Parte 6
quatro. Gráfico
d) um. Zeros da função
‒ x2 + 4 = 0
‒ x2 = ‒ 4
x2 = 4
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a menos raiz quadrada de 4 é igual a menos 2.
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a raiz quadrada de 4 é igual a 2.
dois. Vértice
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração menos 0 sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese fim da fração é igual a 0.
e
Sentença matemática. y do vértice é igual a menos 0 elevado a 2 mais 4 é igual a 4.V(0, 4)
três. Ponto que corta eixo das ordenadas
Se x = 0, y = ‒02 + 4 = 4
Ponto (0, 4)
quatro. Gráfico
13. a)
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração menos abre parêntese menos 6 fecha parêntese sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese fim da fração é igual a menos 3.f (‒ 3) = ‒ (‒ 3)2 ‒ 6 ⋅ (‒ 3) + 7 = 16
a < 0, então f tem valor máximo 16.
b)
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração 0 sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese fim da fração é igual a 0.f (0) = ‒ 02 + 121 = 121
a < 0, então f tem valor máximo 121.
c)
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração a menos abre parêntese menos 20 fecha parêntese sobre 2 vezes 1 fim da fração é igual a 10.f (10) = 102 ‒ 20 ⋅ 10 = ‒ 100
a > 0, então f tem valor mínimo ‒100.
d)
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração menos abre parêntese menos 12 fecha parêntese sobre 2 vezes 1 fim da fração é igual a 6.f (6) = 62 ‒ 12 ⋅ 6 + 36 = 0
a > 0, então f tem valor mínimo 0.
14. Como f(x) = ‒ 3 x2 + (2k + 7)x + 2 e xv = 4, teremos:
Sentença matemática. fração menos abre parêntese 2k mais 7 fecha parêntese sobre 2 vezes abre parêntese menos 3 fecha parêntese fim da fração é igual a 4.
2k + 7 = 4 ⋅ 6 = 24
2k = 17 ⇒ k = 8,5
15. a) Se f(x) = ‒ x2 + 104x + 120, teremos:
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração menos 104 sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese é igual a 52.
Logo, para atingir a receita máxima, o número de passageiros deve ser igual a 52.
b) Calculamos f(52):
f (52) = ‒ 522 + 104 ⋅ 52 + 120 = ‒ .2704 + .5408 + 120 = .2824
A receita máxima é R$ 2.824,00dois mil oitocentos e vinte e quatro reais.
É hora de extrapolar – páginas 172 e 173
1. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes, por meio dos questionamentos dos três itens, reflitam a respeito do papel da tecnologia nas suas vidas e nos seus contextos sociais.
2. a) Sim, são exemplos de tecnologia.
b) Resposta pessoal.
c) Respostas pessoais; dependem das respostas anteriores.
3. Espera-se que os estudantes apresentem as linhas do tempo construídas. Auxilie e oriente as apresentações, fazendo comentários sobre os inventos escolhidos.
4. Exemplo de resposta: a Matemática está presente nas medidas (medidas de tempo, de capacidade de armazenamento, de voltagem etcétera), no formato dos aparelhos e também em seus softwares, uma vez que muitos deles são desenvolvidos por meio de algoritmos escritos em determinada linguagem de programação e que levam em consideração as ideias de função e de variável.
5. Respostas pessoais. Espera-se que os alunos respondam afirmativamente.
6. a) Como h(x) = ‒ x2 + 3x, então:
‒ x2 + 3x = 2
‒ x2 + 3x ‒ 2 = 0
Sentença matemática. x é igual a fração a menos 3 mais ou menos raiz quadrada 3 elevado a 2 menos 4 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese vezes abre parêntese menos 2 fecha parêntese fim da raiz quadrada sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese fim da fração é igual a fração menos 3 mais ou menos raiz quadrada 1 fim raiz quadrada sobre menos 2 fim da fração é igual a fração menos 3 mais ou menos 1 sobre menos 2 fim da fração.
Sentença matemática. x subscrito 1 é igual a fração menos 3 mais 1 sobre menos 2 fim da fração é igual a 1.
e
Sentença matemática. x subscrito 2 é igual a fração menos 3 menos 1 sobre menos 2 fim da fração é igual a 2.A altura mede 2 metros em dois momentos: após 1 segundo do lançamento e após 2 segundos do lançamento.
b)
c)
Sentença matemática. x do vértice é igual a fração menos 3 sobre 2 vezes abre parêntese menos 1 fecha parêntese fim da fração é igual a três meios é igual a 1 vírgula 5.h(1,5) = ‒ (1,5)2 + 3 ⋅ 1,5 = 2,25
Portanto, ele atingirá a medida de altura máxima de 2,25 metros após 1,5 segundo do lançamento.
7. Os estudantes devem escolher um invento tecnológico da atividade 2 e em grupos realizar uma pesquisa. Essa pesquisa deve conter: explicações sobre o funcionamento, período e autor do invento e a utilidade do invento.
8. Os estudantes deverão fazer o planejamento da construção de um modelo do invento, podendo utilizar materiais diversos, como sucata.
9. Os estudantes deverão realizar a construção do modelo do invento e elaborar um texto com as informações obtidas na pesquisa.
10. Os grupos devem fazer parceria de dois em dois a fim de apresentarem seu modelo de invento e as informações sobre ele e assistir à apresentação do grupo parceiro, analisando as informações e a qualidade do modelo.
11. Oriente os alunos a fazer as anotações de dúvidas, opiniões e sugestões dos grupos.
12. Os estudantes poderão fazer os ajustes pertinentes no modelo e nas informações e todos farão a apresentação para a turma.
13. Oriente os estudantes a organizarem uma exposição dos modelos e dos textos para a comunidade escolar.
14. a. Resposta pessoal.
b) Respostas pessoais.
15. Oriente os alunos a construir um texto descrevendo o processo de pesquisa do invento tecnológico, planejamento e produção do modelo e análise e divulgação do modelo.
Capítulo 7 – Relações métricas no triângulo retângulo
Trocando ideias – página 175
• Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes verifiquem que os equipamentos de proteção individual ( ê pê í) protegem metalúrgicos de acidentes diversos, que podem gerar danos a longo prazo para a saúde.
• Respostas possíveis: Triângulo escaleno (as medidas dos comprimentos dos lados são diferentes) ou triângulo retângulo (tem um ângulo interno cuja medida da abertura é igual a 90 graus).
• Espera-se que os estudantes identifiquem que (3 centímetros)2 + (4 centímetros)2 = (5 centímetros)2.
Atividades – páginas 176 e 177
1. a)
O ponto á' é a projeção ortogonal procurada.
b)
O segmento
C D linhaé a projeção ortogonal procurada.
2. Observando as representações, temos como respostas:
a)
Símbolo. segmento de reta BD.b) Respectivamente
Símbolo. segmento de reta BD.e
Símbolo. segmento de reta CD..
c)
Símbolo. segmento de reta CB.d) Respectivamente D e
Símbolo. segmento de reta BC.Um pouco de história – página 183
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes utilizem diferentes tipos de suporte para pesquisa, como livros e consultas à internet, para responder ao que se pede.
Tecnologias digitais em foco – página 184
a) A medida de área do quadrado maior é menor que a soma das medidas de área dos quadrados menores.
b) A medida de área do quadrado maior é maior que a soma das medidas de área dos quadrados menores.
c) A medida de área do quadrado maior é igual à soma das medidas de área dos quadrados menores, ou seja, vale o teorema de Pitágoras.
