Parte 7
b) AB + CD = x + y + z + w
c) BC + DA = y + z + w + x
d) As somas das medidas de comprimento dos lados opostos são iguais.
6. Podemos afirmar que:
2p + p = p + 1 + p + 3 ⇒ p = 4. Portanto, p = 4 centímetros.
Logo, podemos calcular o perímetro desta fórma:
(2 ⋅ 4) + (4 + 1) + (4) + (4 + 3) = 24; então, o perímetro do quadrilátero é igual a 24 centímetros.
Atividades – página 243
7. a) Verdadeira. Todo polígono regular e inscritível e circunscritível a uma circunferência.
b) Verdadeira. Denomina-se equiângulo um polígono que tem todos os ângulos congruentes.
c) Falsa. O retângulo não pode ser considerado um polígono regular, uma vez que não podemos afirmar que seus lados sejam congruentes.
d) Verdadeira. Denomina-se equilátero um polígono que tem todos os lados congruentes.
8. Exemplo de construção:
9. n = 10
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração de 360 graus sobre 10, fim da fração, implica que, ângulo central, igual, 36 graus.
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração 8, vezes, 180 graus sobre 10, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 144 graus.
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre 10, fim da fração, implica que, ângulo externo, igual, 36 graus.
10. a) n = 3
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 3, fim da fração, implica que, ângulo central, igual, 120 graus.
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração 1, vezes, 180 graus sobre 3, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 60 graus.
graus
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre 3, fim da fração, implica que ângulo externo, igual, 120 graus.
b) n = 4
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 4, fim da fração, implica que, ângulo central, igual 90 graus.
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração 2, vezes, 180 graus sobre 4, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 90 graus.
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração de 360 graus sobre 4, fim da fração, implica que, ângulo externo, igual, 90 graus.
c) n = 6
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus, sobre 6, fim da fração, implica que, ângulo central, igual, 60 graus.
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração 4, vezes, 180 graus, sobre 6, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual 120 graus.
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre 6, fim da fração, implica que, ângulo externo, igual, 60 graus.
11. a)
360 graus sobre n é igual a 36 graus o que implica que n é igual a 10 e isso implica queé um decágono
b)
360 graus sobre n é igual a 40 graus o que implica que n é igual a 9 e isso implica queé um eneágono
c)
360 graus sobre n é igual a 60 graus o que implica que n é igual a 6 e isso implica queé um hexágono
d)
360 graus sobre n é igual a 90 graus o que implica que n é igual a 4 e isso implica queé um quadrado
e)
360 graus sobre n é igual a 120 graus o que implica que n é igual a 3 e isso implica queé um triângulo equilátero
12. Como
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre n, fim da fração.
Então:
Sentença matemática. 24 graus, igual, fração 360 graus, sobre n, fim da fração, implica que, n, igual, 15 graus.
Esse polígono tem 15 lados.
13. Como
Medida da abertura do ângulo interno é igual a, abre parênteses, n menos 2, fecha parênteses, vezes 180 graus, tudo sobre n
Então:
Sentença matemática. Fração, abre parênteses, n, menos 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus, sobre n, fim da fração, igual, 135 graus, implica que, n, igual, 8.
É um octógono; logo:
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre 8, fim da fração, implica que, ângulo externo, igual, 45 graus.
14. Temos:
(n − 2) ⋅ 180° = .1440° ⇒ n − 2 = 8 ⇒ n = 10
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração de 360 graus sobre 10, fim da fração, implica que, ângulo externo, igual, 36 graus.
15. Exemplo de construção:
O triângulo á bê cê equilátero com lado medindo 3 centímetros foi construído seguindo estes passos:
• segmento
ABde medida de comprimento 3 centímetros foi traçado;
• com a ponta-seca do compasso em a, abertura de 3 centímetros, traçamos um arco;
• com a ponta-seca do compasso em B, abertura de 3 centímetros, traçamos um arco;
• na intersecção dos dois arcos está o vértice C do triângulo equilátero.
16. a) Um octógono regular, pois:
Sentença matemática. 45 graus, igual, fração 360 graus sobre n, fim da fração, implica que, n, igual, 8.
b) O ângulo externo.
c) Para construir o tetracoságono precisamos descobrir a medida de abertura dos seus ângulos externos. Assim:
Sentença matemática. fração 360 graus sobre 24, fim da fração, igual, 15 graus.
Assim, podemos construir a seguinte linha de comandos:
Atividades – páginas 246 e 247
17. Considerando a medida de comprimento do lado do quadrado q e a medida do comprimento do apótema p, temos:
202 = q2 + q2 ⇒ Portanto,
q igual a 10 raiz quadrada de 2 centímetrosp igual a 10 raiz quadrada de 2, tudo sobre 2 centímetros implica que p é igual a 5 raiz quadrada de 2 centímetros
18. Se a medida do perímetro do quadrado mede 20 , temos: centímetros
q igual a 40 quartos centímetros o que implica que q é igual a 10 centímetros
E, então:
10 é igual a r raiz quadrada de 2 o que implica que r é igual a 10 sobre raiz quadrada de 2, fim da fração, vezes raiz quadrada de 2 sobre raiz quadrada de 2 o que implica
implica que r é igual a 5 raiz quadrada de 2
O comprimento do raio mede
Sentença matemática. 5 raiz quadrada de dois, fim da raiz, centímetros..
19. a)
Sentença matemática. 12, igual, r raiz quadrada de dois, fim da raiz, implica que, r, igual, fração 12 sobre raiz quadrada de dois, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração de raiz quadrada de dois, fim da raiz, sobre raiz quadrada de dois, fim do raiz, fim da fração,Sentença matemática. implica que, r, igual, 6 raiz quadrada de dois, fim da raiz.
O comprimento do raio mede
Sentença matemática. 6 raiz quadrada de 2, centímetros..
b)
Sentença matemática. q, igual, fração 12 meios, centímetros, implica que, q, igual, 6 centímetros.20. Teremos:
Sentença matemática. 6 raiz quadrada de dois, fim da raiz, igual, r raiz quadrada de 2, fim da raiz, implica que, r, igual, 2.
; assim, o comprimento do raio mede 6 centímetros.
Logo,
Sentença matemática. q, igual, fração 6 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, centímetros, implica que, q, igual, 3 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros.
Assim, o comprimento do apótema mede
Sentença matemática. 3 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros..
21. a)
Sentença matemática. q, igual, 4 raiz quadrada de dois, fim da raiz, centímetros.Medida do perímetro igual a 4 vezes 4 raiz quadrada de 2 que é aproximadamente igual a
Sentença matemática. aproximadamente, 16, vezes, 1 vírgula 41, igual, 22 vírgula 56.
O perímetro mede, aproximadamente, 22,56 centímetros.
b)
Sentença matemática. Área, igual, abre parênteses, 4 raiz quadrada de dois, fim da raiz, fecha parênteses, ao quadrado, fim do expoente, igual, 32.A medida da área é igual a 32 centímetros quadrados.
22.
Sentença matemática. t, igual, 8 raiz quadrada de três, fim da raiz, centímetros.Sentença matemática. p, igual, fração 8 sobre 2, fim da fração, centímetros, implica que, p, igual, 4 centímetros.
23.
20 é igual a r raiz quadrada de 3 o que implica que r é igual a 20 sobre raiz quadrada de 3, fim da fração, vezes raiz quadrada de 3 sobre raiz quadrada de 3 o que implicaimplica que r é igual a 20 raiz quadrada de 3, tudo sobre 3
p igual a 20 raiz quadrada 3, tudo sobre 3, fim da fração, vezes meio implica que p é igual a 10 raiz quadrada 3, tudo sobre 3,
Portanto, o comprimento do raio mede
Sentença matemática. Fração 20 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 3, fim da fração.e o comprimento do apótema mede
Sentença matemática. Fração 10 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre três, fim da fração, centímetros..
24.
Sentença matemática. fração r sobre 2, fim da fração, igual, seis, implica que, r, igual, doze.Sentença matemática. t, igual, 12 raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Portanto, o comprimento do raio mede 12 centímetros e o do lado mede
Sentença matemática. 12 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
25.
Sentença matemática. t, igual, 10 raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de três, fim da raiz, implica que, t, igual 30.Perímetro = 3 ⋅ 30 = 90
Logo, o perímetro mede 90 centímetros.
26. Temos
h = r = 12 centímetros
Sentença matemática. p, igual fração 12 raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, p, igual, 6 raiz quadrada de três, fim da raiz.
Assim, o comprimento do lado mede 12 centímetros e o do apótema mede
Sentença matemática. 6 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
27. Temos:
Sentença matemática. 5 raiz quadrada de 3, fim da raiz, igual, fração r raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, 5, igual, fração r sobre 2, fim da fração, implica que, r, igual, dez.
h = r = 10
Medida do perímetro = 6 ⋅ 10 = 60
Assim, o perímetro mede 60 centímetros.
28. Temos:
h = r = 8 centímetros
p igual a 8 raiz quadrada de 3, tudo sobre 2 centímetros implica que p é igual a 4 raiz quadrada de 3 centímetros
29. A maior diagonal coincide com o diâmetro; logo, teremos:
Sentença matemática. r, igual, fração 12 raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, centímetros, implica que, r, igual, 6 raiz quadrada de três, fim da raiz, centímetros.
