de futebol no campeonato realizado em dezembro de 2023.

Com o auxílio de uma calculadora, obtenha a média de público nessas ­partidas.

26. A tabela a seguir indica os números referentes à exportação de suco de laranja, em tonelada, de 2017 a 2021.

Quantidade de suco exportada de 2017 a 2021

Ano

Exportação de suco
(em tonelada)

2017

959.000

2018

1.045.000

2019

900.000

2020

1.105.000

2021

1.080.000

Dados obtidos pela exportadora de 2017 a 2021.

Determine, em tonelada, a média anual de exportação de suco nesse período.

Respostas e comentários

23. a) As duas ganharam a viagem. A equipe a obteve média igual a 61,4 pontos, e a equipe B, média igual a 60,4 pontos.

23. b) equipe B

24. a) 18

24. b) 22

24. c) 21

25. .31783 espectadores

26. ..1017800 toneladas

Após concluírem a atividade 23, pergunte: “O que aconteceria com a média da equipe a se fosse acrescida uma pontuação de 10 pontos? E com a média da equipe B se fosse acrescida uma pontuação de 100 pontos?”. Espera-se que os estudantes respondam, sem realizar cálculos, que a média da equipe a diminuiria e que a média da equipe B aumentaria.

Amplie a proposta da atividade 24 pedindo aos estudantes que elaborem questões com base nos dados da tabela. Depois, peça que troquem essas questões com um colega e respondam às questões elaboradas por ele.

27. Para a agricultura, colher informações climáticas, sobre a quantidade de chuva, por exemplo, é fundamental.

Observe a tabela a seguir, que traz os dados sobre as precipitações pluviométricas do município de Serrana (São Paulo) de janeiro de 2018 a novembro de 2021.

Precipitações pluviométricas do município de Serrana (SP) (em mm)

Ano

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

2021

135,0

110,5

135,4

31,1

0,3

17,0

10,0

0,0

29,5

377,3

216,3

2020

417,1

403,6

277,3

42,7

15,5

10,6

0,0

0,8

22,4

198,7

85,7

525,0

2019

224,2

374,2

172,9

150,7

26,8

7,8

15,9

37,5

52,3

80,5

304,3

161,9

2018

350,1

170,0

125,0

21,0

12,4

12,0

0,7

27,7

100,6

356,6

321,2

231,4

Dados obtidos em: https://oeds.link/AVjI2l Acesso em: 21 maio 2022.

a)

Ícone calculadora e softwares.

De quantos milímetros foi a precipitação em Serrana no mês de janeiro, nos anos de 2018 a 2020?

b) Com o auxílio de uma calculadora, calcule a média anual das precipitações em Serrana de 2018 a 2020.

c) Podemos afirmar que a tendência para o mês de dezembro de 2021 era de que não chovesse? Justifique sua resposta.

28.

Ícone de atividade em dupla.

 

Ícone calculadora e softwares.

O destino do lixo que produzimos pode impactar negativamente no meio ambiente, caso seja realizado de maneira incorreta.

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Pensando nesse tema, faça, com um colega, o planejamento e a realização de uma pesquisa.

Lembrem-se das etapas do processo estatístico.

1ª) Definam o objetivo da sua pesquisa, ou seja, o que vocês estão investigando.

2ª) Vocês vão ter de fazer uma pesquisa censitária ou amostral? Quem serão seus entrevistados? Como vocês coletarão os dados? Que tipo de questionário elaborarão: aberto ou fechado?

3ª) Se preferirem, usem uma planilha eletrônica para organizar os dados. Não se esqueçam de retomar o objetivo da pesquisa e analisar, na apuração dos dados, se esse objetivo foi cumprido.

4ª) A apresentação e a análise dos dados deverão ser feitas para os demais colegas da classe.

Sob orientação do professor, marquem a data de apresentação.

E não se esqueçam de que agora vocês têm mais repertório para a análise dos dados: a média!

Média aritmética ponderada

Acompanhe a situação a seguir.

Notas de Luís Alberto

Bimestre

Nota

Peso

7

1

8

2

6

3

9

4

Em uma escola, são atribuídos pesos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, ao 1º, 2º, 3º e 4º bimestres, em cada disciplina, para o cálculo da média anual do estudante. Observe o quadro com as notas de Matemática de Luís Alberto nos quatro bimestres.

Respostas e comentários

27. a) 2018: 350,1 milímetros; 2019: 224,2 milímetros; 2020: 417,1 milímetros.

27. b) 2018: 144,06 milímetros; 2019: 134,08 milímetros; 2020: 166,62 milímetros

27. c) Espera-se que os estudantes observem que o mês de dezembro costuma ter índices elevados de chuva quando comparado com outros meses do ano.

28. Comentário em Orientações.

Na atividade 28, após a duplas definirem os objetivos da pesquisa, promova uma roda de conversa para que compartilhem suas escolhas. Na segunda etapa, auxilie as duplas a definir o tipo de pesquisa, quem serão os entrevistados, como os dados serão coletados e o tipo de questionário. Se necessário, auxilie-os na elaboração dos questionários. Para a apresentação final, organize as duplas de maneira que as pesquisas semelhantes ou complementares sejam apresentadas em sequência. Assim, a atividade poderá ser mais proveitosa.

