Teste seus conhecimentos
1. Em outubro de 2020, Marte esteve em sua aproximação máxima com a Terra, a uma medida de distância de, aproximadamente, ...62000000000 métros. Essa medida aproximada póde ser expressa em quilômetros por:
a) 6,2 ⋅ 106
b) 6,2 ⋅ 1010
c) 6,2 ⋅ 107
d) 6,2 ⋅ 109
2. O valor da expressão
Raiz quadrada de a, fim da raiz, vezes, a ao quadrado, sobre, a elevado a menos 2.é:
a) a
b)
raiz quadrada de a elevado a 9, fim da raiz.c) 1
d)
raiz quadrada de a.3. Determinado produto de uma loja custava R$ 86,50oitenta e seis reais e cinquenta centavos. Em janeiro, o dono da loja resolveu abaixar o preço em 5% e, em fevereiro, aumentou em 5% o preço do mês anterior. Quanto custava esse produto em fevereiro?
a) R$ 78,00setenta e oito reais
b) R$ 86,00oitenta e seis reais
c) R$ 86,28oitenta e seis reais e vinte e oito centavos
d) R$ 95,37noventa e cinco reais e trinta e sete centavos
4. Reginaldo tem R$ 1.000,00mil reais para aplicar em algum investimento. Ele tem as seguintes opções:
• a: taxa de 5% ao mês de juro simples para resgatar em 2 anos.
• B: taxa de 30% ao ano de juro composto para resgatar em 1 ano.
• C: taxa de 20% ao ano de juro composto para resgatar em 2 anos.
Os montantes obtidos pelas opções podem ser relacionados por:
a) B < C < A
b) A < C < B
c) A < B < C
d) C < B < A
5. Considere que
Segmento de reta DE.é paralelo a
Segmento de reta BCno triângulo representado a seguir e que BC = 5 centímetros, á cê = 3 centímetros, á dê = 2 centímetros.

A medida de comprimento de
Segmento de reta DEé:
a)
5 meios centímetrosb) 5 centímetros
c)
6 quintos centímetrosd)
10 terços centímetros6. Os valores de x e y nos triângulos a seguir são:

a) x = 28 e y = 29.
b) x = 24 e y = 21.
c) x = 21 e y = 24.
d) x = 29 e y = 28.
7. A expressão
Expressão numérica horizontal. Abre parênteses, a menos b, fecha parênteses, ao quadrado, mais, 2, abre parênteses, a mais b, fecha parênteses, ao quadrado, menos, abre parênteses, a menos b, fecha parênteses.é igual a:
a)
Expressão numérica horizontal. 3a ao quadrado menos 6ab mais 3b ao quadrado menos a menos b.b)
Expressão numérica horizontal. 3a ao quadrado mais 6ab mais 3b ao quadrado menos a mais b.c)
Expressão numérica horizontal. 3a ao quadrado mais 2ab mais 3b ao quadrado menos a menos b.d)
Expressão numérica horizontal. 3a ao quadrado mais 2ab mais 3b ao quadrado menos a mais b.8. Ana tem uma folha de cartolina com formato de um quadrado cujos lados medem 20 centímetros de comprimento. Cortando, em cada canto, um quadrado cujo comprimento do lado mede x e dobrando as laterais, Ana obtém uma caixa.

Que expressão algébrica representa a medida de volume da caixa?
a) (20 – 2x)2
b) (20 – 2x)2 ∙ x
c) (20x – 2x2)2
d) (18x)2 ∙ x
9. Uma empresa fornecedora de energia elétrica cobra, na conta mensal, o consumo referente a um período, considerando uma tarifa fixa e uma tarifa cobrada por quilowatt-hora ( cá dáblio agá) consumido, conforme indicado no quadro a seguir.
Tarifa |
Valor (em R$) |
---|---|
Tarifa fixa |
95,40 |
Tarifa cobrada por kWh consumido |
0,38 |
De acôrdo com esse quadro, considerando o valor V da conta e a quantidade x de quilowatts-hora consumidos, qual função expressa a composição da conta mensal do fornecimento de energia elétrica dessa empresa?
a) V = 0,38x
b) V = 95,40 – 0,38x
c) V = 95,40 + 0,38x
d) V = 95,40x
10. Sabendo que
Esquema. Par ordenado, abre parênteses, 1 vírgula, 10 terços, fecha parênteses.pertence ao gráfico da função
Função. f, abre parênteses, x, fecha parênteses, igual, 4 x, menos k sobre 3., o valor de k é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
11. A medida de velocidade média de um carro póde ser calculada pela razão entre a medida da distância percorrida e a medida de tempo do percurso. Considerando um período de 5 horas fixo, o gráfico que representa a medida de velocidade média y em função da medida da distância x percorrida é o da função:

a) f
b) g
c) h
d) ih
12. Considere um retângulo em que a soma das medidas da altura e do comprimento é 12. A função A proposta para calcular a medida da área desse retângulo, que depende da medida de comprimento c, é dada por:
a) a(c) = –c2 + 12c
b) a(c) = c2 – 12c
c) a(c) = c2
d) a(c) = c2 + 12c
13. Qual gráfico corresponde à função quadrática f dada por f(x) = –x2 + 4x?
a)

b)

c)

d)