Sentença matemática. p, igual, fração 6 raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre dois, fim da fração, centímetros, implica que, p, igual 9 centímetros.
30. a)
Sentença matemática. AB, igual, 10 raiz quadrada de três, fim da raiz, centímetros.b)
Sentença matemática. OM, igual, fração de 10 meios, centímetros, implica que, OM, igual, 5 centímetros.c)
Sentença matemática. medida do ângulo AOB, igual, ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 3, fim da fraçãoSentença matemática. implica que, medida do ângulo AOB igual, 120 graus.
d) AM = (10 + 5) centímetros ⇒ AM = 15 centímetros
31. Temos:
Sentença matemática. 6 raiz quadrada de 3, fim da raiz, igual, fração r raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, fração r sobre dois, fim da fração, igual, seis, implica que, r, igual, 12.
h = r = 12 centímetros
O comprimento do lado desse hexágono regular mede 12 centímetros.
32. A partir das informações, temos:
Sentença matemática. 8 raiz quadrada de três, fim da raiz, igual, r raiz quadrada de 2, fim da raiz, implica que, r, igual, fração 8 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre raiz quadrada de dois, fim da raiz, fim da fração, vezes fração raiz quadrada de dois, fim da raiz, sobre raiz quadrada de dois, fim da raiz, fim da fração
Sentença matemática. implica que, r, igual, 4 raiz quadrada de 6, fim da raiz.
Sentença matemática. p, igual, fração 4 raiz quadrada de seis, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, p, igual, 2 raiz quadrada de dezoito, fim da raiz,
Sentença matemática. implica que p, igual, 6 raiz quadrada de dois, fim da raiz.
Logo, o comprimento do apótema do hexágono regular mede
Sentença matemática. 6 raiz quadrada de dois, fim da raiz, centímetros..
33. Temos:
Sentença matemática. fração, h sobre q, fim da fração, igual, fração r sobre r raiz quadrada de 2, fim fração, igual, fração 1 sobre raiz quadrada de dois, fim da raiz, fim da fração, vezes, fração raiz quadrada de dois, fim da raiz, sobre raiz quadrada de dois, fim da raiz, fim da fração, igual, fração, raiz quadrada de dois, fim da raiz, sobre dois, fim da fração.
34. Teremos:
Sentença matemática. fração r raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, igual, 12 raiz quadrada de 3, fim da raiz, implica que, fração r sobre 2, fim da fração, igual 12, implica que, r, igual 24.
a) d = 2 ⋅ 24 ⇒ d = 48
O comprimento da diagonal do quadrado mede 48 métros.
b)
Sentença matemática. p, igual, fração 24 meios, igual, 12.A medida do comprimento do apótema mede 12 métros.
Atividades – página 248
35. Temos um triângulo equilátero e
Sentença matemática. r, igual, 2 raiz quadrada de 3 centímetros, fim da raiz.cm.
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de três, fim da raiz, implica que, l, igual, 6.
Sentença matemática. a, igual, fração 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual, raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 6 sobre L, fim da fração, igual, fração raiz quadrada de três, fim da raiz, sobre, 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, L, igual, 12.
O comprimento do lado desse triângulo equilátero medirá 12 centímetros.
36. Temos um quadrado e r = 8 centímetros.
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 8 raiz quadrada de 2, fim d raiz.
Sentença matemática. a, igual, fração 8 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual, 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 8 raiz quadrada de dois, fim da raiz, sobre L, fim da fração, igual, fração 4 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 8, fim da fração, implica que, L, igual, 16.
O comprimento do lado desse quadrado medirá 16 centímetros.
37. Temos um hexágono regular e
Sentença matemática. r, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros.
Sentença matemática. a, igual, fração 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre, 2, fim da fração, implica que, a, igual, 6.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre L, fim da fração, igual, fração 6 sobre 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, L, igual, 8.
O comprimento do lado desse hexágono regular medirá 8 centímetros.
38. Se a medida do perímetro do hexágono regular mede
Sentença matemática. 24 raiz quadrada de 3, fim da raiz., o comprimento do seu lado medirá
Sentença matemática. 4 raiz quadrada de três, fim da raiz, centímetros..
Em um hexágono regular inscrito, teremos
Sentença matemática. r, igual, l, igual 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
Assim, considerando esse raio, faremos os cálculos para o triângulo equilátero.
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 4 raiz quadrada de três, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de três, fim da raiz, implica que, l, igual, 12.
Sentença matemática. a, igual fração 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual, 2 raiz quadrada de três, fim da raiz.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 12 sobre L, fim da fração, igual, fração 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 4 raiz quadrada de três, fim da raiz, fim da fração, implica que, L, igual, 24.
Assim, a medida do perímetro desse triângulo equilátero medirá 72 centímetros, pois 3 · 24 centímetros = 72 centímetros.
39. Espera-se que os estudantes consigam observar, por meio da construção, que a proporção apresentada na página 247 é válida, variando o raio da circunferência que define os polígonos que estão inscritos e circunscritos a ela.
a) Espera-se que os estudantes identifiquem que a relação é válida.
b) Espera-se que os estudantes identifiquem que a relação continua válida.
40. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos tomem a imagem como referência para elaborar questões sobre polígonos regulares circunscritos.
Resolvendo em equipe – página 249
Resposta da questão: alternativa e.
INTERPRETAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS
• Resposta pessoal.
• Todos os ângulos internos dos hexágonos são congruentes e suas aberturas medem 120 graus.
• Não, pois as medidas de comprimento dos lados correspondentes não são proporcionais.
PLANO E RESOLUÇÃO
• Sim. Nesse item é importante ressaltar que o hexágono menor pode ser decomposto em triângulos equiláteros em disposição diferente do hexágono maior. Um exemplo de decomposição é indicado a seguir:
• A medida de comprimento do lado do triângulo equilátero é metade da medida de comprimento do lado do hexágono maior.
• Utilizando como base os triângulos indicados na figura anterior, temos no total 10 triângulos para o hexágono pequeno e 24 para o hexágono maior.
RESOLUÇÃO
Um exemplo de resolução é dado por observar a quantidade de triângulos que compõe o hexágono maior e o hexágono menor, utilizando-os como unidade de medida de área. Assim, denominando como ám a medida da área do hexágono maior, e án a do menor, temos:
Sentença matemática. Fração área do hexágono menor, sobre, área do hexágono maior, fim da fração, igual, fração número de triângulos em ABNGHM, sobre, número de triângulos em ABCDEF, fim da fração,
Sentença matemática. igual fração 10 vinte e quatro avos, igual, fração 5 doze avos.
Assim, temos como resposta a alternativa ê.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 250 a 252
1. Usando a 1ª propriedade:
a) x = y = 90 graus
b) x = y = z = 90 graus
2. Usando a 2ª propriedade:
2x – 35 graus + x + 5 graus = 180 graus
3x – 30 graus = 180 graus
3x = 210 graus
x = 70 graus
3. Sabendo que
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre n, fim da fração., teremos:
a)
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 5, fim da fração, igual, 72 graus.b)
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 8, fim da fração, igual, 45 graus.c)
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 12, fim da fração, igual, 30 graus.d)
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração 360 graus sobre 24, fim da fração, igual, 15 graus.4. a)
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração, abre parênteses, 15, menos, 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus, sobre 15, fim da fração,Sentença matemática. implica que, ângulo interno, igual, fração 2 mil 340 graus sobre 15, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 156 graus.
b)
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus, sobre 15, fim da fração, igual, 24 graus.
c)
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração de 360 graus, sobre 15, fim da fração, igual, 24 graus.5. Como Si = (n − 2) ⋅ 180 graus, teremos:
(n − 2) ⋅ 180 graus = .2880 graus ⇒
⇒ n − 2 = 16 ⇒ n = 18
Portanto, o polígono regular tem 18 lados.
6. Como:
Sentença matemática. Ângulo externo,
=
Sentença matemática. fração 360 graus sobre n, fim da fração.Teremos:
Sentença matemática. fração de 360 graus, sobre n, igual, 18 graus, implica que, n, igual 20
Ou seja, esse polígono regular tem 20 lados.
7. a)
Sentença matemática. 40 graus, igual, fração 360 graus sobre n, fim da fração, implica que, n, igual, 9.
b)
Sentença matemática. ângulo interno, igual, fração, abre parênteses, 9, menos, 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus, sobre 9, fim da fração,Sentença matemática. implica que, ângulo interno, igual, fração 1 mil 260 graus sobre 9, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 140 graus.
c)
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre 9, fim da fração, implica que ângulo externo, igual, 40 graus.8. a) Como ai + ae = 180°, teremos:
3x + 36 graus + x − 8 graus = 180 graus ⇒ x = 38 graus
b) Como
Sentença matemática. Ângulo externo, igual, fração 360 graus sobre n, fim da fração., teremos:
Sentença matemática. 38 graus, menos, 8 graus, igual, fração, 360 graus sobre n, fim da fração, implica que, n, igual, 12.
9. No pentágono regular, temos:
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração, abre parênteses 5, menos, 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus, sobre 5, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 108 graus.
