Unidade 3
Capítulo 7 Triângulos e quadriláteros
Capítulo 8 Área, volume e capacidade
Capítulo 9 Equações do 2º grau
O artesanato indígena, com sua diversidade de cores e formatos, representa a preservação da cultura e a valorização da ancestralidade indígena.
O que você sabe sobre a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil? As figuras presentes no artesanato indígena se parecem com quais figuras geométricas planas? Ao final desta Unidade, você responderá a essas e outras questões.
Capítulo 7 Triângulos e quadriláteros
Trocando ideias
Pieter Cornellis Mondrian (1872-1944), também conhecido como Piête Môndrian, foi um pintor holandês. Suas obras se caracterizam pela presença de linhas retas e de figuras retangulares, nas cores vermelha, azul, amarela, preta e branca, que ele considerava as cores elementares do Universo. Analise esta reprodução de uma de suas obras.
Conheça mais
No site do Museu de Arte Moderna de Nova York ( Estados Unidos da América), é possível conhecer mais obras de Piet Mondrian.
▸
Cite duas características dos retângulos.
▸
Reúna-se com um colega e pesquisem obras de arte em que é possível identificar figuras que se parecem com triângulos e quadriláteros. Depois, compartilhem com a turma o que encontraram.
Neste capítulo, vamos estudar os triângulos e os quadriláteros.
1 Triângulos
O triângulo é um polígono de três lados.
O formato triangular é muito utilizado na arquitetura e na engenharia pela rigidez que a estrutura triangular apresenta. Além disso, podemos observar o formato triangular em obras de arte, em revestimentos e em diferentes artigos de artesanato.
Vamos destacar alguns elementos deste triângulo á bê cê.
• Vértices: a, B e C.
• Lados:
Segmentos de reta AB, AC e BC.
• Ângulos internos:
Ângulos A, B e C..
• Ângulos externos:
Ângulos x, y e z.
Classificação de triângulos
Os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de comprimento dos lados e quanto às medidas de abertura dos ângulos.
Quanto às medidas de comprimento dos lados
• Equilátero: os três lados são congruentes.
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta BC congruente ao segmento de reta CA
• Isósceles: dois lados são congruentes.
segmento de reta AB é congruente ao segmento de reta AC
• Escaleno: não tem lados congruentes.
Observações
1. No triângulo isósceles á bê cê anterior:
•
Segmento de reta BCé a base;
•
Ângulo B e ângulo Csão os ângulos da base e, para qualquer triângulo isósceles, os ângulos da base são congruentes
ângulo B congruente a ângulo C;
•
ângulo Aé o ângulo do vértice oposto à base.
2. Em qualquer triângulo equilátero, todos os ângulos são congruentes.
Quanto às medidas de abertura dos ângulos
• Acutângulo: os três ângulos internos são agudos.
Sentenças matemáticas. Medida do ângulo A menor que 90 graus, medida do ângulo B menor que 90 graus e medida do ângulo C menor que 90 graus.
• Retângulo: tem um ângulo interno reto.
Sentença matemática. Medida do ângulo E igual a 90 graus.
• Obtusângulo: tem um ângulo interno obtuso.
Sentença matemática. Medida do ângulo N maior que 90 graus.
Observação
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus. Assim, em um triângulo retângulo, há um ângulo reto e dois ângulos agudos, pois a soma das medidas de abertura dos outros dois ângulos deve ser 90 graus. O mesmo acontece com um triângulo obtusângulo: há um ângulo de medida de abertura maior que 90 graus; logo, os outros dois ângulos também são agudos, pois a soma de suas medidas de abertura é menor que 90 graus.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Classifique cada um dos triângulos a seguir quanto às medidas de comprimento dos lados e às medidas de abertura dos ângulos.
a)
b)
c)
2. É possível construir um triângulo que tenha dois ângulos obtusos? Justifique sua resposta.
Cevianas notáveis: mediana, altura e bissetriz
Agora, vamos estudar a mediana, a altura e a bissetriz de um triângulo, que são chamadas de cevianas.
Ceviana é qualquer segmento de reta com uma extremidade em um vértice de um triângulo e a outra extremidade na reta suporte do lado oposto a esse vértice.
Reta suporte de um segmento de reta é a reta que contém esse segmento.
No triângulo á bê cê a seguir,
segmento de reta ADé uma ceviana relativa ao lado
segmento de reta BC.
r (ou
reta BC) é a reta suporte do lado
segmento de reta BC.
Medianas de um triângulo
As medianas de um triângulo são as cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade no ponto médio do lado oposto a esse vértice.
No triângulo á bê cê a seguir,
segmento de reta AMé a mediana relativa ao lado
segmento de reta BC. Como M é ponto médio de
segmento de reta BC,
B M e M Csão congruentes.
BM = MC
Em um triângulo, podemos traçar uma mediana relativa a cada lado.
A intersecção das medianas de um triângulo determina um ponto chamado baricentro (G).
A seguir, temos que o ponto G é o baricentro do triângulo á bê cê, e pode-se provar que ele divide a medida do comprimento das medianas na razão de 1 para 2, ou seja:
Observação
O baricentro de um objeto qualquer é considerado seu centro de gravidade (ou centro de massa). Isso quer dizer que, se apoiarmos um objeto em seu baricentro, ele ficará em equilíbrio.
Alturas de um triângulo
As alturas de um triângulo são as cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade na reta suporte do lado oposto ao vértice, formando um ângulo cuja abertura mede 90 graus com essa reta.
é a altura relativa ao lado
segmento de reta BC.
é a altura relativa ao lado
segmento de reta EF.
A intersecção das retas suporte das três alturas determina um ponto chamado ortocentro (H).
H é o ortocentro do triânguloOPQ.
H’ é ortocentro do triânguloKLM.
Observações
1. No triângulo acutângulo, o ortocentro é interno ao triângulo.
2. No triângulo retângulo, o ortocentro coincide com o vértice do ângulo reto.
3. No triângulo obtusângulo, o ortocentro é externo ao triângulo.
Bissetrizes de um triângulo
As bissetrizes internas de um triângulo são as cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade no lado oposto a esse vértice, dividindo cada ângulo interno em dois ângulos congruentes.
