Capítulo 11 Construção de gráficos estatísticos
Trocando ideias
Analise os fluxogramas a seguir.
▸
Qual é o procedimento representado pelo fluxograma da esquerda?
▸
Qual é o procedimento representado pelo fluxograma da direita?
▸
Represente na fórma de um fluxograma o procedimento para a construção de gráficos de barras simples horizontais. Depois, compartilhe com os colegas.
Neste capítulo, você aprofundará seus conhecimentos sobre a construção de gráficos estatísticos, inclusive com o auxílio de software de planilhas eletrônicas, e analisará como algumas escolhas podem afetar a interpretação da informação com base nesses gráficos.
1 Construção de gráficos
Em uma pesquisa estatística, os dados coletados podem ser organizados e representados em gráficos. Para isso, é necessário escolher o gráfico mais adequado para representar os dados.
Na tabela a seguir, está representada a quantidade de medalhas conquistadas pelo Brasil em suas participações nos Jogos Olímpicos desde 1920.
Ano |
Ouro |
Prata |
Bronze |
Total |
---|---|---|---|---|
2020 |
7 |
6 |
8 |
21 |
2016 |
7 |
6 |
6 |
19 |
2012 |
3 |
5 |
9 |
17 |
2008 |
3 |
4 |
10 |
17 |
2004 |
5 |
2 |
3 |
10 |
2000 |
0 |
6 |
6 |
12 |
1996 |
3 |
3 |
9 |
15 |
1992 |
2 |
1 |
0 |
3 |
1988 |
1 |
2 |
3 |
6 |
1984 |
1 |
5 |
2 |
8 |
1980 |
2 |
0 |
2 |
4 |
1976 |
0 |
0 |
2 |
2 |
1972 |
0 |
0 |
2 |
2 |
1968 |
0 |
1 |
2 |
3 |
1964 |
0 |
0 |
1 |
1 |
1960 |
0 |
0 |
2 |
2 |
1956 |
1 |
0 |
0 |
1 |
1952 |
1 |
0 |
2 |
3 |
1948 |
0 |
0 |
1 |
1 |
1936 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1932 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1924 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1920 |
1 |
1 |
1 |
3 |
Total |
37 |
42 |
71 |
150 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
* Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram disputados em 2021 devido à pandemia de côvid dezenóve.
** Os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 não ocorreram devido à Segunda Guerra Mundial.
*** O Brasil não participou dos Jogos Olímpicos de Amsterdã 1928 por falta de recursos para enviar uma delegação.
Ao analisar os dados presentes na tabela, é possível observar que, com o passar dos anos, os atletas brasileiros conquistaram uma quantidade maior de medalhas. Entretanto, para chegar a essa conclusão, é necessária uma análise mais cuidadosa da tabela, que demanda certo tempo. Agora, analise os mesmos dados representados em um gráfico de barras.
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
Por meio do gráfico é mais fácil perceber, por exemplo, que, a partir de 1996, uma quantidade maior de medalhas foi conquistada.
Conheça mais
No site do Comitê Olímpico do Brasil ( cób), podem ser encontradas mais informações sobre os Jogos Olímpicos e as participações brasileiras.
Os gráficos estatísticos podem nos ajudar a interpretar os resultados de uma pesquisa estatística. Confira como os mesmos dados podem ser representados em um gráfico de setores.
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
Assim como a escolha do gráfico póde facilitar a leitura e a interpretação dos dados, ela póde, também, dificultá-las, e até mesmo induzir a erros. Por isso, há gráficos mais adequados para apresentar determinados tipos de dados. A interpretação dos dados também fica comprometida quando os gráficos, utilizam escalas inadequadas, não têm legenda ou não têm fonte. Além disso, isso póde ser um indício de que os dados representados foram manipulados.
Vamos analisar a construção de alguns tipos de gráfico.
Construção de gráfico de barras
Foi realizada uma pesquisa estatística no município Alfa, em 2023, para averiguar a quantidade de filhos por família. Em uma amostra com 80 famílias que moram em diversos bairros desse município, foram obtidos os dados apresentados a seguir.