Atividades – página 185
3. Utilizando as relações métricas no triângulo retângulo, podemos calcular o que se pede em cada item:
a) x2 = 5 ⋅ 15
Como x > 0, temos:
Sentença matemática. x é igual a raiz quadrada 3 vezes 5 elevado a 2 fim da raiz quadrada implica que x é igual a 5 vezes raiz quadrada 3.b) Seja a a medida do comprimento da hipotenusa, teremos:
a2 = 302 + 402
Como a > 0, temos:
Sentença matemática. a é igual a raiz quadrada 2 mil e 500 fim da raiz quadrada implica que a é igual a 50.30 ⋅ 40 = 50 ⋅ x
Sentença matemática. x é igual a fração 30 vezes 40 sobre 50 fim da fração implica x é igual a 24.
c) x2 = 18 ⋅ 8
Como x > 0, temos:
Sentença matemática. x é igual a raiz quadrada 144 implica que x é igual a 12.d)
Sentença matemática. abre parêntese raiz quadrada 38 fecha parêntese elevado a 2 é igual a 6 elevado a 2 mais x elevado a 2x2 = 38 ‒ 36
Como x > 0, temos:
x igual raiz de 24. Podemos utilizar o teorema de Pitágoras para determinar os valores de x, y e z. Como correspondem a medidas de comprimento, todos são positivos.
162 = 82 + x2
x2 = 256 ‒ 64 = 192
Como x > 0, então:
Sentença matemática. x é o igual a raiz quadrada 2 elevado a 6 vezes 3 fim da raiz quadrada implica que x e igual a 8 vezes raiz quadrada de 3.Sentença matemática. y elevado a 2 é igual a 12 elevado a 2 mais abre parêntese 8 vezes raiz quadrada 3 fim da raiz quadrada fecha parêntese elevado a 2.
Sentença matemática. y elevado a 2 é igual a 144 mais 192 é igual a 336.
Como y > 0, então:
Sentença matemática. y é igual a raiz quadrada 2 elevado 4 vezes 3 vezes 7 fim da raiz quadrada implica y é igual a 4 vezes raiz quadrada de 21.Sentença matemática. abre parêntese 4 vezes raiz quadrada de 21 fecha parêntese elevado a 2 é igual a 4 elevado a 2 mais z elevado a 2.
z2 = 336 ‒ 16 = 320
Como z > 0, então:
Sentença matemática. z é igual a raiz quadrada 2 elevado a 6 vezes 5 fim da raiz quadrada implica que z é igual a 8 vezes raiz quadrada de 5.5. Sejam x e (40 ‒ x) as medidas de comprimento das projeções ortogonais dos catetos sobre a hipotenusa, temos:
Então, podemos escrever a seguinte relação:
19,22 = x ⋅ (40 ‒ x)
x2 ‒ 40x + 368,64 = 0
Sentença matemática. x, igual, fração de numerador 40, mais ou menos raiz quadrada de 1 mil 600 menos 1 mil 474 vírgula 56, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, implica que, x, igual, fração de numerador 40 mais ou menos 11 vírgula 2, e denominador 2, fim da fração.
Sentença matemática. x1, igual, fração de numerador 40 mais 11 vírgula 2 e denominador 2, fim da fração, implica que, x1, igual, 25 vírgula 6.
Sentença matemática. x2, igual, fração de numerador 40 menos 11 vírgula 2 e denominador 2, fim da fração, implica que, x1, igual, 14 vírgula 4.
Assim, se x = 25,6, temos:
Então, teremos as mesmas medidas no caso de x = 14,4.
Logo, podemos encontrar os valores de a e de b, usando as relações:
a2 = 19,22 + 25,62
a2 = .1024
Como a > 0, temos: a = 32
b2 = 19,22 + 14,42
b2 = 576
Como b > 0, temos: b = 24
Portanto, as medidas de comprimento dos catetos são 32 métros e 24 métros.
6. Indicando por h a medida da altura do muro, temos:
42 = h2 + 2,42
h2 = 16 ‒ 5,76 = 10,24
Como h > 0, então: h = 3,2
O muro mede 3,2 métros de altura.
7. Indicando por x a medida de comprimento do lado do trapézio perpendicular às bases, temos:
x2 + 122 = 132 ⇒ x2 = 25
Como x > 0, então: x = 5
Para calcular a medida do perímetro, fazemos:
5 + 4 + 13 + 16 = 38
Assim, o perímetro mede 38 centímetros.
8. (x + 14)2 = x2 + (x + 7)2
x2 + 28x + 196 = x2 + x2 + 14x + 49
x2 ‒ 14x ‒ 147 = 0
Sentença matemática. x, igual, fração de numerador 14, mais ou menos, raiz quadrada de 784, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.
x1 = ‒ 7 e x2 = 21
Como x > 0, consideramos apenas x = 21.
Portanto, as medidas de comprimento x, x + 7 e x + 14 serão,
respectivamente, 21 métros, 28 métros e 35 métros.
9. Indicando por a e b as medidas de comprimento dos catetos, temos:
Sentença matemática. Fração b sobre a, fim da fração, igual, fração 3 quartos, implica que, b, igual, fração de numerador 3a e denominador 4, fim da fração.
Então, podemos utilizar o teorema de Pitágoras:
Sentença matemática. 40 ao quadrado, fim do expoente, igual, a ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, fração de numerador 3a e denominador 4, fim da fração, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente.
Sentença matemática. 1 mil 600, igual, fração de numerador 16a ao quadrado, fim do expoente, mais 9a ao quadrado, fim do expoente, e denominador 16, fim da fração.
Como a > 0, temos:
a igual raiz quadrada da fração de numerador 1600 vezes 16 e denominador 25 implica em a igual 32Assim, o comprimento de um cateto mede 32 centímetros e o do outro, 24 centímetros, pois
Sentença matemática. b, igual, fração 3 quartos, vezes 32, igual, 24..
10. Nesse triângulo, valem as relações:
Sentença matemática. b ao quadrado, fim do expoente, igual, a vezes m, implica que, m, igual, fração de numerador b ao quadrado, fim do expoente, e denominador a, fim da fração.
Sentença matemática. c ao quadrado, fim do expoente, igual, a vezes n, implica que, n, igual, fração de numerador c ao quadrado, fim do expoente, e denominador a, fim da fração.
Assim, como queremos saber o valor de
Sentença matemática. Fração m sobre n, fim da fração., fazemos:
Sentença matemática. Fração m sobre n, fim da fração, igual, fração em que o numerador é composto pela fração b ao quadrado, fim do expoente sobre a, fim da fração, e o denominador é composto pela fração c ao quadrado, fim do expoente, sobre a, fim da fração, implica que, fração m sobre n, fim da fração, igual, fração b ao quadrado, fim do expoente, sobre, c ao quadrado, fim do expoente, fim da fração.
Como sabemos que b = 2c, teremos:
Sentença matemática. Fração m sobre n, igual, fração de numerador, abre parênteses, 2c, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, e denominador c ao quadrado, fim do expoente, fim da fração, implica que, fração m sobre n, igual, 4.
11. Indicando por h a medida do comprimento da hipotenusa e por a a medida do comprimento de cada cateto, temos:
h2 = a2 + a2 = 2a2
Como h > 0, então:
Sentença matemática. h, igual, a raiz quadrada de 2, fim da raiz.Logo, a razão
Sentença matemática. Fração h sobre a, fim da fração.é:
Sentença matemática. Fração de numerador a raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador a, fim da fração, igual, raiz quadrada de 2, fim da raiz.12. Com o teorema de Pitágoras, teremos:
Sentença matemática. c ao quadrado, fim do expoente, igual, 2 ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente,
Como c > 0, então:
Sentença matemática. c, igual, raiz quadrada de 16, fim da raiz, implica que, c igual, 4.Considerando que, em um triângulo, a soma das medidas das aberturas dos ângulos internos é igual a 180 graus, teremos:
Sentença matemática. 90 graus, igual, 2, vezes, medida do ângulo B, mais, medida do ângulo B, implica que, medida do ângulo B, igual, 30 graus.
