Parte 4

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Faça as atividades no caderno.

Potência de um número real com expoente inteiro

Considere a um número real.

Expoente maior que 1

Esquema. Sentença matemática. a elevado a n igual a, a vezes, a vezes, reticências, vezes a, com n número inteiro tal que n > 1.  Há uma indicação saindo das multiplicações por a: n fatores.

Expoente 1

aelevado a 1 = a

Expoente zero, com base não nula

aelevado a 0 = 1, com a 0

Expoente inteiro negativo, com base não nula

 

Sentença matemática. a elevado a menos n igual a 1 sobre a elevado a n, igual a abre parênteses, 1 sobre a, fecha parênteses, elevado a n.

, com a 0 e n número inteiro negativo

Propriedades das potências com expoentes inteiros

Considere que a e b são números reais não nulos e que m e n são números inteiros.

Produto de potências de mesma base

 

Sentença matemática. a elevado a n, vezes, a elevado a m igual a, a elevado a n mais m.

Quociente de potências de mesma base

 

Sentença matemática. a elevado a n, dividido por, a elevado a m igual a, a elevado a n menos m.

Potência de potência

 

Sentença matemática. abre parênteses, a elevado a n, fecha parênteses, elevado a m, igual a, a elevado a n vezes m.

Potência de um produto ou de um quociente

 

Sentença matemática. abre parênteses, a vezes b, fecha parênteses, elevado a n, igual a, a elevado a n vezes b elevado a n.

 

Sentença matemática. abre parênteses, a dividido por b, fecha parênteses, elevado a n, igual a, a elevado a n dividido por b elevado a n.

1. Efetue as potências de números reais com expoentes inteiros.

a)

Sentença matemática. abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado a 0.

b)

Sentença matemática. abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado a 3.

c)

Sentença matemática. abre parênteses, menos 5 oitavos, fecha parênteses, elevado a menos 2.

d)

menos, abre parênteses, 0 vírgula 2, fecha parênteses, elevado a menos 3

2. Aplique as propriedades de potências e expresse os resultados na fórma de única potência.

a)

Sentença matemática. 3 elevado a 4 vezes 3 elevado a 2 vezes 3 elevado a 0.

b)

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 elevado a 8, dividido por, 2 elevado a 5, fecha parênteses, vezes 2 elevado a menos 3.

c)

Sentença matemática. Abre colchete, abre parênteses, 4 ao cubo, fecha parênteses, ao quadrado, fecha colchetes. dividido por 4 elevado a menos 5.

d)

Sentença matemática. Abre colchete, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, ao quadrado, vezes 2, fecha colchetes, elevado a 3.

3. Determine o valor das expressões numéricas.

a)

Sentença matemática. Abre colchete, abre parênteses, menos 4, fecha parênteses, elevado a 0 menos 3 elevado a 0 mais, abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, elevado a 0, menos 1 elevado a 0, fecha colchetes. elevado a 10.

b)

Sentença matemática. Abre parênteses, 2 vezes 3, fecha parênteses, ao quadrado, dividido por, abre parênteses, menos 1 meio, fecha parênteses, elevado a menos 2.

c)

Sentença matemática. Abre parênteses, 3 elevado a 0, fecha parênteses, ao quadrado, vezes, abre parênteses, 2 ao quadrado, fecha parênteses, elevado a 0.

d)

Sentença matemática. Abre parênteses, 0 elevado a 5, vezes 1 elevado a 4, fecha parênteses, elevado a 20, vezes, abre parênteses, 2 ao cubo vezes 3 ao quadrado, fecha parênteses, mais, abre parênteses, 4 elevado a 1 dividido por 5 elevado a zero, fecha parênteses, ao quadrado.

Raiz enésima de um número real

Podemos escrever a raiz quadrada de um numero real positivo como potência de expoente fracionário.

Sentença matemática. Raiz quadrada de a elevado a m igual a a elevado a m sobre 2.

, em que m é inteiro

Determinação da raiz enésima de um número real

Na determinação da raiz enésima de um numero real a, ou seja,

Sentença matemática. Raiz enésima de a.

, podem ocorrer os casos a seguir.

1º caso: a0 e n um número natural maior ou igual a 2. Por exemplo:

Sentença matemática. Raiz quadrada de 25 igual a 5, é equivalente a, 5 ao quadrado igual a 25.
Sentença matemática. Raiz cúbica de 64 igual a 4, é equivalente a, 4 elevado a 3 igual a 64.

2º caso: a < 0 e n um número natural ímpar maior que 2. Por exemplo:

Sentença matemática. Raiz cúbica de menos 1000, igual a menos 10.
Sentença matemática. Raiz quinta de menos 1, igual a menos 1.

