Parte 4
e) Trinômio quadrado perfeito
16a2 ‒ 8a + 1 = (4a)2 ‒ 2 ⋅ 4a ⋅ 1 + 12 = (4a ‒ 1)2
8. a) (a + 3)2 ‒ 9 = a2 + 6a + 9 ‒ 9 = a2 + 6a = a(a + 6)
b) y x3 ‒ x y3 = xy(x2 ‒ y2) = xy(x + y)(x ‒ y)
c) y3 ‒ y2 ‒ 9y + 9 = y2(y ‒ 1) ‒ 9(y ‒ 1) = (y2 ‒ 9)(y ‒ 1) = (y + 3)(y ‒ 3)(y ‒ 1)
d) 12x2 ‒ 48y2 = 12(x2 ‒ 4y2) = 12(x + 2y)(x ‒ 2y)
e) 6x2 ‒ 12x + 6 = 6(x2 ‒ 2x + 1) = 6 (x ‒ 1)2
9. a) .20132 ‒ .20102 = (.2013 + .2010) ⋅ (.2013 ‒ .2010) =
= .4023 ⋅ 3 = 1.2069
b) 4752 ‒ 4742 = (475 + 474) ⋅ (475 ‒ 474) = 949 ⋅ 1 = 949
10. a) 4y2 + 2 ⋅ 2y ⋅ 7 + 49 = 4y2 + 28y + 49
b) m2 ‒ 2m + 1
c) 9n2 + 6n + 1
11. a) x2 = 9
Sentença matemática. x é igual a raiz quadrada de 9
ou
Sentença matemática. x é igual a menos raiz quadrada de 9x1 = ‒ 3
x2 = 3
S = {‒ 3, 3}
b) x2 + 8x + 15 = 0
x é igual a fração de numerador menos 8 mais ou menos raiz quadrada de 8 ao quadrado menos 4 vezes 1 vezes 15, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual, fração de numerador menos 8 mais ou menos raiz quadrada de 64 menos 60, fim da raiz, e denominador 2, igual, menos 8 mais ou menos raiz quadrada de 4, fim da raiz, e denominador 2.
x1 é igual a fração de numerador menos 8 menos 2 e denominador 2, igual, menos 5.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração menos 8 mais 2 sobre 2 é igual a menos 3
S = {‒ 5, ‒ 3}
c)
Sentença matemática. m elevado a 2 menos raiz quadrada de 2 fim da raiz quadrada vezes m é igual a 0Sentença matemática. m vezes abre parêntese m menos raiz quadrada de 2 fim da raiz quadrada fecha parêntese é igual a 0.
m = 0
ou
Sentença matemática. m menos raiz quadrada de 2 fim da raiz quadrada é igual a 0
Sentença matemática. m é igual a raiz quadrada de 2
Sentença matemática. S é igual a abre chave 0 e raiz quadrada de 2 fim da raiz quadrada fecha chave
d) x2 + 10x + 25 = 0
x é igual a fração de numerador menos 10 mais ou menos raiz quadrada de 10 ao quadrado menos 4 vezes 1 vezes 25, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual, fração de numerador menos 10 mais ou menos raiz quadrada de 100 menos 100, fim da raiz, e denominador 2, igual.
igual, fração de numerador menos 10 mais ou menos raiz quadrada de zero e denominador 2.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a x subscrito 2 é igual a menos fração 10 sobre 2 fim da fração é igual a menos 5.
S = {‒ 5}
e) x2 ‒ 6x ‒ 7 = 0
x é igual a fração de numerador menos, abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, mais ou menos raiz quadrada de, abre parênteses, menos 6, fecha parênteses, ao quadrado, menos 4 vezes 1 vezes, abre parênteses, menos 7, fecha parênteses, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual, fração de numerador 6 mais ou menos raiz quadrada de 36 mais 28, fim da raiz, e denominador 2, igual.
igual a fração 6 mais ou menos raiz quadrada de 64 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a fração 6 menos 8 sobre 2 fim da fração é igual a menos 1.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração 6 mais 8 sobre 2 fim da fração é igual a 7
S = {‒ 1, 7}
f) 16y2 ‒ 121 = 0
16y2 = 121
Sentença matemática. y elevado a 2 é igual a fração 121 sobre 16 fim da fração.
