Parte 5
b) x + 2x + 4x + 5x = 360 graus
12x = 360 graus
Sentença matemática x igual 360 graus sobre 12 igual 30 graus
c) x + 90 graus + 120 graus + 80 graus = 360 graus
x = 70 graus
16. Considerando que, em um quadrilátero convexo, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual a 360 graus, temos:
x + 2x + 3x + 4x = 360 graus
10x = 360 graus
Sentença matemática x igual 360 graus sobre 10 igual 36 graus
Substituindo o valor de x em cada expressão que representa as medidas de abertura dos ângulos internos, teremos 36 graus, 72 graus, 108 graus e 144 graus.
17. Considerando que, em um quadrilátero convexo, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual a 360 graus, temos:
x + 20 graus + x + 40 graus x + 50 graus + x – 10 graus = 360 graus
4x = 260 graus
Sentença matemática x igual 260 graus sobre 4 igual 65 graus
Substituindo o valor de x, temos:
x + 20 graus = 65 graus + 20 graus = 85 graus
x + 40 graus = 65 graus + 40 graus = 105 graus
x + 50 graus = 65 graus + 50 graus = 115 graus
x – 10 graus = 65 graus – 10 graus = 55 graus
18. Traçando a diagonal
Segmento BDno quadrilátero ABCD, podemos notar que a figura fica decomposta em dois triângulos. Como a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo é igual 180 graus, temos que:
Sentença matemática Soma das medidas das aberturas dos ângulos internos do quadrilátero ABCD é igual a soma das medidas das aberturas dos ângulos internos do triângulo ABD mais a soma das medidas das aberturas dos ângulos internos do triângulo BCD que é igual a 180 graus mais 180 graus que é igual a 360 graus
.
Concluímos que, para todo quadrilátero ABCD não convexo, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual a 360 graus.
Tecnologias digitais em foco – Páginas 153 e 154
a) Espera-se que os estudantes observem que os lados opostos de qualquer paralelogramo são congruentes.
b) Espera-se que os estudantes observem que os ângulos internos opostos de qualquer paralelogramo são congruentes.
c) Considerando as medidas encontradas, espera-se que os estudantes notem que ei ém = emi dê e BM = êmi sí, ou seja, ême é o ponto médio das duas diagonais. Assim, essa exploração indica que as diagonais de um paralelogramo se cruzam em seus respectivos pontos médios.
Atividades – Páginas 156 e 157
19. a) No paralelogramo a bê cê dê, temos que
Segmento A D paralelo ao segmento BC,
Segmento A B paralelo ao segmento D C; logo, á dê = bê cê e A bê = dê cê. Portanto, x = 4 centímetros e y = 2 centímetros.
b) O ∆BCD é isósceles, então:
Sentença matemática medida do ângulo CBD igual medida do ângulo CDB igual x igual y
.
2x + 90 graus = 180 graus
x = 45 graus
c) O ∆ á bê dê é isósceles, então
Sentença matemática medida do ângulo ADB igual medida do ângulo ABD igual 30 grause pela soma das medida deidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo, temos que
Sentença matemática medida do ângulo BAD igual 120 graus. No paralelogramo a bê cê dê,
Sentença matemática medida do ângulo BCD igual medida do ângulo BAD igual 120 grause
Sentença matemática medida do ângulo CDA igual medida do ângulo CBA igual x mais 30 graus; usando a soma das medidas de abertura dos ângulos internos do paralelogramo, temos que:
2 · 120 graus + 2(x + 30 graus) = 360 graus
2x + 60 graus = 120 graus
x = 30 graus
Como
Sentença matemática medida do ângulo CDA igual medida do ângulo CBA igual 60 grause
Sentença matemática medida do ângulo BCA igual medida do ângulo BAC igual y(∆ á bê cê é isósceles), e utilizando a soma das medidas de abertura dos ângulos internos no △ á bê cê, temos que:
Sentença matemática medida do ângulo CBA mais medida do ângulo BAC mais medida do ângulo BCA igual 180 graus
60 graus + y + y = 180 graus
y = 60 graus
20. Roteiro: Traçar o segmento
Segmento ABcujo comprimento mede 4 centímetros e, em seguida, construir na extremidade B o ângulo de medida de abertura de 60 graus.
Na extremidade a, construir um ângulo de medida de abertura de 120 graus, porque ângulos consecutivos em um paralelogramo são suplementares. Com um compasso com abertura medindo 8 centímetros de comprimento e com a ponta-seca em B, e depois em a, marcar respectivamente os pontos C e D nos lados dos ângulos construídos.
Unir os pontos C e D, completando o paralelogramo a bê cê dê.
21. Sendo a diferença entre as medidas de comprimento dos seus lados igual a 14, denominamos a medida de comprimento de um lado como x e a medida de comprimento do outro lado como xis + 14:
Sentença matemática. 2 x mais 2 abre parênteses, x mais 14, fecha parênteses, igual 66. Abaixo, x mais x mais 14, igual 33. Abaixo, x igual a 9 vírgula 5. Assim, x mais 14 igual a 23 vírgula 5.
x + x + 14 = 33
Sentença matemática. igual a 9 vírgula 5.
Assim, x + 14 = 23,5.
Logo, as medidas de comprimento dos lados são: 9,5 centímetros, 23,5 centímetros, 9,5 centímetros e 23,5 centímetros.
22. Como em um paralelogramo os ângulos opostos são congruentes, temos
Sentença matemática. Medida do ângulo CAB igual medida do ângulo BDC. Sentença matemática. medida do ângulo ACD igual medida do ângulo DBA.:
Sentença matemática. medida do ângulo CAB mais 64 graus igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo CAB igual 116 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo CAB mais medida do ângulo ACD igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo ACD igual 180 graus menos 116 graus igual 64 graus.
Portanto, as medidas de abertura dos ângulos são:
116 graus, 64 graus, 116 graus e 64 graus
23. Usando a soma das medidas de abertura dos ângulos internos no ∆ bê cêD:
Sentença matemática. Medida do ângulo BCD mais 38 graus mais 54 graus igual 180 graus.
Sentença matemática. Medida do ângulo BCD igual 88 graus.
No paralelogramo a bê cê dê, os ângulos opostos são congruentes, então
Sentença matemática. medida do ângulo BCD igual medida do ângulo BAD igual 88 graus..
Note que
Sentença matemática. Medida do ângulo ADB igual medida do ângulo CBD igual 38 graus.por serem ângulos alternos internos. Assim:
Sentença matemática. medida do ângulo ADC, igual, medida do ângulo ADB mais medida do ângulo CDB, igual, 38 graus mais 54 graus, igual ,92 graus.
.
Em síntese, temos:
Sentença matemática. medida do ângulo C igual medida do ângulo A igual 88 graus. Sentença matemática. medida do ângulo B igual medida do ângulo D igual 92 graus.
.
24. No paralelogramo a bê cê dê, os ângulos consecutivos são suplementares; logo,
Sentença matemática. medida do ângulo DCB mais 140 graus e 30 minutos igual 180 graus..; então,
Sentença matemática. medida do ângulo CBA igual 110 graus..