Para facilitar a visualização desses dados, eles foram organizados nesta tabela.
Quantidade de filhos |
Quantidade de famílias (frequência) |
---|---|
0 |
12 |
1 |
16 |
2 |
28 |
3 |
13 |
4 |
7 |
5 |
3 |
6 |
1 |
Dados obtidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Alfa em 2023.
A quantidade de filhos foi dividida em sete categorias distintas: nenhum filho, um filho, dois, três, quatro, cinco e seis filhos. A quantidade de elementos que pertencem a determinada categoria é chamada de frequência da categoria.
Podemos apresentar esses dados em um gráfico de barras verticais, representado em um plano com retângulos, todos com mesma medida de comprimento da base. A base dos retângulos situa-se no eixo horizontal e as alturas têm medidas proporcionais aos valores da variável representada no eixo vertical.
Para construir o gráfico:
1º) identificamos os eixos e definimos a escala. No eixo horizontal, colocaremos a quantidade de filhos. No eixo vertical, a quantidade de famílias. Ao observar a amplitude dos dados, já podemos acertar as marcações dos eixos de fórma conveniente;
2º) em seguida, construímos os retângulos correspondentes e inserimos a fonte e o título do gráfico, que deve transmitir com precisão quais são as variáveis representadas nele.
Dados obtidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Alfa em 2023.
De maneira parecida com a construção do gráfico de barras verticais, podemos construir um gráfico de barras horizontais. Esse tipo de gráfico é representado em um plano também com retângulos, todos com mesma medida de comprimento da base. A base dos retângulos fica no eixo vertical, indicando a quantidade de filhos. As medidas dos comprimentos dos retângulos devem ser proporcionais aos valores da variável representada no eixo horizontal, no qual, neste caso, indicamos a quantidade de famílias com determinada quantidade de filhos.
Dados obtidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Alfa em 2023.
Construção de histograma de frequência
Em janeiro de 2024, um professor do colégio Beta queria analisar a medida da altura dos estudantes do 9º ano. Ele obteve as medidas indicadas a seguir, em centímetro.
Na tabela a seguir, os dados foram agrupados em classes (ou intervalos) de valores. A diferença entre o maior e o menor extremo de uma classe, nessa ordem, é chamada de amplitude da classe. No exemplo, a amplitude da classe 140 intervalo aberto à direita 150 é 10, pois 150 ‒ 140 = 10.
Medida da altura |
Quantidade de estudantes |
---|---|
140 ⟝ 150 |
2 |
150 ⟝ 160 |
6 |
160 ⟝ 170 |
14 |
170 ⟝ 180 |
10 |
180 190 |
3 |
Dados obtidos pelo professor em janeiro de 2024.
Observe que, nas quatro primeiras classes consideradas nesse exemplo, os intervalos não incluem os números situados no extremo à direita de cada classe. Por isso, dizemos que os intervalos são fechados à esquerda e abertos à direita, exceto a última classe, que é fechada à direita.
Podemos representar os dados relativos à medida da altura dos estudantes por meio de um histograma de classes.
O histograma é um gráfico utilizado para representar uma distribuição de frequências em que as classes são representadas por intervalos de mesma amplitude. Na elaboração de um histograma, constroem-se retângulos cujas medidas de comprimento das bases coincidem com as amplitudes das classes e a medida de comprimento da altura de cada retângulo representa a frequência da classe correspondente.
Para construir esse gráfico:
1º) identificamos os eixos e os valores que eles conterão, usando a tabela com os dados agrupados em classes, como referência tanto para as frequências que estarão no eixo vertical quanto para as classes que estarão no eixo horizontal;
2º) em seguida, construímos os retângulos cujos vértices das bases estão localizados sobre os números correspondentes aos extremos das classes que eles representam;
3º) após construirmos todos os retângulos, inserimos a fonte e o título do gráfico. Repare que, no histograma, os retângulos ficam justapostos, sem espaço entre eles, pois onde termina uma classe já começa a outra.
