Unidade 2
Capítulo 4 Ângulos e transformações geométricas
Capítulo 5 Polígonos
Capítulo 6 Probabilidade
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca ( í bê gê É), em 2019 os idosos brasileiros representavam 16,2% da população do país, e projeções indicavam que esse percentual dobrará em 2045.
Você conhece os direitos dos idosos? Na sua opinião, as pessoas viverem mais tempo significa que estão vivendo saudavelmente e tendo suas necessidades atendidas? Ao final desta Unidade, você responderá essas e outras questões.
Respostas e comentários
Abertura da Unidade
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 7 e 9 (as descrições estão na página ). seis
• Competência específica 8 (a descrição está na página sete).
Objetivos:
• Motivar a turma a estudar os conteúdos da Unidade 2.
• Conscientizar os estudantes sobre a importância de respeitar e valorizar os idosos.
Tema contemporâneo transversal:
Para iniciar a Unidade, pergunte qual é a ideia que eles têm a respeito do termo ”expectativa de vida”. Incentive-os a verbalizar o que pensam e a conversar entre si. Explique que esse é um conceito estatístico relacionado ao bem-estar da população. Se achar conveniente, apresente algum gráfico publicado pelo í bê gê É mostrando como a expectativa de vida dos brasileiros modificou-se nos últimos anos. Espera-se que eles percebam que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando ao longo dos anos e que isso está relacionado a melhorias nas áreas da saúde, econômica, educação, saneamento básico, entre outras. Finalize dizendo que a área da Matemática responsável por essa análise é a Probabilidade e Estatística.
Convide-os a refletir sobre a outra questão proposta. Pergunte se eles conhecem o Estatuto do Idoso. Verifique depois se, na opinião deles, esses direitos garantem melhor qualidade de vida aos idosos e, consequentemente, um aumento da expectativa de vida.
As questões propostas favorecem o desenvolvimento das competências gerais 7 e 9 e da competência específica 8 de Matemática, uma vez que promovem o diálogo e a argumentação com base em dados confiáveis.
No capítulo 4, serão estudados ângulos, figuras geométricas e transformações geométricas. No capítulo 5, os objetos de estudo serão os polígonos, seus elementos e classificações. Por fim, no capítulo 6, serão aprofundadas as ideias de probabilidades.
Na seção É hora de extrapolar, os estudantes pesquisarão sobre os direitos dos idosos no Brasil e terão a oportunidade de analisar dados do Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde da OMS. Por fim, irão elaborar e apresentar uma cartilha sobre direitos dos idosos com sugestões de prevenções e cuidados para a população.
Sugestão de proposta para a promoção da saúde mental dos estudantes
A dança é uma atividade que faz bem ao corpo e à mente. Pode ser praticada por qualquer pessoa independentemente da idade, agilidade ou tipo de corpo. Além disso, é uma fórma de socialização. Considere firmar parceria com professores de outros componentes curriculares e implementar um projeto de dança na escola. Projetos como esse proporcionam momentos de diversão e convívio que contribuem para a melhoria da saúde psicológica.
Capítulo 4 Ângulos e transformações geométricas
Trocando ideias
Considerada a mais antiga arte em cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas, a arte marajoara é o conjunto de artefatos, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará.
▸
Reúna-se com três colegas e pesquisem sobre a arte marajoara. Depois, compartilhem com a turma o que tiverem encontrado.
▸
Que transformações geométricas você reconhece nos grafismos presentes nas peças de cerâmica marajoara anteriores?
Neste capítulo, vamos retomar e nos aprofundar em assuntos como ângulos e transformações geométricas.
Conheça mais
No site do Museu Paraense Emílio Goeldi, há um catálogo com diversos exemplares da cerâmica marajoara no livro digital Cerâmica marajoara: a comunicação do silêncio, de Lilian Bayma de Amorim.
Respostas e comentários
Trocando ideias: primeiro item: resposta pessoal; segundo item: exemplos de resposta podem ser translações, rotações e reflexões.
CAPÍTULO 4 – ÂNGULOS E TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Trocando ideias
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 2, 5, 6, 7 e 9 (as descrições estão na página ). seis
• Competências específicas 3 e 8 (as descrições estão página sete).
Objetivos:
• Levantar os conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes sobre as transformações geométricas.
• Pesquisar sobre a arte marajoara.
Tema contemporâneo transversal:
Forme uma roda de conversa com os estudantes e comente que a Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Mostre a localização dessa ilha em um mapa e conte que os antigos marajoaras faziam vasilhas, chocalhos, potes, urnas funerárias, estatuetas, bonecas para crianças, cachimbos, porta-venenos para flechas etcétera Atualmente, moradores locais da ilha, produzem réplicas de várias peças, especialmente os vasos, para fins comerciais.
Em seguida, proponha que se organizem em grupos para realizar a pesquisa solicitada no primeiro item. Caso julgue oportuno, associe esse conteúdo ao componente curricular Artes, apresentando materiais que possam servir de fonte de consulta para eles ou planejar uma pesquisa na sala de informática. Outra possibilidade é solicitar que façam essa pesquisa em casa e reservar um tempo da aula seguinte para que possam conversar sobre o que pesquisaram. Momentos como esse contribuem para o desenvolvimento das competências gerais 2, 5, 6, 7 e 9 da Bê êne cê cê, uma vez que valorizam a manifestação artística dos marajoaras e a diversidade de saberes e vivências culturais, utilizam tecnologias digitais da informação para realizar a pesquisa, argumentam com base em informações confiáveis e exercitam o diálogo e a empatia. A competência específica 8 também tem o seu desenvolvimento favorecido por conta da interação promovida pela tarefa.
Na questão proposta no segundo item, os estudantes vão mobilizar o que estudaram sobre transformações geométricas em anos anteriores. Recorde com eles o que são grafismos e verifique se identificam translações, rotações e reflexões nos grafismos presentes nas cerâmicas da fotografia. É importante incentivá-los a explicar suas respostas. Você pode ampliar a proposta e solicitar que reproduzam algum desses grafismos ou que criem grafismos similares. Essa relação entre Matemática e Arte contribui para o desenvolvimento da competência específica 3 de Matemática.
1 Ângulos
Duas semirretas de mesma origem determinam no plano duas regiões, que, nesta figura, estão destacadas com cores diferentes.
As semirretas
Semirreta OA.e
Semirreta OB.determinam dois ângulos que podem ser indicados por
Ângulo AOB..
Ângulo é a união de duas semirretas de mesma origem, com uma das regiões do plano limitada por elas.
Classificação de ângulos
De acordo com a medida da abertura, um ângulo pode ser classificado em:
• Ângulo nulo
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 0 graus.
• Ângulo de uma volta
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 360 graus.
• Ângulo reto
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 90 graus.
• Ângulo raso ou de meia-volta
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 180 graus.
• Ângulo agudo
Sentença matemática. 0 grau menor que medida do ângulo AOB menor que 90 graus.
• Ângulo obtuso
Sentença matemática. 90 graus menor que medida do ângulo AOB menor que 180 graus.
Respostas e comentários
Ângulos
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um cinco.
Objetivos:
• Retomar o conceito e a classificação de ângulos.
• Reconhecer ângulos congruentes.
• Compreender o conceito de bissetriz de um ângulo.
• Compreender o conceito de mediatriz de um segmento de reta.
• Construir com régua e compasso ângulos cuja abertura mede 90 graus, 60 graus, 45 graus e 30 graus.
Justificativa
Retomar o conceito de ângulos e classificá-los é importante para que possam avançar no estudo de outros conceitos e procedimentos de Geometria.
O reconhecimento de ângulos congruentes é útil nas construções com régua e compasso e, também, no estudo da semelhança de figuras.
Os conceitos de bissetriz e mediatriz mobilizam os conhecimentos anteriores dos estudantes sobre retas, semirretas, segmentos de reta, ângulos e medidas de abertura de ângulos.
A construção com régua e compasso de ângulos ditos notáveis (90 graus, 60 graus, 45 graus e 30 graus) é importante no estudo futuro das razões trigonométricas (seno, cosseno, tangente etcétera).
Mapeando conhecimentos
Peça aos estudantes que construam um ângulo cuja abertura mede 60 graus e com o auxílio de um transferidor tracem a semirreta que divide esse ângulo em dois ângulos com a mesma medida de abertura. Em seguida, pergunte: “Qual é a origem desta semirreta? Qual é a medida da abertura de cada ângulo formado? A semirreta que você traçou recebe um nome especial. Você sabe que nome é esse?”. Se achar oportuno, organize a turma de modo que realizem a tarefa considerando também ângulos cuja abertura mede 90 graus e 30 graus.
Proponha que tracem um segmento de reta, encontrem o ponto médio dele e tracem uma reta perpendicular ao segmento passando por esse ponto médio utilizando suas estratégias pessoais. Depois, pergunte: “Como podemos chamar essa reta?”.
Para as aulas iniciais
Na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores, retoma-se a medida da abertura de um ângulo, a classificação de ângulos e o conceito de ângulos congruentes. Peça aos estudantes que leiam essa revisão e façam as atividades 16 e 17.
Defina bissetriz e mediatriz. Peça que explorem as ferramentas “Bissetriz” e “Mediatriz” disponíveis no GeoGebra. A ideia é apenas se familiarizar com as ferramentas e com os conceitos.
Explique para a turma a notação de ângulo agudo, 0 grau < medida de(
Ângulo AOB.) < 90 graus: “a medida da abertura de
Ângulo AOB.está entre 0 grau e 90 graus, excluindo esses extremos do intervalo”. A mesma ideia vale para a notação de ângulo obtuso.
( ê éfe zero oito ême ah um cinco) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90 graus, 60 graus, 45 graus e 30 graus e polígonos regulares.
Ângulos congruentes
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida de abertura.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Classifique os ângulos a seguir em nulo, raso, de uma volta, reto, agudo ou obtuso.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
2. Classifique cada ângulo destacado nos quadriláteros a seguir em agudo, reto ou obtuso.
a)
b)
3. Determine o valor de , sabendo que a
Ângulo AOB.e
Ângulo MNP.são congruentes.
Respostas e comentários
1. a) ângulo agudo
1. b) ângulo nulo
1. c) ângulo reto
1. d) ângulo obtuso
1. e) ângulo raso
1. f) ângulo de uma volta
2. a) agudos:
Ângulo Ce
Ângulo A; obtusos:
Ângulo Be
Ângulo D2. b) retos:
Ângulo Ae
Ângulo B; agudo:
Ângulo D; obtuso:
Ângulo C
Ângulos congruentes
Após abordar o conceito de ângulos congruentes, distribua para os estudantes uma folha com a representação de alguns polígonos como retângulos, triângulos equiláteros, hexágonos regulares etcétera Depois, peça que determinem as medidas das aberturas dos ângulos internos deles com o auxílio de um transferidor e identifiquem os ângulos congruentes.
• Na atividade 3, comente que, se dois ângulos são congruentes, as medidas das aberturas desses ângulos são iguais. Os estudantes devem chegar à seguinte sentença:
Sentença matemática. Fração 2a sobre 3.
