Parte 3
22. O sistema um, porque o par ordenado correspondente ao ponto (1, 1) da resolução gráfica é solução de ambas as equações do sistema.
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: 2 x mais 2 y igual 4. Segunda equação: x menos y igual 0. se Abre chave, primeira equação: 2 vezes 1 mais 2 vezes 1 igual 4. Segunda equação: 1 menos 1 igual 0.
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: 2 x mais 2 y igual 4. Segunda equação: menos 3x mais 6 y igual 12. se Abre chave, primeira equação: 2 vezes 1 mais 2 vezes 1 igual 4. Segunda equação: 3 vezes 1 mais 6 vezes 1 diferente 12.
23. O gráfico dois, porque o par ordenado correspondente ao ponto (0, 2) da resolução gráfica é solução de ambas as equações do sistema.
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: 4 x menos 2 y igual menos 4. Segunda equação: menos 4x menos 2 y igual menos 4. Se Abre chave, primeira equação: 4 vezes 0 mais 2 vezes 2 igual menos 4. Segunda equação: menos 4 vezes 0 menos 2 vezes 2 igual menos 4.
24. a) Indicando por x o número de cédulas de R$ 10,00dez reais e por y o número de cédulas de R$ 50,00cinquenta reais, podemos representar a situação pelo seguinte sistema de equações:
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 24. Segunda linha: 10 x mais 50 y igual 640.
b) Vamos traçar em um mesmo plano cartesiano as retas que representam as soluções das equações.
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
12 |
12 |
(12, 12) |
10 |
14 |
(10, 14) |
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
14 |
10 |
(14, 10) |
4 |
12 |
(4, 12) |
Nesse caso, as retas são concorrentes e o par ordenado (14, 10) é a única solução do sistema. Portanto, o sistema é possível e determinado.
c) Observando o gráfico, a solução é (14, 10). Logo, Joana tinha 14 cédulas de R$ 10,00dez reais e 10 cédulas de R$ 50,00cinquenta reais.
Resolvendo em equipe – Página 71
Indicando por xis a medida da massa do prego, por y a medida da massa do parafuso e por z a medida da massa do gancho. Assim:
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais 3 y mais 2z igual 24. Segunda equação: 2x mais 5 y mais 4z igual 44. Terceira equação: 12x mais 32y mais 24z igual P.
Para determinar a massa de um parafuso, podemos tomar as duas primeiras equações e resolver:
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais 3 y mais 2z igual 24. Segunda equação: 2x mais 5 y mais 4z igual 44. Seta para: sistema equivalente. Abre chave, primeira equação: 2 x mais 6 y mais 4z igual 48. Segunda equação: 2x mais 5 y mais 4z igual 44. Implica y igual 4
Portanto, a medida da massa de um parafuso é 4 gramas.
Seguindo os passos indicados no Plano de resolução, temos:
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais 3 y mais 2z igual 24 multiplica a equação por 12 Segunda equação: 2x mais 5 y mais 4z igual 44. Terceira equação: 12x mais 32y mais 24z igual P. multiplica a equação por (menos 1). Seta para: sistema de equações equivalentes. Abre chave, primeira equação: 12 x mais 36 y mais 24 z igual 288. Segunda equação: menos 12x menos 32y menos 24z igual menos P.
Somando a 1ª equação com a 3ª equação, temos:
4y = 288 – P
Assim, se a medida da massa de um parafuso é 4 gramas, temos:
y = 4 ⇒ 4 ⋅ 4 = 288 – P ⇒ P = 288 – 16 ⇒ P = 272.
Alternativa d.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Página 72
1.
2. Indicando por x o número de cédulas de R$ 5,00cinco reais e por y o número de cédulas de R$ 10,00dez reais, podemos representar a situação pelo seguinte sistema de equações:
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 10. Segunda linha: 5 x mais 10 y igual 140.
Dividindo a equação 5x + 10y = 140 por (–5), obtemos coeficientes opostos para x.
Sistema de equação. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 10. Segunda linha: 5 x mais 10 y igual 140. Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 20. Segunda equação: 5x mais 10 y igual 140 (dividido por menos 5). Se sistema equivalente Abre chave, primeira linha: x mais y igual 20. Segunda linha: menos x menos 2 y igual menos 28.
Adicionando membro a membro as equações x + y = 20 e –x –2y = –28, temos:
–y = –8 ⇒ y = 8
Substituindo y por 8 na equação x + y = 20, determinamos o valor de x:
x + y = 20
x + 8 = 20
x = 12
Portanto, há 12 cédulas de R$ 5,00cinco reais e 8 cédulas de R$ 10,00dez reais.
3. a) Método da substituição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 5. Segunda linha: x menos y igual 1.
