Capítulo 5 Função afim
Trocando ideias
A escala de Fahrenheit ( grau éfe) é uma escala de medidas de temperatura em que 32 graus Farenrráite representam o ponto de fusão do gelo e 212 graus Farenrráite representam o ponto de ebulição da água pura sob pressão atmosférica padrão. Essa escala é muito usada em países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos.
Podemos escrever a fórmula F = 1,8C + 32 para converter uma medida de temperatura C expressa em graus Celsius (ºC) para uma medida de temperatura F expressa em graus Fahrenheit (ºF).
▸
Quais são as medidas de temperatura de fusão do gelo e de ebulição da água em graus Celsius?
▸
Qual é a medida aproximada da temperatura registrada pelo termômetro da foto em graus Celsius?
▸
Em seu caderno, elabore um problema cuja resolução utilize a fórmula F = 1,8C + 32. Depois, troque de problema com um colega e resolva o problema proposto por ele.
Neste capítulo, vamos estudar a ideia de função e função afim.
Conheça mais
No Sistema Internacional de Unidades ( ésse Í), a unidade-padrão de medida de temperatura é o kelvin ( cá).
No site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ( in metro), é possível conferir uma versão traduzida do ésse Í.
1 Ideia de função
Acompanhe a situação a seguir.
A Feira dos Caxixis é uma das feiras de artesanato mais antigas do Brasil e acontece uma vez ao ano na cidade de Nazaré das Farinhas, no estado da Bahia. Os caxixis são miniaturas de objetos em cerâmica produzidas na região.
Um dos expositores dessa feira vende cada um de seus caxixis a R$ 10,00dez reais. Quanto uma pessoa gastaria se ela comprasse duas peças? E se comprasse 3 peças? E se comprasse 5 peças?
Para responder a essas questões, podemos montar um quadro com a indicação de valor e de quantidade de peças.
Quantidade de peças |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
---|---|---|---|---|---|---|
Valor (em R$) |
10,00 |
20,00 |
30,00 |
40,00 |
50,00 |
60,00 |
Observe que cada quantidade de caxixis determina um valor a ser pago pelo cliente.
Quando isso ocorre, podemos dizer que o valor que o cliente vai pagar é dado em função da quantidade de peças.
Quando relacionamos duas grandezasglossário , dizemos que cada valor da primeira grandeza corresponde a um único valor da segunda grandeza e que a segunda grandeza é função da primeira.
Lei de formação da função
Quando temos uma relação em que uma grandeza é função de outra, a correspondência entre cada valor de uma grandeza e cada valor da outra póde ser expressa por uma sentença chamada lei de formação da função ou lei da função.
Na situação anterior, se indicarmos por y o valor, em real, a ser pago pelo cliente e por x a quantidade de peças, a lei da função será:
y = 10 ⋅ x, em que x é um número natural.
Variáveis
As grandezas envolvidas em uma relação em que uma é função da outra são chamadas de variáveis da situação apresentada. No caso da situação anterior, as variáveis são o valor, em real, e a quantidade de peças.
O valor a ser pago pelo cliente é a variável dependente, pois depende da quantidade de peças que ele deseja comprar.
A quantidade de peças é a variável independente, pois podemos escolher um valor para essa variável.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Uma indústria produz embalagens biodegradáveis. Sua produção é de seiscentas unidades por hora.
a) Em 10 horas de trabalho, quantas embalagens biodegradáveis são produzidas?
b) Para produzir .4800 unidades de embalagens biodegradáveis, quantas horas são necessárias?
c) Podemos afirmar que a quantidade de embalagens biodegradáveis produzidas é função da medida do tempo de produção? Por quê?
d) No caderno, escreva uma lei que relacione a quantidade de embalagens biodegradáveis com a medida do tempo, em hora.
2. A medida da área ( a) de um quadrado é dada em função da medida de comprimento ( a) do seu lado. No caderno, escreva a lei dessa função e identifique a variável dependente e a variável independente.
A notação éfe de xis
Analise a afirmação de Teresa.
A quantidade de litros (q) de combustível consumido é função da medida da distância (x) percorrida. A lei dessa função é
Sentença matemática. q é igual a fração x sobre 12., em que x é um número real positivo.
A função também póde ser representada por f; quando f varia em função de uma variável x, é o mesmo que escrevermos função abre parênteses décima fecha parênteses. Assim, a função anterior poderia ser representada da seguinte fórma:
f
abre parêntese, x, fecha parêntese, igual, fração x sobre 12, abre parêntese, lemos: abre aspas duplas f de x é igual a fração x sobre 12, fecha aspas duplas, fecha parêntese.Nessa notação, x representa a medida da distância percorrida, em quilômetro, e função abre parênteses décima fecha parênteses, a quantidade de litros de combustível consumido.
Valor de uma função
Na situação anterior, a quantidade de litros de combustível consumido de acôrdo com a medida da distância x percorrida, em quilômetro, foi representada por
Sentença matemática. f de x é igual a x sobre 12., em que x é um número real positivo.
Desse modo, para calcular a quantidade de litros de combustível consumido para o automóvel percorrer 108 quilômetros, basta substituir x por 108 na lei da função e efetuar a operação indicada:
Sentenças matemáticas. f de 108 é igual a 108 sobre 12. O número 108 está em destaque. Abaixo, f de 108 é igual a 9.
f (108) = 9
Isso significa que, quando x é igual a 108, o valor da função é 9.
Logo, o automóvel consumiu 9 litros de combustível para percorrer 108 quilômetros.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
3. A lei de formação de uma função função é função abre parênteses décima fecha parênteses = 5x + 2. Calcule:
a) (0) função
b) ( função1) menos
c) ( função2) menos
d)
Sentença matemática. f de 3 quartos.4. Dada a lei de uma função função abre parênteses décima fecha parênteses = 5x menos 2, determine o valor de x de modo que:
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 0
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 3
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = menos10
d) função abre parênteses décima fecha parênteses = 13
5. A lei de uma função função é
Sentença matemática. f de x é igual a meio vezes x menos 3 quartos.. Calcule:
a)
Sentença matemática. f de zero menos f de 1, tudo sobre f de 2.b)
Sentença matemática. f de 2 vezes f de 1, tudo sobre f de zero.6. Ana elaborou o quadro a seguir.
x |
0 |
|
|
|
---|---|---|---|---|
f(x) |
0 |
|
|
|
a) Qual é a lei de formação da função f que relaciona os valores da segunda e da primeira linha desse quadro?
b) Calcule o valor de função abre parênteses décima fecha parênteses para
Sentença matemática. x igual menos um quinto..
c) Qual é o valor de x quando
Sentença matemática. f de x igual a 7 sobre 2.?