Neste triângulo á bê cê,
segmento de reta ADé a bissetriz interna relativa ao ângulo
Ângulo BAC.
O ponto de intersecção das três bissetrizes de um triângulo é denominado incentro (I).
A bissetriz equidista dos lados que formam um ângulo; então, como o incentro é a intersecção das bissetrizes, esse ponto é equidistante dos três lados do triângulo, ou seja, a medida da distância entre o incentro e qualquer um dos lados do triângulo é sempre a mesma.
Essa propriedade permite traçar uma circunferência de centro I que intercepta cada lado do triângulo em um único ponto ( dê linha em
Segmento de reta BC, é linha em
A Ce éfe linha em
A B). Essa circunferência é inscrita ao triângulo.
ih é o incentro do triângulo á bê cê,
Segmento de reta ID linha congruente ao segmento de reta IE linha congruente ao segmento de reta IF linha.Observações
1. As mediatrizes de um triângulo são as mediatrizes de seus lados, ou seja, são as retas perpendiculares às retas suporte dos lados que passam pelo ponto médio do lado correspondente.
2. As mediatrizes dos lados de um triângulo se interceptam em um ponto chamado circuncentro (O).
3. A mediatriz equidista dos extremos de um segmento de reta; então, como o circuncentro é a intersecção das mediatrizes, esse ponto é equidistante dos três vértices do triângulo, ou seja, a medida da distância entre o circuncentro e qualquer um dos vértices do triângulo é sempre a mesma. Essa propriedade permite traçar uma circunferência de centro O que passa pelos três vértices do triângulo. Essa circunferência é circunscrita ao triângulo.
4. Em alguns triângulos, assim como ocorre com o ortocentro, o circuncentro pode ser interno ou externo ao triângulo.
5. O baricentro, o ortocentro, o incentro e o circuncentro são chamados de pontos notáveis de um triângulo.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades 3, 4 e 6.
3. Utilizando régua e compasso, copie este triângulo no caderno, trace suas medianas e determine seu baricentro.
4. Utilizando régua e compasso, construa, no caderno, um triângulo cujos lados tenham medidas de comprimento iguais a 6 , 5 centímetros centímetros e 8 . Em seguida, trace suas bissetrizes e determine seu incentro. centímetros
5. No caderno, desenhe um triângulo cujos lados tenham medidas de comprimento iguais a 7 , 4 centímetros centímetros e 6 . Em seguida, determine o encontro das alturas desse triângulo (ortocentro). centímetros
6. No caderno, desenhe um triângulo cujos lados tenham medidas de comprimento iguais a 6 , 7 centímetros centímetros e 8 . Depois, faça o que se pede. centímetros
a) Trace as mediatrizes dos lados, determinando o circuncentro do triângulo. Então, com o auxílio de um compasso, trace uma circunferência que circunscreva esse triângulo.
b) Trace as bissetrizes dos ângulos, determinando o incentro do triângulo. Então, com o auxílio de um compasso, trace uma circunferência inscrita nesse triângulo.
Tecnologias digitais em foco
Pontos notáveis de triângulos isósceles e equiláteros
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para explorar propriedades dos pontos notáveis de triângulos isósceles e equiláteros.
Construa
Siga os passos seguintes para construir um triângulo isósceles.
1º) Utilize a ferramenta
e trace um segmento de reta
A Bqualquer.
2º) Utilize a ferramenta
e trace a circunferência com centro em a passando por B.
3º) Escolha um ponto C qualquer na circunferência e, com a ferramenta
, construa o triângulo com vértices nos pontos a, B e C.
4º) Utilize as ferramentas
e
e trace as medianas do triângulo. Depois, determine o baricentro (G).
5º) Esconda as construções, deixando visíveis apenas a mediana relativa à base e o baricentro.
6º) Utilize as ferramentas
e
e trace as alturas do triângulo. Depois, determine o ortocentro (H).
7º) Esconda as construções, deixando visíveis apenas a altura relativa à base e o ortocentro.
8º) Utilize as ferramentas
e
e trace as bissetrizes dos ângulos internos do triângulo. Depois, determine o incentro ( ih ).
9º) Esconda as construções, deixando visíveis apenas a bissetriz relativa ao ângulo oposto à base e o incentro.
10º) Utilize a ferramenta
e trace as mediatrizes dos lados do triângulo. Depois, determine o circuncentro ( óh).
11º) Esconda as construções, deixando visíveis apenas a mediatriz relativa à base e o circuncentro.
Explore
a) Movimente os vértices do triângulo isósceles construído a fim de modificar sua configuração. O que acontece com a mediatriz, a altura e a mediana relativas à base
BCe com a bissetriz relativa ao ângulo oposto a essa base?
b) Os pontos notáveis do triângulo isósceles construído estão alinhados? Isso acontece mesmo quando você movimenta os vértices do triângulo?
c) Construa um triângulo equilátero e determine seus pontos notáveis (baricentro, ortocentro, incentro e circuncentro). Depois, movimente os vértices do triângulo. O que você nota em relação aos pontos notáveis?
2 Congruência de triângulos
Analise estes triângulos.
Note que esses triângulos têm três pares de lados congruentes e três pares de ângulos congruentes. Se os recortássemos, poderíamos sobrepor um ao outro sem sobras ou faltas. Nesse caso, dizemos que esses triângulos são congruentes entre si. Podemos escrever:
Ângulo A congruente ao ângulo A linha.
e
Ângulo B congruente ao ângulo B linha.
Ângulo C congruente ao ângulo C linha.
Logo, o triângulo á bê cê é congruente ao triângulo á linha bê linha cê linha. Indicamos essa congruência assim:
triângulo á bê cê ≅ triângulo á linha bê linha cê linha
Dois triângulos são congruentes quando os lados correspondentes e os ângulos correspondentes são congruentes.
