Revisão dos conteúdos de anos anteriores
Para o capítulo 1: Conjuntos numéricos
Números naturais
O conjunto dos números naturais é representado por:
= {0, 1, 2, 3, 4, 5, reticências}
As reticências indicam que o conjunto é infinito.
Números inteiros
O conjunto dos números inteiros é representado por:
= { reticências, ‒3, ‒2, ‒1, 0, +1, +2, +3, reticências}
Para representar os números inteiros em uma reta numérica, traçamos uma reta r e sobre ela marcamos o ponto O, chamado origem, que corresponde ao número zero.
Usando a mesma unidade de medida de comprimento, assinalamos pontos consecutivos à direita da origem e, para cada ponto, fazemos corresponder um número inteiro positivo. O mesmo deve ser feito para representar pontos situados à esquerda da origem, que correspondem aos números inteiros negativos.
Teremos, então:
1. No caderno, escreva os números naturais de cada item. Em seguida, escreva os números inteiros.
a)
5; um quinto; menos 5; menos um quintob) ‒0,20; ‒2,0; ‒2,3; ‒1,2
c) ‒5; ‒3,0; 10; 12
d)
5 meios; 5,1; 6,3; oito nonos2. Copie as retas em seu caderno e substitua por números os pontos indicados por letras:
a)
b)
c)
d)
3. Em seu caderno, indique se a afirmação é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) ‒12 > 5
b) 12 > ‒5
c) ‒12 > ‒5
d) 12 > 5
Números racionais
O conjunto dos números racionais é representado por:
Podemos estabelecer uma correspondência entre os números racionais e os pontos na reta numérica. Vamos analisar alguns exemplos:
O ponto que corresponde ao número
Fração. Menos 7 sobre 4., que equivale a
Número misto. Menos 1 inteiro e 3 quartos., está localizado entre os pontos correspondentes aos números ‒2 e ‒1. Podemos dividir o segmento entre ‒2 e ‒1 em quatro partes iguais e marcar o ponto B, conforme mostramos a seguir.
4. Em seu caderno, indique quais afirmações são verdadeiras.
a) O número
Fração. Menos 5 sobre 7.é racional, mas não é natural.
b) O número ‒7 é inteiro, mas não é racional.
c) O número 8,8 não é inteiro nem racional.
d) Os números ‒9 e 6,5 são racionais.
5. Em seu caderno, copie as sentenças e complete com os sinais >, < ou = para que elas sejam verdadeiras.
a) ‒12
7
b) 2,7
‒5
c) ‒2,2
‒2,1
d) ‒
1 quintoFração. Menos meio
6. Estes números do quadro foram indicados por letras na reta numérica a seguir.
Associe cada letra a um número do quadro.
Respostas e comentários
1. a) número natural: 5; números inteiros: 5 e ‒5
1. b) nenhum número natural; número inteiro: ‒2,0
1. c) números naturais: 10 e 12; números inteiros: todos os números
1. d) nenhum número natural; nenhum número inteiro
2. a) a → 6; C → ‒3
2. b) xis → ‒34; Y → ‒33
2. c) Z → 0; W → ‒20
2. d) M → ‒60; N → 0
3. a) F
3. b) V
3. c) F
3. d) V
4. itens a, d
5. a) <
5. b) >
5. c) <
5. d) >
6.
Letra A com o número 4; letra B com a fração meio; letra C com a fração 9 quartos e letra D com a fração 9 meiosRevisão dos conteúdos de anos anteriores
Números naturais
A revisão a respeito dos números naturais e dos números inteiros foca nas representações (por meio de conjuntos e da reta numérica).
• Na atividade 1, os estudantes devem identificar os números naturais e, depois, os números inteiros em cada item. Se tiverem dificuldades, lembre-os de que todo número natural é inteiro, mas nem todo número inteiro é natural.
• Na atividade 2, os estudantes devem identificar a escala utilizada em cada reta numérica e os números correspondentes aos pontos indicados por letras. Caso tenham dúvidas, questione-os sobre a ordenação dos números representados na reta, levando-os a perceber que o menor número fica à esquerda do maior.
• A atividade 3 aborda a comparação entre dois números inteiros. Provavelmente os estudantes terão mais dificuldades no item c, no qual devem comparar números negativos. Se necessário, oriente-os a fazer essa comparação usando a reta numérica.
Números racionais
Com a intenção de ampliar a revisão dos conjuntos numéricos, o tema agora são os números racionais com o estudo da representação desses números por meio de conjuntos e da reta numérica.
• Na atividade 4, os estudantes devem identificar se os números são racionais ou não; além disso, nos itens a, b e c, devem identificar também se são números naturais ou números inteiros. Se eles tiverem dúvidas, explique-lhes que, em cada item, se houver algum trecho falso, toda a afirmação será considerada falsa.
• A atividade 5 envolve comparação de dois números racionais. Se os estudantes tiverem dificuldades, incentive-os a identificar a localização dos pontos correspondentes a estes números na reta numérica para fazer as comparações.
• A atividade 6 desenvolve a estimativa da a localização de pontos correspondentes a números racionais na reta numérica. Se os estudantes apresentarem dificuldades, na lousa, analise com a turma entre quais números inteiros está cada fração.
Para o capítulo 2: Potenciação e radiciação
Potenciação de números racionais
Para um número racional a com expoente natural n maior que 1, definimos:
Para todo número racional a com expoente 1, temos: a1 = a
Considere os exemplos:
a) (‒2)1 = ‒2
b) (+0,5)1 = +0,5
c)
Sentença matemática. Abre parênteses, a fração 7 sobre 2, fecha parênteses, elevado a 1 é igual a fração 7 sobre 2.=
Sentença matemática. Abre parênteses, a fração 7 sobre 2, fecha parênteses, elevado a 1 é igual a fração 7 sobre 2.Para todo número racional a não nulo, com expoente igual a zero, temos: a0 = 1
Analise os exemplos:
a) (+18)0 = 1
b)
Sentença matemática. Abre parênteses, a fração menos 2 sobre 5, fecha parênteses, elevado a 0 é igual a 1.= 1
c) (‒6,4)0 = 1
Se o expoente for um número par, a potência será um número positivo.
Analise os exemplos:
a) (+3)4 = (+3) ⋅ (+3) ⋅ (+3) ⋅ (+3) = +81
b) (‒5)2 = (‒5) ⋅ (‒5) = +25
c)
Sentença matemática. Abre parênteses, a fração menos 1 sobre 3, fecha parênteses, elevado a 2 é igual a abre parênteses, a fração menos 1 sobre 3, fecha parênteses, vezes abre parênteses, a fração menos 1 sobre 3, fecha parênteses, é igual a fração 1 sobre 9.Se o expoente for um número ímpar, a potência terá o mesmo sinal da base.