14. O valor máximo da função real f(x) = −2x2 − 18x + 20 é:
a) –101,5
b) –4,5
c) 20
d) 60,5
15. Considere dois triângulos retângulos que têm a mesma tangente em relação a um ângulo agudo correspondente. O primeiro triângulo tem cateto adjacente a esse ângulo com medida de comprimento de x + 20 e cateto oposto com medida de comprimento de 15; o segundo triângulo tem cateto adjacente ao ângulo citado com medida de comprimento de 2x e cateto oposto com medida de comprimento de 10. Sabendo que as medidas estão em centímetro, o comprimento da hipotenusa do maior triângulo mede:
a)
raiz quadrada de 1125.b)
raiz quadrada de 500.c)
raiz quadrada de 325.d)
raiz quadrada de 675.16. Considere os pontos a(–6, 3) e B(–2, –2). O ponto médio do segmento de reta com extremidades em a e B está em:
a) (–4; –0,5)
b) (4; –0,5)
c) (–4; 0,5)
d) (4; 0,5)
17. Se a medida de abertura de determinado ângulo inscrito em uma circunferência é dada por
Expressão numérica. 2 terços x, menos, 20 graus.e a do ângulo central correspondente, por 3x – 115º, então a medida de abertura do ângulo central é:
a) 5º
b) 10º
c) 20º
d) 40º
18. Para uma dinâmica em grupo, Eliana vai delimitar um espaço, no chão, em formato de triângulo equilátero, utilizando uma fita adesiva. Ela mediu a distância do centro desse espaço até um vértice e obteve 2 metros. Sabendo que ela vai dar uma volta completa com a fita, quantos metros serão necessários para delimitar o espaço? (Considere a aproximação:
raiz quadrada de 3, igual, 1 vírgula 7..)
a) 3,4 metros.
b) 6 metros.
c) 6,8 metros.
d) 10,2 metros.
19. A distância entre o centro de um quadrado e um de seus vértices mede 20 centímetros. A medida de área desse quadrado é:
a) 400 centímetros quadrados
b)
Esquema. 400 raiz quadrada de 2, fim da raizcentímetros quadrados
c) 800 centímetros quadrados
d) .1600 centímetros quadrados
20. O comprimento da diagonal de um quadrado inscrito em uma circunferência mede
9 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros. Qual é a medida de comprimento a do apótema do quadrado?

a)
9 meios centímetrosb)
9 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre, 2, centímetros.c) 9 centímetros
d)
9 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros.21. Laís utilizou um modelo de prisma reto de base hexagonal regular e desenhou a projeção ortogonal dele em um plano. Das figuras indicadas a seguir, qual não póde ser a projeção ortogonal que Laís desenhou?
a) Hexágono.
b) Retângulo.
c) Triângulo.
d) Paralelogramo.
22. Sobre uma mesa retangular de uma sala foram colocados quatro sólidos geométricos, sendo que um deles é composto de dois cubos sobrepostos, conforme representado na figura a seguir.

Uma câmara no teto da sala, bem acima da mesa, fotografou esses sólidos geométricos. Qual dos esboços a seguir representa essa fotografia?
a)

b)

c)

d)

23. Evandro precisa comprar um recipiente em que caibam 35 mililitros de água. Ele tem as seguintes opções de formato para escolher:
• a: paralelepípedo em que a base é um quadrado cujo comprimento do lado mede 2 centímetros.
• B: prisma de base triangular regular cujo comprimento do lado da base mede 2 centímetros.
• C: cilindro cujo comprimento do raio da base mede 2 centímetros.
Sabendo que todos esses recipientes têm 10 centímetros de medida da altura, Evandro póde utilizar:
a) qualquer um dos três recipientes.
b) apenas o recipiente a ou C.
c) apenas o recipiente a ou B.
d) apenas o recipiente B ou C.
24. Um instituto de pesquisas eleitorais divulgou uma pesquisa amostral realizada em certa cidade sobre a preferência de votos nos candidatos ao cargo de prefeito em 2024. Cada entrevistado escolheu apenas uma opção. Repare no gráfico que foi divulgado.