+ 30 graus =
Sentença matemática. Fração 3a sobre 4.+ 27 graus
12 ⋅
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 2a sobre 3, fim da fração, mais 30 graus, fecha parênteses.= 12 ⋅
Sentença matemática. Abre parênteses, fração 3a sobre 4 mais 27 graus, fecha parênteses.8a + 12 ⋅ 30 graus = 9a + 12 ⋅ 27 graus
a = 36 graus
Portanto, a = 36 graus.
Bissetriz de um ângulo
Na figura a seguir, a semirreta
Semirreta OC, interna ao ângulo
Ângulo AOB., divide
Ângulo AOB.em dois ângulos congruentes. Assim, a semirreta
Semirreta OCé a bissetriz do ângulo
Ângulo AOB..
Bissetriz de um ângulo é a semirreta interna a esse ângulo com origem no vértice do ângulo que o divide em dois ângulos congruentes.
Construção geométrica da bissetriz de um ângulo
Para construir a bissetriz do ângulo
AOB, podemos realizar os seguintes passos.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
1º) Dado um ângulo
Ângulo AOB, centramos o compasso em O e, com uma abertura qualquer, determinamos os pontos C e D sobre as semirretas
Semirreta OA.e
Semirreta OB., respectivamente.
2º) Centramos o compasso em C e em D e traçamos arcos que se cruzam na região interna do ângulo, obtendo um ponto . ê
3º) Traçamos
Semirreta OE.determinando, assim, a bissetriz de
Ângulo AOB.
Tecnologias digitais em foco
Bissetriz
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para construir a bissetriz de um ângulo e realizar algumas investigações.
Construa
Siga os passos a seguir para construir a bissetriz de um ângulo.
1º) Construa um ângulo
AOBqualquer. Para isso, utilize a ferramenta
e trace duas semirretas de mesma origem óh:
Semirreta OA.e
Semirreta OB.Respostas e comentários
Bissetriz de um ângulo
As justificativas para as construções geométricas não serão trabalhadas nesse momento. Entretanto, os passos da construção podem ser compreendidos pelos estudantes, bem como as propriedades que são consequências dessas construções. As justificativas de cada um dos passos serão trabalhadas em outros capítulos da coleção.
Por exemplo, a justificativa para o procedimento trabalhado aqui para a construção da bissetriz de um ângulo está no fato de que ODEC é um losango; nesse quadrilátero, as diagonais são bissetrizes dos ângulos internos do losango.
Também é possível justificar essa construção observando que ODC é um triângulo isósceles; nessa situação,
Segmento de reta de OE.é a reta suporte da mediatriz e também da bissetriz do ângulo
Ângulo COD,.
Você pode retomar e justificar a construção da bissetriz no capítulo 7, quando são estudados os triângulos e quadriláteros.
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
• Competência geral 5 (a descrição está na página seis).
• Competência específica 2 (a descrição está na página sete).
• Habilidade ê éfe zero oito ême ah um cinco.
Objetivo:
Construir a bissetriz de um ângulo utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Bissetriz
Se achar conveniente, mostre aos estudantes outro modo de construir a bissetriz de um ângulo qualquer.
1. Dado um ângulo
BOCqualquer, trace uma circunferência c de centro em O e raio com qualquer medida de comprimento.
2. Marque os pontos P em
Semirreta OB.e Q em
Semirreta OC, intersecções dessas semirretas com a circunferência c.
3. Trace uma circunferência d de centro em P, e raio r com qualquer medida de comprimento.
4. Trace uma circunferência e de centro em Q, com mesma medida de comprimento de raio de d.
5. Marque o ponto D, uma das intersecções entre as circunferências d e e.
6. Trace a semirreta
Semirreta OD., que é a bissetriz do ângulo
BOC.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
Tecnologias digitais em foco
2º) Siga o passo a passo da construção geométrica da bissetriz de um ângulo da página anterior e construa a bissetriz
Semirreta OCdo ângulo
AOB.
Utilize a ferramenta
para construir circunferências que podem ter qualquer medida de comprimento do raio.
Utilize a ferramenta
para construir circunferências que têm uma medida de comprimento do raio definida.
Explore
Faça o que se pede usando as ferramentas do GeoGebra.
a) Meça a abertura dos ângulos
Ângulo COA.e
BOC. Em seguida, movimente os pontos móveis da construção. Que relação podemos identificar entre as medidas realizadas?
b) Marque um ponto D qualquer na semirreta
Semirreta OC. Utilize a ferramenta
e trace uma reta r, perpendicular a
Semirreta OA.passando por D, e uma reta s, perpendicular a
Semirreta OB.passando por D. Depois, marque ê e F, intersecções das perpendiculares com os lados do ângulo.
• O que as medidas de comprimento dos segmentos
Segmento de reta DE.e
Segmento de reta DF.representam?
c) Meça o comprimento desses segmentos. Em seguida, movimente o ponto D sobre a semirreta
Semirreta OC. Que relação podemos identificar entre as medidas realizadas?
Observação
Note que nessa imagem “escondemos” algumas construções. Você pode fazer o mesmo clicando com o botão direito do mouse sobre a construção e desabilitando a opção “Exibir Objeto”. É interessante utilizar esse recurso e esconder alguns traçados, permitindo melhor visualização nas investigações.
Respostas e comentários
Explore: a) Elas são iguais.
b) Resposta: As medidas das distâncias entre o ponto D e a semirreta
Semirreta OA.e entre D e a semirreta
Semirreta OB., respectivamente.
c) Espera-se que os estudantes percebam que dê ê = DF, ou seja, que as medidas das distâncias entre D e cada lado do ângulo são iguais.
No item a do Explore, os estudantes terão a oportunidade de verificar experimentalmente que a bissetriz de um ângulo é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão à uma mesma medida de distância dos lados desse ângulo.
Mediatriz de um segmento de reta
Na figura a seguir, a reta m é perpendicular ao segmento de reta
Segmento de reta AB.e passa pelo ponto M, ponto médio de
Segmento de reta AB.. O ponto médio de um segmento de reta é aquele que o divide em dois segmentos congruentes. Assim, m é mediatriz do segmento de reta
Segmento de reta AB..
Mediatriz é a reta perpendicular a um segmento de reta que passa pelo ponto médio desse segmento.
Observação
Podemos indicar a medida de comprimento de um segmento de reta
Segmento de reta AB.por
Medida do segmento reta AB.ou, simplesmente, por AB.
Construção geométrica da mediatriz de um segmento de reta
Para construir a mediatriz do segmento de reta
Segmento de reta AB., podemos realizar os seguintes passos.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
1º) Dado um segmento de reta
Segmento de reta AB., centramos o compasso em a e, com uma abertura maior que a metade do segmento de reta, traçamos um arco de circunferência.
2º) Centramos o compasso em B e, com a mesma abertura, traçamos outro arco que cruze o primeiro. Com isso, obtemos os pontos C e D.
3º) Traçamos
Reta CD.determinando, assim, a mediatriz de
Segmento de reta AB.. Confira que M, intersecção de
Segmento de reta AB.com
Reta CD., é o ponto médio do segmento de reta.
Respostas e comentários
Mediatriz de um segmento
A definição de mediatriz cita duas propriedades: é perpendicular ao segmento e passa por seu ponto médio.
Também é possível definir a mediatriz em termos de um lugar geométrico, como veremos no tópico a seguir. O desenvolvimento dessa definição torna evidente as propriedades citadas.
Oriente os estudantes quanto aos cuidados no manuseio do compasso a fim de evitar acidentes.
Sugestão de atividade extra
Proponha a seguinte situação para os estudantes: “Dado um segmento de reta
Segmento de reta AB., siga os mesmos passos para a construção da mediatriz desse segmento, mas utilize como abertura do compasso a medida do comprimento do segmento de reta
Segmento de reta AB..”
Ao encontrarem as intersecções C e D, peça que liguem as extremidades do segmento a essas intersecções e pintem o interior das figuras, formando dois triângulos. Pergunte aos estudantes o que eles podem dizer em relação aos lados desses triângulos e ao segmento de reta
Segmento de reta AB.. Os estudantes devem perceber que os triângulos são equiláteros e as medidas de comprimento dos seus lados são iguais a AB.
Nessa atividade, os estudantes poderão constatar que a construção da mediatriz de um segmento de reta pode ser utilizada para representar triângulos isósceles (ou triângulos equiláteros que são casos particulares).
Essas propriedades serão retomadas no capítulo 7.
Tecnologias digitais em foco
Mediatriz e ponto médio
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para construir a mediatriz e o ponto médio de um segmento de reta e realizar algumas investigações.
Construa
Siga os passos seguintes para construir a mediatriz e o ponto médio de um segmento de reta.
1º) Utilize a ferramenta
e construa um segmento de reta
Segmento de reta AB..
2º) Siga o passo a passo do tópico Construção geométrica da mediatriz de um segmento de reta e construa a mediatriz m e o ponto médio M do segmento de reta
Segmento de reta AB..
Explore
Faça o que se pede usando as ferramentas do GeoGebra.
a) Utilize a ferramenta
e meça o comprimento dos segmentos de reta
Segmento de reta AM.e
Segmento de reta MB.. Depois, utilize a ferramenta
e meça a abertura dos ângulos formados entre m e o segmento de reta
Segmento de reta AB.. Por fim, movimente a construção por meio dos pontos móveis ( a ê B). Que relação podemos identificar em relação às medidas obtidas?
b) Marque um ponto P qualquer sobre a reta m e, utilizando a ferramenta
, meça o comprimento dos segmentos de reta
Segmento de reta AP.e
Segmento de reta PB.. Depois, movimente o ponto P ao longo da reta m. Que relação podemos identificar?
Respostas e comentários
Explore: a) As medidas de comprimento dos segmentos de reta
Segmentos de reta AM e MBsão iguais e a abertura dos ângulos formados entre m e
Segmento de reta AB.mede 90 graus.
b) Espera-se que os estudantes percebam que AP = BP independentemente da posição do ponto P.
Tecnologias digitais
em foco
Bê êne cê cê:
• Competência geral 5 (a descrição está na página seis).
• Competência específica 2 (a descrição está na página sete).
• Habilidade ê éfe zero oito ême ah um cinco.
Objetivo:
Construir a mediatriz e o ponto médio utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Mediatriz e ponto médio
Se achar conveniente, mostre aos estudantes outro modo de construir a mediatriz e o ponto médio.
1. Construa um segmento de reta
Segmento de reta AB..
2. Trace uma circunferência c, de centro em A, passando por B.
3. Trace uma circunferência d, de centro em B, passando por A.
4. Marque os pontos C e D, intersecções das circunferências c e d.
5. Trace a reta mediatriz m passando pelos pontos C e D.
6. Marque o ponto médio M, intersecção da reta m com o segmento de reta
Segmento de reta AB..