Representação gráfica de uma função
Cada número real tem um ponto correspondente na reta real e cada ponto da reta corresponde a um número real. Observe.
Podemos ampliar essa noção, representando um par de números reais por pontos de um plano. Para isso, construímos um sistema de coordenadas cartesianas ou plano cartesiano.
Esse sistema consiste em duas retas reais perpendiculares (eixos), cujo ponto de intersecção corresponde à origem do sistema.
Temos que:
• o eixo x é chamado de eixo das abscissas;
• o eixo y é chamado de eixo das ordenadas;
• o ponto de coordenadas (0, 0) é a origem do plano cartesiano.
Observe como podemos representar os pontos a ( menos3, 3); B (0, 5); C ( menos6, 0); D (5, 2); ê ( menos5, ‒3); F (7, menos5); G (0, menos4); e H (3, 0) no plano cartesiano.
Toda situação que permite expressar uma grandeza em função da outra pode ser representada em um plano cartesiano na fórma de um gráfico. Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
A quantidade (q) de água desperdiçada por uma torneira gotejando lentamente é função da medida de tempo (t ). Analise alguns valores de q e t.
t |
0 |
1 |
1,5 |
3 |
---|---|---|---|---|
q |
0 |
7 |
10,5 |
21 |
Cada par ordenado pode ser representado por um ponto em um plano cartesiano. Nesse exemplo, o primeiro número do par ordenado indica a medida de tempo (em minuto), e o segundo número, a quantidade de água desperdiçada pela torneira (em mililitro).
Note que os pontos obtidos estão alinhados. Isso acontece porque a quantidade de água desperdiçada é diretamente proporcional à medida do tempo que a torneira fica gotejando. Além disso, como a medida de tempo pode assumir qualquer valor real positivo ou nulo, o gráfico dessa função será uma linha contínua que parte da origem, passa pelos pontos (1, 7), (1,5; 10,5) e (3, 21), e continua indefinidamente.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Situação 2
Em uma planilha eletrônica, Beatriz descobriu uma maneira de calcular o inverso, com duas casas decimais, de qualquer número real, diferente de zero, inserido nela. Observe alguns números que Beatriz inseriu na planilha e os números correspondentes calculados.
Cada par de números (número inserido, resultado) fórma um par ordenado (x, y), que pode ser representado por um ponto em um plano cartesiano.
Em seguida, Beatriz usou o mesmo programa em que fez a planilha e solicitou que fosse representado o gráfico da função que relaciona x e y.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Situação 3
Uma loja vende Cê dês de acôrdo com o quadro a seguir.
Quantidade de CDs (n) |
1 |
4 |
6 |
9 |
---|---|---|---|---|
Preço (em R$) (p) |
2,00 |
8,00 |
12,00 |
18,00 |
Nesse exemplo, também podemos representar os pares ordenados (n, p) em um plano cartesiano.
Note que o preço é diretamente proporcional à quantidade de Cê dês. Além disso, a quantidade de Cê dês só pode ser um número natural. Assim, no eixo das abscissas representamos apenas números naturais.
▸ Qual é a lei da função que o gráfico representa?
Atividades
Faça as atividades no caderno.
7. Uma loja de fotografias está fazendo uma promoção para a impressão de fotos.
a) Qual é a lei da função que relaciona o preço (y) a pagar e a quantidade (x) de fotos impressas?
b) Qual dos gráficos a seguir corresponde à função encontrada no item a? Por quê?
8. Sejam x e y duas grandezas inversamente proporcionais. Sabe-se que, quando o valor de x é 3, o valor de y é 5. Determine a lei da função que relaciona o valor de y com o valor de x.
9. Em Geografia, denomina-se densidade demográfica a medida expressa pela razão entre a população de uma região e a medida da área correspondente.
d
densidade
p
população
a
medida da área
Densidade demográfica e medida da área são grandezas direta ou inversamente proporcionais? E as grandezas densidade demográfica e população?
10. Qual dos gráficos seguintes pode representar a função f tal que
Sentença matemática. f de x é igual a fração 2 sobre x., com x > 0.
a)
b)
c)
d)
Lendo e aprendendo
Coronavírus e seu crescimento
Nos últimos meses, muito se tem ouvido falar a respeito do aumento do número de casos do novo coronavírus. E, em meio a tantas notícias sobre a pandemia, a expressão “crescimento exponencial” tornou-se bastante comum. Como todas as reportagens mostram, a expressão crescimento exponencial refere-se a um aumento acentuado no número de casos. [ reticências]
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde ( ó ême ésse) foi alertada sobre vários casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na China, causador da doença côvid dezenóve. Com o fluxo internacional de pessoas, em pouco tempo o vírus se espalhou para o mundo e alcançou 189 países.
[ reticências]
Em epidemias de fácil contágio, como ocorre com o coronavírus, cada pessoa pode transmitir o vírus para diversas outras pessoas. Se toda a população for suscetível ao contágio e se cada infectado contagiar m novos casos em média, sendo m uma constante maior do que 1, o crescimento é exponencial.
Por exemplo, se cada indivíduo infectado transmite a doença para duas pessoas, m = 2, temos o seguinte esquema de propagação:
Em notação matemática, o esquema desse exemplo fica ( funçãot)=2, em que elevado a t t representa o tempo e função(t), o número de infectados no instante t []. reticências
Para saber a relação entre o tempo e o número de infectados, os matemáticos propõem modelos matemáticos que têm o objetivo de retratar a situação real.
[ reticências]
É por meio dos resultados obtidos com os modelos matemáticos que os pesquisadores podem prever a eficiência do isolamento social e de medidas de proteção e a porcentagem de indivíduos que devem ser vacinados para erradicar uma doença. Desse modo, a Matemática ajuda o governo a tomar decisões mais assertivas em relação ao combate ao novo coronavírus.