Dados obtidos pelo instituto de pesquisa em 2024.
Sabendo o total de entrevistados, outra maneira de apresentar essas informações de maneira prática é por meio de um:
a) gráfico de barras.
b) gráfico de segmentos.
c) histograma.
d) relatório.
25. Em 2023, Gabriela coletou a medida da altura de cada estudante de sua turma. Confira a seguir as medidas obtidas por ela, em centímetro.
172 |
155 |
168 |
163 |
185 |
182 |
170 |
156 |
175 |
180 |
172 |
160 |
174 |
173 |
163 |
Gabriela organizou essas medidas da altura em alguns gráficos e escolheu o que permitiu a melhor interpretação dos dados. Qual gráfico a seguir deve ter sido escolhido por ela?
a)

Dados obtidos por Gabriela em 2023.
b)

Dados obtidos por Gabriela em 2023.
c)

Dados obtidos por Gabriela em 2023.
d)

Dados obtidos por Gabriela em 2023.
26. Uma urna, com apenas bolas brancas e pretas, contém dez bolas com as mesmas dimensões e as mesmas medidas de massa. A probabilidade de sortear uma bola preta nessa urna é 0,6. Qual é a probabilidade de retirar duas bolas dessa urna, sendo a primeira branca e a segunda preta, sem colocá-las novamente na urna?
a)
quatro 15 avosb)
2 nonosc)
seis 25 avosd)
2 quintos27. Ismael anotou a seguir a quantidade de horas extras que trabalhou no 1º semestre de 2024.
Mês |
Quantidade de horas extras |
---|---|
Janeiro |
4 |
Fevereiro |
1 |
Março |
0 |
Abril |
8 |
Maio |
5 |
Junho |
8 |
A média, a mediana e a moda desse conjunto de dados podem ser relacionadas por:
a) média = mediana = moda
b) média < moda < mediana
c) média < mediana < moda
d) mediana < média < moda
Respostas
Revisão dos conteúdos de anos anteriores
Para o capítulo 1: Potenciação e radiciação com números reais
Páginas 10 e 11
1 a) Falsa
b) Verdadeira
c) Falsa
d) Verdadeira
2 itens c, f, h
3 a) 1119
b)
Esquema. Abre parênteses, menos meio, fecha parênteses, elevado a 25.c) 311
d)
Esquema. Abre parênteses, 3 quintos, fecha parênteses, elevado a 8.4 itens c, d
5 a) 46
b) 25
c) não tem raiz exata
d) 28
6 a) 49 e 64
b) 81 e 100
c) 169 e 196
d) 361 e 400
7 a) 7,1
b) 9,6
c) 13,8
d) 19,7
Para o capítulo 2: Matemática financeira
Página 11
8 a) 21
b) 25,6
c) 19,2
d) 7,6
e) 81,6
9 a) R$ 1.035,00mil trinta e cinco reais
b) R$ 990,00novecentos e noventa reais
c) R$ 720,00setecentos e vinte reais
d) R$ 891,00oitocentos e noventa e um reais
Para o capítulo 3: Segmentos proporcionais e semelhança
Página 11
10 itens a, c
Para o capítulo 4: Fatoração e equações do 2º grau
Páginas 11 e 12
11 a) 2
b) 1,3
c) 3
12 a) 5 a + 3b
b) x
c) 10y
13 a) 198 + 66x – 44y
b) –3 A bê2
c)
Fração. menos, ab, sobre 12.14 a) incompleta
b) incompleta
c) não é equação do 2º grau
d) completa
15 a) 5x2 + 5x + 5 = 0
b) 9x2 – x = 0
c) 9x2 – 1 = 0
16 a) Falsa
b) Verdadeira
c) Falsa
d) Verdadeira
17 itens a, c
Para o capítulo 5: Função afim
Páginas 12 e 13
18 a- três; B- um; C- dois
Para o capítulo 6: Função quadrática
Páginas 13 e 14
19 a) y = a2 , em que a é um número real maior que 0.
b) 12,25 centímetros quadrados
c) 8 centímetros
Para o capítulo 7: Relações métricas no triângulo retângulo
Página 14
20 a) Exemplo de resposta:

b) Exemplo de resposta:

Para o capítulo 8: Circunferência, arcos e ângulos
Página 14
21 a) Verdadeira
b) Verdadeira
c) Verdadeira
d) Falsa
Para o capítulo 9: Polígonos regulares
Páginas 14 e 15
22 a) 108 graus
b) 135 graus
c) 36 graus
d) 60 graus
23 120 graus
24 45 graus
25 item d
Respostas
Para o capítulo 10: Vistas ortogonais e volume
Página 15
26
Medida do comprimento |
Medida da altura |
Medida da largura |
Medida do volume |
---|---|---|---|
10 |
2 |
6 |
120 |
0,5 |
3 |
0,2 |
0,3 |
1 |
5 |
6 |
30 |
2 |
2 |
2 |
8 |
Para o capítulo 11: Construção de gráficos estatísticos
Páginas 15 e 16
27 a) de setores e de barras
b) Resposta pessoal.
28

