Unidade 4
Capítulo 10 Grandezas e proporcionalidade
Capítulo 11 Medidas de tendência central e pesquisa estatística
Capítulo 12 Gráficos estatísticos
Capítulo 10 Grandezas e proporcionalidade
Trocando ideias
A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. Nos rótulos, encontramos os ingredientes, a tabela nutricional, a data de validade, o modo de preparo, entre outras informações.
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Se foram colocados 156 gramas de leite em pó em um recipiente, quantos mililitros de água fervida ou filtrada deverão ser adicionados?
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Em 500 mililitros de água fervida ou filtrada, quantos gramas de leite em pó devem ser usados no preparo?
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Nos rótulos das embalagens há uma tabela nutricional. Você sabe para que ela serve? Converse com os colegas.
Neste capítulo, vamos relembrar as ideias de grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais. Além disso, vamos analisar a variação dessas grandezas construindo gráficos no plano cartesiano que as relacionam.
1 Grandezas e proporcionalidade
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido ou contado. São exemplos de grandeza: comprimento, massa, tempo, temperatura, área, volume, capacidade, velocidade, população, valor monetário etcétera.
Vamos estudar o que são grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Grandezas diretamente proporcionais
Um engenheiro de produção fez um levantamento sobre a produtividade de uma máquina de envasar leite e organizou os dados no quadro a seguir.
Quantidade de leite envasado (litro) |
Medida do tempo de produção (hora) |
---|---|
900 |
0,5 |
1.800 |
1 |
2.700 |
1,5 |
7.200 |
4 |
14.400 |
8 |
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre os valores da primeira grandeza é igual à razão entre os valores correspondentes da segunda grandeza.
Essa propriedade pode ser identificada entre os valores presentes no quadro: quantidade de leite envasado e medida do tempo de produção. Analise:
•
Sentença matemática. 1 mil e 800 sobre 900, igual a, 1 sobre 0,5, igual a 2,•
Sentença matemática. 7 mil e 200 sobre 1 mil e 800, igual a, 4 sobre 1, igual a 4,•
Sentença matemática. 2 mil e 700 sobre 1 mil e 800, igual a, 1,5 sobre 1, igual a 3 sobre 2.•
Sentença matemática. 14 mil e 400 sobre 7 mil e 200, igual a, 8 sobre 4, igual a 2,A razão entre os valores correspondentes das duas grandezas é sempre a mesma. Essa razão é chamada de constante de proporcionalidade. Confira:
A partir da constante de proporcionalidade e da propriedade fundamental das proporções, podemos determinar uma sentença algébrica que relacione as medidas dessas grandezas.
Vamos indicar a quantidade de leite envasado, em litro, pela letra p e a medida do tempo de produção, em hora, por t. Temos que p e t representam números reais positivos. A razão entre p e t resulta na constante de proporcionalidade, ou seja,
Sentença matemática. p sobre t igual a 1 mil e 800.. Assim, temos:
p = .1800 · t
Com essa sentença, podemos encontrar a quantidade de leite envasado, em litro, para qualquer medida de tempo de produção, em hora, e vice-versa. Acompanhe os exemplos.
a) Vamos calcular quantos litros de leite são envasados em 12 horas de produção da máquina.
p = .1800 · t
p = .1800 · 12
p = .21600
São envasados .21600 litros de leite em 12 horas de produção da máquina.
b) Quantas horas de produção da máquina são necessárias para envasar .12600 litros de leite?
.12600 = .1800 · t
12 mil e 600 sobre 1 mil e 800 é igual a t
t = 7
São necessárias 7 horas de produção da máquina para envasar .12600 litros de leite.
Observações
1. Nos problemas que acabamos de resolver, as letras p e t assumem o papel de incógnitas das equações obtidas.
2. Quando não estiver explícito, vamos assumir que o conjunto universo das equações encontradas a partir das proporções é o conjunto dos números reais.
Grandezas inversamente proporcionais
Um professor de Física fez um experimento com os estudantes para mostrar a relação entre as medidas da corrente elétrica e da resistência de um resistor.