Como
Sentença matemática. Medida do ângulo A, igual, 2 vezes, medida do ângulo B., então
Sentença matemática. Medida do ângulo A, igual, 2 vezes, 30 graus, igual, 60 graus.Assim, teremos c = 4 centímetros,
Sentença matemática. Medida do ângulo A, igual, 60 graus.e
Sentença matemática. Medida do ângulo B, igual, 30 graus..
Atividades – página 187
13.
Sentença matemática. d, igual, 17 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros.14. Se o quadrado tem 400 centímetros quadrados de medida de área, então a medida do comprimento do seu lado é de 20 centímetros.
Logo,
d igual 20 raiz quadrada de 2centímetros.
15. Sendo d a medida do comprimento da diagonal de um quadrado e a a medida do comprimento de seu lado, como já sabemos que d = 10, fazemos:
10, igual a, a raiz quadrada de 2
Sentença matemática. a, igual, fração 10 sobre raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre, raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, implica que, a, igual, fração de numerador 10 raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, implica que, a, igual, 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz.
Assim, o comprimento do lado desse quadrado mede
5 raiz quadrada de 2 centímetros.
16. Se o perímetro mede
Sentença matemática. 10 raiz quadrada de 2, fim da raiz.centímetros, podemos afirmar que o comprimento do lado do quadrado mede
fração de numerador 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2centímetros, então:
Sentença matemática. d, igual, fração de numerador 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, vezes, raiz quadrada de 2, fim da raiz, implica que, d, igual, fração 10 meios, implica que, d, igual, 5.
Logo, o comprimento da diagonal mede 5 centímetros.
17. Indicando por d a medida do comprimento da diagonal do retângulo, temos:
d 2 = x2 + (3x)2 = 10 x2
Como d > 0 e x > 0, temos:
Sentença matemática. d igual a x raiz de 10;
18.
Sentença matemática. h, igual, fração de numerador 8 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, implica que, h, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz.Logo, o comprimento da altura desse triângulo mede
Sentença matemática. 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
19. Se o perímetro mede 12 centímetros, o comprimento de cada lado medirá 4 centímetros; encontramos a medida de comprimento da altura fazendo:
Sentença matemática. h, igual, fração de numerador 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, implica que, h, igual, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Ou seja, o comprimento da altura desse triângulo mede
Sentença matemática. 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
20. Seja a a medida de comprimento do lado do triângulo equilátero, temos:
Sentença matemática. 4 raiz quadrada de 5, fim da raiz, igual, fração de numerador a raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.
Sentença matemática. a, igual, fração de numerador 8 raiz quadrada de 5, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, a, igual, fração de numerador 8 raiz quadrada de 15, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração.
Então, o perímetro desse triângulo, em centímetros, medirá:
Sentença matemática. 3 vezes, fração de numerador 8 raiz quadrada de 15, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração, igual, 8 raiz quadrada de 15, fim da raiz.
21. Exemplo de resposta:
Chamando a a medida da área do quadrado EFGH, podemos verificar que:
Sentença matemática. Medida da área, igual, a ao quadrado, fim do expoente, menos, 4 vezes, fração de numerador b vezes c e denominador 2, fim da fração.
Pelo teorema de Pitágoras, temos:
A = (b2 + c2) ‒ 2bc
A = (b ‒ c)2
22. Considerando EG = x e EC = y, teremos:
Sentença matemática. x ao quadrado, fim do expoente, igual, 2 vírgula 4 ao quadrado, fim do expoente, mais 1 vírgula 8 ao quadrado, fim do expoente, implica que, x ao quadrado, fim do expoente, igual, 9, implica que, com cota x maior que zero, x, igual, 3.
Sentença matemática. y ao quadrado, fim do expoente, 3 ao quadrado, mais 1 ao quadrado, implica que, cota y maior que zero, y, igual, raiz quadrada de 10, fim da raiz.
Portanto, EG = 3 métros e
Sentença matemática. EC, igual, raiz quadrada de 10, fim da raiz, metros.23. Resposta pessoal. Exemplo de resposta:
• Quantas diagonais podemos traçar na superfície do cubo e em seu interior?
Resposta esperada: 12 diagonais na superfície e 4 diagonais internas.
• As medidas de comprimento das diagonais
Símbolo. segmento de reta AH.
e
Símbolo. segmento de reta AD.são iguais? Calcule-as.
Resposta esperada: Não são iguais;
Sentença matemática. AH, igual, 2 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros., e
Sentença matemática. AD, igual, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
Atividades – página 192
24. a)
Sentença matemática. Seno de c, igual, fração AB sobre CB, fim da fração, igual, fração 12 13 avos.Sentença matemática. Cosseno de b, igual, fração AB sobre CB, fim da fração, igual, fração 12 13 avos.
Sentença matemática. Tangente de b, igual, fração AC sobre AB, fim da fração, igual, fração 5 meios.
b)
Sentença matemática. Seno de b, igual, fração AC sobre BC, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 6, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração,.Sentença matemática. Cosseno de b, igual, fração AB sobre BC, fim da fração, igual, fração de numerador 1, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração.
Sentença matemática. Tangente de c, igual, fração AB sobre AC, fim da fração, igual, fração de numerador 1, e denominador raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.
c)
Sentença matemática. Seno de b, igual, fração AC sobre BC, fim da fração, igual, fração de numerador 5, e denominador 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.Sentença matemática. Cosseno de b, igual, fração AB sobre BC, igual, fração de numerador 5, e denominador 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.
Sentença matemática. Tangente de b, igual, fração de numerador seno de b e denominador cosseno de b, fim da fração, igual, fração em que o numerador é a fração raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, e o denominador é a fração raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, fim das frações, igual, 1.
d)
Sentença matemática. Seno de x, igual, fração YZ sobre XZ, fim da fração, igual, fração de numerador 8, e denominador 4 raiz quadrada de 5, fim da raiz, fim da fração,vezes, fração de numerador raiz quadrada de 5, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 5, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador 2 raiz quadrada de 5, fim da raiz, e denominador 5, fim da fração.Sentença matemática. Cosseno de z, igual, fração YZ sobre XZ, fim da fração, igual, fração de numerador 8, e denominador 4 raiz quadrada de 5, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 5, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 5, fim da raiz, fim da fração, igual, fração de numerador 2 raiz quadrada de 5, fim da raiz, e denominador 5, fim da fração.
tangente de x igual Y Z sobre X Y igual 8 sobre 4 igual 2
e)
Sentença matemática. Seno de o, igual, fração NP sobre OP, fim da fração, igual, fração 16 20 avos, igual, fração 4 quintos.Sentença matemática. Cosseno de p, igual, fração NP sobre OP, fim da fração, igual, fração 16 20 avos, igual, fração 4 quintos.
Sentença matemática. Tangente de p, igual, fração ON sobre NP, igual, fração 12 16 avos, igual, fração 3 quartos.
f)
Sentença matemática. Seno de r, igual, fração TS sobre RT, fim da fração, igual, fração 1,6 meios, igual, 0,8.Sentença matemática. Cosseno de t, igual, fração TS sobre RT, fim da fração, igual, fração 1,6 meios, igual, 0,8.
Sentença matemática. Tangente de t, igual, fração RS sobre ST, fim da fração, igual, fração 1,2 sobre 1,6, igual, 0,75.
25. Segundo as informações, devemos ter
Sentença matemática. Fração h sobre a, fim da fração, menor que ou igual a, 0,0833..
a)
Sentença matemática. Fração h sobre 2,5, fim da fração, menor que ou igual a, 0,0833, implica que, h menor que ou igual a, 0,20825.Assim, a altura máxima deve medir 0,20825 métros.
b)
Sentença matemática. Fração 25 sobre a, fim da fração, menor que ou igual a, 0,0833, implica que, fração 25 sobre 0,0833, fim da fração, menor que ou igual a, a.a ⩾ 300,12 centímetros = 3,0012 métros
Assim, a medida mínima de afastamento deve ser 3,0012 métros.