3º caso: a < 0 e n um número natural par diferente de zero.

Sendo a um número real, a < 0 e n um número natural par diferente de zero, temos que

Sentença matemática. Raiz enésima de a.

não representa um número real.

4. Determine o valor das expressões numéricas.

a)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 27 mais raiz quinta de menos 32 menos raiz décima de 1.

b)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 343 menos raiz décima de 1024.

c)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 25 menos raiz cúbica de 1000 mais raiz quinta de menos 1024.

d)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 100 vezes raiz cúbica de menos 216.

e)

Sentença matemática. Fração, numerador: raiz quinta de menos 243, denominador: raiz sétima de menos 128.

Propriedades dos radicais

1ª propriedade

Dados a um número real e êne um número natural, temos:

se êne é ímpar e maior que 2,

Sentença matemática. Raiz enésima de a elevado a n igual a a.

;

se êne é par, não nulo,

Sentença matemática. Raiz enésima de a elevado a n igual ao médulo de a.

.

Respostas e comentários

1. a) 1

1. b) menos64

1. c)

Sentença matemática. Fração 64 sobre 25.

1. d) menos125

2. a) 3elevado a 6

2. b) 2elevado a 0

2. c) 4elevado a 11

2. d) 2elevado a 15

3. a) 0

3. b) 9

3. c) 1

3. d) 16

4. a) 0

4. b) 5

4. c) menos9

4. d) menos60

4. e) 1,5 ou

Sentença matemática. Fração 3 sobre 2.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Potência de um número real com expoente inteiro

A atividade 1 envolve o cálculo de potências. Oriente os estudantes a fazer todas as passagens dos cálculos. Caso eles tenham dificuldades para realizar os itens c e d, verifique se perceberam que o expoente é um número inteiro negativo. Depois, você pode sugerir que se reúnam com um colega para que troquem ideias e comparem os procedimentos empregados.

Na atividade 2, os estudantes devem aplicar as propriedades das potências com expoentes inteiros, expressando os resultados em fórma de única potência. Incentive-os a realizar os cálculos passo a passo e a indicar qual propriedade estão empregando em cada passagem.

Após os estudantes calcularem o valor das expressões numéricas da atividade 3, peça para que comparem as respostas e compartilhem como fizeram os cálculos. Esses momentos de troca ampliam o repertório de cálculo do estudantes e favorecem o desenvolvimento da competência geral 9 da Bê êne cê cê.

Raiz enésima de um número real

Na determinação do valor das expressões numéricas da atividade 4, os estudantes vão calcular raízes enésimas. Acompanhe-os durante a atividade e verifique se apresentam dificuldades com os radicandos negativos. Se achar necessário, escolha algumas expressões para resolver com eles na lousa.

2ª propriedade

Dados a e b números reais não negativos e n um número natural maior ou igual a 2, temos:

Sentença matemática. Raiz enésima de a vezes b, igual a raiz enésima de a vezes a raiz enésima de b.

3ª propriedade

Dados a e b números reais não negativos, com

Sentença matemática. b diferente de zero.

, e n um número natural maior ou igual a 2, temos:

raiz enésima de fração, a sobre b, fim da fração igual a, fração raiz enésima de a sobre raiz enésima de b, fim da fração

4ª propriedade

Dados a um número real não negativo, n um número natural maior ou igual a 2 e m e p números naturais diferentes de zero, temos:

Sentença matemática. Raiz enésima de a elevado a m, igual a, raiz n vezes p de a elevado a m vezes p.

Dados a um número real não negativo, n um número natural maior ou igual a 2 e m e p números naturais diferentes de zero, sendo p divisor comum a m e n, temos:

Sentença matemática. Raiz enésima de a elevado a m, igual a, raiz n dividido por p de a elevado a m dividido por p.

5ª propriedade

Dados a um número real não negativo e m e n números naturais maiores ou iguais a 2, temos:

Sentença matemática. Raiz m-ésima da raiz enésima de a, igual a, raiz m vezes n de a.