Sentença matemática. y é igual a mais ou menos raiz quadrada fração 121 sobre 16 fim da fração fim da raiz quadrada.
Sentença matemática. y subscrito 1 é igual a menos fração 11 sobre 4 fim da fração.
Sentença matemática. y subscrito 2 é igual a fração 11 sobre 4 fim da fração.
Sentença matemática. S é igual a abre chave menos a fração 11 sobre 4 fim da fração e fração 11 sobre 4 fim da fração fecha chave
g) 3x2 + 2x + 8 = 0
x é igual a fração de numerador menos 2 mais ou menos raiz quadrada de 2 ao quadrado menos 4 vezes 3 vezes 8, fim da raiz, e denominador 2 vezes 3, igual, fração de numerador menos 2 mais ou menos raiz quadrada de 4 menos 96, fim da raiz, e denominador 6, igual, menos 2 mais ou menos raiz quadrada de menos 92, fim da raiz, e denominador 6.
Como não existe
raiz quadrada menos 92 fim da raiz quadrada, então não existem raízes reais para essa equação.
S = ∅
12. a) x2 + 8x + 16 + x2 ‒ 8x + 16 ‒ 160 = 0
2x2 ‒ 128 = 0
Sentença matemática. x elevado a 2 é igual a fração 128 sobre 2.
Sentença matemática. x é igual a mais ou menos raiz quadrada de 64.
x1 = ‒ 8
x2 = 8
S = {‒ 8, 8}
b) x2 ‒ 11x + 28 = 0
x é igual a fração de numerador menos, abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, mais ou menos raiz quadrada de, abre parênteses, menos 11, fecha parênteses, ao quadrado, menos 4 vezes 1 vezes 28, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual, fração de numerador 11 mais ou menos raiz quadrada de 121 menos 112, fim da raiz, e denominador 2, igual.
fração 11 mais ou menos raiz quadrada de 9 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a fração 11 menos 3 sobre 2 fim da fração é igual a 4.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração 11 mais 3 sobre 2 fim da fração é igual a 7.
S = {4, 7}
c) 4x2 + 2x + 2 ‒ 1 = 0
4x2 + 2x + 1 = 0
x é igual a fração de numerador menos 2 mais ou menos raiz quadrada de 2 ao quadrado menos 4 vezes 4 vezes 1, fim da raiz, e denominador 2 vezes 4, igual, fração de numerador menos 2 mais ou menos raiz quadrada de 4 menos 16, fim da raiz, e denominador 8, igual, fração de numerador menos 2 mais ou menos raiz quadrada de menos 12 e denominador 8.
Como o discriminante é menor que zero, então não existem raízes reais.
S = ∅
d) x2 + 7x ‒ 35 + 5x = 0
x2 + 12x ‒ 35 = 0
x é igual a fração de numerador menos 12 mais ou menos raiz quadrada de 12 ao quadrado menos 4 vezes 1 vezes, abre parênteses, menos 35, fecha parênteses, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual.
fração menos 12 mais ou menos raiz quadrada 144 mais 140 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração é igual a fração menos 12 mais ou menos raiz quadrada 284 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a fração menos 12 menos raiz quadrada de 284 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração é igual a fração menos 12 menos 2 vezes raiz quadrada de 71 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração é igual a menos 6 menos raiz quadrada de 71.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração menos 12 mais 2 vezes raiz quadrada de 71 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração é igual a menos 6 mais raiz quadrada de 71.
Sentença matemática. S é igual a abre chave menos 6 menos raiz quadrada de 71 fim da raiz quadrada e menos 6 mais raiz quadrada de 71 fim da raiz quadrada fecha chave.
13. A equação que representa essa situação é:
x2 ‒ 3x = 10
x2 ‒ 3x ‒ 10 = 0
x é igual a fração de numerador menos, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, mais ou menos raiz quadrada de, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, ao quadrado, menos 4 vezes 1 vezes, abre parênteses, menos 10, fecha parênteses, fim da raiz, e denominador 2 vezes 1, igual, fração de numerador 3 mais ou menos raiz quadrada de 9 mais 40, fim da raiz, e denominador 2, igual.