Sendo
Símbolo. semirreta BM.e
Símbolo. semirreta CM., respectivamente, as bissetrizes dos ângulos
ângulo ABCe
ângulo BCD, temos
Sentença matemática. medida do ângulo MCB igual 35 graus. Sentença matemática. medida do ângulo MBC igual 55 graus..
Usando a soma das medidas de abertura dos ângulos internos no ∆BCM:
Sentença matemática. medida do ângulo MCB mais medida do ângulo BMC mais medida do ângulo MBC igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo BMC igual 180 graus menos 35 graus menos 55 graus igual 180 graus menos 90 graus igual 90 graus.
25. Estando x representando a medida de abertura de um ângulo interno do paralelogramo, a medida de abertura do ângulo consecutivo pode ser representada por (x + 80 graus)
x + (x + 80 graus) = 180 graus
2x = 100 graus
x = 50 graus
x + 80 graus = 130 graus
Como os ângulos opostos de um paralelogramo são congruentes, podemos afirmar que as aberturas dos outros dois medem 50 graus e 130 graus
Atividades – Página 159
26. As alternativas corretas são: a, b, c, d, f.
a) Verdadeira.
b) Verdadeira.
c) Verdadeira.
d) Verdadeira.
e) Falsa, todo losango é um paralelogramo.
f) Verdadeira.
g) Falsa, nem todo paralelogramo é um retângulo.
27. As alternativas corretas são: a, b, c, d, f.
a) Verdadeira, as diagonais de um losango são perpendiculares.
b) Verdadeira, pois são ângulos alternos internos.
c) Verdadeira, pois as diagonais se interceptam em seus respectivos pontos médios.
d) Verdadeira.
e) Falsa, as diagonais de um losango não são necessariamente congruentes.
f) Verdadeira.
g) Falsa,
Símbolo. Segmento de reta AC.não é congruente a
Símbolo. Segmento de reta ABe
Símbolo. Segmentos de reta BC..
28. Sendo a bê cê dê um losango e
Semirreta ACe
Semirreta BDbissetrizes, por consequência, a = b = e = f e c = d = g = h, teremos:
Sentença matemática. medida do ângulo BAD igual 100 graus.
2a = 100 graus
a = 50 graus
Se dois ângulos consecutivos são suplementares, temos que:
100 graus + 2c = 180 graus
c = 40 graus
Portanto, teremos:
a = b = e = f = 50 graus, c = d = g = h = 40 graus.
29. A diagonal de um losango é a bissetriz de um ângulo; se a abertura do ângulo formado pelo lado e pela diagonal mede 36 graus, então a abertura do ângulo desse vértice mede 72 graus. Para descobrir a medida de abertura do ângulo consecutivo a ele, basta subtrair 72 graus de 180 graus; logo, a abertura desse ângulo mede 108 graus.
Como os ângulos opostos de um losango são congruentes, podemos afirmar que as aberturas dos outros dois medem 72 graus e 108 graus.
30. Somando as medidas de abertura dos ângulos internos do triângulo, temos que:
2x + 114 graus = 180 graus
x = 33 graus
Sendo a bê cê dê retângulo, então
Sentença matemática. medida do ângulo ADC igual 90 graus.; assim:
x + y = 90 graus
33 graus + y = 90 graus
y = 57 graus
31.
Sentença matemática. medida do ângulo DCB mais 140 graus e 30 minutos igual 180 graus.Sentença matemática. Medida do ângulo DCB igual 39 graus e 30 minutos.
Em um losango, a soma das medidas de abertura dos ângulos consecutivos é suplementar; assim, temos que:
Sentença matemática. medida do ângulo DCB mais medida do ângulo CBA igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo CBA igual 180 graus menos 39 graus e 30 minutos igual 140 graus e 30 minutos.
Como os ângulos opostos são congruentes, então os maiores ângulos são
Símbolos. ângulos CBAe
Símbolos. ângulos CDA..
32. A abertura do ângulo formado entre o lado e a bissetriz mede 64 graus; dessa maneira, a abertura do ângulo desse vértice mede 128 graus. Em um losango, dois ângulos consecutivos são suplementares; logo, a abertura do outro ângulo mede 52 graus. Assim, como os ângulos opostos de um losango são congruentes, as medidas de abertura dos ângulos internos são 52 graus, 52 graus, 128 graus e 128 graus.
33. O
Símbolo. triângulo BEC.é isósceles de base
Símbolo. Segmento EC., então
Sentença matemática. medida do ângulo BEC igual medida do ângulo BCE igual x.. a bê cê dê é um quadrado, logo
Sentença matemática. medida do ângulo ABE mais medida do ângulo CBE igual 90 graus.. Como o △ á bê é é equilátero, então as aberturas de todos os ângulos internos medem 60 graus. Assim, temos que:
Sentença matemática. medida do ângulo BEC mais medida do ângulo BCE mais medida do ângulo CBE igual 180 graus.
2x + 30 graus = 180 graus
x = 75 graus
Atividades – Página 162
34. Como a soma das medidas das aberturas de um ângulo externo e de um ângulo interno relativos ao mesmo vértice é igual a 180 graus. Seja x a medida de abertura do ângulo interno desse vértice, temos que:
100 graus 40 minutos + x = 180 graus
x = 180 graus – 100 graus 40 minutos
x = 79 graus 20 minutos
Em um trapézio isósceles, os ângulos adjacentes às mesmas bases são congruentes e os ângulos consecutivos que não estão na mesma base são suplementares; sendo assim, as aberturas dos ângulos medem 100 graus 40 minutos; 100 graus 40 minutos; 79 graus 20 minutos e 79 graus 20 minutos.
35. Em um trapézio isósceles, os ângulos adjacentes às mesmas bases são congruentes e os ângulos consecutivos que não estão na mesma base são suplementares, então os ângulos obtusos são congruentes entre si e os ângulos agudos também são congruentes entre si. Utilizando a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero e chamando de x a medida de abertura do ângulo agudo, teremos:
250 graus + 2x = 360 graus
2x = 360 graus ‒ 250 graus
Sentença matemática. x igual a 110 graus sobre 2.
x = 55 graus
Logo, as aberturas dos ângulos agudos medem 55 graus e 55 graus.
36. Como a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de todo quadrilátero é 360 graus e considerando que y é a medida de abertura de cada ângulo da base maior, temos que:
Sentença matemática. medida do ângulo DAB mais medida do ângulo ABC mais medida do ângulo BCD mais medida do ângulo CDA igual 360 graus.
100 graus + 100 graus + y + y = 360 graus
2y = 160 graus
Sentença matemática. y igual a 160 graus sobre 2 igual 80 graus.