Para o capítulo 12: Probabilidade e estatística
Página 16
29 a) .10000 possibilidades
b) 100 possibilidades
c) seiscentas e vinte e cinco possibilidades
30 a)
1 terçob)
1 sextoc)
1 meioCapítulo 1
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 42 a 44
1 a) 1
b) –64
c)
sessenta e quatro 25 avos
d) –125
2 a) 36
b) 20
c) 411
d) 215
3 a) 0
b) 9
c) 1
d) 16
4 a) 0
b) 5
c) –9
d) –60
e) 1,5 ou
3 meios5 a) –6
b)
3 oitavosc) 6
d) 12
e) 1
f)
2 sétimos
6 a)
6 raiz quadrada de 7.b)
2 raiz cúbica de 4.c)
5 raiz quadrada de 6, fim da raiz, menos, 6 raiz quadrada de 2.d)
5, abre parênteses, raiz quadrada de 2, fim da raiz, menos, raiz quadrada de 3, fecha parênteses.7 a)
raiz quadrada de 35.b)
raiz cúbica de menos 2.c)
raiz décima de 6 mil 75.d)
raiz de índice 12, de 4 terços.e)
4 abre parênteses, raiz quadrada de 10, fim da raiz, mais, 1, fecha parênteses.f)
1 mais raiz quadrada de 21.8 a) 27
b)
Raiz cúbica de 25.c) b
d)
Raiz sexta de 5.e)
Raiz oitava de 8.f)
b, raiz quadrada de b.9 a)
Raiz quadrada de 5.b)
Raiz cúbica de 2, fim da raiz, sobre 2.c)
Esquema. Raiz décima de 3 elevado a 5, vezes 5 elevado a 8, fim da raiz, sobre 5.d)
3, abre parênteses, raiz quadrada de 2, fim da raiz, mais, 1, fecha parênteses.e)
Esquema. Raiz quadrada de 6, fim da raiz, menos raiz quadrada de 14, fim da raiz sobre 4.f)
Esquema. 10 raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos raiz quadrada de 15, fim da raiz sobre 19.Capítulo 2
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 57 e 58
1
Peça |
Preço de compra |
Preço de venda |
---|---|---|
Vestido florido |
R$ 97,00 |
R$ 128,04 |
Saia lisa preta |
R$ 74,00 |
R$ 97,68 |
Short listrado |
R$ 49,00 |
R$ 64,68 |
Blusa lisa azul |
R$ 36,00 |
R$ 47,52 |
2 R$ 1.245,64mil duzentos e quarenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos
3 R$ 21,00vinte e um reais e R$ 52,50cinquenta e dois reais e cinquenta centavos
4 R$ 2,25dois reais e vinte e cinco centavos
5 R$ 193.600,00cento e noventa e três mil seiscentos reais
6 25%
7 R$ 92.678,80noventa e dois mil seiscentos e setenta e oito reais e oitenta centavos
Respostas
8 R$ 3.360,00três mil trezentos e sessenta reais
9 25 meses
10 a) R$ 6.151,25seis mil cento e cinquenta e um reais e vinte e cinco centavos
b) Sim, pois sobrarão R$ 1.151,25mil cento e cinquenta e um reais e vinte e cinco centavos.
11 R$ 141.851,91cento e quarenta e um mil oitocentos e cinquenta e um reais e noventa e um centavos
12 a) R$ 77.699,00setenta e sete mil seiscentos e noventa e nove reais
b) R$ 327.699,00trezentos e vinte e sete mil seiscentos e noventa e nove reais
13 4 meses
14 a) R$ 1.333,50mil trezentos e trinta e três reais e cinquenta centavos
b) mais 4 meses
15 a) R$ 600,00seiscentos reais e R$ 487,20quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte centavos
b) R$ 41.087,20quarenta e um mil oitenta e sete reais e vinte centavos
Capítulo 3
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 81 e 82
1 a) x = 2,25
b) y = 4,8
2 a) x = 42
b) x = 9,6
3 a) 11,4 métros
b) 14 métros
4 1,6 métro por 1,2 métro
5 x = 3,4 métros e y = 3,9 métros
6 20 métros
7 a) á á; x = 4 centímetros e y = 4,5 centímetros
b) á á; x = 3,3 centímetros e y = 6,4 centímetros
Capítulo 4
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 125 e 126
1 a) 9x2 + 6x + 1
b) 4m2 – 10m + 25
c) 36a2b2 – 1
d) 25a2b2 – 70ab + 49
e) 4x2 – 25
2 a) 5x2 + 5y2
b) –m2 – 8m + 11
c) 2ab
d) 5a2 – 12ab – 16b2
3 10
4 a) 729
b) .1849
c) .10816
d) .88209
5 a) .9975
b) .39996
c) .2484
d) .999999
6 a) medida da área: x2 + 6x + 9; medida do perímetro: 4x + 12
b) medida da área: A = 25 centímetros quadrados; medida do perímetro: 20 centímetros
7 a) 7(x2 + y2); fator comum
b) (xy + 13z)(xy – 13z); diferença de quadrados
c) (10 – 4a) (3 + x); agrupamento
d) x2(5 – x); fator comum
e) (4a – 1)2; trinômio quadrado perfeito
8 a) ( a + 6) ⋅ a
b) yx(x + y)(x – y)
c) (y + 3)(y – 3)(y – 1)
d) 12(x + 2y)(x – 2y)
e) 6 ⋅ (x – 1)2
9 a) .12069
b) 949
10 a) 28y
b) m2
c) 1
11 a) S = {–3, 3}
b) S = {–5, –3}
c)
S, igual, abre chaves, 0 vírgula raiz quadrada de 2, fecha chaves.d) S = {–5}
e) S = {–1, 7}
f)
S, igual, abre chaves, menos 11 quartos, vírgula 11 quartos, fecha chaves.g) S = ∅
12 a) S = {–8, 8}
b) S = {4, 7}
c) S = ∅
d)
S, igual, abre chaves, menos 6 menos raiz quadrada de 71, fim da raiz, vírgula menos 6 mais raiz quadrada de 71, fim da raiz, fecha chaves.13 x = 5 ou x = –2
14 x = 4
15 70 métros
16 p = 4 ou p = – 4
17 m > 9
18 k < 4
Capítulo 5
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 155 e 156
1 a) p = 5x, em que x é um número real positivo.
b) 36 centímetros
2 a) y = x + 5, em que x é um número real positivo.
b) 8,6 métros
3 S = .1200 + 0,15 ⋅ x, em que x é um número natural.
4 a) 5
b) 19
c) 12
d) 63
e) 2
5 a)

