Parte 2

i = 1,5% (taxa mensal)

M = ?

Para chegar ao montante, fazemos:

j = C i t

j = .4000 30 0,015

j = .1800

M = C + j

M = .4000 + .1800 = .5800

Logo, o montante é R$ 5.800,00cinco mil oitocentos reais

10. Nesse caso, temos:

C = R$ 2.000,00dois mil reais

i = 2% (taxa mensal)

j = R$ 800,00oitocentos reais

t = ?

Para calcular o intervalo de tempo, fazemos:

j = C i t

800 = 2 000 t 0,02

 

Sentença matemática. Fração 800 sobre 40 igual, tempo, implica que, tempo, igual, 20.

Logo, o intervalo de tempo é de 20 meses (ou 1 ano e 8 meses).

11. Nesse caso, temos:

C = R$ 10.000,00dez mil reais

t = 3 meses

j = R$ 300,00trezentos reais

i = ?

Para calcular a taxa, fazemos:

j = C i t

300 = 1.0000 i 3

 

Sentença matemática. Fração 300 sobre 30 mil, igual, taxa, implica que, taxa, igual, 0,01, igual, 1 por cento.

Logo, a taxa cobrada foi de 1% ao mês

12. Nesse caso, temos:

i = 12% (taxa anual) ou 1% (taxa mensal)

M = R$ 1.296,00mil duzentos e noventa e seis reais

t = 8 meses

C = ?

Como sabemos que

j = C i t e M = C + j j = M C

Portanto, podemos igualar essas expressões e teremos:

C i t = M C

Agora, podemos substituir o que já conhecemos para chegar ao valor de C que está sendo pedido:

C 0,01 8 = .1296 C

0,08C + C = .1296

 

Sentença matemática. Capital, igual, fração 1 296 sobre 1,08, igual, 1 mil 200.

Logo, o capital é R$ 1.200,00mil duzentos reais.

13. Vamos considerar as duas situações:

Situação 1:

C = x

i = 0,5% (taxa mensal)

t = 10 meses

Situação 2:

C = x

i = ?

= 25 meses

Como são aplicações equivalentes e sabemos que j = C i t, teremos:

x 0,005 10 = x i 25

0,005 10 = 25ih

 

Sentença matemática. Fração 0,05 sobre 25, igual taxa, implica que, taxa, igual, 0,002, igual, 0,2 por cento.

A taxa será de 0,2% ao mês.

14. Temos as seguintes informações:

C = R$ 3.000,00três mil reais

i = 12% (taxa anual)

 

Sentença matemática. Tempo, igual, fração 200 sobre 360 ano, igual, fração 5 nonos ano.

M = ?

Como j = C i t, então:

 

Sentença matemática. Juro, igual, 3 mil, vezes, 0,12, vezes fração 5 nonos, igual, 360 vezes, fração 5 nonos, igual, 200.

Com base nisso, temos:

M = .3000 + 200 = .3200

O valor do montante será R$ 3.200,00três mil duzentos reais.

15. Oriente os estudantes no uso das planilhas eletrônicas para a resolução das atividades indicadas. Para cada item, temos os seguintes cálculos:

a) C = R$ 12.000,00doze mil reais

i = 1,5% (taxa mensal)

t = 10 meses

j = ?

Como j = C i t, então:

j = 1.2000 0,015 10 = .1800

Logo, o juro será R$ 1.800,00mil oitocentos reais.

b) C = R$ 15.000,00quinze mil reais

i = 1,8% (taxa mensal)

t = 20 meses

j = ?

Como j = C i t, então:

j = 1.5000 0,018 20 = .5400

Logo, ela pagará R$ 5.400,00cinco mil quatrocentos reais de juro.

Atividades – página 56

16. No 1º mês, a aplicação rendeu 0,69% (i = 0,0069).

j = R$ 25.000,00vinte e cinco mil reais · 0,0069 · 1 = R$ 172,50cento e setenta e dois reais e cinquenta centavos

M = R$ 25.000,00vinte e cinco mil reais + R$ 172,50cento e setenta e dois reais e cinquenta centavos = R$ 25.172,50vinte e cinco mil cento e setenta e dois reais e cinquenta centavos.

Logo, ao final do 1º mês, o montante é de R$ 25.172,50vinte e cinco mil cento e setenta e dois reais e cinquenta centavos.

No 2º mês, temos:

j R$ 173,69cento e setenta e três reais e sessenta e nove centavos; M = .25346,19

No 3º mês, temos:

j R$ 174,89cento e setenta e quatro reais e oitenta e nove centavos; M = .25521,08

Portanto, o montante ao final dos três meses é de R$ 25.521,08vinte e cinco mil quinhentos e vinte e um reais e oito centavos.

17. No 1º ano, o capital rendeu 20% (i = 0,2).

j = R$ 20.000,00vinte mil reais · 0,2 1 = R$ 4.000,00quatro mil reais

M = R$ 20.000,00vinte mil reais + R$ 4.000,00quatro mil reais = R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais

Logo, ao final do 1º ano, o montante é de R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais.

No 2º ano:

j = R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais · 0,2 1 = R$ 4.800,00quatro mil oitocentos reais

M = R$ 24.000,00vinte e quatro mil reais + R$ 4.800,00quatro mil oitocentos reais = R$ 28.800,00vinte e oito mil oitocentos reais

Bruna obteve de juro um total de R$ 8.800,00oito mil oitocentos reais (.4000 + .4800 = .8800).

18. No 1º mês, a aplicação rendeu 1% (i = 0,01).

j = R$ 30.000,00trinta mil reais · 0,01 · 1 = R$ 300,00trezentos reais

M = R$ 30.000,00trinta mil reais + R$ 300,00trezentos reais = R$ 30.300,00trinta mil trezentos reais

Logo, ao final do 1º mês, o montante é de R$ 30.300,00trinta mil trezentos reais

No 2º mês, temos:

j = R$ 303,00trezentos e três reais; M = R$ 30.603,00trinta mil seiscentos e três reais

No 3º mês, temos:

j = R$ 306,03trezentos e seis reais e três centavos; M = R$ 30.909,03trinta mil novecentos e nove reais e três centavos

O juro total dessa aplicação foi R$ 909,03novecentos e nove reais e três centavos (300 + 303 + 306,03 = 909,03).

19. a) Nesse caso, usando que j = C i t, teremos:

j = 10.0000 0,008 4 = .3200

O valor total do juro em regime de juro simples é de R$ 3.200,00três mil duzentos reais.

b) No 1º mês, a aplicação rendeu 0,8% (i = 0,008).

j = R$ 100.000,00cem mil reais 0,008 1 = R$ 800,00oitocentos reais

M = R$ 100.000,00cem mil reais + R$ 800,00oitocentos reais = R$ 100.800,00cem mil oitocentos reais

No 2º mês, temos:

j = R$ 806,04oitocentos e seis reais e quatro centavos; M = R$ 101.606,40cento e um mil seiscentos e seis reais e quarenta centavos

No 3º mês, temos:

j R$ 812,85oitocentos e doze reais e oitenta e cinco centavos; M = R$ 102.419,25cento e dois mil quatrocentos e dezenove reais e vinte e cinco centavos

No 4º mês, temos:

j R$ 819,35oitocentos e dezenove reais e trinta e cinco centavos; M = R$ 103.238,60cento e três mil duzentos e trinta e oito reais e sessenta centavos

Portanto, o valor total do juro em regime de juro composto é de R$ 3.238,60três mil duzentos e trinta e oito reais e sessenta centavos.

20. Fazendo a cada mês:

Janeiro

j = 10.0000 0,0099 = 990

M = 10.0000 + 990 = 10.0990

Fevereiro

j = 10.0990 0,0091 919,01

M = 10.0990 + 919,01 = 10.1909,01

Março

j = 10.1909,01 0,0088 896,8

M = 10.1909,01 + 896,8 = 10.2805,81

Após 3 meses, o valor será de R$ 102.805,81cento e dois mil oitocentos e cinco reais e oitenta e um centavos.