Como
Símbolo. Segmentos de reta BE e EC.são bissetrizes,
Sentença matemática. medida do ângulo EBC, igual, medida do ângulo BCE igual 80 graus sobre 2.; utilizando a soma das medida deidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo, que é 180 graus, temos que:
Sentença matemática. medida do ângulo EBC mais medida do ângulo BEC mais medida do ângulo BCE igual 180 graus.
x = 180 graus – 80 graus = 100 graus
37. a) Traçando as diagonais do quadrilátero azul, obtemos 2 pares de triângulos isósceles congruentes (1 e 2; 3 e 4).
Como cada ângulo interno do quadrilátero tem a mesma medida de abertura, essa medida é:
Sentença matemática. 360 graus sobre 4 igual a 90 graus..
Portanto, o quadrilátero azul é um retângulo.
b) A figura a seguir representa a situação.
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos do triângulo ∆AEB é 180º.
45 graus + 110 graus + y = 180 graus
y = 180 graus – 155 graus = 25 graus
Somando as medidas de abertura dos ângulos do trapézio, teremos:
Sentença matemática. 90 graus mais 90 graus mais 50 graus mais medida do ângulo BCD igual 360 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo BCD igual 360 graus menos 230 graus igual 130 graus.
Então, a medida de abertura do suplemento do maior ângulo é 50º.
38. a) Trapézio retângulo e escaleno, pois possui dois ângulos retos e as medidas de comprimento dos seus lados não paralelos não são iguais.
b) Trapézio isósceles, pois os triângulos BHC e AID são congruentes, logo os lados não paralelos são congruentes.
c) Trapézio escaleno, pois seus lados não paralelos não são congruentes.
d) Trapézio retângulo e escaleno, pois possui dois ângulos retos e as medidas de comprimento dos seus lados não paralelos não são iguais.
e) Trapézio escaleno, pois seus lados não paralelos não são congruentes.
f) Trapézio isósceles, pois os lados não paralelos são congruentes.
39. Trapezoide é todo quadrilátero convexo que não tem lados paralelos, enquanto o trapézio apresenta um par de lados paralelos.
40. Exemplo de resposta:
Trapézio retângulo.
Trapézio isósceles.
Resolvendo em equipe – Página 163
Interpretação e identificação dos dados
Observe a figura.
O triângulo formado pelos ângulos de medidas de abertura α e β e o formado pelos ângulos de medidas de aberturas β e γ têm duas medidas de abertura conhecidas.
As medidas das aberturas dos terceiros ângulos podem ser determinadas com base na soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo ser igual a 180 graus.
Plano de resolução e resolução
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos do ∆ABG é:
Sentença matemática. alfa mais beta mais medida do ângulo BGF igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo BGF igual 180 graus menos abre parênteses 54 graus mais 39 graus fecha parênteses igual 87 graus.
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos do ∆CHB é:
Sentença matemática. beta mais gama mais medida do ângulo CHB igual 180 graus.
Sentença matemática medida do ângulo CHB igual 180 graus menos abre parenteses 39 graus mais 36 graus fecha parenteses igual 105 graus.
No quadrilátero FGBH
, a soma das medidas de abertura dos ângulos internos é igual a 360 graus.
Sentença matemática. beta mais delta mais medida do ângulo BGF mais medida do ângulo CHB igual 360 graus.
Sentença matemática. delta igual 360 graus menos abre parênteses 87 graus mais 105 graus mais 39 graus fecha parênteses igual 129 graus.
Logo, a alternativa e é a correta.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Páginas 164 e 165
1. Sabendo que a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus e que x = y, podemos escrever que:
x + x + 90 graus = 180 graus ⇒ x = 45 graus
Assim, no △ bê cê dê temos:
Sentença matemática. medida do ângulo B igual 45 graus.,
Sentença matemática. medida do ângulo D igual 45 graus.e
Sentença matemática. medida do ângulo C igual 90 graus..
2. três-A, um-B e dois-C
3. ∆ á bê dê ≅ ∆CBD pelo caso éle á éle, pois
Sentença matemática. Segmento de reta AB congruente ao segmento de reta BC., α = β e
Símbolo. Segmento de reta BD.é lado comum, então
Sentença matemática. ângulo C congruente ao ângulo A.4. Pelo caso á éle á , temos que
Sentença matemática. Triângulo ABM congruente ao triângulo DCM., porque
Sentença matemática. ângulo ABM congruente ao ângulo DCM.,
Sentença matemática. segmento de reta CM congruente ao segmento de reta MB.e
Sentença matemática. ângulo BMA congruente ao ângulo CMD.(ângulos opostos pelo vértice); então
Sentença matemática. segmento de reta AM congruente ao segmento de reta MD..
5. A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é igual a 360 graus, reescrevendo as equações dadas em função de b, temos que:
Sentença matemática. a igual b sobre 2
Sentença matemática. d igual, fração, numerador: b, denominador: 2, fim da fração, mais 2 b igual 5b sobre 2.
Sentença matemática a mais b mais c mais d é igual a 360 graus.
Sentença matemática. Fração, numerador: b, denominador: 2, fim da fração, mais b mais 2 b mais 5b sobre 2 igual 360 graus.
graus
Sentença matemática. Fração, numerador: b mais 2 b mais 4 b mais 5 b, denominador: 2, igual 720 graus sobre 2.
12b = 720 graus
b = 60 graus
Logo a = 30 graus, b = 60 graus, c = 120 graus e d = 150 graus.
6. As afirmações corretas são a, c e d.
a) Verdadeira.
b) Falsa, o losango tem obrigatoriamente os lados congruentes.
c) Verdadeira.
d) Falsa, nem todo retângulo é quadrado.
e) Verdadeira.
7. Sejam a, b, c e d as medidas das aberturas dos ângulos internos do paralelogramo, a e c sendo as medidas das aberturas dos ângulos opostos, temos que:
a = c e b = d
a – b = 108 graus, então a = 108 graus + b
Substituindo o valor de a na expressão a + b = 180 graus (ângulos consecutivos de um paralelogramo são suplementares), teremos:
108 graus + b + b = 180 graus
b = 36 graus
Voltando a substituir o valor encontrado, teremos:
a = 108 graus + 36 graus = 144 graus
Logo, as medidas de abertura dos ângulos são 144 graus e 36 graus.
8.
Como a figura é um retângulo, suas diagonais são congruentes e interceptam-se em seus pontos médios, então os quatro triângulos presentes na figura são isósceles.
Sendo
Sentença matemática. medida do ângulo BAF igual x. Sentença matemática. medida do ângulo EAD igual y. Sentença matemática. medida do ângulo BFE igual 84 graus., então temos que:
∆FAB é isósceles e a
Sentença matemática. medida do ângulo AFB igual 96 graus., suplemento de
Símbolo. ângulo BFE., cuja abertura mede 84 graus.
Temos que:
2x + 96 graus = 180 graus
x = 42 graus
∆FAD é isósceles e
Sentença matemática. medida do ângulo AFD igual 84 graus., oposto pelo vértice com
Símbolo. ângulo BFE.temos que:
2y + 84 graus = 180 graus
y = 48 graus
Logo, x = 42 graus e y = 48 graus.