Assim, teremos:
3x + 12° = 108° ⇒ x = 32°
10. No decágono regular, temos:
Sentença matemática. Ângulo interno, igual, fração, abre parênteses, 10, menos, 2, fecha parênteses, vezes, 180 graus, sobre dez, fim da fração, implica que, ângulo interno, igual, 144 graus.
Prolongando-se os lados do decágono regular, observando-se a simetria presente na figura e o paralelismo entre o lado do decágono e o segmento traçado, podemos concluir que o ângulo y tem a mesma medida de abertura do ângulo externo do decágono regular:
Sentença matemática. Ângulo central, igual, fração de 360 graus sobre 10, fim da fração, implica que, ângulo central, igual, 36 graus.
Logo, x = 144 graus e y = 36 graus
11. No hexágono regular inscrito, temos h = r, então:
Medida do perímetro
Igual a 6 vezes 2 raiz quadrada de 3 que é aproximadamente igual a
≃ 6 ⋅ 2 ⋅ 1,7 = 20,4
O perímetro do hexágono regular mede aproximadamente 20,4 métros.
12. a)
Sentença matemática. q, igual, 8 raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de dois, fim da raiz, centímetros, implica que, q, igual, 16 centímetros.
b)
Sentença matemática. p, igual, fração 8 raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros, sobre dois, fim da fração, implica que, p, igual, 8 centímetros.13. Como r = 15 , teremos: métros
Sentença matemática. q, igual, 15 raiz quadrada de 2, fim da raiz, implica que, q, aproximadamente, 15, vezes, 1 vírgula 4, igual, 21.
Assim:
Medida do perímetro = 4 ⋅ 21 = 84
Medida da área = 21 ⋅ 21 = 441
O perímetro mede 84 métros e a área mede 441 métros quadrados.
14. a)
Sentença matemática. 10, igual, r raiz quadrada de 3, fim da raiz, implica que, r, igual, fração, 10 sobre raiz quadrada de 3 fim da raiz, fim da fração, vezes, fração raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração,Sentença matemática. implica que, r, igual, fração 10 raiz quadrada , fim da raiz, sobre 3, fim da fração.
b)
p igual a 10 raiz quadrada de 3 tudo sobre 3, fim da fração, vezes meio implica que p é igual a 5 raiz quadrada de 3 tudo sobre 3O comprimento do raio da circunferência mede
10 raiz quadrada 3, tudo sobre 3centímetros e o comprimento do apótema do triângulo mede
5 raiz quadrada 3, tudo sobre 3centímetros.
15. Sabemos que p = 22 ; então, precisamos calcular as medidas de comprimento do lado desse quadrado ( centímetrosx) e do raio dessa circunferência (y):
22, igual a y raiz quadrada de 2 tudo sobre 2, implica que y é igual a, abre parênteses, 44 sobre raiz quadrada de dois, fim da fração, raiz quadrada de 2 sobre raiz quadrada de 2. fecha parênteses, implica que, y, igual, 22 raiz quadrada de 2.
Sentença matemática. x, igual, 22 raiz quadrada de 2, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de dois, fim da raiz, implica que, x, igual, 44.
O comprimento do lado do quadrado mede 44 centímetros e o raio da circunferência mede
Sentença matemática. 22 raiz quadrada de dois, fim da raiz,centímetros.
16. Temos um triângulo equilátero e
Sentença matemática. r, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 3, fim da raiz, implica que l, igual, 12.
Sentença matemática. a, igual, fração 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual, dois raiz quadrada de 3, fim da raiz.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 12 sobre L, fim da fração, igual, fração 2 raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 4 raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, L, igual, 24.
O comprimento do lado desse triângulo mede 24 centímetros.
17. Temos um quadrado e r = 16 métros.
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, 16 raiz quadrada de 2, fim da raiz.
Sentença matemática. a, igual, fração 16 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual, 8 raiz quadrada de 2, fim da raiz.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração 16 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre L, fim da fração, igual, fração de 8 raiz quadrada de 2, fim da raiz, sobre 16, fim da fração, implica que, L, igual, 32.
O comprimento do lado desse quadrado mede 32 métros.
18. Temos um hexágono regular e
Sentença matemática. r, igual, raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros..
Inscrito:
Sentença matemática. l, igual, raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros.
Sentença matemática. a, igual, fração, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre 2, fim da fração, implica que, a, igual fração 3 meios.
Circunscrito:
Sentença matemática. Fração raiz quadrada de 3, fim da raiz, sobre L, fim da fração, igual, fração 3 meios sobre raiz quadrada de 3, fim da raiz, fim da fração, implica que, L, igual, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, raiz quadrada de 3, fim da raiz, vezes, fração 3 meios, igual, 2.
O lado desse hexágono regular mede 2 centímetros.
É hora de extrapolar – páginas 253 e 254
1. a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tragam como resposta ideias relacionadas à organização do trânsito, visando um melhor fluxo entre carros e pedestres nas vias.
b) Uma resposta possível:
São placas vermelhas que impõem uma ordem (obrigação) ao motorista.
Exemplos de placas: “Proibido virar à esquerda”, “Proibido estacionar”, “Largura máxima permitida”, “Circulação exclusiva de ônibus” e “Siga em frente ou à direita”.
c) Uma resposta possível:
São placas amarelas de alerta ao motorista sobre o que ele encontrará mais à frente.
Por exemplo: “Rua sem Saída”, “Semáforo à frente”, “Saliência ou lombada”, “Pista escorregadia” e “Pista sinuosa à direita.”
2. Uma resposta possível:
a) Essas placas têm formatos diferentes das demais para que possamos visualizá-las tanto frontalmente quanto posteriormente, mesmo que estejam danificadas ou mal pintadas.
b) A placa tem o formato de um octógono e seria preciso verificar se todos os lados têm mesma medida de comprimento e se todos os ângulos internos são congruentes, ou seja, se é equilátero e equiângulo.
c) Podemos calcular a medida de comprimento da altura desse triângulo (h), em centímetros:
90 ao quadrado é igual a 45 ao quadrado mais h ao quadrado o que implica que h é igual a raiz quadrada de 6 mil e 75 o que implica que h é aproximadamente igual a 78
, ou seja, 78 centímetros ou 0,78 métro.
Logo, o comprimento da altura total da sinalização será de aproximadamente 2,78 métros, que correspondem a 2 métros mais 0,78 métro.
3. a) É uma placa de advertência.
b) Alertar a existência de uma escola nas proximidades, com a possibilidade de circulação de crianças e adolescentes.
4. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes desenvolvam ideias relacionadas a atitudes que podem ser prejudiciais no trânsito, refletindo sobre as possíveis atitudes para uma melhor convivência em sociedade no trânsito.
5. a) Alertar sobre o uso de celulares ao andar nas ruas.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam sobre o uso do celular ao andar nas ruas e como evitar acidentes, verificando a efetividade do uso de uma placa para alertar.
Etapa 3:
Espera-se que os estudantes pesquisem no Código de Trânsito Brasileiro, disponível em: https://oeds.link/CPovVV. Acesso em: 22 julho 2022.
Etapas 4 e 5: Os estudantes conduzirão, com a ajuda do professor, as discussões, a construção das placas e a promoção da campanha pelo trânsito seguro na comunidade escolar.
CAPÍTULO 10 – Vistas ortogonais e volumes
Trocando ideias — página 256
• Representando as projeções nos planos indicados, temos:
• Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes tragam como resposta o uso da modelagem para a produção de peças na Engenharia ou até mesmo no campo da Medicina para a criação de próteses para pessoas com deficiência.
Atividades – página 258
1. Ponto C, pois é a intersecção da reta perpendicular a α que contém P.
2. Um círculo.
3. Não, ao posicionar, por exemplo, a base paralela ao plano, obtém-se um quadrado como projeção da pirâmide.
4. Considerando que uma das faces laterais do prisma é paralelo a α, temos a seguinte representação da projeção:
a) Não, a projeção ortogonal depende da inclinação e do posicionamento do prisma.
b) Um retângulo.
Atividades – página 260
5. Item a, pois representa um desnível que não existe em nenhuma vista.
6. Temos as seguintes representações.
a)
b)
7. a) Vista ortogonal lateral, esquerda ou direita:
b) Espera-se que os estudantes percebam que, como a lateral da peça não foi representada, há diferentes modos de desenhar uma possível vista lateral dessa peça; por exemplo, não há como saber se a lateral apresenta furos, rebaixos, dentes etcétera.
8.
a) As figuras que as representam são congruentes.
b) Espera-se que os estudantes observem que obter as 6 vistas ortogonais permite a visualização completa da peça, como demonstrado no exemplo fornecido em Observações, na página 259, onde cada projeção é diferente.
Atividades – página 262
9. Construindo cada caso em malhas triangulares, temos:
a)
c)
b)
10. A partir das visões ortogonais, temos: um-D; dois-C; dois-A, quatro-B.
11. Resposta pessoal.
12. Respostas pessoais.
Veja que interessante – página 263
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes pesquisem diferentes obras que possam tratar a ideia de ponto de fuga. Em especial, o professor pode dedicar esse momento a visitas a museus virtuais utilizando uma sala de informática presente na escola ou pelo uso de celulares com conexão com a internet.
