Unidade 1
Capítulo 1 Conjuntos numéricos
Capítulo 2 Potenciação e radiciação
Capítulo 3 Sistemas de equações do 1º grau
Infográfico disponível em: https://oeds.link/rf7LPR. Acesso em: 4 jul. 2022.
As condições de vida e de trabalho são iguais para homens e mulheres? O que é possível afirmar com base no infográfico anterior? Ao final do estudo desta Unidade, você responderá a essa e a outras questões.
Capítulo 1 Conjuntos numéricos
Trocando ideias
O Brasil é o país em que mais caem raios no mundo. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica ( ilá), são 78 milhões de raios todos os anos.
A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de 0,000001, porém, se a pessoa estiver em uma área descampada, essa probabilidade aumenta para 0,001.
▸
Em dias chuvosos, o que devemos fazer para nos proteger dos raios? Converse com os colegas.
▸
Podemos afirmar que o número ..78000000 é um número inteiro? E racional?
▸
Podemos afirmar que os números 0,000001 e 0,001 são números inteiros? E racionais?
▸
Você conhece algum número que não seja racional? Qual?
Neste capítulo, vocês vão estudar os números irracionais. Antes, porém, vamos retomar alguns conceitos e propriedades dos conjuntos numéricos já estudados.
1 Números naturais
Para contar uma quantidade de objetos, pessoas, animais etcétera, usamos os números naturais. O conjunto dos números naturais representado por
é dado por:
= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, reticências}
O zero é o menor número natural. Todo número natural tem um sucessor; desse modo, dizemos que a sequência dos números naturais é infinita. Todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor.
Observe:
Os números naturais estão presentes em diversas situações e têm diferentes funções.
Podem indicar a posição de alguém em uma competição, a quantidade de objetos em um local, um número de telefone, um dia do mês no calendário etcétera.
Sequência numérica
Uma sequência numérica é uma sequência cujos elementos são números escritos em certa ordem. A sequência pode ser infinita, na qual usamos reticências para indicar que ela continua indefinidamente. Ou pode ser finita, na qual listamos todos os elementos. Cada um dos elementos da sequência é chamado de termo da sequência.
Podemos expressar algebricamente uma sequência numérica por meio da sua lei de formação, que é uma regra que mostra como a sequência progride ou é formada. Analise os exemplos.
a) Uma sequência infinita na qual á1 = 0 e án + 1 = án ícone de altura+ 3, para todo n inteiro positivo.
Para n = 1, temos: á1 + 1 = á1 + 3 ⇒ á2 = 0 + 3 = 3
Para n = 2, temos: á2 + 1 = á2 + 3 ⇒ á3 = 3 + 3 = 6
Para n = 3, temos: á3 + 1 = á3 + 3 ⇒ á4 = 6 + 3 = 9
Para n = 4, temos: á4 + 1 = á4 + 3 ⇒ á5 = 9 + 3 = 12
Essa lei de formação gera a sequência (0, 3, 6, 9, 12, reticências), que é a sequência de múltiplos de 3.
b) Uma sequência infinita na qual á1 = 0 e án + 1 = án + 7, para todo n inteiro positivo.
Para n = 1, temos: á1 + 1 = á1 + 7 ⇒ á2 = 0 + 7 = 7
Para n = 2, temos: á2 + 1 = á2 + 7 ⇒ á3 = 7 + 7 = 14
Para n = 3, temos: á3 + 1 = á3 + 7 ⇒ á4 = 14 + 7 = 21
Para n = 4, temos: á4 + 1 = á4 + 7 ⇒ á5 = 21 + 7 = 28
Essa lei de formação gera a sequência (0, 7, 14, 21, 28, ...), que é a sequência de múltiplos de 7.
Eventualmente são dados os primeiros termos de uma sequência, mas não a sua lei de formação, e, mesmo assim, podemos determinar os demais termos dessa sequência. Observe a situação a seguir.
Para expor ao professor a maneira como pensaram, os estudantes montaram este fluxograma.
Após exporem o fluxograma para o professor, eles disseram que bastaria fazer o que é solicitado para determinar a sequência até o termo desejado.