9. a) Como os ângulos opostos em um losango são congruentes, temos que
Sentença matemática. medida do ângulo ADC igual medida do ângulo ABC implica em x igual 40 graus. Como á dê cê é isósceles, temos que:
2y + 40 graus = 180 graus
y = 70 graus
b)
Semirreta BD é a bissetriz de
ângulo ABCe assim
Sentença matemática. medida do ângulo ADB igualigual medida do ângulo CBD implica x igual 35 graus
∆ á bê dê é isóceles de base
Símbolo. Segmento de reta BD.e
Sentença matemática. medida do ângulo DBA igual medida do ângulo BDA., então:
Sentença matemática. medida do ângulo BAD mais 35 graus mais 35 graus igual 180 graus.
Sentença matemática. medida do ângulo BAD igual 110 graus.
Símbolo. Semirreta AC.
é a bissetriz de
Símbolo. ângulo BAD., log o y = 55 graus.
10. No trapézio isósceles, os lados não paralelos são congruentes; sendo assim, temos:
2x + 25 + 5 = 64
2x = 34
x = 17
Logo, o comprimento de cada um dos outros lados mede 17 centímetros.
Capítulo 8 – Área, volume e capacidade
Trocando ideias – Página 166
• Parecem com quadrados, triângulos e paralelogramos.
• É esperado que os estudantes percebam que, como as figuras são formadas com as mesmas 7 peças, todas as figuras terão a mesma medida de área.
Atividades – Páginas 170 e 171
1. Um campo de futebol tem formato retangular. Então, para calcular a quantidade de grama que será necessária para a reforma do gramado, calculamos a medida de área de um retângulo:
Aretângulo = b · h = 105 métros · 68 métros = .7140 métros quadrados
2. Como o quadrado também é um losango, podemos dizer que a medida de área do quadrado pode ser calculada como a medida de área do losango, ou seja:
Sentença matemática. Área do quadrado igual área do losango igual diagonal maior vezes diagonal menor dividido por dois.
Sentença matemática. Área do quadrado igual 5 centímetros vezes 5 centímetros dividido por dois igual 12 vírgula 5 centímetros quadrados.
3. Calculando a medida de área do paralelogramo, temos:
Aparalelogramo = b · h = 7 centímetros · 5 centímetros = 35 centímetros quadrados
Sejam as novas medidas das dimensões do paralelogramo: b = 3,5 centímetros e h = 10 centímetros, temos que:
Aparalelogramo = b · h = 3,5 centímetros · 10 centímetros = 35 centímetros quadrados
Logo, essa nova figura tem a mesma medida de área da figura inicial.
4. Para calcular a medida da área total das paredes que serão pintadas nos três quartos, podemos expressar da seguinte maneira:
Sentença matemática. Área total igual 3 vezes, abre parênteses, 2 vezes área da parede mais área p janela mais área da p porta fecha parênteses.
, sendo:
• Aparede é a medida de área da parede que não tem porta nem janela (há 2 paredes assim);
• Apjanela é a medida de área da parede que tem janela;
• Apporta é a medida de área da parede que tem porta.
Nessas condições, temos que:
Aparede = 3,2 métros · 2 métros = 6,4 métros quadrados
Apjanela = (2,745 métros · 2 métros) – (1,50 métro · 1,50 métro) = 3,25 métros quadrados
Apporta = (2,745 métros · 2 métros) – (1,90 métro · 0,85 métro) =
= 5,49 métros quadrados – 1,615 métro quadrado = 3,875 métros quadrados
Logo, a medida de área total será:
Sentença matemática. Área total igual 3 vezes, abre parênteses, 2 vezes 6 vírgula 4 metros quadrados mais 3 vírgula 25 metros quadrados mais 3 vírgula 875 metros quadrados, fecha parênteses, igual 59 vírgula 775 metros quadrados.
5.
a)
Sentença matemática. Área do quadrado, igual, a vezes a, igual, 2 centímetros vezes 2 centímetros, igual, 4 centímetros quadrados.Sentença matemática. Área do triângulo, igual, b vezes h dividido por 2, igual, 2 centímetros vezes 2 centímetros dividido por dois, igual, 2 centímetros quadrados.
Podemos notar que a medida de área do quadrado é o dobro da medida de área do triângulo.
b) Os estudantes podem desenhar, por exemplo, um triângulo retângulo com catetos de medida de comprimento 2 centímetros e 4 centímetros. Espera-se que eles percebam que há várias maneiras de desenhar um triângulo com a medida do comprimento da base igual a 4 centímetros e medida de comprimento da altura igual a 2 centímetros e respondam negativamente.
6. Observando as figuras, podemos calcular a medida de área decompondo a figura em polígonos que conseguimos calcular a medida de área. Assim, calculamos a medida de área de cada polígono e adicionamos essas medidas para obter a medida de área da figura.
a)
Sentença matemática. Área igual, fração, numerador: abre parênteses, 5 mais 3, fecha parênteses, vezes 2, denominador: 2, fim da fração, mais, fração, numerador: abre parênteses, 4 mais 3, fecha parênteses, vezes 3, denominador: 2, fim da fração, mais
Sentença matemática. mais 2 vezes 4 mais, fração, numerador: abre parênteses, 4 mais 3, fecha parênteses, vezes 2, denominador 2.
A = 33,5
Logo, a área mede 33,5 centímetros quadrados.
b)
Área igual, fração, numerador: abre parênteses, 6 mais 5, fecha parênteses, vezes 2, denominador: 2, mais, fração, numerador: abre parênteses, 5 mais 4, fecha parênteses, vezes 2, denominador: 2, fim da fração, mais
+ 3 ⋅ 3
A = 29
Logo, a área mede 29 centímetros quadrados.
c)
Área igual, fração, numerador: 5 vezes 1, denominador: 2, fim da fração, mais, fração, numerador: abre parênteses, 5 mais 3, fecha parênteses, vezes 1, denominador: 2, fim da fração, mais
mais fração, numerador: abre parêntese, 6 mais 4, fecha parêntese, vezes 3, denominador: 2, fim da fração, mais 3 vezes 2.
A = 27,5
Logo, a área mede 27,5 centímetros quadrados.
d)
Área igual, fração, numerador: abre parênteses, 3 mais 1 fecha parênteses, vezes 7, denominador: 2, fim da fração, mais 2 vezes 2 mais 3 vezes 2.
A = 24
Logo, a área mede 24 centímetros quadrados.
7. a)
Área laranja igual área do retângulo menos área do losango igual b vezes h menos, fração, numerador: diagonal maior vezes diagonal menor, denominador: 2, igualigual 40 vezes 30 menos, fração, numerador: 40 vezes 30, denominador: 2, igual 600.
Logo, a área da parte pintada de laranja mede 600 centímetros quadrados.
b)
Área laranja igual área do quadrado menos área do losango igual a vezes a menos diagonal maior vezes diagonal menor dividido por dois, igual.igual 5 vezes 5 menos 5 vezes 3 sobre 2 igual 17 e meio.
Logo, a área da parte pintada de laranja mede 17,5 centímetros quadrados.