Em Explore, os estudantes terão a oportunidade de verificar experimentalmente que mediatriz de um segmento é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão à mesma medida de distância de seus extremos. Essa utilização da tecnologia digital para produzir conhecimento favorece o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 2 de Matemática.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
( ê éfe zero oito ême ah um cinco) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90 graus, 60 graus, 45 graus e 30 graus e polígonos regulares.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades 6, 7, 11 e 12.
4. Nesta ilustração,
Semirreta OB.é a bissetriz de
Ângulo AOC., e
Semirreta OD.é a bissetriz de
Ângulo COE..
a) Qual é a medida da abertura de
Ângulo AOB.se
Medida do ângulo BOC igual à35? graus
b) Qual é a medida da abertura de
Ângulo COD.se
Medida do ângulo DOE igual à25? graus
c) Qual é a medida da abertura de
Ângulo DOA.?
5. Na figura seguinte,
Semirreta OC.é a bissetriz de
Ângulo AOB.e
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 25 graus.. Determine as medidas da abertura de
Ângulo AOB.e de
BOC.
6. Construa no caderno, com o auxílio de um transferidor, um ângulo cuja abertura meça 80. Em seguida, utilizando régua e compasso, determine a bissetriz desse ângulo e escreva a medida da abertura de cada ângulo obtido. graus
7. No caderno, utilizando régua e compasso:
a) construa um ângulo qualquer;
b) divida o ângulo em quatro ângulos congruentes.
8. Na figura seguinte,
Semirreta OB.é bissetriz de
Ângulo AOC.,
Semirreta OD.é bissetriz de
Ângulo COE.,
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 80 graus.e
Sentença matemática. Medida do ângulo COE igual à 60 graus.. Determine
Medida do ângulo BOD..
9. Na figura a seguir, M é o ponto médio de
Segmento de reta AB.e N é o ponto médio de
Segmento de reta BC..
Se
Sentença matemática. Medida do segmento de reta AB igual à 10 centímetros.e
Sentença matemática. Medida do segmento de reta BC igual à 8 centímetros., determine
Medida do segmento de reta MN.10. Na figura seguinte, R, S e T são os pontos médios dos segmentos de reta
Segmento de reta AB.,
Segmento de reta BC.e
Segmento de reta CD., respectivamente.
Determine:
a) a medida de comprimento de
Segmento de reta RS.;
b) a medida de comprimento de
Segmento de reta ST.;
c) a medida de comprimento de
Segmento de reta SD.;
d) a medida de comprimento de
Segmento de reta RD..
11. Copie o segmento de reta
Segmento de reta AB.no caderno e, com o auxílio de um compasso, determine sua mediatriz.
12. Copie o △ á bê cê no caderno e, com o auxílio de um compasso, trace as mediatrizes dos segmentos
Segmento de reta AB.,
Segmento de reta BC.e
Segmento de reta AC..
Respostas e comentários
4. a) 35 graus
4. b) 25 graus
4. c) 95 graus
5.
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 50 graus.;
Sentença matemática. Medida do ângulo BOC igual à 25 graus.6. 40 graus
7. Respostas pessoais.
8. 70 graus
9. 9 centímetros
10. a) 3 centímetros
10. b) 4 centímetros
10. c) 7 centímetros
10. d) 10 centímetros
11. Resposta em Orientações.
12. Resposta em Orientações.
Nas atividades 6, 7, 11 e 12, oriente os estudantes quanto aos cuidados no manuseio do compasso a fim de evitar acidentes.
• Na atividade 7, sugira aos estudantes que construam, no item a, um ângulo com medida de abertura suficiente para que sua divisão em quatro ângulos congruentes não seja tão difícil de fazer. Para o item b, eles podem utilizar a construção da bissetriz três vezes: a primeira divide o ângulo em duas partes com a mesma medida de abertura, e as duas próximas devem dividir essas duas partes ao meio, resultando em quatro ângulos congruentes.
• Na atividade 11, caso seja necessário, retome a construção da mediatriz apresentada na página anterior, explicando o passo a passo.
Resposta da atividade 11:
• Na atividade 12, os estudantes trabalham com a construção do circuncentro do triângulo. Ao construírem o ponto que é a intersecção das três mediatrizes, oriente-os a colocar a ponta-seca do compasso nesse ponto e a abrir o compasso até algum vértice do triângulo e que, assim, tracem uma circunferência. Depois, pergunte o que percebem com a construção. Incentive a turma a raciocinar sobre a propriedade da mediatriz. Comente que o ponto de intersecção pertence às três mediatrizes. Os estudantes devem associar essa propriedade à construção da circunferência, observando que todas medidas das distâncias do ponto de intersecção das mediatrizes aos vértices do triângulo são iguais entre si e numericamente iguais à medida do comprimento raio da circunferência que circunscreve o triângulo.
Resposta da atividade 12:
Construção de ângulos com régua e compasso
A seguir, vamos verificar como podemos construir alguns ângulos com o auxílio de régua e compasso. Esses ângulos podem ser utilizados, por exemplo, na construção de figuras planas ou em transformações geométricas.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
Ângulo de medida da abertura de 60 graus
Confira o passo a passo para a construção de um ângulo cuja medida de abertura é 60 graus.
1º) Traçamos uma semirreta
Semirreta OA.. Centramos o compasso em óh e, com uma abertura qualquer, traçamos um arco, determinando em
Semirreta OA.o ponto B.
2º) Centramos o compasso em B e, com a mesma abertura, traçamos um arco cruzando o arco anterior, determinando o ponto C.
3º) Traçamos
Semirreta OC.determinando, assim, o ângulo
Ângulo BOC.cuja abertura mede 60 graus.
Um ângulo cuja medida de abertura é 30 graus pode ser construído traçando-se a bissetriz de um ângulo cuja abertura mede 60 graus.
Tecnologias digitais em foco
Ângulo de medida da abertura de 60 graus
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para construir um ângulo cuja abertura mede 60 graus e realizar algumas investigações.
Construa
Siga os passos a seguir para construir um ângulo de medida da abertura de 60 graus.
1º) Utilize a ferramenta
e construa uma semirreta
semirreta AB.
2º) Siga o passo a passo do início deste tópico e construa um ângulo
ângulo BADcuja abertura mede 60 graus.
Respostas e comentários
Construção de ângulos com régua e compasso
Após explorar a construção do ângulo com abertura medindo 60 graus, peça aos estudantes que proponham uma maneira de construir um ângulo com medida de abertura de 120 graus. Eles podem obter esse ângulo construindo dois ângulos com abertura medindo 60 graus consecutivos e adjacentes. Caso tenham dificuldades, oriente-os a construir o ângulo com abertura medindo 60 graus e, em seguida, utilizar o lado construído (
Semirreta OC.da imagem) como se fosse a base utilizada no início da construção (
Semirreta OA.da imagem).
Oriente os estudantes quanto aos cuidados no manuseio do compasso a fim de evitar acidentes.
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um cinco.
Objetivo:
Construir um ângulo com medida de abertura de 60 graus utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Ângulo de medida de abertura medindo 60 graus
Após os estudantes realizarem o 1º e o 2º passos, peça a eles que comparem os ângulos e as construções auxiliares. É importante que eles percebam que a medida do comprimento do raio das circunferências é irrelevante para a construção do ângulo, porém ambas devem ter a mesma medida de comprimento de raio.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
( ê éfe zero oito ême ah um cinco) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90 graus, 60 graus, 45 graus e 30 graus e polígonos regulares.
Tecnologias digitais em foco
Explore
a) Utilize a ferramenta
e meça a abertura do ângulo
Ângulo BAD.. Depois, movimente os pontos móveis. O que você pode concluir?
b) Utilize a ferramenta
e construa o triângulo cujos vértices sejam os pontos a, C e D .
Agora, utilize a ferramenta
e meça o comprimento dos lados desse triângulo. O que você pode concluir?
c) Por que podemos garantir que a abertura do ângulo construído mede 60 graus?
Ângulo de medida da abertura de 90 graus
Analise o passo a passo para a construção de um ângulo cuja medida de abertura é 90 graus.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
1º) Traçamos a reta
Reta AB.. Centramos o compasso em a e, com uma abertura qualquer, traçamos um arco cruzando a reta
Reta AB.em dois pontos, determinando os pontos C e D.
2º) Centramos o compasso em C e, com uma abertura maior que
Segmento de reta CA., traçamos um arco.
Respostas e comentários
Explore: a) Espera-se que os estudantes concluam que a abertura do ângulo
Ângulo BAD.mede 60 graus independentemente da medida de comprimento do raio das circunferências que foram traçadas na construção de
Ângulo BAD..
b) Espera-se que os estudantes concluam que o triângulo á cê dê é um triângulo equilátero.
c) Porque o ângulo construído é um dos ângulos internos de um triângulo equilátero
e, portanto, sua abertura mede 60 graus.
Em Explore, os estudantes terão a oportunidade de verificar que a medida da abertura do ângulo construído é igual a 60 graus. Se achar oportuno, antes de propor o item b, verifique se eles conseguem encontrar um caminho para demonstrar que, de fato, o ângulo construído tem essa medida. Dê um tempo para que explorem a construção, as ferramentas do software e levantem hipóteses. Essa utilização da tecnologia digital para produzir conhecimento favorece o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica 2 de Matemática.
Depois que os estudantes construírem o ângulo com abertura medindo 90 graus, peça que construam um quadrado. Em seguida, eles devem determinar a bissetriz de algum dos ângulos retos do quadrado. Pergunte o que podem observar em relação a essa bissetriz. Espera-se que eles percebam que um pedaço da bissetriz coincide com a diagonal do quadrado.
Se julgar adequado, peça aos estudantes que construam os ângulos com abertura medindo 75 graus e 105 graus, que podem ser obtidos a partir dos algoritmos vistos anteriormente para a construção de ângulos e da bissetriz.
3º) Centramos o compasso em D e, com a mesma abertura do passo anterior, traçamos um arco, cruzando o arco anterior e determinando o ponto . ê
4º) Traçamos
Semirreta AE.determinando, assim, o ângulo
Ângulo BAE.,que mede 90 graus.
Observação
Na construção do ângulo de medida da abertura de 90, determinamos dois pontos ( grausC e D) equidistantesglossário do vértice do ângulo () e, com isso, repetimos os mesmos passos da construção da mediatriz. a
Um ângulo cuja medida de abertura é 45 graus pode ser construído traçando-se a bissetriz de um ângulo reto.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
Retas paralelas
No 7º ano, construímos retas paralelas com o uso de esquadros. Agora, vamos estudar como construir retas paralelas usando régua e compasso.
1º) Traçamos a reta s e marcamos um ponto óh qualquer em s. Centramos o compasso em óh e traçamos um arco que intercepta s em a e em B.
2º) Com centros em a e em B e uma abertura menor que
Segmento de reta AB., traçamos arcos que interceptam o arco do passo anterior e determinamos os pontos M e N.
3º) Traçamos t ⫽ s passando por M e por N.
Respostas e comentários
Solicite aos estudantes que utilizem régua e compasso e reproduzam os passos para construir retas paralelas. Em seguida, desafie-os a utilizar essa construção para construir um retângulo qualquer e, depois, um quadrado.