b)

c)

d)

Respostas
e)

f)

6 a) função linear
b) função constante
7 a) y = 10,5x + 23, em que x é um número natural maior ou igual a 1.
b) R$ 1.283,00mil duzentos e oitenta e três reais
8 a) (0, –1)
b) (1, 0)
c) y = x – 1, em que x é um número real.
d) x = 1
9 a) –3
b) 4
c) 0
d)
menos cinco meios10 a) S = {x ∈

∣ x ⩾ 3}
b) S = {x ∈

∣ x > –7}
c) S = {x ∈

∣ x ⩾ 12}
d)
S, igual, abre chaves, x pertence ao conjunto dos números racionais, tal que x é menor que menos 8 quintos, fecha chaves.Capítulo 6
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 170 e 171
1 a) 6
b) 2
c) 14
d) 0
2 x = 0 ou x = 4
3 a(x) = x2 + x – 12, em que x é um número real maior que 3.
4 a) y = x2 – 1, em que x é um número real maior que 1.
b) 48 métros quadrados
5 p > –4
6
q é maior que 5 terços.
7 a) 1 e 7
b) –6 e 6
c) 0 e 3
d) –4
8 a) Δ = 16, corta o eixo x em dois pontos distintos.
b) Δ = –28, não corta o eixo x.
c) Δ = 0, tangencia o eixo x em um único ponto.
d) Δ = 4, corta o eixo x em dois pontos distintos.
9 a) vê(–2, –3)
b) vê(0, –25)
c) vê(1,5; –0,25)
d) vê(–2, 0)
10 y = x2 – 2x – 3
11 y = x2 – 7x + 12
12 a) um. x1 = 5 e x2 = 3; dois. vê(4, –1); três. (0, 15); quatro.

b) um. x1 = 4 e x2 = 6; dois. vê(5, 1); três. (0, –24); quatro.

c) um. x1 = 0 e x2 = 2; dois. vê(1, –1); três. (0, 0); quatro.

d) um. x1 = 2 e x2 = –2; dois. vê(0, 4); três. (0, 4); quatro.