▸ Usando o fluxograma, determine os 10 primeiros termos da sequência de Fibonacci.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Escreva o antecessor e o sucessor de cada número.
a) 17
b) 999
c) .1000
d) .12989
2. Responda às questões no caderno.
a) Quais números naturais são maiores que o sucessor de 3 e menores que o antecessor de 10?
b) Existe algum número natural maior que o sucessor de 10 e menor que o antecessor de 3?
3. Em cada sequência numérica, determine os termos que faltam representados por
.
a) 2, 4, 6,
,
,
,
reticências , na qual a ₁ = 2, a indice de 2 = 4 e a indice de n = a n menos 2 + a ₙ ₋ ₁, em que n > 2
b) 1, 5, 9, 13, 17, 21,
,
,
reticências , na qual a ₁ = 1,
a indice de 2 = 5 e a n = a ₁ + (n menos 1) ⋅ (a n menos 1 menos a n menos 2 ), em que n > 2
4.
No caderno, escreva os cinco primeiros termos de uma sequência numérica recursiva e troque com um colega para que ele construa um fluxograma que determine a sequência até o 10º termo. Faça o mesmo com a sequência dele.
2 Números inteiros
No fim da tarde de determinado dia de julho, a medida de temperatura na cidade de São Joaquim ( Santa Catarina) era 5 graus Célsius. No início da noite, essa medida de temperatura caiu 8 graus Célsius. Qual foi a medida de temperatura registrada após essa queda?
Para responder a essa pergunta, podemos fazer a seguinte subtração:
5 menos 8 = menos3
Isso significa que a medida da temperatura chegou a três graus Celsius abaixo de zero, sendo indicada por um número negativo ( menos3). O menos3 é um exemplo de número inteiro.
O conjunto dos números inteiros representado por
é dado por:
= { reticências, menos5, menos4, menos3, menos2, menos1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, reticências}
Observe que todo número natural é também um número inteiro. Todo número inteiro tem um sucessor e um antecessor; por exemplo, menos3 é o sucessor de menos4 e menos1 é o antecessor de 0.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
5. Considere os números a seguir e responda às questões.
5; menos8; 0; 14; menos100; 57; menos18;
Fração. 2 sobre 3.; menos0,4; menos1
a) Quais são números naturais?
b) Quais são números inteiros?
c) Todo número natural é um número inteiro?
6. Avalie as afirmações a seguir e copie as verdadeiras em seu caderno.
a) Há sempre um número inteiro entre dois números inteiros.
b) A diferença de dois números inteiros é sempre um número inteiro.
c) Existe número natural que não é número inteiro.
7. Escreva o que se pede:
a) os cinco menores números naturais ímpares;
b) os números inteiros negativos maiores que menos5;
c) três números inteiros menores que menos20;
d) os números naturais maiores que menos3 e menores que 7.
8. Responda às questões a seguir considerando a sequência dos números inteiros.
a) Qual é o sucessor de 100?
b) Qual é o sucessor de menos30?
c) Se n é um número inteiro, qual é a expressão que representa seu sucessor?
d) Se a é um número inteiro, qual é a expressão que representa seu antecessor?
9. O saldo bancário da conta de Pedro estava negativo em R$ 380,00trezentos e oitenta reais. Ele fez um depósito e o novo saldo passou a ser R$ 970,00novecentos e setenta reais. Qual foi o valor do depósito realizado por Pedro?
10. Considere a sequência dos números inteiros a seguir:
reticências, menos5, menos4, menos3, menos2, menos1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, reticências
a) Há quantos números inteiros entre menos5 e 3?
b) Qual é o maior número inteiro negativo dessa sequência?
3 Números racionais
Acompanhe a situação a seguir.
Uma peça de tecido medindo 75 metros de comprimento vai ser dividida em 10 partes iguais.
Quantos metros terá cada uma dessas partes?
Para responder a essa pergunta, podemos efetuar a divisão:
75 : 10 = 7,5
Portanto, cada uma dessas partes terá 7,5 metros de medida de comprimento.
