Parte 4
Se T é ponto médio de
segmento C D, para calcular
medida do segmento C T, podemos fazer:
Sentença matemática. A medida do segmento C T é igual à medida do segmento C D sobre 2, que é igual à 6 centímetros sobre 2, que é igual a 3 centímetros
Assim, temos:
Sentença matemática medida do segmento ST igual medida do segmento SC mais medida do segmento CT igual 1 centímetro mais 3 centímetros igual 4 centímetros
Portanto,
Sentença matemática medida do segmento ST igual 4 centímetros.
c) Observe que
Sentença matemática medida do segmento SD igual medida do segmento SC mais medida do segmento CD. De acôrdo com o item b:
Sentença matemática medida do segmento SC igual 1 centímetro
Assim, temos:
Sentença matemática medida do segmento SD igual medida do segmento SC mais medida do segmento CD igual 1 centímetro mais 6 centímetros igual 7 centímetros
Portanto,
Sentença matemática medida do segmento SD igual 7 centímetros.
d) Observe que:
Sentença matemática. A medida do segmento RD é igual à medida do segmento RB mais a medida do segmento BC mais a medida do segmento CD
De acôrdo com o item a:
A medida do segmento RB é igual a 2 centímetros.
Assim, temos:
Sentença matemática. A medida do segmento RD é igual à medida do segmento RB mais a medida do segmento BC mais a medida do segmento CD, igual a
= 2 centímetros + 2 centímetros + 6 centímetros = 10 centímetros
Portanto,
A medida do segmento RD é igual a 10 centímetros.11. Exemplo de construção.
12. Traçando as mediatrizes dos segmentos
A B,
B Ce
A Cno triângulo ABC, obtemos a seguinte figura:
Tecnologias digitais em foco – Páginas 85 e 86
a) Espera-se que os estudantes concluam que a abertura do ângulo
B A Dmede 60 graus independentemente da medida de comprimento do raio das circunferências que foram traçadas na construção de
ângulo BAD.
b) Espera-se que os estudantes concluam que o triângulo ACD é um triângulo equilátero.
c) Porque o ângulo construído é um dos ângulos internos de um triângulo equilátero e, portanto, sua abertura mede 60 graus.
Atividades – Página 88
13. Os estudantes devem construir um ângulo de 60 graus e sua bissetriz
segmento AD. Em seguida, devem construir uma nova bissetriz
segmento AB, localizando o ângulo de medida de abertura 15 graus. Exemplo de construção:
14. Os estudantes devem construir um ângulo
B A Dde medida de abertura de 120 graus, formado por dois ângulos adjacentes (
ângulo BACe
ângulo CAD) de medida de abertura de 60, e traçar a bissetriz graus
Semirreta AEde
ângulo CAD. O ângulo
ângulo BAEserá reto.
15. É possível construir os ângulos de medida de abertura de:
• 30 graus, traçando a bissetriz de um ângulo de 60 graus de medida de abertura:
• 45 graus, traçando a bissetriz de um ângulo reto:
• 150 graus, traçando um ângulo reto e um adjacente a ele com medida de abertura de 60 graus:
16. Exemplo de construção:
Atividades – Páginas 93 e 94
17. A mediatriz é o lugar geométrico dos pontos do plano que são equidistantes de dois pontos fixos. Alternativa c.
18. Sim, pois as ruas são paralelas, e retas paralelas são o lugar geométrico do plano que mantém a mesma medida da distância de uma reta.
19. A tribuna deve estar no centro; portanto, a de número 2.
20. O erro aconteceu no quadro 2. Para traçar os arcos que determinam o ponto C, a abertura do compasso deve ser a mesma.
Atividade – Página 95
21. a. Fazendo a translação da figura na direção, sentido e com a medida de distância de deslocamento do vetor vermelho, temos a seguinte figura:
b) Fazendo a translação da figura na direção, sentido e com a medida de distância de deslocamento do vetor azul, temos a seguinte figura:
Atividades – Página 97
22. a) Fazendo uma rotação do ponto a, com centro O, no sentido horário, com um giro de 90 graus, obtemos a seguinte figura:
b) Fazendo uma rotação do ponto D, com centro óh, no sentido horário, com um giro de 45 graus, obtemos a seguinte figura:
c) Fazendo uma rotação do segmento
A B, com centro O, no sentido horário, com um giro de 60 graus, obtemos a seguinte figura:
23. a) Fazendo uma rotação da figura PQRS, com centro P, no sentido horário, com um giro de 90 graus, obtemos a seguinte figura:
b) Fazendo uma rotação da figura á bê cê dê é, com centro óh, no sentido anti-horário, com um giro de 180 graus, obtemos a seguinte figura:
c) Fazendo uma rotação da figura a bê cê dê, com centro P, no sentido anti-horário, com um giro de 45 graus, obtemos a seguinte figura:
Lendo e aprendendo – Página 101
1. a) Em ritos agrários, funerários ou de iniciação.
b) Não, porque em alguns casos, ao utilizá-la, o indivíduo introjeta uma personagem do mundo sobrenatural.
c) É o próprio mascarado, quando se põe em movimento.