Confira os exemplos:
a) (‒3)3 = (‒3) ⋅ (‒3) ⋅ (‒3) = ‒27
b) (+5)3 = (+5) ⋅ (+5) ⋅ (+5) = +125
c) (‒0,6)3 = (‒0,6) ⋅ (‒0,6) ⋅ (‒0,6) = ‒0,216
7. Sem realizar cálculos, responda em seu caderno: Quais destas potências têm resultado positivo?
a) (‒25)10
b) (+15)1
c) (300)12
d) (‒29)63
e) (‒0,25)9
f)
Sentença matemática. Abre parênteses, a fração 15 sobre 8, fecha parênteses, elevado a 15.g) (‒0,36)0
h) (‒200,1)55
8. Em seu caderno, calcule as potências a seguir.
a) (‒6)4
b) (+6)3
c) (‒3)6
d) 26
e) (‒1,1)3
f)
Sentença matemática. Abre parênteses, menos a fração 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado a 3.g) 0,34
h)
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 1 sobre 2, fecha parênteses, elevado a 5.Raiz quadrada de números racionais
• Quando o índice da raiz é 2, podemos omiti-lo. Assim:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 100 com índice 2 aparente é igual a raiz quadrada de 100 com índice 2 omisso.• Os quadrados perfeitos são números racionais que podem ser escritos como potência de base racional e expoente 2. Os números 0; 0,01; 0,04; 0,09; 0,16; 0,25; 1; 4; 9; 16 e 25 são exemplos de quadrados perfeitos.
• A raiz quadrada de um quadrado perfeito é o número racional não negativo cujo quadrado é igual ao número dado.
Então:
Raiz quadrada de 0 vírgula 09= 0,3, pois (0,3)2 = 0,9.
• A raiz quadrada de zero é zero:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 0 é igual a 0., pois 02 = 0
• A raiz quadrada de números racionais negativos não é um número racional, pois o quadrado de um número racional nunca é negativo. Por exemplo:
Raiz quadrada da fração menos 1 sobre 9.
não é um número racional, pois não existe número racional que multiplicado por ele mesmo resulte em
Fração. menos 1 sobre 9. Fração. menos 1 sobre 9..
• A raiz quadrada de um número que não é um quadrado perfeito não é um número racional. Por exemplo:
Raiz quadrada de 0 vírgula 1.
não é um número racional, pois 0,1 não é um quadrado perfeito.
9. Calcule a raiz quadrada dos números a seguir.
a)
Raiz quadrada de 64,b)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 81.c)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 100.d)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 16.e)
Raiz quadrada de 49f)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 4.Respostas e comentários
7. itens a, b, c, f, g
8. a) +.1296
8. b) +216
8. c) +729
8. d) 64
8. e) ‒1,331
8. f)
Fração. Menos 1 oitavo.8. g) 0,0081
8. h)
Fração, 1 sobre 32.9. a) 8
9. b) ‒9
9. c) 10
9. d) ‒4
9. e) 7
9. f) ‒2
Potenciação de números racionais
Esta revisão retoma potências em que a base é um número racional e o expoente é um número natural, assim como a análise do expoente (par ou ímpar) para identificar se o resultado será positivo ou negativo.
• Na atividade 7, destaque aos estudantes que é pedido no enunciado para não realizar os cálculos, uma vez que é necessário saber apenas se o resultado é positivo ou negativo, observando o sinal da base e o expoente de cada potência. Ao final da atividade, permita que eles calculem cada item para conferir as respostas.
• Na atividade 8, os estudantes devem calcular as potências dadas. Caso tenham dificuldades, oriente-os a escrever as potências como multiplicações sucessivas e a efetuá-las. Assim, devem realizar multiplicações de números racionais representados tanto na forma decimal quanto na fórma fracionária.
Raiz quadrada de números racionais
É retomada a ideia de raiz quadrada de números racionais para que, no capítulo 2 deste volume, este estudo possa ser ampliado para a raiz enésima de números reais.
Se possível, na lousa, forneça mais alguns exemplos de raízes quadradas de números racionais escritos tanto na fórma decimal quanto na fracionária.
• A atividade 9 envolve o cálculo de raízes quadradas de números racionais, que são também números inteiros. Acompanhe principalmente a resolução dos itens b, d e f, pois alguns estudantes podem se confundir com o cálculo de raízes quadradas de números racionais negativos e concluir que o resultado não é um número racional. Caso isso ocorra, destaque que cada radicando é positivo, o que possibilita o cálculo da raiz, devendo ser colocado o sinal de menos para o resultado desse cálculo.
10. Associe cada item ao seu resultado:
A.
Sentença matemática. Raiz quadrada de 0 vírgula 0001.B.
Sentença matemática. Raiz quadrada de 1 vírgula 44.C.
Sentença matemática. Raiz quadrada de 0 vírgula 81.D.
Sentença matemática. Raiz quadrada de 0 vírgula 25.I. 1,2
II. 0,01
III. 0,5
IV. 0,9
11. Determine o valor das seguintes raízes.
a)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 4 sobre 25.b)
Sentença matemática. Raiz quadrado de 9 sobre 64.c)
Sentença matemática. Menos raiz quadrada de 100 sobre 4.d)
Sentença matemática. Raiz quadrada de 1 sobre 16.12. Copie em seu caderno apenas as afirmações verdadeiras.
a) 100 é quadrado perfeito.
b) 0 não é um quadrado perfeito.
c) A raiz quadrada de
Fração. 35 sobre 10.é um número racional.
d) A raiz quadrada de 0,4 não é um número racional.
13. Determine os valores de W, X, Y e Z.
a)
Sentença matemática. Raiz quadrada de W é igual a 4.b)
Sentença matemática. Raiz quadrada de X é igual a 9c)
Sentença matemática. Raiz quadrada de Y é igual a 8.d)
Sentença matemática. Raiz quadrada de Z é igual a 0 vírgula 2.Para o capítulo 3: Sistemas de equações do 1º grau
O plano cartesiano
O plano cartesiano é composto de dois eixos, um horizontal e um vertical, chamados de eixo das abscissas (eixo x) e eixo das ordenadas (eixo y), respectivamente. Para representar um ponto no plano cartesiano, utilizamos um par ordenado.
• O ponto a(2, 1) tem abscissa x = 2 e ordenada y = 1.
• O ponto B(‒1, 3) tem abscissa x = ‒1 e ordenada y = 3.
• O ponto C(‒2, ‒2) tem abscissa x = ‒2 e ordenada y = ‒2.
• O ponto D(2, ‒1) tem abscissa x = 2 e ordenada y = ‒1.
14. Observe os pontos representados no plano cartesiano.
Em seu caderno, escreva as coordenadas de cada um deles.