Atividades – página 268
13. Calculando a medida dos volumes:
a) V = (6,5 · 4 · 5,3) centímetros cúbicos = 137,8 centímetros cúbicos
b) V = (10,25 · 2 · 2) centímetros cúbicos = 41 centímetros cúbicos
c) V = (9,75 · 4 · 2,8) centímetros cúbicos = 109,2 centímetros cúbicos
14. Calculando a medida dos volumes:
a)
Sentença matemática. V igual a, abre parênteses, fração, numerador: 4 vezes 3 vezes 12, denominador: 2, fecha parênteses, centímetros cúbicos igual a 72 centímetros cúbicos.b)
Sentença matemática. V igual a, abre parênteses, fração, numerador: 6 vezes 5,2 vezes 8, denominador: 2, fecha parênteses, centímetros cúbicos igual a 124,8 centímetros cúbicos.15. a) V = 32 ⋅ 5 centímetros cúbicos = 160 centímetros cúbicos
b)
Sentença matemática. V igual a, 160 centímetros cúbicos dividido por 8, igual a 20 centímetros cúbicos.16. a) Uma possível resposta: o cilindro um tem menor medida de volume, já que tem raio da base e altura com menores medidas de comprimento em relação aos três, e o cilindro três tem a maior medida de volume, com as maiores medidas de raio da base e altura.
b) Considerando os cilindros da esquerda para a direita:
VI = (3,14 ⋅ 22 ⋅ 3) centímetros cúbicos = 37,68 centímetros cúbicos
VII = (3,14 ⋅ 22 ⋅ 5) centímetros cúbicos = 62,8 centímetros cúbicos
VIII = (3,14 ⋅ 32 ⋅ 5) centímetros cúbicos = 141,3 centímetros cúbicos
17. Devemos calcular a medida da área da base desse prisma.
O pentágono é formado por 5 triângulos com lado medindo 3 centímetros e altura medindo 2,1 centímetros. Ou seja:
Sentença matemática. A índice triângulo igual a, abre parênteses, fração, numerador: 3 vezes 2,1, denominador: 2, fim da fração, centímetros quadrados, fecha parênteses, implica em, A índice triângulo igual a 3,15 centímetros quadrados.
Apentagóno = 5 ⋅ Atriângulo ⇒ 15,75 centímetros quadrados
Assim, poderemos calcular o volume desse prisma:
Vprisma = (5 ⋅ 15,75) centímetros cúbicos = 78,75 centímetros cúbicos
18. a) Podemos calcular a medida do volume total desse recipiente:
V = (36 ⋅ 20 ⋅ 20) centímetros cúbicos = 1.4400 centímetros cúbicos
Como colocou-se água até
Fração. 2 terços.da medida de sua altura, podemos calcular a medida do volume de água colocada fazendo:
Sentença matemática. Dois terços de 14 mil e 400 centímetros cúbicos igual a, fração, numerador: 2 vezes 14 mil e 400, denominador: 3, fim da fração, centímetros cúbicos, igual a, 9 mil e 600 centímetros cúbicos.
b) Como o recipiente está com
Fração. 2 terços.de sua capacidade, então ainda falta completar
Fração. 1 terço.de sua capacidade:
Sentença matemática. um terço de 14 mil e 400 centímetros cúbicos igual a, fração, numerador: 14 mil e 400, denominador: 3, fim da fração, centímetros cúbicos, igual a, 4 mil e 800 centímetros cúbicos.
Logo, ainda podem ser colocados .4800 mililitros de água.
19. a) Calculando a medida do volume de cada caixa:
V1 = 5 centímetros ⋅ 10 centímetros ⋅ 20 centímetros = .1000 centímetros cúbicos
V2 = 10 centímetros ⋅ 10 centímetros ⋅ 10 centímetros = .1000 centímetros cúbicos
Portanto, como as duas caixas têm medida de volume igual ou maior que 900 centímetros cúbicos, Márcia pode utilizar ambas.
b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: como os bombons ficam distribuídos na caixa, eles precisarão ser empilhados para ficar mais fácil de serem transportados sem serem danificados.
c) Resposta pessoal. Exemplo de informação que poderia ser acrescentada no enunciado: trocar 900 centímetros cúbicos por .1050 centímetros cúbicos.
20. Resposta pessoal.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – página 269
1.
2.
3. A partir das vistas ortogonal superior e ortogonal frontal, podemos identificar cada um dos poliedros.
a) Prisma de base pentagonal.
b) Pirâmide de base hexagonal.
4. a) V = 15 centímetros ⋅ 2,5 centímetros ⋅ 2,5 centímetros = 93,75 centímetros cúbicos
b) V = 3,14 ⋅ (4 centímetros)2 ⋅ 12 centímetros = 602,88 centímetros cúbicos
5. V = (25 métros ⋅ 10 métros ⋅ 1,8 métro) = 450 métros cúbicos
Portanto, são necessários 450 métros cúbicos de água para encher essa piscina.
6. a)
Sentença matemática. V igual a fração, numerador: 50 centímetros vezes 40 centímetros, vezes 20 centímetros, denominador: 2, igual a 20 mil centímetros cúbicos.b) Como .1000 centímetros cúbicos = 1 litro, então 2.0000 centímetros cúbicos = 20 litros
Portanto, cabem 20 litros de água nesse aquário.
7. a. V = 3 ⋅ (1,2 métro)2 ⋅ 1 métro = 4,32 métros cúbicos
b) Como 1 métro cúbico = .1000 , então 4,32 litros métros cúbicos = .4320 . litros
Portanto, cabem .4320 litros de água nessa caixa.
8. Como o hexágono é regular e a medida de comprimento do lado é 3 centímetros, podemos considerar que ele é formado por 6 triângulos equiláteros de lado medindo 3 centímetros; a medida da altura (h) coincide com o apótema desse hexágono e é dada por:
Sentença matemática. H igual a, fração, numerador: 3 raiz quadrada de 3, denominador: 2, fim da fração, centímetros.
Logo,
Sentença matemática. A índice triângulo, igual a, fração, numerador: 3 centímetros vezes 3 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros, sobre 2, denominador: 2, implica em, A índice triângulo, igual a, fração, numerador: 9 raiz quadrada de 3, denominador: 4, fim da fração, centímetros ao quadrado.
Sentença matemática. A índice hexágono,
= 6 ⋅
Sentença matemática. A índice triângulo⇒
Sentença matemática. A índice hexágono,=
Sentença matemática. 27 raiz quadrada sobre 2 Sentença matemática. centímetros quadradosSentença matemática. V índice prisma, igual a, fração, numerador: 27 raiz quadrada de 3, denominador: 2, fim da fração, centímetros cúbicos vezes 8 centímetros cúbicos, implica em, V índice prisma igual a, 108 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros cúbicos.
Portanto, a medida de volume do prisma de base hexagonal é
Sentença matemática. 108 raiz quadrada de 3, fim da raiz, centímetros cúbicos..
CAPÍTULO 11 – Construção de gráficos estatísticos
Trocando ideias – página 270
• Fluxograma da esquerda: procedimento para a construção de gráficos de barras simples.
• Fluxograma da direita: procedimento para construção de gráficos de setores.
• Uma resposta possível:
Atividades – páginas 278 a 280
1. Espera-se que os estudantes respondam que um observador pode interpretar a arrecadação do 9º ano a como maior que a arrecadação do 9º ano B. Para corrigir isso, as barras devem ter a mesma medida de comprimento da base.
2. Espera-se que os estudantes não concordem com a afirmação de Ricardo. Observamos que as escalas utilizadas em cada gráfico são diferentes, então fazer uma comparação direta pode levar a equívocos como esse. A nota do 1º bimestre dos dois foi 6,0. E a nota do 4º bimestre de Rafael foi 9,0, enquanto a de Ricardo foi 8,0. Rafael foi quem teve maior evolução.
3. a) Observando ambos os gráficos, podemos perceber que suas amplitudes aparentes podem diferir devido à escala utilizada para representar os dados. Assim, verificando o gráfico com escala menor, temos uma diferença de aproximadamente R$ 14,00quatorze reais. É importante ressaltar que não podemos afirmar que a amplitude é aproximadamente R$ 15,00quinze reais, já que o ponto máximo do gráfico tem ordenada menor do que R$ 1.245,00mil duzentos e quarenta e cinco reais.
b) Considerando a amplitude de aproximadamente R$ 14,00quatorze reais, temos:
Sentença matemática. 1 mil 244 igual a 1 mil 230 vezes P, implica em, P igual a 1 mil 244 sobre 1 mil 230, aproximadamente, 1,011 igual a 101,1 por cento.
Assim, a porcentagem de aumento é de, aproximadamente, 1,1%.
c) Espera-se que os estudantes percebam que a impressão é de que os gráficos representam situações diferentes.
d) No gráfico da esquerda, a sensação é de que os gastos com o lanche da tarde aumentaram muito na última semana. No gráfico da direita, a sensação é de que os gastos foram praticamente constantes durante a semana.
4. a)
b) Resposta pessoal. Exemplo de resposta: As comunidades quilombolas resgatam a história afro-brasileira, valorizando a preservação de costumes, organizações, saberes e tradições desse segmento social.