Qual foi a média anual de Luís Alberto em Matemática?

Podemos obter essa média somando as notas multiplicadas por seus pesos e dividindo o resultado pela soma dos pesos considerados. Por esta razão, podemos chamar esta média de média arimética ponderada.

Fração de numerador 7 vezes 1 mais 8 vezes 2 mais 6 vezes 3 mais 9 vezes 4 e denominador 1 mais 2 mais 3 mais 4, fim da fração, igual a fração de numerador 7 mais 16 mais 18 mais 36 e denominador 10, fim da fração, igual a 77 sobre 10 que é igual a 7 vírgula 7.

Portanto, a média anual de Luís Alberto em Matemática foi 7,7.

Observe que, ao atribuir os maiores pesos às provas do 3º e 4º bimestres, deu-se maior importância às últimas provas, embora todas as provas tivessem valor entre 0 e 10.

Acompanhe outra situação.

Observando a distribuição da idade dos seus estudantes, a professora Rita construiu a seguinte tabela.

Ilustração. Mulher de cabelo loiro, óculos, relógio no pulso esquerdo e camisa cinza. Ela está segurando um lápis com a mão direita, sentada de frente para uma mesa com uma pilha de cadernos. À direita, suporte com canetas.
Idade dos estudantes da professora Rita

Número de estudantes

Idade

5

8 anos

8

9 anos

11

10 anos

Dados obtidos pela professora Rita no início do ano de 2024.

Qual é a média da idade dos estudantes da professora Rita?

Confira como a professora calculou a média:

Fração de numerador 8 vezes 5 mais 9 vezes 8 mais 10 vezes 11 e denominador 5 mais 8 mais 11, fim da fração, igual a fração de numerador 40 mais 72 mais 110 e denominador 24, fim da fração, é igual a 222 sobre 24 que é igual a 9 vírgula 25.

Assim, podemos dizer que a idade média dos estudantes da professora Rita é 9,25 anos, o que equivale a 9 anos e 3 meses.

Nesse exemplo, o peso corresponde à frequência de estudantes. Assim, o maior peso é aquele que representa a idade de maior frequência entre os estudantes (10 anos).

Atividades

Faça as atividades no caderno.

29. O departamento de esportes de um colégio comprou 6 bolas de futebol, 10 bolas de basquete e 9 bolas de vôlei.

Observe os preços indicados no quadro a seguir e determine o preço médio de uma bola nessa compra.

Preço das bolas

Bola

Preço unitário

Vôlei

R$ 45,00

Basquete

R$ 70,00

Futebol

R$ 60,00

30.

Ícone calculadora e softwares.

Com o auxílio de uma calculadora, calcule a média da medida da altura de um grupo de 40 estudantes usando os dados do quadro.

Medida da altura dos estudantes

Medida da altura (em metro)

Número de estudantes

1,51

2

1,56

5

1,61

11

1,66

14

1,71

5

1,76

3

Respostas e comentários

29. R$ 58,60 cinquenta e oito reais e sessenta centavos

30. 1,64 métro

É importante que os estudantes percebam que o resultado fornecido pela média aritmética ponderada seria o mesmo se fosse usada a média aritmética simples para o conjunto de dados 7, 8, 8, 6, 6, 6, 9, 9, 9 e 9. Para que eles se convençam disso, é recomendado que efetuem o cálculo das duas médias com base nos conjuntos de dados.

A média aritmética, simples ou ponderada, caracteriza um conjunto de valores. Mais importante do que o cálculo dessa medida é o trabalho com a interpretação dela como indicador de tendência de uma pesquisa.

Ícone da seção Lendo e aprendendo.

Lendo e aprendendo

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Temperatura da Terra deve aumentar 1,5 grau Célsius, diz ONU

Cientistas reforçam que aquecimento global está relacionado à ação do homem

Preparem-se para o calor. Tudo indica que, nos próximos 20 anos, a temperatura na Terra será 1,5 graus Célsius maior do que a registrada no século 19. Pode parecer pouco, mas trata-se de uma diferença capaz de causar sérios prejuízos ao planeta.

Quem emitiu esse alerta foi o í pê cê cê, um comitê da Organização das Nações Unidas (o êne u) que reúne cientistas do mundo inteiro. O grupo divulgou um importante relatório sobre a situação climática do mundo, com base em mais de 14 mil estudos.

Segundo eles, o homem tem grande responsabilidade pelo aquecimento terrestre. A emissão de gases poluentes – por exemplo, por meio da queima de combustíveis fósseis para a geração de energia – é apontada pelo í pê cê cê como a principal causa da mudança de temperatura. Outro fator que afeta esse processo é o desmatamento.

Quanto mais a Terra esquenta, maiores são as chances de catástrofes ambientais ocorrerem. A atual onda de calor na Grécia e na Turquia e o frio intenso que tem marcado o inverno no Brasil este ano são exemplos desse desequilíbrio reticências.

Apesar da gravidade, os cientistas dizem que ainda dá tempo de evitarmos que a situação fique ainda pior. “Se unirmos forças agora, podemos impedir uma catástrofe climática. No entanto, como o relatório de hoje indica claramente, não há mais lugar para desculpas”, disse o secretário-geral da o êne u, António Guterres. O assunto será discutido por líderes de diversos países durante uma conferência sobre o clima, em outubro.