15. Faça em seu caderno um plano cartesiano e nele represente estes pontos.
a) A(‒5, 2)
b) B(‒1, ‒3)
c) C(0, ‒2)
d) D(4, 0)
Para o capítulo 4: Ângulos e transformações geométricas
Ângulos
Ângulo é a união de duas semirretas de mesma origem, com uma das regiões do plano limitada por elas.
Respostas e comentários
10. a – dois; B – um; C – quatro; D – três
11. a)
Fração. 2 sobre 5.11. b)
Fração. 3 sobre 8.11. c)
Sentença matemática. menos 10 sobre 2 é igual a menos 5.11. d)
Fração. 1 sobre 4.12. itens a, d
13. a) 16
13. b) 81
13. c) 64
13. d) 0,04
14. M(2, 5); N(‒3, 1); P(0, ‒6); Q(4, ‒6)
15. Resposta em Orientações.
• A atividade 10 envolve apenas raízes de números racionais escritos na fórma decimal, então é importante observar como os estudantes realizam os cálculos desse tipo. Caso tenham dificuldades, peça-lhes que encontrem o quadrado dos números da 2ª coluna para confirmar a correspondência com os números da 1ª coluna.
• Na atividade 11, os radicandos estão na fórma fracionária. Assim, oriente os estudantes a calcular em cada item a fração que multiplicada por si mesma terá como resultado a fração dentro do radical. No item c, verifique se eles se lembram de colocar o sinal de menos após o cálculo da raiz.
• Ao resolver a atividade 12, os estudantes devem identificar se os números são ou não quadrados perfeitos. Note que até mesmo nos itens c e d essa identificação deve ser feita, pois, se
Fração. 35 sobre 10e 0,4 não são quadrados perfeitos, a raiz quadrada desses números não é um número racional. Se necessário, peça que façam os cálculos dos quadrados perfeitos que conhecem mais próximos dos números apresentados.
• Na atividade 13, os estudantes devem identificar o número correspondente à letra dentro de cada radical. Confira se eles notam que esse número é o quadrado do resultado da raiz quadrada.
O plano cartesiano
Nesse momento, a revisão é a respeito do plano cartesiano. Destaque para os estudantes como se representam os eixos, os pontos e como esse plano é dividido em 4 quadrantes. Os exemplos apresentados devem ser analisados por eles a fim de esclarecer esse tipo de representação.
• Para resolver a atividade 14, os estudantes devem identificar as coordenadas de cada um dos pontos indicados no plano cartesiano. Vale a pena destacar que a ordem das coordenadas é sempre a mesma: primeiro x e depois y. Por exemplo, as coordenadas (2, 1) e (1, 2) representam pontos diferentes.
• Na atividade 15, os estudantes devem construir um plano cartesiano e, em seguida, indicar nele cada um dos pontos. Procure acompanhar desde a construção do plano cartesiano para sanar eventuais dúvidas.
• Resposta da atividade 15:
Ângulos
Ao revisar o conceito de ângulo, apresente a definição, a principal unidade de medida de abertura de um ângulo (grau) e algumas classificações de ângulos com base na sua medida de abertura.
Os lados de um ângulo são as semirretas que o determinam, e o vértice é a origem comum dessas semirretas.
Medida da abertura de um ângulo
Ao medir um ângulo, consideramos a abertura entre seus lados. Podemos utilizar como unidade de medida de ângulo o grau ( grau).
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso
Ângulo reto: ângulo que tem medida de abertura igual a 90 graus.
Ângulo agudo: ângulo que tem medida de abertura maior que 0 grau e menor que 90 graus.
Ângulo obtuso: ângulo que tem medida de abertura maior que 90 graus e menor que 180 graus.
é reto,
Símbolo. Ângulo COD.é agudo e
Símbolo. Ângulo EOF.é obtuso:
Ângulos congruentes
Ângulos congruentes são ângulos que têm a mesma medida de abertura.
16. Em seu caderno, escreva se a afirmação é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) A abertura de um ângulo reto mede 70 graus.
b) Dois ângulos retos são sempre congruentes.
c) A medida de abertura de um ângulo obtuso é maior que 90 graus.
d) A medida de abertura de um ângulo agudo é maior que 90 graus.
17. Identifique os pares de ângulos congruentes e registre-os em seu caderno.
Transformações geométricas
Isometrias são transformações geométricas que preservam o formato e as medidas da figura original.
Translação é a isometria pela qual a figura é deslocada em determinada direção e sentido, mantendo uma mesma medida da distância entre cada um dos pontos da figura original e o correspondente da figura obtida.
Rotação é a isometria pela qual uma nova figura é obtida a partir de um giro da figura original ao redor de um único ponto fixo. Esse ponto é chamado de centro de rotação.
Respostas e comentários
16. a) F
16. b) V
16. c) V
16. d) F
17.
Ângulo EOB. Ângulo DOC. Ângulo COB. Ângulo BOA.• A atividade 16 envolve o conceito de ângulos congruentes e a distinção entre ângulo agudo, obtuso e reto. Em caso de equívocos, represente na lousa ângulos retos, agudos e obtusos com a medida de abertura indicada para que a turma classifique-os e, depois, identifique quais são ângulos congruentes.
• Com a resolução da atividade 17, é possível avaliar se os estudantes utilizam adequadamente a notação de ângulo, assim como se identificam ângulos congruentes. Caso tenham alguma dificuldade em identificar os ângulos congruentes, peça à turma que fale os pares que podem ser congruentes e represente-os na lousa para que os estudantes possam visualizá-los separadamente.
Transformações geométricas
Neste momento, são retomadas as isometrias: translação, rotação e reflexão (em relação a uma reta e em relação a um ponto). Caso tenha fácil acesso a algum computador com software de geometria dinâmica, podem-se complementar os exemplos de fórma mais dinâmica.
Em uma rotação, o giro pode ser feito no sentido horário ou no sentido anti-horário, segundo certa medida da abertura de um ângulo.
Reflexão é a isometria pela qual uma figura pode ser refletida, em um plano, de dois modos:
em relação a uma reta
em relação a um ponto
18. Observe as figuras a seguir.
A figura a bê cê dê passou por uma transformação geométrica, originando a figura á′ bit′ centésimo′ divisores de ′. Em seu caderno, responda:
a) Qual transformação foi feita?
b) O que é a reta r?
19. Usando uma folha quadriculada, copie as figuras e faça o que se pede em cada item.
a) A figura á bê cê dê é sofreu uma translação e o ponto E′ é o correspondente ao ponto ê. Represente a figura á′ bit′ centésimo′ divisores de ′E′.
b) A figura á bê cê sofreu uma rotação e o ponto á′ é o correspondente ao ponto a. Represente a figura á′ bit′ centésimo′.
Respostas e comentários
18. a) reflexão
18. b) eixo de simetria
19. a) Resposta em Orientações.