3 mais ou menos raiz quadrada 49 fim da raiz quadrada sobre 2 fim da fração.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a fração 3 menos 7 sobre 2 fim da fração é igual a menos 2.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração 3 mais 7 sobre 2 fim da fração é igual a 5.
Nesse caso, o número é –2 ou 5.
14. A equação que representa essa situação é:
x2 = 4x, sendo x ≠ 0
x2 ‒ 4x = 0
x(x ‒ 4) = 0
x1 = 0 (Não convém, de acôrdo com o enunciado.)
x2 = 4
Portanto, esse número é o 4.
15. De acôrdo com as informações apresentadas, teremos:
(y ‒ 30) ⋅ (y ‒ 40) = .1200
y2 ‒ 40y ‒ 30y + .1200 = .1200
y2 ‒ 70y = 0
y(y ‒ 70) = 0
y1 = 0 (não convém, pois é uma medida)
y2 = 70
Logo, a medida do comprimento do lado do quadrado deve ser de 70 métros.
16. Para que a equação tenha duas raízes reais e iguais, devemos ter ∆ = 0, ou seja:
p2 ‒ 4 ⋅ 1 ⋅ 4 = 0
p2 ‒ 16 = 0
p2 = 16
Sentença matemática. p é igual a mais ou menos raiz quadrada de 16.
p = ‒ 4 ou p = 4
17. Para que a equação não apresente raízes reais e iguais, deveremos ter ∆ < 0, ou seja:
( ‒6)2 ‒ 4 ⋅ 1 ⋅ m < 0
36 ‒ 4m < 0
36 < 4m
Sentença matemática. Fração 36 sobre 4 fim da fração menor que m.
9 < m
m > 9
18. Para que a equação tenha duas raízes reais, deveremos ter ∆ > 0, ou seja:
( ‒ 4) 2 ‒ 4 ⋅ 1 ⋅ k > 0
16 ‒ 4k > 0
‒ 4k > ‒ 16
Sentença matemática. k menor que a fração menos 16 sobre menos 4.
k < 4
Capítulo 5 – Função afim
Trocando ideias – página 127
• Fusão do gelo: 0 grau Célsius; ebulição da água: 100 graus Célsius.
• Substituindo éfe por 109 na fórmula éfe = 1,8 cê + 32, teremos:
109 = 1,8 cê + 32
109 ‒ 32 = 1,8 cê
Sentença matemática. C é igual a fração 77 sobre 1,8 aproximadamente 42,8.
Aproximadamente 42,8 graus Célsius.
• Resposta pessoal.
Atividades – página 129
1. a) Como são seiscentas embalagens por hora, em 10 horas serão 6 000 embalagens, pois 600 ⋅ 10 = .6000.
b) Como .4800 : 600 = 8, serão necessárias 8 horas para produzir 4. oitocentas embalagens.
c) Sim; porque cada hora corresponde a uma única quantidade produzida.
d) Se representarmos a quantidade de embalagens por y e o tempo em hora por t, teremos a seguinte lei: y = 600 ⋅ t.
2. A lei será A = a ⋅ a, ou seja, A = a2.
A medida da área é a variável dependente e a medida do comprimento do lado é a variável independente.
Atividades – página 130
3. Considerando que f(x) = 5x + 2, teremos:
a) f(0) = 5 ⋅ 0 + 2 = 2
b) f(‒ 1) = 5 ⋅ (‒ 1) + 2 = ‒ 3
c) f(‒ 2) = 5 ⋅ (‒ 2) + 2 = ‒ 8
d)
Sentença matemática. f de 3 quartos é igual a 5 vezes três quartos fim da fração mais 2 é igual a fração 15 mais 8 sobre 4 fim da fração é igual a fração 23 sobre 4.4. Considerando que f(x) = 5x ‒ 2, teremos:
a)
Sentença matemática. 5x menos 2 é igual implica x é igual a dois quintos.b)
Sentença matemática. 5x menos 2 é igual a 3 implica x é igual a fração 5 sobre 5 fim da fração implica x é igual a 1.1
c)
Sentença matemática. 5x menos 2 é igual a menos 10 implica x é igual a menos oito quintos.d)
Sentença matemática. 5x menos 2 é igual a 13 implica x é igual a fração 15 sobre 5 fim da fração implica x é igual a 3.5. Sendo
Sentença matemática. f de x é igual a meio vezes x menos três quartos., podemos calcular o que se pede em cada item.