5. Aplique as propriedades e determine os valores dos radicais.

a)

Sentença matemática. Raiz cúbica de menos 216.

b)

Sentença matemática. Raiz sexta de, abre parênteses, 3 oitavos, fecha parênteses, elevado a 6.

c)

Sentença matemática. Raiz quadrada da raiz quadrada de 1296.

d)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 8 vezes raiz quadrada de 6 vezes raiz quadrada de 3.

e)

Fração, denominador: raiz quadrada da raiz quinta da raiz quadrada de 2 elevado a 4, fora das raízes, vezes, raiz quinta da raiz quarta de 2. Denominador: raiz quadrada da raiz décima de 32

f)

Fração, denominador: raiz quadrada da raiz quadrada da raiz quadrada de 256, Denominador: raiz quadrada da raiz quarta de 7 elevado a 8

Operações com radicais

Adição e subtração de radicais

1º caso: Todos os radicais têm o mesmo índice e o mesmo radicando, ou seja, são semelhantes. Efetuamos as adições e as subtrações dos fatores externos e mantemos o mesmo radical. Por exemplo:

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 mais 5 raiz quadrada de 3 menos 2 raiz quadrada de 3 igual a abre parênteses, 1 mais 5 menos 2, fecha parênteses, raiz quadrada de 3 igual 4 raiz quadrada de 3.

2º caso: Todos os radicais podem ser reescritos como radicais semelhantes. Por exemplo:

Sentença matemática. Raiz quadrada de 7 menos raiz quadrada de 175 mais raiz quadrada de 28 igual a raiz quadrada de 7 menos raiz quadrada de 5 ao quadrado vezes 7 mais raiz quadrada de 2 ao quadrado vezes 7 igual a
raiz quadrada de 7 menos 5 raiz quadrada de 7 mais 2 raiz quadrada de 7 igual a, abre parênteses 1 menos 5 mais 2 fecha parênteses, raiz quadrada de 7, igual a, menos 2 raiz quadrada de 7.

3º caso: Apenas alguns radicais são semelhantes. Efetuamos as adições e as subtrações dos radicais semelhantes e repetimos os radicais não semelhantes. Por exemplo:

Sentença matemática. Raiz quadrada de 50 mais 2 raiz quadrada de 6 menos raiz quadrada de 8 igual a raiz quadrada de 5 ao quadrado vezes 2 mais 2 raiz quadrada de 6 menos raiz quadrada de 2 ao quadrado vezes 2 igual a
5 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 6 menos 2 raiz quadrada de 2 igual a, abre parênteses, 5 menos 2, fecha parênteses, raiz quadrada de 2, mais 2 raiz quadrada de 6 igual a
3 raiz quadrada de 2 mais 2 raiz quadrada de 6;.

6. Efetue as adições e as subtrações a seguir.

a)

Sentença matemática. 3 raiz quadrada de 7 mais 4 raiz quadrada de 7 menos raiz quadrada de 7.

b)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 256 menos 2 raiz cúbica de 4.

c)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 54 mais 2 raiz quadrada de 6 menos raiz quadrada de 72.

d)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 8 menos raiz quadrada de 52 mais raiz quadrada de 18 menos raiz quadrada de 117.

Multiplicação de radicais

Se os radicais têm mesmo índice, basta usar a 2ª propriedade dos radicais. Por exemplo:

 

Sentença matemática. Raiz cúbica de 3 vezes raiz cúbica de 4 igual a raiz cúbica de 2 vezes 4 igual a raiz cúbica de 12.

Se os radicais tiverem índices diferentes, devemos reduzi-los ao mesmo índice e, depois, efetuar a multiplicação. Por exemplo:

 

Sentença matemática. Raiz cúbica de 3 vezes raiz quadrada de 5 igual a raiz sexta de 3 ao quadrado vezes raiz sexta de 5 ao cubo igual a raiz sexta de 3 ao quadrado vezes 5 ao cubo igual a raiz cúbica de 1125.

Em alguns casos, usamos a propriedade distributiva. Por exemplo:

a)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3, abre parênteses, raiz quadrada de 5 mais raiz quadrada de 7, fecha parênteses, igual a raiz quadrada de 3 vezes raiz quadrada de 5 mais raiz quadrada de 3 vezes raiz quadrada de 7 igual a

 

raiz quadrada de 3 vezes 5 mais raiz quadrada de 3 vezes 7 igual a raiz quadrada de 15 mais raiz quadrada de 21.

b) 

Esquema. Sentença matemática. Abre parênteses, raiz quadrada de 2 menos raiz quadrada de 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 5 mais raiz quadrada de 2, fecha parênteses. Há duas setas saindo da raiz quadrada de 2 do primeiro parênteses, indo até a raiz quadrada de 5 e a outra indo até a raiz quadrada de 2 no segundo parênteses. Há ainda outras duas setas saindo da raiz quadrada de 3 do primeiro parênteses indo até a raiz quadrada de de 5 do segundo parênteses e a outra indo até a raiz quadrada de 2.