Dados obtidos pelo professor em janeiro de 2024.
Construção de gráfico de setores
Confira o total de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos, de 1920 a 2020.
Ouro |
Prata |
Bronze |
---|---|---|
37 |
42 |
71 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
Na construção do gráfico de setores, dividimos um círculo em setores com ângulos de medidas de abertura proporcionais às frequências das classes. Como o círculo corresponde ao total de medalhas conquistadas, associamos a medida da abertura do ângulo de 360 graus a 150 medalhas. Com base nessa informação, podemos obter a medida das aberturas dos ângulos associados ao setores correspondentes ao número de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas:
• medalhas de ouro:
Sentença matemática. 37 sobre 150, vezes 360 graus, igual a 88,8 graus.;
• medalhas de prata:
Sentença matemática. 42 sobre 150, vezes 360 graus, igual a 100,8 graus.;
• medalhas de bronze:
Sentença matemática. 71 sobre 150, vezes 360 graus, igual a 170,4 graus..
Assim, o círculo deverá ser dividido em 3 partes de acôrdo com a medida de abertura do ângulo central: uma de 88,8 graus, uma de 100,8 graus e outra de 170,4 graus. Depois, cada parte deve ser pintada com uma cor diferente.
Por fim, devemos identificar os valores, com uma legenda ou traços com inscrições que correspondam aos setores da variável apresentada, e inserir o título e a fonte.
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
Dados obtidos em: https://oeds.link/BTYW2q. Acesso em: 13 junho 2022.
Construção de gráfico de segmentos
Os dados seguintes são da balança comercial brasileira no primeiro semestre de 2021.
Mês |
Exportação |
Importação |
---|---|---|
Janeiro |
14.947,7 |
15.167,3 |
Fevereiro |
16.375,3 |
14.539,2 |
Março |
24.335,8 |
17.865,3 |
Abril |
26.059,4 |
16.096,3 |
Maio |
26.200,7 |
17.664,7 |
Junho |
28.257,9 |
17.843,6 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/zCShxa. Acesso em: 13 junho 2022.
A representação de dados utilizando um gráfico de segmentos permite observar a variação de certo dado ao longo do tempo.
Dados obtidos em: https://oeds.link/zCShxa. Acesso em: 13 junho 2022.
Para construir esse gráfico, seguimos estes passos.
1º) Representamos, no eixo horizontal, os meses e, no eixo vertical, os valores da exportação e importação (em milhões de US$). Além disso, escolhemos uma escala para o eixo vertical.
2º) Marcamos, a cada mês, os pontos correspondentes aos valores de exportação e importação. Em seguida, ligamos esses pontos por segmentos de reta.
3º) Colocamos a legenda para diferenciar exportação e importação e, por fim, inserimos a fonte e o título do gráfico.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. As duas turmas do 9º ano de um colégio vão realizar um passeio ao zoológico. Para auxiliar no custo do passeio, as turmas venderam bolos nos intervalos. No gráfico a seguir, constam os valores arrecadados pelas duas turmas em novembro de 2023.
Dados obtidos pelos estudantes em novembro de 2023.
Se uma pessoa observar rapidamente o gráfico, qual é a impressão que terá sobre a arrecadação das duas turmas? O que póde ser feito para evitar essa impressão?
2. Em 2023, os irmãos Rafael e Ricardo elaboraram os seguintes gráficos para mostrar a evolução das notas obtidas em Matemática.
Dados obtidos por Rafael e Ricardo em 2023.
Ricardo afirmou ao pai que teve maior evolução nas notas do que Rafael. Você concorda com a afirmação dele? Explique sua resposta.
3. A escola Gama tem dois grêmios estudantis, os quais publicam as notícias semanais. Um deles costuma criticar e ser contra as decisões da direção da escola. Já o outro grêmio geralmente aprova as decisões da direção. Na última semana de novembro de 2023, ambos pediram informações a respeito dos gastos com o lanche da tarde. A direção entregou exatamente os mesmos dados para o diretor de cada grêmio. Analise as manchetes e os gráficos publicados nos dois jornais da escola.