Usando um amperímetro, ele obteve algumas medidas, disponibilizando-as para a turma no quadro a seguir.
Medida da corrente elétrica |
Medida da resistência |
---|---|
5 |
44 |
10 |
22 |
20 |
11 |
44 |
5 |
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando a razão entre os valores da primeira grandeza é igual ao inverso da razão entre os valores correspondentes da segunda grandeza.
Isso pode ser observado para as medidas da corrente elétrica e da resistência. Confira:
•
•
•
A razão entre os valores de uma grandeza pelo inverso dos valores correspondentes da outra grandeza é sempre a mesma.
Com a constante de proporcionalidade e a propriedade fundamental das proporções, podemos encontrar uma sentença algébrica que relacione as medidas dessas grandezas.
Lembre-se: Escreva no caderno.
Vamos indicar a medida da corrente elétrica, em ampère, pela letra ih e a medida da resistência de um resistor, em ohm, por r, sendo que ih e r representam números reais positivos. A razão entre ih e o inverso de r resulta na constante de proporcionalidade
Sentença matemática. Fração de numerador i e denominador 1 sobre r, igual a 220.. Assim, temos:
i é igual a 220 sobre r
Com isso, podemos determinar a medida da corrente elétrica, em ampère, para qualquer medida de resistência, em ohm, e vice-versa. Vamos analisar alguns exemplos dessa aplicação.
a) Se a medida da corrente elétrica é 0,5 ampère, qual é a medida da resistência?
i é igual a 220 sobre r
ou
Sentença matemática. r igual a 220 sobre i.
Sentença matemática. r igual a 220 sobre 0 vírgula 5.
r = 440
A medida da resistência é 440 ohms.
b) Para uma medida de resistência de .1000 ohms, qual é a medida da corrente elétrica?
i é igual a 220 sobre r
Sentença matemática. i igual a 220 sobre mil.
i = 0,22
A medida da corrente elétrica é 0,22 ampère.
c) Se a medida da corrente elétrica é 0,8 ampère, é possível que a medida da resistência seja igual a 300 ohms?
Sentença matemática. i igual a 220 sobre r. Ou r igual a 220 sobre i.
r é igual a 220 sobre 0 vírgula 8
r = 275
Não é possível, pois a medida da resistência é 275 ohms.
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Transcrição do áudio
Velocidade do avião Duração: 3:52min. Página: 201. >> [LOCUTORA] Velocidade do avião
>> [Locutora] Um voo direto entre Rio de Janeiro e Paris, a bordo de um avião comercial de grande porte, demora mais de onze horas. Agora, imagine-se fazendo o mesmo trajeto a bordo de um avião supersônico, viajando a uma velocidade acima de 2 mil quilômetros por hora e chegando ao destino praticamente na metade do tempo!
>> [Locutora] Isso não é ficção científica e, sim, uma realidade que começou em 21 de janeiro de 1976 e durou até 31 de março de 1982. Nesse período, realizaram-se vários voos comerciais em velocidade supersônica de Paris ao Rio de Janeiro, com escala em Dakar, capital do Senegal, na África.
>> [Locutora] O avião capaz de realizar esse feito era o Concorde, um avião cofabricado por França e Reino Unido, voltado à aviação comercial. Era um avião supersônico, ou seja, podia voar mais rápido que a velocidade do som.
Som de alerta sonoro.
>> [Locutora] A distância e o tempo são grandezas, pois podem ser medidas. Se a velocidade for constante, dizemos que a distância percorrida é diretamente proporcional ao tempo, ou seja, ambos variam sempre na mesma razão. Isso quer dizer que, se o valor de uma grandeza dobra, o valor da outra também dobra; se é reduzido pela metade o valor de uma, o valor da outra também se reduz pela metade; e assim por diante.
Som de alerta sonoro.
>> [Locutora] Supondo que o Concorde mantivesse uma velocidade máxima constante de 2 100 quilômetros por hora, ele percorria 2 100 quilômetros em uma hora, 4 200 quilômetros em duas horas. Já um avião comercial de grande porte, que se desloca a uma velocidade máxima constante de 900 quilômetros por hora, percorre 900 quilômetros em uma hora, 1 800 quilômetros em duas horas, e assim por diante. Comparando a um avião comercial de grande porte, o Concorde percorria uma distância maior no mesmo intervalo de tempo.