 

igual a raiz quadrada de 2 vezes raiz quadrada de 5 mais raiz quadrada de 2 vezes raiz quadrada de 2 menos raiz quadrada de 3 vezes raiz quadrada de 5 menos raiz quadrada de 3 vezes raiz quadrada de 2

 

igual a raiz quadrada de 10 mais raiz quadrada de 4 menos raiz quadrada de 15 menos raiz quadrada de 6

 

igual a 2 mais raiz quadrada de 10 menos raiz quadrada de 15 menos raiz quadrada de 6.
Respostas e comentários

5. a) menos 6

5. b)

Sentença matemática. Fração 3 oitavos.

5. c) 6

5. d) 12

5. e) 1

5. f)

Sentença matemática. Fração 2 sétimos.

6. a)

Sentença matemática. 6 raiz quadrada de 7.

6. b)

Sentença matemática. 2 raiz cúbica de 4.

6. c)

Sentença matemática. 5 raiz quadrada de 6 menos 6 rais quadrada de 2.

6. d)

Sentença matemática. 5, abre parênteses, raiz quadrada de 2 menos rais quadrada de 13, fecha parênteses.

Propriedades dos radicais

Na atividade 5, os estudantes vão aplicar as propriedades dos radicais. Oriente-os a realizar os cálculos passo a passo e a indicar as propriedades que estão aplicando em cada passagem. Após realizarem os cálculos, faça a correção coletiva da atividade na lousa.

Operações com radicais

Na atividade 6, os estudantes vão adicionar e subtrair radicais. Comente que a adição ou a subtração de radicais pode ser efetuada usando valores aproximados ou pode ser feita da maneira mais simples possível, conforme os exemplos que estudaram. Ajude-os a identificar os radicais semelhantes ou os radicais que podem ser reescritos como radicais semelhantes caso apresentem dificuldades.

Divisão de radicais

Se os radicais têm mesmo índice, basta usar a 3ª propriedade dos radicais. Por exemplo:

 

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 quintos igual a raiz quadrada de 3 sobre raiz quadrada de 5,
é o mesmo que, raiz quadrada de 3 sobre raiz quadrada de 5 igual a raiz quadrada de 3 sobre 5.

Se os radicais tiverem índices diferentes, devemos reduzi-los ao mesmo índice e, depois, efetuar a divisão. Por exemplo:

 

Sentença matemática. Raiz cúbica de 6 sobre raiz quadrada de 2, igual a, raiz sexta de 6 ao quadrado, sobre raiz sexta de 2 ao cubo, igual a raiz sexta de 6 ao quadrado sobre 2 ao cubo, igual a, raiz sexta de 36 sobre 8 igual a raiz sexta de 9 sobre 2.

7. Efetue as multiplicações e as divisões com radicais.

a)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 7 vezes raiz quadrada de 5.

b)

Sentença matemática. Fração, numerador: raiz cúbica de menos 8, denominador: raiz cúbica de 4.

c)

Sentença matemática. Raiz quinta de 5 vezes raiz quadrada de 3.

d)

Sentença matemática. Fração, numerador: raiz quarta de 3 sobre raiz cúbica de 6, fora da raiz, vezes, raiz quarta de 4.

e)

4 abre parênteses, raiz quadrada de 10, fim da raiz, mais 1, fecha parênteses

f)

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz quadrada de 7 menos raiz quadrada de 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 7 mais 2 raiz quadrada de 3, fecha parênteses.

Potenciação e radiciação de radicais

Potenciação de radicais

Dados a um número real positivo, m um número natural maior ou igual a 2 e n um número inteiro, temos:

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz m-ésima de a, fecha parênteses, elevado a n igual a raiz m-ésima de a elevado a n.

Radiciação de radicais

Dados a um número real maior ou igual a zero e m e n números naturais maiores ou iguais a 2, temos:

Sentença matemática. Raiz m-ésima da raiz enésima de a igual a raiz m vezes n de a.

8. Efetue e simplifique quando possível as potenciações e as radiciações a seguir. Considere que a e b são números reais positivos.

a)

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz quadrada de 3, fecha parênteses, elevado a 6.

b)

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz cúbica de 5, fecha parênteses, elevado a 2.

c)

Sentença matemática. Abre parênteses, raiz quarta de b ao quadrado, fecha parênteses, elevado a 2.

d)

Sentença matemática. Raiz quadrada da raiz cúbica de 5.

e)

Sentença matemática. Raiz quadrada da raiz quadrada da raiz quadrada de a.

f)

Sentença matemática. Raiz quadrada da raiz cúbica de b elevado a 9.

Racionalização de denominadores

Quando temos uma fração com denominador irracional, multiplicamos o numerador e o denominador por um radical ou uma expressão com radical, a fim de obter uma fração equivalente com denominador racional.