Respostas
13 a) valor máximo: 16
b) valor máximo: 121
c) valor mínimo: −100
d) valor mínimo: 0
14 k = 8,5
15 a) 52 passageiros
b) R$ 2.824,00dois mil oitocentos e vinte e quatro reais
Capítulo 7
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 206 e 207
1 a) y = 4,5 centímetros
b) y = 12 centímetros
c) x = 16 centímetros
2 a) 1,96 centímetros e 23,04 centímetros
b) 24 centímetros
c) 6,72 centímetros
3 a) x = 17
b)
y, igual, 4 raiz quadrada de 3.4 2 métros
5 a) 17 centímetros
b)
20 raiz quadrada de 2 metros.c)
8 raiz quadrada de 3 centímetros.6 a) x = 4
b) x = 3,5
c)
x, igual, 4 raiz quadrada de 3.d) x = 11
7 5,96 métros
8 .2600 métros
9 a) a(3,5), B(3,1), C(12,1)
b) A bê = 4 unidades, BC = 9 unidades,
CD, igual, raiz quadrada de 97 unidades.c) D(7,5; 3)
Capítulo 8
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 231 a 233
1 a)
Segmento de reta EF.,
Segmento de reta EJ.,
Segmento de reta EH.,
Segmento de reta EI.b)
Segmento de reta FG.,
Segmento de reta FI.,
Segmento de reta FJ.c)
Segmento de reta FJ2 a) tangente
b) exterior
c) secante
d) tangente
3 19 centímetros e 12 centímetros
4 22 centímetros e 33 centímetros
5 secantes
6 a) x = 5
b) x = 54
7 a) x = 29 centímetros
b) x = 9 centímetros
8 16 centímetros
9 a) x = 23º; 69º
b) x = 8º; 64º
10 a) x = 59º e y = 118º
b) x = 38º
11 32º
12 17º
Capítulo 9
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 250 a 252
1 a) x = y = 90º
b) x = y = z = 90º
2 70º
3 a) 72º
b) 45º
c) 30º
d) 15º
4 a) 156º
b) 24º
c) 24º
5 18 lados
6 20 lados
7 a) 9 lados
b) 140º
c) 40º
8 a) 38º
b) 12 lados
9 32º
10 x = 144º e y = 36º
11 20,4 métros
12 a) 16 centímetros
b) 8 centímetros
13 84 métros e 441 métros quadrados
14 a)
10 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre, 3, centímetros.b)
5 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre, 3, centímetros.
15 x = 44 centímetros e
y igual à 22 raíz quadrada de 2 centímetros16 24 centímetros
17 32 centímetros
18 2 centímetros
Capítulo 10
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Página 269
1 a)
Vista ortogonal lateral esquerda |
Vista ortogonal frontal |
Vista ortogonal superior |
---|---|---|
|
|
|
b)
|
|
|
2
Vista ortogonal lateral esquerda |
Vista ortogonal frontal |
Vista ortogonal superior |
---|---|---|
|
|
|
3 a) prisma de base pentagonal
b) pirâmide de base hexagonal
4 a) 93,75 centímetros cúbicos
b) 602,88 centímetros cúbicos
5 450 métros cúbicos
6 a) .40000 centímetros cúbicos
b) 40 litros
7 a) 4,32 métros cúbicos
b) .4320 litros
8
108 raíz quadrada de 3centímetros cúbicos
Respostas
Capítulo 11
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 286 e 287
1 Exemplo de resposta:
Medida da altura (em metro) |
Quantidade de atletas |
---|---|
1,60 ⟝ 1,67 |
1 |
1,67 ⟝ 1,74 |
0 |
1,74 ⟝ 1,81 |
4 |
1,81 ⟝ 1,88 |
9 |
1,88 ⟝ 1,95 |
4 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/bzfy3X. Acesso em: 26 junho 2022.

Dados obtidos em: https://oeds.link/bzfy3X. Acesso em: 26 junho 2022.
2 a) inglês: 25%; natação: 20%; judô: 9%; futebol: 18%; ginástica: 6%
b)

Dados obtidos pela professora do 9º ano B em 2023.
c) Exemplo de resposta: A atividade extra mais realizada pelos alunos do 9º B é o futebol, enquanto a menos praticada é a ginástica. Os estudantes que praticam ginástica representam um terço dos alunos que praticam futebol.
3 a) região Nordeste
b) regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste
c) Exemplo de resposta: Gráfico de setores, porque possibilita comparar as taxas de analfabetismo entre as regiões e a taxa de analfabetismo de cada região com a taxa de analfabetismo nacional.
4 a)

Dados obtidos pelo departamento de Recursos Humanos da empresa entre 2000 e 2020.
b) entre 2010 e 2015
c) Respostas pessoais.
5 a)
Produto |
Quantidade de produtos vendidos |
---|---|
Roupa feminina |
1.200 |
Roupa masculina |
240 |
Roupa infantil |
360 |
Cama, mesa e banho |
600 |
Total |
2.400 |
Dados obtidos pelo departamento de vendas da loja em dezembro de 2023.
b)