Os números obtidos pela divisão de dois números inteiros, em que o divisor é diferente de zero, podem ser escritos na fórma de fração ou na fórma decimal. Confira estes exemplos:
a)
Sentença matemática. A fração 75 sobre 10 é igual a 7,5.b)
Sentença matemática. Menos 3 sobre 8 é igual a menos 0 vírgula 375.c)
Sentença matemática. 4 sobre 2 igual a 2d)
Sentença matemática. 13 sobre 3 é igual a 4 vírgula 333 reticência.e)
Sentença matemática. Menos 1 sobre 25 é igual a menos 0 vírgula 04.f)
Sentença matemática. Menos 45 sobre 9 é igual a menos 5.Números que podem ser escritos na fórma de fração, com numerador e denominador inteiros e denominador diferente de zero, são chamados de números racionais.
O conjunto dos números racionais é indicado por
e pode ser representado da seguinte maneira:
Observações
1. Todo número inteiro é um número racional, ou seja, pode ser escrito na fórma
Fração. a sobre b., em que ei e b são números inteiros e b ≠ 0. Analise estes exemplos.
a)
Sentença matemática. 3 é igual a a fração 3 sobre 1 é igual a fração 6 sobre 2 é igual a fração 9 sobre 3 é igual a fração 12 sobre 4.b)
Sentença matemática. Menos 5 é igual a fração menos 5 sobre 1 é igual a fração menos 20 sobre 4 é igual a fração menos 35 sobre 7.c)
Sentença matemática. Zero é igual a fração 0 sobre 1 é igual a fração 0 sobre 2 é igual a fração 0 sobre 3 é igual a fração 0 sobre 4.2. Os números racionais podem ser representados por pontos na reta numérica.
3. Entre dois números racionais quaisquer sempre existe outro número racional. Por exemplo, entre 1,4 e 1,6 há infinitos números racionais. Alguns deles são: 1,45; 1,48; 1,5; 1,52 e 1,555.
Representação decimal dos números racionais
Os números racionais na fórma de fração podem ser representados na fórma decimal.
Observe os exemplos a seguir.
a)
4 quintos igual a 4 dividido por 5Portanto:
4 quintos igual a 0,8b)
7 décimos igual a 7 dividido por 10Portanto:
7 décimos igual a 0,7c)
22 oitavos igual a 22 dividido por 8Portanto:
22 oitavos igual a 2,75d)
sete terços= 7 dividido por 3
Portanto:
7 terços igual a 2,333 reticênciasNa divisão de 7 por 3, o algarismo 3 do quociente continuará se repetindo infinitamente. O número decimal 2,333 reticências é uma dízima periódica e o algarismo 3 que se repete é chamado de período.
A dízima 2,333 reticências é uma dízima periódica simples, pois o período (3) aparece logo após a vírgula. Podemos também representar a dízima 2,333 reticências colocando um traço sobre o período, ou seja: 2,333 reticências =
dízima periódica 2,3 de período 3Agora, observe um exemplo em que o período da dízima periódica se inicia a partir do algarismo da segunda casa decimal.
Sentença matemática. 29 sobre 90 é igual a 29 dividido por 90.
Portanto:
Sentença matemática. A fração 29 sobre 90 é igual a 0,0322 reticências.Na divisão de 29 por 90, o algarismo 2 do quociente continuará se repetindo infinitamente. O número decimal 0,3222 reticências é uma dízima periódica e o período é o algarismo 2 (algarismo que se repete).
A dízima 0,3222 reticências é uma dízima periódica composta, uma vez que, entre a vírgula e o período (2), existe uma parte não periódica, o algarismo 3.
Podemos representar a dízima 0,3222 reticências por
dízima periódica 0,32 de período 32.
Um pouco de história
Faça a atividade no caderno.
Matemática e música
O matemático e filósofo grego Pitágoras (c.glossário 570 antes de Cristo-c.glossário 496 antes de Cristo) traçou uma ligação direta entre Matemática e música ao construir, com uma corda e dois cavaletes, um instrumento que ficou conhecido como “monocórdio de Pitágoras”. Com base em observações, ele percebeu que o som (as notas musicais) dependia da medida de comprimento da corda que o produzia.
A divisão da corda em medidas de comprimento diferentes possibilitou, posteriormente, a criação de uma escala com sete notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que formam a escala pitagórica.
Dó |
Ré |
Mi |
Fá |
Sol |
Lá |
Si |
Dó |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
|
|
|
|
|
|
|
Atividade
Com o auxílio de uma calculadora, escreva em seu caderno os números desse quadro na fórma decimal. Nas dízimas periódicas em que o período é maior do que a quantidade de dígitos mostrados na calculadora, escreva o valor aproximado com oito casas decimais.