8. Resposta pessoal, depende do desenho de cada estudante. Espera-se que consigam fazer a representação do cômodo e as medições necessárias.
Atividades – Páginas 174 e 175
9.
Sentença matemática. A igual pi vezes r ao quadrado igual pi vezes, abre parênteses, 9 metros, fecha parênteses, ao quadrado, igual 81 pi metros quadrados.
10.
A índice setor, igual alfa vezes pi vezes r ao quadrado, dividido por 360 graus, igual, 108 graus vezes pi vezes, abre parênteses, 8 centímetros, fecha parênteses, ao quadrado, dividido por 360 graus, igual.Sentença matemática. igual 0 vírgula 3 vezes pi vezes 64 centímetros quadrados, igual 19 virgula 2 centímetros quadrados.
11.
Sentença matemática A índice coroa igual pi vezes, abre parênteses, raio maior ao quadrado menos raio menor ao quadrado, fecha parênteses, igual pi, abre colchete, abre parênteses, 5 centímetros, fecha parênteses, ao quadrado, menos, abre parênteses, 2 centímetros ,fecha parênteses, ao quadrado, fecha colchete, igual 21 pi centímetros quadrados.12.
Sentença matemática A índice coroa igual pi vezes, abre parênteses, raio maior ao quadrado menos raio menor ao quadrado, fecha parênteses, igual pi, abre colchete, abre parênteses, 8 centímetros, fecha parênteses, ao quadrado, menos, abre parênteses, 5 centímetros ,fecha parênteses, ao quadrado, fecha colchete, igual 39 pi centímetros quadrados.13.
A igual pi r ao quadrado.28 vírgula 26, igual, 3 vírgula 14 vezes r ao quadrado.
r igual, raiz quadrada de 28 vírgula 26 sobre 3 vírgula 14, igual, raiz quadrada de 9, igual, 3.
d = 2r = 2 ⋅ 3 = 6
Logo, a medida do comprimento do diâmetro dessa piscina é 6 métros.
14. a) Para calcular a quantidade QA de adubo a, basta obter a medida da área do círculo.
Sentença matemática A igual pi r ao quadrado igual 3 vírgula 14 vezes, abre parênteses, 5 metros, fecha parênteses, ao quadrado, igual 78 vírgula 5 metros quadrados.
Portanto, QA = 78,5 quilogramas.
Para calcular a quantidade QB de adubo B, é necessário calcular a medida da área da coroa circular.
A índice coroa, igual pi vezes, abre parênteses, raio maior ao quadrado menos raio menor ao quadrado, fecha parênteses, igual 3 vírgula 14 vezes, abre colchete, abre parênteses, 9 metros, fecha parênteses, ao quadrado, menos, abre parênteses, 5 metros, fecha parênteses, ao quadrado, fecha colchete, igual
igual, 3 vírgula 14 vezes 56 metros igual 175 vírgula 84 metros.
Portanto, QB = 175,84 quilogramas.
b) Custo = R$ 10,00dez reais ⋅ QuantidadetipoA + R$ 7,00sete reais · QuantidadetipoB = 10 · R$ 78,5setenta e oito reais e cinquenta centavos + 7 ⋅ R$ 175,84cento e setenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos = .2015,88
Portanto, Fabiana gastará R$ 2.015,88dois mil quinze reais e oitenta e oito centavos em adubo.
Atividades – Página 178
15. a. Vparalelepípedo = 14,6 métros · 2 métros · 3,1 métros = 90,52 centímetros cúbicos
b. Vparalelepípedo = 5,6 centímetros · 7,1 centímetros · 5,6 centímetros = 222,656 centímetros cúbicos
16. Vparalelepípedo = 96 milímetros · 12 milímetros · 12 milímetros = .13824 milímetros cúbicos
17. Vparalelepípedo = 15 centímetros · 15 centímetros · 20 centímetros = .4500 centímetros cúbicos
Como 1 decímetro cúbico = 1 litro, temos que 1 litro = 1 000 centímetros cúbicos. Assim, a medida de capacidade desse vaso é de 4,5 litros.
Se colocarmos água até um terço de sua medida da altura, teremos
Sentença matemática. Um terço vezes 4 vírgula 5 litros, igual um litro e meio.de água.
18. Como 1 métro quadrado = .1000 litros, então Vpiscina = .22500 litros = 22,5 métros cúbicos.
Como Vparalelepípedo = a ⋅ b ⋅ h, então:
22,5 = 3 ⋅ 5 ⋅ h
Sentença matemática. h igual 22 vírgula 5 sobre 15 igual 1 vírgula 5.
Portanto, a profundidade da piscina medirá 1,5 métro.
19. a) Resposta pessoal. Algumas possibilidades para as medidas de comprimento das arestas do paralelepípedo:
4 centímetros, 6 centímetros e 9 centímetros
8 centímetros, 3 centímetros e 9 centímetros
5 centímetros, 2 centímetros e 21,6 centímetros
b) Uma possível resposta é que seja um cubo cujo comprimento da aresta mede 6 centímetros.
Lendo e aprendendo – Páginas 179 a 181
1. a) No dia 9 de setembro de 2021.
b) R$ 4.000,00quatro mil reais.
c) R$ 280,00duzentos e oitenta reais.
d) Porque as termoelétricas tiveram que ser acionadas para compensar o déficit de energia diante da baixa dos reservatórios.
2. Alternativa d.
3. Espera-se que os estudantes respondam que a intenção é transmitir a ideia de que a situação dos reservatórios é muito crítica (reservatórios operando com níveis muito abaixo do normal) e que, portanto, seria necessário um dilúvio para melhorar o nível desses reservatórios.
4. Espera-se que os estudantes respondam que ele quis dizer que o racionamento de energia vivido pelo Brasil em setembro de 2021 era feito com base em pequenas ações adotadas pelas famílias e que vinham sendo motivadas pelo aumento do preço da energia elétrica.
5. Alternativa c.
6. Respostas pessoais.
7. Respostas pessoais.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Página 182
1. a = b · h = 15 centímetros · 8 centímetros = 120 centímetros quadrados
2. a) Aquadrado = a · a = 8 centímetros · 8cm = 64 centímetros quadrados
b)
Sentença matemática. A índice triângulo igual b vezes h dividido por 2 igual 6 centímetros vezes 6 centímetros sobre 2 igual 36 centímetros quadrados sobre 2 igual 18 centímetros quadrados.3.
Sentença matemática. Área índice azul igual área índice retângulo menos área índice losango.Sentença matemática. A índice azul igual b vezes h menos, Diagonal maior vezes diagonal menor dividido por 2, igual 100 vezes 40 menos 100 vezes 40 sobre 2 igual, 4 mil menos 2 mil, igual 2 mil.
Logo, a área pintada de azul mede
2 mil centímetros quadrados.4.
A índice coroa igual pi, abre parênteses, Raio maior ao quadrado menos raio menor ao quadrado, fecha parênteses.A índice coroa igual pi, abre parênteses, 100 centímetros ao quadrado menos 16 centímetros ao quadrado, fecha parênteses.