Gráfico. Dentro de um retângulo de moldura preta e fundo branco, encontramos um gráfico de setores, cujo título é FONTES DE GASES POLUENTES.
O maior setor, marrom, tem escrito 73 vírgula 2 por cento, em branco. Desse setor, na parte esquerda do retângulo, parte uma haste vertical marrom, para cima. Sobre a haste, o contorno de uma lâmpada marrom, cheia de tracinhos marrons no contorno, indicando que está acesa. Abaixo da lâmpada, a palavra ENERGIA, em marrom e, sob ela, escrito em preto. Exemplo: queima de combustíveis fósseis.
O segundo maior setor, azul, tem escrito, em branco 18 vírgula 4 por cento. Desse setor parte uma haste horizontal azul, que logo vira para cima e sobe na vertical. Sobre a haste, o contorno de uma vaquinha azul. Abaixo da vaquinha, escrito em azul AGRICULTURA E USO DA TERRA e, sob ele: exemplo: criação de gado e desmatamento. 
O terceiro setor é verde e é de onde parte uma haste vertical para baixo, também verde. À direita da haste, o contorno de uma fábrica com 3 telhados de alturas diferentes, quanto mais a direita, mais alto é o telhado, há também 3 chaminés, todas soltando fumaça,, uma em cada telhado. A fabrica é toda branca de contornos verdes, tem 4 janelinhas e uma grande porta. Abaixo da haste, escrito em verde, 5 vírgula 2 por cento. Embaixo, a palavra INDÚSTRIA E, SOB ESTA, exemplo: transformação de materiais.
O último e menor setor é preto. Desse setor para uma haste vertical, preta, para baixo, que logo vira uma horizontal, para a esquerda. À esquerda da haste, o contorno preto de um latão de lixo com alças para transporte e tampado. Sob ele, 3 vírgula 2 por cento, em preto. Embaixo, escrito em preto, LIXO. Embaixo, exemplo: gás gerado por detritos orgânicos. No canto inferior direito, dentro do retângulo: FONTE: OUR WORLD IN DATA, 2020.

PEIXOTO, F. Temperatura da Terra deve aumentar 1,5 grau Célsius, diz ONU. Qualé, São Paulo, edição 33, página 10, 23 de agosto a 6 de setembro de 2021.

Atividades

1. Responda às questões no caderno.

a) Quando foi publicado o texto anterior?

b) Qual é o tema principal do texto?

c) A medida da temperatura na Terra vai aumentar quanto nos próximos anos segundo o texto?

d) De acordo com o texto, qual é a principal causa do aquecimento terrestre?

2. Copie as afirmações no caderno e classifique cada uma em verdadeira ou falsa.

a) O lixo é responsável por 5,2% das emissões de gases poluentes.

b) A indústria é responsável por quase

Fração. Um vinte avos.

das emissões de gases poluentes.

c) A agricultura e o uso da terra são responsáveis por quase

1 terço.

das emissões de gases poluentes.

d) A queima de combustíveis fósseis para geração de energia é responsável por quase

Fração. Três quartos.

das emissões de gases poluentes.

3.

Ícone de atividade em grupo.

Reúna-se com os colegas e pesquisem medidas adotadas por algumas nações para controlar o aquecimento global. Depois, confeccionem um cartaz para expor na sala.

Respostas e comentários

1. a) Entre os dias 23 de agosto e 6 de setembro de 2021.

1. b) O aumento da medida da temperatura da Terra.

1. c) 1,5 grau Célsius

1. d) A emissão de gases poluentes por meio, por exemplo, da queima de combustíveis fósseis para geração de energia.

2. a) falsa

2. b) verdadeira

2. c) falsa

2. d) verdadeira

3. Comentários em Orientações.

Lendo e aprendendo

Bê êne cê cê:

Competência geral 9 (a descrição está na página seis).

Competência específica 8 (a descrição está na página sete).

Habilidades ê éfe zero sete ême ah zero dois e ê éfe zero sete ême ah três sete.

Objetivos:

Desenvolver a competência leitora.

Ler e interpretar gráfico de setores.

Aplicar o conceito de porcentagem para resolver problemas.

Pesquisar medidas que vêm sendo adotadas para controlar o aquecimento global.

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Inicie o trabalho com esta seção, pedindo aos estudantes que compartilhem o que sabem sobre o aquecimento global e verifique os conhecimentos da turma. Em seguida, sugira que leiam individualmente o texto marcando os pontos que julgam relevantes e assinalando palavras desconhecidas. Após a leitura, convide-os a compartilhar as percepções e as anotações. Comente que esse assunto poderá ser ampliado nas aulas de Ciências.

Na atividade 1, os estudantes vão responder a algumas questões sobre o texto. Após terminarem, faça a correção oralmente. Você pode ampliar a proposta desta atividade e solicitar a eles que elaborem questões com base no texto. Depois, eles podem trocar as questões com um colega e responder às questões propostas por ele.