Cálculo de porcentagem
Em nosso cotidiano, usamos porcentagem em diversas situações. Confira alguns exemplos.
Uma porcentagem indica a parte de um todo que contém 100 partes iguais. Por exemplo, representar 13% é o mesmo que se referir a 13 partes de 100 que formam o todo.
Uma porcentagem pode ser escrita na fórma de fração, ou seja, 13% pode ser escrito como
Fração. 13 centésimos..
Quando queremos calcular, de maneira rápida, o valor referente à porcentagem de um total, basta multiplicar a porcentagem (ou sua fração equivalente) pelo valor total. Analise os exemplos a seguir.
• Para calcular 13% de 730, basta multiplicar 730 por 13%, ou seja, multiplicar 730 por
Fração. 13 centésimos..
Sentença matemática. 730 vezes a fração 13 sobre 100 é igual a fração 9 mil 490 sobre 100 é igual 94 vírgula 9.
Dessa forma, concluímos que 13% de 730 é 94,9.
• No início do estudo foi citada a promoção de um carro. Podemos calcular o desconto de 20% concedido na compra do carro que custa R$ 20.000,00vinte mil reais da seguinte maneira:
Sentença matemática. 20 sobre 100 vezes 20 mil é igual a fração 400 mil sobre 100 é igual 4 mil.
Dessa forma, concluímos que o desconto é de R$ 4.000,00quatro mil reais e que o preço do carro será de R$ 16.000,00dezesseis mil reais após aplicado o desconto.
• Para determinarmos a porcentagem de desconto na promoção da televisão, comparamos o preço após o desconto com o preço inicial. Assim:
Sentença matemática. 600 sobre mil e 200 é igual a fração 50 sobre 100 é igual a 50 por cento.
Dessa forma, concluímos que a televisão realmente está sendo vendida pela metade do preço.
Agora, acompanhe a situação.
Marcos trabalha em uma empresa que compra e vende móveis usados. Para impulsionar as vendas, ele e a gerente prepararam um evento para a exposição dos móveis.
Para fazer tudo em tempo hábil, Marcos resolveu dispor todos os valores em uma planilha eletrônica. Ele organizou os dados em 4 colunas, da seguinte maneira:
• Na primeira coluna (coluna a), ele colocou os valores pagos por cada móvel (valores de compra).
• Na segunda coluna (coluna B), ele colocou a porcentagem a ser aumentada em cada preço, conforme a gerente havia orientado, na célula B2 e arrastou-a para baixo até a célula B10. Assim, Marcos não precisou reescrever a mesma porcentagem nas outras células da coluna.
• Na terceira coluna (coluna C), ele multiplicou a porcentagem a ser aumentada pelo valor de compra e, assim, obteve o valor do aumento. Após montar a fórmula na célula C2, Marcos arrastou-a para baixo de modo a aplicar a mesma fórmula até a célula C10.
• Por último, na quarta coluna (coluna D), ele adicionou o valor de compra ao valor do aumento. Após montar a fórmula na célula D2, Marcos arrastou-a para baixo de modo a aplicar a mesma fórmula até a célula D10.
Dessa forma, Marcos conseguiu calcular o preço de venda dos novos móveis a tempo de expô-los no evento.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
11. Avalie as afirmações a seguir e copie as verdadeiras em seu caderno.
a) Todo número inteiro é racional.
b) Todo número racional é inteiro.
c) Todo número racional é natural.
d) Entre dois números racionais existe sempre outro número racional.
•
Para as afirmações falsas, dê um exemplo que justifique tal classificação. Depois, converse com os colegas e o professor sobre os diferentes exemplos apresentados.
12. Indique um número situado entre:
a) 3,457 e 3,459;
b) 1,05 e 1,06.
•
Converse com o professor e os colegas para comparar os números indicados em cada caso e responda: Há somente uma resposta para cada item ou há infinitas respostas? Justifique.
13. Escreva, no caderno, a representação decimal de cada um dos números racionais a seguir.
a)
6 sobre 5b)
157 sobre 100c)
7 sobre 3d)
13 sobre 11e)
menos 5 sobre 8f)
menos 15 sobre 90g)
1 sobre 55h)
menos 3 sobre 4• Quais desses números racionais têm dízima periódica como representacão decimal?