Podemos concluir que dois triângulos são congruentes mesmo sem conhecer todas as medidas de comprimento dos lados e as medidas de abertura dos ângulos. Verifique a seguir os casos de congruência de triângulos.
1º caso de congruência: éle á éle (Lado-Ângulo-Lado)
Dois triângulos são congruentes quando dois lados e o ângulo compreendido entre eles são, respectivamente, congruentes.
Confira os triângulos á bê cê e á linha bê linha cê linha.
Temos:
2º caso de congruência: á éle á (Ângulo-Lado-Ângulo)
Dois triângulos são congruentes quando um lado e dois ângulos adjacentes a esse lado são, respectivamente, congruentes.
Analise os triângulos á bê cê e á linha bê linha cê linha.
Temos:
3º caso de congruência: éle éle éle (Lado-Lado-Lado)
Dois triângulos são congruentes quando os três lados são, respectivamente, congruentes.
Verifique os triângulos á bê cê e á linha bê linha cê linha.
Temos:
4º caso de congruência: éle aAo (Lado-Ângulo-Ângulo oposto)
Dois triângulos são congruentes quando um lado, um ângulo adjacente e o ângulo oposto a esse lado são, respectivamente, congruentes.
Confira os triângulos á bê cê e á linha bê linha cê linha.
Temos:
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Em cada item, verifique se os triângulos são congruentes e, em caso afirmativo, indique o caso correspondente.
a)
b)
c)
d)
e)
8. Os triângulos de cada item são congruentes. Indique qual caso garante a congruência e quais são os ângulos e lados correspondentes que justificam o caso de congruência.
a) triângulo á dê bê e triânguloCBD
b) triânguloCAD e triânguloCBD
9. Por que podemos afirmar que
segmento de reta AM é congruente ao segmento de reta MB?
10. No quadrado , a bê cê dê M é o ponto médio de
A B. Prove que
segmento de reta MC é congruente ao segmento de reta MD..
11. Justifique a congruência dos triângulos na figura a seguir.
3 Justificativas de algumas propriedades e construções com régua e compasso
Demonstração da propriedade dos ângulos internos de um triângulo equilátero
Vamos demonstrar que, em qualquer triângulo equilátero, os três ângulos internos são congruentes, com 60 graus de medida de abertura cada um.
Considere o triângulo equilátero á bê cê a seguir e a mediana
Segmento de reta CMrelativa ao lado
Segmento de reta AB.Temos que:
•
Segmento de reta CMé lado comum.
•
Segmento de reta MA é congruente ao segmento de reta MB, pois M é ponto médio de
A B.
•
segmento de reta CA é congruente ao segmento de reta CB, pois triângulo á bê cê é um triângulo equilátero.
Logo, pelo caso éle éle éle: triângulo cê ême á ≅ triânguloCMB.
Portanto,
ângulo A congruente ao ângulo B( um)
Considere agora a mediana
Segmento de reta BN.relativa ao lado
Segmento de reta CA.Temos que:
•
Segmento de reta BNé lado comum.
•
Segmento de reta NC congruente a segmento de reta NA, pois N é ponto médio de
A C.
•
Segmento de reta CB congruente ao segmento de reta AB, pois triângulo á bê cê é um triângulo equilátero.
Logo, pelo caso éle éle éle: triânguloBNC ≅ triânguloBNA ponto
Portanto,
ângulo C congruente ao ângulo A(II)
De um e dois, temos:
ângulo A congruente ao ângulo B congruente ao ângulo CComo
Medida do ângulo A mais medida do ângulo B mais medida do ângulo C igual a 180 graus, temos que:
medida do ângulo A igual à medida do ângulo B igual à medida do ângulo C igual a 60 graus.Assim, demonstramos que os ângulos internos de um triângulo equilátero são congruentes e medem, cada um, 60 graus de abertura.
Justificativa da construção da bissetriz
A bissetriz do ângulo
Ângulo AOBfoi construída seguindo o procedimento apresentado no capítulo 4.
Vamos verificar que, de fato, com os passos realizados,
semirreta OEé a bissetriz do ângulo
Ângulo AOB.
Considere o triânguloDOE e o triânguloCOE.
Com base na construção realizada, temos que
Segmento de reta OD congruente ao segmento de reta OC,
segmento de reta DE congruente ao segmento de reta CEe
segmento de reta OEé lado comum aos triângulos.
Logo, pelo caso éle éle éle: triânguloDOE ≅ triânguloCOE ponto
Então,
ângulo BOE congruente ao ângulo AOEe, portanto,
semirreta OEé a bissetriz do ângulo
ângulo AOB.
Demonstração da propriedade dos ângulos da base de um triângulo isósceles
Vamos demonstrar que, em todo triângulo isósceles, os ângulos da base são congruentes.
Considere o triângulo isósceles á bê cê a seguir com
Segmento de reta CA congruente ao segmento de reta CB., sendo
segmento de reta CIa bissetriz relativa ao ângulo
ângulo C.
Temos que:
•
segmento de reta CIé lado comum.
•
ângulo ICA é congruente ao ângulo ICB, pois
segmento de reta CIé bissetriz.
•
Segmento de reta CA congruente ao segmento de reta CB., pois triângulo á bê cê é um triângulo isósceles.
Logo, pelo caso éle á éle: triânguloCIA ≅ triângulo cê í bê ponto
Portanto,
ângulo A é congruente ao ângulo BAssim, concluímos que os ângulos da base de um triângulo isósceles são congruentes.
Justificativa da construção do ângulo de medida da abertura de 60 graus
O ângulo de medida da abertura de 60 graus da figura a seguir foi construído seguindo o procedimento apresentado no capítulo 4.
Vamos verificar que, de fato, com os passos realizados, a abertura de
ângulo BOCmede 60 graus.
Considere o triângulo ó bê cê.
Com base na construção realizada, temos que
segmento de reta OC congruente ao segmento de reta OB congruente ao segmento de reta CB.
Logo, o triângulo ó bê cê é equilátero e, portanto, seus ângulos internos medem 60 graus de abertura.
Então,
medida do ângulo BOC igual a 60 graus..