PEREIRA, A. C.; TEODORO, G. S.; FERREIRA, R. E.; FILHO, H. G. F. Coronavírus e seu crescimento. Portal da Ciência, Universidade Federal de Lavras, 2 de dezembro de 2020. Disponível em: https://oeds.link/c5dVZl. Acesso em: 7 junho 2022.
Atividades
1. Responda às questões no caderno.
a) Quando o texto anterior foi publicado?
b) O que é coronavírus?
c) Qual é o nome da doença causada pelo novo coronavírus?
d) Como os modelos matemáticos podem ajudar a entender doenças epidemiológicas como a côvid dezenóve?
Lendo e aprendendo
2. Qual destes gráficos é da função ( funçãot) = 2, em que elevado a t t é um número real?
a)
b)
c)
d)
3. Em seu caderno, represente o gráfico da função descrita no texto.
4.
Os cientistas sabiam que, se nada fosse feito, a quantidade de pessoas infectadas com o novo coronavírus continuaria aumentando para números gigantescos. Para frear a transmissão do vírus, foi adotada uma série de medidas, entre elas o isolamento social. Muitas pessoas utilizaram as redes sociais para fazer um apêlo aos seus seguidores para não saírem de casa, enquanto outras fizeram o contrário e lembraram que nem todo mundo tinha o privilégio de se isolar. O que você pensa sobre o assunto? No caderno, escreva um pequeno texto com sua opinião. Depois, compartilhe seu texto e discuta o assunto com os colegas.
5. No período da pandemia de côvid dezenóve, foram publicadas diversas fake newsglossário sobre o assunto. Alguma vez você desconfiou de uma publicação divulgada na tê vê ou na internet? Você checou a fonte dessa publicação? Como você fez para saber se era verdadeira ou falsa?
2 Função afim
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Uma bomba retira água de uma cisterna e a lança em uma caixa‑d'água com vazão de 20 litros de água por minuto. O quadro a seguir mostra a relação da quantidade de litros de água despejada na caixa‑d'água em função da medida do tempo.
Medida do tempo (x) |
Quantidade de litros (y) |
---|---|
1 min |
20 L |
2 min |
40 L |
3 min |
60 L |
4 min |
80 L |
A lei da função que relaciona a quantidade de litros de água despejada (y) com a medida do tempo (x), em minuto, de funcionamento da bomba pode ser representada por:
y = 20x, em que x é um número real positivo maior ou igual a zero.
Note que os valores de y são diretamente proporcionais aos valores de x.
Situação 2
Mônica comprou um apartamento, ainda em construção, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. Confira a planta baixa desse apartamento.
Escala é a razão entre a medida do comprimento que está na representação gráfica e a medida correspondente do comprimento real, expressos em uma mesma unidade de medida.
A planta baixa foi feita com escala de 1 dividido por 100 ou
Sentença matemática. fração 1 sobre 100.(lemos: “1 para 100”). Isso significa que cada centímetro medido na planta corresponde a 100 centímetros de comprimento no local real, ou seja, a 1 métro na realidade.
Medida de comprimento na planta baixa (x) |
Medida de comprimento real no apartamento (y) |
---|---|
1 cm |
100 cm |
2 cm |
200 cm |
3 cm |
300 cm |
4 cm |
400 cm |
Os valores de y são diretamente proporcionais aos valores de x. A lei da função que mostra a correspondência entre y e x é y = 100x, em que x é um número real maior ou igual a zero.
Situação 3
Uma marcenaria fabrica mesas com medida da largura fixa de 1 métro e medida do comprimento variada.
O quadro a seguir mostra a relação entre as medidas do comprimento e as medidas de perímetro das mesas fabricadas.
Medida do comprimento (x) |
Medida do perímetro (y) |
---|---|
1 cm |
4 cm |
2 cm |
6 cm |
3 cm |
8 cm |
4 cm |
10 cm |
5 cm |
12 cm |
A medida do perímetro (y) dessa mesa é função da medida do comprimento (x) e pode ser expressa por:
y = 2x + 2, em que x é um número real positivo.
As leis das funções que correspondem às situações 1, 2 e 3 são do tipo y = ax + b, em que a e b são números reais.
Função afim é toda função função cuja lei pode ser escrita na fórma função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
Observe alguns exemplos.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x + 5, em que a = 2 e b = 5
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 7 menosx, em que a = 7 e b menos = 0
Nos casos em que a ≠ 0 e b = 0, chamamos a função afim de função linear, que pode ser representada por função abre parênteses décima fecha parênteses = ax.
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = 5, em que menos a = 0 e b = 5 menos
Nos casos em que a = 0, chamamos a função afim de função constante.
d)
f de x, igual, fração x mais 1 sobre 3.Essa lei também pode ser escrita assim:
f de x, igual, fração 1x sobre 3 mais fração 1 sobre 3., em que
a, igual, fração 1 sobre 3.e
b, igual, fração 1 sobre 3..
Observação
As leis a seguir não representam funções afins, pois não podem ser escritas na fórma y = ax + b, em que a e b são número reais.
• y = 2x elevado a 2 + 1
•
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre x, menos 3.Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
Gráfico da função afim
O gráfico que representa uma função afim é sempre uma reta não perpendicular ao eixo x. Analise alguns exemplos.
a) Vamos construir o gráfico da função função tal que função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 2, em que x é qualquer número real.
Inicialmente escolhemos valores arbitrários para x e calculamos os valores de y correspondentes para obter alguns pares ordenados.
Para x = 3, temos: menos função3 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 3 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 7 menos
Para x = 2, temos: menos função2 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 2 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 4 menos
Para x = 1, temos: menos função1 abre parênteses menos fecha parênteses = 3 ⋅ 1 abre parênteses menos fecha parênteses + 2 = 1 menos
Para x = 0, temos: função0 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 0 + 2 = 2
Para x = 1, temos: função1 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 1 + 2 = 5
Para x = 2, temos: função2 abre parênteses fecha parênteses = 3 ⋅ 2 + 2 = 8
x |
f (x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−3 |
−7 |
(−3, −7) |
−2 |
−4 |
(−2, −4) |
−1 |
−1 |
(−1, −1) |
0 |
2 |
(0, 2) |
1 |
5 |
(1, 5) |
2 |
8 |
(2, 8) |
Representamos no plano cartesiano os pontos correspondentes aos pares ordenados encontrados e traçamos a reta que passa por esses pontos.
b) Vamos construir o gráfico da função g tal que g abre parêntesesx fecha parênteses = menos2x, em que x é qualquer número real.