14. Identifique o período das dízimas periódicas a seguir, classificando-as em simples ou compostas.
a) ‒3,4777 reticências
b) 0,333 reticências
c)
dízima periódica menos 0,05 de período 5d) ‒0,323232 reticências
15. Um dos benefícios do trabalhador brasileiro é o décimo terceiro salário, pago pelos empregadores no fim do ano. Para quem trabalhou o ano inteiro, o valor a ser pago corresponde ao salário mensal e, para quem trabalhou menos de um ano, o valor a ser pago é proporcional à quantidade de meses trabalhados.
a) Se uma pessoa foi admitida em uma empresa no dia 1º de maio, quantos meses ela trabalhou nesse ano? Esse período corresponde a que fração de um ano?
b) Sabendo que o salário mensal dessa pessoa é R$ 2.514,50dois mil quinhentos e quatorze reais e cinquenta centavos, qual foi o valor do décimo terceiro salário recebido?
16.
Alguém queria determinar, usando uma calculadora, quanto gastaria ao pagar duas contas nos valores de R$ 329,18trezentos e vinte e nove reais e dezoito centavos e de R$ 2.231,11dois mil duzentos e trinta e um reais e onze centavos. Após apertar a tecla
, o resultado que apareceu no visor foi:
a) O resultado obtido está correto? Caso não esteja, explique o que pode ter acontecido.
b) Qual é o valor correto a pagar por essas duas contas?
17. Calcule a porcentagem dos valores a seguir.
a) 12% de 144
b) 25% de .1024
c) 1% de ..123587600
d) 24% de 72
18.
Retome a situação de Marcos, que compra e vende móveis usados. A gerente pediu a ele que elaborasse outra planilha, reproduzida a seguir.
a) Junte-se com um colega e comparem a situação de Marcos apresentada anteriormente com a da planilha anterior. Que semelhanças e diferenças vocês identificam?
b) Reproduzam, em uma planilha eletrônica, os valores de compra e a porcentagem para o aumento. Em seguida, obtenham o valor do aumento e o valor de venda para cada imóvel, em real, obtido com a venda desses três móveis.
Lendo e aprendendo
Cai a expectativa de vida no Brasil
Indicador mostra quantos anos, em média, uma pessoa vive em determinado país
A expectativa de vida dos brasileiros caiu de 76,7 anos para 74,8 anos em 2020. A redução foi resultado do alto número de mortes por causa da côvid dezenóveno último ano. O indicador é o mais baixo desde 2013.
O número foi apontado em um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.
reticências
A expectativa de vida é um importante indicador social e de saúde. Esse número mostra o tempo que a população vive, em média. Outra fórma de entender esse número é imaginar que os bebês nascidos em 2020 irão viver, em média, quase dois anos a menos do que aqueles que nasceram em 2019. Os dados oficiais do Brasil ainda serão consolidados pelo IBGE.
Apesar de alguns outros países também terem tido muitas mortes, a queda da expectativa de vida não foi tão alta. Nos Estados Unidos, por exemplo, os americanos perderam 1,13 ano de expectativa de vida.
Como base de comparação, a mais alta expectativa de vida no mundo é a do Japão — 84,6 anos, e a mais baixa é a da República Centro-Africana — 53,3 anos.
CABRAL, M. C. Cai a expectativa de vida no Brasil. Qualé, São Paulo, edição 28, página 12, 3 a 17 de maio de 2021.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Em que mês e ano a matéria anterior foi publicada?
b) O que é a expectativa de vida?
c) Qual era a expectativa de vida dos brasileiros em 2020? E em 2019?
d) Por que a expectativa de vida no Brasil caiu?
e) Qual era o país cuja população tinha a expectativa de vida mais alta em 2020? E o que tinha a expectativa de vida mais baixa?
2. Copie as afirmações no caderno e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
a) (
) Todos os números que aparecem no texto são números racionais.
b) (
) Os números 2013, 2019 e 2020 não são números racionais.
c) (
) Em 2020, a expectativa de vida da população do Japão superava a da população da República Centro-Africana em mais de 30 anos.
d) (
) No texto, não aparece nenhum número inteiro.