Som de alerta sonoro.
>> [Locutora] Agora, vamos comparar as grandezas velocidade e tempo.
>> [Locutora] Se a distância percorrida for a mesma, podemos dizer que o valor da velocidade média é o inverso do valor correspondente ao tempo gasto, ou seja, a velocidade média e o tempo são grandezas inversamente proporcionais. Assim, se o valor de uma dobra, o valor da outra se reduz pela metade; se o valor de uma é dividido por 3, o valor da outra é multiplicado por 3; e assim por diante.
Som de alerta sonoro.
>> [Locutora] Após vinte aviões supersônicos terem sido construídos e operados por duas companhias aéreas, suas atividades encerraram-se em 2003. Isso se deveu a algumas razões: o alto gasto de combustível, o que gerava passagens muito caras, e o excesso de ruído, que gerava restrições para os voos supersônicos, que só podiam acontecer sobre o oceano. O temor era de que a energia gerada pelo excesso de pressão do ar durante a quebra da barreira do som pudesse quebrar vidros e gerar acidentes em solo.
>> [Locutora] Você consegue imaginar que um avião no céu a uma velocidade maior que a do som poderia causar estragos aqui no chão onde estamos?
>> [Locutora] Antes de terminar, vamos escutar o som gerado por um avião quebrando a barreira do som.
Som de um avião quebrando a barreira do som.
>> [Locutora] Incrível, não é? Até a próxima!
Vinheta.
Créditos Os áudios inseridos neste conteúdo são da Free Sound e da Sound Bible.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Entre estes pares de grandezas, identifique os de grandezas diretamente proporcionais.
a) Número de trabalhadores e quantidade de morangos coletados em uma plantação.
b) Medida do tempo de crescimento de um animal e a idade dele.
c) Medidas de perímetro e de comprimento do lado de um quadrado.
d) Medida de comprimento de uma corda e o preço pago por ela.
e) Medida do tempo decorrido em uma partida de basquete e número de cestas.
2. Se a constante de proporcionalidade entre os valores de um par de grandezas diretamente proporcionais (x e y) vale 10, escreva em seu caderno uma sentença algébrica que os relacione.
3. Um professor de Ciências fez uma experiência e obteve as seguintes medidas de duas grandezas em laboratório.
A |
2 |
4 |
5 |
8 |
10 |
---|---|---|---|---|---|
B |
5 |
2,5 |
2 |
1,25 |
1 |
Sobre os valores de A e B, podemos afirmar que:
a) os valores de a são diretamente proporcionais aos valores de B.
b) a razão entre os valores de A e B é constante.
c) os valores de a podem ser obtidos multiplicando-se os valores de B por 2,5.
d) os valores de a são inversamente proporcionais aos valores de B.
4. Um motorista levará um passageiro de uma cidade a para uma cidade B. Se ele dirigir um trecho da estrada a 80 quilômetros por hora constantes, percorrerá esse trecho em duas . Em quanto tempo ele percorrerá esse mesmo trecho se dirigir a 100 horas quilômetros por hora constantes?
5. Carla tem uma caminhonete e trabalha como entregadora de mercadorias para uma loja. Ela está viajando por uma estrada até outra cidade a uma medida de velocidade constante. Neste quadro, analise a medida da distância percorrida e a medida do tempo de viagem em dois momentos.
Medida da distância(km) |
Medida do tempo(h) |
---|---|
105 |
|
122,5 |
|
a) Qual é a constante de proporcionalidade entre essas medidas de grandezas?
b) Escreva uma sentença algébrica que as relacione.
c) Se Carla permaneceu a uma medida de velocidade constante durante 4 horas 15 minutos, qual foi a medida da distância percorrida?
6. Neste quadro, os valores de x são inversamente proporcionais aos valores de y.
x |
y |
---|---|
2 |
10 |
5 |
4 |
Escreva em seu caderno:
a) a constante de proporcionalidade;
b) uma sentença algébrica que relacione os valores de x e y;
c) os valores de y para x = 2,5 e para x = 40, usando a sentença algébrica.