Justificativa da construção do triângulo equilátero
O triângulo equilátero a seguir foi construído seguindo o procedimento apresentado no capítulo 5.
Vamos verificar que, de fato, com os passos realizados, o triângulo construído é equilátero.
Com base na construção realizada, sabemos que a abertura de cada ângulo central mede 120 graus (360 graus : 3 = 120 graus), ou seja,
medida do ângulo AOB é igual à medida do ângulo BOC que é igual à medida do ângulo COA que é igual a 120 graus..
Além disso,
segmento de reta AO congruente ao segmento de reta BO congruente ao segmento de reta CO, pois esses segmentos de reta correspondem a raios da circunferência e, portanto, têm a mesma medida de comprimento.
Logo, pelo caso éle á éle: triângulo á ó bê ≅ triângulo bê ó cê ≅ triânguloCOA ponto
Assim:
Segmento de reta AB congruente ao segmento de reta BC congruente ao segmento de reta CA.e, portanto, o triângulo á bê cê é um triângulo equilátero.
Justificativa da construção do quadrado
O quadrado a seguir foi construído seguindo o procedimento apresentado no capítulo 5.
Vamos verificar que, de fato, com os passos realizados, o quadrilátero obtido é um quadrado.
Com base na construção realizada, sabemos que a abertura de cada ângulo central mede 90 graus (360 graus : 4 = 90 graus), ou seja,
medida do ângulo AOD é igual à medida do ângulo DOC que é igual à medida do ângulo COB que é igual à medida do ângulo BOA, que é igual a 90 graus..
Além disso,
segmento de reta AO congruente ao segmento de reta DO congruente ao segmento de reta CO congruente ao segmento de reta BO, pois esses segmentos de reta correspondem a raios da circunferência e, portanto, têm a mesma medida de comprimento.
Logo, pelo caso éle á éle: triânguloAOD ≅ triânguloDOC ≅ triângulo cê ó bê ≅ triânguloBOA
Assim:
segmento de reta AD congruente ao segmento de reta DC congruente ao segmento de reta CB congruente ao segmento de reta BAe, portanto, o quadrilátero a bê cê dê é um quadrado.
Demonstração da propriedade da mediana, altura e bissetriz de um triângulo isósceles
Vamos demonstrar que, em qualquer triângulo isósceles, a mediana e a altura relativas à base coincidem com a bissetriz relativa ao ângulo oposto à base.
Considere o triângulo isósceles á bê cê a seguir com
Segmento de reta AB congruente ao segmento de reta AC.e mediana
segmento de reta AMrelativa à base
segmento de reta BC.
Primeiro, vamos demonstrar que
segmento de reta AMtambém é a bissetriz relativa ao ângulo
Ângulo A.
Considerando os triângulos á ême bê e á ême cê, temos que:
•
segmento de reta AMé lado comum.
•
Segmento de reta BM é congruente ao segmento de reta CM, pois M é ponto médio de
segmento de reta BC.
•
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta AC, pois △ á bê cê é um triângulo isósceles.
Logo, pelo caso éle éle éle: △ á ême bê ≅ △ á ême cê ponto
Assim:
ângulo MAB congruente ao ângulo MACe, portanto,
segmento de reta AMé a bissetriz relativa ao ângulo
Ângulo A.
Agora, vamos demonstrar que
segmento de reta AMtambém é a altura relativa à base
segmento de reta BC.
Como △ á ême bê ≅ △ á ême cê, temos:
ângulo AMB congruente ao ângulo AMC.
Além disso,
ângulo AMB e ângulo AMCsão ângulos suplementares, ou seja,
medida do ângulo AMB mais medida do ângulo AMC é igual a 180 graus.
Dessa forma, temos:
2 vezes medida do ângulo AMB é igual a 180 graus
, ou seja,
medida do ângulo AMB é igual a 90 graus.
Portanto,
segmento de reta AMé a altura relativa à base
segmento de reta BC.
Atividades
Faça a atividade no caderno.
12.
A mediatriz do segmento de reta
A Bfoi construída seguindo o procedimento apresentado no capítulo 4.
Reúna-se com um colega e verifiquem que, de fato, com os passos realizados,
reta CDé a mediatriz do segmento de reta
A B.
Dica: Considere os triângulos á cê dê e BCD e os triângulos A cê bê e á dê bê.
4 Quadriláteros
O quadrilátero é um polígono de quatro lados. Verifique alguns elementos do quadrilátero a bê cê dê a seguir.
• Vértices: a, B, C e D.
• Lados:
Segmentos de reta AB, BC, CD e DA.
• Diagonais:
Segmentos de reta AC e BD.
• Ângulos internos:
Ângulos A, B, C e D.
Em um quadrilátero, dois lados ou dois ângulos não adjacentes são chamados opostos. Então, no quadrilátero a bê cê dê, temos:
•
Segmentos de reta AB e CD, BC e DA.são pares de lados opostos;
•
Ângulos A e C, B e Dsão pares de ângulos opostos.
Assim como qualquer outro polígono, um quadrilátero pode ser convexo ou não convexo. Para ser convexo, é necessário que todos os segmentos de reta, com extremidades no interior do quadrilátero, tenham todos os seus pontos situados no interior desse quadrilátero. Uma consequência disso é que a medida de abertura de qualquer ângulo interno de um quadrilátero convexo é menor que 180 graus.
Vamos estudar apenas os quadriláteros convexos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
13. Analise este quadrilátero . ême êne ó pê
Agora, no caderno, identifique:
a) os vértices;
b) os lados;
c) o lado oposto ao lado
segmento de reta MP;
d) as diagonais;
e) o ângulo oposto ao ângulo
Ângulo P..
14.
Desenhe dois quadriláteros não convexos e dois quadriláteros convexos. Em seguida, troque os desenhos com um colega e verifique como ele fez os dele.
Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero convexo
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é 360 graus.
Podemos verificar essa relação desenhando um quadrilátero, marcando seus ângulos e recortando-o, como mostrado a seguir.
a + b + c + d = 360 graus
Observações
1. A fórmula geral para determinar a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer polígono convexo é:
Si = (n ‒ 2) · 180 graus, em que n é o número de lados do polígono.