Para x = 0, g abre parênteses0 fecha parênteses = menos2 ⋅ 0 = 0
Para x = 1, g abre parênteses1 fecha parênteses = menos2 ⋅ 1 = menos2
x |
g(x) =y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
−2 |
(1, −2) |
c) Vamos construir o gráfico de h, dada por h abre parêntesesx fecha parênteses = menos3, em que x é qualquer número real.
x |
h(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−1 |
−3 |
(−1, −3) |
2 |
−3 |
(2, −3) |
Atividades
Faça as atividades no caderno.
11. Identifique as leis de funções afim.
a) y = x menos 5
b) y = 4 menos 2x
c) y = 1
d) y = x elevado a 2 menos 5x + 6
e) y = menos4 menos x
f) y = x elevado a 2
12. Construa o gráfico das funções definidas pelas leis a seguir.
a) y = 2
b) y = 3x
c)
Sentença matemática. y igual a menos dois terços vezes x.d) y = x + 3
e) y = 1 menos 2x
f)
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre 3, fim da fração, vezes x, menos 2.13. O quadro a seguir relaciona a medida do tempo (t), em minuto, que uma válvula de saída de água fica aberta e a medida do volume (V), em litro, de água despejada na piscina.
t (em min) |
V (em L) |
---|---|
1 |
60 |
2 |
120 |
3 |
180 |
4 |
240 |
De acôrdo com o quadro, responda às questões.
a) Qual é a lei da função que relaciona a medida do volume (V), em litro, de água despejada na piscina e a medida do tempo (t), em minuto, que a válvula fica aberta?
b) Qual é a quantidade de água contida no interior da piscina após 10 minutos?
c) Qual é a medida do tempo necessária para que a piscina fique com exatamente 900 litros?
14. Copie em seu caderno as afirmações verdadeiras.
a) Função afim é toda função cuja lei pode ser escrita na fórma y = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
b) A função f tal que
Sentença matemática. f de x é igual a fração 2 sobre x.é linear.
c) A função dada por
Sentença matemática. y é igual a x vezes raiz quadrada de 2.não é afim.
d) O gráfico da função dada por g abre parêntesesx fecha parênteses = 6 para qualquer x real é uma reta paralela ao eixo x.
e) O gráfico da função afim dada pela lei r abre parêntesesx fecha parênteses = menosx + 2 é uma reta que passa pela origem.
15. Construa, em um mesmo plano cartesiano, os gráficos das funções h, m, f, g, p e q e determine as coordenadas cartesianas do ponto de encontro, entre:
a) h abre parêntesesx fecha parênteses = x e m abre parêntesesx fecha parênteses = menosx
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = ‒x + 3 e g abre parêntesesx fecha parênteses = 2x menos 3
c)
Sentença matemática. p de x é igual a fração x sobre 2, fim da fração, mais 1e q abre parêntesesx fecha parênteses = x menos 1
Zero de uma função afim
Em toda função , cada valor de função x em que função abre parênteses décima fecha parênteses = 0 é chamado de zero da função.
O zero de uma função afim dada por y = ax + b, com a ≠ 0, será um único número x, tal que ax + b = 0. Resolvendo essa equação, obtemos
Sentença matemática. x é igual menos, fração b sobre a..
Vamos, por exemplo, determinar o zero da função dada por y = 2x menos 2.
Quando y = 0, temos:
2x ‒ 2 = 0
2x = 2
x = 1
Portanto, 1 é o zero dessa função.
Graficamente, o zero de uma função afim função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, a ≠ 0, é a abscissa do ponto de intersecção do gráfico da função com o eixo x.
Observe o gráfico da função y = 2x menos 2.
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
−2 |
(0, −2) |
1 |
0 |
(1, 0) |
Como podemos observar no gráfico, a reta intercepta o eixo das abscissas no ponto (1, 0); dessa maneira, o valor 1 do eixo das abscissas é tido como zero da função.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
16. Determine o zero destas funções afim.
a) y = menos4x + 8
b) y = menos3x menos 21
c) y = 2 menos 8x
d) y = 7 menos x
e) y = menos4x menos 64
f) y = menos6x + 18
g) y = 3x menos 9
h) y = 4x menos 20
17. Determine o valor de m para que o zero da função função tal que função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + m menos 2 seja igual a 4.
18. Qual é a lei da função afim cujo zero é 1 e o seu gráfico passa pelo ponto ( menos1, 2)?
Variação de uma função afim
Observe os gráficos das funções dadas por y = 3x menos 3 e y = menosx + 2, em que x pode ser qualquer número real.
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
−3 |
(0, −3) |
1 |
0 |
(1, 0) |
x |
y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
2 |
(0, 2) |
2 |
0 |
(2, 0) |
De modo geral, temos:
• uma função afim y = ax + b é crescente quando o coeficiente a é maior que zero ( a > 0);
• uma função afim y = ax + b é decrescente quando o coeficiente a é menor que zero ( a < 0).
Quando a = 0 em y = ax + b, a função é constante, pois, aumentando o valor de x, o valor de y não se altera.
Taxa de variação de uma função afim
A taxa de variação de uma função afim é a razão entre a variação de valores de y e a correspondente variação de valores de x, nessa ordem. Para encontrar a taxa de variação de uma função afim, precisamos conhecer dois pares ordenados que correspondam a pontos que pertençam à reta que é gráfico dessa função.
Seja ( décimo₁, y₁) e (x₂, x₂) pontos que pertençam ao gráfico de uma função afim. Assim, a taxa de variação dessa função é dada por:
Vamos determinar a taxa de variação da função y = 3x menos 3 por meio de seus pontos (0, menos3) e (1, 0):
▸ Considere outros pontos que pertençam à função y = 3x menos 3 e calcule a taxa de variação. O que você pode perceber?
Observação
A taxa de variação de uma função afim f, dada por função abre parênteses décima fecha parênteses = ax + b, é constante para quaisquer dois pontos pertencentes à função considerados e, numericamente, é igual ao coeficiente a.
Estudo do sinal da função afim
Em uma função afim, podemos verificar para quais valores de x a função é positiva, para quais valores é negativa e para qual valor é nula.