A atividade 2 explora a leitura e interpretação do gráfico de setores presente no texto. Além de identificar as afirmações verdadeiras e falsas, incentive os estudantes a justificar suas respostas. Por exemplo, a afirmação do item a é falsa porque o lixo é responsável por 3,2% das emissões de gases poluentes e não 5,2%. A afirmação do item b é verdadeira porque a indústria é responsável por quase 5% das emissões de gases poluentes e 5% é o mesmo que

Fração 5 sobre 100

ou

Fração 1 sobre 20

. Já a afirmação do item c é falsa porque

1 terço.

é, aproximadamente, igual a 33,33% e a agricultura e o uso da terra são responsáveis por 18,4% das emissões de gases poluentes. Por fim, a afirmação do item d é verdadeira porque 73,2% é aproximadamente igual a 75%, que é o mesmo que

Fração 75 sobre 100

ou

Fração. Três quartos.

.

Na atividade 3, os estudantes vão realizar uma pesquisa em grupo sobre medidas adotadas por algumas nações para controlar o aquecimento global. Oriente-os a realizar a pesquisa em fontes confiáveis. Dê alguns dias para que concluam os trabalhos e, depois, reserve uma aula para que exponham os cartazes e compartilhem o que pesquisaram. O trabalho em grupo favorece o desenvolvimento da competência geral 9 e da competência específica 8.

(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Ícone da seção resolvendo em equipe.

Resolvendo em equipe

Faça a atividade no caderno.

(ó bê ême) O gráfico apresentado refere-se à prática esportiva dos alunos do 6º ano de uma escola.

Gráfico. Gráfico de barras múltiplas. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical, ambos sem rótulo. Eixo horizontal, as palavras futebol, vôlei e basquete escritas da esquerda para a direita. Eixo vertical, com os números 0, 5, 8, 10, 12, 15, 20 e 25 representados. Legenda na parte inferior indicando que a barra verde clara representa meninos e a barra bege representa meninas. Futebol: Meninos: 25 Meninas: 12 Vôlei: Meninos: 10 Meninas: 8 Basquete: Meninos: 15 Meninas: 12

Nenhum dos meninos que jogam futebol ou ­vôlei joga basquete e nenhuma menina que joga basquete ou vôlei joga futebol. Há cinco meninos e três meninas que não praticam nenhum dos três esportes. Pelo menos quantos alunos há no 6º ano?

a) 37

b) 45

c) 50

d) 64

e) 72

Interpretação e identificação dos dados

• Analise as informações do enunciado e anote aquelas que você julgar relevantes para a resolução do problema.
• Monte um quadro para relacionar a quantidade de meninos e os esportes praticados.
• Faça o mesmo para a quantidade de meninas e os esportes.

Plano de resolução

• Determine o número máximo de meninos que praticam futebol e vôlei.
• Determine o número máximo de meninas que praticam basquete e vôlei.

Resolução

• Forme um trio para a resolução.
• Mostre aos colegas seu plano de resolução, confira o deles e verifique se há ideias comuns entre vocês.
• O trio deverá discutir quais são as diferenças e as semelhanças de cada plano e escolher um dos planos para a execução do processo de resolução.
Observação
Resolvam o problema de forma coletiva, mas façam o registro individual no caderno.

Verificação

• O grupo deve reler o problema e verificar se todas as condições do enunciado foram satisfeitas.

Apresentação

• Cada trio deverá apresentar sua estratégia de resolução de forma oral. Ao final, todas as estratégias devem ser registradas no caderno.

Respostas e comentários

Resolvendo em equipe: alternativa ê

Plano de resolução: primeiro item: 10 segundo item: 8

Resolução: 55 + 35 10 8 = 72

Interpretação e identificação dos dados:

primeiro item: Resposta pessoal.

segundo item: Exemplo de resposta em Orientações.

terceiro item: Exemplo de resposta em Orientações.

Resolvendo em equipe

Bê êne cê cê:

Competências gerais 2, 4, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 2, 3 e 5 (as descrições estão na página sete).

A seção destaca as etapas selecionadas para encaminhar a resolução de problemas. Elas devem ser analisadas e discutidas com os estudantes. Além de favorecer o desenvolvimento das competências gerais 2, 4, 9 e 10 e das competências específicas 2, 3 e 5, a seção permite a transferência de estratégias de resolução para outros contextos e situações.

Comente com os estudantes que é muito importante, para a resolução do problema apresentado, que eles façam a leitura atenta das informações contidas no gráfico de barras duplas, considerando e interpretando todas as informações contidas em seus eixos e legenda.

Exemplo de resposta do segundo item de Interpretação e identificação dos dados:

Quantidade de meninos por esporte

Esporte

Quantidade de meninos

Futebol

25

Vôlei

10

Basquete

15

Nenhum esporte

5

Exemplo de resposta do terceiro item de Interpretação e identificação dos dados:

Quantidade de meninas por esporte

Esporte

Quantidade de meninas

Futebol

12

Vôlei

8

Basquete

12

Nenhum esporte

3

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Probabilidade

Por não ser possível prever o resultado de um experimento aleatório com exatidão, procuramos medir as chances, ou seja, determinar a probabilidade de certo resultado ocorrer.