Dados obtidos pelo departamento de vendas da loja em dezembro de 2023.
c) Exemplo de resposta:
um Os produtos mais vendidos foram as roupas femininas.
Os produtos menos vendidos foram as roupas masculinas. dois
As roupas femininas vendidas correspondem ao três dôbro dos itens de cama, mesa e banho vendidos em dezembro de 2023.
6 Exemplo de resposta: O eixo vertical não começa no zero, o que faz a diferença de intenção de voto entre os candidatos parecer muito maior do que realmente é.
Respostas
Capítulo 12
Revisão dos conteúdos deste capítulo
Páginas 302 e 303
1 a)
nove 25 avos
b)
dezesseis 25 avos
c)
Esquema. quinze 24 avos, igual, 3 oitavos.
2 a)
1 terço
b)
2 terços
c) 0
3 a)
seis 25 avos
b)
1 quinto
c)
2 quintos
4 a)
1 meio
b)
3 quartos5 Pesquisa amostral, pois a censitária demandaria um gasto muito alto e seria muito trabalhosa para entrevistar todos os adolescentes brasileiros.
6 a)
Medida de massa (em kg) |
Quantidade de jogadores |
---|---|
61 |
3 |
62 |
1 |
63 |
4 |
65 |
2 |
68 |
2 |
70 |
1 |
71 |
2 |
Dados obtidos por Jorge em 2023.
b)

Dados obtidos por Jorge em 2023.
c) média: 65; moda: 63; mediana: 63 (8º termo)
7 a) cinema
b)

Dados obtidos pela direção da escola em janeiro de 2024.
c) Exemplo de resposta: A atividade preferida é o cinema e a menos escolhida é a contação de histórias. O show é a segunda atividade preferida.
8 média: 8,25 ≃ 8 anos; moda: 8 anos
9 a) média: 2 305; mediana: .2960; moda: .1180
b) a média (.2880) e a mediana .1180.
10 a)

Dados obtidos por Fábio na primeira semana de 2024.
b) média: 17,5 graus Célsius; mediana: 17 graus Célsius; moda: 17 graus Célsius
11 a) Censitária, considerando que todos os estudantes, ou seja, toda a população fez a prova.
b) 13 estudantes; média: 5,6
c) 5,3
d) Exemplo de resposta: Podemos concluir que os estudantes não se saíram muito bem na avaliação, visto que a média foi 5,6, a moda foi 5,3 e a maior nota foi 6,9 de 10,0.
Teste seus conhecimentos
1. alternativa c
2. alternativa b
3. alternativa c
4. alternativa a
5. alternativa d
6. alternativa c
7. alternativa d
8. alternativa b
9. alternativa c
10. alternativa b
11. alternativa b
12. alternativa a
13. alternativa d
14. alternativa d
15. alternativa a
16. alternativa c
17. alternativa c
18. alternativa d
19. alternativa c
20. alternativa a
21. alternativa c
22. alternativa b
23. alternativa b
24. alternativa a
25. alternativa d
26. alternativa a
27. alternativa c