5. Exemplo de resposta:
Medida da massa (em grama) |
Quantidade de pacotes |
---|---|
940 ⟝ 960 |
3 |
960 ⟝ 980 |
6 |
980 ⟝ 1000 |
6 |
1000 ⟝ 1020 |
3 |
1020 ⟝ 1040 |
2 |
Dados obtidos pelo laboratório em janeiro de 2024.
6. a) É um gráfico de segmentos.
b) Foram produzidos 84 milhões de toneladas.
c) Em 2023: 110 milhões de toneladas
Em 2016: 75 milhões de toneladas
Logo, teremos um aumento percentual de:
Sentença matemática. Fração, numerador: 110 menos 75, denominador: 75, igual a 35 sobre 75, aproximadamente, 0,4666.
Assim, a safra de 2023 foi, aproximadamente, 46,66% superior à safra de 2016.
7. Exemplo de resposta:
Lendo e aprendendo – página 282
1. a) O Níger fica no continente africano.
b) É um índice que mede o desempenho dos países em relação à saúde, à educação e à renda.
c) Condição geográfica (clima desértico e o fato de não ser banhado por nenhum mar), população vivendo em pobreza extrema e educação precária associada ao trabalho infantil.
d) É uma escola de futebol para meninas nigerinas em que são aceitas apenas aquelas que estão matriculadas em escola.
e) Porque muitas delas se casam antes de completar 18 anos de idade por falta de perspectivas de estudo e de emprego, ficando “presas” a tarefas domésticas.
2. Exemplos de resposta:
a)
b)
3. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes pesquisem informações a respeito do í dê agá de dois países e comparem suas situações, indicando possíveis razões para as diferenças entre os valores dos í dê agás desses países.
Construção de gráfico de barras em software de planilha eletrônica – página 284
• Sim, porque o número de cabeças de gado, em 2020, em Mato Grosso, superou .30000 cabeças; em Rondônia, esse número ficou abaixo de .15000 cabeças e .30000 é o dôbro de .15000.
• Não, porque os gráficos de segmentos são utilizados para representar a variação de certo dado no decorrer do tempo, o que não ocorre com os dados da tabela presente na planilha.
• Oriente os estudantes a pesquisarem em diferentes meios de comunicação (como internet ou jornais) diferentes gráficos que possam levar a conclusões equivocadas. Eles devem observar o tipo de gráfico construído, a manchete associada e a escala utilizada, a fim de verificar se diferentes tipos de gráfico podem levar a diferentes conclusões.
Atividades – página 285
8. Exemplos de resposta:
a)
b)
c)
9. Resposta pessoal.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 286 e 287
1. a)
Medida da altura |
Quantidade de atletas |
---|---|
1,6 ⟝ 1,66 |
1 |
1,67 ⟝ 1,73 |
0 |
1,74 ⟝ 1,80 |
4 |
1,81 ⟝ 1,87 |
9 |
1,88 ⟝ 1,94 |
4 |
Dados obtidos em: https://oeds.link/bzfy3X. Acesso em: 19 ago. 2022.
2. a) Como temos um total de 60 estudantes, as porcentagens correspondentes serão:
Inglês:
Sentença matemática. 15 sobre 60 igual a 25 por cento.Natação:
Sentença matemática. 12 sobre 60 igual a 20 por cento.Judô:
Sentença matemática. 9 sobre 60 igual a 15 por cento.Futebol:
Sentença matemática. 18 sobre 60 igual a 30 por cento.Ginástica:
Sentença matemática. 6 sobre 60 igual a 10 por cento.b)
c) Exemplo de resposta: a atividade extra mais realizada pelos estudantes do 9º B é o futebol, enquanto a menos praticada é a ginástica. Os estudantes que praticam ginástica representam um terço dos que praticam futebol.
3. a) A região Nordeste.
b) As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
c) Exemplo de resposta: gráfico de setores, porque possibilita comparar a taxa de analfabetismo entre as regiões e a taxa de analfabetismo de cada região com a taxa de analfabetismo nacional.
4. a)
b) Entre 2010 e 2015.
c) Respostas pessoais. Os estudantes podem verificar que, embora o valor bruto de aumento salarial seja maior a cada ano, a taxa de aumento do salário é menor; assim, caso a tendência se mantenha, o aumento de salário proporcional nos próximos anos será cada vez menor.
5. a) Considerando que o total vendido foi de .2400 peças, teremos:
roupa feminina:
Sentença matemática. 50 centésimos vezes 2 mil e 400 igual a mil e 200.roupa masculina:
Sentença matemática. 10 centésimos vezes 2 mil e 400 igual a 240.roupa infantil:
Sentença matemática. 15 centésimos vezes 2 mil e 400 igual a 360.cama, mesa e banho:
Sentença matemática. 25 centésimos vezes 2 mil e 400 igual a 600.Assim, construindo a tabela:
Tipo de produto |
Quantidade de produtos vendidos |
---|---|
Roupa feminina |
1.200 |
Roupa masculina |
240 |
Roupa infantil |
360 |
Cama, mesa e banho |
600 |
Total |
2.400 |
Dados obtidos pelo departamento de vendas da loja em dezembro de 2023.
b)
c) Exemplo de resposta:
um. Os produtos mais vendidos foram as roupas femininas;
dois. Os produtos menos vendidos foram as roupas masculinas;
três. As roupas femininas vendidas correspondem ao dôbro dos itens de cama mesa e banho vendidas em dezembro de 2023.
6. Exemplo de resposta: espera-se que os estudantes percebam que a escala utilizada no gráfico não começa no zero, o que dá a falsa impressão de uma diferença de intenção de votos entre os candidatos maior do que é na realidade.
CAPÍTULO 12 – Probabilidade e estatística
Trocando ideias – página 288
• Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes percebam que, para entrevistar todos os idosos do país, seriam necessários muitos recursos e pessoal; assim, é realizada uma pesquisa por amostragem.
• Respostas pessoais. A proposta da questão abre espaço para discutir com os estudantes dificuldades e problemas que um indivíduo pode enfrentar ao envelhecer e como as situações podem ser amenizadas.
Atividades – página 291
1. Número de elementos do espaço amostral: 1, 2, 3, 4, 5, 6 (6 elementos)
Número de elementos favoráveis ao evento: 1, 2, 3, 4 (4 elementos)
Logo, teremos:
Sentença matemática. P, abre parênteses, número menor que 5, fecha parênteses, igual a 4 sextos igual a 2 terços.
2. Número de elementos do espaço amostral: 200 elementos
Número de elementos favoráveis ao evento: 6 elementos (quantidade de cartelas recebidas por Ana)
Sentença matemática. P, abre parênteses, uma cartela da Ana ser sorteada, fecha parênteses, igual a 6 sobre 200 igual a 3 sobre 100.
3. a. Número de elementos do espaço amostral: 20 elementos
Número de elementos favoráveis ao evento: 4 elementos
Sentença matemática. P, abre parênteses, cartão ser amarelo, fecha parênteses, igual a 4 sobre 20 igual a 1 sobre 5.
b) Verde, pois há mais cartões dessa cor.
c) Sair um cartão vermelho, pois:
Sentença matemática. P, abre parênteses, cartão ser vermelho, fecha parênteses, igual a 5 sobre 20 igual a 25 por cento.
4. Respostas pessoais.
Atividades – página 295
5. a) Eventos independentes, pois a ocorrência de um evento não interfere na ocorrência do outro.
b) Eventos dependentes, pois a ocorrência do primeiro evento interfere na ocorrência do segundo evento.
6. São eventos dependentes, já que a ficha não será devolvida. Então, fazemos:
P(A): probabilidade de a primeira ficha ser o número 5.
P(B): probabilidade de a segunda ficha ser o número 48.
Sentença matemática. P de A igual a 1 sobre 100.
Sentença matemática. P de B igual a 1 sobre 99.
Assim, a probabilidade P de a primeira ficha ser 5 e a segunda ser 48 será:
Sentença matemática. P igual a 1 centésimo vezes um 99 avos igual a 1 sobre 9 mil e 900.
7. a)
Sentença matemática. P igual a 1 meio vezes 1 meio igual a 1 quarto.b)
Sentença matemática. P igual a 1 meio vezes 1 meio igual a 1 quarto.Em ambos os casos os eventos são independentes, então não há diferença.
8. a) Suponha que o primeiro sorteado seja azul; vejamos os arranjos possíveis a partir deste sorteio:
Ou seja, são 6 possíveis arranjos se a equipe azul for a primeira sorteada. Assim, como são 4 equipes, as possibilidades de arranjo para a ordem de apresentação são 4 ⋅ 6 = 24, ou seja, 24 possibilidades.
Logo,
Sentença matemática. P igual a 1 sobre 24..
Portanto, a probabilidade de a ordem de apresentação ser: equipe amarela, equipe verde, equipe azul e equipe vermelha é
Fração: 1 sobre 24..
b) Vejamos a probabilidade de dois eventos:
Sentença matemática. P, abre parênteses, sortear equipe azul, fecha parênteses, igual a 1 quarto.
Sentença matemática. P, abre parênteses, sortear Rafaela, fecha parênteses, igual a 1 sobre 15.
Assim, a probabilidade P procurada será:
Sentença matemática. P, igual a, 1 quarto vezes 1 sobre 15 igual a 1 sobre 60.
Portanto, a probabilidade de ela ser a primeira sorteada é
Fração: 1 sobre 60..