A construção das retas paralelas se justifica pelo seguinte fato: esses passos são necessários para a construção de um trapézio isósceles, e sabemos que, no trapézio, as bases são segmentos de reta paralelos. Não deixe de retornar a essa construção quando forem abordados os trapézios no capítulo 7.
• Nas atividades 13 e 14 da página seguinte, para a construção do ângulo com abertura medindo 15 graus e do ângulo com abertura medindo 90 graus, os estudantes deverão utilizar as construções aprendidas até o momento e aplicar a construção da bissetriz. Na atividade 13, por exemplo, podem construir um ângulo com abertura medindo 60 graus e sua bissetriz, obtendo dois ângulos com medida de abertura igual a 30 graus. Em seguida, podem traçar a bissetriz de um desses ângulos, obtendo assim dois novos ângulos com abertura medindo 15 graus. Para obter o ângulo com abertura medindo 90 graus na atividade 14, eles podem construir dois ângulos adjacentes e consecutivos com abertura medindo 60 graus e, em seguida, construir a bissetriz de um deles.
• Resposta da atividade 13 da página seguinte:
• Resposta da atividade 14 da página seguinte:
• Na atividade 15, também da página seguinte, há mais de uma maneira de construir os ângulos apresentados. Por exemplo, para o ângulo com abertura medindo 150 graus, o estudante pode construir um ângulo reto e, em seguida, construir um ângulo com abertura medindo 60 graus adjacente ao ângulo reto (90 graus + 60 graus = 150 graus). Outra fórma de construir esse ângulo é, a partir de um ângulo raso
Ângulo BAC.e, em seguida, construir um ângulo com abertura medindo 30 graus (
Ângulo DAC.), consecutivo e não adjacente a
Sentença matemática. Ângulo BAC, abre parênteses, 180 graus menos 30 graus igual à 150 graus, efcha parênteses.. Reforce para eles os cuidados ao manusear o compasso.
• Para a atividade 16 da página seguinte, caso os estudantes tenham dificuldade, comente que o ponto P deve ser considerado como um dos pontos obtidos no segundo passo da construção de uma reta paralela (M ou N), desta página. Alerte para os riscos em relação ao manuseio do compasso.
Atividades
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso nas atividades.
Faça as atividades no caderno.
13. No caderno, trace a semirreta
Semirreta AC.e construa o ângulo
Ângulo BAC.de medida da abertura de 15 graus.
14. No caderno, construa um ângulo reto utilizando as construções passo a passo do ângulo de medida da abertura de 60 graus e da bissetriz.
15. Dos ângulos de medida de abertura de 30, 45 graus, 100 graus, 125 graus graus e 150, quais podem ser construídos com régua e compasso usando as construções que aprendemos até aqui? Construa, no caderno, aqueles que forem possíveis. graus
16. Desenhe, em seu caderno, uma reta r e um ponto P externo a essa reta. Em seguida, construa, com régua e compasso, uma reta s paralela à r, passando pelo ponto P.
2 Lugares geométricos
Você já brincou de caça ao tesouro? Analise a ilha e as pistas que levam ao local em que está localizado um baú camuflado.
Respostas e comentários
13. Resposta em Orientações.
14. Resposta em Orientações.
15. 30 graus, 45 graus e 150 graus
16. Resposta pessoal.
Lugares geométricos
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um sete.
Objetivo:
Compreender a circunferência, a mediatriz, a bissetriz e a reta paralela como lugares geométricos.
Justificativa
Compreender a circunferência, a mediatriz, a bissetriz e a reta paralela como lugares geométricos possibilita aos estudantes ampliarem esses conceitos e aplicá-los na resolução de diferentes problemas cotidianos, o que favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um sete.
Mapeando conhecimentos
Explique aos estudantes o que é lugar geométrico. Depois, organize a sala em quatro grupos e atribua para cada um as seguintes tarefas:
Grupo 1: Definir a circunferência como lugar geométrico.
Grupo 2: Definir a bissetriz como lugar geométrico.
Grupo 3: Definir a mediatriz como lugar geométrico.
Grupo 4: Definir a reta paralela a uma reta dada como lugar geométrico.
Incentive os estudantes de cada grupo a desenhar, medir, experimentar e conjecturar. Reserve um momento para que os grupos possam compartilhar suas conclusões e como chegaram a elas.
Para as aulas iniciais
Espera-se que não tenham encontrado dificuldades em perceber que a circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de um ponto fixo (centro da circunferência).
Caso tenham apresentado dificuldades para definir a bissetriz, oriente-os a marcar um ponto qualquer P sobre a bissetriz e medir a distância entre ele e os lados do ângulo inicial. Destaque que, para medir essa distância, devem traçar um segmento de reta que ligue o ponto P ao lado do ângulo, formando um ângulo reto, e medir o comprimento desse segmento. Questione o que podem afirmar sobre as medidas de distância entre o ponto P e os lados do ângulo inicial.
Em relação à definição da mediatriz, sugira que marquem pontos na mediatriz e meçam a distância entre cada um desses pontos e as extremidades do segmento.
Por fim, para ajudá-los a definir a reta paralela, proponha que marquem pontos em uma das retas e meçam a distância entre cada um desses pontos e a outra reta.
( ê éfe zero oito ême ah um sete) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.
Com base nessas pistas, é possível determinar as regiões onde o baú está localizado. Para saber a localização exata do baú, é necessário decifrar as pistas.
Cada pista sugere uma propriedade das seguintes construções: circunferência, mediatriz, retas paralelas e bissetriz. A essas pistas damos o nome de lugar geométrico.
Lugar geométrico é a figura formada por todos os pontos do plano que têm em comum uma determinada propriedade.
Circunferência
Verifique este recorte da ilustração da ilha.
A pista que será utilizada é a seguinte:
Como sabemos a medida da distância do marco 1 à árvore, é possível delimitar uma linha em que seja possível encontrar o baú. Sabemos que na circunferência encontram-se todos os pontos do plano que mantêm a mesma medida da distância a partir do seu centro. Isso significa que o baú do tesouro está em algum lugar da circunferência.
Circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de um ponto fixo.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
Círculos nas plantações
Duração: 3:26min. Página: 89.
>> [LOCUTORA] Círculos nas plantações
Música de fundo.
>> [Pena]: Felipe, você sabe o que são agroglifos?
>> [Felipe] Agroglifos?! São aqueles círculos e símbolos nas plantações?
>> [Pena] Sim, exatamente isso! E você sabe como são feitos os agroglifos?
>> [Felipe] Ah! Certamente são feitos por aliens, né?
Som de nave espacial.
>> [Pena] Então, será que não tem outro jeito de fazer isso? Será que os alienígenas vão atravessar todo o Universo para vir aqui e ficar amassando trigo?
>> [Felipe] É, acho que não, né? Mas como é possível então fazer uma coisa dessas? A gente precisaria estar em uma nave espacial, porque os desenhos são enormes!
>> [Pena] Será? Você sabe traçar esses símbolos em um papel?
>> [Felipe] Sei, Pena. Basta usar um compasso. Com ele, dá para fazer essas curvas, bissetrizes. Existe toda uma gama de desenhos que podemos fazer com uma régua e um compasso. Mas, Pena, a gente não tem compassos gigantes para fazer círculos em plantações. Aonde você está querendo chegar?
>> [Pena] De fato, não temos compassos gigantes, mas, com um pouco de imaginação e técnicas matemáticas, nós podemos fazer a mesma coisa. Por exemplo, imagine que uma pessoa fique parada no meio de uma plantação, segurando a ponta de uma corda. Aí, uma segunda pessoa, a certa distância, segurando a outra ponta da corda e mantendo-a sempre esticada, caminhe ao redor da que está no centro. Ao andar em volta da outra, essa pessoa forma um círculo.
Efeito sonoro de ideia.
>> [Felipe] É verdade, Pena! Afinal, os passos da pessoa ao redor vão estar sempre a uma mesma distância da pessoa que estiver no centro, né?
>> [Pena] Exatamente! E, se ela vai amassando o trigo por onde ela passa, depois de completar uma volta terá formado um círculo ali!
>> [Felipe] E como ela amassa o trigo? Com os pés?
>> [Pena] Na verdade, ela pode usar uma tábua de madeira ou qualquer outro material um pouco maior. E, conforme o trigo vai sendo amassado, ele se prende no que já está no chão e não levanta mais.
>> [Felipe] Tá, Pena. O círculo eu até entendi, mas os agroglifos não são só círculos, são desenhos complexos, formas geométricas…
>> [Pena] Ora! Mas tudo o que você pode fazer no papel com compasso você pode fazer numa plantação, só dá um pouco mais de trabalho. Você tem de fato um compasso gigante, que é basicamente o uso de uma corda esticada na medida do raio que você quer desenhar. Inclusive, você sabia que em 1992 foi criada uma competição de agroglifos? Foi o primeiro e último “Concurso Internacional de Círculos na Plantação”, que aconteceu na Inglaterra. E, adivinha, foram os humanos que ganharam! Nenhum alienígena veio competir. Três engenheiros fizeram desenhos incríveis. Olha como eles foram espertos: usaram canos para amassar o trigo e escadas para fazer pontes na plantação e não deixar marcas erradas no chão, estragando o desenho. Então, Felipe, é bem possível que por trás desses desenhos todos exista um pessoal na verdade muito criativo e muito bom de matemática e geometria! E aí, você ainda acha que são os aliens que fazem os agroglifos?
>> [Felipe] Poxa, Pena, você me convenceu! É incrível o que dá para fazer com a geometria, né?
>> [Pena] Pois é, com geometria e criatividade!
Vinheta.
Créditos Os áudios inseridos neste conteúdo são da Free Sound e da Sonys. A trilha sonora “Royale” executada por George Lipe and Overtimes está disponível no YouTube.
Respostas e comentários
O estudo dos lugares geométricos, nesse momento, será feito de fórma intuitiva, a partir da definição de cada um deles dentro de um contexto. Assim, não vamos utilizar a linguagem matemática formal para comparar conjuntos de pontos do plano. Consequentemente, as demonstrações das propriedades de cada um dos lugares geométricos apresentados ficarão para estudos posteriores.
Circunferência
Ao apresentar a definição de circunferência como lugar geométrico, construa na lousa uma circunferência utilizando um giz preso a um barbante. Segure uma ponta do barbante no centro da circunferência e com a outra ponta, com o giz preso, risque a circunferência. Com o barbante preso, mostre que qualquer ponto da circunferência está à mesma medida da distância de seu centro (o ponto fixo), e essa medida da distância é determinada pela medida do comprimento do raio da circunferência (medida do comprimento do barbante).
Mediatriz
Analise outro recorte feito a partir da ilustração da ilha.
Vamos utilizar a seguinte pista:
Não sabemos a posição do baú, mas conhecemos a localização dos marcos 2 e 4; então, a partir do ponto médio do segmento de reta que une os marcos 2 e 4, as medidas de distância d são iguais.