Sentença matemática. f de zero é igual a meio vezes 0 menos três quartos é igual a menos três quartos.
Sentença matemática. f de 1 é igual a meio vezes 1 menos três quartos é igual a fração 2 menos 3 sobre 4 fim da fração é igual a menos um quarto.
Sentença matemática. f de 2 é igual a meio vezes 2 menos três quartos é igual a fração 4 menos 3 sobre 4 fim da fração é igual a um quarto.
a)
Sentença matemática. Fração f de zero menos f de 1 sobre f de 2 é igual a fração menos três quartos menos abre parênteses menos um quarto fecha parêntese sobre um quarto fim da fração é igual a abre parentese menos dois quartos fecha parentese vezes 4 é igual a menos 2.b)
Sentença matemática. f de 2 vezes f de 1 sobre f de zero é igual a fração um quarto vezes abre parênteses menos um quarto fecha parêntese sobre três quarto fim da fração é igual a abre parêntese menos fração 1 sobre 16 fim da fração fecha parêntese vezes abre parêntese menos quarto terços fecha parêntese é igual a fração 1 sobre 12.6. a) f(x) = 2x
b)
Sentença matemática. f de menos um quinto é igual a 2 vezes abre parêntese menos um quinto fecha parêntese é igual a menos dois quintos.c)
Sentença matemática. 2x é igual a fração 7 sobre 2 fim da fração implica x é igual a fração 7 sobre 4.Representação gráfica de uma função – páginas 132 e 133
Situação 1
A lei de formação é q = 7t, sendo t ⩾ 0.
Situação 2
A lei de formação é
Sentença matemática. y é igual a fração 1 sobre x., sendo xis ≠ 0.
Situação 3
A lei de formação é p = 2n, sendo n um número natural maior ou igual a 1.
Atividades – páginas 133 e 134
7. a) y = 0,5x, com x ∈
.
b) Gráfico A. Espera-se que os estudantes percebam que o gráfico dessa função não é uma linha contínua, pois a quantidade de fotos só pode ser representada por números naturais.
8. Nesse caso, teremos:
Sentença matemática. x vezes y é igual a 3 vezes 5 implica que y é igual a fração 15 sobre x fim da fração , com x diferente de 0.
9. As grandezas densidade e medida da área são inversamente proporcionais; as grandezas densidade e população são diretamente proporcionais.
10. A função f representa grandezas inversamente proporcionais, então as alternativas a e d estão descartadas. Como x > 0 então não pode ser a alternativa c. Portanto, o gráfico correspondente a essa função é o da alternativa b.
Lendo e aprendendo – páginas 135 e 136
1. a) No dia 2 de dezembro de 2020.
b) Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias.
c) Covid-19.
d) Exemplo de resposta: Com os modelos matemáticos, é possível saber a relação entre a medida do tempo e o número de infectados por essas doenças e, desta fórma, é possível, por exemplo, planejar medidas de proteção e prever a quantidade de indivíduos que devem ser vacinados para erradicar a doença.
2. Gráfico da alternativa , pois quanto maior for o valor de t, maior será o valor da função exponencial. a
3.
4. Respostas pessoais.
5. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes respondam que verificam se a publicação tem data, se a fonte é confiável, se leem toda a publicação e não apenas a manchete ou o título, pesquisam sobre o autor da publicação e as informações divulgadas em outras fontes.
Atividades – página 140
11. São leis de função afim as alternativas a, b, c, e.
As alternativas d e f não representam uma função afim, pois têm a variável independente elevada ao quadrado.