Como, no caso dos quadriláteros, n = 4, temos:
Si = (4 ‒ 2) · 180 graus = 2 · 180 graus = 360 graus
2. A soma das medidas de abertura dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer é 360. graus
Se = 360 graus
Atividades
Faça as atividades no caderno.
15. Em cada caso, determine o valor de x, em grau, indicado nos quadriláteros.
a)
b)
c)
16. Sabendo que as aberturas dos ângulos internos de um quadrilátero convexo medem, em grau, x, 2x, 3x e 4x, determine essas medidas.
17. Em um quadrilátero convexo, as aberturas dos ângulos internos medem, em grau, x + 20, graus x + 40, graus x + 50 graus e x ‒ 10. Calcule as medidas de abertura dos ângulos desse quadrilátero. graus
18. Considere este quadrilátero não convexo . Mostre que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos, tal como nos quadriláteros convexos, também é igual a 360 a bê cê dê. graus
Versão adaptada acessível
18. Seu professor vai lhe fornecer um modelo de quadrilátero não convexo para realizar esta atividade.
Mostre que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos, tal como nos quadriláteros convexos, também é igual a 360 graus.
5 Classificação dos quadriláteros
Os quadriláteros podem ser classificados em paralelogramos, trapézios e trapezoides.
Observe o diagrama a seguir.
Essa classificação é feita de acordo com algumas características em comum. Vamos estudar essas características e algumas propriedades.
Paralelogramos
Paralelogramo é o quadrilátero convexo que tem os dois pares de lados opostos paralelos.
Confira o paralelogramo a bê cê dê a seguir.
Segmento de reta AB paralelo ao segmento de reta CD.
Segmento de reta AD paralelo ao segmento de reta CB.
Temos que:
• Os lados opostos
A Be
Segmento de reta CD.são paralelos.
• Os lados opostos
Segmento de reta AD.e
Segmento de reta CB.são paralelos.
• Qualquer lado pode ser considerado base.
•
Segmento de reta AFé uma altura relativa à base
Segmento de reta BC..
• Os segmentos de reta
Segmento de reta BD.e
A Csão as diagonais do quadrilátero.
• Os ângulos internos
Ângulo ABC.e
Ângulo ADC.são opostos.
• Os ângulos internos
Ângulo BAD.e
Ângulo DCB.são opostos.
• A soma das medidas de abertura dos ângulos internos é 360 graus.
Tecnologias digitais em foco
Propriedades dos paralelogramos
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para explorar algumas propriedades dos paralelogramos.
Construa
Siga os passos seguintes para construir um paralelogramo.
1º) Utilize a ferramenta
e trace um segmento de reta
A Bqualquer.
2º) Com a ferramenta
, marque um ponto C qualquer, tal que C não pertença a
A B.
3º) Utilize a ferramenta
e trace a reta r, paralela ao segmento de reta
A B, passando por C.
4º) Utilize a ferramenta
e trace o segmento de reta
A C.
5º) Utilize a ferramenta
e trace a reta s, paralela ao segmento de reta
A C, passando por B.
6º) Com a ferramenta
, marque o ponto D, intersecção das retas r e s.
7º) Construa o paralelogramo á bê dê cê utilizando a ferramenta
.
8º) Esconda todas as construções auxiliares e trace, com a ferramenta
, os segmentos de reta
A De
B C, diagonais do paralelogramo.
9º) Com a ferramenta
, marque o ponto M, intersecção das diagonais.
Explore
a) Com a ferramenta
, meça o comprimento dos lados do paralelogramo e movimente-o. O que você pode verificar em relação a essas medidas?
b) Com a ferramenta
, meça a abertura dos ângulos internos do paralelogramo e movimente-o. O que você pode verificar em relação a essas medidas?
c) Meça agora o comprimento dos segmentos de reta
A M e M D, faça o mesmo com os segmentos de reta
B M e M Ce movimente o paralelogramo. O que é possível verificar?
Algumas propriedades do paralelogramo
Considere um paralelogramo a bê cê dê qualquer. Traçando a diagonal
A C, obtemos os triângulos á dê cê e cê bê á.
Comparando esses triângulos, podemos observar que:
• a1 = c2 (ângulos alternos internos formados por paralelas têm a mesma medida de abertura).
•
A Cé o lado comum aos triângulos á dê cê e cê bê á.
• a2 = c1(ângulos alternos internos).
Assim, pelo caso á éle á , temos que △ á dê cê ≅ △ cê bê á. De maneira análoga, traçando a diagonal
Segmento de reta BD., concluímos que △ bê á dê ≅ △ dê cê bê.
Como os triângulos á dê cê e cê bê á são congruentes, assim como os triângulos BAD e DCB, podemos concluir que:
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta CDe
segmento de reta DA congruente ao segmento de reta BC), e, portanto, os lados opostos de um paralelogramo são congruentes.
Da congruência dos triângulos á dê cê e cê bê á, concluímos também que
medida da abertura do ângulo D igual à medida da abertura do ângulo B) e, da congruência dos triângulos BAD e DCB, concluímos que
medida da abertura do ângulo A igual à medida da abertura do ângulo C.
Portanto, os ângulos internos opostos de um paralelogramo são congruentes.
Ao traçar as diagonais
segmentos de reta AD e BDdo paralelogramo a bê cê dê, verificamos que as diagonais se encontram no ponto M e obtemos os triângulos á ême dê e CMB. Confira.
Comparando esses triângulos, podemos notar que:
• a2 = c1 (ângulos alternos internos).
•
segmento de reta AD congruente ao segmento de reta CB(lados opostos de um paralelogramo).
• b2 = d2 (ângulos alternos internos).