7. Uma gráfica imprime cartões de visita usando uma impressora nova. Confira, neste quadro, a relação entre o número de cartões impressos e a medida do tempo de funcionamento da impressora.
Número de cartões impressos |
Medida do tempo de funcionamento da impressora |
---|---|
8.000 |
2 h |
14.000 |
3 h 30 min |
a) Quantos cartões a impressora produz em uma hora 30 minutos de funcionamento?
b) Escreva, em seu caderno, uma sentença algébrica que relacione o número de cartões impressos e a medida do tempo, em hora, que a impressora funcionou.
c) Em 37 horas 30 minutos de funcionamento da impressora, quantos cartões foram impressos?
8.
Elabore, em seu caderno, uma atividade na qual haja duas grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais e seja necessário encontrar uma sentença algébrica que relacione os valores dessas grandezas. O objetivo de encontrar a sentença algébrica nesta atividade é calcular alguns valores que não estão entre aqueles fornecidos na situação elaborada por você. Troque sua atividade com um colega e resolva a atividade proposta por ele. Se houver divergências entre as sentenças algébricas encontradas e as esperadas, conversem e tentem chegar a uma conclusão. Se tiverem dificuldades, peçam ajuda para o professor.
2 Representação da relação entre grandezas no plano cartesiano
Já analisamos como os valores de duas grandezas variam por meio de quadros e sentenças algébricas. Agora, vamos estudar que é possível relacionar os valores de uma grandeza aos valores de outra por meio de um gráfico no plano cartesiano.
Gráficos de grandezas diretamente proporcionais
Acompanhe as situações a seguir, em que vamos representar graficamente a variação dos valores de grandezas diretamente proporcionais.
Situação 1
Gabriel fará aniversário no final de semana. Seus pais pretendem comprar alguns lanches e convidar os amigos da escola para comemorar em casa. Para isso, estão fazendo os cálculos de quanto vão gastar na comemoração.
Analise o quadro com estimativas de gasto a seguir.
Número de crianças (n) |
3 |
4 |
5 |
6 |
---|---|---|---|---|
Custo da comemoração em reais (c) |
36 |
48 |
60 |
72 |
Cada um desses pares de valores (número de crianças e custo) pode ser associado a um ponto do plano cartesiano. Podemos representar o número de crianças pela letra n e o custo, em reais, por c, em que n é um número natural, e c, um número real positivo. Assim, temos pares ordenados na fórma (n, c).
Como o número de crianças só pode ser um número natural, o gráfico que representa a relação entre o número de crianças e o custo da comemoração não é uma linha contínua, mas pontos alinhados, como você pode notar a seguir.
Situação 2
Em um posto de gasolina, em 2022, cada litro de etanol custava R$ 5,00cinco reais. Neste quadro, confira como o preço a ser pago se relaciona com a quantidade de litros de etanol abastecidos.
Litros de etanol (l) |
5,0 |
10,0 |
15,0 |
20,0 |
---|---|---|---|---|
Preço em R$ (p) |
25,00 |
50,00 |
75,00 |
100,00 |
O gráfico a seguir ilustra a situação.
Note que os pontos representados no plano cartesiano estão alinhados. Como o preço a ser pago pode assumir qualquer valor real maior que 0, o gráfico que representa a relação entre essas grandezas será uma linha contínua que parte do par ordenado (0, 0), passa pelo par ordenado (5, 25) e continua infinitamente.
Observação
O par ordenado (0, 0) não faz parte do gráfico, pois
Sentença matemática. p sobre l, igual a 5, e l diferente de 0.e éle ≠ 0.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
9. Em cada item, determine a sentença algébrica que expressa a relação entre os valores das grandezas.
a)
k |
1 |
3 |
6 |
---|---|---|---|
j |
3 |
9 |
18 |
b)
m |
4 |
5 |
6 |
---|---|---|---|
n |
16 |
20 |
24 |
c)
p |
8 |
16 |
24 |
---|---|---|---|
q |
10 |
20 |
30 |
10. Os valores de duas grandezas estão relacionados pela sentença algébrica y = 1,2 · x. Construa, em seu caderno, o gráfico dessa relação, sabendo que tanto x quanto y podem assumir qualquer valor real positivo.