Isolando x na equação x – y = 1, temos:
x = 1 + y
Substituindo x por 1 + y na equação x + y = 5, temos:
x + y = 5
1 + y + y = 5
2y = 5 – 1
2y = 4
y = 2
Substituindo y por 2 em uma das equações, obtemos o valor de x:
x – y = 1
x – 2 = 1
x = 3
Método da adição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 5. Segunda linha: x menos y igual 1.
Adicionando membro a membro as equações x + y = 5 e x – y = 1, temos:
2x = 6
x = 3
Substituindo x por 3 na equação x + y = 5, determinamos o valor de y:
x + y = 5
3 + y = 5
y = 2
Portanto, a solução do sistema é o par ordenado (3, 2).
b) Método da substituição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 3. Segunda equação: 2 x menos y igual menos 6.
Isolando x na equação x + y = 3, temos:
x = 3 – y
Substituindo x por 3 – y na equação 2x – y = – 6, temos:
2x – y = – 6
2(3 – y) – y = – 6
6 – 2y – y = – 6
– 3y = – 6 – 6
– 3y = – 12
y = 4
Substituindo y por 4 em uma das equações, obtemos o valor de x:
x + y = 3
x + 4 = 3
x = – 1
Método da adição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x mais y igual 3. Segunda equação: 2 x menos y igual menos 6.
Adicionando membro a membro as equações x + y = 3 e 2x – y = – 6, temos:
3x = – 3
x = – 1
Substituindo x por –1 na equação x + y = 3, determinamos o valor de y:
x + y = 3
– 1 + y = 3
y = 4
Portanto, a solução do sistema é o par ordenado (–1, 4).
c) Método da substituição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira linha: x mais y igual 9. Segunda equação: x menos y igual 3.
Isolando x na equação x – y = 3, temos:
x = 3 + y
Substituindo x por 3 + y na equação x + y = 9, temos:
x + y = 9
3 + y + y = 9
2y = 6
y = 3
Substituindo y por 3 em uma das equações, obtemos o valor de x:
x – y = 3
x – 3 = 3
x = 6
Método da adição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira linha: x mais y igual 9. Segunda equação: x menos y igual 3.
Adicionando membro a membro as equações x + y = 9 e x – y = 3, temos:
2x = 12
x = 6
Substituindo x por 6 na equação x + y = 9, determinamos o valor de y:
x + y = 9
6 + y = 9
y = 3
Portanto, a solução do sistema é o par ordenado (6, 3).
d) Método da substituição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x igual 2 mais y. Segunda equação: y igual 6 menos x.
Substituindo y por 6 – x na equação x = 2 + y, temos:
x = 2 + y
x = 2 + 6 – x
2x = 8
x = 4
Substituindo x por 4 em uma das equações, obtemos o valor de y:
y = 6 – x
y = 6 – 4
y = 2
Método da adição:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: x igual 2 mais y. Segunda equação: y igual 6 menos x. Seta para sistema equivalente. Abre chave, primeira equação: x menos y igual 2. Segunda equação: x mais y igual 6.
Adicionando membro a membro as equações x – y = 2 e y + x = 6, temos:
2x = 8
x = 4
Substituindo x por 4 na equação y + x = 6, determinamos o valor de y:
y + x = 6
y + 4 = 6
y = 2
Portanto, a solução do sistema é o par ordenado (4, 2).
É hora de extrapolar – Páginas 73 a 75
1. a) Os estudantes farão a leitura do relatório Estatística de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, disponível em: https://oeds.link/rf7LPR Acesso em: 2 agosto 2022.
b) Os estudantes, em grupo, deverão escolher um dos cinco domínios do relatório e elaborar um resumo sôbre o domínio escolhido.
c) Os grupos deverão compartilhar os documentos e elaborar um documento único com todas as informações coletadas.
2. a) É preciso aplicar a porcentagem de 15,2% ao total de 513 deputados. O resultado obtido foi 77,976 deputadas.
15,2 por cento de 513 é igual a 15,2 vezes 513 sobre 100, que é igual a 77,976
b) Espera-se que os estudantes respondam que não é conveniente porque o número obtido não é inteiro.
c) Exemplo de resposta: h = 45 + 5m, sendo h o número de homens e m o número de mulheres. O número de deputadas era m = 78.
3. a) Os estudantes, em grupo, elaborarão uma lista com ações que consideram importantes para combater a desigualdade de gênero.
b) Os grupos deverão compartilhar as listas, discutir e elaborar uma única lista para a turma.
4. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que são a diferença salarial por um mesmo cargo, ocupação nos cargos menos valorizados, entre outros.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam afirmativamente, pois todos, homens ou mulheres, devem ter as mesmas oportunidades. A competência não pode depender do gênero.