Atividades – página 195
26. a)
Sentença matemática. Tangente de 45 graus, igual, fração x sobre 20, fim da fração, implica que, 1, igual, fração x sobre 20, fim da fração, implica que, x igual, 20.Sentença matemática. Cosseno de 45 graus, igual, fração 20 sobre y, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração 20 sobre y, fim da fração,
implica que, y, igual, fração 40 sobre raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, implica que, y, igual, 20 raiz quadrada de 2, fim da raiz.
b)
Sentença matemática. Seno de 60 graus, igual, fração x sobre 100, fim da fração, implica que, fração raiz quadrada de 3, fim da raiz, meios, igual, fração x sobre 100, fim da fração,implica que, x, igual, fração de numerador 100 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, implica que, x, igual, 50 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Sentença matemática. Cosseno de 60 graus, igual, fração y sobre 100, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração y sobre 100, fim da fração, implica que, y, igual, 50.
c)
Sentença matemática. Seno de 30 graus, igual, fração 2 sobre x, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração 2 sobre x, fim da fração, implica que, x, igual, 4.Sentença matemática. Tangente de 30 graus, igual, fração 2 sobre y, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração, igual, fração 2 sobre y, fim da fração, implica que, y, igual, fração de numerador 6 e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, y, igual, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
27.
Sentença matemática. Seno de 60 graus, igual, fração h sobre 80, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração h sobre 80, fim da fração, implica que, h, igual, 40 raiz quadrada de 3.Sentença matemática. Tangente de 30 graus, igual, fração h sobre m, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração, igual, fração de numerador 40 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador m, fim da fração, implica que, m, igual, fração de numerador 3 vezes 40 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, m, igual, 120.
Sentença matemática. Cosseno de 60 graus, igual, fração n sobre 80, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração n sobre 80, fim da fração, implica que, n igual, 40.
x = m + n ⇒ x = 160
28. No quadrado a bê cê dê, seja CB = x:
Sentença matemática. Seno de 45 graus, igual, fração de numerador x e denominador 6 raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração de numerador x e denominador 6 raiz quadrada de 2, fim da raiz, fim da fração, implica que, x, igual, 6.
No triângulo á bê cê, seja CH = y:
Sentença matemática. Seno de 60 graus, igual, fração y sobre 5, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração y sobre 5, implica que, y, igual, fração de numerador 5 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração.
Logo, a medida do comprimento do lado do quadrado a bê cê dê mede 6 métros e o comprimento da altura
Símbolo. segmento de reta CH.do triângulo á bê cê mede
Sentença matemática. Fração de numerador 5 raiz quadrada de 3, fim da raiz e denominador 2, fim da fração, centímetros.centímetros.
29. Considerando CB = x, teremos no △ bê cê dê
:
Sentença matemática. Tangente de 45 graus, igual, fação h sobre x, fim da fração, implica que, 1, igual, fração h sobre x, fim da fração, implica que, h igual, x.
No △ ACD, teremos:
Sentença matemática. Tangente de 30 graus, igual, fração de numerador h e denominador 600 mais x, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração, igual, fração de numerador h e denominador 600 mais h, fim da fração.
Sentença matemática. 3h, igual, 600 raiz quadrada de 3, fim da raiz, mais, raiz quadrada de 3, fim da raiz, h, implica que, abre parênteses, 3 menos, raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, h, igual, 600 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Sentença matemática. h, igual, fração de numerador 600 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador, abre parênteses, 3 menos, raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, fim da fração, vezes, fração de numerador, abre parênteses, 3 mais, raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, e denominador abre parênteses, 3 mais, raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, fim da fração, implica que, h, igual, fração de numerador 600 vezes, 3 raiz quadrada de 3, fim da raiz, mais 600 vezes 3 e denominador 9 menos 3, fim da fração.
Sentença matemática. h, igual, fração 600 sextos, vezes, abre parênteses, 3 mais 3 raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, implica que, h, igual, 300, abre parênteses, 1 mais raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses.
Logo, h mede
Sentença matemática. 300, abre parênteses, 1 mais raiz quadrada de 3, fim da raiz, fecha parênteses, metros..
Atividades – página 198
30. Observando a tabela trigonométrica, temos:
a) 0,292
b) 0,999
c) 0,488
d) 0,682
e) 0,788
f) 1,192
g) 0,970
h) 28,636
31. Observando a tabela trigonométrica, temos:
a) a = 7 graus
b) a = 70 graus
c) a = 35 graus
d) a = 56 graus
e) a = 10 graus
f) a = 81 graus
g) a = 39 graus
h) a = 60 graus
32. a)
Sentença matemática. Seno de 25 graus, igual, fração 5 sobre x, fim da fração, implica que, x, igual, fração 5 sobre 0 vírgula 423, fim da fração, implica que, x, aproximadamente, 11 vírgula 82.Sentença matemática. Tangente de 25 graus, igual, fração 5 sobre y, fim da fração, implica que, y, igual, fração 5 sobre 0 vírgula 466, fim da fração, implica que, y, aproximadamente, 10 vírgula 73.
b)
Sentença matemática. Seno de 40 graus, igual, fração x sobre 2, fim da fração, implica que, 0 vírgula 643, igual, fração x sobre 2, fim da fração, implica que, x, igual, 1 vírgula 286.Sentença matemática. Cosseno de 40 graus, igual, fração y sobre 2, fim da fração, implica que, 0 vírgula 766, igual, fração y sobre 2, fim da fração, implica que, y, igual, 1 vírgula 532.
Atividades – páginas 200 e 201
33. Se chamarmos de x a medida aproximada da altura do mastro, em métros, teremos:
Sentença matemática. Tangente de 38 graus, igual, fração de numerador x menos 1 vírgula 70 e denominador 80, fim da fração, implica que, 0 vírgula 781, igual, fração de numerador x menos 1 vírgula 70 e denominador 80, fim da fração,
implica que, x, igual, 80 vezes, 0 vírgula 781, mais 1 vírgula 70, implica que, x igual, 64 vírgula 18.
Logo, a medida aproximada do comprimento da altura do mastro é 64,18 métros.
34. Indicando por x a medida da distância da torre a praia, temos:
Sentença matemática. Tangente de 45 graus, igual, fração 50 sobre x, fim da fração, implica que, 1, igual, fração 50 sobre x, fim da fração, implica que, x igual, 50.
Portanto, a distância da torre à praia mede 50 metros.
35. Seguindo o esquema, teremos:
Sentença matemática. Tangente de 30 graus, igual, fração 5 sobre x, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 3, fim da fração, igual, fração 5 sobre x, fim da fração, implica que, x, igual, fração de numerador 5 vezes 3 e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, x, igual, 5 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Portanto, a distância deve medir
Sentença matemática. 5 raiz quadrada de 3, fim da raiz, metros..
36. Se considerarmos que a altura, em quilômetros, mede x, teremos:
Sentença matemática. Seno de 30 graus, igual, fração x sobre 8, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração x sobre 8, fim da fração, implica que, x, igual, 4.
Portanto, o foguete estará a 4 quilômetros de medida de altura.
37. Seguindo o esquema, teremos:
tangente de 60 graus
Sentença matemática. Tangente de 60 graus, igual, fração de numerador 40 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador x, fim da fração, implica que, raiz quadrada de 3, fim da raiz, igual, fração de numerador 40 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador x, implica que, x, igual, 40.Portanto, o comprimento da sombra projetada mede 40 métros
38. Observando a tabela trigonométrica, concluímos que a medida da inclinação máxima é 3 graus.
Atividades – páginas 204 e 205
39. a) AB = 3 ‒ (‒ 1) ⇒ AB = 4 unidades de medida de comprimento.
b) AB = 0 ‒ (‒ 2) ⇒ AB = 2 unidades de medida de comprimento.
c) (AB)2 = [2 ‒ (‒ 1)]2 + [1 ‒ (‒ 2)]2 ⇒
⇒ (AB)2 = 9 + 9 = 18
Como AB > 0, temos:
Sentença matemática. AB, igual, 3 raiz quadrada de 2, fim da raiz, unidades de medida de comprimento.unidades de medida de comprimento.