Sabendo que os gráficos apresentam as informações corretamente, responda às questões.
a) Qual é a amplitude dos valores observados?
b) Qual é a porcentagem de aumento nos gastos de segunda-feira para sexta-feira?
c) Qual é a impressão que se tem ao olhar o gráfico e a manchete do jornal à esquerda? E o gráfico e a manchete do jornal à direita?
d) O que a escolha da escala do eixo vertical promoveu?
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 7.
4. Durante o regime escravocrata que existiu no Brasil, surgiram os quilombos, comunidades formadas por africanos que foram escravizados e resistiam a esse regime.
No Brasil, atualmente, existem o que chamamos de comunidades quilombolas, que, segundo Françoise Jean, diretora de patrimônio cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte ( Minas Gerais), são “territórios ocupados por grupos étnicos raciais, com presença de ancestralidade negra, que se ligam e tem suporte”. Algumas dessas comunidades quilombolas inclusive são remanescentes dos quilombos da época da escravidão.
Confira a seguir estimativas do í bê gê É sobre municípios com localidades quilombolas em cada região do país em 2019.
Região |
Número de municípios |
---|---|
Norte |
122 |
Nordeste |
810 |
Centro-Oeste |
90 |
Sudeste |
514 |
Sul |
136 |
Dados obtidos em: BASE de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os indígenas e quilombolas para enfrentamento à côvid dezenóve. Notas Técnicas. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2020. Volume especial.
a)
Construa um gráfico de barras horizontais a partir das informações apresentadas na tabela.
b) Qual é a importância atual das comunidades quilombolas no Brasil? Pesquise sobre as comunidades quilombolas e converse com os colegas sobre o que encontrou.
5. Em janeiro de 2024, um laboratório coletou uma amostra de pacotes de feijão e constatou as seguintes medidas de massa, em grama: 964, .1008, 945, 990, 998, 964, 978, .1036, 994, 958, .1010, 960, 975, 982, 996, .1020, 955, 976, 998, .1016. Construa uma tabela de distribuição de frequências dessa amostra, com cinco classes. Em seguida, construa um histograma.
6. O gráfico a seguir mostra a safra de grãos, em milhões de toneladas, no período de 2015 a 2023, em determinada região.
Dados obtidos pelos agricultores entre 2015 e 2023.
Responda às questões.
a) Que tipo de gráfico é esse?
b) Quantos milhões de toneladas de grãos foram produzidos em 2019?
c) A safra de 2023 foi superior à safra de 2016 em quantos por cento?
7. Foi feita uma pesquisa com 800 estudantes de uma escola sobre a atividade esportiva de sua preferência. Confira o resultado obtido.
Atividade esportiva |
Quantidade de estudantes |
---|---|
Futebol |
400 |
Vôlei |
120 |
Basquete |
80 |
Tênis |
40 |
Natação |
160 |
Dados obtidos pelos professores em 2023.
Construa um gráfico de setores com base nos dados da tabela.
Lendo e aprendendo
Uma viagem ao Níger
O país costuma ser lembrado por uma característica triste: o mais pobre do mundo, segundo levantamento da . Conversamos com moradores e especialistas para conhecer melhor essa nação africana, suas raízes, cultura e o que tem sido feito para reduzir as dificuldades ônu
O mais recente Relatório de Desenvolvimento Humano, divulgado pela Organização das Nações Unidas ( ônu), apontou o Níger como o país de pior Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá), que mede o desempenho em saúde, educação e renda.
Infelizmente, essa não é uma novidade para os habitantes nigerinos: desde que o levantamento foi criado, há 30 anos, o país africano tem aparecido entre os três últimos no ranking.