2. a) Simetria axial, em todas as máscaras, o lado esquerdo é o simétrico do lado direito.
b) Os estudantes deverão construir uma máscara africana utilizando transformações geométricas.
3. Os estudantes deverão realizar uma pesquisa sôbre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro. O objetivo dessa atividade é mostrar que a cultura africana vai muito além das máscaras. É importante que eles reconheçam que essa cultura tem influência na culinária, no aspecto religioso, na música, entre outros.
Atividades – Página 102
24. Na figura a seguir, os pontos á linha, bê linha e cê linha são simétricos aos pontos A, B e C, respectivamente, em relação à reta r.
25. Na figura a seguir, os círculos de centro cê linha e cê linha1 são simétricos aos círculos de centro centésimo e cê linha1, respectivamente, em relação à reta r.
26. Na figura a seguir, o polígono á linha bê linha cê linha dê linha é linha é simétrico ao polígono á bê cê dê é em relação à reta r.
27. Na figura a seguir, o polígono á linha bê linha cê linha dê linha é linha éfe linha é simétrico ao polígono ABCDEF em relação ao ponto óh.
Tecnologias digitais em foco – Página 103
Observando os triângulos á bê cê e á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas, identificamos que uma única translação pode ser feita por este vetor:
Tecnologias digitais em foco – Páginas 104 e 105
a) Observando os quadriláteros a bê cê dê e á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas, identificamos que uma translação pode ser feita por este vetor:
b) Espera-se que os estudantes respondam que essa medida é igual ao dôbro da medida da distância entre as retas r e s e que essa igualdade se mantém verdadeira com as movimentações.
c) Espera-se que os estudantes percebam que a medida do comprimento do vetor é igual ao dôbro da medida da distância entre as retas r e s.
d) Espera-se que os estudantes percebam que, nesse caso, a reflexão sucessiva pelas retas r e s é equivalente a uma rotação no sentido anti-horário com centro no ponto de intersecção das retas e ângulo de medida da abertura igual ao dôbro da medida do ângulo formado por r e s.
Tecnologias digitais em foco – Página 106
a) Sim; espera-se que os estudantes, após algumas investigações, percebam que o pentágono á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas é duas linhas pode ser obtido do pentágono á bê cê dê é por meio de uma rotação, no sentido anti-horário, de um giro de 90 graus ao redor do ponto óh.
b) Espera-se que os estudantes respondam que a investigação feita sugere que realizar duas rotações sucessivas, no mesmo sentido, uma com um giro de x graus e outra com um giro de y graus, em torno de um ponto óh qualquer, corresponde a realizar uma única rotação, no mesmo sentido das rotações anteriores, de um giro de (x + y) grausao redor de óh.
Atividades – Página 107
28. Transladando a figura primeiro utilizando o vetor azul e depois o vetor verde, obtemos a figura mostrada a seguir.
29. Transladando a figura primeiro utilizando o vetor verde e depois o vetor azul, obtemos a figura mostrada a seguir.
30. Fazendo 3 rotações sucessivas da figura á bê cê, em torno do ponto C, no sentido horário, com um giro de 90 graus, obtemos a figura mostrada a seguir.
31. a) Resposta pessoal. Exemplo de questões que podem ser elaboradas:
Qual transformação geométrica foi realizada da primeira figura para a segunda? E da primeira para a terceira?
(Respostas: Simetria de reflexão; simetria de translação.)
b) Os estudantes realizarão os exercícios dos colegas.
c) Os estudantes analisarão as respostas dos colegas.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Páginas 108 e 109
1. Pelas definições de ângulo, temos:
a)
Ângulo AOB,
Ângulo BOC,
Ângulo COD,
Ângulo COE,
Ângulo DOE,
Ângulo DOFe
Ângulo EOF.
b)
Ângulo AOD,
Ângulo AOE,
ângulo B O Ee
ângulo B O F.
c)
Ângulo AOFd)
Ângulo AOC,
Ângulo BODe
Ângulo COF.
2. Como
Semirreta OCé bissetriz, temos:
sentença matemática. medida do ângulo AOB igual 2 vezes 10 graus igual 20 graus3. Representando a situação, temos:
Sentença matemática. A medida do segmento BP é igual à medida do segmento BC menos a medida do segmento PC, que é igual a 10 centímetros menos abre parêntese 18 sobre 2 fecha parêntese centímetros, que é igual a
igual a, abre parêntese 10 menos 9 fecha parêntese centímetros, igual a 1 centímetro
4. A torneira deve ser instalada em qualquer ponto da bissetriz do ângulo formado pelos muros do terreno, que será o lugar geométrico dos pontos equidistantes dos muros.
5. A primeira transformação foi reflexão, a segunda, translação, e a última, rotação. Alternativa b.
Capítulo 5 – Polígonos
Trocando ideias – Página 110
• Exemplo de resposta: triângulos, quadriláteros e pentágonos.
• Os estudantes construirão o origami cabeça de leão.
Atividades – Página 112
1. a) Triângulo á bê cê
Lados:
segmento de reta A B,
segmento de reta B Ce
segmento de reta A C.
Vértices: a, B e C.