5. Resposta pessoal. Os estudantes responderão quais mulheres apresentadas eles conhecem e porque são consideradas mulheres de destaque.
6. Resposta pessoal. Os estudantes realizarão uma pesquisa da biografia e desafios enfrentados por uma das mulheres apresentadas no item anterior. Poderão realizar a pesquisa nos sites:
• https://oeds.link/1wRCkg
• https://oeds.link/nMkyYO
• https://oeds.link/tFlBb4.
• https://oeds.link/zVXmgP
• https://oeds.link/zEuibH Acessos em: 2 agosto 2022.
7. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio de um arquivo ou streaming.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que pode ser produzido e reproduzido utilizando a internet em computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que a vantagem é poder ouvir quando desejar.
8. Os estudantes elaborarão um roteiro para a produção do podcast.
9. Os estudantes escolherão um único nome para o podcast e uma única vinheta para iniciar.
10. Os estudantes devem analisar o roteiro elaborado pelos colegas e os recursos sonoros que pretendem utilizar.
11. Os estudantes devem anotar dúvidas, opiniões e sugestões para os colegas.
12. Os estudantes devem fazer os ajustes apontados pelos colegas e ensaiar o roteiro.
13. Os estudantes farão a gravação do podcast.
14. Divulgação do podcast para a comunidade escolar.
15. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam afirmativamente. Conhecer as histórias dessas mulheres é conhecer nosso passado e tomar novos posicionamentos para mudar nossa sociedade, tornando-a mais igualitária.
b) Resposta pessoal. Os estudantes opinarão sôbre medidas que devem ser tomadas pela sociedade para que as mulheres conquistem mais espaço no mercado de trabalho.
16. Os estudantes deverão produzir um texto descrevendo o processo de análise de informações sôbre a participação feminina na sociedade e sôbre a pesquisa e o planejamento para a produção de um podcast.
Capítulo 4 – Ângulos e transformações geométricas
Trocando ideias – Página 77
• Resposta pessoal. Os estudantes realizarão uma pesquisa sôbre a arte marajoara. Espera-se que identifiquem o surgimento dessa arte com os indígenas que ocuparam a região da ilha do Marajó, no Pará, em meados dos anos 400 e 1400. Os traços da cerâmica marajoara são detalhistas, com aplicação de técnicas de combinação de cores; os indígenas extraíam as cores de elementos da natureza, como urucum, caulim, jenipapo, carvão e fuligem.
• Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Translações, rotações e reflexões.
Atividades – Página 79
1. a) Ângulo agudo, por ter medida de abertura menor que 90 graus e maior que 0 grau.
b) Ângulo nulo, por ter medida de abertura igual a 0 grau.
c) Ângulo reto, por ter medida de abertura igual a 90 graus.
d) Ângulo obtuso, por ter medida de abertura menor que 180 graus e maior que 90 graus.
e) Ângulo raso, por ter medida de abertura igual a 180 graus.
f) Ângulo de uma volta, por ter medida de abertura igual a 360 graus.
2. a) Os ângulos
Ae
Csão agudos, pois têm medida de abertura menor que 90 graus e maior que 0 grau, e os ângulos
Be
Dsão obtusos, pois têm medida de abertura menor que 180 graus e maior que 90 graus.
b) O ângulo
Dé agudo, pois tem medida de abertura menor que 90 graus e maior que 0 grau, o ângulo
Cé obtuso, pois tem medida de abertura menor que 180 graus e maior que 90 graus e os ângulos
Ae
Bsão retos, pois têm medida de abertura igual a 90 graus.
3. Se
o ângulo A O Be
o ângulo MNPsão congruentes, eles têm mesma medida de abertura. Assim, podemos fazer:
Sentença matemática. 2 a sobre 3, menos 3 a sobre 4, igual menos 30 graus, mais 27 graus
Sentença matemática. 2 a sobre 3, menos 3 a sobre 4, igual menos 30 graus, mais 27 graus
Sentença matemática. 2 a sobre 3 menos 3 a sobre 4 igual menos 3 graus
Sentença matemática. 8 a sobre 12 menos 9 a sobre 12 igual menos 36 graus sobre 12
8a – 9a = – 36 graus
– 1 ⋅ (– 1) = – 36 graus ⋅ (– 1)
a = 36 graus
Portanto o valor de a é 36 graus.
Tecnologias digitais em foco – Páginas 80 e 81
a) As medidas são iguais.
b) As medidas das distâncias entre o ponto D e a semirreta
O Ae entre D e a semirreta
O Brespectivamente.
c) Espera-se que os estudantes percebam que DE = DF, ou seja, que as medidas das distâncias entre D e cada lado do ângulo são iguais.