3. Em 2020, trabalhar de casa era uma das recomendações para se proteger da . Analise estes dados da pesquisa realizada pela FGV Social e responda as questões no caderno. côvid dezenóve
CABRAL, M. C. Cai a expectativa de vida no Brasil. Qualé, São Paulo, edição 28, página 12, 3 a 17 de maio de 2021.
a) Na sua opinião, o que os dados revelam?
b) Seus pais ou responsáveis tiveram que trabalhar durante a pandemia? Como eles fizeram para se proteger da côvid dezenóve?
Fração geratriz de uma dízima periódica
Podemos determinar a fração que gera uma dízima periódica. Essa fração é chamada de fração geratriz. Observe os exemplos a seguir.
a) Vamos determinar a fração geratriz da dízima 0,777 reticências
Indicamos a dízima periódica 0,777 reticências por x.
x = 0,777 reticências
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 10 para obter outro número com a mesma parte decimal.
10x = 7,777 reticências
Subtraímos, membro a membro,
de
, eliminando a parte decimal.
Assim:
Sentença matemática. x igual a 7 sobre 9.Portanto,
Fração. 7 sobre 9.é a fração geratriz de 0,777 reticências
b) Vamos determinar a fração geratriz da dízima 4,151515 reticências
Indicamos a dízima periódica 4,151515 reticências por x.
x = 4,151515 reticências
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100 para obter outro número com a mesma parte decimal.
100x = 415,151515 reticências
Subtraímos, membro a membro,
de
, eliminando a parte decimal.
Assim:
Sentença matemática. x igual a 411 sobre 99.Portanto,
Fração. 411 sobre 99.é a fração geratriz de 4,151515 reticências
c) Vamos determinar a fração geratriz da dízima 0,04777 reticências
Indicamos a dízima periódica 0,04777 reticências por y.
y = 0,04777 reticências
Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100 para obter uma dízima periódica simples.
100y = 4,777 reticências
Multiplicamos os dois membros da igualdade
por 10 para obter outro número com a mesma parte decimal do segundo membro da igualdade
.
.1000y = 47,777 reticências
Subtraímos, membro a membro,
de
, eliminando a parte decimal.
Assim:
Sentença matemática. y igual a 43 sobre 900.Portanto,
Fração. 43 sobre 900.é a fração geratriz de 0,04777 reticências
Atividades
Faça as atividades no caderno.
19. Determine a fração geratriz de cada uma das dízimas periódicas a seguir.
a)
dízima periódica 0,8 de período 8b) 3,151515 reticências
c) 0,05222 reticências
d) 0,007007007 reticências
e) 2,4777 reticências
f) 0,1444 reticências
20.
Calcule mentalmente e registre no caderno os resultados de:
a) 5 + 0,777 reticências
b) 8 + 0,333 reticências
c) 0,6 + 0,222 reticências
d) 1,5 + 0,555 reticências
21. Efetue as operações a seguir.
a) 0,5 + 0,555 reticências
b)
dízima periódica menos 2,7 de período 7⋅ 0,06
22.
Utilizando uma calculadora, determine o resultado de:
a) .8000 : .9000
b) 80 : 90
c) 16 : 18
d) 30 : 110
e) .3000 : .11000
f) 9 : 33
• Que regularidade você observou ao realizar essas divisões? Por que você acha que isso ocorreu?
4 Números irracionais
Luciano queria determinar o valor de
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 2., ou seja, encontrar o número que elevado ao quadrado desse como resultado 2.
Inicialmente, ele verificou que
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 2.é um número decimal situado entre 1 e 2.
A seguir, verificou que
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 2.é um número decimal situado entre 1,4 e 1,5:
Luciano continuou buscando o valor de
Raiz quadrada de dois.e verificou que é um número situado entre 1,41 e 1,42.
Ele avançou mais algumas etapas na busca da
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 2., encontrando:
Luciano prosseguiu com esse raciocínio, mas não encontrou um número que, elevado ao quadrado, resultasse exatamente em 2. Desse modo, Luciano se perguntou:
Será que existe um número que, ao ser elevado ao quadrado, resulte em 2?
Após muitos cálculos e estudos, os matemáticos provaram que
Raiz quadrada de dois.não é racional, isto é, não pode ser expresso como decimal exato ou dízima periódica.
Números que têm infinitas casas decimais e não são periódicos são chamados de números irracionais.