21. O investimento inicial foi de x reais e será aplicado por 3 meses a uma taxa de juro composto de 3% ao mês

Como Felipe quer ter um montante de R$ 700,00setecentos reais, espera-se que os estudantes obtenham a seguinte equação:

1,092727x = 700

Resolvendo-a, temos:

 

Sentença matemática. x, igual, fração 700 sobre 1,092727, aproximadamente, 640,60.

Felipe deve investir, no mínimo, R$ 640,60seiscentos e quarenta reais e sessenta centavos.

22. No 1º ano:

j = R$ 950,00novecentos e cinquenta reais 0,105 1 = R$ 99,75noventa e nove reais e setenta e cinco centavos

M = R$ 950,00novecentos e cinquenta reais + R$ 99,75 = R$ 1.049, 75mil quarenta e nove reais e setenta e cinco centavos

No 2º ano:

j R$ 110,22cento e dez reais e vinte e dois centavos; M = R$1.159,97mil cento e cinquenta e nove reais e noventa e sete centavos

No 3º ano:

j R$ 121,80cento e vinte e um reais e oitenta centavos; M = R$ 1.281,77mil duzentos e oitenta e um reais e setenta e sete centavos

Ela deverá pagar um total de R$ 1.281,77mil duzentos e oitenta e um reais e setenta e sete centavos.

Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 57 e 58

1. Considerando que o lucro deve ser de 32%, podemos fazer:

Vestido florido: PV = 97 + 97 0,32 = 97 + 31,04 = 128,04

Saia lisa preta: PV = 74 + 74 0,32 = 74 + 23,68 = 97,68

Short listrado: PV = 49 + 49 0,32 = 49 + 15,68 = 64,68

Blusa lisa azul: PV = 36 + 36 0,32 = 36 + 11,52 = 47,52

2. PV = .3278 .3278 0,62 = .3278 .2032,36 = .1245,64

Guilherme vendeu o celular por R$ 1.245,64mil duzentos e quarenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos.

3. Considerando 100 gramas de trufas:

PV = 15 + 15 0,4 = 15 + 6 = 21

Considerando 250 gramas de trufas:

Como 250 gramas = 2,5 · 100 gramas, então o custo é 15 2,5 = 37,5. Logo, podemos calcular:

PV = 37,5 + 37,5 0,4 = 37,5 + 15 = 52,5

Assim, ela deve vender a caixa de 100 gramas por R$ 21,00vinte e um reais e a de 250 gramas por R$ 52,50cinquenta e dois reais e cinquenta centavos.

4. Considerando que 12 quilogramas de laranja tem um custo de R$ 18,00dezoito reais, fazemos:

PV = 18 + 18 0,5 = 18 + 9 = 27

Se 12 quilogramas devem ser vendidos por R$ 27,00vinte e sete reais, para encontrar o preço de venda de 1 quilograma, fazemos 27 : 12 = 2,25; logo, o preço de venda de 1 quilograma será R$ 2,25dois reais e vinte e cinco centavos.

5. PV = 22.0000 22.0000 0,12 = 22.0000 2.6400 = 19.3600

Ele pagará R$ 193.600,00cento e noventa e três mil seiscentos reais pelo lote.

6. Se indicarmos por x o percentual de lucro, podemos escrever:

.5000 = .4000 + .4000 x

 

Sentença matemática. Fração 1 mil sobre 4 mil, igual, x, implica que, x igual, fração 1 quarto, igual, 25 por cento.

O lucro foi de 25%.

7. Temos:

C = R$ 89.200,00oitenta e nove mil duzentos reais

t = 3 meses

i = 1,3% (taxa mensal)

M = ?

Para chegar ao montante, fazemos:

j = C i t

j = 8.9200 0,013 3

j = .3478,8

M = C + j

M = 8.9200 + .3478,8 = 9.2678,8

Logo, o montante será de R$ 92.678,80noventa e dois mil seiscentos e setenta e oito reais e oitenta centavos.

8. Temos:

C = R$ 5.600,00cinco mil seiscentos reais

t = 5 meses

i = 12% (taxa mensal)

j = ?

Para chegar ao juro, fazemos:

j = C i t

j = .5600 0,12 5

j = .3360

Ele pagará R$ 3.360,00três mil trezentos e sessenta reais de juro.

9. Temos:

C = x

t = ?

i = 8% (taxa mensal)

M = 3x (triplicar o capital)

Pelos dados, podemos fazer as relações:

M = C + j

3x = x + j

j = 2x

j = C i t

2x = x 0,08 t

2 = 0,08 t

 

Sentença matemática. Tempo, igual, fração 2 sobre 0,08, igual, 25.

Logo, serão necessários 25 meses.

10. No 1º mês, a aplicação rendeu 2,5% (i = 0, 025).

j = R$ 80oitenta reais.000,00zero reais 0,025 1 = R$ 2.000,00dois mil reais

M = R$ 80.000,00oitenta mil reais + R$ 2.000,00dois mil reais = R$ 82.000,00oitenta e dois mil reais

No 2º mês, temos:

j = R$ 2.050,00dois mil cinquenta reais; M = R$ 84.050,00oitenta e quatro mil cinquenta reais

No 3º mês, temos:

j = R$ 2.101,25dois mil cento e um reais e vinte e cinco centavos; M = R$ 86.151,25oitenta e seis mil cento e cinquenta e um reais e vinte e cinco centavos

a) Juro de R$ 6.151,25seis mil cento e cinquenta e um reais e vinte e cinco centavos (basta fazer ​.2000+.2050+.2101,25​)​​​.

b) Sim, pois conseguiu R$ 6.151,25seis mil cento e cinquenta e um reais e vinte e cinco centavos e precisava de R$ 5.000,00cinco mil reais.

11. Espera-se que os estudantes obtenham os seguintes valores de juro e montante:

1º mês: j = R$ 6.000,00seis mil reais; M = R$ 106.000,00cento e seis mil reais

2º mês: j = R$ 6.060,00seis mil sessenta reais; M = R$ 112.360,00cento e doze mil trezentos e sessenta reais

3º mês: j = R$ 6.741,60seis mil setecentos e quarenta e um reais e sessenta centavos; M = R$ 119.101,60cento e dezenove mil cento e um reais e sessenta centavos

4º mês: j R$ 7.146,10sete mil cento e quarenta e seis reais e dez centavos; M = R$ 126.247,70cento e vinte e seis mil duzentos e quarenta e sete reais e setenta centavos

5º mês: j R$ 7.574,86sete mil quinhentos e setenta e quatro reais e oitenta e seis centavos; M = R$ 133.822,56cento e trinta e três mil oitocentos e vinte e dois reais e cinquenta e seis centavos

6º mês: j R$ 8.029,35oito mil vinte e nove reais e trinta e cinco centavos; M = R$ 141.851,91cento e quarenta e um mil oitocentos e cinquenta e um reais e noventa e um centavos

O valor total da dívida de Fernando é de R$ 141.851,91cento e quarenta e um mil oitocentos e cinquenta e um reais e noventa e um centavos.

12. Espera-se que os estudantes obtenham os seguintes valores de juro e montante:

1º mês: j = R$ 17.500,00dezessete mil quinhentos reais; M = R$ 267.500,00duzentos e sessenta e sete mil quinhentos reais

2º mês: j = R$ 18.725,00dezoito mil setecentos e vinte e cinco reais; M = R$ 286.225,00duzentos e oitenta e seis mil duzentos e vinte e cinco reais

3º mês: j = R$ 20.035,75vinte mil trinta e cinco reais e setenta e cinco centavos; M = R$ 306.260,75trezentos e seis mil duzentos e sessenta reais e setenta e cinco centavos

4º mês: j R$ 21.438,25vinte e um mil quatrocentos e trinta e oito reais e vinte e cinco centavos; M = R$ 327.699,00trezentos e vinte e sete mil seiscentos e noventa e nove reais

a) Juro de R$ 77.699,00setenta e sete mil seiscentos e noventa e nove reais (basta fazer 1.7500,00 + 1.8725,00 +2.0035,75 + 2.1438,25).

b) O valor máximo do imóvel é R$ 327.699,00trezentos e vinte e sete mil seiscentos e noventa e nove reais.