19. b) Resposta em Orientações.
• Na atividade 18, os estudantes devem identificar a transformação geométrica feita e o que representa a reta r. Caso tenham dúvidas no item a, na lousa, analise o que é uma translação, uma rotação e uma reflexão para levá-los a concluir que o quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linhafoi obtido por uma reflexão em relação à reta r (eixo de simetria) do quadrilátero a bê cê dê.
• Em cada item da atividade 19, os estudantes devem reproduzir a figura no caderno e, depois representar a figura obtida após realizar uma translação (item a) e uma rotação (item b). Caso tenham dúvidas, destaque que é fornecido apenas um vértice de cada figura que devem representar e que a partir dele, eles devem determinar os demais vértices. Em seguida, analise com a turma quais são as transformações geométricas em cada item: considerando u a unidade de medida de comprimento do lado de um quadradinho, há uma translação de 1 unidade para baixo e 10 unidades para a esquerda no item a e uma rotação de um giro de 180 graus em relação ao ponto C no item b.
• Resposta do item a da atividade 19:
• Resposta do item b da atividade 19:
Para o capítulo 5: Polígonos
Elementos e medidas de um polígono
Podemos identificar os seguintes elementos no polígono á bê cê dê é:
• lados: segmentos de reta que formam o contorno do polígono (
Símbolo. Segmento de reta AB. Símbolo. Segmento de reta BC. Símbolo. Segmento de reta CD. Símbolo. Segmento de reta DE .Símbolo. Segmento de reta EA.);
• vértices: pontos de encontro de dois lados consecutivos ( a, B, C, D, ê );
• diagonais: segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos (
Símbolo. Segmento de reta AC. Símbolo. Segmento de reta AD. Símbolo. Segmento de reta BD. Símbolo. Segmento de reta BE. Símbolo. Segmento de reta CE.);
• ângulos internos: ângulos formados por dois lados consecutivos (
Símbolo. Ângulo a. Símbolo. Ângulo b. Símbolo. Ângulo c. Símbolo. Ângulo d. Símbolo. Ângulo e.);
• ângulos externos: ângulos formados por um lado do polígono e pelo prolongamento do lado consecutivo a ele (
Símbolo. Ângulo a1. Símbolo. Ângulo b1. Símbolo. Ângulo c1. Símbolo. Ângulo d1. Símbolo. Ângulo e1.).
Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um polígono
A soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180 graus.
Para determinar a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de qualquer polígono, traçamos todas as diagonais que partem de um único vértice, decompondo o polígono em triângulos, e multiplicamos a quantidade de triângulos por 180 graus.
20. Em seu caderno:
• trace o polígono á bê cê dê é;
• trace uma diagonal;
• marque dois ângulos internos;
• marque um ângulo externo.
21. Para cada um dos polígonos a seguir, encontre o valor de x. Registre a resposta em seu caderno.
a)
b)
c)
Polígono regular
Um polígono é regular quando todos os ângulos internos têm mesma medida de abertura e todos os lados têm mesma medida de comprimento.
Ângulos internos de um polígono regular
Como os ângulos internos de um polígono regular têm a mesma medida de abertura, para descobrir a medida de abertura de cada ângulo interno de um triângulo equilátero, por exemplo, dividimos 180 graus por 3, que resulta em 60 graus.
Ângulos externos de um polígono regular
Os ângulos internos e externos dos polígonos são suplementares, ou seja, a soma das medidas de abertura de um ângulo interno e de um ângulo externo é 180 graus.
Por isso, conhecendo a medida de abertura de um ângulo interno de qualquer polígono regular, podemos calcular a medida de abertura de um ângulo externo dele.
Respostas e comentários
20. Um exemplo de resposta está na seção Resoluções e comentários das atividades deste Manual do Professor.
21. a) x = 62 graus
21. b) x = 25 graus
21. c) x = 110 graus
Elementos e medidas de um polígono
O foco desta revisão são os elementos que compõem um polígono e a soma das medidas de abertura dos ângulos internos de polígonos. É interessante apresentar alguns exemplos de polígonos na lousa para que a turma os decomponha em triângulos e determine a soma das medidas de abertura dos ângulos internos.
• A atividade 20 permite muitas respostas diferentes, uma vez que não estão determinadas as medidas de comprimento dos lados e as medidas de abertura dos ângulos internos do polígono á bê cê dê é. Circule entre os estudantes para observar se as respostas são coerentes com o enunciado e indique possíveis ajustes necessários. É importante notar se eles identificam que o polígono deve ser um pentágono por ter 5 vértices.
• Ao resolver a atividade 21, os estudantes relacionam cada polígono à respectiva soma das medidas de abertura dos ângulos internos para encontrar o valor de x. Se achar conveniente, pergunte aos estudantes se é possível conferir se o valor está correto. Espera-se que eles digam que basta substituir o valor encontrado nas respectivas medidas de abertura e efetuar a adição das medidas de abertura dos ângulos internos de cada polígono para verificar se encontraram a soma esperada.
Polígono regular
A revisão sobre polígono é ampliada para os polígonos regulares tanto no que se refere à definição quanto à questão dos ângulos internos e externos de um polígono regular.
22. Qual dos polígonos seguintes é regular? Por quê?
a)
b)
23. Escreva no caderno, qual é o polígono regular cuja abertura de:
a) cada ângulo interno mede 90 graus?
b) cada ângulo externo mede 120? graus
Para o capítulo 6: Probabilidade
Probabilidade
Um experimento aleatório é um acontecimento que conhecemos os resultados possíveis, mas não podemos assegurar qual será o resultado. Por não ser possível prever o resultado com exatidão, procuramos medir as chances, ou seja, determinar a probabilidade de certo resultado ocorrer.
A probabilidade de determinado resultado em um experimento aleatório é a razão entre o número de possibilidades favoráveis e o número total de possibilidades.
24. Em seu caderno, registre apenas as afirmações verdadeiras.
a) Quando lançamos uma "moeda honesta", há sempre mais chance de sair cara do que coroa.
b) No lançamento de um "dado honesto" de 6 faces, há a mesma chance de sair um número par e um número ímpar.
c) A probabilidade de sair um número maior que 6 em um "dado honesto" de 6 faces é igual a zero.
25. Em uma urna, há 12 fichas nas seguintes cores:
Ao retirar uma ficha dessa urna, sem olhar, qual é a probabilidade de ela ser da cor:
a) amarela?
b) vermelha?
c) azul?
d) branca?
Para o capítulo 7: Triângulos e quadriláteros
Triângulos
Triângulo é um polígono com três lados.