Acompanhe os exemplos.
a) Vamos estudar o sinal da função afim: y = 2x + 5
A função é crescente, pois a = 2 (2 > 0).
O zero da função é
Fração. Menos 5 meios..
Observando o gráfico, verificamos que:
• para
Sentença matemática. x igual a menos 5 meios., a função é nula (y = 0);
• para
Sentença matemática. x maior que menos 5 meios., a função é positiva (y > 0);
• para
Sentença matemática. x menor que menos 5 meios., a função é negativa (y < 0).
b) Vamos estudar o sinal da função afim: y = menosx + 4
A função é decrescente, pois a = menos1 ( menos1 < 0).
O zero da função é 4.
Observando o gráfico, verificamos que:
• para x = 4, a função é nula (y = 0);
• para x < 4, a função é positiva (y > 0);
• para x > 4, a função é negativa (y < 0).
Tecnologias digitais em foco
Gráfico da função afim
Nesta seção, vamos utilizar um software de construção de gráficos para investigar o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = ax + b, conforme variamos os valores de a e b.
Construa
O gráfico de uma função afim é uma reta não perpendicular ao eixo x. No software, a construção desse gráfico pode ser feita determinando as coordenadas de dois pontos pertencentes a ele, marcando esses pontos no plano cartesiano e, por fim, traçando a reta que passa por esses pontos.
Um segundo modo de realizar essa construção é digitando a lei da função no campo apropriado e teclando Enter.
Escolha um desses modos indicados para fazer a construção de cada gráfico de função afim indicada nas investigações a seguir.
Explore
Vamos começar investigando o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = x + b conforme variamos o valor de b.
a) Em um mesmo plano cartesiano, construa o gráfico das funções y = x e y = x + 1. O que você observou?
b) No mesmo plano cartesiano do item a, construa o gráfico das funções y = x menos 1, y = x + 2 e y = x + 3. Depois, compare o gráfico dessas funções com o gráfico de y = x. O que você observou?
c) O que as investigações anteriores sugerem em relação à posição da reta que é gráfico de uma função afim do tipo y = x + b, em que b é qualquer número real, e da reta que é gráfico de y = x?
Tecnologias digitais em foco
Agora, vamos investigar o que ocorre com o gráfico de uma função afim do tipo y = ax conforme variamos o valor de a.
d) Em um mesmo plano cartesiano, construa o gráfico das funções y = x e y = 2x. O que você observou?
e) No mesmo plano cartesiano do item d, construa o gráfico das funções
Sentença matemática. y igual a um terço vezes x.,
Sentença matemática. y igual a um meio vezes x.e y = 3x. Depois, compare o gráfico dessas funções com o gráfico de y = x. O que você observou?
f) Em um mesmo plano cartesiano, construa os gráficos de y = x e y = menosx. O que você observou?
g) Dê três exemplos de pares de funções afim cujos gráficos sejam simétricos em relação ao eixo y.
h) Confira a seguir como Luana fez para construir o gráfico de y = 2x + 1 a partir do gráfico de y = x.
Agora, faça como Luana e construa os gráficos de
Sentença matemática. y igual a meio vezes x mais 2.e y = 3x menos 2 com base no gráfico de y = x.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
19. Construa o gráfico, localize o zero de cada uma das funções e classifique-as em crescente, decrescente ou constante.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses = 4x menos 20
b) função abre parênteses décima fecha parênteses = 7x menos 21
c) função abre parênteses décima fecha parênteses = menos4x + 1
d) função abre parênteses décima fecha parênteses = x menos 3
20. Determine os valores reais de x que tornam a função positiva, negativa ou nula.
a) y = 2x menos 6
b) y = menos8 + x
c) y = menosx + 11
d) y = menos2x menos 4
21. Escreva no caderno a lei de uma função afim que tenha estas características:
• para x = 2, y = 0;
• para x < 2, y < 0;
• para x > 2, y > 0.
22. Generalize o estudo do sinal de uma função afim cuja lei é y = ax + b, crescente ( a > 0). Depois, faça o mesmo para uma função afim decrescente.
3 Inequações
Na balança de dois pratos a seguir, podemos ver um abacaxi em um prato e no outro um peso de 60 gramas e três maçãs de mesma medida de massa.
Observe que os pratos dessa balança estão em equilíbrio, ou seja, há igualdade das medidas de massa contidas nos dois pratos.
Sabe-se que o abacaxi tem 300 gramas, mas a medida da massa das maçãs é desconhecida. Considerando que cada maçã tem x gramas, podemos representar essa igualdade na linguagem matemática pela seguinte equação:
300 = 60 + 3x
Agora, observe o que ocorre quando retiramos da balança uma das maçãs.
Nesse caso, podemos verificar uma desigualdade das medidas de massa contidas nos dois pratos da balança. Essa desigualdade também pode ser representada na linguagem matemática:
300 > 60 + 2x
Toda desigualdade que tenha pelo menos uma incógnita, com expoente maior ou igual a 1, é chamada de inequação. Considere alguns exemplos a seguir.
a) x + 5 > menos3x
b) x elevado a 2 menos 4 ⩽ 20
c) 12 + x ≠ 5x
d) x + y < 8
e) y elevado a 2 menos 2y ⩾ 16 menos
f) menos2x < 14
Uma inequação com uma incógnita é considerada do 1º grau quando o expoente da incógnita é igual a 1. Esse tipo de inequação pode ser escrito de uma das seguintes fórmas:
ax + b > 0
ax + b < 0
ax + b ⩾ 0
ax + b ⩽ 0
ax + b ≠ 0
sendo a um número real diferente de zero, b um número real qualquer e x a incógnita.
Observe os exemplos.
a) 3x > 6 (a incógnita é x )
b) 4y < 7 (a incógnita é y )
c) 2z ⩾ menos5 (a incógnita é z )
d) 3w ⩽ 9 (a incógnita é w )
Atividades
Faça as atividades no caderno.
23. Identifique, no caderno, os itens que apresentam uma inequação.
a) 3 elevado a 2 + 1 elevado a 2 = 10
b)
Sentença matemática. x sobre 3,+ 1 < 0
c) 4x = menos12
d) 6x ≠ 0
e) 2x menos y > 5
f) 2x + 7 ⩽ 6x
24. Escreva no caderno uma inequação que represente cada uma das situações a seguir.
a) O dôbro de um número mais cinco é menor que oito.
b) A diferença entre um número e sua quinta parte é menor ou igual a quatro.
c) O quíntuplo de um número menos sua terça parte é menor que dois.
d) A diferença entre o triplo de um número e sua quarta parte é maior ou igual a sete.