13. Espera-se que os estudantes obtenham os seguintes valores de juro e montante:

1º mês: j = R$ 800,00oitocentos reais; M = R$ 10.800,00dez mil oitocentos reais

2º mês: j = R$ 864,00oitocentos e sessenta e quatro reais; M = R$ 11.664,00onze mil seiscentos e sessenta e quatro reais

3º mês: j = R$ 933,12novecentos e trinta e três reais e doze centavos; M = R$ 12.597,12doze mil quinhentos e noventa e sete reais e doze centavos

4º mês: j R$ 1.007,77mil sete reais e setenta e sete centavos; M = R$ 13.604,89treze mil seiscentos e quatro reais e oitenta e nove centavos

Paulo deverá deixar o dinheiro investido por 4 meses.

Vale destacar que não é necessário fazer os cálculos referentes ao 4º mês, pois, ao final do 3º mês, ele já terá um valor muito próximo do esperado, então certamente no 4º mês atingirá o objetivo.

14. a) Espera-se que os estudantes obtenham a seguinte inequação:

1,124864x  .1500

Resolvendo-a, temos:

 

Sentença matemática. x maior que, ou igual a, fração 1 mil 500 sobre 1,124864.

x  .1333,50

Portanto, Marcela deve investir no mínimo R$ 1.333,50mil trezentos e trinta e três reais e cinquenta centavos.

b) Para determinar quantos meses a mais ela deve deixar o dinheiro aplicado para obter o montante de R$ 1.700,00mil setecentos reais, basta prosseguir com os cálculos:

Espera-se que os estudantes obtenham os seguintes valores de juro e montante:

1º mês: j R$ 53,34cinquenta e três reais e trinta e quatro centavos; M = .1386,84

2º mês: j R$ 55,47cinquenta e cinco reais e quarenta e sete centavos; M = .1442,31

3º mês: j R$ 57,69cinquenta e sete reais e sessenta e nove centavos; M = .1500,00

4º mês: j R$ 60,00sessenta reais; M = .1560,00

5º mês: j = R$ 62,40sessenta e dois reais e quarenta centavos; M = .1622,40

6º mês: j R$ 64,90sessenta e quatro reais e noventa centavos; M = .1687,30

7º mês: j R$ 67,49sessenta e sete reais e quarenta e nove centavos; M = .1754,79

A aplicação de Marcela atingirá o montante de R$ 1.700,00mil setecentos reais no sétimo mês. Portanto, o valor deverá ser aplicado por mais 4 meses.

15. No 1º mês:

j = R$ 40.000,00quarenta mil reais · 0, 015 · 1 = R$ 600,00seiscentos reais

M = R$ 40.000,00quarenta mil reais + R$ 600,00seiscentos reais = R$ 40.600,00quarenta mil seiscentos reais

No 2º mês:

j = R$ 40.quarenta reais.600,00seiscentos reais · 0, 012 · 1 = R$ 487,20quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte centavos

M = R$ 40.600,00quarenta mil seiscentos reais + R$ 487,20quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte centavos = R$ 41.087,20quarenta e um mil oitenta e sete reais e vinte centavos

a) O rendimento do primeiro mês foi de R$ 600,00seiscentos reais; o do segundo, R$ 487,20quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte centavos.

b) O montante no final do período foi de R$ 41.087,20quarenta e um mil oitenta e sete reais e vinte centavos.

CAPÍTULO 3 – SEGMENTOS PROPORCIONAIS E SEMELHANÇA

Trocando ideias – página 59

Exemplos de resposta: vacinação, distanciamento social, lavagem das mãos, cobrir nariz e boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, manutenção de ambientes limpos e ventilados etcétera.

Vejamos a relação entre as medidas de comprimento correspondentes:

 

Sentença matemática. 9 centímetros sobre 12 centímetros, igual, 0,75

e

fração, numerador 6 centímetros, denominador 8 centímetros, fim da fração igual a 0 vírgula 75

Ou seja, as medidas de comprimento do molde para máscara infantil correspondem a 75% das medidas de comprimento correspondentes do molde para máscara de adulto. Isso significa que a taxa de redução do molde da máscara infantil em relação ao molde da máscara de adulto foi de 25%.

Atividades – página 61

1. a)

8 décimos igual a 4 quintos

b)

fração, numerador menos 2, denominador 3, fim da fração igual a menos fração, numerador 2, denominador 3, fim da fração

c)

fração, numerador menos 1 meio, denominador 3 quartos, fim da fração igual a fração, 1 meio, fim da fração vezes fração 4 terços, fim da fração igual a fração 4 sextos, fim da fração igual a 2 terços

d)

10 meios igual a 5

2. a) 5 5 = 6 6

25 = 36

A sentença é falsa, logo os pares de razões não formam uma proporção.

b) (10) 6 = 3 20

60 = 60

A sentença é falsa, logo os pares de razões não formam uma proporção.

c) 12 5 = 15 4

60 = 60

A sentença é verdadeira, logo os pares de razões formam uma proporção.

d)

1 meio vezes 30 igual a 5 vezes 3

15 = 15

A sentença é verdadeira, logo os pares de razões formam uma proporção.

Atividades – página 62

3.

fração, numerador x, denominador 20 centímetros, fim da fração igual a 2 quintos, implica que, 5x igual a 40 centímetros, implica que, x igual a fração, numerador 40 centímetros, denominador 5 igual a 8 centímetros

Logo, x = 8 centímetros.

4. Observando a figura e utilizando as informações dadas, podemos afirmar que:

 

fração, numerador y, denominador y mais 16, fim da fração igual a 3 sétimos

 

3 abre parênteses y mais 16 fecha parênteses, igual a 7y, implica que, 3y mais 48 igual a 7y, implica que

 

implica que, 3y menos 7y igual a menos 48, implica que, y igual a fração, numerador menos 48, denominador menos 4, fim da fração igual a 12

Como x = y + 16, teremos x = 12 + 16 = 28.

Portanto, x = 28 centímetros e y = 12 centímetros.

5. Se indicarmos a medida de comprimento de

Segmento de reta AB.

por x, teremos que a medida de comprimento de

Segmento de reta CD.

será (40 x) e poderemos escrever a proporção:

 

Sentença matemática. Fração de numerador x e denominador 40 menos x, igual, fração 3 quintos.

3(40 x) = 5x

120 3x = 5x

120 = 8x

 

Sentença matemática. Fração 120 oitavos, igual, x, implica que, x igual, 15.

Logo, (40 x)  = 40 15 = 25

Portanto, AB = 15 centímetros e CD = 25 centímetros.

6. A fotografia original é de 30 milímetros por 40 milímetros.

Ampliação de 100%:

30 + 100% 30 = 30 + 30 = 60

40 + 100% 40 = 40 + 40 = 80

Novas medidas: 60 milímetros por 80 milímetros.

Redução de 50%:

30 50%  30 = 30 15 = 15

40 50%  40 = 40 20 = 20

Novas medidas: 15 milímetros por 20 milímetros.

Tecnologias digitais em foco – página 67

a) Respostas pessoais.

b) Comparando as razões

Fração. AB sobre BC.

com

Fração. PQ sobre QR.

e

Fração. AC sobre AB.

com

Fração. PR sobre PQ.

, verificamos que elas são iguais, o que nos leva a conjecturar que, em um feixe de retas paralelas cortado por duas retas transversais, os segmentos de reta determinados sobre a primeira transversal são proporcionais a seus correspondentes determinados sobre a segunda transversal.

c) A relação verificada continua válida, independentemente da configuração apresentada.