Principais elementos de um triângulo
• Vértices: a, B e C
• Lados:
Símbolo. Segmento de reta AB. Símbolo. Segmento de reta AC. Símbolo. Segmento de reta BC.• Ângulos internos:
Símbolo. Ângulo A. Símbolo. Ângulo B. Símbolo. Ângulo C.• Ângulos externos:
Símbolo. Ângulo x. Símbolo. Ângulo y. Símbolo. Ângulo z.26. Em seu caderno, desenhe um triângulo PQR e indique todos seus ângulos internos.
27. Analise este triângulo.
Em seu caderno, indique as afirmações falsas (F) e as verdadeiras (V).
a)
ângulo Mé um ângulo interno do triângulo IMK.
b)
Símbolo. Segmento de reta MJ.é um lado do triângulo IMK.
c)
Símbolo. Ângulo J.é um ângulo externo do triângulo IJK.
d) J é um vértice do triângulo IMK.
Respostas e comentários
22. Polígono do item a, pois todos os ângulos internos têm a mesma medida de abertura e todos os lados têm mesma medida de comprimento. O polígono do item b tem apenas todos os lados com a mesma medida de comprimento.
23. a) quadrado
23. b) triângulo equilátero
24. itens b, c
25. a)
Sentença matemática, A fração 2 sobre 12 é igual a fração 1 sobre 6.25. b)
Sentença matemática, A fração 3 sobre 12 é igual a fração 1 sobre 4.25. c)
Sentença matemática, A fração 6 doze avos é igual a fração 1 sobre 2.25. d)
Fração. 1 sobre 12.26. Um exemplo de resposta está na seção Resoluções e comentários das atividades deste Manual do Professor.
27. a) V
27. b) F
27. c) V
27. d) F
• Aproveite a realização da atividade 22 e enfatize com a turma que para um polígono ser regular não basta apenas que seus lados sejam congruentes ou que seus ângulos internos sejam congruentes. As duas condições devem estar satisfeitas simultaneamente.
• Na atividade 23, os estudantes devem identificar os polígonos regulares utilizando a medida de abertura de cada ângulo interno ou externo. Caso tenham dúvidas, peça que esbocem polígonos para observar quais atendem à condição de cada item.
Probabilidade
Nesta revisão, define-se experimento aleatório e probabilidade de um resultado em um experimento aleatório. Se possível, apresente alguns exemplos de situações, como sorteio de bolas numeradas ou lançamento de “dado honesto” ou “moeda honesta”, para que a turma calcule a probabilidade de alguns resultados ocorrerem.
• A atividade 24 pode ser respondida sem o cálculo de probabilidades, mas com a comparação entre as chances de ocorrer dois resultados. Em caso de dúvidas, auxilie os estudantes a fazer as relações, com questões do tipo: “Ao lançar uma ‘moeda honesta’, a chance de sair cara é maior, menor ou igual ao de sair coroa?” (Espera-se que respondam que é igual). “Quais são os possíveis resultados no lançamento de um ‘dado honesto’ numerado de 6 faces?” (Espera-se que respondam 1, 2, 3, 4, 5 ou 6).
• Com a resolução da atividade 25, espera-se que os estudantes coloquem em prática o cálculo de probabilidades. Para auxiliá-los, pode-se pedir a eles, inicialmente, que observem as fichas e respondam: “Qual é a cor com mais chance de ser sorteada? E a cor com menos chance?” (Espera-se que respondam, respectivamente, azul e branca). Após os cálculos, peça que retomem essas estimativas e confiram se as respostas estão de acordo com o esperado.
Triângulos
Com a intenção de aprofundar o estudo dos polígonos, o foco desta revisão serão os triângulos, especificamente seus elementos.
• Há infinitas representações de triângulos possíveis para a atividade 26, então é interessante que os estudantes façam comparações com as respostas de outros colegas para observar o que elas têm em comum e de diferente. Se necessário, proponha ajustes nas respostas, destacando principalmente que a figura deve ter três vértices, três lados e três ângulos internos.
• Na atividade 27, os estudantes devem identificar se o elemento citado em cada item corresponde ao triângulo indicado. Ao final da atividade, peça a alguns deles que expliquem oralmente por que determinada afirmação é falsa ou verdadeira; essas explicações poderão esclarecer eventuais dúvidas da turma.
Quadriláteros
Quadrilátero é um polígono com quatro lados.
Paralelogramo é um quadrilátero que tem dois pares de lados paralelos.
Trapézio é um quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos.
28. Com o auxílio de régua e esquadro, classifique cada quadrilátero como paralelogramo, trapézio ou outro quadrilátero.
a)
b)
c)
d)
Versão adaptada acessível
28. Desenhe em seu caderno três quadriláteros: um trapézio, um paralelogramo e um outro que não seja quadrilátero nem paralelogramo.
Orientação para acessibilidade
Respostas
Espera-se que os estudantes percebam que para o quadrilátero ser classificado como paralelogramo deve ter os dois pares de lados opostos paralelos e que para ser trapézio deve ter apenas um par de lados opostos paralelos. O outro quadrilátero que o estudante deve desenhar não pode ter nenhum par de lados opostos paralelos. Procure auxiliar seus estudantes nessa atividade.
29. Quais afirmações a seguir são verdadeiras?
a) Todo quadrado é um retângulo.
b) Todo retângulo é um losango.
c) Todo retângulo tem quatro ângulos com medida de abertura de 90 graus.
d) Todo quadrado tem os quatro lados congruentes.
e) Alguns losangos têm lados com medidas diferentes.
f) Todo retângulo é um quadrado.
Para o capítulo 8: Área, volume e capacidade
Medida da área
Ao calcular a medida da área de polígonos, as medidas de comprimento consideradas devem estar na mesma unidade de medida.
Retângulo
b
medida do comprimento ou medida de comprimento da base
h
medida da largura ou medida de comprimento da altura
Quadrado
a
medida de comprimento do lado
Paralelogramo
b
medida de comprimento da base
h
medida de comprimento da altura relativa à base
Triângulo
b
medida do comprimento da base
h
medida do comprimento da base
Atriângulo =
Sentença matemática. Medida da área do triângulo é igual a medida do comprimento da base vezes a medida do comprimento da altura, tudo dividido por 2.Respostas e comentários
28. a) trapézio
28. b) outro quadrilátero
28. c) paralelogramo
28. d) trapézio
29. itens a, c, d
Quadriláteros
• Com base nos quadriláteros representados, a atividade 28 apresenta a classificação de cada um deles em paralelogramo, trapézio ou outro quadrilátero. Caso os estudantes tenham dificuldades, retome essas classificações baseando-se nas palavras deles.
• Na atividade 29, os estudantes devem avaliar afirmações sobre retângulos, losangos e quadrados, prestando atenção principalmente nos termos “todo” e “alguns”. Por exemplo, no item ê, eles podem considerar erroneamente que a afirmação é verdadeira; se isso ocorrer, destaque que a afirmação é falsa por causa do termo “alguns” e que seria verdadeira se fosse “Todo losango tem os quatro lados congruentes”.