40. a)
b) a bê cê dê é um retângulo.
c) AB = CD = 3 ‒ (‒ 1) = 4
BC = AD = 2 ‒ (‒ 1) = 3
Medida de perímetro: 2 ⋅ 4 + 2 ⋅ 3 = 14 unidades de medida de comprimento.
41. (AB)2 = (AC)2 + (BC)2
(AB)2 = (5 ‒ 1)2 + (5 ‒ 1)2 = 16 + 16
Como AB > 0, temos:
Sentença matemática. AB, igual, raiz quadrada de 32, fim da raiz, implica que, AB, igual, 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, unidades de medida de comprimento.unidades de medida de comprimento.
42. a) A(0,3); B(2,4); C(3,2); D(1,1)
b) Seja u a unidade de medida de comprimento, temos:
Sentença matemática. Abre parênteses, AB, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, abre parênteses, 2 menos 0, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, 4 menos 3, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, implica que, com cota de AB maior que zero, AB, igual, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u.
Sentença matemática. Abre parênteses, BC, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, abre parênteses, 3 menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, 4 menos 2, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, implica que, com cota de BC maior que zero, BC, igual, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u.
u
Sentença matemática. Abre parênteses, CD, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, abre parênteses, 3 menos 1, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, 2 menos 1, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, implica que, com cota de CD maior que zero, CD, igual, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u.
u
Sentença matemática. Abre parênteses, AD, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, abre parênteses, 3 menos 1, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, mais, abre parênteses, 1 menos zero, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, implica que, com cota de AD maior que zero, AD, igual, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u.
u
Medida de perímetro:
Sentença matemática. Raiz quadrada de 5, fim da raiz, u, mais raiz quadrada de 5, fim da raiz, u, mais, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u, mais, raiz quadrada de 5, fim da raiz, u, igual, 4 raiz quadrada de 5, fim da raiz, u.Medida da área:
Sentença matemática. Abre parênteses, Raiz quadrada de 5, fim da raiz, u, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, 5 u ao quadrado, fim do expoente., em que u2 é a unidade de medida de área.
43. Exemplo de construção:
a) Exemplos de resposta: (5,5) ou (‒1,5).
b) Exemplos de resposta: (5,9) ou (5,‒3).
c) Exemplo de resposta: A(‒2,5) e B (‒5,3).
44. a) (PO)2 = 52 + 22 = 25 + 4
Como PO > 0, temos:
P O igual raiz quadrada de 29unidades de medida de comprimento.
b) Observando as coordenadas, temos a medida de distância de duas unidades de medida de comprimento.
c) Observando as coordenadas, temos a medida de distância de 5 unidades de medida de comprimento.
45. De acôrdo com as informações, temos os seguintes pontos:
C(1,–2), D(4,–2), E(–2,3), F(–2,–1)
As coordenadas do ponto médio de
Sentença matemática. Segmento CD.são (x,y). Logo, teremos:
Como
Sentença matemática. Segmento CD.// eixo x, então:
y = ‒ 2
4 ‒ 1 = 2(x ‒ 1)
3 = 2x ‒ 2
x = 2,5
Portanto, o ponto médio de
Sentença matemática. Segmento CD.é (2,5; ‒ 2).
As coordenadas do ponto médio de
Sentença matemática. Segmento EF.são (x, y). Logo, teremos:
Como
Sentença matemática. Segmento EF.// eixo y, então:
x = ‒ 2
3 ‒ ( ‒1) = 2[y ‒ (‒ 1)]
4 = 2y + 2
y = 1
Portanto, o ponto médio de
Sentença matemática. Segmento EF.é (‒ 2, 1).
46. a) Infinitos quadrados.
b) Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes verifiquem as possibilidades de construção do enunciado, apresentando restrições para satisfazer as condições dadas.
c) Espera-se que os estudantes percebam que existe mais de uma maneira de fazer alterações no enunciado para satisfazer as condições do item b.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 206 e 207
1. Utilizando as relações métricas, temos:
a)
Sentença matemática. 6 ao quadrado, fim do expoente, igual, 8 vezes y, implica que, y, igual, fração 36 oitavos, implica que, y, igual, 4 vírgula 5.; então, y = 4,5 centímetros
b)
Sentença matemática. y ao quadrado, fim do expoente, igual, 9 vezes, abre parênteses, 25 menos 9, fecha parênteses, implica que, y ao quadrado, fim do expoente, igual, 144, implica que, com cota de y maior que zero, y, igual, 12.; então, y = 12 centímetros.
c) 122 = 9 ⋅ x ⇒ x = 16; então, x = 16 centímetros.
2. a) Como um dos catetos mede 7 centímetros, podemos determinar sua projeção ortogonal sobre a hipotenusa:
Sentença matemática. 7 ao quadrado, igual, m vezes 25, implica que, m, igual, fração 49 25 avos, igual, 1 vírgula 96.
Assim, o comprimento de uma das projeções ortogonais mede 1,96 centímetros e o da outra, 25 centímetros – 1,96 centímetros = 23,04 centímetros.
b) 252 = x2 + 72 ⇒ x2 = 576
Como x > 0, temos: x = 24 centímetros.
c) h2 = m · n ⇒ h2 = 1,96 · 23,04 = 45,1584
Como h > 0, temos:
Sentença matemática. h, igual, mais ou menos, raiz quadrada de 45 vírgula 1584, fim da raiz.; portanto, h = 6,72 centímetros.
3. a)
Sentença matemática. x ao quadrado, fim do expoente, igual, 8 ao quadrado, fim do expoente, mais, 15 ao quadrado, fim do expoente, implica que, x, igual, mais ou menos raiz quadrada de 289, fim da raiz, igual, 289.Como x > 0, temos: x = 17 centímetros.
b) 82 = y2 + 42 ⇒ y2 = 48
Como y > 0, temos:
Sentença matemática. y, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz., pois deve ser um valor positivo.
4. Indicando por x a medida da altura que a escada atinge, temos:
(2,5)2 = (1,5)2 + x2 ⇒ x = 4
Como x > 0, temos: x = 2 métros.
5. a) Indicando por d a medida do comprimento da diagonal do retângulo, temos:
d2 = 82 + 152 = 289
Como d > 0, temos: d = 17 centímetros.
b) Indicando por d a medida do comprimento da diagonal do quadrado, temos:
Sentença matemática. d, igual, 20 raiz quadrada de 2, fim da raiz, metros.
c) Indicando por h a medida do comprimento da altura do triângulo equilátero, temos:
Sentença matemática. h, igual, fração de numerador 8 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2.
Portanto,
h igual 4 raiz quadrada de 3 centímetros6. a)
Sentença matemática. Cosseno de 30 graus, igual, fração de numerador 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador x, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração de numerador 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador x, fim da fração, implica que, x, igual, 4.b)
Sentença matemática. Tangente de 45 graus, igual, fração x sobre 3 vírgula 5, fim da fração, implica que, 1, igual, fração x sobre 3 vírgula 5, fim da fração, implica que, x, igual, 3 vírgula 5.c)
Sentença matemática. Seno de 60 graus, igual, fração x sobre oito, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 3, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração x sobre 8, fim da fração, implica que, x igual, fração de numerador 8 raiz quadrada de 3, fim da raiz, denominador 2, fim da fração, implica que, x, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz.d)
Sentença matemática. Cosseno de 60 graus, igual, fração de numerador 7 e denominador x mais 3, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração de numerador 7 e denominador x mais 3, fim da fração, implica que, x mais 3, igual, 14, implica que, x, igual, 11.7. Indicando por h a medida da altura da pipa em relação ao solo, temos:
Sentença matemática. Seno de 45 graus, igual, fração h sobre 8 vírgula 5, fim da fração, implica que, fração de numerador raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração, igual, fração h sobre 8 vírgula 5, fim da fração, implica que, h, igual, fração de numerador 8 vírgula 5 raiz quadrada de 2, fim da raiz, e denominador 2, fim da fração,
implica que, h, igual, fração de numerador 8 vírgula 5 vezes 1 vírgula 4 e denominador 2, fim da fração, implica que, h, igual, 5 vírgula 95.