Atividades – página 67

7. a)

Sentença matemática. 3 sobre x, igual, a 2 sobre 12, implica que, 6x, igual, 36, implica que, x igual, 6.

b)

Fração, numerador 2x mais 2, denominador 8, fim da fração igual a, fração, numerador 4x menos 12, denominador 12,fim da fração, implica que, 12, abre parênteses, 2x mais 2, fecha parênteses, igual, 8, abre parênteses, 4x, menos 12, fecha parênteses, implica que

24x + 24 = 32x 96

24x 32x = 96 24 8x = 120 x = 15

c)

Sentença matemática. x sobre 8, igual, a 3 sextos, implica que, 6x, igual, 24, implica que, x igual, 4.

8. Uma possível resolução:

 

Sentença matemática. x sobre 3,3, igual, a 2 terços, implica que, 3x, igual, 6,6, implica que, x igual 2,2.

 

Sentença matemática. y sobre 3,3, igual a 1 terço, implica que, 3y, igual, 3,3, implica que y, igual, 1,1.

 

Sentença matemática. 2 sobre 1, igual a 3,2 sobre z, implica que, 2z, igual, 3,2, implica que, z, igual 1,6.

9. Uma possível resolução:

 

Sentença matemática. x sobre 3, igual, 2 terços, implica que, x igual a 2.

 

Sentença matemática. 7 sobre 1, igual, 7 sobre y, implica que, y igual, 1.

10. a) Nesse caso, temos que x + y = 27 y = 27 x. Assim, podemos escrever:

 

Fração, x sobre 27 menos x, fim da fração igual a, fração 4 quintos, fim da fração, implica que, 5x, igual, 4, abre parênteses, 27 menos x, fecha parênteses, implica que, 5x, igual, 108 menos 4x, implica que

 

implica que, x igual, fração 108 sobre 9, implica que, x igual, 12.

Voltando à relação y = 27 x, teremos:

y = 27 12 y = 15

b)

Sentença matemática. Fração x sobre 8, igual, fração 4 sobre 4, implica que, x igual, 8.

 

Sentença matemática. Fração 4 meios, igual, 8 sobre y, implica que, 4y, igual, 16, implica que, y, igual, a 4.

11. A partir do segmento de reta

Segmento de reta AB.

transposto no caderno, traçamos, com auxílio de uma régua, uma semirreta

Semirreta AM.

qualquer. Sobre a semirreta

Semirreta AM.

, com auxílio de um compasso, marcamos quatro pontos (N, O, P e Q), de modo que êne á = êne ô = OP = PQ.

 Então, traçamos

Reta QB.

e, em seguida, uma paralela a

Reta QB.

, passando por P, determinando um ponto C em

Segmento de reta AB.

de modo que

Sentença matemática. AQ sobre AP, igual, fração 4 terços.

, com

Sentença matemática. Segmento QB paralelo a PC.

.

Por fim, pelo teorema de Tales, temos:

Sentença matemática. AP sobre AQ, igual, AC sobre AB, igual a 3 quartos.

.

12. Considerando que 16 métros + 28 métros + 36 métros = 80 métros, teremos:

 

Sentença matemática. a sobre 16, igual a 100 sobre 80, implica que, 80a, igual, 16 vezes 100, implica que a, igual, fração de numerador 16 vezes 100 e denominador 80, igual, 20.

 

Sentença matemática. b sobre 28, igual a 100 sobre 80, implica que, 80b, igual, 28 vezes 100, implica que b, igual, fração de numerador 28 vezes 100, e denominador 80, igual, 35.

 

Sentença matemática. c sobre 36, igual a 100 sobre 80, implica que, 80c, igual, 36 vezes 100, implica que c, igual, fração de numerador 36 vezes 100, e denominador 80, igual, 45.

Portanto, a = 20 métros, b = 35 métros e c = 45 métros.

13. a)

Sentença matemática. OA sobre OB, igual, OA linha sobre OB linha.

b)

Sentença matemática. OB sobre OC, igual, OA linha sobre OB linha.

c) Aplicando a propriedade transitiva da igualdade nas relações obtidas nos itens anteriores, temos:

 

Sentença matemática. OA sobre OB, igual, OA linha sobre OB linha, igual, OB sobre OC.

Invertendo essas razões, temos:

 

Sentença matemática. OB sobre OA, igual, OC sobre OB .

Atividades – página 69

14. Indicando a medida AQ por x, temos:

 

Sentença matemática. x sobre 5, igual a 3 meios, implica que, 2x igual 15, implica que x, igual, 7,5.

Logo AQ = 7,5.

15. Um esboço dessa situação:

Pelo teorema de Tales, valem as relações:

 

Sentença matemática. k sobre 4, igual, fração de numerador k mais 4 e denominador 6, implica que, 6x, igual, 4 abre parênteses, k mais 4, fecha parênteses, implica que, 6k, igual, 4k mais 16, implica que

2k = 16 k = 8

Como a medida de comprimento de

Segmento de reta AB.

é dada por k + k + 4, temos: 8 + 8 + 4 = 20. Assim, AB = 20.

16.

2 sobre x, igual a, fração 2,8 sobre 4,76, fim da fração, implica que, 2,8x, igual a, 2 vezes, 4,76, implica que, x igual a, fração 9,52 sobre 2,8, fim da fração, igual a, 3 vírgula 4

Atividades – página 73

17. a) Sim, pois os ângulos correspondentes têm a mesma medida de abertura (90graus) e a razão de semelhança é

Fração 5 meios

, pois

Sentença matemática. 25 décimos, igual, 15 sextos, igual, 5 meios.

.

b) Não, pois os ângulos correspondentes têm medidas das aberturas diferentes.

18. a)

Sentença matemática. x sobre 25, igual a 12 trigésimos, implica que, 30x, igual, 12 vezes 25, implica que, x igual, fração de numerador 12 vezes 25, e denominador 30, igual, 10.

 

Sentença matemática. y sobre 8, igual a 30 sobre 12, implica que 12y, igual, 8 vezes 30, implica que, y igual, fração de numerador 8 vezes 30, e denominador 12, igual, 20.

b)

Sentença matemática. x sobre 18, igual a 24 sobre 36, implica que, 36x, igual, 24 vezes 18, implica que, x igual, fração de numerador 24 vezes 36, e denominador 36, igual, 12.

 

Sentença matemática. y sobre 18, igual a 36 sobre 24, implica que 24y, igual, 18 vezes 36, implica que, y igual, fração de numerador 18 vezes 36, e denominador 24, igual, 27.

19. Para que seja feita a construção do triângulo Abitcentésimo semelhante ao triângulo á bê cê, tal que

Sentença matemática. AB linha sobre AB, igual, fração AC linha sobre AC, igual, fração B linha C linha sobre BC, igual, fração 2 terços.

, seguimos os seguintes passos:

Traçamos, com o auxílio de uma régua, uma semirreta que passe por qualquer um dos lados do triânguloá bê cê. Neste caso, vamos escolher o lado

Segmento de reta AB.

para traçar a semirreta

Semirreta AB.

Sobre a semirreta

Semirreta AB.

, com auxílio do compasso, marcamos três pontos (N, óh e P ), de modo que: êne á = êne ô = OP

Traçamos uma reta

Reta PC.

e uma nova reta paralela a

Reta PC.

que passe pelo ponto O, determinando o ponto centésimo em

Segmento de reta AC.

de modo que

Sentença matemática. Fração AO sobre AP, igual, fração 2 terços.

com

Segmento PC paralelo ao segmento OC

. E, dessa fórma, aplicando o teorema de Tales, temos:

Sentença matemática. Fração AO sobre AP, igual, fração A C linha sobre AC, igual, fração 2 terços.

Para finalizar a construção, podemos traçar uma reta

Reta B linha C linha.

, paralela à

Reta BC.

. Segue do teorema de Tales que:

Sentença matemática. Fração A B linha sobre AB, igual, fração 2 terços.