25. A medida da distância entre duas estações de metrô é x quilômetros. Após percorrer 5 quilômetros, um trem está a menos da metade da medida da distância entre as duas estações. No caderno, escreva uma inequação que represente essa situação.
26. Quais dos itens a seguir apresentam uma inequação do 1º grau com uma incógnita?
a) x + y > 4
b) x + 50 > 60
c) xis elevado a 2 + y > z
d) 60 > y
e) x elevado a 3 > x
f) 6w > 10 + w
g) 7a > a + b
h) c > 5c menos 10
27. Observe esta balança e responda às questões.
a) A desigualdade que melhor representa essa situação é x > 5 ou 5 > x ?
b) Se acrescentarmos 100 gramas a cada prato da balança, como poderemos representar a nova desigualdade?
Inequações equivalentes
Acompanhe as situações a seguir.
Situação 1
Esta balança está em desequilíbrio, pois a medida de massa contida no prato da esquerda é maior que a do prato da direita.
Podemos representar a situação pela inequação 3x + 20 > 2x + 20 + 30.
Retirando 2
de cada prato da balança, ela continua em desequilíbrio e o prato da esquerda continua com maior medida de massa que o prato da direita.
Podemos representar a situação da seguinte fórma:
3x + 20 menos 2x > 2x + 20 + 30 menos 2x,
ou seja,
x + 20 > 20 + 30
Retirando 20 gramas de cada prato, a balança ainda fica em desequilíbrio, e o prato da esquerda continua com maior medida de massa que o prato da direita.
Agora, podemos representar a situação da seguinte fórma:
x + 20 menos 20 > 20 + 30 menos 20,
ou seja,
x > 30
As inequações 3x + 20 > 2x + 20 + 30, x + 20 > 20 + 30 e x > 30 são equivalentes, ou seja, têm as mesmas soluções.
Em um mesmo conjunto universo, inequações que apresentam as mesmas soluções são chamadas de inequações equivalentes.
Quando adicionamos um mesmo número aos dois membros de uma inequação ou subtraímos um mesmo número dos dois membros de uma inequação, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada. Esse é o princípio aditivo das desigualdades.
Observe alguns exemplos.
a) 2x menos 5 > 7
2x menos 5 + 5 > 7 + 5
Adicionamos 5 unidades a cada membro.
2x > 12
As inequações 2x menos 5 > 7 e 2x > 12 são equivalentes.
b) 3x + 4 < 20
3x + 4 menos 4 < 20 ‒ 4
Subtraímos 4 unidades de cada membro.
3x < 16
As inequações 3x + 4 < 20 e 3x < 16 são equivalentes.
Situação 2
Esta balança está em desequilíbrio, e o prato da esquerda tem menor medida de massa. No prato da esquerda, foram colocados 2
de x gramas cada. No prato da direita, foram colocados 8
de 2 gramas cada.
Podemos representar a situação por:
2x < 16
Retirando a metade da medida de massa de cada prato, a balança permanece desequilibrada e o prato da esquerda continua com menor medida de massa.
Podemos representar a situação por:
x < 8
Portanto, 1
tem medida de massa menor que 8 gramas.
Quando multiplicamos ou dividimos os membros de uma inequação por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada. Esse é o princípio multiplicativo das desigualdades.
Observe este exemplo.
menos9 < 7x
menos9 · 4 < 7x · 4
Multiplicamos cada termo por 4.
menos36 < 28x
As inequações menos9 < 7x e menos36 < 28x são equivalentes.
Observações
Ao multiplicar ou dividir os membros de uma desigualdade por um mesmo valor, é necessário estar atento ao sentido da desigualdade.
a) 2 > menos7
2 · 3 > 7 menos · 3
Multiplicamos os dois membros da desigualdade por um número positivo.
6 > menos21
O sinal tem o mesmo sentido da desigualdade inicial.
b) 5 < 12
5 · ( menos2) > 12 · ( menos2)
Multiplicamos os dois membros da desigualdade por um número negativo.
10 menos > 24 menos
O sinal tem o sentido oposto ao da desigualdade inicial.
Por isso, ao multiplicar ou dividir os membros de uma inequação por um número negativo, é necessário inverter o sinal da desigualdade.
Analise estes exemplos.
a)
Sentença matemática. Fração x sobre 5, fim da fração, menos 2 é maior que 4.5 vezes, abre parêntese, fração x sobre 2, menos 2, fecha parêntese, maior que, 5 vezes 4. Os números 5 estão destacados em laranja.
Multiplicamos os membros por 5.
x menos 10 > 20
Mantemos o sinal da desigualdade, pois multiplicamos os dois membros da inequação por um número positivo.
As inequações
Sentença matemática. Fração x sobre 5, fim da fração, menos 2 é maior que 4.e x menos 10 > 20 são equivalentes.
b) menos3x < 8
fração menos 3x sobre menos 3, maior que, fração 8 sobre menos 3. Os denominadores menos 3 estão destacados em laranja.
Dividimos os dois membros da inequação por menos3, que é um número negativo; por isso, invertemos o sinal da desigualdade.
Sentença matemática. x é maior que menos fração 8 sobre 3.
As inequações ‒3x < 8 e
Sentença matemática. x é maior que menos fração 8 sobre 3.são equivalentes.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
28. Dada a inequação x < 15, é correto escrever: x menos 10 < 15 menos 10? Justifique sua resposta.
29. Considere a inequação menos7 < 5x. Obtenha inequações equivalentes a essa, fazendo o que se pede em cada item.
a) Multiplique os dois membros por 4.
b) Divida os dois membros da inequação obtida no item a por menos1.
c) Adicione menos3 aos dois membros da inequação obtida no item b.
d) Subtraia menos2 dos dois membros da inequação obtida no item c.