Um experimento aleatório é aquele em que conhecemos os resultados possíveis, mas não podemos assegurar qual deles vai ocorrer. Além disso, o experimento pode ser repetido nas mesmas condições tantas vezes quanto quisermos.

Cálculo de probabilidades

A probabilidade de determinado resultado em um experimento aleatório é a razão entre o número de possibilidades favoráveis e o número total de possibilidades.

1. Em um saco, há 25 bolinhas numeradas de 1 a 25.

Retirando ao acaso uma bolinha:

a) é mais provável que saia um número ímpar ou um número par?

b) qual é a probabilidade de sair um número par?

2. Se considerarmos que cada faixa tem a mesma probabilidade de ocorrência, ao girarmos uma única vez uma roleta como a representada a seguir, qual é a probabilidade de a seta:

Ilustração. Roleta circular dividida em 12 setores de mesma medida de área e numerados de 1 a 12. O ponteiro da roleta está na divisa entre o setor 12 e o setor 1. As cores do setores são: setor 1: verde setor 2: vermelho. setor 3: verde setor 4: vermelho. setor 5: azul setor 6: vermelho. setor 7: azul setor 8: vermelho. setor 9: verde setor 10: vermelho. setor 11: verde setor 12: vermelho.

a) parar na cor vermelha?

b) parar em um número par?

c) parar na cor azul?

d) parar em um número maior que 8?


Pesquisa estatística

População e amostra

População é o conjunto de todos os elementos que contêm uma característica que se quer estudar.

Amostra é uma parte representativa da população.

Pesquisa censitária e pesquisa amostral

Uma pesquisa estatística é censitária quando são levantadas informações de todos os integrantes da população; uma pesquisa estatística é amostral quando são levantadas informações de uma amostra representativa da população.

3. Copie as afirmações no caderno e classifique cada uma em verdadeira ou falsa.

a) O Censo é uma pesquisa amostral.

b) Na pesquisa de satisfação de um produto, a população é formada apenas por pessoas que têm esse produto.

c) Uma pesquisa feita com todos os estudantes da escola é censitária.

d) Para uma pesquisa sobre a qualidade de vida da população brasileira, não seria uma boa amostra apenas pessoas com menos de 18 anos.

Gráficos

Um gráfico tem como principal função apresentar os dados de uma pesquisa de maneira simples, clara e com informações verdadeiras.

Gráfico de setores

Um gráfico de setores representa partes de um total. O total será representado por um círculo dividido em setores, que são as partes.

Para construir o gráfico de setores determinamos a porcentagem correspondente a cada setor. Em seguida, calculamos a medida da abertura do ângulo correspondente a cada setor, considerando que a abertura do ângulo central total correspondente ao círculo mede 360graus.

Respostas e comentários

1. a) ímpar

1. b)

Fração 12 sobre 25

2. a)

Fração 1 sobre 2

2. b)

Fração 1 sobre 2

2. c)

Fração 1 sobre 6

2. d)

Fração. Um terço.

3. a) falsa

3. b) verdadeira

3. c) verdadeira

3. d) verdadeira

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Probabilidade

Na atividade 1, caso os estudantes tenham dificuldade, oriente-os a reapresentar as bolinhas presentes no saco. Com isso, poderão perceber mais facilmente que há 13 bolinhas com número ímpar e 12 com número par. Assim, devem concluir que a chance de sair um bolinha com número ímpar é maior (item a) e devem ter facilidade para calcular a probabilidade solicitada no item b. Você pode ampliar a proposta da atividade pedindo que determinem a probabilidade de sair um número ímpar. Observe como procedem. Eles podem calcular a razão entre o número de bolinhas com número ímpar e o total de bolinhas presentes no saco

Fração 13 sobre 25

ou calcular

1 menos 12 vinte e cinco avos.

.

Se julgar conveniente, após realizarem a atividade 2, confeccione com os estudantes uma roleta similar à da atividade para que possam fazer experimentações. É importante alertá-los para que tomem cuidado ao manusear objetos cortantes ou pontiagudos utilizados para construir a roleta.

Você pode falar para eles que, se não houvesse imperfeições na roleta criada, seria esperado que, quanto mais vezes eles a girassem, o número 2, por exemplo, cairia aproximadamente 1 vez a cada 12 giros (assim como os demais).

Pesquisa estatística

A atividade 3 solicita aos estudantes que avaliem algumas afirmações. Você pode fazer essa atividade oralmente. Incentive-os a justificar as respostas.

4. A quantidade de feminicídios que vem ocorrendo no Brasil é alarmante. Observe a tabela a seguir com a quantidade de feminicídios que ocorreram na região Centro-Oeste de 2019 a 2021.

Feminicídios ocorridos na região Centro-Oeste de 2019 a 2021

Estado

2019

2020

2021

Goiás

41

43

53

Mato Grosso

38

62

43

Mato Grosso do Sul

30

43

37

Distrito Federal

32

17

25

Total

141

165

158

Dados obtidos em: https://oeds.link/r4GzFa. Acesso em: 21 maio 2022.

a) Qual gráfico representaria melhor os dados dessa tabela? Represente-o.

b) O que podemos fazer para evitar a violência contra as mulheres?