Assim, pelo caso á éle á , temos que △ á ême dê ≅ △CMB e, portanto,
segmento de reta AM congruente a segmento de reta CM.e
segmento de reta BM congruente ao segmento de reta DM.. Isso significa que M é o ponto médio de
A Ce de
B D. Assim, concluímos que as diagonais de um paralelogramo se cruzam nos respectivos pontos médios.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
19. Analise os paralelogramos a seguir e, em cada caso, determine x e y.
a)
b)
c)
20. Construa um paralelogramo a bê cê dê tal que: BC = 8 , centímetros AB = 4 centímetros e
medida da abertura do ângulo ABC igual a 60 graus.
21. A medida de perímetro de um paralelogramo é igual a 66 . Calcule as medidas de comprimento dos lados, sabendo que a diferença entre elas é de 14 centímetros . centímetros
22. A abertura de um ângulo externo de um paralelogramo mede 64. Faça um esboço da figura e calcule as medidas de abertura dos ângulos internos. graus
23. No paralelogramo , a diagonal a bê cê dê
Segmento de reta BD.fórma com o lado
segmento de reta BCum ângulo cuja abertura mede 38 graus e com o lado
segmento de reta CD, um ângulo cuja abertura mede 54 graus. Calcule as medidas de abertura dos ângulos internos desse paralelogramo.
24. No paralelogramo a seguir, temos:
medida da abertura do ângulo C igual a 70 graus, semirreta CMé bissetriz do ângulo
ângulo DCB, e
Semirreta BMé bissetriz do ângulo
Ângulo ABC. Determine a medida de abertura do ângulo
Ângulo BMC..
25. A diferença entre as medidas de abertura de dois ângulos consecutivos de um paralelogramo é 80. Quais são as medidas de abertura, em grau, dos ângulos desse quadrilátero? graus
A seguir, estudaremos alguns paralelogramos que podem ser classificados em retângulos, losangos ou quadrados, por apresentarem propriedades particulares.
Retângulo
Retângulo é o paralelogramo que tem os quatro ângulos internos retos.
Dado um retângulo a bê cê dê qualquer, temos:
Como o retângulo é um paralelogramo, são válidas as propriedades do paralelogramo. Além disso, podemos afirmar que, em todo retângulo, as diagonais são congruentes (
segmento de reta AC congruente ao segmento de reta BD).
Vamos demonstrar que em todo retângulo as diagonais são congruentes.
Considerando os triângulos equiláteros á bê cê e DCB, temos que:
•
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta DC, pois o retângulo é um paralelogramo e seus lados opostos são congruentes.
•
ângulo A B C congruente ângulo D C B, pois são ângulos retos.
•
segmento de reta BCé lado comum.
Logo, pelo caso éle á éle: △ á bê cê ≅ △ dê cê bê.
Portanto,
segmento de reta AC congruente ao segmento de reta DB, ou seja, as diagonais do retângulo são congruentes.
Observação
A recíproca da propriedade demonstrada anteriormente não é verdadeira. Isto significa que existem quadriláteros que têm as diagonais congruentes mas não são retângulos.
Losango
Losango é o paralelogramo que tem os quatro lados congruentes.
Como o losango é um paralelogramo, são válidas as propriedades dos paralelogramos.
Também podemos afirmar que, em todo losango, as diagonais são perpendiculares entre si e estão contidas nas respectivas bissetrizes dos ângulos internos.
Então, dado um losango a bê cê dê qualquer, temos:
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta BC congruente ao segmento de reta CD congruente ao segmento de reta ADVamos demonstrar essas propriedades.
Considerando os triângulos á ême dê e CMD, temos que:
•
segmento de reta AD congruente ao segmento de reta CD, pois são lados do losango.
•
segmento de reta AM congruente ao segmento de reta CM, pois M é ponto médio de
A C.
•
segmento de reta MDé lado comum.
Logo, pelo caso éle éle éle: △ á ême dê ≅ △ cê ême dê.
Assim,
ângulo ADM congruente ao ângulo CDMe, portanto,
segmento de reta DBé bissetriz de
ângulo ADC.
De maneira análoga, pelo caso éle éle éle, △ á ême bê ≅ △CMB, △ á ême bê ≅ △ á ême dê e △ cê ême dê ≅ △CMB.
Assim,
ângulo ABM congruente ao ângulo CBM.,
ângulo BAM congruente ao ângulo DAMe
ângulo DCM congruente ao ângulo BCM.
Portanto,
segmento de reta DBé bissetriz de
ângulo ABCe
A Cé bissetriz de
ângulo BADe
ângulo BCD.
Além disso,
Segmento de reta AC.e
Segmento de reta BD.são perpendiculares, pois
ângulo AMDe
ângulo CMDsão congruentes e suplementares, ou seja, são ângulos retos.
Observação
Também podemos enunciar que todo quadrilátero cujas diagonais estão contidas nas respectivas bissetrizes dos ângulos internos e são perpendiculares entre si é um losango. Essa afirmação pode ser demonstrada, mas não o faremos aqui.
Quadrado
Quadrado é o paralelogramo que tem os quatro ângulos internos retos e os quatro lados congruentes.
O quadrado é um paralelogramo e um caso particular de retângulo e de losango; assim, valem, além das propriedades do paralelogramo, todas as propriedades dos retângulos e dos losangos:
• As diagonais são congruentes.
• As diagonais são perpendiculares entre si.
• As diagonais estão contidas nas respectivas bissetrizes dos ângulos internos.
Então, dado um quadrado a bê cê dê qualquer, temos:
medida do ângulo A igual à medida do ângulo B igual à medida do ângulo C igual à medida do ângulo D igual a 90 graus.
segmento de reta AB congruente ao segmento de reta BC congruente ao segmento de reta CD congruente ao segmento de reta DA
segmento de reta AC congruente ao segmento de reta BD
Atividades
Faça as atividades no caderno.
26. Quais das sentenças a seguir são verdadeiras?
a) Todo quadrado é um losango.
b) Existem retângulos que são losangos.
c) Todo paralelogramo é um quadrilátero.
d) Todo quadrado é um retângulo.
e) Um losango pode não ser um paralelogramo.
f) Em um losango, os quatro lados são sempre congruentes.
g) Todo retângulo é um paralelogramo e todo paralelogramo é um retângulo.