Diagonais: não há.
b) Octógono á bê cê dê é éfe gê agá
Lados:
segmento de reta A B,
segmento de reta B C,
segmento de reta C D,
Segmento de reta DE.,
Segmento de reta EF.,
Segmento de reta FG.,
Segmento de reta GH.e
Segmento de reta AH..
Vértices: a, B, C, D, E, F, G e H.
Diagonais:
Segmento de reta AC.,
Segmento de reta AD.,
Segmento de reta AE.,
Segmento de reta AF.,
Segmento de reta AG.,
Segmento de reta BD.,
Segmento de reta BE.,
Segmento de reta BF.,
Segmento de reta BG.,
Segmento de reta BH.,
Segmento de reta CE.,
Segmento de reta CF.,
Segmento de reta CG.,
Segmento de reta CH.,
Segmento de reta DF.,
Segmento de reta DG.,
Segmento de reta DH.,
Segmento de reta EG.,
Segmento de reta EH.e
Segmento de reta FH.2. a) Exemplo de resposta:
b) Exemplo de resposta:
c) Exemplo de resposta:
3. a) O eneágono tem 9 ângulos internos.
b) O eneágono tem 9 vértices.
4. a) O pentágono possui 5 lados.
b) O pentágono possui 5 diagonais.
c) São elas:
Segmento de reta AC.,
Segmento de reta AD.,
Segmento de reta BD.,
Segmento de reta BE.e
Segmento de reta CE..
5. Como cada ângulo interno do octógono tem medida de abertura igual a 135 graus e há 8 ângulos internos, temos: 135 graus ⋅ 8 = .1080 graus
Portanto, a soma das medidas das aberturas de todos os ângulos internos desse octógono é .1080 graus.
Veja que interessante – Página 116
Espera-se que os estudantes percebam que, com o experimento, verificamos que a soma das medidas das aberturas dos ângulos externos de um polígono é 360 graus.
Atividades – Página 116
6. a)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parenteses n menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 5 vezes abre parenteses 5 menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 5 vezes 2 dividido por 2 igual a 5Portanto, um polígono de 5 lados tem 5 diagonais.
b)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parênteses n menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 9 vezes abre parênteses 9 menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 9 vezes 6 dividido por 2 igual a 27Portanto, um polígono de 9 lados tem 27 diagonais.
c)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parenteses n menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 15 vezes abre parenteses 15 menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 15 vezes 12 dividido por 2 igual a 90Portanto, um polígono de 15 lados tem 90 diagonais.
d)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parenteses n menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 20 vezes abre parenteses 20 menos 3 fecha parenteses tudo dividido por 2 igual 20 vezes 17 dividido por 2 igual a 170Portanto, um polígono de 20 lados tem 170 diagonais.
7. a) S = (n – 2) ⋅ 180 graus = (4 – 2) ⋅ 180 graus = 2 ⋅ 180 graus = 360 graus
b) S = (n – 2) ⋅ 180 graus = (9 – 2) ⋅ 180 graus = 7 ⋅ 180 graus = 1 260 graus
c) S = (n – 2) ⋅ 180 graus = (11 – 2) ⋅ 180 graus = 9 ⋅ 180 graus = 1 620 graus
d) S = (n – 2) ⋅ 180 graus = (20 – 2) ⋅ 180 graus = 18 ⋅ 180 graus = 3 240 graus
8. a) Temos, pela soma das medidas de abertura dos ângulos internos, que:
S = (n – 2) ⋅ 180 graus
.1080 graus = (n – 2) ⋅ 180 graus
Sentença matemática. mil e 80 dividido por 180 igual n menos 2
6 = n – 2
6 + 2 = n
n = 8
É um octógono.
b) Temos, pela soma das medidas de abertura dos ângulos internos, que:
S = (n – 2) ⋅ 180 graus
.1980 graus = (n – 2) ⋅ 180 graus
Sentença matemática. mil e 980 dividido por 180 igual n menos 2
11 = n – 2
11 + 2 = n
n = 13
É um polígono de 13 lados.
c) Temos, pela soma das medidas de abertura dos ângulos internos, que:
S = (n – 2) ⋅ 180 graus
.2340 graus = (n – 2) ⋅ 180 graus
Sentença matemática. 2 mil e 340 dividido por 180 igual n menos 2
13 = n – 2
13 + 2 = n
n = 15
É um pentadecágono.
d) Temos, pela soma das medidas de abertura dos ângulos internos, que:
S = (n – 2) ⋅ 180 graus
.1800 graus = (n – 2) ⋅ 180 graus
Sentença matemática. mil e 800 dividido por 180 igual n menos 2
10 = n – 2
10 + 2 = n
n = 12
É um dodecágono.
9. a) 2x + 105 graus + 65 graus = 360 graus
2x + 170 graus = 360 graus
2x = 360 graus – 170 graus
2x = 190 graus
x é igual a 190 graus sobre 2
x é igual a 95 graus
b) 5x = 540 graus
x é igual a 540 graus sobre 5
x = 108 graus
10. Como a soma das aberturas dos ângulos externos sempre é 360 graus, podemos assumir S = 360 graus. Assim:
S = (n – 2) ⋅ 180 graus
360 graus = (n – 2) ⋅ 180 graus
Sentença matemática. 360 graus dividido por 180 graus igual n menos 2
2 = n – 2
2 + 2 = n
n = 4
É um quadrilátero.