9. Nesse caso, teremos:
P = P (1ª peça ter defeito) ⋅ P (2ª peça ter defeito)
Então:
Sentença matemática. P, igual a, 50 centésimos vezes 49 sobre 99 igual a 49 sobre 198.
Portanto, a probabilidade de essas peças estarem com defeito é
Sentença matemática. 49 sobre 198..
10. a. Vejamos a probabilidade de cada evento, lembrando que foram sorteados por grupo de estudo do instrumento:
P (mulher que pratica guitarra) =
14 sobre 34 igual a 7 sobre 17P (homem que pratica violão) =
15 sobre 27 igual a 5 nonosP (mulher que pratica bateria) =
15 sobre 25 igual a 3 quintosAssim, a probabilidade do evento solicitado será:
Sentença matemática. P igual a 7 e 17 avos vezes 5 nonos vezes 3 quintos igual a 7 sobre 51.
b) Vejamos a probabilidade de cada evento, lembrando que os estudantes não foram separados por instrumento de estudo:
P (mulher que pratica guitarra) =
14 sobre 86 igual a 7 sobre 43P (homem que pratica violão) =
15 sobre 85 igual a 3 sobre 17P (mulher que pratica bateria) =
15 sobre 84 igual a 5 sobre 28Assim, a probabilidade do evento solicitado será:
Sentença matemática. P igual a 7 e 43 avos vezes 3 e 17 avos vezes 5 e 28 avos igual a 15 sobre 2 mil 924.
11. Resposta pessoal.
Atividades – página 297
12. Resposta pessoal.
13. Resposta pessoal.
Atividades – página 299
14. a) Público: adulto.
b) Resposta pessoal.
c) Sim, devem ser considerados.
d) Resposta pessoal.
15. Resposta pessoal.
16. Resposta pessoal.
Atividades – página 301
17. a)
Média salarial igual a 3 mil reais mais mil e 700 reais mais 3 mil 750 reais mais 4 mil reais mais 2 mil e 500 reais tudo sobre 5 igual14 mil 950 reais dividido por 5 igual a 2 mil 990 reais
Portanto, o salário médio é R$ 2.990,00dois mil novecentos e noventa reais.
b) Pode ser aplicada a moda.
c) Espera-se que os estudantes respondam que a média da medida do tempo de serviço é de 2,5 anos e que o funcionário com mais tempo de serviço trabalha há 4 anos na lanchonete e o que tem menos tempo trabalha há 1 ano e meio.
Sentença matemática. Média do tempo igual a, fração, numerador: 2 mais 1,5 mais 3 mais 4 mais 2, denominador: 5 igual a, 12,5 sobre 5 igual a 2,5.
18. a) Resposta pessoal. Um critério possível seria estipular que as notas de [0; 2,5[ correspondem a ruim; de [2,5; 5[ correspondem a regular; de [5; 7,5[ correspondem a bom e [7,5 a 10] correspondem a muito bom.
b) Resposta pessoal. Os dados podem ser organizados em uma tabela como a da referência.
Notas |
Conceito |
Frequência |
---|---|---|
0 ⟝ 2,5 |
Ruim |
5 |
2,5 ⟝ 5 |
Regular |
13 |
5 ⟝ 7,5 |
Bom |
22 |
7,5 ⟝⟞ 10 |
Muito bom |
20 |
c) Para facilitar os cálculos, os estudantes podem organizar os valores em ordem crescente.
Moda: 5 (aparece 10 vezes)
Mediana: 6
Espera-se que os estudantes concluam que o produto não agradou muito aos clientes.
19. Resposta pessoal.
20. Resposta pessoal. Para haver adesão da comunidade à pesquisa, os temas escolhidos devem ser sensíveis à comunidade e podem estar ligados à vida comunitária: instalação ou manutenção de equipamentos urbanos, horários de transporte público, abertura e fechamento de postos de saúde, fluxo na porta da escola etcétera.
Do mesmo modo, a escolha das perguntas para o questionário deve objetivar unicamente a informação desejada, devendo-se evitar a coleta de dados pessoais desnecessários à pesquisa.
Revisão dos conteúdos deste capítulo – páginas 302 e 303
1. a)
Sentença matemática. P, abre parênteses, ser vermelha, fecha parênteses, igual a 9 sobre 25.b)
Sentença matemática. P, abre parênteses, ser azul, fecha parênteses, igual a 16 sobre 25.c)
P, abre parênteses, ser azul, com uma azul a menos, fecha parênteses, igual a 15 sobre 24, igual a 3 sobre 82. Número de elementos do espaço amostral: 1, 2, 3, 4, 5, 6 (6 elementos)
a)
Sentença matemática. P, abre parênteses, número par, fecha parênteses, igual a 3 sobre 6, igual a, 1 meio.
b)
Sentença matemática. P, abre parênteses, número menos que 5, fecha parênteses, igual a 4 sobre 6, igual a, 2 sobre 3.c) P(número maior que 6) = 0
3. a)
Sentença matemática. P, abre parênteses, número múltiplo de 4, fecha parênteses, igual a 12 sobre 50, igual a, 6 sobre 25.b)
Sentença matemática. P, abre parênteses, número divisor de 5, fecha parênteses, igual a 10 sobre 50, igual a, 1 sobre 5.c)
Sentença matemática. P, abre parênteses, número maior que 30, fecha parênteses, igual a 20 sobre 50, igual a, 2 sobre 5.4. O espaço amostral é: (cara, cara); (cara, coroa); (coroa, cara); (coroa, coroa).
a)
Sentença matemática. P, abre parênteses, sair duas faces diferentes, fecha parênteses, igual a 2 sobre 4, igual a, 1 sobre 2.b)
Sentença matemática. P, abre parênteses, sair pelo menos uma cara, fecha parênteses, igual a 3 sobre 4.5. Pesquisa amostral, pois a censitária demandaria um gasto muito alto e seria muito trabalhosa para entrevistar todos os adolescentes brasileiros.
6. a)
Medida de massa (em kg) |
Quantidade de jogadores |
---|---|
61 |
3 |
62 |
1 |
63 |
4 |
65 |
2 |
68 |
2 |
70 |
1 |
71 |
2 |
Dados obtidos por Jorge em 2023.
b)
c) Média =
Igual a 3 vezes 61 mais 62 mais 4 vezes 63 mais 2 vezes 65 mais 2 vezes 68 mais 70 mais 2 vezes 71, denominador: 15, igual a 975 sobre 15 igual a, 65
Moda: 63
Mediana é 8º termo: 63
7. a) Cinema.
b)
c) Exemplo de resposta:
Com base nos dados apresentados podemos analisar que:
• a atividade mais escolhida pelos estudantes foi cinema;
• atividade menos escolhida pelos estudantes foi contação de histórias;
• a segunda atividade mais escolhida foi shows.
8. a)
Sentença matemática. Média, igual a, mil 320 sobre 160 igual a 8,25.Logo, média ≃ 8 anos.
Moda: 8 anos
9. a)
Sentença matemática. Média igual a, fração, numerador: 5 mil e 200 mais 3 mil 780 mais 2 vezes 2 mil 370 mais 2 vezes mil 180, denominador: 8,Sentença matemática. 18 mil 440 sobre 8 igual a, 2 mil 305.
Sentença matemática. Mediana igual a, fração, numerador: mil 180 mais 2 mil 370, denominador: 2, igual a mil 775.
Moda: .1180
b) Não alteraria a moda.
Sentença matemática. Média igual a, fração, numerador: 18 mil 440 mais 7 mil 480, denominador: 9, igual a 2 mil 880.
Mediana = .2370
10. a) Uma possibilidade de resposta:
b)
Sentença matemática. Média igual a , fração, numerador: 18 mais 17 mais 21 mais 19 mais 16 mais 15 mais 17, denominador: 7, aproximadamente, 17,6.Média ≃ 17,6 grauscélsius
Mediana = 17 grauscélsius
Moda = 17 grauscélsius
11. a) Pesquisa censitária, considerando que todos os estudantes, ou seja, toda a população fez a prova.
b) São 20 estudantes, pois 1 + 2 + 1 + 2 + 3 + 2 + 2 + 1 + 2 + 1 + 1 + 1 + 1 = 20.
Sentença matemática. Média igual a 109,9 sobre 20 igual a 5,495.
c) Moda: 5,3
d) Exemplo de resposta: podemos afirmar que os estudantes não se saíram bem nesta avaliação, visto que ela valia 10 e a média foi menor que 6; a moda foi 5,3 e a maior nota foi 6,9.
É hora de extrapolar – páginas 304 a 306
1. a) Resposta pessoal.
b) Porcentagens aproximadas:
branca:
Sentença matemática. 92 mil 029 sobre 212 mil 808 aproximadamente 42,25 por cento.preta:
Sentença matemática. 20 mil e 30 sobre 212 mil 808 aproximadamente 9,41 por cento.parda:
Sentença matemática. 98 mil 425 sobre 212 mil 808 aproximadamente 46,25 por cento.amarela/indígena/sem declaração:
Sentença matemática. 2 mil 324 sobre 212 mil 808 aproximadamente 1,09 por cento.c) Uma resposta possível:
2. a) População brasileira (em %) que se autodeclarou negra de 2014 a 2019:
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
---|---|---|---|---|---|
53,1 |
53,8 |
54,8 |
55,4 |
55,8 |
56,2 |
b) Resposta pessoal. Uma possibilidade: gráfico de barras verticais.
c) Resposta depende do gráfico escolhido anteriormente. Uma possibilidade:
3. Resposta pessoal.
4. Itens á e b). Espera-se que os estudantes pesquisem as informações relacionadas a capoeira em fontes confiáveis. O professor pode indicar nesta atividade a consulta a professores de outros componentes curriculares, como História.