12. Para a elaboração dos gráficos, procuraremos alguns pontos pertencentes a função e realizaremos a construção.
a)
x |
y = 2 |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
2 |
(0, 2) |
1 |
2 |
(1, 2) |
b)
x |
y = 3x |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
3 ⋅ 0 = 0 |
(0, 0) |
1 |
3 ⋅ 1 = 3 |
(1, 3) |
c)
x |
|
(x, y) |
---|---|---|
0 |
|
(0, 0) |
3 |
|
(3, −2) |
d)
x |
y = x + 3 |
(x, y) |
---|---|---|
0 |
0 + 3 = 3 |
(0, 3) |
−3 |
−3 + 3 = 0 |
(−3, 0) |
e)
x |
y = 1 − 2x |
(x,y) |
---|---|---|
0 |
1 − 2 ⋅ 0 = 1 |
(0, 1) |
2 |
1 − 2 ⋅ 2 = −3 |
(2, −3) |
f)
x |
y = x − 2 |
(x, y) |
0 |
⋅ 0 − 2 = −2 |
(0, −2) |
3 |
⋅ 3 − 2 = −1 |
(3, −1) |
13. a) V = 60 ⋅ t, em que t é um número real positivo.
b) Se t = 10, então V = 60 ⋅ 10 = 600. Portanto, terá 600 litros de água após 10 minutos.
c) Se V = 900, então 900 = 60 ⋅ t ⇒ t = 15. Ou seja, são necessários 15 minutos para a piscina ficar com 900 litros de água.
14. São verdadeiras:
a) Função afim é toda função cuja lei pode ser escrita na fórma ípsilon = á xis + bê, em que a e b são números reais e x pode ser qualquer número real.
d) O gráfico da função dada por g (x) = 6, para qualquer x real, é uma reta paralela ao eixo x.
15. Temos que:
x |
h(x) = x |
(x, h(x)) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
1 |
(1, 1) |
x |
m(x) = −x |
(x, (m(x)) |
---|---|---|
0 |
0 |
(0, 0) |
1 |
−1 |
(1, −1) |
x |
f(x) = −x + 3 |
(x, f(x)) |
---|---|---|
−2 |
−( −2) + 3 = 5 |
(−2, 5) |
0 |
0 + 3 = 3 |
(0, 3) |
x |
g(x) = 2x − 3 |
(x, (g(x)) |
---|---|---|
1 |
2 ⋅ 1 − 3 = −1 |
(1, −1) |
0 |
2 ⋅ 0 − 3 = −3 |
(0, −3) |
x |
p(x) = +1 |
(x, p(x)) |
---|---|---|
−1 |
+1= |
(−1,) |
4 |
+1= |
(4, 3) |
x |
q(x) = x − 1 |
(x, (q(x)) |
---|---|---|
−1 |
−1 − 1 = −2 |
(−1, −2) |
4 |
4 − 1 = 3 |
(4, 3) |
Assim, construindo as funções no mesmo plano, temos:
a) Ponto de encontro: (0, 0)
b) Ponto de encontro: Q(2, 1)
c) Ponto de encontro: S(4, 3)
Atividades – página 141
16. a)
Sentença matemática. Menos 4x mais 8 é igual a 0 implica 4x é igual a 8 implica x é igual a oito quartos implica que x é igual a 2.Portanto, 2 é o zero da função.
b)
Sentença matemática. Menos 3x menos 21 é igual a 0 implica menos 21 é igual a 3x implica x é igual a menos vinte um terços implica x é igual menos 7.Portanto,
‒7 é o zero da função.
c)
Sentença matemática. 2 menos 8x é igual a 0 implica 2 é igual a 8x implica x é igual a fração 2 sobre 8 fim da fração implica x é igual a um quarto.Portanto,
Fração. Um quarto.é o zero da função.
d) 7 ‒ x = 0 ⇒ x = 7
Portanto, 7 é o zero da função.
e)
Sentença matemática. Menos 4x menos 64 é igual a 0 implica menos 64 é igual a 4x implica x é igual a fração menos 64 sobre 4 fim da fração implica que x é igual a menos 16Portanto, ‒16 é o zero da função.