Tecnologias digitais em foco – Página 83
a) As medidas de comprimento dos segmentos de reta
A Me
M Bsão iguais, e a abertura de ângulos formados entre m e
segmento ABmede 90. graus
b) Espera-se que os estudantes percebam que AP = BP independentemente da posição do ponto P.
Atividades – Página 84
4. a) Se
Semirreta OBé bissetriz de
ângulo A O C, logo os ângulos
A O Be
B O Csão congruentes. Então:
a medida do ângulo A O B é igual à medida do ângulo B O C, que é igual a 35 graus.
b) Se
Semirreta ODé bissetriz de
Ângulo COE, logo os ângulos
C O De
D O Esão congruentes. Então:
Sentença matemática. medida do ângulo COD igual medida do ângulo DOE igual 25 graus.
c) Será a soma das medidas das aberturas dos ângulos que compõem
Ângulo DOA, assim:
25 graus + 35 graus + 35 graus = 95 graus
5. Se
Semirreta OCé bissetriz de
ângulo A O B, logo os ângulos
A O Ce
B O Csão congruentes. Então:
Sentença matemática. medida do ângulo AOC igual medida do ângulo BOC igual 25 graus
Como a bissetriz divide um ângulo em dois ângulos de mesma medida, para determinar a medida de abertura
Ângulo AOB, basta multiplicar por dois a medida de abertura de
Ângulo AOCou de
Ângulo BOC.
Sentença matemática. medida do ângulo AOB igual 2 vezes a medida do ângulo BOC igual 2 vezes 25 graus igual 50 graus
Portanto,
Sentença matemática. medida ângulo AOB igual 50 grause
Sentença matemática. medida ângulo BOC igual 25 graus.
6. Os ângulos têm medida de abertura igual a 40 graus. Exemplo de construção que pode ser feita pelos estudantes.
7. Resposta pessoal. Exemplo de resposta:
a)
b) Os estudantes deverão construir 3 bissetrizes.
8. Se
Semirreta OBé bissetriz de
Ângulo AOC, logo os ângulos
A O Be
B O Csão congruentes. Então:
Sentença matemática. medida do ângulo BOC igual medida do ângulo AOC dividido por 2 igual 80 graus sobre 2 igual 40 grausSe
Semirreta ODé bissetriz de
Ângulo COE, logo os ângulos
D O Ee
C O Dsão congruentes. Então:
Sentença matemática. medida do ângulo COD igual medida do ângulo COE sobre 2 igual 60 graus sobre 2 igual 30 grausPara determinar a medida deida de
ângulo B O D, podemos fazer:
a medida do ângulo B O D é igual à medida do ângulo B O C mais a medida do ângulo C O D, que é igual à 40 graus mais 30 graus, que é igual à 70 graus
9. Observe que
a medida do segmento MN é igual à medida do segmento MB mais a medida do segmento BN. Se M é ponto médio de
segmento A B, para calcular
a medida do segmento MB, podemos fazer:
Sentença matemática medida do segmento MB igual medida do segmento AB sobre 2 igual 10 centímetros sobre 2 igual a 5 centímetros
Se N é ponto médio de
segmento BC, para calcular
Medida do segmento BN, podemos fazer:
Sentença matemática medida do segmento BN igual medida do segmento BC sobre 2 igual 8 centímetros sobre 2 igual a 4 centímetros
Assim, temos:
Sentença matemática. Medida do segmento MN igual medida do segmento MB mais medida do segmento BN igual 5 centímetros mais 4 centímetros igual 9 centímetros
Portanto,
a medida do segmento MN é igual a 9 centímetros10. a. Observe que
Sentença matemática medida do segmento RS igual medida do segmento RB mais medida do segmento BS. Se R é ponto médio de
segmento AB, para calcular
a medida do segmento RB, podemos fazer:
Sentença matemática medida do segmento RB igual medida do segmento AB sobre 2 igual 4 centímetros sobre 2 igual a 2 centímetros
Se S é ponto médio de
segmento BC, para calcular
Medida do segmento BS, podemos fazer:
Sentença matemática medida do segmento BS igual medida do segmento BC sobre 2 igual 2 centímetros sobre 2 igual a 1 centímetro
Assim, temos:
Sentença matemática medida do segmento RS igual medida do segmento RB mais medida do segmento BS igual 2 centímetros mais 1 centímetros igual 3 centímetros
Portanto,
Sentença matemática medida do segmento RS igual 3 centímetrosb) Observe que
Sentença matemática medida do segmento ST igual medida do segmento SC mais medida do segmento CT. Se S é ponto médio de
segmento BC, então:
Sentença matemática. A medida do segmento S C é igual à medida do segmento BS, que é igual à 1 centímetro.