Medida da área
Esta revisão é a respeito do cálculo das medidas de área de triângulos e dos quadriláteros mais conhecidos: retângulo, paralelogramo, trapézio e losango.
Trapézio
a
medida de comprimento da base maior
b
medida de comprimento da base menor
h
medida de comprimento da altura
Atrapézio =
Sentença matemática. Medida da área do trapézio é igual a fração de numerador: Abre parênteses, Medida do comprimento da base maior mais medida do comprimento da base menor, fecha parênteses, vezes, medida da altura e denominador 2.Losango
D
medida de comprimento da diagonal maior
d
medida de comprimento da diagonal menor
Alosango =
Sentença matemática. Medida da área do losango é igual a medida do comprimento da diagonal maior vezes a medida do comprimento da diagonal menor, tudo dividido por 2.30. Determine a medida da área dos seguintes polígonos:
a)
b)
c)
d)
Medida de volume
Ao calcular a medida de volume de sólidos geométricos, as medidas de comprimento consideradas devem estar na mesma unidade de medida.
Paralelepípedo reto-retângulo
A medida de volume de um paralelepípedo reto-retângulo é igual ao produto das medidas do comprimento (c), da largura ( a) e da altura (h).
Vparalelepípedo = c ⋅ a ⋅ h
Cubo
O cubo é um caso particular de paralelepípedo, pois tem todas as arestas com a mesma medida de comprimento. Assim, para um cubo cuja medida de comprimento da aresta é a, temos:
Vcubo = a ⋅ a ⋅ a = a3
31. Qual é a medida de volume deste paralelepípedo?
32. Calcule a medida de volume do cubo de cada item, conhecendo a medida de comprimento da aresta (): a
a) a = 12 centímetros
b) a = 0,4 métro
c) a = 9 centímetros
Para o capítulo 9: Equações do 2º grau
Equações do 1º grau
Equação é uma sentença matemática expressa por uma igualdade que apresenta pelo menos um valor desconhecido representado por uma letra denominada incógnita.
• 3x + 5 = 2 é uma equação cuja incógnita é x.
• 5m ‒ 2 = 7n é uma equação cujas incógnitas são m e n.
• 4b ‒ 9 < 6 não é uma equação, pois não é uma igualdade.
Respostas e comentários
30. a) 344 centímetros quadrados
30. b) 105 centímetros quadrados
30. c) 142,5 centímetros quadrados
30. d) 7,25 centímetros quadrados
31. 525 centímetros cúbicos
32. a) .1728 centímetros cúbicos
32. b) 0,064 métros cúbicos
32. c) 729 centímetros cúbicos
• Na atividade 30, os estudantes devem calcular a medida da área de um trapézio (item a), um losango (item b), um paralelogramo (item c) e um triângulo (item d). Se eles tiverem dificuldades ajude-os a classificar o quadrilátero presente nos itens a, b e c e a identificar as medidas da base, altura, e diagonais conforme o polígono.
Medida de volume
Esta revisão retoma o cálculo da medida de volume de alguns sólidos geométricos: paralelepípedo reto-retângulo e cubo, que é um paralelepípedo reto-retângulo que tem todas as arestas congruentes. Se possível, apresente alguns exemplos dessas figuras para que a turma calcule a medida de volume delas.
• Nas atividades 31 e 32, os estudantes devem calcular a medida de volume de um paralelepípedo (atividade 31) e de três cubos (atividade 32). Destaque a necessidade de indicar a unidade de medida de volume ao apresentar as respostas.
Equações do 1º grau
Esta revisão retoma o conceito de equação e, mais especificamente, de equação do 1º grau por meio de exemplos. Além disso, aborda-se a ideia de incógnita, muito importante na definição de equação.
• 5 + 13 = 2 ⋅ 9 não é uma equação, pois não tem incógnita.
Quando o maior expoente de uma incógnita em uma equação é 1, a denominamos equação do 1º grau.
• ‒1 ‒ 0,4x = 7 é uma equação de 1º grau.
• x2 + 1 = 0 não é uma equação de 1º grau.
33. Em seu caderno, indique quais sentenças a seguir são equações:
a) 3x + 5 = ‒0,4 + 2x
b) (‒1) ⋅ 32 = 10 ‒ 42
c) a + b + c =
fração 10 sobre 7d) 2x 2 ⩽ 52
34. Escreva, em seu caderno, quais são as afirmações verdadeiras.
a) 2m + 1 ≠ m é uma equação.
b) 35 = 2t ‒ 0,5 é uma equação de 1º grau.
c) 2m ‒ 9 + j = 4 é uma equação cujas incógnitas são m, j e 4.
d) As incógnitas da equação x 2 + y = a são x, y e a.
e) k 3 =
Sentença matemática. k elevado a 3 é igual a 9 oitavos.é uma equação, mas não de 1º grau.
Raiz de uma equação
Quando a incógnita de uma equação assume um valor que torna a sentença verdadeira, esse valor é chamado de raiz da equação.
Vamos considerar as equações 3x + 12 = 42 e 5x = ‒10. Para saber se o número 10 é raiz de uma delas, fazemos a substituição:
3x + 12 = 42
3 ⋅ 10 + 12 = 42
30 + 12 = 42
42 = 42
sentença verdadeira
Logo, 10 é raiz dessa equação.
5x = ‒10
5 ⋅ 10 = ‒10
50 = ‒10
sentença falsa
Logo, 10 não é raiz dessa equação.
O conjunto universo é formado por todos os números que uma incógnita pode assumir e é indicado por conjunto universo.
As raízes da equação que pertencem ao conjunto universo são as soluções dessa equação e formam seu conjunto solução, que é indicado por S.
No exemplo anterior, se considerarmos que a incógnita da equação 3x + 12 = 42 só assume valores naturais, temos conjunto universo =
. Como 10 é número natural e é raiz da equação, dizemos que ele é solução dessa equação e que o conjunto solução dessa equação é S = {10}.
35. Sendo conjunto universo =
, anote no caderno as equações cujo conjunto solução é S = {‒1}.
a) ‒3 = 5x ‒ 2x
b) 8x ‒ 10 = ‒2
c) 5x ‒ 14 = 12x
d)
Sentença matemática. x sobre 2, fim da fração, menos 2, igual a menos 5 meios.36. Considere conjunto universo =
e a equação ‒8x + 23 = 23 + x. Qual dos conjuntos a seguir é o conjunto solução dessa equação?
a) S = {0}
b) S = {1}
c) S = {‒2}
d) S = {‒4}
Resolução de equações de 1º grau com uma incógnita
Quando duas equações têm o mesmo conjunto universo e as mesmas raízes, elas são chamadas de equações equivalentes.