5. a) Pernambuco.
b) Espera-se que os estudantes identifiquem que bastaria multiplicar a medida da área da base pela medida da altura da alfaia. Lembrando que a base é um círculo e a medida de sua área é π r2, em que r é a medida do raio desse círculo.
Comentários referentes às atividades 6 a 15.
Respostas e elaborações pessoais. Referem-se à produção de histórias em quadrinhos e gibis sobre as personalidades negras importantes para a história do Brasil. Pode-se orientar os estudantes a também incluir na produção da atividade conteúdos de Língua Portuguesa e História. Na atividade 9, oriente os estudantes a pesquisarem ou retomarem o conteúdo caso já conheçam as características das histórias em quadrinhos, como o uso de sequências de desenhos para representar a passagem de tempo e ações. Pode ser útil para a produção da atividade introduzir o conceito de esboço sequencial, projetando as histórias e selecionando que elementos podem chamar a atenção do leitor, como as cores, o tipo de história produzida, a maneira que os quadros são dispostos na página, entre outros.
Teste seus conhecimentos
Atividades — páginas 307 a 310
1. Para determinar o valor dessa medida em quilômetro, como 1 quilômetro = .1000 métros, podemos fazer:
...62000000000 métros = (...62000000000 : .1000) quilômetros = ..62000000 quilômetros
Representando esse número em notação científica, temos:
..62000000 = 6,2 ⋅
107
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
2. Calculando o valor da expressão
Sentença matemática. Fração, numerador: raiz quadrada de a, fim da raiz, vezes a ao quadrado, denominador: a elevado a menos 2., temos:
Sentença matemática. Fração, numerador: raiz quadrada de a, fim da raiz, vezes a ao quadrado, denominador: a elevado a menos 2, igual a, fração, numerador: a elevado a 1 meio, fim da potência, vezes a ao quadrado, denominador: a elevado a menos 2, igual a, fração, numerador: a elevado a 1 meio mais 2, denominador, a elevado a menos 2, igual, fração, numerador: a elevado a 5 meios, denominador: a elevado a menos 2, fim da fração, vezes a elevado a 5 meios mais 2, igual, a elevado a 9 sobre 2, igual a raiz quadrada de a elevado a 9.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
3. Para determinar o preço desse produto depois do aumento em fevereiro, primeiro vamos calcular o desconto dado em janeiro e, em seguida, o acréscimo em fevereiro.
Desconto de 5% aplicado em janeiro, em real:
86,50 ⋅ 0,95 = 82,175
Acréscimo de 5% aplicado em fevereiro, em real:
82,175 ⋅ 1,05 ≃ 86,28
Logo, o produto passou a custar R$ 86,28oitenta e seis reais e vinte e oito centavos após o acréscimo em fevereiro.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
4. Vamos determinar os montantes que podem ser obtidos em cada uma das aplicações.
Opção a: 5% ao mês de juro simples durante dois anos.
Seja MA o montante obtido na aplicação a.
MA = .1000 ⋅ 0,05 ⋅ 24 + .1000 = .2200
Logo, na aplicação A, o montante obtido será R$ 2.200,00dois mil duzentos reais.
Opção B: 30% ao ano de juro composto durante um ano.
Seja MB o montante obtido na aplicação B.
MB = .1000 ⋅ 0,30 ⋅ 1 + .1000 = .1300
Logo, na aplicação B, o montante obtido será de R$ 1.300,00mil trezentos reais.
Opção C: 20% ao ano de juro composto durante dois anos.
Seja MC o montante obtido na aplicação C.
Primeiro ano:
MC = .1000 ⋅ 0,20 + .1000 = .1200
Segundo ano:
MC = .1200 ⋅ 0,20 + .1200 = .1440
Logo, na aplicação C, o montante obtido será de R$ 1.440,00mil quatrocentos e quarenta reais.
Organizando os montantes obtidos em ordem decrescente, temos:
MB < MC < MA
Logo, a alternativa correta é a letra a.
5. O triângulo á bê cê e o triângulo á dê é são semelhantes, assim, podemos fazer:
Sentença matemática. AC sobre AD igual a BC sobre DE.
Sentença matemática. 3 meios igual a 5 sobre DE.
Sentença matemática. 3 vezes DE igual a 10, implica em, DE igual a 10 terços.
Logo, o segmento
DEmede
Fração, 10 terços centímetros..
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
6. O triângulo á bê cê e o triângulo BDE são semelhantes; assim, podemos escrever as relações a seguir.
Sentença matemática. Y sobre 8 igual a 27 sobre 9
e
Sentença matemática. X sobre 7 igual a 27 sobre 9.Assim, temos:
Sentença matemática. Y sobre 8 igual a 27 sobre 9
9 ⋅ y = 216 ⇒ y = 24
Sentença matemática. X sobre 7 igual a 27 sobre 9.
9 ⋅ x = 189 ⇒ x = 21
Logo, x = 21 e y = 24.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
7. Desenvolvendo a expressão (a − b)2 + 2(a +b)2 − (a − b), temos:
(a − b)2 + 2(a + b)2 − (a − b) =
= a2 − 2ab + b2 + 2(a2 − 2ab + b2) − a + b =
= a2 − 2ab + b2 + 2a2 + 4ab + 2b2 − a + b =
= 3a2 + 2ab + 3b2 − a + b
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
8. Para determinar a medida de volume da caixa, vamos multiplicar a medida de comprimento, a medida da largura e a medida da largura da caixa montada.
Medida de comprimento da caixa: 20 − 2x
Medida de largura da caixa: 20 − 2x
Medida da altura da caixa: x
Vcaixa = 20 − 2x ⋅ 20 − 2x ⋅ x = (20 − 2x)² ⋅ x
Logo, a expressão algébrica que representa a medida de volume da caixa é (20 − 2x)² ⋅ x.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
9. Seja V o valor da conta, em reais, x a quantidade de quilowatts-hora consumidos e 95,40 (em real) a tarifa fixa, podemos escrever a seguinte função:
V = 95,40 + 0,38x
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
10. Sabendo que as coordenadas
1 10 terçospertencem ao gráfico da função
f de x igual a 4x menos k sobre 3, vamos substituir os valores de x e f(x) para determinar o valor de k.
Para x = 1 e
Sentença matemática. F de x igual a 10 terços.., temos:
Sentença matemática. 10 sobre 3 igual a 4 vezes 1 menos k sobre 3.
10 = 12 − k ⇒ k = 2
Logo, o valor de k é 2.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
11. Seja x a medida da distância percorrida e considerando um tempo fixo de 5 horas,
Sentença matemática. Y igual a 1 quinto vezes x.representa a função da velocidade média do carro.
Para verificar qual curva do gráfico corresponde a essa função, vamos determinar alguns pontos que pertencem ao gráfico. Observe o quadro a seguir.
x |
y = x |
---|---|
0 |
· 0 = 0 |
5 |
· 5 = 1 |
10 |
· 10 = 2 |
Logo, a curva do gráfico referente à função g representa a medida da velocidade média em função da medida da distância percorrida.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
12. Seja c a medida de comprimento do retângulo e h a medida de altura. Pelo enunciado, temos a seguinte relação:
c + h = 12 ⇒ h = 12 − c
Para calcular a medida da área de um retângulo, devemos multiplicar a medida de altura pela medida de comprimento.
A = (12 − c) ⋅ c
A = 12c − c2 = − c2 + 12c
Portanto, a alternativa correta é a letra a.
13. Para verificar qual gráfico corresponde à função quadrática f(x) = −x² + 4x, vamos determinar alguns pontos que pertencem ao gráfico. Observe o quadro a seguir.
x |
f(x) = −x² + 4x |
---|---|
−4 |
−(−4)² + 4 ⋅(−4) = −16 −16 = −32 |
−2 |
−(−2)² + 4 ⋅(−2) = −4 −8 = −12 |
0 |
−0² + 4 ⋅0 = 0 |
2 |
−(2)² + 4 ⋅(2) = −4 + 8 = 4 |
4 |
−(4)² + 4 ⋅(4) = −16 +16 = 0 |
Logo, de acôrdo com as alternativas, o gráfico do item c corresponde à função quadrática f.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
14. O valor de máximo de uma função é obtido para
Sentença matemática. X índice v, igual a , menos b sobre 2a.. Para a função f(x) = −2x² − 18x + 20, temos:
a = − 2; b = − 18; c = 20
Abscissa do vértice igual a menos b sobre 2a que é igual a menos abre parênteses, menos 18, fecha parênteses, dividido por 2 vezes menos 2 igual a 18 dividido por menos 4 que é igual a menos 4 vírgula 5
Substituindo x = −4,5 na função f(x) = −2x² − 18x + 20.
f(xv) = −2(−4,5)² − 18(−4,5) + 20 = −40,5 + 81 + 20 = 60,5
Logo, o valor máximo da função real f(x) = −2x² − 18x + 20 é 60,5.