A índice coroa igual 84 pi centímetros quadrados.
5.
Sentença matemática. A índice setor igual alfa sobre 360 graus vezes pi r ao quadrado igual 30 graus sobre 360 graus vezes pi vezes, abre parênteses, 5 centímetros, fecha parênteses, ao quadrado, aproximadamente, 2 vírgula zero 8 pi centímetros quadrados.6. Vparalelepípedo = 10 centímetros · 10 centímetros · 30 centímetros = .3000 centímetros cúbicos
Como a água não preenche a caixa por completo, podemos fazer:
Sentença matemática. V índice paralelepípedo sobre 6 igual 3 mil centímetros cúbicos sobre 6 igual 500 centímetros cúbicos.
= 0,5 litro.
Capítulo 9 – Equações do 2º grau
Trocando ideias – Página 183
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes que tenham algum desses animais reconheçam a importância da vacinação.
Podemos calcular o valor de x, sabendo que:
= 2 944
x2 = 2 944
x2 · 32 = 2 944 · 32
23x2 = 94 208
23x2 : 23 = 94 208 : 23
x2 = 4 096
Para descobrir as soluções da equação, os estudantes podem decompor 4 096 em fatores primos e concluir que x = 64 ou x = –64. Porém, como x é uma medida, então x > 0. Portanto, x = 64.
Logo, as medidas das dimensões do cartaz oficial são 64 centímetros e 46 centímetros
Sentença matemática. Abre parênteses, fração, numerador: 23, denominador: 32, fim da fração, vezes 64 centímetros igual 23 vezes 2 centímetros igual 46 centímetros, fecha parênteses.Atividades – Página 185
1. Como sabemos que A = x(x + 13) = 420, então a equação será:
x ao quadrado mais 13x igual 420.
x ao quadrado mais 13x menos 420 igual 0.
, sendo conjunto universo =
.
2. São equações do 2º grau as que estão nos itens b, c, d e f. Nos itens a e d, temos equações do 1º grau.
3. a)
Sentença matemática. a igual a menos 3, b igual 6 e c igual zero.b)
Sentença matemática. a igual 3, b igual zero e c igual menos 12c)
Sentença matemática. a igual 1, b igual menos 10 e c igual 25.d)
Sentença matemática. a igual, abre parênteses k mais 1, fecha parênteses, b igual menos 2 k e c igual zero.4. a)
Sentença matemática. 5 x ao quadrado menos x igual 0.b)
Sentença matemática. 4 x ao quadrado menos 9 igual 0.c)
Sentença matemática. 0 vírgula 2 x ao quadrado mais x mais 0 vírgula 5 igual 0.5.
Sentença matemática. 625 igual a x ao quadrado.x ao quadrado menos 625 igual 0.
, com conjunto universo =
6. a) Equação incompleta.
b) Equação incompleta.
c) Equação completa.
d) Equação incompleta.
e) Equação completa.
7. Para ser uma equação de 2º grau, precisamos que a ≠ 0, ou seja, nesse caso:
3m – 2 ≠ 0
3m ≠ 2
Sentença matemática. m diferente de 2 terços.
Portanto, o conjunto universo deverá ser conjunto universo =
menos, abre chave, fração 2 sobre 3, fecha chave..
8. Fazemos:
Sentença matemática. 5 menos, fração, numerador: abre parênteses, x menos 3, fecha parênteses, denominador: 4, igual, 2x menos, abre parênteses, x menos 2, fecha parênteses, ao quadrado.
fração, numerador: 20 menos, abre parênteses, x menos 3, fecha parênteses, denominador: 4, igual, fração, numerador: 8 x menos 4, abre parênteses, x menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, denominador: 4.
20 menos x mais 3, igual, 8 x menos 4 x ao quadrado mais 16 x menos 16.
4 x ao quadrado menos 25 x mais 39, igual, 0.
Atividades – Página 187
9. Verificando cada valor na equação
menos 2 x ao quadrado mais 8 igual 0., temos:
Para x = – 4:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 32 + 8 = 0
– 24 = 0 → sentença falsa
Para x = –2:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 8 + 8 = 0 → sentença verdadeira
Para x = –1:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 2 + 8 = 0 → sentença falsa
Para x = 0:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 0, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
8 = 0 → sentença falsa
Para x = 1:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 1, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 2 + 8 = 0 → sentença falsa
Para x = 2:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 2, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 8 + 8 = 0 → sentença verdadeira
Para x = 4:
Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, 4, fecha parênteses, ao quadrado, mais 8 igual 0.
– 32 + 8 = 0 → sentença falsa
Portanto, – 2 e 2 são raízes da equação.
10. Substituindo x por
Fração. Menos meiona equação
Sentença matemática. Abre parênteses, 3 k sobre 2, fecha parênteses, vezes x ao quadrado, menos 5 sobre 2, igual 0., teremos:
Abre parênteses, 3 k sobre 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 1 sobre 2, fecha parênteses, ao quadrado, menos 5 sobre 2.
= 0
Sentença matemática. Abre parênteses, 3 k sobre 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 1 sobre 4, fecha parênteses, igual 5 sobre 2.
Sentença matemática. 3 k sobre 8 igual 5 sobre 2.
Sentença matemática. 3 k igual 40 sobre 2.
Sentença matemática. k igual 20 sobre 3.
11. a)
Sentença matemática. x ao quadrado mais 9 igual 0.Para
Sentença matemática. x igual menos 0 vírgula 2.:
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 0 vírgula 2, fecha parênteses, ao quadrado, mais 9 igual 0.
0,04 + 9 = 0 → sentença falsa, não é raiz dessa equação.
b)
Sentença matemática. 125 x ao quadrado menos 5 igual 0.Para
Sentença matemática. x igual menos 0 vírgula 2.:
Sentença matemática. 125 vezes, abre parênteses, menos 0 vírgula 2, fecha parênteses, ao quadrado, menos 5 igual 0.
5 – 5 = 0 → sentença verdadeira, é raiz dessa equação.
12. a) Exemplos de resposta:
Sentença matemática. x ao quadrado igual 0.
Sentença matemática. 2 x ao quadrado menos x igual 0.
Sentença matemática. x ao quadrado sobre 5 igual 0.
b) Exemplos de resposta:
Sentença matemática. x ao quadrado mais 1 igual 0.
Sentença matemática. 12 x ao quadrado mais 5 igual 0.
Sentença matemática. menos 7 x ao quadrado menos 6 igual 0.
Veja que interessante – Página 188
1. Observando somente o í ême cê, o homem com 82 quilogramas de medida de massa e 1,85 métro de medida da altura tem o í ême cê ideal, pois obtivemos í ême cê de aproximadamente 23,96.
Caso a medida de massa passe a ser 105 quilogramas, fazemos:
Sentença matemática. IMC igual 105 sobre, abre parênteses, 1 vírgula 85, fecha parênteses, ao quadrado, igual, 105 sobre 3 vírgula 4 mil 225, aproximadamente 30 vírgula 68
Nesse caso, ele será classificado como portador de obesidade de grau 1.