, assim, a medida h procurada é 5,95 métros
8. Indicando por d a medida da distância procurada:
Sentença matemática. Seno de 30 graus, igual, fração 1 mil 300 sobre d, fim da fração, implica que, fração 1 meio, igual, fração 1 mil 300 sobre d, fim da fração, implica que, d, igual, 2 mil 600.
, ou seja, d = .2600 métros
9. a) A(3,5) B(3,1), C(12,1)
b) AB = 5 ‒ 1 = 4 u
BC = 12 ‒ 3 = 9 u
(AC)2 = (4 u)2 + (9 u)2 = 97 u2
Como AC > 0, temos
Sentença matemática. AC, igual, raiz quadrada de 97, fim da raiz, u..
c) Como a abscissa x de D, ponto médio de
Símbolo. segmento de reta AC., é a mesma abscissa de P, e a abscissa de a é a mesma abscissa de B, temos:
BC = 2BP
9 = 2(x ‒ 3)
2x = 15
x = 7,5
Capítulo 8 – Circunferência, arcos e ângulos
Trocando ideias – página 208
• Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tragam como respostas para a discussão seus conhecimentos prévios a respeito da circunferência e seus componentes (arcos, cordas, diâmetros etcétera).
• Espera-se que os estudantes utilizem diferentes meios de pesquisa para procurar e localizar obras de artes que possuam como elementos constituintes os aspectos geométricos citados. Pode-se indicar o uso de sites de pesquisa de imagens ou até mesmo propor visitas a museus virtuais que possuam obras como as indicadas. Deixamos como indicação o tour virtual da Pinacoteca do Estado de São Paulo, na exposição “OSGEMEOS: Segredos”, onde as obras de artes possuem construções geométricas abordadas neste capítulo. Disponível em: https://oeds.link/eK11W5. Acesso em: 22 julho 2022.
Atividades – página 211
1. a) Como o diâmetro tem medida de comprimento igual a 40 centímetros e o raio possui metade dessa medida, então o raio tem medida de comprimento 20 centímetros.
b) Encontramos as cordas
Símbolo. segmento de reta AB.e
Símbolo. segmento de reta CD..
c) A corda
Símbolo. segmento de reta AB.passa pelo centro O da circunferência; assim,
Símbolo. segmento de reta AB.é diâmetro.
d) Exemplo de resposta:
Símbolo. segmento de reta OE..
2. Temos que 2r = D; assim:
Sentença matemática. 2r, igual, 1 vírgula 44 metros, implica que, r, igual, fração de numerador 1vírgula 44 metros e denominador 2, fim da fração, igual, 0 vírgula 72 metro.
Portanto, o raio tem medida de comprimento igual a 0,72 métros.
3. a) Raio é o segmento de reta que une o centro a qualquer ponto da circunferência.
b) Em uma circunferência, podemos traçar infinitos diâmetros (ou raios). Todos eles são congruentes entre si.
c) Duas circunferências são congruentes quando os raios têm a mesma medida de comprimento.
d) A maior corda da circunferência é o diâmetro.
4. Verificando as indicações na figura, temos:
a) OP = 2 centímetros
b) AP = 2OP = 4 centímetros, que corresponde à medida de comprimento do diâmetro da circunferência.
c) Menor, pois
Símbolo. segmento de reta CM.não é diâmetro da circunferência; logo tem medida de comprimento menor que 4 centímetros.
5. Como 2r = D, temos:
a) D = 2 · 4,5 centímetros ⇒ D = 9 centímetros
b)
Sentença matemática. 2r, igual, 17 centímetros, implica que, r, igual, fração 17 meios centímetros, implica que, r, igual, 8 vírgula 5 centímetros.6. Verificando a figura, temos:
a)
Símbolo. segmento de reta OA.,
Símbolo. segmento de reta OB.,
Símbolo. segmento de reta OD.,
Símbolo. segmento de reta OF.,
Símbolo. segmento de reta OP.b)
Símbolo. segmento de reta EC.,
Símbolo. segmento de reta ED.,
Símbolo. segmento de reta AC.,
Símbolo. segmento de reta AD.,
Símbolo. segmento de reta BF.c)
Símbolo. segmento de reta AD.,
Símbolo. segmento de reta BF.7. Como
Símbolo. segmento de reta OB.e
Símbolo. segmento de reta OA.são raios da circunferência, podemos afirmar que o triângulo á ó bê é isósceles e, portanto, os ângulos
Sentença matemática. Ângulo OAB.e
Sentença matemática. Ângulo OBA.são congruentes.
Além disso, em todo triângulo, sabemos que a soma das medidas de abertura de seus ângulos internos é igual a 180 graus. Portanto, como
Sentença matemática. Medida do ângulo AOB, igual, 110 graus., teremos:
Sentença matemática. Medida do ângulo OAB, igual, medida do ângulo OBA, igual, fração de numerador 180 graus, menos 110 graus, e denominador 2, fim da fração, igual, fração 70 graus sobre 2, fim da fração, igual, 35 graus.
8. Podemos fazer:
Sentença matemática. Segmento OC, congruente, segmento OD, (raio).
(raio)
Sentença matemática. Segmento OA, congruente, segmento OB, (raio).
(raio)
Sentença matemática. Ângulo AOC, congruente, ângulo BOD, (ângulo dado).
(ângulo dado)
∆ AOC ≅ ∆ BOD (caso éle á éle)
Logo,
Sentença matemática. Segmento AC, congruente, segmento BD, (raio)..
Lendo e aprendendo – página 212
1. Com base na leitura e interpretação do texto, temos:
a) Falsa
b) Falsa
c) Verdadeira
d) Verdadeira
2. Dadas as medidas de comprimento dos diâmetros da Terra e de Marte no texto, temos:
a)
Sentença matemática. Fração de numerador 12 mil 755 vírgula 66 quilômetros, e denominador 2, fim da fração, igual, 6 mil 377 vírgula 83 quilômetros.b)
Sentença matemática. Fração de numerador 6 mil 791 vírgula 43 quilômetros, e denominador 2, fim da fração, igual, 3 mil 395 vírgula 715 quilômetros.3. Resposta pessoal.
Atividades – página 213
9. Observando a figura, temos:
a) C, E, G
b) D, F, I, J
c) A, B, H, O
10. Um exemplo de figura:
11. Um exemplo de figura:
a) Sim, já que a própria circunferência centésimo₁ é interna a centésimo₂.
b) Não, pois a circunferência centésimo₂ é externa à centésimo₁.
Atividades – página 216
12. Um exemplo de figura:
13. a) Externa, pois d > r.
b) Secante, pois d < r.
c) Tangente, pois d = r
14. Não, por exemplo, a reta r a seguir:
15. Não, por exemplo, a reta s a seguir:
16. A medida da distância de uma das retas ao centro deve ser igual a 10 centímetros e a medida da distância da outra reta ao centro deve ser maior que 10 centímetros. Veja figura que justifica:
Atividades – página 218
17. Comparando a medida da distância d entre os centros das circunferências com as medidas dos comprimentos dos raios érre minúsculo₁ e érre minúsculo₂ em cada caso, temos:
a) 10 > 2 + 5; portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são externas.
b) 2 = 4 ‒ 2; portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são tangentes interiores.
c) 10 = 7 + 3; portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são tangentes exteriores.
d) 4 < (10 ‒ 3); portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são internas.
e) (5 ‒ 5) < 8 < (5 + 5); portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são secantes.
f) (6 ‒ 4) < 9 < (6 + 4); portanto, centésimo₁ e centésimo₂ são secantes.