1º caso: O denominador é um radical de índice 2. Por exemplo:

Sentença matemática. 2 sobre a raiz quadrada de 13 igual a, fração, numerador: 2 vezes raiz quadrada de 13, denominador: raiz quadrada de 13 vezes raiz quadrada de 13, igual a, 2 raiz quadrada de 13 sobre 13.

2º caso: O denominador é um radical de índice diferente de 2. Por exemplo:

Sentença matemática. 2 sobre a raiz cúbica de 5 igual a, fração, numerador: 2 vezes raiz cúbica de 5 ao quadrado, denominador: raiz cúbica de 5 vezes raiz cúbica de 5 ao quadrado, igual a, 2 raiz cúbica de 5 ao quadrado sobre raiz cúbica de 5 ao cubo, igual a 2 raiz cúbica de 5 ao quadrado sobre 5.

3º caso: O denominador é uma adição ou uma subtração de dois termos, em que pelo menos um deles é uma raiz quadrada não exata (irracional). Por exemplo:

Sentença matemática. 2 sobre a raiz quadrada de 5 mais 3, igual a, fração, numerador: 2 vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 5 menos 3, fecha parênteses, denominador: abre parênteses, raiz quadrada de 5 mais 3, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 5 menos 3, fecha parênteses, igual a,
fração, numerador: 2 vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 5 menos 3 , denominador: raiz quadrada de 5 ao quadrado, fora da raiz, menos 3 ao quadrado, igual a, fração, numerador: 2, abre parênteses, raiz quadrada de 5 menos 3, fecha parênteses, denominador: 5 menos 9, igual a,
fração, numerador, 2 vezes, abre parênteses, raiz quadrada de 5 menos 3, fecha parênteses, denominador: menos 4, igual a 3 menos raiz quadrada de 5 sobre 2.

9. Racionalize os denominadores de cada uma das expressões a seguir.

a)

Sentença matemática. 5 sobre raiz quadrada de 5.

b)

Sentença matemática. 1 sobre raiz cúbica de 2 ao quadrado.

c)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 3 sobre raiz quinta de 5.

d)

Sentença matemática. 3 sobre raiz quadrada de 2, fora da raiz, menos 1.

e)

Sentença matemática. Fração, numerador: raiz quadrada de 2, denominador: raiz quadrada de 3 mais raiz quadrada de 7.

f)

Sentença matemática. Fração, numerador: 5 raiz quadrada de 3, denominador: 10 mais raiz quadrada 5.
Respostas e comentários

7. a)

Sentença matemática. Raiz quadrada de 35.

7. b)

Sentença matemática. Raiz cúbica de menos 2.

7. c)

Sentença matemática. Raiz décima de 6075.

7. d)

Sentença matemática. Raiz 12 de 4 terços.

7. e)

4 abre parênteses, raiz quadrada de 10, fim da raiz, mais 1, fecha parênteses

7. f)

Sentença matemática. 1 mais raiz quadrada de 21.

8. a) 27

8. b)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 25.

8. c) b

8. d)

Sentença matemática. Raiz sexta de 5.

8. e)

Sentença matemática. Raiz oitava de a.

8. f)

Sentença matemática. B raiz quadrada de b.

9. a)

raiz quadrada de 5

9. b)

Sentença matemática. Raiz cúbica de 2 sobre 2.

9. c)

fração, numerador raiz décima de 3 elevado a 5, fim do expoente, vezes 5 elevado a 8, fim do expoente, fim da raiz, denominador 5, fim da fração

9. d)

Sentença matemática. 3, abre parênteses, raiz quadrada de 2 mais 1, fecha parênteses.

9. e)

menos, fração, raiz quadrada de 6, fim da raiz, menos raiz quadrada de 14, fim da raiz, denominador 4

9. f)

fração, numerador 10 raiz quadrada de 3, fim da raiz, menos raiz quadrada de 15, fim da raiz, denominador 19

Multiplicação de radicais

Na atividade 7, os estudantes vão multiplicar e dividir radicais. Observe como eles procedem. Após realizarem os cálculos, escolha alguns itens para fazer a correção coletiva na lousa.

Potenciação e radiciação de radicais

A proposta da atividade 8 é que os estudantes apliquem as definições de potenciação e radiciação de radicais. Nos itens a, b e c, você pode propor a eles que também façam o cálculo aplicando a multiplicação de fatores iguais.

Racionalização de denominadores

A atividade 9 explora a racionalização de denominadores. Para realizar esta atividade, os estudantes mobilizam o que estudaram sobre as propriedades dos radicais e a propriedade distributiva. Procure identificar as possíveis dificuldades e dúvidas e ajude-os a superá-las.