Atividades – Página 118
11. a.
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses n menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por nSentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por n
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses 4 menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por 4
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por 4
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 2 vezes 180 graus tudo dividido por 4
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 90 graus.
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 90 graus.
b)
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses n menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por nSentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por n
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses 8 menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por 8
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por 8
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 6 vezes 180 graus tudo dividido por 8
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 45 graus.
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 135 graus.
c)
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses n menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por nSentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por n
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses 9 menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por 9
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por 9
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 7 vezes 180 graus tudo dividido por 9
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 40 graus.
Sentença matemática. A medida da abertura do ângulo interno é igual a 140 graus.
d)
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses n menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por nSentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por n
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual abre parênteses 20 menos 2 fecha parênteses vezes 180 graus tudo dividido por 20 Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por 20
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 18 vezes 180 graus tudo dividido por 20
Sentença matemática. Medida da abertura do Ângulo externo, igual, 18 graus.
Sentença matemática. A medida da abertura do ângulo interno é igual a 162 graus.
12.
Sentença matemática. A medida da abertura do ângulo interno é igual à medida da abertura do ângulo externo.Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno mais medida da abertura do ângulo externo igual 180 graus
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno mais medida da abertura do ângulo interno igual 180 graus
Sentença matemática. 2 vezes medida da abertura do ângulo interno igual 180 graus
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 180 graus dividido por 2
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual medida da abertura do ângulo externo igual 90 graus
Logo, é um quadrado.
13.
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por nSentença matemática.40 graus igual 360 graus dividido por n
Sentença matemática. n igual 360 graus dividido por 40 graus
Sentença matemática. n igual 9
O polígono tem 9 lados.
14. Como ái + áe = 180 graus e com a informação do enunciado, podemos montar o seguinte sistema de equações:
Sistema de equações. Abre chave, primeira equação: medida de abertura do ângulo interno mais medida de abertura do ângulo externo é igual a 180 graus. Segunda equação: medida de abertura do ângulo interno menos medida de abertura do ângulo externo é igual a 60 graus.
Adicionando membro a membro as equações, temos:
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 240
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 240 graus dividido por 2
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 120 graus
Substituindo ai por 120 graus na equação ái + áe = 180 graus, temos:
ái + áe = 180 graus
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 180 graus menos 120 graus
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 60 graus
Calculando o número de lados n do polígono:
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 360 graus dividido por n implica 60 graus igual 360 graus sobre n implica n igual 360 graus sobre 60 graus, implica n igual 6
Logo, o polígono é um hexágono.
Atividades – Página 120
15. a)
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo central igual 360 graus dividido por n implica medida da abertura do ângulo central é igual 360 dividido por 6 implica medida da abertura do ângulo central é igual 60 grausb)
Sentença matemática. Medida da abertura do ângulo central igual 360 graus dividido por n implica medida da abertura do ângulo central é igual 360 dividido por 10 implica medida da abertura do ângulo central é igual 36 grausc)
Sentença matemática. Medida da abertura do ângulo central igual 360 graus dividido por n implica medida da abertura do ângulo central é igual 360 dividido por 12 implica medida da abertura do ângulo central é igual 30 grausd)
Sentença matemática. Medida da abertura do ângulo central igual 360 graus dividido por n implica medida da abertura do ângulo central é igual 360 dividido por 20 implica medida da abertura do ângulo central é igual 18 graus16. a) Exemplo de construção:
b) Exemplo de construção:
17. a)
b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta:
Construção de um triângulo equilátero.
c) Os estudantes construirão o polígono seguindo o fluxograma elaborado pelo colega.
d) Os estudantes discutirão se as instruções foram adequadas.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Página 121
1. Quadrado a bê cê dê
Lados:
Segmento de reta AB.,
Segmento de reta BC.,
Segmentos CDe
Segmento DAVértices: a, B, C e D.
Diagonais:
Segmento ACe
Segmento BD2. a) 7 vértices.
b) 7 lados
3. a)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parênteses n menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 8 vezes abre parênteses 8 menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 8 vezes 5 dividido por 2 igual a 20b)
Sentença matemática. d igual n vezes abre parênteses n menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 8 vezes abre parênteses 3 menos 3 fecha parênteses tudo dividido por 2 igual 3 vezes 0 dividido por 2 igual a 04. S = (n – 2) · 180 graus
720 = (n – 2) · 180 graus
Sentença matemática. 720 sobre 180
= n – 2
4 = n – 2
4 + 2 = n
n = 6
É um hexágono.
5. S = (n – 2) ⋅ 180 graus = (5 – 2) ⋅ 180 graus = 3 ⋅ 180 graus = 540 graus
6.