Princípio aditivo das igualdades: quando adicionamos ou subtraímos uma mesma quantidade nos dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira.
Princípio multiplicativo das igualdades: quando multiplicamos ou dividimos por um mesmo número não nulo os dois membros de uma equação, obtemos uma equação equivalente à primeira.
Para resolver uma equação, aplicamos os princípios aditivo e multiplicativo das igualdades, de modo a obter equações equivalentes mais simples que as iniciais, determinando, assim, as soluções da equação. Por exemplo:
6x ‒ 10 = 50, sendo conjunto universo =
6 x ‒ 10 + 10 = 50 + 10
6x = 60
=
Sentença matemática. A fração 6x sobre 6 é igual a fração 60 sobre 6.x = 10
S = {10}
Respostas e comentários
33. itens a, c
34. itens b, d, ê
35. itens a, d
36. alternativa a
• Na atividade 33, os estudantes devem identificar quais sentenças são equações. Para ampliar a atividade, peça que expliquem oralmente por que os itens b e d não são equações. Espera-se que observem que, a sentença do item b, não apresenta incógnita e que a sentença do item d é uma desigualdade.
• Na atividade 34 os estudantes vão analisar afirmações relacionadas aos conceitos de equação, incógnita e equação de 1º grau. A cada item que os estudantes considerarem falso, peça que expliquem o erro da afirmação.
Raiz de uma equação
Esta retomada amplia o estudo das equações, focando especificamente o conceito de raiz de uma equação, sem ainda tratar da resolução de uma equação.
• Nas atividades 35 e 36, espera-se que os estudantes associem equações ao seu respectivo conjunto solução. Caso tenham dificuldades, oriente-os a substituir a incógnita de cada equação pelo número pertencente ao conjunto solução; se obtiverem uma igualdade, o conjunto solução corresponde à equação.
Resolução de equações de 1º grau com uma incógnita
Para finalizar a revisão acerca de equações de 1º grau, o foco agora é a resolução desse tipo de equação, explicando os princípios aditivo e multiplicativo das igualdades. Se achar necessário, apresente exemplos de equações para a turma resolver antes das atividades.
37. Sabendo que conjunto universo =
, resolva estas equações no caderno.
a) 5x + 10 = ‒10
b) x ‒ 12 = 29
c) 2x = ‒2 + 6x
38. Para conjunto universo =
, identifique quais afirmações são verdadeiras.
a) O conjunto solução da equação 2x + 3 = ‒8 + x é S = ∅.
b) S = {10} é o conjunto solução da equação 9 + 5x = 5,9.
c) S = {12} é o conjunto solução da equação ‒48 = 3x ‒ 7x.
Para o capítulo 10: Grandezas e proporcionalidade
Razão e proporção
A razão entre dois números, a e bê, com b ≠ 0, nessa ordem, é dada por
Fração. a sobre b..
Podemos expressar a razão na fórma de fração, de porcentagem ou de número decimal.
Exemplo:
Se uma pessoa gastou R$ 10,00dez reais com bebidas e R$ 50,00cinquenta reais com alimentos, podemos dizer que a razão entre o gasto com bebidas e comidas foi
Fração.10 sobre 50., que equivale a
Sentença matemática. 20 sobre 100.= 20% = 0,2.
Proporção é uma igualdade entre duas razões.
Exemplos:
e
Sentença matemática. 6 sobre 15 é igual a 4 sobre 10.Propriedade fundamental das proporções
Em toda proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios, ou seja, dados a, b, c e d racionais não nulos, com
Sentença matemática. a sobre b é igual a c sobre d., temos a ⋅ d = b ⋅ c.
Por exemplo, usando as proporções citadas anteriormente, temos que:
3 ⋅ 30 = 9 ⋅ 10
6 ⋅ 10 = 4 ⋅ 15
39. Observe este quadro com os valores das 3 peças que compõem um produto.
Peça |
Valor |
---|---|
Peça 1 |
R$ 30,00 |
Peça 2 |
R$ 3,00 |
Peça 3 |
R$ 90,00 |
Total |
R$ 123,00 |
Escreva em seu caderno:
a) a razão entre o valor da peça 1 e o da peça 2.
b) a razão entre o valor da peça 2 e o da peça 1.
c) a razão entre o valor da peça 3 e o total.
40. Quais pares de razões são proporções?
a)
Fração. 11 sobre 9 e Fração. 22 sobre 18.b)
Fração. 1 sobre 3 e Fração. 3 sobre 8.c)
Fração. 216 sobre 600. Fração. 36 sobre 100.d)
Fração. 4 sobre 7 e Fração. 10 sobre 11.41. Determine o valor de x nas proporções sabendo que x é um número real diferente de zero.
a)
Sentença matemática. 2 sobre 3 é igual a 10 sobre x.b)
Sentença matemática. 8 sobre x é igual a 4 sobre 15.c)
Sentença matemática. x sobre cem é igual a 13 sobre 26.Grandezas e proporcionalidade
Grandezas diretamente proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre dois valores quaisquer da primeira é igual à razão entre os valores correspondentes da segunda.
Grandezas inversamente proporcionais
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando a razão entre dois valores quaisquer da primeira é igual ao inverso da razão entre os valores correspondentes da segunda.
Respostas e comentários
37. a) S = {‒4}
37. b) S = {41}
37. c) S =
Sentença matemática. Conjunto solução igual a, abre chaves, 1 sobre 2, fecha chaves.38. itens a, c
39. a)
Resposta:) a) 30 sobre 3 é igual a 10.39. b)
Resposta: 39) b) 3 sobre 30 é igual a 1 sobre 10.39. c)
Resposta: 39) c) 90 sobre 123 é igual a 30 sobre 41.40. itens a, c
41. a) x = 15
41. b) x = 30
41. c) x = 50
• Na atividade 37, os estudantes devem resolver as equações usando os princípios aditivo e multiplicativo das igualdades. Se observar algum equívoco, peça ao estudante que substitua na equação o valor encontrado e verifique se é mesmo raiz.
• A atividade 38 trabalha o reconhecimento de afirmações verdadeiras por meio da resolução de cada equação ou pela substituição dos números pertencentes aos conjuntos solução. No item a, ao resolver a equação, os estudantes devem obter x = −5,5 e identificar que esse número não pertence ao conjunto solução (conjunto dos números naturais); portanto, a equação dada não tem solução (ou raiz).
Razão e proporção
A partir da retomada das ideias de razão e proporção, são discutidas noções fundamentais para desenvolver o tema da proporcionalidade. Além disso, é apresentada a propriedade fundamental das proporções, muito importante no estudo desse tema.
• Na atividade 39, os estudantes devem encontrar as razões pedidas, sendo fundamental ter atenção à ordem em que os valores das grandezas são citados, já que a razão será diferente de acordo com a ordem.