18. a) d = r1 + r2
b) r1 ‒ r2 < d < r1 + r2
c) d > r1 + r2
d) d = 0
19. Nesse caso, devemos ter:
d = r1 ‒ r2 ⇒ d = 13 ‒ 7 ⇒ d = 6
Logo, d deve medir 6 centímetros.
20. a) Verdadeira.
b) Verdadeira.
c) Falsa, elas são secantes.
d) Verdadeira.
21. a) 2 centímetros e 2 centímetros, pois são medidas de comprimento dos raios.
b) 2 centímetros, pois esse triângulo é equilátero, ou seja, os três lados têm a mesma medida de comprimento que é a dos raios das circunferências (2 centímetros).
c) Como o triângulo O1A O2 é equilátero, então
Sentença matemática. Medida do ângulo O1 A O2, igual, 60 graus.
.
d) É um losango, pois tem todos os lados com a mesma medida de comprimento.
Atividades – página 222
22. Em todos os itens, temos PA = PB, por serem segmentos de reta tangentes às circunferências, traçados sempre de um mesmo ponto.
a) x = 20
b)
Sentença matemática. Fração de numerador 2x, e denominador 3, fim da fração, menos 1, igual, fração de numerador x, e denominador 4, fim da fração, mais 12 implica que, fração de numerador 2x, e denominador 3, fim da fração, menos, fração de numerador x e denominador 4, fim da fração, igual, 12 mais 1, implica que, fração de numerador 8x menos 3x, e denominador 12, fim da fração, igual, 13,implica que, x, igual, fração de numerador 13 vezes 12, e denominador 5, fim da fração, implica que, x, igual, 31 vírgula 2.
c) 2x + 2 = 10 ⇒ 2x = 8 ⇒ x = 4
d) 3x ‒ 2 = 10 ⇒ 3x = 12 ⇒ x = 4
23. a) x = 10 + 8 ⇒ x = 18
b) x = 5 + 3 ⇒ x = 8
c) x = 6 + 4 ⇒ x = 10
d) 7 = x + 4 ⇒ x = 3
24. a) x + 2x = 8 + 10 ⇒ 3x = 18 ⇒ x = 6
b) x + x + 8 = x + 2 + 8 ⇒ x = 2
c) 8 + 10 = x + 12 ⇒ x = 18 ‒ 12 ⇒ x = 6
25. Considerando BD = x
, podemos dizer que:
Como AC = 39, então:
89 ‒ x + 80 ‒ x = 39 ⇒ ‒ 2x = ‒ 130 ⇒ x = 65
Portanto, BD = 65 centímetros.
26. Segundo as informações, indicando PD por x e PE por y, temos:
PA = PB = 8
DA = DC = 8 ‒ x
EB = EC = 8 ‒ y
Então, a medida do perímetro do triângulo pê dê é pode ser calculada desta fórma:
x + 8 ‒ x + y + 8 ‒ y, ou seja, é igual a 16
Portanto, a medida do perímetro do triângulo pê dê é é 16 centímetros.
Atividades – página 225
27. a) 60°, 82 graus e 142 graus, pois são as mesmas medidas das aberturas dos ângulos centrais correspondentes.
b) 75°, 15 graus e 90 graus, pois são as mesmas medidas das aberturas dos ângulos centrais correspondentes.
28. 6x + 10 graus + 3x + 5 graus + 5x – 5 graus = 360 graus ⇒ 14x = 360 graus – 10 graus ⇒
implica que, x, igual, fração de numerador 350 graus e denominador 14, implica que, x, igual, 25 graus.
Sentença matemática. Medida do arco AMB, igual, 3x, mais 5 graus, mais 5x, menos 5 graus, implica que, medida do arco AMB, igual, 8x,
implica que, medida do arco AMB, igual, 8 vezes 25 graus, implica que, medida do arco AMB, igual, 200 graus.
29. a) 3x + x + 30° = 360° ⇒ 4x = 330° ⇒ x = 82° 30’
b) x + 120° + x = 360° ⇒ 2x = 240° ⇒ x = 120°
c)
Sentença matemática. 2x, mais 80 graus, mais fração 3x sobre 2, fim da fração, igual, 360 graus, implica que, fração de numerador 4x mais 3x, e denominador 2, fim da fração, igual, 280 graus,⇒ 7x = 560 graus ⇒ x = 80 graus
30. a) α = 85 graus, pois é a mesma medida do arco correspondente.
b) α = 180 graus ‒ 150 graus ⇒ α = 30 graus
c) α = 180 graus ‒ 70 graus ⇒ α = 110 graus
31. Como o triângulo á bê cê é equilátero,
Sentença matemática. Medida do ângulo BCA, igual, 60 graus.; então,
Sentença matemática. Medida do arco AB, igual, 60 graus..
32.
Sentença matemática. Ângulo AOB, congruente, ângulo COD.(dado)
Sentença matemática. Segmento OA, congruente, segmento OB, congruente, segmento OC, congruente, segmento OD.
( raios )
Logo, ∆ AOB ≅ ∆ COD, pelo caso éle á éle.
Assim,
Sentença matemática. Segmento AB, congruente, segmento CD..
Tecnologias digitais em foco – página 227
a) Espera-se que os estudantes percebam que a medida da abertura do ângulo inscrito à circunferência é igual à metade da medida da abertura do ângulo central correspondente.
b) Essa propriedade é válida independentemente da configuração apresentada.
Atividades – página 229
33. a)
Sentença matemática. Alfa, igual, fração 60 graus sobre 2, fim da fração, implica que, alfa, igual, 30 graus.b)
Sentença matemática. Alfa, igual, fração 39 graus sobre 2, fim da fração, implica que, alfa, igual, 19 graus e 30 minutos.c)
Sentença matemática. Alfa, igual, 2 vezes 80 graus, implica que, alfa, igual, 160 graus.d)
Sentença matemática. Alfa, mais, 50 graus, igual, fração 180 graus sobre 2, fim da fração, implica que, alfa, igual, 40 graus.34.
Sentença matemática. Medida do arco AB, igual, 2 vezes 60 graus, implica que, medida do arco AB, igual, 120 graus.Sentença matemática. Medida do arco BC, igual, 360 graus, menos, abre parênteses, 100 graus, mais, 120 graus, fecha parênteses, implica que, medida do arco BC, igual, 140 graus.
Sentença matemática. Medida do arco CAB, igual, fração medida do arco BC sobre 2, fim da fração, implica que, medida do arco CAB, igual, fração 140 graus sobre 2, fim da fração,
implica que, medida do arco CAB, igual, 70 graus.
35.
Sentença matemática. Fração de numerador 6x mais 30 graus, e denominador 2, fim da fração, igual, 4x, implica que, 6x mais 30 graus, igual, 8x, implica que, 30 graus, igual, 2x, implica que, x, igual, 15 graus.Calculando a medida de abertura dos ângulos assinalados:
4 · 15 graus = 60 graus e 6 · 15 graus + 30 graus = 120 graus
36. Como
Símbolo. Ângulo MPN.está inscrito em uma semicircunferência, podemos afirmar que
Símbolo. Ângulo MPN.é reto. E como ême êne pê é um triângulo, temos que a soma das medidas das aberturas de seus ângulos internos é igual a 180 graus:
a + b + 90 graus = 180 graus ⇒ a = 90 graus – b um
Temos também a informação de que a + 2b + 127 graus, ou seja,
a = 127 graus – 2b dois
Com um e dois, temos:
90 graus – b = 127 graus – 2b ⇒ b = 37 graus
E, assim,
a = 90 graus – 37 graus ⇒ a = 53 graus
37.