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
15. Como os triângulos têm a mesma tangente em relação a um ângulo agudo correspondente, temos:
Sentença matemática. Fração, numerador: 15, denominador: x mais 20, igual a 10 sobre 2x.
30x = 10x + 200
20x = 200 ⇒ x = 10
Seja y a medida de comprimento da hipotenusa do triângulo maior, aplicando o teorema de Pitágoras nesse triângulo, temos:
y2 = (20 + 10)2 + 152
y2 = 302 + 152
y2 = 900 + 225
y =
Sentença matemática. raiz quadrada de mil 125.Portanto, a alternativa correta é a letra a.
16. Atribuindo os pontos A(−6, 3) e B(−2, −2) ao plano cartesiano, temos:
Podemos traçar segmentos perpendiculares aos eixos para formar um triângulo retângulo:
Agora, vamos considerar M, o ponto médio de
Símbolo. Segmento de reta AB., e o ponto D, pertencente a
Símbolo. Segmento de reta AC., de modo que á ême dê também seja um triângulo retângulo.
Pelo caso á á, com o ângulo reto e o ângulo
Aem comum, os triângulos bê ême dê e BCA são semelhantes.
Logo, as medidas de comprimento de seus lados são proporcionais. Desse modo, podemos escrever:
Sentença matemática. BA sobre BM igual a BC sobre BD.
um
Como M é ponto médio de
Símbolo. Segmento de reta AB., então:
Sentença matemática. BA sobre 2, igual a, BM, implica em BA igual a 2 BM.
um um
Substituindo um um em um, obtemos:
Sentença matemática. 2BM sobre BM igual a BC sobre BD, implica em BC igual a 2BD.
Sabemos que: BC = −6 − (−2) e BD = x − (−2). Logo:
−6 − (−2) = 2 (x − (−2))
− 4 = 2x + 4
x = − 4
Para determinar y, podemos escrever:
BA sobre BM é igual a AC sobre MD o que implica que 2BM sobre BM é igual a AC sobre MD o que implica que AC é igual a 2MD
Como AC = 3 − (−2) e MD = y − (−2), então:
3 − (−2) = 2(y − (−2))
3 + 2 = 2(y + 2)
5 = 2y + 4
y = 0,5
Assim, concluímos que as coordenadas do ponto médio M são (− 4; 0,5).
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
17. A medida da abertura de um ângulo inscrito é igual à metade da medida da abertura do ângulo central correspondente. De acôrdo com os dados do enunciado, podemos fazer a seguinte relação:
Sentença matemática. 3x menos 115 graus igual a 2, abre parênteses, 2 terços de x menos 20 graus, fecha parênteses.
Sentença matemática. Abaixo: 3x menos 115 graus igual a, 4 terços de x menos 40 graus.
9x − 345° = 4x − 120°
5x = 225° ⇒ x = 45°
Para determinar a medida da abertura do ângulo central, vamos substituir x = 45 graus na expressão 3x − 115°:
3 · 45 graus − 115 graus = 135 graus − 115 graus = 20 graus
Logo, a medida de abertura do ângulo central é 20 graus.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
18. Seja l a medida do comprimento do lado de um triângulo inscrito em uma circunferência. Para determinar esse valor, podemos utilizar a seguinte relação:
Sentença matemática. L igual a r raiz quadrada de 3.
, em que r é a medida do raio da circunferência
Sentença matemática. L igual a 2 metros raiz quadrada de 3.
l = 2 ⋅ 1,7 métro ⇒ l = 3,4 métros
A quantidade de fita necessária corresponde ao perímetro desse triângulo equilátero.
3,4 métros · 3 = 10,2 métros
Logo, serão necessários 10,2 metros de fita para delimitar o espaço.
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
19. Seja l a medida do comprimento do lado de um quadrado inscrito em uma circunferência. Para determinar esse valor, podemos utilizar a seguinte relação:
Sentença matemática. L igual a r, raiz quadrada de 2.
, em que r é a medida do raio da circunferência
Sentença matemática. L igual a 20 centímetros raiz quadrada de 2 igual a 20 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros.
Para determinar a medida de área desse quadrado, podemos calcular o produto da medida de comprimento dos lados.
Sentença matemática. 20 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros vezes 20 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros igual a 400 vezes 2 centímetros ao quadrado igual a 800 centímetros ao quadrado.
Logo, a medida de área desse quadrado é 800 centímetros quadrados.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
20. Seja a a medida do comprimento do apótema de um quadrado inscrito em uma circunferência. Para determinar esse valor, podemos utilizar a seguinte relação:
Sentença matemática. A igual a, fração, numerador: r, raiz quadrada de 2, denominador: 2.
, em que r é a medida do raio da circunferência
Sentença matemática. A igual a, fração, numerador: fração, numerador: 9 raiz quadrada de 2, fim da raiz, centímetros, denominador: 2, fim da fração, vezes raiz quadrada de 2, denominador: 2.
Sentença matemática. a igual a 9 sobre 2 centímetros.
Logo, a medida do comprimento do apótema é
Sentença matemática. 9 sobre 2 centímetros..
Portanto, a alternativa correta é a letra a.
21. Um prisma reto de base hexagonal regular tem as faces laterais com formato retangular e suas bases com formato de hexágono regular. Analisando as alternativas, podemos concluir que a única figura que não pode ser a projeção ortogonal que Laís desenhou é um triângulo.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
22. Observando as peças sobre a mesa retangular, podemos reproduzir as vistas ortogonais de cada sólido para determinar qual esboço representa a fotografia.
A figura da alternativa b corresponde à reprodução obtida. Vamos verificar as outras alternativas, posicionando o sólido composto de dois cubos nas posições indicadas nos esboços representados em cada uma delas para verificar se podem ser fotografias de outros ângulos de visão.
Alternativa a:
Obtemos uma representação diferente do que a mostrada na alternativa a.
Alternativa c:
Obtemos uma representação diferente do que a mostrada na alternativa c.
Alternativa d:
Obtemos uma representação diferente do que a mostrada na alternativa d.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
23. Para determinar qual recipiente Evandro pode utilizar, vamos calcular a medida de volume de cada um deles.
Cálculo da medida do volume do recipiente com formato de paralelepípedo:
quintoA = 2 centímetros ⋅ 2 centímetros ⋅ 10 centímetros ⇒ quintoA = 40 centímetros cúbicos
Cálculo da medida do volume do recipiente com formato de prisma de base triangular:
Sentença matemática. V índice B igual a fração, numerador: 2 centímetros vezes 2 centímetros, denominador: 2, fim da fração, vezes 10 centímetros, implica em, V índice B igual a 20 centímetros cúbicos.
Cálculo da medida do volume do recipiente com formato de cilindro:
Sentença matemática. V índice C igual a 3,14 vezes, abre parênteses, 2 centímetros, fecha parênteses, ao quadrado, vezes 10 centímetros, implica em V índice C igual a 125,6 centímetros cúbicos.
Como 1 centímetro cúbico = 1 mililitro, então, 35 centímetros cúbicos = 35 mililitros.
Logo, Evandro pode utilizar os recipientes A ou C.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
24. Sabendo o total de entrevistados, com base no gráfico de setores é possível determinar o número de pessoas para cada preferência de votos. Obtendo esses dados, para fazer uma comparação visual e representar esses dados de maneira prática, o gráfico de barras é o mais adequado de acôrdo com as alternativas apresentadas.
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
25. Analisando as alternativas, é possível observar que o histograma é o tipo de gráfico mais adequado para representar os dados coletados por Gabriela, pois é possível representar uma distribuição de frequências em classes de mesma amplitude, o que facilita a leitura dos dados.
Portanto, a alternativa correta é a letra d.
26. Se a probabilidade de retirar uma bola preta dessa urna é 0,6, a probabilidade de retirar uma bola branca é 1 − 0,6, ou seja, 0,4. Como há 10 bolas nessa urna, podemos concluir que há 6 bolas pretas e 4 bolas brancas.
A probabilidade de retirar uma bola branca e, em seguida, uma bola preta é dada por:
Sentença matemática. 4 décimos vezes 6 nonos igual a 24 sobre 90 igual a 4 sobre 15.
Portanto, a alternativa correta é a letra a.
27. Vamos calcular cada uma dessas medidas de tendência central para os dados anotados por Ismael.
Cálculo da média aritmética:
Sentença matemática. Fração, numerador: 4 mais 1 mais 0 mais 8 mais 5 mais 8, denominador: 6, igual a 26 sobre 6, aproximadamente 4,33.
A moda corresponde ao valor de maior frequência.
Logo, nesse caso, 8 é a moda desse conjunto de dados.
Para determinar a mediana, vamos organizar os dados em ordem crescente:
0, 1, 4, 5, 8, 8
Como temos um número par de dados, vamos calcular a média aritmética dos valores centrais.
Sentença matemática. Fração, numerador: 4 mais 5, denominador: 2, igual a 4,5.
Logo, a média, a mediana e a moda desse conjunto de dados podem ser relacionadas por:
média < mediana < moda
Portanto, a alternativa correta é a letra c.