f)
Sentença matemática. Menos 6x mais 18 é igual a 0 implica que 18 é igual a 6x implica que x é igual a fração 18 sobre 6 fim da fração implica que x é igual a 3.Portanto, 3 é o zero da função.
g)
Sentença matemática. 3x menos 9 é igual a 0 implica que 3x é igual a 9 implica que x é igual nove terços implica x é igual a 3.Portanto, 3 é o zero da função.
h)
Sentença matemática. 4x menos 20 é igual a 0 implica 4x é igual a 20 implica x é igual a vinte quartos implica x é igual a 5.Portanto, 5 é o zero da função.
17. Se o zero da função f é igual a 4, teremos
Sentença matemática. f de 4 é igual a 0., então:
3 ⋅ 4 + m ‒ 2 = 0 ⇒ 12 + m ‒ 2 = 0 ⇒ 10 + m = 0 ⇒ m = ‒ 10
18. Considere uma função afim do tipo
Sentença matemática. f de x é igual a ax mais b., em que a e b são números reais e a ≠ 0. Segundo as informações do enunciado, temos que:
Sentença matemática. f de 1 é igual a 0 implica que a mais b é igual a 0.
Sentença matemática. f de menos 1 é igual a 2 implica que menos a mais b é igual a 2.
Assim, temos o seguinte sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas:
Sentença matemática. Sistema de duas equações. Abre chaves, primeira equação: a mais b é igual a 0. Abaixo, segunda equação: menos a mais b é igual a 2.
Adicionando as duas equações, temos:
2b = 2
b = 1
Se a + b = 0 e b = 1, então a = ‒ 1.
Portanto, temos que f(x) = ‒ x + 1.
Tecnologias digitais em foco – páginas 144 e 145
Explore
a) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de y = x + 1 tem ordenada igual a uma unidade a mais que a ordenada do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x. Ou seja, o gráfico de y = x + 1 é uma reta paralela ao gráfico de y = x, pois houve uma translação vertical de uma unidade para cima.
b) Espera-se que os estudantes observem que:
• o gráfico de y = x ‒ 1 corresponde a uma translação na vertical de uma unidade para baixo do gráfico de y = x;
• o gráfico de y = x + 2 corresponde a uma translação vertical de duas unidades para cima do gráfico de y = x;
• o gráfico de y = x + 3 corresponde a uma translação vertical de 3 unidades para cima do gráfico y = x.
c) Os estudantes devem responder que a investigação anterior sugere que a reta que é gráfico de uma função afim do tipo y = x + b corresponde a uma translação vertical de b unidades para cima (se b > 0) ou para baixo (se b < 0) do gráfico de y = x.
d) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de y = 2x tem ordenada igual ao dôbro daquela do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x. Ou seja, o gráfico de y = 2x é uma reta que tem inclinação igual ao dôbro da inclinação de y = x.
e) Espera-se que os estudantes observem que cada ponto do gráfico de
y igual a 1 sobre 3 vezes x,
y igual a 1 sobre 2 vezes xe y = 3x tem ordenada igual à metade, à terça parte e ao triplo, respectivamente, daquela do ponto de mesma abscissa no gráfico de y = x .
f) Construindo o que se foi pedido, temos:
Espera-se que os estudantes consigam perceber que as funções indicadas têm como ponto de encontro a origem do plano, sendo diagonais de cada um dos quadrantes. Além disso, as funções podem ser classificadas como reflexões uma da outra em relação aos eixos.
Os estudantes podem construir os gráficos dos seguintes pares de funções afim:
• y = 2x e y = ‒2x
• y = 3x + 1 e y = ‒3x + 1
•
y é igual a 1 quartox
‒ 5 e
y é igual a menos 1 quartox
‒ 5
h) Espera-se que os estudantes obtenham os gráficos a seguir:
Atividades – página 146
19. a.
x |
f(x) = 4x − 20 |
(x, f(x)) |
---|---|---|
0 |
4 ⋅ 0 − 20 = −20 |
(0, −20) |
5 |
4 ⋅ 5 − 20 = 0 |
(5, 0) |
O gráfico da função intercepta o eixo x no ponto (5, 0). Portanto, 5 é o zero da função.