Assim, obtemos o triângulo Abitcentésimo.

20. a)

Sentença matemática. x sobre 90, igual a 60 centésimos, implica que, fração de numerador 90 vezes 60 sobre 100, implica que, x igual, 54.

 

Sentença matemática. y sobre 51, igual a 60 centésimos, implica que, fração de numerador 51 vezes 100 sobre 60, implica que, y igual, 85.

b) x = 120graus, já que a medida da abertura de ângulos correspondentes em figuras semelhantes é a mesma.

 

Sentença matemática. y sobre 30, igual a fração 33 sobre 55, implica que, y, igual, fração de numerador 33 vezes 30 sobre 55, implica que, y igual, 18.

Atividades – página 74

21. a) Observando a correspondência entre os ângulos, podemos dizer que os triângulos á bê cê e PRQ são semelhantes e poderemos fazer:

 

Sentença matemática. Fração x sobre 24, igual, fração 10 vigésimos.

 

Sentença matemática. x, igual, fração de numerador 10 vezes 24 e denominador 20, implica que, x igual, 12.

 

Sentença matemática. Fração y sobre 30, igual, fração 10 vigésimos, implica que, y, igual, fração de numerador 10 vezes 30 e denominador 20, implica que, y igual a 15.

b) Os triângulos á bê cê e NOM são semelhantes, então:

 

Sentença matemática. Fração x sobre 15, igual, fração 12 sobre 18, implica que, x igual, fração de numerador 12 vezes 15 e denominador 18, implica que, x igual, a 10.

 

Fração y sobre 20, fim da fração igual a, fração 18 sobre 12, fim da fração, implica que, y igual, fração, numerador 20 vezes 18, denominador 12, fim da fração, implica que, y igual, a 30

22. Os triângulos a agá bê e CHA são semelhantes, então:

 

Sentença matemática. Fração x sobre 11,1, igual, fração 8,5 sobre 13,1, implica que, x igual, fração de numerador 8,5 vezes 11,1 e denominador 13,1, implica que, x aproximadamente a 7,2.

 

Sentença matemática. Fração y sobre 13,1, igual, fração 8,5 sobre 11,1, implica que, y igual, fração de numerador 8,5 vezes 13,1 e denominador 11,1, implica que, y aproximadamente, a 10.

23. Temos que:

 

Sentença matemática. Fração x sobre 3, igual, fração 8 meios, implica que, x igual, a, fração de numerador 3 vezes 8 e denominador 2, implica que, x igual a 12.

Logo, a medida da altura do poste é 12 métros.

Um pouco de história – página 76

Espera-se que os estudantes percebam que, teorema fundamental da semelhança de triângulos, os triângulos á bê agá e GFH são semelhantes e, por isso, as medidas de comprimento dos lados correspondentes são proporcionais. Assim, pode-se escrever:

 

Sentença matemática. AB sobre GF, igual a BH sobre FH, igual a AH sobre GH.

Atividades – página 76

24. a)

Fração 8 sobre 8 mais x, fim da fração, igual a, fração 16 sobre 24, fim da fração, implica que, 16 abre parênteses, x mais 8, fecha parênteses, igual a, 8 vezes 24, implica que, x mais 8 igual a fração, numerador 8 vezes 24, denominador 16, fim da fração, implica que

x + 8 = 12 x = 4

 

Sentença matemática. Fração y sobre y mais 6, igual, fração 16 24 avos, implica que, 24 y, igual, 16y, mais 96, implica que 8y, igual, 96, implica que, y igual a 12.

b)

Fração 12 sobre 12 mais y, fim da fração igual a, fração 10 sobre 30, fim da fração, implica que, 10, abre parênteses, 12 mais y, fecha parênteses, igual a, 30 vezes 12 implica que

12 + y = 36 y = 24

 

Sentença matemática. Fração x sobre 12 mais x, igual, fração 10 trigésimos, implica que, 30x, igual, 10, abre parênteses, 12 mais x, fecha parênteses, implica que,

3x = 12 + x 2x = 12 x = 6

25. Sejam BC = x e DC = y, temos:

 

Sentença matemática. 5 sobre y, igual, fração de numerador 13 e denominador 13 mais 12, implica que, y, igual, fração de numerador 5 vezes 25 e denominador 13, implica que, y, igual, fração 125 13 avos.

 

Sentença matemática. Fração de numerador x mais 16 e denominador 16, igual, fração de numerador 12 mais 13 e denominador 13, implica que, x mais 16, igual, fração de numerador 16 vezes 25 e denominador 13.

 

Sentença matemática. x igual, fração 400 treze avos, menos 16, implica que, x igual, 400 treze avos, menos 208 treze avos, implica que, x igual, fração 192 treze avos.

Portanto,

Sentença matemática. BC igual a 193 sobre 13 metros.

 e

Sentença matemática. DC igual a 125 sobre 13 metros.

.

Atividades – páginas 78 e 79

26.

AB sobre MO, igual, AC sobre MN, implica que, 18 sobre 27 é igual a 28 sobre 42 e medida do ângulo BAC igual a, medida do ângulo OMN, igual a 40 graus

, então ΔABC  ΔMON pelo caso LAL.

 

Sentença matemática. XY sobre TS é igual a XZ sobre TR que é igual a YZ sobre SR o que implica que 1 vírgula 8 sobre 3 é igual a 3 quintos que é igual a 2 vírgula 4 sobre 4.

, então ΔXYZ ~ ΔTSR pelo caso LLL.

 

medida do ângulo EDF igual a medida do ângulo GIF igual a 35 graus e medida do ângulo EFD igual a medida do ângulo GHI igual a 60 graus

, então ΔDEF  ΔIGH pelo caso AA.

27. Sim, são semelhantes pelo caso á á, já que ambos possuem ângulos retos correspondentes

Ângulo ADG congruente ao ângulo GCF.

e

Ângulo DAG congruente ao ângulo CGF.

, já que esses ângulos são correspondentes considerando as retas paralelas

Reta GF

e

Reta DE.

(lados do quadrado) e a transversal

Reta AC.

. Assim, ΔADG ~ ΔGCF.

28. a. éle á éle

b) éle á éle ou éle éle éle

c) á á

29. Exemplo de resposta: DBE~ABC (AA).

30. a)

Ilustração. Triângulo retângulo APQ dividido em: um triângulo retângulo laranja escuro ABC, em que o comprimento de AB mede 2,4 metros, comprimento de BC mede 1,8 metros e o comprimento de AC mede 3 metros e um quadrilátero BCQP, em que o comprimento BC mede 1,8 metros e o comprimento de BP mede 1,6 metros. O comprimento PQ é paralelo ao comprimento BC

 Aplicando o teorema de Tales no triângulo, temos:

 

Sentença matemática. Fração 2,4 metros sobre 1,6 metros, igual, fração 3 metros sobre CQ, implica que, CQ, igual, fração de numerador 3 metros vezes 1,6 metros, sobre 2,4 metros, implica que, CQ, igual, 2 metros.

Portanto, a medida do comprimento da escada é 5 métros, pois 3 métros + 2 métros = 5 métros.

b) Os ângulos correspondentes dos triângulos são congruentes, pois:

 

Ângulo ABC congruente ao ângulo APQ.

(ângulos retos)

 

Ângulo BAC congruente ao ângulo PAQ.

(ângulo comum aos dois triângulos)

 

Ângulo BCA igual a ângulo PQA

(a soma das medidas das aberturas dos ângulos internos de um triângulo é 180graus e a medida das aberturas dos outros dois ângulos internos correspondentes dos dois triângulos são iguais).

Os triângulos não têm lados correspondentes com a mesma medida de comprimento.

A bê = 2,4 métros, bê cê = 1, 8 métro, cê á = 3 métros, á pê = 4 métros, PQ > 1,8 métro e QA = 5 métros.

c) Sim, como os triângulos têm ângulos correspondentes congruentes, eles são semelhantes pelo caso á á.