A mediatriz é a reta perpendicular que passa pelo ponto médio, e é possível demostrar que, dado um ponto qualquer da mediatriz, a medida da distância entre esse ponto e uma das extremidades do segmento de reta (nesse caso, por exemplo, ponto que localiza o marco 2) é igual à medida da distância entre esse mesmo ponto e a outra extremidade do segmento de reta (ponto que localiza o marco 4).
Mediatriz é o lugar geométrico dos pontos do plano que são equidistantes de dois pontos fixos dados (extremidades de um segmento de reta).
Assim, o tesouro está em algum lugar da mediatriz, o que reduz as possibilidades de localização do baú aos pontos de intersecção entre a mediatriz e a circunferência.
Respostas e comentários
Mediatriz
Se julgar adequado, ao explicar a mediatriz como lugar geométrico, relembre os passos da construção da mediatriz por meio de circunferências, nas orientações da página 83. Faça, na lousa, a construção da mediatriz e coloque mais de um par de circunferências concêntricas, mostrando que as intersecções estão sobre a mediatriz do segmento cujas extremidades são os centros dessas circunferências.
Retas paralelas
Confira outro recorte da ilustração da ilha.
A pista que vamos utilizar diz:
Como conhecemos a medida da distância h entre o marco 3 e a árvore de copa amarela, e o baú está à mesma medida da distância da trilha que contém apenas esse marco, podemos concluir que o baú está em uma reta paralela a essa trilha, passando pela árvore de copa amarela.
Reta paralela é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de uma reta dada.
Com essa pista, podemos garantir a localização exata do baú.
Observação
A medida da distância entre um ponto óh e uma reta r é dada pela medida de comprimento do segmento de reta perpendicular a r, com uma extremidade no ponto óh e a outra extremidade no ponto ó linha, na intersecção do segmento com a reta r.
Respostas e comentários
Retas paralelas
Após apresentar o conceito de reta paralela como lugar geométrico, proponha aos estudantes que verifiquem experimentalmente que, a rigor, existem duas retas paralelas que satisfazem essa condição: uma em cada semiplano determinado pela reta em questão. Essa verificação pode ser feita utilizando instrumentos de desenho ou com o auxílio de um software de geometria dinâmica como o GeoGebra.
Bissetriz
Verifique este último recorte da ilustração da ilha.
A última pista traz a seguinte informação:
Poderíamos ter utilizado essa pista antes de outras. Verifica-se que as semirretas (trilhas) que saem do marco 4 e passam pelos marcos 2 e 3 formam um ângulo e que um ponto qualquer da bissetriz desse ângulo tem a mesma medida de distância a cada lado do ângulo. Essa informação confirma a localização do baú.
Bissetriz de um ângulo é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam dos lados desse ângulo.
Respostas e comentários
Bissetriz
Pode não ser trivial para os estudantes compreenderem a bissetriz de um ângulo como uma semirreta com pontos que equidistam dos lados desse ângulo. Caso tenham dificuldade, construa a bissetriz de um ângulo na lousa.
Note na ilustração a seguir a localização exata do baú.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
17. O lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de dois pontos fixos é denominado:
a) semirreta.
b) ponto médio.
c) mediatriz.
d) bissetriz.
18. A afirmação a seguir é verdadeira? Justifique.
A medida da distância entre a rua das Américas e a dos Eucaliptos é a mesma em qualquer ponto, pois elas são paralelas.
Respostas e comentários
17. alternativa c
18. Sim, pois as ruas são paralelas, e retas paralelas são o lugar geométrico do plano que mantém a mesma medida da distância de uma reta.
Sugestão de atividade extra
Após a realização da atividade 18, convide os estudantes a buscar, em mapas da região onde moram ou de alguma grande cidade brasileira, outros exemplos de ruas aparentemente paralelas e de ruas que parecem formar ângulos de medida de abertura iguais a 30 graus, 45 graus, 60 graus e 90 graus.
Os estudantes podem realizar uma brincadeira de caça ao tesouro utilizando esses mapas da mesma fórma que foi feito no início desse tópico. Peça que se reúnam em grupos de quatro estudantes e elaborem um mapa do tesouro com base no mapa e nas ruas escolhidas. O tesouro deve estar em uma posição que seja possível de identificar por meio de pistas com descrições geométricas. Oriente os grupos a trocarem as atividades, entregando apenas o mapa e as descrições. Dê algum tempo para que tentem localizar o tesouro, anotem em uma folha e destroquem os mapas, as folhas com a resposta e as instruções de localização do tesouro. Cada grupo deve avaliar se os colegas seguiram corretamente as instruções e se conseguiram localizar o tesouro a partir das pistas. Se algum grupo não conseguir encontrar o tesouro, analise a resolução e o próprio enunciado, esclarecendo eventuais dúvidas.
19. Na figura a seguir, as mesas de madeira no centro são denominadas tribunas. Qual delas o palestrante deve ocupar para que esteja à mesma medida de distância de cada poltrona de uma mesma fileira da plateia?
20. Mariana tentou construir a bissetriz do ângulo
Ângulo AOB.conforme os passos seguintes e percebeu, na última etapa, que a construção tinha um erro. Em qual quadro ocorreu o erro? Como Mariana deve corrigi-lo?
3 Transformações geométricas
Isometrias são transformações geométricas que preservam o formato e as medidas da figura inicial, como translação, rotação e reflexão, que podemos encontrar na ilustração a seguir.
A figura obtida a partir de uma transformação geométrica é chamada de imagem dessa transformação.
Respostas e comentários
19. tribuna 2
20. O erro aconteceu no quadro 2. Para traçar os arcos que determinam o ponto C, a abertura do compasso deve ser a mesma.
Transformações geométricas
Bê êne cê cê:
• Competência específica 3 (a descrição está na página sete).
• Habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Objetivos:
• Retomar os conceitos de translação, rotação e reflexão.
• Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
Justificativa
Retomar os conceitos de translação, rotação e reflexão é importante para que os estudantes consolidem os conhecimentos previamente adquiridos e possam explorar as composições de transformações geométricas.
É possível reconhecer as composições de transformações geométricas em contextos diversos, o que possibilita aos estudantes verificar como a Matemática pode se relacionar com outras áreas do conhecimento, o que favorece o desenvolvimento da competência específica 3 de Matemática. O estudo dessas composições também amplia o repertório dos estudantes sobre esse conteúdo e contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Mapeando conhecimentos
Reproduza, em papel ou arquivo eletrônico, algumas imagens de mosaicos construídos por translações, rotações e/ou reflexões de figuras; distribua as imagens entre os estudantes de cada grupo:
Em seguida, peça aos grupos que identifiquem translações, rotações e/ou reflexões. Reserve um momento para que os grupos compartilhem seus mosaicos e descobertas.
Para as aulas iniciais
Na seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores, retomam-se os conceitos de translação, rotação e reflexão em relação a uma reta e em relação a um ponto. Faça a leitura coletiva dessa revisão com a turma e proponha que realizem as atividades 18 e 19. Discuta essas atividades com a turma e tire as possíveis dúvidas.
Você também pode propor aos estudantes que retomem os mosaicos explorados na dinâmica inicial e investiguem a equivalência entre algumas transformações e composições de transformações.
( ê éfe zero oito ême ah um oito) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Translação
Translação é o deslocamento de uma figura dado por um vetor.
Um vetor (
) pode ser representado por um segmento orientado que indica a direção, o sentido e a medida da distância do deslocamento.
Confira a seguir algumas translações de polígonos na malha quadriculada.
O vetor (em azul) indica a direção, o sentido e a medida da distância do deslocamento. Note que cada ponto do triângulo foi transladado de acordo com o vetor. Assim, o triângulo á linha bê linha cê linha é a translação do triângulo á bê cê.
Verifique mais um exemplo de translação.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
21. Em uma malha quadriculada, copie estas figuras e as translade de acordo com o vetor.
a)
b)
Respostas e comentários
21. a) Resposta em Orientações.
21. b) Resposta em Orientações.
Translação
Chame a atenção dos estudantes para o fato de que a translação consiste em deslocar, ou transportar, uma figura no plano, obtendo-se uma figura congruente à original. Após apresentar os exemplos desta página, você pode propor aos estudantes que, em uma folha de papel quadriculado, façam um desenho ou uma figura geométrica e o reproduzam em um local diferente do papel, realizando uma translação.
É importante também comentar que a representação de vetores se parece com a representação de semirretas. Enfatize com a turma que esses conceitos são diferentes.
• Resposta do item a da atividade 21:
• No item b da atividade 21, os estudantes podem estranhar o fato de as figuras se sobreporem na resposta. Explique que o deslocamento promovido pela translação não foi suficiente para que as figuras não se sobrepusessem e que a construção está correta.
Resposta do item b da atividade 21:
Rotação
Rotação é o giro de uma figura em torno de um centro de rotação, em determinado sentido (horário ou anti-horário), segundo um ângulo de rotação.
A figura seguinte foi rotacionada a partir de um giro de 60 graus no sentido horário. Sucessivas rotações de giro de 60 graus nesse sentido produzem a figura em vermelho a seguir.
Na figura, o centro de rotação é um vértice do polígono, mas podemos escolher o centro de rotação em qualquer posição, inclusive externo ou interno à figura a ser rotacionada.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso.
Construção de uma rotação com transferidor e compasso
Podemos rotacionar uma figura utilizando um transferidor e um compasso.
Acompanhe os passos a seguir para obter a rotação de uma figura, dados o centro, a medida de abertura do ângulo e o sentido da rotação.
• centro de rotação: óh
• medida da abertura do ângulo de rotação: 40 graus
• sentido da rotação: anti-horário
1º) Centramos o compasso no ponto óh e traçamos um arco passando pelo ponto , outro passando por a B e um terceiro passando por C.
2º) Colocamos o centro do transferidor em óh e, alinhando o transferidor com
Segmento de reta AO., marcamos 40; onde a medida de abertura do ângulo cruzar com o arco que passa pelo ponto graus , marcamos o ponto a . Fazemos o mesmo com os pontos á linha B e C, marcando os pontos bê linha e cê linha , atentando para o sentido do giro.
3º) Unimos os pontos , á linha bê linha e C ', obtendo a rotação do triângulo á bê cê de um ângulo de medida da abertura de 40 graus no sentido anti-horário em torno do ponto . óh
Respostas e comentários
Rotação
É importante que os estudantes compreendam que para realizar uma rotação é necessário determinar um ponto (centro da rotação), a medida da abertura de um ângulo (ângulo da rotação) e um sentido (horário ou anti-horário).
Ao explorar a construção de uma rotação com transferidor e compasso, recomenda-se que você reproduza com a turma os passos descritos nesta página e vá tirando as dúvidas que possam surgir.
Oriente os estudantes quanto aos cuidados no manuseio do compasso a fim de evitar acidentes.