27. Quais das sentenças a seguir são verdadeiras?
a)
medida do ângulo B O C igual 90 grausb)
medida do ângulo D A C igual medida ângulo B C Ac) AO = OC
d) BO = OD
e) AC = BD
f) △ bê cê dê é isósceles
g) △ á bê cê é equilátero
28. Sabendo que a abertura do ângulo
B A Dmede 100 graus, determine, em grau, as medidas de abertura indicadas pelas letras no losango a bê cê dê.
29. Uma diagonal de um losango fórma com um lado um ângulo cuja abertura mede 36. Calcule, em grau, as medidas de abertura dos ângulos desse losango. graus
30. As diagonais de um retângulo formam um ângulo cuja abertura mede 114. Determine as medidas de abertura, em grau, dos ângulos que essas diagonais formam com os lados do retângulo. graus
31. A abertura de um ângulo externo de um losango mede 140 graus 30. Qual é a medida de abertura, em grau, do maior de seus ângulos internos? minutos
32. A bissetriz de um ângulo obtuso de um losango forma, com um dos lados, um ângulo cuja abertura mede 64. Determine a medida de abertura, em grau, de cada ângulo desse losango. graus
33. Na figura a seguir, temos um quadrado a bê cê dê e um triângulo equilátero . Sabendo que o triângulo á bê é BEC é isósceles, determine a medida de abertura do ângulo
Ângulo BEC.
Trapézios
Trapézio é todo quadrilátero convexo que tem apenas um par de lados paralelos.
A partir deste trapézio a bê cê dê, temos:
Segmento de reta AD paralelo ao segmento de reta BC
• Base maior:
segmento de reta BC.
• Base menor:
segmento de reta AD.
•
segmento de reta AEé uma altura do trapézio.
• Pares de ângulos suplementares:
ângulo ABC e ângulo BAD;
ângulo ADC e DCB.
• Diagonais:
A Ce
Segmento de reta BD..
Os trapézios são classificados em trapézio retângulo, trapézio isósceles e trapézio escaleno.
Trapézio retângulo
Trapézio retângulo é aquele que tem dois ângulos retos.
Trapézio isósceles
Trapézio isósceles é aquele em que os lados não paralelos são congruentes.
Considere um trapézio isósceles a bê cê dê qualquer.
Confira que, traçando pelo vértice D uma reta paralela a
A B, determinamos o ponto ê na base maior, obtendo o triângulo DEC e o paralelogramo ADEB.
Dessa forma, temos que:
•
Segmento de reta AB congruente a segmento de reta DE(lados opostos de um paralelogramo).
•
Segmento de reta AB congruente a segmento de reta DC(trapézio isósceles).
Como
Segmento de reta AB congruente a segmento de reta DEe
Segmento de reta AB congruente a segmento de reta DC, concluímos que
Segmento de reta DE congruente a segmento de reta DCe, assim, o triângulo é dê cê é isósceles.
Temos ainda que:
•
ângulo DCE congruente a ângulo DEC(ângulos da base do triângulo isósceles).
•
ângulo ABE congruente a ângulo DEC(ângulos correspondentes).
Como
ângulo DCE congruente a ângulo DECe
ângulo ABE congruente a ângulo DEC, concluímos que
ângulo DCE congruente a ângulo ABE, ou seja, os ângulos adjacentes à base maior são congruentes.
ângulo BAD
e
ângulo CDAsão ângulos colaterais internos, respectivamente, a
ângulo ABEe
ângulo DCE. Como
Ângulo ABE congruente ao ângulo DCE.seus suplementares são congruentes, ou seja,
ângulo BAD congruente a ângulo CDA. Portanto, os ângulos adjacentes à base menor também são congruentes.
Assim, se um trapézio é isósceles, os ângulos adjacentes às mesmas bases são congruentes.
Traçando as diagonais
A Ce
Segmento de reta BD., obtemos os triângulos BAD e CDA, que são congruentes pelo caso éle á éle de congruência de triângulos. Podemos, assim, concluir que as diagonais do trapézio isósceles são congruentes.
Trapézio escaleno
Trapézio escaleno é aquele em que os lados não paralelos não são congruentes.
não é congruente a
segmento de reta DC.
Observação
Todo trapézio retângulo é escaleno.
Trapezoides
Trapezoide é todo quadrilátero convexo que não tem lados paralelos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
34. Em um trapézio isósceles, a abertura de um dos ângulos externos mede 100° 40’. Determine as medidas de abertura dos ângulos internos desse trapézio.
35. Em um trapézio isósceles, a soma das medidas de abertura dos ângulos obtusos é 250. Quanto medem as aberturas dos ângulos agudos? graus
36. A abertura de um dos ângulos obtusos de um trapézio isósceles mede 100. Determine, em grau, a medida graus x de abertura do ângulo
Ângulo Eformado pelas bissetrizes dos ângulos internos da base maior.
37.
Reúna-se com um colega e resolvam as questões a seguir.
a) O quadrilátero da figura a seguir é formado por losangos idênticos. O quadrilátero azul, no centro, é um retângulo. Justifiquem essa afirmação.
b) Em um trapézio retângulo, a bissetriz de um ângulo reto fórma com a bissetriz do ângulo agudo do trapézio um ângulo cuja abertura mede 110 graus. Determinem a medida de abertura do suplemento do maior ângulo do trapézio.
38.
Identifique cada figura a seguir como trapézio retângulo, isósceles ou escaleno. Em seguida, junte-se a um colega e converse com ele sobre o porquê de sua resposta.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
39. Qual é a diferença entre um trapézio e um trapezoide?
40. Desenhe, em seu caderno, um trapézio retângulo e um trapézio isósceles. Faça, quando necessário, as marcações para indicar congruência de lados e de ângulos.
Resolvendo em equipe
Faça a atividade no caderno.
As quatro retas da figura a seguir formam alguns ângulos.