Os matemáticos mostraram que existem infinitos números irracionais. Os números
Raiz quadrada de dois.,
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 3.,
Raiz quadrada de cinco.,
Raiz quadrada de sete.,
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 11.,
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 13.,
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 17.e seus simétricos são alguns exemplos de números irracionais.
Veja que interessante
Faça a atividade no caderno.
O número π (pi)
O número cujo valor corresponde ao quociente da medida do comprimento de qualquer circunferência pela medida de comprimento de seu diâmetro (dobro da medida de comprimento do raio), na mesma unidade, é chamado de número π (pi).
Determinar o valor de π foi, durante séculos, um desafio para os matemáticos. Eles provaram que o número π tem infinitas casas decimais e não apresenta período; portanto, é um número irracional. Confira a seguir o número π com 20 casas decimais.
3,14159265358979323846 reticências
O número π causa um fascínio tão grande em determinadas pessoas que elas se dedicam a calcular mais e mais casas decimais. O professor Yasumasa Kanada, da Universidade de Tóquio, no Japão, é conhecido por bater vários recordes mundiais, entre 1981 e 2002, no cálculo de casas decimais do π. Nessa busca, em 2002, ele empregou um supercomputador durante mais de seiscentas horas, atingindo 1,241 trilhões de casas.
Em 2011, Shigeru Kondo, engenheiro japonês, obteve o número π com cêrca de 10 trilhões de casas decimais após usar um programa de computador que calcula trilhões de dígitos durante 371 dias, ou seja, mais de um ano.
Atividade
Os recordes de casas decimais do π são quebrados frequentemente. Por isso, pesquise qual é o recorde atual.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
23. Escreva, em seu caderno, os números que são irracionais.
a) 0
b)
Raiz quadrada de dois.c) ‒3,14
d)
Raiz quadrada de cinco.e) 0,777 reticências
f) π
g) 1,73
h) 0,54
i)
Raiz quadrada de quatro.j)
3 sobre novecentosk)
Menos Raiz quadrada de três.l)
Raiz quadrada de 4924.
Utilizando uma calculadora, determine, com aproximação de duas casas decimais, o valor de:
a)
Raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais, raiz quadrada de 3.b)
pi menos 2 vezes raiz quadrada de 3.c)
Raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes raiz quadrada de 3.d)
Raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos, raiz quadrada de 2.25.
Com uma calculadora, determine o valor aproximado, com cinco casas decimais, de:
a)
raiz quadrada de 10b)
Sentença matemática. Abre parênteses a fração 4 sobre 3, fecha parênteses, elevado a 4c)
22 sobre 7.d)
Fração de numerador 13 vezes raiz quadrada de 146 e denominador 50e)
Raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais, raiz quadrada de 3.f)
355 sobre 113.• Quais desses valores são mais próximos do valor de π?
26. Represente na reta numérica os números a seguir.
a)
Raiz quadrada de 2.b)
Menos raiz quadrada de 2.c)
2 vezes raiz quadrada de 2.d)
Menos 2 vezes raiz quadrada de 2.27. Coloque em ordem crescente os números a seguir.
Sentenças matemáticas. Raiz quadrada de 3; menos 1,2; a fração 10 sobre 3; 2 vezes raiz quadrada de 2; a fração 4 sobre 3; 0,5.
5 Números reais
Os números naturais e os números inteiros são também números racionais. Se juntarmos em um só conjunto os números racionais e os números irracionais, obteremos o conjunto dos números reais, cujo símbolo é
.
Portanto, todos os números que estudamos até agora pertencem ao conjunto dos números reais.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
28. Analise estes números.
‒35;
Fração. Raiz quadrada de 3.;
Fração 40 sobre 5.; 1,222; π; 0,444 reticências;
Menos raiz quadrada de 2.;
Fração 1 sobre 7.a) Quais deles são números naturais?
b) Quais deles são números inteiros?
c) Quais deles são números racionais?
d) Quais deles são números irracionais?
e) Quais deles são números reais?
f) Apresente-os em ordem crescente.
29. Dê um exemplo de:
a) número racional e não inteiro maior que 2;
b) número real e não racional maior que 3;
c) número inteiro e não natural maior que 4.