5. Em janeiro deste ano, uma concessionária vendeu 80, 60, 40 e 20 unidades, respectivamente, dos modelos de veículo a, B, C e D.

Construa um gráfico de setores para essas vendas.

6. Um funcionário da prefeitura do município de Vem Visitar fez uma pesquisa em 2023 para saber o nível de satisfação dos turistas. Analise os dados obtidos no gráfico a seguir.

Gráfico. Gráfico de barras simples Título do gráfico: Nível de satisfação dos turistas. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. Eixo vertical sem rótulo. De baixo para cima, estão indicados os seguintes níveis de satisfação: ruim ou muito ruim; regular; bom; muito bom. Eixo horizontal com 6 traços paralelos igualmente espaçados. Nestes traços estão indicados os números: 0, 10, 20, 30, 40 e 50. Ele está rotulado como em porcentagem. Ruim ou muito ruim 4 por cento Regular: 12 por cento. Bom: 48 por cento. Muito bom: 36 por cento.

Dados obtidos pelo funcionário da prefeitura de Vem Visitar em 2023.

a) Com base nos dados do gráfico, o que podemos afirmar sobre a satisfação dos turistas?

b) Represente no caderno esses dados em um gráfico de setores.

Médias

Média aritmética simples

Para calcular a média aritmética simples de um conjunto de valores, adicionamos todos os valores e dividimos o resultado pela quantidade de valores.

Media aritmética ponderada

Para calcular a média aritmética ponderada de um conjunto de valores, adicionamos o produto de cada valor pelo respectivo peso e dividimos o resultado pela soma dos pesos.

7. No último trimestre de 2023, uma empresa produziu a quantidade de automóveis indicada neste quadro.

Produção de automóveis de outubro a dezembro

Mês

Quantidade de automóveis

Outubro

12.000

Novembro

13.000

Dezembro

12.500

Determine a média trimestral de automóveis produzidos por essa empresa.

8. Observe o quadro a seguir e descubra a nota mínima que Diego deve tirar no quarto bimestre para atingir média final igual a 5,0.

Notas de Diego por bimestre

Bimestre

Peso

Nota

Primeiro

1

6,0

Segundo

2

4,5

Terceiro

3

3,0

Quarto

4

Respostas e comentários

4. a) Respostas pessoais.

4. b) Resposta pessoal.

5. Exemplo de resposta em Orientações.

6. a) A maioria respondeu “bom” ou “muito bom”.

6. b) Exemplo de resposta em Orientações.

7. .12500 automóveis

8. 6,5

Antes de propor a atividade 4, converse com a turma sobre o que é o feminicídio (homicídio praticado contra indivíduo do sexo feminino) e as possíveis razões que justifiquem os dados apresentados na tabela. Depois, ouça as justificativas deles para a questão proposta no item a. Eles podem responder que o gráfico de barras múltiplas ou o de segmentos são convenientes para representar os dados da tabela. Ao responderem ao item b, você pode formar uma roda de conversa para discutir a violência contra mulher e questionar os estudantes sobre fórmas de erradicar tal ato. Atividades como essa estimulam o convívio social republicano na sociedade em geral.

Exemplo de gráfico para a atividade 5:

gráfico: Unidades de carros vendidos no mês de janeiro, por modelo. No sentido horário, os setores e dados correspondentes são: Setor amarelo: Modelo A; 80 Setor azul: Modelo B; 60 Setor verde: Modelo C; 40 Setor vermelho: Modelo D; 20.
Dados fornecidos pela concessionária em janeiro deste ano.

Exemplo de gráfico para o item b da atividade 6:

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Nível de satisfação dos turistas. No sentido horário, os setores e dados correspondentes são: Setor amarelo: 36 por cento Setor azul: 48 por cento Setor verde: 12 por cento Setor vermelho: 4 por cento.
Dados obtidos pelo funcionário da prefeitura de Vem Visitar em 2023.

É hora de extrapolar

Faça as atividades no caderno.

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

Você conhece algum parque nacional brasileiro?

O Brasil possui mais de 70 parques nacionais, que exibem deslumbrante natureza. Os parques nacionais, de acordo com a legislação brasileira, têm como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Objetivo: Pesquisar e analisar dados sobre parques nacionais brasileiros, analisar a medida da área de um parque nacional e produzir maquetes de parques nacionais que serão exibidas para a comunidade escolar.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 1: Análise de dados de uma pesquisa sobre parques nacionais realizada em 2020.

1. Reúna-se em grupo. Leiam as informações sobre parques nacionais que constam na pesquisa Parques do Brasil – Percepções da população, realizada pelo Instituto Semeia, e depois respondam às questões propostas.

a) A pesquisa realizada é uma pesquisa censitária ou amostral?

b) Os entrevistados que conhecem um parque natural representam que porcentagem da população investigada?

c) Por que vocês acham que 35% das pessoas entrevistadas nunca visitaram um parque natural?

2. Nessa pesquisa, também se investigou a frequência de visitação aos parques naturais. O gráfico a seguir mostra a distribuição da frequência entre os 65% que declararam que já visitaram algum parque natural.