11. Considere que o preço de 10 folhas de sulfite é R$ 0,70zero reais e setenta centavos. Em seu caderno, expresse a relação, entre o número de folhas e o preço a ser pago por elas por meio de:
a) uma sentença algébrica;
b) um gráfico no plano cartesiano.
12. Em seu caderno, para cada item da atividade 9, desenhe um gráfico supondo que as duas grandezas têm seus valores representados no conjunto dos números reais positivos.
Gráficos de grandezas inversamente proporcionais
O gráfico que representa a relação entre os valores de duas grandezas inversamente proporcionais não é uma linha reta. Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Um prêmio será dividido igualmente entre mais de um ganhador. Neste quadro, confira o valor estimado, em milhões de reais, do prêmio com base no número de ganhadores.
Número de ganhadores (g) |
2 |
3 |
5 |
8 |
10 |
---|---|---|---|---|---|
Prêmio em milhões de reais (p) |
10,5 |
7 |
4,2 |
2,625 |
2,1 |
O gráfico a seguir relaciona o número de ganhadores e o valor estimado do prêmio, em milhões de reais.
Como o número de ganhadores só pode ser um número natural, o gráfico que representa a relação entre o número de ganhadores e o prêmio não é uma linha contínua, mas pontos que pertencem a uma curva.
Situação 2
Vamos representar graficamente a relação entre a medida da corrente elétrica e a medida da resistência estudada no tópico Grandezas inversamente proporcionais.
Medida da resistência (ohm) |
Medida da corrente elétrica (ampère) |
---|---|
44 |
5 |
22 |
10 |
11 |
20 |
5 |
44 |
Podemos dizer que a corrente elétrica e a resistência são grandezas inversamente proporcionais. Podemos representar por pontos no plano cartesiano os pares ordenados formados pela medida de resistência r e pela medida de corrente elétrica ih correspondente. Como a resistência pode assumir qualquer valor real positivo, o gráfico que representa a relação entre essas grandezas é uma linha curva contínua.
Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
Atividades
Faça as atividades no caderno.
13. Uma palestrante, ao ser convidada para um evento sobre a escassez de alimento no mundo, levou um pacote de maçãs contendo 80 unidades para dividir entre a plateia. O evento não possuía um número limitado de participantes e a palestrante dividiria as maçãs igualmente entre eles, cortando-as em partes iguais se necessário. No caderno, represente graficamente a relação entre a quantidade de maçãs e o número de participantes do evento.
14. A medida da área de um retângulo é igual a 30 . Indicando a medida do comprimento por centímetros quadrados c e a medida da largura por éle e considerando que c e éle são números reais positivos, construa um gráfico em seu caderno relacionando os possíveis valores para c e . Marque pelo menos 4 pontos no gráfico. éle
15. Duas grandezas inversamente proporcionais têm valores no conjunto dos números reais, que estão relacionados por meio da sentença algébrica x · y = 2. No caderno, represente graficamente a relação entre os valores dessas grandezas, marcando pelo menos 4 pontos pertencentes à curva.
16. Analise este gráfico e responda às perguntas no caderno.
a) Qual é a constante de proporcionalidade da relação entre os valores r e s das grandezas?
b) Escreva uma sentença algébrica que relacione os valores dessas grandezas.
17.
Confira o gráfico a seguir e crie uma atividade conforme a orientação.
Elabore um contexto no qual o gráfico anterior represente a relação entre os valores das duas grandezas. Troque sua atividade com um colega, solicitando que ele encontre uma sentença algébrica que relacione os valores dessas grandezas, indicando a constante de proporcionalidade.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Grandezas e proporcionalidade
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido ou contado. Duas ou mais grandezas podem estar relacionadas e variar seus valores de acordo com determinada proporção.
Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre os valores da primeira grandeza é igual à razão entre os valores correspondentes da segunda grandeza.
Grandezas inversamente proporcionais
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando a razão entre os valores da primeira grandeza é igual ao inverso da razão entre os valores correspondentes da segunda grandeza.
1. Em cada item, indique se a relação descrita entre as medidas é diretamente proporcional.
a) A medida de temperatura de um corpo e a hora em que foi medida.
b) A medida de comprimento dos lados de um polígono regular e sua medida de perímetro.
c) A medida do tempo de produção de uma impressora e o número de páginas impressas.
d) A medida de tempo de uma partida de futebol e o número de gols.
2. Sabendo que a constante de proporcionalidade entre os valores de um par de grandezas diretamente proporcionais, indicadas por a ê, vale 8, escreva em seu caderno uma sentença algébrica que relacione bê a ê. bê
3. A máquina de uma gráfica produz 120 livros em uma hora. Em quanto tempo 4 máquinas iguais produziriam a mesma quantidade de livros?
4. Uma mulher vai de uma cidade a outra dirigindo seu carro em um trecho de estrada a 60 quilômetros por hora constantes. Ela percorre esse trecho em 3 . Qual seria a medida de tempo necessária para ela fazer esse mesmo trajeto a 90 horas quilômetros por hora constantes?
5. Um caminhoneiro entrega mercadorias para uma empresa de cosméticos. Ele viaja pela estrada de uma cidade a outra com uma medida de velocidade constante. Este quadro mostra a medida da distância percorrida e a medida de tempo gasto na viagem.
Medida da distância (km) |
Medida de tempo (h) |
---|---|
125 |
2,5 |
150 |
3,0 |
a) Determine a constante de proporcionalidade entre as medidas das grandezas.
b) Escreva uma sentença algébrica relacionando as medidas das grandezas.
c) Se a medida de tempo em uma terceira viagem feita por esse caminhoneiro foi 1,75 hora, qual foi a medida da distância percorrida por ele?
6. Neste quadro, os valores de a são inversamente proporcionais aos valores de B.
A |
B |
---|---|
3 |
15 |
5 |
9 |
Escreva no caderno:
a) a constante de proporcionalidade;
b) uma sentença algébrica que relaciona os valores de a ê bê;
c) o valor de B para a = 2.
7. Usando os valores de P e Q apresentados neste quadro, escreva no caderno uma sentença algébrica que os relacione.
P |
2 |
4 |
6 |
---|---|---|---|
Q |
6 |
12 |
18 |
Representação da relação entre grandezas no plano cartesiano
É possível relacionar os valores de uma grandeza aos valores de outra por meio de um gráfico no plano cartesiano.
Gráficos de grandezas diretamente proporcionais
Se os valores da grandeza do eixo das abscissas são números naturais, o gráfico da relação entre os valores não é uma linha contínua, mas pontos alinhados; se os valores dessa grandeza são números reais, o gráfico é uma linha reta contínua.
Gráficos de grandezas inversamente proporcionais
O gráfico da relação entre os valores de duas grandezas inversamente proporcionais não é uma linha reta.
Se os valores da grandeza do eixo das abscissas são números naturais, o gráfico da relação entre os valores não é uma linha contínua, mas pontos que pertencem a uma curva; se os valores dessa grandeza são números reais, o gráfico é uma linha curva contínua.
8. Os valores das grandezas x e y estão relacionados por meio da sentença algébrica y = 3,4 · x. No caderno, represente graficamente esta relação, sendo que x e y podem assumir qualquer valor real positivo.
9. Este gráfico relaciona o preço pago, em reais, p (eixo y), com a quantidade de litros abastecida éle (eixo x). Com base neste gráfico, determine o preço do litro do etanol.
10. Duas grandezas, s e r, são inversamente proporcionais.
Analisando o gráfico referente a elas, determine:
a) uma sentença algébrica que relaciona s e r.
b) o valor de s quando r = 10;
c) o valor de r quando s = 5.
11. Analise estes gráficos e classifique a relação entre as grandezas que eles representam como diretamente, inversamente ou não proporcional.
a)
b)
c)
d)