Referências bibliográficas comentadas
AABOE, Asger. Episódios da história antiga da Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1984.
Este livro, organizado em quatro capítulos, permite que o leitor tenha contato com os primórdios da Matemática por meio de episódios históricos.
BERLONQUIN, Pierre. 100 jogos geométricos. Lisboa: Gradiva, 2005.
Este livro apresenta 100 jogos geométricos ordenados criteriosamente pelo autor, do mais fácil para o mais difícil, para que, enquanto o leitor se diverte, adquira maior rapidez de raciocínio e uma notável flexibilidade intelectual.
BOLT, Brian. Actividades matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1991.
Este livro contém atividades matemáticas destinadas a estimular o pensamento criativo e incentivar o leitor a desenvolver a compressão de números, conceitos espaciais e pensamento matemático em geral.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. tradução Elza F. Gomide. São Paulo: EdigárBlücher; Edusp, 2010.
Este livro apresenta um estudo aprofundado da história da Matemática desde o Egito antigo até as tendências mais recentes. Mostra também a fascinante relação entre o desenvolvimento dos conhecimentos sobre números, fórmas e padrões e a evolução da humanidade.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Méqui; sébi, 2018.
Documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
BROCARD, Joana; SERRAZINA, Lurdes; ROCHA, Isabel. O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar, 2008.
Neste livro reúne-se um conjunto de textos produzidos no âmbito do projeto “Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares”, cujo trabalho se centrou em torno do desenvolvimento do sentido do número para as crianças, concebeu materiais para aulas e refletiu sobre características do currículo que favorecem o sentido do número.
CARVALHO, Dione luquézi de. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 2009.
Este livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da Matemática e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.
CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e metodologia da Matemática: números e operações. São Paulo: Scipione, 2001.
Este livro baseia-se na ideia de que o estudante constrói seu próprio conhecimento com base em suas ações e problematizações. Aborda as principais dúvidas tanto do estudante de Pedagogia quanto do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2002.
Este livro propõe a discussão dos fatores que atuam negativamente no aprendizado de Matemática, classifica os vários tipos de problema que se apresentam e mostra as etapas envolvidas na sua resolução.
EVES, RRAUARD. Introdução à história da Matemática. Campinas: Unicamp, 2011.
Este livro busca introduzir a história da Matemática aos estudantes de graduação dos cursos superiores dessa disciplina. Assim sendo, além da narrativa histórica, há muitos expedientes pedagógicos visando assistir, motivar e envolver o estudante.
GRANDO, Regina Célia. O jôgo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
Este livro mostra a riqueza pedagógica que existe na utilização correta de jogos, para ensinar Matemática, para desenvolver o pensamento criativo e até mesmo para transformar o erro em aprendizado.
IFRAH, Georges. História universal dos algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Este livro oferece, em linguagem acessível, uma visão completa e inovadora da epopeia do cálculo entre as civilizações. Um convite para uma viagem impressionante às origens da representação simbólica dos números.
IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. Rio de Janeiro: Globo, 1998.
Este livro traça uma resumida, mas completa, história da Matemática, acompanhando a evolução do raciocínio de nossos ancestrais desde a Pré-História, passando por civilizações como a dos egípcios, babilônios, fenícios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e árabes.
IMENES, Luiz Márcio. A numeração indo-arábica. São Paulo: Scipione, 1990. (Vivendo a Matemática).
Referências bibliográficas comentadas
Este livro discorre sobre os sistemas de numeração, em uma proposta integrada com História, explorando a Matemática de uma maneira divertida, mas comprometida com o conteúdo.
KAMII, Constance. Reinventando a Aritmética: implicações da teoria de piagê. Campinas: Papirus, 1995.
Este livro faz uma análise crítica do ensino da Aritmética para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com toda sua sensibilidade e seu conhecimento da teoria piagetiana, a autora aborda temas como importância da interação social, autonomia como finalidade da educação, numerais, adição e subtração.
KARLSON, Paul. A magia dos números. Rio de Janeiro: Globo, 1961.
Este livro usa a história da Matemática como bússola em uma jornada desde a Aritmética até o cálculo diferencial e integral. O que destaca essa obra não é apenas a linguagem informal e muitas vezes mordaz do autor, mas principalmente o grau de detalhismo que ele concedeu aos inúmeros assuntos que compõem o livro.
LIMA, Elon lages. Meu professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2004.
Este livro é composto de pequenos ensaios sobre Matemática elementar. Em uma coleção de capítulos independentes, aborda tópicos de Matemática que constam dos programas escolares dos diferentes níveis de ensino.
MARANHÃO, Maria Cristina S. Matemática. São Paulo: Cortez, 1994. (Magistério).
Este livro reflete sobre a problemática do ensino da Matemática com base na experiência da autora, bem como nos estudos e nas pesquisas na área. Dessa maneira, a autora sugere o desenvolvimento de alguns temas que considera indispensáveis para preparar um estudante para o Ensino Médio.
PÓLYA, George. A arte de resolver problemas. tradução Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
Este livro aborda a resolução de problemas como um recurso para desafiar a curiosidade dos leitores. O autor destaca a importância de situações que apresentam indagações aos estudantes e contribuem para que desenvolvam o interesse pelo raciocínio independente.
ROSA Neto, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 2010.
Este livro é destinado a educadores interessados em educação matemática. Levando em consideração o interacionismo e a psicogenética, discute os principais tópicos da Matemática de Pré-escola e Ensino Fundamental, viabilizando sua aplicação em sala de aula.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Este livro contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades no Ensino Fundamental, enfatizando as habilidades de ler, escrever e resolver problemas de Matemática.
TAHAN, Malba. Matemática divertida e curiosa. Rio de Janeiro: Record, 2012.
Este livro traz recreações e curiosidades da Matemática que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio em brincadeira, ao mesmo tempo útil e prazerosa. O autor consegue fazer a união da ciência com o lúdico, transformando a leitura em um agradável passatempo.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2001.
O livro narra a história de Beremiz Samir, um viajante com o dom intuitivo da Matemática, manejando os números com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem solução tornam-se de uma transparente simplicidade quando expostos a ele.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de Matemática. São Paulo: éfe tê dê, 2009.
O livro constitui uma valiosa ferramenta para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A obra trabalha o desenvolvimento das habilidades matemáticas básicas fundamentado em problemas ligados à experiência prática do estudante, em jogos e em situações que estimulam sua participação na construção de conceitos e o ajudam a compreender a relevância da Matemática como instrumento de transformação da realidade.
ZABALA, Antoni (). organizador Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. tradução Ernani Rosa. segunda edição Porto Alegre: Artmed, 1999.
Este livro, por meio de uma abordagem prática, mostra como trabalhar 42 conteúdos procedimentais que pertencem a diferentes áreas do Ensino Fundamental.
ZARO, Milton. Matemática experimental. São Paulo: Ática, 1996.
O objetivo deste livro é estimular a criatividade do professor no desenvolvimento de atividades com os estudantes, aplicando o método científico na Matemática por meio da técnica da redescoberta, exercitando a redação de textos e experimentos.