Sugestão de atividade extra
Antes de abordar o estudo sobre rotação, peça aos estudantes que pesquisem previamente o significado dessa palavra. Peça também que encontrem imagens que remetam a rotações na natureza ou em obras de arte. Os estudantes podem apresentar, por exemplo, imagens de algumas flores e frutos, como pétalas em torno de um centro, ou de um corte transversal de uma laranja. Explique que a rotação pode ser imaginada também em objetos de três dimensões, como os sólidos geométricos, a própria laranja ou, até mesmo, o planeta Terra. A rotação nesses casos se dá em torno de uma reta. Entretanto, o objeto de estudo serão as seções planas desses objetos, pois nesse momento nos concentraremos nas figuras planas. As imagens de exemplos podem ser obtidas em jornais, revistas ou impressas a partir da internet. Oriente os estudantes a colar as imagens no caderno, identificando o centro de rotação e justificando o motivo de acreditarem que as imagens apresentadas foram rotacionadas em torno de determinado ponto. Caso haja divergências entre o conceito e o que os estudantes apresentaram, explique os possíveis erros e esclareça eventuais dúvidas.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
22. Em uma malha quadriculada, copie as figuras a seguir e obtenha as rotações de centro óh :
a) do ponto a, com um giro de 90 graus, no sentido horário;
b) do ponto D, com um giro de 45 graus, no sentido horário;
c) do segmento de reta
Segmento de reta AB., com um giro de 60 graus, no sentido horário.
23. Copie as figuras seguintes em uma malha quadriculada e obtenha as rotações:
a) de centro P, no sentido horário, com uma rotação de um giro de 90 graus;
b) de centro óh, no sentido anti-horário, com uma rotação de um giro de 180 graus;
c) de centro P, no sentido anti-horário, com uma rotação de um giro de 45 graus.
Reflexão
Reflexão é a transformação geométrica que reflete todos os pontos de uma figura em relação a uma reta (simetria axial) ou a um ponto (simetria central), mantendo cada ponto da figura à mesma medida da distância do eixo de simetria ou do centro de reflexão, respectivamente.
Simetria axial
Reconhecemos a simetria axialglossário pela presença de um eixo de simetria. Uma figura pode ter mais de um eixo de simetria.
um eixo de simetria
dois eixos de simetria
vários eixos de simetria
Respostas e comentários
22. a) Resposta em Orientações.
22. b) Resposta em Orientações.
22. c) Resposta em Orientações.
23. a) Resposta em Orientações.
23. b) Resposta em Orientações.
23. c) Resposta em Orientações.
Reflexão
Antes de iniciar a exploração do tópico, pergunte aos estudantes se já repararam em como é a escrita bombeiros ou ambulância na frente dos carros de emergência. Pergunte se conseguem explicar o motivo. Em seguida, peça que escrevam essas palavras no caderno e determinem sua reflexão, como na imagem a seguir.
Peça aos estudantes que voltem à página do Trocando ideias e observem os grafismos presentes nas peças de cerâmica feitas por moradores locais da Ilha de Marajó, a fim de identificar a presença de simetria axial. A imagem a seguir, destaque a presença de um eixo de simetria em um dos vasos.
• Respostas da atividade 22:
a)
b)
c)
• Respostas da atividade 23:
a)
b)
c)
Vamos representar o eixo de simetria pela reta r. Podemos determinar, em relação a esse eixo, a figura simétrica de um ponto, de um segmento de reta, de uma reta ou de uma figura plana qualquer.
Simetria de um ponto
Dois pontos distintos a e á linha são simétricos em relação a uma reta r se esta divide o segmento de reta
Segmento de reta A, A linhaperpendicularmente no seu ponto médio.
A‘ é simétrico de a em relação à reta r.
Simetria de um segmento de reta
Na figura a seguir, os pontos á linha e bê linha são, respectivamente, simétricos de a ê B em relação à reta r. Dizemos, então, que os segmentos
Segmento de reta AB.e
Segmento de reta A linha, B linha.são simétricos em relação à reta r.
é simétrico de
Segmento de reta AB.em relação à reta r.
Simetria de uma reta
Os pontos a, B e C estão alinhados, assim como seus simétricos á linha, bê linha e cê linha . As retas
Reta ABe
Segmento de reta A linha, B linha.são simétricas em relação à reta r.
é simétrica de
Reta ABem relação à reta r.
Respostas e comentários
Proponha aos estudantes que, em uma folha de papel quadriculado, representem o simétrico de um ponto, de um segmento de reta e de uma reta em relação a um eixo de simetria. Você pode propor essa atividade antes ou depois de abordar o conteúdo desta página. Se optar por propor antes, ele servirá para diagnosticar os conhecimentos previamente adquiridos por eles. Se optar por propor depois, a atividade servirá para aplicar o que foi estudado. Você também pode propor que a atividade seja realizada com o GeoGebra.
Simetria de um círculo
Os centros óh e ó linha são simétricos em relação à reta r, e os círculos têm raios com a mesma medida de comprimento.
Simetria de um polígono
Na figura, note que os pontos á linha, bê linha, cê linha, dê linha e E ' são, respectivamente, simétricos de a, B, C, D e ê em relação à reta r. Dizemos que os polígonos á bê cê dê é e á linha bê linha cê linha dê linha é linha são simétricos em relação à reta r.
Simetria central
A simetria central é determinada em relação a um ponto denominado centro de simetria.
Essa transformação é equivalente a uma rotação de um giro de 180 graus em qualquer sentido (horário ou anti-horário).
Respostas e comentários
Após apresentar o simétrico de um polígono, pergunte aos estudantes: “O que podemos afirmar sobre os lados correspondentes dos polígonos á bê cê dê é e á linha bê linha cê linha dê linha é linha? E sobre os ângulos correspondentes? Quais são os pontos médios dos segmentos de reta
Segmento de reta A, A linha.,
Segmento de reta B, B linha.,
Segmento de reta C, C linha.,
Segmento de reta D, D linha.e
Segmento de reta E, E linha.?”. Espera-se que eles respondam que os lados e os ângulos correspondentes dos polígonos á bê cê dê é e á linha bê linha cê linha dê linha é linha são congruentes e que os pontos médios de
Segmento de reta A, A linha.,
Segmento de reta B, B linha.,
Segmento de reta C, C linha.,
Segmento de reta D, D linha.e
Segmento de reta E, E linha.são, respectivamente, M, O, Q, P e N.
Proponha que, em uma folha de papel quadriculado, representem um polígono e o seu simétrico em relação a uma reta. Caso julgue conveniente, proponha uma atividade similar com o GeoGebra.
Sugestão de leitura
No link indicado a seguir, há uma resposta de um professor de Física sobre o fenômeno da imagem refletida na superfície de um lago. Se achar pertinente, trabalhe essa questão com os estudantes, explicando a eles o que provoca o reflexo da montanha na água. Disponível em: https://oeds.link/PJppzl. Acesso em: 3 agosto 2022.
Simetria de um ponto
O simétrico de um ponto M em relação a um ponto óh é o ponto M' tal que óh é o ponto médio do segmento
Segmento de reta M, M linha..
M' é simétrico de M em relação ao ponto óh.
Simetria de um segmento de reta
é simétrico de
Segmento de reta AB.em relação ao ponto óh.
Simetria de uma reta
érre linha é simétrica de r em relação ao ponto óh.
Simetria de um círculo
C e cê linha são simétricos em relação ao ponto óh, e os círculos têm raios com a mesma medida de comprimento, ou seja, os círculos são simétricos em relação ao ponto óh.
Simetria de um polígono
O polígono á' bit' centésimo' divisores de 'E' é simétrico ao polígono á bê cê dê é em relação ao ponto óh.
Respostas e comentários
Proponha aos estudantes que, em uma folha de papel, representem o simétrico de um ponto, de um segmento de reta, de uma reta, de um círculo e de um polígono em relação a um ponto, denominado centro de simetria. Você pode propor essa atividade antes ou depois de abordar o conteúdo desta página. Se optar por propor antes, ele servirá para diagnosticar os conhecimentos previamente adquiridos por eles. Se optar por propor depois, a atividade servirá para aplicar o que foi estudado. Você também pode propor que a atividade seja realizada com o GeoGebra.
Após obterem o simétrico de um polígono, pergunte: “O que podemos afirmar sobre os lados correspondentes dos polígonos? E sobre os ângulos correspondentes?”. Se apresentarem dificuldades, oriente-os a realizar as medidas usando a régua e o transferidor, caso a atividade tenha sido feita em papel, ou por meio das ferramentas de medida do GeoGebra, se a atividade tenha sido feita nesse software.
Sugestão de atividade extra
Proponha a criação de painéis usando folhas de cartolina. Cada estudante deve ter uma folha de cartolina dividida ao meio. Peça que pesquisem imagens de mosaicos na internet e escolham alguma que tenha simetria. Utilizando canetas coloridas ou lápis de cor, peça para reproduzirem o padrão geométrico na parte superior da cartolina, preenchendo toda essa parte da folha. Na parte de baixo, oriente-os a explicar, por escrito, a fórma geométrica, o tipo de simetria e as transformações geométricas envolvidas na elaboração do painel. A explicação deve ser direcionada ao público em geral, pois os painéis podem ficar em exposição na escola.
Lendo e aprendendo
Máscaras
As máscaras africanas tradicionais são um dos elementos da grande arte africana que mais evidentemente influenciou a Europa e a arte ocidental em geral no século vinte.
São representações ou manifestações de forças normalmente invisíveis, usadas em ritos agrários, funerários ou de iniciaçãoglossário , rememorando mitos e outras tradições, através de suas , movimentos, cores e materiais. Às vezes, as máscaras têm pouca semelhança com a aparência humana, para deixar claro que um indivíduo ao usá-las, introjeta um personagem do mundo sobrenatural, tornando visível a presença desse personagem no mundo natural e humano. Habitualmente, são consideradas máscaras apenas objetos faciais e os adornos de cabeça esculpidos, sem levar em conta o traje que os acompanha. Do ponto de vista africano, porém, a máscara é todo um conjunto: a máscara é o próprio mascarado quando se põe em movimento. fórmas
Museu Afro Brasileiro (MAFRO). Disponível em: https://oeds.link/mDJmis. Acesso em: 4 julho 2022.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Em que ocasiões as máscaras africanas são utilizadas?
b) As máscaras africanas sempre têm aparência humana? Por quê?
c) O que é a máscara para os africanos?
2. Estas imagens foram criadas tomando como inspiração algumas máscaras africanas.
a) Que tipo de simetria está presente nestas imagens? Justifique.
b) Em uma folha de papel sulfite, desenhe uma máscara inspirada em uma máscara africana, aplicando o que você aprendeu sobre as transformações geométricas no plano.
3.
Reúna-se com os colegas e façam uma pesquisa sobre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro.
Respostas e comentários
1. a) Em ritos agrários, funerários ou de iniciação.
1. b) Não, porque, em alguns casos, ao utilizá-la, o indivíduo introjeta um personagem do mundo sobrenatural.
1. c) É o próprio mascarado quando se põe em movimento.
2. a) Simetria axial, pois em cada figura há um eixo de simetria.
2. b) Comentário em Orientações.
3. Comentário em Orientações.
Lendo e aprendendo
Bê êne cê cê:
• Competências gerais 6, 9 e 10 (as descrições estão na página seis).