• Para resolver as atividades 40 e 41, é preciso utilizar a propriedade fundamental das proporções, sendo que, na atividade 40, ela será utilizada para conferir se os pares de razões formam uma proporção e, na atividade 41, ela será utilizada para encontrar um dos números que faltam na proporção.
Grandezas e proporcionalidade
A partir da explicação dos dois tipos de relação proporcionais entre grandezas (direta e inversamente), é feita uma breve retomada do tema. Caso observe a necessidade, exponha alguns exemplos numéricos antes das atividades.
42. Copie estes quadros no caderno e complete-os, considerando que as grandezas X e Y são diretamente proporcionais.
a)
X |
Y |
---|---|
5 |
12 |
10 |
24 |
2,5 |
6 |
15 |
b)
X |
Y |
---|---|
0,2 |
16 |
1 |
|
10 |
800 |
0,1 |
8 |
43. As grandezas M e N são inversamente proporcionais, conforme indicado neste quadro.
M |
N |
---|---|
4 |
24 |
8 |
12 |
12 |
8 |
6 |
16 |
Qual será o valor de N quando M for 1?
Para o capítulo 11: Medidas de tendência central e pesquisa estatística
Médias
Muitas vezes, em uma pesquisa, podemos sintetizar as informações calculando a média aritmética ou a média aritmética ponderada e utilizar essas medidas para representar o conjunto de dados da pesquisa.
Acompanhe a situação.
Vamos analisar o quadro dos pontos obtidos por um estudante no vestibular:
Disciplina |
Nota |
---|---|
Matemática |
8 |
Redação |
7 |
Inglês |
5 |
História |
9 |
Se a pontuação final for a média aritmética (em que todas as pontuações têm o mesmo peso), calculamos assim:
=
Sentença matemática. Fração de numerador 8 mais 7 mais 8 mais 9 e denominador 4 igual a fração 29 quartos que é igual a 7 vírgula 25.= 7,25
Se a pontuação final for a média ponderada considerando que Matemática tem peso 2, Redação tem peso 3 e as demais disciplinas, peso 1, calculamos assim:
44. Analise este quadro com preços de um mesmo produto encontrado em diferentes mercados.
Mercado |
Preço (em reais) |
---|---|
Mercado 1 |
36,80 |
Mercado 2 |
42,90 |
Mercado 3 |
39,90 |
Mercado 4 |
31,80 |
Mercado 5 |
40,00 |
Calcule, em seu caderno, o preço médio desse produto.
45. Confira a pontuação que duas marcas de chocolate receberam de um cliente, considerando alguns critérios.
Critério |
Marca A |
Marca B |
---|---|---|
Preço (peso 2) |
7 |
8 |
Sabor (peso 3) |
8 |
7 |
Aroma (peso 1) |
7 |
7 |
Em seu caderno, calcule a média ponderada para cada uma dessas marcas.
Respostas e comentários
42. Respostas em Orientações.
43. 96
44. R$ 38,28 trinta e oito reais e vinte e oito centavos
45. marca a: 7,5; marca B: 7,3
• Na atividade 42, espera-se que os estudantes identifiquem, em cada item, a relação entre os valores das grandezas X e Y para completar a célula com o valor que falta. Vale destacar que, em ambos os casos, as grandezas são diretamente proporcionais. Em caso de dúvida, oriente-os a usar a propriedade fundamental das proporções ou questione-os, por exemplo, no item b: “Por quanto eu devo multiplicar o 10 para obter 800?”. Espera-se que os estudantes respondam que é preciso multiplicar por 80, então aproveite para levá-los a perceber que em todas as linhas do quadro do item b o valor de Y corresponde ao produto do valor de X por 80.
Resposta do item a da atividade 42:
X |
Y |
---|---|
5 |
12 |
10 |
24 |
2,5 |
6 |
15 |
36 |
Resposta do item b da atividade 42:
X |
Y |
---|---|
0,2 |
16 |
1 |
80 |
10 |
800 |
0,1 |
8 |
• A atividade 43 apresenta um quadro de valores das grandezas M e N, inversamente proporcionais, para que os estudantes descubram o valor de N para um valor de M dado. Se eles tiverem dificuldades, faça questionamentos, como: “Quando o valor de M é 4, o valor de N é 24; quando o valor de M for 1, é esperado que o valor de N seja maior ou menor que 24?”. Nesse caso, como as grandezas são inversamente proporcionais e o valor de M diminuiu, de 4 para 1, necessariamente o valor de N aumentará e será maior que 24.
Médias
Nesta revisão, pretende-se focar as ideias de média aritmética e média aritmética ponderada. Se considerar adequado, faça juntamente com os estudantes os exemplos apresentados para que fique mais clara a diferença entre essas médias.
• Nas atividades 44 e 45, os estudantes devem calcular, respectivamente, média aritmética e média aritmética ponderada com base em dados apresentados em quadros. Se necessário, chame a atenção da turma para o fato de que, nas médias aritméticas ponderadas da atividade 45, o numerador corresponde à soma dos produtos da nota de cada critério pelo respectivo peso, e o denominador corresponde à soma dos pesos.
Para o capítulo 12: Gráficos estatísticos
Gráficos
Gráfico de barras
Esse tipo de gráfico é utilizado principalmente para comparar informações. Podemos ter gráficos de barras verticais (exemplo a seguir) ou barras horizontais.
Dados obtidos em: https://oeds.link/0A3tBp. Acesso em: 4 julho 2022.
Gráfico de segmentos
Esse tipo de gráfico é usado quando queremos observar a variação de algum fato ao longo do tempo.
Dados obtidos em: https://oeds.link/LDPePJ. Acesso em: 4 julho 2022.
Gráficos de setores
Esse tipo de gráfico é usado quando queremos representar partes de um total.
Dados obtidos em: https://oeds.link/1ZvWpg. Acesso em: 4 julho 2022.
46. O que é possível interpretar de cada gráfico dado como exemplo?
Respostas e comentários
46. Espera-se que os estudantes interpretem: do gráfico de barras, que o equipamento mais usado para acessar a internet é o celular; do gráfico de segmentos, que os salários das mulheres são muito menores que os salários dos homens; do gráfico de setores, que a maior parte do consumo de energia elétrica no Brasil é industrial, mas que o percentual do consumo residencial também é elevado.
Gráficos
Neste momento, é feita uma breve revisão dos principais tipos de gráficos estatísticos por meio de exemplos de gráficos construídos com base em dados reais.
• Na atividade 46, há mais de uma interpretação possível para cada gráfico; por isso, ao final da atividade, incentive os estudantes a compartilhar suas interpretações com as dos colegas, de modo a complementar e até mesmo refinar suas respostas.