São diversos os fatores que contribuem para essa realidade. Um deles é a sua condição geográfica. O norte do Níger é desértico, o que dificulta bastante o cultivo do solo e a pecuária. Além disso, o país não é banhado por nenhum mar, prejudicando a troca de mercadorias com outras nações.
cêrca de 40% da população vive na chamada pobreza extrema, quando a pessoa ganha menos de US$ 2dois reais ( cêrca de R$ 10dez reais) por dia. Com uma renda tão baixa, muitas famílias acabam colocando as crianças para ajudar, gerando um outro problema: a educação precária. Segundo os dados da ônu, somente 30% da população do Níger sabe ler e escrever. Para se ter uma ideia, no Brasil 93% das pessoas acima de 15 anos são alfabetizadas.
Lendo e aprendendo
“Infelizmente, o país está localizado em uma região complicada, onde chove muito pouco e o solo é seco. Em casos assim, é preciso muito investimento em tecnologia para tornar o campo mais produtivo. E o Níger não dispõe desses recursos”, explica Clint Borgen, que coordena a Borgen Project, uma Organização Não Governamental de ajuda a países pobres.
Organizações internacionais e outros países vêm tentando auxiliar, por exemplo, por meio da conscientização das famílias sobre a importância da educação. “Uma coisa leva a outra. Pessoas que não estudam costumam ter dificuldade de conseguir um trabalho com salário digno. Ou seja, se deixarem as crianças fóra da escola, ficará ainda mais difícil acabar com a pobreza”, explica.
Além da ajuda direta, por meio de doações, há outros projetos sociais no país. Um exemplo é o da Academie Atcha, uma escola de futebol para meninas em que são aceitas apenas aquelas que estão matriculadas na escola. A iniciativa já recebeu investimento de diferentes organismos internacionais, como o unicéfi dos Estados Unidos.
A preocupação com as meninas é ainda maior, pois muitas delas acabam se casando antes de completar 18 anos de idade. Elas buscam formar uma nova família por falta de perspectivas de estudo e de emprego e tendem a ficar “presas” a tarefas domésticas.
“Quando as meninas jogam, podem ir à escola e aproveitar sua infância como outras crianças, o mundo sai ganhando”, diz Félicité Tchibindat, representante do unicéfi no Níger.
[ reticências]
Chuva e muita festa
Assim como grande parte da África, a cultura nigerina reúne elementos de etnias locais, que habitam a região há séculos, e também da França, que colonizou o país durante 40 anos. Essas influências podem ser observadas em diferentes fórmas, como na culinária, na música e na arquitetura.
Um dos eventos mais populares do país é o Cure Salée. Em meados de setembro, quando termina a época da chuva, o pasto cresce de fórma bastante nutritiva para os animais. Os nômades, que haviam caminhado por meses atrás desse alimento, chegam à cidade de Ingall, no Norte, e comemoram com uma grande festa. Entre as atividades estão a tradicional corrida de camelos e o Gerewol, ritual em que os homens se vestem de fórma especial, com uma forte maquiagem, para disputar o coração das mulheres. Algumas semanas após a festa, os nômades começam a preparar a viagem de volta ao Sul, pois o Norte entrará novamente em período de sêca.
PEIXOTO, F. Uma viagem ao Níger. Qualé, São Paulo, edição 23, p. 6-9, fev./mar. 2021.
Atividades
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 2.
1. Responda às questões no caderno.
a) Em que continente fica o Níger?
b) O que é o Índice de Desenvolvimento Humano ( í dê agá)?
c) Quais são os fatores que contribuíram para que o Níger tivesse o pior í dê agá do mundo no início de março de 2021?
d) O que é a Academie Atcha?
e) Por que a preocupação com as meninas é maior?
2. Em seu caderno, construa um gráfico de setores correspondente:
a) à situação de pobreza extrema da população do Níger em março de 2021;
b) ao analfabetismo da população do Níger em março de 2021.
3.
O í dê agá é um índice que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é a avaliação do país e quanto mais próximo de zero, pior é a situação. Pesquise algum país que tenha í dê agá abaixo de 0,5 e outro que tenha í dê agá acima de 0,8. Depois, escreva um texto no caderno comparando a situação dos dois países pesquisados por você e compartilhe-o com os colegas.