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo interno igual 3 vezes medida da abertura do ângulo externoSentença matemática. medida da abertura do ângulo interno mais medida da abertura do ângulo externo igual 180 graus
Sentença matemática. 3 vezes medida da abertura do ângulo externo mais medida da abertura do ângulo externo igual 180 graus
Sentença matemática. 4 vezes medida da abertura do ângulo externo igual 180 graus
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo igual 180 graus dividido por 4
Sentença matemática. medida da abertura do ângulo externo igual 45 graus
Sentença matemática. 360 graus dividido por n igual 45 graus implica igual 360 graus sobre 45 igual n igual 8
Logo, é um octógono.
Capítulo 6 – Probabilidade
Trocando ideias – Página 122
• No lançamento de um dado, podem aparecer as faces: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. A probabilidade de sair a face 2 é uma chance em 6 possibilidades. Logo, a probabilidade é
Fração Um sexto• Como o baralho tem 52 cartas e a carta “ás de copas” aparece uma única vez, temos
Fração Um 52 avosAtividades – Página 125
1. a)
b) O sorteio pode ter 12 resultados possíveis.
2. Os possíveis resultados são: (cara, cara), (cara, coroa), (coroa, coroa) e (coroa, cara).
3. a) Construindo uma árvore de possibilidades, temos as seguintes combinações:
b) São 24 possibilidades.
4. a) Como nosso alfabeto tem 26 letras, o usuário terá 26 possibilidades de escolha para a letra.
b) O usuário terá .1000 possibilidades de escolha, pois 10 · 10 · 10 = .1000. As opções vão de 000 a 999.
c) 26 · .1000 = .26000
O usuário terá .26000 senhas diferentes.
d) 26 · 10 = 260
Terão 260 possibilidades de combinação.
5.
4 |
4 |
3 |
2 |
Milhar |
Centena |
Dezena |
Unidade |
A ordem de milhar tem 4 possibilidades (4, 5, 8 e 9), não podendo assumir o 0.
A ordem da centena tem 4 possibilidades, as cinco apresentadas, menos o algarismo utilizado na unidade de milhar.
A ordem da dezena tem 3 possibilidades, as cinco apresentadas, menos os dois algarismos utilizados na unidade de milhar e na centena.
A ordem da unidade tem 2 possibilidades, as cinco apresentadas, menos os três algarismos utilizados na unidade de milhar, na centena e na dezena.
Então, 4 · 4 · 3 · 2 = 96 ou seja, 96 números.
6. Resposta pessoal. Exemplo de problema que pode ser elaborado: Quantos números de três algarismos distintos existem?
Exemplo de resolução: 9 ⋅ 9 ⋅ 8 = 648, ou seja, 648 números.
Atividades – Páginas 128 e 129
7. a)
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
|
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
(1, 1) |
(2, 1) |
(3, 1) |
(4, 1) |
(5, 1) |
(6, 1) |
2 |
(1, 2) |
(2, 2) |
(3, 2) |
(4, 2) |
(5, 2) |
(6, 2) |
3 |
(1, 3) |
(2, 3) |
(3, 3) |
(4, 3) |
(5, 3) |
(6, 3) |
4 |
(1, 4) |
(2, 4) |
(3, 4) |
(4, 4) |
(5, 4) |
(6, 4) |
5 |
(1, 5) |
(2, 5) |
(3, 5) |
(4, 5) |
(5, 5) |
(6, 5) |
6 |
(1, 6) |
(2, 6) |
(3, 6) |
(4, 6) |
(5, 6) |
(6, 6) |
7 |
(1, 7) |
(2, 7) |
(3, 7) |
(4, 7) |
(5, 7) |
(6, 7) |
8 |
(1, 8) |
(2, 8) |
(3, 8) |
(4, 8) |
(5, 8) |
(6, 8) |
b) O evento “saírem números 7 e 5” aparece apenas uma vez; logo, a probabilidade será
Fração. Um 48 avos.
c) O evento “saírem números 6 e 5” aparece duas vezes; logo, a probabilidade será
Sentença matemática Dois 48 avos igual um 24 avos.
d) Metade das somas são pares, e a outra metade, ímpares; logo, a probabilidade será
Sentença matemática 24 sobre 48 igual meio.
8. Para que os cálculos estejam corretos, a soma das probabilidades deve resultar em 1 ou 100%.
Sentença matemática um sexto mais um quarto mais um terço mais x igual
Sentença matemática 2 sobre 12, fim da fração, mais 3 sobre 12, fim da fração, mais 4 sobre 12, fim da fração, mais 12 x sobre 12 igual 12 sobre 12
9 + 12x = 12
12x = 12 – 9
12x = 3
Sentença matemática x igual 3 sobre 12 igual um quarto
A probabilidade de o estudante sorteado ser da turma D é
Fração. Um quarto.
9. a) 6 · 8 = 48, ou seja, existem 48 possibilidades de casais diferentes.
b) Na turma há 6 homens, então a probabilidade de Fábio ser escolhido é
Fração. Um sexto.
c) Na turma há 8 mulheres, então a probabilidade de Cecília ser escolhida é
Fração. Um oitavo.
d) Como calculado no item a, na turma há 48 possibilidades de casais diferentes. Só há uma possibilidade de Fábio e Cecília serem escolhidos juntos, então:
Fração. Um 48 avosLogo, a probabilidade de Fábio e Cecília serem escolhidos é
Fração. Um 48 avos.