Sentença matemática. Medida do ângulo ABC, igual, 180 graus, menos, abre parênteses, 57 graus, mais 55 graus, fecha parênteses, implica que, medida do ângulo ABC, igual, 68 graus.Logo, como
Sentença matemática. Semirreta BE.é bissetriz de
ângulo A B C, teremos:
Sentença matemática. Medida do ângulo ABE, igual, medida do ângulo EBC, igual, fração 68 graus sobre 2, fim da fração, igual, 34 graus.
Sentença matemática. Medida do arco EC, igual, 2 vezes 34 graus, igual, 68 graus.
Sentença matemática. Medida do arco CB, igual, 2 vezes 55 graus, igual, 110 graus.
Sentença matemática. Medida do arco ECB, igual, 68 graus, mais 110 graus, igual, 178 graus.
38. Exemplo de construção:
Sendo
Sentença matemática. Arco CB.o arco correspondente ao ângulo central
Sentença matemática. Ângulo CAB.e o arco correspondente ao ângulo inscrito
Sentença matemática. Ângulo CDB., podemos afirmar que a medida da abertura do ângulo inscrito
Sentença matemática. Ângulo CDB.mede metade da medida da abertura do ângulo central
Sentença matemática. Ângulo CAB..
Resolvendo em equipe – página 230
Interpretação e identificação dos dados
• Resposta pessoal.
• r = 1 centímetro
• Um triângulo equilátero, pois a medida do comprimento dos três lados é 2 centímetros.
Plano e resolução
• Como se trata de um triângulo equilátero, a medida da abertura de cada ângulo interno é 60 graus, uma vez que 180 graus : 3 = 60 graus.
Resolução
a) Pela figura, sendo érre a medida de comprimento do raio das circunferências pequenas e érre a medida de comprimento do raio da circunferência grande, temos érre = 3 érre; assim, érre = 1 centímetro.
b) 6 circunferências, conforme a figura.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 231 a 233
1. a)
Sentença matemática. Segmento EF.,
Sentença matemática. Segmento EH.,
Sentença matemática. Segmento EI.,
Sentença matemática. Segmento EJ., conforme indicado na figura.
b)
Sentença matemática. Segmento FG.,
Sentença matemática. Segmento FI.,
Sentença matemática. Segmento FJ., conforme indicado na figura.
c)
Sentença matemática. Segmento FJ., conforme indicado na figura.
2. a) d = r ⇒ tangente
b) d > r ⇒ exterior
c) d < r ⇒ secante
d) d = r ⇒ tangente
3. Se elas são tangentes interiores, vale que d = r1 ‒ r2, em que r1 > r2; logo, devemos ter:
7 = 2x ‒ 3 ‒ (x + 1) ⇒ 7 = 2x ‒ 3 ‒ x ‒ 1 ⇒ x = 11
Assim, podemos calcular:
r1 = 2 ⋅ 11 ‒ 3 ⇒ r1 = 19
r2 = 11 + 1 ⇒ r2 = 12
Portanto, as medidas de comprimento dos raios das circunferências são 19 centímetros e 12 centímetros.
4. Se as circunferências são tangentes exteriores, vale d = r1 + r2; logo, devemos ter:
55 = 3x + 1 + 5x ‒ 2 ⇒ 56 = 8x ⇒ x = 7
Assim, podemos calcular:
r1 = 3 ⋅ 7 + 1 ⇒ r1 = 22
r2 = 5 ⋅ 7 ‒ 2 ⇒ r2 = 33
Portanto, as medidas de comprimento dos raios das circunferências são 22 centímetros e 33 centímetros.
5. Como (7 ‒ 4 ) < 10 < (7 + 4), podemos afirmar que as circunferências são secantes.
6. a) 3x + 5 = 7x ‒ 15 ⇒ ‒ 4x = ‒ 20 ⇒ x = 5
b)
Sentença matemática. Fração 3x sobre 2, fim da fração, menos, 5, igual, fração 4x sobre 3, fim da fração, mais 4, implica que, fração 3x sobre 2, fim da fração, menos, fração 4x sobre 3, fim da fração, igual, 4 mais 5,implica que, fração x sobre 6, igual, 9, implica que, x, igual, 54.
7. a) De acôrdo com a figura, podemos escrever: x ‒ 7 = 22 ⇒ x = 22 + 7 ⇒ x = 29; então, x = 29 centímetros.
b) De acôrdo com a figura, podemos escrever: 25 ‒ x = 16 ⇒ 25 = x + 16 ⇒ x = 9; então, x = 9 centímetros.
8. De acôrdo com a figura, podemos calcular a medida de perímetro: 1,5 + 1,5 + 1,5 + 2,5 + 5 + 2,5 + 1,5 = 16
Portanto, o perímetro mede 16 centímetros.
9. a)
Sentença matemática. 3x, igual, 360 menos 291, implica que, x, igual, fração 69 terços, implica que, x, igual, 23.med (ângulo central) = 3 ⋅ 23 graus = 69 graus
b) Temos: x2 = 5x + 24 graus; então precisamos resolver a equação:
x2 ‒ 5x ‒ 24 = 0
Sentença matemática. x, igual, fração de numerador 5, mais ou menos, raiz quadrada de 25 mais 96, fim da raiz, e denominador 2 fim da fração.
Utilizando apenas o valor positivo para x:
Sentença matemática. x, igual, fração de numerador 5 mais 11, e denominador 2, fim da fração, implica que, x, igual, 8.
Logo, teremos:
x = 8 graus
med (ângulo central) = (82) graus = 64 graus
10. a) y = 118 graus (medida da abertura do ângulo central cujo arco de circunferência correspondente mede 118 graus)
Sentença matemática. x, igual, 118 graus sobre 2, fim da fração, igual, 59 graus.
(medida da abertura do ângulo inscrito cujo arco correspondente mede 118 graus)
b) x = 38 graus, pois há um outro ângulo inscrito de medida de abertura de 38 graus, cujo arco de circunferência correspondente é o mesmo.
11. Nesse caso, teremos:
5x + 8 graus = 2 ⋅ 84 graus ⇒ 5x = 160 graus ⇒ x = 32 graus
12. Temos:
Sentença matemática. 5x, igual, fração 170 graus sobre 2, fim da fração, implica que, 10x, igual, 170 graus, implica que, x, igual, 17 graus.
CAPÍTULO 9 – Polígonos regulares
Trocando ideias — página 234
• Sim, porque a medida da abertura de cada um dos ângulos internos de um quadrado é 90 graus e dos ângulos internos de um triângulo equilátero é 60 graus e esses números são divisores de 360.
• Não, porque a medida da abertura de cada um dos ângulos internos de um pentágono regular é 108 graus e 108 não é divisor de 360.
Atividades – página 237
1. Itens b, d, pois nos itens a e c nem todos os vértices dos polígonos pertencem à circunferência.
2. Itens a, b, pois nos itens c e d nem todos os lados dos polígonos são tangentes à circunferência.
3. a) Como ∆ ABC é retângulo em a e o ∆ AOB é isósceles, temos:
x + 38 graus = 90 graus ⇒ x = 52 graus
b) Como ∆ ABC é retângulo em a, então pode-se aplicar o teorema de Pitágoras:
Sentença matemática. Abre parênteses, 4 raiz quadrada de 34, fim da raiz, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, x ao quadrado, fim do expoente, mais 6 ao quadrado, fim do expoente.
x2 = 544 ‒ 36
Com x > 0, temos:
Sentença matemática. x, igual, 2 raiz quadrada de 127, fim da raiz.
.
4. Utilizando a propriedade relacionada aos ângulos opostos de um quadrilátero convexo inscrito em uma circunferência, temos:
a) x + 140 graus = 180 graus ⇒ x = 40 graus
y + 100 graus = 180 graus ⇒ y = 80 graus
b) x + 110 graus = 180 graus ⇒ x = 70 graus
y + 70 graus = 180 graus ⇒ y = 110 graus
5. a) AB = x + y
BC = y + z
CD = z + w
DA = w + x