30. Escreva em seu caderno os números que pertencem ao conjunto dos números reais.
a)
0 sobre 5.b)
Raiz quadrada de 0.c) ‒0,005
d)
Raiz quadrada de 64.e)
Menos raiz quadrada de 36.f)
Raiz quadrada de 1.g) 11 111
h) ‒π
31. Em cada item, escreva três números:
a) inteiros maiores que ‒15 e menores que ‒11;
b) racionais maiores do que
Menos três sobre quatroe menores que
Menos um sobre dois.;
c) irracionais maiores que 1,3010010001;
• Apresente as respostas anteriores em ordem decrescente.
32. Avalie as sentenças a seguir e copie as verdadeiras no caderno.
a) Todo número inteiro é racional.
b) Todo número real é racional.
c) Toda dízima periódica é número racional.
d) Todo número irracional é real.
e) Todo número que tem infinitas casas decimais é irracional.
f) Todo número real é irracional.
g) O número zero é real, inteiro e racional.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Números naturais
O conjunto dos números naturais é dado por:
= {0, 1, 2, 3, 4, reticências}
Todo número natural tem um sucessor e todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor.
Sequência numérica
É a sequência cujos elementos são números escritos em certa ordem. Cada elemento dela é chamado de termo da sequência.
A lei de formação é uma regra que mostra como a sequência progride ou é formada.
Por exemplo, na sequência (0, 3, 6, 9, 12, ), a lei de formação é reticências á1 = 0 e án + 1 = 3 + án.
1. Escreva no caderno a afirmação verdadeira.
a) 9 é um número natural.
b) ‒5 é um número natural.
c)
Fração. 1 sobre 4.é um número natural.
2. Indique o antecessor e o sucessor dos números a seguir.
a) 211
b) 199
c) 300
3. No caderno, escreva os seis primeiros termos de uma sequência numérica na qual á1 = 2, á2 = 5 e án = án ‒ 2 + án ‒ 1, em que n > 2.
Números inteiros
O conjunto dos números inteiros é dado por:
= { reticências, ‒4, ‒3, ‒2, ‒1, 0, 1, 2, 3, reticências}
4. Escreva em seu caderno o que se pede.
a) Os números inteiros entre 7 e 12.
b) Os números inteiros entre ‒11 e ‒8.
5. Uma conta estava com saldo negativo de R$ 610,00seiscentos e dez reais. Após um depósito de R$ 3.200,00três mil duzentos reais, qual será o novo saldo?
Números racionais
O conjunto dos números racionais pode ser dado por:
Fração geratriz de uma dízima periódica
Na divisão de 7 por 3, o algarismo 3 do quociente 2,333 reticências continuará se repetindo infinitamente; chamamos esse quociente de dízima periódica.
A fração que gera uma dízima periódica é chamada de fração geratriz. Por exemplo,
Fração. 7 sobre 9.é a fração geratriz de 0,777 reticências
6. Quais números a seguir são racionais?
a) ‒4
b) 0
c)
Raiz quadrada de 3.d)
Fração. 1 sobre 4.7. Escreva a representação decimal de:
a)
Fração 1 sobre 2b)
Fração. 3 sobre 5.c)
Fração. 123 sobre 100.d)
Fração. Menos 10 sobre 9.8. Escreva a fração geratriz destas dízimas.
a)
Dízima. 0 vírgula 5 com período 5.b) 0,1333 reticências
c) 1,232323 reticências
d) 0,02444 reticências
Números irracionais
Os números irracionais têm infinitas casas decimais e não são periódicos.
9. Escreva no caderno as sentenças verdadeiras.
a) 3,2 é um número racional
b)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 16é um número irracional
c)
Menos Raiz quadrada de três.é um número inteiro
d)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 7.é um número irracional
Números reais
A união do conjunto dos números racionais e dos conjunto dos números irracionais forma o conjunto dos números reais, cujo símbolo é
.
10. Analise os números a seguir.
Sentenças matemáticas. menos 12; raiz quadrada de 7; a fração 15 sobre 3; 1,88; pi; a fração 3 sobre 7.
• Agora, no caderno, indique a qual conjunto numérico cada um deles pertence (naturais, inteiros, racionais, irracionais e ou ou reais).
Glossário
- c.
- : abreviação do latim circa, que significa “por volta de”. Antes de um ano, indica que a data apontada é aproximada.
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