10. a) 3 · 3 · 2 = 18, ou seja, 18 maneiras diferentes.
b)
1 sobre 1811. a) 14 ⋅ 13 ⋅ 15 = 2 730, ou seja, 2 730 maneiras diferentes.
b) Só há uma possibilidade de eles serem sorteados juntos, então:
Fração.1 sobre 2 mil 73012. Resposta pessoal. Exemplo de perguntas que podem ser elaboradas: Uma urna contém 50 bolinhas amarelas, 25 azuis e 25 vermelhas. Qual é a probabilidade de sair uma bolinha amarela ou azul? E a probabilidade de sair uma bolinha amarela?
Exemplo de resolução:
Sentença matemática 50 sobre 100, fim da fração, mais 25 sobre 100 igual 75 sobre 100 igual 75 porcento, ou seja, 75% de chance de sair uma bolinha amarela ou azul.
Sentença matemática 50 sobre 100 igual 50 porcento
, ou seja, 50% de chance de sair uma bolinha amarela.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Página 130
1. 64 resultados possíveis, pois 8 ⋅ 8 = 64.
2. 24 possibilidades diferentes, pois 3 ⋅ 2 ⋅ 4 = 24.
3. Serão 11 bolas no total (5 + 6 = 11); assim, a probabilidade de retirar uma bola preta (5 das bolas totais) será
Fração. Cinco 11 avos4. a) Será composto pelas faces do dado, ou seja, { a, bê, cê, dê, ê, éfe}.
b) A probabilidade será:
Fração. 1 sexto5. a) A probabilidade será:
Sentença matemática 30 sobre 50 igual 3 quintosb) A probabilidade será:
Sentença matemática 20 sobre 50 igual 2 quintos6. a) Temos 5 pares, do total de 12 números. Logo, a probabilidade será
Fração. Cinco 12 avosb) Temos 7 pares, do total de 12 números. Logo, a probabilidade será
Fração. Sete 12 avos7. a)
Ás, Ás |
2, Ás |
3, Ás |
4, Ás |
5, Ás |
6, Ás |
7, Ás |
Ás, 2 |
2, 2 |
3, 2 |
4, 2 |
5, 2 |
6, 2 |
7, 2 |
Ás, 3 |
2, 3 |
3, 3 |
4, 3 |
5, 3 |
6, 3 |
7, 3 |
Ás, 4 |
2, 4 |
3, 4 |
4, 4 |
5, 4 |
6, 4 |
7, 4 |
Ás, 5 |
2, 5 |
3, 5 |
4, 5 |
5, 5 |
6, 5 |
7, 5 |
Ás, 6 |
2, 6 |
3, 6 |
4, 6 |
5, 6 |
6, 6 |
7, 6 |
Ás, 7 |
2, 7 |
3, 7 |
4, 7 |
5, 7 |
6, 7 |
7, 7 |
b) Apenas uma chance de um total de 49 possibilidades. Logo, a probabilidade será de
Fração. Um 49 avos.
c) Aparecem 7 pares iguais de um total de 49 possibilidades. Logo, a probabilidade será de
Fração. Sete 49 avos.
d) Os estudantes devem perceber que se Júlia contar qual é o valor de uma das cartas, a probabilidade de João acertar é de
Fração. 1 sétimo.
É hora de extrapolar – Páginas 131 a 135
1. a) A partir de 60 anos.
b) Resposta pessoal. Os estudantes poderão citar: Atendimento preferencial, medicamento gratuito, transporte público gratuito, isenção de pagamento de Imposto predial e territorial urbano, entre outros.
2. Os estudantes deverão fazer uma pesquisa sôbre o Estatuto do Idoso, abrangendo o ano em que foi criado, os objetivos, a categoria de pessoas incluídas e os principais direitos assegurados. Uma referência de pesquisa pode ser encontrada a seguir:
https://oeds.link/1Xvk35 (acesso em: 2 agosto 2022).
3. a) Resposta pessoal. Os estudantes devem comparar a resposta do item a da atividade 1 com a idade encontrada no estatuto para indicar que uma pessoa é idosa (idade igual ou superior a 60 anos).
b) Resposta pessoal. Os estudantes responderão se já conheciam o estatuto.
c) Resposta pessoal. Os estudantes colocarão suas opiniões sôbre o conhecimento da população idosa quanto ao estatuto.
4. Resposta pessoal. Os estudantes construirão uma lista única para a turma com todos os direitos dos idosos pesquisados.
5. a) Resposta pessoal. Os estudantes responderão de acôrdo com sua opinião.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que os idosos que se preocupam mais com a qualidade de vida praticam atividade física, têm uma boa alimentação etcétera
6. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes construam um texto defendendo a ideia de que o gasto com o idoso é um investimento, tendo em vista o bem-estar do idoso, aumentando a longevidade e a qualidade de vida.