Considerando que α = 54 graus, β = 39 graus e γ = 36 graus, qual é a medida de abertura δ?
a) 99 graus
b) 105 graus
c) 121 graus
d) 126 graus
e) 129 graus
Interpretação e identificação dos dados |
• Analise as informações do enunciado e anote as que você julgar relevantes para a resolução do problema. |
---|---|
Plano de resolução |
• Conhecidas as medidas de abertura dos três ângulos do enunciado e as medidas de abertura dos ângulos determinados anteriormente, qual é o procedimento para encontrar a medida de abertura δ? |
Resolução |
• Reúna-se com dois colegas. |
Verificação |
• Releiam o problema e verifiquem se todas as condições do enunciado foram satisfeitas. |
Apresentação |
• Elaborem uma síntese, por meio de cartazes, sobre triângulos e quadriláteros. |
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Triângulos
O triângulo é um polígono de três lados. Vamos destacar alguns elementos deste triângulo.
• Vértices: a, B e C.
• Lados:
segmento de reta AB, segmento de reta AC e segmento de reta BC.
• Ângulos internos:
Ângulo A, ângulo B e ângulo C..
• Ângulos externos:
Ângulo x, ângulo y e ângulo z..
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus.
Cevianas notáveis: mediana, altura e bissetriz
Ceviana é qualquer segmento de reta com uma extremidade em um vértice de um triângulo e a outra extremidade na reta suporte do lado oposto a esse vértice.
1. Em um quadrado a bê cê dê, traçamos a diagonal
segmento de reta DBe obtemos o triângulo BCD.
Sabendo que x = y, determine as medidas de abertura dos ângulos internos do triângulo BCD.
2. Associe cada ceviana à sua definição.
um. Medianas dois. Alturas três. Bissetrizes
A. Cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade no lado oposto a esse vértice, dividindo cada ângulo interno em dois ângulos congruentes.
B. Cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade no ponto médio do lado oposto a esse vértice.
C. Cevianas que têm uma extremidade em um dos vértices do triângulo e a outra extremidade na reta suporte do lado oposto ao vértice, formando um ângulo cuja abertura mede 90 graus com essa reta.
Congruência de triângulos
Dois triângulos são congruentes quando os lados correspondentes e os ângulos correspondentes são congruentes. Há quatro casos de congruência de triângulos.
1º caso de congruência: éle á éle (Lado-Ângulo-Lado)
Dois triângulos são congruentes quando dois lados e o ângulo compreendido entre eles são, respectivamente, congruentes.
2º caso de congruência: á éle á (Ângulo-Lado-Ângulo)
Dois triângulos são congruentes quando um lado e dois ângulos adjacentes a esse lado são, respectivamente, congruentes.
3º caso de congruência: éle éle éle (Lado-Lado-Lado)
Dois triângulos são congruentes quando os três lados são, respectivamente, congruentes.
4º caso de congruência: éle á áo (Lado-Ângulo-Ângulo oposto)
Dois triângulos são congruentes quando um lado, um ângulo adjacente e o ângulo oposto a esse lado são, respectivamente, congruentes.
3. Sabendo que
alfa igual à beta e segmento de reta AB congruente a segmento de reta BC, prove que
ângulo A congruente a ângulo C.
4. Sabendo que
segmento de reta CM congruente a segmento de reta MBe
ângulo B congruente a ângulo C, prove que
segmento de reta AM congruente a segmento de reta MD.
Quadriláteros
O quadrilátero é um polígono de quatro lados. Verifique alguns elementos deste quadrilátero.
• Vértices: a, B, C e D.
• Lados:
Segmentos de reta AB, BC, CD e DA.
• Diagonais:
Segmentos de reta AC e BD..
• Ângulos internos:
Ângulos A, B, C e D.
Um quadrilátero pode ser convexo ou não convexo. Para ser convexo, é necessário que todos os segmentos de reta, com extremidades no interior do quadrilátero, tenham todos os seus pontos situados no interior desse quadrilátero.
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é 360 graus.
5. As medidas de abertura dos ângulos de um quadrilátero convexo são indicadas por , a b, c e d. Sabendo que b = 2a, c = 2b e d = a + c, determine as medidas de abertura , a b, c e d, em grau.
Classificação dos quadriláteros
Paralelogramos
Paralelogramo: quadrilátero convexo que tem os lados opostos paralelos; seus lados opostos e ângulos opostos são congruentes; seus ângulos consecutivos são suplementares; suas diagonais interceptam-se nos pontos médios.
Retângulo: paralelogramo que tem os quatro ângulos internos retos; todas as propriedades do paralelogramo são válidas para ele; suas diagonais são congruentes.
Losango: paralelogramo que tem os quatro lados congruentes; todas as propriedades do paralelogramo são válidas para ele; suas diagonais são perpendiculares entre si e estão contidas nas respectivas bissetrizes dos ângulos internos.
Quadrado: paralelogramo que é um caso particular de retângulo e de losango; todas as propriedades do paralelogramo, do retângulo e do losango são válidas para ele.
Trapézios
Trapézio: todo quadrilátero convexo que tem apenas um par de lados paralelos.
Trapézio retângulo: tem dois ângulos retos.
Trapézio isósceles: os lados paralelos são congruentes.
Trapézio escaleno: os lados não paralelos não são congruentes.
6. Copie as afirmações verdadeiras no caderno.
a) Retângulo é o paralelogramo que tem os quatro ângulos internos retos.
b) Losango é o paralelogramo que tem os quatro ângulos internos retos e os quatro lados congruentes.
c) Os lados opostos e os ângulos opostos de um paralelogramo são congruentes.
d) Todo retângulo é um quadrado.
e) As diagonais de um paralelogramo interceptam-se em seus pontos médios.
7. A diferença entre as medidas de abertura de dois ângulos consecutivos de um paralelogramo é 108. Calcule as medidas de abertura desses ângulos, em grau. graus
8. Neste retângulo, determine xis e y, em grau.
9. Nos losangos a seguir, determine x e y, em grau.
a)
b)
10. Em um trapézio isósceles, as bases medem 25 centímetros e 5 centímetros de comprimento, respectivamente, e o perímetro mede 64 . Quanto mede o comprimento de cada um dos outros lados? centímetros