2 Gráfico de barras em planilha eletrônica
Uma das funcionalidades de um software de planilha eletrônica é a construção de gráficos estatísticos. Geralmente, com base em tabelas, o software gera os gráficos correspondentes automaticamente.
Construção de gráfico de barras em software de planilha eletrônica
Antes de construírmos um gráfico de barras, precisamos organizar os dados que serão apresentados nele em uma tabela de frequência, como a apresentada a seguir.
Conheça mais
Para ter acesso aos dados dos rebanhos bovinos de outros estados brasileiros, acesse a área de pecuária da página do í bê gê É na internet.
Para construir o gráfico de barras, vamos selecionar a coluna correspondente à sigla dos estados e a coluna correspondente ao número de cabeças de gado de cada estado em 2020.
A seleção das colunas deve ficar como na imagem a seguir.
O próximo passo é utilizar a ferramenta de inserir gráficos; geralmente, ela é um dos itens do menu “Inserir” e póde, também, estar disponível como um botão representado por um ícone que se parece com um gráfico estatístico.
Ao ativar a ferramenta, o sófitiuér apresenta sugestões de tipos de gráfico. Nesse momento, devemos optar pelo gráfico de barras (ou colunas).
O gráfico é construído automaticamente com base nos dados selecionados. Depois, podemos ajustar o título e a identificação dos eixos, modificar a escala (se necessário) e inserir a fonte. Na imagem a seguir, temos o gráfico de barras corresponde à tabela inserida na planilha.
▸ Podemos afirmar que, em 2020, o número de cabeças de gado no estado do Mato Grosso era superior ao dôbro do número de cabeças de gado do estado de Rondônia? Por quê?
▸ O gráfico de segmentos é adequado para representar os dados da tabela que foi inserida na planilha eletrônica anterior? Por quê?
No dia a dia, estamos cercados de informações transmitidas por meio de gráficos, porém alguns desses gráficos podem nos levar a conclusões equivocadas, pois eles nem sempre são construídos de maneira adequada.
Alguns dos problemas que podem aparecer são:
• erros de escala;
• gráficos de setores cuja soma das porcentagens não é igual a 100%;
• gráfico inadequado para representar determinado conjunto de dados;
• omissão de título, legenda e/ou fonte.
Problemas como os listados anteriormente distorcem a informação e podem levar o leitor a conclusões equivocadas. Por isso, é importante ser crítico e estar atento para não ser manipulado.
▸
Pesquisem gráficos que foram divulgados pela mídia e que podem levar a conclusões equivocadas. Depois, para cada gráfico encontrado escrevam um pequeno texto no caderno justificando quais foram os erros cometidos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
8.
Com base nos dados disponíveis a seguir, construa um gráfico adequado utilizando um software de planilha eletrônica.
a) Uma turma de 30 estudantes foi entrevistada pela professora a respeito das frutas preferidas em junho de 2023.
Fruta |
Quantidade de estudantes |
Porcentagem de estudantes |
---|---|---|
Banana |
12 |
40% |
Maçã |
6 |
20% |
Pera |
8 |
27% |
Uva |
4 |
13% |
Dados obtidos pela professora em junho de 2023.
b) Luiza adora jogos de videogame e anotou a variação do preço de um lançamento em dezembro de 2023.
Semana |
Preço do jogo |
---|---|
1ª semana |
R$ 200,00 |
2ª semana |
R$ 195,00 |
3ª semana |
R$ 190,00 |
4ª semana |
R$ 159,00 |
Dados obtidos por Luiza em dezembro de 2023.
c) Os estudantes do 9º ano do colégio Beta passaram por uma pesagem em janeiro de 2024 durante a aula de Educação Física.
Medida de massa (em kg) |
Frequência |
---|---|
45 ⟝ 55 |
12 |
55 ⟝ 65 |
13 |
65 ⟝ 75 |
7 |
75 ⟝ 85 |
2 |
Dados obtidos pelo professor em janeiro de 2024.