A função é crescente, pois a = 4 e 4 > 0.
b)
x |
f(x) = 7x − 21 |
(x,f(x)) |
---|---|---|
0 |
7 ⋅ 0 − 21 = −21 |
(0, −21) |
3 |
7 ⋅ 2 − 21 = −7 |
(3, −7) |
O gráfico da função intercepta o eixo x no ponto (3, 0). Portanto, 3 é o zero da função.
A função é crescente, pois a = 7 e 7 > 0.
c)
x |
f(x) = −4x + 1 |
(x,f(x)) |
---|---|---|
0 |
−4 ⋅ 0 + 1 = 1 |
(0, 1) |
|
−4·() + 1 =0 |
|
O gráfico da função intercepta o eixo x no ponto
abre parênteses, 1 quarto e 0, fecha parênteses.. Portanto,
Fração. Um quarto.é o zero da função.
A função é decrescente, pois a = ‒4 e ‒4 < 0.
d)
x |
f(x) = x − 3 |
(x,f(x)) |
---|---|---|
0 |
0 − 3 = −3 |
(0, −3) |
3 |
3 − 3 = 0 |
(3, 0) |
O gráfico da função intercepta o eixo x no ponto (3, 0). Portanto, 3 é o zero da função.
A função é crescente, pois a = 1 e 1 > 0.
20. a) Zero da função: 2x ‒ 6 = 0 ⇒ x = 3
Como a função é crescente, teremos:
Para x = 3, a função é nula.
Para x > 3, a função é positiva.
Para x < 3, a função é negativa.
b) Zero da função: ‒ 8 + x = 0 ⇒ x = 8
Como a função é crescente, teremos:
Para x = 8, a função é nula.
Para x > 8, a função é positiva.
Para x < 8, a função é negativa.
c) Zero da função: ‒ x + 11 = 0 ⇒ x = 11
Como a função é decrescente, teremos:
Para x = 11, a função é nula.
Para x > 11, a função é negativa.
Para x < 11, a função é positiva.
d) Zero da função: ‒ 2x ‒ 4 = 0 ⇒ x = ‒ 2
Como a função é decrescente, teremos:
Para x = ‒2, a função é nula.
Para x > ‒2, a função é negativa.
Para x < ‒2, a função é positiva.
21. Pelas informações apresentadas, para uma função afim do tipo y = ax + b, em que a e b são números reais e a ≠ 0, temos que:
Para x = 2, y = 0, ou seja, 2 é o zero da função. Assim: 2a + b = 0 ⇒ b = ‒ 2a
A função é crescente, logo a > 0.
Nessas condições, temos as seguintes funções afim:
y = x ‒ 2
y = 3x ‒ 6
Sentença matemática. y é igual a fração x sobre 2 fim da fração menos 1.
22. Para uma função afim crescente:
Para
Sentença matemática. x é igual a fração menos b sobre a., a função é nula.
Para
Sentença matemática. x é maior que fração menos b sobre a., a função é positiva.
Para
Sentença matemática. x é menor que fração menos b sobre a., a função é negativa.
Para uma função afim decrescente:
Para
Sentença matemática. x é igual a fração menos b sobre a., a função é nula.
Para
Sentença matemática. x é menor que fração menos b sobre a., a função é positiva.
Para
Sentença matemática. x é maior que fração menos b sobre a., a função é negativa.
Atividades – páginas 147 e 148
23. São inequações as sentenças dos itens b, d, e, f. A sentença do item a é uma igualdade e a sentença do item c é uma equação.
24. a) 2x + 5 < 8
b)
Sentença matemática. x menos a fração x sobre 5 fim da fração menor ou igual a 4.c)
Sentença matemática. 5x menos a fração x sobre 3 fim da fração menor que 2.d)
Sentença matemática. 3x menos a fração x sobre 4 fim da fração maior ou igual a 7.25. A inequação é:
Sentença matemática. x menos 5 menor que a fração x sobre 2.26. São inequações do 1º grau com uma incógnita as sentenças dos itens b, d, f, h. A sentença do item a é uma inequação do 1º grau com duas incógnitas, a sentença do item c é uma inequação do 2º grau, a sentença do item e é uma inequação do 3º grau e a sentença do item g é uma inequação do 1º grau com duas incógnitas.