31. Se indicarmos por x a medida da altura do prédio, em metros, podemos fazer:

 

Sentença matemática. x sobre 1,6, igual, a 8 sobre 0,4, implica que x, igual, fração de numerador 8 vezes 1,6 sobre 0,4, implica que, x igual 32.

A medida da altura do prédio é 32 metros.

32. Respostas pessoais.

33. a)

Sentença matemática. AB sobre DE, igual a BC sobre EF, igual a 3 quartos.

Portanto, as medidas de comprimento dos lados correspondentes são proporcionais.

b)

medida do ângulo ABC igual a medida do ângulo EDF igual a 45 graus

Portanto, um dos ângulos de cada triângulo tem a mesma medida de comprimento.

c) Espera-se que os estudantes respondam que não, pois os ângulos que têm a mesma medida de abertura nos dois triângulos não estão compreendidos entre os lados que têm medidas de comprimento proporcionais.

Resolvendo em equipe – página 80

Interpretação e identificação dos dados

Resposta pessoal.

Sim, os triângulos á bê cê e FBE são semelhantes pelo caso á á, pois ambos têm um ângulo reto e compartilham o ângulo

Ângulo B.

.

Triângulos á bê dê e AFE também são semelhantes pelo caso á á, pois ambos têm um ângulo reto e compartilham o ângulo

Ângulo A.

.

Plano de resolução e resolução

Considerando que

Triângulo FBE semelhante ao triângulo ABC.

, teremos:

 

Sentença matemática. FB sobre AB é igual a EB sobre BC que é igual a FE sobre AC.

Como á cê = 4, então:

 

Sentença matemática. FB sobre AB é igual a EB sobre BC que é igual a FE sobre 4.

Considerando que

Triângulo AFE semelhante ao triângulo ABD.

, teremos:

 

Sentença matemática. AF sobre AB é igual a AE sobre AD que é igual a FE sobre BD.

Como bê dê = 6, então:

 

 

Sentença matemática. AF sobre AB é igual a AE sobre AD que é igual a FE sobre 6.

Considerando as relações obtidas, temos:

 

Sentença matemática. FB sobre AB, igual a FE sobre 4, implica que, fração de numerador AB menos AF e denominador AB, igual, FE, implica que, FE, igual, fração de numerador 4, abre parênteses, AB menos AF, fecha parênteses e denominador AB.

um

 

Sentença matemática. AF, sobre AB, igual a FE sobre 6, implica que, FE, igual a 6AF sobre AB.

dois

De dois e dois, temos:

 

Sentença matemática. 6AF sobre AB, igual, fração de numerador 4, abre parênteses, AB menos AF, fecha parênteses, e denominador AB, implica que, 4AB, igual, 10AF, implica que, AB, igual, fração 5 meios AF.

Sabendo que:

 

Sentença matemática. FB sobre AB, igual a FE sobre 4.

e

Sentença matemática. AF sobre AB, igual a FE sobre 6.

Podemos fazer:

 

Sentença matemática. FB sobre AB, fim da fração, mais, AF sobre AB, igual, FE sobre 4, fim da fração, mais FE sobre 6.

 

Sentença matemática. Fração de numerador FB mais AF, e denominador AB, igual, fração de numerador 3FE mais 2FE, e denominador 12.

Como, pela figura, podemos afirmar que FB + AF = AB, teremos:

 

AB sobre AB, igual a 5FE, sobre 12, implica que, 1, igual a 5FE sobre 12, implica que FE, igual a 12 quintos, implica que, FE, igual, 2,4

Assim, obtemos 2,4 métros para a medida de comprimento de

Segmento de reta EF.

e a alternativa c é a correta.

Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 81 e 82

1. a)

Sentença matemática. Fração 2 terços, igual, fração 1,5 sobre x, implica que, x igual, fração de numerador 1,5 vezes 3 e denominador 2, implica que, x igual, 2,25.

b)

Sentença matemática. Fração 3,6 sobre x, igual, fração 3 quartos, implica que, x igual, fração de numerador 3,6 vezes 4 e denominador 3, implica que, x igual, 4,8.

2. a)

Sentença matemática. Fração 10 12 avos, igual, fração de numerador 45 e denominador 12 mais x, implica que, 12 mais x, igual, fração de numerador 45 vezes 12 e denominador 10, implica que

x = 54 12 x = 42

b)

Sentença matemática. Fração 5 sextos, igual, fração 13 sobre 6 mais x, implica que, 6 mais x, igual, fração de numerador 6 vezes 13, e denominador 5, implica que

x = 15,6 6 x = 9,6

3. Indicando por x a medida do comprimento do muro do lote 6 com a Rua dos Sabiás e por y a medida do comprimento do portão do lote 5, temos:

a)

Sentença matemática. Fração 9,5 sobre x, igual, fração 10 sobre 12, implica que, x, igual, fração 9,5, vezes, 12, sobre 10, implica que, x, igual, 11,4.

Logo, esse muro deverá ter medida de comprimento igual a 11,4 métros.

b)

Sentença matemática. Fração y sobre 10 avos, igual, fração 13,3 sobre 9,5, implica que, y, igual, fração 13,3, vezes, 10, sobre 9,5, implica que, y, igual, 14.

O portão deverá medir 14 métros de comprimento.

4.

Sentença matemática. 2 quintos, vezes, 4 metros, igual, a 8 quintos metro, igual, 1,6 metro.

 

Sentença matemática. 2 quintos, vezes, 3 metros, igual a 6 quintos metro, igual 1,2 metro.

Logo, as novas dimensões medem 1,6 métro por 1,2 métro.

5.

Sentença matemática. 2,4 sobre 1,6, igual a 5,1 sobre x, implica que, x, igual, fração 1,6, vezes, 5,1, sobre 2,4, implica que, x, igual, 3,4.

 

Sentença matemática. 2,6 sobre y, igual a 1,6 sobre 2,4, implica que, y, igual, fração 2,4, vezes, 2,6, sobre 1,6, implica que, y, igual, 3,9.

Assim, x = 3,4 métros e y = 3,9 métros.

6. Teremos as relações:

 

Sentença matemática. x sobre 1,5, igual a 8 sobre 0,6, implica que, x, igual, fração 8, vezes, 1,5, sobre 0,6, implica que, x, igual, 20.

Logo, a medida da altura do prédio é 20 métros.

7. a) Caso á á, pois temos ângulos retos correspondentes e ângulos opostos pelo vértice.

 

Sentença matemática. x sobre 6 centímetros, igual, a 5 centímetros sobre 7,5 centímetros, implica que, x, igual, fração de numerador 6 centímetros, vezes, 5 centímetros e denominador 7,5 centímetros, implica que, x, igual, 4 centímetros.

 

Sentença matemática. y sobre 3 centímetros, igual, fração de 7,5 centímetros sobre 5 centímetros, implica que y, igual, fração de numerador 3 centímetros, vezes 7,5 centímetros e denominador 5 centímetros, implica que, y, igual, 4,5 centímetros

b) Caso á á, pois temos os ângulos correspondentes com medida de abertura α e ângulos opostos pelo vértice.

 

Sentença matemática. x sobre 6,6 centímetros, igual, 2,5 centímetros sobre 5 centímetros, implica que, x, igual, fração, de numerador 6,6 centímetros, vezes, 2,5 centímetros e denominador 5 centímetros, implica que, x, igual, 3,3 centímetros.

 

Sentença matemática. y sobre 3,2 centímetros, igual a 5 centímetros sobre 2,5 centímetros, implica que, y, igual, a fração de numerador 3,2 centímetros, vezes, 5 centímetros e denominador 2,5 centímetros, implica que, y, igual, 6,4 centímetros

É hora de extrapolar – páginas 83 e 84

1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal.