• Competências específicas 3 e 8 (as descrições estão na página sete).
• Habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Objetivos:
• Desenvolver a competência leitora.
• Reconhecer a presença de simetria nas máscaras africanas.
• Pesquisar sobre a influência da cultura africana para a formação do povo brasileiro.
Temas contemporâneos transversais:
Inicie essa seção pedindo aos estudantes que leiam o texto individualmente e, depois, comente que as máscaras africanas são adereços utilizados em cerimônias e rituais e têm grande importância religiosa, mística e espiritual para diversos povos africanos. Nessas cerimônias, as máscaras têm como finalidade estabelecer contato com o mundo espiritual e com os deuses. Diga também que cada grupo étnico pode possuir diversas máscaras, cada uma delas com significados e utilizações diferentes.
Convém também reservar um tempo para analisar as fotografias da página. Deixe-os à vontade para verbalizar o que mais lhes chama a atenção e, aos poucos, incentive-os a identificar as simetrias presentes nelas. Se possível, exiba outros exemplos de máscaras africanas.
• Na atividade 1, os estudantes vão responder a algumas questões sobre o texto. Após terminarem, faça a correção oralmente. Você pode ampliar a proposta dessa atividade e solicitar aos estudantes que elaborem questões com base no texto. Depois, eles podem trocar as questões com um colega e responder às questões propostas por ele.
• A atividade 2 permite aos estudantes mobilizar o que estudaram sobre as transformações geométricas no plano. No item a, espera-se que eles reconheçam a simetria axial das imagens. Se necessário, mostre o eixo de simetria de cada uma delas. Já no item b, eles vão aplicar as transformações geométricas no plano para desenhar uma máscara inspirada em uma máscara africana. Se possível, firme uma parceria com o professor ou a professorade Arte para promover uma melhor experiência aos estudantes. A relação entre Matemática e Arte explorada na atividade favorece o desenvolvimento da competência específica 3 de Matemática.
• Na atividade 3, é solicitado aos estudantes que pesquisem sobre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro. O objetivo dessa atividade é mostrar que a cultura africana vai muito além das máscaras. Esse pode ser o momento oportuno para propor um projeto interdisciplinar em parceria com o professor de História. É importante que eles reconheçam que essa cultura tem influência na culinária, no aspecto religioso, na música, entre outros.
A temática do trabalho proposto busca a valorização da cultura africana, o que favorece o desenvolvimento da competência geral 6 da Bê êne cê cê. Além disso, os estudantes exercitam a empatia e o diálogo, o que contribui para o desenvolvimento das competências gerais 9 e 10 e da competência específica 8 de Matemática.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 25.
24. Em uma malha quadriculada, copie a figura seguinte. Depois, obtenha os pontos , á linha bê linha e cê linha simétricos aos pontos , a B e C em relação à reta r.
25. Em uma malha quadriculada, utilize o compasso para copiar os círculos seguintes. Depois, construa o simétrico de cada círculo em relação à reta r.
26. Em uma malha quadriculada, copie o polígono seguinte. Depois, construa o simétrico desse polígono em relação à reta r.
27. Em uma malha quadriculada, copie a figura seguinte. Depois, construa o polígono á linha bê linha cê linha dê linha é linha éfe linha simétrico do polígono á bê cê dê é éfe em relação ao ponto . óh
Composição de transformações
Podemos compor transformações realizando as mesmas transformações geométricas sucessivas vezes, ou combinar transformações diferentes.
Composição de translações
Esta figura mostra translações sucessivas. Transladamos o triângulo pê quê érre utilizando o vetor verde e sua imagem (triângulo P'Q'R'), utilizando o vetor vermelho.
A primeira translação leva o triângulo pê quê érre ao triângulo P'Q'R' e está representada pelo vetor verde. A segunda translação leva o triângulo P'Q'R' ao triângulo P"Q"R" e está representada pelo vetor vermelho.
Respostas e comentários
24. Resposta em Orientações.
25. Resposta em Orientações.
26. Resposta em Orientações.
27. Resposta em Orientações.
Oriente os estudantes quanto aos cuidados no manuseio do compasso a fim de evitar acidentes.
• Resposta da atividade 24:
• Resposta da atividade 25:
• Resposta da atividade 26:
• Resposta da atividade 27:
Composição de transformações
As composições de transformações estão presentes em mosaicos e em diferentes obras de arte. É importante que os estudantes percebam que podemos compor as mesmas transformações sucessivas vezes ou combinar transformações diferentes. Ao apresentar os exemplos, peça aos estudantes que os reproduzam em uma folha de papel quadriculado ou que criem seus próprios exemplos inspirados nos exemplos do livro.
Ao transladar o mesmo triângulo por outro vetor, como mostra o exemplo a seguir, podemos obter, diretamente, o resultado final da translação sucessiva feita anteriormente.
Tecnologias digitais em foco
Composição de translações
Nesta seção, vamos verificar experimentalmente, por meio do GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, uma propriedade da composição de translações.
Construa
Siga os passos seguintes para transladar sucessivamente um polígono qualquer.
1º) Utilize a ferramenta
e construa um polígono qualquer. Pode ser, por exemplo, um triângulo á bê cê.
2º) Use a ferramenta
e construa dois vetores quaisquer.
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o triângulo á bê cê e sobre o vetor vermelho. O polígono que aparecerá na tela (triângulo á linha bê linha cê linha ) é a imagem da translação pelo vetor vermelho.
4º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o triângulo á linha bê linha cê linha e sobre o vetor azul. O polígono que aparecerá na tela (triângulo á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas ) é a imagem da translação pelo vetor azul.
Explore
É possível obter o triângulo á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas por meio de uma única translação do triângulo á bê cê. Descubra o vetor dessa translação e represente-o no GeoGebra.
Respostas e comentários
Explore: Resposta na imagem anterior.
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Objetivo:
Reconhecer e construir figuras obtidas por meio de composição de translações utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Composição de translações
No 1º passo, você pode orientar a cada estudante que construa um polígono diferente.
Ao lerem o comando do 2º passo é possível que alguns deles não se recordem do conceito de vetor. Caso isso ocorra, relembre que o vetor determina o sentido, a direção e a medida da distância do deslocamento da figura na translação.
É importante que realizem o 3º passo, observem e, só depois, realizem o 4º passo.
Em Explore, os estudantes terão a oportunidade de investigar a possibilidade de obter o polígono que é imagem da segunda translação diretamente do polígono construído no 1º passo. É importante incentivá-los a experimentar a comparar sua construção com a dos colegas e a dialogar.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
( ê éfe zero oito ême ah um oito) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Composição de reflexões
Na figura a seguir, foram feitas duas reflexões em sequência do quadrilátero a bê cê dê: uma em relação à reta r e outra em relação à reta s.
Note que o quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linha foi obtido do quadrilátero a bê cê dê a partir da reflexão em relação à reta r. Já o quadrilátero á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas foi obtido do quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linha por meio da reflexão em relação à reta s.
A reflexão da figura á linha bê linha cê linha dê linha equivale uma translação da figura a bê cê dê.
Tecnologias digitais em foco
Composição de reflexões em relação a retas
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para explorar propriedades da composição de reflexões em relação a retas.
Construa
Siga os passos seguintes para refletir um polígono qualquer.
1º) Utilize a ferramenta
e construa um polígono qualquer. Pode ser, por exemplo, um quadrilátero a bê cê dê.
2º) Use a ferramenta
e construa uma reta r.
3º) Use a ferramenta
e construa uma reta s paralela à reta r.
4º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e sobre a reta r. O polígono que aparecerá na tela (quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linha ) é a imagem da reflexão pela reta r.
5º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o quadrilátero á linha bê linha cê linha dê linha e sobre a reta s. O polígono que aparecerá na tela (quadrilátero á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas ) é a imagem da reflexão pela reta s.
Respostas e comentários
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Objetivo:
Reconhecer e construir figuras obtidas por meio de composição de reflexões em relação a retas utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Composição de reflexões em relação a retas
No 1º passo, você pode orientar a cada estudante que construa um polígono diferente.
No 3º passo, eles vão construir uma reta s paralela a uma outra reta r. Embora esteja indicado o uso da ferramenta “Reta Paralela”, você pode incentivá-los a obter a reta s, utilizando procedimentos análogos ao da construção com régua e compasso da reta paralela. Esse pode ser um momento oportuno para verificar os conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes.
É importante que realizem o 4º passo, observem e, só depois, realizem o 5º passo.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
( ê éfe zero oito ême ah um oito) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Tecnologias digitais em foco
Explore
a) É possível obter o quadrilátero á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas por meio de uma translação do quadrilátero a bê cê dê. Represente o vetor dessa translação no GeoGebra.
b) Faça o que se pede.
1º) Utilize a ferramenta
e trace uma reta que seja perpendicular às retas r e s e que intercepte r no ponto P e s no ponto Q.
2º) Utilize a ferramenta
e meça a distância entre as retas r e s.
3º) Utilize a ferramenta
e meça a distância entre os pontos a e A". Ao que corresponde essa medida? Movimente o quadrilátero a bê cê dê e verifique o que ocorre.
c) O que podemos afirmar em relação à medida de comprimento do vetor da translação que leva a bê cê dê a á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas?
d) E se as retas r e s não fossem paralelas? Seria possível obter o quadrilátero á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas por meio de uma única transformação geométrica do quadrilátero a bê cê dê? Investigue e escreva sua conclusão no caderno. Dica: Meça a abertura do ângulo formado pelas retas r e s.
Composição de rotações
Podemos rotacionar figuras sucessivamente em torno de um mesmo ponto ou em torno de pontos diferentes. Analise os exemplos a seguir.
Respostas e comentários
Explore: a) Resposta na imagem anterior.
b) Espera-se que os estudantes respondam que essa medida é igual ao dobro da medida da distância entre as retas r e s e que essa igualdade mantém‑se verdadeira com as movimentações.
c) Espera-se que os estudantes percebam que a medida do comprimento do vetor é igual ao dobro da medida da distância entre as retas r e s.
d) Espera-se que os estudantes percebam que, nesse caso, a reflexão sucessiva pelas retas r e s é equivalente a uma rotação no sentido anti-horário com centro no ponto de intersecção das retas e ângulo de medida da abertura igual ao dobro da medida da abertura do ângulo formado por r e s.
No item a do Explore, os estudantes terão a oportunidade de perceber que realizar duas reflexões sucessivas em relação a retas paralelas é o mesmo que realizar uma única translação. É importante incentivá-los a experimentar e levantar hipóteses.
No item d do Explore, eles vão verificar que, quando as retas não são paralelas, realizar duas reflexões sucessivas em relação a elas é o mesmo que realizar uma rotação no sentido anti-horário com centro no ponto de intersecção das retas e ângulo de medida de abertura igual ao dobro da medida da abertura do ângulo formado pelas retas. Proponha que façam esse item sem apresentar a dica. Se perceber que estão com dificuldades, dê a dica para eles. É importante que se sintam motivados para testar suas hipóteses e apresentar as conclusões.