Gráfico. Gráfico de barras simples Título do gráfico: Frequência de visitação a parques naturais. Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. Eixo vertical com rótulo porcentagem. De baixo para cima, estão indicados as seguintes porcentagens:0 por cento, 5 por cento, 10 por cento, 15 por cento, 20 por cento, 25 por cento, 30 por cento, 35 por cento, 40 por cento e 45 por cento. Eixo horizontal com o rótulo Frequência de visitação e as seguintes frequências da esquerda para a direita: intensa, média e esporádica. Intensa: 29 por cento Média: 30 por cento. Esporádica: 41 por cento.

Dados obtidos em: https://oeds.link/gWzAZl. Acesso em: 3 junho 2022.

Construam um gráfico de setores considerando as seguintes categorias de visitação: intensa, média e esporádica. Quais são as medidas das aberturas dos ângulos que correspondem a cada um desses setores.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 2: Análise da medida da área do Parque Nacional do Jaú.

3. Leiam o texto a seguir, que traz algumas informações sobre o Parque Nacional do Jaú, localizado no estado do Amazonas.

O Parque Nacional do Jaú foi criado em 1980 com uma área aproximada de ..2272000 hectares, sendo uma das unidades de conservação mais extensas do Brasil. Uma de suas peculiaridades é o fato de ser a única unidade de conservação do Brasil que protege totalmente a bacia de um rio extenso (aproximada450 quilômetros) e volumoso — o rio Jaú, preservando o ecossistema de águas pretas reticências.

Disponível em: https://oeds.link/Z2ea1N. Acesso em: 21 junho 2022.

Respostas e comentários

1. a) amostral

1. b) 95%

1. c) Resposta pessoal. Os estudantes podem responder que o custo da viagem é alto; a viagem é muito longa.

2. Resposta em Orientações; intensa: 104,4graus; média: 108graus; esporádica: 147,6graus

É hora de extrapolar

Bê êne cê cê:

Competências gerais 2, 3, 4, 7, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).

Competências específicas 2, 4, 5, 6, 7 e 8 (as descrições estão na página sete).

Tema contemporâneo transversal:

Ícone do tema MEIO AMBIENTE.

A seção propõe o fechamento da unidade por meio de um trabalho colaborativo que explora a pesquisa, a comunicação e a elaboração de uma maquete, que será compartilhada com a comunidade escolar.

Com a finalidade de organizar o trabalho, a seção é dividida em etapas que promovem:

o entendimento do contexto e dos objetivos do trabalho a ser realizado;

a pesquisa coletiva;

a elaboração, em grupo, da maquete;

a exposição da maquete com as informações;

a reflexão e a síntese do trabalho.

As etapas de pesquisa e elaboração da maquete podem ser realizadas extraclasse. Verifique o perfil dos estudantes e oriente-os com relação ao prazo, aos materiais e a outros aspectos necessários à realização do trabalho.

A seção favorece o desenvolvimento das competências gerais 2, 3, 4, 7, 9 e 10 e das competências específicas 2, 4, 5, 6, 7 e 8, procurando mobilizar conteúdos estudados na unidade. Portanto, é recomendável trabalhar a seção depois de estudar os capítulos, mas, se preferir, à medida que os capítulos forem estudados, atente para os conhecimentos prévios necessários.

Se julgar oportuno, trabalhe esta seção em parceria com os professores de Ciências e de Geografia. Os estudantes podem aprofundar as pesquisas sobre o clima das regiões em que se localizam os parques e sobre a biodiversidade desses locais.

Informações sobre a pesquisa citada na atividade 1:

Amostra: uma.198 pessoas entre 16 e 70 anos de 6 cidades: São Paulo (trezentas e vinte e uma), Rio de Janeiro (duzentas e sessenta e uma), Porto Alegre (cento e sessenta e uma), Salvador (196), Manaus (128) e Brasília (cento e trinta e uma).

95% dos entrevistados conheciam o nome de pelo menos um parque nacional; o Parque Estadual da Serra da Cantareira (São Paulo) e o Parque Nacional da Chapada Diamantina foram os mais citados.

65% da população investigada declara já ter visitado um parque nacional.

Retome com os estudantes os conceitos de pesquisa censitária e amostral, abrindo uma discussão sobre a escolha da amostra na pesquisa citada na atividade 1. Algumas questões podem nortear essa conversa: “Por que escolheram pessoas de várias cidades e não de apenas uma? Por que não coletaram dados de pessoas de todas as capitais? Por que escolheram indivíduos de idades variadas?”. Discuta também sobre a pertinência da amostra para realização de pesquisas sobre outras temáticas, por exemplo: “Essa amostra serviria para realizar uma pesquisa de intenção de votos para a presidência do país? Por quê?”.

a) A unidade de medida de área usada no texto é representada pelo “ha”. Que unidade é essa? Qual é a relação entre essa unidade de medida de área e o metro quadrado?

b)

Ícone calculadora e softwares.

O Parque do Ibirapuera é um dos mais famosos do país. Está localizado na cidade de São Paulo (São Paulo) e possui uma medida de área de 158 hectares. Quantas vezes o Parque Nacional do Jaú é maior que o Parque do Ibirapuera, aproximadamente?

c)

Ícone calculadora e softwares.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Minas Gerais) tem medida da área protegida igual a .56400 hectares. Quantas vezes a medida da área protegida desse parque é maior que a do Parque do Ibirapuera, aproximadamente?

d)

Ícone calculadora e softwares.