3. Respostas pessoais.

4. a) 0,15 3.6000 = .5400

3.6000 .5400 = 3.0600

Pagará R$ 30.600,00trinta mil seiscentos reais.

b) (3.6000:2) : 24 = 1.8000 : 24 = 750

Cada parcela será de R$ 750,00setecentos e cinquenta reais.

c) 48 .1050 = 5.0400

O total será de R$ 50.400,00cinquenta mil quatrocentos reais.

d) Diferença de R$ 14.400,00quatorze mil quatrocentos reais (pois 5.0400 3.6000 = 1.4400)chamada de juro.

e) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes estejam atentos aos altos valores de juro, considerando que na maior parte das vezes é mais interessante poupar para depois comprar.

5. a)

Sentença matemática. 66 milhões, 700 mil, igual, 6,67, vezes, 10 elevado a 7.

 

Sentença matemática. 79 milhões e 100 mil, igual, 7,91, vezes, 10 elevado a 7.

 

Sentença matemática. 12 milhões e 400 mil, igual, 1,24, vezes, 10 elevado a 7.

 

Sentença matemática. 379,2, igual, 3,792, vezes, 10 ao quadrado.

b) Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes tenham algumas ideais sobre como separar lixo orgânico e reciclável, consumir com consciência etcétera.

6. Respostas pessoais.

7. a) Algumas vantagens: redução do uso de materiais para a produção das embalagens; custos mais baixos para realizar o transporte; diminuição do uso de água e de produtos químicos na fabricação; facilidade de armazenamento nas casas; custo mais baixo para o consumidor.

b) Nesse caso, teremos:

 

Sentença matemática. 30 sobre h, igual, 16 décimos implica que, 16 h, igual, 300, implica que, h, igual, 300 sobre 16 o que implica que, h, igual 18,75.

Logo, a altura da embalagem da versão concentrada mede 18,75 centímetros.

13. a) Espera-se que os estudantes citem, principalmente, a preservação do meio ambiente para a sociedade atual e para as gerações futuras.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes discutam estratégias para resolver a equação obtida no primeiro item.

CAPÍTULO 4 – FATORAÇÃO E EQUAÇÕES DO 2º GRAU

Trocando ideias – página 86

x (x + 18) = .2944

x2 + 18x .2944 = 0

É uma equação do 2º grau.

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes discutam estratégias para resolver a equação obtida no primeiro item.

Atividades – página 88

1. a) a + a + a + a = 4a

b) 2x + 2y

c) x + x + 1 + x + 2 = 3x + 3

d) b + b + h + h = 3b + 2h

2. a) Como em um 1 ano há 12 meses, então em x anos 12x meses.

b) Basta dividir a quantidade y de dias por 365, ou seja,

Sentença matemática. y sobre 365.

.

3. a)

Sentença matemática. a, vezes, a, igual, a ao quadrado.

b) b h

c)

Sentença matemática. D maiúscula, vezes, d minusculo, tudo dividido por 2.

4. Em todos os itens, podemos fazer o produto entre as medidas do comprimento da largura e da altura; assim:

a)

a vezes a vezes a ou a ao cubo

b) c w h

Atividades – páginas 89 e 90

5. Nas respostas escrevemos, nesta ordem: o coeficiente e a parte literal.

a)

Fração. 1 quinto.

; a3b4

b) 

Menos 1

;

a2bc3

c)

Fração. 3 meios.

;

x3

d) 

Sentença matemática. Menos 5 vezes raiz quadrada de 3.

; mn2

e)

Fração. 1 quinto.

;

a2b3c4

f) 1

; xyz

g)

Menos 1

; xy

h)

Sentença matemática. 4 vezes pi, tudo sobre 3.

; r3

6. a. Sim.

b) Não, pois não é composto apenas por multiplicações de números por letras.

c) Não, pois o expoente da parte literal não é um número natural.

d) Sim.

e) Sim.

f) Sim.

g) Sim.

h) Não, pois não é composto apenas por multiplicações de números por letras.

i) Sim.

j) Não, pois não é composto apenas por multiplicações de números por letras.

k) Sim.

l) Sim.

Espera-se que os estudantes percebam que os monômios são expressões algébricas formadas apenas por multiplicações e que os expoentes da parte literal só podem ser números naturais.

7. a) ab

b) 6y

c) 8a2

d) a3

Atividades – página 90

8. Alternativas a, c, ê, g, pois os monômios desses itens possuem partes literais idênticas.

9. Exemplos de resposta:

a5b7c9

a5b7c9

25a5b7c9

 

Sentença matemática. a elevado a 5, fim da potência, vezes, b elevado a 7, fim da potência, vezes, c elevado a 9, tudo sobre 10.

10. Exemplo de resposta: 2ab e

1 meio

ab

Atividades – páginas 91 e 92

11. a) Retângulo um: 3ab; retângulo dois: 7ab.

b) 3ab + 7ab = 10ab

c) Substituindo no monômio encontrado no item anterior, teremos:

10 0,85 0,75 = 6,375

Logo, a medida da área total é 6,375 centímetros quadrados.

12. a) (5 + 15 12 + 2)xy = 10xy

b)

Sentença matemática. abre parêntese, menos fração 1 sobre 3 mais a fração 4 sobre 9 menos fração 1 sobre 9, fecha parêntese, multiplicado por xy, igual, abre parêntese, menos fração 3 sobre 9 mais a fração 3 sobre 9, fecha parêntese multiplicado por xy, igual, 0.

c)

Sentença matemática. abre parêntese, 9 menos 18 menos 10 mais 2, fecha parêntese, multiplicado por x elevado a 4, y elevado a 3, igual, menos 17 x elevado a 4, y elevado a 3.

13. Podemos calcular:

5abc (3abc) = [5 (3)]abc = [5 + 3]abc = 8abc

Devemos adicionar 8abc.

14. Podemos, primeiro, simplificar a expressão:

 

Sentença matemática. abre parêntese, fração 4 sobre 3 menos fração 3 sobre 8 mais a fração 4 sobre 9 menos a fração 1 sobre 4 fecha parêntese, multiplicado por x elevado a 2, y, igual, abre parêntese, fração 96 menos 27 mais 32 menos 18, tudo sobre 72, fecha parêntese, multiplicado por x elevado 2, y, igual, abre parêntese, fração 83 sobre 72, fecha parêntese, x elevado a 2, y.

Substituindo x por 1 e y por 2, temos:

 

Sentença matemática. abre parêntese, fração 83 sobre 72, fecha parêntese, multiplicado por, abre parêntese, menos 1, fecha parêntese, elevado a 2, multiplicado por, 2, igual, fração 83 sobre 36.

Atividades – páginas 92 e 93

15. a) xelevado a 7 + elevado a 8 = xelevado a 15

b) (+3) (8) (xelevado a 1 + 1) = 24 xelevado a 2

c) (2)(+7)(xelevado a 2 + 1 yelevado a 1 + 1) = 14 xelevado a 3 yelevado a 2

d) (+4) (2) (aelevado a 1 + 1 belevado a 2 + 1 c) = 84 aelevado a 2 belevado a 3 c

16. a)

Sentença matemática. 2k multiplicado por 2k, igual, 4k elevado a 2.

b) 3x 6y = 18xy

17. a) xelevado a 2 + 4 +13 = xelevado a 19

b)

Sentença matemática. fração 1 sobre 10 multiplicado por fração 10 sobre 7 multiplicado por 14, multiplicado por ykxz, igual, 2ykxz.

c)

Sentença matemática. abre parêntese, menos 0 vírgula 4, fecha parêntese, multiplicado por, abre parêntese, 0 vírgula 01, fecha parêntese, multiplicado por, abre parêntese, menos 0 vírgula 02, fecha parêntese, multiplicado por a elevado 2 mais 2, multiplicado por, b elevado 1 mais 1 mais 3, igual, 0 vírgula 00008 a elevado a 4, b elevado a 5.

d)

Sentença matemática. abre parêntese, menos 3, fecha parêntese, multiplicado por 1, multiplicado por, abre parêntese, menos 18, fecha parêntese, multiplicado por m elevado a 1 mais 1 mais 1, multiplicado por, n elevado a 1 mais 1, multiplicado por p elevado 1 mais 1, igual, 54 m elevado a 3, n elevado a 2, p elevado a 2.