7. a) Os grupos que possuem o direito ao assento preferencial em transportes públicos são: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas de crianças de colo, autistas, idosos e obesos.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que é importante porque esses grupos têm mobilidade reduzida e os assentos preferenciais são uma garantia de que vão conseguir se acomodar nos transportes públicos.
c) A probabilidade será de
Sentença matemática 6 sobre 46 igual 3 sobre 23 aproximadamente igual a 13 porcento.
8. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que as rampas são mais indicadas que as escadas porque exigem menos esforço de quem as utiliza, principalmente das pessoas que utilizam cadeiras de roda para se locomover.
b) Os estudantes deverão construir a bissetriz do ângulo de inclinação seguindo estes passos:
• Traçar um arco com a ponta-seca do compasso no vértice do ângulo, abertura qualquer, de fórma a cruzar os dois lados do ângulo nos pontos a e B.
• Com a ponta-seca do compasso em a, traçar um arco.
• Com a ponta-seca do compasso em B, traçar outro arco com mesma abertura do passo anterior, até interceptar o arco anterior.
• A bissetriz será a semirreta com origem no vértice que passa pelo cruzamento dos dois arcos.
9. Resposta pessoal. Os estudantes optarão por um dos temas disponibilizados.
10. Os estudantes construirão uma cartilha informativa. Para isso, farão uma pesquisa para descobrir o que é uma cartilha informativa. Espera-se que na pesquisa descubram que uma cartilha informativa é um material que procura educar e informar. É importante que tenha adequação ao público-alvo; linguagem clara e objetiva; visual leve e atraente e informações confiáveis.
11. Os estudantes escolherão um dos direitos da etapa 1 para ser explicado pelo grupo.
12. Os estudantes devem discutir e construir as imagens e os textos da cartilha.
13. Os grupos deverão elaborar uma capa para a cartilha.
14. Os grupos compartilharão as páginas elaboradas para análises e sugestões dos colegas.
15. Os estudantes deverão anotar dúvidas, opiniões e sugestões dos colegas.
16. Os estudantes farão uma votação para escolher a capa da cartilha, que deve estar organizada em duas partes: a primeira, com as páginas sôbre os direitos dos idosos; a segunda, com dicas para prevenção de quedas.
17. Divulgação da cartilha.
18. Os estudantes farão uma síntese do trabalho com base na discussão sôbre a importância de garantir com leis os direitos dos idosos por toda a população e sôbre como os estudantes fariam para se preparar para a velhice.
19. Os estudantes construirão um texto descrevendo o processo de confecção de uma cartilha coletiva e a apresentação e análise das páginas elaboradas e divulgação da cartilha.
Capítulo 7 – Triângulos e quadriláteros
Trocando ideias – Página 135
• Exemplos de resposta: todos seus ângulos internos têm a mesma medidade abertura, têm dois pares de lados paralelos, têm todos os ângulos internos retos.
• Resposta pessoal.
Atividades – Página 137
1. a) Como todas as medidas de comprimento dos lados do triângulo são iguais, podemos classificá-lo como equilátero; em relação aos ângulos, é classificado como acutângulo, pois todas as medidas das aberturas dos ângulos internos são menores que 90 graus e maiores que 0 grau.
b) Esse triângulo tem dois lados com a mesma medida de comprimento, então pode ser classificado como isósceles; em relação aos ângulos, é classificado como obtusângulo, pois um ângulo tem a medida de abertura maior que 90 graus e menor que 180 graus.
c) Esse triângulo tem todos os lados com medidas de comprimento diferentes, sendo classificado como escaleno; em relação aos ângulos, é classificado como obtusângulo, pois um ângulo tem a medida de abertura maior que 90 graus e menor que 180 graus.
2. Não, pois a soma das medidas de abertura de dois ângulos obtusos é maior que 180 graus. Então é impossível ter um triângulo com dois ângulos obtusos, uma vez que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180 graus.
Atividades – Página 140
3. Os estudantes deverão copiar o triângulo no caderno e traçar as medianas relativas a cada lado do triângulo; o encontro dessas cevianas determinará o baricentro do triângulo.
4. Traçando a bissetriz de cada ângulo interno do triângulo, o ponto I encontrado na intersecção das cevianas é o incentro.
5. Traçando a altura relativa a cada lado do triângulo, o ponto H encontrado na intersecção das cevianas é o ortocentro.
6. • Os estudantes devem traçar as mediatrizes do triângulo e encontrar o circuncentro; o raio da circunferência circunscrita corresponde à distância do circuncentro a qualquer vértice do triângulo.
• Os estudantes devem traçar as bissetrizes do triângulo e encontrar o incentro; o raio da circunferência inscrita corresponde à distância do incentro a qualquer lado do triângulo.
Tecnologias digitais em foco – Páginas 141 e 142
a) Nesse caso, espera-se que os estudantes concluam que a mediatriz, a altura e a mediana coincidem e estão contidas na reta, que é a mediatriz relativa à base.
b) Espera-se que os estudantes observem que os pontos notáveis em um triângulo isósceles estão sempre alinhados.
c) Espera-se que os estudantes verifiquem que os pontos notáveis em um triângulo equilátero coincidem.