2. Resposta pessoal.
Atividades – Página 189
13. a)
Sentença matemática. Abre parênteses, x menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, mais 4x, igual 4.x ao quadrado menos 4 x mais 4 mais 4 x menos 4 igual 0.
x ao quadrado igual 0.
x = 0
b)
2x ao quadrado menos 3 quartos igual x ao quadrado mais 1 quarto.2x ao quadrado menos x ao quadrado, igual 1 quarto mais 3 quartos.
x ao quadrado, igual, 4 sobre 4.
x ao quadrado igual 1.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 1.
x = 1 ou x = – 1
c)
Fração, numerador: x menos 3, denominador: 2, fim da fração, mais, fração, numerador: 2 x menos 3, denominador: 4, igual, x ao quadrado mais x menos 17 sobre 2.fração, numerador: 2 x menos 6, denominador: 4, fim da fração, mais, fração, numerador: 2 x menos 3, denominador: 4, igual, fração, numerador: 4 x ao quadrado, denominador: 4, fim da fração, mais, fração, numerador: 4 x, denominador: 4, fim da fração, menos, fração, numerador: 34, denominador: 4.
2x menos 6 mais 2x menos 3 igual 4 x ao quadrado mais 4x menos 34.
4 x ao quadrado menos 25 igual 0.
x ao quadrado igual 25 quartos.
x igual mais ou menos raiz quadrada de 25 quartos.
x igual 5 meios ou x igual menos 5 meios.
d)
3 m ao quadrado mais 2 igual 4 m ao quadrado mais 2.4 m ao quadrado menos 3 m ao quadrado, igual, 2 menos 2.
m ao quadrado igual, 0.
m = 0
e)
Abre parênteses, fração, numerador: x, denominador: 5, fim da fração, menos 5, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, fração, numerador: x, denominador: 5, fim da fração, mais 5, fecha parênteses, igual, 0.fração, numerador: x ao quadrado, denominador: 25, fim da fração, menos 25, igual, 0.
fração, numerador: x ao quadrado, denominador: 25, igual, 25.
x ao quadrado, igual, 625.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 625.
x = 25 ou x = – 25
14. a)
Sentença matemática. x ao quadrado menos 64 igual 0.x ao quadrado, igual, 64.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 64.
x = 8 ou x = – 8
Como ‒8 e 8 são raízes da equação e pertencem ao conjunto universo, então S = {– 8, 8}.
b)
3 x ao quadrado mais 7 igual 0.3 x ao quadrado igual menos 7.
x ao quadrado igual menos 7 terços.
Como não existe um numero real que, elevado ao quadrado, seja igual a
Fração. Menos 7 terços., dizemos que a equação não tem raízes reais ou não tem solução em
. Ou seja, S. Ou seja, S = ∅
c)
9 x ao quadrado menos 16 igual 0.9 x ao quadrado igual 16.
x ao quadrado igual a 16 nonos.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 16 nonos.
x igual a menos 4 terços ou x igual a 4 terços.
Como
Fração. Menos 4 terços.e
Fração. 4 terços.são raízes da equação e pertencem ao conjunto universo, então
Sentença matemática. Conjunto solução igual, abre chaves, menos 4 terços e 4 terços, fecha chaves.d)
3 x ao quadrado igual 0.x ao quadrado igual 0.
x = 0
S = {0}
15. a)
A índice quadrado igual a vezes a.64 igual x ao quadrado.
Como x indica uma medida de comprimento, então x é um número real maior do que 0. Assim:
Sentença matemática. x igual, raiz quadrada de 64, igual 8.
O comprimento do lado do quadrado mede 8.
b)
P índice quadrado, igual, 4 vezes 8, igual, 32.P índice retângulo igual, 2 vezes, abre parênteses, fração, numerador: 5, denominador: 8, fim da fração, vezes 8, fecha parênteses, mais 2 vezes, abre parênteses, 1 vírgula 6 vezes 8, fecha parênteses, igual, 10 mais 25 vírgula 6, igual 35 vírgula 6.
16.
x ao quadrado menos 4 igual 140.x ao quadrado igual 144.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 144.
x = 12 ou x = – 12
Atividades – Página 190
Indicando por x o número (x > 0), temos:
17.
x vezes fração x sobre 4 igual 100.x ao quadrado igual 400.
Como x > 0, temos:
Sentença matemática. x igual raiz de 400 igual 20.
Portanto, o número é 20.
18.
A índice triângulo, igual, b vezes h dividido por 2.72 igual h ao quadrado dividido por 2.
h ao quadrado, igual, 144.
Como h > 0, temos:
Sentença matemática. h igual raiz quadrada de 144 igual 12.
Portanto, a medida da altura do triângulo é igual a 12 centímetros.
19.
A índice trapézio igual Base maior mais base menor, tudo vezes h , tudo sobre 2.18 igual h ao quadrado sobre 2.
h ao quadrado igual 36.
Como h > 0, temos:
Sentença matemática. h igual raiz quadrada de 36, igual, 6.
Portanto, a medida do comprimento da altura do trapézio é 6 centímetros.
20.
Abre parênteses, x menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, x mais 2, fecha parênteses, igual 60.x ao quadrado menos 4 igual 60.
Como x > 0, temos:
Sentença matemática. x igual mais ou menos raiz quadrada de 64 igual 8.
Como é um número positivo, temos que x = 8.
21. Se x é a medida do comprimento, então a medida da largura será 2x, dessa fórma teremos:
A índice chiqueiro, igual x vezes 2 x.
32 igual 2 x ao quadrado.
x ao quadrado igual 16.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 16.
x = 4 ou x = – 4
As dimensões do chiqueiro medirão: 4 métros e 8 métros.
Atividades – Página 193
22. a) 2
b) 6
c) 9
d) 31
e) 3,5
f) 327
23. Resposta pessoal.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – Página 194
1. a) Não é do 2º grau, pois o maior expoente da incógnita é 1.
b) Sim.
c) Sim.
d) Não é do 2º grau, pois simplificando a equação ela será do 1º grau.
e) Sim.
f) É do 2º grau, mas tem duas incógnitas (x e y).
2. a)
Sentença matemática. 2 x ao quadrado menos 3 x mais 7 igual 0.b)
Sentença matemática. menos 3 x ao quadrado mais x mais 5 igual 0.c)
Sentença matemática. 3 x ao quadrado mais 3 x mais 3 igual 0.d)
Sentença matemática. menos 2 x ao quadrado mais 4 igual 0.e)
Sentença matemática. x ao quadrado mais 6 x igual 0.f) 3x2 = 0
3.
A índice quadrado igual x ao quadrado.144 igual x ao quadrado.
x ao quadrado menos 144, igual, 0.
, com
Sentença matemática. U igual Símbolo de Números reais positivos diferentes de zero.4. a) Incompleta.
b) Completa.
c) Incompleta.
d) Completa.