Apresente os exemplos de composições de rotações para a turma. Se achar conveniente, proponha a eles que produzam outros exemplos, seja em papel quadriculado, seja no GeoGebra.
Tecnologias digitais em foco
Composição de rotações em torno de um mesmo ponto
Nesta seção, vamos utilizar o GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica que seu professor pode indicar, para explorar propriedades da composição de rotações em torno de um mesmo ponto.
Construa
Siga os passos seguintes para realizar rotações sucessivas de um polígono qualquer em torno de um mesmo ponto.
1º) Construa um polígono qualquer, utilizando a ferramenta
. Pode ser, por exemplo, um pentágono á bê cê dê é.
2º) Marque um ponto óh qualquer utilizando a ferramenta
. Esse ponto será o centro da rotação.
3º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o polígono e sobre o ponto óh. Por fim, escolha a medida da abertura do ângulo e o sentido da rotação. O polígono que aparecerá na tela (pentágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha ) é a imagem da rotação.
4º) Clique na ferramenta
. Depois, clique sobre o pentágono á linha bê linha cê linha dê linha é linha e sobre o ponto óh. Por fim, escolha a medida da abertura do ângulo. O sentido da rotação deve ser o mesmo do 3º passo. O polígono que aparecerá na tela (pentágono á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas é duas linhas ) é a imagem da rotação.
Explore
a) É possível obter o pentágono á duas linhas bê duas linhas cê duas linhas dê duas linhas é duas linhas por meio de uma única transformação geométrica do pentágono á bê cê dê é? Se sim, descreva essa transformação.
b) O que a investigação feita por você, no item anterior, sugere?
Respostas e comentários
Explore: a) Sim; espera-se que os estudantes, após algumas investigações, percebam que o pentágono A"B"C"D"E' pode ser obtido do pentágono á bê cê dê é por meio de uma rotação, no sentido anti-horário, de um giro de 90 graus ao redor do ponto óh.
b) Espera-se que os estudantes respondam que a investigação feita sugere que realizar duas rotações sucessivas, no mesmo sentido, uma com um giro de x graus e outra com um giro de y graus, em torno de um ponto O qualquer corresponde a realizar uma única rotação, no mesmo sentido das rotações anteriores, de um giro de (x + y) graus ao redor de óh.
Tecnologias digitais em foco
Bê êne cê cê:
Habilidade ê éfe zero oito ême ah um oito.
Objetivo:
Reconhecer e construir figuras obtidas por meio de composição de rotações em torno de um mesmo ponto utilizando o software GeoGebra ou outro software de geometria dinâmica.
Composição de rotações em torno de um mesmo ponto
No 4º passo do Construa, enfatize com a turma que a segunda rotação deve ser realizada no mesmo sentido que a segunda. Comente que a construção deles não deve ser igual à do exemplo apresentado na seção.
No Explore, a ideia é que eles façam experimentações e percebam que realizar duas rotações sucessivas, no mesmo sentido, uma com um giro de x graus e outra com um giro de y graus, em torno de um ponto O qualquer, corresponde a realizar uma única rotação no mesmo sentido das rotações anteriores, de um giro de (x + y) graus ao redor de O. Caso estejam com dificuldades, em vez de construírem um pentágono, proponha que construam um triângulo.
As atividades propostas nessa seção podem ser realizadas com qualquer software de geometria dinâmica. Na falta de acesso a computadores, a proposta pode ser adaptada para ser realizada com a utilização de papel e instrumentos de desenho (régua, compasso, transferidor etcétera).
( ê éfe zero oito ême ah um oito) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
28. Em uma malha quadriculada, copie a figura seguinte e a translade utilizando primeiro o vetor azul e, depois, o vetor verde.
29. Em uma malha quadriculada, copie novamente a figura da atividade 28 e a translade primeiro utilizando o vetor verde e, depois, o vetor azul.
30. Copie a figura a seguir em uma malha quadriculada e faça 3 rotações sucessivas em torno do ponto C, no sentido horário, com um giro de 90. graus
31.
Analise a figura a seguir.
a) No caderno, elabore duas questões que possam ser respondidas observando as transformações geométricas.
b) Troque de caderno com um colega e responda às questões criadas por ele.
c) Analise as respostas do colega e dê um retorno a ele, dizendo o que ele respondeu corretamente e onde ele se equivocou.
Respostas e comentários
28. Resposta em Orientações.
29. Resposta em Orientações.
30. Resposta em Orientações.
31. a) Respostas pessoais.
31. b) Respostas pessoais.
31. c) Resposta pessoal.
• Compare as translações sucessivas das atividades 28 e 29 e discuta sobre o que acontece ao trocarmos a ordem das transformações. Pergunte aos estudantes se as figuras obtidas ao final são sempre iguais ou se em alguma situação obtemos figuras diferentes. Espera-se que eles percebam que o resultado pode ser diferente, dependendo da composição de transformações.
Resposta da atividade 28:
Resposta da atividade 29:
Resposta da atividade 30:
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Ângulo
Ângulo é a união de duas semirretas de mesma origem, com uma das regiões do plano limitada por elas.
Classificação de ângulos
De acordo com a medida da abertura, um ângulo pode ser classificado em:
Ângulo nulo
Ângulo de uma volta
Ângulo reto
Ângulo raso ou de meia-volta
Ângulo agudo
Ângulo obtuso
1. Analise os ângulos seguintes e indique:
a) os ângulos agudos;
b) os ângulos obtusos;
c) o ângulo raso;
d) os ângulos retos.
Ângulos congruentes
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida de abertura.
Os ângulos
Ângulo ABC.e
Ângulo DEF.são congruentes. Indicamos:
À esquerda o ângulo ABC, à direita símbolo similar ao sinal de igual com símbolo similar ao til acima e à direita o ângulo DEF.Bissetriz de um ângulo
Bissetriz de um ângulo é a semirreta interna a esse ângulo com origem no vértice do ângulo que o divide em dois ângulos congruentes.
Respostas e comentários
1. a)
Ângulos AOB, BOC, COD, COE, DOE, DOF, EOF.1. b)
Ângulos AOD, AOE, BOE, BOF.1. c)
Ângulo AOF.1. d)
Ângulos AOC, BOD, COF.Revisão dos conteúdos deste capítulo
Ângulo
• Na atividade 1, os estudantes vão analisar alguns ângulos e identificar aqueles que são agudos (item ), obtusos ( aitem b), raso (item c) e retos (item d). Este é o momento oportuno para verificar se compreenderam como se mede a abertura de ângulos com um transferidor e como podemos classificar ângulos de acordo com a medida da abertura. Também é importante verificar se, em cada item, os estudantes representam os ângulos de fórma correta.
Mediatriz de um segmento
Mediatriz é a reta perpendicular a um segmento de reta que passa pelo ponto médio desse segmento.
2. Nesta figura, a semirreta
Semirreta OC.é a bissetriz de
Ângulo AOB.e
Medida de ângulo AOC igual à 10 graus. Determine a medida da abertura do ângulo
Ângulo AOB..
3. Em uma reta, tomamos os pontos , a B e C, nessa ordem, com A bê = 8 centímetros e BC = 10 . Sendo centímetros P o ponto médio de
Segmento de reta AC., quanto mede o comprimento de
Segmento de reta BP.?
Lugares geométricos
Lugar geométrico é a figura formada por todos os pontos do plano que têm em comum uma determinada propriedade.
Circunferência
Circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de um ponto fixo.
Mediatriz
Mediatriz é o lugar geométrico dos pontos do plano que são equidistantes de dois pontos fixos dados (extremidades de um segmento de reta).
Retas paralelas
Reta paralela é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de uma reta dada.
Bissetriz
Bissetriz de um ângulo é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam dos lados desse ângulo.
4. Para manter a horta, um jardineiro sugeriu a instalação de uma torneira de irrigação em um lugar que tenha a mesma medida da distância dos muros. Descreva, em seu caderno, os possíveis lugares em que a torneira pode ser instalada.
Transformações geométricas
Translação é o deslocamento de uma figura dado por um vetor.
Rotação é o giro de uma figura em torno de um centro de rotação, em determinado sentido (horário ou anti-horário), segundo um ângulo de rotação.
Reflexão é a transformação geométrica que reflete todos os pontos de uma figura em relação a uma reta (simetria axial) ou a um ponto (simetria central), mantendo cada ponto da figura à mesma medida da distância do eixo de simetria ou do centro de reflexão, respectivamente.
Composição de transformações
Podemos compor transformações realizando as mesmas transformações geométricas sucessivas vezes, ou combinar transformações diferentes.
5. As transformações realizadas a seguir podem ser, na ordem apresentada:
a) translação, reflexão e rotação.
b) reflexão, translação e rotação.
c) rotação, reflexão e translação.
d) reflexão, reflexão e translação.
Respostas e comentários
2.
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual 20 graus.3. 1 centímetro
4. Comentário em Orientações.
5. alternativa b
• Na atividade 2, é possível que alguns estudantes concluam erroneamente que
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB igual à 5 graus.. Isso pode acontecer caso não tenham se atentado à posição dos pontos na figura. Oriente-os a reproduzir a figura no caderno e indicar a medida da abertura do ângulo
Ângulo AOC.nela. Dessa , os estudantes poderão perceber de maneira mais clara qual medida devem determinar. fórma
• Caso tenham dificuldades para fazer a atividade 3, oriente-os a traduzir o enunciado por meio de uma figura, como a da referência a seguir.
Com base na figura, espera-se que os estudantes concluam que a medida do segmento de reta
Segmento de reta BP.é igual a 1 centímetro.
Lugares geométricos
• Faça a leitura coletiva do enunciado da atividade 4 com a turma e tire as eventuais dúvidas. Peça que observem a imagem e indiquem com o dedo os possíveis lugares em que a torneira pode ser instalada e por quê. Espera-se que eles concluam que a torneira deve ser instalada em qualquer ponto da bissetriz do ângulo formado pelos muros. Caso julgue necessário, proponha que reproduzam essa figura em papel vegetal e, depois, tracem a bissetriz do ângulo formado pelos muros do terreno. Peça também que confiram se a torneira, estando em qualquer ponto dessa bissetriz, resolve o problema de fato.
Transformações geométricas
• Na atividade 5, espera-se que os estudantes percebam que a figura inicial foi submetida a uma sucessão de transformações geométricas no plano. Para identificar se ocorreu reflexão, translação ou rotação, eles precisam observar a posição das figuras. Após identificarem a alternativa correta, incentive-os a justificar o porquê das alternativas a, c e d serem falsas. Isso pode ajudar os estudantes que apresentaram dificuldades ao realizar a atividade.
Glossário
- equidistante
- :tem a mesma medida de distância entre dois ou mais objetos (pontos, por exemplo).
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- axial
- : palavra derivada de axis, termo latino que significa “eixo”.
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- rito de iniciação
- : cerimônia (realização de uma tarefa ou ritual particular), que ocorre em muitas sociedades, para introduzir um novo membro.
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