Atividades – Páginas 144 e 145
7. a) Sendo
Segmento de reta AB congruente ao segmento de reta ED,
Ângulo A congruente ângulo Ee
Segmento de reta AC congruente ao segmento de reta EF, podemos afirmar que os triângulos á bê cê e EDF são congruentes pelo caso éle á éle.
b) Sendo
Ângulo A congruente ao ângulo F,
Segmento de reta CA congruente ao segmento de reta FDe
Ângulo C congruente ao ângulo D, podemos afirmar que os triângulos á bê cê e FED são congruentes pelo caso á éle á .
c) Como as medidas das aberturas dos ângulos internos desses triângulos não são congruentes, eles não são congruentes.
d) Sendo
Segmento de reta AB congruente ao segmento de reta DE,
Ângulo A congruente ao ângulo De
Segmento de reta AC congruente ao segmento de reta DF, podemos afirmar que os triângulos á bê cê e DEF são congruentes pelo caso éle á éle.
e) Sendo
Ângulo B congruente ao ângulo D,
Segmento de reta BC congruente ao segmento de reta CDe
Ângulo BCA congruente ao ângulo DCE(opostos pelo vértice), podemos afirmar que os triângulos á bê cê e EDC são congruentes pelo caso á éle á .
8. a) Como
Segmento AD congruente a CB,
Ângulo ADB congruente ângulo CBDe
Segmento BDé lado comum, podemos afirmar que os triângulos á dê bê e CBD são congruentes pelo caso éle á éle.
b) Como
ângulo A C D congruente ângulo B C D,
CDé lado comum e
Ângulo ADC congruente ao ângulo BDC, podemos afirmar que os triângulos CAD e CBD são congruentes pelo caso á éle á .
9. Como
Segmento de reta CM congruente ao segmento de reta MD,
Ângulo CMA congruente ao ângulo DMB(o postos pelo vértice) e
Ângulo MAC congruente ao ângulo MBDque são ângulos retos e opostos aos lados
CMe
MD, podemos afirmar que os triângulos á cê ême e BDM são congruentes pelo caso LAAo
. Dessa maneira, concluímos que existe uma correspondência em relação aos lados e ângulos, sendo
Segmento de reta AM congruente ao segmento de reta MB.
10. Como
Segmento DA congruente a CB Medida do ângulo DAM igual medida do ângulo CBM igual 90 graus e Segmento de reta AM congruente ao segmento de reta BMpodemos afirmar que os triângulos á ême dê e BMC são congruentes pelo caso éle á éle. Dessa maneira, concluímos que existe uma correspondência em relação aos ângulos e lados, sendo
Segmento de reta MD congruente ao segmento de reta MC.
11. Como
Ângulo ABM congruente ângulo CDM,
Segmento BM congruente a DMe
Ângulo BMA congruente ângulo DMC(oposto pelo vértice), então ∆ á bê ême ≅ ∆ cê dê ême pelo caso á éle á .
Atividade – Página 149
12. Precisamos provar que o ponto M é o ponto médio de
Segmento ABe que
reta CDe
Segmento ABsão perpendiculares.
Como
Segmento AC congruente a AD congruente a BC congruente a BD(raios da circunferência criados com a abertura do compasso) e
CDé lado comum aos dois triângulos, então ∆ á cê dê ≅ ∆ bê cê dê pelo caso éle éle éle. Temos que:
Ângulo ACD congruente ao ângulo BCD
e
Ângulo ADC congruente ângulo BDCAnalogamente, ∆ACB ≅ ∆ADB, então:
Ângulo CAB congruente ângulo DAB
e
Ângulo DBA congruente ângulo ABC.Por essas congruências, temos que á ême dê ≅ ∆AMC pelo caso á éle á , então:
Ângulo AMD congruente ângulo AMC
Analogamente, ∆BMD ≅ ∆BMC, então:
Ângulo BMD congruente ângulo BMC
Como
Sentença matemática. Medida do ângulo BMD mais Medida do ângulo BMC igual 180 graus, então
medida da abertura do ângulo BMD igual a medida da abertura do ângulo BMC que é igual a 90 grausComo
medida da abertura do ângulo AMD mais medida da abertura do ângulo AMC é igual a 180 graus, então a medida da abertura do ângulo AMD é igual a medida da abertura do ângulo AMC que é igual a 90 graus.
Como
Ângulo AMD congruente ângulo BMD,
Segmento MDlado comum e
Ângulo ADC congruente ângulo BDC, temos que
triânguloá ême dê ≅
triânguloBMD pelo caso á éle á , então:
Segmento de reta AM≅
segmento de reta BM.
Assim, concluímos que
reta CDé a mediatriz de
Segmento AB.
Atividades – Página 151
13. a) M, N, O e P
b)
Segmentos de reta MN, NO, OP e MPc)
Segmento de reta NOd)
Segmentos de reta MO e NPe)
Ângulo N ou ângulo MNO14. Resposta pessoal. Exemplo de resposta:
Quadriláteros convexos:
Quadriláteros não convexos:
Atividades – Página 152
15. Considerando que, em um quadrilátero convexo, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual a 360 graus, temos:
a) x + 110 graus + 60 graus + 80 graus = 360 graus
x = 110 graus