18. Sabendo que A B = C + D, temos: D = A B C.

Podemos começar calculando A B:

 

Sentença matemática. 2 x elevado a 2, y elevado a 3, multiplicado por, abre parêntese, menos 4xy, fecha parêntese, igual, 2 multiplicado por, abre parêntese, menos 4, fecha parêntese, multiplicado por x elevado a 2 mais 1, y elevado a 3 mais 1, igual, menos 8 x elevado a 3, y elevado por 4.

Agora, fazemos A B C:

 

Sentença matemática. menos 8 x elevado a 3, y elevado a 4 menos, abre parêntese, menos 14 x elevado a 3 e y elevado a 4, fecha parêntese, igual, abre parêntese, menos 8 mais 14, fecha parêntese, x elevado a 3, y elevado por 4, igual, 6 x elevado 3, y elevado a 4.

Portanto, D = 6xelevado a 3yelevado a 4.

19. Exemplos de resposta:

pelevado a 3 e 6q

6 e pelevado a 3q

2pq e 3pelevado a 2

20. a. Parte verde: x 5y = 5xy

Parte rosa: 2x 5y = 10xy

b) Parte branca: x 5y = 5xy

Total: 5xy + 10xy + 5xy = 20xy

Atividades – página 93

21. a)

Sentença matemática. fração 16 x elevado a 7 sobre 4 x elevado a 3, igual, 4 x elevado a 4.

b)

Sentença matemática. fração menos 60 a elevado a 5, b elevado a 3, sobre, menos 15 a elevado a 2, b, igual, 4 a elevado a 3, b elevado a 2.

c)

Sentença matemática. fração menos 125 a elevado a 5, b elevado a 3, c elevado a 7 sobre menos 25 a elevado a 4, b elevado a 3, c elevado a 2, igual, 5 a, c elevado a 5.

d)

fração 18 multiplicado por x elevado a 5 e y elevado por 4 sobre menos 9 multiplicado por x elevado a 5 e y elevado a 3 é igual a menos 2y

e)

Sentença matemática. fração três quintos de xy, z elevado a 2 sobre 0 vírgula 2yz, igual, menos 3xz.

f)

Sentença matemática. fração 0 vírgula 2 x elevado a 2, y elevado a 4 sobre 0 vírgula 25x, y elevado a 2, igual, 0 vírgula 8x, y elevado a 2.

g)

Sentença matemática. fração b elevado a 2, m elevado a 2 sobre menos 5bm, igual, fração menos 1 quinto de bm.

h)

Sentença matemática. fração menos 250 x elevado a 3 sobre 50 x elevado a 3, igual, menos 5.

i)

Sentença matemática. fração 18 x elevado a 4 sobre 3 x elevado a 2, igual, 6 x elevado a 2.

j)

Sentença matemática. fração menos 10 x elevado a 3 sobre menos 2 x elevado a 2, igual, 5x.

22. a) Seja A o monômio procurado, sabemos que:

 

Sentença matemática. fração dois terços de x elevado a 2, y elevado a 3 sobre A, igual, fração menos 1 quinto de xy.

Logo, temos:

 

A é igual a fração, numerador dois terços de x elevado a 2, y elevado a 3, denominador menos 1 quinto de xy, fim da fração igual, 2 terços multiplicado por, abre parêntese, menos 5, fecha parêntese, x y elevado a 2, igual, fração 10 terços, fim da fração de x y elevado a 2

b) Seja A o monômio procurado, sabemos que:

 

Sentença matemática. A multiplicado por 10 a, b elevado a 3, igual, 15 a elevado a 2, b elevado a 5.

Logo, temos:

 

Sentença matemática. A, igual, fração 15 a elevado a 2, b elevado a 5 sobre 10 a, b elevado a 3, igual, fração 3 meios de a b elevado a 2.

c) Seja A o monômio procurado, sabemos que:

 

Sentença matemática. A multiplicado por, abre parêntese, menos 2xy, fecha parêntese, igual, fração 3 quartos de x elevado a 2, y elevado a 3.

Logo, temos:

 

Sentença matemática. A, igual, fração três quartos de x elevado a 2, y elevado a 3 sobre menos 2xy, igual, fração menos 3 oitavos de x y elevado a 2.

23. a)

Sentença matemática. fração menos 30 a elevado a 4, b elevado a 6 sobre menos 6 a, b elevado a 5, igual, 5 a elevado a 3, b.

b)

Sentença matemática. fração x elevado a 4, y elevado a 4, z elevado a 4 sobre x elevado a 2, y elevado a 3, z elevado a 4, igual, x elevado a 2, y.

c)

Sentença matemática. fração 6 x elevado a 6 sobre menos 3 x elevado a 4, igual, menos 2 x elevado a 2.

Atividades – página 94

24. Representamos a situação por: 120x + 80y. 

25. Exemplo de resposta:

Sentença matemática. Fração 100 multiplicado por, abre parêntese, 100 menos x, fecha parêntese, sobre 3.

Atividades – página 95

26. Observando o termo de maior grau nos polinômios, temos:

a) 3º grau.

b) 5º grau.

c) 3º grau.

d) 4º grau.

e) 7º grau.

f) 6º grau.

g) 5º grau.

27. As respostas estão, respectivamente, em relação a x e a y:

a) 2º grau; 3º grau.

b) 5º grau; 4º grau.

c) 3º grau; 2º grau.

d) 3º grau; 2º grau.

e) 2º grau; 4º grau.

f) 2º grau; 3º grau.

Atividades – páginas 96 e 97

28. a)

Sentença matemática. abre parêntese, menos 3 x elevado a 2 mais 6 x elevado a 2, fecha parêntese, mais abre parêntese, 5x menos 4x, fecha parentese, mais, abre parêntese, menos 8 menos 3, fecha parêntese, igual, 3 x elevado a 2 mais x menos 11.

b) (8ab + 3ab) + (7bc 5bc) + (3ac ac) = 11ab 12bc + 2ac

c)

Sentença matemática. abre parêntese, fração menos 3x sobre 2 mais, fração x sobre 5, mais 2x, fecha parêntese, mais, abre parêntese, fração menos y sobre 3, menos a fração y sobre 4, mais y, fecha parêntese, igual,

 

abre parêntese fração menos 15x mais 2x mais 20x sobre 10, fecha parêntese, mais, abre parêntese, fração menos 4y menos 3y mais 12y sobre 12, fecha parêntese, igual, fração 7x sobre 10 mais a fração 5y sobre 12.

d)

Sentença matemática. abre parêntese, fração a sobre 2 mais fração 2a sobre 3, fecha parêntese, mais, abre parêntese, b mais 2b, fecha parêntese, mais, abre parêntese, menos 6 menos 5, fecha parêntese, igual, abre parêntese, fração 3a mais 4a sobre 6, fecha parêntese, mais, 3b menos 11,

 

igual, fração 7a sobre 6 mais 3b menos 11.

29. Adicionando as medidas dos comprimentos dos lados da figura, temos:

 

Sentença matemática. abre parêntese, 2x mais 1, fecha parêntese, mais, abre parêntese, x mais 2, fecha parêntese, mais, abre parêntese, 3x mais 3, fecha parêntese, mais, abre parêntese, fração 3x sobre 2, mais 1, fecha parêntese,

 

igual, abre parêntese, 2x mais x mais 3x mais fração 3x sobre 2, fecha parêntese, mais, abre parêntese, 1 mais 2 mais 3 mais 1, fecha parêntese,

 

igual, abre parêntese, fração 4x mais 2x mais 6x mais 3x tudo sobre 2, fecha parêntese, mais 7, igual, fração 15x sobre 2 mais 7.