30. Sendo a < b, indique, no caderno, as sentenças verdadeiras.
a) a + 7 < b + 7
b)
Sentença matemática. Fração a sobre 5 é menor que fração b sobre 5.c) 3a > 3b
d) a menos 10 < b menos 10
e) menos2a < menos2b
f) menos a > menosb
31. Se multiplicarmos os dois membros da desigualdade menos10x < menos12 por ( menos1), que desigualdade obteremos?
Resolução de uma inequação do 1º grau
Resolver uma inequação do 1º grau com uma incógnita significa determinar as soluções da inequação, ou seja, todos os números de determinado conjunto universo que, ao substituírem as incógnitas, tornam a sentença verdadeira. Esses números formam um conjunto chamado de conjunto solução, que indicamos pela letra S.
Para tanto, vale a fórma de resolução usada para as equações, aplicando, nesse caso, os princípios aditivo e multiplicativo das desigualdades.
Sendo U =
, vamos determinar o conjunto solução das inequações a seguir.
a) 3x menos 5 < 8
A solução da inequação é o conjunto de todos os números racionais menores que
Fração 13 sobre 3., ou seja,
Conjunto solução é igual a, abre chave, x pertence a conjunto dos números racionais tal que x menor que fração 13 sobre 3, fecha chave..
b) 10 menos 6x > 2 menos
x < 2
A solução da inequação é o conjunto de todos os números racionais menores que 2, ou seja, S = {x ∈
∣ x < 2}.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
32. Sendo U =
, determine o conjunto solução das inequações.
a) (x + 2) + (x + 3) + (x + 4) ⩽ 1
b) 4 menos 2x > 3 menos 3x
c) x ‒ 5 ⩽ 1 menos x
d) x menos
fração 1 sobre 2<
fração 5 sobre 2+ 3x
33. Para quais números naturais a inequação
Sentença matemática. 3, abre parênteses, x menos fração 1 sobre 5, fecha parênteses, mais fração 2x sobre 3, fim da fração. é menor que 8.é verdadeira?
34. Determine o maior valor inteiro para x que satisfaça a inequação
Sentença matemática. Fração de numerador x menos 10 e denominador 5, fim da fração, é menor que 0..
35. Qual é o número inteiro cujo triplo mais 5 é menor do que 2 e cuja terça parte mais 4 é maior do que 3?
36. Um retângulo tem 2y centímetros de medida do comprimento e y centímetros de medida da largura.Qual deve ser o menor valor inteiro de y, se a medida do perímetro do retângulo é maior que a medida do perímetro de um triângulo equilátero com 16 centímetros de medida de comprimento de lado?
Comparando funções afim
Uma lanchonete vende dois tipos de suco natural. Vamos indicar a quantidade de litros de suco vendido pela letra x; o lucro será dado em função de x, em dezenas de reais.
O lucro obtido com a venda de suco de laranja, em dezenas de reais, pode ser representado pela função , tal que função função abre parênteses décima fecha parênteses = 0,2x + 3.
O lucro obtido com a venda de suco de uva, em dezenas de reais, pode ser representado pela função g, dada por g(x) = 0,6x + 1.
Podemos analisar a partir de qual momento a venda de um tipo de suco natural gera mais lucro para a lanchonete do que a venda do outro, observando os gráficos dessas funções:
Analisando o gráfico, podemos perceber que, para algum valor de x, a venda de suco de uva é mais vantajosa do que a venda de suco de laranja. Para descobrir esse valor, podemos resolver a inequação gerada pela comparação das funções f e g. Assim:
g(x) > função abre parênteses décima fecha parênteses
0,6x + 1 > 0,2x + 3
Resolvendo a inequação, encontramos x > 5. Isso significa que, acima de 5 litros de suco de uva vendidos, o lucro é maior do que aquele da venda da mesma quantidade de suco de laranja.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
37. Determine os valores reais de x.
a) função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x), com função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 4 e g(x) = 2x + 2.
b) função abre parênteses décima fecha parênteses < g(x), com função abre parênteses décima fecha parênteses = 0,5x + 1 e g(x) = x.
c) h(x) ⩾ q(x), com h(x) = 20x + 5 e q(x) = 15x menos 5.
d) s (x) ⩽ t (x), com s (x) = 7x + 7 e t (x) = 2x + 2.
38. A seguir, temos as funções função e g , tais que:
• função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x menos 2
• g(x) = 0,5x + 1
a) Esboce no plano cartesiano o gráfico das duas funções.
b) Verifique a partir de qual valor atribuído a x teremos função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x).
39. Analise os gráficos das funções função e g.
a) Para qual valor de x temos função abre parênteses décima fecha parênteses = g(x)?
b) Qual é o conjunto solução da inequação função abre parênteses décima fecha parênteses > g(x)?
c) Determine o conjunto solução da inequação g(x) ⩾ função abre parênteses décima fecha parênteses.
40.
Elabore um problema no qual a solução envolva a comparação de duas funções. Uma deve ser uma função decrescente e a outra, uma função crescente. Utilize os gráficos das funções a seguir para se inspirar na situação a ser elaborada.
Troque a situação com um amigo e resolva aquela que ele propôs. Em seguida, discutam o resultado e verifiquem os procedimentos efetuados. Caso alguma dúvida persista, discuta com o professor.
41.
Dada a função função cuja lei é função abre parênteses décima fecha parênteses = 3x + 2, elabore uma situação na qual x é um número natural. A partir da função e da situação que criar, esboce o gráfico da função, explicitando no contexto criado a variável dependente e a independente.
Resolvendo em equipe
Faça a atividade no caderno.
(Etec) Um grupo de amigos, em visita a Aracaju, alugou um carro por dois dias.
A locação foi feita nas seguintes condições: R$ 40,00quarenta reais por dia e R$ 0,45zero reais e quarenta e cinco centavos por quilômetro rodado.
No primeiro dia, saíram de Aracaju e rodaram 68 quilômetros para chegar à Praia do Saco, no sul de Sergipe.