5. a) Não, pois
Sentença matemática. 4 vezes, abre parênteses, 3, fecha parênteses, ao quadrado, menos 16 igual 36 menos 16 igual 20.b) Não, pois
Sentença matemática. 4 vezes, abre parênteses, 4, fecha parênteses, ao quadrado, menos 16 igual 64 menos 16 igual 48..
c) Sim, pois
Sentença matemática. 4 vezes, abre parênteses, 2, fecha parênteses, ao quadrado, menos 16 igual 16 menos 16 igual 0..
d) Sim, pois
Sentença matemática. 4 vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, menos 16 igual 16 menos 16 igual 0..
e) Não, pois
Sentença matemática. 4 vezes, abre parênteses, 0, fecha parênteses, ao quadrado, menos 16 igual 0 menos 16 igual menos 16..
6. Considerando a equação
Sentença matemática. x ao quadrado menos 5 x mais 6 igual a 0., podemos substituir x pelos valores apresentados:
Para x = – 3:
Sentença matemática. abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, ao quadrado menos 5 vezes, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, mais 6 igual 0.
9 + 15 + 6 = 0 → sentença falsa
Para x = – 2:
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, ao quadrado menos 5 vezes, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, mais 6 igual 0.
4 + 10 + 6 = 0 → sentença falsa
Para
x igual a menos 1.:
Sentença matemática. Abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, ao quadrado menos 5 vezes, abre parênteses, menos 1, fecha parênteses, mais 6 igual 0.
1 + 5 + 6 = 0 → sentença falsa
Para x = 0:
Sentença matemática. Abre parênteses, 0, fecha parênteses, ao quadrado menos 5 vezes, abre parênteses, 0, fecha parênteses, mais 6 igual 0.
Sentença matemática. 0 mais 0 mais 6 igual 0, seta para direita.
sentença falsa
Para x = 1:
Sentença matemática. abre parênteses, 1, fecha parênteses, ao quadrado menos 5 vezes 1 mais 6 igual 0.
1 – 5 + 6 = 0 → sentença falsa
Para x = 2:
Sentença matemática. Abre parênteses, 2, fecha parênteses, ao quadrado, menos 5 vezes 2 mais 6 igual 0.
4 – 10 + 6 = 0
10 – 10 = 0 → sentença verdadeira
Para x = 3:
Sentença matemática. abre parênteses, 3, fecha parênteses, ao quadrado, menos 5 vezes 3 mais 6 igual 0.
9 – 15 + 6 = 0 → sentença verdadeira
Logo, são raízes da equação os números 2 e 3.
7. Podemos substituir x por 1 em cada uma das equações e verificar se resulta ou não em zero:
a)
Sentença matemática. 1 ao quadrado menos 4 vezes 1 menos 4 igual 1 menos 8 igual menos 7b)
Sentença matemática. 1 ao quadrado menos 1 igual 1 menos 1 igual 0c)
Sentença matemática. 1 ao quadrado mais 1 menos 2 igual 2 menos 2 igual 0d)
Sentença matemática. Abre parenteses menos 2 fecha parenteses vezes 1 ao quadrado mais 16 vezes 1 igual menos 2 mais 16 igual 14.Portanto, 1 é raiz das equações dos itens b e c.
8. a)
x ao quadrado menos 49 igual 0.x ao quadrado igual 49.
Sentença matemática. x igual mais ou menos raiz quadrada de 49.
Sentença matemática. x igual menos 7 ou x igual 7.
Como ‒7 e 7 são raízes da equação e pertencem ao conjunto universo, então S = {– 7 , 7}.
b)
Sentença matemática. menos x ao quadrado igual zero.x = 0
Como a equação tem duas raízes reais iguais a zero e 0 pertence ao conjunto universo, então S = {0}.
c)
Sentença matemática. 4 menos x ao quadrado igual zero.menos x ao quadrado, igual, menos 4.
x ao quadrado igual 4.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 4.
x igual menos 2 ou x igual 2.
Como ‒2 e 2 são raízes da equação e pertencem ao conjunto universo, então S = {–2, 2}.
d)
5 x ao quadrado mais 8 igual 0.5 x ao quadrado, igual, menos 8.
x ao quadrado igual menos 8 quintos.
Como não existe um numero real que, elevado ao quadrado, seja igual a
Fração. Menos 8 sobre 5, dizemos que a equação não tem raízes reais ou não tem solução em
. Ou seja, S = { } ou S = ∅.
9. a)
x ao quadrado menos 8 igual 41.x ao quadrado igual 49.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 49.
x = – 7 ou x = 7
b)
x ao quadrado mais 10 igual 74.x ao quadrado igual 64.
x igual a mais ou menos raiz quadrada de 64.
x = – 8 ou x = 8
10. Indicando por x o número (x > 0), temos:
x vezes fração x sobre 6 igual 24.
fração x ao quadrado sobre 6 igual 24.
x ao quadrado igual 144
Como x > 0, temos:
Sentença matemática. x igual mais ou menos raiz quadrada de 144 igual 12.
Logo, o número é igual a 12.
11. Para calcular a medida do perímetro de um retângulo, devemos adicionar todas as medidas de comprimento dos lados. De acôrdo com o enunciado, a área desse retângulo mede 243 centímetros quadrados e a medida do comprimento é o triplo da medida da largura. Seja x a medida da largura e 3x a medida de comprimento, podemos fazer:
x · 3x = 243 centímetros quadrados
3x2 = 243 centímetros quadrados
x2 = 81 centímetros quadrados
x = 9 centímetros
Logo, a medida da largura é 9 centímetros e a medida do comprimento é 27 centímetros (3 ⋅ 9 = 27).
Calculando a medida do perímetro desse retângulo, temos:
9 centímetros + 27 centímetros + 9 centímetros + 27 centímetros = 72 centímetros
Portanto, a medida do perímetro desse retângulo é 72 centímetros.
É hora de extrapolar – Páginas 195 e 196
1. a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
2. a) A pesquisa aponta o aumento no número de pessoas que se reconheceram como indígenas, principalmente nas áreas urbanas do país.
b) A afirmativa é falsa.
3. a)
Sentença matemática. A igual 3 vírgula 14 vezes abre parênteses 30 metros fecha parênteses, ao quadrado igual a 2 mil 826 metros quadrados.b) Não, a medida da área da aldeia cuja medida do comprimento do raio é de 40 métros será o quádruplo da medida da área da aldeia cuja medida do comprimento do raio é 20 métros, pois:
Se r = 20 métros, teremos
Sentença matemática. A igual 3 vírgula 14 vezes, abre parênteses, 20 metros, fecha parênteses, ao quadrado, igual a mil 256 metros quadrados.Se r = 40 métros, teremos
Sentença matemática. A igual 3 vírgula 14 vezes, abre parênteses, 40 metros, fecha parênteses, ao quadrado, igual a 5 mil e 24 metros quadrados.E .5024 = 4 · .1256.
4. Exemplos de respostas: polígonos, linhas poligonais e linhas curvas.