27. a) Como o prato da esquerda tem maior medida de massa do que o prato da direita, então a inequação que representa é x > 5.
b) x + 100 > 5 + 100 ou x + 100 > 105
Atividades – página 150
28. Sim, são inequações equivalentes, pois, subtraiu-se 10 de cada membro da inequação x
menor que15, obtemos uma inequação equivalente a ela (princípio aditivo das desigualdades).
29. a) ‒ 7 ⋅ 4 < 5x ⋅ 4 ⇒ ‒ 28 < 20x
b)
Sentença matemática. fração menos 28 sobre menos 1 fim da fração maior que a fração 20x sobre menos 1 fim da fração implica que 28 maior que menos 20x.c) 28 ‒ 3 > ‒ 20x ‒ 3 ⇒ 25 > ‒ 20x ‒ 3
d) 25 ‒ (‒ 2) > ‒ 20x ‒ 3 ‒ (‒ 2) ⇒ 27 > ‒ 20x ‒ 1
30. Partindo da inequação a < b, buscamos em cada item verificar a validade da expressão dada.
a) a + 7 < b + 7 (sentença verdadeira, pelo princípio aditivo das desigualdades)
b)
Sentença matemática. fração a sobre 5 fim da fração menor que fração b sobre 5.(sentença verdadeira, pelo princípio multiplicativo das desigualdades)
c) 3 ⋅ a > 3 ⋅ b (sentença falsa, pois 3a < 3b pelo princípio multiplicativo das desigualdades)
d) a ‒ 10 < b ‒ 10 (sentença verdadeira, pelo princípio aditivo das desigualdades)
e) ‒ 2a < ‒ 2b (sentença falsa, pois ‒2a > ‒2b pelo princípio multiplicativo das desigualdades)
f) ‒a > ‒ b (sentença verdadeira, pelo princípio multiplicativo das desigualdades)
31. ‒ 10x < ‒ 12
‒ 10x ⋅ (‒ 1) > ‒ 12 ⋅ (‒ 1)
10x > 12
Atividades – página 151
32. a) (x + 2) + (x + 3) + (x + 4) ⩽ 1
3x + 9 ⩽ 1
3x ⩽ ‒ 8
x é menor ou igual a menos 8 terços
Sentença matemática. S é igual a abre chave x pertence ao conjuntos do racionais tal que x é menor ou igual a menos a fração 8 sobre 3 fim da fração fecha chave.
b) 4 ‒ 2x > 3 ‒ 3x
4 + x > 3
x > ‒ 1
S = {x ∈
| x > ‒ 1}
c) x ‒ 5 ⩽ 1 ‒ x
2x ‒ 5 ⩽ 1
2x ⩽ 6
x ⩽ 3
S = {x ∈
| x ⩽ 3}
d)
Sentença matemática. menos 2x menos meio menor que cinco meios.Sentença matemática. menos 2x menor que seis meios.
Sentença matemática. x maior que menos três meios.
Sentença matemática. S é igual a abre chave x pertence ao conjuntos do racionais tal que x é maior que menos fração 3 sobre 2 fim da fração fecha chave.
33. Resolvendo a inequação:
Sentença matemática. 3 vezes abre parêntese x menos um quinto fecha parêntese mais a fração 2x sobre 3 fim da fração menor que 8.
Sentença matemática. 3x mais a fração 2x sobre 3 fim da fração menor que a fração, numerador: 40 mais 3, denominador: 5.
Sentença matemática. fração, numerador: 9x mais 2x, denominador: 3, fim da fração menor que a fração 43 sobre 5.
Sentença matemática. 11x menor que a fração 129 sobre 5.
Sentença matemática. x menor que a fração 129 sobre 55.
x < 2,34
Como x é um número natural, ele pode ser 0, 1 ou 2.