No segundo dia, também partiram de Aracaju e foram até Pirambu, no norte do estado, para conhecer o Projeto Tamar. Por uma questão de contrôle de gastos, o grupo de amigos restringiu o uso do carro apenas para ir e voltar desses lugares ao hotel onde estavam hospedados em Aracaju, fazendo exatamente o mesmo percurso de ida e volta. Nas condições dadas, sabendo que foram pagos R$ 171,80cento e setenta e um reais e oitenta centavos pela locação do carro, então o número de quilômetros percorrido para ir do hotel em Aracaju a Pirambu foi:
a) 68
b) 61
c) 50
d) 46
e) 34
Interpretação e identificação dos dados |
• Analise as informações do enunciado e anote aquelas que você julgar relevantes para a resolução do problema. |
---|---|
Plano de resolução |
• Qual foi o valor gasto na viagem de Aracaju a Pirambu? |
Resolução |
• Forme dupla com um colega. |
Verificação |
• A dupla deve reler o problema e verificar se todas as condições do enunciado foram satisfeitas. |
Apresentação |
• A dupla deverá pesquisar informações relativas ao município de Pirambu (SE), como origem do nome, histórico, medida da área do município, população estimada, densidade demográfica etc. |
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Ideia de função
Lei de formação da função
Quando temos uma relação em que uma grandeza é função de outra, a correspondência entre cada valor de uma grandeza e cada valor da outra pode ser expressa por uma sentença chamada lei de formação da função ou lei da função. Considere o exemplo:
Valor de uma função
O valor da função função abre parênteses décima fecha parênteses = x + 1 para x = 3 é igual a 4, pois:
função(3) = 3 + 1 = 4
1. A medida do perímetro (p) de um pentágono regular é dado em função da medida de comprimento x do seu lado.
a) Qual é a lei da função que relaciona p e x?
b) Qual será a medida de perímetro se x = 7,2 centímetros?
2. Sabe-se que a medida do comprimento (y) de certo retângulo está em função da medida da largura (x) e que a medida do comprimento excede a medida da largura em 5 unidades de medida de comprimento.
a) Qual é a lei da função que relaciona y e x?
b) Qual é a medida do comprimento do retângulo se a medida da largura for igual a 3,6 métros?
3. Um garçom ganha mensalmente R$ 1.200,00mil duzentos reais de salário mais uma comissão de 15% sobre todas as vendas feitas durante o mês. No mês em que o total de vendas no restaurante foi x, qual foi o salário S desse garçom?
4. A lei de formação de uma função f é dada por função abre parênteses décima fecha parênteses = 2x + 9. Calcule:
a) ( função‒2)
b) (5) função
c)
f de 3 meios.d) ( função‒1) ⋅ (0) função
e)
Sentença matemática. Fração de numerador, f de menos 3, fim da função, mais, f de 2, fim da função, e denominador f de menos fração 1 sobre 2, fim da função.Função afim
Função afim é toda função f cuja lei pode ser escrita na fórma ( funçãox) = ax + b, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
Nos casos em que a ≠ 0 e b = 0, chamamos a função afim de função linear.
Nos casos em que a = 0, chamamos a função afim de função constante.
Gráfico da função afim
O gráfico que representa uma função afim é sempre uma reta não perpendicular ao eixo x. Vamos construir o gráfico de ( funçãox) = x + 1.
x |
f(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
1 |
(0, 1) |
−1 |
0 |
(−1, 0) |
O gráfico de uma função linear é sempre uma reta que passa pelo ponto (0, 0), ou seja, pela origem do plano cartesiano. Vamos construir o gráfico de g(x) = ‒2x.
x |
g(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
−2 |
(1, −2) |
O gráfico de uma função constante sempre será uma reta paralela ao eixo x ou coincidente com o eixo x. Vamos construir o gráfico de h(x) = menos3.
x |
h(x) = y |
(x, y) |
---|---|---|
−1 |
−3 |
(−1, −3) |
2 |
−3 |
(2, −3) |
Zero de uma função afim
Em toda função , cada valor de função x em que função abre parênteses décima fecha parênteses = 0 é chamado de zero da função.
O zero de uma função afim dada por y = ax + b, com a ≠ 0, será um único número x, tal que ax + b = 0. Resolvendo essa equação, obtemos
Sentença matemática. x é igual a menos fração b sobre a.Graficamente, o zero de uma função afim é a abscissa do ponto de intersecção do gráfico da função com o eixo das abscissas (eixo x).
5. Construa os gráficos destas funções afim.
a) y = 2x + 1
b) y = menos 3x + 2
c) y = x
d) y = menos 2x
e) y = 6
f) y = 5x menos 3
6. Analise os gráficos de funções afim a seguir e determine se representam uma função linear ou constante.
a)
b)
7. Carlos revende capas de celular. Cada capa custa R$ 10,50dez reais e cinquenta centavos, e o frete é um valor fixo de R$ 23,00vinte e três reais. Determine:
a) a lei da função para o valor y a ser pago por Carlos para x capas de celular;
b) o valor a ser pago por Carlos para 120 capas de celular;
8. Dado o gráfico a seguir, determine:
a) o par ordenado correspondente ao ponto de intersecção da reta com o eixo y;
b) o par ordenado correspondente ao ponto de intersecção da reta com o eixo x;
c) a lei de formação da função;
d) o zero da função.
9. Determine o zero destas funções considerando que x pode assumir qualquer valor real.
a) y = x + 3
b) y = menos 2x + 8
c) y = menos 5x
d) y = 2x + 5
Inequações
Toda desigualdade que tenha pelo menos uma incógnita, com expoente maior ou igual a 1, é chamada de inequação.
Inequações equivalentes
Em um mesmo conjunto universo, inequações que apresentam as mesmas soluções são chamadas de inequações equivalentes.
Pelo princípio aditivo das desigualdades, quando adicionamos um mesmo número aos dois membros de uma inequação ou subtraímos um mesmo número dos dois membros de uma inequação, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada.
Pelo princípio multiplicativo das desigualdades, quando multiplicamos ou dividimos os membros de uma inequação por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma inequação equivalente à inequação dada.
Ao multiplicar ou dividir os membros de uma inequação por um número negativo, é necessário inverter o sinal da desigualdade.
10. Resolva as inequações considerando U =
.
a) 7 menos 3 ⋅ ( 2x + 1 ) ⩽ menos x menos 11
b) 3 ⋅ (x menos 2) + 15 > 2 ⋅ (x + 1)
c) 5x menos 3 ⩽ 3 ⋅ (2x− 5)
d) 7x menos 1 > 12x + 7
Glossário
- Grandeza
- : Tudo aquilo que póde ser medido ou contado.
- Voltar para o texto
- Fake news
- : Publicações com informações comprovadamente falsas que costumam viralizar nas redes sociais.
- Voltar para o texto