A Federação Internacional de Futebol (fifa), adota como padrão para os campos de futebol as medidas das dimensões de 105 metros por 68 metros. Quantos campos de futebol com essas medidas das dimensões caberiam no Parque Nacional do Jaú?

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 3: Produção de uma maquete.

4. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (í cê ême bio) administra as Unidades de Conservação brasileiras, que incluem os parques nacionais. Acessem a lista de parques que são abertos à visitação no site do Instituto e escolham um dos parques para ser a temática da pesquisa do grupo, que deve conter as seguintes informações:

ano de criação da unidade de conservação;

medida de área e mapa do parque;

estado(s) em que o parque se localiza;

principais atrações;

exemplos de fauna e flora do parque;

imagens do parque;

importância na conservação da fauna e flora brasileira.

5. Agora, vamos produzir a maquete de um parque nacional.

Cada maquete deverá representar o parque selecionado na atividade 4; para isso, analisem a área e o formato do parque e preservem a proporção entre as medidas.

Selecionem os materiais e a quantidade necessária de acordo com as medidas das dimensões definidas para a maquete. Sejam criativos e reutilizem materiais.

A maquete deverá ser acompanhada de uma ficha com informações sobre o parque, divulgando-o.

Incluam pelo menos três das atrações do parque para serem exibidas na maquete.

6. Façam um planejamento contendo a distribuição das tarefas entre os membros do grupo e uma lista com os materiais necessários.

7. Com base no planejamento elaborado, confeccionem a maquete do parque escolhido cumprindo todos os itens da atividade 5.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 4: Análise e exposição das maquetes confeccionadas.

8. Mostrem a maquete, com a ficha elaborada pelo grupo, para que os demais colegas da turma analisem e façam comentários em relação à clareza das informações, tanto da ficha quanto da maquete, e à escolha das atrações para incentivar a visitação gerada pela maquete.

9. Anotem as dúvidas, as opiniões e as sugestões dos colegas.

10. Depois dos ajustes necessários, organizem uma exposição das maquetes para a comunidade escolar.

Ícone de atividade em grupo.

Etapa 5: Síntese do trabalho realizado.

11. Algumas questões que devem ser discutidas:

a) Para a produção da maquete, qual foi a etapa mais trabalhosa? Justifiquem.

b) Por que é importante que o governo demarque unidades de conservação?

c) Após ver as maquetes da exposição, vocês pretendem visitar algum dos parques exibidos?

12. Redijam um texto que descreva o processo realizado pelo grupo nas etapas 3 e 4.

Respostas e comentários

3. a) A unidade de medida indicada por “agá ah” é o hectare. O hectare equivale a .10000 métros quadrados.

3. b) 14.trezentas e oitenta vezes

3. c) trezentas e cinquenta e sete vezes.

3. d) ..3182072 campos de futebol

11. a) Resposta pessoal.

11. b) Espera-se que os estudantes entendam que a demarcação de unidades de conservação garante a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade da região.

11. c) Resposta pessoal.

12. Comentários em Orientações.

Este é um exemplo de gráfico de setores que representa a situação apresentada pelo gráfico dado na atividade 2:

Gráfico. Gráfico de setores. Título do gráfico: Frequência de visitação a parques naturais. Legenda na parte inferior indicando que o setor amarelo representa a frequência intensa, que o setor azul representa a frequência média e que o setor lilás representa a frequência esporádica. No sentido horário, os setores e porcentagens correspondentes são: Setor amarelo: 29 por cento. Setor azul: 30 por cento. Setor lilás: 41 por cento.
Dados obtidos em: https://oeds.link/gWzAZl. Acesso em: 3 junho 2022.

A atividade 3 retoma as questões da abertura desta Unidade. Aproveite-a para comparar os conhecimentos da turma naquele momento e agora.

No item a, leve os estudantes a perceber que o símbolo “agá ah” representa hectare (1 éctare = 1 hectômetro quadrado = .10000 métros quadrados).

Verifique se os estudantes percebem que a comparação pedida no item c ajuda a dimensionar a medida da área do parque. É provável que ao ler ..2272000 hectares eles entendam que se trata de uma grande medida de área, mas o valor de mais de 3 milhões de campos de futebol torna essa informação mais concreta.

Na etapa 4, faça um levantamento para verificar qual parque foi escolhido por cada grupo. Se houver repetições, converse com eles para solicitar que escolham outro parque a fim de que a pesquisa fique mais abrangente.

Auxilie os estudantes a determinar o tamanho do material da base da maquete respeitando as escalas.

Se julgar conveniente, peça a eles que elaborem panfletos ou cartazes para divulgar a exposição das maquetes.

Para a produção do texto solicitado na atividade 12, sugira a eles que escrevam, por exemplo, sobre as principais dificuldades na elaboração da maquete, os materiais reutilizados e as informações e curiosidades que descobriram e o que mais gostaram da exposição.

Glossário

Dispersão
: Quando a distribuição de dados está espalhada ou concentrada.
Voltar para o texto