9.
Em seu caderno, escreva duas perguntas para coletar dados de sua turma. Pense em uma variável qualitativa (bairro em que mora, cidade em que nasceu etcétera) e em uma variável quantitativa discreta (quantidade de animais de estimação, quantidade de irmãos etcétera). Utilizando um software de planilha eletrônica, construa uma tabela de frequência de acôrdo com o tipo de dado coletado e faça um gráfico para cada variável. Depois, elabore duas perguntas que possam ser respondidas com base na interpretação dos gráficos criados. Troque sua tarefa com um colega, respondendo às questões que ele elaborou. Verifiquem e discutam a respeito das respostas.
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Faça as atividades no caderno.
Construção de gráficos
Construção de gráfico de barras
Construção de histograma de frequência
Construção de gráfico de setores
Construção de gráfico de segmentos
1. O quadro a seguir contém a medida da altura, em metro, de cada jogadora da seleção brasileira de voleibol.
1,60 |
1,75 |
1,76 |
1,78 |
1,80 |
1,82 |
1,84 |
1,84 |
1,85 |
1,85 |
1,85 |
1,86 |
1,87 |
1,87 |
1,88 |
1,89 |
1,90 |
1,90 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/bzfy3X. Acesso em: 26 junho 2022.
Construa um quadro de distribuição de frequências desses dados divididos em 5 classes. Em seguida, construa um histograma.
Cuidado! Evite acidentes ao usar o compasso na atividade 2.
2. O quadro a seguir mostra as atividades extras realizadas pelos estudantes do 9º ano B em 2023.
Atividade extra |
Quantidade de estudantes |
---|---|
Inglês |
15 |
Natação |
12 |
Judô |
9 |
Futebol |
18 |
Ginástica |
6 |
Total |
60 |
Dados obtidos pela professora do 9º ano B em 2023.
a) Determine a porcentagem de estudantes que realiza cada atividade extra.
b) Construa um gráfico de setores com base nos dados da tabela.
c) Escreva três análises para o gráfico construído.
3. O infográfico a seguir mostra a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos de idade ou mais por regiões do Brasil e no território brasileiro como um todo em 2019.
Dados obtidos em: í bê gê É. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2019. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2020.
a) Qual região do Brasil estava com a taxa de analfabetismo mais alta em 2019?
b) Quais regiões estavam com a taxa de analfabetismo abaixo da taxa de analfabetismo do Brasil?
c) Que outro tipo de gráfico poderia ser construído para representar os dados do infográfico mostrado anteriormente? Por quê?
4. Uma empresa de ferramentas fez um estudo do salário médio dos funcionários de produção nos últimos anos e organizou esses dados em uma tabela.
Ano |
Salário médio (em reais) |
---|---|
2000 |
150 |
2005 |
300 |
2010 |
510 |
2015 |
780 |
2020 |
1.140 |
Dados obtidos pelo departamento de Recursos Humanos da empresa entre 2000 e 2020.
a) Construa um gráfico de segmentos com base nos dados da tabela.
b) Entre quais anos, o salário médio, subiu R$ 270,00duzentos e setenta reais?
c) Em sua opinião, o salário médio dos funcionários de produção dessa empresa continuará aumentando nos próximos anos? Por quê?
5. Uma loja de departamento produziu este gráfico de setores sobre as vendas dos produtos em dezembro de 2023.
Dados obtidos pelo departamento de vendas da loja em dezembro de 2023.
a) Sabendo que, em dezembro de 2023, o total de produtos vendidos foi .2400, construa uma tabela de frequência com a quantidade de vendas de cada produto.
b) Construa um gráfico de barras horizontais com base na tabela construída no item a.
c) Escreva três análises para o gráfico que você construiu no item b.
6. O gráfico a seguir mostra o resultado de uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de da cidade Antenada em 2020.
Dados obtidos por Instituto de Pesquisa de Antenada em 2020.
Qual é o problema desse gráfico? Qual é o impacto desse problema para a interpretação dos dados?